edição 22556 - 17 de julho de 2015

16
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 32 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 22-Jul-2016

272 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

4“VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA

97 71809 304002 51

ISSN 1809-3043

NESTA EDIÇÃO32 páginas

ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VÍDEOSDA TV O ESTADO

twitter @oestadocefacebook jornaloestado

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Torradas_9x5.pdf 1 27/05/15 16:31

Page 2: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

OPINIÃO

PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORA

INSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DE

MARKETING Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade 3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redação): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redação e Oficinas: Rua Barão de Aracati, 1320 — Aldeota, Fortaleza, Ceará. Cep: 60.115-08 l

Somos assinantes da agência Folha. O Estado não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias,

artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

Fundado em 24 de setembro de 1936 por José Martins Rodrigues

Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

CHARGE

MAURO BENEVIDES

JORNALISTA

JOSÉ G. MONTEIRO

ADVOGADOHÉLDER CORDEIRO

JORNALISTA

RITA JOSINAPRESIDENTADA AFBNB

Page 3: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

POLÍTICA

Com a saída de Ivo, Governo sofre a quarta baixa

Acquario O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, diz que as obras do Acquario serão retomadas nos próximos dias, uma vez que as pendências já estão sendo contornadas e o caminho está livre para tão desejada conclusão.

FOTO BETH DREHER

FOTO PROSNACAMARA.ORG.BR

3O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

O deputado estadual Ivo Gomes (Pros) não é mais titular da Secretaria de Ci-dades. Esta é a quarta bai-xa na equipe do governador Camilo Santana (PT), em pouco mais de sete meses de administração. O anún-cio da saída, feito por nota assinada pelo próprio par-lamentar, foi acompanhado de críticas ao contingencia-mento de repasses por parte do Executivo.

Entre as motivações para desistência de Ivo, os atrasos de verba, por parte do Go-verno, para pagamento dos vigilantes da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), sob responsabilidade da Se-cretaria de Cidades desde abril. “O impasse foi comu-nicado à chefia do Governo Estadual pelo secretário das Cidades, Ivo Gomes, diversas vezes, desde que a Secretaria das Cidades assumiu a res-ponsabilidade pela Compa-nhia, em abril deste ano, mas nenhuma providência foi to-mada até o momento. Dian-te da situação, e sem meios para resolver o problema, o secretário entendeu por bem entregar o cargo ao gover-nador”, destacou a nota en-caminhada à imprensa pela assessoria do ex-secretário, acrescentando que, desta for-

ma, Ivo tenta garantir o pa-gamento dos trabalhadores e o bom funcionamento do Metrô de Fortaleza, Sobral e do Cariri. Segundo Ivo, os recursos estão contingencia-dos desde o dia 1º de janeiro.

Ivo, irmão caçula do ex--governador Cid e Ciro Go-mes, era um representante dos cidistas na atual gestão. Nos bastidores, desde maio, já circulava a possibilida-de de saída do parlamentar. Entretanto, ele negou, ao ser questionado sobre o assunto.

“Orixás”Na Assembleia Legisla-

tiva, o deputado José Sarto (Pros) confirmou a renúncia. “Meus orixás confirmaram, agora há pouco, que o Ivo deixou a Secretaria e foi por motivos pessoais”, disse o parlamentar, ao ser questio-nado por jornalistas. Sarto foi líder do Governo Cid na Casa. Outros, porém, recebe-ram a notícia com surpresa e não quiseram comentar o assunto. A saída de Ivo fra-giliza ainda mais o primeiro escalão do Governo do Ce-ará. No dia 20 de fevereiro, o deputado David Durand pediu demissão do cargo ale-gando falta de autonomia.

Dias depois, Odécio Carnei-ro foi exonerado do cargo de secretário executivo da Segurança Pública e Defe-sa Social do Ceará (SSPDS), que ocupava desde o início do mandato de Camilo. Em maio, o médico Carlile Lavor deixou a Secretária da Saúde do Estado. Ele deixou a pasta em meio a crise na saúde no Ceará, com denúncias de su-perlotação acima da média, além do flagrante de vários pacientes sendo atendidos nos corredores da unidade hospitalares.

De volta à ALIvo Gomes é deputado es-

tadual eleito pelo Pros e es-tava licenciado do mandato, desde o início do ano, para assumir a secretaria. Agora, o parlamentar deve voltar à Assembleia Legislativa. Des-ta forma, o suplente, Sine-val Roque (Pros), deixará a composição da Casa.

Em BrasíliaA equipe do jornal O Es-

tado tentou contato com a assessoria do Governo, mas, até o fechamento desta edi-ção, não houve nenhum anúncio oficial por parte do Executivo. Ontem, Cami-lo estava em Brasília, onde participou de diversas reu-niões ministeriais.

Ivo Gomes deixa Secretariacom críticas ao GovernoDemissão, segundo ele, foi motivada pelo atraso no pagamento de servidores do Metrofor, que estão sem receber salários desde janeiro

Blindando infratoresA Reforma Política “de araque”, engendrada pelo pre-

sidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, se já era ruim, piora no Senado. Quarta-feira, os senadores aprovaram furtivamente o PLS que faz a festa de prefeitos acusados de crimes de responsabilidade, ou de infrações político-administrativas. Segundo o referido projeto, pre-feitos não poderão mais ter seus mandatos cassados por decisões monocráticas de juízes de primeira instância. Ou seja, a partir de agora, esses julgamentos terão que ser feitos por órgão colegiado judicial. Nem precisa ser um “expert” no assunto, para se concluir que essa “bondade” para com prefeitos ímprobos, é do interesse de muitos senadores, a eles eleitoralmente ligados. A situação desses trapalhões se torna cômoda, tendo em vista que as cassações por Câma-ras Municipais de nada valem, já que são facilmente inva-lidadas pelo Judiciário. Acrescente-se que essa punição é cada vez mais rara sabendo-se que, vias de regra os “legis-lativos mirins” são “do peito” dos prefeitos. Já o Judiciário, que poderia representar a certeza de condenações exem-plares para quem desrespeita a lei e o povo, tem, infeliz-mente, quase que neutralizada a sua ação, tendo em vista o cabedal de benefícios para quem comete crimes de gestão, como ampla defesa, contraditório e “brechas” em todos os níveis da Justiça Eleitoral e da Justiça Comum. Desculpa “amarela”, o notório relator, senador Romero Jucá (PMDB): “não teremos mais cidades geridas até por candidatos co-locados em 3º lugar nas eleições”. Esperamos que a Câmara anule, ou corrija essa “mancada” do Senado.

Entre... os avanços conquistados, diz Danilo, estão aumento da parcelas do IPI para 12%, e do FPM para 22,5% , assim como o ICMS medido de acordo com índices populacionais.

Troféu Ontem, no Theatro José de Alencar, o Secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, recebeu da FCDL e CDL o Troféu Clóvis Rolim, com a presença do governador Camilo.

Contraponto Em Fortaleza o PT de rejeita os Ferreira Gomes, mas em Sobral, liderado pelo prefeito Veveu garante apoio ao secretário Ivo Gomes, tido como “pule de 10” para a Prefeitura-2016.

Ameaça séria...de paralisação das atividades médicas da Santa Casa, devido a bloqueio de suas contas, gerado por exigências salariais de servidores. O provedor Luís Marques entrou com recurso.

Mais HUB Articulado pelo senador Eunício, ocorreu em Brasília reunião dos três senadores do Ceará e do governador Camilo com o vice-presidente Temer. Assunto: o HUB da TAM.

E essa? Em reunião com o ministro da Fazenda, Levy, líderes partidários cobraram dele a liberação de emendas parlamentares. Na bucha, ele cortou: “O governo não tem dinheiro!”

O ministro...da Fazenda, Levy, mostra-se pasmo com o emperramento da votação de projeto que determina o repatriamento da montanha de dinheiro enviado ilegalmente para outros países.

Rejeições É das mais críticas a situação do PT em nível nacional, segundo o Instituto Paraná. Enquanto a rejeição dele é de 48% a do PSDB é de 8,3% e a do PMDB é de 6,9%.

Mais informações de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Eficiência O deputado Danilo Forte (PMDB) presidente da Comissão Especial da Câmara para a revisão do Pacto Federativo, encerrados os trabalhos, comemora a eficiência de um grupo de parlamentares que realizou um trabalho de grande valia para estados e municípios.

VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

“Eu não sei o caminho do sucesso. Mas, sem dúvida o ca-minho para o fracasso é agradar todo mundo”. John Fitzge-rald Kennedy, presidente dos Estados Unidos (1917-1963).

Projeto ganha critérios mais rigorosos

O projeto de criação de novos municípios, dependi-do pelos deputados cearenses reúne critérios de viabilidade; exigências de população mí-nima; e regras para a apresen-tação de proposta de fusão ou desmembramento de municí-pios às assembleias estaduais e de realização de plebiscito para consulta à população interessada. O ponto de par-tida para a criação de novos municípios, de acordo com o texto, será a apresentação de requerimento à assembleia legislativa estadual, apoia-do por 20% do eleitorado da área alvo de emancipação ou desmembramento ou 3% dos eleitores de cada um dos mu-nicípios com pretensões de fusão ou incorporação. Tam-bém terão de ser feitos estu-dos de viabilidade municipal.

RigorA criação de novos muni-

cípios também depende do alcance de um contingente populacional mínimo. As-sim, depois de fundido ou dividido, sua população de-verá ser igual ou superior a 6 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na Região Nordeste; e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.

Domingos Neto diz que vai pedir celeridade para votação

O deputado Domingos Neto (Pros) disse que ele e outros parlamentares fa-voráveis à emancipação de distritos vão pedir celerida-de à tramitação da matéria na Câmara dos Deputados. Isso porque o Senado apro-vou, na última quarta-feira, projeto que reabre caminho para a criação de, pelo me-nos, mais 200 novos municí-pios no País.

A proposta estabelece re-gras mais rígidas para que as cidades sejam criadas, mas estimula fusões e incorpora-ções ao permitir que aquelas que se aglutinarem recebam o FPM (Fundo de Participa-ção dos Municípios) até 12

anos depois de serem criadas. O projeto segue para análise dos deputados federais e, se aprovado, será encaminhado à sanção presidencial.

VetosOutros dois projetos simi-

lares foram vetados anterior-mente pela presidente Dilma Rousseff, por considerar a iniciativa prejudicial ao Erá-rio. No entanto, o autor da proposta, senador Flexa Ri-beiro (PSDB-PA), disse que o projeto estabelece critérios rígidos para a criação de mu-nicípios e atende aos interes-ses de muitos distritos que reivindicam emancipação.

Na mesma linha, Domin-

gos Neto defendeu a propos-ta e disse que, se houver novo veto presidencial, trabalhará para derrubá-lo. “Vamos dar urgência na Câmara, assim como foi feito anteriormen-te. Se houver veto, vamos trabalhar para derrubá-lo”, disse, acrescentando que, no caso do Ceará, na lista existem municípios a serem emancipados maiores que os já existentes atualmente. Descartou, ainda, o discur-so que a criação de distritos trará “acréscimos de custo” à União.

CearáSegundo ele, ainda é pre-

ciso fazer um novo cálculo, mas acredita que, pelo me-nos, 20 municípios cearenses devem ser criados.

O deputado estadual Leo-nardo Pinheiro (PSD) tam-bém rebateu a ideia que o projeto é inadequado diante da atual situação financei-ra do país. Segundo ele, não haverá novos custos, apenas uma redistribuição do FPM. Ele demonstrou estar espe-ranço com a reabertura da discussão, citando a “luta” de algumas regiões, como o distrito de Jurema (Caucaia) pela sua emancipação.

Ceará retoma discussão sobre criação de novos municípios

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 158/2015. ORIGEM: INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA – IPEM. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PREVENTIVA E CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, DE 01 (UMA) MÁQUINA AUTOENVELOPADORA MARCA MECANOGRÁFICA – MODELO MINI MAILING A4 – SÉRIE 2739 – 09/14 PARA O INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE FORTALEZA-IPEM, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 17 de julho de 2015 a 31 de julho de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 31 de julho de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 31 de julho de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015David Sobreira Bezerra de Menezes

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 159/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – SME. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A SELEÇÃO DE EMPRESA PARA REGISTRO DE PREÇOS VISANDO À AQUISIÇÃO FUTURA E EVENTUAL DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS DE APOIO À LIMPEZA E À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA AS UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: EXECUÇÃO INDIRETA POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 17 de julho de 2015 a 31 de julho de 2015 até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 31 de julho de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 31 de julho de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Eduardo Martins da Silva PREGOEIRO DA CLFOR

Page 4: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

POLÍTICAMACÁRIO BATISTA

POLÍTICA

4

AVISO DE CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO PRESENCIAL Nº 057/2015. ORIGEM: AUTARQUIA DE REGULAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL – ACFOR. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE IMPLANTAÇÃO DE ESTRUTURA DOS ECOPONTOS, SOB DEMANDA, INCLUINDO ENTREGA E RETIRADA, ONDE FUNCIONARÃO SALA DE APOIO, DEPÓSITO E BANHEIROS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONTIDOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA PARTE INTEGRANTE DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preços e Documentação de Habilitação serão recebidos no dia 31 de julho de 2015, no horário compreendido entre 9h30 e 9h45 (horário local), na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preços no dia 31 de julho de 2015, às 9h45 (horário local). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Alays Andrade madeira Barros

PREGOEIRA DA CLFOR

AVISO DE RESULTADO DE JULGAMENTO FINAL

PROCESSO: TOMADA DE PREÇOS Nº 006/2015. ORIGEM: SECRETARIA REGIONAL VI – SER VI. OBJETO: A PRESENTE LICITAÇÃO TEM POR OBJETO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONSELHO TUTELAR, SITUADO EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA SECRETARIA REGIONAL VI, TUDO COM FUNDAMENTO NA LEI Nº 8.666/93 E SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no presente processo: CLASSIFICA AS EMPRESAS: 1° LUGAR: ARTECON CONSTRUÇÕES LTDA., com o valor de R$ 603.964,15 (seiscentos e três mil, novecentos e sessenta e quatro reais e quinze centavos); 2° LUGAR: CIPAL – CONSTRUÇÕES, INCORPORAÇÕES, PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO LTDA., com o valor de R$ 672.584,39 (seiscentos e setenta e dois mil, quinhentos e oitenta e quatro reais e trinta e nove centavos); 3° LUGAR: J.R. ENGENHARIA LTDA., com o valor de R$ 678.025,27 (seiscentos e setenta e oito mil, vinte e cinco reais e vinte e sete centavos); 4° LUGAR: OK EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA., com o valor de R$ 684.267,01 (seiscentos e oitenta e quatro mil, duzentos e sessenta e sete reais e um centavo). Maiores informações encontram-se à disposição em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

Page 5: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

POLÍTICAMenos gastos O senador José Serra propôs cinco alterações na propaganda eleitoral no rádio e na TV, que ficaria restrita ao candidato e à câmera, sem a participação de terceiros. O projeto reduz drasticamente o gasto nas campanhas políticas e padroniza o formato dessa propaganda.

5O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

Gestores do Nordeste pedem novaprevidência

Os nove governadores do Nordeste vão propor ao Mi-nistério da Previdência Social um modelo de previdência complementar, para redu-zir o déficit dos estados na área. A proposta foi debatida ontem (16) durante reunião prévia entre os secretários de Governo, antecedendo o En-contro de Governadores do Nordeste, marcado para hoje (17), em Teresina.

O modelo, chamado Pre-vConfederação, é consenso entre os participantes. “A PrevConfederação poderia ser gerenciada pela Caixa Econômica Federal. É uma solução de médio prazo bem-vista por todos os esta-dos e que não deve provocar instabilidade do regime da previdência”, defende a vice--governadora do Piauí, Mar-garete Coelho.

Segundo ela, a proposta tem o objetivo de fazer frente ao grave déficit de todos os estados brasileiros na área da previdência. No Piauí, se-gundo a vice-governadora, em 2015, a conta está nega-tiva em R$ 750 milhões e o valor será crescente até 2023.

“Os estados passam pela aflição de investir em previ-dência algo que corresponde-ria, por exemplo, ao orçamen-to da segurança pública, da educação ou da saúde. Os esta-dos precisam tirar o dinheiro dos próprios cofres, porque o financiamento da previdência, da forma como foi pensado, não tem dado conta”, explicou Margarete Coelho.

Para adversários, gestão Cunha na Câmara é de autoritarismo

Contrários à gestão do presidente da Câmara, Edu-ardo Cunha (PMDB-RJ), um grupo de 18 deputados lançou um documento, on-tem (16), em contraponto ao balanço que o peemedebista fará sobre seus primeiros seis meses à frente da Casa, em cadeia nacional de rádio e te-levisão, hoje (17). Para eles, a condução dos trabalhos por Cunha é feita de forma auto-ritária e vertical.

“Quando há matéria que pode desagradar ao bloco do presidente, a matéria ou é votada de novo, ou não é votada. Há um esmero na interpretação interessada do regimento e da própria pauta da Câmara”, afirmou o depu-tado Chico Alencar (PSOL--RJ). “Vamos continuar bata-lhando para democratizar o parlamento, para que ele seja mais aberto à população”, completou.

Em um café da manhã com jornalistas, na manhã de oontem, Cunha afirmou que a manifestação do gru-po é “choro de quem perdeu as eleições”, em referência à disputa para a eleição da Pre-sidência da Casa, em que o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi derrotado pelo pe-emedebista. “Será então que eu sou ditador e todo mundo concorda com a minha dita-dura? Isso é choro de perde-dor”, disse. “O presidente tem se comportado para desesta-bilizar o Governo. Cada vez mais gente fica perplexa com as atitudes do presidente, com essa maneira autoritária de conduzir a Casa, que afronta a Constituição” rebateu Ales-sandro Molon (PT-RJ).

Crise política não acaba com recesso, diz Cunha

Investigação contra Ex-presidente avança na Procuradoria do DFLula é acusado de tráfico de influência, para facilitar negócios entre empreiteira e governos estrangeiros

FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABRA Procuradoria da Re-

pública no Distrito Federal abriu investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por suposto tráfico de influência interna-cional e no Brasil.

Agora, o petista é alvo de um procedimento investiga-tório criminal. Com isso, o Ministério Público Federal passa a ter prerrogativa de utilizar todas as ferramentas investigativas. O Instituto Lula se disse surpreso e afir-ma que irá comprovar as le-galidades. O ex-presidente é suspeito de usar sua influên-cia para facilitar negócios da empreiteira Odebrecht com governos estrangeiros, onde faz obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômi-co e Social).

Em maio, uma reportagem da revista “Época” revelou a investigação e reproduziu um trecho da peça da Procura-doria. O documento afirma que em “supostas vantagens econômicas obtidas, direta ou indiretamente, da em-preiteira Odebrecht pelo ex--presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos de 2011 e 2014, com pre-texto de influir em atos pra-ticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente os governos da República Do-minicana e Cuba, esse último contendo obras custeadas, direta ou indiretamente, pelo BNDES”. Para os procurado-res, afirmou a “Época”, rela-ções de Lula com a constru-tora, o banco e os chefes de Estado podem ser enquadra-das, “a princípio”, em artigos do Código Penal.

“Considerando que as obras são custeadas, em par-te, direta ou indiretamen-te, por recursos do BNDES, caso se comprove que [...] Lula também buscou inter-ferir em atos práticos pelo presidente do mencionado banco (Luciano Coutinho), poder-se-á, em tese, confi-gurar o tipo penal do artigo 332 do Código Penal (tráfico de influência)”, diz trecho da peça reproduzido.

A decisão foi tomada no dia 8, pela procuradora Mi-rela Aguiar, e ocorreu porque o prazo de um procedimen-to de investigação (chamado notícia de fato).

SecretoNo início do mês, a Procu-

radoria da República no DF também propôs abertura de uma ação penal contra o di-plomata João Pedro Corrêa Costa pela prática dos crimes de prevaricação e advocacia administrativa. Diretor do Departamento de Comuni-cação e Documentação do Ministério das Relações Exte-riores, o ministro assinou um memorando para retardar a liberação de documentos referentes à Odebrecht clas-sificados como “reservados” entre 2003 e 2010, solicitados por um jornalista da Revista Época. Costa sugeriu que o material fosse reclassificado como “secreto”. A sugestão era uma tentativa de impedir a divulgação de documentos sobre as relações entre a Ode-brecht e o ex-presidente.

A empreiteira é investi-gada pela Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com documentos ofi-ciais do próprio Itamaraty, a empresa patrocinou viagens de Lula ao exterior, depois que ele deixou o Palácio do Planalto. Após o caso ser re-velado por reportagem do jornal “O Globo”, o Itamara-ty decidiu autorizar o acesso

aos documentos. A denúncia da Procuradoria da Repúbli-ca no Distrito Federal acusa o diplomata de patrocinar interesse ilegítimo perante a Administração Pública.

Outro ladoO Instituto Lula, em nota

sempre negou que o ex-pre-sidente atue como lobista ou consultor. Ontem (16), o ins-tituto afirmou que recebeu a notícia do inquérito com surpresa porque havia entre-gado, na semana passada, as informações solicitadas pela procuradora Mirela Aguiar e considera que houve pou-co tempo para análise do material. “Entendemos que faz parte das atribuições do Ministério Público investi-gar denúncias e vemos isso como uma oportunidade de comprovar as legalidades e lisuras das atividades do Ins-tituto Lula”, afirmou.

Na quarta (15), o instituto divulgou um vídeo de Lula que mostra trechos de várias palestras do ex-presidente no exterior, onde ele fala so-bre combate à fome e à misé-ria. Em alguns dos trechos é possível ver a plateia em au-ditórios cheios. Em outros, Lula parece estar em uma mesa de debates.

A crescente piora do cená-rio econômico do País pode levar a Câmara dos Deputa-dos a adotar um tom ainda mais pesado contra o governo da presidente Dilma Rousse-ff, no segundo semestre, ava-lia o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Para ele, o contato dos deputados com suas bases eleitorais nas próximas duas semanas, durante o recesso parlamentar, fará com que eles percebam a gravidade da crise. “Quem acha que deputado de folga por duas semanas dá um alívio, está enganado. Os deputados vão passar duas semanas nas suas bases eleitorais. O aprofun-

damento do desemprego vai gerar muita pressão neles, que tendem a voltar mais duros [com o Governo]”, afirmou Cunha. Ontem (16), o presi-dente da Câmara participou de um café da manhã com jornalistas, para apresentar o balanço dos seus primeiros seis meses de gestão à frente da Casa. Para Cunha, o seu grande acerto neste período foi ter resgatado a indepen-dência da Câmara em relação ao Governo.

“Meu acerto foi ter cum-prido o que eu prometi. A Casa tem postura de inde-pendência, com votações sem impedir que o Governo mantenha a governabilida-

de”, disse. Cunha se recusou a responder quais foram os seus erros.

“Não vou apontar meus erros, porque vocês já fazem isso. Já tenho que rebater o que vocês criticam, por que eu vou dar mais carne para vocês?”, brincou.

Para o deputado, se o vice--presidente da República, Michel Temer, não tivesse as-sumido a articulação política do Governo, “o caos estaria instalado” e o Governo não teria conseguido aprovar as medidas do ajuste fiscal.

“Temer assumiu a arti-culação talvez no momento mais grave da crise de gover-nabilidade.”

Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de investigação criminal

AVISO

A SECRETARIA REGIONAL II torna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença Prévia para o Projeto de Implantação de mobiliário urbano, bem como o plantio de árvores/palmeiras na Av. Beira-Mar, no espaço denominado “Aterrinho da Praia de Iracema”, bairro Praia de Iracema – Município de Fortaleza, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licenciamento Ambiental na SEUMA.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015

AVISO DE NOVA CONVOCAÇÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 102/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE HD EXTERNO, VISANDO ATENDER AS NECESSIDADES DAS UNIDADES DO INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 17 de julho de 2015 a 31 de julho de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 31 de julho de 2015, às 9h (horário de Brasília), e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 31 de julho de 2015 (horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações, pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Cícero Wilker Matos Tavares

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE LICITAÇÃO FRACASSADA

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 129/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE OPME’S PARA ATENDER AS NECESSIDADES CIRÚRGICAS DO IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. DO TIPO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que o PREGÃO ELETRÔNICO Nº 129/2015 – IJF foi declarado FRACASSADO. Maiores informações encontram-se à disposição em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Samuel Alexandre de LimaPREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE SUSPENSÃO

PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 138/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE EQUIPO PARA DIETA MACROGOTAS PARA O INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que por determinação do(a) Titular do Órgão, o processo em epígrafe foi SUSPENSO, por motivos de ordem administrativa. Maiores informações encontram-se à disposição dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Cícero Wilker Matos Tavares

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE DECISÃO DE RECURSO

PROCESSO: PREGÃO PRESENCIAL Nº 042/2015. ORIGEM: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO / PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA–FORTSAÚDE (IPM-SAÚDE). OBJETO: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA COGESTÃO DO SISTEMA DE SAÚDE DO IPM, INCLUINDO CONSULTORIA NO SISTEMA DE GESTÃO, PROCESSAMENTO DOS DADOS E DAS INFORMAÇÕES, ATIVIDADES DE CALL CENTER (TELEATENDIMENTO), COM OBJETIVO DE PROMOVER O APOIO À GESTÃO DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO (IPM) DE FORTALEZA, QUANTO AO BENEFÍCIO “SAÚDE”, COM RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E TECNOLÓGICOS PRÓPRIOS, BEM COMO SISTEMA INFORMATIZADO PRÓPRIO DA CONTRATADA, REFERENTES À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE, QUE PERMITA A REGULAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS, ODONTOLÓGICOS E HOSPITALARES, SISTEMA PARA AUDITORIA DE PACIENTES INTERNADOS, AUDITORIA E PROCESSAMENTO DE CONTAS MÉDICAS, ODONTOLÓGICAS E HOSPITALARES, E A GERAÇÃO DE RELATÓRIOS GERENCIAIS, VISANDO PROMOVER MELHORIA DE PERFORMANCE NOS BENEFÍCIOS DISPONIBILIZADOS PELO IPM AOS SEUS BENEFICIÁRIOS, CONFORME DETALHADO NO TERMO DE REFERÊNCIA. DO TIPO: MENOR PREÇO. DO REGIME DE EXECUÇÃO INDIRETA: EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA - CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que de acordo com a decisão hierárquica NÃO FOI DADO PROVIMENTO aos Recursos Administrativos interpostos pelas empresas: (1) REZEK FERREIRA INFORMÁTICA LTDA. (FÁCIL INFORMÁTICA); (2) BENNER TECNOLOGIA E SISTEMAS DE SAÚDE LTDA.; (3) BAKER TILLY BRASIL MM – CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.; e (4) SALUTIS ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE LTDA. Assim sendo, fica mantida a decisão da Pregoeira, onde declarou vencedora do certame a empresa HAPTECH SOLUÇÕES INTELIGENTES LTDA. Maiores informações encontram-se à disposição em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE ou através do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PREGOEIRA DA CLFOR

COMUNICADO

A Companhia Energética do Ceará (COELCE), torna público que requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) a Licença de Operação (LO) para Operacionalização da Subestação abaixadora de tensão de 72,5 kV para 15 kV denominada SED IPU, localizada no município de Ipu, na CE-032, Km-01 s/n. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

Depoimento de Odebrecht na Lava Jato é cancelado

O depoimento de Marcelo Odebrecht à Polícia Federal, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, foi cancelado.

A previsão era o que o pre-sidente e herdeiro da cons-trutora Odebrecht, que está preso na carceragem da PF em Curitiba, ocorresse na manhã de ontem (16).

Ele falaria no inquéri-to que investiga um bilhete com a mensagem “destruir e-mail sonda”, que escreveu dois dias após a prisão e en-viou à defesa por meio de um agente policial.

O e-mail ao qual o execu-tivo se refere foi apreendido durante uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal na sede da Odebre-cht, em 2014. Nele, é feita re-

ferência ao sobrepreço de até U$S 25 mil por dia a um con-trato de operação de sondas. Segundo o juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato, a mensagem reme-teria a contratos da constru-tora com a Petrobras.

O motivo do cancelamen-to é que a advogada Dora Ca-valcante, defensora de Ode-brecht, que o acompanharia no depoimento, também será ouvida na investigação, por ser apontada como uma das destinatárias da mensagem.

“Saí ontem [quarta-feira] no finalzinho da tarde [da Superintendência da Polícia Federal], mas fui informada só hoje [quinta] de manhã que serei ouvida nesse in-quérito policial que trata da questão do bilhete”, afirmou.

Page 6: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

NACIONALEsquema O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) afastou 12 servidores suspeitos de participação em um esquema de venda de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação). A fraude pode ter movimentado valores entres R$ 10 e R$ 30 milhões.

6 Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015 O ESTADO

Camargo disse que pedido de propina teria ocorrido pessoalmente

Cunha disse que não se deixará ser “constrangido” e “fragilizado”

Júlio afi rma que propina a Cunha foi de US$ 5 milhõesJúlio Camargo, empresário da Toyo Setal e delator da Lava Jato, cita presidente da Câmara em depoimento pela primeira vez em delação

FOTO INTERNET/DIVULGAÇÃO

FOTO INTERNET/DIVULGAÇÃO

O consultor da Toyo Setal e delator na Operação Lava Jato, Júlio Camargo, disse ao juiz Sergio Moro ontem que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu a ele pro-pina de US$ 5 milhões em um contrato de navios-sonda da Petrobras.

No depoimento, prestado em Curitiba, Camargo disse que o pedido de propina teria ocorrido pessoalmente, em uma reunião no Rio. O valor, a� rmou, foi pago por meio de Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como ope-rador do PMDB em contratos com a Petrobras. É a primeira vez que Camargo, cujo acor-do de delação premiada foi homologado em dezembro do ano passado, cita Eduar-do Cunha como destinatário da propina. A informação foi antecipada pelo jornal “O Globo” na tarde de ontem.

Em nota, presidente da Câmara disse ser ‘’muito es-tranho’’ o delator ter mudado a versão na véspera de seu pronunciamento em rede na-cional e acusa o procurador--geral da República, Rodrigo Janot, de ter articulado o de-poimento (leia mais abaixo).

O nome do parlamentar surgiu quando o delator res-pondia a Moro se ele vinha sendo pressionado a pagar propina por Baiano. Camar-go contou que procurou o operador para intermediar um encontro com Cunha por causa de requerimentos apre-sentados na Câmara dos De-putados contra ele, Camargo, e contra a empresa Mitsui. Pelo relato de Camargo, o peemedebista cobrou o valor para si quando a� rmou haver um débito “entre você [Ca-margo] e o Fernando Baia-no”. “Tivemos um encontro

o deputado Eduardo Cunha, Fernando Soares e eu. Eu fui bastante apreensivo. O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pes-soa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamen-te amistoso dizendo que ele não tinha nada pessoal con-tra mim, mas que havia um

débito meu com o Fernando do qual ele era merecedor de US$ 5 milhões”, relatou Ca-margo.

“E que isso [o débito com o operador da propina] es-tava atrapalhando, porque estava em véspera de campa-nha –se não me engano, era uma campanha municipal–,

que ele tinha uma série de compromissos, que eu vinha alongando esse pagamento há bastante tempo e que ele não tinha mais condição de aguardar”, continuou.

Neste momento, o delator foi subitamente interrompido pelo juiz Moro, dizendo que o tema já era objeto de investi-gação na Procuradoria-Geral da República e que não de-viam detalhar o assunto para não prejudicar a apuração em curso em Brasília.

YoussefCamargo então contou que

procurou o doleiro Alberto Youssef para tentar contor-nar o problema criado com o deputado peemedebista. “O Youssef era sempre uma pessoa presente nas minhas operações. Mas foi nesse caso foi aí que o chamei porque até então o Fernando Soares in-dicava as contas nas quais eu devia fazer os depósitos, e eu fazia esses depósitos a pedido dele”, disse.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB--RJ), disse, ontem, que não se deixará ser “constrangido” e “fragilizado” pelo depoi-mento do empresário Júlio Camargo, da Toyo Setal. Em delação premiada no âmbi-to da Operação Lava Jato, o executivo a� rmou que pagou US$ 5 milhões em propina para o parlamentar.

O peemedebista a� rmou ainda que não irá alterar a gravação já feita para o seu pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão que fará na noite de hoje. “Não vou fazer isso porque eu estou me pronunciando como presidente da Câmara sobre as atividades da Câ-mara. Não estou me pronun-ciando para fazer alusão ou defesa de fatos pessoais. Na medida em que eu for exercer a rede nacional para falar de fatos pessoais, eu estou aqui, perante vocês. E aqui é o foro para eu poder me defender”, disse, a jornalistas.

O nome do parlamentar surgiu quando o delator res-pondia ao juiz Sergio Moro se ele vinha sendo pressio-nado a pagar propina por

meio de Fernando Soares, o Fernando Baiano, tido como operador do PMDB no es-quema. Camargo contou que procurou o operador para intermediar um encontro com Cunha por causa de re-querimentos apresentados na Câmara dos Deputados con-tra ele, Camargo, e contra a empresa Mitsui. Pelo relato de Camargo, o peemedebista cobrou o valor para si quan-do a� rmou haver um débito “entre você [Camargo] e o Fernando Baiano”.

“Tivemos um encontro o deputado Eduardo Cunha, Fernando Soares e eu. Eu fui bastante apreensivo. O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pes-soa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamen-te amistoso dizendo que ele não tinha nada pessoal con-tra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando do qual ele era merecedor de US$ 5 milhões”, relatou Camargo. Questionado se poderia fazer uma acarea-ção com Júlio Camargo para falar “olho no olho”, Cunha a� rmou que “fala com quem quer que for”.

Eduardo Cunha diz estar tranquilo e que delator mente

» Júlio Camargo disse que o pedido de propina teria ocorrido pessoalmente, em uma reunião no Rio. O valor, afi rmou, foi pago por meio de Fernando Soares, o Fernando Baiano.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - CARTÓRIO DAMASCENO – 2º OFÍCIO. Rua Cel. Bar-roso nº 42, Centro. Fone: (085) 3315-7225 – CNPJ nº 06.621.593/0001-90. SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CEARÁ. ALIATAR NOGUEIRA - 2ª TABELIÃO E OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS – INTERINO. AVELAR NOGUEIRA BEZERRIL- SUBSTITUTO. ALEX NOGUEIRA E RILDO NOGUEIRA - ESCREVENTES COMPROMISSADOS. ALIATAR NOGUEIRA, 2ª TABELIÃO E OFICIAL INTERINO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO 2º OFÍCIO DESTA COMARCA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, ESTADO DO CEARÁ, POR NOMEAÇÃO LEGAL, ETC. EDITAL DE LOTEAMENTO – “LOTEAMENTO LAGUNA ECOPARK”. FAZ PÚBLICO para a ciência dos interessa-dos, o presente edital, amparado no que dispõem os Artigos 18 e 19 da Lei nº 6.766/1979, para constar que a empresa SG DESENVOLVIMENTO URBANISTICO E IMOBILIÁRIO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 18.519.733/0001-00, com sede na Rua Professor Carlos Lobo, nº 260, Sala 210, bairro Parque Manibura, CEP: 60.821-740, Fortaleza-CE, representada por sua representante legal, SUSANNA MARCHIONNI, italiana, solteira, maior, empresária, portadora da RNE V797846-2, e CPF/MF sob o nº 604.996.673-79, residente e domiciliado na Rua Barbosa de Freitas, nº 720, Apto. 501, bairro Meireles, CEP: 60.170-020, Fortaleza-CE, na qualidade de proprie-tária do imóvel registrado sob a Matrícula nº 5.479 do Livro Geral 2 - AA, deste CRI, DEPOSITOU neste Ofício Imobiliário, memorial descritivo, planta e demais documentos relativos ao imóvel e a loteadora, para registro do LOTEAMENTO que terá a denominação de “LOTEAMENTO LAGUNA ECOPA-RK”, situado no distrito de CROATÁ, do Município de São Gonçalo do Amarante-CE, tendo o terreno a seguinte características: Um terreno constituído por parte do imóvel FAZENDA IRACEMA, denominada

Área Desmembrada, no distrito de CROATA, deste Município e Comarca, perfazendo uma área total de 897.805,024m², ou seja, 89,7805ha e perímetro de 4.809,329m, com as medidas e confrontações: Inicia-se a descrição deste perímetro no vértice E74 M0515, de coordenadas N 9.593.226,1306m e E 485.684,4695m; deste, segue confrontando com LINHA DE TRANSMISSÃO DA COELCE, com os seguintes azimutes e distâncias: 90°59’22” e 368,944m até o vértice E74 P0502, de coordenadas N 9.593.219,7590m e E 486.053,3580m; 85°34’36” e 16,715m até o vértice E74P0502A, de coordenadas N 9.593.221,0482m e E 486.070,0234m; deste, segue con-frontando com AREA REMANESCENTE, com os seguintes azimutes e distâncias: 175°21’54” e 23,391m até o vértice E74P0502B, de coordenadas N 9.593.197,7332m e E 486.071,9136m; 85°21’54” e 164,717m até o vértice E74P0502C, de coordenadas N 9.593.211,0439m e E 486.236,0918m; 175°03’44” e 488,199m até o vértice E74P0502D, de coordenadas N 9.592.724,6572m e E 486.278,1132m; 265°07’47” e 212,117m até o vértice E74P0502E, de coordenadas N 9.592.706,6482m e E 486.066,7618m; 146°14’20” e 7,828m até o vértice E74P0502F, de coordenadas N 9.592.700,1407m e E 486.071,1118m; 236°14’21” e 24,000m até o vértice E74P0502G, de coordenadas N 9.592.686,8032m e E 486.051,1590m; 229°09’22” e 130,550m até o vértice E74P0502H, de coordenadas N 9.592.601,4235m e E 485.952,3984m; 132°49’35” e 122,233m até o vértice E74P0502I, de coordenadas N 9.592.518,3321m e E 486.042,0462m; 229°01’32” e 145,663m até o vértice E74P0502J, de coordenadas N 9.592.422,8173m e E 485.932,0702m; 300°03’10” e 156,788m até o vértice E74P0502K, de coordenadas N 9.592.501,3363m e E 485.796,3602m; 228°59’54” e 25,383m até o vértice E74P0502L, de coordenadas N 9.592.484,6827m e E 485.777,2036m; 120°03’05” e 314,204m até o vértice E74P0502M, de coordenadas N 9.592.327,3374m e E 486.049,1713m; 109°06’26” e 19,747m até o vértice E74P0502N, de coordenadas N 9.592.320,8734m e E 486.067,8307m; 181°30’24” e 144,847m até o vértice E74P0502O, de coordenadas N 9.592.176,0764m e E 486.064,0223m; 91°30’24” e 88,587m até o vértice E74P0502P, de coordenadas N 9.592.173,7473m e E 486.152,5788m; deste, segue confrontando com ESPOLIO DE WALTER RAMOS DE ARAUJO, com os seguintes azimutes e distâncias: 183°18’51” e 23,487m até o vértice E74M0506, de coordenadas N 9.592.150,3000m e E 486.151,2210m; 269°36’47” e 7,698m até o vértice E74M0507, de coordenadas N 9.592.150,2480m e E 486.143,5230m; 183°56’26” e 28,779m até o vértice E74M0504, de coordenadas N 9.592.121,5366m e E 486.141,5452m; deste, segue confrontando com ÁREA REMANESCENTE DA MAT. 4.110, com os seguintes azimutes e distâncias: 271°41’30” e 873,145m até o vértice E74M0511, de coordenadas N 9.592.147,3120m e E 485.268,7810m; deste, segue confrontando com ESTRADA SG-175, com os seguintes azimutes e distâncias: 271°18’54” e 153,607m até o vértice E74M0512, de coordenadas N 9.592.150,8370m e E 485.115,2140m; 325°28’35” e 11,457m até o vértice E74M0513, de coor-denadas N 9.592.160,2760m e E 485.108,7210m; 16°43’29” e 799,032m até o vértice E74M0514, de coordenadas N 9.592.925,5072m e E 485.338,6620m; deste, segue confrontando com RODOVIA CE-135, com os seguintes azimutes e distâncias: 48°59’54” e 458,211m até o vértice E74M0515, de coordenadas N 9.593.226,1306m e E 485.684,4695m, ponto inicial da descrição deste perímetro. Todas as coordenadas aqui descritas estão georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, a partir, de coordenadas N m e E m, e encontram-se representadas no Sistema UTM, referenciadas ao Meridiano Central nº 39°00’, fuso -24, tendo como datum o SIRGAS2000. Todos os azimutes e distâncias, área e perímetro foram calculados no plano de projeção UTM. AO NORTE: Linha de Transmissão da Coelce; AO SUL: Área Desmembra-da da Matrícula 5.409; AO LESTE: Espólio de Walter Ramos de Araujo; AO OESTE: Área Desmembrada da Matrícula 5.409, com Inscrição Municipal nº 30.756 e locali-zação cartográfi ca 10.011.0003.0001.001, conforme Certidão Negativa emitida pela Prefeitura Municipal desta Cidade, nº 1006/2015, datada de 22/05/2015, validade 90 dias, menos a Faixa de Eletricidade de área 1.737,35m², resultando em uma área total de 896.067,67m², equivalente a 100,00% disponível para o loteameto; Uma área a parcelar de 429.956,39m², equivalente 47,98% da Área total Loteada, composta de 1.808 lotes de uso misto; Uma Área Institucional de 45.281,57m², equiva-lente a 5,05% da Área total Loteada, composta de 07 Àreas Institucionais; Áreas Verdes de 138.789,34m², equivalente a 15,49% da Área total Loteada; E um Sistema Viário de 282.040,37m², equivalente a 31,48% da Área total Loteada; A área a parcelar é distribuída em 11 (onze) setores e 48 (quarenta e oito) quadras, a seguir descritos; Setor 01: com uma área de 97.673,61m², composto de 11 quadras numeradas de 01 a 11, contendo 622 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 6.115,31m², composto de 36 lotes numerados L-01 ao L-36; Quadra 2, com uma área total de 7.904,32m², composto de 48 lotes numerados L-01 ao L-48; Quadra 3, com uma área total de 8.167,24m², composto de 50 lotes numerados L-01 ao L-50; Quadra 4, com uma área total de 8.331,51m², composto de 51 lotes numerados L-01 ao L-51; Quadra 5, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 6, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 7, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 8, com uma área total de 12.204,97m², composto de 78 lotes numerados L-01 ao L-78; Quadra 9, com uma área total de 9.014,36m², composto de 58 lotes numerados L-01 ao L-58; Quadra 10, com uma área total de 9.014,36m², composto de 58 lotes numerados L-01 ao L-58; Quadra 11, com uma área total de 13.521,54m², composto de 87 lotes numerados L-01 ao L-87; Setor 02: com uma área de 52.790,66m², composto de 07 quadras numeradas de 01 a 07, contendo 333 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 9.155,57m², composto de 53 lotes numerados L-01 ao L-53; Quadra 2, com uma área total de 4.892,01m², composto de 28 lotes numerados L-01 ao L-28; Quadra 3, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 4, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 5, com uma área total de 7.800,00m², composto de 52 lotes numerados L-01 ao L-52; Quadra 6, com uma área total de 7.671,54m², composto de 48 lotes numerados L-01 ao L-48; Quadra 7, com uma área total de 7.671,54m², composto de 48 lotes numerados L-01 ao L-48; Setor 03: com uma área de 55.012,30m², composto de 08 quadras numeradas de 01 a 08, contendo 338 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 6.971,09m², composto de 42 lotes numerados L-01 ao L-42; Quadra 2, com uma área total de 5.284,94m², composto de 30 lotes numerados L-01 ao L-30; Quadra 3, com uma área total de 3.598,73m², composto de 19 lotes numerados L-01 ao L-19; Quadra 4, com uma área total de 1.585,74m², composto de 07 lotes numerados L-01 ao L-07; Quadra 5, com uma área total de 11.271,54m², composto de 72 lotes numerados L-01 ao L-72; Quadra 6, com uma área total de 7.514,36m², composto de 48 lotes numerados L-01 ao L-48; Quadra 7, com uma área total de 7.514,36m², composto de 48 lotes numerados L-01 ao L-48; Quadra 8, com uma área total de 11.271,54m², composto de 72 lotes numerados L-01 ao L-72; Setor 04: com uma área de 19.589,79m², composto de 02 quadras numeradas de 01 a 02, contendo 105 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 10.744,38m², composto de 65 lotes numerados L-01 ao L-65; Quadra 2, com uma área total de 8.845,41m², composto de 40 lotes numerados L-01 ao L-40; Setor 05: com uma área de 44.801,78m², composto de 04 quadras numeradas de 01 a 04, contendo 98 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 26.416,12m², composto de 44 lotes numerados L-01 ao L-44; Quadra 2, com uma área total de 8.669,84m², composto de 36 lotes numerados L-01 ao L-36; Quadra 3, com uma área total de 7.340,82m², composto de 17 lotes numerados L-01 ao L-17; Quadra 4, com uma área total de 2.375,00m², composto de 01 lote numerado L-01; Setor 06: com uma área de 33.705,62m², composto de 07 quadras numeradas de 01 a 07, contendo 80 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 13.414,01m², composto de 02 lotes numerados L-01 ao L-02; Quadra 2, com uma área total de 4.119,71m², composto de 09 lotes numerados L-01 ao L-09; Quadra 3, com uma área total de 8.231,00m², composto de 35 lotes numerados L-01 ao L-35; Quadra 4, com uma área total de 497,00m², composto de 01 lote numerado L-01; Quadra 5, com uma área total de 689,69m², composto de 01 lote numerado L-01; Quadra 6, com uma área total de 3.732,98m², composto de 18 lotes numerados L-01 ao L-18; Quadra 7, com uma área total de 3.021,23m², composto de 14 lotes numerados L-01 ao L-14; Setor 07: com uma área de 78.619,17m², composto de 03 quadras numeradas de 01 a 03, contendo 40 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 46.146,77m², composto de 01 lote numerado L-01; Quadra 2, com uma área total de 24.597,40m², composto de 24 lotes numerados L-01 ao L-24; Quadra 3, com uma área total de 7.875,00m², composto de 15 lotes numerados L-01 ao L-15; Setor 08: com uma área de 10.523,38m², composto de 02 quadras numeradas de 01 a 02, contendo 42 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 5.523,38m², composto de 22 lotes numerados L-01 a L-22; Quadra 2, com uma área total de 5.000,00m², composto de 20 lotes numerados L-01 ao L-20; Setor 09: com uma área de 10.525,73m², composto de 01 quadra numerada 01, contendo 02 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 10.525,73m², composto de 02 lotes numerados L-01 a L-02; Setor 10: com uma área de 19.599,69m², composto de 02 quadras numeradas de 01 a 02, contendo 106 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 8.845,41m², composto de 40 lotes numerados L-01 a L-40; Quadra 2, com uma área total de 10.754,28m², composto de 66 lotes numerados L-01 ao L-66; Setor 11: com uma área de 7.114,66m², composto de 01 quadra numerada 01, contendo 42 lotes; Sendo a Quadra 1, com uma área total de 7.114,66m², composto de 42 lotes numerados L-01 a L-42; Áreas Institucionais com área de 45.281,57m², composto de 07 lotes, numerados INST.01 ao INST.07, a seguir descritos; INST. 01: com uma área de 4.187,73m²; INST. 02: com uma área de 10.795,23m²; INST. 03: com uma área de 5.956,60m²; INST. 04: com uma área de 6.040,43m²; INST. 05: com uma área de 3.139,86m²; INST. 06: com uma área de 4.536,53m²; INST. 07: com uma área de 10.625,19m²; Áreas Verdes com área de 138.789,34m²; Sistema Viário com área de 282.040,37m². As medidas e áreas constam na planta e memorial aludidos, estando o imóvel livre e sem baraçado de ônus até a presente data. As impugnações de quem se julgar prejudicado quanto ao domínio do referido terreno, deverão ser apresentadas dentro do prazo de 15 (quinze) dias a contar da data da terceira e ultima publicação do presente do presente Edital em um dos jornais de maior circulação da Região. Findo o prazo deste e, havendo impugnação, será feito registro, estando os documentos à disposição dos interessados durante as horas regulamentadas. O Loteamento em referencia foi aprovado pela Prefeitura Municipal de São Gonlçalo do Amarante, conforme Alvará de Licença de Instalação da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB da Prefeitura Municipal de São Gonlçalo do Amarante, nº 09/2014, datado de 8 de dezembro de 2.014. Havendo impugnação, estas deverão ser apresentadas nesta Serventia Registral, durante o expediente que vai de 08 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas. Dado e passado nesta cidade de São Gonçalo do Amarante, Cartório Damasceno – 2º Ofício, aos catorze (14) dias do mês de Julho de dois mil e quinze (2.015). Eu, ALIATAR NOGUEIRA – OFICIAL INTERINO, digitei, subscrevi, dato e assino. São Gonçalo do Amarante, 14 de Julho de 2.015. ALIATAR NOGUEIRA - 2º TABELIÃO E OFICIAL INTERINO DO REGISTRO DE IMÓVEIS.

Em recado ao Planalto, Calheiros cria duas CPIs para incomodar Governo

Em um recado ao governo Dilma Rousse� , o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou me-didas para efetivar a cria-ção de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa - ambas incômodas ao Palácio do Planalto.

Atualmente, a criação da CPI dos Fundos de Pensão depende da indicação de nomes do PT para sua com-posição, o que ainda não foi feito pela legenda. “Falta apenas um partido indicar os nomes, com o qual tenho conversado. Se não indicar hoje, eu indicarei, porque há esse compromisso de minha parte”, a� rmou Calheiros, nesta quinta-feira (16).

A oposição quer criar o grupo para investigar uma possível aplicação incorreta dos recursos desses fundos.

Há ainda outro movi-mento, para abertura da CPI do BNDES (Banco Na-cional do Desenvolvimento Econômico e Social), para apurar empréstimos do banco a países aliados do governo petista.

A CPI do BNDES já foi protocolada no Senado, mas a instalação ainda depende da leitura pelo presidente da Casa. Nesta quinta, Renan a� rmou que fará essa leitura no retorno do recesso parla-mentar, na primeira semana de agosto.

A comissão para investi-gar o banco ocorre no mes-mo dia em que a Procurado-ria da República no Distrito Federal abre investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por su-posto trá� co de in� uência internacional e no Brasil.

Paraná decreta situação de emergência em 28 municípios

O governo do Paraná de-cretou situação de emergên-cia em 28 municípios afeta-dos pelas chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira (10). Ontem, em visita ao Paraná, o ministro da Integração Nacional, Gil-berto Occhi, anunciou que o governo federal apoiará a população e reconhecerá, por procedimento sumário, a situação de emergência nos municípios atingidos.

A Defesa Civil Nacional também vai ajudar com kits de ajuda humanitária e aqui-sição de telhas para recu-perar os telhados das casas dani� cadas por vendavais e pela queda de granizo, que, provisoriamente, estão co-bertas com lona. Enquanto isso, o governo paranaense destinará R$ 3 milhões para apoio e socorro aos municí-pios. Mais de 33,8 mil pes-soas foram afetadas pelas chuvas em 52 municípios do estado. Delas, 522 estão de-salojadas ou desabrigadas. Uma pessoa morreu e 37 � -caram feridas.

Em eventos de grande in-tensidade e impacto, a De-fesa Civil Nacional pode reconhecer sumariamente a situação de emergência ou estado de calamidade públi-ca de estados ou municípios.

Page 7: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

GERAL

Estado do Ceará – Prefeitura Municipal de Morada Nova – Aviso de Licitação– Pregão Presencial Nº 2015.07.14.001 – A Pregoeira do Município de MoradaNova/CE torna público para conhecimento dos interessados que, no próximo dia30 de Julho de 2015 às 09h00min, em sua sede, localizada na Avenida ManoelCastro, 726, Centro, Morada Nova/CE, estará realizando licitação na modalidadePregão Presencial, cujo objetoAquisição de Equipamentos e Mobiliários destinadosao Setor Tributário, junto a Secretaria de Planejamento e Finanças do Municípiode Morada Nova/CE. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereçoacima, no horário de 08h00min as 12h00min. Morada Nova/CE, 16 de Julho de2015. Leydiane Vieira Chagas Pregoeira.

Estado do Ceará – Prefeitura Municipal de Morada Nova – Aviso de Licitação– Tomada de Preços Nº 2015.07.08.001. A Presidente da Comissão Permanentede Licitação da Prefeitura Municipal de Morada Nova/CE torna público paraconhecimento dos interessados que, no próximo dia 04 de Agosto de 2015 às09:00h, na Sede da Comissão localizada na Avenida Manoel Castro, 726, Centro,Morada Nova, Ceará, estará realizando licitação na modalidade Tomada dePreços, sob o tipo de julgamento: menor preço global, cujo objeto é a Contrataçãode Empresa para a Execução dos Serviços de Construção de Urbanização naentrada do Município de Morada Nova/CE. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço acima, no horário de 08:00h às 12:00h. MoradaNova/CE, 16 de Julho de 2015. Fabiene Rodrigues de Sousa - Presidente.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ - COMARCA DE FORTALEZA 4ª VARA CÍVELEDITAL DE CITAÇÃO (PRAZO DE 30 DIAS)

Processo nº: 0520171-90.2011.8.06.0001 UsucapiãoSergio Teixeira Felicio

FAZ SABERSérgio Teixeira Felício

AÇÃO DE USUCAPIÃO nº. 520171-90.2011.8.06.0001/0

NORTESUL

NASCENTE

POENTEFAZ SABER

EDITAL ficam CITADOS os EVENTUAISTERCEIROS INTERESSADOS, para, querendo, contestarem a ação no prazo de 15 (quinze) diascontados do vencimento deste edital

OnildoAntonio Pereira da Silva - Juiz de Direito

- Classe: - Assunto: Usucapião daL 6.969/1981 - Requerente: - Valor da Causa: R$ 1.500,00O Dr. Onildo Antônio Pereira da Silva, MM. Juiz de Direito Titular desta Vara, no uso de suas atribuiçõeslegais etc... aos que o presente EDITAL virem ou dele tiverem notícia, que por parte de

, brasileiro, solteiro, comerciante, CPF nº 234.090.533-87 e RG n.º96002632297 SSP-CE, residente e domiciliado na Rua Albano Amaral, 354, Manuel Sátiro, CEP:60713-200, Fortaleza-CE, foi ajuizada perante o Juízo, a

, que tem por objeto a declaração de domínio e posterior registro do imóvelintegrante da área abrangida pela Transcrição n.º 4.534, do Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Zonada Comarca de Fortaleza, assim descrito: “Um terreno de formato regular situado na Rua Júlio Maciel,esquina com a Rua Fernandes Farias de Melo, sem número, Bairro Manuel Sátiro, nesta Cidade deFortaleza, Capital do Estado do Ceará, com uma área territorial de 907,50m², limitando-se e medindo:AO (frente), com a dita Rua Júlio Maciel, lado ímpar do logradouro, por onde mede 27,50m; AO

(fundos), com os fundos do terreno do imóvel n.º 354, que faz frente para a Rua Albano Amaral, depropriedade atribuída ao Sr. Sérgio Teixeira Felício, por onde mede 27,50m; AO (ladodireito), com a lateral esquerda do terreno do imóvel n.º 443, que faz frente para a Rua Júlio Maciel, depropriedade atribuída ao Sr. Gerôncio Pereira Barbosa, por onde mede 33,00m; e AO (ladoesquerdo), com a Rua Fernando Farias de Melo, por onde mede 33,00m”. ainda, que emcumprimento ao despacho de f. 42 dos autos e em conformidade com o disposto no art. 942 do Códigode Processo Civil, expediu-se o presente , por meio do qual

, sob pena de se presumirem aceitos como verdadeiros os fatosalegados pelo Requerente na petição inicial. Dado e passado nesta Cidade de Fortaleza, Capital doEstado do Ceará, em 10 de Novembro de 2014.

Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Camocim

Edital de Convocação - Errata

A Presidente da Comissão Eleitoral do Sindicado dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de

Camocim, no uso de suas atribuições legais, comunica aos associados que no Edital Publicado no

dia de ontem neste Jornal, por engano, foi grafado o nome do Sr. Francisco Fábio de Oliveira como

Presidente da Comissão Eleitoral, sendo o correto Gleisiane Carvalho Lima.

Camocim, 17 de julho de 2015. Gleisiane Carvalho Lima - Presidente da Comissão Eleitoral.

Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Milagres - Aviso de Licitação. Pregão Presencial nº 1607.01/2015/SME. Objeto: Contratação da Prestação de Serviços de limpeza e desinfecção de Caixa D'Água eserviços de controle, prevenção e tratamento de fauna sinantrópica nociva - incluindo limpeza, higienizaçãodos locais, remoção de resíduos, conforme especificações constantes do Anexo I do Edital. Data, horário elocal para recebimento dos envelopes dos interessados: 30/07/2015 às 08:00h na sala da Comissão deLicitação, na Rua Presidente Vargas, s/nº, Centro, Milagres/CE. Edital poderá ser adquirido no mesmoendereço ou através do portal de licitações no site www.tcm.ce.gov.br. Maiores informações pelo telefone/fax(88) 3553-1255. Milagres/CE, 16 de julho de 2015. José Isael dos Santos - Pregoeiro.

Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Milagres - Resultado de Julgamento das Propostasde Preços. Tomada de Preços nº 1106.02/2015/SEINE. Objeto: Construção de uma Praça de Convivênciana Rua Sete de Setembro, localizada na Sede do Município. Empresa Classificada: Construtora PanoramaLtda. Empresa Desclassificada: Lorena & Adria Construções, Comércio e Locações Ltda. - ME, pordescumprir o item 5.10 do Edital. Milagres/CE, 15 de Julho de 2015. José Firmino Pereira Filho -Presidente da Comissão de Licitação.

Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Milagres - Resultado de Julgamento das Propostas dePreços. Tomada de Preços nº 1106.03/2015/SEIJ. Objeto: Reforma do Ginásio Poliesportivo Lacerdinha.Empresa Classificada: Construtora Panorama Ltda. Empresa Desclassificada: Lorena & Adria Construções,Comércio e Locações Ltda. - ME, por descumprir o item 5.10 do Edital. Milagres/CE, 15 de Julho de 2015.José Firmino Pereira Filho - Presidente da Comissão de Licitação.

DUCOCO AGRÍCOLA S.A. CNPJ/MF 17.576.866/0004-90 NIRE 23300037316. ATA DA ASSEMBLEIAGERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 18 DE MAIO DE 2015. 1. Data, Horário e Local: Aos 18(dezoito) dias do mês de maio do ano de 2015, às 11:00hs, na sede da DucocoAgrícola S.A. ( Companhia ),localizada na cidade de Itarema, Estado do Ceará, na Fazenda São Gabriel, Rodovia CE 58, s/nº, km 32, ZonaRural, CEP 62590-000. 2. Convocação e Presença: Dispensadas a publicação de Editais de Convocação,conforme dispostonoartigo124, §4º da Leinº 6.404, de 15 de dezembrode1976, conforme alterada ( Lei dasS.A. ), em decorrência de estarem presentes os acionistas representando a totalidade do capital social,conforme assinaturas constantes do Livro de Presença de Acionistas da Companhia. 3. Composição daMesa: Sr. Flávio Fernandes Presidente e Sr. Christian Wilhelm Hirtzbruch - Secretário. 4. Ordem do Dia:Deliberar sobre: (a) a outorga de hipoteca sobre os imóveis rurais objeto das matrículas números ( Imóveis )(i) 2773 e 2809 do Cartório de 2º Oficio de Camocim; (ii) 893, 1454, 1455, 1457, 1458 do 2º Tabelionato deNotas, Protesto de Títulos e Anexos de Acaraú; e (iii) 930, 931 e 369 do Ofício de Registro Civil das PessoasNaturais, Tabelionato de Notas e Anexos de Itarema, todos do Estado do Ceará, a fim de garantir as obrigaçõesda DEC Participações 023 Ltda. ( DEC Participações ) assumidas no Instrumento Particular de Opção deVenda de Ações a ser celebrado com Brasil Agronegócio Fundo de Investimento em Participações, entreoutros ( Contrato de Opção ) ( Hipoteca ); e (b) a autorização aos Diretores da Companhia para praticartodos os atos necessários à implementação das deliberações aprovadas. 5. Deliberações: Após a discussãodas matérias objeto da ordem do dia, os acionistas presentes, por unanimidade de votos e sem quaisquerrestrições, deliberaram o quanto segue: 5.1. aprovar a outorga da Hipoteca dos Imóveis pela Companhiapara assegurar o cumprimento das obrigações assumidas pela DEC Participações no âmbito do Contrato deOpção; e 5.2. Autorizar os Diretores da Companhia a praticar todos os atos necessários à implementação dasdeliberações ora aprovadas podendo, inclusive, assinar o Contrato de Opção, a escritura que outorgará aHipoteca dos Imóveis e qualquer outro instrumento relacionado à Hipoteca dos Imóveis a ser prestada pelaCompanhia nos termos aqui aprovados, bem como ratificar qualquer ato já praticado pelos Diretores daCompanhia relacionados as deliberações ora aprovadas. 6. ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a sertratado, foi encerrada a Assembleia, da qual se lavrou a presente ata em forma de sumário, nos termos do §1ºdo artigo 130 da Lei das S.A., a qual lida e achada conforme, foi assinada pelos presentes. Itarema, 18 de maiode 2015. Mesa: Flávio Fernandes - Presidente e Christian Wilhelm Hirtzbruch Secretário. AcionistasPresentes: Ducoco Alimentos S.A. e Sr. Nelson Nogueira Pinheiro. Certidão da ata arquivada na sedesocial da Companhia. Itarema, 18 de maio de 2015. Flávio Fernandes -Presidente, Christian WilhelmHirtzbruch - Secretário. JUCEC - Certifico o registro em: 06/07/2015, sob Nº: 20150652887. Haroldo FernandesMoreira - Secretário-Geral.

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 21/07/2015 NA CAPITAL

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.05:20 às 09:20 Rua Abelardo Marinho, Parreão, Rua Francisco Lorda, Fátima - FORTALEZA 16013329

05:20 às 09:20 Rua Alberto Montezuma, Rua Tertuliano Sales, Rua Jorge Acúrcio, Vila União - FORTALEZA 16013329

05:20 às 09:20 Rua Francisco de Assis Maia, Rua Teófilo Cordeiro, Rua Capitão Olavo, Aerolândia - FORTALEZA 16013329

07:30 às 11:30 Av. Heráclito Graça, Rua Gonçalves Ledo, Centro - FORTALEZA 16038435

07:30 às 11:30 Rua Bárbara de Alencar, Aldeota, Centro - FORTALEZA 16038435

07:30 às 11:30 Rua Gonçalves Ledo, Centro - FORTALEZA 16038435

07:30 às 11:30 Rua Milagres, Rua Jaguaretama, Aldeota - FORTALEZA 16038435

07:30 às 11:30 Rua João Cordeiro, Aldeota, Centro - FORTALEZA 16038435

08:30 às 12:30 Av. Engenheiro Santana Júnior, Papicu - FORTALEZA 16046675

14:00 às 17:00 Av. 13 de Abril, Rua Abel Garcia, Vila União - FORTALEZA 16044133

14:00 às 17:00 Rua Abelardo Marinho, Parreão - FORTALEZA 16044133

14:00 às 17:00 Rua Edgar Pinho Filho, Rua Francisco Lorda, Fátima - FORTALEZA 16044133

14:00 às 17:00 Rua Cesário Lange, Rua Galvão, Messejana - FORTALEZA 16044133

14:00 às 17:00 Rua João Araripe, Rua Moreira Gomes, Fátima - FORTALEZA 16044133

14:00 às 17:00 Rua Capitão Vasconcelos, Aerolândia - FORTALEZA 16044133

DIA: 21/07/2015 NO INTERIOR

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.09:00 às 12:00 St. Solzinho, St. Cavaco, St. Caldeirão, Distrito Aratama - ASSARÉ 15519741

09:00 às 13:00 St. Baixio, Distrito Brejo Grande - SANTANA DO CARIRI 15949465

09:00 às 13:00 St. Lírio, Distrito Rogério, St. Vital, Vale do Buriti - SANTANA DO CARIRI 15949465

13:30 às 15:00 St. Laginhas, St. Cidade, Bom Sucesso - JARDIM 16058901

13:30 às 15:00 St. Olho d'Água, Estrada para Porteiras, Bom Sucesso - JARDIM 16058901

13:30 às 15:00 St. Riacho Fundo dos Flor, St. Riacho Fundo dos Coelhos, Bom Sucesso - JARDIM 16058901

13:30 às 15:00 St. Baixa Funda, Rua José Siqueira Brito, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 Vl. Pacol, St. Balsamo, St. Beleza, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Canoas, St. Cardoso, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Balança, St. João Vieira, Sul - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Carnauba 02, St. Joãozinho, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Barro Branco dos Gervazios, St. Macapá, St. Mãe d'Água, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 Sítio Pau de Ferro, Vila Carnaúba - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Rio do Gato, Tr. José Sebastião, Norte - JATI 16058901

13:30 às 15:00 St. Retiro Penaforte, Dt. Santo André, Rua Antônio Ângelo, Centro - PENAFORTE 16058901

13:30 às 15:00 Rua Cícero Sousa de Oliveira, Padre Cícero - PENAFORTE 16058901

13:30 às 15:00 St. Barro Vermelho,Vl. Noá, Sul - PENAFORTE 16058901

09:00 às 12:00 St. Lagoa dos Feitosas, Quaresma - POTENGI 15519741

09:00 às 13:00 Rua 08, Lot. Mãe Rainha, Angorá - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua Aurélio Bentes Teixeira, Rua Amélia de Sousa, Centro - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua das Orquídeas Vermelhas, Parque Genezaré, Parque Recreio - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua das Rosas, Parque Recreio - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua das Orquideas, Rua dos Lírios, Rua dos Bugaris, Parque Genezare - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua Elizeu Medeiros de Albuquerque, Centro - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua Manoel de Sousa, Centro, Parque Genezaré - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua Clarice Assunção, Rua Rodolfo Pereira Cavalcante, Centro - ITAITINGA 15999393

09:00 às 13:00 Rua Miguel Uchoa, Rua José Alexandre, Tr. José Alexandre, Centro - ITAITINGA 15999393

08:00 às 10:00 Setor K, O, Perímetro Irrigado - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Avenida Geisel, Alto Tiradentes, Morada Nova, Varzantes - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Rua Marcelino Cavalcante, Av. João Andrade Nantua, Varzantes - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Rua Francisco Leão e Silva, Centro - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Rua João Andrade de Nantua, Bento Pereira - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Rua Martinho Lutero, 02 de Agosto - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 Rua Pedro Ciríaco Cavalcante, Rua Salustiano Cavalcante, Varzantes - MORADA NOVA 15949153

08:00 às 10:00 St. Cumbe, Juazeiro, St. Melões, Morada Nova - MORADA NOVA 15949153

14:00 às 16:00 Avenida Santos Dumont, Açude Velho, Populares - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua 101, 102, 103, 104, Populares - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Petrônio Portela, Rua 19 de Março, Populares - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Mancio Rodrigues, Rua Benício Chagas, Centro - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Hélio Maia, Rua Ivo Freire de Brito, Populares - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Raimundo Chagas, Rua Aurélia, Rua Joana Maria, Aruaru - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Joaquim Vanderlei, Divino Espírito Santo - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Rua Júlia Santiago, Rua Juscelino Kubitscheck, Populares - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 St. Extrema, Roldão, St. Bom Sucesso, Lagoa Grande - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 St. Lagoa Funda, St. Feiticeiro, Boa Água - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 St. Pacavira, Pedras, Sítio Lourenço, Morada Nova - MORADA NOVA 15942605

14:00 às 16:00 Vl. Bezerra, Vl. Andrade, Açude Velho - MORADA NOVA 15942605

13:30 às 17:30 Rua Getúlio Vargas, Av. Eugênio de Castro, Centro - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Av. João Pessoa, Dt. Genipapeiro, São José - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Beco do Machado, Praça da Estação, São José - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Cj. Francisco de Assis, Dt. Genipapeiro, Dt. Genipapeiro - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Pv. Arraial Santa Isabel, Arraial Santa Isabel - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Pv. Agrovila, Pv. Encosta de Baixo, Dt. Lagoa São João - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua Dutra, Rua Artur Bernardes, São José - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua Luiz Ribeiro de Sousa, Rua Ary Ribeiro, Planalto - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua da Independência, Distrito Pedra Branca - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua Gentirana, Bulandeira I - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua Madalena, Alto do Cemitério - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua São Miguel, Distrito de Varzante - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua João Batista, Rua Stael Gomes Bezerra, Parque Centenário - ARACOIABA 15941985

13:30 às 17:30 Rua Pedro Rufino, Tr. Fortaleza, São José - ARACOIABA 15941985

08:00 às 12:00 Distrito Sussuanha, Norte, Sussuanha - GUARACIABA DO NORTE 16031373

08:00 às 12:00 Sítio Alegre, Limoeiro, Mocambo, Oeste - GUARACIABA DO NORTE 16031373

08:00 às 12:00 Sítio Garrancho Novo, Sussuanha - GUARACIABA DO NORTE 16031373

08:00 às 12:00 Sítio Sussuanha, Norte, Sul - GUARACIABA DO NORTE 16031373

08:00 às 14:00 Av. Alípio dos Santos, Centro - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Estrada BR 402, Buenos Aires, Centro - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Pv. Córrego da Ema, Pv. Mutuca, Pv. Raiz, Nascente - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Pv. Várzea Grande, Pv. Córrego do Gavião, Aracatiara - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Pv. Imbiriba, Sabiaguaba - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Rua da Capela de Garças, Garças - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Rua Francisco Carlos de Oliveira, Rua Francisca Maria Conceição, Buenos Aires - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Rua Lindolfo Praxedes, Rua Francisco Mulato de Farias, Flores - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Rua José Rodrigues de Sousa, Rua Jovina Alves de Lima, Buenos Aires - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Tr. Francisco Rafael Vasconcelos, Buenos Aires - AMONTADA 15916825

08:00 às 14:00 Tr. Jovina Alves de Lima, Flores - AMONTADA 15916825

13:00 às 17:00 St. Alegre, Almofala - ITAREMA 15983285

08:00 às 12:00 Pv. Pereiros, Pv. Córrego dos Pereiras, Pv. Izídio, Pereiras - MARCO 16001689

14:00 às 17:00 Fz. Riacho do Mato, Fz. Cedro, Dt. Trici - TAUÁ 15885799

14:00 às 17:00 Rua Felipe C. Júnior, St. Milagres, Santa Tereza - TAUÁ 15885799

14:00 às 17:00 Sítio Almas, Trici, Inhamuns, Fz. Cajazeiras, Lustal - TAUÁ 15885799

14:00 às 17:00 St. Calumbim, St. Broco, Dt. Trici - TAUÁ 15885799

14:00 às 17:00 Sítio Cachoeirinha, Sede, St. Felipe, St. Central, Dt. Trici - TAUÁ 15885799

Page 8: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

8 Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

TEMPO EM FORTALEZA TEMPO NO BRASIL (Máxima)Fechamento

desta edição:

22h:35m MARÉS ALTA 02h19m BAIXA 20h58m

jornaloestado

@oestadoce

[email protected]

oestadoce

oestadowww.oestadoce.com.br

8h45min 0.4m 14h58min 2.4m

Min 23O C Max 29o C Nublado São Paulo 26O C Brasília 25o C Rio 26o C

FALE COM A GENTEwww.oestadoce.com.bre-mail: [email protected]

Page 9: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

9O ESTADO l Fortaleza, Ceará, Brasil l Sexta-feira, 17 de julho de 2015 l

Ciclo econômico impactou nos resultados Para o técnico de Serviços e Comércio do IBGE, Roberto Saldanha, a queda dos serviços prestados às famílias está relacionada à mudança de consumo delas, por conta das perdas nos rendimentos. “A gente vê uma retração bastante expressiva na renda das famílias. Uma queda no poder aqui-sitivo da população que está se re� etindo nesses serviços que envolvem alojamento, alimentação, serviços pessoais. As famí-lias em geral estão num processo de contenção

de demanda”, analisou.Ao comentar sobre o fraco desempenho nos serviços de informação e comuni-cação, ele observou que as empresas e os governos estão cortando seus gastos em consultoria, publici-dade e propaganda, e nesse mês, “a gente identi� cou uma queda em serviços de engenharia muito forte, e isso em vários estados”, ressaltou. “Tudo tem a ver com o ciclo da economia, porque são governos que cortam projetos. Tudo tem a ver com cortes orçamentários, e isso se re� ete em menos contratação de serviços”, avaliou o especialista.O pior resultado vem das contratações de serviços técnicos mais especializa-

dos, como engenharia, que, segundo o técnico Roberto Saldanha, sofreu forte que-da, embora o levantamento não detalhe esse tipo de dado. “Identi� camos uma queda em serviços de engenharia espalhada em todas as unidades da federação”, acrescentou ele. Ainda dentro desse seg-mento, apesar da desacel-eração, serviços adminis-trativos e complementares cresceram 8,9% em maio, na comparação com igual mês do ano passado. “São aqueles que as empresas não cortam. São serviços de segurança, limpeza, aqueles que as empresas terceirizam”, exempli� cou Saldanha, que classi� cou a atividade como “um setor de quali� cação mais baixa”.

85 3453.7711

A maior redede atendimentodo Ceará.

www.unimedceara.com.br

anuncio 12 cm x 5 cm - V6.pdf 1 24/06/2015 17:42:17

Page 10: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

ECONOMIA Enersolar A presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-ce), Thereza Neumann, participa, em São Paulo, da “EnerSolar + Brasil”, maior feira do setor no País, na qual foram debatidos temas importantes como leilões, novas linhas de fi nanciamento e geração distribuída.

Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015 O ESTADO

Novo modeloOs nove governadores do Nordeste vão propor ao Mi-

nistério da Previdência Social um modelo de previdência complementar para reduzir o dé� cit dos estados na área. A proposta foi debatida ontem (16) durante reunião prévia entre os secretários de governo, antecedendo o Encontro de Governadores do Nordeste, marcado para hoje (17) em Teresina. O modelo, chamado PrevConfederação, é con-senso entre os participantes. “A PrevConfederação poderia ser gerenciada pela Caixa Econômica Federal. É uma solu-ção de médio prazo bem-vista por todos os estados e que não deve provocar instabilidade do regime da previdência”, defende a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho. Segundo ela, a proposta tem o objetivo de fazer frente ao grave dé� cit de todos os estados brasileiros na área da pre-vidência. No Piauí, segundo a vice-governadora, em 2015, a conta está negativa em R$ 750 milhões e o valor será cres-cente até 2023. “Os estados passam pela a� ição de investir em previdência algo que corresponderia, por exemplo, ao orçamento da segurança pública, da educação ou da saúde. Os estados precisam tirar o dinheiro dos próprios cofres, porque o � nanciamento da previdência, da forma como foi pensado, não tem dado conta”, explicou Margarete Coelho.

Festival de InvernoFoi iniciado essa

semana o Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco que prosseguirá até o próximo sábado, dia 25. A cidade pernambucana neste evento, recebe não só os pernambucanos de Recife como brasileiros interessados em passar férias em regiões de clima frio.

CalotePrestes a estender o

prazo de funcionamento do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), usado para � nanciar obras de infraestrutura entre os países da região, o governo brasileiro acumula uma dívida de nada menos que US$ 120 milhões como fundo.

DébitosLevantamento feito

pelo Itamaraty, aponta que entre os débitos está o Focem. O fundo é formado por recursos dos cinco países-membros do bloco. O brasil deveria entrar todos os anos com US$ 70 milhões; a Argentina, com US$ 27 milhões, assim como a Venezuela. O Uruguai aporta US$ 2 milhões e o Paraguai, US$

1 milhão. O Brasil, no entanto, acumula dívidas com o Focem ano após ano. Até 2014, já eram US$ 97,07 milhões. Neste ano, o País deixou de pagar outros US$ 24,5 milhões.

FGTS lá foraOs brasileiros que vivem

em seis países – Austrália, Canadá, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela – já podem sacar o FGTS sem voltar ao Brasil. A Caixa Econômica Federal estendeu a facilidade aos emigrantes que residem nesses lugares.

BaixaA indústria paulista

demitiu 27,5 mil trabalhadores em junho e acumula saldo negativo de 62,5 mil cortes em 2015, segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

EstabilizadoO mercado de planos

médico-hospitalares recuou 0,02% no primeiro trimestre de 2015, ou seja, houve uma redução de mais de 10 mil bene� ciários nas operadoras da saúde suplementar. Entretanto, isto representa estabilidade.

Mais informações de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

RUBENS FROTA

ECONOMIA

Será realizado, a partir deste domingo (19), prosse-guindo até quarta-feira (22), a Escolar O� ce Brasil, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Maior feira do setor de papelarias do País, ajuda a abastecer o varejo capilarizado e movimenta os negócios.

Papelarias

10

Sindilojas repudia custos do JudiciárioProjeto de Lei foi encaminhado pelo TJCE à Assembleia Legislativa

Os empresários do co-mércio varejista e lojista de Fortaleza, através do sindi-cato que une os setores (Sin-dilojas), estão manifestando a sua completa oposição e repúdio ao Projeto de Lei encaminhado pela presidên-cia do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) à As-sembleia Legislativa. Oriun-do da mensagem nº 3/15 (proposição nº 00039/2015), que dispõe sobre a organi-zação administrativa do Poder Judiciário, ele onera

excessivamente o acesso à Justiça, na medida em que eleva, bastante, o valor das custas processuais iniciais e recursais. Principalmente às pessoas jurídicas de direito privado, quer sejam micro ou pequenas empresas, op-tantes ou não do regime do Simples Nacional, ou seja, empreendedores com pou-cos recursos para travar dis-putas judiciais, o que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer ponto do território nacional.

De acordo com um exem-plo citado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Mon-teiro, as custas iniciais de um processo cuja causa for estimada em R$ 300 mil, saltarão de R$ 1.235,90 para R$ 7.620,00. Se for agravo ou apelação em causa de mesmo valor, a taxa a ser paga será de R$ 12 mil, enquanto hoje estes custos são de R$ 57,63 e R$ 31,02, respectivamente, ou seja, um crescimento in-

justi� cável. Os benefícios da justiça gratuita raramente são deferidos a uma pessoa jurídica, mesmo quando se trata de microempresário ou empresário individu-al, pequeno comerciante, inclusive os optantes do Simples Nacional. “Exigir de um empresário o paga-mento de custas de valores tão elevados é limitá-lo ao acesso à Justiça, é retirá-lo o direito constitucional de socorrer-se do Poder Judici-ário”, asseverou a entidade.

Reunião foi realizada em Brasília e decepcionou os representantes do setor canavieiro nacional

As entidades sentiram-se traídas, já que o Governo sempre deu esperanças para o início do pagamento. O problema é que a lei perde a validade no fi nal deste ano

Após um ano da sanção da Lei Federal Nº 12.999 – que autorizou uma subvenção para socorrer os produtores de cana do Nordeste e do Rio de Janeiro, prejudicados com a última seca –, o Ministério da Fazenda reuniu-se com as principais entidades do setor, para informar que não há for-mas de pagar o benefício, em razão da crise econômica que está instalada no País. A de-cisão foi repassada pelo secre-tário executivo da Pasta, Tar-císio Godói, segundo homem na linha sucessória do minis-tério, aos dirigentes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Associação Norte Fluminense dos Produ-tores de Cana (A� ucan).

As entidades, que represen-tam 27 mil agricultores, sen-tiram-se traídas, já que o Go-verno sempre deu esperanças para o início do pagamento. A revolta foi geral quando Godói disse que não há dinheiro para pagar a subvenção e não tem como anunciar mais nada em relação à data de pagamento. O problema é que a lei perde a validade no � nal deste ano. A Unida e a A� ucan, principais órgãos da classe canavieira no Nordeste e no Rio de Janeiro, anunciaram que com a posi-ção do governo, “a presidente Dilma Rousse� e o ministro Joaquim Levy passam a ser consideradas personas non gratas para o nosso segmento”.

EnganadosO sentimento dos diri-

gentes canavieiros foi ime-

diato. Primeiro, sentiram--se enganados, uma vez que esperaram, por 12 me-ses, o cumprimento da lei. “Como não há dinheiro

para pagar a subvenção, se a lei foi sancionada por Dil-ma e seus antigos ministros assinaram o decreto regu-lamentando a legislação. Houve até a publicação da fonte de recurso para o re-ferido pagamento no Diário O� cial, em 2014”, questio-nou, sem êxito, o presidente da Unida, Alexandre Andra-de Lima, que estava na reu-nião com Godói, articulada pelo senador Humberto Cos-ta (PT-PE), líder do Governo no Senado. A mesma crítica foi endossada pelo presidente da A� ucan, Eduardo Crespo.

O segundo sentimento dos representantes do se-tor canavieiro, diante da negativa do governo em não mais se responsabili-zar com a subvenção, foi o do enfrentamento. “A presi-dente Dilma Rousseff san-

cionou a lei da subvenção há quatro meses da eleição presidencial, sem a garantia de cumpri-la, ludibriando os 27 mil canavieiros. Ela usou a classe e, agora, vira as costas”, disse Lima a Go-dói, ressaltando que a presi-dente pagou com traição ao povo que lhe deu a mão.

Crespo aproveitou para dizer que a subvenção não é uma esmola, mas um direi-to consolidado na lei 12.999 e o Governo tem a obriga-ção de cumpri-la. Por esta razão, o dirigente garantiu que Dilma enfrentará ma-nifestações do setor se apa-recer em algum evento no Norte do Rio de Janeiro. A Unida anunciou, também, que promoverá protestos quando da ida da presiden-te aos estados produtores de cana no Nordeste.

Governo barra subvençãoa canavieiros do NE e RioClasse teme expiração do pagamento de R$ 127 milhões, prejudicando 27 mil agricultores, já que o prazo da lei federal vai até o � nal do ano

CARTÓRIO CAVALCANTI FILHORua 07 de Setembro, no 209 - Parangaba

Fone: 3225-0541/3245-1908EDITAL DE CASAMENTO

Faço saber que pretendem casar-se os nubentes:33992 - Andre Luis Pereira e Maria Danielle da Silva Barroso. 16.07.2015. 33993 - Francisco Claudio de Sousa Freitas e Andreia Hermes de Paiva. 16.07.2015. 33994 - Francisco de Assis Quaresma da Silva Junior e Josiany Sousa da Silva. 16.07.2015.

Fortaleza, 16 de julho de 2015Jorge Ribeiro Cavalcanti

Ofi cial Titular

CARTÓRIO V. MORAESREGISTRO CIVIL DA 3a ZONA - FORTALEZA - CEARÁ

Rua Castro e Silva, 97-101 - CentroFones: 3231-4170 / 3231-4198

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se os nubentes:11.955 - Francisco Tiago Almeida da Silva e Joana d’Arc Gomes dos Santos. 11.956 - George Carlos Oliveira da Silva e Maria Cleumar Rodrigues Roseno.

Fortaleza-CE, 16 de julho de 2015Tânia Maria Vieira da Silva

EscreventePublicação no Jornal O Estado em 16.07.2015

CARTÓRIO JOÃO DE DEUSRua Major Facundo, 705 - Centro

Fortaleza - CE - 3226.8330 - 3221.3838EDITAL DE PROCLAMAS

Faço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes:No 25199 José Italo Paiva Magalhães e Sinara Dayane Sobreira Sena. No 25200 Marco Antonio Tabet Gomes Filho e Aline Ribeiro da Silva. No 25201 Hugo Maciel de Alencar e Maria Fernanda dos Santos. No 25202 Thiago Alberto Sousa Silva e Rosimar Lucas Santos da Conceição. No 25203 Horácio de Azevedo da Silva e Joelma Vieira Veras. No 25204 Paulo Ricardo da Rocha Silva e Janielle Marinho dos Santos.

Fortaleza, 16 de julho de 2015

JAIME ARARIPE SERVIÇO REGISTRALAv. Mister Hull, no 4965, Fone: 3235.3301

e-mail: [email protected] DE CASAMENTOS

Faço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: 60.039 – Antonio José dos Santos e Francisca Milane da Silva Medeiros. 60.040 – Francisco das Chagas Santos Neves e Ana Paula Neves do Nascimento. 60.041 – Emilson Cajazeiras Nogueira e Alane Lima Pereira. 60.042 –Inacio Pinheiro Neto e Antonilda Gonçalves Barbosa. 60.043 – Roberto Ca-valcante Moreira e Suziane da Silva. 60.044 – Francisco de Assis de Lima e Edite Albuquerque Parente. 60.045 – Hamilton da Silva Braga e Katiana Maria da Silva. 60.046 – Lemuel dos Santos Oliveira e Maria Lucileide Lima Silva. 60.047 – Thiago Abreu Campos e Natália Bezerra de Souza.

Fortaleza, 16 de julho de 2015Bel. Jaime de Alencar Araripe Júnior

Ofi cial Titular

SERVIÇO REGISTRAL DA 4a ZONA - FORTALEZA-CE(CARTÓRIO NORÕES MILFONT)

Rua Castro e Silva, no 38 - CentroFone: 3226.4172 - Fax: 3253.2448

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: 54206 - Luciano Nepomuceno da Costa e Maria Antonia Nascimento Machado54207 - Carlos Roger Verçosa Costa e Maria Zuleide Cassimiro54208 - Antonio Charles do Nascimento Araujo e Andreza Holanda Magalhaes54209 - Manoel da Silva Rodrigues e Maria do Carmo Pereira 54210 - Manoel Messias dos Santos e Creusa Gomes de Oliveira 54211 - Georges Zaki Moussa e Brenda Maria Ferreira Leitao54212 - Bruno Soares Silva e Marleide Rodrigues do Nascimento54213 - Fco Marciano Alves Fernando e Rosilane Santos de Sousa54214 - Fco das Chagas Ximenes Sobrinho e Rita de Cassia Avelino da Silva54215 - Marcio Sautchuk Batista e Andressa Carneiro da Silva54216 - Edson Moreira Costa e Sonia Maria Barbosa54217 - Italo Roger Melo Sales e Ana Kecia Santos da Silva54218 - Antonio Borges Melo e Rafaela Felisalvina Costa Umbelino54219 - Fco Kelby Pereira da Silva e Jacira Furtado de Sousa54220 - Edilson Pereira da Silva e Maria de Fatima da Silva54221 - Irineu Xavier de Sousa Junior e Jacqueline Ribeiro Leitao54222 - Michael Jackson Susa de Albuquerque e Elizineide Lima de Sousa 54223 - Walber Santos Rebouças e Mayza dos Santos Barbosa54224 - Wercules Nunes da Cruz e Elineide Venancio da Silva54225 - Natanael Rodrigues da Silva e Rosiane da Silva Cruz54226 - Jefferson Silva Rodrigues e Regina Claudia Frota de Sousa54227 - Antonio Eunardy de Sousa Mota e Lidiane Pereira de Paula54228 - Ismael de Andrade Nascimento e Fca da Conceiçao de Lima Fernandes 54229 - Cicero Rommel de Lima Rodrigues e Irislene Bezerra Mota Gomes54230 - Rogerio Sampaio de Sousa e Elionete Celestino da Silva54231 - Fco Flavio Uchoa Oliveira e Maria da Conceiçao de Sousa Marques54232 - Jose Cleudenor Melo Viana e Maria Roseli de Sousa Oliveira54233 - Jose Claudio Lima da Silva e Maria de Lourdes da Silva54234 - Charles Vieira Cardoso e Lina Prudencio Perrulas

Fortaleza, 16 de Julho de 2015ANTÔNIO TOMÁS DE NORÕES MILFONT

OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

CARTÓRIO BOTELHO5o OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Av. Des. Moreira, 1000-B - AldeotaFone: 3264.1159 / 3224.1159

EDITAL DE CASAMENTO Faço saber que pretendem casar-se os justifi cantes: 19.398 - Cássio Silveira Dias e Patrícia Alcântara de Carvalho. 19.399 - Antonio Nunes Martins Ferreira e Magna Alves de Oliveira. 19.400 - Edilzinho Souza Feitosa e Maria Arleide de Sousa Damasceno. 19.401 - Ronielle Vas-concelos Farias e Paula Roberta Sampaio do Amaral. 19.402 - Jorge Ig-nacio Uribe David e Claudia Cristina Pereira de Souza. 19.403 - Flávio Freire da Costa e Caroline Sendy Alves da Silva. 19.404 - Issac Leal da Cunha Lima e Amanda Rodrigues Scipião.

Fortaleza, 16 de julho de 2015Clarice Helena Botelho Costa Silva

Ofi ciala Titular

FOTO DIVULGAÇÃO/UNIDA

Page 11: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

11O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os executivos Eduardo França e Marcus Galeb, da área de Relações Corpora-tivas da Ambev, uma das maiores produtoras de bens de consumo do Brasil – es-pecialmente cervejas e refri-gerantes – estiveram reuni-dos, ontem de manhã, com o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista. Eles discutiram a possibilida-de de uma nova política de incentivo fiscal que pode ser concedida mediante a reali-zação de novos investimentos por parte da companhia em território cearense. Falaram, ainda, sobre a estratégia que a empresa vem desenvolvendo, de procurar os principais es-tados brasileiros para realizar novos investimentos.

Segundo eles, no Ceará, a empresa emprega – direta e indiretamente – cerca de 47 mil pessoas e pretende am-pliar esses investimentos. Mas isso demanda acertos na política de incentivos fiscais

junto ao Governo do Estado. Segundo Galeb, “a Ambev vê o incentivo fiscal como um redutor de custos, o que tornaria o Ceará ainda mais atrativo para nós”, comentou. Em maio do ano passado, o presidente da Ambev, João Castro Neves, participou da inauguração da expansão da fábrica situada no quilôme-tro 32 da BR-116, em Aquiraz, onde foram investidos cerca de R$ 415 milhões. Com isso, a unidade cearense atingiu a capacidade produtiva de sete milhões de hectolitros de cer-veja e refrigerante por ano.

ContrapartidaÉlcio Batista avaliou como

positiva a iniciativa da em-presa e sugeriu que a Ambev apresente, como contraparti-da, situações de investimento em território cearense com projetos ligados à cultura, educação e ao desenvolvi-mento do esporte. “A polí-tica fiscal do Estado, nesses

últimos dez anos, é um dos pilares do crescimento, acima da média, do Ceará. O que pudermos fazer para aper-feiçoar isso, sem prejudicar a nossa economia, faremos”, completou. Também estiveram presentes à reunião a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Bar-bosa, bem como o secretário ad-junto da Fazenda, João Marcos.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, participou do encon-tro e sugeriu a criação de no-vos pontos de distribuição em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como alternativa de geração de emprego e renda local. O encaminhamento resultou no agendamento de uma próxima reunião, onde a Ambev apresentará proje-tos de investimento de médio e longo prazos, e o Governo discutirá a política de incenti-vo fiscal para a empresa.

Ambev discute sobre concessão denovos incentivos fiscais no CearáReunião com executivos da companhia pode resultar na vinda de novos centros de distribuição

FOTO BANCO DE DADOS

Câmaradiscute gestão de energias

A Câmara Setorial de Energias Renováveis (CSRe-nováveis), ligada à Agência de Desenvolvimento Econômi-co do Ceará (Adece), reúne, hoje, o secretário-executivo de Energia de Pernambuco, Eduardo Azevedo e seu cole-ga cearense, Renato Rolim. O objetivo é trocar experiências sobre a gestão destes recursos em cada estado. A CSReno-váveis é presidida pelo enge-nheiro Jurandir Picanço, que também coordena o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ce-ará (Fiec). Azevedo apresen-tará o Programa de Energias Renováveis de Pernambuco. A reunião também discu-tirá a Resolução 482/2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de mi-crogeração e minigeração aos sistemas de distribuição e o sistema de compensação deste segmento. Energia é um dos setores considerados promissores para o Ceará, em especial as renováveis.

ECONOMIADiversão O Beach Park, situado em Aquiraz, ocupa a segunda colocação entre os dez melhores parques aquáticos do mundo, de acordo com uma pesquisa feita entre os internautas do site TripAdvisor. E o Beto Carrero World foi eleito o melhor parque de diversões da América do Sul.

Fábrica de Aquiraz possui equipamentos de última geração

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 22/07/2015 NA CAPITALHORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.08:30 às 12:30 Av. Aguanambi, Rua Solon, Fátima - FORTALEZA 16047263

08:30 às 12:30 Av. Barão do Rio Branco, Joaquim Távora - FORTALEZA 16047263

08:30 às 12:30 Av. Francisco Sá, Av. Coronel Carvalho, Rua José Lima Verde, Barra do Ceará - FORTALEZA 16044555

08:30 às 12:30 Av. Pedro Dantas, Av. Alberto Craveiro Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua Afonso Henrique, Rua 04 de Maio Messejana - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua Bandeira de Melo, Rua Chico Mota, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua Guilhermina, Rua 20 de Janeiro, Barra do Ceará - FORTALEZA 16044555

08:30 às 12:30 Rua João Ferreira Lima, Rua Ferreira Lima, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua José Estevão da Fonseca, José Bonifácio - FORTALEZA 16046863

08:30 às 12:30 Rua José Estevão da Fonseca, Rua Sousa Girnao, José Bonifácio - FORTALEZA 16047263

08:30 às 12:30 Rua Maria Saraiva, Rua João Albano, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua Matos Serra, Rua Carlos Ribeiro, Fátima - FORTALEZA 16046863

08:30 às 12:30 Rua São Pedro, Rua Neném Gonçalves, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Rua Sousa Girão, José Bonifácio - FORTALEZA 16046863

08:30 às 12:30 Trav. Neném Gonçalves, Rua Torres de Melo, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Vila J. Carvalho, Trav. Manoel Nunes Siqueira, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 12:30 Vila Pires, Vila Luis Viana, Dias Macedo - FORTALEZA 16048283

08:30 às 13:00 Rua Antonio Lima, Meireles, Rua Nunes Valente, Aldeota - FORTALEZA 16048147

08:30 às 13:00 Rua Tomás Pompeu, Meireles, Rua Sampaio, Centro - FORTALEZA 16048147

09:00 às 14:00 Rua Ernesto Monteiro, Av. Artur Bernardes, Conj. Alvorada - FORTALEZA 16048813

09:00 às 14:00 Rua Guiomar Novaes, Conj. Alvorada, Rua Joaquim Frota, José de Alencar - FORTALEZA 16048813

09:00 às 14:00 Rua José Bastos de Almeida, Passaré - FORTALEZA 16048813

09:00 às 14:00 Rua Sandra Gentil, Rua Guiomar Novaes, Conj. Alvorada - FORTALEZA 16048813

09:00 às 14:00 Rua Waldemar de Alcântara, Rua Sandra Gentil, Conj. Alvorada - FORTALEZA 16048813

09:00 às 14:00 Trav. Jucelino Kubitscheck, Conj. Alvorada - FORTALEZA 16048813

13:30 às 17:30 Rua Pedro Aristides Albuquerque, Joaquim Távora - FORTALEZA 16018043

13:30 às 17:30 Rua Praxedes, Montese - FORTALEZA 16018043

14:00 às 17:00 Rua Álvares Cabral, Itaoca, Rua Alan Kardec, Montese - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Rua Barba Alardo, Rua Antônio Simões, Serrinha - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Rua D, G, Lot. Centro Sul, Serrinha, Vila Miriam, Itaoca - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Rua João Carlos, Rua Galileu, Serrinha - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Rua Justa Araújo, Serrinha, Rua Júlio Verne, Itaoca - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Via Férrea, Itaoca, Trav. Peru, Serrinha - FORTALEZA 16043317

14:00 às 17:00 Vila Mazim, Serrinha, Vila Florença, Itaoca - FORTALEZA 16043317

DIA: 22/07/2015 NO INTERIORHORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.09:00 às 12:00 Av. Perimetral Dom Francisco, Estrada da Aabec, São Miguel - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Rd. Ernani Silva, Estrada da Aabec, Dist. Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Rua José Ribeiro de Andrade, Dist. Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Rua Luiz Inácio de Sá, Rua Antônia Maria da Costa, Novo Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Rua Maria Ramaelle Caldas de Oliveira, Novo Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Rua Vereda Tropical, Rua Maria Etelvina Gomes, Novo Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Afrodísio Nobre da Cruz, Vila Benedito, Novo Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Bebida Nova de Cima, Dist. Campo Alegre - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Bucanha, Sítio Bebida Nova, Dist. Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Catingueira, Dist. Bela Vista, Sítio Poço Dantas, Dist. Santa Fé - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Coruja, Dist. Lameiro, Rua Jesus de Nazaré, Alto da Penha - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio São João, Dist. Lameiro, Rua Louro Macedo, Cj. Mirandão, Mirandão - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Sítio Rosto, Sítio Luanda, Dist. Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Trav. Maria Ramaelle Caldas de Oliveira, Novo Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 12:00 Vila Real, Sítio Vereda Tropical, Dist. Lameiro - CRATO 16047751

09:00 às 10:30 Sítio Lagoa, Lamaju - FARIAS BRITO 16048629

14:00 às 17:00 Sítio Barreiras dos Pinheiros, Rua G, Loteamento Varjota, Barreiras - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Sítio Canto, Dt. Suassurana, Sítio Cajas, Dt. José de Alencar - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Sítio Pontilhão, Luz no Campo, Barreiras - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Sítio Varjota, Barreiras, Sítio Umburana, Baú, Dt. Baú - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Sítio Várzea de Fora, Dt. José de Alencar - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Sítio Varzinha, Barreiras, Sítio Várzea de Fora, Barreiras - IGUATU 15887937

14:00 às 17:00 Vila Varjota, Barreiras, Sítio Barra do Cangati, Barro Alto - IGUATU 15887937

09:00 às 12:00 Rua José Correia Sobrinho, Rua José Clementino, Centro - VÁRZEA ALEGRE 15817911

09:00 às 12:00 Sítio Bom Jesus, Dist. Canidezinho - VÁRZEA ALEGRE 15817911

09:00 às 12:00 Sítio Cachoeira dos Dantas, Dist. Riacho Verde - VÁRZEA ALEGRE 15817911

09:00 às 12:00 Sítio Boa Esperança, Dist. Arajara - BARBALHA 16011665

09:00 às 12:00 Sítio Lambedor, Sítio Brito, Cabeceiras - BARBALHA 16011665

09:00 às 12:00 Sítio Taquari, Sítio Macaúba, Dist. Arajara - BARBALHA 16011665

14:30 às 16:30 Av. Paulo Marques, Parque Bulandeira - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua Antônio Cândido, Alto do Rosário - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua Benedito, Av. Leão Sampaio, Rua de Aparecida, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua da Penha, Rua Bernardo, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua do Carmo, Rua de Aparecida, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua Fátima, Rua dos Limas, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua Francisco das Chagas, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua Joaquim Furtado Macedo, Crajubar - BARBALHA 16011855

DIA: 22/07/2015 NO INTERIORHORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.14:30 às 16:30 Rua Joaquim, Rua Geraldo, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Rua São Sebastião, Rua Santa Luzia, Rua Santa Quitéria, Crajubar - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Sítio Cabeceiras II, Cabeceiras - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Sítio Corredor dos Tomaz, Dist. Lagoa - BARBALHA 16011855

14:30 às 16:30 Sítio Mata dos Araçás, Barro Vermelho - BARBALHA 16011855

08:00 às 11:00 Rua José Cavalcante, Centro, Sítio Coaçu, Dt. São José - SOLONÓPOLE 16057303

08:00 às 11:00 Sítio Virtude, Dt. São Josee, Sítio Logradouro, Dt. Assunção - SOLONÓPOLE 16057303

08:00 às 11:00 Sítio Juazeirinho, Catirina, Sítio Exu, Catirina - MILAGRES 15951465

08:00 às 11:00 Rua Beatriz Pinheiro Basílio, São Francisco - BREJO SANTO 15949667

08:00 às 11:00 Sítio Lagoa da Vaca, Poço do Pau - BREJO SANTO 15949667

08:00 às 11:00 Sítio Passagens de Pedras, Poço do Pau - BREJO SANTO 15949667

08:00 às 11:00 Horácio Marcolino, Dantas, Sítio São Tomé, Catirina - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Maria Joaquina, Vila Buritizinho, Vila Cícero, Sul - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 At. da Bela Vista, Rua 04, Norte, Av. Buriti Grande, Centro - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Antônio, Buritizinho, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Chagas Sampaio, Centro, Av. Senhor Martins, Serrinha - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Manoel Martins, Rua 09, João Paulo Segundo - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua da Paz, Vila Buritizinho, Av. Eremita Grangeiro Sampaio, Centro - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua do T, Vila Buritizinho, Rua da Pinheira, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua João Felipe, Sul, Rua Estrada Mauriti, Umburanas - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Luiz Furtado Leite, Rua José Leite da Costa, Norte - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Pedro Teles, Rua José Frutuoso Gomes, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Rua Tibúrcio Lima, Rua Sebastião II, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Antônio dos Posseiros, Luz do Campo, Dist. Anauá - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Araticum, Vila Buritizinho, Sítio Açude Velho, Umburanas - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Baixa da Palha, Luz no Campo, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Baixa Funda, Luz no Campo, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Caldeirão dos Fideles, Sítio Alto Vermelho, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Caldeirão dos Vicentes, Dist. Anauá - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Cana Brava, Norte, Sítio Baixa Funda, Sul - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Cocos, Luz no Campo, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Felicidade, Norte, Sítio Calumbi, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Guigor, Rdr. Palestina, Quixabinha - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Lagoa Cercada, Luz no Campo, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Macambira, Sítio Lagoa do Buritizinho, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Mororó, Umburanas, Sítio Marcela, Bela Vista - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Novo Umbuzeiro, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Olho d'Água de Mararupá, Mararupá - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Palmeiras, Sul, Sítio Olho d'Água do Coité, Coité - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Panasco, Luz no Campo, Rdr. Palestina, Quixabinha - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Paxola, Rdr. Apanha Peixe, Baraúnas - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Saco, Dr. Fernandes, Sítio Pinheira, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Solidade, St. Quixabinha, St. Gomes - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Sítio Várzea Grande, Norte, Sítio Sipuá, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Vila Isabel, Mararupá, Trav. Maranhão, Centro - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Vila Olho d'Água de Mararupá, Mararupá - MAURITI 15951465

08:00 às 11:00 Vila Palmeira, Sítio Pau da Velha, Vila Buritizinho - MAURITI 15951465

08:00 às 13:00 Rua Ananias C. Arrais, Expansão - CAMPOS SALES 15781513

08:00 às 13:00 Av. Pau da Bandeira, Norte, Cj. Vila Rio, Aparecida - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Rua Francisco Sales, Rua 17 de Dezembro, Norte - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Barra das Baixas, Norte, Sítio Água Azul, Tanque Novo - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Campestreno, Sítio Campestre, Tanque Novo - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Cerveja, Norte, Sítio Caldeirão, Salitre, Sul - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio João Bezerra, Sítio Coqueiro, Tanque Novo - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Pé de Serra, Sítio Macambira, Tanque Novo - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Pitombeira, Sítio Lagoa dos Crioulos, Sul - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Serra de Salitre, Sítio Roncador, Tanque Novo - SALITRE 15781513

08:00 às 13:00 Sítio Tanque Novo, Norte, Sítio Serra do Chaga, Sul - SALITRE 15781513

09:00 às 12:00 Rua Antônio Lobo, Novo Horizonte, Sítio Carnaúba, Palmeira - L. DA MANGABEIRA 15817911

09:00 às 12:00 Rua Bernardo de Oliveira, Rua Cicerolemos, Mangabeira - L. DA MANGABEIRA 15817911

09:00 às 12:00 Rua Luiz Jacinto, Novo Horizonte - L. DA MANGABEIRA 15817911

09:00 às 12:00 Rua Pedro Bernardo, Rua Manuel Duarte, Mangabeira - L. DA MANGABEIRA 15817911

09:00 às 12:00 Rua Pedro Mangueira, Rua Brisa do Asfalto, Mangabeira - L. DA MANGABEIRA 15817911

09:00 às 12:00 Sítio Abertas, Mangabeira, Rua Pedro Mangueira, Mangabeira - L. DA MANGABEIRA 15817911

10:00 às 14:00 Rua Iguatu, Av. Ipanema, Águas Belas - CASCAVEL 15959237

10:00 às 14:00 Rua Mossoró, Rua Maceió, Rua Recife, Águas Belas - CASCAVEL 15959237

10:00 às 14:00 Rua Natal, Águas Belas, Rua Antônio Camilo, Caponga - CASCAVEL 15959237

09:00 às 13:00 Av. Luiz Pereira Lima, Luzardo Viana - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua 62, Conj. Jereissati II, Jereissati I - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Altair Vieira de Sousa, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Campos Filho, Dist. Jacanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Ernesto Gurgel Amaral, Dist. Jacanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua João Bezerra Campos, Alto da Mangueira, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua João Bezerra Campos, Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Manoel A. Cardoso, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Manoel Alexandre Cardoso, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Maria Mascarenha, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Rua Raul Teófilo, Pajuçara, Rua Palmeiras, Parque Tijuca - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Trav. São José, Coqueiral, Rd. CE 065, Dist. Jaçanaú - MARACANAÚ 16042809

09:00 às 13:00 Trav. São Jose, Parque Tijuca - MARACANAÚ 16042809

12:00 às 16:00 Povoado Bela Vista, Dist. Papara - MARANGUAPE 16031409

08:00 às 11:00 Distrito Ldr. Santana Pedrinhas, Norte - SANTANA DO ACARAÚ 16038977

08:00 às 11:00 Fz. Várzea Redonda, Norte - SANTANA DO ACARAÚ 16038977

Page 12: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

MUNDO

Atirador mata quatro fuzileiros navais nos EUAAutor de ataque teria sido identificado como Muhammad Youssef Abdulazeez. O criminoso foi morto pela polícia, que investigará os motivos

JS 123 EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDATorna público que requereu à SEUMA a Licença de Instalação para Empresa Residencial, localizada na Rua GILBERTO STU-DART, S/N, LOTES 24 e 25, Quadra 142, Bairro: PLANALTO NOVA ALDEOTA, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Page 13: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

GERALGeladeira O Programa Troca Eficiente, da Coelce, sorteia, hoje, 50 geladeiras novas e mais eficientes, no bairro José Walter, em Fortaleza. O sorteio começa a partir das 18 horas e os beneficiados pelo programa receberão as geladeiras novas no sábado.

13O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

com ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

Tem gente com encontro marcado na Lava Jato, e o jato pode ser forte

Chico Alencar (PSOL-RJ), insinuando envolvimento de políticos graúdos na Lava Jato

A Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou ontem que investiga o ex-presidente Lula por tráfico de influência em finan-

ciamentos do BNDES à empreiteira Odebre-cht no exterior. É considerado “crime perfei-to”: os financiamentos do BNDES de obras no exterior, em geral países sem órgãos de controle, tinham longos prazos de carência (em média 25 anos), sem licitação, contratos “secretos” protegidos por sigilo fiscal, e eram “legalizados” por acordos bilaterais.

Protegidos por sigiloAs operações do BNDES com outros go-

vernos não passaram pelos órgãos de contro-le brasileiros (TCU, Ministério Público etc).

Sem prerrogativaObras financiadas pelo BNDES, em sua maio-

ria feitas pela Odebrecht, também não passaram pelos órgãos brasileiros de fiscalização.

Alô, ProcuradoriaApesar de o MPF investigar o tráfico de

influência de Lula na República Dominicana e Cuba, estão na África os contratos mais ele-vados.

Contratos bilionáriosAinda como presidente, Lula garantiu di-

nheiro do BNDES à Odebrecht em Angola (R$ 1,6 bilhão) e República Dominicana (R$ 833 milhões).

Convênio entre a Prefeitura de Felipe Guerra (RN) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) virou dor de cabeça no Planalto: uma máquina da autarquia foi usada para perfurar um poço onde mora o secretário municipal do Esporte, Brunno Gurgel, através de acordo entre a prefeitura e o coordenador do Dnocs, José Eduardo Alves Wanderley, sobrinho do ministro Henrique Alves (Turismo).

Quem mandaApesar de o Dnocs ser do Ministério da

Integração, do pepista Gilberto Occhi, lá é Alves quem apita. Até garantiria a boquinha para o sobrinho.

AzedouMichel Temer tentou acordo com PP e Al-

ves: a sigla indica a diretoria do Dnocs, e Al-ves, a presidência. Agora, o acordo subiu no telhado.

Velho conhecidoEm janeiro, na Operação Itaretama, a PF

deu uma batida na casa de José Eduardo. A polícia suspeita de desvio em obras do Dnocs.

RebordosaPara parlamentares, a Polícia Federal in-

tensificará em agosto, após o recesso, o cer-co aos políticos enrolados na Operação Lava Jato. O medo no Congresso é tão grande que

MPF investiga papel de Lula em “crime perfeito” alguns deputados e senadores estão destruin-do até arquivos de celulares e computadores.

Se Lula queima filme...O filme de Lula está tão queimado no Rio

de Janeiro que o apoio dele faria com que qualquer candidato a prefeito perdesse quase metade (49,2%) dos votos, segundo levanta-mento do Instituto Paraná.

...Dilma, nem se falaA mesma pesquisa aponta que o apoio da

presidente Dilma Rousseff sepultaria qual-quer candidatura à prefeitura carioca: dois terços (66,3%) dos potenciais votos seriam perdidos após o apoio.

Veta, governadorO vice-governador do Distrito Federal, Re-

nato Santana, reuniu-se com representantes do Uber. Para ele, o governador Rodrigo Rol-lemberg está inclinado a vetar o projeto que proíbe o uso do aplicativo no DF.

Sem culturaA TV Cultura vem sendo negligenciada

pelo governo de São Paulo. Com redução de 30% no orçamento, a emissora sofrerá ainda mais cortes: 53 funcionários devem ser demi-

tidos nos próximos dias.

LendaO senador Roberto Rocha (PSB-MA) con-

testará o circo do ministro Gilberto Kassab, que anunciou a construção de 160 mil casa populares. O Minha Casa, Minha Vida “não passa de lenda no Estado”, diz Rocha.

Fica e saiEm reunião com cúpula do PDT, Calos

Lupi, presidente da sigla, bateu o martelo em dois pontos: o PDT fica no governo, e o minis-tro Manoel Dias (Trabalho) sai. A bancada da Câmara deve escolher o substituto.

Dúvida da oposição

A oposição na Câmara “soltou fogos” com a notícia que o MPF está no calcanhar de Lula apurando suposto tráfico de influência do pe-tista. Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse não ter “a menor dúvida” da falcatrua e mandou: a dúvida é se foi durante ou só depois de dei-xar o governo.

Pergunta na Lava JatoSe o Congresso pode ser revistado pela PF,

os palácios do Planalto e da Alvorada tam-bém podem ser alvo de busca e apreensão?

CLÁUDIO HUMBERTO PODER, POLÍTICA&BASTIDORES

O PODER SEM PUDORTancredo e a pneumonia

A Câmara discutia em 1974 a cassação do deputado Francisco Pinto (MDB-BA), por suas críticas ao ditador Augusto Pinochet. Ernesto Geisel mandou o caso ao Supremo Tribunal Federal, que condenou Chico Pinto e a mesa da Câmara o cassou, num epi-sódio vergonhoso. Tancredo Ne-ves ouviu um deputado da Arena argumentar que não foi o AI-5, mas o

STF que o cassou. Tancredo contou numa his-tória ocorrida em sua São João Del Rey:

— Morreu o vizinho de um compadre meu. Um homem bom, trabalhador, honrado.

Morreu de pneumonia, coitado. De ma-drugada, um parente dele chegou de

viagem e perguntou à viúva: “Ele morreu de pneumonia simples ou dupla, Mariazinha?” “Simples”,

respondeu ela, chorando. E ele: “Ah! Ainda bem!”.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E DELIBERATIVA. ABERTURA DA CAMPANHA SALARIAL INSTITUTO ATLÂNTICO 2015/2016. Pelo presente edital, o Sindicato dos Trabalha-dores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado do Ceará – SINDPD - CE, através de seu Presidente, convoca todos os trabalhadores (as), empregados do Instituto Atlântico, localizado na Rua Chi-co Lemos, 946, Cidade dos Funcionários – Fortaleza - CE, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária e Deliberativa que terá lugar, no dia 23 DE JULHO DE 2015, no Auditório externo da empresa. A primeira convocação será as 15:00hs ou, em segunda convocação, às 15h:15min, com qualquer número de presentes. Para deliberar a seguinte ordem do dia: a)- Delibe-ração e votação da pauta de reivindicações a ser apresentada ao Instituto Atlântico; b)- Autorizar a Diretoria do Sindicato a negociar, acordar e, caso frustradas as negociações, instaurar ou defender-se em Dissídio Coletivo; c)- Deliberação e votação da Taxa Assistencial; d)- Outros assuntos de inte-resse da categoria. Fortaleza - CE, 16 de julho de 2015. José Valmir Braz – Presidente – SINDPD-CE.

MDN MINERAÇÃO DO NORDESTE LTDATorna público que recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente-SEMA-CE a Licença de Operação nº 417/2015 com validade até 23/06/2019 referente ao beneficiamento de minério de ferro na localidade de Angustura, Distrito de São José do Torto, no Município de Sobral, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

VICENTINO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA

Torna público que requereu à SEUMA a Renovação Licença de Instalação de um edifício residencial multifamiliar localiza-do à Rua Don Expedito Lopes, nº2082, Bairro Dionísio Torres, município de For-taleza, Estado do Ceará.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - REUNIÃO DE SÓCIOS. Pelo presente edital, ficam convocados os senhores sócios da MULTITUR VIAGENS LTDA, a comparecerem a Reunião de Sócios que será realizada no dia 27 de julho do corrente ano, às 07h30min, na sede social, situada na Av. Raul Barbosa, 1.330, São João do Tauape, Fortaleza-CE, para deliberarem sobre as seguintes Ordens do Dia: a) Atualização do capi-tal social; b) Inclusão de cláusula permitindo a exclusão de sócio por justa causa; c) Mudança de endereço da sede social; d) Administração da sociedade; e) Adequação do Contrato Social ao novo Código Civil; f) Inclusão de Sócios. Fortaleza, 16 de Julho de 2015.Paulo Sérgio Quezado de Castro - Sócio-Administrador.

LOVE STAR MOTEL LTDA - ME. CNPJ 01.823.951/0001-23. Torna pú-blico que requereu a SEUMA, a Licença de Operação, para Motel, localizado na Av. Prudente Brasil, nº 154, bairro Passaré, Fortaleza-CE. Foi determina-do o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licen-ciamento Ambiental na SEUMA.

GENCIANE DA COSTA ASSUNÇÃO ALVES. Torna público que requereu a SEUMA, a Licença Prévia, para construção de um edifício residencial multi-familiar, localizado na Rua Júlio Silva, S/N, bairro Praia do Futuro, Fortaleza--CE. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informa-ções para o Licenciamento Ambiental na SEUMA.

Page 14: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

CEARÁ

O governador Camilo Santana visitou, no � m da tarde desta quarta-feira (15), as obras de implantação e construção da pavimenta-ção asfáltica da rodovia CE-166, no entroncamento com a CE-375, no Distrito de Mel, no município Jucás.

Acompanhado do pre-feito de Jucás, Raimundo Luna, Camilo Santana diri-giu pelos 22 quilômetros da rodovia e conferiu de perto o andamento das obras, en-quanto tratores e máquinas escavadoras trabalhavam sem parar. A expectativa é que, até o � m do ano, a obra esteja concluída.

Camilo Santana refor-çou o empenho para que o prazo seja cumprido. “Es-tamos fazendo mais de mil quilômetros de estrada no Ceará atualmente, entre construção e recuperação. Essa obra foi uma requisição do governador Cid Gomes e foi retomada no � nal do ano passado. Esperamos ter-minar ainda esse ano. Para mim é uma satisfação estar aqui nesse município. Quero me colocar à disposição para trabalhar muito nesses qua-tro anos”, disse.

E a pavimentação da ro-dovia CE-166 é bem vista também pelo taxista Fran-cisco Teó� lo dos Santos, 56, em diversos aspectos. “Fico feliz de ver que a obra este-ja acontecendo. Certamente será um ganho para a toda a região, fortalecendo o tu-rismo, além de facilitar o trânsito e a mobilidade dos moradores, inclusive eu que ganho a vida dirigindo. Com certeza um povo tão acolhedor como o de Jucás merece isso “, disse.

Camilo aproveitou a pas-sagem para visitar alguns pontos do município, como a Escola Estadual de Ensi-no Profissional Rita Matos

Luna e o Centro de Atendi-mento Mais Cidadão, além de prestigiar a missa da Festa de Nossa Senhora do Carmo, que acontece de 6 a 17 de julho.

Ao ser chamado para se pronunciar, Camilo não es-condeu a emoção pelo mo-mento. “O prefeito Luna esteve no meu gabinete e me convidou para prestigiar o encerramento da festa da

padroeira. Eu disse que iria olhar a estrada e aproveita-ria para ver a missa. Quero parabenizar pela bela ceri-mônia, estou aqui emocio-nado. Quero aproveitar a oportunidade de agradecer a Deus e a vocês pela opor-tunidade que vocês de Jucás me deram de governar o Ce-ará”, disse o governador.

A obraA rodovia CE-166 está re-

cebendo serviços prelimina-res, de terraplenagem, pavi-mentação, obras de drenagem e obras d’arte correntes, além de sinalização horizontal e vertical. A obra, realizada pela Secretaria da Infraestru-tura (Seinfra) com execução do Departamento Estadual de Rodovias (DER), conta com investimento de aproxi-madamente R$ 19.824.925,67 do Tesouro do Estado. Se-gundo o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, com a conclusão da obra, os usu-ários terão assegurados um melhor escoamento da pro-dução agrícola e de merca-dorias, bem como um maior conforto e segurança no des-locamento de pessoas.

Governador reforçou empenho para que prazo da obra realizada em Jucás seja cumprido a contento

Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015 O ESTADO

Centec apresenta projeto naExpocrato

O Instituto Centro de En-sino Tecnológico (Centec) participa da 64ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) promo-vendo uma extensa progra-mação educativa gratuita, com palestras, o� cinas e demonstrações, por meio de suas unidades operacionais distribuídas pela região do Cariri e de todo o Ceará. São realizadas atividades volta-das aos temas da agricultu-ra, agropecuária e meio am-biente e ao ensino de receitas da culinária regional, a par-tir das atividades educacio-nais das duas Faculdades de Tecnologia do Centec (Fa-tec), no Sertão Central e no Cariri, e dos Centros Voca-cionais Técnicos (CVTEC) de Barbalha e do Crato. Um dos destaques da programa-ção do estande do Centec na Expocrato 2015 � ca por con-ta da Fatec Cariri, localiza-da na cidade de Juazeiro do Norte. Alunos e professores da unidade promovem hoje uma apresentação de um modelo de casa sustentável, com energia produzida com base em fontes renováveis.

O projeto nasceu de um desa� o lançado aos alunos pelo professor das discipli-nas de Eletrônica Digital e Eletrônica Básica, do curso de Manutenção Industrial da Fatec Cariri, Sebastião Erailson. “A ideia era criar um sistema baseado em mi-crocontroladores que utili-zasse a energia solar como fonte principal de abasteci-mento”, diz o docente.

Cagece renova concessão deesgoto de Milagres por mais 30 anos

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) re-novou a concessão dos servi-ços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Milagres por mais 30 anos. A assinatura do Contrato acon-teceu no início deste mês e contou com a presença de re-presentantes da Companhia e do poder público municipal. Com a renovação da conces-são, a Cagece e o Município cumprem mais um requisito exigido pela Fundação Na-cional de Saúde (Funasa) que poderá resultar na liberação de cerca de R$ 24 milhões em recursos, destinados à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Milagres. O sistema prevê 7.008 ligações domiciliares e intradomiciliares. Ao todo, serão implantados cerca de 30 mil metros de rede cole-tora de esgoto no município.

Quixadá: Câmara aprova realização de concurso

Os vereadores de Quixa-dá aprovaram na manhã de ontem, 16, por unanimida-de, a realização de concurso público neste município do Sertão Central. Uma comis-são formada por parlamen-tares e representantes de outras entidades quixadaen-ses foi formada para acom-panhar o processo. Com a

realização do concurso, 750 vagas serão disponibilizadas para os mais diversos setores da administração pública.

Resta, agora, o prefeito João Hudson assinar a con-tratação de uma banca or-ganizadora, através de pro-cesso licitatório. Após isto, será publicado um edital com informações completas

sobre inscrições, pedidos de isenção e a data para aplica-ção de provas.

De acordo com interlo-cutores da prefeitura, o ob-jetivo é realizar o concurso ainda em 2015, embora o prefeito vá ter ainda dois anos, prorrogáveis por mais dois, para chamar os apro-vados no certame.

TRE em Camocim O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluiu a primeira etapa de implantação do recadastramento biomértico obrigatório em mais dez municípios cearenses, ontem, com o início dos trabalhos de revisão eleitoral no município de Camocim.

Defesa intransigente do trabalhador brasileiro

Segundo informa o jornalista Alysson Oliveira, da Asses-soria de Imprensa do PDT/Ceará, o Partido Democrático Trabalhista, desde sua criação, já se posicionava com uma nova vertente de política, em defesa do proletariado e da democracia. Ano a ano, foi crescendo de forma linear, sem perder o foco em busca de uma realidade mais justa para o povo brasileiro. Liderados por Leonel Brizola, os pedetistas ocuparam em peso a Câmara dos Deputados na primeira eleição democrática do País, com 24 eleitos no total. Hoje, o PDT mantém uma bancada de 20 parlamentares, sob a li-derança do cearense André Figueiredo. Presidente do PDT no Ceará, André defendeu uma reforma política ampla que pudesse moralizar a política brasileira, além de priorida-de na votação da reforma tributária. Com uma bancada aguerrida, liderou votações importantes como a destinação dos royalties do pré-sal para educação e saúde e contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram acesso a bene-fícios previdenciários e mu-dam as regras de concessão do seguro-desemprego. “O PDT não se rende por cargos. Se quiserem que sejam entre-gues quaisquer funções que nós ocupamos na Esplanada dos Ministérios, entregamos de bom grado. Trair nossos princípios nunca, O PDT é Brizola! O PDT é Brasil”, disse André Figueiredo (foto) em plenário. Para o presidente do PDT cearense, o partido que integra e seus bravos companheiros, no Ceará e no Bra-sil, “não é um partido apêndice de nenhum grupo político. Minha atuação e de meu partido é congruente com nossa história. Agimos com independência e, por isso, tenho ab-soluta convicção de que o PDT é a real saída para o Brasil e para o Ceará terem governos que sejam verdadeiramente comprometidos com seu povo”. No contato com a impren-sa, em Brasília e no Ceará, o deputado André Figueiredo explica que as perspectivas são de crescimento em busca de uma atuação ainda mais intransigente em defesa do tra-balhador brasileiro. “Para 2016 temos o projeto de eleger 10% dos prefeitos do nosso País. No Ceará vamos eleger 20 prefeitos, nomes comprometidos com a ideologia do partido. Queremos crescer com qualidade”. E lembrou que, em 2012, o PDT elegeu 319 prefeitos no País, sendo que em nosso estado foram nove. Destacou ainda a elei-ção de três deputados estaduais e um federal, nas eleições do ano passado(o federal é ele próprio). O partido também elegeu 81 vereadores na última eleição municipal no Ceará.

Vale do AcaraúQuali� car e capacitar

atuais e futuros empreendedores do município e Região Norte do Ceará é o principal objetivo da 29ª edição da Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva), que está com inscrições abertas. O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de julho, no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), localizado no município de Sobral.  A estrutura oferta quatro auditórios com capacidades moduláveis de 100 a 600 pessoas, 20 salas de aulas, laboratórios e estúdios de TV com equipamentos de vídeoconferência. A programação reunirá mais de 100 o� cinas, palestras e workshops. (MS)

 Tráfi co de pessoas

O Ministério da Justiça está promovendo a Semana de Enfrentamento ao Trá� co de Pessoas visando sensibilizar a sociedade sobre a realidade do trá� co de pessoas e, ao mesmo tempo, uma convocação nacional para o seu enfrentamento. A ação acontece entre os dias 27 e 31 de julho, e no Ceará estão sendo realizadas pelo Núcleo de Enfrentamento ao Trá� co de Pessoas (NETP), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). A iniciativa é

alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trá� co de Pessoas, comemorado em 30 de Julho. Os Estados que aderiram à Campanha irão realizar, nesta data, ações de grande visibilidade para o alerta contra o Trá� co de Pessoas em diversos países. (MS)

 Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está oferecendo um curso gratuito e a distância sobre o sistema de condicionalidades do programa Bolsa Família (Sicon). O público alvo são gestores e técnicos que trabalham com programas sociais, como o Bolsa Família e o Cadastro Único, e representantes do controle social que usam o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). As inscrições estão abertas até 15 de agosto e podem ser feitas através do Portal EAD. Com a capacitação, os participantes aprendem a desempenhar as principais ações no Sicon a partir do estudo de casos. Saberão identi� car os per� s do sistema e o que cada um deles permite realizar; registrar recursos; fazer consultas sobre benefícios e condicionalidades; incluir a família no acompanhamento familiar; providenciar a interrupção temporária; iniciar e avaliar um recurso. (MS)

Camilo visita obrasde pavimentação da CE-166 em Jucás

A expectativa é de que, até o fi m do ano, a obra esteja concluída

FOTO DIVULGAÇÃO

DMI 73,81 ALEXANDRO PEREIRA DA SILVA 13632818000179 ARRAIS E MAIA DIST DE DVDS E EDITORA LTDA CDA 2.793,53 C W K SERVICOS E COMERCIO LTDA ME 9675713000120 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 5.207,07 CESSION LIMA LOBAO 81253664315 ADVOCACIA GERAL DA UNIAO/IBAMA DMI 220,00 CONSTRUTORA GETEL LTDA 6535819000210 ITAU UNIBANCO SA CDA 3.946,45 E.D.X. DA SILVA DIS-TRIBUIDORA DE ALIMENTOS LT 6913183000112 PROCURADORIA-

-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CBI 523,14 EMERSON THIAGO FERNAN-DES FERREIRA 1763274365 NATTALE ARAUJO LUCAS DSI 228,83 FRANCIANE AMARAL BAR-BOSA 65907477334 BANCO BRADESCO S A CDA 2.197,22 FRANCISCO ARISON SOUSA DA SILVA 3878329393 PRO-CURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CBI 2.415,99 INDUSTRIA E COMERCIO DE CALCADOS DC 7360802000151 NATTALE ARAUJO LUCAS NP 1.300,00 JAILTON LOPES BRITO

60542215314 FRANCISCO JANDUI MAIA-ME. DV 357,27 JOSE IRANY SARAIVA LIBE-RATO 24705535391 COELCE DMI 71,10 JOSE OLIMPIO SILVEIRA MORAES JUNIOR ME 15067664000145 ARRAIS & MAIA DISTRIBUIDORA DE DVD S E E DMI 276,75 LASELVA COM. DE LIVROS E ART. DE CONVEN. 53928891001693 BANCO BRADESCO S A NP 1.000,00 LIDIOMAR MEDEIROS DA SILVA 22381236368 FRANCISCO WELLINGTON LIMA BEZERRA CDA 7.441,74 MARCHUS ALESSANDRO

SILVA DE LIMA - ME 12551090000198 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 2.758,73 RIBEIRO LAGO TURISMO LTDA ME 4304196000169 PROCURA-DORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 577,44 ROGERIO LIMA SANTOS 1222429713 BECOREL COM VIRTUAL DE COSMETICOS LTDA DMI 508,22 ROGERIO LIMA SANTOS 1222429713 BECOREL COM VIRTUAL DE COSMETICOS LTDA DMI 397,33 SAMUEL LINS CAVALCANTE NETO 11831870000129 BANCO DO BRASIL SA

E D I T A L - CARTORIO: JOÃO MACHADO 7o OFICIO. RUA FLORIANO PEIXOTO, 818 FONE: 3201-1100 - FAX: 3201.1115. TORNO PÚBLICO QUE SE ENCONTRAM NESTE CARTORIO PARA PROTESTO OS SEGUINTES TITULOS:

E COMO NÃO TENDO ENCONTRADO OS DEVEDORES NOS ENDEREÇOS INDICADOS, OS INTIMO PELO PRESENTE EDITAL, NA FORMA DA LEI, E POR FALTA DE PAGAMENTO, A PAGAREM OS TÍTULOS EM APREÇO, NO DIA 17/07/2015 de 08:00h as 12:00h e de 13:00h as 16:00h OU APRESENTAREM OS MOTIVOS DE SUAS RECUSAS. FORTALEZA, 16 de julho de 2015. DRA. Maria Salma Onofre Machado (Tabeliã substituta)

Fico feliz de ver que

a obra esteja acontecendo. Certamente será um ganho para a toda a região do Sertão Central, fortalecendo o turismo.Francisco Teófi lo dos Santos,taxista da região

Page 15: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

15O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015

Recorde no Pan Um dia após se tornar o brasileiro com mais medalhas no Pan (21), Thiago Pereira desistiu de uma das provas que nadaria ontem, os 100m borboleta. Com isso, Pereira só poderá superar o ex-ginasta cubano Erick Lopez (22) hoje.

Handebol A seleção brasileira feminina de handebol, comandada pelo dinamarquês Morten Soubak, estreou com goleada no Pan de Toronto: 38 a 21 sobre a equipe de Porto Rico. A seleção masculina estreia hoje, contra o Canadá, às 12h30.

O Fortaleza con� rmou as especulações e acertou, on-tem, a contratação do ata-cante Ricardo Jesus. O joga-dor de 30 anos, que estava no Tijuana, do México, � rmou vínculo com o Tricolor até o � nal desta temporada e será apresentado o� cialmen-te amanhã, antes da parti-da contra o Botafogo-PB, às 16h, no Castelão, pela oitava rodada da Série C. Natural de Campinas, Ricardo Jesus iniciou a carreira no Inter-nacional em 2006. Do clube gaúcho, rumou para Spartak Nalchik e CSKA, ambos da Rússia, e Larissa, da Gré-cia. Retornou ao Brasil para defender a Ponte Preta, em 2011, quando marcou 19 gols na Série B. O centroavante ainda passou por Portugue-sa, Avaí e Atlético-GO antes de ir para o futebol mexica-no, onde defendeu Querétaro e Tijuana.

Reforço para o elenco campeão cearense de 2015 e líder geral da Série C, Ricar-do Jesus será mais uma op-ção ofensiva para o técnico Marcelo Chamusca no Cam-peonato Brasileiro, junto com João Pedro, Lúcio Maranhão, Maranhão, Romarinho. Com a

sua chegada, no entanto, é possível que o Tricolor dis-pense algum nome do setor.

Líder do Grupo A com 16 pontos, o Fortaleza também tem a melhor campanha ge-ral da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, com um ponto a mais que o Bra-sil de Pelotas, ponteiro do Grupo B. Na última rodada, no entanto, o Leão do Pici viu sua sequência de duas vitórias interrompida pela primeira derrota na compe-tição, por 1 a 0, para o Con-� ança, em Aracaju. Hoje, a distância para o segundo colocado, o Vila Nova, é de três pontos; e para o quinto, o América-RN, é de cinco. O Botafogo-PB, adversário de amanhã, ocupa a sexta po-sição, com 9 pontos ganhos, dois a menos que o Mecão.

Fortaleza assina comRicardo Jesus, que chega neste sábado

Vôlei feminino vence no Pan de Toronto e no Grand Prix quase ao mesmo tempo

Em Toronto, Michelle aju-dou a seleção feminina de vôlei a vencer Porto Rico na estreia do Pan. Em Catania, Monique foi titular na vitória do Brasil sobre a Rússia na primeira rodada da terceira fase do Grand Prix. Separa-das pelo técnico José Rober-to Guimarães, as gêmeas de 28 anos defenderam quase ao mesmo tempo o time na-cional em duas competições, ontem, e saíram vitoriosas. O time com a ponteira Mi-chelle venceu as porto-rique-nhas, de virada, por 3 sets a 2 (23/25, 28/26, 25/17, 24/26 e 15/10). Já a equipe da oposta Monique passou pelas russas por 3 sets a 0 (25/18, 25/14 e 25/17). As irmãs representam bem o estado atual do vôlei feminino do Brasil: amarga-mente separado.

Amanhã, o Brasil volta a jogar no Pan, desta vez contra o Peru, às 14h30 (de Brasília). No mesmo dia, a seleção que está sendo co-mandada por Paulo Coco, auxiliar de Zé Roberto (que está em Toronto) enfrenta a Bélgica pelo Grand Prix, às 12h10 (de Brasília). No Pan, junto com Michelle, tam-bém estão as campeãs olím-picas Jaqueline, Adenízia e Fê Garay.

Virar a chaveHora de virar a chave. Depois de empatar sem gols com

o Tupi (MG) pela terceira fase da Copa do Brasil, amanhã o Ceará volta a Segundona do Brasileirão 2015. Missão: derrotar o Boa, em Varginha (MG). Somar três pontos e largar a lanterna para o Mogi Mirim (SP). Vencer depois de dez rodadas sem ganhar. Mostrar realidade que está se recuperando após dois empates seguidos nas últimas ro-dadas em casa. Missão difícil, mas não impossível. E para parafrasear o treinador Geninho “não há chuva que dure para sempre. Um dia o sol aparecerá”. E este dia tem que ser amanhã à noite.

Ciclismo Sou adepto da atividade física. E o passeio ciclístico de domingo da Cagece é uma boa pedida para este fi nal de semana. Passeio com cara de integração. Passeio para movimentar o corpo. O ciclismo é uma prática excelente. Os inscritos podem pegar até hoje seus kits para o passeio que promete ser dos melhores. Água de beber no fi nal para o recompensar o esforço. O passeio comemora os 44 anos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

FIVB

Nas oitavas Flamengo (RJ), Palmeiras (SP), Ituano (SP) e Figueirense (SC) já estão nas oitavas de � nal da Copa do Brasil.

Mais seis Na próxima quarta-feira (22) de� nição de mais seis times para as oitavas da Copa do Brasil.

Quer? E o Ceará quer mesmo passar para as oitavas da Copa do Brasil? 

Dúvida Parece que não. Quer mesmo é disputar a Copa Sul-americana. Pelo menos isso foi demonstrado colocando o time reserva para empatar em casa com o Tupi.

Arapiraca O Icasa pega o ASA, em Arapiraca, no próximo domingo, às quatro da tarde com o objetivo de ganhar no Grupo C da Terceirona do Brasileirão.

Bola Branca Passeio Ciclístico da Cagece que tem como tema “Água. Tratar com carinho”.

Bola Preta Nordestinos eliminados da Copa do Brasil: Náutico e ASA.

Na Arena Amanhã às quatro da tarde os torcedores leoninos estão convocados para prestigiar Fortaleza x Botafogo (PB), pelo Grupo A da Terceirona do Brasileirão. O Fortaleza defende a liderança e uma classi� cação antecipada para a próxima fase da competição. Não pode esmorecer com a derrota para o Con� ança (SE). Tem que mostrar sua qualidade de líder. Agora o ataque tem que melhorar. Não será sempre que os gols do volante Pio vão sair...

e-mail: [email protected]

LAURIBERTO BRAGA

DE PRIMEIRA

Em um jogo bastante equilibrado, tenso do início ao � m, o Brasil conquistou uma vitória maiúscula sobre os Estados Unidos, ontem, na sua segunda partida da fase � nal da Liga Mundial de Vôlei, no Rio de Janeiro. Precisando da vitória por um bom placar para não depen-der inteiramente do jogo en-tre EUA e França, que ocorre hoje, o time de Bernardinho cumpriu a missão e fez 3 sets a 1, com parciais de 28-26, 22-25, 25-22, 27-25 em 2h27. O oposto e grande astro ame-ricano Matthew Anderson foi o maior pontuador da par-tida, infernizando a defesa brasileira com 30 pontos. Do lado verde e amarelo, o des-taque, mais uma vez, foi Lu-carelli, com 21 bolas no chão. Também merece destaque o atacante Lipe, que entrou no terceiro set e mudou a cara do jogo.

Com a vitória, o Brasil foi aos mesmos 3 pontos da França, deixando os EUA zerados. No vôlei, vitória por 3-0 ou 3-1 dá três pon-tos ao vencedor, enquanto jogo decidido no tie-break dá 2 pontos ao vencedor e 1 ao derrotado. Assim, embora o Brasil não esteja garantido nas semi� nais da Liga Mun-dial, está praticamente lá. No jogo de logo mais, às 14h, en-tre Estados Unidos e França, a seleção torce por qualquer resultado exceto vitória ame-ricana por exatos 3 sets a 1. Se isso ocorrer, a de� nição dos semi� nalistas será feita no saldo de pontos, segundo

critério de desempate, após o saldo de sets. Hoje, a França tem saldo de 10, o Brasil tem -6 e os Estados Unidos, de -4. Logo, em caso de vitória americana por 3 a 1, o Brasil avançará somente se os EUA vencerem a França por uma vantagem de 17 pontos ou mais, somados todos os sets.

EletrizanteO placar apertado em cada

um dos quatro sets denota bem o que foi a partida. Após três sets de equilíbrio total, em que ninguém conseguiu

desgarrar no marcador, o quarto e decisivo set apresen-tou uma montanha russa que testou os corações da multi-dão que esteve acompanhan-do o jogo no Maracanãzinho e em todo o País. Eletrizada pela entrada de Lipe no lugar de Murilo, que mudou o âni-mo brasileiro e deu a vitória no terceiro set (2-1 Brasil), a seleção de Bernardinho man-teve o ritmo na quarta par-cial e entrou com tudo. Os norte-americanos pareciam fora do jogo e, assim, o Brasil abriu 8-4 no início e ampliou

para 17-11, já na reta � nal do jogo. Mas aí, os americanos acordaram

Quando a seleção brasi-leira parecia caminhar para uma vitória tranquila na úl-tima parcial, ao abrir 17-11, os americanos aproveitaram o efeito negativo da inversão do cinco-um nacional, e en-costaram. Bernardinho pe-diu tempo, desfez a inversão, mas ainda assim viu os EUA virarem para 23-22, deixan-do o ginásio, antes em polvo-rosa, segurando os nervos. O Brasil, no entanto, manteve a concentração e virou, no � m, para 27-25.

» No jogo de logo mais, a seleção torce por qualquer resultado exceto vitória dos EUA sobre a França por exatos 3 sets a 1. Se isso ocorrer, o Brasil só avança se a vitória americana for por 17 pontos ou mais.

» Pelo Pan, seleção brasileira joga novamente amanhã, às 14h30, contra a seleção do Peru.

Brasil vence os EUA e está quase na semifi nalEm grande jogo no Rio, time de Bernardinho superou o americano Anderson e seus 30 pontos, fez 3 sets a 1, e agora, � ca na torcida

Lucarelli e Lipe foram os grandes destaques do Brasil

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ - Comarca de Fortaleza - 2ª Vara de Registros Públicos. Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhaes, n° 220, Água Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8830, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected]. EDITAL DE CITAÇÃO. Processo n°: 0880052-17.2014.8.06.0001. Classe: Retifi cação de Registro de Imóvel. Assunto: Propriedade e Retifi cação de Área de Imóvel. Requerente: Maria Auxiliadora de Sousa e outro. Valor da Causa: R$ 50,00. A Dra. Sílvia Soares de Sá Nóbrega, MM. Juíza de Direito da 2ª Vara dos Registros Públicos desta Comarca de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, por nomeação legal. FAZ SABER a todos quanto virem o presente Edital de Citação com o prazo de 30 (trinta) dias, com base no art. 232, inc. III, parte fi nal do Código de Processo Civil, ou dele conhe-cimento tiverem, que tem curso perante este juízo, uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO, ajui-zada por MARIA AUXILIADORA DE SOUSA e outro, de um imóvel objeto da Matrícula 7.510, do Cartório do 1° Ofício de Registro de Imóveis desta urbe, localizado no distrito de Messejana, com frente para uma rua sem denominação ofi cial, lado par e que ainda pelo presente Edital, a requerimento da Promovente, fi ca CITADA a Sra. MARGARIDA ALVES SANTOS, CPF 021.546.273-68, que se encontra em local incerto e não sabido, para contestar o pedido, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de serem considerados como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora na inicial. E para dar publicidade ao ato, determinou a MM. Juiza a expedição deste, a ser publicado por 01 (uma) vez no Diário da Justiça e duas vezes em jornal de grande circulação. CUMPRA--SE. Fortaleza/CE., em 15 de junho de 2015. Eu, Lina Costa Lima, estagiário, 10768, o digitei. E eu, Silvana Maria Rôla Soares, Diretora de Secretaria, mat.3549, o conferi. Silvia Soares de Sá Nóbrega - Juíza de Direito - Assinado por Certifi cação Digital.

2° OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS FORTALEZA - CE - Rua Dr. José Lourenço, 870, 1o andar - Aldeota, Fone: (085) 3052.1900 / Fax: (085) 3052.1911. Ana Teresa Araújo Mello Fiúza, titular, Margarete Moreira Maciel, Marcos Klein Antunes, Cláudia Mesquita Rocha substitutos. EDITAL - Solicitação n° 01/97138. Natureza da solicitação: Retifi cação Imobiliária Administrativa - Parte interessada: Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque - Objeto da Retifi cação: O imóvel situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, 236, registrado nos termos da transcrição no 26.037 do 2o Ofício de Imóveis de Fortaleza — Ceará. EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA AD-MINISTRATIVA. O OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA 2a ZONA DE FORTALEZA, por sua titular, ANA TERESA ARAÚJO MELLO FIÚZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, § 3o, da Lei no 6.015/73, faz saber a ABÍLIO VASCONCELOS DA SILVA e sua esposa, EDMILSON VASCONCELOS DA SILVA e sua esposa, proprietários do imóvel situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, 250, apto 01, Aldeota; JOÃO CARLOS NOGUEIRA MOREIRA e sua esposa, situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, n° 222, apto 01, Aldeota; MARISA BARRETO DE CARVALHO PIMENTEL e outros, situado nesta capital, na Rua Barão de Aracati, n° 920, Aldeota, e JOSÉ CABOCLO LEITINHO, situado nesta capital na Rua Barão de Aracati, n° 950, Aldeota, na qualidade de confi nantes do imóvel objeto desta solicitação, através do presente edital, que por esta serventia está se processando a retifi cação imobiliária administrativa requerida por Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque, nos termos da Solicitação n° 01/097138. O imóvel objeto desta solicitação de retifi cação faz frente para a Rua Isac Meyer, n° 236, nesta Capital, com as características constantes no memorial descritivo e na planta de situação, apresentados a esta serventia. A impugnação dos confrontantes, caso se julguem prejudicados, deverá ser apresentada dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicação do presente edital, por escrito, perante a ofi ciala que este subscreve, devidamente fundamentada. Não sendo impugnada a retifi ca-ção, presumir-se-ão aceitos pelo confrontante como verdadeiros os fatos articulados no processo aqui mencionado, entendendo-se, assim, sua anuência pela falta de impugnação. Toda a documentação encontra-se disponível nesta serventia para análise do confi nante ora notifi cado. Dado e passado nesta cidade e comarca de Fortaleza/CE, aos 16 de julho de 2015. Eu, Margarete Moreira Maciel, substituta da ofi ciala, o fi z digitar e subscrevi.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ - Comarca de Fortaleza - 25a Vara Cível - Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhaes, n° 220, Água Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492.8432, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected] - EDITAL DE CITAÇÃO (PRAZO DE 30 DIAS) - Processo n°: 0013069-79.2008.8.06.0001. Classe: Usucapião. Assunto: Usucapião Especial (Constitucional). Requerente: Maria de Lourdes Zimmermann Cardoso e outro. Requerido: Manuel Oliveira do Nascimento e out-ros. A Dra. Lira Ramos de Oliveira, Juíza de Direito da 25a Vara Cível, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tiverem conhecimento que, tem curso perante este Juízo e expediente nesta Secretaria, uma ação de Usucapião promovida por Maria de Lourdes Zimmermann Cardoso, brasileira, comerciante, e Mark Zimmermann, suíço, administrador de empresas, ambos casados, residentes e domiciliados nesta capital, objetivando que lhe(s) seja(m) declarado o domínio sobre o seguinte imóvel usucapiendo: Uma casa residencial situada nesta Capital, na Rua II, denominação não ofi cial, no 19, no bairro Antônio Bezerra, com 76,56m2 de área, encravada em terreno de domínio pleno, de forma regular, medindo 11,75m de frente por 26,00m de fundos, com 305,50m2 de área, constituído do lote 24, da quadra 12, do Loteamento Cidade Oeste, confrontando: frente (norte), com a dita Rua II; fundos (sul), com a casa n° 20, que dá frente para a Rua III, denominação não ofi cial, de propriedade de Ômega Imobiliária Ltda; lado direito (leste), com a Rua XXIV, fazendo esquina com a dita Rua II; lado esquerdo (oeste), com a casa n° 27, que dá frente para a dita Rua II, de propriedade de Milton Cordeiro dos Santos, antes de Ômega Imobiliária Ltda. Por ordem ainda da MM. Juíza de Direito da 25a Vara Cível, expedi o presente edital, com prazo de 30 (trinta) dias, por meio do qual fi ca(m) citado(a)(s) o(a)(s) enventuais interessados, para todos os atos e termos do processo, bem como para conte-star a ação, querendo, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do vencimento deste edital, sob pena de serem considerados, como verdadeiros, os fatos alegados pela parte autora na inicial. CUMPRA-SE. Eu, Paulo José de Carvalho, Técnico Judiciário, matrícula 4928, o digitei. Eu, Francisco Etevaldo Maranhão Nunes, Diretor de Secretaria, o subscrevo. Fortaleza/CE, em 09 de março de 2015. Lia Ramos de Oliveira - Juíza de Direito.

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO CEARÁ - ADPEC - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - EDITAL DE CONVO-CAÇÃO. No dia 07 de agosto do corrente ano, às 16h3Omin em primeira convo-cação com maioria legal e às 17h no mesmo dia e local em segunda convocação com qualquer número de presentes, nos termos dos arts. 34 e 37 do Estatuto da ADPEC, no Auditório, situado Shopping Del Paseo — Av. Santos Dumont, 3131/ Andar E —Aldeota, Fortaleza, Ceará, será realizada Assembleia Geral Extraordinária na fi nalidade de deliberar sobre: 1. Informes; 2. Encaminhamen-tos resultantes da reunião com o Governo; 3. Encaminhamentos sobre a PLOA 2016; 4. Providências acerca da não resposta dos ofícios enviados à DPGE. Pelo presente Edital, que se encontra afi xado na sede da ADPEC, fi cam todos os Defensores Públicos convocados a participar da mencionada Assembleia. Fortaleza, 16 de julho de 2015. Sandra Moura de Sá, Presidente - ADPEC.

2011, quando marcou 19 gols na Série B. O centroavante ainda passou por Portugue-sa, Avaí e Atlético-GO antes de ir para o futebol mexica-no, onde defendeu Querétaro

Reforço para o elenco campeão cearense de 2015 e líder geral da Série C, Ricar-do Jesus será mais uma op-ção ofensiva para o técnico Marcelo Chamusca no Cam-peonato Brasileiro, junto com João Pedro, Lúcio Maranhão, Maranhão, Romarinho. Com a

Botafogo-PB, adversário de amanhã, ocupa a sexta po-sição, com 9 pontos ganhos, dois a menos que o Mecão.

feminino do Brasil: amarga-mente separado.

picas Jaqueline, Adenízia e Fê Garay.

2° OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS FORTALEZA - CE - Rua Dr. José Lourenço, 870, 1Fone: (085) 3052.1900 / Fax: (085) 3052.1911. Ana Teresa Araújo Mello Fiúza, titular, Margarete Moreira Maciel, Marcos Klein Antunes, Cláudia Mesquita Rocha substitutos. EDITAL - 01/97138. Natureza da solicitação: Retifi cação Imobiliária Administrativa - Parte interessada: Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque - Objeto da Retifi cação: O imóvel situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, 236, registrado nos termos da transcrição no 26.037 do 2— Ceará. EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA AD-Isac Meyer, 236, registrado nos termos da transcrição n

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA AD-Isac Meyer, 236, registrado nos termos da transcrição n

MINISTRATIVA. O OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA 2EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA AD-

O OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA 2EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA AD-

ANA TERESA ARAÚJO MELLO FIÚZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, § 3faz saber a ABÍLIO VASCONCELOS DA SILVA e sua esposa, EDMILSON VASCONCELOS DA SILVA e sua ANA TERESA ARAÚJO MELLO FIÚZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, § 3faz saber a ABÍLIO VASCONCELOS DA SILVA e sua esposa, EDMILSON VASCONCELOS DA SILVA e sua ANA TERESA ARAÚJO MELLO FIÚZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, § 3

esposa, proprietários do imóvel situado nesta capital, na Rua Isac Meyer, 250, apto 01, AldeotaJOÃO CARLOS NOGUEIRA MOREIRA e sua esposa, situado nesta capital, na apto 01, Aldeota; MARISA BARRETO DE CARVALHO PIMENTEL e outros, situado nesta capital, na Barão de Aracati, n° 920, Aldeota, e JOSÉ CABOCLO LEITINHO, situado nesta capital na Rua Barão

; MARISA BARRETO DE CARVALHO PIMENTEL e outros, situado nesta capital, na e JOSÉ CABOCLO LEITINHO, situado nesta capital na Rua Barão

; MARISA BARRETO DE CARVALHO PIMENTEL e outros, situado nesta capital, na

de Aracati, n° 950, Aldeota, na qualidade de confi nantes do imóvel objeto desta solicitação, através do presente edital, que por esta serventia está se processando a retifi cação imobiliária administrativa requerida por Daisy Meyer Cavalcanti de Albuquerque, nos termos da Solicitação nimóvel objeto desta solicitação de retifi cação faz frente para a Rua Isac Meyer, ncom as características constantes no memorial descritivo e na planta de situação, apresentados a esta serventia. A impugnação dos confrontantes, caso se julguem prejudicados, deverá ser apresentada dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicação do presente edital, por escrito, perante a ofi ciala que este subscreve, devidamente fundamentada. Não sendo impugnada a retifi ca-ção, presumir-se-ão aceitos pelo confrontante como verdadeiros os fatos articulados no processo aqui mencionado, entendendo-se, assim, sua anuência pela falta de impugnação. Toda a documentação encontra-se disponível nesta serventia para análise do confi nante ora notifi cado. Dado e passado nesta cidade e comarca de Fortaleza/CE, aos 16 de julho de 2015. Eu, Margarete Moreira Maciel, substituta da ofi ciala, o fi z digitar e subscrevi.

STRAFFON IM

AGES

Page 16: Edição 22556 - 17 de Julho de 2015

16 Fortaleza, Ceará, Brasil Sexta-feira, 17 de julho de 2015 O ESTADO