edição 227-nov/dez 2002

28
www.acm.org.br Nº 227 • Novembro/Dezembro 2002 Jornal da ACM Jornal da ACM Associação Catarinense de Medicina Filiada à Associação Médica Brasileira CORREIOS IMPRESSO ESPECIAL Nº. 68001020/20001 DR/SC ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA ACREDITE ! Que a esperança emanada do Natal seja nossa companheira durante todo o novo ano que chega. Que a união e a determinação sejam capazes de comprovar que o único sonho impossível de ser realizado é aquele em que não se acredita. Em 2003, acredite em você ... na capacidade de conquistar ... na força capaz de construir o mundo que merecemos ... na felicidade. Associação Catarinense de Medicina ACREDITE ! Que a esperança emanada do Natal seja nossa companheira durante todo o novo ano que chega. Que a união e a determinação sejam capazes de comprovar que o único sonho impossível de ser realizado é aquele em que não se acredita. Em 2003, acredite em você ... na capacidade de conquistar ... na força capaz de construir o mundo que merecemos ... na felicidade. Associação Catarinense de Medicina Nova Diretoria inicia gestão com muito trabalho

Upload: acm-associacao-catarinense-de-medicina

Post on 22-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Nova diretoria inicia gestão com muito trabalho

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 227-Nov/Dez 2002

www.acm.org.br Nº 227 • Novembro/Dezembro 2002

Jornal da ACMJornal da ACMA s s o c i a ç ã o C a t a r i n e n s e d e M e d i c i n a

Filiada à Associação Médica BrasileiraCORREIOS

IMPRESSO ESPECIALNº. 68001020/20001

DR/SCASSOCIAÇÃO CATARINENSE

DE MEDICINA

ACREDITE !

Que a esperança emanada do Natal sejanossa companheira durante todo o novoano que chega.

Que a união e a determinação sejam capazesde comprovar que o único sonho impossívelde ser realizado é aquele em que não se acredita.

Em 2003, acredite em você ...na capacidade de conquistar ...na força capaz de construir o mundo que merecemos ...na felicidade.

Associação Catarinense de Medicina

ACREDITE !

Que a esperança emanada do Natal sejanossa companheira durante todo o novoano que chega.

Que a união e a determinação sejam capazesde comprovar que o único sonho impossívelde ser realizado é aquele em que não se acredita.

Em 2003, acredite em você ...na capacidade de conquistar ...na força capaz de construir o mundo que merecemos ...na felicidade.

Associação Catarinense de Medicina

Nova Diretoria inicia gestão com muito trabalho

Page 2: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM2

EXPEDIENTEInformativo da Associação

Catarinense de Medicina - ACMRodovia SC-401, Km 4,

Bairro Saco Grande - Florianópolis/SCFone/Fax: (48) 231-0300

DIRETORIAPresidente

Dr. Viriato João Leal da CunhaVice-Presidente

Dr. Genoir SimoniSecretário Geral

Dr. Luciano Nascimento SaporitiDiretor Financeiro

Dr. Sérgio Felipe Pisani MüllerDiretor Administrativo

Dr. Luiz Carlos GiulianoDiretor de Publicações Científicas

Dr. Armando José D'AcamporaDiretor Científico

Dr. Maurício José Lopes PereimaDiretor de Patrimônio

Dr. Dorival Antônio VitorelloDiretor de Previdência e AssistênciaDr. Waldemar de Souza Júnior

Diretor das RegionaisDr. Marcos Fernando Ferreira Subtil

Diretor de Defesa de ClasseDr. Carlos Alberto Pierri

Diretora Sócio-CulturalDra. Sílvia Maria Schmidt

Diretor de EsportesDr. Luiz Alberto Nunes

Diretor do Departamento de ConvêniosDr. Ubiratan Cunha Barbosa

Diretora de ComunicaçãoDra. Eliane Vieira de Araújo

VICE DISTRITAISSul - Dra. Mirna Iris Felippe Zille

Planalto - Dr. Fernando Luiz PagliosaNorte - Dr. Marcos Scheidemantel

Vale do Itajaí - Dr. Sérgio Marcos MeiraCentro-Oeste - Dr. Luiz Antônio Deczka

Extremo-Oeste - Dr. Luiz FernandoGranzotto

DELEGADOS JUNTO À AMBDr. Carlos Gilberto Crippa

Dr. Remaclo Fischer JuniorDr. Jorge Abi Saab NetoDr. Théo Fernando Bub

Dr. Luiz Carlos EspíndolaDr. Élcio Luiz BonamigoDr. Sérgio Marcos MeiraDr. Osmar Guzatti Filho

Dr. Marcos Fernando Ferreira SubtilDr. Oscar Antônio Defonso

EdiçãoTexto Final - Assessoria de Comunicação

JornalistasLena Obst Reg. 6048 MT/RS

Denise Christians Reg. 5698 MT/RS

FotografiaRenato Gama

Diagramaçãoe

ImpressãoGráfica e Editora Agnus Ltda.

Tiragem4.000 exemplares

EDITORIAL

AGENTE DA MUDANÇA

Ao receber a missão de presidir a Associa-ção Catarinense de Medicina nos próximostrês anos, senti-me orgulhoso de poder se-guir os passos de todos os brilhantes médi-cos que já estiveram ocupando esta impor-tante função, que constitui-se no maior de-safio que já me deparei nos meus 20 anos deformado. Se aceitei tamanha tarefa é porquenos últimos anos constatei que não era sufi-ciente exercer a medicina com ética e mededicar ao aprimoramento científico. Era pre-ciso fazer mais do quereclamar, nos corredo-res do hospital, dosproblemas enfrenta-dos por nossa ativida-de. Era momento deser agente da mudan-ça, de dar à classe aminha contribuição,ainda que singela.

Afinal de contas,como médico e comocidadão não posso dei-xar de me indignarcom as adversidades eas barreiras impostasgradativamente aoadequado exercício damedicina em nossopaís. Não posso dei-xar de lembrar dasgraves conseqüênciaspara a saúde da popu-lação trazidas pelaabertura indiscrimina-da dos cursos de medicina, fruto de objeti-vos puramente econômicos de algumas Uni-versidades, à luz de uma legislação que clas-sifico, no mínimo, de incoerente. Não pos-so deixar de me pronunciar contra a falta deinvestimentos adequados às necessidadesda saúde do povo brasileiro, das dificulda-des na implantação plena do SUS e das im-posições ao sistema de saúde suplementar.Não posso deixar de denunciar as ameaçasadvindas da proliferação de planos de saú-de, que se utilizando do trabalho médicovisam lucros inaceitáveis, remunerando deforma aviltante o ato médico.

Ao mesmo tempo, se hoje estou Presiden-te da Associação Catarinense de Medicina éporque sou um otimista com a classe médica.Até porque desconheço profissional que emsua formação é melhor preparado para vencerdificuldades e muitas vezes vencer seus pró-prios limites.

Já provamos que unidos somos capazesde ultrapassar todos os percalços que nos sãoimpostos; somos capazes de ultrapassar, in-clusive, nossas funções médicas e conquistar

novos espaços em de-fesa da medicina.

Foi com essa visãoque criamos o Conse-lho Superior das Enti-dades Médicas � CO-SEMESC, lançando asemente para a Ordemdos Médicos, que seainda não existe demaneira legal, já está fi-siologicamente consti-tuída.

Foi também nessavivência que aprendina prática o valor da in-tegração e o significadoreal da palavra parceria.Conquistas que convi-do a todos os médicosa compartilharem jun-to à nova Diretoria, queassume a nossa ACMconfiante e determina-da, pronta a contribuir

para o crescimento da medicina catarinense.Espero que, a exemplo dos que nos ante-

cederam, possamos chegar ao final desta ges-tão com a consciência da missão cumprida ecom resultados que se traduzam no fortaleci-mento da nossa classe.

A todos um Feliz Natal !Que em 2003 nossos sonhos e projetos

possam tornar-se realidade.

Viriato João Leal da CunhaPresidente

�JÁ PROVAMOS QUE

UNIDOS SOMOS CAPAZES

DE ULTRAPASSAR TODOS

OS PERCALÇOS QUE NOS

SÃO IMPOSTOS; SOMOS

CAPAZES DE

ULTRAPASSAR

NOSSAS FUNÇÕES

MÉDICAS E CONQUISTAR

NOVOS ESPAÇOS EM

DEFESA DA MEDICINA�

Page 3: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 3

ELEITOS TRÊS MÉDICOS DE SANTA CATARINADos 20 médicos catarinenses que dispu-

taram cargos eleitorais no pleito deste ano,apenas três foram eleitos: Drs. Eduardo Pi-nho Moreira (Vice-Governador de Santa Ca-tarina), Carlos Fernando Agostini (Deputa-do Federal) e Volnei Morastoni (DeputadoEstadual). O resultado das urnas, emboraimportante, demonstra que a classe aindaprecisa de maior mobilização política paraconquistar e manter aliados nas esferas dedecisão nacional e estadual. Antes das elei-ções deste ano, Santa Catarina tinha pelomenos cinco médicos parlamentares, dosquais quatro disputaram vagas no pleito. Noentanto, o voto só confirmou a reeleição dos

LEI DO ATO MÉDICO MOBILIZA A CLASSE EM TODO PAÍSOs cerca de 8 mil profissionais da medicina catarinense unem-se aos 260

mil colegas de todo o país para uma verdadeira vigília em prol de uma dasdecisões legislativas mais importantes em toda a história da classe: a votaçãodo Projeto de Lei do ATO MÉDICO, pela Comissão de Constituição eJustiça do Senado. O Projeto, que é de autoria do senador e médico catari-nense Geraldo Althoff, foi encaminhado desde abril deste ano, mas ainda nãotem data certa para ser votado, apesar das ações de sensibilização das entida-des médicas nacionais junto aos parlamentares. A proposta tem como metadefinir os procedimentos que devem ser realizados exclusivamente por mé-dicos, tendo em vista que o Brasil é uma das poucas nações do mundo queainda não tem regulamentada por lei as ações exclusivas da profissão, o quevem sendo motivo de muitas irregularidades praticadas por pessoas não habi-litadas, que muitas vezes colocam a vida dos brasileiros em risco.

Nesse sentido, os médicos catarinenses esperam poder contar com obom senso dos parlamentares na hora da votação, em reconhecimento a umdos mais legítimos direitos do profissional da medicina, que na verdade jáé o único a assumir perante seus órgãos normativos e fiscalizadores, socie-dade e até mesmo diante da Lei a responsabilidade de toda e qualquerconseqüência decorrente do Ato Médico.

Sinteticamente, pelo projeto,fica assim decretado:

Ato médico é todo procedimento técnico-profissionalpraticado por médico habilitado e dirigido para:• a promoção primária, definida como a promoção da

saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ouprofilaxia;

• a prevenção secundária, definida como a prevençãoda evolução das enfermidades ou execução deprocedimentos diagnósticos ou terapêuticos de doenças;

• a prevenção terciária, definida como a prevenção dainvalidez ou reabilitação dos enfermos;

• atividades de coordenação, direção, chefia, perícia,auditoria, supervisão e ensino dos procedimentosmédicos privativos diretamente relacionadas àprática médica.

colegas Agostini e Morastoni, deixando dereeleger nomes de extrema relevância e querepresentaram forte apoio às causas médi-cas nos últimos anos. Ressalta-se a perma-nência do senador Geraldo Althoff, que porpeculiaridades do Senado, segue no cargopor mais quatro anos.

Consciente dessa realidade, a nova Dire-toria da ACM tem como meta ampliar os de-bates sobre a mobilização política dos médi-cos, que ainda desconhecem a capacidade quetêm, como formadores de opinião, em garan-tir a eleição de nomes que se comprometamcom vitórias essenciais para a medicina e asaúde da população, no estado e no país.

Conquista nasUrnas

Dr. Eduardo Pinho Moreira(Vice-Governador)

Dr. Carlos Fernando Agostini(Deputado Federal)

Dr. Volnei Morastoni(Deputado Estadual)

Page 4: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM4

COSEMESC E CONSELHO DE EDUCAÇÃO BUSCAM CONSENSO NOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA

A prioridade atual na luta pela qualificaçãodas escolas médicas catarinenses é o efetivoconsenso entre o Conselho Estadual de Edu-cação (CEE) e o Conselho Superior das Enti-dades Médicas do Estado (COSEMESC), nadefinição do �Instrumento de Avaliação dosCursos de Graduação em Medicina�. O docu-mento determina os critérios para a constantevistoria de todos os segmentos que compõema formação dos novos profissionais do setor,assim como as notas para aprovação ou reco-mendação de mudanças de cada instituição deensino avaliada.

Com o Instrumento elaborado, os seis cur-sos de medicina no Estado (UFSC, FURB,UNISUL, UNIVALI, UNIVILLE eUNESC) devem ser avaliados pelos integran-tes da Comissão Mista do Ensino Médico, quealém de conselheiros do CEE, reúne repre-sentantes da Associação Catarinense de Me-dicina (ACM), do Conselho Regional de Me-dicina (CREMESC) e do Sindicato dos Médi-cos (SIMESC), entidades integrantes do CO-SEMESC.

À frente da ação estão o professor FranciscoFronza, Relator do Processo de Avaliação dosCursos de Medicina, do CEE; o Presidente daACM e Coordenador do COSEMESC, Dr. Vi-riato João Leal da Cunha; os médicos represen-tantes da ACM, Dr. Carlos Alberto Justo daSilva; do CREMESC, Dr. Wilmar de AthaydeGerent, e do SIMESC, Dr. Odi José Oleiniscki.

O Instrumento constitui-se numa grandeconquista das entidades médicas catarinenses,que em consonância com as representantesnacionais da classe vêm realizando um intensotrabalho pela qualificação dos cursos de medi-

cina. O documento é baseado na verificação deum tripé: projeto pedagógico, corpo docente eestrutura física, e servirá também para a análi-se dos pedidos de criação de novas faculdadesno setor.

O trabalho tem como intenção evitar a ma-nutenção de cursos com insuficiência de re-cursos físicos e humanos, a falta de compro-misso da escola com a assistência à saúde, aformação de alunos despreparados que nãoconseguem vaga na residência médica e os er-ros médicos causados por profissionais comformação deficiente.

O GRUPO RESPONSÁVEL PELODOCUMENTO REUNIU-SE NASEDE DA ACM PARA FINALIZARO TEXTO QUE REPRESENTAUMA GRANDE CONQUISTA NALUTA PELA QUALIFICAÇÃO DOSCURSOS DE MEDICINA EMSANTA CATARINA

Nos últimos três meses os médicos e apopulação de Santa Catarina puderamacompanhar, nas edições do DiárioCatarinense, uma campanha inédita quereuniu as entidades médicas do Estado(ACM, CREMESC e SIMESC) nocombate a um dos grandes males daatualidade: a automedicação, com umnúmero cada vez maior de praticantes eque podeacarretar sériosriscos à saúde. Acampanha teveamplarepercussão nasociedade e entrea classe, contandoainda com aparticipação daFederação da

CAMPANHA INÉDITA DAS ENTIDADES MÉDICASCOMBATE A AUTOMEDICAÇÃO

Unimed do Estado de Santa Catarina �FECOMED, que integrou a parceria. Aotodo foram 15 anúncios criados pela equipedo jornal e publicados em páginas coloridasno DC, orientando sobre a importância daconsulta e da prescrição médica na hora dacompra do medicamento, constituindo-setambém numa ação de valorização da

imagem do médico frente à sua comunidade.Os anúncios foram publicados nas edições

dos seguintes dias:- Setembro � Dias 15, 19, 21, 22 e 26- Outubro � Dias 01, 06, 13, 17, 20, 24 e 31- Novembro � Dias 03, 07, 12 e 14

Page 5: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 5

O R T O D O N T I A

JORNADA CIENTÍFICA AVALIA REALIDADEDOS ACIDENTES COM TRAUMA NO ESTADO

Estudantes de medicina estiveram reunidosna Jornada Científica de Trauma, no último dia21 de novembro, conhecendo os resultados dasmais recentes pesquisas sobre mortes e seqüe-las deixadas por acidentes nas vias urbanas enas estradas. O evento foi promovido pelo Con-selho Regional de Medicina (CREMESC), emconjunto com a Associação Catarinense de Me-dicina (ACM), tendo como sede o Hotel PlazaItapema Resort, onde estiveram reunidas asprincipais lideranças das entidades médicas na-cionais, para o XIV Encontro dos ConselhosRegionais de Medicina Sul/Sudeste.

Os futuros responsáveis pelo atendimentode vítimas de acidentes conheceram dadosassustadores de pesquisas distintas realizadasno Estado, na Grande Florianópolis e no Hos-pital Regional São José - Homero de MirandaGomes, destacando-se:- Santa Catarina ocupa o segundo lugar em todo

o Brasil em número de acidentes de trânsito.

- 46% dos acidentados de trânsito interna-dos no Hospital São José são responsáveispela renda familiar de suas casas.

- 35% dos acidentados de trânsito interna-dos no mesmo hospital afirmaram ter utili-zado drogas antes do sinistro, 80% álcool.

- 32% dos acidentados de trânsito interna-dos no hospital sofreram o sinistro na idaou vinda do trabalho.

- Na região da Grande Florianópolis, 52% dosacidentes com óbitos ocorrem durante osfinais de semana.

- Também na Grande Florianópolis aconteceum fenômeno inverso ao registrado na mai-oria das regiões metropolitanas: morremmais pessoas atropeladas nas estradas (BRs)que nas vias urbanas.

- Para cada óbito no trânsito catarinense, fi-cam outras três pessoas com seqüelas.

- Perfil da vítima de trânsito: sexo masculino,entre 15 e 35 anos.

CONHECIMENTODE CAUSA

A mesa de debates da Jornada foi coor-denada pelo Presidente da ACM, Dr. Vi-riato João Leal da Cunha, com os seguin-tes palestrantes:••••• Dr. César Augusto Nietschke

� Coordenador Técnico do Serviço deAtendimento Médico de Urgência �SAMU, em Santa Catarina

••••• Dr. Wilmar de Athayde Gerent,Conselheiro do CREMESC com 22anos de atividades em emergênciashospitalares

••••• Dr. Irineu May Brodbek, neu-rocirurgião responsável por pesquisasobre óbitos no trânsito na GrandeFlorianópolis, ente 1990 a 2000

••••• Dra. Marta Rinaldi Müller � Vice-Presidente do CREMESC e uma dasresponsáveis pela pesquisa realizada noHospital Homero de Miranda Gomes� Regional São José, no período de de-zembro/2001 a maio/2002.

••••• Dr. Anastácio Kotzias Neto �Conselheiro do CREMESC e Presi-dente da Sociedade Catarinense deOrtopedia e Traumatologia.

COORDENADA PELO PRESIDENTE DA ACM, DR. VIRIATO JOÃO LEAL DACUNHA, A MESA DE DEBATES REUNIU MÉDICOS RESPONSÁVEIS PELO

ATENDIMENTO DOS ACIDENTES COM TRAUMAS E QUE PESQUISARAM SOBREO TEMA NO ESTADO

Page 6: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM6

SEDE LOTADA NA COMEMORAÇÃO DODIA DO MÉDICO 2002

Profissionais da medicina catarinense reuniram-se em 18 de outubro passado para comemorar o Dia do Médico 2002. Na sede daAssociação Catarinense de Medicina a confraternização integrou a ACM, o CREMESC e o SIMESC, na 1ª festa do COSEMESC

(Conselho Superior das Entidades Médicas) em homenagem à data. O jantar dançante teve um cardápio especial servido peloStyllu�s Buffet e foi embalado pela Banda Estação Brasil, num momento de congraçamento entre colegas e amigos.

A FESTA DOS MÉDICOS DESTE ANO FOI PROMOVIDA PELAS TRÊS ENTIDADESQUE COMPÕEM O COSEMESC, TENDO OS SEUS PRESIDENTES COMOANFITRIÕES: DRS. CYRO SONCINI (SIMESC), VIRIATO LEAL DA CUNHA (ACM) ENEWTON MOTA (CREMESC) O JANTAR DANÇANTE REUNIU DIRIGENTES E MÉDICOS NUMA GRANDE

CONFRATERNIZAÇÃO EM HOMENAGEM À CLASSE NO ESTADO

A ANIMAÇÃO TOMOU CONTA DOS PRESENTES NA FESTA, QUEFORAM EMBALADOS COM O SOM DA BANDA ESTAÇÃO BRASIL

OFICIALIZADA CONSTRUÇÃO

DA SEDE ÚNICAUm dos grandes destaques da comemoração do

Dia do Médico deste ano foi o anúncio oficial dasede única das instituições que representam osprofissionais da medicina em Santa Catarina, atra-vés do acerto de compra pelo CREMESC de partedo terreno onde hoje já está instalada a sede daACM, na capital do Estado. A sede única repre-senta um antigo anseio da classe e deverá transfor-mar-se num instrumento de ampliação do proces-so de união entre suas entidades, de otimização decustos e de benefícios aos médicos catarinenses.

Hoje a sede da ACM já abriga algumas SociedadesCientíficas: Endocrinologia e Metabologia, Ortopedia eTraumatologia, Homeopatia, Pediatria, Gastroenterolo-gia e Cardiologia, com previsão de reunir todas as de-mais especialidades no projeto da sede única.

NOVA FOTO NA GALERIA DOS EX-PRESIDENTESEncerrando sua gestão à frente da

ACM, Dr. Carlos Gilberto Crippainaugurou sua foto na Galeria dos Ex-Presidentes durante a festa de come-moração do Dia do Médico 2002. Apóstrês anos de importantes e destaca-dos trabalhos em prol da classe, omastologista recebeu as homenagensdos membros de sua Diretoria e dosnovos dirigentes da entidade, que sa-lientaram o seu exemplo e a dedica-ção ao representar a mais antiga enti-dade médica de Santa Catarina.

DR. CARLOS GILBERTO CRIPPA, AO LADO DAESPOSA, INAUGUROU SUA FOTO E RECEBEU AS

HOMENAGENS DOS COLEGAS

Page 7: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 7

Page 8: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM88RESIDENCIAL CARAVELAS, NA PRAIA BRAVA.

Incorporação e construçãoVendas:

(48) 223.0202

Projeto aprovado PMF - Nº 48265 - Alvará de Construção nº 892/2000 - RI nº R3/56.178 - 2º Ofício - Autorização FLORAM nº 022/2000 - DEA (recuperação ambiental). - Habite-se PMF nº 409 de 24/10/2002

ESPECIAL ÚNICO ABSOLUTO

O espaçoque você quer.3 dorms.1 suíte c/sacada, amplo livingc/ sacada - 2 Vg

A privacidade quevocê merece.Apenas 14 unidades - aptos prontos.

Piscina • Salão de Festas • Elevador

Florianópolis - Santa Catarina

Consulte atendimento programado

As

ilust

raçõ

estê

mca

ráte

rex

clus

ivam

ente

prom

ocio

nal,

não

faze

mpa

rte

doim

óvel

.

Hall

Elevador

Sala Jantar/Estar

CirculaçãoSuíte

Sac

ada

Áreade

Serviço

QuartoQuarto

Banheiro

Sacadacomchurrasqueira

Cozinha

Banheiro

Page 9: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 9

EMPOSSADA A NOVA DIRETORIA DA ACMEmpossada no Dia do Médi-

co (18/10), a nova Diretoria da As-sociação Catarinense de Medici-na iniciou o mandato de três anosdefinindo suas metas: a defesa daunião dos médicos, a instalaçãoda sede única das entidades(ACM, Conselho Regional deMedicina, Sindicato dos Médi-cos e Sociedades de Especialida-des), a luta pela qualidade dasfaculdades de medicina e um tra-balho de conscientização políticados médicos, que além de se in-tegrarem às suas representações

Presidente � Dr. Viriato João Leal da CunhaVice-Presidente � Dr. Genoir SimoniSecretário Geral � Dr. Luciano Nascimento SaporitiDiretor Financeiro � Dr. Sérgio Felipe Pisani MullerDiretor Administrativo � Dr. Luiz Carlos GiulianoDiretor de Publicações Científicas � Dr. Armando José D�AcamporaDiretor Científico � Dr. Maurício José Lopes PereimaDiretor de Patrimônio � Dr. Dorival Antônio VitorelloDiretor de Previdência e Assistência � Dr. Waldemar de Souza JúniorDiretor das Regionais � Dr. Marcos Fernando Ferreira SubtilDiretor de Defesa de Classe � Dr. Carlos Alberto PierriDiretora Sócio-Cultural � Dra. Sílvia Maria SchmidtDiretor de Esportes � Dr. Luiz Alberto NunesDiretor do Departamento de Convênios � Dr. Ubiratan Cunha BarbosaDiretora de Comunicação � Dra. Eliane Vieira de AraújoVice-Presidente Distrital Sul � Dra. Mirna Iris Felippe ZilleVice-Presidente Distrital Planalto � Dr. Fernando Luiz PagliosaVice-Presidente Distrital Norte � Dr. Marcos ScheidemantelVice-Presidente Distrital Vale do Itajaí � Dr. Sérgio Marcos MeiraVice-Presidente Distrital Centro-Oeste � Dr. Luiz Antônio DeczkaVice-Presidente Distrital Extremo-Oeste � Dr. Luiz Fernando Granzotto

Novos Dirigentes

NOVA DIRETORIA(GESTÃO 2002/

2005): ELEITA EMAGOSTO E

EMPOSSADA EMOUTUBRO

PRESIDENTE, DR.VIRIATO JOÃO LEALCUNHA, E A ESPOSA,ANGELA

MESA DE ABERTURA DA CERIMÔNIA DE POSSE CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADESESTADUAIS E MUNICIPAIS, DIRIGENTES DAS ENTIDADES E COOPERATIVAS MÉDICAS

O NOVO SECRETÁRIO GERAL DAACM, DR. LUCIANO NASCIMENTOSAPORITTI LEU O �TERMO DEPOSSE�

de classe, devem participar dasações que buscam conquistasjunto aos poderes Legislativo eExecutivo estadual e federal.

Na noite da posse, o cirurgiãoViriato João Leal da Cunha, novoPresidente da ACM, recebeu ocargo das mãos do mastologistaCarlos Gilberto Crippa, e foi sau-dado por autoridades, liderançasmédicas, colegas, familiares e pe-los novos Diretores da Associação,que vão acompanhá-lo nos desafi-os à frente da mais antiga entida-de médica catarinense.

MÉDICOS DE TODO ESTADOELEGEM OS DELEGADOS

A nova Diretoria da Associação Catarinense de Medicina vai trabalharao lado de destacados médicos eleitos como Delegados da entidade juntoà AMB. Na lista dos profissionais que receberam o maior número de votosestão os nomes dos médicos que vêm atuando à frente das principaisentidades que representam a classe nos últimos anos:

Dr. Carlos Gilberto CrippaDr. Remaclo Fischer JuniorDr. Jorge Abi Saab NetoDr. Théo Fernando BubDr. Luiz Carlos Espíndola

Dr. Élcio Luiz BonamigoDr. Sérgio Marcos MeiraDr. Osmar Guzatti FilhoDr. Marcos Fernando Ferreira SubtilDr. Oscar Antônio Defonso

Page 10: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM10

Regional Médica Vale do AraranguáPresidente: Dr. Jorge Luís BelucoVice-Presidente: Dr. Frank Traebert Junior

Regional Médica de Balneário CamboriúPresidente: Dr. Jau Noé GayaVice-Presidente: Dr. Deniter Cleber de Vargas BarbosaSecretário Geral: Dr. Leonardo Benvegnu GuedesTesoureiro: Dr. José Geraldo Simões Florio

Associação Médica de BlumenauPresidente: Dr. Waldemaro José Ferreira1ª Vice-Presidente: Dra. Elizabeth Ternes Pereira1º Secretário: Dr. Décio Soares Abuchaim1º Tesoureiro: Dr. Carlos Roberto Seara Filho

Sociedade Brusquense de MedicinaPresidente: Dr. Laércio CadoreVice-Presidente: Dr. Emílio Luis Niebuhr1º Secretário: Dr. César Tournier Elias1º Tesoureiro: Dr. Germano Hoffmann

Associação Médica de CaçadorPresidente: Dr. Airton José AguiarVice-Presidente: Dr. Nelson Dallagnol de SouzaSecretário Geral: Dr. Pedro Roman RosTesoureiro: Dr. Francisco Antonio Ogibowski

Regional Médica Dr. Osvaldo de Oliveira � CanoinhasPresidente: Dr. Luiz Henrique FerraresiVice-Presidente: Dr. Wagner Haroldo PelagioSecretário Geral: Dr. Haroldo Ferreira FilhoTesoureiro: Dr. Márcio Ivan Treml

Associação Médica Regional Oeste Catarinense � ChapecóPresidente: Dr. Carlos Afonso Rossi TirapelleVice-Presidente: Dr. Leandro Trevizan1º Secretário: Dr. Adriano Dall�Magro1º Tesoureiro: Dr. Samir Abu El Haje

Regional Médica do Alto Uruguai � ConcórdiaPresidente: Dr. Aristeu Dias DinizVice-Presidente: Dr. Luiz Fernandes BernardiSecretário Geral: Dr. Luiz Sérgio SchuhmacherTesoureiro: Dr. Gilberto Dalmora

NOVAS DIRETORIAS DAS RE

Regional Médica da Zona Carbonífera � CriciúmaPresidente: Dr. Leandro Avany NunesVice-Presidente: Dr. Ricardo MartinsSecretário Geral: Dra. Alda Dagmar Ribeiro da Silva LimaTesoureiro: Dr. Roberto Teixeira Oenning

Regional Médica Dr. Hélio dos Anjos � CuritibanosPresidente: Dr. Riscala M. FadelVice-Presidente: Dr. Marlei Luiz Perdoncini1º Secretário: Dr. Sérgio Luiz FadelTesoureiro: Dr. Mauro Luiz Vieira

Regional Médica Osvaldo Cruz � IndaialPresidente: Dr. Roberto Amorim MoreiraVice-Presidente: Dr. Sérgio Rogério Karsten Duarte1ª Secretária: Dra. Zuleika Raquel Cleto Dal-ColTesoureiro: Dr. John Marcos Kielwagen

Regional Médica de ItajaíPresidente: Dr. Joel Antônio BernhardtSecretário Geral: Dr. Sebastião José WestphalTesoureira: Dra. Andréa Luíza Cunha

Page 11: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 11

GIONAIS MÉDICAS DA ACMRegional Médica de Jaraguá do Sul

Presidente: Dr. Antônio Carlos ScaramelloVice-Presidente: Dr. Alexandre Lorenzini Schlabendorff1ª Secretária: Dra. Adriana Carmen Comelli1º Tesoureiro: Dr. German Marcelo Negrão Jimenez

Regional Médica Centro Oeste Catarinense � JoaçabaPresidente: Dr. Nilson Fernando DorlVice-Presidente: Dr. Miguel Igor RussowskySecretário Geral: Dr. Élcio Luiz Bonamigo1º Secretário: Dr. Laurence Morales NogueiraTesoureiro: Dr. Pedro Francio

Sociedade Joinvilense de MedicinaPresidente: Dr. Hudson Gonçalves CarpesVice-Presidente: Dr. Conrado Roberto Hoffmann Filho 1º Secretário: Dr. Rogério Marçal Marinho Leite 1º Tesoureiro: Dr. Ricardo Polli

Regional Médica da Serra � LagesPresidente: Dr. Horácio de Oliveira FilhoVice-Presidente: Dr. Antônio Eneo dos SantosSecretário Geral: Dr. Hamilton Santos CeTesoureiro: Dr. Christian Luís Schenkel de Aquino

Associação Médica da Região da Amurel � LagunaPresidente: Dr. Sildja Corrêa de C. SilvestreVice-Presidente: Dr. Garibaldi Monteiro BastosSecretário Geral: Dr. José Romão FilhoTesoureiro: Dr. Valdir Sérgio Zanatta

Regional Médica do Alto Vale do Itajaí � Rio do SulPresidente: Dr. André Marques VieiraVice-Presidente: Dr. Amir Abu El Haje1º Secretário: Dr. Ademir Claudino dos Santos1º Tesoureiro: Dr. Alexandre de Castro Robles

Associação Médica Celso Emílio Tagliari � São Bento do SulPresidente: Dr. Paulo Sérgio dos SantosVice-Presidente: Dr. Júlio Teddy Miranda AscuiSecretário Geral: Dr. Tirso Gladimir HummelgenTesoureiro: Dr. David Rodolfo Landivar Cabruja

Associação Médica Regional de São JoséPresidente: Dr. Geraldo SwiechVice-Presidente: Dra. Rosângela Maria de Oliveira PuelSecretário Geral: Dr. Ari César LentezTesoureiro: Dr. João Batista Berto

Regional Médica do Noroeste Catarinense- SãoLourenço d�Oeste

Presidente: Dr. Gerson Pecora da Silva.Secretário Geral: Dr. Emerson Yoshinobu NomuraTesoureiro: Dr. Olides Lunardi

Regional Médica das Fronteiras � São Migueld�Oeste

Presidente: Dr. Antônio Paim de OliveiraVice-Presidente: Dr. José Maurício Budant1ª Secretária: Dra. Tânia Mara Mendes Gobbi1ª Tesoureira: Dra. Celina Augusta Zanin Poletto

Associação Centro Catarinense de Medicina - TaióPresidente: Dr. Mário Yoshio YoshinoVice-Presidente: Dr. Klaus Peplau1º Secretário: Dr. Eros Castro1º Tesoureiro: Dr. Mishiro Takashima

Regional Médica de TubarãoPresidente: Dra. Márcia Regina PereiraVice-Presidente: Dr. Jaime César SouzaSecretária Geral: Dra. Kellen MeneghelTesoureiro: Dr. Nei Euclides Fava

Regional Médica de VideiraPresidente: Dr. Nelson de Oliveira Junior.Vice-Presidente: Dr. José Antônio Coninck de A. PedrosoSecretário Geral: Dr. Alexandre Fontana Ferrari1º Tesoureiro: Dr. Jacson Antônio Sant�ana

Sociedade Médica do Alto Irani � XanxerêPresidente: Dr. Cláudio Antônio BrieseVice-Presidente: Dr. Edenilson Carlos ZorzoSecretário Geral: Dr. Célio José PanseraTesoureira: Dra. Marinês Bertolo Peres

INSTITUTO SÃO JOSÉ - CENTRO DE PSIQUIATRIA

REALIZARTE - Hospital Dia / Turno Terapêutico

Rua Antônio Ferreira, 113

Centro - São José - SC

Fones: (48) 247-1188 / 247-5100 / 247-4224

E mail: [email protected]

Page 12: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM12

SOCIEDADES CIENTÍFICAS ESCOT � Sociedade Catarinense de Ortopedia e Traumatologia

Gestão: Janeiro/03 � 2004 (eleita em agosto/02)Presidente: Dr. José Francisco Bernardes1o Vice-Presidente: Dr. Antônio Custódio de Oliveira Filho2o Vice-Presidente: Dr. Thomas Andréas HuberSecretário: Dr. Jason Luiz Medeiros dos Santos

Sociedade Catarinense de DermatologiaGestão: Janeiro/03 � 2004 (Eleita em agosto/02)Presidente: Dr. Vicente Pacheco de OliveiraVice-Presidente: Dr. Roberto Moreira Amorim FilhoDemais membros escolhidos pela Diretoria na posse

SOGISC � Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de SCGestão: agosto 2002-2005Presidente: Dr. Alberto Trapanni JúniorVice-Presidente: Dr. Manoel Pereira Pinto FilhoSecretária: Dra. Leisa Beatriz Grando

Associação Catarinense de Medicina do TrabalhoGestão: 24/08/2002 - 2005Presidente: Dr. Dalton NuernbergVice-Presidente: Dr. Mário SatoSecretário: Dr. Casimiro Pereira Júnior

Sociedade Médica de Acupuntura de SCGestão: 24/08/2002 - 2004Presidente: Dr. Otávio Augusto PereiraVice-Presidente: Dr. Li Shih MinSecretária: Dra. Maryangela Lopes Darella

Associação Catarinense de PsiquiatriaGestão: Jan/2003-2005Presidente: Dr. João Ernani LealVice-Presidente: Dr. Fábio Firmino LopesSecretário-Geral: Dr. Jorge Luiz FontanaTesoureiro: Dr. Marcos Aurélio Pereira Lopes

Sociedade Catarinense de GastroenterologiaGestão: Julho 2002-2004Presidente: Dr. Osni Eduardo Camargo RégisVice-Presidente: Dr. Milton ScopelSecretário: Dr. José Manoel Medeiros

Sociedade Brasileira de Mastologia � Regional SCGestão: 2002-2004 (eleita em julho/2002)Presidente: Dr. Carlos Gilberto CrippaVice-presidente: Dr. Jorge Roberto Rebello1a Secretária: Dra. Érica Elaine Traebert1a Tesoureira: Dra. Ana Rosa de OliveiraDellagiustina

Sociedade Catarinense de NeurocirurgiaGestão: 10 agosto 2002 - 2004Presidente: Dr. Luiz Otávio de Castro MeirellesSecretário: Dr. César Augusto Ajala VieiraTesoureiro: Dr. Marcelo Linhares

Sociedade Catarinense de InfectologiaGestão: janeiro de 2003 a 2005Presidente: Dra. Magali Chaves LuizVice-Presidente: Dr. Antônio Fernando BarretoMirandaSecretária: Dra. Sílvia Cristina de Carvalho Flores

Sociedade Brasileira de Endocrinologia eMetabologia / Santa Catarina

Nova Diretoria eleita em julho/2002 toma posse emjaneiro/2003:Presidente: Dra. Marisa Helena César CoralVice-Presidente: Dr. Luiz Alberto SusinSecretária: Dra. Maria Heloísa Busi da Silva Canalli

Sociedade Brasileira Pat. Trato Genital InferiorColonoscopia � Regional Santa Catarina

Gestão: Julho 2002 - 2003Presidente: Dr. Luiz Fernando SommacalVice-Presidente: Dra. Lilia Rosa MarquesSecretário: Dra. Cleonice Maria Piccoli Teixeira

Sociedade Brasileira Alergia e ImunopatologiaRegional Santa Catarina

Nova Diretoria assume em janeiro/2003Presidente: Dr. Paulo Ferreira LimaSecretária: Dra. Nádia Maria Hallack PortoTesoureiro: Dr. Jorge Anastácio Kotzias Filho

C L Í N I C A S I N T E G R A D A S

" A q u a l i d a d e e a e x c e l ê n c i a c o m o d i f e r e n c i a l . "

Rua Antônio Ferreira, 113 - CEP 88103-010 - São José/SCFones/fax: (48) 247-4224 / 247-2520 / 257-5636

E-mail: [email protected]

PsiquiatriaPsicoterapia

PsicologiaFonoaudiologia

Page 13: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 13

Compromisso de responsabilidade pela sua saúde.

Tiradentes, 153 - Centro F: 223 4800

Neste Natal queremos presenteá-los com nossas novas instalações.Novos e modernos laboratórios, equipamentos de última

geração dentro das mais rigorosas normas de controlede qualidade. Resultado: mais rapidez e segurança

na manipulação de suas fórmulas. Essa é a mameiramais justa que encontramos para presentear você

médico, que sempre nos prestigia.Venha fazer-nos uma visita e aproveite para ver

de perto todas as novidades.

SP

ale

rno

ubli

cid

ade

ELEGEM NOVOS DIRIGENTES

Sociedade Catarinense de PediatriaDr. Remaclo Fischer Júnior

Sociedade Brasileira de Angiologia eCirurgia Vascular- Santa CatarinaDr. José Carlos Cassou

Sociedade de Anestesiologia deSanta CatarinaDra. Maria Anita Costa Bez Batti

Sociedade Catarinense deCardiologiaDr. Jamil Cherem Schneider

Sociedade Catarinense de TerapiaIntensivaDr. Milton Caldeira Filho

Sociedade Catarinense de CirurgiaPediátricaDr. Edevard José Araujo

Sociedade Brasileira de CirurgiaPlástica � Reg. SCDr. Marco Antônio Cavalcanti

Sociedade Catarinense deMedicina do EsporteDr. Artur Haddad Herdy

Sociedade Catarinense de RadiologiaDr. Oscar Antônio Defonso

Sociedade Brasileira de ClínicaMédica � Regional SCDr. Carlos Roberto Seara Filho

Sociedade Brasileira de MedicinaLegal � Regional SCDr. Antônio Schmidt de Oliveira

PRESIDENTES DAS DEMAIS SOCIEDADES E DEPARTAMENTOS

Sociedade Brasileira de Geriatria eGerontologia Secção SCDr. Vanir Cardoso

Sociedade Catarinense de OftalmologiaDr. Fernando Fonseca Botelho

Sociedade Catarinense de MedicinaFísica e ReabilitaçãoDr. César Augusto Costa Palma

Sociedade Catarinense de ReumatologiaDra. Maria Amazile Toscano

Associação Médica Homeopática deSanta CatarinaDra. Hayde Haviaras da Silva

Sociedade Catarinense de NefrologiaDr. Luís Freyeslebem Ferreira

Sociedade de Pneumologia eTisiologia de SCDr. Antônio César Cavallazzi

Departamento de CancerologiaDr. Homero Garofallis Ribeiro

Departamento de CirurgiaDr. Wylmar de Athayde Gerent

Departamento de Cirurgia deCabeça e PescoçoDr. Alvin Laemmel

Departamento de Hematologia eHemoterapiaDra. Mary Anne Golino de F. Taves

Departamento de Medicina de TráfegoDr. Guilherme Guerreiro da Fonseca

Departamento de NeurofisiologiaClínicaDr. Ylmar Corrêa Neto

Departamento de NeurologiaDr. Luiz Carlos Coral

Departamento deOtorrinolaringologia/BroncoDr. Paulo Roberto Crespi

Departamento de PatologiaDr. João Péricles da Silva Junior

Departamento de Perícias MédicasDr. Jason Luiz Medeiros dos Santos

Departamento de TransplanteDr. Élcio Silva

Departamento de UrologiaDr. Waltamir Horn Hulse

Departamento de TécnicaOperatória e Cirurgia ExperimentalDr. Carlos Alberto Justo da Silva

Page 14: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM14

Centro: Av. Othon Gama D’Eça, 569 - (048) 224-2770Estreito: Rua Cel. Pedro Demoro, 2104 - (048) 244-7900

Florianópolis - SC

Aos amigos de longe e de pertoAos antigos e recentes

Aos que vejo a cada dia e os que raramente encontroFeliz Natal e um ano novo cheio de realizações.

REALIZADAS ASSEMBLÉIAS ORDINÁRIAE EXTRAORDINÁRIA DE DELEGADOS

Aconteceu no dia 07 de dezembro a Assem-bléia Ordinária de Delegados da ACM , na sededa entidade, em Florianópolis, com a presençade representantes de diversas regiões do esta-do. O encontro iniciou com a participação doex-Presidente da entidade, Dr. Carlos GilbertoCrippa, que apresentou uma síntese dos trêsanos de sua gestão, destacando o crescimentoda ACM em importância no cenário nacional,entre as Federadas da AMB, e as dificuldadesfinanceiras porque tem passado a Associaçãonos últimos anos, com a anuidade congelada hácerca de oito anos e questões econômicas-ad-ministrativas enfrentadas pela entidade. Tam-bém com a presença do Secretário Geral e Dire-tor Administrativo da gestão passada, Drs. Jor-ge Anastácio Kotzias Filho e Irineu May Brod-beck, além de membros do Conselho Fiscal, aAssembléia tomou conhecimento e aprovou obalanço do exercício financeiro 2001/2002.

Ao assumir a coordenação da Assembléia, oPresidente da ACM, Dr. Viriato João Leal daCunha, fez uma breve avaliação dos 45 dias de

seu mandato e procedeu a escolha da nova com-posição do Conselho Fiscal da entidade, defini-da pelos Delegados, com os seguintes nomes:Efetivos: Dr. Edevard José de Araujo

(Florianópolis)Dr. Antônio Silveira Sbissa(Florianópolis)Dr. Alcides de Souza (Itajaí)

Suplentes: Dra. Márcia Regina Pereira(Tubarão)Dr. Jolnei Antônio Hawerroth(Florianópolis)Dr. Cláudio Antônio Briese(Xanxerê)

Concluindo os trabalhos, foi realizada umaAssembléia Extraordinária de Delegados, para

a realização de mudanças estatutárias, desta-cando-se, entre outras:• Substituição do cargo de Diretor de Defesa

de Classe por Diretor de Defesa Profissional.• Definição de uma mensalidade simbólica a

ser paga pelo Sócio Residente, corresponden-te a 50% do valor da mensalidade do SócioEfetivo. Ainda para os que se associarem atéseis meses após a formatura, a contribuiçãoassociativa para a AMB também terá um des-conto de 50%, ficando a cargo da RegionalMédica a cobrança ou não da sua anuidade.

• Determinação de que a Comissão Científi-ca dos Congressos Catarinenses de Medi-cina passem a ser presididas pelos Direto-res Científicos das gestões vigentes nas da-tas dos eventos.

DR. VIRIATO JOÃO LEAL DA CUNHA, JUNTO AO VICE-PRESIDENTE, DR. GENOIR SIOMONI, E AO DIRETORFINANCEIRO DA ACM, DR. SÉRGIO MÜLLER, DURANTE AVOTAÇÃO DAS MUDANÇAS ESTATUTÁRIAS PROMOVIDASPELA ASSEMBLÉIA DE DELEGADOS

ACAMED FAZ HOMENAGEM ESPECIAL AO DR. WALDOMIRO DANTASO jantar de fim de ano da Academia Catari-

nense de Medicina � ACAMED, realizado nodia 05 de dezembro, na sede da ACM, ganhouum brilho especial com a sessão solene emhomenagem ao Cirurgião e Gastroenterologis-ta Waldomiro Dantas, um dos fundadores daentidade e seu primeiro Presidente. O médicorecebeu das mãos do colega Roldão Consoni oDiploma de Honra ao Mérito Médico Nacio-nal, outorgado pela Federação Nacional dasAcademias de Medicina. A sessão solene foiacompanhada por cerca de 30 acadêmicos de

seis municípios catarinenses, além de convida-dos especiais da ACM, SIMESC, CREMESCe da Academia Catarinense de Odontologia.

O atual Presidente da ACAMED, Dr. Nel-son Grisard, iniciou a homenagem destacando oimportante trabalho do Dr. Waldomiro Dantas,que no seu vasto currículo já foi Presidente doConselho Regional de Medicina, da SociedadeBrasileira de Hepatologia e da Federação Brasi-leira de Gastroenterologia, da Sociedade Catari-nense de Gastroenterologia e do Colégio Brasi-leiro de Cirurgiões, exercendo na ACM os cargos

de Secretário Geral, Vice-Presidente, Presidentedo Departamento de Clínica Médica e delegadoefetivo, em múltiplos mandatos.

Em seguida, Dr. Fernando Springmann, aca-dêmico de Jaraguá do Sul, entregou pela primei-ra vez o �pin� da Academia para o homenageado,que aproveitou o momento para agradecer o re-conhecimento por sua dedicação em 45 anos demedicina . Ao final da solenidade, o Dr. LuizCarlos Espíndola, orador da ACAMED, fez umasaudação especial aos presentes, que incluiu vo-tos de felicitações para as festas de fim de ano.

Page 15: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 15

Page 16: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM16

A Associação Catarinense de Medicina presta uma homenagem es-pecial ao médico Newton Wiethorn da Luz, falecido no dia 15 de no-vembro último. Em 35 anos dedicados à medicina, destacou-se na suaimportante atuação como Presidente do Conselho Regional de Medici-na (1985 a 1987) e como criador da residência médica em Cirurgia Vas-cular do Hospital Universitário (Universidade Federal de Santa Catari-na). Seu trabalho como professor titular da UFSC mereceu destaquena formação das novas gerações de médicos no estado, assim como suaatuação na chefia do Serviço de Cirurgia Vascular do HU. O médicoainda ocupava a Cadeira número 20 da Academia Catarinense de Medi-cina, por suas importantes contribuições à classe médica e à medicinade Santa Catarina. Foi o criador das Delegacias Regionais do CRE-MESC e das Comissões de Ética nos hospitais, iniciando este trabalhojunto ao Caridade, na capital do estado.

SANTA CATARINA PERDE NEWTONWIETHORN DA LUZ

SOCIEDADE DE CARDIOLOGIAPROMOVE A SEMANA DO CORAÇÃOEntre os dias 23 a 25 de outubro, a Sociedade Catarinen-

se de Cardiologia promoveu a Semana do Coração, com oobjetivo de divulgar entre a população as formas de se preve-nir contra as doenças cárdio-circulatórias. A campanha inte-grou ação nacional, desenvolvida pela Sociedade Brasileirade Cardiologia, que este ano buscou privilegiar orientaçõespara hábitos de estilo de vida mais saudável.

Nesse sentido, a SCC fez dois dias especiais de avaliaçãojunto às pessoas que circulavam pelo Largo da Alfândega, nacapital do Estado, onde aqueles que apresentaram sintomasde risco, receberam informações para o tratamento adequado.

�A participação do público foi bastante efetiva, assim comoa divulgação na imprensa de questões relativas à prevenção das doenças cárdio-circula-tórias. Eu considero a campanha, que é realizada anualmente em algumas cidades doBrasil, uma excelente iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia�, avaliou o Dr.Jamil Cherem Schneider, Presidente da Sociedade Catarinense de Cardiologia.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃODiminuição do consumo de sal nos alimentos.Abandono definitivo do hábito de fumar.Redução do peso corporal até atingir o peso normal para a altura.Prática de atividade física regular.Diminuição da ingestão de gorduras.Diminuição da ingestão de bebida alcoólica.Adoção de técnicas de relaxamento e lazer, como tentativa parareduzir o estresse.

DR. NEWTON WIETHORN DA LUZ FALECEU NOÚLTIMO DIA 15 DE NOVEMBRO

ESPAÇO UNIMED SC

Unimed divulga os vencedores do Prêmio de Jornalismo

A Unimed divulgou dia 16 de outubro os vencedores do 1º Prêmio deJornalismo Unimed SC, com o tema “Prevenção em Saúde”. A premiaçãoocorreu no Parthenon Prinz Hotel, Joinville, em evento comemorativo aoDia do Médico (18 de outubro). O prêmio foi criado com o objetivo dereconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da imprensa que publi-cam matérias sobre a saúde preventiva.

Em cada uma das quatro categorias foram escolhidos três finalistas,entre os 80 trabalhos inscritos de todo o Estado. Concorreram reportagensveiculadas de 1º de janeiro de 2002 e 15 de agosto de 2002, em veículossediados em Santa Catarina. O vencedor de cada uma das categoriasprofissionais recebeu R$ 3 mil e o 1º lugar da categoria acadêmicarecebeu o prêmio R$ 1,5 mil.

Na categoria Jornal/Revista a vencedora foi Marilene Rodrigues, doJornal de Santa Catarina, Blumenau, com a série de reportagens “A vidana Balança”. Já na categoria Rádio os vencedores foram Izani Mustafá,Ana Denise de Oliveira e Marcos Pereira, da Rádio Difusora, Joinville,com a série “Momento Saúde”.

Ligia Gastaldi, Ana Maria Veiga e Mônica Roemmler, da RBS TV,Florianópolis, ficaram em 1º lugar na categoria Televisão, com a matéria“Saúde no Trabalho – Lixeiro”. Os vencedores na categoria Acadêmicaforam Alexsandro Medeiros, Luciana Vieira e Lisandra de Oliveira, doInstituto Superior e Centro Educacional Bom Jesus/Ielusc, Joinville, abor-dando o tema Prevenção Continua a Melhor Aliada ao Idoso.

A comissão julgadora foi integrada pelas jornalistas Valdirene Lima,diretora de Comunicação Social da Secretaria Estadual de Saúde doParaná, Luciana Pombo, diretora de Jornalismo da Rádio Transamérica

Ielusc, RBS TV Florianópolis, Rádio Difusora e Jornal de Santa Catarina foram os vencedores. Também foi anunciada a segunda edição para 2003.

de Curitiba (PR) , Johanna Kleine, editora do Caderno Vida do JornalZero Hora de Porto Alegre (RS), e pelos médicos Carlos Augusto Cardimde Oliveira e Edson Sydney de Campos.

Dalmo Claro de Oliveira, presidente da Federação das Unimeds deSC, avalia de forma positiva a participação e o interesse de jornalistas detodo o estado no Prêmio Unimed de Jornalismo. “O sucesso do PrêmioUnimed mostra que a preocupação com a prevenção já não faz partesomente da classe médica, mas vem abrangendo outros segmentos dasociedade. Com certeza, os meios de comunicação tem um papel funda-mental na conscientização da população”, reforça.

Segundo o médico Wálmore Pereira de Siqueira Júnior, vice-presidenteda Federação das Unimeds de Santa Catarina, o número de trabalhos inscritossuperou as expectativas da Unimed. “Ficamos muito satisfeitos com a partici-pação dos profissionais de comunicação no 1º Prêmio de Jornalismo UnimedSC e com a qualidade das reportagens apresentadas”, declarou. Graças àreceptividade da imprensa catarinense, a Unimed de Santa Catarina já anun-ciou a segunda edição do Prêmio de Jornalismo para 2003.

Page 17: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 17

Apoio

Patrocinadora

Page 18: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM18

Rua Bocaiuva, 2468 Lj. 226 Beiramar Shopping Fone 223 6296Rua Geroncio Thives Lj. 308 Shopping Itaguaçu Fone 343 9272Rua Tenente Silveira, 286 Lj. 04 Centro Fone 222 5525

Jóias paraquem ama.

A Associação Catarinense deMedicina está participando da cam-panha �NATAL MAIS FE-LIZ�, junto à Unicred de Florianó-polis. A idéia é recolher doações paraauxiliar duas instituições sociais se-lecionadas: Lar São Vicente de Pau-la, de crianças, e Lar de Zuma, deidosos. Para tanto, a ACM estará re-colhendo doações em brinquedosem sua sede social, até o final deste

A ACM tem um convite espe-cial para seus associados: chegoua hora de resgatar o seu tradicio-nal �bloco de sujo�, que anosatrás fez parte da história da enti-dade. Para que isso seja possível,a nova Diretoria Sócio-Culturalda Associação já começa a se or-ganizar e solicita a preciosa cola-boração de todos aqueles colegasque outrora participaram das fes-tas carnavalescas da entidade, nosentido de possibilitar um encon-

�NATAL MAIS FELIZ�mês de dezembro.

A promoção é da Diretoria Sócio-Cultural da entidade, que tem à fren-te a Dra. Sílvia Schmidt e que já mon-tou uma estratégia de ação para am-pliar a participação dos médicos naregião da Grande Florianópolis: estáligando para a casa de cada associadoe solicitando os donativos, num con-tato especial com as esposas e mães.

Participe !

A partir de 1º de dezembro, oatendimento aos associados na sede da

ACM será feito das 13 às 19 horas.

CARNAVAL 2003 ACM VAI RESGATAR�BLOCO DE SUJO�

tro divertido e descontraído, quecongregue os �foliões� deste e deoutros carnavais.

Além da festa dos adultos, a As-sociação Catarinense de Medicinatambém já está preparando o Bai-le de Carnaval Infantil, sucesso ab-soluto da programação social daentidade, que ano após ano reúneum grupo expressivo de �baixi-nhos� e muitos pais corujas nosalão da sede social.

Programe-se. Participe !

Atenção !

Page 19: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 19

Page 20: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM20

AVANÇOS NO TRATAMENTO DA DORE DOS DISTÚRBIOS FUNCIONAIS

O Centro de Estudos Avançados de Acu-puntura Médica (CEAM) apresenta o curso te-órico-prático �Avanços no Tratamento da Dor e dosDistúrbios Funcionais�, uma abordagem contem-porânea da terapêutica da dor e dos distúrbiosfuncionais através da Acupuntura Médica, mi-nistrado pelo Dr. Norton Moritz Carneiro.

O Programa, que enfatiza a atividade prática,num modelo de aplicabilidade imediata, parte deestudos da fisiologia da Acupuntura e dos con-ceitos atuais de fisiopatologia e terapêutica da dore das síndromes disfuncionais e proporciona, paramédicos de diversas especialidades, uma amplia-ção das opções de intervenção terapêutica.

Para o especialista em Acupuntura, a siste-matização da teoria e da prática, fundamentadaem dados neurofisiológicos, anátomo-funcio-nais e fisiopatológicos favorece a obtenção deresultados ainda mais satisfatórios, com baseem evidências científicas.

ProgramaMódulo 1 � 7 e 8 / Fevereiro/ 2003O sistema nervoso: conexões vitais.

Fisiologia da estimulação neural periférica.Módulo 2 � 7 e 8 / Março 2003Dor: neurobiologia, fisiopatologia, terapeuticapor estimulação neural periférica.Estudo dos sítios de neuroestimulação.Métodos: acupuntura, eletroestimulação, in-filtração analgésica - local/segmentar.Módulo 3 � 11 e 12 / Abril 2003 Síndromes Dolorosas: cabeça e pescoço, mem-bro superior; tronco e quadril, membro inferior.Dor visceral.Módulo 4 � 9 e 10 / Maio 2003Síndromes disfuncionais: neurológicas, respi-ratórias, digestivas, urinárias, reprodutivas, cir-culatórias, distúrbios da imunidade.Local: ACM � Rodovia SC 401, Km 4, SacoGrande, Florianópolis, fone (48) 2310300Investimento: R$ 1.600,00 à vista, ou em 3parcelas de R$ 550,00.Inscrições: Fone/fax 48 233 2533www.acupunturatual.com.brE-mail [email protected]

XII SIMPÓSIO DE

ATUALIZAÇÃO EM

OFTALMOLOGIA

Data: 28 e 29 de março de 2003Local: Blumenau (SC)

Organização e Secretaria Executiva: Praxis �Feiras e Congressos Ltda

Fone: (47) 326-1313Fax: (47) 326-4159

E-mail: [email protected]: www.praxis.srv.br

DR. NORTON MORITZ CARNEIRO

30º CONGRESSO BRASILEIRO

DE ALERGIA EIMUNOPATOLOGIA

Novembro de 2003Florianópolis/SC

Page 21: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 21

Motivos de Preocupação• O consumo de álcool, cigarro e outras drogas

está presente em todos os países do mundo.Mais da metade da população das Américase da Europa já experimentou álcool algumavez na vida e cerca de um quarto é fumante.

• O consumo de drogas ilícitas atinge 4,2%da população mundial. A maconha é a maisconsumida (144 milhões de pessoas), se-guida pelas anfetaminas (29 milhões), coca-ína (14 milhões) e os opiáceos (13,5 milhões,sendo 9 milhões usuários de heroína).

• As complicações clínicas e sociais causa-das pelo consumo de tais substâncias sãohoje consideradas um problema de saú-de pública.

• O tabaco contribui substancialmente paraas mortes relacionadas a neoplasias, doen-ças cardiovasculares, doenças pulmonares,baixo peso ao nascimento e queimaduras.

• O aumento do consumo de álcool está di-retamente relacionado à ocorrência de cir-rose hepática, transtornos mentais, síndro-me alcoólica fetal, neoplasias e doenças car-diovasculares.

É considerável o aumento do con-sumo das substâncias psicoativas

nos últimos anos, o que tem acar-retado inúmeros problemas desaúde, além do crescimento dacriminalidade, de acidentes au-tomotivos, comportamentosanti-sociais, abandono do tra-balho e da escola. Também écrescente a demanda por ser-

viços de trata-mento a de-

pendentesq u í m i c o s ,usuários deálcool e dro-gas. Diante

da gravidadedo problema, a As-

sociação Médica Bra-sileira (AMB) elaborou

diretrizes para orientação deusuários de cigarro, álcool e dro-

AMB LANÇA CAMPANHA E MANUAL CONTRA DROGASAMB LANÇA CAMPANHA E MANUAL CONTRA DROGASgas, contidas no manual �Usuários de Subs-tâncias Psicoativas � abordagem, diagnósticoe tratamento�.

No texto são apresentados dados atua-lizados e fundamentados em publicaçõescientíficas sobre o consumo, os proble-mas de saúde e os tipos de tratamentosrelacionados às bebidas alcoólicas, nico-tina, anfetamina, benzodiazepínicos, opi-áceos, cocaína, maconha e solventes.

De acordo com avaliação feita pela AMB,a dependência e o uso nocivo de substân-cias psicoativas têm sido pouco diagnosti-cados pelos médicos. Cabe ao generalistaou clínico geral estabelecer o diagnósticoprecoce, orientar o usuário e motivar o pa-ciente a buscar ajuda especializada.

A divulgação das diretrizes pretendeinformar a sociedade e atualizar os profis-sionais sobre as inovações diagnósticas eterapêuticas da dependência química, vi-sando a humanização e a melhoria da qua-lidade do atendimento.

Page 22: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM22

FLORIANÓPOLIS FOI SEDE DO MAIOR

CONGRESSO BRASILEIRO DE PSIQUIATRIAO êxito alcançado no XX Congresso Brasileiro

de Psiquiatria, realizado em Florianópolis, entre16 e 19 de outubro, superou as expectativas dosorganizadores, constituindo-se no maior dos con-gressos psiquiátricos brasileiros, somando 3.101inscritos. O número atesta a grandeza e o sucessodo encontro, resultado do trabalho das comissõesorganizadora e científica, dos profissionais que apre-sentaram excelentes trabalhos e da qualificaçãodos conferencistas nacionais e internacionais.

O evento, que tinha como tema central �OEncontro Terapêutico na Psiquiatria�, abordouamplamente as técnicas adequadas ao atendimento

de traumas psicológicos e suas seqüelas: sobre-viventes de atentados, de acidentes e de catás-trofes, torturados políticos, vítimas da violênciaurbana, o abuso de crianças e outros assuntos.

Além do empenho da Associação Brasileirade Psiquiatria, o evento contou com a primordialcolaboração da Associação Catarinense de Psi-quiatria, representada pelo seu Presidente, Dr.Géder Gross, que também auxiliou na realizaçãodo VII Encontro Brasileiro e do I Encontro Luso-Brasileiro de Interconsulta e Psiquiatria no Hos-pital Geral, na sede da Associação Catarinensede Medicina.

O 36º Congresso Brasileiro de Otorrino-laringologia, realizado de 19 a 23 de novem-bro, no Centro Sul, em Florianópolis, foi omaior evento da especialidade já realizadono Brasil. Foram quase 3 mil inscritos, cercade 300 renomados palestrantes nacionais einternacionais, que trouxeram as mais recen-tes novidades científicas e tecnológicas nasáreas de otologia, rinologia e laringologia.Entre os presentes, estavam o Presidenteda Sociedade Brasileira de Otorrinolaringo-logia, Dr. Luc Weckx, o Presidente da Soci-edade Portuguesa de Otorrinolaringologia, oprofessor Dr. Antônio Augusto de Maia Go-

mes e um dos maiores especialistas da área:Dr. Antônio Dela Cruz, dos Estados Uni-dos.

�Foi um evento extremamente importantepara os otorrinolaringologistas de Santa Cata-rina, pois reuniu grandes expressões da área.Quero agradecer a participação e a dedicaçãode todos os colegas, em especial a comissãoorganizadora do evento, que foi presidido bri-lhantemente pelo médico Syríaco AtherinoKotzias e secretariado pelo colega Cláudio deVicenzi�, destacou o Dr. Luiz FernandoGranzotto, Presidente da Sociedade Catari-nense de Otorrinolaringologia.

DR. GÉDER GROSS (PRIMEIRO ÀESQUERDA), PRESIDENTE DA SOCIEDADECATARINENSE DE PSIQUIATRIA, FOI UM DOSCOLABORADORES PARA A REALIZAÇÃO DOEVENTO, QUE REUNIU MAIS DE 3 MILMÉDICOS

CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA

CONVENÇÃO NACIONAL

DA UNIMED DEBATE ADIFÍCIL REALIDADE DA

COOPERATIVADe 13 a 16 de novembro Florianópolis

foi sede do maior fórum de debates daCooperativa de Trabalho Médico de todoo Brasil. A 32ª Convenção Nacional da Uni-med reuniu cerca de 1.400 participantespara debater sobre a �Gestão da Saúde comQualidade de Vida�. A organização foi co-ordenada através de uma ação conjunta daUnimed do Brasil, da Federação de SantaCatarina e da Singular da capital, tendo àfrente o médico catarinense Almir Gentil,Presidente da Unimed de Florianópolis eDiretor de Marketing e Desenvolvimen-to da Unimed do Brasil, que trouxe para acapital catarinense palestrantes renomadospara falar e discutir sobre a regulamenta-ção dos planos de saúde e suas repercus-sões, a saúde no novo governo brasileiro,cenários político e econômico, legislaçãodas sociedades cooperativas, responsabi-lidade social, valorização da marca Unimed,entre outros.

O momento de grandes transformaçõespolíticas no país, a atualidade da temáticaabordada, o quadro de dificuldades no se-tor da saúde e nas operadoras de planos,aliados ao número de participantes, fizeramdesta a maior Convenção da história daUnimed.

A MESA DE ABERTURA DA 32ª CONVENÇÃO NACIONALUNIMED REUNIU AUTORIDADES, CONVIDADOS ESPECIAISE LIDERANÇAS DO SISTEMA

Page 23: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 23

�NOITE DO CABRITO� ENCERRA PROGRAMAÇÃO DODR. GOURMET DE 2002

Pratos a base de cabrito, preparados pelomédico Jorge Abi Saab Neto, com o auxíliodos colegas Jorge Anastácio Kotzias Filho eEuclides Reis Quaresma, foram responsáveispelo sucesso de mais uma edição do Dr. Gour-met, ocorrida no dia 5 de outubro. Os pre-sentes ao jantar degustaram cabrito assadocom zattar e ensopado, acompanhado de ar-roz, miúdos, salada grega e feijão branco comcostela. Também fez parte do menu frangocoq au vin e corumbié, um tipo de biscoitoamanteigado. Para abrilhantar ainda mais a fes-ta, o músico Betinho apresentou um showespecial de talento.

Confraternização�Foi um prazer cozinhar para os amigos,

numa noite muito agradável, reunindo colegasnum momento de confraternização, para con-versar e se descontrair em mais um importan-te evento social da ACM�.

Gourmet Dr. Jorge Abi Saab Neto

Profissionais da medicina receberam uma homenagem especi-al em outubro, mês em que se comemora o Dia do Médico. Coma colaboração do Vice-Prefeito de Florianópolis, Dr. Murillo Ro-nald Capella, e iniciativa do apresentador/comentarista de televi-são Aldírio Simões, o Programa Fala Mané, exibido na manhã de27/10, pela TV SBT Florianópolis, transformou-se num espaçoexclusivo para os talentos médicos. O Salão de Festas da ACM foio cenário escolhido para a gravação do programa, que teve a parti-cipação de dirigentes das três entidades médicas estaduais: ACM,CREMESC e SIMESC � além da ASESC, Unimed e Unicred(Central e de Florianópolis), médicos e familiares que desenvol-vem atividades artísticas.

O programa foi ao ar com entrevistas junto aos dirigentes das

�O projeto Dr. Gourmet, criado pelo ex-Pre-sidente da ACM, Dr. Carlos Gilberto Crippa,vem trazendo excelentes resultados. É um pro-grama institucional que deve ter continuidade,pois cada edição constitui-se de um momentoímpar de convivência entre os associados. Gos-tei muito da minha participação como gourmet,pois além da noite agradável que passei com osamigos, aprendi boas dicas culinárias�.

Gourmet Dr. Jorge Anastácio Kotzias Filho

�A iniciativa da ACM em congregar médi-cos através de jantares preparados pelos pró-prios associados pode, no mínimo, ser classifi-cada de �gostosa�, em todos os sentidos, namedida em que possibilita um encontro des-contraído entre colegas e amigos. Por tudo isso,a promoção do Dr. Gourmet deve permanecercomo atividade associativa rotineira. Minhaúnica �queixa� é que só eu �cozinhei�, os outrosnão entendiam nada do assunto�.

Gourmet Dr. Euclides Reis Quaresma

GOURMETS DA NOITE SERVIRAM PRATOS FEITOSCOM CABRITO, AGRADANDO AOS PARTICIPANTES

entidades e ainda deu espaço para a apresentação de grupos mu-sicais compostos por médicos e familiares, como o Capella�s BossaShow, formado pelo Vice-Prefeito e por seus filhos, que apresen-taram um repertório de Bossa Nova. Também participaram dasapresentações musicais a Banda Porão 26, coordenada pelo Dr.Cristiano Marques, especialista em rock; os médicos Paulo Vieirada Rosa e Fábio Botelho, acompanhados por Eduardo, Estefânioe Holf Holland, que se divertiram tocando e cantando MúsicaPopular Brasileira; o Dr. Jason dos Santos, que fez uma apresen-tação solo, com seleção de boleros (violão e voz); a Pediatra Mari-lene Monn, que tocou piano e cantou, acompanhando o Dr. JoséMello e a sua filha Janaína, na flauta, apresentando também umrepertório de Música Popular Brasileira.

PROGRAMA �FALA MAN� GRAVADO NA SEDE DA ACM

IOESTAD METROO APARELHO DA MEDIDA CERTA PARA BEBÊS E ADULTOS

Criciúma / SCE-mail:[email protected]

Fone: (48) 433-63589984-9307

Acessível a diversos ambientes de trabalho:hospitais, consultórios, creches,

academias de ginástica, etc...

Baby e Lactante

Adulto

Ind. Com. Ltda.-ME

Page 24: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM24

DE MÃOS DADAS COM A NATUREZAApós um ano e meio de progra-

mação, o ortopedista Telmo Gaert-ner Victoria e sua mulher, a radiolo-gista Maria de Fátima Farias, entra-ram em sua pick-up S10, 4x4, cabi-ne dupla e partiram de Florianópo-lis em uma expedição pelo Brasil quedurou três meses. A saída da Ilha foino dia 3 de abril deste ano, pela ma-nhã. Peruíbe, Bertioga, Paraty, IlhaGrande, Angra dos Reis, Tiraden-tes, Congonhas, Ouro Preto, Maria-na, Diamantina, Vila Velha, Itaúnas,Parque Nacional Monte Pascoal,Costa do Cacau, Comandatuba,Ilhéus, Itacaré, Camamu, Bom Des-pacho, Salvador, Ilha de Itaparica,Praia do Forte, o Castelo de GarciaD�Avila.

O objetivo da expedição �DeMãos Dadas com a Natureza� se re-alizava: viajar acreditando no poten-cial turístico de Brasil e buscandoconscientizar, por onde passava, so-bre a importância de cuidar e pre-servar a natureza. �Com isto todosganham, mesmo aqueles que nãovivem diretamente do turismo, mas

dependem do meio ambiente paraviver�, diz o folder, feito em papelreciclável, que explica com detalhescomo se deve tratar o lixo. Ele foidistribuído em toda rota da expedi-ção, assim como cartazes alertandopara as conseqüências da falta de cui-dado com o lixo.

Aracaju, Estância, Praia de Ata-laia, Rio São Francisco, Canindé doSão Francisco, Penedo, Praia doFrancês, Pajuçara, Maceió, Praia doGunga, Jequiá da Praia, Barra de SãoMiguel, Massagueira, Lagoa deMundaú, Iracema, Barra de SantoAntônio, Ilha da Crôa, Barreira doBoqueirão, Maragogi. Alguns nomesconhecidos, outros nem tanto. Istoporque, segundo o médico, muitascidades brasileiras ainda não explo-ram nem 30% de seu potencial tu-rístico.

Caruaru, Pernambuco, Brejo Ma-dre de Deus, Recife, Campina Gran-de, João Pessoa. Praia do Jacaré, ondeo rio Paraíba encontra-se com o mar.

�O Brasil abriga de 10% a 20%do número total de espécies conhe-

cidas no mundo e possui 10% daágua potável do planeta. A falta deconscientização de muitos brasilei-ros em relação ao lixo, poluindo edegradando o meio ambiente, afas-ta o turista do país�.

Barra do Mamanguape, Baía daTraição, Baía Formosa, Natal. Barrei-ra do Inferno e Pirangi, Maracajaú,São Miguel do Gostoso, Fortaleza,Parnaíba, Parque Nacional dos Len-

çóis Maranhenses � Barreirinhas,Queimada e Baixa Grande, São Luiz,Salinópolis, Belém, Ilha de Marajó,Serra dos Carajás. Conceição, Pal-mas, Ponte Alta do Tocantins, Portaldo Jalapão, Alto Paraíso, Chapadados Viadeiros, Brasília, Cachoeiras deMumunhas, Salto do Itiquira, Saltodo Tororó, Caldas Novas, Bonito.

�O carro marcava 41.450 kmquando chegamos em casa�.

QUEM QUISER CONHECER MAIORES DETALHES DESTA VIAGEM MARAVILHOSA É SÓ ACESSARO SITE DA �EXPEDIÇÃO MÃOS DADAS COM A NATUREZA�: www.viajemaisbrasil.com.br

Aos 10 anos, na Bolívia, ondemorava com sua avó, o coração domédico Victor Hugo Gomez Taglefoi tocado pela música. Apesar denão ter um professor, pois sua avó,na época, achava que ser artistanão era adequado, conseguiu umviolão, aprendeu a tocar e fez par-te do trio Altiplano. Quando veiopara o Brasil, estudar medicina emCuritiba, PR, encontrou amigosconterrâneos e novamente se ren-deu aos acordes musicais. Dessa

vez participou do Trio X, que cos-tumava se apresentar em locaiscomo Teatro Guaíra, na Reitoriada UFPR, no Festival Latino deEtnias e até na televisão. O reper-tório era composto de músicas la-tinas, bolivianas, boleros e român-ticas. Seus ídolos eram os inte-grantes dos Los Panchos.

�Uma vez, em Curitiba, fomosfazer uma serenata para a namora-da de um dos componentes dogrupo. Como passava das 23 ho-ras, chamaram a polícia. Os polici-ais chegaram e nós explicamos

que só iríamos tocar cerca de trêsmúsicas para comemorar o aniver-sário da moça. Eles pararam e fica-ram ouvindo. No final, disseramque gostaram muito�. Atualmen-te Dr. Tagle toca com seus amigosbrasileiros e, apesar de não ser damesma forma que tocava com osbolivianos, vem agradando o pú-blico. �Toco por prazer pessoal,isto me faz muito bem�, acrescen-ta o músico que, para sua surpresae orgulho, já foi convidado até paraacompanhar a cantora Perla em umevento na Ilha.

TO C A D O P E L A MÚ S I C A

DR. VICTOR HUGO JÁ TOCOU AO LADO DACANTORA PERLA, EM EVENTO REALIZADONA PRAIA DE JURERÊ INTERNACIONAL, EMFLORIANÓPOLIS

ALÉM DO CONSULTÓRIO ...

BuffetBuffet

Festas & EventosFestas & Eventoswww.styllusbuffet.com.brwww.styllusbuffet.com.br

Buffet - Coquetel - Coffee BreakBuffet - Coquetel - Coffee Break

Fone: 248 9041 Fax: 348 2030Fone: 248 9041 Fax: 348 2030

Page 25: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 25

ALÉM DO CONSULTÓRIO ...

ARTISTA NA PROFISSÃO E NO LAZER�Esculpir� um novo rosto, dar forma a uma

aparência retorcida por um acidente, minimi-zar um �defeito� do corpo, ou simplesmenteatender a um �desejo� de quem busca a satis-fação pessoal diante do espelho. Assim o ci-rurgião plástico Rodrigo d�Eça Neves traduzo seu trabalho em arte. No consultório ou nolazer a arte é sua parceira e aliada. Quandoainda criança, observava com admiração as pin-turas artísticas do seu pai e a arte do avô, quealém de pintar, escrevia, compunha e tocavapiano. Na segunda infância, em Tubarão, Dr.Rodrigo ficava observando o seu vizinho Wi-lly Zumblick, enquanto transformava simplestelas em importantes obras de arte. Já emFlorianópolis, conheceu Martinho de Haro eo filho dele, o Rodrigo, freqüentava a casa doseu avô. Assim sendo, Dr. d�Eça Neves vi-veu cercado de boas influência artísticas. �Fuifazendo a minha arte e acreditando no quefazia. Muita rolha de garrafa virou cabeça es-culpida�, conta. Ele alerta que se for visto

com algo similar a lixo ou sucata é porquetem alguma obra em mente.

�Lembro que aos 11 anos pedi, de pre-sente de Natal, um serrote, formão, marteloe outros apetrechos para esculpir, porém ja-mais estudei estas artes�. Em 1971, no en-tanto, o médico aproveitou a visita a Floria-nópolis, do artista catarinense José D�Ávila,radicado no Rio de Janeiro, e fez um curso dexilogravura � tipo clichê � (na madeira). �Ven-do a matriz pronta, evoluí para a tabela e de-pois para a escultura. Na década de 80 fiz umcurso na UDESC, de gravura em metal. Apartir desta técnica, passei a criar, inventar.Creio que esteja aí a diferença entre o artistae o artesão. O artista põe o sentimento, porisso, acredito que qualquer pessoa possa fa-zer algo artístico�.

Sobre exposições, recorda que a primeiraindividual foi no Bar da ACM, quando a sededa entidade ainda funcionava na JerônimoCoelho. �Na oportunidade expus obras devárias técnicas, pinturas, gravuras, escultu-ras, entalhes. A exposição foi simultânea aolançamento do livro de Poesias do anestesio-logista Paulo Drummon, que dedicou umapoesia � Angústia de Espera � à estatueta ho-mônima, esculpida por mim�.

Van Gogh, Rodin, Ceschiat, Aldo Locate-lli, Dimas Rosa, Hassis, Pléticos, Rodrigo deHaro e o amigo Juarez Machado são algunsdos artistas que, de forma subjetiva, acaba-ram influenciando a arte do Dr. Rodrigo d�EçaNeves. �Esculpir ou pintar é mais que lazerpara mim. É um maravilhoso passa tempo.Nestes momentos, fico tão relaxado que, àsvezes, acabo resolvendo situações penden-tes, e passo horas trabalhando. Algumas pes-soas tomam barbitúricos para relaxar, eu es-culpo madeira e indico a arte como terapia�.

DR. RODRIGO D�EÇA NEVES: �NINGUÉM SE PRIVE DE PELOMENOS EXPERIMENTAR E LAMBUSAR UMA TELA, POISPODERÁ ENCONTRAR EM SI UM MANABU MABE E ACABARPRODUZINDO EXCELENTES COMPOSIÇÕES�

O gosto pela leitura do médico JoaquimBeck é bem eclético. Em sua biblioteca,em Itajaí, há obras clássicas, ficção, roman-ces, livros históricos e científicos. Metadedeles originais em inglês ou francês. Atual-mente, está lendo três simultaneamente:Os 100 Livros que mais Influenciaram a Hu-manidade, de Martin Seymour � Smith, As100 maiores Personalidades da História, deMichael H. Hart, e As mais Famosas Lendas,Mitos e Mentiras da História do Mundo, deRichard Shenkman. �Costumo ler diaria-mente um pouco de cada, principalmenteaqueles assuntos que estão relacionadosentre si. Apesar de apresentar a visão pes-soal de cada autor, muitas das quais discor-do, estas obras trazem uma visão históricabem ampla�.

São, no mínimo, 1 hora e 30 minutos deleitura diária, entre livros e artigos de jor-nais e revistas científicas. Apesar de acredi-tar que o gosto pela leitura seja individual,Dr. Beck classifica alguns livros indispen-sáveis, como Médico de Homens e de Almas,de Taylor Caldwell, que conta a história deSão Lucas, principalmente aos colegas deprofissão. Entre os grandes nomes da lite-ratura, o médico destaca Sinclair Lewis,John Updike, Scott Fitsgerald, Truman Ca-pote e Norman Mailer. Assim como os bra-sileiros Machado de Assis, Eça de Queiroze João Ubaldo Ribeiro.

Os livros inesquecíveis do médico foramos orientais Tai Pan e Casa Nobre, do escritorJames Clavell. �Outros que merecem tam-bém ser mencionados são Admirável MundoNovo, de Aldous Huxley, O Nome da Rosa, deHumberto Eco, e, para os que gostam demedicina legal, A Cidade do Mortos, de Her-bert Liebermann, sem falar na literatura ca-tarinense, como os livros que falam sobresua história e geografia�.

O QUE ESTOU LENDO

Page 26: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM26

SUCESSO ABSOLUTO NO 1º CURSODE DANÇA DA ACM

A época do �dois para lá e dois para cá�está definitivamente encerrada. A dança vemmostrando todas as suas faces e variadospassos neste início de século, invadindo ossalões e levando �dançarinos� de todas asidades para as pistas. Acompanhando essaevolução, a Associação Catarinense de Me-dicina promoveu o seu 1º Curso de Dançade Salão, no período de setembro a novem-bro deste ano. A formatura da turma foi noúltimo dia 08 de novembro, quando os mé-dicos associados e funcionários da Associa-ção participantes das aulas deram um verda-deiro show de ritmos e muito charme, em-balados ao som da banda �Gafieira Light�.

A dança de salão tem a magia de unircavalheiro e dama em um só ritmo... umasó emoção! Embalados ao som de um bo-lero, samba, anos 60, forró ou salsa, os ca-sais se deliciam pelos salões quando o mo-tivo é diversão. Nas aulas a tônica principalsão os exercícios visando o aprendizado, asdinâmicas visando a relação da dupla e asocialização da turma e também exercíciosde equilíbrio e coordenação. Os ritmos sãoensinados através de processos pedagógi-cos e a aula é organizada de forma a tentaratingir a todas as velocidades de aprendi-zado dos alunos.

Nas escolas de dança este processo já éde praxe e as turmas têm um sistema quepermite a entrada de alunos até quando to-dos os ritmos vislumbrados já tiveram seus

Destacando a importância da promoção eos resultados alcançados, o Vice-Presidente daACM esteve presente à formatura, lembran-do que faz parte da missão da entidade possi-bilitar o congraçamento entre seus associados,meta que pôde ser atendida também atravésda sintonia da dança. O grande incentivadordo curso e que também participou da forma-tura foi o médico Tales de Carvalho. �Eu pres-to meu apoio a toda e qualquer atividade físi-ca, contra os males do sedentarismo e que possaresultar em qualidade de vida. Nesse sentido,a dança merece uma posição especial, pelo pra-zer que ela é capaz de proporcionar a quem apratica�.

passos básicos ensinados e fixados por todos.Depois disto, havendo alunos suficientes, aturma fica fechada e vai-se desenvolvendo aseqüência de passos de cada estilo.

Na ACM a turma de dança de salão de 2002pôde comprovar este processo e além de tudoteve seu fechamento comemorado com umsuper baile realizado na sede da Associação.

Quem tiver interesse no próximo curso, in-forme-se com Bete e descubra como a equipeda Casa da Dança Luiz e Laura vai ensinar adançar na ACM em 2003. Esta parceria comuma escola de dança traz à ACM a possibilidadedo ensino de uma atividade que além de ser delazer pode ser uma ótima atividade física!CASA DA DANÇA LUIZ E LAURAFone: 48 - 234.6767www.luizelaura.com.br

CASAIS DE ASSOCIADOS ECOLABORADORES DA ACMINVADIRAM O SALÃO DA SEDESOCIAL PARA MOSTRAR OSPASSOS QUE APRENDERAMDURANTE O CURSO

DRS. GENOIR SIMONI, VICE-PRESIDENTE DAACM, E TALES DE CARVALHO, INCENTIVADOR

DA PROMOÇÃO, PARTICIPARAMDA FORMATURA

No fim do Ano, a Casa de

Saúde São Sebastião se

enfeita para o Natal e se

renova, esperando que os desafios

de 2003 possam trazer outras

conquistas.

Neste sentido, durante a

é p o c a d e F e s t a s , e s t a m o s

preocupados em proporcionar a

todos os nossos clientes, além de um

a m b i e n t e m a i s a l e g r e , u m

atendimento fraterno, de acordo com

o período.

N o s s a s a t i v i d a d e s

preponderantemente cirúrgicas, dão

lugar, neste momento, a cuidados

geriátricos, sob responsabilidade de

médicos credenciados, envolvendo

hotelaria e assistência integral de

enfermagem, incluindo cardápios

especiais na Ceia de Natal e Ano

Novo.

Em 2003, apostando nas

esperanças do país e em seus novos

dirigentes, vamos oferecer a todos os

médicos cadastrados, melhores

condições para a realização de

procedimentos cirúrgicos, fruto de

nossa árdua luta na redução de

custos, sem prejuízo da qualidade de

nossos serviços. Pretendemos,

também, modernizar ainda mais

nossas instalações e equipamentos,

mantendo sempre o atendimento

humanizado, nossa marca registrada.

A equipe multiprofissional

desta instituição comprometida em

cumprir integralmente sua missão de

prestar atendimento qualificado

através da continua melhoria dos

serviços, sem esquecer de valores

como a ética, o respeito e a satisfação

dos clientes, deseja a todos um Feliz

Natal e um Ano Novo repleto de êxitos

e desafios.

*Norma Tavares Buechele (CRF 574) Diretora Geral da CSSSBeatriz S. Buechele (OAB/SC 9073-B) Procuradora da CSSS

A UNIÃO PERFEITA ENTRE A �DAMA� E O �CAVALHEIRO�

Page 27: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM 27

Invejável número de especialistas esteve reunido, na semana passa-da, no auditório da associação médica para discutir os mais importantesavanços da medicina no século 20. Convidados dos cinco continentes,distribuídos em mesas redondas, opinavam sobre os mais variadostemas, valorizados pela participação ativa da platéia, que contribuía comimportantes apartes. Depois de uma manhã de intenso trabalho, ficoudecidido que, após o almoço, os participantes seriam distribuídos emgrupos de acordo com as especialidades, devendo o relatório final serconsolidado em apenas um avanço, um grande progresso da medicina,aquele que realmente interferiu de forma positiva na vida das pessoas.Como não poderia deixar de ser , cada cientista procurava �puxar abrasa para a sua sardinha�, dando pontos para as descobertas e inven-ções que mais influenciaram a vida de seus pacientes. Assim, forambem �votados� os antibióticos, as vacinas, as drogas anestésicas, asdrogas antineoplásicas, a hemodiálise, a transfusão de sangue, as próte-ses, os transplantes de órgãos, a inseminação artificial, a videocirurgia, obebê de proveta, a clonagem etc.

Estava difícil obter o consenso. Depois de muito cafezinho, refrige-rante e bolachas, às 18 horas, os grupos foram reduzidos a apenas um,constituído de cinco membros, com representantes da América, Euro-pa, Ásia, África e Oceania, com prazo de encerramento previsto para as20 horas. Depois de uma inflamada discussão, que cansou os traduto-res, chegou-se finalmente ao consenso. O resultado final foi lacrado emurna, que seria aberta durante o jantar de encerramento, oportunidadeem que os presentes conheceriam o maior progresso da medicina noúltimo milênio.

Cansados, mas curiosos, os participantes voltaram aos hotéis para sevestir de forma adequada para o jantar típico. Chegando em váriosônibus, os casais ocuparam ordeiramente as mesas e, ao primeiro sinal,foram se soltando e comendo peixes e camarões nunca antes vistos edegustados, apreciando, simultaneamente, um show de mulatas detirar o fôlego.

Antes da sobremesa, o presidente dirigiu-se ao púlpito, abriu a urna,retirou o voto do consenso e assim se manifestou à curiosa audiência:

- Senhoras e senhores, boa noite. Depois de um árduo dia detrabalho, em que devemos elogiar nosso anfitrião, o presidente da asso-ciação médica local, pela excelente infra-estrutura colocada à nossa dis-posição, é imperativo reconhecer que a metodologia adotada para sechegar ao resultado final, aprovada por todos os participantes, foi a maisadequada possível, permitindo que, neste momento tão aguardadopela comunidade científica e pela imprensa mundial, eu, honrado porter sido eleito para presidir a comissão final e conclusiva dos trabalhos,revele o resultado do consenso. Obviamente, cada um dos cientistaspresentes gostaria que os progressos de sua área de atuação, discutidosde maneira aberta e consciente, fossem os escolhidos. Mas, todosdeverão compreender que, conforme ampla e previamente divulgado,apenas um, no máximo dois avanços, com alguma similitude, poderiamser escolhidos. Assim, é com justo orgulho que a comissão, com base naqualidade de vida, no nosso ecossistema, tão aviltado pela ação preda-

CRÔNICA MÉDICA

PROGRESSOS DA MEDICINADR. MURILLO CAPELLA

dora dos homens, na super população, na auto-estima, na satisfaçãopessoal, na aproximação dos casais e no futuro do nosso planeta, esco-lheu duas pílulas: a anticoncepcional e o Viagra.

Depois de segundos de zum-zum, com os participantes se entreo-lhando, as pílulas vitoriosas foram alvo de estridentes aplausos, com acomunidade científica de pé corroborando o resultado.

Quando tudo parecia resolvido, um cientista brasileiro levantou-se,pediu o microfone móvel e assim se manifestou, pegando de surpresaos atentos convivas:

- Senhor presidente, eu peço a palavra.- À vontade, caro colega. Mas, por favor, fale do púlpito para

que sua imagem possa ser estampada no telão e vista por todos.Caminhando lentamente por entre as mesas, o cientista patrício

chegou ao púlpito, pigarreou, tomou um gole de água, aproximou-se domicrofone e falou de forma enfática:

- Senhoras e senhores, concordo com as duas pílulas, mas in-justiçaram o Omeprazol. Ouso perguntar a esta seleta audiência: Al-guém, dentre os presentes, já transou com azia ???

Page 28: Edição 227-Nov/Dez 2002

Jornal da ACM28