edicao 233

56
Matéria Especial JORNAL INFORMANTE Farroupilha Ano V - Edição 233 27 de julho de 2012 R$ 2,00 www.jornalinformante.com.br COMPROMISSO COM A CIDADE Divulgação Agricultor & Motorista Homenagem a todos que produzem e transportam Caderno Especial Economia Soprano e Tecnovidro no embalo da construção civil Páginas 6 e 7 e Editorial Esporte Campos abrem frente em busca do bicampeonato Página 18 Esporte Farrapos vence Sênior e forma base das seleções Página 19 e pôster @PaperInformante Há exatamente seis anos era implantado o 36º Batalhão de Polícia Militar no município, que permitiu muitas ações, como a da foto acima, com a formatura da primeira turma de soldados, história que recebe homenagem em sessão especial do Legislativo nesta sexta - Páginas 2 e 3 e Opinião BPM celebra aniversário

Upload: marcelo-filho

Post on 01-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edicao 233

TRANSCRIPT

Page 1: edicao 233

Matéria Especial

JORNAL

INFORMANTE FarroupilhaAno V - Edição 23327 de julho de 2012R$ 2,00

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE

Divulgação

Agricultor & Motorista

Homenagem a todos que produzem e transportam

Caderno Especial

EconomiaSoprano e Tecnovidro no embalo da construção civil

Páginas 6 e 7 e Editorial

EsporteCampos abrem frente em busca do bicampeonato

Página 18

Esporte

Farrapos vence Sênior eforma base das seleções

Página 19 e pôster

@PaperInformante

Há exatamente seis anos era implantado o 36º Batalhão de Polícia Militar no município, que permitiu muitas ações, como a da foto acima, com a formatura da primeira turma de soldados, história que recebe homenagem em sessão especial do Legislativo nesta sexta - Páginas 2 e 3 e Opinião

BPM celebra aniversário

Page 2: edicao 233

2 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial

Conquista que beneficiou FarroupilhaA instalação do 36º Batalhão de Polícia Militar na cidade ocorreu em 2006, tendo como primeiro comandante o tenente-coronel Leonel da Silva Bueno

N

Arquivo Jornal Inform

anteD

ivulgação

Elisa R

ossi Kem

mer

Elisa Rossi [email protected]

o dia 27 de julho de 2006, o 36º Batalhão de Polícia

Militar (BPM) foi inaugurado. Após a data, ele passou a ter res-ponsabilidade territorial sobre os municípios de Farroupilha, onde está localizada a sede, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Mar-cos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê. Quem lutou para a via-bilização do BPM foi o tenente--coronel Leonel da Silva Bueno (veja artigo dele na Editoria de Opinião, página 4). Ele atuou na cidade durante nove anos e foi o primeiro comandante do 36º BPM, cargo no qual permaneceu até dezembro de 2011.

“Na época, Caxias do Sul es-tava viabilizando a construção de um novo Batalhão, para que o 12º BPM ficasse com menos trabalho. Lutamos para que ele fosse em Farroupilha. Essa foi uma maneira de contemplar o terceiro maior município da re-gião e absorver as outras seis cidade que também eram subor-dinadas a Caxias”, relata Bueno, afirmando que o Batalhão foi uma grande conquista para a ci-dade e para o restante da Serra e mostrou que era necessário.

“Iniciamos o Batalhão em 2006. Então foi preciso dar a ele uma formatação, criar toda a estrutura, consolidando assim a prática de polícia ostensiva. Eu sempre buscava elevar a autoestima dos policiais, pro-curando treiná-los e buscando constantemente melhorias nos equipamentos, no prédio e re-forço no efetivo”, conta Bueno, salientando que hoje o 36º BPM é a unidade da BM, proporcio-nalmente, mais bem armada.

Ele considera fundamental para a sua carreira ter exercido o comando do 36º BPM, pois foi

onde conseguiu se realizar na profissão, pelo excelência no tra-balho feito na unidade pelos bri-gadianos que estavam sob o seu comando. Uma das conquistas que Bueno destaca na sua pas-sagem por Farroupilha é o de ter realizado dois cursos de forma-ção de soldados na cidade.

“Realizávamos um trabalho forte na prevenção, com iniciati-vas como o Programa Educacio-nal de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), Policiamento Comunitário e o Cidade Segura”, destaca o tenente-coronel. Ele afirma que todas essas ações, que ainda são desenvolvidas, tem por objetivo tornar a cidade um ambiente desfavorável ao crime.

Também ressalta que as par-cerias que foram firmadas duran-te a sua presença no município, com Judiciário, Ministério Público (MP), Sindilojas, União das Asso-ciações de Bairro (UAB), Polícia Civil e com o poder público, con-seguiram mostrar à comunidade o quão importante é a segurança pública. Bueno finaliza afirman-do que não escolheu sair do 36º BPM, mas chegou um momen-to em que sua própria carreira o impulsionou para um cargo mais importante. Atualmente, ele é chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Os-tensiva da Serra (CRPO/Serra).

O comandante do policiamento do municípioO capitão Luis Fernando Becker comanda o policiamento de Farroupilha. Ele mora na cidade há dois

anos e exerce o cargo há oito meses. Como morador local ele afirma que acaba se envolvendo mais com os problemas da cidade. Ele acaba se identificando e se vinculando mais aos moradores e observa as dificuldades locais até mesmo em momentos de lazer.

Há diversos programas atualmente desenvolvidos em Farroupilha. O Cidade Segura, trabalhado em integração com a comunidade, através de reuniões comunitárias; as câmeras de monitoramento, Far-roupilha é vigiada por policiais, através de 19 câmeras; Policiamento Comunitário, que está presente no 1º de Maio, Vila Jansen, São Marcos, Nova Sardenha, Nova Milano, Burati e Caravaggio, sendo que os policiais são equipados com viaturas próprias; Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é uma atividade de prevenção direcionada às crianças do 5º e 7º ano, bem como para seus pais, e já formou 18,6 mil crianças, em escolas municipais, estaduais e particulares e no programa Rumo Certo. E o capitão, ainda está visitando os estabelecimentos comerciais para passar orientações de segurança e, na oportunidade, entrega um folder sobre as atividades do 36º BPM.

Becker comanda o efetivo da cidade

Bueno considera fundamental para a sua carreira ter exercido o comando do Batalhão local

Com a instalação do 36º BPM, a primeira turma de soldado foi formada ainda em 2006

Page 3: edicao 233

Matéria EspEcial

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 3Compromisso com a cidadeE

lisa Rossi K

emm

erIm

agem: R

eprodução

Batalhão festeja o sexto aniversárioO atual comandante do 36º Batalhão

de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Haroldo Edison Knebel, destaca que a sede do Batalhão está localizada na ci-dade por ser um ponto estratégico em termos de população, acesso de vias, trafegabilidade de veículos e por ficar no centro da Serra. Através do Pelotão de Operações Especiais (POE), são feitas ações em diversos municípios.

“A experiência na Serra é muito boa, porque cada lugar tem características diferentes, desde cultura, organização e eventos. Comandar o 36º BPM soma mui-tas experiências aos meus 31 anos de carreira”, afirma Knebel. Ele conta que busca se aproximar à realidade de cada local. “Este é o primeiro comando que exerço com responsabilidade sobre ou-tros municípios, sendo que cada um tem um sistema de vida próprio”, destaca o comandante. Ele já atuou em diversas ci-dades do Estado, mas afirma que a 133ª Romaria ao Santuário de Caravaggio foi o maior evento do qual já participou e que ocorreu sem incidentes.

O tenente-coronel aponta como uma conquista da sua gestão a aplicação do sistema de rastramento das viaturas via GPS, que já está funcionando na cidade há cerca de um mês. O acompanhamen-to das viaturas é feito através do Google Maps, que marca por onde o veículo pas-sou, se está parado ou a velocidade em que está andando. O rastreamento tam-bém está em fase de implantação em ou-tros municípios de responsabilidade do 36º BPM. O monitoramento poderá servir como uma forma de prestação de contas à comunidade, para mostrar os locais que foram policiados.

“As parcerias com o Executivo, Legis-lativo, Movimento de Combate a Violên-cia de Farroupilha (Mocovi), Sindilojas e, principalmente, com a comunidade, é o que nos dá suporte para funcionarmos com plenitude. Elas nos possibilitam melhorar a infraestrutura, na manuten-ção das viaturas e até mesmo oferecer auxílio-moradia aos policiais militares”, relata Knebel. Ele comenta que a tropa local é muito dedicada, técnica e realiza um excelente trabalho.

O comandante afirma que a comuni-dade farroupilhense sempre busca se en-volver e passar informações à BM, o que

facilita o trabalho policial. Nesta sexta, às 18h, a Câmara de Vereadores presta uma homenagem aos seis anos de ins-talação do Batalhão na cidade. Na opor-tunidade, os soldados Marion dos Santos da Silveira e Luis Fernando de Carvalho Martins, que ficaram feridos em um as-salto a uma fruteira, localizada na região central da cidade, no mês passado, rece-berão a Medalha 11 de Dezembro, dia da emancipação política de Farroupilha.

A honraria foi criada no último dia 9 e é destinada a homenagear pessoas que se destacaram em ato de bravura na defesa do cidadão. Na sessão, o tenente--coronel apresentará três metralhadoras que foram obtidas com o auxílio da comu-nidade e que integrarão o policiamento do Burati, Caravaggio e da Vila Jansen. Knebel destaca ainda que está previsto para que em setembro ocorra um curso de formação de soldados na região. A ex-pectativa é de que cerca de 25 a 30 dos formados passem a integrar o Batalhão.

O sistema de rastreamento das viaturas por GPS é um dos programas focados na prevenção

Esta é a primeira vez que Knebel atua em um local que conta com sete municípios sob sua responsabilidade: necessidade de adaptação a cada realidade

Page 4: edicao 233

ExpEdiEntE

4 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

InsIdeEspEcial...............................................capaFlávio lopEs ........................................página 2Música .................................................páginas 2 E 7 cinEMas ...............................................página 2FotograFia ...........................................página 3 arMando Wartha .................................página 3 social ..................................................páginas 4 E 5crônicas da rEdação ..........................página 6priMEiro parágraFo .............................página 6lauro Edson da cás ...........................página 7horóscopo ..........................................página 7sétiMa artE .........................................contracapa

Editorial

ÍndicEedItorIalMatéria EspEcial .................................páginas 2 E 3Editorial E opinião ..............................página 4EconoMia .............................................páginas 6 E 7 cidadE .................................................páginas 8 E 12 política ...............................................páginas 14 E 15 Educação .............................................página 16 sEgurança ...........................................página 17EsportE ...............................................páginas 18 E 19

rEdação - [email protected]

Elisa rossi [email protected] [email protected]ís ZiMMEr [email protected]ória [email protected]

coMErcial - [email protected]

Fabiano [email protected]éria [email protected] [email protected]

artEs - [email protected]

bruno [email protected] bortagaray [email protected]

assinaturas - [email protected]

MarcEla [email protected] anual: r$ 95,00assinatura sEMEstral: r$ 50,00

FinancEiro - [email protected]

KEli dE alMEida [email protected]

logística - [email protected]

luiZ carlos dE [email protected]

Editorias

EconoMia: [email protected] cidadE: [email protected] política: [email protected] Educação: [email protected] sEgurança: [email protected] EsportE: [email protected] insidE: [email protected] social: [email protected]

sEçõEs EspEciais

boca-dE-urna: [email protected] prEliMinar: [email protected] sétiMa artE: [email protected]

tElEFonEs

(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201(54) 3401-3202 / (54) 3401-3203

EndErEço

rua dr. JaiME roMEu rösslEr, 348, bairro planalto

colunistas

arMando Wartha bEnaMi spilKi crônicas da rEdação Fabrício oliboni

Flávio lopEs laura cristina nardi callEgarilauro Edson da cás

FEchaMEnto coMErcial

Quarta, às 12h

tiragEM

4.000 ExEMplarEs

saúdE, bElEZa & Estética ....................4 páginas

Premissa para competir

opinião

empresa do Grupo que apresenta portas com perfil de alumínio e vidro temperado com design inovador, que valorizam tramas e estampas em vidro e levam requinte e sofisticação aos mais diversos ambientes. Por tabela, a linha de utilitários domésticos Casavitra também integra o estande da empresa.

Na próxima quarta, a Soprano estreia na 15ª Fei-ra Internacional da Construção (Construsul), fato que marca o retomo de sua participação em eventos do gênero, uma necessidade diante do competitivo mer-cado do setor. Considerada a maior da Região Sul no segmento, a Construsul acontece no Centro de Even-tos da FIERGS, em Porto Alegre, e a empresa farroupi-lhense contará com um estande próprio, onde estarão expostos mais de 200 produtos das divisões de Cons-trução Civil e de Materiais Elétricos (confira matérias na Editoria de Economia, páginas 6 e 7).

As empresas não divulgam, nas feiras, somente seus produtos e marcas, mas a própria excelência do Setor Secundário farroupilhense. A vantagem, portanto, vai muito além de um mercado em crescimento constante.

O 36º BPM sob a óticade um ex-comandante

Leonel da Silva Bueno *

Tudo começou no ano de 2006. Naquele ano, ciente de que a Brigada Militar, depois de inúmeros estudos técnicos na área de Segurança Pública, tinha o propósito criar um segundo batalhão em Caxias do Sul para assu-mir a responsabilidade atinente às atividades de polícia ostensiva na região norte da cidade mais os sete mu-nicípios do entorno. Todavia a iniciativa não prosperou, pois, um novo batalhão da Brigada Militar necessitava de uma estrutura mínima para funcionar, qual seja, de prédio, efetivo, recursos materiais (viaturas, armamen-tos, equipamentos) administração, oficiais e Comando.

Eis, que surge como alternativa o município de Farrou-pilha para receber uma nova Unidade Operacional da Cor-poração, já que a iniciativa se justificava, pois além de ser a terceira maior cidade da região da Serra, ainda sua loca-lização entre Caxias do Sul, Bento Gonçalves e a região do Vale dos Sinos, contando com duas das mais movimenta-das rodovias estaduais, importância econômica e política, e, pela existência da sede de uma Companhia de Polícia Militar com um major no comando e uma estrutura que facilmente poderia ser adaptada para comportar um batalhão, fez com que a decisão do comando da instituição optasse pela cria-ção e instalação do batalhão na cidade de Farroupilha.

Inicialmente o 36º BPM estava localizado em Bento Gonçalves. Entretanto face às peculiaridades do Vale dos Vinhedos, foi criado o 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas ao mesmo tempo em que foi extinto o 36º BPM, naquela cidade, e criado em Farroupilha.

A comunidade teve importante papel na decisão do comando da Corporação pela sua mobilização social e co-munitária, com destaque para o Poder Público, na pessoa do prefeito municipal, na ocasião o senhor Bolivar Antônio Pasqual, que se empenhou pessoalmente na causa sen-sibilizando o governo do Estado, que ratificou a decisão do comando da Brigada Militar. Também ao Movimento de Combate à Violência (Mocovi), na pessoa do senhor Glacir Nazário Gomes, que fez frente a esse propósito de elevar o nível institucional da Brigada Militar na cidade, com mais autonomia administrativa e operacional.

Nesse período, nosso maior investimento foi nos poli-ciais militares. Aqueles que são os verdadeiros atores/he-róis na Segurança Pública, através de ações motivadoras nesse ofício policial e com autoestima sempre elevada. Trabalhamos incansavelmente em diversas questões.

Na moradia, fomentando e criando a Cooperativa

Habitacional dos Policiais Militares com a destinação de área pública a 24 PMs; treinamento constante nas áre-as dos Direitos Humanos, defesa pessoal, socorros de urgência, atendimento de ocorrências diversas, direção defensiva, legislação aplicada a função, tiro policial; bus-ca por uma melhor estrutura, com aquisição de equipa-mentos, como rádios de comunicação, coletes balísticos com capas, celulares, terminais embarcados; aumento do efetivo policial e política de administração de Recursos Humanos a fim de manter o pessoal na cidade e região, reduzindo o déficit de efetivo; melhorias no quartel, com a construção de alojamentos, sala de aulas, sala de opera-ções, estruturação administrativas com equipamentos de informática e rede interna de internet, medidas de econo-mia, segurança com a instalação de sistema de câmeras, cercamento eletrônico e portões de acesso.

No exercício da atividade de policiamento, o 36º BPM impôs um ritmo de trabalho orientado para o estabeleci-mento de parcerias com outros órgão e entidades. Na re-pressão, realizamos operações de combate aos crimes de tráfico de drogas, captura de foragidos, apreensão de armas e veículos furtados e roubados; ações de in-teligência e intenso combate à reincidência. No campo preventivo, desenvolvemos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que já for-mou mais de 18 mil jovens, tornando-se referência no Estado. Além disso, incentivamos novos núcleos de Poli-ciamento Comunitário, desenvolvemos o Cidade Segura e contamos com a parceria do poder público e iniciativa privada para a implantação de câmeras de vigilância.

Com esse exitoso trabalho, o 36º BPM recebeu, atra-vés de seus integrantes, todos os reconhecimentos pos-síveis, seja pelos entes políticos, seja pela comunidade através das entidades representativas e pessoas. O Bra-são do 36º BPM bem traduz essa vontade de fazer a di-ferença, pois em sua simbologia baseia-se na imigração Milanesa e na religiosidade do povo de Farroupilha, que combate o mal e cuida das peregrinações, à Basílica de Nossa Senhora de Caravaggio, como verdadeiros Tem-plários na eloquência de vencer os inimigos sem sangue.

E assim, o 36º BPM tem perseguido a sua trajetória. Parabéns à comunidade de Farroupilha. Parabéns aos inte-grantes do Batalhão. Que Deus ilumine o caminho de todos.

* Tenente-coronel, chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra e comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar de 2006 a 2011

classiFicados ......................................12 páginas

agricultor & Motorista ......................12 páginas

Não é de hoje que o ramo da construção civil está aquecido. O segmento é o centro de uma imensa ca-deia produtiva e reflete, como nenhum outro setor, o andamento da economia. Farroupilha é um exemplo acabado do bom momento vivido pela área recente-mente. A expansão imobiliária foi expressiva, especial-mente ao longo da última década. Muitas empresas do município acabam se beneficiando da situação.

Porém, o mercado está cada vez mais exigente e para acessá-lo, bem como para ampliar clientela, é necessário uma produção de excelência. O segundo passo é garantir visibilidade à marca. É o que fez a Tec-novidro nesta semana e o que fará a Soprano na pró-xima. As duas gigantes farroupilhenses apostam, não apenas em produtos de qualidade, mas em avanço de suas marcas em feiras especializadas do setor.

O Grupo Tecnovidro participa, até esta sexta, nos Pavilhões do Anhembi, em São Paulo, da 5ª Feira In-ternacional de Fornecedores da Indústria de Madei-ra e Móveis, a ForMóbile. O destaque fica por conta do lançamento da coleção Immagini, da Saint Claire,

Page 5: edicao 233

ExpEdiEntE

4 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

InsIdeEspEcial...............................................capaFlávio lopEs ........................................página 2Música .................................................páginas 2 E 7 cinEMas ...............................................página 2FotograFia ...........................................página 3 arMando Wartha .................................página 3 social ..................................................páginas 4 E 5crônicas da rEdação ..........................página 6priMEiro parágraFo .............................página 6lauro Edson da cás ...........................página 7horóscopo ..........................................página 7sétiMa artE .........................................contracapa

Editorial

ÍndicEedItorIalMatéria EspEcial .................................páginas 2 E 3Editorial E opinião ..............................página 4EconoMia .............................................páginas 6 E 7 cidadE .................................................páginas 8 E 12 política ...............................................páginas 14 E 15 Educação .............................................página 16 sEgurança ...........................................página 17EsportE ...............................................páginas 18 E 19

rEdação - [email protected]

Elisa rossi [email protected] [email protected]ís ZiMMEr [email protected]ória [email protected]

coMErcial - [email protected]

Fabiano [email protected]éria [email protected] [email protected]

artEs - [email protected]

bruno [email protected] bortagaray [email protected]

assinaturas - [email protected]

MarcEla [email protected] anual: r$ 95,00assinatura sEMEstral: r$ 50,00

FinancEiro - [email protected]

KEli dE alMEida [email protected]

logística - [email protected]

luiZ carlos dE [email protected]

Editorias

EconoMia: [email protected] cidadE: [email protected] política: [email protected] Educação: [email protected] sEgurança: [email protected] EsportE: [email protected] insidE: [email protected] social: [email protected]

sEçõEs EspEciais

boca-dE-urna: [email protected] prEliMinar: [email protected] sétiMa artE: [email protected]

tElEFonEs

(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201(54) 3401-3202 / (54) 3401-3203

EndErEço

rua dr. JaiME roMEu rösslEr, 348, bairro planalto

colunistas

arMando Wartha bEnaMi spilKi crônicas da rEdação Fabrício oliboni

Flávio lopEs laura cristina nardi callEgarilauro Edson da cás

FEchaMEnto coMErcial

Quarta, às 12h

tiragEM

4.000 ExEMplarEs

saúdE, bElEZa & Estética ....................4 páginas

Premissa para competir

opinião

empresa do Grupo que apresenta portas com perfil de alumínio e vidro temperado com design inovador, que valorizam tramas e estampas em vidro e levam requinte e sofisticação aos mais diversos ambientes. Por tabela, a linha de utilitários domésticos Casavitra também integra o estande da empresa.

Na próxima quarta, a Soprano estreia na 15ª Fei-ra Internacional da Construção (Construsul), fato que marca o retomo de sua participação em eventos do gênero, uma necessidade diante do competitivo mer-cado do setor. Considerada a maior da Região Sul no segmento, a Construsul acontece no Centro de Even-tos da FIERGS, em Porto Alegre, e a empresa farroupi-lhense contará com um estande próprio, onde estarão expostos mais de 200 produtos das divisões de Cons-trução Civil e de Materiais Elétricos (confira matérias na Editoria de Economia, páginas 6 e 7).

As empresas não divulgam, nas feiras, somente seus produtos e marcas, mas a própria excelência do Setor Secundário farroupilhense. A vantagem, portanto, vai muito além de um mercado em crescimento constante.

O 36º BPM sob a óticade um ex-comandante

Leonel da Silva Bueno *

Tudo começou no ano de 2006. Naquele ano, ciente de que a Brigada Militar, depois de inúmeros estudos técnicos na área de Segurança Pública, tinha o propósito criar um segundo batalhão em Caxias do Sul para assu-mir a responsabilidade atinente às atividades de polícia ostensiva na região norte da cidade mais os sete mu-nicípios do entorno. Todavia a iniciativa não prosperou, pois, um novo batalhão da Brigada Militar necessitava de uma estrutura mínima para funcionar, qual seja, de prédio, efetivo, recursos materiais (viaturas, armamen-tos, equipamentos) administração, oficiais e Comando.

Eis, que surge como alternativa o município de Farrou-pilha para receber uma nova Unidade Operacional da Cor-poração, já que a iniciativa se justificava, pois além de ser a terceira maior cidade da região da Serra, ainda sua loca-lização entre Caxias do Sul, Bento Gonçalves e a região do Vale dos Sinos, contando com duas das mais movimenta-das rodovias estaduais, importância econômica e política, e, pela existência da sede de uma Companhia de Polícia Militar com um major no comando e uma estrutura que facilmente poderia ser adaptada para comportar um batalhão, fez com que a decisão do comando da instituição optasse pela cria-ção e instalação do batalhão na cidade de Farroupilha.

Inicialmente o 36º BPM estava localizado em Bento Gonçalves. Entretanto face às peculiaridades do Vale dos Vinhedos, foi criado o 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas ao mesmo tempo em que foi extinto o 36º BPM, naquela cidade, e criado em Farroupilha.

A comunidade teve importante papel na decisão do comando da Corporação pela sua mobilização social e co-munitária, com destaque para o Poder Público, na pessoa do prefeito municipal, na ocasião o senhor Bolivar Antônio Pasqual, que se empenhou pessoalmente na causa sen-sibilizando o governo do Estado, que ratificou a decisão do comando da Brigada Militar. Também ao Movimento de Combate à Violência (Mocovi), na pessoa do senhor Glacir Nazário Gomes, que fez frente a esse propósito de elevar o nível institucional da Brigada Militar na cidade, com mais autonomia administrativa e operacional.

Nesse período, nosso maior investimento foi nos poli-ciais militares. Aqueles que são os verdadeiros atores/he-róis na Segurança Pública, através de ações motivadoras nesse ofício policial e com autoestima sempre elevada. Trabalhamos incansavelmente em diversas questões.

Na moradia, fomentando e criando a Cooperativa

Habitacional dos Policiais Militares com a destinação de área pública a 24 PMs; treinamento constante nas áre-as dos Direitos Humanos, defesa pessoal, socorros de urgência, atendimento de ocorrências diversas, direção defensiva, legislação aplicada a função, tiro policial; bus-ca por uma melhor estrutura, com aquisição de equipa-mentos, como rádios de comunicação, coletes balísticos com capas, celulares, terminais embarcados; aumento do efetivo policial e política de administração de Recursos Humanos a fim de manter o pessoal na cidade e região, reduzindo o déficit de efetivo; melhorias no quartel, com a construção de alojamentos, sala de aulas, sala de opera-ções, estruturação administrativas com equipamentos de informática e rede interna de internet, medidas de econo-mia, segurança com a instalação de sistema de câmeras, cercamento eletrônico e portões de acesso.

No exercício da atividade de policiamento, o 36º BPM impôs um ritmo de trabalho orientado para o estabeleci-mento de parcerias com outros órgão e entidades. Na re-pressão, realizamos operações de combate aos crimes de tráfico de drogas, captura de foragidos, apreensão de armas e veículos furtados e roubados; ações de in-teligência e intenso combate à reincidência. No campo preventivo, desenvolvemos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que já for-mou mais de 18 mil jovens, tornando-se referência no Estado. Além disso, incentivamos novos núcleos de Poli-ciamento Comunitário, desenvolvemos o Cidade Segura e contamos com a parceria do poder público e iniciativa privada para a implantação de câmeras de vigilância.

Com esse exitoso trabalho, o 36º BPM recebeu, atra-vés de seus integrantes, todos os reconhecimentos pos-síveis, seja pelos entes políticos, seja pela comunidade através das entidades representativas e pessoas. O Bra-são do 36º BPM bem traduz essa vontade de fazer a di-ferença, pois em sua simbologia baseia-se na imigração Milanesa e na religiosidade do povo de Farroupilha, que combate o mal e cuida das peregrinações, à Basílica de Nossa Senhora de Caravaggio, como verdadeiros Tem-plários na eloquência de vencer os inimigos sem sangue.

E assim, o 36º BPM tem perseguido a sua trajetória. Parabéns à comunidade de Farroupilha. Parabéns aos inte-grantes do Batalhão. Que Deus ilumine o caminho de todos.

* Tenente-coronel, chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra e comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar de 2006 a 2011

classiFicados ......................................12 páginas

agricultor & Motorista ......................12 páginas

Não é de hoje que o ramo da construção civil está aquecido. O segmento é o centro de uma imensa ca-deia produtiva e reflete, como nenhum outro setor, o andamento da economia. Farroupilha é um exemplo acabado do bom momento vivido pela área recente-mente. A expansão imobiliária foi expressiva, especial-mente ao longo da última década. Muitas empresas do município acabam se beneficiando da situação.

Porém, o mercado está cada vez mais exigente e para acessá-lo, bem como para ampliar clientela, é necessário uma produção de excelência. O segundo passo é garantir visibilidade à marca. É o que fez a Tec-novidro nesta semana e o que fará a Soprano na pró-xima. As duas gigantes farroupilhenses apostam, não apenas em produtos de qualidade, mas em avanço de suas marcas em feiras especializadas do setor.

O Grupo Tecnovidro participa, até esta sexta, nos Pavilhões do Anhembi, em São Paulo, da 5ª Feira In-ternacional de Fornecedores da Indústria de Madei-ra e Móveis, a ForMóbile. O destaque fica por conta do lançamento da coleção Immagini, da Saint Claire,

Responsabilidadecivil dos pais emface dos atos dosfilhos menores

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 5Compromisso com a cidade

Franciele Boschetti Reche (OAB/RS 79.537) *Gerusa Calera da Silva (OAB/81.500) *

A convivência saudável entre pais e fi-lhos vai muito além da manutenção

dos filhos quanto alimentação, educação e guarda. Assim, com o intuito de deta-lhar a abrangência do dever que envolve a capacidade dos pais, falar-se-á sobre a responsabilidade civil destes, em face de atos ilícitos praticados por seus filhos.

Cumpre ressaltar que os pais, cura-dores ou tutores, respondem pelos atos e danos causados por aqueles menores que estiverem sob sua guarda, indepen-dente de culpa. Além do mais, para a responsabilização dos pais é necessário que o filho esteja sob o poder e em com-panhia dos mesmos, pois caso conviva com outra pessoa, a responsabilidade será daquele a quem incumbe o poder de vigilância. Assim, para que resulte na responsabilidade, é preciso que os pais sejam negligentes com a vigilância dos filhos, isto é, incorram na culpa in vigilan-do. A mesma regra é imposta ao tutor ou curador, que é igualmente responsável, como os pais, pelo menor.

Convém observar que os pais pos-suem o poder familiar sobre seus filhos, ou seja, centralizam uma série de direitos e obrigações que devem ser cumpridas e exercidas regularmente sob pena de res-ponsabilidade nos seus mais variados se-tores. O Código Civil em seu artigo 932, inciso I, prevê a responsabilidade dos pais em face de atos ilícitos praticados por seus filhos, nesse particular estabe-lece o artigo 932 do CC.

“São também responsáveis pela re-paração civil: I – os pais, pelos filhos menores que estiverem sobre sua au-toridade e companhia”. Mais adiante, no mesmo diploma legal, o artigo 933 complementa: “As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelo terceiro ali referido”.

Assim, pela leitura dos artigos é pos-sível perceber que o Código Civil, em determinados casos, responsabiliza um sujeito que não deu causa direta a um dano por ato praticado por terceiro, como é o caso da responsabilização dos pais, tutores ou curadores por atos ilíci-tos praticados por seus filhos, tutelados

ou curatelados menores de idade. Dessa forma, independentemente se

os pais tiveram culpa ou não pelos atos praticados por seus filhos, os genitores serão responsabilizados, se comprovada a culpa dos filhos no ato ilícito. Assim, a responsabilidade dos pais perante aos atos dos filhos é objetiva, ou seja, inde-pende de culpa, o que gera o dever de indenizar, enquanto a responsabilidade dos filhos é subjetiva, ou seja, necessita da comprovação da culpa dos menores para a responsabilização.

Importante frisar que, no caso do responsável (pai, tutor ou curador), não poder cumprir com a obrigação imposta em face do ato do menor, a responsabi-lidade do menor quanto aos atos por ele praticado será subsidiária à responsabi-lidade principal dos pais, ou seja, confor-me regula o artigo 928 do Código Civil, “o incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsá-veis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes”. Assim, o menor responderá pelos danos que causou se os pais não tiverem con-dições de arcar com os prejuízos.

Ressalta-se que, nos casos de menor impúbere ou de pessoa absolutamente incapaz, que são aqueles que, em razão da idade, não alcançaram a capacidade jurídica plena para o exercício de seus di-reitos (o menor impúbere é absolutamen-te incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, são assim considerados os menores de dezesseis anos). Entre de-zesseis e dezoito anos de idade, o menor será considerado púbere e, após comple-tar dezoito anos, cessará a menoridade em que estes não têm condições de ava-liar a ilicitude do ato. Nestes casos, não se pode falar na existência de culpa e, portanto, os pais responderão objetiva-mente pelos atos praticados.

Assim, é preciso estar atento e pres-tar o devido zelo ao filho, vigiando seus atos e impondo limites na educação, caso contrário, quem pagará a conta pela ausência de vigilância serão aqueles que se responsabilizaram pela criação e edu-cação da criança ou adolescente.

* Advogadas

Page 6: edicao 233

6 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Economia [email protected]

Sescon Serra Gaúcha, anfitrião da Conescap

Ram

on Cardoso

Soprano faz estreia na 15ª Construsul

Com uma série de produtos voltados à área da construção civil, a Soprano participa, a partir da próxima quarta, da 15ª Feira Internacional da Construção (Construsul). O evento ocorre no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.

A empresa farroupilhense vai apre-sentar seus mais recentes lançamentos, além da tradicional variedade de itens que desenvolve para o setor. Diversos produtos da Soprano foram utilizados na concepção do estande que está localiza-do no Pavilhão 3 (número 433a).

Entre os destaques, a empresa apre-sentará seu novo lançamento, a linha de fechaduras Hórus que, além de um de-sign diferenciado, é comercializada a um preço atrativo para atender a um mer-

cado em constante crescimento. Buscar visibilidade e aumento da clientela são focos de atuação da Soprano no evento.

“Vamos aproveitar esse bom mo-mento do setor. A Construsul marca a retomada da participação da Soprano em feiras. Contaremos com um estande de 75 metros quadrados onde estarão expostos mais de 200 produtos das di-visões de Construção Civil e Materiais Elétricos”, explica Fabrício Justo, coorde-nador de Marketing da Divisão de Cons-trução Civil da empresa.

Realizada anualmente, a Construsul é o maior encontro da construção civil da Região Sul. A feira se estende até o dia 4, das 14h às 21h, e tem entrada fran-ca. Nesta edição, a Construsul conta com 550 empresas expositoras e deve reunir um público de 75 mil visitantes.

Evento, que acontece no próximo ano, em Gramado, tem lançamento oficial no dia 6

A Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empre-

sas de Assessoramento, Perícias, Infor-mações e Pesquisas (Conescap) chega à sua 15ª edição em 2013. Realizado bie-nalmente e considerado o maior evento nacional para empresários de serviços do Brasil, ele acontece em Gramado, de 21 a 23 de agosto do próximo ano.

À frente da organização está o Sindi-cato das Empresas de Serviços Contá-beis da Serra Gaúcha, o Sescon Serra. Juntamente com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e o Sescon/RS, ele está mo-bilizado, desde maio do ano passado, quando ocorreu a definição da sede gaúcha, para tornar a 15ª edição a me-lhor entra as já realizadas.

“Esperamos 2 mil empresários em Gramado. Não somente do setor con-tábil, mas de empresas de auditoria, consultoria, holdings, enfim, será um grande fórum de debates e troca de ex-

periências”, destaca Tiago De Boni Dal Corno, presidente do Sescon Serra. O lançamento oficial do evento acontece no dia 6, às 20h, no Hotel Plaza São Ra-fael, em Porto Alegre, com presença de autoridades nacionais do segmento.

Ao longo dos três dias de evento es-tão sendo programados debates, oficinas, palestras e seminários. Conforme Tiago, no momento os organizadores trabalham para fechar a participação de nomes de expressão no cenário nacional e interna-cional. Com mais de 80 filiados e figuran-do como a segunda cidade em represen-tação no Sescon Serra, Farroupilha conta com a contadora Nádia Emer Grasselli como coordenadora da Feira de Negócios.

“Estamos trabalhando na parte dos expositores, algo que já realizamos na Fenakiwi. Nosso objetivo é oferecer uma ampla gama de opções e serviços que venham a agregar qualidade à Cones-cap”, revelou a sócia administradora da Copase Contabilidade.

Tiago e a jornalista Christiane Finger, da Chris Finger Assessoria de Comunicação, visitaram a Redação na quarta pela manhã para divulgar o evento

Page 7: edicao 233

6 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Economia [email protected]

Sescon Serra Gaúcha, anfitrião da Conescap

Ram

on Cardoso

Soprano faz estreia na 15ª Construsul

Com uma série de produtos voltados à área da construção civil, a Soprano participa, a partir da próxima quarta, da 15ª Feira Internacional da Construção (Construsul). O evento ocorre no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.

A empresa farroupilhense vai apre-sentar seus mais recentes lançamentos, além da tradicional variedade de itens que desenvolve para o setor. Diversos produtos da Soprano foram utilizados na concepção do estande que está localiza-do no Pavilhão 3 (número 433a).

Entre os destaques, a empresa apre-sentará seu novo lançamento, a linha de fechaduras Hórus que, além de um de-sign diferenciado, é comercializada a um preço atrativo para atender a um mer-

cado em constante crescimento. Buscar visibilidade e aumento da clientela são focos de atuação da Soprano no evento.

“Vamos aproveitar esse bom mo-mento do setor. A Construsul marca a retomada da participação da Soprano em feiras. Contaremos com um estande de 75 metros quadrados onde estarão expostos mais de 200 produtos das di-visões de Construção Civil e Materiais Elétricos”, explica Fabrício Justo, coorde-nador de Marketing da Divisão de Cons-trução Civil da empresa.

Realizada anualmente, a Construsul é o maior encontro da construção civil da Região Sul. A feira se estende até o dia 4, das 14h às 21h, e tem entrada fran-ca. Nesta edição, a Construsul conta com 550 empresas expositoras e deve reunir um público de 75 mil visitantes.

Evento, que acontece no próximo ano, em Gramado, tem lançamento oficial no dia 6

A Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empre-

sas de Assessoramento, Perícias, Infor-mações e Pesquisas (Conescap) chega à sua 15ª edição em 2013. Realizado bie-nalmente e considerado o maior evento nacional para empresários de serviços do Brasil, ele acontece em Gramado, de 21 a 23 de agosto do próximo ano.

À frente da organização está o Sindi-cato das Empresas de Serviços Contá-beis da Serra Gaúcha, o Sescon Serra. Juntamente com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e o Sescon/RS, ele está mo-bilizado, desde maio do ano passado, quando ocorreu a definição da sede gaúcha, para tornar a 15ª edição a me-lhor entra as já realizadas.

“Esperamos 2 mil empresários em Gramado. Não somente do setor con-tábil, mas de empresas de auditoria, consultoria, holdings, enfim, será um grande fórum de debates e troca de ex-

periências”, destaca Tiago De Boni Dal Corno, presidente do Sescon Serra. O lançamento oficial do evento acontece no dia 6, às 20h, no Hotel Plaza São Ra-fael, em Porto Alegre, com presença de autoridades nacionais do segmento.

Ao longo dos três dias de evento es-tão sendo programados debates, oficinas, palestras e seminários. Conforme Tiago, no momento os organizadores trabalham para fechar a participação de nomes de expressão no cenário nacional e interna-cional. Com mais de 80 filiados e figuran-do como a segunda cidade em represen-tação no Sescon Serra, Farroupilha conta com a contadora Nádia Emer Grasselli como coordenadora da Feira de Negócios.

“Estamos trabalhando na parte dos expositores, algo que já realizamos na Fenakiwi. Nosso objetivo é oferecer uma ampla gama de opções e serviços que venham a agregar qualidade à Cones-cap”, revelou a sócia administradora da Copase Contabilidade.

Tiago e a jornalista Christiane Finger, da Chris Finger Assessoria de Comunicação, visitaram a Redação na quarta pela manhã para divulgar o evento

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 7Compromisso com a cidade

Economia [email protected]

Immagini, novidade Saint ClaireNova linha de portas com perfil de alumínio e vidro temperado do Grupo Tecnovidro é destaque na ForMóbile, que encerra nesta sexta, no Anhembi, em São Paulo

C

Arquivo S

aint Claire

oleção desenvolvida especialmente para a For-Móbile, que iniciou na terça e segue até esta sex-

ta, nos Pavilhões do Anhembi, em São Paulo, a Imma-gini é a novidade da Saint Claire. Ela apresenta portas com perfil de alumínio e vidro temperado com tendên-cias de design handmade (feito à mão), que valorizam tramas com a tecnologia de estampas em vidros.

São cinco linhas para a indústria moveleira: Bar-rado Crochê, Ponto Crochê, Ponto Cruz, Croco e Par-quet. Inovadoras, as portas remetem a trabalhos manuais e incorporam requinte e sofisticação aos ambientes, como se fossem obras de arte. As tramas são desenvolvidas e produzidas por meio de estam-pas em vidro, trabalho que é possível graças à alta tecnologia empregada pela empresa ao longo de seu processo produtivo.

A impressão digital em vidro, feita por uma máqui-na italiana, permite a aplicação de todo tipo de ima-gem, ampliando a gama de possibilidades dos clientes garantindo, assim, a qualidade e a resistência de uma pintura vitrocerâmica. Desta maneira, o vidro assume, por vezes, um papel minimalista na composição dos diversos ambientes, proporcionando maior conforto e garantindo uma identidade particular. As linhas fo-ram desenvolvidas em parceria com o Studio Marta Manente, mas não ficam restritas às apresentadas no evento na Capital paulista, que apenas serviu para a primeira investida da empresa na área.

“A coleção não se esgota aqui. Estamos testando outras estampas para que os clientes da Saint Clai-re sempre sejam surpreendidos com produtos dife-renciados, únicos como obras de arte”, comenta a designer Marta. A Immagini pode estar em qualquer ambiente da casa, por meio da aplicação de suas linhas nas portas com perfil de alumínio e vidro tem-perado da Saint Claire, que inclui tanto portas desli-zantes quanto de giro.

Outras atrações na ForMóbile A Immagini é o carro-chefe do Grupo Tecnovidro na ForMóbile,

mas a Saint Claire também utiliza o evento, uma das principais feiras do País dirigida ao setor moveleiro, para mostrar seus mais recentes sistemas de portas, que se destacam com puxadores inte-grados, apresentando um conceito lançado na Itália e adaptado aos padrões do consumidor brasileiro.

Outra novidade serão as portas de roupeiro com TV acoplada. Com visualização plana, o aparelho vem embutido na porta do roupeiro, protegido pelo vidro, ficando praticamente imperceptível quando des-ligado. No estande da empresa, que celebra 25 anos em 2012, tam-bém são apresentados os fogões, além das tábuas e bandejas da Casavitra, outra empresa do Grupo, no espaço Cooktop Excellence. Confira mais informações pelo site www.tecnovidro.com.br.

O Barrado Crochê é uma das opções apresentadas pela Saint Claire na coleção Immagini, exposta durante a ForMóbile

O modelo Dot Preto é uma das 13 opções de bandejas e tábuas de vidro que integram a linha de utilitários domésticos da Casavitra

Arquivo Casavitra

Page 8: edicao 233

8 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidadeA

rquivo Jornal Informante

Cidade [email protected]

Os homens comandam Eles vão pilotar os fogões e auxiliar no evento da Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha

Alguém quernos adotar?

Um cãozinho macho e uma cachorrinha fê-mea estão precisando de um lar. Com aproxi-madamente 60 dias, o casal é preto e branco, tem porte e pelagem média. Quem quiser ado-tá-los deve entrar em contato com Carla pelo fone 9103.2232.

Divulgação

É

Desfile de 7 de SetembroAs entidades que querem participar do des-

file cívico do Dia da Pátria têm até a terça para fazer a sua inscrição. A presença deve ser con-firmada com a Secretaria Municipal de Educa-ção, Cultura e Desportos (SMECD), no Depar-tamento de Cultura, ou pelo fone 3261-6942. Com o tema “Belezas Deste Nosso Brasil”, em torno de 50 instituições devem participar. O iní-cio da marcha está previsto para as 9h do dia 7 de setembro, atendendo pedidos das diretoras das instituições de ensino da cidade.

Esquina

Prazo de isenção do IPTUEstá aberto o período de solicitação e reno-

vação de isenção do Imposto Predial e Territo-rial Urbano (IPTU) para os aposentados e pen-sionistas. Os farroupilhenses nesta situação têm até o dia 14 de novembro para encaminhar o pedido para a Secretaria Municipal de Finan-ças (Praça da Emancipação, s/nº) de segunda a sexta, das 11h às 16h. O programa oferece o benefício apenas para quem possuir a renda mensal familiar de até dois salários mínimos, ter um único imóvel e residir nele.

a vez de eles provarem que também são bons quando o

assunto é cozinhar. A 16ª edição do Jantar/Baile Homens na Co-zinha tem a sua data agendada para o dia 11 de agosto, no Clube Santa Rita. A ação beneficente é promovida pela Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha e visa auxiliar de diversas formas os portadores de câncer da cidade.

Os ingressos, no valor de R$ 80,00, podem ser adquiridos com os integrantes da entidade ou com os cozinheiros responsá-veis. A presidente da Liga, Jus-sara Guidalli, ressalta que serão disponibilizados 480 lugares. No total, são 12 pratos ofereci-dos com 40 ingressos cada.

“Ao adquirir a entrada, é possível escolher a cozinha que deseja. Após provar o escolhido, todos terão a oportunidade de experimentar as outras opções do cardápio”, explica Jussara. Os 12 cozinheiros que vão coman-

dar a noite são representantes dos parceiros da organização e, de acordo com a presidente, seis opções já estão esgotadas.

“Possuímos menos de 100 ingressos para a venda. De

acordo com o resultado das ou-tras edições, acreditamos que esta tem tudo para ser uma das melhores”, ressalta. A anima-ção da noite fica por conta da banda realce Bis.

ServiçoO que: 16ª edição do Jantar/Baile Homens na CozinhaQuando: 11 de agosto, a partir das 20hOnde: Clube Santa Rita (Vêneto, 233)Quanto: R$ 80,00Informações: pelo fone 3268-1071

Na edição passada do Jantar/Baile todos ingressos foram comercializados

Page 9: edicao 233

8 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Arquivo Jornal Inform

ante

Cidade [email protected]

Os homens comandam Eles vão pilotar os fogões e auxiliar no evento da Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha

Alguém quernos adotar?

Um cãozinho macho e uma cachorrinha fê-mea estão precisando de um lar. Com aproxi-madamente 60 dias, o casal é preto e branco, tem porte e pelagem média. Quem quiser ado-tá-los deve entrar em contato com Carla pelo fone 9103.2232.

Divulgação

É

Desfile de 7 de SetembroAs entidades que querem participar do des-

file cívico do Dia da Pátria têm até a terça para fazer a sua inscrição. A presença deve ser con-firmada com a Secretaria Municipal de Educa-ção, Cultura e Desportos (SMECD), no Depar-tamento de Cultura, ou pelo fone 3261-6942. Com o tema “Belezas Deste Nosso Brasil”, em torno de 50 instituições devem participar. O iní-cio da marcha está previsto para as 9h do dia 7 de setembro, atendendo pedidos das diretoras das instituições de ensino da cidade.

Esquina

Prazo de isenção do IPTUEstá aberto o período de solicitação e reno-

vação de isenção do Imposto Predial e Territo-rial Urbano (IPTU) para os aposentados e pen-sionistas. Os farroupilhenses nesta situação têm até o dia 14 de novembro para encaminhar o pedido para a Secretaria Municipal de Finan-ças (Praça da Emancipação, s/nº) de segunda a sexta, das 11h às 16h. O programa oferece o benefício apenas para quem possuir a renda mensal familiar de até dois salários mínimos, ter um único imóvel e residir nele.

a vez de eles provarem que também são bons quando o

assunto é cozinhar. A 16ª edição do Jantar/Baile Homens na Co-zinha tem a sua data agendada para o dia 11 de agosto, no Clube Santa Rita. A ação beneficente é promovida pela Liga de Combate ao Câncer de Farroupilha e visa auxiliar de diversas formas os portadores de câncer da cidade.

Os ingressos, no valor de R$ 80,00, podem ser adquiridos com os integrantes da entidade ou com os cozinheiros responsá-veis. A presidente da Liga, Jus-sara Guidalli, ressalta que serão disponibilizados 480 lugares. No total, são 12 pratos ofereci-dos com 40 ingressos cada.

“Ao adquirir a entrada, é possível escolher a cozinha que deseja. Após provar o escolhido, todos terão a oportunidade de experimentar as outras opções do cardápio”, explica Jussara. Os 12 cozinheiros que vão coman-

dar a noite são representantes dos parceiros da organização e, de acordo com a presidente, seis opções já estão esgotadas.

“Possuímos menos de 100 ingressos para a venda. De

acordo com o resultado das ou-tras edições, acreditamos que esta tem tudo para ser uma das melhores”, ressalta. A anima-ção da noite fica por conta da banda realce Bis.

ServiçoO que: 16ª edição do Jantar/Baile Homens na CozinhaQuando: 11 de agosto, a partir das 20hOnde: Clube Santa Rita (Vêneto, 233)Quanto: R$ 80,00Informações: pelo fone 3268-1071

Na edição passada do Jantar/Baile todos ingressos foram comercializados

Page 10: edicao 233
Page 11: edicao 233
Page 12: edicao 233

12 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Cidade [email protected]

Farroupilhense leva títuloSuzana Bertuol venceu o 25° Concurso Internacional de Contos de Araçatuba, em São Paulo, na categoria Nacional

“O

Divulgação

conto vai além da crônica”, co-menta a farroupilhense Suzana

Bertuol. E ela também atravessou os limites da cidade. A agricultora, licen-ciada em História, apostou em suas his-tórias para participar do 25° Concurso Internacional de Contos de Araçatuba, em São Paulo. Com o título “A Sesta”, a escritora faturou a competição e trouxe para o município a primeira colocação na categoria Nacional.

Buscando descrever a dificuldade de relacionamentos familiares, Suzana des-creveu o conto premiado como um retrato da dificuldade de comunicação que exis-tia entre as pessoas, principalmente na época em que a história se passava. Ela coloca que, no ambiente familiar, a liber-dade foi adquirida aos poucos, ao longo dos anos. Já na sociedade, como um todo, as pessoas estão cada vez mais distantes.

“Escrevi o texto há mais ou menos dois anos, mas o reescrevi para partici-par da escolha”, destaca. A narrativa é do amor entre um pai e uma filha, mas que ambos não conseguem demonstrar o sentimento de afeto e carinho, fazen-do então que, ao invés da aproximação, eles vivessem solitários e afastados. Os personagens criados por ela são uma representação da realidade, fazendo com que o enredo final seja uma união de várias peças.

Suzana escreve desde 1993 e, ape-sar da formação em História, investe na agricultura. Prêmios para ela não são novidade, já que foi vencedora de títu-

los municipais e regionais. Em 2009, no mesmo concurso, ela teve menção honrosa também na categoria Nacional, com o título “O Velho e a Casa”.

A entrega da premiação está agen-dada para o dia 14 de setembro, em Araçatuba, mas Suzana ressalta que não vai ser possível se deslocar até São Paulo para o evento de premiação. O valor de R$ 2 mil pelo prêmio deve ser encaminhado pela organização

para a farroupilhense.“Estou muito feliz com a conquista.

É uma forma de reconhecimento do tra-balho e um incentivo para continuar es-crevendo e acreditando nos nossos ob-jetivos”, finaliza. O concurso contou com mais de 600 participantes e a premiação era dividida em três categorias: Interna-cional – Mundo Lusófono”, “Nacional” e “Regional”. Foram nove ganhadores e 15 menções honrosas no total.

Esquina

Uma semana dedicada à famíliaFazendo alusão ao tema da Campa-

nha da Fraternidade 2013, “Fraterni-dade de Juventude”, a IX Semana Mu-nicipal da Família acontece no mesmo período da Semana Nacional da Família e tem como foco “Família e Saúde”. Bus-cando oportunizar momentos de refle-xão sobre a importância e a responsabi-lidade da família na construção de uma sociedade que cuida da vida, o evento ocorre dos dias 11 a 17. A programação é organizada em conjunto pela Secreta-ria Municipal de Assistência Social e Ci-dadania, Secretaria de Educação, Cul-tura e Desportos, Secretaria de Saúde, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Estadual Farroupilha, Colégio Estadual São Tiago, Nossa Senhora de Lourdes e Instituto de Educação Cene-cista Ângelo Antonello.

Inscrição no PronatecAs inscrições para o Programa Na-

cional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão abertas. Como iniciativa do governo federal, em Farroupilha os cursos são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Para a integração no projeto, a renda familiar do aluno não pode ultra-passar três salários mínimos. As ins-crições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II). Os cursos têm diferentes datas de início e acontecem durante este segundo semestre.

Suzana, apesar de ter optado pelo trabalho no campo, não perdeu o hábito pela escrita e pretende conquitar ainda mais títulos com seus contos

Page 13: edicao 233
Page 14: edicao 233

14 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

De olho em uma vaga Faculdade América Latina abre curso de Estratégias e Marketing Político para candidatos a vereador

C

Política [email protected]

Lei Geral implementada no municípioFarroupilha foi a primeira cidade da Serra a imple-

mentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Foram diversas ações que contribuíram para criar um am-biente mais favorável ao desenvolvimento dos peque-nos negócios. Entre as iniciativas desenvolvidas no município está a nomeação de um Agente de Desen-volvimento Local, profissional que auxilia na imple-mentação e continuidade dos programas e projetos contidos na lei, numa parceria mantida com o poder público e lideranças do setor privado.

O Executivo também instituiu tratamento diferen-ciado para o Empreendedor Individual (EI) e para as Micros e Pequenas Empresas (MPE), como a manu-tenção do IPTU residencial para os que desenvolvem a atividade comercial em sua residência, desburocra-tização dos processos internos para tornar mais aces-sível a implantação de novos negócios pelos peque-nos empreendedores e atuação fiscalizadora voltada à orientação e regularização da situação antes da aplicação de multa. Até a última semana, 23 cidades gaúchas haviam adotado a Lei (veja lista abaixo). Até o final do ano, o Sebrae/RS estima a implantação da nova legislação em 41 municípios.

Onde está valendoFarroupilha (Serra), Alegrete (Campanha), Santia-

go e Santa Maria (Central), Balneário Pinhal (Litoral), Barra do Guarita, Campo Novo, Chiapetta, Derruba-das, Horizontina, Porto Mauá, Santo Ângelo, São Mar-tinho, Tiradentes do Sul e Tuparendi (Noroeste), Ere-chim (Norte), Mormaço, Pontão e Tio Hugo (Planalto), Jaguarão e São Lourenço do Sul (Sul) e Arroio do Tigre e Encantado (Vale do Taquari).

om a eleição municipal se aproximando, a Facul-dade América Latina (FAL) está com inscrições

abertas para o curso de Estratégias de Marketing Políti-co, voltado exclusivamente para candidatos a vereador das cidades da Serra. Serão 12 horas em três dias de aula, a partir do próximo dia 11.

“Nosso objetivo é fornecer informações e subsídios aos vereadores nas diversas questões que envolvem uma disputa eleitoral. Desde a arrecadação de valores, aplicação de recursos e prestação de contas, passando pelo conteúdo da campanha até a análise e projeção de cenários políticos”, explica o professor Fábio Scopel Va-nin, coordenador do curso de Ciência Política da FAL.

Seu conteúdo será ministrado no primeiro módulo, e se refere ao Direito Eleitoral e regras de campanha. Os cientistas políticos Marcos Paulo dos Reis Quadros, também professor da FAL, e Rodrigo Giacomet serão os responsáveis pelas aulas de marketing político e análise do cenário eleitoral, respectivamente.

Fábio, que também coordena o curso de Ciência Po-lítica na instituição de ensino caxiense, revelou que des-de o início do ano a realização da extensão estava nos planos da FAL. Ele ressaltou que foram mantidos con-tatos com personagens do meio político para definição dos tópicos a serem abordados e que a ideia é tornar o curso contínuo, inserido na grade curricular das exten-sões, com pequenas variações dependendo do período. O foco de momento, claro, é voltado à eleição municipal.

Serviço O que: Curso de Estratégias de Marketing Político Quando: dias 11, 18 e 25, das 8h30min às 12h30min Público alvo: candidatos ao Poder LegislativoOnde: Faculdade América Latina (Marechal Floriano, 889, em Caxias do Sul)Quanto: R$ 100,00Informações: pelo fone (54) 3022-8600

Os professores* Fábio Scopel Vanin é advogado, mestre em Direi-

to e pós-graduado em Direito da Economia. Já atuou como assessor jurídico e de bancada da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. É coordenador jurídico da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias e professor e coordenador dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da FAL;

* Marcos Paulo dos Reis Quadros é cientista político, pós-graduado em História do Brasil Contemporâneo e doutorando em Ciências Sociais. Pesquisador do Centro de Análises Econômicas e Sociais, atua na área de con-sultoria e marketing político e também é professor do curso de Ciência Polícia da FAL;

* Rodrigo Giacomet é cientista político, atuou como assessor de bancada no Senado, é analista de pesquisas do Instituto Methodus e consultor político da Fecomércio/RS. Atua na área de Consultoria e Marketing Político.

Divulgação

Estreia em ano eleitoral: Fábio

coordena curso de extensão voltado a candidatos ao Poder Legislativo

Page 15: edicao 233

14 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

De olho em uma vaga Faculdade América Latina abre curso de Estratégias e Marketing Político para candidatos a vereador

C

Política [email protected]

Lei Geral implementada no municípioFarroupilha foi a primeira cidade da Serra a imple-

mentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Foram diversas ações que contribuíram para criar um am-biente mais favorável ao desenvolvimento dos peque-nos negócios. Entre as iniciativas desenvolvidas no município está a nomeação de um Agente de Desen-volvimento Local, profissional que auxilia na imple-mentação e continuidade dos programas e projetos contidos na lei, numa parceria mantida com o poder público e lideranças do setor privado.

O Executivo também instituiu tratamento diferen-ciado para o Empreendedor Individual (EI) e para as Micros e Pequenas Empresas (MPE), como a manu-tenção do IPTU residencial para os que desenvolvem a atividade comercial em sua residência, desburocra-tização dos processos internos para tornar mais aces-sível a implantação de novos negócios pelos peque-nos empreendedores e atuação fiscalizadora voltada à orientação e regularização da situação antes da aplicação de multa. Até a última semana, 23 cidades gaúchas haviam adotado a Lei (veja lista abaixo). Até o final do ano, o Sebrae/RS estima a implantação da nova legislação em 41 municípios.

Onde está valendoFarroupilha (Serra), Alegrete (Campanha), Santia-

go e Santa Maria (Central), Balneário Pinhal (Litoral), Barra do Guarita, Campo Novo, Chiapetta, Derruba-das, Horizontina, Porto Mauá, Santo Ângelo, São Mar-tinho, Tiradentes do Sul e Tuparendi (Noroeste), Ere-chim (Norte), Mormaço, Pontão e Tio Hugo (Planalto), Jaguarão e São Lourenço do Sul (Sul) e Arroio do Tigre e Encantado (Vale do Taquari).

om a eleição municipal se aproximando, a Facul-dade América Latina (FAL) está com inscrições

abertas para o curso de Estratégias de Marketing Políti-co, voltado exclusivamente para candidatos a vereador das cidades da Serra. Serão 12 horas em três dias de aula, a partir do próximo dia 11.

“Nosso objetivo é fornecer informações e subsídios aos vereadores nas diversas questões que envolvem uma disputa eleitoral. Desde a arrecadação de valores, aplicação de recursos e prestação de contas, passando pelo conteúdo da campanha até a análise e projeção de cenários políticos”, explica o professor Fábio Scopel Va-nin, coordenador do curso de Ciência Política da FAL.

Seu conteúdo será ministrado no primeiro módulo, e se refere ao Direito Eleitoral e regras de campanha. Os cientistas políticos Marcos Paulo dos Reis Quadros, também professor da FAL, e Rodrigo Giacomet serão os responsáveis pelas aulas de marketing político e análise do cenário eleitoral, respectivamente.

Fábio, que também coordena o curso de Ciência Po-lítica na instituição de ensino caxiense, revelou que des-de o início do ano a realização da extensão estava nos planos da FAL. Ele ressaltou que foram mantidos con-tatos com personagens do meio político para definição dos tópicos a serem abordados e que a ideia é tornar o curso contínuo, inserido na grade curricular das exten-sões, com pequenas variações dependendo do período. O foco de momento, claro, é voltado à eleição municipal.

Serviço O que: Curso de Estratégias de Marketing Político Quando: dias 11, 18 e 25, das 8h30min às 12h30min Público alvo: candidatos ao Poder LegislativoOnde: Faculdade América Latina (Marechal Floriano, 889, em Caxias do Sul)Quanto: R$ 100,00Informações: pelo fone (54) 3022-8600

Os professores* Fábio Scopel Vanin é advogado, mestre em Direi-

to e pós-graduado em Direito da Economia. Já atuou como assessor jurídico e de bancada da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. É coordenador jurídico da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias e professor e coordenador dos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da FAL;

* Marcos Paulo dos Reis Quadros é cientista político, pós-graduado em História do Brasil Contemporâneo e doutorando em Ciências Sociais. Pesquisador do Centro de Análises Econômicas e Sociais, atua na área de con-sultoria e marketing político e também é professor do curso de Ciência Polícia da FAL;

* Rodrigo Giacomet é cientista político, atuou como assessor de bancada no Senado, é analista de pesquisas do Instituto Methodus e consultor político da Fecomércio/RS. Atua na área de Consultoria e Marketing Político.

Divulgação

Estreia em ano eleitoral: Fábio

coordena curso de extensão voltado a candidatos ao Poder Legislativo

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 15Compromisso com a cidade

Hora da intensificaçãoCalmaria que pautou campanha eleitoral no primeiro mês deve mudar a par tir deste final de semana

AFotos: Arquivo Jornal Informante

Política [email protected]

[email protected]

té o momento, o trabalho das três chapas que concor-rem à eleição majoritária, a Farroupilha Mais (PMDP/

PP/PSDB/PRB/PPS/PR/PTB/PSL), a Farroupilha Quer, Pode e Merece (PDT/PSB/PT/PCdoB/DEM) e a Pela Vida (PV) es-teve muito mais focado em ouvir eleitores, definir as frentes de ação no plano de governo e avaliar as perspectivas do cenário eleitoral na cidade do que propriamente apresentar propostas e sair em busca dos votos dos 51.531 eleitores farroupilhenses aptos a participarem do pleito de 7 de outu-bro. Porém, essa realidade deve ser alterada.

“Ainda não definimos a programação para o final de se-mana. Ela será finalizada nesta sexta, mas a mobilização passa a ser cada vez maior a partir de agora”, destacou o prefeito Ademir Baretta, candidato à reeleição. A equipe situ-acionista concentra esforços na finalização de um plano de governo que, segundo o candidato, será arrojado. “Estamos tendo uma boa aceitação da comunidade, não somente pelo trabalho que realizamos, mas especialmente pela perspecti-va de continuidade do governo transformador que fizemos ao longo dos últimos anos”, comentou.

As candidaturas oposicionistas devem intensificar as ações de campanha durante este final de semana. Adesi-vação de carros, caminhadas e distribuição de bandeiraços devem pautar os trabalhos de campanha neste encerramen-to de semana. Quem dá início à mobilização é a Farroupilha Quer, Pode e Merece. Nesta sexta à noite, no Comitê, carros serão adesivados e no sábado pela manhã uma caminhada pelas ruas centrais estão na agenda dos candidatos Claiton Gonçalves e Pedro Pedroso.

“Contamos com uma equipe muito profissional cuidando da campanha e a estratégia definiu que o ideal seria lan-çarmos ela de forma oficial neste final de semana”, res-saltou Claiton. O ponto alto será um encontro na salão da Comunidade Luterana neste sábado, a partir das 20h, que inclui apresentação dos 56 candidatos a vereador e o apoio de importantes lideranças políticas nacionais à candidatu-ra do pedetista Claiton e do peessebista Pedroso. “Temos sido muito bem recebidos pela comunidade e sentimos que a campanha irá refletir esse anseio por mudança dos farrou-pilhenses. Nossa expectativa é a melhor possível”, salientou Claiton. Por fim, o Partido Verde também terá um sábado que promete ser bastante agitado.

“O dia será movimentado. Dedicado para intensificar-mos ainda mais o contato com o eleitor, adesivarmos car-ros, mostrarmos nossas bandeiras, enfim, mobilizarmos os filiados, simpatizantes e os que desejam novas propostas”, explicou o candidato Glacir Gomes. Ele avaliou de forma positiva o primeiro mês de campanha eleitoral. “Cada dia que passa recebemos novas adesões, apoio de onde não esperávamos receber. Isso nos motiva a continuar cada vez mais fortes na campanha, mostrando ao eleitor as nossas ideias, que são inovadoras e que pretendem implementar um novo jeito de fazer política”, finalizou o cabeça de chapa da frente Pela Vida.

Baretta e o vice Nilton Bozzetti: mobilização nos dois meses decisivos

Claiton e Pedroso: final de semana de lançamento oficial da campanha

Maria Isabel Settin e Glacir: sábado com diversas ações programadas

Ainda em ritmo lentoA partir deste final de semana a cam-

panha eleitoral deve entrar em uma nova fase. São inúmeras ações que estão sen-do planejadas pelas três candidaturas à eleição majoritária e a tendência é que a disputa realmente inicie. Claro que a maior movimentação acontece com o co-meço da propaganda em rádio e televi-são, prevista para o dia 21, mas mesmo assim o primeiro mês de campanha foi muito parado para aquela que, em tese, deve ser a disputa mais acirrada da histó-ria política farroupilhense.

Reunindo informaçãoA disputa pelo Executivo parece,

neste primeiro momento, estar muito mais focada na compilação de informa-ções, avaliação de cenários e anseios de eleitores para a formatação dos pla-nos de governo. Eles serão os cavalos de batalha da campanha. Diferente de eleições anteriores, o cuidado parece ser redobrado neste pleito. O primeiro mês foi muito mais de planificação es-tratégica do que busca por votos. A con-dição deve mudar daqui para frente, momento em que será possível avaliar quem melhor trabalhou nas semanas iniciais de campanha.

Avaliação finalizadaA Justiça Eleitoral avaliou as candida-

turas à eleição proporcional. Ao final da análise, ocorreram duas substituições. Ana Maria da Silva Reginato, do PSB, dá lugar a Tainá Girelli Gientorski. Já Zelinda Lúcia Pozzebon, do PT, será substituída pela candidata Sirlei Maria do Amaral.

Foco na proporcionalAproveitando o momento, a Facul-

dade América Latina, de Caxias do Sul, lança curso de Estratégias de Marketing Político, voltado primordialmente para os candidatos que buscam cadeiras nos Poderes Legislativos municipais (veja na página ao lado). O programa é bem am-plo e vai da arrecadação de valores ao conteúdo da campanha, da avaliação de cenários eleitorais à prestação de contas. Com as inúmeras restrições impostas pela legislação, não resta dúvida que é uma excelente ideia da instituição.

Page 16: edicao 233

16 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Educação [email protected]

Buscando educação alternativaCom a produção de barras de sabão caseiro, a Escola de Educação Infantil Projeto Esperança procura obter melhorias e proporcionar outras formas de aprendizagem

U

Vitória Lovat

nir culturas antigas com novas formas de ensino

pode ter um bom resultado. Quem provou isso foi a profes-sora Silvia Rossi Kemmer. Ao in-gressar na Escola de Educação Infantil Projeto Esperança, em 2009, ela levou a ideia da pro-dução e a venda de barras de sabão caseiro. A medida busca-va ser uma forma alternativa de obtenção de lucro, para conse-guir melhorias na escola, além da aprendizagem da preserva-ção do Meio Ambiente.

Com a mãe, Silvia aprendeu cada passo da receita do sa-bão. Ele é produzido a partir da mistura de álcool, soda, sebo, óleo de cozinha reciclado e outros ingredientes. Apesar de ser feito de forma artesanal, ele tem duração maior do que os industrializados e também melhor resultado.

“No começo, os pais dos alu-nos desconfiavam da nova me-dida, mas com o tempo a credi-bilidade cresceu e atualmente

eles são nossos parceiros para comprar o produto, vender para os conhecidos e ainda doar o óleo de cozinha reciclado”, co-menta a professora. Com quase quatro anos de projeto, hoje são produzidas e vendidas de 250 a 300 barras por mês.

A docente destaca que a parceria com os pais é um fator determinante para o bom an-damento do projeto, tornando--o reconhecido e abrangendo um público fora dos portões da escola. A ajuda de outras em-presas facilita ainda mais o tra-balho. Casas de carnes doam o sebo, padarias oferecem óleo já utilizado e ainda há postos de combustível que disponibilizam o álcool para a produção.

As barras pesam aproxi-madamente 300 gramas e o valor, quase que simbólico, é de apenas R$ 2,00. Mas o que parece pouco transformou o espaço. Primeiro a biblioteca, depois a reforma na cozinha, na lavanderia e a aquisição de

diversos eletrodomésticos tor-naram o ambiente, que atende 52 crianças, melhor.

“Temos que ser persistentes naquilo que fazemos, porque de pedacinho em pedacinho que são vendidos, consegui-mos fazer grandes mudanças”, coloca a diretora da unidade, Ione Ducati. Atualmente a pro-posta é de instalar os computa-dores, que foram recebidos de doação, e oferecer uma sala de informática aos alunos.

“Junto às reformas nas ins-talações, a medida proporciona uma base para os professo-res debaterem a preservação do Meio Ambiente em sala de aula”, coloca a diretora. A pro-posta da reciclagem do óleo de cozinha é levada para casa e as crianças incentivam os pais a le-var o produto para a Escola.

Quem tiver o interesse em comprar barras de sabão, pode entrar em contato pelo fone (54) 3268-6395 ou pelo email [email protected].

Reconhecimento nacionalEm 2010, a escola participou de um projeto da Caixa Econômica Fe-

deral em parceria com o Unicef, onde concorreu com 2,4 mil ações ins-critas de todo o Brasil. A iniciativa de Farroupilha foi uma das contem-pladas e ficou com a 3ª colocação do Rio Grande do Sul, obtendo o valor de R$ 25 mil. A verba foi investida na construção de um playground para os alunos, além de outras melhorias que eram necessárias.

Silvia e Ione comentam a satisfação em reconhecer que o projeto está crescendo e que elas estão fazendo a diferença

Page 17: edicao 233

16 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Educação [email protected]

Buscando educação alternativaCom a produção de barras de sabão caseiro, a Escola de Educação Infantil Projeto Esperança procura obter melhorias e proporcionar outras formas de aprendizagem

U

Vitória Lovat

nir culturas antigas com novas formas de ensino

pode ter um bom resultado. Quem provou isso foi a profes-sora Silvia Rossi Kemmer. Ao in-gressar na Escola de Educação Infantil Projeto Esperança, em 2009, ela levou a ideia da pro-dução e a venda de barras de sabão caseiro. A medida busca-va ser uma forma alternativa de obtenção de lucro, para conse-guir melhorias na escola, além da aprendizagem da preserva-ção do Meio Ambiente.

Com a mãe, Silvia aprendeu cada passo da receita do sa-bão. Ele é produzido a partir da mistura de álcool, soda, sebo, óleo de cozinha reciclado e outros ingredientes. Apesar de ser feito de forma artesanal, ele tem duração maior do que os industrializados e também melhor resultado.

“No começo, os pais dos alu-nos desconfiavam da nova me-dida, mas com o tempo a credi-bilidade cresceu e atualmente

eles são nossos parceiros para comprar o produto, vender para os conhecidos e ainda doar o óleo de cozinha reciclado”, co-menta a professora. Com quase quatro anos de projeto, hoje são produzidas e vendidas de 250 a 300 barras por mês.

A docente destaca que a parceria com os pais é um fator determinante para o bom an-damento do projeto, tornando--o reconhecido e abrangendo um público fora dos portões da escola. A ajuda de outras em-presas facilita ainda mais o tra-balho. Casas de carnes doam o sebo, padarias oferecem óleo já utilizado e ainda há postos de combustível que disponibilizam o álcool para a produção.

As barras pesam aproxi-madamente 300 gramas e o valor, quase que simbólico, é de apenas R$ 2,00. Mas o que parece pouco transformou o espaço. Primeiro a biblioteca, depois a reforma na cozinha, na lavanderia e a aquisição de

diversos eletrodomésticos tor-naram o ambiente, que atende 52 crianças, melhor.

“Temos que ser persistentes naquilo que fazemos, porque de pedacinho em pedacinho que são vendidos, consegui-mos fazer grandes mudanças”, coloca a diretora da unidade, Ione Ducati. Atualmente a pro-posta é de instalar os computa-dores, que foram recebidos de doação, e oferecer uma sala de informática aos alunos.

“Junto às reformas nas ins-talações, a medida proporciona uma base para os professo-res debaterem a preservação do Meio Ambiente em sala de aula”, coloca a diretora. A pro-posta da reciclagem do óleo de cozinha é levada para casa e as crianças incentivam os pais a le-var o produto para a Escola.

Quem tiver o interesse em comprar barras de sabão, pode entrar em contato pelo fone (54) 3268-6395 ou pelo email [email protected].

Reconhecimento nacionalEm 2010, a escola participou de um projeto da Caixa Econômica Fe-

deral em parceria com o Unicef, onde concorreu com 2,4 mil ações ins-critas de todo o Brasil. A iniciativa de Farroupilha foi uma das contem-pladas e ficou com a 3ª colocação do Rio Grande do Sul, obtendo o valor de R$ 25 mil. A verba foi investida na construção de um playground para os alunos, além de outras melhorias que eram necessárias.

Silvia e Ione comentam a satisfação em reconhecer que o projeto está crescendo e que elas estão fazendo a diferença

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 17Compromisso com a cidade

Segurança [email protected]

Assaltantes sãopresos em flagrante

Nesta semana, dois criminosos foram detidos na cidade, sendo um deles do regime semiaberto

N

Caminhão tomba na Curva da MorteNa tarde de quarta, um caminhão, que trafegava no quilômetro 47

da RS-122, trecho conhecido como Curva da Morte, tombou na lateral da pista. O veículo estava carregado com bobinas de aço. O condutor, de 28 anos, trafegava no sentido São Vendelino–Farroupilha. Ele ha-via saído de Porto Alegre pela manhã e se dirigia a uma empresa em Caxias do Sul. O caminhoneiro não se feriu. A caroneira, de 22 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Beneficente São Carlos. Não houve interrupção na pista. O óleo que vazou do caminhão foi coberto por um pó, pelo Corpo de Bombeiros, para não prejudicar o tráfego no local. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Farroupilha é responsável por 455 quilômetros de rodovias. Algumas delas estão entre as mais movimentadas e com os maiores índices de acidentes do Estado. Segundo o comandante do grupamento, sargento Marcelo Stassak, nesse ano a PRE já atendeu mais de 700 acidentes, sendo 255 com feridos e que já causaram 22 mortes.

Obituário

190

20 de julhoNelson Palhano dos Santos, 73 anos. Sepultamento no cemitério do bairro Nova Vicenza;Maria Lidia da Silva, 61 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal.21 de julhoAdelaide Maria Gralik, 86 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal;Agenor Maria Vedói, 73 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal de Nonoai.22 de julhoSalustiano da Silva, 90 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal.23 de julhoZulmira Antonia Santini, 90 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal;Irene Elza Rizzo, 89 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal;Silvia Teolina Haefliger, 28 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade de Nova Milano;Florinda Nichetti Bortolosso, 98 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal.24 de julhoOdolir Guilherme Bresolin, 31 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade do Rio Burati;Agenor Antonio Fedrigo, 58 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal.

o início da noite de quarta, um Corsa foi roubado em

Bento Gonçalves. A vítima, de 29 anos, informou que os assaltan-tes teriam seguido na direção de Farroupilha. Uma guarnição do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha se deslo-cou até a RSC-453. O veículo foi avistado e seguido até o bairro São Roque. No local, o caroneiro efetuou disparos contra a viatura da Brigada Militar (BM), mas não deixou nenhum policial ferido.

Após, três indivíduos abando-naram o carro. O autor dos dis-paros se entregou, enquanto os outros dois conseguiram fugir. O indivíduo, de 25 anos, foi enca-minhado à Delegacia de Polícia para registro. Com ele foi apreen-dido um revólver calibre 32 com três munições, sendo duas defla-gradas e uma intacta.

Na manhã de segunda, mais um estabelecimento comercial da cidade foi alvo de crimino-

sos. Dois homens encapuzados e armados invadiram um mer-cado, localizado na Vila Jansen, e renderam o proprietário do estabelecimento. Os bandidos levaram do local R$ 200,00, a carteira e diversos documentos do proprietário, uma espingar-da calibre 12, oito tiros com um cartucho e um rifle calibre 22 semiautomático com 10 muni-ções. Para a fuga, os meliantes utilizaram um Focus prata per-tencente à vítima.

Segundo o Comando Re-gional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), durante a ação, um indivíduo, de 40 anos, entrou e saiu do local sem ser abordado pelos assaltantes. Após o crime ter ocorrido, o ho-mem estava ao lado do merca-do, dentro de um Logus branco. Quando indagado sobre o que fazia ali, ele não soube afirmar nada convincente.

O proprietário do estabele-

cimento rendeu o indivíduo até a chegada da Brigada Militar (BM), que o conduziu à Delega-cia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. O detido é apena-do do regime semiaberto. O Fo-cus já foi recuperado. O capi-tão do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Farroupilha e comandante do policiamento da cidade, Luis Fernando Be-cker, deixa algumas dicas para os comerciários se prevenirem contra os criminosos.

“Observe atitudes suspei-tas, como motos ou veículos parados com o motor ligado e pessoas no seu interior, veícu-los que circulam diversas vezes no mesmo local, pessoas que perguntam muito sobre o horá-rio de fechamento da loja. Não deixe dinheiro à mostra no caixa registrador. Não deixe aparente cofres. Não comente datas de pagamento nem a forma como ele é feito”, enumera Becker.

Page 18: edicao 233

EsportE [email protected]

18 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

[email protected] Título bem encaminhado

Com a segunda dobradinha da temporada, João e Márcio Campos abrem frente na busca do bicampeonato

Fernanda Freixosa

A dupla farroupilhense João e Márcio Campos chegou ao Autódromo In-

ternacional Nelson Piquet com apenas dois pontos de vantagem para Fernan-do Júnior. Deixou Jacarepaguá com uma diferença de 36 pontos para o vice-líder e encaminhou a conquista do bicampe-onato da temporada no Mercedes-Benz Grand Challenge (MBGC).

“Tenho 25 anos de automobilismo e posso dizer que esse foi um dos finais de semana mais vantajosos da minha car-reira”, avaliou João. Ele correu no sába-do e, apesar de largar em 5º, venceu a prova que abriu os trabalhos da 4ª etapa. “Fiquei preocupado com a minha coloca-ção, mas o objetivo era fazer uma prova pensando no campeonato. Como Jacare-paguá tem um asfalto velho e com pou-ca aderência, nosso foco não estava em conquistar uma boa posição na largada, mas em realizar uma corrida consistente. Foi o que aconteceu”, comemorou João.

Com descarte, dupla chega a sete provas: seis primeiros lugares e um segundo lugar

A vitória no sábado, combinada com a péssima performance dos oponentes diretos, deixou os farroupilhenses mais tranquilos para a prova dominical. Quarto colocado no campeonato, Neto de Nigris chegou em 10º, marcando apenas seis pontos. Cesare Marrucci, 3º na geral, che-gou em 14º e marcou apenas dois pon-tos. Para completar, o vice-líder Fernando Júnior acabou desclassificado. Com isso, a vantagem dos Campos para Júnior au-mentou para pelo menos 29 pontos (22 da diferença na classificação, mais oito pontos de uma prova de descarte do opo-nente e menos um ponto do descarte da dupla farroupilhense).

Porém, embora tenha ido à pista, no domingo, sem a pressão por resultado, Márcio sabia da importância de uma boa colocação, que permitiria a eliminação

A manobra ousada e decisiva para o duplo triunfo: por fora da curva, Márcio Campos (carro 31) ultrapassa Luiz Carlos Zappelini (3º no grid) e Sérgio Martinez (2º) e avança para a liderança

Classificação do MBGC1º) João Campos e Márcio Campos: 137 pontos2º) Fernando Júnior: 101 pontos 3º) Neto de Nigris: 94 pontos 4º) Cesare Marrucci: 89 pontos 5º) Léo de Nigris: 75 pontos

da pior prova (15º lugar obtido em In-terlagos, que rendeu 1 pontos à dupla). Mesmo largando em 6º (o grid dos seis primeiros é invertido em relação à pro-va de sábado), o jovem piloto teve uma postura agressiva desde o início e prati-camente venceu de ponta a ponta, garan-tindo nova dobradinha (a primeira havia ocorrido na 2ª etapa, em Curitiba), o des-carte do pior resultado (1 ponto) e uma confortável liderança.

“Arrisquei bastante desde a primeira curva. Optei por fazer o traçado por fora quando todos realizam ele por dentro. Foi sensacional. Assumi a liderança e depois foi só administrar”, comentou Márcio. Ele admitiu que a vantagem é significativa e que o campeonato está bem encami-

nhado, mas reforçou a necessidade de manter o foco no trabalho. Como não ti-nha realizado uma boa prova ano passa-do (largou na pole e chegou em 4º), era importante deixar Jacarepaguá (o autó-dromo será demolido para a construção de um Parque Olímpico para os Jogos de 2016) com uma vitória.

“Foi importante sair com uma boa lembrança do circuito”, finalizou. Os far-roupilhenses competem pela equipe Si-credi Racing, que tem o apoio das segura-doras parceiras da Corretora de Seguros Sicredi, a Icatu e a Mapfre. A próxima eta-pa, que marca o início da segunda me-tade da disputa, acontece somente nos dias 13 e 14 de outubro, no autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS).

O mais vantajosoJoão Campos não pôde afirmar com

certeza, mas destacou que o último fi-nal de semana foi um dos mais vanta-josos que teve um sua longa e vitoriosa carreira no automobilismo. Certamen-te, foi o mais vantajoso para a família Campos. Eles foram a Jacarepaguá sustentando uma vantagem de dois pontos e deixaram o Rio de Janeiro com 36 de distância para o vice-líder. Além de um desempenho fantástico, com a vitória dupla, contaram com a péssima performance dos oponentes diretos na briga pelo título do Mercedes-Benz Grand Challenge. Nesta e na tempora-da passada, em nenhum momento a dupla farroupilhense conquistou uma diferença tão expressiva na liderança. O bicampeonato na categoria está cada vez mais próximo.

O mais disputadoO Campeonato Municipal Sênior rea-

firma sua condição de principal disputa da Liga Farroupilhense de Futebol de Campo (LFFC). Especialmente entre os quatro finalistas, houve equilíbrio du-rante toda a competição, que se verifi-cou inclusive nos duelos semifinais e na grande decisão. Farrapos e Canarinho não entraram com as melhores campa-nhas, mas avançaram à decisão e nela esteve refletido o nivelamento entre os dois times. Com mais atletas decisivos, o Farrapos fez valer sua pequena supe-rioridade técnica. Título com todos os méritos e uma menção honrosa ao Ca-narinho, que derrubou o bicampeão in-victo Serrano na semifinal.

Festa e projeçãoNesta sexta à noite, na SERC Farra-

pos, acontece a cerimônia de premiação da Copa Farroupilha e do Sênior. Foco da LFFC, agora, está voltado ao Farroupi-lhão. A expectativa é que a disputa conte com, pelo menos, oito times.

Page 19: edicao 233

EsportE [email protected]

18 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

[email protected] Título bem encaminhado

Com a segunda dobradinha da temporada, João e Márcio Campos abrem frente na busca do bicampeonato

Fernanda Freixosa

A dupla farroupilhense João e Márcio Campos chegou ao Autódromo In-

ternacional Nelson Piquet com apenas dois pontos de vantagem para Fernan-do Júnior. Deixou Jacarepaguá com uma diferença de 36 pontos para o vice-líder e encaminhou a conquista do bicampe-onato da temporada no Mercedes-Benz Grand Challenge (MBGC).

“Tenho 25 anos de automobilismo e posso dizer que esse foi um dos finais de semana mais vantajosos da minha car-reira”, avaliou João. Ele correu no sába-do e, apesar de largar em 5º, venceu a prova que abriu os trabalhos da 4ª etapa. “Fiquei preocupado com a minha coloca-ção, mas o objetivo era fazer uma prova pensando no campeonato. Como Jacare-paguá tem um asfalto velho e com pou-ca aderência, nosso foco não estava em conquistar uma boa posição na largada, mas em realizar uma corrida consistente. Foi o que aconteceu”, comemorou João.

Com descarte, dupla chega a sete provas: seis primeiros lugares e um segundo lugar

A vitória no sábado, combinada com a péssima performance dos oponentes diretos, deixou os farroupilhenses mais tranquilos para a prova dominical. Quarto colocado no campeonato, Neto de Nigris chegou em 10º, marcando apenas seis pontos. Cesare Marrucci, 3º na geral, che-gou em 14º e marcou apenas dois pon-tos. Para completar, o vice-líder Fernando Júnior acabou desclassificado. Com isso, a vantagem dos Campos para Júnior au-mentou para pelo menos 29 pontos (22 da diferença na classificação, mais oito pontos de uma prova de descarte do opo-nente e menos um ponto do descarte da dupla farroupilhense).

Porém, embora tenha ido à pista, no domingo, sem a pressão por resultado, Márcio sabia da importância de uma boa colocação, que permitiria a eliminação

A manobra ousada e decisiva para o duplo triunfo: por fora da curva, Márcio Campos (carro 31) ultrapassa Luiz Carlos Zappelini (3º no grid) e Sérgio Martinez (2º) e avança para a liderança

Classificação do MBGC1º) João Campos e Márcio Campos: 137 pontos2º) Fernando Júnior: 101 pontos 3º) Neto de Nigris: 94 pontos 4º) Cesare Marrucci: 89 pontos 5º) Léo de Nigris: 75 pontos

da pior prova (15º lugar obtido em In-terlagos, que rendeu 1 pontos à dupla). Mesmo largando em 6º (o grid dos seis primeiros é invertido em relação à pro-va de sábado), o jovem piloto teve uma postura agressiva desde o início e prati-camente venceu de ponta a ponta, garan-tindo nova dobradinha (a primeira havia ocorrido na 2ª etapa, em Curitiba), o des-carte do pior resultado (1 ponto) e uma confortável liderança.

“Arrisquei bastante desde a primeira curva. Optei por fazer o traçado por fora quando todos realizam ele por dentro. Foi sensacional. Assumi a liderança e depois foi só administrar”, comentou Márcio. Ele admitiu que a vantagem é significativa e que o campeonato está bem encami-

nhado, mas reforçou a necessidade de manter o foco no trabalho. Como não ti-nha realizado uma boa prova ano passa-do (largou na pole e chegou em 4º), era importante deixar Jacarepaguá (o autó-dromo será demolido para a construção de um Parque Olímpico para os Jogos de 2016) com uma vitória.

“Foi importante sair com uma boa lembrança do circuito”, finalizou. Os far-roupilhenses competem pela equipe Si-credi Racing, que tem o apoio das segura-doras parceiras da Corretora de Seguros Sicredi, a Icatu e a Mapfre. A próxima eta-pa, que marca o início da segunda me-tade da disputa, acontece somente nos dias 13 e 14 de outubro, no autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS).

O mais vantajosoJoão Campos não pôde afirmar com

certeza, mas destacou que o último fi-nal de semana foi um dos mais vanta-josos que teve um sua longa e vitoriosa carreira no automobilismo. Certamen-te, foi o mais vantajoso para a família Campos. Eles foram a Jacarepaguá sustentando uma vantagem de dois pontos e deixaram o Rio de Janeiro com 36 de distância para o vice-líder. Além de um desempenho fantástico, com a vitória dupla, contaram com a péssima performance dos oponentes diretos na briga pelo título do Mercedes-Benz Grand Challenge. Nesta e na tempora-da passada, em nenhum momento a dupla farroupilhense conquistou uma diferença tão expressiva na liderança. O bicampeonato na categoria está cada vez mais próximo.

O mais disputadoO Campeonato Municipal Sênior rea-

firma sua condição de principal disputa da Liga Farroupilhense de Futebol de Campo (LFFC). Especialmente entre os quatro finalistas, houve equilíbrio du-rante toda a competição, que se verifi-cou inclusive nos duelos semifinais e na grande decisão. Farrapos e Canarinho não entraram com as melhores campa-nhas, mas avançaram à decisão e nela esteve refletido o nivelamento entre os dois times. Com mais atletas decisivos, o Farrapos fez valer sua pequena supe-rioridade técnica. Título com todos os méritos e uma menção honrosa ao Ca-narinho, que derrubou o bicampeão in-victo Serrano na semifinal.

Festa e projeçãoNesta sexta à noite, na SERC Farra-

pos, acontece a cerimônia de premiação da Copa Farroupilha e do Sênior. Foco da LFFC, agora, está voltado ao Farroupi-lhão. A expectativa é que a disputa conte com, pelo menos, oito times.

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 19Compromisso com a cidade

EsportE [email protected]

Fabiano Gasperin

Sênior é da SERC Farrapos Em partida equilibrada e com emoção até o final, equipe vence Canarinho no estádio Ângelo Venzon Neto e celebra conquista inédita do Campeonato Municipal

Liga de Futebol de Campo

A ausência de Liminha, prin-cipal jogador da Sociedade

Esportiva, Recreativa e Cultural (SERC) Farrapos, com uma tor-são no joelho, foi muito lamen-tada pelo time que decidia, em seus domínios, no estádio Ânge-lo Venzon Neto, o Campeonato Municipal Sênior. O desfalque teve o poder de diminuir o favo-ritismo do mandante, que pas-sava a ter como trunfo apenas o fato de atuar em casa. E a equi-pe sentiu a falta do meia.

Tanto que na etapa inicial foi o Canarinho que controlou as ações da partida. Apesar do maior tempo de posse de bola, o time do bairro Medianeira não conseguia criar oportunidades de gol. A melhor delas aconte-ceu aos 38 minutos, quando o centroavante Renato Teixeira cabeceou antecipando Giovani, a bola subiu e caiu sobre o tra-vessão. Três minutos depois, o atacante Flávio, o melhor do Far-rapos, entrou na defesa do Ca-narinho a dribles, mas o goleiro Samuel defendeu com os pés.

Na volta do intervalo, Renato teve outra chance em cabeçada que passou raspando a trave. A partir daí, o Farrapos equilibrou as ações. Aos 21 minutos, Clau-dinho recebeu no meio e acionou Flávio, ele avançou e cruzou na medida para o centroavante do

Farrapos completar de carrinho e marcar o 1 a 0 aos 21 minutos. Ele teve mais duas oportunida-des para ampliar na sequência, aos 23 e 25 minutos. Sidicaio respondeu com uma cabeçada para o Canarinho que também parou no travessão de Giovani.

Claudinho acabou expulso aos 30 minutos, o que fez au-mentar a pressão do Canarinho. O Farrapos tentava os contra--ataques, mas não conseguia encaixar nenhum, fato que fazia o visitante adiantar ainda mais a marcação. A situação ficou ain-da mais desesperadora para os mandantes quando o volante Él-ton também foi para o chuveiro mais cedo, recebendo dois ama-relos em sequência, aos 40 e 41 minutos. Com nove em campo o Farrapos resistiu à pressão até o apito final de José Roberto Rach e celebrou o título inédito com di-reito a champagne e foguetório.

As Seleções Adotamos a prática no ano

passado e seguimos neste ano. Além de montarmos a Seleção da Redação do Jornal Informan-te, solicitamos aos integrantes da diretoria da LFFC que esco-lhessem os melhores da compe-tição. O presidente Luiz Valdelí-rio da Silva (Chocolate), os vices Renato Benacchio e Ricardo Ló, o tesoureiro Gilberto Brustolin (Giba) e os secretários Cristiano Lemos e Fábio Carnesella esca-laram seus times abaixo, com treinador e melhor jogador do Sênior. E aí, caro leitor, concor-da com as escolhas?

A campanha do campeão Fase classificatóriaSerrano 3x0 Farrapos Farrapos 4x1 São Paulo Farrapos 3x0 Nova VicenzaCinquentenário 1x4 Farrapos Farrapos 2x0 CanarinhoSão Luiz/Amizade 3x2 FarraposFase semifinal Farrapos 0x2 São Luiz/Amizade São Luiz Amizade 1x5 FarraposDecisão Canarinho 1x1 FarraposFarrapos 1x0 Canarinho Em 10 partidas, o Farrapos venceuseis, empatou uma e perdeu três. Marcou 22 e sofreu 12, saldo de 10 gols.

Classificação final Campeão: SERC Farrapos Vice: Canarinho 3º lugar: Serrano 4º lugar: São Luiz/Amizade ArtilheirosOdil (Serrano) e Adriano (São Luiz/Amizade), com 5 golsMelhor ataque Farrapos, com 22 gols marcados Defesa menos vazadaSerrano, com quatro gols sofridos Equipe mais disciplinadaSão Paulo, com 14 cartões (12 amarelos e dois vermelhos) Gols e jogosForam marcados 88 gols em 27 jogos (3,25 por jogo)

Taça no armário: SERC Farrapos fez valer o fator local e celebrou uma conquista inédita em seus domínios

Jornal Informante Giovani (Farrapos)Marquinhos (Farrapos)Baggio (Serrano)Gilmar (Canarinho) Carlão (Farrapos)Sandro (Serrano) Sidicaio (Canarinho) Chaiane (Canarinho)Liminha (Farrapos) Flávio (Farrapos) Claudinho (Farrapos) Vili David Júnior (Canarinho)Chaiane (Canarinho)

ChocolatePerso (Serrano)Jadir (Serrano)Baggio (Serrano)Marciano (São Luiz/Amizade)Cabecinha (Canarinho)São Gabriel (Canarinho)Liminha (Farrapos)Clairton (Serrano)Rogerinho (Serrano)Vinícius (Canarinho) Claudinho (Farrapos)Vili David Júnior (Farrapos)Claudinho (Farrapos)

Renato BenacchioPerso (Serrano) Leandro (Canarinho) Gilmar (Canarinho)Geleia (Serrano)Carlão (Farrapos)Sandro (Serrano) Orion (São Luiz/Amizade)Elias (Farrapos) Urtigão (Serrano) Odil (Serrano) Claudinho (Farrapos)Vili David Júnior (Farrapos) Elias (Farrapos)

Ricardo Ló Giovani (Farrapos) Marquinhos (Farrapos) Baggio (Serrano)Zezo (Farrapos)Carlão (Farrapos)São Gabriel (Canarinho)Sidicaio (Canarinho) Elias (Farrapos) Liminha (Farrapos)Odil (Serrano) Claudinho (Farrapos)Vili David Júnior (Farrapos)Sidicaio (Canarinho)

Seleções Goleiro Lateral direito Zagueiro central Quarto zagueiro Lateral esquerdo Volante Volante Meia Meia Atacante AtacanteTécnico Melhor jogador

GibaGiovani (Farrapos) Marquinhos (Farrapos)Baggio (Serrano) Gilmar (Canarinho) Cabecinha (Canarinho)Nilson (Farrapos) Sidicaio (Canarinho)Elias (Farrapos) Chaiane (Canarinho)Claudinho (Farrapos)Renato Teixeira (Canarinho)Vili David Júnior (Farrapos) Chaiane (Canarinho)

Cristiano Lemos Giovani (Farrapos) Marquinhos (Farrapos)Baggio (Serrano) Gilmar (Canarinho)Elinho (São Luiz/Amizade)Régis (Farrapos) Sidicaio (Canarinho)Chaiane (Canarinho)Liminha (Farrapos)Odil (Serrano) Renato Teixeira (Canarinho)Vili David Júnior (Farrapos)Sidicaio (Canarinho)

Fábio CarnesellaGiovani (Farrapos) Marquinhos (Farrapos) Baggio (Serrano) Zezo (Farrapos) Carlão (Farrapos)São Gabriel (Canarinho)Sandro (Serrano)Sidicaio (Canarinho) Chaiane (Canarinho)Odil (Serrano)Claudinho (Farrapos) Vili David Júnior (Farrapos) Sidicaio (Canarinho)

Premiação aos melhores nesta sexta A cerimônia de entrega dos prêmios aos campeões do Sênior e da Copa Farroupilha (que teve o

Cinquentenário como grande vencedor), competições organizadas pela Liga Farroupilhense de Campo (LFFC) neste primeiro semestre, acontece nesta sexta, a partir das 20h, na SERC Farrapos.

Page 20: edicao 233
Page 21: edicao 233

Farroupilha, 27 de julho de 2012

Segundo a infectologista Lessandra Michelim, o que a difere das demais é o vírus causador, que está presente no País desde 2009

O

Gripe A é uma gripe comum

Farroupilha, 27 de julho de 2012

Estado já contabiliza 316 casos de Gripe A confir-mados. O número de óbitos chegou a 46 em todo

o Rio Grande do Sul. Na cidade, oito suspeitas foram in-vestigadas, mas apenas dois casos foram confirmados. Um menino, de 12 anos, foi medicado e já está em casa. Uma mulher, de 42 anos, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente São Carlos, mas o seu estado de saúde é estável.

A vacina contra a gripe combate três tipos de vírus, os da Influenza A H1N1, H3N2 e da Influenza B. O da H1N1 é o que está assuntando a população. Ele está presen-te no País desde 2009, quando causou uma epidemia. O secretário de Saúde Itaroty Fagherazzi descarta que a fatalidade aconteça novamente. A infectologista Les-sandra Michelim afirma que os sintomas da Gripe A não diferem dos demais tipos de influenzas, o que muda é apenas o vírus causador da enfermidade.

“Ela não é mais grave do que as outras, o que acon-tece é que mais pessoas são suscetíveis a ela. Quem tiver suspeita deve procurar um médico, que irá avaliar e tratar adequadamente cada caso”, diz Lessandra. Segundo ela, a gravidade ou não da gripe depende da imunidade de cada um. Para a especialista, também não se pode afirmar que ela mata mais pessoas do que a gripe comum.

“O vírus já está circulando no País há três anos, en-tão as pessoas já estão mais resistentes a ele. Quanto mais gente imunizada, menos ele vai ficar no ar”, obser-va a infectologista. De acordo com ela, para quem ficou sem a vacina, a maneira mais eficiente de se cuidar e evitar o contágio é redobrar os cuidados higiênicos.

Dicas básicas de prevençãoHigienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quan-

do espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo so-cial; reduzir contatos sociais desnecessários, ventilar os ambientes e evitar, dentro do possível, locais com aglomeração e visitas a hospitais.

Divulgação

Precaução necessária: cuidados simples, como higienizar as mãos com frequência, pode evitar o contágio da doença

Tratamento da obesidade através da Medicina Tradicional Chinesa

Divulgação

AAline S. Schneider *

obesidade vem crescendo no Brasil e no mundo, trazendo um sério pro-

blema de saúde pública, pois o excesso de peso predispõe o indivíduo a uma sé-rie de doenças cardiovasculares, diabe-tes, apneia do sono, problemas articula-res e de coluna, além de deixar a pessoa sem disposição, afetando sua vida sexu-al, autoestima e alegria de viver.

A Medicina Ocidental oferece muitas soluções “mágicas” para o emagrecimen-to: cirurgias de redução de estômago, medicamentos, dietas milagrosas. São procedimentos que oferecem riscos à saúde e que, a longo prazo, não garante que o peso das pessoas submetidas a es-ses processos permaneça.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dispõe de várias técnicas seguras para o tratamento da obesidade, como acu-puntura, craniopuntura, auriculoterapia e dietoterapia. O tratamento é eficaz, pois a acupuntura age no Sistema Nervoso Cen-tral (particularmente no tronco cerebral, mesencéfalo, tálamo, hipotálamo, glândula pituitária e córtex), fazendo com que o pró-prio organismo da pessoa libere neuroquí-micos que são responsáveis pela regulação dos sistemas, como o digestivo, endócrino, cardiovascular e outros, além de controlar a ansiedade e a compulsão alimentar.

A vantagem da acupuntura é que não há intoxicação dos órgãos internos, ao contrário dos medicamentos. Além disso, atua no sistema linfático, fazendo com que o organismo diminua signifi-

cativamente a retenção de líquidos. Já a partir da primeira sessão começam a aparecer os resultados.

A dietoterapia vai ser tão importante quanto a acupuntura para o tratamento desses pacientes, pois vai ter um efeito ainda mais desintoxicante e revitalizante. Na dietoterapia chinesa o paciente não passa fome, não fica desnutrido nem in-disposto. Pelo contrário, a quantidade de alimentos que serão acrescentados será maior do que a quantidade de alimentos retirados. A dieta é baseada na variedade e na combinação dos alimentos. O pro-cesso é gradual, mas muito gratificante, pois o emagrecimento vai acontecer pela mudança consciente, focado na saúde e não na perda de peso.

Para a Medicina Tradicional Chinesa todas as doenças aparecem por acumu-larmos maus hábitos ao longo da vida, e a maioria desses hábitos equivocados estão na má alimentação, sedentarismo e cul-tivo de emoções negativas como a raiva, mágoa, medo, tristeza, preocupação, an-siedade e outros. Estudos já comprovaram que a genética colabora com uma porcen-tagem muito pequena no desenvolvimento das doenças. Por isso, se quisermos saúde, precisamos cultivá-la desde a fase intraute-rina e ao longo de toda nossa vida.

Como bem destaca uma citação co-nhecida dentro da MTC: “Não existe um milhão de causas para um milhão de do-enças, existe meia dúzia de causas para todas as doenças”.

* Fisioterapeuta (Crefito 99769-F)Acupuntura é uma das frentes de atuação da MTC: preocupação e foco no bem estar

Page 22: edicao 233

Farroupilha, 27 de julho de 2012 Farroupilha, 27 de julho de 2012

O

Aproveite o inverno para tratar do seu corpo Fotos: Divulgação

Equipe Espaço da Beleza *

inverno é a época de começar mudanças positivas para o cor-po: aceitar o corpo é importante para cuidá-lo e conhecer suas

necessidades. O corpo avisa quando está precisando de ajuda. Começam a ocorrer mudanças no humor, aumento da ansiedade, transtornos no sono impedindo que o organismo absorva as vitami-nas e minerais, causando desequilíbrios no metabolismo e altera-ções no corpo como: desidratação de pele, unha e cabelo, aumento do peso ou simplesmente gordura localizada.

Quando o objetivo é deixar a pele mais firme de um jeito rápi-do e eficiente, os tratamentos estéticos podem dar aquela força. Estimulam a produção de colágeno, fibras que dão sustentação ao tecido cutâneo. Vale lembrar que flacidez de pele e de músculo são diferentes: a primeira é caracterizada por uma frouxidão no tecido e surge por vários motivos, como excesso de sol, gravidez, efeito sanfona e o próprio envelhecimento natural, que geralmente começa após os 30 anos. Já a do músculo surge principalmente pela falta de atividade física, além da passagem do tempo. Os dois tipos podem ocorrer juntos ou separados.

Antes de iniciar um tratamento, é importante fazer uma avalia-ção para checar qual técnica é mais indicada para o seu caso. Con-fira, a seguir, os passos que devem ser seguidos e as boas opções para tratamento de gordura ou celulite.

Início do tratamento Desintoxicar o corpo é fundamental para preparar o metabolis-

mo, reequilibrar as vitaminas e minerais. O tratamento ativa a circu-lação, limpa o intestino, hidrata o corpo, auxilia na redução do peso e no retardo do envelhecimento. Cuidar com alimentação, iniciar uma atividade física e ingerir bastante água são iniciativas funda-mentais para obter maiores resultados.

Contorne a flacidez Hooke é o equipamento de radiofrequência indicado para flacidez,

para combater a celulite e no pós-operatório de cirurgias estéticas. Além de diminuir as células de gordura, que causam as celulites, ele também estimula a produção de colágeno, substância responsável por

dar sustentação à pele e no pós-operatório de lipo consegue atuar nas ondulações da pele e remodelar os contornos corporais evitando uma nova intervenção. Para potencializar os resultados, o Hooke possui três aplicadores com combinação de calor intenso e frio. Pode ser associa-do a sessões de drenagens. Onde ele deve ser usado: bumbum, joe-lhos, braços, abdômen e coxas. Número de sessões: em média, são indicadas 6 a 8 sessões, com intervalos de 10 a 15 dias.

Relaxe o corpo e remodele os contornos Drenagem linfática: é uma técnica de massagem que trabalha o

sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movi-mentando a linfa até os gânglios linfáticos. A principal função da dre-nagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumu-lados entre as células e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcio-nando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante. Combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Máscaras termogênicas: a proposta dos tratamentos à base das máscaras termogênicas é a queima de gordura e a eliminação da celulite. Composta de ativos que estimulam a circulação sanguí-nea e linfática, melhora edemas e auxilia na liberação da gordura do tecido adiposo. Provoca um aumento do tecido de sustentação, aumenta a oxigenação e nutrientes e é muito eficaz na elimina-ção de toxinas e radicais livres. Tratamento indicado para todos os graus de celulite e gordura.

Já o Burst System é um tratamento inovador de alta precisão, com 25 mecanismos de ação, que atuam em todo o ciclo da celulite num único produto, inibindo as oxidoredutases endógenas, melho-rando o aspecto da celulite.

O Centro Estético Espaço da Beleza disponibiliza os mais modernos tratamentos para redução de medidas e celulite. Ligue e agende sua avaliação. O tratamento é elaborado conforme suas necessidades.

* Espaço da Beleza Centro EstéticoFones (54) 3268-5511 ou (54) 8119-5645Site www.spabeleza.com.brAproveite o período e deixe seu corpo em forma para o verão

Page 23: edicao 233

Farroupilha, 27 de julho de 2012 Farroupilha, 27 de julho de 2012

O

Aproveite o inverno para tratar do seu corpo Fotos: Divulgação

Equipe Espaço da Beleza *

inverno é a época de começar mudanças positivas para o cor-po: aceitar o corpo é importante para cuidá-lo e conhecer suas

necessidades. O corpo avisa quando está precisando de ajuda. Começam a ocorrer mudanças no humor, aumento da ansiedade, transtornos no sono impedindo que o organismo absorva as vitami-nas e minerais, causando desequilíbrios no metabolismo e altera-ções no corpo como: desidratação de pele, unha e cabelo, aumento do peso ou simplesmente gordura localizada.

Quando o objetivo é deixar a pele mais firme de um jeito rápi-do e eficiente, os tratamentos estéticos podem dar aquela força. Estimulam a produção de colágeno, fibras que dão sustentação ao tecido cutâneo. Vale lembrar que flacidez de pele e de músculo são diferentes: a primeira é caracterizada por uma frouxidão no tecido e surge por vários motivos, como excesso de sol, gravidez, efeito sanfona e o próprio envelhecimento natural, que geralmente começa após os 30 anos. Já a do músculo surge principalmente pela falta de atividade física, além da passagem do tempo. Os dois tipos podem ocorrer juntos ou separados.

Antes de iniciar um tratamento, é importante fazer uma avalia-ção para checar qual técnica é mais indicada para o seu caso. Con-fira, a seguir, os passos que devem ser seguidos e as boas opções para tratamento de gordura ou celulite.

Início do tratamento Desintoxicar o corpo é fundamental para preparar o metabolis-

mo, reequilibrar as vitaminas e minerais. O tratamento ativa a circu-lação, limpa o intestino, hidrata o corpo, auxilia na redução do peso e no retardo do envelhecimento. Cuidar com alimentação, iniciar uma atividade física e ingerir bastante água são iniciativas funda-mentais para obter maiores resultados.

Contorne a flacidez Hooke é o equipamento de radiofrequência indicado para flacidez,

para combater a celulite e no pós-operatório de cirurgias estéticas. Além de diminuir as células de gordura, que causam as celulites, ele também estimula a produção de colágeno, substância responsável por

dar sustentação à pele e no pós-operatório de lipo consegue atuar nas ondulações da pele e remodelar os contornos corporais evitando uma nova intervenção. Para potencializar os resultados, o Hooke possui três aplicadores com combinação de calor intenso e frio. Pode ser associa-do a sessões de drenagens. Onde ele deve ser usado: bumbum, joe-lhos, braços, abdômen e coxas. Número de sessões: em média, são indicadas 6 a 8 sessões, com intervalos de 10 a 15 dias.

Relaxe o corpo e remodele os contornos Drenagem linfática: é uma técnica de massagem que trabalha o

sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movi-mentando a linfa até os gânglios linfáticos. A principal função da dre-nagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumu-lados entre as células e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcio-nando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante. Combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Máscaras termogênicas: a proposta dos tratamentos à base das máscaras termogênicas é a queima de gordura e a eliminação da celulite. Composta de ativos que estimulam a circulação sanguí-nea e linfática, melhora edemas e auxilia na liberação da gordura do tecido adiposo. Provoca um aumento do tecido de sustentação, aumenta a oxigenação e nutrientes e é muito eficaz na elimina-ção de toxinas e radicais livres. Tratamento indicado para todos os graus de celulite e gordura.

Já o Burst System é um tratamento inovador de alta precisão, com 25 mecanismos de ação, que atuam em todo o ciclo da celulite num único produto, inibindo as oxidoredutases endógenas, melho-rando o aspecto da celulite.

O Centro Estético Espaço da Beleza disponibiliza os mais modernos tratamentos para redução de medidas e celulite. Ligue e agende sua avaliação. O tratamento é elaborado conforme suas necessidades.

* Espaço da Beleza Centro EstéticoFones (54) 3268-5511 ou (54) 8119-5645Site www.spabeleza.com.brAproveite o período e deixe seu corpo em forma para o verão

Page 24: edicao 233

Farroupilha, 27 de julho de 2012

Segundo a infectologista Lessandra Michelim, o que a difere das demais é o vírus causador, que está presente no País desde 2009

O

Gripe A é uma gripe comum

Farroupilha, 27 de julho de 2012

Estado já contabiliza 316 casos de Gripe A confir-mados. O número de óbitos chegou a 46 em todo

o Rio Grande do Sul. Na cidade, oito suspeitas foram in-vestigadas, mas apenas dois casos foram confirmados. Um menino, de 12 anos, foi medicado e já está em casa. Uma mulher, de 42 anos, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Beneficente São Carlos, mas o seu estado de saúde é estável.

A vacina contra a gripe combate três tipos de vírus, os da Influenza A H1N1, H3N2 e da Influenza B. O da H1N1 é o que está assuntando a população. Ele está presen-te no País desde 2009, quando causou uma epidemia. O secretário de Saúde Itaroty Fagherazzi descarta que a fatalidade aconteça novamente. A infectologista Les-sandra Michelim afirma que os sintomas da Gripe A não diferem dos demais tipos de influenzas, o que muda é apenas o vírus causador da enfermidade.

“Ela não é mais grave do que as outras, o que acon-tece é que mais pessoas são suscetíveis a ela. Quem tiver suspeita deve procurar um médico, que irá avaliar e tratar adequadamente cada caso”, diz Lessandra. Segundo ela, a gravidade ou não da gripe depende da imunidade de cada um. Para a especialista, também não se pode afirmar que ela mata mais pessoas do que a gripe comum.

“O vírus já está circulando no País há três anos, en-tão as pessoas já estão mais resistentes a ele. Quanto mais gente imunizada, menos ele vai ficar no ar”, obser-va a infectologista. De acordo com ela, para quem ficou sem a vacina, a maneira mais eficiente de se cuidar e evitar o contágio é redobrar os cuidados higiênicos.

Dicas básicas de prevençãoHigienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quan-

do espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo so-cial; reduzir contatos sociais desnecessários, ventilar os ambientes e evitar, dentro do possível, locais com aglomeração e visitas a hospitais.

Divulgação

Precaução necessária: cuidados simples, como higienizar as mãos com frequência, pode evitar o contágio da doença

Tratamento da obesidade através da Medicina Tradicional Chinesa

Divulgação

AAline S. Schneider *

obesidade vem crescendo no Brasil e no mundo, trazendo um sério pro-

blema de saúde pública, pois o excesso de peso predispõe o indivíduo a uma sé-rie de doenças cardiovasculares, diabe-tes, apneia do sono, problemas articula-res e de coluna, além de deixar a pessoa sem disposição, afetando sua vida sexu-al, autoestima e alegria de viver.

A Medicina Ocidental oferece muitas soluções “mágicas” para o emagrecimen-to: cirurgias de redução de estômago, medicamentos, dietas milagrosas. São procedimentos que oferecem riscos à saúde e que, a longo prazo, não garante que o peso das pessoas submetidas a es-ses processos permaneça.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dispõe de várias técnicas seguras para o tratamento da obesidade, como acu-puntura, craniopuntura, auriculoterapia e dietoterapia. O tratamento é eficaz, pois a acupuntura age no Sistema Nervoso Cen-tral (particularmente no tronco cerebral, mesencéfalo, tálamo, hipotálamo, glândula pituitária e córtex), fazendo com que o pró-prio organismo da pessoa libere neuroquí-micos que são responsáveis pela regulação dos sistemas, como o digestivo, endócrino, cardiovascular e outros, além de controlar a ansiedade e a compulsão alimentar.

A vantagem da acupuntura é que não há intoxicação dos órgãos internos, ao contrário dos medicamentos. Além disso, atua no sistema linfático, fazendo com que o organismo diminua signifi-

cativamente a retenção de líquidos. Já a partir da primeira sessão começam a aparecer os resultados.

A dietoterapia vai ser tão importante quanto a acupuntura para o tratamento desses pacientes, pois vai ter um efeito ainda mais desintoxicante e revitalizante. Na dietoterapia chinesa o paciente não passa fome, não fica desnutrido nem in-disposto. Pelo contrário, a quantidade de alimentos que serão acrescentados será maior do que a quantidade de alimentos retirados. A dieta é baseada na variedade e na combinação dos alimentos. O pro-cesso é gradual, mas muito gratificante, pois o emagrecimento vai acontecer pela mudança consciente, focado na saúde e não na perda de peso.

Para a Medicina Tradicional Chinesa todas as doenças aparecem por acumu-larmos maus hábitos ao longo da vida, e a maioria desses hábitos equivocados estão na má alimentação, sedentarismo e cul-tivo de emoções negativas como a raiva, mágoa, medo, tristeza, preocupação, an-siedade e outros. Estudos já comprovaram que a genética colabora com uma porcen-tagem muito pequena no desenvolvimento das doenças. Por isso, se quisermos saúde, precisamos cultivá-la desde a fase intraute-rina e ao longo de toda nossa vida.

Como bem destaca uma citação co-nhecida dentro da MTC: “Não existe um milhão de causas para um milhão de do-enças, existe meia dúzia de causas para todas as doenças”.

* Fisioterapeuta (Crefito 99769-F)Acupuntura é uma das frentes de atuação da MTC: preocupação e foco no bem estar

Page 25: edicao 233

[email protected]

InsideEletrônica também nos vinis

Na 3ª edição da festa The Basement, nesta sexta, o produtor e DJ Henrique Casanova, mais conhecido como Apoena, toca no República Beer

T

Farroupilha, 27 de julho de 2012

Divulgação

razendo o processo analógico das músicas eletrônicas de décadas

passadas, o produtor e DJ porto-alegren-se Henrique Casanova vem a Farroupi-lha com novidades na 3ª edição da festa The Basement. Utilizando um set list to-talmente tocado em discos de vinil, ele segue com as lineups de Fran Botolossi, Ander Oliveira e Beto Biasio. A promoção de tequila liberada para as mulheres das 23h à meia noite promete esquen-tar ainda mais o evento.

Usando o codinome de DJ Apoena, ele é reconhecido internacionalmente pelos diversos lançamentos mesclando o clás-sico com o atual sem esquecer da pega-da com o feeling que o technohouse tem. Os selos da gravadora Stuga Musik, de Londrina, no Paraná, nos seus dois EPs, ajudam a promover o seu trabalho.

O seu primeiro EP, o “Falando Sério”, se classificou em 1º lugar nas indicações da Juno Records, maior loja de música eletrônica do mundo. Indicado por nomes internacionais, como os DJs americanos Delano Smith e Luke Hess, ele também tem as suas faixas tocadas pelos paulis-tas Ney Faustini e Gustavo Balleste.

O segundo lançamento, “Mover & Co-oler EP”, feito neste ano, teve repercus-são ainda maior. Com distribuição abran-gente, a venda foi esgotada em lojas do Japão, da Europa e dos Estados Unidos. O DJ francês Laurent Garnier, assim como James What e Lee Jones, outros grandes nomes internacionais, adotaram as tracks em seus sets.

“Comecei a discotecar muito jovem, conhecia apenas o processo analógico, o digital era novidade pra mim ainda. Hoje o que vejo é quase que um total esquecimento dos LP’s, exceto pela grandes casas e DJs renomados no Bra-sil e, principalmente, fora dele”, desta-

ca. Ele afirma que o espanto é grande quando afirma para alguns produtores que utiliza apenas discos.

Uma das maiores dificuldades de se trabalhar neste segmento é o equipa-mento, que é restrito. Apenas as gran-des casas possuem toca-discos. Nas demais, uma negociação com os bares ou os promotores dos eventos é feita para conseguir uma locação. Para di-vulgar seu trabalho, Apoena revela que, nos locais próximos, que não requerem muito deslocamento, costuma levar seu próprio equipamento.

“A indústria desse cunho é outra,

muito diferente da de CDs ou da mú-sica digital. A compra dos vinis é mais cara, demora mais para chegar, todo o processo é mais lento. Os equipamen-tos são raros, principalmente quando se trata de interior”, comenta. O DJ tem o intuito de disseminar a ideia de que não apenas a música digital é a correta e levar aonde puder esse ve-lho/novo conceito em electro.

“O que há de melhor no mundo da música technohouse é armazenada em vinis. É necessário uma valorização, es-pecialmente pela dificuldade e conserva-ção”, observa. E ele vai apresentar o pro-

jeto para Farroupilha, que ainda não teve a oportunidade de ver o trabalho do DJ.

“O que eu mais gostei de tocar ao lon-go dos anos, levo para todas as festas. Cerca de 40% da minha mochila é com-posta de clássicos para que eu possa mesclar o que possuo de mais atual com uma pegada das antigas”, finaliza.

ServiçoO que: The BasementQuando: nesta sexta, a partir das 23hOnde: República Beer (República, 445)Quanto: R$ 10,00 o feminino e R$ 15,00 o masculino

O DJ porto-alegrense aposta na mistura das tracks clássicas com o que há de mais atual na technohouse para formar o set list da noite

Page 26: edicao 233

2 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Música

Afinal, qual énossa prioridade?

[email protected]

Flávio Lopes

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

Cinemas

InsideD

ivulgação

A

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

CinemasGNC Caxias (Shopping Iguatemi, RST-453, quilômetro 3,5)GNC 1: A Era do Gelo 4 (dublado) – às 13h10min, 15h10min e 17h10minGNC 1: O Espetacular Homem-Aranha (dublado) – às 19h10min GNC 1: Na Estrada – às 21h40min GNC 2: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – às 14h30min, 18h e 21h10min GNC 3: Valente (dublado) – às 13h30min, 15h30min e 17h30min GNC 3: O Espetacular Homem-Aranha (dublado) – às 19h30minGNC 3: Para Roma com Amor – às 22h10min GNC 4: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – às 15h (dublado) e às 18h20min e 21h30min (legendado)GNC 5: Valente (dublado e em 3d) – às 13h e 17h40min GNC 5: A Era do Gelo 4 (dublado e em 3d) – às 15h20min e 19h50min GNC 5: O Espetacular Homem-Aranha (3d) – às 22h GNC 6: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dublado) – às 14h, 17h20min e 20h45min Ingressos: sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 14,00; meia entrada, menores de 12 anos e sênior (a partir dos 60 anos): R$ 7,00; Movie Club Preferencial: R$ 12,00 e Clube do Assinante RBS R$ 10,50. Segunda, quarta e quinta (exceto feriados): R$ 12,00; meia entrada, menores de 12 anos, sênior e Clube do Assinante RBS: R$ 6,00 e Movie Club Preferen-cial: R$ 10,00. Terças (exceto feriados): ingresso único: R$ 7,00. Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Luiz Antunes, 312)Shame – sexta às 19h30min e sábado e domingo às 20hMatinê: Notas sobre um Escândalo – quinta às 15h (entrada franca)Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,00 (estudante e sênior)

Muitos falam da inversão de valores existentes na sociedade de hoje. Ela é real, mas o que mais me chateia é a forma como deixamos de priorizar as pessoas, a vida, a natureza. Em nome dos negócios, dos mercados, do crescimento econômico, dos votos, abrimos mão daquilo que é realmente importante. É um verdadeiro “vale tudo”. Vale tudo para crescer economicamente, vale tudo para se eleger na próxima eleição, vale tudo pelo lucro.

Tratar com pessoas é mais complexo. Esses seres raciocinam, têm vontades, anseios, sonhos e, principalmente, carências. Fortunas são gastas em ações e em obras que não priorizam a vida, que não mu-dam a vida das pessoas, que não atendem suas necessidades básicas e que não se importam com o futuro da humanidade, a tão falada e pouco praticada sustentabilidade.

É muito bom construirmos praças, monumentos, estádios de fute-bol, investirmos em turismo, fazer com pessoas de outros lugares do planeta queiram nos visitar para apreciar aquilo que temos, eu concordo plena e indiscutivelmente com tudo isso, mas seria tão bom se essas mesmas pessoas nos visitassem para apreciar aquilo que fazemos de bom para nossas pessoas, pela nossa qualidade de vida, nossas ações sustentáveis, nossos investimentos em cultura, nossas obras assisten-ciais. Enfim, seria tão bom se fossemos exemplo de alguma coisa que enriquecesse e priorizasse o ser humano, a vida e a natureza.

Apesar de vivermos em uma região privilegiada em termos de de-senvolvimento, basta andarmos pelos bairros da periferia para nos dar-mos conta das carências que ainda temos: pavimentação, iluminação pública, rede de esgoto, creches, postos de saúde, transporte, educação e outras deficiências ainda limitam para baixo a qualidade de vida de muitas pessoas. São essas as desigualdades que temos que combater, pois, às vezes, nos sensibilizamos muito mais com os maus tratos aos animais do que com os maus tratos com as pessoas.

Algumas perguntas devem ser feitas para que esta reflexão seja completa: nossas crianças possuem vagas garantidas em escolas in-fantis ou creches? Os estudantes possuem transporte escolar dispo-nível para deslocamento para escolas e faculdades? Os deficientes têm sua acessibilidade assegurada nas ruas da nossa cidade? Os idosos possuem tratamento de saúde gratuito, com qualidade e sem esperas para atendimento? As ruas dos bairros estão pavimentadas e iluminadas? As redes de esgoto atendem a todas as moradias e os dejetos são devidamente tratados?

A verdade é que o sistema é propulsor de muitas desigualdades, enquanto para uns as necessidades básicas são facilmente alcança-das, para outros o caminho até elas é árduo e difícil. Vamos imaginar, como sente-se uma mãe que, ao sair para o trabalho, tem que deixar seu filho em algum lugar que não seja uma creche devidamente es-truturada e legalizada para realizar este tipo de serviço ou então um trabalhador que fica ao relento nas madrugadas frias do nosso inverno sem o abrigo de uma parada para aguardar seu ônibus. É em situações como essas que a transformação da vida das pessoas começa a acon-tecer, mas há inúmeras outras formas.

É nisso que temos que pensar, e é isso que temos que buscar. Se gostamos tanto dos animais, se fizemos de tudo para protegê-los, o que então fazemos pelos seres humanos quando encontramos algum doente, sem teto, ferido física, moral ou emocionalmente e abando-nado pela nossa sociedade? Deus criou o homem e o deu o domínio sobre todas as coisas. Será que ele está contente com o tratamento que estamos dando aos nossos semelhantes?

* Líder de Equipe de Produção

O retorno do swingreferência musical em swing do Rio Grande do Sul volta ao Boteco do Chá. O grupo porto-

-alegrense Nova Virtude, que já faz sua história nas rádios do Estado, promete animar a sexta em Farroupilha. Quem completa a noite são os serta-nejos Bruno e Renan e o DJ Fran Azevedo. A pro-moção de dose dupla de cerveja segue até a 1h.

Com quase quatro anos de trabalho e mais de 300 apresentações contabilizadas, a for-mação segue com Éverton da Costa no vocal, Cássio Carvalho no rebolo, Alex Rosa no sur-do e Joner Raddi no pandeiro. Os rapazes são os pioneiros no Rio Grande do Sul a gravar um clipe do gênero musical em outro País. O “Se Você Quiser Voltar”, foi filmado em Bueno Ai-res, na Argentina, no ano passado.

No dia posterior ao show na cidade, eles fa-zem o lançamento do novo clipe “Já Passei da Idade”, com a participação do músico carioca Wallace Vianna e da representante gremista no Musa do Brasileirão 2011, Marilisy Antonelli. Éverton, que é mais conhecido por Ton, tam-bém divide composições com Vianna e projeta planos para a banda.

“Estamos gravando nosso primeiro CD. Apostamos no swing nas nossas músicas para fugir um pouco do pagode tradicional”, destaca o vocalista. O lançamento do disco, que conta com 12 faixas, está previsto para o final de se-tembro e também deve ganhar uma festa de divulgação. “É a quarta vez que tocamos no Bo-teco e, em todas as festas, ele lotou. O público é carismático. Esperamos que o show seja um sucesso mais uma vez”, finaliza.

ServiçoO que: show com Nova VirtudeQuando: nesta sexta, a partir das 23hOnde: Boteco do Chá, (Rômulo Noro, 555)Quanto: até a 1h, ingresso feminino a R$ 10,00 e o masculino a R$ 15,00. Após, feminino a R$ 15,00 e masculino a R$ 25,00

Referência do gênero musical no Estado, o grupoNova Virtude retorna ao Boteco, nesta sexta à noite

Page 27: edicao 233

2 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

Música

Afinal, qual énossa prioridade?

[email protected]

Flávio Lopes

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

Cinemas

Inside

Divulgação

A

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas

CinemasGNC Caxias (Shopping Iguatemi, RST-453, quilômetro 3,5)GNC 1: A Era do Gelo 4 (dublado) – às 13h10min, 15h10min e 17h10minGNC 1: O Espetacular Homem-Aranha (dublado) – às 19h10min GNC 1: Na Estrada – às 21h40min GNC 2: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – às 14h30min, 18h e 21h10min GNC 3: Valente (dublado) – às 13h30min, 15h30min e 17h30min GNC 3: O Espetacular Homem-Aranha (dublado) – às 19h30minGNC 3: Para Roma com Amor – às 22h10min GNC 4: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge – às 15h (dublado) e às 18h20min e 21h30min (legendado)GNC 5: Valente (dublado e em 3d) – às 13h e 17h40min GNC 5: A Era do Gelo 4 (dublado e em 3d) – às 15h20min e 19h50min GNC 5: O Espetacular Homem-Aranha (3d) – às 22h GNC 6: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dublado) – às 14h, 17h20min e 20h45min Ingressos: sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 14,00; meia entrada, menores de 12 anos e sênior (a partir dos 60 anos): R$ 7,00; Movie Club Preferencial: R$ 12,00 e Clube do Assinante RBS R$ 10,50. Segunda, quarta e quinta (exceto feriados): R$ 12,00; meia entrada, menores de 12 anos, sênior e Clube do Assinante RBS: R$ 6,00 e Movie Club Preferen-cial: R$ 10,00. Terças (exceto feriados): ingresso único: R$ 7,00. Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Luiz Antunes, 312)Shame – sexta às 19h30min e sábado e domingo às 20hMatinê: Notas sobre um Escândalo – quinta às 15h (entrada franca)Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,00 (estudante e sênior)

Muitos falam da inversão de valores existentes na sociedade de hoje. Ela é real, mas o que mais me chateia é a forma como deixamos de priorizar as pessoas, a vida, a natureza. Em nome dos negócios, dos mercados, do crescimento econômico, dos votos, abrimos mão daquilo que é realmente importante. É um verdadeiro “vale tudo”. Vale tudo para crescer economicamente, vale tudo para se eleger na próxima eleição, vale tudo pelo lucro.

Tratar com pessoas é mais complexo. Esses seres raciocinam, têm vontades, anseios, sonhos e, principalmente, carências. Fortunas são gastas em ações e em obras que não priorizam a vida, que não mu-dam a vida das pessoas, que não atendem suas necessidades básicas e que não se importam com o futuro da humanidade, a tão falada e pouco praticada sustentabilidade.

É muito bom construirmos praças, monumentos, estádios de fute-bol, investirmos em turismo, fazer com pessoas de outros lugares do planeta queiram nos visitar para apreciar aquilo que temos, eu concordo plena e indiscutivelmente com tudo isso, mas seria tão bom se essas mesmas pessoas nos visitassem para apreciar aquilo que fazemos de bom para nossas pessoas, pela nossa qualidade de vida, nossas ações sustentáveis, nossos investimentos em cultura, nossas obras assisten-ciais. Enfim, seria tão bom se fossemos exemplo de alguma coisa que enriquecesse e priorizasse o ser humano, a vida e a natureza.

Apesar de vivermos em uma região privilegiada em termos de de-senvolvimento, basta andarmos pelos bairros da periferia para nos dar-mos conta das carências que ainda temos: pavimentação, iluminação pública, rede de esgoto, creches, postos de saúde, transporte, educação e outras deficiências ainda limitam para baixo a qualidade de vida de muitas pessoas. São essas as desigualdades que temos que combater, pois, às vezes, nos sensibilizamos muito mais com os maus tratos aos animais do que com os maus tratos com as pessoas.

Algumas perguntas devem ser feitas para que esta reflexão seja completa: nossas crianças possuem vagas garantidas em escolas in-fantis ou creches? Os estudantes possuem transporte escolar dispo-nível para deslocamento para escolas e faculdades? Os deficientes têm sua acessibilidade assegurada nas ruas da nossa cidade? Os idosos possuem tratamento de saúde gratuito, com qualidade e sem esperas para atendimento? As ruas dos bairros estão pavimentadas e iluminadas? As redes de esgoto atendem a todas as moradias e os dejetos são devidamente tratados?

A verdade é que o sistema é propulsor de muitas desigualdades, enquanto para uns as necessidades básicas são facilmente alcança-das, para outros o caminho até elas é árduo e difícil. Vamos imaginar, como sente-se uma mãe que, ao sair para o trabalho, tem que deixar seu filho em algum lugar que não seja uma creche devidamente es-truturada e legalizada para realizar este tipo de serviço ou então um trabalhador que fica ao relento nas madrugadas frias do nosso inverno sem o abrigo de uma parada para aguardar seu ônibus. É em situações como essas que a transformação da vida das pessoas começa a acon-tecer, mas há inúmeras outras formas.

É nisso que temos que pensar, e é isso que temos que buscar. Se gostamos tanto dos animais, se fizemos de tudo para protegê-los, o que então fazemos pelos seres humanos quando encontramos algum doente, sem teto, ferido física, moral ou emocionalmente e abando-nado pela nossa sociedade? Deus criou o homem e o deu o domínio sobre todas as coisas. Será que ele está contente com o tratamento que estamos dando aos nossos semelhantes?

* Líder de Equipe de Produção

O retorno do swingreferência musical em swing do Rio Grande do Sul volta ao Boteco do Chá. O grupo porto-

-alegrense Nova Virtude, que já faz sua história nas rádios do Estado, promete animar a sexta em Farroupilha. Quem completa a noite são os serta-nejos Bruno e Renan e o DJ Fran Azevedo. A pro-moção de dose dupla de cerveja segue até a 1h.

Com quase quatro anos de trabalho e mais de 300 apresentações contabilizadas, a for-mação segue com Éverton da Costa no vocal, Cássio Carvalho no rebolo, Alex Rosa no sur-do e Joner Raddi no pandeiro. Os rapazes são os pioneiros no Rio Grande do Sul a gravar um clipe do gênero musical em outro País. O “Se Você Quiser Voltar”, foi filmado em Bueno Ai-res, na Argentina, no ano passado.

No dia posterior ao show na cidade, eles fa-zem o lançamento do novo clipe “Já Passei da Idade”, com a participação do músico carioca Wallace Vianna e da representante gremista no Musa do Brasileirão 2011, Marilisy Antonelli. Éverton, que é mais conhecido por Ton, tam-bém divide composições com Vianna e projeta planos para a banda.

“Estamos gravando nosso primeiro CD. Apostamos no swing nas nossas músicas para fugir um pouco do pagode tradicional”, destaca o vocalista. O lançamento do disco, que conta com 12 faixas, está previsto para o final de se-tembro e também deve ganhar uma festa de divulgação. “É a quarta vez que tocamos no Bo-teco e, em todas as festas, ele lotou. O público é carismático. Esperamos que o show seja um sucesso mais uma vez”, finaliza.

ServiçoO que: show com Nova VirtudeQuando: nesta sexta, a partir das 23hOnde: Boteco do Chá, (Rômulo Noro, 555)Quanto: até a 1h, ingresso feminino a R$ 10,00 e o masculino a R$ 15,00. Após, feminino a R$ 15,00 e masculino a R$ 25,00

Referência do gênero musical no Estado, o grupoNova Virtude retorna ao Boteco, nesta sexta à noite

Fotógrafo Luiz Eduardo Achutti foca trabalho na malha ferroviária para registrar história do Estado

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 3Compromisso com a cidade

Fotografia

Olhar sobre os trilhos

Inside

Luiz Eduardo Achutti

Armando [email protected]

Como atravessar a rua em 2062?

QPenso nessa possibilidade, de como atravessar uma rua no futuro,

olhando hoje para a dependência sempre maior do homem em relação à eletrônica, ao virtual. Parece que nada mais faz sentido se não passar pelo crivo de uma tecla, de um chip, de um algo que necessariamente remeta ao mundo impalpável de uma tela. Não estou, com isso, refutan-do este mundo. Antes pelo contrário. Este mundo é presente e veio para ficar. Não tem jeito. Ou se é virtual, ou se está fadado ao dinossaurismo (palavra desconectada, não?).

Hoje, para atravessar uma rua, na qual os carros ainda são de verdade (ferro, plástico, luzes, motorista, combustível, etc.), as bicicletas são de ver-dade, os pedestres são de verdade, as carroças são de verdade, temos que olhar com nossos olhos de verdade, ouvir com nossos ouvidos de verdade. Temos que calcular a nossa velocidade e a dos carros com nosso senso de percepção, que ainda é de verdade. Temos, por tanto, que tomar todas as medidas de segurança, porque ainda temos um corpo de verdade, com os-sos, músculos e fluidos, que devem permanecer nos seus devidos lugares, sob pena de... Nem quero pensar! Três batidas na madeira!

Na velocidade em que este mundo impalpável avança por sobre o mundo concreto, penso como fará um jovem para atravessar uma rua em 2062 (penso no jovem porque, hoje, é o mais fascinado pelo virtual. Mas isto não exclui idade alguma).

Provavelmente ele descerá do prédio no seu elevador particular. Par-ticular por que o virtual conduz ao individualismo. Ao pisar na calçada, ele observará não a rua, logicamente, mas sim a uma mini tela implan-tada no canto inferior da lente do seu, inseparável e necessário (como o ar que ele respira) óculos multiuso (TV, DVD, CD, luneta, microscópio, fil-madora, internet, celular e, é claro, protetor dos raios solares). Esta mini tela, conectada via satélite a milhares de pontos de observação ao longo da rua, não detectando a aproximação de um veículo, já virtual, pela esquerda, pela direita ou pelo ar (sim, pelo ar, pois possivelmente os car-ros do futuro também poderão ser mini aeronaves) ascenderá um ponto verde, acompanhado de um curto bip, e o jovem, então, atravessará.

Contudo, ainda restaria um pequeno problema que este miraculo-so avanço não poderia prever. Existiria ainda, aqui e ali, algum veículo automotor à combustão que os colecionadores teriam guardado como relíquia. Estes rinocerontes não seriam detectados por estas modernís-simas câmeras de alta resolução. Com isso, o nosso jovem poderia ain-da ser atropelado, do mesmo modo como acontece hoje.

Como resolver essa falha no avanço eletrônico/virtual? Fácil: o nosso jovem não mais sairá do apartamento. Sairá apenas virtualmente. Ou seja, somente sua imagem será projetada na rua. Ele, de corpo e alma, viverá em frente a uma tela de computador, dirigindo-se lá fora nos afazeres do cotidiano. Sua imagem então descerá às ruas para comprar, pagar, estudar, arranjar namorada, tomar sol, sem correr o risco de ser atropelado pelos rinocerontes remanescentes, invisíveis às câmeras virtuais. Enquanto ele, ainda com ossos, músculos e fluidos de verdade, terá todo o tempo do mun-do para desfrutar deste fantástico mundo de mentirinha. Pensem nisso!

* Escritor

uantas vezes não presta-mos atenção nas paisa-

gens que estão presentes no nosso cotidiano? A malha fer-roviária do Rio Grande do Sul encantou os olhos do fotógrafo e jornalista porto-alegrense Luiz Eduardo Achutti.

O cenário, que integra a pai-sagem de Farroupilha e de ou-tras cidades da região, pautou Achutti para a composição da exposição “Trilhando a Memó-ria”. O acervo está sendo apre-sentado em diversos municípios e em Farroupilha restam poucos dias para a visitação.

Pela iniciativa de um proje-to do Serviço Social do Comér-cio (Sesc), Arte Sesc - Cultura por Toda a Parte, a mostra pode ser conferida até a pró-xima sexta, no Restaurante e Café Caminho do Trem. Pro-duzidas durante a realização da pesquisa pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela tem o objetivo de valorizar o projeto arquitetôni-co que está sendo esquecido.

Com o título de doutor em Antropologia Visual e membro da associação Phanie (Centre de l'Ethnologie et de l'Image), de Paris, Achutti tem o seu tra-balho reconhecido internacio-

ServiçoO que: exposição Trilhando a MemóriaQuando: diariamente até a próxima sexta, das 11h às 14h30minOnde: Restaurante e Café Caminho do Trem (Rômulo Noro, 545)Quanto: gratuito

nalmente. O que não faz com que ele esqueça suas raízes, já que um dos propósitos também é o de resgatar a história do Es-tado com a Fotografia.

Atuando na área desde 1996, as primeiras imagens, ainda em preto e branco, retra-tam as estruturas de diversas cidades captando as peculia-ridades de cada uma. Ele já registrou lugares como Bento

Gonçalves, Camobi, Capão do Leão, Caxias do Sul, Pinhal, Santa Maria e Santa Tereza.

Contando com aproximada-mente 40 fotos, a exposição atu-al ainda está sendo trabalhada e, quando finalizada, vai compor um livro. Até o final de 2013, Achutti afirma que pretende fo-tografar cerca de 100 estações férreas que ajudam a contar um pouco do passado gaúcho.

Achutti fotografa estações de trem das cidades gaúchas desde 1996

Page 28: edicao 233

José Zignani

Juka

Fer

nand

es

Fotos: Valéria VettorazziGuilherme Fernandes Arquivo Pessoal

Valéria [email protected]

N

Leticia Bortolotto Pedó e Juliana Messinger estiverampresentes na Noite das Sopas, no Boteco do Chá, na quinta

Recém-formada em Direito, Fernanda Silvestrin com seus pais, João e Natalina, no sábado, na colação de grau no Teatro do Sesi, em Porto Alegre

Rafael Malenotti vocalista da banda Acústicos & Valvulados que se apresentou no sábado, no The Cavern

As amigas Rafaela Sartori e Aline Gregio curtiram obom rock que embalou o República Beer, na sexta

Dupla Rodadaesta sexta o Boteco do Chá promove a festa Dose Dupla a partir das 23h. O evento conta com o pagode do grupo Nova Virtude e o sertanejo da dupla Bruno & Renan. As cer-

vejas da casa tem dose dupla até a 1h. A entrada custa R$ 10,00 para elas e R$ 15,00 para eles até a 1h e, após este horário, R$ 15,00 a feminina e R$ 25,00 a masculina. Para reserva de mesas os interessados devem contatar pelo fone 3261-6128.

Diversão GarantidaO bom rock and roll da banda Cartolas invade o The Cavern no

sábado, dia 4. O grupo que já se apresentou duas vezes no Planeta Atlântida traz um estilo que vai do sério ao sarcástico para agitar o bar. Para brindar a noite, a cerveja Heineken long neck custará R$ 2,00 enquanto durar o estoque. Os ingressos ficam por R$ 10,00 do primeiro lote e R$ 20,00 do segundo e podem ser adquiridos na loja Autunno, na Akústica Musical e na DM Escola de Música.

Jovens EmpresáriosNa próxima terça acontece, no Salão Nobre da Prefeitura, a for-

matura dos alunos do projeto Miniempresa, aplicado nas escolas São Tiago e Estadual Farroupilha, pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da CICS. O programa, neste primeiro semestre, envolveu cerca de 40 pessoas entre estudantes, advisers e colaboradores.

Feliz AniversárioNo dia 22, Amanda Pasqual completou mais um ano de vida. No

dia 25, Joice Michele Wammes, Bruno Bampi Schwantes e Bruna Tru-bian apagaram as velinhas. Na quinta, dia 26, Laura Ledur, Júnior Magero e Cíntia Idalêncio comemoraram a data. No mesmo dia, quem ficou mais velho foi o papai recente Pedro Depelegrin.

FormaturasNo último sábado, João Vicente Trevisan, filho de Roberto Trevisan

e Sílvia Mandelli Trevisan, comemorou sua formatura em Direito, pela Unisinos. A colação aconteceu na FIERGS, em Porto Alegre e, após, os convidados foram recepcionados no Clube do Comércio. A deco-ração em preto e branco ficou a cargo de Dirceu Dalla Riva, doces e organização por Denise Colombo, da D&C Cerimoniais. Também se graduou neste mesmo dia Fernanda Silvestrin, filha de João Fernando Silvestrin e Natalina Silvestrin, em Direito pela mesma universidade. Os convidados foram recepcionados no Restaurante Parque dos Pi-nheiros. A ambientação, inspirada no estilo Art Nouveau, reuniu as tonalidades azul turquesa e rosa antigo.

Integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores Aline Fernandes, Adriel Somacal e André Bisol juntamente com os alunos da Miniempresa Tamila Araldi, Julio César Sosnoski e Bruna Scheimer da Silva na entrega dos valores adquiridos com o projeto, aos representantes da entidade Amafa, Elaine Zanella Bartelle, Ana Villela Esmeraldo e Bolivar Antônio Pasqual

Ana Paula Willers, Renata De Marchi, Eliane Tarelli, ArleneLazzari e Leti Rombaldi, integrantes da ONG dos Peludos,

na festa organizada pela entidade, no domingo, no Boteco do Chá

Invernada Mirim do CTG Rancho de Gaudérios, que participou do concurso Festimirim, queaconteceu em Santa Maria no último final de semana, onde alcançou a 8ª colocação

Page 29: edicao 233

José Zignani

Juka

Fer

nand

es

Fotos: Valéria Vettorazzi

Guilherme Fernandes Arquivo Pessoal

Valéria [email protected]

N

Leticia Bortolotto Pedó e Juliana Messinger estiverampresentes na Noite das Sopas, no Boteco do Chá, na quinta

Recém-formada em Direito, Fernanda Silvestrin com seus pais, João e Natalina, no sábado, na colação de grau no Teatro do Sesi, em Porto Alegre

Rafael Malenotti vocalista da banda Acústicos & Valvulados que se apresentou no sábado, no The Cavern

As amigas Rafaela Sartori e Aline Gregio curtiram obom rock que embalou o República Beer, na sexta

Dupla Rodadaesta sexta o Boteco do Chá promove a festa Dose Dupla a partir das 23h. O evento conta com o pagode do grupo Nova Virtude e o sertanejo da dupla Bruno & Renan. As cer-

vejas da casa tem dose dupla até a 1h. A entrada custa R$ 10,00 para elas e R$ 15,00 para eles até a 1h e, após este horário, R$ 15,00 a feminina e R$ 25,00 a masculina. Para reserva de mesas os interessados devem contatar pelo fone 3261-6128.

Diversão GarantidaO bom rock and roll da banda Cartolas invade o The Cavern no

sábado, dia 4. O grupo que já se apresentou duas vezes no Planeta Atlântida traz um estilo que vai do sério ao sarcástico para agitar o bar. Para brindar a noite, a cerveja Heineken long neck custará R$ 2,00 enquanto durar o estoque. Os ingressos ficam por R$ 10,00 do primeiro lote e R$ 20,00 do segundo e podem ser adquiridos na loja Autunno, na Akústica Musical e na DM Escola de Música.

Jovens EmpresáriosNa próxima terça acontece, no Salão Nobre da Prefeitura, a for-

matura dos alunos do projeto Miniempresa, aplicado nas escolas São Tiago e Estadual Farroupilha, pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da CICS. O programa, neste primeiro semestre, envolveu cerca de 40 pessoas entre estudantes, advisers e colaboradores.

Feliz AniversárioNo dia 22, Amanda Pasqual completou mais um ano de vida. No

dia 25, Joice Michele Wammes, Bruno Bampi Schwantes e Bruna Tru-bian apagaram as velinhas. Na quinta, dia 26, Laura Ledur, Júnior Magero e Cíntia Idalêncio comemoraram a data. No mesmo dia, quem ficou mais velho foi o papai recente Pedro Depelegrin.

FormaturasNo último sábado, João Vicente Trevisan, filho de Roberto Trevisan

e Sílvia Mandelli Trevisan, comemorou sua formatura em Direito, pela Unisinos. A colação aconteceu na FIERGS, em Porto Alegre e, após, os convidados foram recepcionados no Clube do Comércio. A deco-ração em preto e branco ficou a cargo de Dirceu Dalla Riva, doces e organização por Denise Colombo, da D&C Cerimoniais. Também se graduou neste mesmo dia Fernanda Silvestrin, filha de João Fernando Silvestrin e Natalina Silvestrin, em Direito pela mesma universidade. Os convidados foram recepcionados no Restaurante Parque dos Pi-nheiros. A ambientação, inspirada no estilo Art Nouveau, reuniu as tonalidades azul turquesa e rosa antigo.

Integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores Aline Fernandes, Adriel Somacal e André Bisol juntamente com os alunos da Miniempresa Tamila Araldi, Julio César Sosnoski e Bruna Scheimer da Silva na entrega dos valores adquiridos com o projeto, aos representantes da entidade Amafa, Elaine Zanella Bartelle, Ana Villela Esmeraldo e Bolivar Antônio Pasqual

Ana Paula Willers, Renata De Marchi, Eliane Tarelli, ArleneLazzari e Leti Rombaldi, integrantes da ONG dos Peludos,

na festa organizada pela entidade, no domingo, no Boteco do Chá

Invernada Mirim do CTG Rancho de Gaudérios, que participou do concurso Festimirim, queaconteceu em Santa Maria no último final de semana, onde alcançou a 8ª colocação

Page 30: edicao 233

Ficha TécnicaAs ConfissõesAutor: Jean-Jacques RousseauTradução: Wilson LousadaGênero: BiografiaLiteratura SuíçaAno de publicação: 1782Editora: Martin ClaretPáginas: 624Preço médio: R$ 20,00

6 | Sexta-feira, 27 de julho de 2012 Compromisso com a cidade

xxxxxxxPrimeiro ParágrafoCrônicas da Redação Ramon Cardoso [email protected]

O ataque de riso daSeleção: o (Incrível) Hulk e o Pato (Donald)

Inside

Mano Menezes começou muito bem seu trabalho à frente da Seleção. Destroçou os Estados Unidos (não são grande coisa, mas sempre complicaram diante do Brasil) em Nova Jersey e deu aos tor-cedores da Seleção (um produto em extinção) esperanças de que o trabalho de renovação seria exitoso. Foi só a primeira impressão.

Depois, o técnico convocou Lúcio, Júlio César, Ronaldinho Gaúcho, só faltou mesmo o trio Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo. Se perdeu completamente. Por isso o Brasil fez uma Copa Améri-ca ridícula. Por isso a Seleção, restando menos de dois anos para a Copa do Mundo, não tem um time. Por isso acho que só ganha a Olimpíada pela ruindade dos oponentes.

Um ataque que tem Hulk e Pato pode até ganhar o ouro olímpi-co, mas não merece. Sério. Uma Seleção que tem Alex Sandro, Rô-mulo (quem?) e essa duplinha de ataque aí, tem mais é que perder. O Hulk foi artilheiro do Campeonato Português, que é um pouco me-lhor que a Segundona Gaúcha. O Chelsea, do endinheirado Roman Abramovitch, ofereceu R$ 110 milhões por ele. E o Porto não quer vender. É possível apontar quem é mais idiota na situação?

A dupla Gre-Nal está dormindo. Se o Hulk tem essa valoriza-ção, o André Lima e o Jajá certamente valem uns R$ 60 milhões. Cada um, claro. Abramovitch certamente pagaria. Outro caso es-candaloso é o de Alexandre Pato. O mais certo na história foi o Inter. Ele fez uns três golzinhos e venderam ele. Perfeito. Tinham conhecimento da sua pífia capacidade técnica.

Pato confia tanto no seu futebol que chutou aquela atriz global bonitinha (como é mesmo o nome dela?) pra ficar com Barbara Berlusconi (um horror). Mas a jovem é filha de Silvio Berlusconi, ex-premier italiano e presidente do Milan, clube onde ele atua. Certamente não será despedido. O que o cara não faz pra se segurar em um emprego, hein?

Como fechamos o Inside, nosso caderno de Cultura mais cedo, escrevi esse texto antes do duelo de estreia da Seleção nos Jogos de Londres. Hulk e Pato poderiam até jogar bem e fazer gol diante do Egito que não mudariam meu conceito. Volto a frisar, o Brasil só ganhará o ouro olímpico por demérito dos rivais, dificilmente por mérito próprio.

Honestamente, é preferível perder do que vencer com um time ridículo desses. Imagina atletas desse nível ficarem marca-dos na história da Seleção. Tu estás lá, caro leitor, mostrando ao filho, ao neto, os atacantes que o Brasil teve. Romário, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo e... Hulk e Pato.

Não sei se o Incrível Hulk ou o Pato Donald já jogaram bola na vida. Mas aposto que são melhores que os homônimos menos famosos. Convocava os personagens antes que os atletas sem pensar duas vezes.

Imagem

: Reprodução

Livro autobiográfico “As Confissões”, do filósofo genebrino, foi publicadopostumamente e contém diversos episódios de importância primordial

para o desenvolvimento de seu pensamento, único à época

O grito de Rousseau

A

Filipe OliveiraEspecial para o Jornal Informante

os 16 anos, retornando de uma caminhada, Jean-Jac-

ques Rousseau encontra fecha-das as portas da cidade onde morava e escolhe a aventura. A partir daí trabalha nos mais di-versos empregos e, lentamente, entra em contato com os pensa-dores do século XVIII, sua épo-ca, entre eles o já famoso Denis Diderot. Por incentivo deste, Rousseau participa do concurso da Academia de Dijon, que con-sistia em responder a seguinte questão: “O reestabelecimento das Ciências e das Artes contri-buiu para a corrupção ou depu-ração dos costumes?”.

Ao ler a pergunta, Rousseau diz que ficou tomado por uma eu-foria tal, que apenas deu conta de si mesmo, sentado embaixo de uma árvore, com o rosto e o corpo encharcados de lágrimas. Sua resposta a este problema, ímpar em uma época em que todos louvavam o rápido desen-volvimento das Ciências e das Artes, deu-lhe o primeiro lugar e reconhecimento instantâneo nos círculos intelectuais. Daí em diante, Rousseau seguiu tentan-do responder as mais diversas questões filosóficas de seu tem-po, tanto por meio de ensaios como por meio da Literatura, sempre mantendo o princípio de que o homem é naturalmente bom e a sociedade o corrompe.

Estes são alguns dos episó-dios narrados em “As Confis-sões”. A obra é autobiográfica, uma das primeiras de seu gê-nero focando na subjetividade do autor. Ela foi escrita com o objetivo de impedir a corrupção de sua memória para gerações posteriores. Em mínimos deta-

lhes, o filósofo descreve cenas, pensamentos e, principalmen-te, sentimentos que até então haviam sido contidos. O livro revela um Rousseau inquieto devido aos efeitos de seu pen-samento na sociedade e per-seguido pelo que chamava de complô por parte dos filósofos e de seus amigos.

Entre agonias, paixões e suspiros reprimidos, o escritor passa por diversas fases da sua vida, desde pequenos rou-bos, quando criança, até amo-res proibidos, na maturidade. A impressão que fica, ao se ler os relatos, é de uma trajetória de sofrimento pontuada por pe-quenos relances de felicidade. A imagem que aparece, no fluir das confissões, é a de um ho-mem muito diferente do que sua reputação sugeria. No livro, ele procura responder também a diversas críticas feitas por outro filósofo famoso da época, Voltai-re, e explicar algumas de suas ações mais polêmicas.

Um exemplo disso pode ser o contraste entre o fato de que, apesar dos protestos de sua mulher, entregou seus cinco fi-lhos a um orfanato para, em se-guida, escrever o livro “Emílio”. A obra, considerada a melhor pelo autor, aborda a Educação ideal para evitar a corrupção gerada pela vida em socieda-de. Mesmo quem não conhece seus livros mais famosos, como “O Contrato Social” e “Discurso Sobre A Origem e os Fundamen-tos da Desigualdade entre os Homens”, pode ler “As Confis-sões” com a mente, ou melhor, com o coração aberto. O con-junto de relatos pode ser con-siderado também um romance, do ponto de vista literal.

As palavras apresentadas

ao longo das 624 páginas abor-dam todos os aspectos da vida do filósofo, a partir do seu pon-to de vista, e foram publicadas apenas depois de sua morte. Apesar de ter escrito a obra para se justificar perante os homens, muitas informações precisas são contestadas pela crítica atual, o que não exclui a veracidade dos sentimentos do escritor. Além de todos estes aspectos, o livro de Rousseau é um grito no Iluminismo em dire-ção ao futuro, tendo influência significativa na Era da Sensi-bilidade e na formação do mo-vimento romântico. O grito vai além disto: pede pelo reconhe-cimento da bondade natural do homem e a nobreza de seu pro-pósito, qualquer que seja ele.

A esbelta maria chuteira Stephany Brito (à esquerda)

acabou preterida pela possante polenteira

Barbara Berlusconi: o amor é lindo, não?

Fotos: Divulgação

Page 31: edicao 233

Acompanhando

[email protected] Lauro Edson Da Cás

Compromisso com a cidade

Áries - 21/03 a 20/04

Fase lunar crescente é um estimulo a crescer no que lhe é importante interiormente. O

ciclo atual remete a energias afetivas, familiares, emocionais e ao desapego. Poder de regenerar situações, a fim de se conectar com suas bases e alicerces internos.

Touro - 21/04 a 20/05

Momento de fazer crescer as relações em que se sente to-talmente envolvido. Pode ha-

ver aprofundamento, transformações e curas importantes nas relações. A Lua cresce em Escorpião, simbolizando a magia da entrega ao maior, ao mistério, ao renascimento.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Momento de Lua crescente, que favorece a percepção de seus talentos e valores.

Importância das questões materiais e profissionais. Da reciclagem, de recu-perar algo precioso. O ciclo atual reme-te à percepção do que toca o coração geminiano e que tem valor emocional.

Câncer - 21/06 a 20/07

A lunação canceriana chega ao momento da fase crescen-te, que estimula mudanças

emocionais. Percepção da riqueza criati-va e de sentimentos que o atual período evoca. Cresce a conscientização de que está vivendo um novo ciclo. Quer estar sintonizado com as emoções.

Sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 7

Horóscopo

MúsicaInside

Leão - 21/07 a 20/08

O Sol em seu signo e a Lua em Escorpião caracterizam a fase lunar crescente, leonino.

Momento com importantes reflexos em família e nas emoções. Um ciclo está findando. Percepção de suas emoções e necessidades mais profundas e de como estão ocorrendo transformações.

Vírgem - 21/08 a 20/09

A Lua crescente promove a expansão das energias que vêm se desenvolvendo. Impor-

tância do que está ocorrendo com ami-gos, projetos para o futuro e realizações conjuntas. A Lua em Escorpião favorece uma percepção transformadora e cura-dora das situações.

Líbra - 21/09 a 20/10

Ciclo de importantes refle-xos sobre a carreira, família, emoções e finanças, libriano.

Momento interessante para usar seus talentos e dons de uma nova maneira, transformadora. União de recursos pode auxiliá-lo a se sintonizar com novos pro-pósitos de vida.

Escorpião - 21/10 a 20/11

Em seu signo a Lua está na fase crescente, exaltando um momento de expansão. Impor-

tância da sintonia com seus ideais, so-nhos, com o que lhe nutre emocional e espiritualmente. Momento que pode ser de progresso, se você se deixar inspirar pelo que lhe nutre.

Sagitário - 21/11 a 20/12

A fase atual é de finalizações, de mudanças emocionais e familiares importantes. Per-

cepção da necessidade de se desapegar e de acabar com velhos padrões emocio-nais. Um momento desafiador, mas que contém a chave de um renascimento pessoal, sagitariano.

Capricórnio - 21/12 a 20/01

O ciclo atual diz respeito aos vínculos emocionais cultiva-dos nos relacionamentos. Per-

ceba como as relações familiares tem a chave de todos os relacionamentos em sua vida. A Lua em Escorpião ativa po-derosas emoções e percepções. Renas-cimento, capricorniano.

Aquário - 21/01 a 20/02

A Lua crescente reitera o com-promisso de evolução emocio-nal nos aquarianos. Momento

importante para perceber como você tem lidado com os sentimentos. Reflexos da Lua crescente ocorrem no trabalho, no que você considera fator de realiza-ção e de sucesso.

Peixes - 21/02 a 20/03

A lunação atual chega ao mo-mento da Lua crescente, esti-mulando o crescimento emo-

cional. Momento muito importante para as questões afetivas e familiares, nativo de Peixes. Percepção intuitiva aflorada. Percepção do que lhe nutre em termos espirituais e emocionais.

Os Jogos Olímpicos já iniciaram, mas a abertura oficial, pro-priamente dita, é nesta sexta. Estaremos (ou já estamos) acom-panhando os jogos, as decisões, o esforço e a superação de cada atleta/equipe que está em Londres representando seu País. O en-volvimento e a amplitude mundial deste evento que se prolifera pelas redes de comunicação é algo olímpico, também, pois não faltam equipes, tecnologia e equipamentos para que o mundo todo possa, assim, ir acompanhando as Olimpíadas.

Esta Olimpíada 2012 está sendo realizada em Londres. A próxi-ma será aqui no Brasil, mais especificamente, no Rio de Janeiro (a cidade será a sede olímpica, ou ainda, a primeira cidade sul-ameri-cana que irá ser sede de uma Olimpíada, bem como, os jogos Para-olímpicos). Teremos, na sequência da Londres 2012, a Olimpíada Rio 2016. Que esta escolha (e por ter deixado para trás cidades como Madri, Chicago e Tóquio), possa nos orgulhar. Possamos, ain-da mais, nos orgulhar deste nosso País. Possível? Eis o desafio, seja dentro das quadras e das competições, seja nas ações de todo o Comitê Organizador deste novo evento a ser realizado no Brasil.

Só para recordar, o Brasil terá a Copa do Mundo em 2014 que será em seu solo amado e gentil. Já em 2016, teremos outro grande evento do esporte mundial, ou seja, os Jogos Olímpicos e Paraolímpi-cos. Tudo bem. De fato, é um período que nos deixa esperançosos e, claro, angustiados, também. Em nível estrutural, sabemos que exis-tem muitas coisas a serem buscadas, construídas e organizadas. Muito dos serviços essenciais e básicos para nós, os brasileiros de ontem, de hoje e do amanhã, estão precários, desestruturados e, porque não dizer, ultrapassados. Imaginem, por exemplo, o caos das nossas estradas, das rodovias, etc. Entretanto, se não fossem estes eventos mundiais que sediaremos, teríamos a vontade ou alguma iniciativa maior (pública e privada) para o desenvolvimento do País, da região e das diversas cidades? Fico a me perguntar.

Enquanto não somos desafiados, parece que não é preciso avan-çar (isso é para ser analisado em nível público, em nível particular, em nível pessoal e em nível profissional, também). Até se faz, mas não como devia ser feito. Até se sabe que há muita coisa a ser feita e que já devia ser realizada, porém, em épocas que não se têm grandes eventos ou motivações maiores, se deixa, ou pelo menos, vai se igno-rando fatos, problemas, situações, pessoas, moradores.

Vamos acompanhando as Olimpíadas em Londres. Por outro lado, não deixamos de acompanhar os eventos, planejamentos e propósitos que nos cercam e que nos envolvem diariamente. Que possamos nos orgulhar do desempenho e das vitórias de nossos atletas. Todavia, possamos comemorar e nos alegrar com os avan-ços e progressos que podem e devem (ou já deveriam!?) ser reali-zados na nossa cidade, pelos bairros e por onde transitamos. Que a alegria de vitória dos atletas olímpicos, independente do País que estão representando, possa nos motivar para vencermos a inércia e a falta de motivação para fazermos o que se precisa. Que os exemplos dos Jogos Olímpicos londrinos nos inspirem.

* Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade

QDivulgação

A parada é no Bangalôuem gosta do velho Rock and Roll e de música eletrô-

nica tem mais uma opção neste sábado. O Estação Bangalô, em Bento Gonçalves, promove mais uma edição da festa Atlântida na Pista. Com banda, comunica-dores da Rádio, DJs e VJ, a festa promete agradar todos os gostos.

O palco do pub conta com as presenças de Marcelo Menezes e Maurício Pretto, da Atlântida, que agitam a noite acompa-nhados dos DJs Luiz Metz e M. Carbonera. O telão e as imagens ficam por conta do VJ Andrei Peruzzo, que promete ilustrar o bar com o tema da festa. E para quem curte música das décadas de 70, 80 e 90, a banda Alaude, de Garibaldi, também toca.

Com Igor Masutti na bateria, Marlon Gasperin no vocal, Kle-ber Ben no baixo e Josiel Miko-waiski na guitarra, o quarteto

conta que, inspirados em artis-tas como Bon Jovi, eles seguem a linha de um Rock mais antigo.

“A ideia é fazer o melhor som para o bar. Levar o nosso estilo

de Rock”, comenta o baterista. Eles já tocaram em Farroupilha e esperam retornar. “Já tocamos no República Beer e, com certeza, gostaríamos de voltar”, destaca.

ServiçoO que: Atlântida na PistaQuando: neste sábado, a partir das 23hOnde: Estação Bangalô (Herny Hugo Dreher, 92, em Bento Gonçalves)Quanto: até as 21h, a entrada é liberada. Das 21h às 23h, o ingressofeminino custa R$ 15,00 e o masculino R$ 25,00, em consumação. Após, o valor é o mesmo, porém, sem consumação.

Músicas dos anos 70, 80 e 90 embalam a noite com a banda Alaude

Page 32: edicao 233

Sétima ArteTítulo original: Hugo Título traduzido: A Invençãode Hugo Cabret Direção: Marin ScorseseRoteiro: John Logan Gênero: Aventura Duração: 126 minutos País: Estados Unidos, França e InglaterraAno de produção: 2011Estúdio: GK Films e Infinitum Nihil Distribuição: Paramount Nota: 7

Ficha TécnicaFicha Técnica

A Invençãode Hugo Cabret

Scorsese reverencia MélièsEm “A Invenção de Hugo Cabret”, cineasta americano presta uma honesta e oportuna homenagem às raízes da Sétima Arte e, por tabela, ao universo infantil

F

Divulgação

oi a partir de um pedido de sua esposa Helen que Mar-

tin Scorsese fez sua investida mais ousada no Cinema. Ela so-licitou que fizesse um filme para sua filha Francesca, 11 anos, para que ela pudesse admirar o trabalho do pai antes de com-pletar a maioridade e assistir aos clássicos que o guindaram à condição de um dos maiores cineastas de todos os tempos.

Claro, estamos falando da época áurea do diretor. Período da produção de obras do nível de “Taxi Driver”, “Touro Indomá-vel”, “Os Bons Companheiros” e “Cabo do Medo”, quando tinha Robert De Niro como ator pre-dileto, e não de porcarias como “Gangues de Nova Iorque”, “O Aviador”, “Os Infiltrados” e “Ilha do Medo” que, além de serem filmes de pífia qualidade e com foco estritamente comercial, para piorar ainda tinham Leonar-do Di Caprio como protagonista.

Adaptado a partir do roman-ce homônimo de Brian Selznick,

Hugo Cabret (Asa Butterfield) e Papa Georges (Ben Kingsley): pequenas desavenças minoradas por conta de habilidades e interesses em comum

Homenagem na Música Em 1996, a banda americana Smashing Pumpkins fez o clipe de “Tonight, Tonight”,

faixa do aclamado “Mellon Collie and the Infinite Sadness”, lançado no ano anterior e que se tornou o álbum duplo mais vendido da década. Ele prestou uma homenagem ao filme “Viagem à Lua”, de Méliès, realizado em 1902. Entre dezenas de prêmios, Tonight, Tonight venceu o Video Music Awards, a mais prestigiada honraria conferida a um videoclipe pela MTV Americana. No mesmo álbum, a melódica Thirty-Three tam-bém faz, em escala menor, homenagem a Méliès e ao Expressionismo Alemão, uma das mais tradicionais escolas do Cinema e que também recebe menções na trama de Scorsese. Confira clipes no site www.jornalinformante.com.br.

Oscar Prêmios Efeitos Visuais Fotografia Direção de ArteEdição de Som

Mixagem de Som

Desde os Irmãos LumièrePara quem admira Cinema é comovente a passagem em que George Méliès as-

siste a exibição de “A Chegada de um Trem na Estação”, dos irmãos August e Louis Lumière, em 1895, que haviam inventado o cinematógrafo. Apesar dos reiterados pedidos, os Lumière não quiseram vender a câmera, pois achavam que o entreteni-mento seria apenas passageiro. A exibição durou menos de um minuto, mas fasci-nou de tal forma Méliès que ele abandonou a carreira de mágico e ilusionista para se dedicar à Sétima Arte. Méliès produziu sua própria câmera e criou seu estúdio particular. Foi o precursor de efeitos especiais e das técnicas de trucagem no Cine-ma. Dirigiu, roteirizou e atuou em mais de 500 filmes.

Scorsese apostou alto em “A Invenção de Hugo Cabret”. Re-alizar uma fábula de época, em 3D e extremamente trabalhada, com uma riqueza absurda de de-talhes, certamente foi um grande desafio para o diretor. Ele o su-perou com sobras. A relação da história infantil com a origem do Cinema é um primor e uma sin-cera e genial homenagem aos irmãos August e Louis Lumière e, especialmente, a George Méliès, os pais da Sétima Arte.

A história acontece em 1931. Quando o jovem Hugo Cabret (Asa Butterfield) perde seu pai (Jude Law) em um in-cêndio, ele passa a conviver com seu tio, o alcoólatra Claude (Ray Winstone), que cuida dos relógios da Estação de Trem de Paris. Hugo herdou do pai, um hábil engenheiro, a criatividade e a curiosidade para invenções. Em pouco tempo, ele passou a desempenhar o ofício do tio, que invariavelmente sumia do local.

Realizava a tarefa a fim de

evitar ser enviado para um orfa-nato pelas mãos do atrapalhado e intransigente inspetor Gustave (Sacha Baron Cohen), responsá-vel por manter a ordem na es-tação parisiense. Se os relógios parassem de funcionar, ele cer-tamente seria descoberto. Entre um e outro pequeno furto para sobreviver, Hugo acaba manten-do contato com Papa Georges (Ben Kingsley), com quem não mantém uma boa relação.

O pequeno comerciante de uma loja de brinquedos na es-tação, no entanto, parece ser a chave para o jovem desco-brir o sentido de uma herança deixada por seu pai, um autô-mato. Com o auxílio de Isabelle (Chlöe Grace Moretz), afilhada de Georges, Hugo não sosse-gará até desvendar o mistério, que incursiona por clássicos da Literatura e Cinema, a base onde os sonhos são feitos.

Confira trailer no sitewww.jornalinformante.com.br

Indicações FilmeDiretor (Martin Scorsese)Roteiro Adaptado (John Logan)Trilha Sonora Original Figurino Montagem

Globo de Ouro Prêmios Diretor (Martin Scorsese)

IndicaçõesFilme em Drama Trilha Sonora Original

Page 33: edicao 233

Sétima ArteTítulo original: Hugo Título traduzido: A Invençãode Hugo Cabret Direção: Marin ScorseseRoteiro: John Logan Gênero: Aventura Duração: 126 minutos País: Estados Unidos, França e InglaterraAno de produção: 2011Estúdio: GK Films e Infinitum Nihil Distribuição: Paramount Nota: 7

Ficha TécnicaFicha Técnica

A Invençãode Hugo Cabret

Scorsese reverencia MélièsEm “A Invenção de Hugo Cabret”, cineasta americano presta uma honesta e oportuna homenagem às raízes da Sétima Arte e, por tabela, ao universo infantil

F

Divulgação

oi a partir de um pedido de sua esposa Helen que Mar-

tin Scorsese fez sua investida mais ousada no Cinema. Ela so-licitou que fizesse um filme para sua filha Francesca, 11 anos, para que ela pudesse admirar o trabalho do pai antes de com-pletar a maioridade e assistir aos clássicos que o guindaram à condição de um dos maiores cineastas de todos os tempos.

Claro, estamos falando da época áurea do diretor. Período da produção de obras do nível de “Taxi Driver”, “Touro Indomá-vel”, “Os Bons Companheiros” e “Cabo do Medo”, quando tinha Robert De Niro como ator pre-dileto, e não de porcarias como “Gangues de Nova Iorque”, “O Aviador”, “Os Infiltrados” e “Ilha do Medo” que, além de serem filmes de pífia qualidade e com foco estritamente comercial, para piorar ainda tinham Leonar-do Di Caprio como protagonista.

Adaptado a partir do roman-ce homônimo de Brian Selznick,

Hugo Cabret (Asa Butterfield) e Papa Georges (Ben Kingsley): pequenas desavenças minoradas por conta de habilidades e interesses em comum

Homenagem na Música Em 1996, a banda americana Smashing Pumpkins fez o clipe de “Tonight, Tonight”,

faixa do aclamado “Mellon Collie and the Infinite Sadness”, lançado no ano anterior e que se tornou o álbum duplo mais vendido da década. Ele prestou uma homenagem ao filme “Viagem à Lua”, de Méliès, realizado em 1902. Entre dezenas de prêmios, Tonight, Tonight venceu o Video Music Awards, a mais prestigiada honraria conferida a um videoclipe pela MTV Americana. No mesmo álbum, a melódica Thirty-Three tam-bém faz, em escala menor, homenagem a Méliès e ao Expressionismo Alemão, uma das mais tradicionais escolas do Cinema e que também recebe menções na trama de Scorsese. Confira clipes no site www.jornalinformante.com.br.

Oscar Prêmios Efeitos Visuais Fotografia Direção de ArteEdição de Som

Mixagem de Som

Desde os Irmãos LumièrePara quem admira Cinema é comovente a passagem em que George Méliès as-

siste a exibição de “A Chegada de um Trem na Estação”, dos irmãos August e Louis Lumière, em 1895, que haviam inventado o cinematógrafo. Apesar dos reiterados pedidos, os Lumière não quiseram vender a câmera, pois achavam que o entreteni-mento seria apenas passageiro. A exibição durou menos de um minuto, mas fasci-nou de tal forma Méliès que ele abandonou a carreira de mágico e ilusionista para se dedicar à Sétima Arte. Méliès produziu sua própria câmera e criou seu estúdio particular. Foi o precursor de efeitos especiais e das técnicas de trucagem no Cine-ma. Dirigiu, roteirizou e atuou em mais de 500 filmes.

Scorsese apostou alto em “A Invenção de Hugo Cabret”. Re-alizar uma fábula de época, em 3D e extremamente trabalhada, com uma riqueza absurda de de-talhes, certamente foi um grande desafio para o diretor. Ele o su-perou com sobras. A relação da história infantil com a origem do Cinema é um primor e uma sin-cera e genial homenagem aos irmãos August e Louis Lumière e, especialmente, a George Méliès, os pais da Sétima Arte.

A história acontece em 1931. Quando o jovem Hugo Cabret (Asa Butterfield) perde seu pai (Jude Law) em um in-cêndio, ele passa a conviver com seu tio, o alcoólatra Claude (Ray Winstone), que cuida dos relógios da Estação de Trem de Paris. Hugo herdou do pai, um hábil engenheiro, a criatividade e a curiosidade para invenções. Em pouco tempo, ele passou a desempenhar o ofício do tio, que invariavelmente sumia do local.

Realizava a tarefa a fim de

evitar ser enviado para um orfa-nato pelas mãos do atrapalhado e intransigente inspetor Gustave (Sacha Baron Cohen), responsá-vel por manter a ordem na es-tação parisiense. Se os relógios parassem de funcionar, ele cer-tamente seria descoberto. Entre um e outro pequeno furto para sobreviver, Hugo acaba manten-do contato com Papa Georges (Ben Kingsley), com quem não mantém uma boa relação.

O pequeno comerciante de uma loja de brinquedos na es-tação, no entanto, parece ser a chave para o jovem desco-brir o sentido de uma herança deixada por seu pai, um autô-mato. Com o auxílio de Isabelle (Chlöe Grace Moretz), afilhada de Georges, Hugo não sosse-gará até desvendar o mistério, que incursiona por clássicos da Literatura e Cinema, a base onde os sonhos são feitos.

Confira trailer no sitewww.jornalinformante.com.br

Indicações FilmeDiretor (Martin Scorsese)Roteiro Adaptado (John Logan)Trilha Sonora Original Figurino Montagem

Globo de Ouro Prêmios Diretor (Martin Scorsese)

IndicaçõesFilme em Drama Trilha Sonora Original

Veículos

Motos

RANGER XLT 4X2 C. DUPLA 2001 BRANCA .........37.500,00

GM ZAFIRA CD 2004 BRANCA ..............................31.500,00

FORD FIESTA SEDAN 1.6 FLEX 2005 PRATA ...... 24.500,00

SUZUKI GRAN VITARA 2.0 W 4X4 2000 AZUL .....23.500,00

BLAZER DLX 4.3 C/ GNV 1997 BRANCA ................20.500,00

CLIO RN 1.0 COMPLETO 2003 PRATA ...................18.000,00

GM CELTA 5 POTAS VHC 2003 VERMELHA .........16.500,00

GM KADETT GL MPFI 1998 VERMELHA ...............13.500,00

VOLKSWAGEN GOL GIII 1.0 16V 2000 PRATA .....12.000,00

FIAT PALIO ED 1998 VERMELHA ..........................11.800,00

VOLKSWAGEN GOLF GL 1.8 1997 VERDE ..........11.500,00

GM KADETT GSI MPFI 1995 VERMELHA .............11.500,00

FIAT UNO MILLE SX 1997 PRETA .........................11.000,00

GM KADETT GSI MPFI 1994 VERMELHA .............10.600,00

SANTANA SPORT S/TROCA 1993 BRANCA ..........10.000,00

FORD ESCORT 2.0I XR3 1993 PRATA ....................9.800,00

GM CHEVETTE TUBARÃO 1976 AZUL ................. 8.200,00

GM KADETT GL 1994 VERMELHA ......................... 8.000,00

VOLKSWAGEN QUANTUM GL 1990 AZUL ............ 6.900,00

GM CHEVETTE “TUBARÃO” 1976 AZUL ................ 5.300,00

GM MONZA SL/E 1984 VERMELHA ........................ 3.700,00

HONDA CBX 250 TWISTER 2008 CINZA ................ 7.500,00

Gran Besta GS azul Motor novo 16 lug 00 R$ 35.000Montana 1.4 c/ Dir branca 10 R$ 26.500Ka GL 1.0 motor rocam prata 06 R$ 16.000Vectra GL compLeto - ar branco 98 r$ 14.900corsa sedan 1.0 00 r$ 14.500Vectra GL branco 98 r$ 14.000Uno ex 1.0 4p cinza r$ 10.500GoL 1.0 doUrado 95 r$ 8.500LoGUs GLi Verde 95 r$ 8.500

Blazer DLX compl. + GNV preta 98S10 2.2 branca + dir GNV cabine simples 96Corsa Hatch 1.4 2P branco 96Corsa Hatch 1.0 completo -Ar branco 05Corsa Hatch 2P 1.0 prata 94Corsa Sedan 1.0 Modelo novo c/Dir prata 04Corsa 1.4 maxx com direção prata 08Pick-up Corsa 1.6 branca 01Ducato Furgão branco 01Fiorino Furgão branca 03Fiorino Pick Up 1.5 branca 94Escort SW completo prata 97/98C3 GLX 1.4 completo preto 11RAV 4 completa altomatica prata 05Civic LX completo prata/preto 99Ecosport completa 1.6 branca 05 Gol G3 1.6 MI confortline completo -AR cinza 00Gol 1.0 4P bordô bolinha 99Gol G3 power 1.6 4p prata 03Gol G3 1.0 4p vermelho 00 Gol G3 1.0 4p prata 04Gol G4 1.0 4P c/Dir prata 06Gol G5 1.0 4P completo menos ar vermelhor 10Kombi passageiro teto alto branca 00Fox 1.0 4p c/Dir branco 05Honda Civic SI completo vermelho 08Fiesta Hatch 1.0 completo vermelho/prata 03/08Focus hatch completo verde água 01F1000 pick-up preta 91Parati Cl 1.8 branco 95Parati 1.6 G4 completa -AR branca 07Santana 1.8 completo azul 00Palio Weekend 1.5 completa -AR Bordô 97Palio fire 1.0 4P c/ ar cinza 04Palio Fire 1.0 4p c/direção branco 03Palio Weekend Adventure completa prata 06Palio Weekend 1.5 Vermelha 97Palio Weekend 1.3 ELX completa prata 03Palio 1.6 2p completo -AR 96Kadett GL completo -AR cinza 95/96 Kangoo passageiro prata 04

NISSAN FRONTIER SEL 4X4 2008 PRETO ................ 88.000,00

CITROEN C4 VERMELHO 2011 ................................ 55.000,00

MEGANE 2.0 COMPLETO 2009 PRETO ................... 43.000,00

COROLLA XEI AUTOMATICO VERDE 2000 ................ 22.000.00

FIORINO FURGÃO 2004 BRANCA .............................. 19.000,00

DUCATO FURGÃO BRANCA 2006 DIESEL ................. 54.800,00

UNO WAY 2P 2010 BRANCO ...................................... 22.500,00

IDEA ADVENTURE COMPLETA 2008 VERDE ............ 38.800,00

STILO SPORTING COMPLETO 2007 VERMELHO ...... 39.000,00

FOCUS GHIA CHAMPAGNE 2001 .............................. 23.500,00

FIESTA GL 2000 PRATA .............................................. 16.000,00

FIESTA SEDAN 2005 PRATA ....................................... 23.500,00

FORD KA COM DIREÇÃO 2009 BORDÔ .................... 10.800,00

RANGER XLT LIMIT 2006 PRATA ............................... 59.800,00

VECTRA CD 1997 PRATA ............................................ 19.500,00

MERIVA MAX 2005 COMPLETA VERDE ..................... 32.800,00

PRISMA JOY 1.4 2007 COMPLETO -VIDRO ............... 24.800,00

CHEROKEE LIMITED 5.8 4X4 1997 BORDO ............ 25.300,00

FOX 1.0 2P 04 COMP. -VIDRO FLEX DOURADO ........ 23.800,00

BORA 2.0 C/TETO 2009 PRETO ............................... 42.500,00

BORA 2.0 AUTOMATIC C/TETO 2008 BORDO .......... 40.000,00

VOYAGE GLS 1.8 1988 VERDE ................................. 10.800,00

GOL GL 1.6 1996 BRANCO ....................................... 12.900,00

GOL 1995 1.6 AZUL ................................................... 11.500,00

GOL 2003 1.0 8V 4P BRANCO .................................. 18.800,00

GOLF 1.6 GASOLINA 2001 DOURADO ...................... 25.000,00

SPACE FOX COMPLETA FLEX 2009 PRATA ............... 35.000,00

HONDA CBR 600 S 1999 PRETA ............................... 24.900,00

PEUGEOT 307 2007 PRATA .................................... 33.000,00

TRITON AUTOMATICA 2009 PRETA ........................... 93.000,00

SW4 SRV 3.0 PRATA 2010 .......................................149.800,00

Taxas de juros a parTir de 0,89%.Na compra de um carro usado,

TaNque cheio, TraNsferêNcia e ipVa pago.

Page 34: edicao 233

Venha conhecer uma proposta inovadora de negócios que permi-te grande possibilidade de ganhos e crescimento. Interessados ligar para (54) 9972-1315. Tratar com Elisete.

Vendo mercadorias para um bar, 2 cervejeiras, uma fritadeira elétri-ca, cadeiras, mesas e outros uten-sílios. Interessados ligar para (54) 9948-2626.

Faça a arte de seu Folder, Car-tão de Visita, Cartaz, Banner, En-carte, Adesivo, Rótulo, Pasta, Ou-tdoor, catálogos e muitos outros. Contatos E-mail: [email protected] ou Fone: (54) 9924-5559.

Assine o Jornal que tem compro-metimento com sua comunidade! No Jornal Informante você encon-tra todas as notícias de Farroupi-lha com um forma de leitura suave e atraente. Ligue (54) 3401-3200 e assine. Receba em sua casa ou empresa.

Page 35: edicao 233

Vendo área de terra de 8.2 hectares, em Linha Jacinto, com casa, sendo 2 hectares de parreira Moscato comum, 2.5 hectares de pêssego, 0.5 hec-tares de caqui, com açude. Va-lor R$ 310.000,00. Fone: (54) 9135-1622

Vende-se Máquina de costu-ra de coluna para calçados da marca PFAFF. Valor a combinar. Fone (54) 9906.0060 ou (54) 9684.6995.

Contrata-se atendente de loja, sexo masculino, preferen-cialmente com vivência na área agrícola. Interessados enviar curriculum para: [email protected] ou Rua Coronel Pena de Moraes, 118 centro Farrou-pilha-RS.

Vendo 7 Box de estacionamen-to do Central Park. Interressados tratar Fone (55) 3433-9763 ou (55) 9973.4161.

Page 36: edicao 233

Vende-se Mercedes Benz 914, ano 2003, amarelo/vendo hillux 2008, diesel, prata. Interessados ligar. Fone (54) 3260.5095 ou (54) 9602-0269.

Procuro casa de 2 dormitórios para alugar direto com o proprietá-rio. Pago até R$ 550,00. Fone (54) 8401-2091 ou (54) 9698-3442.

Vende-se uno 1.0, 2008, IPVA 2012 pago, Valor R$ 18,000.00. In-teressados. Fone (54) 9908-5104.

Vendo casa de alvenaria, 230m², a 100m do posto modelo, recebo apartamento de menor valor no ne-gócio. Fone (54) 9949-3234.

Vende-se terreno ao lado do bairro América, na Cooperativa Es-perança, com abertura de rua em andamento Valor R$ 35,000.00. Fone (54) 3268.9045.

Page 37: edicao 233

Vende-se caminhão cargo 815, 2004, com bau, aceito tro-ca de menor valor. Fone (54) 9994-1633 ou (54) 8149-5984.

Vende-se Loja com cliente-la formada, tratar Fone (54) 3401.0070. Seg. a sex, após as 19h30min.

Vende-se um excelente pa-vilhão no bairro São Luiz com 250m² construido e terreno de 442m², já esta pronto para su-bir mais um andar, vale apena conferir. Interessados Ligar Fone (54) 9916-5672.

Precisa-se de manicure, salão de beleza no centro. Interessa-dos ligar (54) 9115-5292.

BARBADA sem troca Voyage 2009, 1.0, 26 mil km, Roda de liga, DH. Interessados ligar Fone (54) 9189-2404.

Page 38: edicao 233

Compro carros novos ou usados, financiados ou não. Interessados li-gar para (54) 9974-0749.

Vendo Saveiro, ano 2010 GS, C/S, na cor preta. No valor de R$ 32.500,00, estudo troca. Interes-sados ligar para (54) 9955-2711.

Vendo Gol 1.0, ano 2007, 8V, com ar quente, na cor branca. No valor de R$: 16.500,00, estudo troca. Interessados ligar para (54) 9955-2711.

Page 39: edicao 233

Vendo Santana Exclusive, ano 97, na cor verde, completa e em ótimo estado. No valor de R$ 15.500,00, estudo troca. Interes-sados ligar para (54) 9955-2711.

Vende-se Palio 1.8R com vi-dros elétricos, interface, rodas de liga leve, ar condicionado, porta copos, computador de bor-do, ar quente, limpador trasei-ro, desembaçador traseiro, ano 2007, IPVA 2012 pago. Interes-sados. Fone (54) 9194.9192

Vende-se Saveiro 1.6, ano 95. Com vidro elétrico e trava elé-trica. Na cor chumbo. Interes-sados entrar em contato pelo Fone (54) 9100.2866

Page 40: edicao 233

Vendo caminhão Ford, cargo 1521, ano 2003, acompanha baú de 9 metros, com chapa de ferro no assoalho, climatizador, com marcha reduzida e direção hidráulica. IPVA 2012 PAGO. In-teressados entrar em contato pelo fone (54) 3268-1062 ou (54) 9951-3583.

Silverado GNV 1998. Gasta a metade da Pickup Diesel em reais, faz 12km\m³ tem AQ, Rodas Liga, MP3, DH, Vidros Verdes. Inteiríssima. Recebo troca, Parcelo parte. Placa IHD 5427. Interessados ligar Fone (54) 9114-8224.

BARBADA, vendo ranger XLT 4.2, cabine dupla, 2001, branca valor R$ 38.000,00. Interessa-dos ligar Fone (54) 3261.3307.

Imperdível, vendo Fies-ta GL 2000 prata. Valor R$ 16,000.00 Interessados ligar (54) 3268.6504.

RENAULT MASTER 2007 BRANCA ........................78.000,00 SAVEIRO S SURF RODAS 17 LEG 2008 PRATA ....34.900,00 GM D-10 DIESEL RARIDADE 1982 BEGE ............28.000,00 GOLF SPORT 1.6 2003 PRATA ................................27.900,00 BORA 2.0 IMPECAVEL 2001 PRETO .....................23.900,00 GOL 1.0 TREND G4 RODAS 15 2008 PRETO .......22.900,00 PALIO CELEB FIRE FLEX COMPL 2008 .................20.900,00 CELTA 4P SUPER IMPECAVEL 2005 BRANCA ......18.500,00 FORD CORCEL 4 P 1969 VERDE ..........................18.000,00 GOLF GTI RODAS 15 1995 VERMELHO ................16.900,00 GM CORSA 4P+I HIDRAULICO 2001 PRATA ........15.900,00 GOL GIII 1.0 8V 4 PORTAS 2001 PRATA ................15.900,00 SAVEIRO CLI 1.6 MI 1997 BRANCA .......................14.500,00 PALIO 1.6 16V 1997 VERMELHO ............................13.900,00 FIAT PALIO WEEKWND 1.5 8V 1998 CINZA ..........13.900,00 GM KADETT IPANEMA GL 1996 BORDO ..............11.900,00 VOYAGE SPORT ORBITAL 1993 PRATA .................11.900,00 VOLKSWAGEN GOL CLI 1.8 1996 VERDE ............10.900,00 VOLKSWAGEN GOL GTS 1.8 1993 PRATA ...........10.900,00 SANTANA GLSI 2000 1993 AZUL MET ....................10.900,00 GM VECTRA CD 2.0 1994 BRANCO ........................9.900,00 GM KADETT GL 1.8 1995 BORDO ...........................9.800,00 FIAT GOL GL 1.8 1992 BEGE ...................................9.500,00 VOLKSWAGEN GOL CL 1.8 AP 1994 BRANCO ......8.500,00 VOLKSWAGEN GOL GL 1.8 1992 AZUL ..................8.500,00 FUSCA 1300 RARIDADE 1979 AZUL ....................... 7.900,00 KOMBI 9 LUGARES 1987 BRANCA .......................... 7.900,00 HONDA CBX 250 TWISTER 2008 AMARELO ......... 7.500,00 VOLKSWAGEN GOL GL 1.6 GNV 1987 PRATA ...... 7.500,00 FIAT VOYAGE CL 1988 VERDE .............................. 6.900,00 CHEVETTE SL RODAS LIGA 14 1989 MARRON .... 5.900,00 GM MONZA SL/E 1988 VERMELHO ....................... 5.900,00 GM MONZA SL/E 4 PORTAS 1988 VERMELHA ..... 4.900,00 FORD ESCORT GL 1.6 1989 CINZA ....................... 3.900,00 TRCICLO BIZ C-100 C/PARTIDA 2002 PRETA ........ 3.500,00 GAIOLA MOTOR DE FUSCA 1500 2000 .................. 2.500,00 SUSPENÇÃO A AR PARA GOLF 2013 .................... 1.500,00 RODAS 15 ORIGINAL DA BMW 328I 1996 ............. 1.300,00 FORD/CARGO 1722 2008 PRATA .......................... Aconsultar

HONDA CBR 450 1992 AZUL ....................................... 9.800,00

YAMAHA VIRAGO XV 250 2000 PRATA ........................ 9.500,00

HONDA TWISTER CBX 250 2008 AMARELA ............... 8.000,00

HONDA CBX 250 TWISTER 2005 PRATA ..................... 6.800,00

HONDA CBX 250 TWISTER 2003 VERMELHA ............. 5.900,00

HONDA TORNADO/XR 250 2002 AZUL ........................ 5.500,00

HONDA CG 150 TITAN ES 2008 CINZA ......................... 4.900,00

HONDA CG 150 TITAN 2008 PRETA .............................. 4.800,00

HONDA CG TITAN 150 ES 2008 VERMELHA ................ 4.800,00

KASINSKI CRUISE 125 2003 PRETA ............................ 4.500,00

YAMAHA XTZ 125 E 2005 BRANCA .............................. 4.500,00

YAMAHA YBR 125 2008 PRETA .................................... 4.300,00

HONDA BIZ 125 ES 2008 PRETA .................................. 4.200,00

YAMAHA YBR 125K 2007 VERMELHA ......................... 4.000,00

YAMAHA NEO 115 2008 AMARELA .............................. 3.900,00

SUNDOWN SUNDOWM STX 200 2008 PRETA ............. 3.800,00

YAMAHA YBR 125 2006 VERDE ................................... 3.800,00

YAMAHA YBR 125 K 2006 VERMELHA ........................ 3.700,00

HONDA CG 125 FAN 2007 PRETA ................................. 3.500,00

YAMAHA YAMAHA YBR 125K 2004 PRATA ................. 3.500,00

YAMAHA YBR 125 E 2005 VERMELHA ........................ 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2003 VERMELHA ..................... 3.500,00

YAMAHA YBR 125 ED 2004 PRETA ............................. 3.500,00

YBR/125 E 2004 ROXA ................................................. 3.200,00

SUNDOWN WEB 100 2007 PRATA ............................... 2.900,00

SUNDOWN SUNDOWN MAX 125 SE 2007 PRATA ...... 2.800,00

YAMAHA YBR 125E 2001 VERMELHA ........................ 2.800,00

YAMAHA YBR 125E 2003 BEGE .................................. 2.800,00

HONDA XL 250 1985 PRETA ........................................ 2.700,00

HONDA CBX 150 AERO 1992 VERMELHA .................. 2.200,00

SUNDOWN/HUNTER 125E 2007 VERMELHA .............. 2.200,00

YAMAHA YBR 125K 2002 PRETA ................................ 1.200,00

MITSUBISHI TRITON V6 FLEX 2010 PRETA ........79.000,00

MITSUBISHI PAJERO TR4 2005 VERMELHO ......35.000,00

FORD FOCUS 1.6 FLEX 2008 PRATA ...................29.800,00

PEUGEOT 207 HB XR 2010 BRANCA ...................29.000,00

MITSUBISHI PAJERO GLS V6 1999 BRANCA ......29.000,00

FIAT PALIO ELX FLEX 2008 PRETA ......................26.000,00

FIAT SIENA 1.0 ELX FLEX 2006 PRATA ................21.800,00

VOLKSWAGEN SAVEIRO 1.8 2001 PRATA ...........19.800,00

FORD MONDEO GUIA V 6 1999 AZUL ..................19.500,00

GM CELTA SPIRIT 2005 PRATA .............................18.000,00

HONDA CRF 450 X 2007 VERMELHA ...................18.000,00

FORD FIESTA 2003 PRATA ....................................18.000,00

FIAT UNO MILLE ECONOMY 2009 BRANCA ........18.000,00

VOLKSWAGEN GOLF GLX 2.0 MI 1997 PRETA ....15.900,00

GM CORSA SUPER 1999 BRANCA .......................15.000,00

FORD FIESTA STREET 2005 BRANCA ................ 15.000,00

FIAT FIORINO IE 2001 BRANCA ........................... 14.800,00

FORD KA GL 2003 BRANCA ................................. 14.500,00

GM VECTRA GLS 1996 BRANCA ......................... 12.500,00

VOLKSWAGEN SANTANA GLS 1992 PRATA ....... 11.500,00

HONDA 150 TITAN KS 2008 CINZA ........................ 3.500,00

NISSAN FRONTIER LE 174CV 2007 PRETA ....... Aconsultar

MITSUBISHI TRITON 3.2 D AUT. 2010 BRANCA . Aconsultar

Page 41: edicao 233

Compro terreno de coope-rativa, mesmo que esteja em atraso. Interessados ligar para (54) 9925-2068.

VENDE-SE terrenos escritu-rados, entrada de 20 a 30% e saldo até 140 vezes através de consórcio. Interessados li-gar para (54) 9135-1622.

Alugo sala comercial de aproximadamente 250m², 2º piso. Valor R$ 1.500,00. Lo-calizada no endereço: Giaco-mo Broilo, nº 54. Interessados ligar para (54) 9948-2626.

MUDANÇA PARA NORDES-TE, enviar meia mudança para Aracaju. Interessados ligar para Fone (54) 9114-8224.

Page 42: edicao 233
Page 43: edicao 233

Vendo apartamento no bairro Imigrante com piso laminado nos dormitórios, área social, sacada fe-chada integrada, porcelanato nos pisos e paredes da cozinha, WC e lavanderia. Interessados ligar (54) 3261-2553 com os corretores da Serrana Imobiliária.

Vendo Excelente terreno em Canto de Praia, Itapema, Santa Catarina, com maravilhoa vista, com 376,58 mt² e viabilidade para contrução de mais 2 pavimentos. Aceita-se terreno em Farroupilha como parte do pagamento. R$ 250.000,00. Interessados ligar (54) 9978-7647.

Você quer vender ou alugar seu terreno, casa ou apartamento? Li-gue para o mais completo classifi-cados da cidade: (54) 3401-3200 e anuncie nas linhas do NOVO CLAS-SIFICADOS do Jornal Informante e tenha retorno garantido.

Page 44: edicao 233
Page 45: edicao 233

JORNAL

INFORMANTEParte integrante da Edição 233 do Jornal Informante. Nãopode ser vendidoseparadamente

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE27 de julho de 2012Agricultor & Motorista

Quem produz e transportaDia do Motorista, celebrado na quarta, e do Agricultor, neste sábado, reforçam a importância das duas classes profissionais no desenvolvimento do País

Page 46: edicao 233

Divulgaçãoúltima semana foi de vo-tação para os associados

ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha. Depois dos três anos de admi-nistração de Eduardo Piaia, foi realizada a escolha dos novos nomes que vão compor a fren-te do Sindicato a partir de feve-reiro do próximo ano. Josecarla Signor, que concorria com cha-pa única, foi eleita para a presi-dência da Associação.

Para validar o processo eleitoral, era necessário que mais de 50% dos farroupi-lhenses associados votassem a favor da candidatura. Atual-mente o STR conta com apro-ximadamente 1,9 mil pessoas cadastradas, mas apenas 1,1 mil contribuintes, por motivo da isenção da taxa para quem já atingiu 70 anos.

Para facilitar o voto e não haver riscos da quantidade de pessoas não ser atingida, além da urna na sede do Sindicato, no Centro da cidade, outras

foram disponibilizadas em 38 comunidades. O que evitou o grande deslocamento e foi de-terminante para que o número esperado fosse atingido.

“Estou feliz com o resultado, e como já faço parte da organi-zação sei como ocorrem os pro-cessos de mudança. Pretendo dar continuidade ao bom traba-lho que vem sendo realizado”, adianta a nova presidente. Com o foco da informação no campo, Josecarla aposta em maior al-cance de telefonia e internet, as-sim como melhorias na infraes-trutura das estradas de acesso e maior tecnologia na produção.

“São medidas para evitar o êxodo rural. Está cada vez mais difícil manter os jovens no in-terior. Precisamos de atrativos para que o trabalho agrícola tenha continuidade”, destaca. Ela enfatiza que quer realizar um trabalho coletivo, formando líderes nas comunidades que possam auxiliar a equipe nos próximos três anos.

Sindicato com nova direçãoA

A nova equipe conta com 18 pessoas: a presidente Josecarla Signor; o vice Adriano Calegari; o tesoureiro Márcio Ferrari; os se-cretários João Carlos Três e Fá-bio Pegoraro; os suplentes Celi-

to Contini, Jocelei Cappelletti e Liziane Bartelle; os conselheiros fiscais Ivete Maria Formalioni Tonin, Airton Schmitt e Leonel Mattana; os suplentes do Con-selho Fiscal Marilucia Giacomin,

Miriam Zucco Nicoletto e Jones Fabro; os delegados represen-tantes Marcelo Brustolin e Suza-na Maggioni Bertuol e os dele-gados suplentes Solice Beatriz Moroni e Zilmar Neumann.

Quadro eleito do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A partir de fevereiro de 2013, Josecarla (segunda da direita para a esquerda) assume o comando do STR

Page 47: edicao 233

Thaís Zimmer Martinss motoristas profissio-nais, tanto de transporte

de cargas como de pessoas, não podem mais rodar direto, sem pausa para descanso. A lei 12.619 passou a regulamentar a profissão dos motoristas.

O que entra em vigor é a re-gulamentação da fiscalização da classe profissional. Agora, a cada quatro horas trabalhadas, o condutor deve descansar por, no mínimo, 30 minutos, podendo es-tender esse período por até uma hora se o local não oferecer con-dições adequadas de descanso.

O profissional também deve intercalar 12 horas de trabalho, sem incluir as pausas, por 11 ho-ras com o veículo parado. Segun-do o chefe da 5ª Delegacia de Po-lícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, inspetor Leandro da Silva Lins Baía, a fiscalização vai ser feita através das aborda-gens de rotina. O motorista, in-cluindo os que exercem a profis-são de forma autônoma, deverá apresentar o disco de tacógrafo e uma planilha padrão de controle,

O onde devem estar registrados da-dos como a quilometragem per-corrida e o horário trabalhado.

“Caso verificarmos que o con-dutor trabalhou além das quatro horas permitidas, nas últimas horas, ele irá permanecer com o veículo parado por 11 horas”, afirma Baía. Segundo ele, essa é uma lei que vem ao encontro da segurança. “Já cheguei a abordar condutores dirigindo há 30 horas sem pausa. Essa é uma situação desumana e de risco. Muitos vão reclamar, pois mexe nos hábitos de uma categoria que está acos-tumada com a situação”, observa.

Gerente da transportadora Megabasi, Rodrigo Augusto Arrosi diz que a empresa ainda está em processo de adaptação à nova le-gislação. No local, os motoristas com carteira assinadas trabalham apenas dentro do Estado, em ho-rário definido. Para viagens lon-gas, a empresa opta por contratar autônomos. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá se reunir na terça para fazer adequações na forma de fiscalizar a lei.Tanto os motoristas autônomos como as transportadoras precisarão se adequar à nova legislação

Horário para garantir a segurança

Page 48: edicao 233

Vitória Lovat

Apostando na qualidade técnicaA Solagri Máquinas e Produtos Agrícolas oferece

uma completa linha de suprimentos para os tra-balhadores do ramo da agricultura. A empresa tam-bém tem uma opção do acompanhamento da safra por um engenheiro agrônomo ou técnicos que ficam responsáveis e auxiliam em todo o processo, desde o preparo da terra até a colheita.

Fundada no dia 25 de junho de 2004, a sede é localizada na Júlio de Castilhos, 2595, em Farroupi-lha, mas atende os produtores rurais também das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Marcos. A busca de novidades no manejo das cul-turas para um produto final de melhor qualidade e rentabilidade, através de dias no campo e reuniões técnicas, é um dos lemas da empresa.

“Somos a única casa da região que os atenden-tes da parte comercial são também especialistas na área, o que permite um maior conhecimento sobre os produtos que estão oferecendo, focando a qualidade e o respeito com o cliente”, comenta o proprietário Francisco Correa da Silva Neto.

“Neste ano, o clima está favorecendo a safra, mas tudo pode mudar quando o período de colheita se aproxima. Uma seca, chuva de granizo ou vendaval podem causar grandes danos”, destaca. Ele enfatiza ainda o compromisso com o mercado de produtos saudáveis, respeitando o Meio Ambiente e cuidando da saúde do agricultor. Proprietário Francisco Correa da Silva Neto afirma que o respeito com o cliente é um dos pontos primordiais da empresa

Elisa Rossi Kemmers condições das rodovias do Estado é caso de preo-

cupação de muitos motoristas. O caminhoneiro Joni Rodrigo Rubert, de 33 anos, dirige há 15 anos. Atualmente, ele sai do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo e ao Rio de Janei-ro. O profissional usa mais as rodovias federais, como a BR-101 e a BR-116, que ele afirma estarem em melhores condi-ções do que as estaduais.

Segundo o chefe da 5ª Delega-cia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, inspetor Leandro da Silva Lins Baía, as rodovias de responsabilidade da PRF caxiense não oferecem riscos aos condutores. De acordo com ele, no geral, as estradas federais estão bem sinalizadas e em boas condições para o tráfego.

Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Farroupilha, sargento Marcelo Stassak, as rodovias que mais preocupam, na área de atuação do grupamento, são a RSC-453, no trecho entre

Perigo nas rodovias estaduaisA Farroupilha e Bento Gonçalves;

a VRS-313, entre Farroupilha e Garibaldi; e a RS-122, entre An-tônio Prado e a BR-116.

A assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Es-tradas de Rodagem (DAER) infor-mou que a 2ª Superintendência Regional do órgão, que fica em Bento Gonçalves, realiza manu-tenção periódica nas rodovias sob sua jurisdição e afirmou que está em análise na Diretoria de Infraestrutura Rodoviária uma nova tecnologia que poderia ser aplicada com chuva e restaura-ria os buracos com durabilidade de até três anos, resolvendo os problemas da RSC-453, entre Farroupilha e Bento.

Não há previsão para que o DAER faça manutenção na VRS-313 pois, no momento, a Supe-rintendência está atendendo as rodovias com maior fluxo. E na RS-122, entre Antônio Prado e a BR-116, na medida do possível, reparos são realizados na rodovia. A expectativa é que na próxima se-mana uma equipe avalie o trecho.Ponto crítico: a RSC-453, no trecho entre Farroupilha e Bento, oferece inúmeros riscos aos motoristas

Page 49: edicao 233

região da Serra é forte tanto em produção como em transporte

e essas duas atividades estão entre as principais do País”, afirma o sócio--proprietário da Romagna Corretora de Seguros, Jéferson Eduardo Heinen. A empresa homenageia o agricultor que produz o alimento que está presente em nossa mesa e o motorista que trans-porta tudo que é produzido no País.

“A Romagna muito se orgulha em fazer parte desse processo fazendo seguros dos bens dessas duas classes trabalhadoras, garantindo o patrimô-nio e a tranquilidade para que eles pos-sam continuar crescendo, produzindo e prosperando”, diz Heinen. Ele aponta os dois profissionais como heróis.

“Os agricultores pelas grandes dificuldades enfrentadas com as in-tempéries e também por dificilmente conseguirem manter a nova geração trabalhando no interior. Os motoris-tas tornam-se heróis em função de ter que dirigir nas péssimas estradas com o alto custo de manutenção de seus caminhões. Eles, muitas vezes, tra-balham com uma carga horária mui-to além do normal para poder pagar

as parcelas do seu veículo”, relata o sócio-proprietário.

Ele finaliza parabenizando as duas classes trabalhadoras e afirmando que ambas profissões são essenciais para o desenvolvimento do País e motivo de orgulho para os brasileiros.

Seguros oferecidos pela corretora

Para o agricultor: seguro de casa, gal-pões, máquinas, tratores e caminhões, bens que são indispensáveis à produção e transporte de seus produtos.

Para o motorista: seguro, táxis, vans, ônibus e caminhões, que transportam os mais diferentes tipos de cargas da nossa região para todos os cantos do Brasil e do exterior.

Romagna parabeniza profissionais“A

Elisa R

ossi Kem

mer

Heinen destaca que a equipe da empresa sente-se honrada em assegurar os bens dessas

duas classes profissionais

Page 50: edicao 233
Page 51: edicao 233
Page 52: edicao 233

região da Serra é forte tanto em produção como em transporte

e essas duas atividades estão entre as principais do País”, afirma o sócio--proprietário da Romagna Corretora de Seguros, Jéferson Eduardo Heinen. A empresa homenageia o agricultor que produz o alimento que está presente em nossa mesa e o motorista que trans-porta tudo que é produzido no País.

“A Romagna muito se orgulha em fazer parte desse processo fazendo seguros dos bens dessas duas classes trabalhadoras, garantindo o patrimô-nio e a tranquilidade para que eles pos-sam continuar crescendo, produzindo e prosperando”, diz Heinen. Ele aponta os dois profissionais como heróis.

“Os agricultores pelas grandes dificuldades enfrentadas com as in-tempéries e também por dificilmente conseguirem manter a nova geração trabalhando no interior. Os motoris-tas tornam-se heróis em função de ter que dirigir nas péssimas estradas com o alto custo de manutenção de seus caminhões. Eles, muitas vezes, tra-balham com uma carga horária mui-to além do normal para poder pagar

as parcelas do seu veículo”, relata o sócio-proprietário.

Ele finaliza parabenizando as duas classes trabalhadoras e afirmando que ambas profissões são essenciais para o desenvolvimento do País e motivo de orgulho para os brasileiros.

Seguros oferecidos pela corretora

Para o agricultor: seguro de casa, gal-pões, máquinas, tratores e caminhões, bens que são indispensáveis à produção e transporte de seus produtos.

Para o motorista: seguro, táxis, vans, ônibus e caminhões, que transportam os mais diferentes tipos de cargas da nossa região para todos os cantos do Brasil e do exterior.

Romagna parabeniza profissionais“A

Elisa R

ossi Kem

mer

Heinen destaca que a equipe da empresa sente-se honrada em assegurar os bens dessas

duas classes profissionais

Page 53: edicao 233

Vitória Lovat

Apostando na qualidade técnicaA Solagri Máquinas e Produtos Agrícolas oferece

uma completa linha de suprimentos para os tra-balhadores do ramo da agricultura. A empresa tam-bém tem uma opção do acompanhamento da safra por um engenheiro agrônomo ou técnicos que ficam responsáveis e auxiliam em todo o processo, desde o preparo da terra até a colheita.

Fundada no dia 25 de junho de 2004, a sede é localizada na Júlio de Castilhos, 2595, em Farroupi-lha, mas atende os produtores rurais também das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Marcos. A busca de novidades no manejo das cul-turas para um produto final de melhor qualidade e rentabilidade, através de dias no campo e reuniões técnicas, é um dos lemas da empresa.

“Somos a única casa da região que os atenden-tes da parte comercial são também especialistas na área, o que permite um maior conhecimento sobre os produtos que estão oferecendo, focando a qualidade e o respeito com o cliente”, comenta o proprietário Francisco Correa da Silva Neto.

“Neste ano, o clima está favorecendo a safra, mas tudo pode mudar quando o período de colheita se aproxima. Uma seca, chuva de granizo ou vendaval podem causar grandes danos”, destaca. Ele enfatiza ainda o compromisso com o mercado de produtos saudáveis, respeitando o Meio Ambiente e cuidando da saúde do agricultor. Proprietário Francisco Correa da Silva Neto afirma que o respeito com o cliente é um dos pontos primordiais da empresa

Elisa Rossi Kemmers condições das rodovias do Estado é caso de preo-

cupação de muitos motoristas. O caminhoneiro Joni Rodrigo Rubert, de 33 anos, dirige há 15 anos. Atualmente, ele sai do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo e ao Rio de Janei-ro. O profissional usa mais as rodovias federais, como a BR-101 e a BR-116, que ele afirma estarem em melhores condi-ções do que as estaduais.

Segundo o chefe da 5ª Delega-cia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, inspetor Leandro da Silva Lins Baía, as rodovias de responsabilidade da PRF caxiense não oferecem riscos aos condutores. De acordo com ele, no geral, as estradas federais estão bem sinalizadas e em boas condições para o tráfego.

Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Farroupilha, sargento Marcelo Stassak, as rodovias que mais preocupam, na área de atuação do grupamento, são a RSC-453, no trecho entre

Perigo nas rodovias estaduaisA Farroupilha e Bento Gonçalves;

a VRS-313, entre Farroupilha e Garibaldi; e a RS-122, entre An-tônio Prado e a BR-116.

A assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Es-tradas de Rodagem (DAER) infor-mou que a 2ª Superintendência Regional do órgão, que fica em Bento Gonçalves, realiza manu-tenção periódica nas rodovias sob sua jurisdição e afirmou que está em análise na Diretoria de Infraestrutura Rodoviária uma nova tecnologia que poderia ser aplicada com chuva e restaura-ria os buracos com durabilidade de até três anos, resolvendo os problemas da RSC-453, entre Farroupilha e Bento.

Não há previsão para que o DAER faça manutenção na VRS-313 pois, no momento, a Supe-rintendência está atendendo as rodovias com maior fluxo. E na RS-122, entre Antônio Prado e a BR-116, na medida do possível, reparos são realizados na rodovia. A expectativa é que na próxima se-mana uma equipe avalie o trecho.Ponto crítico: a RSC-453, no trecho entre Farroupilha e Bento, oferece inúmeros riscos aos motoristas

Page 54: edicao 233

Thaís Zimmer Martinss motoristas profissio-nais, tanto de transporte

de cargas como de pessoas, não podem mais rodar direto, sem pausa para descanso. A lei 12.619 passou a regulamentar a profissão dos motoristas.

O que entra em vigor é a re-gulamentação da fiscalização da classe profissional. Agora, a cada quatro horas trabalhadas, o condutor deve descansar por, no mínimo, 30 minutos, podendo es-tender esse período por até uma hora se o local não oferecer con-dições adequadas de descanso.

O profissional também deve intercalar 12 horas de trabalho, sem incluir as pausas, por 11 ho-ras com o veículo parado. Segun-do o chefe da 5ª Delegacia de Po-lícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, inspetor Leandro da Silva Lins Baía, a fiscalização vai ser feita através das aborda-gens de rotina. O motorista, in-cluindo os que exercem a profis-são de forma autônoma, deverá apresentar o disco de tacógrafo e uma planilha padrão de controle,

O onde devem estar registrados da-dos como a quilometragem per-corrida e o horário trabalhado.

“Caso verificarmos que o con-dutor trabalhou além das quatro horas permitidas, nas últimas horas, ele irá permanecer com o veículo parado por 11 horas”, afirma Baía. Segundo ele, essa é uma lei que vem ao encontro da segurança. “Já cheguei a abordar condutores dirigindo há 30 horas sem pausa. Essa é uma situação desumana e de risco. Muitos vão reclamar, pois mexe nos hábitos de uma categoria que está acos-tumada com a situação”, observa.

Gerente da transportadora Megabasi, Rodrigo Augusto Arrosi diz que a empresa ainda está em processo de adaptação à nova le-gislação. No local, os motoristas com carteira assinadas trabalham apenas dentro do Estado, em ho-rário definido. Para viagens lon-gas, a empresa opta por contratar autônomos. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá se reunir na terça para fazer adequações na forma de fiscalizar a lei.Tanto os motoristas autônomos como as transportadoras precisarão se adequar à nova legislação

Horário para garantir a segurança

Page 55: edicao 233

Divulgaçãoúltima semana foi de vo-tação para os associados

ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha. Depois dos três anos de admi-nistração de Eduardo Piaia, foi realizada a escolha dos novos nomes que vão compor a fren-te do Sindicato a partir de feve-reiro do próximo ano. Josecarla Signor, que concorria com cha-pa única, foi eleita para a presi-dência da Associação.

Para validar o processo eleitoral, era necessário que mais de 50% dos farroupi-lhenses associados votassem a favor da candidatura. Atual-mente o STR conta com apro-ximadamente 1,9 mil pessoas cadastradas, mas apenas 1,1 mil contribuintes, por motivo da isenção da taxa para quem já atingiu 70 anos.

Para facilitar o voto e não haver riscos da quantidade de pessoas não ser atingida, além da urna na sede do Sindicato, no Centro da cidade, outras

foram disponibilizadas em 38 comunidades. O que evitou o grande deslocamento e foi de-terminante para que o número esperado fosse atingido.

“Estou feliz com o resultado, e como já faço parte da organi-zação sei como ocorrem os pro-cessos de mudança. Pretendo dar continuidade ao bom traba-lho que vem sendo realizado”, adianta a nova presidente. Com o foco da informação no campo, Josecarla aposta em maior al-cance de telefonia e internet, as-sim como melhorias na infraes-trutura das estradas de acesso e maior tecnologia na produção.

“São medidas para evitar o êxodo rural. Está cada vez mais difícil manter os jovens no in-terior. Precisamos de atrativos para que o trabalho agrícola tenha continuidade”, destaca. Ela enfatiza que quer realizar um trabalho coletivo, formando líderes nas comunidades que possam auxiliar a equipe nos próximos três anos.

Sindicato com nova direçãoA

A nova equipe conta com 18 pessoas: a presidente Josecarla Signor; o vice Adriano Calegari; o tesoureiro Márcio Ferrari; os se-cretários João Carlos Três e Fá-bio Pegoraro; os suplentes Celi-

to Contini, Jocelei Cappelletti e Liziane Bartelle; os conselheiros fiscais Ivete Maria Formalioni Tonin, Airton Schmitt e Leonel Mattana; os suplentes do Con-selho Fiscal Marilucia Giacomin,

Miriam Zucco Nicoletto e Jones Fabro; os delegados represen-tantes Marcelo Brustolin e Suza-na Maggioni Bertuol e os dele-gados suplentes Solice Beatriz Moroni e Zilmar Neumann.

Quadro eleito do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A partir de fevereiro de 2013, Josecarla (segunda da direita para a esquerda) assume o comando do STR

Page 56: edicao 233

JORNAL

INFORMANTEParte integrante da Edição 233 do Jornal Informante. Nãopode ser vendidoseparadamente

www.jornalinformante.com.br

COMPROMISSO COM A CIDADE27 de julho de 2012Agricultor & Motorista

Quem produz e transportaDia do Motorista, celebrado na quarta, e do Agricultor, neste sábado, reforçam a importância das duas classes profissionais no desenvolvimento do País