edição 224

24
Rubens Bueno aprova pré- candidatura de Eloi Kuhn a vice de Chico Santos Página 04 Leia o artigo Rebelião na Base sobre a pressão de políticos por cargos e os riscos dessa prática Greve dos professores em Curitiba pode complicar reeleição de Ducci Pinhais comemora Pinhais comemora Pinhais comemora Pinhais comemora Pinhais comemora aniv aniv aniv aniv aniver er er er ersário de 20 anos sário de 20 anos sário de 20 anos sário de 20 anos sário de 20 anos Página 21 Página 05 Câmara Municipal de Curitiba elege novo presidente Vitória e classificação na Copa do Brasil embalam o novo Paraná Fazendenses podem doar sangue em unidade móvel do Hemepar na cidade Página 04 Autores de crime brutal no ano passado são presos em Fazenda Página 16 Richa lança programa social para atender 100 mil famílias Página 06 Machadinho anuncia inauguração de creche em Areia Branca Página 09 Apenas 35% dos municípios pagam piso nacional a professores Página 06 Quitandinha anuncia investimentos em iluminação pública Página 08 Um antigo povoado que se desenvolveu a partir do sonho dos primeiros empreendedores se tornou hoje a cidade com a 12ª maior economia do Paraná. O município é o mais próximo de Curitiba, mas possui a própria identidade e seu desenvolvimento caminha a passos largos. Página 03 A deflagração da greve dos professores municipais que teve uma adesão de 100% desde a última quarta-feira complica a relação do gestor com um setor tido como prioritário: a Educa- ção. Aproximadamente 1,3 mi- lhão de alunos da rede estadual ficaram sem aulas. Todo reestruturado, o CMEI Primeiros Passos de Areia Bran- ca recebeu mobília nova, banhei- ros adaptados para as crianças, dois pátios internos para recrea- ção, cozinha, refeitório, secreta- ria, sala de professores e três no- vas salas de aula, sendo duas para berçários com lactário e fraldário incluídos. Página 24 Atacante Nilson entrou no segundo tempo e confir- mou vitória paranista. Time agora pega o Ceará Página 20 A eleição está marcada para segunda-feira e sete nomes surgem como candidatos

Upload: asemana-news

Post on 15-Feb-2016

271 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De 16 a 22 de março

TRANSCRIPT

Page 1: edição 224

Rubens Buenoaprova pré-

candidatura deEloi Kuhn a vicede Chico Santos

Página 04

Leia o artigoRebelião naBase sobre apressão de

políticos porcargos e osriscos dessa

prática

Greve dosprofessores emCuritiba pode

complicarreeleição de

Ducci

Pinhais comemoraPinhais comemoraPinhais comemoraPinhais comemoraPinhais comemora

anivanivanivanivanivererererersário de 20 anossário de 20 anossário de 20 anossário de 20 anossário de 20 anos

Página 21

Página 05

Câmara Municipalde Curitiba

elege novo presidente

Vitória e classificação naCopa do Brasil

embalam o novo Paraná

Fazendensespodem doar

sangue em unidademóvel do Hemepar

na cidade

Página 04

Autores de crimebrutal no ano

passado são presosem Fazenda

Página 16

Richa lançaprograma socialpara atender 100

mil famílias

Página 06

Machadinhoanuncia

inauguração decreche em

Areia Branca

Página 09

Apenas 35%dos municípios

pagam pisonacional a

professoresPágina 06

Quitandinhaanuncia

investimentosem

iluminaçãopública

Página 08

Um antigo povoado que se desenvolveu a partir do sonho dos primeiros

empreendedores se tornou hoje a cidade com a 12ª maior economia do

Paraná. O município é o mais próximo de Curitiba, mas possui a própria

identidade e seu desenvolvimento caminha a passos largos. Página 03

A deflagração da greve dosprofessores municipais que teveuma adesão de 100% desde aúltima quarta-feira complica arelação do gestor com um setortido como prioritário: a Educa-ção. Aproximadamente 1,3 mi-lhão de alunos da rede estadualficaram sem aulas.

Todo reestruturado, o CMEIPrimeiros Passos de Areia Bran-ca recebeu mobília nova, banhei-ros adaptados para as crianças,dois pátios internos para recrea-ção, cozinha, refeitório, secreta-ria, sala de professores e três no-vas salas de aula, sendo duas paraberçários com lactário e fraldárioincluídos.

Página 24

Atacante Nilson entrou no segundo tempo e confir-mou vitória paranista. Time agora pega o Ceará

Página 20

A eleição está marcada para segunda-feira e setenomes surgem como candidatos

Page 2: edição 224

Geral02

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - CuritibaRedação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / [email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Diagramação: Tatiana Carla de SouzaTiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.br

Muitas nuvens

Máx.29º - Mín. 14º

Parcialmente nublado comchuvas leves ocasionais.

Máx.23º - Mín. 15º

A SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Editorial○

Maçã era mesmoa fruta proibida?

Expediente

Ordem de Reintegração dePosse é cumprida pela políciana Vila Sabará em Curitiba

Fatos que marcaram a semana○

ReflexãoA mulher e o Gênio

Datas e FatosPiadas

Nebulosidade variável

Máx.25º - Mín. 15º

Muitas nuvens

Máx.29º - Mín. 15º

Muitas nuvens

Máx.28º - Mín. 14º

A Bíblia Sagrada relata em seu primeiro livro que Deus, apóscriar o homem, deu-lhe o melhor para viver podendo este desfrutarde tudo que existia no Éden com apenas uma exceção, algo queera intocável: o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.Mas para o homem o que é intocável? A história distorcida por estemesmo homem diz na atualidade que tal objeto intocável, o frutoproibido, era a chamada maçã. Será?

O nome da fruta ou fruto proibido hoje não vem ao caso, e sima importância da mesma. Se o ser criado por Deus não tivessetocado em tal fruto hoje a situação de cada um de nós seria total-mente diferente, pois Deus criou o melhor para que o homemdesfrutasse: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a ervaque dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda aárvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para manti-mento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todoo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde serápara mantimento; e assim foi.” (Gênesis 1:29-30).

Mas antes que você pergunte sobre qual seria o intuito destaminha colocação lhe adianto que aquele que provou a fruta, oumelhor, fruto proibido é o autor de todas as adversidades que nossobrevém em nossos dias. Do acordar ao adormecer reflito quetudo poderia ter sido diferente caso a idéia do Criador não tivessesido distorcida; caso o homem não tivesse desobedecido a Deus.Leia Genesis 3:14-19.

E como o homem sempre quer encontrar um culpado paralivrar o seu lado o que se diz desde o ocorrido é que a companhei-ra do homem, “a mulher”, é quem foi a culpada ou a responsávelpela vida pecaminosa em que vivemos e pelas conseqüências dopecado aplicadas por Deus desde então. Contudo, na minha hu-milde opinião, acho que quando um não quer dois não brigam...

Mas chegando ao ponto que quero tratar hoje lhe faço umapergunta: você conheceu ou conhece o coração do político emquem depositou seu voto na última eleição? Pois é, assim deve teracontecido com Adão. Não sabia quem dominava o coração deEva quando a mesma lhe ofereceu o tal fruto!

Histórias dizem que certo prefeito de uma determinada cidadeera um cara decente antes de ser prefeito e até hoje, como pessoaé muito bem quisto na cidade... Mas você sabe quem são as“Evas” que estão diuturnamente oferecendo o fruto proibido que atéentão o seu político não conhecia? Vocês têm noção de que o talpolítico para quem você deu o seu voto de confiança era puro e quejamais comeria do fruto proibido se as serpentes que viriam acercá-lo não lhe oferecessem? Infelizmente não pode dizer não,pois quando elegeu tal Adão já sabia quais “Evas” e “serpentes”estariam com ele no “paraíso”...

E falo com propriedade de fatos como esse principalmenteem se tratando da política atual do nosso querido Brasil varonil que,aliás, tem uma história maravilhosa, entretanto ninguém conta quemofereceu e muito menos quem comeu o fruto proibido quando dodescobrimento destas terras esplendidas que tinham muito miné-rio para oferecer...

Mas o que me leva a comparar a Palavra do Senhor com osfatos da atualidade é nada mais nada menos do que relatar aquiloque foi escrito por pessoas que jamais pensavam em nos conhe-cer, mas que já eram sabedores profundos daquilo que Deushavia criado, ou seja, o homem. São profetas de Deus que apenasrelataram aquilo que o próprio Deus já previa acerca de sua cria-ção... Desde os primórdios o Criador já nos alertava através dehomens de Deus o futuro de Sua criação, ou seja, o nosso futuro.

Continue lembrando, ó pecador, que o seu dia está por vir enão será julgado apenas aquele que colocaste na “cadeira” paragovernar. Portanto, nobre e fiel leitor, sempre que tiver diante de taissituações que o tornam Adão ou Eva, pare e analise se a fruta quelhe oferecem é ou não a proibida. Não é difícil de escolher, poisDeus lhe criou e lhe deu o livre arbítrio. Podemos pedir a direçãodEle para nossas decisões e obedecê-Lo ou não.

Eu, no entanto, continuarei lutando para dizer não ao tal fruto eobedecer aos mandamentos do meu Criador. E enquanto aindapudermos brade comigo “VIVA O SENHOR JESUS”...

Cerca de 270 policiais militares e 50 agentes da Guarda Mu-nicipal de Curitiba participaram de uma ação de reintegração deposse por volta das 6 horas da última segunda-feira, na Vila Saba-rá, Cidade Industrial de Curitiba. A operação visava retirar cerca de200 famílias que ocupavam o terreno de quase 100 mil metrosquadrados desde fevereiro deste ano.

Segundo as pessoas que ocupavam o local, a polícia chegoude surpresa, arrebentando as portas dos barracos improvisados,utilizando-se de balas de borracha, bombas de gás e spray depimenta. Alguns moradores saíram machucados, pois, segundoeles, não houve qualquer tipo de negociação.

Já conforme informou a assessoria de imprensa da PolíciaMilitar, além da força policial, estiveram no local um oficial de justiçae integrantes do conselho tutelar e Fundação de Ação Social (FAS)da prefeitura, transcorrendo a desocupação com tranquilidade.Segundo o Major Antônio Zanatta Neto, Porta-Voz da Polícia Militar,no início da ação um grupo de cerca de 160 pessoas teria tentadoenfrentar os policiais, que reagiram com bombas de efeito moral.

No local havia cerca de 300 barracos de lona e madeira. Aprefeitura colocou caminhões à disposição das famílias, para leva-rem suas coisas.

A invasão era um protesto contra a demora da Cohab emcontemplar com casas as famílias inscritas há seis anos.

16/03/1990 - Foi instituída a nova moeda nacional, o Cruzeiro(Cr$).

17/03/1973 - A malária ocupava quase 80% do território naci-onal. Na época, a doença atingia 34,4 milhões dos 90 milhões debrasileiros.

18/03/1990 - Morreu, aos 56 anos, o comediante Zacariasque fazia parte do grupo "Os Trapalhões".

19/03/1931 - O Estado de Nevada, nos Estados Unidos, libe-rou o jogo e propiciou a formação do complexo de Las Vegas, omais famoso centro de cassinos do mundo.

20/03/1991 - O filho do cantor Eric Clapton com a atriz Lori DelSanto, Conor, morreu aos 4 anos. Ele caiu do 53º andar de umprédio. O fato inspirou Clapton a compôr a música Tears in Hea-ven.

21/03/1932 - O presidente Getúlio Vargas assinou o decretoque criou a carteira de trabalho. Na época, o documento traziaespaços para anotações policiais.

22/03/2001 - Morte de William Hanna, da dupla de criadoresde desenhos animados Hanna-Barbera. Eles criaram desenhoscomo Zé Colméia, Os Flinstones, Scooby Doo e Os Jetsons.

Havia uma mulher corcunda magoada com o mundo, quevivia magoada com seu terrível calombo nas costas.

A mulher andava curvada, rastreando os cantos com seusolhos tristes, mal humorada, até que um dia encontrou um objetomágico onde há séculos vivia um gênio, que se materializou nasua frente oferecendo-lhe quatro pedidos por sua libertação.

A mulher fez o primeiro:- Eu queria ter uma casa mais bonita do que a chata da dona

Maria, aquela mulher fofoqueira...Zás!!! Apareceu-lhe uma casa maravilhosa.Veio o segundo pedido.- Eu queria ter um carro muito mais bonito, possante e moder-

no do que o infeliz do seu Zé.Zás!!!! Surgiu em sua frente um carro sensacional.Assim fez o terceiro pedido:- Eu queria ter mais jóias do que a dona Joana, aquela

intragável.Zás!!! Apareceram-lhe jóias maravilhosas.Foi a vez do quarto e último pedido:- Agora, gênio, eu quero que você realize meu último pedido:

Que suma aquilo que trás as amarguras da minha vida, meudesgosto, meu maior defeito...

E Zás!!!!... de novo. Sumiu-lhe a língua..."Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos

obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vedetambém os navios que, embora tão grandes e levados porimpetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam paraonde quer o impulso do timoneiro. Assim também a língua é umpequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quãogrande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua tam-bém é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colo-cada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, einflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada peloinferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tantode répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido doma-da pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a podedomar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoa-mos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesmaboca procede bênção e maldição." (Tiago 3:3-10)

Um dia na sala de aula a professora pede para que seusalunos levem no outro dia, equipamentos de primeiros socorros.

No outro dia...- Marininha, o que você trouxe?- Eu trouxe um esparadrapo, professora.- E quem te deu?- Foi minha tia.- E o que ela disse?- Disse que é muito bom pra fechar um curativo.- Muito bem Marininha.E assim foi com todos os alunos até chegar à vez do JOÃO-

ZINHO...- Joãozinho, o que você trouxe?- Eu trouxe um Balão de oxigênio, professora.- E quem te deu?- Foi minha avó.- E o que ela disse?- Devolve... Devolve...

Page 3: edição 224

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Ela é conhecida porpossuir o Autódromo Inter-nacional de Curitiba e con-fundida pelo nome comSão José dos Pinhais. Masbasta um olhar mais atentopara perceber que Pinhaistem muito mais a oferecer.Apesar de ser a menor emextensão do Estado, a ci-dade que completa 20 anosna próxima terça-feira, édona da 12ª maior arreca-dação do Paraná e possuium vasto pólo industrial.

Em 2009, o municípioque está em pleno cresci-mento foi apontado comoo mais desenvolvido daRegião Metropolitana deCuritiba, segundo dados doÍndice Firjan de Desenvol-vimento Municipal.

A história de Pinhaistambém é rica. Elevada acategoria de município em1992, Pinhais foi ocupadamuito antes com os primei-ros povos indígenas porvolta de 4000 a.C que ha-bitavam o primeiro Planal-to e posteriormente emmeados do século XVII,com a chegada dos coloni-zadores europeus.

Tais colonizadores vi-eram para a região no perí-odo de exploração de mi-nério em Paranaguá, ondeiniciaram-se expedições ebandeiras em direção ao

Pinhais: 20 anos em pleno desenvolvimento

Pinhais está em plenatransformação. A cidade pas-sou nos últimos anos por umasérie de obras, como a im-plantação de asfalto nos bair-ros, a criação de novas op-ções de lazer, como a revitali-zação do Bosque Municipal,a construção de novas cre-ches e escolas e outros pro-jetos que atendem diretamen-te a população. Assim é pos-sível constatar a ação da atualadministração comandadapelo prefeito Prof. LuizãoGoulart(PT) que não à toa,mantém índices elevados deaprovação.

"O que temos visto é aconsolidação de uma sériede realizações que estavamno plano de metas do gover-no. Temos muito trabalhopela frente para que possa-mos construir uma cidadecada vez melhor", destacouo prefeito.

Ao longo dos últimos trêsanos a cidade ganhou maisde 60 km de asfalto. Outrasobras em áreas como edu-

interior do Paraná.O livro Identidade Pi-

nhais descreve que juntocom a Estrada de Ferroforam construídas as casasdos funcionários responsá-veis pela manutenção daferrovia. Registros indicamque as primeiras terras ad-quiridas pelos habitantes daregião localizavam-se nasproximidades dos Rios Pal-mital, Atuba e Iraí.

A Estação Ferroviária éoutro fator muito importan-te na formação da cidade,da gradual redução do seunome (inicialmente "Esta-ção São José dos Pinhais",depois, "Estação Pinhais")que surgiu o nome do en-tão povoado.

Francisco de AlmeidaTorres, um dos primeirosempreendedores da cidade,instalou uma serraria a va-por e depois uma fábrica decerâmica que posterior-mente foi vendida paraGuilherme Weiss. O novodono investiu forte no em-preendimento e ao trazernovos maquinários e equi-pamentos foi necessária acontratação de mão-de-obra especializada, assim,novas famílias começarama habitar a região, forman-do a vila operária. O bairroWeissópolis, hoje o maispopuloso do município

com mais de 17 mil habi-tantes, recebeu esse nomeem homenagem a Guilher-me Weiss.

Ao longo do tempo, oloteamento pertencente àfamília Weiss deu origem avários bairros. Outros em-preendedores resolveraminvestir na região, como aCompanhia de CimentosPortland e o interesse pelaregião aumentava pela pro-ximidade com Curitiba eRio Branco do Sul.

Em 1964, Pinhais tor-na-se distrito de Piraquarae a partir desse momento,em decorrência de movi-mentos migratórios, espe-cialmente após a forte gea-da que destruiu todo o cafédo Norte do Paraná em1975, que obrigou muitaspessoas a procurar novoshorizontes, começa a serindispensável um novo pla-nejamento local e em 1992,a emancipação tornou-seindispensável.

Nesse período começaa aumentar o contingentepopulacional no municípioque hoje atinge 117.008 milhabitantes (IBGE-2010),distribuídos em 15 bairros.

Pinhais é uma cidadeque cresce a cada dia e ape-sar de pequena em exten-são, é grande em realiza-ções. (DR)

Pinhais 20 anosObras transformam cidade e prefeitotem 85% de aprovação da população

cação, saúde e preservaçãodo meio ambiente melhorarama qualidade de vida da popula-ção. Uma das intervençõesque mudaram o visual e me-lhoraram a fluidez e conforto notrânsito foi a pavimentação re-alizada na Avenida Jacob Ma-canhan, no bairro Jardim Cláu-dia. A via, uma das mais movi-mentadas da cidade, foi dupli-cada e recebeu novo calça-mento. No passeio foram im-plantadas duas academias ao

ar livre que passaram a serutilizadas com freqüência pelapopulação.

Junto com a melhoria dainfra-estrutura, novas empre-sas passaram a se instalar nacidade, ampliando o desenvol-vimento econômico e aumen-tando a geração de empregoe renda dos moradores. Gran-des redes como Subway, Ha-van, Balaroti, MacDonald´s jásão opção para os consumi-dores do município.

Gestão do prefeito Prof. LuizãoGoulart(PT) se destaca por obras de

pavimentação e atenção a áreascomo educação, saúde e

preservação do meio ambiente

Como parte das comemo-rações aos 20 anos de Pinhais,a Prefeitura com apoio de di-versas entidades organizou noúltimo sábado o programa Jus-tiça no Bairro. E o resultado foisurpreendente. Aproximada-mente 18 mil pessoas passa-ram pelo pavilhão montado nobairro Weissópolis para apro-veitar a diversidade de benefíci-os e atividades oferecidas du-rante todo o dia pelo programa,além do Sesc Cidadão e a Fei-ra Municipal de Serviços.

O programa busca resol-ver de forma rápida e totalmen-te sem custo, pendências judi-ciais, especialmente na área defamília. São problemas comodefinição de pensão alimentícia,guarda de filhos, divórcio, ofici-alização de união estável, alte-ração de regime de casamen-

Evento que promoveu cidadania e justiçasupera expectativa no bairro Weissópolis

to, reconhecimento de paterni-dade, adoção e até realizaçãode casamentos coletivos.

A Desembargadora do Tri-bunal de Justiça do Estado, JoeciCamargo idealizadora do projetodisse que o município de Pinhaistem a cada ano superado as ex-pectativas. "Este é o primeiro Jus-tiça no Bairro que estamos reali-zando em 2012. Sempre quan-do chegamos aqui, somos muitobem recebidos e a prefeitura éuma grande parceira neste obje-

tivo que temos de promover a ci-dadania", comentou.

Para o prefeito Luizão Gou-lart, a disposição de todos osenvolvidos com o evento é oque contribui com o seu suces-so. "Tive o prazer de passarpor todos os stands e conver-sar com os profissionais queajudam a promover esta gran-de festa. Podemos sentir a sa-tisfação de cada um em saberque está contribuindo com anossa população", comentou.

Mais de 18 milpessoasaproveitaramos diversosserviços doprogramaJustiça noBairro

Vista aérea da Avenida Maringá que é umgrande pólo industrial da cidade. Pinhais cresce a cada dia após emancipação em 1992

Page 4: edição 224

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Unidade móvel do Hemepar estarácoletando sangue em Fazenda Rio Grande Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado○

Mãos ao alto!Aquele posto perto do Autódromo que roubava os clientes na

fraude das bombas de combustível esteve ameaçado de fecharem razão das irregularidades. Porém, continua aberto. O quemudou foi o preço do combustível. Se antes era um dos maisbaratos - por razões óbvias - agora entra na lista dos que vendemcombustível mais caro. Na última segunda-feira a gasolina estavasendo vendida a R$2,88 o litro. Será que a mudança tem a vercom a fiscalização na bomba e a obrigação de emitir nota fiscal?

PicuinhaA Avenida Jatobá, em Fazenda Rio Grande conta com novo

asfalto e o movimento por ali aumentou desde a liberação da via háduas semanas. Mas quem passa no local deve estranhar o fato deque a faixa amarela central só foi pintada sobre o novo asfalto e apartir da emenda, o amarelo praticamente some. Será que faltoutinta para completar o serviço ou foi uma forma de se vingar do exvice-prefeito?

PenumbraOs vereadores de Fazenda Rio Grande ficaram no escuro

durante a sessão da última quarta-feira na Câmara Municipal. Logoapós a aprovação do primeiro requerimento houve queda de ener-gia e como a luz demorava a voltar, a única alternativa para nãoencerrar a reunião foi improvisar. Os cinegrafistas que cobrem assessões toda semana se dispuseram a se aproximar da Mesa ecomo as câmeras tem o recurso de lâmpadas para imagensnoturnas, elas foram usadas e ajudaram na leitura de toda a pautado dia, a qual foi aprovada sem muita discussão e em meio a umapenumbra...

Boquinha ameaçadaPresidentes, procuradores jurídicos e vereadores de Câma-

ras de Vereadores tentam gerenciar um problema, levantado peloMinistério Público. Promotores fazem levantamentos e observamque tem mais comissionados do que efetivos trabalhando nos Le-gislativos. E os excedentes (comissionados) terão que ser exone-rados! Vamos aguardar e ver o que acontece nas Câmaras muni-cipais da região.

Na próxima terça-fei-ra, dia 20, uma unidademóvel do Centro de Hema-tologia e Hemoterapia doParaná (Hemepar) estaráem Fazenda Rio Grandepara estimular a campanhade doação de sangue. A ini-ciativa faz parte de um con-vênio entre a Prefeitura e aentidade que prevê a vindado ônibus na cidade umavez por mês, com objetivode aumentar o estoque nobanco de sangue que aten-de 40 hospitais em Curiti-ba e Região Metropolitana.

"A doação de sanguesalva vidas e esperamos que

a presença do ônibus doHemepar na cidade sensi-bilize a população a doar,pois diariamente muitos li-

tros de sangue são neces-sários para atender os hos-pitais em toda região", dis-se Pedro Cavichiolo, secre-

tário de Saúde de FazendaRio Grande.

A unidade móvel fica-rá no pátio do hospital mu-nicipal das 8h às 17 horas.Para ser um doador, bastaestar em boas condiçõesfísicas e seguir algumasorientações. Além disso,deve-se ignorar alguns mi-tos que rondam essa ati-tude como, por exemplo,doar não engorda, nãoemagrece, não engrossa enão afina o sangue e nãovicia, além de ser um pro-cedimento totalmente se-guro sem risco de conta-minação.

Unidade móvel da Hemepar estaráem FRG para estimular a campanha de doação de sangue

Fazenda Rio Grandevem investindo na valoriza-ção da Agricultura Famili-ar, priorizando, sobretudoa ampliação do aumento dabase produtora do municí-pio. Visando isso é que oprefeito Chico Santos edemais autoridades, dentreelas executivos da Emater,estiveram presentes emreunião, na última segunda-feira para anunciar pacotesde investimentos. Planeja-da pelo departamento deAgricultura, EMATER eparceria com associaçõesde produtores rurais deFazenda Rio Grande, a reu-nião teve como ponto dedestaque o lançamento porparte do prefeito Chico San-

FRG valoriza agricultura familiartos de novos projetos deaquisição da AgriculturaFamiliar do município. Umdos projetos anunciadostrata da compra direta deitens da Agricultura Fami-liar: frutas e verduras, paratroca por lixo reciclável nosbairros. "Existem projetossimilares em outras cida-des, mas na nossa todos ositens adquiridos serão dopróprio agricultor fazen-dense", comenta Eli CésarQuirino do departamentode agricultura.

O prefeito destacou ogrupo de agricultoras quepassaram por treinamentoem panificação da Emater,para que assumam a pro-dução de pães, bolachas e

bolos da merenda das es-colas municipais de Fazen-da Rio Grande. Chico San-tos anunciou ainda a com-pra direta de itens da agri-cultura familiar para abas-tecimento de projetos e pro-gramas da Ação Social e daSecretaria da Saúde. Serãomais de R$ 700 mil destina-dos a Agricultura Familiar.

Para reforçar o com-

prometimento com a clas-se o prefeito anunciou umagrande parceria com a as-sociação na construção deuma unidade de processa-mento de vegetais e frutas,com todos os equipamen-tos e estrutura adequadaque terá como ponto forteo rótulo coletivo de produ-ção e identificação do pro-duto fazendense.

PrefeitoChicoSantosanuncioupacotes deinvestimentoaosagricultoresda região

O deputado federalRubens Bueno, presidenteestadual do PPS e líder dopartido na Câmara dosDeputados esteve no últi-mo sábado, em FazendaRio Grande como convi-dado de um almoço emcomemoração ao Dia In-ternacional da Mulher.Além de ressaltar que asmulheres cada vez maisocupam lugar de destaquena política e na sociedade,Bueno apoiou a possibili-dade de Eloi Kuhn, secre-tário municipal de Desen-volvimento Econômico deser o vice de Chico Santosnas eleições de outubro.

Deputado Rubens Bueno apóiao nome de Eloi Kuhn como vice de Chico Santos

"O projeto do partido ésempre lançar candidaturaspróprias, mas em Fazendatemos uma boa relação como prefeito Chico Santos etemos um diretório com au-tonomia para decidir o queé melhor para a cidade. OEloi é uma pessoa correta,expoente e com grande ca-

pacidade de diálogo e queestá preparado para essesegundo momento da ad-ministração do prefeitoChico Santos", elogiou odeputado federal.

A declaração de Buenofoi acompanhada de pertopelo prefeito Chico Santosque também prestigiou o

evento que contou com apresença de quase 150 li-deranças femininas. Ogrupo expôs nomes de 24pré-candidatas à vereado-ra para a eleição munici-pal deste ano. "O almoçoem comemoração ao 'DiaInternacional da Mulher'serviu para dar a arranca-da das mulheres em Fa-zenda Rio Grande. Esta-mos motivadas. A novacoordenação, que assu-miu no início de 2012, jáapresenta bons resulta-dos", afirmou a coordena-dora do PPS Mulher domunicípio, Eunice Mar-tins. (DR)

Eloi Kuhn,ChicoSantos,EuniceMartins eRubensBueno

O requerimento nº 28/12 foi lido e aprovado porunanimidade durante ses-são ordinária na Câmara deVereadores. O pedido épara ampliar a rede de ilu-minação da Rua Rio Ama-zonas fazendo chegar atéo Condomínio ResidencialNitta, no bairro Estados.Este mesmo pedido haviasido criado pelo vereadorPepaki sob o requerimento01/12, porém não pode ira votação porque ele dei-xou a cadeira no retorno dorecesso, sendo substituídopor Beto Rocha.

Porém, o vereadorMárcio entendendo a ne-cessidade do pedido que irátrazer melhorias para a po-

Vereador Márcio Wozniackpede iluminação pública parao acesso ao Residencial Nitta

pulação daquela área e usu-ários da via, protocolou asolicitação e teve êxito."Agora é aguardar a execu-ção da obra", comentou overeador.

Márcio Wozniack

Page 5: edição 224

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Subsídios às tarifas de ônibus:uma questão de Justiça Social

O custeio de parte das passagens de ônibus tira

o peso dos gastos do sistema das costas apenas do passageiro

Adamo Bazani, jornalista daRádio CBN, especializado em transportes

Greve dos professoresmunicipais é assunto

espinhoso em ano eleitoral

Casa Fácil procura novos mercados na China

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha CasaMinha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

Jonathan Gabardo, res-ponsável pelas vendas daCasa Fácil, estará na Chinano período de 12 a 22 abrilpara prospecção de novosnegócios focados na área deconstrução civil.

O foco da visita seráprincipalmente os produtosem alta nas indústrias como:pastilhas de vidro para facha-

das de prédios, portas, fecha-duras e metais e louças sani-tárias, assim como a cerâ-mica e o porcelanato. Paracitar um exemplo: em 2004,o volume de importação decerâmica da China era de 500mil metros quadrados. Em2010, já são 20 milhões dem² - aumento de 3.900%.Outro dado interessante é um

No dia 05 de março, aspassagens de ônibus queservem Curitiba e a RegiãoMetropolitana, subiram deR$ 2,50 para R$ 2,60. Aalta, de cerca de 4%, foimenor que a inflação ofici-al registrada em todo o anode 2011, que foi de 6,5%,de acordo com o IPC-A -Índice de Preços ao Con-sumidor - Amplo, do IBGE.

Obviamente que ne-nhum passageiro quer au-mento de tarifa, mas as ele-vações do valor das passa-gens são necessárias paragarantir que o sistema detransportes continue tendoequilíbrio financeiro, poisafinal, os custos para ope-ração dos ônibus, comocom salários, combustíveis,aquisição de veículos, au-mentam no decorrer do ano.

Hoje o passageiro pagapara andar nos ônibus daRIT - Rede Integrada deTransporte R$ 2,60. A ta-rifa é menor que em mui-tas capitais, como São Pau-lo, cuja passagem é de R$3,00. Mas os custos paraos transportes de cada pes-soa são de R$ 2,79, que éa chamada tarifa técnica.

Essa diferença de R$0,19 entre o que é pagopelos passageiros e o cus-to do sistema, calculadocom bases em planilhastécnicas, é bancado pelaUrbs - Urbanização de Cu-ritiba S.A., autarquia res-ponsável pelo gerenciamen-to dos transportes na capi-tal paranaense e nas cida-des que formam a regiãometropolitana, incluindo

Fazenda Rio Grande.Muitas pessoas não

entenderam essa comple-mentação na tarifa.

A Urbs possui um cai-xa financeiro cuja maiorfonte é a venda antecipadados cartões eletrônicos, elavai destinar estes recursospara manter o sistema. Masimpreterivelmente ela vaiprecisar captar estes valo-res antecipados, e para issovai precisar da injeção derecursos do Governo doEstado do Paraná, no casodas linhas metropolitanas,e da Prefeitura de Curitibapara as linhas municipais daCapital Paranaense.

Os subsídios às tarifasde ônibus são consideradosquestão de justiça social.Os serviços de transportesbeneficiam não apenasquem anda de ônibus, mastoda a sociedade. Assim, éjusto, portanto, que toda asociedade contribua comos transportes proporcio-nalmente.

Os transportes auxili-am na melhoria do trânsitoe da qualidade do ar. E trân-sito e poluição são custosaltos que recaem sobre asociedade. O trânsito re-presenta grandes gastos

devido às horas improduti-vas com o cidadão presonos congestionamentos,enquanto ele poderia estarestudando, trabalhando,produzindo ou mesmo ten-do uma qualidade de vidamelhor chegando maiscedo em casa para descan-sar e passar umas horas amais com a família.

A poluição, além dedeixar o clima desagradá-vel, prejudica ou causa do-enças respiratórias, que re-presentam custos nos sis-temas de saúde privado epúblico acima de qualquersubsídio.

Os subsídios não sãodestinados às empresas,como pensam muitas pes-soas. No caso da RIT, noParaná, vão para a Urbspara que ela remunere cor-

retamente os serviços deoperação.

O caráter de justiçasocial dos subsídios tam-bém tem um lado importan-te: os subsídios deveriamexistir para que os custosde gratuidades e benefíci-os não recaiam somentesobre os passageiros pa-gantes. Hoje os descontosdos estudantes e as gratui-dades para idosos e paraalgumas categorias profis-sionais estão inseridos novalor das passagens. Maspor serem benefícios decaráter social, deveriam tera contrapartida da socieda-de como um todo pormeio, inclusive, das secre-tarias de governo relacio-nadas às categorias bene-ficiadas.

Em nenhum momentoninguém é contra tais be-nefícios, mas os passagei-ros pagantes não podemarcar sozinhos por eles,como ocorre atualmente.

Para o passageiro teruma ideia, a composiçãodos custos para a operaçãodos transportes na RedeIntegrada de Transportes _RIT é a seguinte:

Pessoal, encargos sociais e benefícios: 45,3%Combustível e lubricantes: 15,94%Rentabilidade justa: 10,21%Impostos e taxas: 8,94%Amortização: 7,14%Peças e acessórios: 6,15%Custo de administração: 5%Custo de rodagem: 1,96%

Ônibus emFazenda RioGrande naRMC

Em meio aos prepara-tivos para o aniversário de319 anos de Curitiba queserá comemorado no pró-ximo dia 29 de março, oclima na cidade não é defesta, principalmente paraa atual gestão que preten-dia evitar ao máximo, to-car em assuntos espinho-sos para não comprome-ter a reeleição do pré-can-didato Luciano Ducci. Adeflagração da greve dosprofessores municipaisque teve uma adesão de100% desde a última quar-ta-feira complica a relaçãodo gestor com um setortido como prioritário: aEducação.

Aproximadamente 3mil professores realizaramna última quarta-feira umamanifestação nas ruas dacidade de Curitiba para pe-dir aumento salarial. "Hojenão temos piso em Curiti-ba, temos um salário inici-al de R$ 1.199 para jorna-das de 20 horas semanaise apenas 20% do tempodessa jornada são destina-dos às atividades extraclas-se", afirma Silmara Carva-lho, diretora do Sindicatodos Servidores do Magis-tério Municipal de Curitiba(Sismmac).

De acordo com dadosda prefeitura, das 181 es-

colas municipais de ensinofundamental, 77 fecharame 3.400 professores darede municipal de ensinoaderiram à greve. OSISMMAC, no site da en-tidade, publicou que al-guns chefes de núcleo ediretores estariam coagin-do os profissionais do ma-gistério, com ameaças eintimidações para que agreve não ocorresse. A in-tenção da categoria eramanter o movimento du-rante três dias, assim, asaulas voltariam ao normalem todas as escolas napróxima segunda-feira.

Movimento nacionalNa última quinta-feira,

os professores da rede es-tadual do Paraná tambémreforçaram o movimentode greve. Eles se unem aprotestos realizados emtodo país pelo pagamentodo piso nacional. Cerca de6 mil professores protesta-ram em frente ao PalácioIguaçu.

Os professores pedemaos governos estaduais ocumprimento do piso sa-larial nacional fixado emR$ 1.451 pelo Ministérioda Educação. Aproxima-damente 1,3 milhão de alu-nos da rede estadual deensino do Paraná ficaramsem aulas.

levantamento de Construto-res em São Paulo diz que osprodutos trazidos da Chinachegam a ser entre 35% e40% mais baratos que os pro-dutos nacionais.

Desta forma, JonathanGabardo viajará com o intuitode minimizar os custos daconstrução civil e trazer no-vas oportunidades.

A greve teve uma adesão de100% dos profissionais desde a última quarta-feira

Page 6: edição 224

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

O governador Beto Ri-cha anunciou na noite dequinta-feira (08/03), emLondrina, que o governo vaiinvestir R$ 100 milhõespara ampliar e modernizara estrutura estadual da se-gurança pública. Os recur-sos serão repassados doTesouro do Estado para oFundo Estadual de Segu-rança Pública, criado emnovembro de 2011 para fi-nanciar as políticas públi-cas na área.

Segundo o governa-dor, com os novos recur-sos financeiros será possí-vel executar importantesobras e avanços na segu-rança pública. "Essa desti-nação financeira é o maiorinvestimento realizado pelonosso governo. Segurançaé nossa prioridade e vamosinvestir para que seja res-tabelecida a ordem públicae o povo paranaense tenhasegurança", disse Richa.

Richa explicou que ainiciativa faz parte do pro-grama Paraná Seguro e adi-antou que a meta é adquirirtrês mil novas viaturas,com tecnologia embarcada,e construir 40 novas dele-gacias neste ano. Ele disseque a autorização para uso

Richa anuncia investimento deR$ 100 milhões em segurança

dos recursos vai permitirque a Secretaria de Segu-rança Pública lance nos pró-ximos dias editais de licita-ção para compras de equi-pamentos e construção dedistritos policiais.

O programa ParanáSeguro estabelece a criaçãode 400 módulos policiaismóveis, que serão forma-dos por um trailer, duasmotos e uma viatura daPolícia Militar, a constru-ção de 95 novas delegaciasem todo o Estado, além dainstalação de cinco bases de

helicóptero para ações desocorro, resgate, polícia efiscalização, e da compra de3.200 viaturas para equiparas policias e o IML.

Novo comandanteO governador esteve

em Londrina para a possedo novo comandante do 5ºBatalhão da Polícia Militardo Paraná e anunciou umpacote de obras e ações queserão realizadas para forta-lecer a segurança públicano município. Uma dasmedidas é a instalação daprimeira Unidade do Para-

ná Seguro (UPS) do interi-or. "Assumimos o compro-misso com obras que irãooferecer segurança as fa-mílias de bem desse Esta-do", disse Richa.

Os investimentos pro-gramados para Londrina che-gam a R$ 9 milhões. Entreas obras anunciadas está onovo prédio para o InstitutoMédico Legal (IML) e umasede própria para a 10.ª Sub-divisão da Polícia Civil, queserá chamada de delegaciacidadã. As obras serão lici-tadas no mês de abril.

Governador Beto Richa participa da passagemde Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, em Londrina, norte do Paraná

O governador Beto Richae a secretária da Família e De-senvolvimento Social, Fernan-da Richa, lançaram na últimaquarta-feira, em Curitiba, o pro-grama Família Paranaense. Ainiciativa tem como objetivo re-duzir o grau de vulnerabilidadesocial de 100 mil famílias decerca de 300 municípios até2014.

O programa intersetorial,que será coordenado pela Se-cretaria da Família, envolve 17áreas do Governo do Estado,que vão atuar em ações pla-nejadas, atendendo a neces-sidade de cada família e aspeculiaridades do municípioque o receberá. "Esse pro-grama irá garantir a proteçãosocial da população mais ca-rente, com o acesso a servi-ços públicos de qualidade, in-clusão social e, principalmen-te, capacitação profissional",disse o governador.

O governador explicouque a principal característica daproposta é garantir autonomiae a independência aos atendi-dos. "Esse é um programacom porta de entrada e saída,sem caráter assistencialista esim com oferta de oportunida-des", afirmou o governador."Vamos apoiar as famílias para

Richa lança programasocial para atender 100 mil famílias

que sejam protagonistas doseu destino", completou Fer-nanda Richa, ressaltando queo Família Paranaense é umaação conjunta de diversos ór-gãos de Estado.

Beto Richa afirmou que éinadmissível que um terço dapopulação paranaense viva emmunicípios com Índice de De-senvolvimento Humano (IDH)inferior a média brasileira. Porisso, destacou ele que todos ossetores do governo estadual de-vem concentrar esforços namelhoria da qualidade de vidadas famílias paranaenses ecombate à pobreza. Ele disseque o trabalho social que reali-zou como prefeito de Curitibapermitiu tirar 60% da populaçãomais carente da cidade da con-dição de extrema pobreza.

Rede socialA secretária Fernanda Ri-

cha informou que as famíliaspodem permanecer por doisanos no programa. Neste perí-odo, serão integradas à redesocial de atendimento dos mu-nicípios e às políticas públicasdo Estado para a área social.

O programa Família Para-naense trabalhará com seis ei-xos principais: Assistência So-cial, Habitação, Educação,Saúde, Agricultura e Trabalho.Além disso, abrange tambémmedidas nas áreas de seguran-ça pública, meio ambiente, cul-tura e esporte. Entre as açõesprevistas estão a construção,reforma e implantação de Cen-tros de Referência de Assistên-cia Social (CRAS), que são aporta de entrada do programa.

Na área habitacional, ha-verá a urbanização integral dosterritórios escolhidos, com me-lhora ou substituição de casas,titulação da terra e obras de pa-vimentação, água e esgoto.Além disso, o Estado vai investirna construção e reforma nasescolas, com foco no ensinoprofissionalizante. Na área desaúde, a prioridade é a cons-trução e reforma de unidadesde saúde para a ampliação daoferta de serviços e inclusão degestantes e crianças no progra-ma Mãe Paranaense.

Cidades Segundo dados de 2010

do Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE), oParaná tem 306 mil pessoas(2,94% da população) em si-tuação de extrema pobreza.Isso representa 96 mil famílias(com aproximadamente trêspessoas por domicílio). A pers-pectiva do governo estadual éiniciar o programa em 30 mu-nicípios. O mapeamento dascidades prioritárias é feito combase em três critérios: menorÍndice Ipardes de Desempe-nho do Município (IPDM),maior percentual de extremapobreza e avaliação da gestãoda política de assistência soci-al municipal.

Richa afirmou que é inadmissível que um terço da populaçãoparanaense viva em municípios com IDH inferior a média brasileira

Pesquisa divulgada naúltima quarta-feira(14) pelaAssociação dos Municípi-os do Paraná(AMP) e pelaUndime-PR (União dos Di-rigentes Municipais de Edu-cação no Paraná), em Cu-ritiba, aponta que a exigên-cia de cumprimento do re-ajuste de 22,22% do pisonacional de salários dosprofessores da rede públi-ca pode inviabilizar a mai-oria das 399 prefeituras doEstado.

De acordo com o le-vantamento, feito com umaamostra de 121 cidades,35% das prefeituras cum-prem o valor estabelecidopela Lei 11.738/08 (a cha-mada Lei do Piso) para2012, fixados em R$1.451,00, retroativos a ja-neiro. Das cidades que nãogarantem o piso, 51% jáconcederam reajuste em2012 mas, mesmo assim,estão abaixo do valor pre-visto. No total, incluindo ascidades que estão pagandoo piso, 54,5% já concede-ram reajuste aos professo-res neste ano.

Ainda segundo a pes-quisa, 27% dos municípi-os garantem 1/3 de hora-atividade para os professo-res e somente 1,6% aindanão contam com Plano deCarreira aprovado de acor-do com a Lei 11.738/08. Olevantamento conclui que ogrande volume de gratifica-ções de incentivo à docên-cia (adotados por 57% dosmunicípios) e a dispersãona formação dos professo-

Apenas 35% dasprefeituras pagam o pisonacional dos professores

res (73% já concluíramespecialização) são as prin-cipais razões que dificultamas prefeituras a cumpriremtodos os dispositivos da lei.

A pesquisa foi divulga-da pelo presidente da AMPe prefeito de Piraquara,Gabriel Samaha, o Gabão,e pela presidenta da Undi-me-PR e secretária da Edu-cação de Telêmaco Borba,Cláudia Maria da Cruz.

"O orçamento de ummunicípio precisa ter sus-tentabilidade para ser viá-vel. Mas, com o pagamen-to do piso, está se criandoum 'apagão' orçamentárionos municípios que podeinviabilizá-los. Se as coisasnão mudarem, os prefeitosque serão eleitos neste anoserão gestores apenas defolha de pagamento", co-mentou Gabão.

Junto com a presiden-ta da Undime, o prefeito de-fendeu ainda a ampliaçãodos investimentos da Uniãoem Educação dos 7% doPIB (Produto Interno Bru-to) propostos pelo Execu-tivo no PNE (Plano Nacio-nal de Educação) para nomínimo 10%. "Nós somosobrigados a investir 25%em Educação e muitas ci-dades chegam a investir30%. É justo que a União,que fica com quase 60% detodos os impostos que oPaís arrecada, invista mui-to mais que isso", afirmouGabão. "Os 7% são poucopara quem quer ser desen-volvido na Educação", re-forçou Cláudia.

O Paraná foi o estadocom melhor desempenhona geração de empregosno setor industrial em ja-neiro, de acordo com pes-quisa divulgada nestaquarta-feira pelo InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística (IBGE). O con-tingente ocupado na in-dústria do Estado cresceu4,6%, em relação a janei-ro de 2011, enquanto amédia dos 10 estados pes-quisados apresentou que-da de 0,5%. A folha depagamento real (já des-contada a inflação) cres-ceu 15,5%, bem acima damédia nacional, de 4,4%.

No acumulado dosúltimos 12 meses, o em-prego industrial no Para-ná teve crescimento de5,8% e no Brasil, 0,8%.

Paraná é o estado com melhordesempenho na geração de

empregos na indústriaEm salários pagos, a in-dústria paranaense regis-trou variação de 10,8%em janeiro, ficando atrásapenas de Pernambuco,que apresentou cresci-mento de 12% (o resulta-do do País foi 4,1%).

Segundo GilmarMendes Lourenço, dire-tor presidente do Institu-to Paranaense de Desen-volvimento Econômico eSocial (Ipardes), os se-tores que mais contribu-íram para o desempenhopositivo da indústria pa-ranaense no que diz res-peito à geração de em-pregos foram os de má-quinas e aparelhos elétri-cos e de comunicações,alimentos e bebidas, mei-os de transporte e meta-lurgia.

Page 7: edição 224

Quatro Barras 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Sétimo evento do Dia doEvangélico deve receber mais

de 5 mil pessoas no sábado

Prefeito Tolardo assina contrato para implantaçãoda Praça do PEC no Jardim Menino Deus

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo,assinou nesta semana aminuta de contrato paraimplantação da Praça dosEsportes e da Cultura (Pra-ça do PEC) no Jardim Me-nino Deus - uma obra degrandes proporções que vaioferecer à comunidade umaestrutura com academia,pista de skate, cine teatro,telecentro, Cras, biblioteca,salas para cursos, mesa dejogos e pista de caminhada.

"Esta obra vai transfor-mar a Praça do MeninoDeus, oferecendo uma in-

Praça vai contar com espaço para academia, pista de skate,

cine teatro, telecentro, Cras, biblioteca, salas para cursos, quadra coberta,

playground, mesa de jogos e pista de caminhada

fraestrutura como nuncase viu antes. Será um es-paço de lazer, qualificação,cultura, esporte e entrete-nimento sem precedentes",disse o prefeito.

O convênio foi firma-do com o Ministério daCultura e a Caixa Econô-mica Federal, e vai somarinvestimentos de R$ 2 mi-lhões. A área construídaserá de 3 mil metros qua-drados. O próximo passoagora será a autorização daCaixa Econômica Federalpara abertura do processolicitatório.

Perspectiva da praça mostracomo estrutura será. Área

construída vai totalizar 3 milmetros quadrados. Detalhe

prefeito Tolardo assinou minutade contrato nesta semana

As reuniões comunitá-rias para revisão do PlanoDiretor de Quatro Barraspassaram na última sema-na pelos bairros do Centro,Jardim Menino Deus, Bor-da do Campo e Palmitalzi-nho, que representa a árearural. As quatro reuniõestrouxeram informações ini-ciais sobre o processo etambém tiveram objetivo deouvir as demandas e ansei-os da comunidade.

As leituras comunitári-as, como são chamadas,aconteceram através deduas dinâmicas, onde apopulação pôde apontardesafios e ideias para a or-ganização e o crescimentoda cidade. Os tópicos seconcentraram em cinco ei-xos principais: meio ambi-ente, participação popular,desenvolvimento econômi-co, bens públicos e urba-nização, mas além delesforam agregados tambémoutros.

Nos encontros, a pre-ocupação mais frequenteapresentada pelos morado-res foi conciliar o desenvol-vimento do município coma preservação ambiental,além de questões funda-mentais como moradia,qualidade de vida, valoriza-

Reuniões comunitárias para revisão do PlanoDiretor já passaram pelos principais bairros

ção das comunidades locaise atenção especial ao eixoturístico, fundamentado nasustentabilidade. Participa-ram das leituras morado-res, empreendedores, vere-

adores e técnicos da Pre-feitura.

Como interagir e darsugestões

A partir desta semanajá estará disponível todo oconteúdo do processo derevisão do Plano Diretor,bem como os eixos de dis-cussão e o plano de traba-lho. O material pode seracessado no link "Revisãodo Plano Diretor" no site daPrefeitura de Quatro Bar-ras. Neste campo tambémé possível acessar o e-mailpara sugestões. A previsãoé de que em meados de ju-nho ou julho o processo derevisão esteja concluído.

Dois últimos encontrosrealizados ocorreram na Borda do Campo e no Palmital

Site da prefeitura: www.quatrobarras.pr.gov.brE-mail para sugestões:

planodiretor @quatrobarras.pr.gov.br

Quatro Barras recebeneste sábado (17) a 7ª edi-ção do Dia do Evangélicocom uma ampla programa-ção que deve mobilizar umpúblico de mais de 5 milpessoas. A concentraçãoserá às 17h na Praça 9 deNovembro, onde será rea-lizado o Culto Evangelísti-co. De lá, partirá uma pas-seata até o Espaço Cinquen-tenário (ao lado do Sesi),onde acontecem, a partirdas 18h, as apresentaçõesde bandas regionais, dacantora Mery Terezinha(que fez dupla com o can-tor Teixerinha) e da BandaFilhos do Homem, além da

pregação do pastor Hideka-zu Takayama.

Uma grande estruturaestá sendo preparada parareceber o público e come-morar mais uma edição doevento, que cresce a cadaano. Em 2011, foram maisde 3.500 participantes. Oevento é organizado peloConselho de Pastores deQuatro Barras, com apoioda Prefeitura Municipal.

Em tempo: O eventoé aberto a toda a comuni-dade e a entrada é franca.Mais informações: (41)9168-3977 ou (41) 9650-1209.

Evento deve superar a participação do ano passado, segundoestimativa dos organizadores. São esperadas mais de 5 mil pessoas

Depois de trazer trêsacademias ao ar livre, quejá funcionam na Borda doCampo, Sede e MeninoDeus, além de outras seteque serão instaladas naColônia Maria José, Itapi-ra, Santa Luzia, Palmital,Humaitá, Campininha e Jar-dim Patrícia, Quatro Bar-ras traz mais uma inovaçãona área esportiva: a implan-tação da academia indoor.

Lançada no Ginásio deEsportes do Jardim Meni-no Deus, a academia já fun-ciona com mais de 30 equi-pamentos novos, que estãoà disposição da comunida-de. "A academia indoor émuito próxima de uma aca-demia paga, aliás, não per-de nada para ela. Aqui es-tão equipamentos de mus-culação de ponta, em am-biente fechado e todas asatividades são monitoradaspor um profissional de Edu-cação Física. É mais umpasso que o prefeito Lore-no Tolardo dá a favor da

Ginásio de Esportes do JardimMenino Deus já conta com

academia indoorqualidade de vida da popu-lação", disse o secretário deCultura, Esporte e Lazer,Fernando Cunha.

A academia funcionade segunda a sexta-feiradas 8h30 às 11h30 e das17h30 às 21h30, com aorientação dos instrutoresGerson Gonçalves e Thia-go Santos. As inscriçõessão realizadas na Secreta-ria de Cultura, Esporte eLazer ou na própria acade-mia. Em paralelo, tambémacontecem no ginásio asaulas de ginástica às terçase quintas-feiras, das 18h30às 19h30. Nos demais bair-ros, a ginástica ocorre àssegundas, quartas e sextas(Centro), e às terças e quin-tas, das 17h10 às 18h10 naBorda do Campo.

Em tempo: As inscri-ções para a academia indo-or ficam abertas o ano in-teiro. Mais informações:(41) 3671-8821 ou (41)3671-8880.

Page 8: edição 224

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Famílias recebemtítulos de posse de

terrenos em Piraquara

Quitandinha investe emiluminação pública

Procurando melhorar avisibilidade noturna, bemcomo ampliar a segurançada população, a Prefeiturade Quitandinha realizou nosúltimos dias um importan-te investimento em ilumina-ção pública no município.Este serviço resultou nasubstituição de aproxima-damente 50 luminárias daregião central da cidade.

De acordo com o se-cretário de Desenvolvimen-to Urbano e Obras, Cristi-ano Prado, a prefeiturasubstituiu a antiga ilumina-ção por um sistema maismoderno, eficiente e ener-gético, o qual viabiliza ummelhor fluxo de energia emenor consumo.

Nesta ocasião, segun-do o secretário, os traba-

lhos aconteceram na Ave-nida Fernandes de Andra-de, a principal da cidade,onde foi realizada a substi-tuição de 40 luminárias e naAvenida José de Sá Ribas,onde houve a troca de ou-tros 11 conjuntos de lumi-

nárias. O investimento foi deaproximadamente R$ 15 mil.

"Esse é um serviçoque valoriza e embeleza anossa cidade. Além disso,garante e transmite maissegurança para a nossapopulação que agora po-

derá sair ainda mais tran-qüila de suas casas parapassear durante o perío-do da noite", explicouCristiano Prado.

CopelAo mesmo tempo em

que a Prefeitura de Quitan-dinha investe na área de ilu-minação pública, a Compa-nhia Paranaense de Energia,a Copel, também realizamelhorias no município.

Nos últimos dias o ór-gão realizou a substituiçãode postes na área central dacidade. De acordo com ogerente de Projetos e Obrasda Copel, Gustavo Cristia-no Sávio, os trabalhosacontecem na Avenida Fer-nandes de Andrade, onde 15postes antigos estão sendosubstituídos por novos.

Com a mudança dosalunos do Colégio EstadualFrancisco Lechinoski deQuitandinha para a sede domunicípio, a administraçãodo prefeito Neco Prado fezmudanças no local paraampliar os benefícios à po-pulação do Bairro Campi-na. Agora a estrutura docolégio abriga uma crechee a pré-escola. Denomina-do como Centro Municipalde Educação Infantil Espe-rança do Amanhã, a estru-tura educacional vem aten-dendo atualmente cerca de90 crianças com idadesentre 0 e 5 anos.

E as obras de melhori-as na comunidade não pa-ram por aí. Na mesma es-trutura uma sala que rece-berá um Posto dos Correi-os está na fase final deconstrução. E a expectati-va é que o local esteja aber-to para a população já nospróximos dias.

Campina agora conta com creche e correiosPara a diretora do

CMEI, Eliete Felipak, oapoio recebido por parte doprefeito Neco Prado e dosecretário Emerson MitsuiKarazawa está sendo desuma importância para apopulação do bairro. "A es-cola estava desativada e ja-mais imaginávamos queeste espaço poderia ser uti-lizado como uma creche.Agora com essa estruturapodemos beneficiar váriasfamílias que podem deixarseus filhos em um localseguro e com qualidade e avinda dos Correios agilizaa vida de muitas pessoasque precisam utilizar osserviços deste órgão", ex-plica ela, lembrando as fa-cilidades dos Correios noBairro Campina. "Agora acomunidade pode retirar epostar suas cartas, semprecisar se deslocar para ocentro da cidade" come-morou Eliete.

O prefeito Neco Pradoafirma que o Bairro Cam-pina está muito próximo dasede e que a comunidadetem um grande potencial decrescimento. "Nos últimosanos a Prefeitura de Qui-tandinha fez várias obrasimportantes no local e pre-tendemos continuar fazen-do novos investimentos",avisa o prefeito.

Recentemente, por

exemplo, a comunidade re-cebeu investimentos naampliação da rede de águatratada, bem como a se-gunda fase da pavimenta-ção asfáltica no prolonga-mento da Avenida José deSá Ribas, que liga o centroao bairro. No total, foram2.000 m² de nova pavimen-tação, além da construçãode calçamento para os pe-destres.

Posto dos Correios está na fase final de construção e a expectativa éque o local esteja aberto para a população já nos próximos dias

A Prefeitura Municipalpromove em Colombo, aCampanha de Arrecadaçãode pneus inutilizáveis. Oobjetivo da ação é a pre-servação do Meio Ambien-te e a prevenção da den-gue. O ecoponto fica lo-calizado na Rua José LealFontoura, 341, Centro.

Segundo o responsá-vel pelo trabalho, o secre-tário de Meio Ambiente,Gilson Luis da Silva, cer-ca de 15 mil pneus são re-colhidos semanalmente.

Prefeitura de Colombo disponibilizaespaço para coleta de pneus inutilizáveis

"Este Ecoponto é para re-gularizarmos e prevenir-

mos a poluição dos peque-nos geradores de pneus,

como borracharias, reven-das, oficinas, entre outros.Estes pneus são levados aténossa empresa parceira, aVotorantin, que dá o destinocorreto ao material", disse.

ServiçoO ecoponto está insta-

lado nas dependências dopátio da Secretaria deObras e Viação da Prefei-tura de Colombo, que ficana Rua José Leal Fontou-ra, 341, Centro. Mais infor-mações pelo telefone 3656-4849.

O ecoponto fica localizado na Rua José Leal Fontoura, 341, Centro

A c e s s e : w w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b r

Na tarde desta quarta-feira (14), no auditório doFórum de Piraquara, 51famílias receberam dasmãos do prefeito do muni-cípio, Gabriel Jorge Sa-maha (Gabão), o registrode seus respectivos imó-veis atestando a regulari-zação do terreno e da mo-radia. Este documento re-presenta a finalização deum processo do programaTerra Prometida, desenvol-vido pelo núcleo de regu-larização fundiária da pre-feitura de Piraquara, quecomeçou em 2007 e hojese tornou referência parao país. Em 2011, outras 40famílias também foram be-neficiadas com a entregados documentos e todasestavam em processo deusucapião.

A entrega dos títulos deposse representa um mar-co na história de Piraqua-ra, do Paraná e do sul doBrasil, que pela primeiravez finaliza um processodeste porte. Para receber oregistro de imóveis em seusnomes, todas as famíliascontaram com o apoio, ori-entação e acompanhamen-to de processos que trami-taram por pelo menos qua-tro anos na Comarca e apóso julgamento, foram regis-

trados gratuitamente. Paraisso a prefeitura investiumais de R$ 2,5 milhões,com recursos próprios,nestes últimos cinco anospara dar mais dignidade paraa população e não permitirque as pessoas tenham des-pesas com custas judiciais,honorários advocatícios ecom o registro.

"Se entendêssemosque quem está irregular nãotivesse direitos, não tería-mos movimentado todoesse pessoal para desenvol-ver este projeto. Resolve-mos problemas de mais de20 anos e que ninguém tevecoragem de por a mão.Estamos construindo umcaminho da paz, da solida-riedade e do respeito juntoaos cidadãos", explica Ga-bão.

O objetivo do progra-ma é efetivar a função so-cial da propriedade e da ci-dade, conferindo aos mo-radores de áreas irregula-res a necessária segurançajurídica em relação a suamoradia. Atualmente, 90%dos processos de regulari-zação estão em andamentona esfera judicial. O núcleopossui mais de 4 mil famí-lias cadastradas e em pro-cesso de usucapião e deárea de risco.

PrefeitoGabãoentrega títulode posse para51 famílias

A prefeitura substituiu a antigailuminação por um sistema mais moderno

Page 9: edição 224

Mandirituba 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Mais uma obra realiza-da pela prefeitura de Man-dirituba será inaugurada nopróximo dia 31 em AreiaBranca dos Assis. O Cen-tro Municipal de EducaçãoInfantil (CMEI) PrimeirosPassos, que passou poruma reestruturação com-pleta em seu espaço físicoestá pronto para atenderum número ainda maior decrianças.

Todo reestruturado, oCMEI Primeiros Passos deAreia Branca recebeu mo-bília nova, banheiros adap-tados para as crianças, doispátios internos para recre-ação, cozinha, refeitório,secretaria, sala de profes-sores e três novas salas deaula, sendo duas para ber-çários com lactário e fral-dário incluídos.

O Centro que antes já

Machadinho anunciainauguração da ampliação do

CMEI em Areia Branca

novo espaço do CentroMunicipal de Educação In-fantil será no dia 31 às 15horas em Areia Branca dosAssis, Mandirituba.

CMEI Primeiro Passos passou por reestruturação completa

Esta semana o pro-grama do Machadinho(foto), líder de audiênciaem Mandirituba e regiãoserá transmitido em novasintonia. Agora o progra-ma poderá ser ouvido naRádio Iguassu - Am 830,em dois horários. Todosas sextas-feiras das 17hàs 18h e todos os domin-gos das 07h às 08h.

O programa apresen-tado pelo prefeito de Man-dirituba, Machadinho,traz informações sobre omunicípio e interativida-de com a participação do

atendia mais de 110 crian-ças está mais bem prepa-rado e agora possui umaprivilegiada estrutura parareceber mais alunos. O nú-

mero de vagas será ampli-ado em cerca de 50% eserão abertas mais duasturmas este ano.

A inauguração desse

Programa do Machadinho será transmitidoem nova sintonia e em novo horário

ouvinte. Ainda o progra-ma traz entrevistas e par-ticipações dos secretári-os municipais, mostran-do as ações que estãosendo desenvolvidas nomunicípio.

"Trabalhamos com opropósito de uma admi-nistração participativa,com o objetivo de deixaras pessoas mais próximasdo governo municipal eatravés do rádio podemoslevar informações da ad-ministração aos mandiri-tubenses", completou oprefeito Machadinho.

A secretaria de Saúdede Mandirituba apresentouessa semana um relatóriode ações do Programa Saú-de da Família (PSF). Hojea prefeitura oferece a po-pulação cinco equipes dePSF no município, forma-das por médico, enfermei-ro, técnico em enfermageme agentes comunitários desaúde.

Segundo a secretariamunicipal, a Saúde da Fa-mília é entendida comouma estratégia de reorien-tação do modelo assisten-cial, operacionalizada me-diante a implantação deequipes multiprofissionaisem unidades básicas desaúde. Estas equipes sãoresponsáveis pelo acompa-nhamento de um númerodefinido de famílias, loca-lizadas em uma área geo-gráfica delimitada. As equi-pes atuam com ações depromoção da saúde, pre-venção, recuperação, rea-bilitação de doenças e agra-vos mais freqüentes, e namanutenção da saúde des-

Prefeitura trabalha deforma preventiva naSaúde da Família

ta comunidade.Hoje o município con-

ta com uma equipe nas co-munidades de Lagoinha,Posto Central, Espigão dasAntas e mais dois PSFs emAreia Branca dos Assis. Deacordo com o levantamen-to da Secretaria Municipalde Saúde, cada equipeatende aproximadamente 4mil pessoas.

A Secretaria vem tra-balhando também de formapreventiva nas escolas,como exemplo a palestra daDra. Carolina Picolo quefalou sobre "Obesidade eAlimentação Saudável" naescola em Espigão das An-tas.

"O trabalho conjuntode todos os profissionaisatuando de forma preven-tiva na Saúde da Famíliavisa aumentar a qualidadede vida da população, alémde diminuir os gastos pú-blicos com o tratamento depessoas doentes", comple-tou a secretária municipalde Saúde, Ana Elisa Peixo-to do Amaral Vilczeki.

As equipes são responsáveispelo acompanhamento de um número definido de famílias

Nesta segunda-feira,19, terão inícios os jogoscolegiais da fase munici-pal em Mandirituba. Oevento organizado pela pre-feitura através do departa-mento de esportes dará iní-cio a semana esportivacom a abertura oficial doevento no Ginásio de Es-portes Mandiritubão cominício as 8:30h.

Nesta primeira fase ascompetições serão entre osColégios Estaduais Joaquim deOliveira Franco, Maria Seneke João Afonso de Camargo.

A programação dascompetições ficou definidacom futsal masculino e fe-minino, sediados no giná-sio de esportes de AreiaBranca dos Assis no dia 20,com início as 08:10h, emEspigão das Antas dia 21,iniciando as 08:10h e noginásio de esportes Mandi-ritubão, no dia 21 com ini-

Jocop's de Mandiritubainicia segunda-feira

cio as 08:10h.A modalidade de xa-

drez será no Parque Muni-cipal de Eventos, no dia 26,com início as 08:30h. Ain-da no Parque Municipalacontecerão as partidas detênis de mesa no dia 30 cominício as 8:30h e vôlei dequadra no dia 30 com ini-cio as 08:30h. As competi-ções de vôlei de praia se-rão no dia 28, com inicioas 08:30h no Centro Poli-esportivo, mesmo localonde serão realizadas asprovas de atletismo no dia29, com início as 08:30h.

Nos 7 dias de competi-ção o departamento de es-portes de Mandirituba esti-ma a participação de mais de300 jovens onde os classifi-cados nesta fase irão repre-sentar o município na faseregional que acontecerá nacidade de Rio Negro entre osdias 27 de abril a 03 de maio.

Page 10: edição 224

RMC10 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

O Grupo Interinstituci-onal de Trabalho (GIT)formado por representan-tes da Coordenação da Re-gião Metropolitana de Cu-ritiba (Comec), InstitutoAmbiental do Paraná (IAP)e Instituto das Águas doParaná (AguasParaná) re-alizou sua primeira reuniãona última quarta-feira (14),na capital. O grupo foi cri-ado por meio do Decreton° 3992, de 1° de marçode 2012, para analisar commais agilidade os processosde licenciamento ambientalnas áreas de proteção aosmananciais da Região Me-tropolitana de Curitiba(RMC).

"Com fundamentaçãotécnica, o GIT vai dar cele-ridade aos processos de li-cenciamento ambiental, tor-nando o Paraná mais com-petitivo", disse o secretáriodo Meio Ambiente, JonelIurk, que presidiu a reunião.

"O grupo permitiráuma visão mais ampla da

Grupo vai agilizar licenciamentoambiental em Curitiba e região

O grupo foi criado por meio do Decreto n° 3992, de 1° de março de 2012, para analisar com maisagilidade os processos de licenciamento ambiental nas áreas de proteção aos mananciais da RMC

preservação ambiental daregião", afirmou o presiden-te do IAP, Tarcísio Mossa-to Pinto.

O coordenador da Co-mec, Rui Hara, lembrouque alguns processos têma tramitação demorada porfalta de critérios técnicos."Com a uniformização dotrâmite dos processos, osconflitos serão discutidosem conjunto para que sechegue a um consenso".

O primeiro trabalho doGIT será a elaboração doregimento interno e dasnormas necessárias aocumprimento de suas atri-buições, que deverão seraprovados até o final domês.

AtuaçãoO GIT substitui o Gru-

po Integrado de Apoio Téc-nico (Giat) e ficará vincu-lado à Secretaria do MeioAmbiente, sob a coordena-

ção da Comec. Tem a atri-buição de atuar nos proce-dimentos administrativosreferentes ao parcelamen-to do solo, condomínios eindústrias, projetos de re-gularização fundiária e lo-teamentos de interesse so-cial e privado, entre outrasatividades que possam afe-tar significativamente asáreas de interesse especialde proteção aos mananci-ais da RMC.

A busca do atendimen-to das necessidades decada instituição escolar éconstante no trabalho daSecretaria Municipal deEducação e da PrefeituraMunicipal de Tijucas doSul. Na comunidade deCampina na Escola RuralMunicipal Manoel Ribasforam construídas: uma

Construção nas escolasem Tijucas do Sul

nova sala de aula para oatendimento da atual de-manda de alunos, uma salapara direção e coordenaçãoe professores e um almo-xarifado. Os espaços estãosendo utilizados e irão pro-porcionar mais vagaspara os alunos, como tam-bém a organização do es-paço escolar.

A ampliação foi feita na Escola Rural Municipal Manoel Ribas

Neste mês de marçoacontecem as reuniões depais nas instituições esco-lares para apresentação,discussão e planejamentodo cotidiano escolar, comotambém a entrega de uni-formes, kit escolar aos alu-nos da rede municipal deensino. O prefeito José Al-tair, o vice Hélio Marcos ea secretária de EducaçãoEvanilde acompanham asreuniões com informaçõesaos pais, como também dis-cutem assuntos relaciona-dos a transporte escolar,vagas nas escolas e açõesda secretaria.

Vale ressaltar a impor-tância da participação dafamília e das ações do Po-

Prefeito valoriza reuniões depais nas instituições escolares

de Tijucas do Sulder Público na educaçãodas crianças e jovens. "Aeducação tem início na fa-mília, que tem o papel fun-damental no sucesso es-colar da criança e aconte-ce durante toda a vida. Aescola tem sua função,também na formação dascrianças e jovens para quese tornem cidadãos parti-cipativos e atuantes nasociedade. O trabalho con-junto da família e escola,fará a diferença na vida denossas crianças e comoeducadora, junto com aatual administração bus-camos o melhor para nos-sas crianças", ressalta asecretária municipal deEducação.

Metade dos alimentosconsumidos pelos quatrorestaurantes populares deCuritiba sai do cinturão ver-de de São José dos Pinhais,maior produtor de hortaliçasda Região Metropolitana.Para ver seus produtos che-gando à ponta oposta, queé o consumidor, um grupode agricultores familiares deSão José dos Pinhais vin-culados à Central das Coo-perativas de Processamen-to Alimentar (Copasol) visi-

São José dos Pinhais abastece metade dademanda dos restaurantes populares de Curitiba

tou os restaurantes da capi-tal na última sexta-feira.

Os alimentos são for-necidos pelas cooperativasde São José dos Pinhais apartir do Plano de Aquisi-ção de Alimentos (PPA,antigo Fome Zero) para aPrefeitura da capital, queprepara cerca de 5 mil re-feições/dia nos restaurantespopulares da Praça Rui Bar-bosa, centro da cidade, edos bairros do Sítio Cerca-do, Pinheirinho e CIC.

Hortaliças dos restaurantes popularesde Curitiba vêm de São José dos Pinhais

A Câmara Muni-cipal de Tijucas doSul promoveu umcurso preparatóriopara quarenta líderespolíticos da regiãoobjetivando capacitá-los e prepará-los parao exercício dos car-gos que postulam. Ocurso foi ministradopor uma empresa especia-lista em direito eleitoral.

Os pré-candidatos ti-veram ao longo do curso aoportunidade de aprendersobre a importância da co-municação, a divisão dospoderes,marketing político,exercício de liderança e oconhecimento da legislaçãoeleitoral, principalmente oque é permitido e o que éproibido.

Para o vereador e pre-

Pré-candidatos participam decurso preparatório para as

eleições de 2012

sidente da Câmara Muni-cipal, Claudemir Pereirada Rocha, um dos ideali-zadores do curso, "o cur-so é uma forma de con-tribuir com os pré-candi-datos levando conheci-mento aos mesmos, e quea meta é preparar os can-didatos e elevar o nível dadiscussão política envol-vendo a diversos segmen-tos da sociedade" disseClaudemir.

Foram preparados quarenta líderespolíticos para o exercício do cargo

A Agência do Trabalha-dor de São José dos Pinhais,vinculada à Prefeitura Mu-nicipal, está com quase 280vagas abertas em diversasempresas e indústrias locaispara pessoas com deficiên-cia. O pré-requisito para secandidatar às vagas é terconcluído o ensino médio.Os interessados devemcomparecer à Agência doTrabalhador de São José dosPinhais munidos de carteirade trabalho, documento deidentidade e comprovantede residência.

De acordo com VilsonMarques da Silva, respon-sável pelo Programa deApoio à Pessoa com Defi-ciência no município, a de-manda das empresas deSão José dos Pinhais porpessoas com deficiência ésempre grande. "Destas280 vagas destinadas ex-clusivamente para pessoas

Agência do Trabalhador de SJPoferece 280 vagas para pessoas com deficiência

com deficiência, a maiorparte é para a indústria doramo automotivo", destaca.Capacitação e inclusão

A Agência do Trabalha-dor de São José dos Pinhaistambém oferece qualifica-ção para pessoas com de-ficiência através de cursosgratuitos. Em março foi ini-ciada uma turma de Mecâ-nica Industrial Básica parapessoas com deficiência,com 31 alunos e duraçãode 16 horas-aula. "A tur-ma de 2011 do mesmo cur-so formou 23 pessoas comdeficiência e todas estãoatualmente trabalhando",detalha Vilson.

De acordo com Adil-son Stuzata, secretáriomunicipal de Trabalho eEmprego, a qualificação dapopulação é uma preocupa-ção constante da gestão doprefeito Ivan Rodrigues."Temos consciência da ne-

cessidade de qualificaçãodas pessoas, acima de tudodas pessoas com deficiên-cia. Queremos que elasocupem as melhores vagasde emprego que o municí-pio possui", completa.

Em março a Agência doTrabalhador está oferecen-do um curso gratuito deLíngua Brasileira de Sinais- Libras, voltado para aten-dimento, em parceria coma Escola Especial Ilza Sou-za Santos. A inscrição é fei-ta também na Agência doTrabalhador e o cursoacontece todas as terças-feiras pela manhã.

LeiA lei de cotas para por-

tadores de necessidadesespeciais cria a obrigatori-edade para as empresas decontratação de pessoascom deficiência e de reabi-litados. Confira:

- de 100 até 200 em-

pregados - 2%- de 201 até 500 em-

pregados - 3%- de 501 até 1000 em-

pregados - 4%- mais de 1000 empre-

gados - 5%O Ministério Público

do Trabalho é órgão res-ponsável pela fiscalizaçãodo cumprimento da lei. "OMP tem cobrado com mui-to rigor das empresas acontratação de pessoascom deficiência, mas asempresas já estão se cons-cientizando e buscando es-ses profissionais", concluiVilson.

ServiçoA Agência do Trabalha-

dor fica na Avenida RuiBarbosa, nº 9.244, no cen-tro. O atendimento é reali-zado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Maisinformações através do te-lefone (41) 3283-6800.

Page 11: edição 224

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

PALIO celebration eco-nomy 2010, prata, veículo deprocedência, estado de 0km.Confira! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

PALIO ED, 97, com dire-ção hidráulica, gasolina. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO EDX, 1.0, 99, com-pleto, 4 portas. R$ 12.900,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

PALIO fire 2002 verde, arquente limpador e desembaça-dor, placa A, excelente estado.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PALIO fire 2002, branco,ar quente, limpador e desemba-çador, rodas ll, ótimo estado deconservação. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, vermelho,ar quente, limpador, desemba-çador, placa A, excelente estadode conservação, veiculo de pro-cedência. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, Flex, DH, Insulfilme, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, Pára-cho-que personalizado, apenas18mil km rodados, manual. En-trada de R$ 6.500,00 + 60 par-celas de R$ 499,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young, 2001, cin-za, gasolina. R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SIENA ELX 1.4, 06/06,cor prata, flex, aq, dt, calotas,espelho cortesia para passa-geiro e motorista, espelho epára-choque personalizado.Placa A. Entrada de R$6.300,00 + 60 parcelas de R$539,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

UNO fire 2008, vermelho,ar quente, limpador, desemba-çador, vidros elétricos, placa A,baixo km, excelente estado.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,calotas. Entrada de R$ 3.500,00+ 60 parcelas de R$ 319,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille 2011, cinza, es-tado de 0km, excelente estado,carro de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille Fire 1.0, 03/03, cor prata, gas, ldt, insul-film. Entrada de R$ 3.500,00+ 60 parcelas de R$ 319,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille fire 2006 brancoflex, placa A, excelente estado,carro com procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille fire, placa A,

2004, cor azul. SEM ENTRADAR$ 459,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ECOSPORT XLT, 03/04,2.0, 16V, 4 ptas, cor preta, gas,Completo, Alarme, AC, AQte,LDT, DH, Insulfilme, Rodas LL,VT e Trio elétrico, Bancos emcouro, Espelho cortesia parapassageiro e motorista, Pára-choque personalizado. Entradade R$ 4.900,00 + 60 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA hatch 1.0 4p10/10 Flex, 4 ptas, Alarme,Ar Qte, ldt, Insulfilme, Travamais Trio elétrico, Break li-ght, Calotas, Controle inter-no do espelho, Encosto CabTras, Espelho cortesia parapassageiro e motorista, Pa-rachoque personal izado.Entrada + 60x de R$ 599,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003,com vermelha, gas, alarme, Destras, Insulfilme, Limp tras. Veícu-lo revisado, motor zetec rocan,com calotas. Entrada de R$3.000,00 + 60 parcelas de R$399,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street limpadore desembaçador traseiro,ano 2003, cor prata. SEMNADA DE ENTRADA R$539,00 fixas. Eliauto Veícu-los . Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KA 2009 preto, placa A, arquente, limpador, desembaça-dor, trio elétrico, estado de 0km.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

KA GL 2005, prata, arquente, desembaçador e limpa-dor, placa A, excelente estado.Veiculo de procedência. Superoferta! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

KA GL Rocan, 04/05,1.0, aq, dlt, insulfilme, calotas,espelho cortesia para passa-geiro e motorista, parachoquepersonalizado, cor vermelha,gas. Entrada de R$ 2.300,00+ 60 parcelas de R$ 399,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

ASTRA Sedan completo +rodas de liga, ano 2003. Ent.+parc. R$ 478,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ASTRA sedan , 2 .0 ,flex., completo, ano 2008,cor prata. Ent.+ parc. R$519,00 fixas. Eliauto Veícu-l os . Fone 3627 -3643 .www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 1.0 Flexpower,anti-furto, ar quente, limp. edesemb. traseiro, isulfilm, ano2010, cor prata. FinanciaSEM ENTRADA. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 2001, verde, placaA, carro de procedência, exce-lente estado. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA 2009 preto, ar quen-te, limpador e desembaçador,placa A, carro em estado de 0km.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA FlexPower, 4 por-tas, ar quente, limp. e desemb.traseiro, isulfilme, friso lateral,ano 2009, cor Preta. Ent. +parc. R$ 498,00 fixas. Eliauto

Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA life 08/09, 1.0, 4 por-tas, cor prata, flex, completo, ArQte, DH, Insulfilme, Trava e Vi-dros elétricos. Entrada de R$5.000,00 + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p,ar quente, desembaçador e lim-pador, veículo de procedência,excelente estado. Super oferta!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

CELTA Super 1.0, 4 por-tas, alarme, vte, ar qte, ldt,isulfilm, placa A, ano 2003,cor prata. Ent.+ parc. R$449,00 fixas. Eliauto Veícu-los . Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA VHC, super, 2004,vermelho, 4 portas. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6, branco, arquente, limpador e desembaça-dor, excelente estado. Veículocom procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2008 preto, arquente, desembaçador, placa A,estado de 0 km. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4, Pre-mium, EconoFlex, dh, alarme,vidros e travas elet., ar qt., limp/desemb., pára-choque persona-lizado, ano 2009, cor prata. Ent.+parc. R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05,Flex, cor azul, Alarme, A Qte, ldt,Insulfilme, Trava elétrica, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro, e motorista, Paracho-que personalizado, Protetor decárter. Entrada de R$ 3.600,00+ 60 parcelas de R$ 499,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6,1998, cor prata, 4 ptas, trava,alarme ,limpador e desembaça-dor traseiro, ar qte, rodas LL, 4pneus novos Goodyear,manual.Entrada de R$ 3.999,00 + 48parcelas. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003, bran-co, placa A, ar quente e desem-baçador, excelente estado, su-per oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan, VHC, pla-ca A, ano 2002, cor prata. Ent.+parc. R$ 339,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SL, 93, verde, ál-cool. R$ 6.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KADET SL, 95, cinza, ga-solina. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 91, preto. R$5.600,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 92, cinza, comdh, gasolina. R$ 6.600,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

VECTRA elegance, comple-to, top, placa A, estado de 0 km,veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2001 8v, cinza, gaso-lina, super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza, 4p, arquente, limpador e desembaça-dor, direção, placa A, excelenteestado! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

GOL CL 1.8 motor AP Ál-cool, 93/93, cor prata, pneus no-vos, travas elétricas, alarme, pla-ca A. Em ótimo estado de con-servação. Entrada + 48x R$349,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

Motor paraautomóvel

várias marcas, apartir de R$

1.000,00, comgarantia de 3 meses

e km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

Loja de automóveis na Fazenda Rio Grande,com instalação completa, computador,

telefones, móveis, placas, alarme, em ótimalocalização. Mais informações pelo telefone:

9971-3056

VENDOVENDOVENDOVENDOVENDO

Page 12: edição 224

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

GOL CL, 94, branco, ga-solina. R$ 7.300,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, branco,gasolina. R$ 9.000,00 Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

GOL CL, 97, 1.0, verde,gasolina. R$ 9.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

GOL G4, 4p, 2006, bran-co, carro em excelente estado,super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rodas de LL,trio elétrico. Entrada de R$6.300,00 + 60 parcelas de R$529,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

GOL GL, 94, 1.8, álcool,preto. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL MI, 96, 1.0, dh, ve,prata. R$ 10.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

GOL special 2003, branco,excelente estado, carro de pro-cedência. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL G4, 1.0, TotalFlex, 4portas, alarme, travas elétricas,ar quente, limpador traseiro, ano2007. Parc. R$ 689,00 fixasSEM ENTRADA. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, 2000, completona cor azul. Ent.+ parc. R$479,00 fixas. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com couroe rodas LL, aro 16, alarme, ac,aq, ldt, dh, Insulfilme, Trava eTrio elétrico, manual. Entrada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 95, 1.8, com di-reção hidráulica e roda de ligaleve, verde. R$ 10.500,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

GOLF GL, 95, 1.8, verme-lho, com rodas de liga leve. R$10.200,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOLF, 2000, 2.0, completo+ teto, rll, prata. R$ 20.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

POLO sedan, 1.6, comple-to, ano 2004, cor preta.Ent.+parc. R$ 459,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

QUANTUM CLI 1.8, 96/96,4 ptas, cor prata, gas. aq, ldt, dh,Trio elétrico, Banco bi-partido,Controle interno do espelho, Fa-

Av. das Paineiras, 305 - Eucaliptos -FRG - Tel.: 36044136

A Eliauto Veículos contrata:

rol de neblina, Manual, Paracho-que personalizado. Entrada +48x Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

AUDI 1.8, aspi rado,completo + airbag duplo, abs,roda de liga, placa A, ano2004, cor cinza. Ent. + parc.R$ 598,00 fixas. Eliauto Veí-cu los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MERCEDES BENZ 300SE, diesel, 4 cc, ano 1978. Acei-to seu carro na troca. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 206 sensation,1.4, 06/07, cor preta, flex. Alar-me, Ar Qte, Des tras, Insulfilme,Trava e, Vidros elétricos, Calo-tas, Espelho e Parachoque per-

sonalizado. Entrada de R$3.500,00 + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 307, sedan pre-sence, 1.6, 07/08, 4 ptas, corpreta, flex, Completo, Alarme, AC,A Qte, DH, Insulfilme, Rodas LL,Trava e Trio elétrico, Air bag, Pa-rachoque personalizado. Entra-da + 60x. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

SCENIC completa + rodasde liga, placa A, ano 2000.Ent.+parc. R$ 489,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

FIORINO, 94, branca, ga-solina. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

JEEP 1962 Direção Hi-dráulica, 4 cc,8 velas4x4, tra-çado e reduzido Controle DeTração, Engate, reboque, Es-tribo, Farol De Milha, Cibie,Farol De Neblina, Freio ABSDisco Nas 4 Rodas, Luz DeCortesia No Teto, Luz De Ne-blina Traseira, Mata Cachor-ro, Quebra-mato, Santo Antô-nio, Volante Escamoteável,transmissor de px.reservatóriode gasolina personalizado. Ga-solina cor Verde. Placa A. Eliauto

Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MONTANA conquest, pra-ta, completa, placa A, excelenteestado de conservação, veículode procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT PARTNER 1.6dh, trava elétrica, placa A, ano2008, cor branca. FinanciaSEM ENTRADA 60x. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO G5 1.6 flex.alarme, vidro e trava elétri-ca, ar quente, janela bascu-lante, protetor de caçamba,capota marítima, isulfilme e cdplayer, placa A, ano 2011.Financia 60x. Eliauto Veícu-los . Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO, 99, 1.6, gasoli-na. R$ 13.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4, Fire flex., mo-delo Celebration, cabine simples,capota marítima, rodas de liga, isul-filme, placa A, ano 2008. Ent.+Parcelas R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone3627-6868.

REVISTARIA PIONEIROSTemos Apostila da Caixa Econô-mica Federal, conforme novoEdital 2012. Informações tel:3627-2334.

Auxiliar administrativo, vendedor, lavador emecânico, com experiência. Venha fazer

parte da equipe Eliauto Veículos. Entrevistacom currículo das 9h as 10h.

VAGA CÓDIGO SEXO

AUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)AUX. DE COZINHA 12-0048 (Fem)AUX. DE MARCENEIRO 11-0187 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)ELETRICISTA AUTO (VEIC PESADO) 11-0277 (Masc)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (Fem)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTÁGIO ASSISTENTE ADM 12-0062 (Masc)ESTÁGIO ASSIST ADM DE PROJETOS 12-0066 (Fem)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0064 (Fem)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0065 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)FATURISTA 12-0021 (Masc)GERENTE DE PRODUÇÃO 12-0049 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSORA 12-0063 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Fem)VENDEDOR EXTERNO 12-0050 (Masc)

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar pessoalmente na FAZ RH -

Rua Cesar Carelli, 90 - Fone: (41) 3627-4759

A.F. Montagem de Estruturas Metálicas, com sede na RuaRio Quati, 150, Iguaçu, no município de Fazenda Rio Grande,devidamente inscrita no CNPJ/MF sob n° 10.739.657/0001-29,solicita o comparecimento do funcionário Dorval Ferreira Junior,portador da CTPS n° 1411736, série 002-0, no prazo de 2 dias,no intuito de justificar suas faltas que vem ocorrendo desde 03/01/2012, sob pena de caracterização de abandono de emprego,ensejando a justa causa do seu contrato de trabalho, conformedispõe o art. 485, letra l, da CLT.

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - RuaCedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOAUXILIAR DE PRODUÇÃO 547149 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 477863 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 567330 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 587263 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 595916 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 598064 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 601782 MASCARPINTEIRO 595685 MASCOLETOR DE LIXO 598750 MASELETRICISTA DE INSTALAÇÃO PREDIAL 545883 MASELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL587456 MASENCARREGADO DE DEPARTAMENTO PESSOAL578860 MASFRESADOR 581750 MASFUNILEIRO 563193 MASGERENTE DE FROTAS 553400 MASLATOEIRO AUTOMOTIVO 569132 MASLIDER DE PRODUÇÃO 456211 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO 560292 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO DIESEL 579566 MASMECÂNICO DIESEL 560579 MASMONTADOR /SOLDADOR 595880 MASOPERADOR DE JATO DE GRANALHA 365014 MASOPERADOR DE MÁQUINAS 567391 MASPINTOR AUTOMOTIVO 567521 MASPINTOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS 549231 MASSOLDADOR MIG 581576 MASTECNICO EM EDIFICAÇÕES 578833 MASTOPÓGRAFO 548837 MASVENDEDOR INTERNO 546725 MASVIDRACEIRO 563154 MASAJUDANTE DE COZINHA 567280 FEMAJUDANTE DE COZINHA 569827 FEMASSISTENTE ADMINISTRATIVO 563292 FEMATENDENTE DE BALCÃO 546839 FEMATENDENTE DE BALCÃO 563759 FEMAUXILIAR DE COZINHA 559229 FEMAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 482914 FEMCHAPEIRO 569916 FEMCOZINHEIRO GERAL 565082 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 595728 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 596320 FEMRECEPCIONISTA 596247 FEMANALISTA CONTÁBIL 595647 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 560092 INDFASSISTENTE CONTÁBIL 577472 INDFATENDENTE DE BALCÃO 597884 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 596275 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 585041 INDFAUXILIAR DE SERIGRAFIA 574222 INDFCAIXA 554815 INDFCONFERENTE DE CARGA E DESCARGA 560502 INDFCOZINHEIRO GERAL 562931 INDDESENHISTA TÉCNICO 545717 INDFESTOQUISTA 574479 INDFOPERADOR DE CAIXA / OUTRAS 579248 INDFPROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 583334 INDF

CG 125, 2007, preta. R$3.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CG 150 Titan ES, 06/06,COR vermelha, gasolina, Motoem ótimo estado de conserva-ção, placa A, partida elétrica.Entrada de R$ 1.500,00 + 48parcelas de R$ 144,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CG 150, 2004, preta. R$3.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

TWISTER, 2007, cor amare-la. Parc. R$ 329,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

YAMAHA XTZ, 2007, azul.R$ 4.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

AVISO DE LICITAÇÃOPregão Presencial n° 001/2012

Processo Administrativo nº. 44/2012

OBJETO: Aquisição de Móveis Planejados para oPlenário da Câmara.

DATA DE ABERTURA: 30/03/2012 às 09:00 horasLOCAL DE ABERTURA: Sala de Reuniões da Câ-

mara Municipal de Mandirituba

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Poderãoser obtidas diretamente na Câmara Municipal de Man-dirituba, sito à Av. Brasil, 320 - Centro - Mandirituba/PR, no horário comercial ou pelo telefone 41-3626-1575. A integra do edital esta disponível no site: http://www.cmmandirituba.pr.gov.br.

Mandirituba(PR), 14 de Março de 2012

Page 13: edição 224

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: edição 224

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Page 15: edição 224

SULT Creci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casa de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

Loja - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Rua Áustria, n° 461,com 70m2, contém 1 banheiro. Va-lor do aluguel R$ 900,00. Creci J -747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor doaluguel R$ 700,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

Barracão - Rua Carlos EduardoNichele, n° 1346, com 360m2, pisocimento alisado, blocos pintados, me-sanino com estrutura madeira envidra-çada com porta de aço com +/- 5m,frente com paver. Valor do aluguel R$7.500,00. Creci J - 747. AW IMÓVEIS- www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento supe-

IMÓVEL RESIDENCIAL

Casa - Rua Castanheira, n°289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 670,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Apartamento - Rua Casta-nheira, n° 60, com 125m2, em alve-naria, 03 dormitórios, cozinha, copa,banheiro e garagem. Valor do alu-guel R$ 1.300,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Casa - Rua Laranjeira, n° 627,com 90 m2, em alvenaria, 03 dormi-tórios, sala, cozinha, banheiro, lavan-deria, área com churrasqueira, gara-gem fechada e coberta para 2 carrose vaga para 5 carros. Valor do aluguelR$ 600,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

IMÓVEL NOVO. Rua Suécia,638 - Nações. R$ 550,00. 2 quartos,sala, cozinha, banheiro e área deserviço. Em condomínio fechado.IMÓVEIS CONSULT Creci J4721.Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

RUA TRIDI, 123 - Gralha Azul.R$ 480,00. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro e área de serviço. Em con-domínio fechado. IMÓVEIS CON-

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

rior. Valor do aluguel R$ 500,00. CreciJ - 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala Comercial com ótimalocalização na Rua Macedônia,137, 68,00m2. Próximo a prefeitu-ra. R$ 720,00. IMÓVEIS CON-SULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Sala Comercial com ótimalocalização na Av. Portugal. Es-quina com Supermercado Boza.Com 63,64m2. R$ 1.420,00.IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 03 Quar-tos - 54,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo a RAIA eótimo espaço de terreno nos fundos.R$ 104.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 42,65m2 - Bairro ESTA-DOS - "AVERBADA", próximo aBR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com laje- 02 Quartos - 50,00m2 - Bairro IGUA-

ÇU - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado MAY. R$ 97.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHA CASA,MINHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Cre-ci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos, - 51,50m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADAS", ótimo acabamen-to. R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 48,90m2 - Bairro JAR-DIM VENEZA - "AVERBADA".R$ 89.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos, - 51,70m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO BOZA. R$94.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Sobrado - 03 Quartos -66,00m2 - Bairro GRALHA AZUL,Av. Portugal - "AVERBADA", pró-

ximo ao Supermercados BOZA eESTRELA. R$ 142.500,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comLAJE - 03 Quartos - 58,00m2 - Bair-ro NAÇÕES - "AVERBADAS",próximo ao Supermercado RIBEI-RO. R$ 105.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 61,70m2 - Bairro EU-CALIPTOS - "AVERBADAS",próximo a AVENIDA BRASIL. R$140.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quartos, naRua Rio Piquiri ao lado da Fortefarma.R$ 100.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonasno Iguaçu, com 56m, sendo 2 quar-tos. Próximo a Panificadora Canti-

nho do Pão. R$ 90.000,00. IMOBI-LIÁRIA PANAKOL LTDA - creci1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações 2.R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv. Pro-jetoMinha Casa Minha Vida apartir de 82.000,00, sinal 500,00.Faça sua Reserva, disponibili-dade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

Page 16: edição 224

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Menos de 24 horasapós o crime, a polícia ci-vil de Fazenda Rio Grandeidentificou um dos três en-volvidos no assassinato deJonhatan Willian de Lima,morto na noite de sábadona casa onde morava naRua Madagascar, bairroNações. "Dois dos três cri-minosos estavam usandomáscaras. O que estavasem foi identificado por tes-temunhas", disse o superin-tendente Valdir Ferreira. Omotivo do crime pode es-tar relacionado às drogas."Os parentes confirmaramque Jonhatan era usuário evinha sendo ameaçado", fi-nalizou Valdir.

A vítima morreu quan-do era levada ao hospital deFazenda Rio Grande paraatendimento médico. Umvizinho tentou encaminhá-lo ao hospital, mas, na pres-sa, bateu o carro e a vítimanão resistiu. Uma arma, quepode ter sido usada no cri-me já está em poder da po-lícia, que segue investigan-do o crime em busca dosoutros envolvidos.

Jonhatan Willian Lima,segundo levantou a políciafazendense, foi chamadono portão de casa, por vol-ta das 21 horas. Assim queabriu a porta, foi surpreen-

Quase um ano após umatropelamento com vítimafatal em Fazenda Rio Gran-de, a polícia prendeu trêselementos acusados da mor-te de Maurício Vitor deLima. Uma discussão apósuma batida de trânsito oca-sionou toda confusão e avítima foi colocada no por-ta mala do próprio veículoe levada até um lugar ermonas imediações da BR-116onde foi atropelada por vá-rias vezes. Depois da bar-bárie, o corpo foi abando-nado na Rua José Custódiodos Santos, no Bairro Igua-çu. Foram presos, por meiode mandado de prisão, Jef-ferson Matias Santos, 20anos, vulgo Jé, Alisson Apo-linário Souza, 20 anos eRodrigo Apolinário Souza,que foi localizado debaixo dacama da casa onde estava."Havia o mandado de prisãoe finalmente conseguimosencontrar os responsáveispela morte de Mauricio deLima. Vamos continuar ou-vindo os rapazes e saber sepraticaram outros crimes nacidade", comentou o supe-rintendente Valdir Ferreira.

Pelo que informou Val-

Um jovem, que seriamorador de rua e procura-va abandonar o vício docrack, foi morto com gol-pes de paralelepípedo nacabeça, no terreno baldioque dormia, em FazendaRio Grande. Moradores dasimediações ouviram muitoscães latindo durante a ma-drugada do domingo (11).Ao amanhecer, perto das 7horas, encontraram o cor-po e chamaram a polícia.O terreno está localizado naesquina da Avenida Araucá-ria com Coqueiro, no bair-ro Eucaliptos. Marcelo Ro-bson Souza Teixeira, 32anos, foi atingido por gol-pes de paralelepípedos namão esquerda e na cabeça.Ele vestia calça jeans, ca-miseta bordô e blusa demoletom preta. As pessoasque moram no entorno do

Polícia esclarece assassinatode jovem em Fazenda Rio Grande

dido pelos marginais e le-vou seis tiros. Testemunhasviram quando os atiradoresfugiram de bicicleta. Esta-vam em quatro, sendo quetrês usavam capuz. O quar-teto teria colocado fogo namoradia, como forma deatrair a vítima para fora.O plano não deu certo eum dos matadores cha-mou Jonhatan ao portão.Ao sair acabou sendo al-vejado pelos tiros. No de-sespero, o irmão da víti-ma pediu ajuda aos vizi-nhos. Um deles colocouJonhatan, ainda com vida,num Celta, e tentou levá-lo para um hospital. Po-

rém, ao passar por umalombada, em alta velocida-de, bateu num carro enuma moto, na AvenidaPortugal, no bairro GralhaAzul. O vizinho foi agre-dido por testemunhas doacidente, antes que pudes-se explicar que estava di-rigindo rápido porque so-corria o rapaz baleado.Agora a polícia aguarda oresultado de necropsiapelo Instituto Médico Le-gal, para descobrir se orapaz morreu em funçãodos tiros ou do acidente.

A polícia também tra-balha com a possibilidadede vingança. Jonhatan te-

ria participado do assassi-nato de Roseli Terezinha deMeire, de 47 anos, morta atiros no último dia 28 de ja-neiro. "Temos essa infor-mação, mas estamos apu-rando com cautela" opinouValdir, que destaca que aarma que pode ter sido usa-da no crime, um revólvercalibre 38 enferrujado jáfoi apreendida e levada aCuritiba para perícia. Oelemento acusado, presohoras depois do homicí-dio, vem sendo ouvido emcartório. "Buscamosprender outros envolvidospara esclarecer este cri-me", finalizou Valdir.

Jhonatan no interior do carro quando era levado ao hospital para atendimento médico

Polícia fazendense prende acusadosde atropelamento com morte em 2011

Depois de três dias dejulgamento, a cigana VeraPietrovich e o filho dela, ovendedor Pero PetrovichTheodoro Vich, além deRenato Michel foram ab-solvidos das acusações dematar a menina Giovannados Reis Costa, 9 anos, emabril de 2006, em QuatroBarras. Após seis anos deprisão, mãe e filho foram

dir, no dia 12 de abril de2011, Mauricio Vitor deLima conduzia a Parati, pla-ca GYZ-4314, pela RuaGuatemala, quando colidiucom um veículo Celta. Mau-ricio desceu e procurou di-

alogar com os elementosque estavam no Celta. Hou-ve discussão e Mauricio foicolocado no porta malas dopróprio veículo Parati e le-vado para uma região da ci-dade. Mauricio, segundo

Valdir, foi retirado do carroe acabou sendo atropeladopor várias vezes. "Foi umaverdadeira crueldade, poiseles passaram por mais deuma vez sobre o corpo davítima. Desde a época dofato, já tínhamos a identifi-cação dos envolvidos e so-licitamos junto ao Judiciá-rio a expedição de manda-do de prisão. O tempo pas-sou, mas finalmente con-seguimos prender os acu-sados", disse Valdir, queacrescenta haver umaquarta pessoa envolvida noato criminoso. "Estes rapa-zes presos foram cruéis,mas agora vão pagar peloato covarde que pratica-ram", finalizou Valdir.

Jefferson, Alisson e Rodrigo,acusados de atropelamento com morte em abril de 2011

Morador de ruaé morto a pedradasenquanto dormia

terreno relataram à políciaque o proprietário já tentoutudo o que era possível paraafastar os moradores derua e usuários de drogas dolocal, mas não conseguiu.Eles frequentam o terrenohá pouco mais de seis me-ses. Marcelinho, como erachamada a vítima, de acor-do com moradores, era di-ferente dos outros vicia-dos. Ele orientava os pais amanterem as crianças lon-ge do terreno, alegando queelas não deviam vê-los usan-do drogas. Pelo carinho quedemonstrava, e pelas tenta-tivas de abandonar o vício,ao contrário dos outros queroubavam para conseguirdinheiro para comprar dro-gas, ele era benquisto portodos. Por este motivo, nin-guém sabe o que pode termotivado o homicídio.

Policiais da Delegaciade Estelionato e Desvio deCargas (DEDC) recupera-ram na tarde da última se-gunda-feira (12), duas car-gas de fogão que foramroubadas durante a madru-gada. Os respectivos cami-nhões também foram recu-perados, mas ninguém foipreso. Dois caminhões ha-viam saído de Pato Bran-co, região sudoeste do Pa-raná e estavam indo comdestino de Contagem, emMinas Gerais. Suspeitos ar-mados abordaram os doiscaminhões, que viajavamjuntos, e fizeram os cami-nhoneiros de refém. Se-gundo informações da po-lícia, os caminhões foramroubados em São José dosPinhais, estando os homensem um Celta e um Palio.Cada vítima foi colocadaem um deles, e foram sol-tos somente no início datarde, em um trecho da Li-nha Verde, em Curitiba.

Policiais da DEDC fo-ram acionados, e recupe-raram uma carga no bairroCidade Industrial de Curi-tiba, e a outra recuperadano bairro Sitio Cercado, em

Ao lado do corpo, as pedras usadas no bárbaro crime

Duas cargas roubadas nomesmo dia em Curitiba são

recuperadas pela políciaCuritiba. "Em continuidadeao trabalho realizado no anopassado, vamos trabalharpesado no combate ao rou-bo de cargas, já podendover resultados através dasprisões e cargas recupera-das, sempre na integralida-de", comentou o delegado-titular da delegacia especi-aliada Cassiano Aufiero.

Ele comenta que estasprisões acontecem devidoao comprometimento dospoliciais, bem como oapoio e trocas de informa-ções importantes com aFederação das Empresasde Transporte de Cargasdo Paraná (Fetranspar) eo Sindicato das Empresasde Transporte de Cargasdo Paraná (Setcepar). Se-gundo o delegado, as in-vestigações prosseguempara identificar os suspei-tos, havendo informaçõesde que estejam ligados amembros de uma quadri-lha presa pela Dedc no iní-cio de ano. As duas car-gas recuperadas estão ava-liadas em aproximadamen-te R$ 100 mil, e serão en-tregues aos reais proprie-tários.

Ciganos acusados da morte da menina Giovana são absolvidosinocentados na madrugadada última quinta-feira (14)no Tribunal do Júri emCuritiba. O julgamento queiniciou na segunda-feiraterminou pouco depois dameia-noite de quarta.

Durante o julgamento,o advogado de defesa dosréus disse que houve falhasnas investigação policial ."Esse foi um caso de pre-

conceito dos organismospoliciais. Um erro que cau-sou anos de prisão paraestas duas pessoas. Osdanos serão irreparáveis",disse Claudio DalledoneJúnior, em entrevista àRádio Banda B. Ele diz queo crime pode ter sido co-metido por ciganos, masafirma que acusaram aspessoas erradas.

Page 17: edição 224

Geral 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Page 18: edição 224

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

ÁriesNo trabalho será reconhecido(a) por toda sua dedicação e

todo seu esforço. Evite brigas no relacionamento afetivo, aindamais se for por ciúme ou desconfianças sem fundamentos. Sejamais discreta e gentil ao lidar com as pessoas.

TouroNo trabalho e na família, dificuldades não estão descartadas.

No setor sentimental, evite alimentar ressentimentos e tudo sairábem. Se está em busca de uma paquera, capriche no visual e saiapara se divertir.

GêmeosÉ tempo de retomar antigos projetos profissionais e investir em

seus sonhos. Apenas tenha cuidado para não ser muito impulsivo(a).

No amor, use sua ousadia com sua cara-metade. Se ainda não tempar, contato com gente distante pode terminar em namoro.

CâncerQuem trabalha com o público conta com a ajuda das estrelas.

Mostre seus projetos e suas ideias aos superiores e receberá oapoio que precisa. Não deixe o romance esfriar, dê mais ânimo aele. Na paquera, seu jeito descontraído vai fisgar alguém.

LeãoNo trabalho, o momento é de finalizar alguns projetos e iniciar

outros. O astral pede um pouco mais de discrição no romance,não deixe a teimosia reinar no seu relacionamento. As paquerastendem a aumentar para quem está só neste período.

VirgemA semana promete sucesso no setor profissional, ainda mais

se lida com o público. A dois, trocar ideias com o par será provei-toso. Se está só, aproveite que sua popularidade está em alta parasair e conquistar alguém especial!

LibraDividir tarefas e trabalhar em grupo é o que o setor profissional

pede neste período. Já é tempo de demonstrar melhor seus sen-

timentos à sua alma gêmea. Agora, se o relacionamento andameio balançado, a tendência é que aja um rompimento.

EscorpiãoVocê terá coragem de sobra para enfrentar os desafios que

surgirem em seu trabalho neste período. A fase é estimulante norelacionamento afetivo. Mudanças repentinas podem balançar ocoração dos solteiros.

SagitárioNão tenha medo de expressar suas ideias, por mais que elas

sejam originais ou futuristas. Seja mais realista ao lidar com asfinanças e tudo correrá bem. Período bem-amparado nas rela-ções afetivas, com diálogo e discrição você irá longe!

CapricórnioAtividades em grupo estão favorecidas neste período. Quanto

mais prazeroso for seu trabalho, mais sucesso fará. No romance,nada de alimentar mágoas. Para quem ainda não tem par, aspaqueras estão com tudo.

AquárioLute mais por seus interesses profissionais. Agindo com mais

dinamismo vai se dar bem no trabalho. No amor, a insegurança

pode abalar seu relacionamento. Para quem está só, manter adiscrição vai ser fundamental neste período.

PeixesTerá mais energia para gastar com o trabalho. Mas tenha

cuidado para não se indispor com as pessoas. No amor, a felicida-de será visível. Passe mais momentos junto com o par e vai darum novo animo ao relacionamento.

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema○

A invenção de Hugo Cabret

Cinemark Shopping São JoséAnderson Silva: Como Água – Sala 1 – 12:00 – 14:00 – 15:50 –17:40 – 19:30 – 21:20 – 23:30Anjos da Noite 4 – O Despertar (Dub) – Sala 2 –20:50 – 23:00Pequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 2 – 12:10 – 14:10 – 16:20 –18:40Guerra é Guerra (Dub) – Sala 3 – 12:20 – 14:30 – 16:50 – 19:00 –21:30 – 23:40Cada um tem a Gêmea que merece (Dub) – Sala 4 – 12:50 – 15:00– 17:35 – 19:40 – 21:45 – 23:55John Carter 3D (Dub) – Sala 5 – 13:45 – 16:30 – 19:15 – 22:00

Cinesystem – Shopping CuritibaA Invenção de Hugo Cabret (Dub) – Sala 1 – 19:00Faça-me Feliz (Leg) – Sala 2 – 21:30Guerra é Guerra (Dub) – Sala 5 – 14:10 – 16:30 – 19:10 – 21:40John Carter: Entre dois Mundos 3D – Sala 6 – (Dub) 14:00 – 16:40– 19:20 – (Leg) – 22:00O Pacto (Dub) – Sala 1 – 16:40Pequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 2 – 13:30 – 15:30 – 17:30 –19:30Poder sem Limites (Leg) – Sala 1 – 21:40Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Leg) – Sala 4 – 13:50 –15:50 – 17:50 – 21:50Protegendo o Inimigo – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:20 – 21:50W.E. – O Romance do Século – Sala 1 – 14:10

Cinesystem – Shopping TotalAnderson Silva: Como Água (Leg) – Sala 5 – 14:20 – 16:10 –18:00 – 19:50 – 21:40Anjos da Noite 4 – O Despertar 3D (Dub) – Sala 2 – 21:30Guerra é Guerra (Dub) – Sala 4 – 14:00 – 16:20 – 19:00 – 21:20Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança (Dub) – Sala 1 –13:40 – 15:40 – 17:40 – 19:40O Pacto (Dub) – Sala 1 – 21:35Pequenos Espiões 4 3D (Dub) – Sala 2 – 13:30 – 15:30 – 17:30 – 19:30Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Leg) – Sala 3 – 15:00 –17:10 – 21:10

Washington interpreta o maisperigoso renegado da CIA, queestá de volta depois de uma dé-cada como fugitivo. Quando o es-conderijo na África do Sul ondeele está detido é atacado por mer-cenários, o inexperiente oficial(Reynolds) foge junto com ele.Agora, os mais improváveis ali-ados têm que permanecer vivoso maior tempo possível para des-cobrirem quem os quer mortos.

Durante o último ano, MattWeston (Reynolds) esteve frus-trado com seu posto inativo e afastado na Cidade do Cabo. Umsimples “caseiro” que sonha ser um agente completo, o leal funci-onário da CIA espera por uma oportunidade para provar do que écapaz. Quando o primeiro e único ocupante que recebe é na ver-dade o homem mais perigoso que ele jamais conheceu, Westonse prepara para o dever.

Tobin Frost (Washington) evitou ser capturado por quase umadécada. Um dos melhores agentes que a CIA já conheceu, o ex-agente da inteligência entregou colegas e vendeu segredos milita-res para qualquer um com dinheiro desde que mudou de lado.Desde vender segredos para a Coreia do Norte até ajudar célulasdissidentes, o dano que ele causou aos Estados Unidos é imensu-rável. E ele agora está de volta à ativa com um segredo.

Assim que Frost é trazido para interrogatório, mercenários seaproximam e destroem o esconderijo de Weston. Escapando porpouco, os parceiros improváveis precisam descobrir se aquelesque os atacaram foram enviados por terroristas ou por alguéminterno, que matará qualquer um que estiver no seu caminho.Agora depende de Weston descobrir em quem ele pode confiarantes que ambos sejam eliminados do jogo.

Denzel Washington estreia sexta-feira,dia 16, com Protegendo o Inimigo

É o caso de filme quetinha tudo para dar certo,mas não deu. O seu elen-co é primoroso, a quali-dade técnica é excelente,o diretor é nada menosque Martin Scorsese. Oque faltou foi a capacida-de de comunicação.

O enredo é muito pre-tensioso, essa é a sua prin-cipal falha. Cinema gostade enredos simples, qua-se sempre lineares. Umbom exemplo é o seu con-corrente, que ganhou vá-rios prêmios do Oscar, OArtista. Lá o enredo émuito simples: um artistado cinema mudo que pas-sa por uma grande crisecom a chegada do filmefalado e é salvo pela mo-cinha quando está a pontode cometer suicídio.

Aqui são duas históri-as que se entrelaçam: a deuma criança que tenta so-breviver sozinha num

shopping center dos anos30, em Paris e de um donode uma loja de consertarbonecos e brinquedos, quejá foi pioneiro na produçãode filmes mudos.

O roteiro da vida deuma criança é um contode fadas. Tudo está alémda realidade. Nada podeser avaliando pela razão,tudo é emoção. A vida dodono da loja de conserto

de brinquedos é a dura re-alidade, de quem viveu aconstrução dos seus so-nhos, mas não teve suces-so econômico em funçãoda 1ª Guerra Mundial. Eleé um dos precursores daarte cinematográfica naFrança.

O ponto de ligação en-tre os dois mundos é umautômato, um bonecocom um sistema muito

complexo de animação.Ele foi criado para ser umator nos shows de mági-ca e foi adaptado para atu-ar nos filmes mudos. Coma queda da atividade pro-dutora de filmes ele per-deu a sua função e foiabandonado. Recuperadoparcialmente pelo pai domenino, é o elo que o ligaao mundo real.

A intenção é que a fan-tasia recupere a esperan-ça em quem viveu as du-ras dificuldades da vidareal. Como no cinema nor-te-americano o final temque ser feliz. Tudo éconstruído pela fantasia.E o filme fica sem pé enem cabeça. A ideia eraagradar dois públicos oinfantil e o adulto. Quemquer agradar a muita gen-te não agrada ninguém. Ofilme oscila e desaba naponte que tenta ligar osdois mundos.

Page 19: edição 224

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

“Pare de ficar tentando fazer o

que só Deus pode fazer. Peça

ajuda pra Ele! Sozinhos não

somos nada.”

Os diretores daMG CartuchosMax e Aislane

prestamhomengaem ao

filho Felipeque

comemorouseu segundoano de vida.

Parabéns!Fernando Bueno cantor e diretor da Kaza Bella móveis em FRG,estará comemorando idade nova no próximo dia 18, e recebe o

mimo do melhor que Deus lhe deu: a sua família. Sucesso!

Andréiaoperadora decaixa do PostoIpiranga da RuaJacarandá emFRG, comemoramais um ano devida nesta sextadia 16 de março.Parabéns daequipe do jornalA SEMANA!

Bruno Zermiani completa mais um ano de vida erecebe o abraço da mamãe Alaide e da maninha

Bruna. Felicidades e sucesso!

Spinning detonador de calorias, venha para a Sculptor e descubra uma forma divertida de se exercitar!!

ACADEMIA SCULPTOR

Page 20: edição 224

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Professor César Graça

Economia

Sinuca de bicoA redução do crescimento econômico do Brasil colocou o

governo federal numa sinuca de bico. Para reativar a economia épreciso reduzir as taxas de juros, o que o Banco Central (BACEN)está fazendo a conta-gotas.

Com a inundação de dinheiro barato nos Estados Unidos e naEuropa, as aplicações nos títulos da dívida brasileira ficaram muitoatraentes para os especuladores estrangeiros. Hoje eles estãopagando mais de 4% acima da inflação, enquanto na Europa e nosEstados Unidos os governos estão pagando taxas negativas.

Essa pressão sobre a compra da dívida do Brasil deveria serboa, mas na realidade não é, pois provoca uma redução do preçodo dólar, o que dificulta as nossas exportações e facilita as importa-ções e está provocando uma grande pressão na nossa indústria,que tem muita dificuldade de competir com os produtos importa-dos.

Enquanto o Brasil cresce a nossa indústria está estagnadapela pressão dos produtos importados, o que está ameaçando osempregos e a atualização tecnológica dessas empresas.

A saída clássica de comprar dólares não está funcionandomais. As reservas brasileiras já estão acima de 350 bilhões dedólares, muito acima da dívida pública externa.

Agora o governo está adotando outros paliativos para o con-trole da valorização do real, que é a taxação de novos emprésti-mos externos, com novos IOFs (imposto de operação financeira).O que está dificultando a vida das empresas que conseguem pe-gar empréstimos no exterior.

A saída mais simples seria a redução da taxa de juros Selicmais rapidamente, o que reduziria a atratividade dos juros brasilei-ros. O problema é que juros mais baixos provocam um aumentodo crédito e uma facilidade para o crescimento econômico, o que émuito bom para o Brasil, mas ruim para o governo.

Crescimento maior colocará em destaque a fragilidade deinfraestrutura do país. As filas nos portos, aeroportos, nas estradas,nas cidades vão aumentar muito. Num ano de eleição vai ficarevidente que o governo fez muito pouco. Essa é sinuca de bico.

Se não baixar os juros vem essa maré de dólares e o realaumenta ainda mais o seu valor. Se baixar o Brasil cresce, e afragilidade da infraestrutura do Brasil fica evidente. A velha desculpade culpar o governo anterior não funciona mais. O PT está mais de9 anos no poder. O que não foi feito é da sua responsabilidade.

A tendência do atual governo é adiar a solução o máximopossível. Vai continuar reduzindo as taxas de juros da forma maislenta possível, vai comprar dólares no mercado o máximo queconsegue e vai taxar os empréstimos estrangeiros que podem irpara o mercado financeiro o máximo que puder.

Tudo isso é tampar o sol com a peneira. Não dá para enganardurante muito tempo. No final terá que reduzir os juros até atingir umpatamar que eles não sejam mais atrativos para o capital especu-lativo internacional, que deve ser algo por volta da taxa de inflaçãomais 2% ao ano. Hoje seria uma Selic de 7%. A taxa real é de9,75%. Essa diferença de quase 3% faz muita diferença no mer-cado financeiro.

O calendário político segue as eleições. Esse será o novopatamar da Selic após as eleições de outubro, o que provocaráuma grande correria no mercado financeiro. Aplicações de rendafixa ficarão muito menos atraentes. A grande maioria não vai con-seguir cobrir a inflação.

Em compensação a Bolsa de Valores e os imóveis serão osgrandes vitoriosos nesse novo cenário. O investimento produtivotambém será beneficiado. A atratividade de novos negócios serámuito maior. Vai ser uma grande mudança no cenário econômicobrasileiro.

Depois de quase trêsanos de espera, os recur-sos para a construção donovo portal do municípioque será construído na en-trada de Piên foram libera-dos pelo governo federal.E melhor, a fundo perdi-do. A ordem de serviço jáfoi assinada e no último fimde semana, o deputado es-tadual Toninho Wandsche-er (PT) esteve na cidadepara acompanhar o anda-mento da obra.

O parlamentar foi rece-bido pelo prefeito GilbertoDranka e pelo vereador

Deputado Toninho Wandscheeracompanha obras do novo portal de Piên

Antonio Carlos Ramos, oTaxinha. Além do portal, osrecursos também serão uti-lizados para a revitalizaçãoda Avenida Paraná, na Tri-golândia. Os investimentosvirão do Ministério do Tu-rismo e chegam em boahora. "Desde 2009 esperá-vamos essa notícia e ago-ra, os serviços já começa-ram e teremos em breve umportal na entrada da cida-de, além de obras na Ave-nida Paraná que irão melho-rar o acesso e o tráfego dosmoradores", comemorou overeador Taxinha.

Prefeito Gilberto Dranka, deputado ToninhoWandscheer e vereador Antonio Carlos (Taxinha)

Da redaçãoA Câmara Municipal de

Curitiba deverá conhecerna próxima semana umnovo presidente. A eleiçãoestá marcada para segun-da-feira e sete nomes sur-gem como candidatos:João do Suco (PSDB),Caíque Ferrante (PRB),Dirceu Moreira (PSL), Ju-liano Borguetti (PP), Pau-lo Salamuni (PV), CelsoTorquato (PSD) e Profes-sor Galdino (PSDB). Aacirrada concorrência paraocupar o cargo pode seravaliada como uma de-manda reprimida de maisde 14 anos. Durante todoesse tempo, João ClaudioDerosso (PSDB) coman-dou a Casa sem adversári-os até a última segunda-feira, quando renunciou aocargo depois de sofrer for-te pressão popular e de nãoter apoio político necessá-rio em se manter sobera-no frente à graves denún-cias de irregularidades naadministração da Câmara.

Derosso apresentou acarta de renúncia quandoseus pares se preparavampara aprovar o pedido deseu afastamento definitivodo comando da Casa. Elecontinua como vereador,mas sem o mesmo prestí-gio. Tudo em razão de umasérie de acusações, sendo

Após renúncia de Derosso,Câmara elegerá novo presidente

tidos, primordialmente,com a população e com ainstituição Câmara de Cu-ritiba.

Partimos agora paraum momento oportunopara um novo ciclo de ges-tão no Legislativo Munici-pal. A atuação parlamentaraguerrida dos últimos me-ses fortaleceu as bancadasde oposição e independen-te, possibilitando que umnúmero pequeno de vere-adores tenha voz ativa, tan-to na Câmara quanto nainterlocução com a socie-dade. Não se pode esque-cer que a base de apoio aoprefeito congrega 31 dos38 vereadores da casa. É,portanto, uma luta cons-tante, pré-estabelecidacom uma correlação desi-gual de forças.

É neste contexto debatalhas e mudanças quenós, os vereadores abai-xo assinados, continuare-mos atuando: mantendoem pauta nossos questi-onamentos e exercendona plenitude os deveresprecípuos dos vereado-res: legislar e fiscalizar",assinam Paulo Salamuni(PV) Aladim Luciano(PV), Algaci Tulio(PMDB), Noemia Rocha(PMDB), Pedro Paulo(PT), Professora Josete(PT) , Jonny Stica (PT).

a mais grave de que o par-lamentar teria contratado aempresa da propriedade desua esposa para gerir con-tratos de publicidade novalor R$30 milhões de re-ais. A atual esposa, à épo-ca da licitação, era funci-onária da Câmara, o quefere a lei de licitações.

A bancada de oposiçãoque embora seja minoria naCasa, comemorou comuma nota enviada à impren-sa a renúncia do "intocá-

vel" vereador. "Vivemoshoje um dia histórico naCâmara Municipal de Cu-ritiba. Um dia em que foiencerrado um ciclo de 15anos no Legislativo Muni-cipal. A renúncia do vere-ador João Claudio Deros-so à presidência da Câma-ra foi fruto de oito mesesde uma incansável pressãoda sociedade, da imprensalivre e democrática e danossa bancada, compostapor vereadores comprome-

Page 21: edição 224

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Quando o navio começa a afundar são os ratos osprimeiros a perceber, pois eles habitam os porões do na-vio. Logo eles procuram lugares mais seguros e, se forpreciso, se lançam ao mar para não morrerem afogados.

É o que está acontecendo com a base de apoio polí-tico dos atuais governantes. Vale para presidenta Dilma epara o governador Beto Richa. A economia brasileira sen-tiu os efeitos da crise europeia de uma forma indireta. Oaumento das taxas de juros da dívida pública do governofederal, a Selic, no ano passado derrubou a economia. Ocrescimento em 2011 foi muito modesto, 2,7%.

Com a queda da economia, os gastos dos governostiveram que ser contidos e atingiram as verbas que com-pram a fidelidade dos políticos, e sem dinheiro não existemais apoio. Essa é a grande gritaria, os políticos nãoreceberam o seu quinhão na partilha dos cofres públi-cos.

O leitor não deve se impressionar com essa gritaria.Não está ainda no momento dos ratos abandonarem onavio. Eles só estão procurando um lugar melhor na ad-ministração pública e ficarão muito contentes com al-guns restos. É da sua índole, se contentar com restos.

Essa gritaria é um sinal que as coisas não vão bem.O governo está fazendo cortes onde não gostaria de fa-zer, principalmente em um ano de eleição, onde isso éum comportamento muito pouco usual. Cortes nos in-vestimentos são indolores, no curto prazo. Por essemotivo, os mais escolhidos.

Cortar verba de políticos da base aliada é um mausinal. Logo outros cortes virão. Tudo que foi anunciadono palanque mais uma vez não será cumprido. Descul-pas várias, solução nenhuma.

É o outono dessa classe política que se aproxima.Uma nova geração deve tomar o seu lugar. Uma geraçãoque está mais preocupada em construir um Brasil melhordo que encher os bolsos de dinheiro.

Essas ações de rebelião são muito boas para identifi-car as reais intenções dos atuais políticos. Que fiquemevidentes ao grande público quais são os políticos que sóestão preocupados com o seu bolso: são os que queremcargos públicos e verbas públicas, são os que nada fa-zem para a nação, que não têm ideais e nem projetos deconstrução de um Brasil melhor para todos.

Que gritem bastante, para que o povo os possa reco-nhecer nas próximas eleições. Que as suas vozes sejambem lembradas. Que as suas ações sejam guardadas namemória popular. É essa a função dessa crise, desmas-carar os políticos. As vozes precisam ser ouvidas e com-preendidas.

Eles mesmos estão se desmascarando, mostrando oque são. Oportunistas de carreira não têm projetos deconstrução do Brasil, só estão preocupados com o ga-nho pessoal e para isso não medem esforços. Quandopercebem uma fraqueza no governo, correm atacá-lo.Denunciam-se pelos seus atos, pela sua gritaria.

Quando perceberem que estão sendo desmascara-dos, logo ficarão quietos. Eles têm muito medo da opi-nião pública. Sabem que se forem descobertos não con-seguirão mais se reeleger.

Por esse motivo a imprensa deve dar muita voz aosseus gritos de desespero e ganância. Aos seus pedidosde maior poder, de mais cargos na máquina pública, demais verbas para serem desviadas.

Que o eleitor saboreie esse momento de fraquezapolítica. Veja com os seus próprios olhos como é feito ojogo político na atual situação. Que ele compreenda aatual realidade, para que possa mudá-la.

Rebelião nas bases

Por César Graça

Brasília(ABr) - Um es-tudo divulgado na últimaquarta-feira pelo Institutode Pesquisa EconômicaAplicada (Ipea) aponta que17 dos 20 principais aero-portos brasileiros, ou 85%,estão em situação "crítica"ou "preocupante". Desses,12 estão funcionando aci-ma da capacidade operaci-onal. Apenas os aeroportosde Porto Alegre, Salvadore Manaus funcionam emcondições "adequadas",fora do "cenário de estran-gulamento".

A avaliação, feita antesda concessão à iniciativaprivada dos aeroportos deBrasília, São Paulo e Gua-rulhos (SP), é que "perma-nece limitada a capacidadeda Infraero [Empresa Bra-sileira de InfraestruturaAeroportuária] em execu-tar seu programa de inves-timentos. Em 2011, a esta-tal executou 34% de sua

85% dos principais aeroportos brasileirosestão em situação crítica, aponta IPEA

dotação anual inscrita noorçamento das empresasestatais [dotação de R$2,216 bilhões e execução deR$ 747,82 milhões]". Aconclusão consta do arti-go Aeroportos no Brasil:Investimentos e Conces-sões, de autoria do coor-denador de InfraestruturaEconômica do Ipea, CarlosCampos.

A preocupação se agra-va com a aproximação daCopa do Mundo de 2014.Segundo o estudo, as eta-

pas do Plano de Investi-mentos da Infraero "pou-co evoluíram nos últimos12 meses, entre fevereirode 2011 e janeiro de 2012"."Dos 11 aeroportos nosquais estão previstos inves-timentos nos terminais depassageiros, oito estão nasfases iniciais de projetos".

Mesmo para os aero-portos concedidos, o Ipeafaz ressalvas: "É fator depreocupação a exiguidadedos prazos definidos peloedital para as várias etapas

do processo de concessão,diante da necessidade de queos três aeroportos estejamprontos a tempo de atenderao evento de 2014".

Após a concessão detrês aeroportos à iniciati-va privada, começa a ga-nhar corpo a ideia de cons-truir um novo aeroportoem São Paulo. A avaliaçãoé que Viracopos, o aeropor-to de Campinas, não terácondições de atender à de-manda de passageiros ecarga não assimiláveis pe-los aeroportos de Cumbicae Congonhas. "Se não de-batermos isso hoje, quan-do quisermos fazer nãoserá possível", enfatiza otécnico do Ipea EriveltonGuedes, que avaliou as al-ternativas para infraestru-tura aeroportuária na Re-gião Metropolitana de SãoPaulo - que concentra30% do movimento depassageiros.

O aumento do saláriomínimo foi muito maior doque o crescimento da eco-nomia brasileira. E esseaumento está mexendocom a competitividade danossa economia. O quepode ser ruim para algunssegmentos é muito bompara a nação. O brasileiroestá ganhando melhor.

Essa é uma grandetransformação. Talvez omaior legado desse gover-no do PT: o aumento realdo salário mínimo. Antesele era algo em torno de 80dólares, hoje já está acimade 300 dólares. Não seriamuito estranho se em cin-co anos estivesse acima de500 dólares.

Mas a diferença do pisosalarial ainda é muito grandeem relação aos Estados Uni-dos e à Europa, pois lá o pisoestá em torno de 1000 dóla-res (1800 reais). E essa mu-dança está provocando umaautomação dos processosprodutivos. A indústria e aagricultura estão se moder-nizando, deixando de sermão de obra intensiva para

Aumento do mínimose tornar tecnologia intensi-va.

Com essa política de dis-tribuição de renda a econo-mia do Brasil se transformou,a qualidade do trabalho me-lhorou e as atividades de ex-ploração mais degradantes,como o corte de cana, setornaram antieconômicas.Muitas atividades na área deserviços logo sofrerão gran-des transformações, como oabastecimento em postos decombustíveis que foram im-pedidos de se automatizarempor decreto do governo fe-deral. Logo esse processoserá feito através de auto-abastecimento, como já éfeito nos países mais desen-volvidos.

Daqui para frente, astransformações vão ocor-rer de forma acelerada. Deum lado a economia irá seestruturar para atender anova onda de consumido-res, do outro, as empresasvão se automatizar para usarmenos mão de obra, e oBrasil vai ganhar muitocom essa transformação. Osalário mínimo muito bai-

xo era uma grande prisãopara o Brasil e para a maio-ria dos brasileiros.

Agora está faltando darum segundo passo, o au-mento do salário dos pro-fessores. Essa é uma pro-fissão que ainda ganhamuito mal. Faltou coragemao PT para aumentar o sa-lário dos professores. Esseé o motivo da baixa quali-dade do ensino no Brasil.Essa é outra prisão da qualnós devemos nos libertar.

Com salários melhores,as pessoas mais qualifica-das irão para o magistério,como acontece nos paísesdesenvolvidos. Aqui a car-reira de professor é para osabnegados e para os frus-trados. São os excelentesprofessores que vão para aprofissão por idealismo, deum lado. Do outro, os quenão conseguem uma fontede renda maior, se apegamà profissão como única al-ternativa de sobrevivência.

É por essas atitudes demudança de importânciadas profissões que se trans-forma a sociedade. En-

quanto a profissão de fun-cionário público for abertaao oportunismo político,reservando os melhoressalários para a indicaçãopolítica, o Brasil continua-rá a ser o que é: um localmuito injusto.

É preciso valorizar otrabalho produtivo. A edu-cação básica é a mais no-bre das profissões, mas ain-da muito desvalorizada nonosso Brasil. Essa é a ra-zão do nosso atraso. É pre-ciso mudar essa situação.Já que o PSDB e o PT nãoenfrentaram esse desafio,devemos procurar outrospartidos que estejam dis-postos a fazer essa trans-formação, melhorar a qua-lidade do ensino brasileiro.

Para dar esses saltos épreciso coragem para des-truir velhos mitos que im-pedem o nosso crescimen-to. O aumento do saláriomínimo e um piso do salá-rio aos professores sãoações de transformação darealidade brasileira.

Por César Graça

Page 22: edição 224

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News16 a 22 de março de 2012

A Apple lançou o Novo iPad, a terceira geração, ecomo nos lançamentos anteriores a expectativa é muitogrande. Os seus lançamentos provocam um grande re-boliço no mercado. O resultado é imprevisível.

O iPad é um computador que só tem uma grande telade 10 polegadas (25 cm na diagonal), pesa meio quilo e asua principal função é acessar a Internet. E devido a es-tas características e outras é um sucesso mundial de ven-das.

Na primeira geração a Apple previa vender 3 milhõesde equipamentos em um ano. Os especialistas em infor-mática disseram que 2 milhões seria algo fantástico. Narealidade a Apple vendeu 7 milhões. A maior dificuldadefoi aumentar a capacidade de produção.

Agora ninguém quer falar em números, só aguardara reação do mercado. A Bolsa de Valores já deu a suamensagem, as ações de Apple já passaram de 540 dóla-res, o que dá o valor de mercado da empresa acima de500 bilhões de dólares. É a empresa com maior valor demercado no mundo. A segunda é a Esso, com um valorum pouco abaixo de 500 bilhões de dólares. Para quemem 2004 valia 4 bilhões de dólares é um salto e tanto.

A estratégia da Apple é melhorar as característicastécnicas do equipamento a cada geração, e manter o pre-ço da versão anterior. O modelo mais simples custa 400dólares nos Estados Unidos. Os modelos mais sofistica-dos alcançam quase 800 dólares.

Outros produtos da Apple também foram inovado-res. O iPod revolucionou a indústria fonográfica. Ele podegravar milhares de músicas e reproduzi-las com muitoboa qualidade e acessar bancos de dados com músicasatravés de um computador. A sua facilidade de uso e dearmazenamento mudou a forma dos jovens ouvirem mú-sica e, principalmente, comprá-la. O mercado musicalnunca mais foi o mesmo.

O iPhone também foi revolucionário. É um aparelhode telefone inteligente que não tem teclas. Tudo é digita-do em uma tela sensível ao toque. A grande ênfase é otratamento da imagem. A capacidade de ver filmes e secomunicar através de imagens transformaram os merca-dos do cinema e da televisão. A todo o momento e emqualquer lugar as pessoas podiam consumir produtos te-levisivos.

Na realidade o iPad é um iPhone gigante, que tem aautonomia de 10 horas de uso, enquanto os notebooks,quando muito, conseguem funcionar no máximo 4 horassem carregar a sua bateria. Na maioria das vezes a auto-nomia da bateria de um notebook não dura mais do que 2horas.

Tudo o que a Apple faz se torna um novo padrão nomercado. Com o novo iPad não será diferente. A indús-tria dos computadores segue os passos da Apple, comcerto atraso. Com o cinema e televisão será a mesmacoisa. Logo eles verão a possibilidade de colocar os seusprodutos no Novo iPad.

Todo o mercado está se transformando em funçãodesse novo produto. Outro exemplo são os livros. Com afacilidade de uso e transporte de um iPad, as criançasnão precisam mais transportar os livros escolares. Todose muito mais podem ser transformados em livros eletrô-nicos, os ebooks.

Os preços dos livros em papel estão sofrendo umagrande concorrência dos livros eletrônicos. O tamanhodo mercado editorial está aumento com uma grande ve-locidade. Montar uma editora nesse novo mercado ficoumuito mais barato e rápido.

Podemos comparar a Apple com a Ford, que com asua linha de produção em série mudou a forma de produ-ção industrial. A Apple é uma empresa que mudou a nos-sa época. Já faz parte da história.

O novo iPadApós o acordo dos

bancos com a Grécia, opróximo da lista é Portugal.Por mais que os dirigentesportugueses digam e a Co-munidade Econômica Eu-ropeia afirme o contrário;que Portugal esteja fazen-do os ajustes necessários eque logo voltará ao cresci-mento, a realidade é bemdiferente.

O programa impostoao governo português ge-rou uma grande recessãoao país. Os cortes atingi-ram profundamente osmais fracos, ou seja, osvelhos e as crianças. A pri-vatização das empresas es-tatais caminha muito deva-gar, pois é preciso preser-var as colocações dos alia-dos políticos.

O corte dos gastos nosserviços públicos e nas apo-sentadorias de baixo valorprovocou uma grande re-dução da atividade econô-mica, o que está levando auma redução da receita deimpostos que aumenta odéficit nas contas públicase levará a um novo acordocom a troika (Banco Cen-tral Europeu, ComunidadeEconômica Europeia e oFundo Monetário Interna-

Portugal: o próximo da listacional (FMI)). Logo Por-tugal estará fazendo umsegundo acordo.

No último acordo, fe-chado na semana retrasa-da, a Grécia teve um per-dão de 75% da sua dívida.Os bancos privados e es-tatais europeus deverãoabsorver esse prejuízo.Como para os padrões eu-ropeus a economia da Gré-cia é muito pequena, nãoterá um grande efeito. Por-tugal é um pouco maiorque a Grécia, mas não mui-to. O resultado será o mes-mo, mais um prejuízo queserá absorvido pelos ban-cos. E um grande sofri-mento do povo.

A crise vai chegar a umnovo patamar quando atin-gir a Espanha. O tamanhoda economia da Espanha émais que o dobro da somadas economias da Grécia ede Portugal. Depois dedois golpes duros, um cru-zado no fígado dói bastan-te, mas ainda não será su-ficiente para por a econo-mia da Europa em xequemate. É o quarto país emcrise que preocupa: a Itá-lia. O seu tamanho é bemmaior que a Espanha, é aterceira economia da Euro-

pa, logo após a Alemanha ea França. O tamanho dasua dívida tem o poder decolocar todos os bancoseuropeus em risco de fa-lência.

Até chegar a esse pon-to a Comunidade Econômi-ca Europeia vai gastandoos seus peões. A Grécia vaificar no banco de reservasdurante muito tempo. Sóestará lá para dizer que nãosaiu da Comunidade, masna realidade não pertencemais a ela. A destruição daeconomia grega foi fulmi-nante. Vai levar mais deuma década para a sua re-cuperação.

Portugal vai na mesmadireção. É o próximo boi depiranha que será sangradopara servir de pasto para aspiranhas do mercado finan-ceiro mundial. Enquantoisso a Alemanha vai destru-indo o ideal de uma unifi-cação na Europa. Naçãoapós nação vai caindo so-bre o seu tacão. É umaguerra sem canhões, masos estragos são os mes-mos. Miséria, fome e dor éo seu rastro. E os mais fra-cos sofrendo mais.

O Brasil pode e deveresgatar Portugal dessa si-

tuação. Os vínculos entreas duas nações são muitoprofundos para deixar Por-tugal ao seu próprio aban-dono. Os seus líderes de-ram as costas ao povo. Opresidente de Portugal sóestá preocupado com a re-dução do seu salário, coma miséria dos mais fracosnem uma palavra.

É preciso resgatar Por-tugal dos seus líderes e deuma Europa impiedosa.Comprar as empresas es-tatais à beira da bancarrotae atualizá-las tecnologica-mente é a ação que o Brasildeve fazer. De preferênciapelo setor privado brasilei-ro, pois as nossas estataisnão são muito melhores doque as portuguesas.

É preciso urgente criarempregos em Portugal paraque a economia possa voltara crescer. O Brasil está pre-cisando expandir a sua indús-tria. Portugal tem mão deobra treinada e um desempre-go muito grande. Está muitofácil aproveitar essa ociosi-dade. A Embraer já está de-senvolvendo filiais em Por-tugal, outras empresas bra-sileiras devem ser estimula-das a seguir o exemplo. Épreciso acudir Portugal.

Brasília - Um forte ter-remoto de 6,8 graus demagnitude e um alerta detsunami, com ondas de até50 centímetros, deixaram apopulação japonesa emalerta na Região Nordestedo país.

O epicentro do tremorfoi registrado no OceanoPacífico, próximo da pro-víncia de Hokkaido, às18h09 (horário local, 6h09no horário de Brasília). AAgência de Meteorologiado Japão emitiu um alertade tsunami, que foi retira-do quase uma hora e meiadepois.

As primeiras ondas, de10 centímetros, atingirama vila de Erimo, às 18h52(horário local), na provín-cia de Hokkaido. Outrascidades também registra-ram a chegada do tsunami.

Forte terremoto e alertade tsunami causam tensão no Japão

Em Hachinohe, provínciade Aomori, as ondas che-garam a 20 centímetros.

As autoridades lembra-ram que, apesar de as on-das serem brandas, outrasmaiores poderiam vir nasequência, como aconte-ceu no tsunami de 11 demarço do ano passado.Alarmes nas cidades litorâ-

neas das províncias de Iwa-te, Aomori e Hokkaido fo-ram acionados.

As TVs e rádios japo-nesas ficaram de plantão ealertaram a população sobreos riscos, apesar de as on-das serem pequenas. Algunsapresentadores repetiam,em tom austero, para queas pessoas procurassem

abrigo em lugares elevados.O sismo foi sentido nas

províncias de Hokkaido,Aomori e Iwate e, segun-do a Agência de Meteoro-logia do Japão, foi de 4,0na escala japonesa que vaiaté 7,0. O epicentro do tre-mor foi identificado próxi-mo à região de Kushiro, naprovíncia de Hokkaido.

Apesar das ondasserem brandas,outras maiorespoderiam vir nasequência, comoaconteceu nosunami de 11 demarço do anopassado

Page 23: edição 224

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

16 a 22 de março de 2012

Mulheres Modernas!○

Já é passado o tempoem que as mulheres deixa-vam de freqüentar a sala deMusculação com medo deficar forte, com grande mas-sa muscular e masculiniza-da. Hoje esses preconceitosdiminuíram e os equipamen-tos já não são compostosapenas por barras e pesospesados. A massa muscularnão vai aparecer de umahora para outra só porquevocê se arriscou a fazer mus-culação. As mulheres quesimplesmente aceitam estemito sem questionar, estãoperdendo os benefícios queo treinamento com pesospode oferecer.

Mulheres modernastreinam com pesosPara obter resultados é

necessário que se trabalhea musculatura e diminua agordura corporal , pois é aforma dos músculos quemoldam o corpo, propor-cionando o fortalecimentoe a tonicidade desejada.

Não tenha medo são ascargas que vão fazer com

que aquela pele flácida comcelulite, doe o seu lugarpara um músculo densocom uma forma bonita ebem modelada.

Aproveite o Mês daMulher e comece agora!Não deixe a sua mente in-ventar mais desculpas. Sevocê quer esculpir o seucorpo e queimar gordura,você terá que treinar Mus-culação!

Esperamos por você ecom promoção para asmulheres. Aproveitem!

Academia Sculptor -rua Itália, 156 - Nações.

Tel.: 3627-2501

Daniela Bispo Cref: 013091G/PR

A escola de futsal Péde Vento fez um amistosono início deste mês con-tra a escolinha do Coritibae o resultado não poderiaser melhor. Os garotosentre 13 e 14 anos coman-dados pelo professor Cé-sar Dias venceram a es-colinha do Coxa por 10 a5, com uma grande apre-sentação de Eliaz Cavalhei-ro. O talento do garoto

Escolinha de futsal deFazenda Rio Grande revela talentos

agradou tanto que ao fi-nal da partida, o treinadordo Coxa convidou-o parajogar nas categorias debase de futsal do time al-viverde.

Outro atleta que bri-lhou, foi o goleiro Sidnei,que além de realizar defe-sas importantes, marcoude penalti um dos gols dapartida.

Os trabalhos na Esco-

linha de Futsal Pé de Ven-to são realizados todos ossábados a partir das 13h40nas dependências do Cen-tro Esportivo Pereira, naRua Jordânia 220, bairroNações, e as inscriçõespodem ser agendadas pelofone 9946-3922 ou no lo-cal. Além dos trabalhoscom bola e conhecimentoadquirido, após os treinosrecebem lanche.

Page 24: edição 224

Fonte e fotos: Site Terra

A volta do Paraná ClubeEsporte24 www.asemananews.com.br

A SEMANA News16 a 22 de março de 2012

Fórmula 1:GP da Austrália inaugura temporada 2012 neste fim de semanaNeste domingo o circuito de Albert Park – Melbourne na Austrália, recebe a primeira etapa da

temporada 2012 da Fórmula 1, que, após três semanas de testes as chamadas pré-temporada naEspanha, o atual bicampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel é o favorito para ganhar o tri segundoas casas de apostas. De acordo com o diário esportivo de Madri As, o alemão da Red Bull lidera apreferência dos apostadores para vencer o campeonato, enquanto o inglês Lewis Hamilton, da McLaren,ocupa a segunda colocação à frente do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. As atividades oficiais depista do fim de semana começam já nesta sexta-feira (16), quando acontecem os treinos livres, que podemapontar quem larga com vantagem.

Circuito de Albert ParkPrimeiro GP de F1: 10/3/1996Capacidade: 80 mil pessoasDistância de volta: 5,303 kmVoltas: 58 (307,574 km)Curvas: 16Velocidade máxima: 325 km/hPole 2011: Sebastian Vettel (Red Bull)Corrida 18/03 às 3h.London 2012:Bomba da 2ª Guerra interrompe trabalhos na Vila Olímpica

A descoberta de uma velha bomba da Segunda Guerra Mundial, na últimaquarta-feira, obrigou a interrupção das obras na Vila Olímpica, na capital britânica,informaram os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres. Em razão dapresença do artefato de 1 kg localizado na área correspondente ao terreno dasquadras de treino de basquete, os trabalhos foram interrompidos. Especialistasda Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres) retiraram nesta quinta o

velho explosivo, que apesar das várias décadas estava intacto. "Em nenhum momento as pessoas queestavam no local correram perigo e os trabalhos foram retomados na última quinta-feira", disse um porta-vozda Organização. Um representante da Polícia disse que a área foi isolada e evacuada enquanto a bombaera retirada. Os Jogos Olímpicos de Londres começam em 27 de julho e vão até 12 de agosto.

Futebol Internacional:Keirrison foi "pior investimento" do Barça

Próximo de fechar um empréstimo de dois anos com o Coritiba, Keirrison foi "o piorinvestimento" do Barcelona. A análise é do diário de Madri As, um dos principais dogênero esportivo na Espanha, que lembra que o clube catalão teve um prejuízo de nomínimo 20 milhões de euros (R$ 47,1 milhões) com o jogador. Keirrison, 23 anos, trocouo Palmeiras pelo Barcelona em julho de 2009, assinando um contrato de cinco tempo-radas. Segundo o As, foram pagos 15 milhões de euros (R$ 35,3 milhões) ao Palmeiras

e à Traffic pelos direitos federativos do atleta, valor que aumenta em 5 milhões de euros (R$ 11,7 milhões)com outros custos, como salário. O jornal se baseia na informação divulgada por outro diário espanhol, ElConfidencial, para apontar que o atacante já teria sido "presenteado" pelo Barcelona ao Coritiba. Emcontato com o Terra nesta quarta-feira, o coordenador do time paranaense, Mario André Mazzuco, negouque o contrato já esteja assinado, mas admitiu que as negociações estão bem encaminhadas. No Barce-lona, Keirrison não chegou a entrar em campo por nenhum minuto sequer.

Brasil 2014: Abel defende Fernando Carvalho, ex-Inter, na presidência da CBF

Questionado sobre a saídade Ricardo Teixeira do coman-do da CBF (Confederação Bra-sileira de Futebol), o técnico doFluminense, Abel Braga, evitouavaliar a saída do dirigente quecomandou a entidade nos últimos23 anos. Mas não pensou duasvezes em apontar quem seria opresidente ideal da CBF. "Paramim, o presidente da CBF teriaque ser o Fernando Carvalho.É o maior dirigente que já co-nheci", afirmou, após a vitória daequipe carioca sobre o Zamora,da Venezuela, por 1 a 0, pelaCopa Libertadores. Abel traba-lhou com Fernando Carvalhoquando o dirigente presidiu o In-ternacional na década passada.O treinador foi campeão mundialde clubes pelo time gaúcho em2006.

Dimas RodriguesO Paraná Clube está de

volta. A saudade do torce-dor paranista em ver o timeem campo depois de 109dias fez a Vila Capanemareceber mais de 7 mil tor-cedores entusiasmados naúltima quarta-feira e a re-compensa veio com umavitória por 2 a 0 sobre oLuverdense-MT e a classi-ficação à segunda fase daCopa do Brasil, em que otime terá pela frente o Cea-rá. O técnico Ricardinho,ídolo do clube e que retor-nou às origens para estrearcomo técnico não escon-dia a felicidade ao final dojogo. "Quem achou que oParaná não ia conseguirvoltar viu o primeiro demuitos capítulos em queiremos mostrar que vamosrecuperar os anos de gló-ria do clube", declarou otécnico.

O jovem time paranis-ta, no primeiro tempo, mos-trou ansiedade e um fute-bol previsível, fácil de ser

As dúvidas sobre opotencial do Coritiba nestatemporada em relação aobrilhante desempenho noano passado voltaram apairar no Alto da Glória de-pois do empate sem gols daequipe contra o frágil Na-cional/AM, na estreia daCopa do Brasil, na últimaquarta-feira. O treinadorMarcelo Oliveira não es-condeu que esperava umpouco mais de seus coman-dados.

"No jogo principalmen-te no primeiro tempo, nãoconseguimos encaixarbem. Demos contrataque

anulado. E por pouco nãodecepcionou com as inves-tidas perigosas do time ma-togrossense, principalmen-te com o veloz atacanteMatheus e a habilidade deRubinho. Mas no interva-lo, Ricardinho corrigiu asfalhas da equipe e na novafunção, mostrou força nocomando. "Tinha que me-xer com brio dos jogadores,porque não jogamos o pri-meiro tempo. Eles estavama 100 km/h e nós a 10. Nãoconstruímos uma jogada eeles ganhavam todas dispu-

tas", cobrou o treinador.No segundo tempo, o

time paranista foi mais apli-cado, acertou a marcaçãono meio e o passe melho-rou. Maicon entrou bem nolugar de Bruninho e emnoite inspirada de Elias, asjogadas de ataque surgi-ram. E assim, com gols deLuizinho, de pênalti e Nil-son, o Paraná despachou oLuverdense.

A vitória pode facilitara árdua caminhada do Pa-raná em 2012, tanto na Sé-rie B do Paranaense, comona Série B do Brasileirão. ERicardinho sabe disso, tan-to que reconheceu que ain-da é cedo para dizer que otime está pronto para gran-des conquistas. "O objetivodessa noite foi alcançado,mas temos um caminhomuito longo pela frente. Te-mos o Ceará, a Série B e a2ª divisão do Paranaense. Ésó o início de um trabalho",declarou. O Paraná volta acampo no dia 04 de abril,contra o Ceará.

Ricardinho mostrou força no

comando para mexer com o

brio dos jogadores na vitória

de 2 a 0 sobre o Luverdense,

pela Copa do Brasil

Coxa tem dois jogosfundamentais para recuperar auto-estima

para o adversário, o Naci-onal marcou muito e sefechou. Nós temos cons-ciência que para continuarna Copa do Brasil temosque melhorar", afirmou ementrevista coletiva após ojogo.

E ciente que é precisomudar, Oliveira deixa cla-ro: "A gente ainda está la-mentando o resultado, em-bora reconhecendo o queaconteceu na partida", dis-se e ainda completou. "Euestaria mais chateado senão estivesse trabalhandopara que fosse diferente.Não só eu, como todos. A

gente quer ver o time me-lhor, mais equilibrado. Aprodução foi baixa, lamen-to o resultado, mas é terconfiança e continuar tra-balhando muito forte",emendou.

O treinador tenta mu-dar o foco do time para ojogo contra o Paranavaí,ameaçado de rebaixamen-to no Estadual. Uma vitó-ria convincente neste do-mingo, no Couto Pereira,às 18h30 diante do ACPpode resgatar a auto-esti-ma do time para o jogo davolta contra o Nacional.Caso contrário... (DR)