edição - 224

16
Região tem mais médicos do que pede a OMS, mas falhas seguem SAÚDE BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA OSASCO } VILA SÃO FRANCISCO | CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA CAMPESINA| VILA OSASCO COTIA } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES ITAPEVI BARUERI SOM ALTO IBGE Movimento contesta instalação de Usina P6 Prefeito de Barueri deve aprovar “lei dos tunados” P11 Número de servidores cresce 44% nas cidades P3 PARAMOUNT PICTURES FOTOS} DIVULGAÇÃO FOTOS: DIVULGAÇÃO Barueri} Cidade tem 494 profissionais, mas enfrenta superlotação devido a municípios vizinhos Antiviral } Tamiflu será distribuído na rede pública Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaí- ba têm mais de dois médicos para cada mil habitantes. O quadro é duas vezes maior do que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, são 3.133 profissionais para quase 1,5 milhão de pes- soas nos municípios citados. Ainda assim, a população sofre com a falta de médicos, filas e espera para atendimen- tos, além da má qualidade do setor. Especialista diz que quantidade não garante, de forma alguma, um bom aten- dimento. “Índice é apenas um referencial”, diz Marcos Fer- raz, da Unifesp. P10 POLÍTICA >>> P4 E 5 Em duas sessões extras, Câmara de Osasco vota 21 projetos Gestores fizeram cortes nos gastos, mas ainda buscam reduções Balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que 259 pessoas morreram, de janeiro a ju- nho, em consequência da gripe cau- sada pelo vírus H1N1. Quatro óbitos foram anotados na região, um em Co- tia e três em Barueri. P8 Quatro morrem por H1N1 na região MICHELA BRÍGIDA} GIRO S/A WEEKEND CINEMA “Madagascar” desembarcará no Brasil P15 “Meu malvado favorito” ganha continuação P14 A notícia na medida certa >>> Edição nº 224 - Ano V Publisher: Cláudia Azevedo www.girosa.com.br Sexta-feira, 5 de julho de 2013 TURISMO Ainda dá tempo para o 9 de julho P13 CRISTIANO MACHADO} ARQUIVO AE

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Região tem mais médicos do que pede a OMS, mas falhas seguem

Saúde

BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA } ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA OSASCO } VILA SÃO FRANCISCO | CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES | ADALGISA | VILA YARA | PARQUE CONTINENTAL | VILA

CAMPESINA| VILA OSASCO COTIA } GRANJA VIANA | RAPOSO TAVARES ITAPEVI

BARUERI

SOM AlTO

IBgE

Movimento contesta instalação de Usina P6

Prefeito de Barueri deve aprovar “lei dos tunados” P11

Número de servidores cresce 44% nas cidades P3

Paramount Pictures

foto

s} d

ivu

lga

çã

o

foto

s: d

ivu

lgaç

ão

Barueri} Cidade tem 494 profissionais, mas enfrenta superlotação devido a municípios vizinhos

Antiviral } Tamiflu será distribuído na rede pública

Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaí-ba têm mais de dois médicos para cada mil habitantes. O quadro é duas vezes maior do que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, são 3.133 profissionais para quase 1,5 milhão de pes-soas nos municípios citados. Ainda assim, a população sofre com a falta de médicos, filas e espera para atendimen-tos, além da má qualidade do setor. Especialista diz que quantidade não garante, de forma alguma, um bom aten-dimento. “Índice é apenas um referencial”, diz Marcos Fer-raz, da Unifesp. P10

POlÍTICA >>> P4 E 5

Em duas sessões extras, Câmara de Osasco vota 21 projetos

Gestores fizeram cortes nos gastos, mas ainda buscam reduções

Balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que 259 pessoas morreram, de janeiro a ju-nho, em consequência da gripe cau-sada pelo vírus H1N1. Quatro óbitos foram anotados na região, um em Co-tia e três em Barueri. P8

Quatro morrempor H1N1 na região

mic

hel

a B

ríg

ida}

gir

o s

/a

wEEkEND

CINEMA

“Madagascar” desembarcaráno Brasil P15

“Meu malvado favorito” ganha continuação P14

A notícia na medida certa >>>

edição nº 224 - ano V

Publisher: Cláudia azevedo

www.girosa.com.br

Sexta-feira, 5 de julho de 2013

TURISMO

Ainda dá tempo para o 9 de julho P13

cristiano machado} arquivo ae

CENÁRIOURBANO

Sexta-feira, 5 de julho de 20132 www.girosa.com.br

Opinião }

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo | Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editora de Arte: Priscila Zenari | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que é necessário um médico para atender cada mil habitantes. Apesar de as cidades da re-gião possuírem, em média, mais de dois profissionais para cada 1.000 habitantes, a população sofre com a falta de médicos, filas e espera para atendimento. Isto significa que os parâmetros utilizados pela OMS para um bom atendimento à população podem estar ultrapassados e precisam ser revistos. Não é só a população que reclama da área. Milhares de mé-dicos do país foram às ruas nesta semana para reivindicar qualidade da saúde pública e não permitir a entrada de profissionais estrangeiros sem a revalidação do diploma, como quer o governo. Os governantes, em todos os níveis, precisam parar de olhar a saúde como um lugar para praticar assistencialismo e, de fato, implementar políticas públicas sérias e a longo prazo para a área.

AgeNDAPROGRAME-SE!

pRé-ReqUiSitOS:• Acimade30anos• Superiorcompleto(oucursando)• PreferênciaparacandidatosqueresidamemOsasco

ou região• Ótimacomunicação:

verbal e escrita

Venha fazer parte da equipe de sucesso giro S/A

ASSiSteNte COmeRCiAlASSiSteNte ADmiNiStRAtiVO

Horário : segunda a sexta das 9h às 18hRemuneração: Fixa + Comissão

Currículos para o email: [email protected]

O Centro Universitário FIEO firmou parceria com a Alumni, escola de inglês. Mais informações pelo site: www.unifieo.br.

O projeto Ampliar, que conta com o apoio logístico do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), está com 100 vagas abertas para cursos de assistente administrativo, web design, manicure e assistente de cabeleireiro. Informações: www.ampliar.org.br ou (11) 5591-1246/1283.

A escola internacional de Alphaville está oferecendo cursos livres sobre cultura geral para colaboradores, pais e comunidade. O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser efetuadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4134-6686.

A empresa Piccola Madame está com inscrições abertas para o curso “Wine Experience”. No curso serão selecionados vinhos para harmonizar com pratos preparados por chef de cozinha. Telefone: 4554-3940.

Sábado (6), às 20h30, o The Square Open Mall Granja Vianna (Rodovia Raposo Tavares KM 22 – SP) apresenta a banda

“Traditional Jazz Band”. A programação

faz parte do Festival de

inverno que acontece até o dia 4 de agosto. Entrada franca.

Domingo (7), às 15h,

a Prefeitura de Santana

de Parnaíba promove o “Projeto

Música na Praça”. O cantor Jhony Mota apresentará canções sertanejas no Coreto Maestro Bilo, na Praça

Quatorze de Novembro. Informações: 4154-5666.

De hoje (5) a domingo (7), a partir das 18h, será realizada a 7ª Festa Julina da Associação dos Moradores do Refúgio dos Bandeirantes (Rua Cristal, altura do número 51), em Santana de Parnaíba. O evento contará com barracas típicas e música ao vivo.

Domingo (7), das 10h às 12h, a Prefeitura de Barueri promove o projeto “Cultura na Praça”. Haverá apresentações musicais nas praças do Jardim Paulista, Boa Vista, Vale do Sol e Parque Imperial. Informações: 4199-1600.

A Barueri marching Band, antiga Fanfarra Municipal, está com inscrições abertas para instrumentos de sopro, percussão e dança. Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural (rua Mônaco 260) ou ao Ginásio Tupancy (rua Euclides Corte, 529).Informações: 4199-1600 ou 4168-2430.

entreaspas>>

“ele vai vender o helicóptero porque não vai mais usá-lo. Vai ser o governador do partido dos trabalhadores” EMIDIO DE SOUZA (PT), EX-PREFEITO DE OSASCO, NO SÁBADO (29) SOBRE OS CORTES ANUNCIADOS PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN (PSDB).

“ela era uma peC tão singela do ponto de vista de conteúdo que não criou nenhum embaraço para que tivesse majoritariamente que fosse aprovada. Houve uma compreensão de que ela não alteraria muito aquilo que já está na constituição” – JOÃO PAULO CUNHA, DEPUTADO FEDERAL, NO SÁBADO (29/6) SOBRE AS MANIFESTAÇÕES NO PÁIS.

editorial >>

divulgação

CENÁRIOURBANO

Sexta-feira, 5 de julho de 2013 3www.girosa.com.br

Brasil tem mais de 6 milhões de servidores municipais

Vice-presidente, Michel Temer (PMDB) se contradisse na quinta-feira (4) sobre o plebiscito da reforma política. Primeiro afirmou que as mudanças ocorreriam para o pleito de 2016. Depois, ressaltou que todos os esforços serão feitos para que as alterações sejam validadas em 2014

aumento Em cidades da região, aumento foi de 44%, segundo IBGE

Paulo Talaricocom Agência [email protected]

Brasil }

Levantamento do Ins-tituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) mostra que o número de servidores públicos cres-ceu 31,5% entre 2007 e 2012, com 1,5 milhão de contratações. O aumento foi mais acelerado que o aumento no número de habitantes, que cresceu 7,2% no período.

O número se enquadra com a situação das cida-des de Barueri, Cotia, Ita-pevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba, que possuem 53 mil servido-res municipais. Em sete anos, o número saltou 44% nestes municípios, enquanto o número de habitantes teve alta de

apenas 0,84%. As cidades de Barueri

e Santana de Parnaíba tiveram os maiores au-mentos proporcionais - quase 60%. A adminis-tração municipal barue-riense contava no ano passado com 13.326 fun-cionários, ante 8.334 em 2005. Contudo, a estima-tiva do IBGE aponta que a população encolheu nesse período, de 256 mil para 245 mil habitan-tes. Em Parnaíba, o salto foi de 4.107 para 6.511 servidores municipais em sete anos, enquanto houve crescimento po-pulacional de 16%.

Em Osasco, a situação é semelhante à de Barue-ri. A estimativa do IBGE aponta queda no núme-ro de habitantes em sete anos, de 705 mil para 668

mil. Contudo, o municí-pio tem 20.777 servido-res municipais, contra 15.756, em 2005.

Nos municípios de Co-

tia e Itapevi, o número to-tal de servidores cresceu 48%, enquanto a popu-lação aumentou em 19% e 5%, respectivamente.

Apesar de a população ter aumentado menos de 1%, a prefeitura de Jandi-ra aumentou em 35% o número de funcionários.

panoramaTransporteSegundo o IBGE, apenas 3,8% das 5.565 cidades brasileiras possuem um Plano Municipal de Transporte. Segundo o levantamento do órgão, o número de municípios que possui um fundo específico para tratar da mobilidade alcança somente 3,5%, centralizadas principalmente nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Transporte 2Nos últimos 12 anos, o valor das passagens de ônibus subiu 65% a mais do que a inflação, acima do valor do custo de automóveis e da gasolina. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na quinta-feira (4). A questão foi a primeira bandeira levantada pelos protestos que tomaram o país.

MulherO Senado começará a discutir um projeto de lei que tipifica o crime de feminicídio, em casos em que a vítima tem relação íntima de afeto ou parentesco entre a vítima e o agressor. A proposta está no relatório da CPMI sobre a violência contra a mulher. PT

Michela brígida} giro s/a

Santana de Parnaíba} cidade é uma das que registraram maior aumento na contratação

antonio cruz}abr

4 www.girosa.com.brSexta-feira, 5 de julho de 2013

Paulo [email protected]

Receitas Governador do estado anunciou cortes de R$ 350 milhões em gastos públicos

Prefeitos dizem que já fizeram cortes, mas buscam reduzir despesas

O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), se reúne nesta sexta-feira (5), às 11h, com o prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio, o Gê (PV), e com a vice-prefeita, Lurdete Vendrame Kummer (PSD). O encontro ocorre na prefeitura

caravana

mensalão

Anderson Alves } Arquivo Giro s/A

Após diminuir o preço das tarifas do transporte e não reajustar pedágio, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou cortes de R$ 350 milhões em gastos públicos. Na re-gião, prefeitos afirmam que já fizeram as redu-ções possíveis, e que bus-cam diminuir as despe-sas. Nenhum deles deve alterar o número de se-cretarias.

“O que estamos fazen-do desde o início do ano é conter as despesas”, afirmou o prefeito de Ba-rueri, Gil Arantes (DEM). Contudo, ele ressaltou que muitos equipamen-tos da gestão anterior fo-ram construídos e tive-

fot

os:

Mic

hel

A b

ríG

idA

} G

iro

s/A

Gil, Carlão, Lapas e Jaci} nenhum dos gestores deve mexer em secretarias

ram de ser colocados em funcionamento neste ano. “Isso fez com que alguns gastos, que não estavam previstos, fossem neces-sários”, completa.

Em Cotia e Itapevi, os prefeitos Carlão Camargo (PSDB) e Jaci Tadeu (PV), respectivamente, disseram que medidas foram toma-das. “Estamos conversan-do com todas as áreas para enxugar [os gastos]. Mas diminuímos do ano passado para cá mais de 300 cargos comissiona-dos”, explicou Carlão. “En-xugamos em torno de 15% com a economia de horas extras e insumos. Foi uma meta que nós colocamos”, ressaltou Jaci.

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), se reu-niu esta semana com os secretários municipais e pediu planos para cortar gastos de custeio, como combustíveis, conta de luz e hora extra dos fun-cionários. O objetivo ini-cial é suprir os R$ 2 mi-lhões renunciados em favor da redução da pas-sagem de ônibus. “A ideia é enxugar onde não atra-palhe os investimentos e que sobre para avançar mais em projetos”, con-cluiu Lapas.

Em clima de autocríticas ao partido e, também con-tra a mídia e a tentativa de cooptação das manifesta-ções ocorridas no Brasil, segundo alguns presentes ao evento, o PT realizou a caravana da Macrorregião de Osasco, no último sába-do (29/7).

Com a presença do pre-sidente estadual da legen-da, Edinho Silva, e do se-nador Eduardo Suplicy, diversas lideranças fize-ram críticas, principalmen-te aos petistas no poder. “É bom para o governo [os protestos], para derrubar um pouquinho do salto e mostrar que tem de dialo-gar com o povo”, afirmou o deputado federal João Paulo Cunha. O deputado estadual Isac Reis e o pre-feito de Carapicuíba, Ser-gio Ribeiro, também tece-ram críticas à legenda. “Precisamos lembrar de nossas origens. Somos pre-

feitos, mas antes de tudo, militantes do PT”, enfati-zou Ribeiro.

Para o presidente do partido, é preciso uma re-aproximação da bases. “Cabe a nós e aos movi-mentos sociais buscar o ideário dessas manifesta-ções. Essa juventude está na rua porque o PT cum-priu o seu papel histórico”, disse Edinho. Sobraram críticas até para a cobertu-ra dos recentes eventos no país. “Esses lacaios da mídia tentam influenciar a manifestação”, disse o pre-sidente do PT de Osasco, José Pedro.

Os discursos foram fei-tos no mesmo dia em que foi divulgado a queda da popularidade da presiden-te Dilma Rousseff, pelo Instituto Datafolha, de 57% para 30%. “Não vivemos de pesquisa”, minimizou o ex-prefeito de Emidio de Souza. PT

Petistas criticam partido

Caravana } lideranças de 16 cidades participaram do evento

do

uG

lAs

MA

nsu

r }

Pt-s

P

segundo o datafolha, 74% dos brasileiros querem a prisão imediata dos condenados no mensa-lão. dentre os réus está o deputado federal João Paulo cunha (Pt), que li-mitou-se a dizer “não sei”, quando questionado se as manifestações terão influ-ência no posicionamento dos ministros do supremo tribunal federal. sobre a derrubada da Pec 37, que limitaria o poder de inves-tigação do MP, depois de pressão popular, o deputa-do disse que “é bom que o congresso esteja sinto-nizado com as ruas”. ele adiantou que há outro pro-jeto na casa para regular a questão. “existe um projeto que vai normatizar o papel do inquérito criminal”. PT

74% querem prisão imediata

Política }CENÁRIOURBANO

CENÁRIOURBANO

5www.girosa.com.br Sexta-feira, 5 de julho de 2013

Paulo [email protected]

leis oposição reclama falta de debates sobre projetos; prefeito afirma que discutiu com base aliada

Em duas sessões extras, Câmara de Osasco vota mais do que no semestre

O prefeito de Osasco Jorge Lapas (PT) se reuniu com o de São Paulo, Fernando Haddad (PT), na quarta-feira (3), na capital paulista, para tratar da criação do bilhete único metropolitano. Participaram, também outros sete prefeitos petistas da Grande São Paulo

parnaíba

A primeira semana de recesso da Câmara de Osasco foi mais agitada do que todas as sessões do primeiro semestre. A opo-sição reclama que a Pre-feitura de Osasco enviou 13 projetos para a Casa, na última semana, e que não houve tempo para estudar as proposituras, antes da votação. O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), enfatizou que discutiu am-plamente com a base.

Dentre as discussões, estão mudanças na lei de zoneamento nos bairros do Jaguaribe e Vila Yara. “Os projetos não contem-plam nenhum estudo de impacto viário e a cidade está verticalizando de for-ma desordenada”, criti-

cou o vereador André Sac-co (PSDB). Apesar dos votos contrários da oposi-ção, os projetos do execu-tivo foram aprovados. “Não existe por parte da prefeitura nenhuma von-tade de se explicar, e não existiu por parte do legisla-tivo a vontade de conhe-cer”, comentou o tucano.

Foram colocados em pauta, em sessões extraor-dinárias, 21 projetos de leis e de lei complemen-tar, quase o dobro das pro-posituras sancionadas nos primeiros meses do ano. O tucano disse, ainda, que os projetos passaram de forma mais rápida que o normal nas comissões.

“A oposição sempre vai falar isso [que não houve tempo]“, afirmou Lapas. “Com a base, apresenta-mos os projetos e eles fo-

ram amplamente debati-dos”, respondeu o prefeito. Quanto aos impactos da legislação no sistema viá-rio, o petista enfatizou que a questão foi estudada pelas secretarias e, tam-bém, pelos 17 legislado-res aliados. “Todas as mu-danças têm relatórios de impacto e a contrapartida das empresas será inves-timentos no setor”, con-cluiu.

Conforme antecipado pe-lo Giro S/A, a indefinição sobre o futuro político de Santana de Parnaíba deve se estender pelos próxi-mos meses e o acórdão deve ser publicado em agosto. O documento es-tá pronto e assinado pe-los ministros, mas o Tri-

bunal Superior Eleitoral (TSE) entrou em recesso no mês de julho, antes de publicá-lo. A candidatura do prefeito Marmo Cezar (PSDB) foi considerada inválida pelo TSE no dia 21 de maio. Após recon-siderar, a corte entendeu que o tucano não poderia

se candidatar em função de contas não aprovadas em 2000, com base na lei da ficha limpa. O acórdão traz a definição do futu-ro da cidade, o qual deve ser uma nova eleição, por conta de Cezar ter con-quistado mais de 51% dos votos. PT

Acórdão só deve ser publicado em agosto

Câmara} executivo enviou 13 projetos

MiC

hEl

A B

ríg

iDA

} A

rq

uiv

O g

irO

S/A

CéSAr OgATA/SECOM

Política }

CENÁRIOURBANO

6 www.girosa.com.brSexta-feira, 5 de julho de 2013 www.girosa.com.br

polêmica População teme impactos na saúde, mas promotor do meio ambiente do município diz que mobilização ainda é prematura

Operação da Usina de Barueri é contestada por comunidade

Gláucia Arboleya [email protected]

2014

feriadão

Apesar da licença pro-visória emitida pela Com-panhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para dar pros-seguimento à implanta-ção da Usina de Barueri (URE), na rua Pirarucu, em Aldeia de Barueri, na divisa com Carapicuíba, a população teme as con-sequências da instalação e tenta barrar o projeto. De responsabilidade da empresa FOXX, a usina, orçada em R$ 160 mi-lhões e com obras pre-vistas para o 2º semes-tre, aguarda a licença de instalação para tornar--se uma das alternativas

para o recebimento do lixo da cidade, que pro-duz mais de 147 tonela-das dia. Pelo cronogra-ma, a URE deve operar a partir de 2015. Pelo sistema, o lixo que não é reciclado no município segue para a usina, onde é colocado em fosso e passa por um tratamento térmico a mais de 850º. Depois disso, os detri-tos passam por um tubo gerador onde se transfor-mam em energia elétrica.

Uma frente com inte-grantes da OAB de Osas-co, Movimento Nacional de Catadores de Lixo, Federação Nacional de Meio Ambiente, Sindica-to dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Am-biente (Sintaema) e As-sembleia Popular, da Dio-cese de Osasco, contesta a instalação. Edson Sou-za, do Sintaema, um dos organizadores do movi-mento, disse que a insta-lação não pode ocorrer. “Quem mora nos bairros no entorno tem medo de doenças como câncer, problema com os fetos e questões com os animais e ambientais”, diz.

No próximo dia 10, às

19h, o grupo promove de-bate sobre o assunto na Câmara de Barueri. Antes disso, às 18h, está pre-vista uma passeata com mais de 500 pessoas do bairro Aldeia de Carapi-cuíba até a Câmara.

Na avaliação do promo-tor de Meio Ambiente de Barueri, Marcos Lyra, a discussão ainda é pre-matura. “Não vejo muito com o que se preocupar. O importante é seguir as exigências e critérios da licença de implantação e monitorar. Eu estou acompanhando o pro-jeto e qualquer coisa é intervir”, explicou.

A Prefeitura de Barue-ri informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a unidade atende aos mais rígidos padrões de segurança do mundo e não traz ris-co para o meio ambiente e à saúde da população. Após liberação da licença de implantação, emitida pela Cetesb, que aguarda o detalhamento do pro-jeto executivo e Estudo de Impacto Ambiental da FOXX, a empresa terá a concessão de serviço por 30 anos.

Implantação} Obras da usina, que ocupará terreno da Sabesp, começam no 2º semestre

Vacinadas} As doses serão aplicadas nas escolas e postos de saúde, com autorização dos pais

fOt

OS:

Mic

hel

A B

ríg

idA

} g

irO

S/A

Nesta segunda-feira (1), o Ministério da Saúde anun-ciou a oferta da vacina quadrivalente contra o papi-loma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde para 2014. Serão vacinadas meninas de 10 a 11 anos. O vírus está relacionado a diversos tipos de câncer, principalmente ao do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais. As três doses da vacina serão aplicadas nas escolas e nos postos de saúde, com autorização dos pais ou responsáveis pe-las meninas. O governo vai investir R$ 360,7 milhões na compra de 12 milhões de doses, R$ 30 cada. Hoje essa vacina está disponível, no país, ape-nas na rede privada e em algumas loca-lidades em que o poder público lo-cal optou por oferecê-la como no Distrito Federal e em São Francis-co do Conde (BA). GA

Vacina contra HPV estará disponível na rede pública

Na próxima ter-ça-feira (9), feriado estadual em home-nagem à Revolução Constitucionalista de 1932, os bancos em todo o estado não terão expe-dientes, segundo a Federação Brasilei-ra dos Bancos (Fe-

braban). As contas com vencimento na data poderão ser pagas na quarta--feira (10), sem in-cidência de multa. Os postos do De-tran não prestarão atendimento nos dias 8 e 9.

As unidades de

trânsito que fun-cionam no Poupa-tempo, com ex-ceção de Osasco, atendem normal-mente. Mais infor-mações: 3322-3333.

A maioria dos shoppings centers da região abrirá das 14 às 20h. O Pá-

tio Osasco funciona-rá das 10h às 16h. As principais re-des de super-mercados, como o Pão de Açúcar e WalMart funcio-narão em horário normal. GA

Feriado} As agências bancárias não funcionarão

Expediente dos principais serviços no dia 9 de julho

Na quinta-feira (4), entrou em vigor os novos valores da tarifa da Eletropaulo, com acréscimo de 0,43%. nas contas O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 2

fOtOS: divulgAçãO

Metrópole }

Sexta-feira, 5 de julho de 201314 www.girosa.com.br

emcartaz>>

Metrópole }CENÁRIOURBANO

8 www.girosa.com.brSexta-feira, 5 de julho de 2013

Para prevenir a gripe, o estado distribuiu 5,5 mi-lhões de doses do antivi-ral Oseltamivir, conheci-do como Tamiflu, para os municípios paulistas.

O Ministério da Saúde está orientando os esta-dos e as cidades a facili-tar o acesso ao antiviral para pacientes com re-ceitas médicas emitidas tanto por profissionais dos serviços de saúde públicos como privados.

A recomendação é para disponibilizar o re-médio nas unidades de saúde da rede pública.Em caso de sintomas da gripe e febre constante, a orientação é que o pa-ciente procure orienta-ção médica na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

balanço De janeiro a junho, a doença já matou 259 no estado, 50 % na Grande São Paulo

Cidades registram quatro mortes por gripe H1N1

Gláucia Arboleya [email protected]

Até o dia 30, acontece o I Festival Gastronômico de Barueri. Vinte restaurantes da cidade prepararam menus especiais por preços de R$ 27,80 ou R$ 47,80, por pessoa. Informações: www.festivalgastronomicobarueri.com

Leia+FériasA Prefeitura de Barueri preparou programação especial de férias. Nas onze bibliotecas municipais, atividades voltadas para crianças de 4 a 8 anos vão do dia 15 a 19, das 13h às 17h. A programação prevê o contato com os alimentos, formação de uma horta e aula de culinária. Informações: 4199-1600.

Operação A Polícia Militar Rodoviária reforçou o patrulhamento para a Operação Férias/Inverno 2013. A ação, iniciada em 27 de junho segue até dia 29 deste mês e visa aumentar a segurança e diminuir acidentes nos mais de 22 mil quilômetros de rodovias paulistas.

Kung FuQuatro atletas de Osasco disputarão no domingo (7) o 5º Campeonato Sulamericano de Kun Fu Wushu, que acontece em Buenos Aires, Argentina.GA

Um balanço divulga-do na quarta-feira (3) pela Secretaria de Esta-do da Saúde revela que 259 pessoas morreram, de janeiro a junho, em consequência da gri-pe causada pelo vírus H1N1. Ao todo foram registrados 1.307 casos da doença no período. Mais da metade dos ca-sos (60%) e óbitos (50%) ocorreram na Grande São Paulo.

Na região, foram con-tabilizados quatro óbi-tos sendo um em Cotia, no mês de maio, e três em Barueri, um em abril e dois em maio, segundo as assessorias de im-prensa das administra-

ções. Barueri foi a cida-de que anotou o maior número de casos, com

17 ocorrências até o mo-mento, seguida de Cotia (13). Em Osasco, até o

fim de maio, foram con-tabilizados três casos confirmados da doença.

osascobarueri

Prefeitura estuda novo projeto em área de prédios abandonados

Apesar de a prefeitu-ra de Osasco informar que já estuda um novo empreendimento com 450 modernos aparta-mentos, divididos em dois edifícios, que será construído no terreno, localizado no bairro Bonfim, onde hoje es-tão as duas torres do Conjunto Nova Grécia, a demolição total, dos prédios abandonados há mais de 40 anos, ainda não tem data para ser concluída. A promessa da demo-lição do residencial para junho não foi cumprida. Duas, das três, torres do conjun-to continuam em pé.

O prefeito, Jorge Lapas, visitou no dia 2 o local e, segundo a adminis-tração, o processo de demolição está sendo realizado na parte in-terna do bloco, com a remoção de paredes, portas e porcelanas. A medida integra as ações previstas na re-vitalização do centro e do bairro Bonfim. O residencial foi erguido pela Construtora Intro e pela Caixa Econô-mica Federal, credora hipotecária do imóvel. GA

Os postes deixados no meio da Rua da Prata, em Barueri, que leva à Ponte Antônio Macedo, um dos principais aces-sos ao bairro de Alpha-ville, serão removidos no próximo dia 14, de acordo com a assessoria de imprensa da AES Ele-tropaulo. A estrutura foi deixada no meio da rua, após a conclusão de uma obra, há um mês, de alte-ração da via para aumen-tar o fluxo de veículos.

Os postes colocam em risco a segurança dos motoristas que precisam estar atentos para não provocarem acidentes. Segundo a Eletropaulo, o processo está dentro do prazo regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é de 90 dias para a realocação dos postes. A solicitação da prefeitura já foi enviada à empresa e o valor da taxa para alteração dos mesmos, que não foi divulgado, já foi pago na 1ª quinzena de maio. GA

Postes no meio da rua serão retirados no próximo dia 14

Antiviral} SUS distribuirá Tamiflu para a rede pública

LUC

AS

LAC

AZ

RU

IZ} A

Rq

UIv

O A

E

FOtOS: MIChELA bRíGIDA} GIRO S/A

A notícia na medida certa >>>

www.girosa.com.br

O Giro S/A tem tiragem semanal de

pela Mattar Auditoria.Aqui, a gente comprova!

30 milexemplares certificados

Anuncie 4208-3777

Metrópole }CENÁRIOURBANO

10 www.girosa.com.brSexta-feira, 5 de julho de 2013

levantamento Cidades têm mais de dois profissionais para cada mil habitantes, quadro é duas vezes maior do que determina a OMS

Número de médicos na região é ilusão, diz especialista

Gláucia Arboleya [email protected]

A CCR ViaOeste, responsável pelo Sistema Castello-Raposo, estima o tráfego de 540 mil veículos em suas rodovias no feriadão. Os horários de pico estão previstos para hoje, das 16 às 20h, dia 6, das 7h às 15h, sentido interior e dia 9, das 13h às 21h (sentido capital)

Cotia é a única que não tem um médico por mil habitantes

Apesar de as cidades da região possuírem, em média, mais de dois mé-dicos para cada 1.000 habitantes, número duas vezes maior do que o re-comendado pela Organi-zação Mundial de Saúde (OMS), que é de um pro-fissional para cada 1.000 habitantes, a população sofre com falta de médi-

cos, filas e esperas para atendimentos, além da má qualidade do setor.

Levantamento feito pelo Giro S/A junto às secretarias municipais mostrou que a cidade de Osasco tem o maior número de profissionais, com 1.981, seguida de Barueri (494), Itapevi (300) e Santana de Par-naíba (165). Cotia é a única que não possui um médico para cada mil habitantes, com 205 pro-fissionais. Na região, no total, são 3.133 médicos para quase 1,5 milhão de pessoas nos municípios citados, segundo IBGE.

Gestores municipais lidam com superlota-ção, por conta do aten-dimento oferecido aos

munícipes das cidades vizinhas, como é o caso de Barueri; em Parnaíba a construção do Hospital Maternidade segue com destino incerto e na cida-de de Itapevi a prefeitu-ra busca investimentos para melhorar os servi-ços do Hospital Geral.

Cotia aguarda defini-ções para a construção do Hospital Regional, anunciado pelo secretá-rio de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, mas sem previsão de início. Osasco busca en-tregar novos equipamen-tos no município e fazer parcerias com a rede privada para melhorar o atendimento, além de abrir processo seletivo para ampliar o quadro de funcionários.

O ESPECIALISTA

Na avaliação do profes-sor da Universidade Fede-ral de São Paulo (Unifesp), Marcos Ferraz, o número de profissionais não garan-te de forma alguma um bom atendimento. “O índi-ce da OMS é apenas um referencial. Se os médicos não tiverem as mínimas condições para atuarem profissionalmente, é uma ilusão achar que a popula-ção vai ter o que quer”, dis-se Ferraz. Ainda de acordo com ele, fatores como falta de estrutura, tamanho da população e demanda de doenças influenciam dire-tamente na qualidade do setor. Nesta quarta-feira (3), milhares de médicos do país foram às ruas para reivindicar qualidade da saúde pública e não permi-tir a entrada de profissio-nais estrangeiros sem a revalidação do diploma, como quer o governo.

Barueri} Município sofre com a superlotação de outras cidades

fot

os:

Mic

hel

a B

ríg

ida

} g

iro

s/a

CENÁRIOURBANO

11www.girosa.com.br Sexta-feira, 5 de julho de 2013

proposta Pelo projeto de lei, quem desrespeitar o limite de 80 decibéis será multado em R$ 115

Prefeito de Barueri deve sancionar lei que proíbe som alto em veículos

Gláucia Arboleya [email protected]

caminhoneiros

O Projeto de Lei (PL) 100/2013, do vereador Miguel de Lima, aprova-do no dia 18 pela Câmara de Barueri, que disciplina o uso de som automotivo em veículos particulares na cidade, deve ser san-cionado em breve pelo prefeito Gil Arantes. Se-gundo ele, a população tem se mostrado contrá-ria ao som alto. “Preciso receber a lei para avaliá--la, mas eu encontro inú-meras reclamações sobre o som alto. Não adianta só sancionar, mas também fazer haver fiscalização porque só com fiscaliza-ção se tem êxito, senão não vale nada”, disse Gil. De acordo com o texto do PL, quem desrespeitar o limite de 80 decibéis será

multado em R$ 115 e terá o veículo apreendido.

Em Osasco, a fiscaliza-ção da lei em vigor é rea-lizada por três agentes a cada operação da Secre-

taria de Controle Urbano em pontos já identifica-dos onde ficam os carros com som alto ou por meio de denúncias, no telefone 3652-9084. De janeiro até

agora, 11 proprietários de carros tunados foram mul-tados por estarem com o volume do som acima dos 80 decibéis. O valor da in-fração é de R$ 6.500.

Depois dos caminho-neiros interditarem a Rodovia Castello Bran-co, na região de Barue-ri, nos dois sentidos, na segunda-feira (1), por conta da cobrança do eixo suspenso em pedágios, prevista para vigorar no mesmo dia e demais reivindica-ções da classe, a Artesp

adiou a cobrança. Se-gundo a Agência, a ta-rifa não foi implantada porque “ainda depende da conclusão de medi-das jurídicas e técnicas para ser efetivada”. A ação foi uma das medi-das anunciadas na úl-tima semana para via-bilizar a suspensão do reajuste do pedágio. GA

Após interdição da Castello, cobrança por eixo suspenso é adiada

Consequência} Além da multa, proprietários podem ter carros apreendidos

MiChelA BRígiDA } giRo S/A

Blo

g D

o C

AM

inh

on

eiR

o

A cidade de Barueri pode ser uma das sedes do UFC Brasil, que acontece em janeiro de 2014. Segundo o secretário de Esportes, Paulo Sérgio, a administração está em tratativas com a organização da competição

Leia+PlásticasSegundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de cirurgias plásticas em adolescentes, entre 14 e 18 anos, aumentou 141% em 4 anos.

No bairroNeste sábado (6), às 9h, a Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza no bairro Cidade São Pedro (Avenida das Conchas 151), a 1ª edição do “Prefeito na Comunidade”.

TráfegoSerá em caráter permanente o fechamento da rua Minas Gerais, Rochdale ao fluxo de veículos que vêm da rodovia Castello Branco, para acessar o complexo Fuad Auada.

ConcursoA Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri está com inscrições abertas para o concurso publico de professores em diversas áreas. Informações: www.fatecbarueri.edu.br GA

Mobilização} Protestos aconteceram em todo o país

Metrópole }DivulgAção

12 www.girosa.com.brSexta-feira, 5 de julho de 2013

CENÁRIOURBANO

Imóveis }

Gláucia [email protected]

Empreendimento chega a Osasco com proposta de comodidade e luxo

A partir do dia 19, começa a valer a nova norma técnica de desempenho da ABNT para o setor de construção. A finalidade é centralizar todas as diretrizes para a área e garantir que os imóveis tenham os padrões exigidos de qualidade

Mic

hel

a b

ríg

ida

} gir

o S

/a

divulgação

Com a proposta de oferecer comodidade de diversos serviços inte-grados, em um empreen-dimento de alto padrão, o projeto Jardins do Bra-sil chega a Osasco com unidades residenciais e o primeiro supercentro co-mercial da cidade. O em-preendimento, lançado no dia 27 de junho, está loca-lizado na Avenida Hilário Pereira de Souza 492, e deve ser entregue em se-tembro de 2016, segundo apurado pela reporta-gem. O projeto é uma parceria das construto-ras Eztec, Adolhpo Lin-denberg, incorporadora Lindencorp e Banco Vo-torantim e compreende o residencial Mantiqueira, com 498 unidades, de 67 m² a 120 m² e o Centro Empresarial Jardins do Brasil – Torre São Paulo, com 424 salas comerciais

com áreas de 33 m² a 664 m² com valores a partir de R$ 260 mil. As torres são compostas por 922 unidades com um valor geral de vendas total de R$ 356,3 milhões, confor-me apurou o Giro S/A. O residencial Mantiqueira, com unidades a partir de R$ 5.700,00 o m², contará com praça central de 4.600 m², projetada pelo renomado paisagista Be-nedito Abbud, pista de cooper, playground, are-na, piscinas, quadras, sa-lões de festa, estação de ginástica paisagista, en-tre outros. O empreendi-mento conta ainda com outras quatro torres lan-çadas, anteriormente, no 1º semestre. Informações: www.comercialjardins-dobrasil.com.br.

M2 do residencial custará a partir de R$ 5.700

Diferencial} empreendedora aposta em serviços integrados

jardins do brasil Projeto terá residenciais e centro empresarial

A Pousada Quinta dos Pinhais, em Santo Antônio do Pinhal (170 km de São Paulo) tem13 chalés especiais, cada um com uma decoração diferenciada, todos com lareira e varanda com vista para as montanhas. Alguns possuem deck privativo, teto de vidro e hidromassagem no banheiro. Neste mês, o pacote com duas diárias custa R$ 3.600 o casal. Telefone: (12) 3666 2030.

Numa área de cerca de 500.000m2, a Pousada das Bromélias, em Para-ty (RJ), a 330km de São Paulo, possui aconche-gantes bangalôs, área

para tratamentos rela-xantes, além de quadra de tênis e lounge para relaxar com jogos de mesa (xadrez, cartas), snooker, duas piscinas e sauna à beira da ca-choeira. O pacote para casal de 4 dias/3 noites sai a partir de R$ 1.320, dependendo do bangalô escolhido. Telefone: (24) 3371-2791.

Para quem gosta de descanso, trilhas e con-tato com a natureza, e um cardápio que ajuda a manter ou entrar em forma, o Spa Fazenda Igaratá (a 87km de São Paulo), é uma boa opção. Localizado numa área de

sete alqueires, o espaço possui 40 apartamen-tos, todos com varanda para o verde, solarium com duchas, hidromas-sagem, além de área de preservação ambiental com criação de animais silvestres. Pacote de 3 diárias, de sábado a terça, sai por R$ 1.350, apartamento para casal. (0XX11) 4658-1433.

O Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão (SP), 181 km da Capital, tem pacotes especiais para o período. Pacote a partir de R$ 842 o casal, mínimo de 2 diárias, com café da manhã, almoço e jantar. O hotel possui 37

apartamentos com cale-fação, ar condicionado quente e frio e algu-mas unidades dispõem de banheira e varanda com vista para as mon-tanhas. O espaço conta com sala de estar com lareira, restaurante com cozinha ao vivo, além de quadras e cavalos, em hípica restaurada. Tele-fone: (12) 3669-5000.

O novíssimo Gran-de Hotel Minas Wine & Spa está localizado em Pocinhos do Rio Verde

(MG), a 290km da capi-tal, tem tarifas especiais de abertura, com duas diárias incluindo todas as refeições e lazer a partir de R$ 638 o casal. O espaço, erguido numa construção do século XIX, totalmente restau-rada e cercada de mata atlântica nativa, possui piscina aquecida, spa com massagens e ba-nhos terapêuticos, além de sala de carteado, restaurante e lobby bar. Telefone: (35) 37351505.

No destaque, Pousada Quinta dos Pinhais, à esq. Spa Fazenda Igaratá. Abaixo: Hotel Vila Ingesa e Grande Hotel MInas Wine & Spa

Na próxima terça-feira (9), quem mora no estado poderá curtir o primei-ro feriado do semestre (Revolução Constitucionalista) e o penúltimo do ano em dia útil. Quem não conseguiu se organizar com antecedência ainda encontra pacotes para viagens bate e volta para aproveitar o fe-riadão em destinos cheios de estilo.

Sexta-feira, 5 de julho de 2013 13

ClasseA>>>

www.girosa.com.br

Turismo } {por grAzielA coSTA} [email protected]

fotos: divulgação

Sexta-feira, 5 de julho de 201314 www.girosa.com.br

Par

am

ou

nt

Pic

tu

res

Um filme de Scott Stewart, “Os escolhidos” (Dark skies/2013) mostra a vida pacata de um casal, Daniel (Josh Hamilton) e Lacey, a Keri Russell da série “Felicity”, até que uma série de acontecimentos misteriosos passa a fazer parte da rotina da vida do filho Jesse (Dakota Goyo). Estreia prevista para sexta-feira (5).

Terror com Keri Russell, da série “Felicity”, estreia nesta sexta-feira (5)

Ima

GEm

FIL

mES

Arte do ilusionismo é mote em “Truque de mestre”

paRIS FILmES

emcartaz>>ClasseA>>>Parque Shopping Barueriwww.cinepolis.com.br Barueri | Rua General Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 | Ingressos R$ 15 a R$ 38

Sala 1 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 11h30A – 13h45 – 16h15 – 18h45 – 21h15 Sala 2 Guerra Mundial Z –14 anos - (dub) – 12h30 – 15h – 17h30 – 20h – 22h30C | HoMeM de aço - 12 anos – (dub) – 22h30B Sala 3 truque de MeStre – 12 anos – (dub) – 13h15 – 18h15 – (leg) – 15h45 – 21h Sala 4 univerSidade MonStroS – livre – (dub) – 11h45A – 14h15 – 16h45 – 19h15 – 21h50 Sala 5 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 12h15 – 14h45 – 17h15 – 19h45 – 22h10 Sala 6 Guerra Mundial Z –14 anos - (dub) – 14h30 – 17h – 19h30 – (leg) – 22h Sala 7 todo Mundo eM pânico 5 – 14 anos – (dub) – 13h – 15h10 – 17h40 – 20h10 – 22h20C | o cavaleiro Solitário – 14 anos – (leg) – 22h20B Sala 8 MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) – 12hA – 14h – 16h30 – 19h – 21h40 Sala 9 Guerra Mundial Z –14 anos - (dub) – 16h – 21h30 – (leg) – 13h30 – 18h30. Legenda: A - Somente sábado e domingo/B – exceto sábado e domingo

Shopping Granja Viannawww.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 – Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Guerra Mundial Z 3D – 12 anos – (leg) - 17h10 - 20h00/ HoMeM de aço 3D – 12 anos – (leg) -22h40D/ Meu Malvado favorito 2 - livre – (dub) - 12h30 - 15h10 – (3D) - 11h30 - 13h50 - 16h20 - 18h40 - 21h10/ MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) -13h00 - 15h00 - 17h20 - 19h30 - 21h40/ o cavaleiro Solitário - 14 anos – (leg) - 23h10D/ todo Mundo eM pânico 5 - 14 anos – (dub) -21h00/ truque de MeStre - 12 anos – (leg )- 17h40 - 20h20/ univerSidade MonStroS - livre – (dub) -11h00 - 13h30 - 16h00 - 18h30 – (3D) - 12h00 - 14h30

Shopping Iguatemi Alphavillewww.cinepolis.com.br Barueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38,00 a R$ 52,00

Sala 1 Guerra Mundial Z – 14 anos – (leg) – 13h – 15h45 – 18h15 – 21h15 Sala 2 truque de MeStre – 12 anos – (leg) – 13h45 – 16h15 – 19h – 21h45 Sala 3 univerSidade MonStroS – livre – (dub) – 12h45 – 15h30 – 18h – 20h30 | o cavaleiro Solitário – pre-estreia – 12 anos – (leg) – 23hB Sala 4 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 12h15 – 14h30 – 17h – 19h30 – 22h Sala 5 Guerra Mundial Z – 14 anos – (leg) – 14h45 – 17h15 – 20h10 – (dub) – 12h | HoMeM de aço – 12 anos – (leg) – 21h45C Sala 6 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 11hA – 13h15 – 16h – 18h30 – 21h Sala 7 MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) – 13h30 – 15h40 – 18h20 – 21h05 Sala 8 univerSidade MonStroS – livre – (dub) – 14h | Guerra Mundial Z – 14 anos – (leg) –16h40 – 19h15 – 22h10 Sala 9 truque de MeStre – 12 anos – (leg) – 14h40 – 17h25 – 20h – 22h50B. Legenda: (A) SOMENTE SABADO E DOMINGO. (B) SOMENTE SEXTA E SÁBADO. (C ) EXCETO SÁBADO E DOMINGO. (D) EXCETO QUINTA. (E) SOMENTE QUINTA

Shopping Tamboréwww.cinemark.com.br Barueri |Avenida Piracema, 669 | Tel.: 4193-1839| Ingressos R$ 13 a R$ 25

Guerra Mundial Z 3D – 12 anos – (dub) - 12h45 - 15h30 - 18h20 - 21h00 - 23h50A – (3D – dub) - 11h30 - 14h10 – (3D – leg) - 16h50 - 19h30 - 22h10/ HoMeM de aço 3D - 12 anos – (dub) – 20h20K/ Meu Malvado favorito 2 - livre – (dub) 11h50 - 14h20 - 16h40 - 19h00 - 21h20 – (3D) - 11h00 - 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h20G2 – (XD) - 12h50 - 15h10 - 17h40 - 20h00 - 22h20/ MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) -12h20 - 14h40 - 17h00 - 19h10 - 21h30 - 23h40A/ o cavaleiro Solitário - 14 anos – (dub) - 21h10/ Se BeBer não caSe: parte iii - 14 anos – (dub) -12h40 - 15h00/ todo Mundo eM pânico 5 - 14 anos – (dub) -17h30 - 19h40 - 21h50 - 00h10A/ truque de MeStre - 12 anos – (leg) – Bradesco prime - 12h10 - 14h50 - 17h50 - 20h30 - 23h10A/ univerSidade MonStroS - livre (dub) -11h10 - 13h40 - 16h10 - 18h40

Shopping União de Osascowww.cinemark.com.br Osasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

depoiS da terra - 12 anos – (dub) -20h30/ Guerra Mundial Z - 12 anos – (dub) -13h20 - 16h35 - 19h10 - 21h50 – (3D) - h30 - 14h20 – (3d – leg) - 17h30 - 20h20N - 23h20D/ HoMeM de aço 3D – 12 anos – (dub) -20h20K/ Meu Malvado favorito 2 - livre – (dub) - 12h00 - 14h50 - 17h15 - 19h40 – (3D) - 13h00 - 15h30 - 18h00 - 20h45 - 23h00D – (XD) - 11h00 - 13h30 - 16h30 - 19h00 - 21h30/ MinHa Mãe é uMa peça - 12 anos – (nac) - 11h50 - 12h50 - 14h10 - 15h10 - 16h20 - 17h20 - 18h30 - 19h30 - 21h40 - 22h45D/ o cavaleiro Solitário - 14 anos – (dub) - 22h00/ todo Mundo eM pânico 5 - 14 anos – (dub) -17h40 - 20h00 - 22h10/ truque de MeStre - 12 anos – (dub) - 12h30 - 15h20 - 18h10 - 21h20/ univerSidade MonStroS - livre – (dub) -12h20 - 15h00 – (3D) - 11h10 - 13h40 - 16h10 - 18h40 - 21h10

Shopping Villa Loboswww.cinemark.com.br Av. das Nações Unidas, 4.777 - Alto de Pinheiros São Paulo -SP|Tel: 3024 – 3738 | Ingressos R$ 18 a R$ 28

anna Karenina - 14 anos – (leg) -20h10E/ Guerra Mundial Z 3D – 12 anos – (leg) -2h40 - 15h20 - 18h00 - 18h45 - 20h40 - 21h20Y - 23h20D - 00h00D/ HoMeM de aço 3D - 12 anos – (leg) - 21h20A2/ Meu Malvado favorito 2 - livre (dub) - 13h10 - 15h30 - 17h50 - 20h10F – (3D) - 11h40 - 14h10 - 16h40 - 19h20 - 21h45/ MinHa Mãe é uMa peça - 12 anos – (nac) - 11h00 - 13h00 - 15h00 - 17h00 - 19h10 - 21h30 - 23h30D/ o cavaleiro Solitário - 14 anos – (leg) - 22h10/ todo Mundo eM pânico 5 - 14 anos – (leg) -22h25D/ truque de MeStre - 12 anos – (leg) - 12h20 - 14h55 - 17h40 - 20h30 - 23h10D/ univerSidade MonStroS - livre – (dub) -12h00 - 14h30 - 17h10 - 19h40 – (3D) - 11h10 - 13h40 - 16h10

SuperShopping Osascowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828 | Tel: 3131-2004. | Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 14h30- 16h40 – 18h50 – 21h Sala 2 MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) – 13h20 – 15h20 – 17h20 – 19h30 – 21h30 Sala 3 depoiS da terra – 12 anos – (dub) – 16h20 | o cavaleiro Solitário – 14 anos – (dub) – 20h50 | todo Mundo eM pânico 5 – 14 anos – (dub) – 14h20 – 18h30 Sala 4 truque de MeStre – 12 anos – (dub)- 13h40 – 16h10 – 18h40- 21h10 Sala 5 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 13h – 15h – 17h10 – 19h20 – 21h30 Sala 6 Guerra Mundial Z – 12 anos – (dub) – 20h30 | HoMeM de aço 3D – 12 anos – (dub) – 23h | univerSidade MonStroS – livre – (dub) – (3D) – 13h30 – 15h50 – 18h10 Sala 7 Guerra Mundial Z – 12 anos – (dub) – 13h50 – 16h20 – 18h50 – 21h20

The Square Open Mall www.cineespaço.com.brCotia | Rodovia Raposo Tavares km 22 | Telefone 2898-9595 | Ingresso R$ 15 a R$ 30

Sala iMax Guerra Mundial Z – 12 anos – (leg) - 12h - 14h20 – 16h40 – 19h - De 05 a 09/6, sexta a terça-feira./ 12h - 14h20 – 16h40 – 19h. Dias 10 e 11/6, quarta e quinta-feira. | HoMeM de aço 3D – 12 anos – (leg) - 21h10 Sala 1 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) – 13h30 – 17h20 | univerSidade MonStroS 3D – livre – (dub) –15h20 – 19h20 – 21h20 - De 05 a 09/6, sexta a terça-feira, não haverá a sessão das 21h20 pré-eStréia – o HoMeM de aço 3D - De 05 a 09/6, sexta a terça-feira, às 21h20, com cópia legendada Sala 2 Meu Malvado favorito 2 – livre – (dub) –13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50 – 21h50 Sala 3 univerSidade MonStroS 3D – livre – (dub) -14h – 16h – 18h – 20h | todo Mundo eM pânico 5 –14 anos – (leg) - 22h Sala 4 truque de MeStre – 12 anos – (leg) - 14h – 16h30 – 19h – 21h30 Sala 5 adeuS MinHa rainHa – 14 anos – (leg) - 14h40 – 19h pré-eStréia o cavaleiro Solitário – 14 anos – (leg) - De 05 a 11/6, sexta a quinta-feira, às 21h, com cópia legendada. | Guerra Mundial Z – 12 anos – (leg) - 16h40 Sala 6 MinHa Mãe é uMa peça – 12 anos – (nac) -14h10 – 16h10 – 18h10 – 20h10 – 22h

Leandro Hassum dubla Gru em

Cinema } {POr GrAzIeLA COSTA} [email protected]

programação válida de 5 a 11/7/2013

“Truque de mestre” (Now you see me/2013), que estreia nesta sexta-

feira (5), envolve um grupo de ilusionistas, liderados por michael

atlas (Jesse Eisenberg), que enquanto encanta

o público com seus truques, realiza

inacreditáveis assaltos. mas eles terão de

enfrentar um agente do FBI (mark Ruffalo)

determinado a por fim aos crimes. Direção:

Louis Leterrier.

Continuação de “Meu malvado favorito” (Despicable me 2/2010), o filme número dois da franquia narra a rotina do ex-vilão Gru, dubla-do pelo ator Leandro Hassum, como amoroso pai das meninas Mar-go, Agnes e Edith. Mas os dias de calmaria estão contados, quando Gru é recrutado pela Liga Antivilões para colaborar na caça de um poderoso criminoso que deseja criar um exército de monstros com uma perigosa poção química. Direção Chris Renaud e Pierre Coffin. Estreia prevista para sexta-feira (5).

Sexta-feira, 5 de julho de 2013 15www.girosa.com.br

Dirigida por Jô Soares, a peça “Três dias de chu-vas”, texto de Richard Greenberg, que recebeu indica-ção ao Prêmio Plitzer, em 1998, estreia no dia 25, no Teatro Raul Cortez. No elenco Carolina Ferraz, Otávio Martins e Petrônio Gontijo desdobram-se em dois papéis cada um para contar a história, que se passa em dois tempos, em 1995 e 1960, de duas gerações de uma família em que os filhos não conseguem entender as atitudes dos pais no passado. Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h30. Ingressos: R$ 60 e R$ 70. Rua Dr. Plínio Barreto 285, Bela Vista. Telefone: 4003.1212.

Peça de texto indicado ao Prêmio

Pulitzer estreia no Teatro Raul Cortez

ClasseA>>>

Wee

ken

d }

{Po

R g

RAzi

elA

Co

STA

} jor

nal

ism

o@gi

rosa

.com

.br

Após excursionar pelo Reino Unido, o musical “Madagascar - ao Vivo” chega ao Brasil para temporada em três capitais. As diversões e aventuras de Alex, Marty, Melman e Gloria serão revividas em uma produção com narrativa alegre, dança e mú-sica, incluindo o hit de Will.I.Am “I Like to Move It” (“Eu Me Remexo Muito”). Em São Paulo, as apresentações ocorrem de 26 de setembro a 6 de outubro, mas os ingressos, de R$ 50 a R$ 200, já estão à venda. Telefone: 4003-558.

“Madagascar” chega a São Paulo em setembro

Festival de férias reúne clássicos infantis

A programação da 19ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, apre-senta sete espetáculos, de segunda a domingo, com

apresentação de clássicos e peças premiadas, como “A cigarra e formiga”, de La Fontaine, aos sábados

e domingos, às 16h, e “O Flautista de Hamelin” (foto), dos Irmãos Grimm, às quintas-feiras, às

16h. Ingressos: R$ 30. Temporada: até 28 de julho. Avenida Higienópolis, 618 Shop-

ping Pátio Higienópolis, Terraço. Telefone: 3823-2323.

NANá LAvANdeR

PRIScILA PRAde

dIv

uLG

ãO

Sexta-feira, 5 de julho de 201314 www.girosa.com.br

emcartaz>>