edicao 22 do jornal hora h de londres

40
NEWSPAPER De 18 a 31 de Julho de 2012 . N.º 022 . Ano 1 . Quinzenal . Gratuito Director Pedro Fernandes . Sub-director Agostinho Silva Comunidades pág. 14-15 Foi uma festa de arromba! Agora venha o Jantar de Gala Foto Romulo Seitenfus Publicidade Entrevista pág.20-21 A Tanea adora posar para a fotografia Sonha em fazer parte de uma Girls Band? As incrições para os cas- tings ainda estão abertas. Entre em contactos com o HORA H! Inscrições através de: 07825757335 [email protected] Siga o nosso grupo no Facebook Jornal Hora H Deporto pág. 33 Sorteio dita FC Porto vs Benfica na penúltima jornada Comunidades pág. 6-7 Fernando Caridade: Um exemplo de vida Entrevistámos o dono de um dos mais conheci- dos restaurantes portugueses de Wandsworth Road: O Moinho. Conheça agora o homem A nossa bela entrevistada desta semana vive em Portugal, terra que diz não querer trocar por nada deste mundo!

Upload: pedro-vieira

Post on 25-Jul-2015

2.468 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

N E W S P A P E R

De 18 a 31 de Julho de 2012 . N.º 022 . Ano 1 . Quinzenal . Gratuito Director Pedro Fernandes . Sub-director Agostinho Silva

Comunidades pág. 14-15

Foi uma festade arromba!Agora venha oJantar de Gala

Foto Romulo Seitenfus

Publicidade

Entrevista pág.20-21

A Taneaadoraposar paraa fotografia

Sonha em fazer partede uma Girls Band?As incrições para os cas-tings ainda estão abertas.Entre em contactos com oHORA H!Inscrições através de:[email protected]

Siga o nosso grupo no Facebook Jornal Hora H

Deporto pág. 33

Sorteio ditaFC Portovs Benficana penúltimajornada

Comunidades pág. 6-7

Fernando Caridade:Um exemplo de vidaEntrevistámos o dono de um dos mais conheci-dos restaurantes portugueses de WandsworthRoad: O Moinho. Conheça agora o homem

A nossa bela entrevistadadesta semana vive emPortugal, terra que diznão querer trocar pornada deste mundo!

Page 2: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 20122

4-5 ComunidadesConfira o nossonovo trabalhosobre os JogosOlímpicos 2012

10 ComunidadesSão Pedro foihonrado comuma grande festaem Littlehampton

19 OpiniãoPedro Madeiraregressa com maisuma visão económicasobre a actualidade

22-23 Espaço mulherConfira as váriassugestões da Lígia,da Daniela edo Anthony

27 PassatemposNão deixe de leranedotas e dedivertir-se comos nossos jogos

33-34 DesportoA Liga já temcalendário e osnossos atletas járumam para Londres

40 ÚltimaPaulo Pisco faz umbalanço ao primeiroano de governação

Índice

14

TimorAnunciada coligaçãoOs dois partidos maisvotados nas eleiçõeslegislativas têm acordo

32

Editorial

Pedro FernandesDirector Geral

[email protected]

ComunidadesFesta de arrombaVeja as fotos da grandefesta que assinalou onosso 1º aniversário.

N E W S P A P E R

Pedro FernandesDirector [email protected]: 07825757335

Agostinho [email protected]

Nuno CâmaraJornalista Social/Investigaçã[email protected]

Raul CairesCoordenação na [email protected]

Há quem sinta saudade de tudo.Dos pais, dos irmãos, da sua terri-nha abandonada em Portugal, dosamigos que há muito tempo nãovê. Enfim, de tudo um pouco. Eunão fujo à regra. Sou como qual-quer outro mortal, e desde queme fiz emigrante, já lá vão 22anos, a saudade tem sido umacompanheira constante. Já sentisaudades de coisas bem pouco or-todoxas que, por vezes, confesso,deixam-me um pouco preocupa-do. Mas isso, fica para uma outraocasião! Hoje caros leitores, que-ro falar-vos da saudade de algoque provavelmente vos surpreen-derá... Falo da cidade de Londresde há dez anos! Para ser mais es-pecífico, refiro-me aos anos entre1995 e 2005.

Desde que cá cheguei, já viviem duas Londres muito distintas,e quando digo isso, acreditem quenão estou a exagerar. É mesmoassim! Dizem que temos de vivercom o que temos, e assim tenhofeito, que remédio! Mas confessoque morro de saudades dessestempos, ou seja daqueles a que euchamo “os tempos dourados deLondres!”

Vivia-se então à séria... e nãohavia “chios nem mios“. Todoseram companheiros de alguém ede alguma coisa, parceiros de co-pos e de grandes farras e noita-das. Não havia gente “importan-te”, mas sim preciosa, indispensá-vel! A malta juntava-se em algunsdos poucos espaços portuguesesexistentes, e as farras e convíviosprolongavam-se noite dentro.

É verdade que havia muitomais dinheiro, assunto arrumado.Agora as coisas mudaram e háque aceitar a crise. Mas lembro-me e sinto saudades daqueles

HORA H Ltd c/oLibra Accountancy LtdTrident Court 1 Oakcroft RoadHook Rise South Chessington.Surrey. KT9 1BDDistribuidora: BR JET DeliveryTelefone 02075151253Distribuidor Telefone 07904323262Distribuidor: England and Wales,Miratoni Ltd.Telefone 02076224990,Email: [email protected]

“Os tempos dourados dHoje caros leito-res, quero falar-vos da saudade

de algo que pro-vavelmente vossurpreenderá...Falo da cidadede Londres de

há dez anos!Para ser mais es-

pecífico, refiro-me aos anos en-tre 1995 e 2005

Filomena FurtadoJornalista Países Lusó[email protected]

Rubina VieiraJornalista / [email protected]

Angelique DavidCorrespondente em [email protected]

Joaquim PedreiraCorrespondente no [email protected]

Daniela QueirozFarmacê[email protected]

José PratasComercial /Vendas de [email protected]

Marisa ReisJornalista [email protected]

Pedro RupioCronista

Paulo PiscoCronista

José [email protected]

Carlos GonçalvesCronista

Guilherme [email protected]

Anthony D’AbreauStylist, Designer & Fashion [email protected]

Lígia CostaMake-up Artist/Beleza/[email protected]

Tânia [email protected]

Renata QueirozJornalista Brasil/[email protected]

Fernando SilvaFotó[email protected]

André MartinsFotó[email protected]

Vítor da SilvaFotó[email protected]

Fernando DuarteColaboradorTel: 07970472238

Mize [email protected]

Pedro VieiraITWebMaster /WebSite [email protected]

Pedro [email protected]

tempos. Dos grupos de amigos,do Café Ponto de Encontro, doBritannia e do velho Farol, ondeas noites eram intermináveis e as

condições financeiras levavam aloucuras que até hoje tenho difi-culdades em entender!

Lembro-me de me sentar numa

Page 3: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H Página

Uma cortesia Hora HPág. 18

O nosso anunciante da edição

Publicidade

ProcuramosRepresentantes

Comerciais em part-timeÁrea de Londres

Com ou sem experiência!Contacto

0782 57 57 335

de Londres!”de charutos cubanos. Uma autên-tica loucura de bebedeira, músicae dança, marcada por todo aqueleálcool que, embora muitas vezesacabasse em zaragatas própriasda noite, se tornaram inesquecí-veis!

Sinto saudades desses amigos,desses devaneios, do dinheiroque – embora se ganhasse com otrabalho – parecia fácil, poucoimportante. Gastava-se 500 librasnuma noite sem preocupações,pois nos dias seguintes, com umpouco de esforço, recuperava-se eno fim de semana seguinte tudorecomeçava. Mas valia a pena!

Pois é. Que saudades dessestempos. Já não existem mais. Ago-ra vivo numa cidade moribunda,confusa, saturada, e que franca-mente me preocupa. Hoje cruzo-me com eles todos os dias, cadaum na sua vida, com os seus afaze-res, mas a amizade não diminuiu.Os abraços continuam apertados esentidos, e os olhares dizem tudo,não é preciso falar. Está lá, está naalma para sempre, esses anos dou-rados que fizeram de nós quem so-mos, justos e honrados, gente debem, que por cá chegou e fez a suavida, mas nunca sobre as costas dealguém. E juro que sempre queolho para um desses meus velhosamigos, esses companheiros dasfarras e noites de loucura, sinto ocalor nos olhos deles e parece queos oiço dizer bem alto: “Não tepreocupes, amigo, podemos andarseparados, encontrar-nos menosvezes, e até deixar algumas injusti-ças acontecer, mas na hora certa, ese for realmente necessário, cha-ma-se a ‘Troupe’, mostramosquem somos, arruma-se a casa, edepois vamos para os copos, cele-brar os velhos tempos!”

3

Tivemos de darum Prozac ao

nosso fotógrafopara poder fotografar

a Patrícia!Saberá porquê

na próximaedição...

Foto André Martins

Ferr

eira

Patr

ícia

destas casas da noite e olhar paraa sala, cheia de gente animada,talvez com mais de 200 pessoassentadas em grande estilo, nas

mesas as garrafas de champanhe,uísque, vodka, etc, pareciam que-rer esconder o topo da mesa aosom da música ao vivo, e do fumo

Page 4: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 20124

Comunidades

Vem aí, Olimpíadasem Londres 2012

Pessoas de todoo mundo jácomeçam achegar emLondres paraacompanhar asOlimpíadas.

Brasil, Belo HorizonteOlá Nanci, essa será a primei-ra Olimpíadas que você acom-panhará de pertinho? Sim, es-tou ansiosa para que comece asOlimpíadas e também pelos re-sultados das competições.

Brasil será o próximo paísa sediar as Olimpíadas, vocêacredita que, em 4 anos, onosso país estará tão prepa-rado quanto Londres? Brasilserá o próximo anfitrião, e nós,brasileiros, que estamos tendoa oportunidade de acompanharas Olimpíadas aqui de Londres,podemos imaginar o quanto onosso país terá que se empe-nhar. Londres é uma cidadeacostumada a receber um gran-de número de visitantes, de di-versos países, portanto estãomais preparados para o evento.

Então, na sua opinião, Lon-dres está bem preparada

para o início das Olimpíadase para receber o grande nú-mero de visitantes, que já co-meçaram a chegar? Sim. Masisso não exclui que problemaspoderão surgir. Só espero que osingleses consigam solucioná-losà medida que aparecerem.

Que tipos de problemas?Principalmente relacionadosao transporte público.

E em que modalidades es-portivas, na sua opinião, o Bra-sil se destacará durante os Jo-gos Olímpicos? As modalidadesque o Brasil terá destaque, creioser no basquete e vôlei, esportesque mais me atraem, além dosbrasileiros jogarem muito bem.

Estará torcendo para al-gum outro país durante asOlimpiadas? Para a Inglaterra.Como todo bom anfitriao, opaís merece se destacar.

Regent StreetOlimpíadas é isso, pessoas de todoo mundo, unidas em uma mesmacidade, pelo mesmo objetivo.Olimpíadas significa a união dediferentes nações. É tempo de es-quecer todos os problemas do seupaís e passar a torcer por ele. Ésentir saudades ao ver as cores do

seu país. É um querer de... ver elevencer. Mas é também se fascinarao se deparar com pessoas de to-dos os países em uma única cida-de. É ver o mundo sendo repre-sentado em Londres e ver Lon-dres tão preparada para receber omundo. Vem aí, Olimpíadas 2012.

O famoso taxi preto em versão Olimpíadas 2012Até mesmo os famosos taxis de Lon-dres, ou os black cabs, como são chama-dos, entraram no clima das Olimpíadas,tornando-se uma atracão a parte.No entanto, motoristas temem quedadurante as Olimpíadas. Com algumasruas interditadas, acessos negados e trá-fego intenso, motoristas temem quepassageiros deixem de utilizar os acon-chegantes e charmosos taxis.

Jornalista: Renata [email protected]: Romulo Seitenfus

Japão,TóquioMari, já está na contagem re-gressiva para as Olimpíadas?Sim, estou muito ansiosa, poisisso acontece uma vez a cada 4anos e é um evento importanteem todo mundo, muito prazerosopoder acompanhar uma olimpía-das. Mas, ao mesmo tempo estoupreocupada em Londres se tornaralvo de atentados terroristas.

Nasuaopinião,qualaimportân-ciadasOlimpíadas?Amelhoropor-tunidade de pensar sobre a impor-tânciademanterapaznomundo.

Londres está pronta para rece-ber tantos visitantes? Eu achoque Londres não está pronta. Fal-tam poucos dias para o início dos jo-gos e ainda existem muitas constru-ções ao redor do centro da cidade.

E você acha que o evento in-terferirá na sua rotina? Sim,muita gente será afetada, principal-mente no que se refere ao transpor-te público. O metrô certamente fi-cará ainda mais congestionado egerará certas confusões.

Em que modalidades esporti-vas, você acredita, que o Japãoirá se destacar? Japão sempre sedestaca nas seguintes modalida-des: Natação, Judô e futebol femi-nino. Portanto estou confiante deque o Japão irá ganhar algumasmedalhas, nessas modalidades.

Nos jogos que o Japão não esti-ver participando, você irá torcerpor outro pais? Qual? Eu optariatorcer pelo Brasil, pois em Londresganhei alguns amigos brasileiros eeles são tão acolhedores que me des-pertaram a curiosidade de conhecere saber mais sobre o Brasil. Então,definitivamente, estarei na torcidacom meus amigos brasileiros.

Mari Nishimori

Nanci Rasmussen

Page 5: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

5De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

Publicidade

Jornal Hora HSiga o nosso grupo

no Facebook

Carnaby StreetUm espaço, fashion e singular,bem ali, escondidinho no centroda cidade. Localizado em um tra-vessa da Regent Street, a CarnabyStreet revela-se um ótimo destinopara os visitantes. Lá, é possívelencontrar famosas lojas de rou-pas, acessórios, maquiagens...

Carnaby Street também oferecediversidade culinária, bares eagitos noturno.Como o tempo é de Olimpíadas,quem passar por lá, ainda pode-rá admirar a bela decoração egarantir fotos com a bandeirabritânica em 3D.

Inês Raposo

PortugalAnsiosa para o início dasOlimpíadas 2012? Sim, estouansiosa pelos jogos olímpicos,evento que se celebra a séculos eque agora vai se realizar na cida-de onde estou a viver.

Irá assistir algum jogo? Nãocomprei nenhum bilhete, masespero assistir tudo pela t.v.

Em que modalidades esporti-vas seu país se destaca? Portu-gal é um pais muito dedicado aodesporto no entanto podia sermais, por desde sempre me tersido incutido o espírito desporti-vo vou claro acompanhar os jogoscomo sempre acompanhei todos.Mas penso que irá se destacar emtrampolins, judô e tiro com arco.

Pelo fato de morar em Lon-dres você pôde acompanharboa parte da preparação da ci-

dade para os Jogos Olímpicos.Na sua opinião, Londres estábem preparada em termos desegurança? Espero muito queLondres esteja bem preparada,como aliás os próprios Inglesesgostam de fomentar serem exí-mios na organização.

Você acredita que o períodoque irá se estender para a ce-lebração das Olimpíadas iráinterferir na sua rotina? Sim,tenho algum receio na formacomo os jogos irão afectar a mi-nha vida quotidiana nomeada-mente nos transportes.

Além de Portugal, você torce-rá por algum outro país? Ireisempre apoiar Portugal, depoisdisso é torcer para que cada atletadê o seu melhor, indiscutivelmen-te qualquer que seja o seu país.

Page 6: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 20126

Comunidades

Nuno Câ[email protected]

Fotos Fernando Silva

“A minha vida chega-me perfeFernando Carida-de é o dono de umdos mais conheci-

dos restaurantesPortugueses de

WandsworthRoad. O Moinho é

um estabeleci-mento da praxena comunidade,com boa reputa-

ção baseada nasimpatia da equi-

pa e da excelênciada comida. O

Hora H foi desco-brir os motivos

pelos quais oMoinho funciona

tão bem...

Homem calmeirão, robusto, umpouco tímido, senta-se a umamesa tipicamente Portuguesa parafalar com o jornalista após uma sé-rie de telefonemas atarefados, cer-tamente para resolver assuntos daordem do dia. Algo encabulado, jásentado, fica a olhar para o repór-ter à espera da avalanche de per-guntas e questões que pensava di-fíceis, mas nada disso! Alguns doscatorze empregados que Fernan-do Caridade emprega estão, à horada reportagem, ocupados com obom funcionamento de uma dascasas mais conhecidas dos lusosem Wandsworth Road.

O Moinho é um dos locais depreferência da comunidade, nãosó pela espectacular comida, mastambém por ser um cantinhoonde os Portugueses sentem-severdadeiramente em casa. As pa-redes estão decoradas com para-fernálias nacionais, que empres-tam charme a um estabelecimen-to de outra maneira formal, mastodo o ambiente transporta ocliente às ruas de qualquer cidadede Portugal, especialmente doNorte ou Centro do país. Tem

aquele jeitinho! Os empregados,mais uma vez bem importados daNação, exalam simpatia, atenção,com o típico carisma nacional,um sorriso aberto e convidativoque ninguém esquece.

Fernando Caridade sabe disto, éum homem experiente afinal decontas, ainda assim parece quepuxa a equipa a ser melhor todosos dias, tal como um treinador defutebol que quase tira o fôlego aosjogadores. É muita vida, abalou deMontalegre, em Trás-os-Montes,para o Reino Unido tinha apenasdezanove anos, incentivado porum tio. O percurso típico: come-çou a lavar pratos, aprendeu umacoisa ou outra de restauração, fi-cou interessado nisso e, mais tar-de, com o irmão, levantou um pe-queno império. Actualmente, édono do Moinho, desde 2003, e daPasta House, em Kings Cross,Londres, uma outra casa de quetem muito orgulho. Quando faladela, os olhos brilham...

Uma pesquisa na Internet, con-cedeu excelentes resultados aorestaurante italiano. Muito boascríticas foram tecidas por clientesde toda a parte ao estabelecimen-to de Kings Cross.

“A inveja é o mal dosPortugueses”

“A minha vida chega-me perfei-tamente”, arremata Fernando Ca-ridade ao Hora H, quando cutu-cado acerca dos motivos pelosquais a Comunidade Portuguesanão funciona em certas áreas. Odono do Moinho não consegue ex-plicar o porquê de os lusitanos nãoserem tão organizados quanto ou-tras nacionalidades radicadas noReino Unido, mas uma palavra re-pete-se na sua cabeça: “Inveja”.Mais: “Devíamos ser unidos, nãofaço ideia a que isso se deve, mas te-

Fernando Caridadeabalou de Montalegre,em Trás-os-Montes, parao Reino Unido tinhaapenas dezanove anos.

Page 7: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

7De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

Publicidade

eitamente”

nho a certeza de que deveria havermais união”. Apesar de querer queeste pequeno excerto de sociedadefuncionasse de outra maneira, asduvidas pairam sobre a sua almaaté que dispara: “Em Stockwell, vaiser difícil acontecer”. FernandoCaridade lá terá a sua razão, afinalde contas já montou vida neste paíshá cerca de 26 anos. Conformecontou ao HORA H, já passou pormuitas peripécias, inclusive foi de-portado a uma altura, antes de Por-tugal e a Inglaterra fazerem parteda União Europeia, mas conseguiuvoltar e construir o futuro queconstruiu. É um homem feliz, em-bora certas amarguras da vida, as

quais confidencia ao jornalista ameio dente, tivessem deixado a suamarca. A vida não é fácil, FernandoCaridade bem o sabe, mas avisa:“Com trabalho e com vontade detrabalhar chega-se lá”. Mas e a cri-se, a tão afamada crise que os jor-nais e canais de televisão bombar-deiam a toda a hora? “Sim, já houvetempos melhores, mas tenho a cer-teza de que se há-de ultrapassar”.Deu o exemplo da crise que se pro-pagou com a guerra do Golfo, nosanos 90, à qual “conseguimos dar avolta”. Com esta recessão, diz, nãotem dúvidas de que o mesmo iráacontecer e deixa uma palavra deconsolo: “Vamos todos conseguir”.

Trânsito com problemasLondres vem enfrentando algunsproblemas de transportes a 10 diasdo início dos Jogos Olímpicos,com os maiores constrangimentosa verificarem-se na ligação entre oaeroporto de Heathrow e o centro,segundo noticiou a Lusa.

As autoridades britânicas cria-ram uma linha especial para estepercurso, a M4, de forma a agili-zar a chegada das delegações des-portivas e as representações ofi-ciais estrangeiras, que têm comodestino a aldeia olímpica, emStratford, a este da cidade.

A via está aberta das 05:00 até às22:00, mas a solução tem provoca-

do grandes filas de carros no per-curso.

O caso com maior repercussãoaconteceu com o atleta norte-americano Kerron Clement, bi-campeão mundial dos 400 me-tros barreiras, que na segunda-feira, 16, passou quatro horas noautocarro com destino à aldeiaolímpica.

O norte-americano foi um dosprimeiros atletas a chegar aHeathrow e, segundo revelaçõesdo próprio na sua rede social doTwitter, o condutor do autocarroperdeu-se e os atletas andaram àsvoltas por Londres.

O presidente da Câmara lon-drina, Boris Johnson, deu poucaimportância ao incidente, expli-cando que a situação vai melho-rar nos próximos dias, optandopor enaltecer a reação de agradodos atletas em relação às instala-ções na aldeia olímpica.

Entretanto, o metropolitanode Londres tem recomendadoaos passageiros para evitarem alinha que une o centro ao este,em determinadas horas do dia(06:30 às 09:00 e 14:00 às 21:00),sendo que esta é a mais utilizadapara se chegar a para se chegar aStratford.

Page 8: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 20128

Comunidades

O restaurante Lisboa Grill, emLondres, acolheu mais uma vez,desta feita no último 1 de Julho, oalmoço de convívio dos estudan-tes e professores de Português,um dos eventos mais esperados einesquecíveis têm lugar, anual-mente, na capital britânica.

O Grande Almoço dos Estudan-tes e Professores de Português é

HORA HFotos Alexandre Rodrigues

Grande Almoço dosEstudantes e Professoresde Português

O encontroconseguiu reunirmuitos estudan-tes e professores

de várias naciona-lidades, como

portugueses, ale-mães, espanhóis,ingleses, moçam-bicanos, brasilei-ros, canadianos,

irlandeses, entreoutros, que se

reuniram-se sobum denominadorcomum: a Língua

Portuguesa.

organizado pelo carismático pro-fessor Alexandre Rodrigues, maisconhecido por Alexandre “OGrande”, uma referência no mun-do lusófono de Londres.

O encontro conseguiu reunirmuitos estudantes e professoresde várias nacionalidades, comoportugueses, alemães, espanhóis,ingleses, moçambicanos, brasilei-

ros, canadianos, irlandeses, entreoutros, que se reuniram-se sobum denominador comum: a Lín-gua Portuguesa.

Esta foi uma edição muito es-pecial, onde pontuaram as carasveteranas e outras novas. Alexan-dre abriu o evento convidando oscomensais a “aprofundar os seusconhecimentos da língua mais

bela do mundo”, o Português. Aspessoas lá também descobriramos segredos mais desejados dePortugal: a gastronomia lusa.Cumpre destacar que a organiza-ção do evento não podia ter sidomelhor. O Grande Almoço fechoucom um belíssimo discurso pro-ferido pelo estudante AdrianDodd, o qual se expressando num

bom português destacou a dedi-cação do professor Alexandre etambém o grupo de estudantes doqual ele faz parte.

O seu discurso constituiu umforte incentivo a todos os estu-dantes de português. De destacartambém o lindo poema de Fer-nando Pessoa “Mar Português”declamado com muita emoçãopelo estudante Anthony Botrral eo qual recebeu uma calorosa ova-ção. Alexandre, visivelmente,emocionado com tão magnificodiscurso e poema disse: “Muitoobrigado, espero ter o privilégiode continuar a ensinar-vos a lín-gua portuguesa, o que para mim ésempre uma honra, alegria e pra-zer. Um grande obrigado a todose até à próxima.”

Os convivas manifestaram a suaalegria num forte e calorosoaplauso que acabou com as tradi-cionais fotografias para salva-guardar para a posteridade tãoimportante evento.

Page 9: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

9De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

Eu quero ir ver o Tony CarreiraO Centro Desportivo e CulturalPortuguês (CDCP) está a promoverum sorteio que permite aos concor-rentes ganhar dois bilhetes para as-sistir ao concerto do Tony Carreira,que se realiza no domingo, 21 Outu-

bro de 2012, no Brixton Academy.Para participar no sorteio, bastaapenas preencher o formulário quepublicamos em baixo deste texto, eremetê-lo para a morada - CentroDesportivo Cultural Português, 5

Lansdowne Way, London, SW81HL - até o sábado 13 de Outubro.O sorteio vai ser realizado a 17 deOutubro, através da Rádio Canti-nho da Madeira, entre 21e as 23 ho-ras.

Mais informações através do telefo-ne 07815 977 441; pelo endereço decorreio electrónico: [email protected]; ou aindano sítio da Internet do CDCP:www.cultural-londres.co.uk.

Nel Monteiroanimou grandefesta de Watford

FadistaClaudiaAuroraactuano GreenNote a 26de JulhoA fadista Claudia Aurora temprevisto actuar mais uma vezem Londres, desta vez noGreen Note, em Camden, nopróximo 26 de Julho.

Os promotores do concertolembram que a actuação terálugar no ambiente intimistaque possibilita uma melhorapreciação deste género musi-cal. E, dado que o espaço é pe-queno, quem estiver interessa-do em reservar um lugar, teráque apressar-se para evitar odesapontamento de ficar sempoder assisitir.

As entradas podem ser ad-quiridas em www.wegotti-ckets.com/event/159481.

Claudia Aurora, recorde-se,é uma fadista que vem revelan-do um percurso ascendentefulminante, como provam osinúmeros fãs que vem con-quistando, tanto entre portu-gueses como britânicos. Provadisso são os inúmeros elogiosque tem arrancado junto daimprensa britânica, que nãotem perdido a oportunidadede acompanhar as actuaçõesda fadista e de fazer questão desublinhar quão boa experiên-cia foi a de ter estado presentenuma sala para a ouvir...

HORA [email protected]

Fotos HH

Quem não se lembra das músi-cas “Allo, allo, Maria Antónia” ,ou “Azar na praia”? Manuel Tei-xeira Monteiro, melhor conheci-do por Nel Monteiro, foi o artistade serviço na grande festa emWatford, ainda dentro da perife-ria da grande Londres, onde seestima viverem cerca de 10 milportugueses.

A festa foi organizada pela“Watford Portuguese Associa-tion” e esteve em grande nível,como pôde testemunhar oHORA H, que aproveitou o even-to para conhecer e conversarcom alguns dos portugueses re-

sidentes na área, na sua maioriaoriundos da zona de Barcelos!

Domingos Cabeças, José Cruzdo Atlântico e Viriato do Varina, fo-ram alguns dos organizadores, as-segurando a logística de uma festafantástica e cheia de animação!

No evento actuaram ainda osranchos folclóricos, Alegria doNorte, Tradições de Portugal e oCultural, e alguns dos músicosmais famosos em Londres, entreeles Sérgio Campos. Houve tam-bém espaço para a actuação deconcertinas e cantares ao desafioaté tarde!

Para grande alegria de todos,não faltou o já famoso palhaçode serviço, o Carlitos, que temvindo a animar muitas das festasportuguesas que se realizam umpouco por todo o lado.

Este ano a festa correu linda-mente, mas para o ano espera-seuma festa ainda maior.

Page 10: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

ComunidadesHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201210

HORA [email protected]

Fotos DR

O Grupo Folclórico Pérola daMadeira promoveu, no passado30 de Junho, a Festa de São Pe-dro, em Littlehampton.

A festa foi animada pelas ac-tuações do Grupo Folclórico deCrawley, Banda Música e Letra,SDBrothers (Crawley), GrupoTradições de Portugal, GrupoFolclórico Pérola da Madeira,Beauty Pearls, entre outros.

No âmbito da mesma, foi ain-da organizado um torneio defutebol, intitulado “São Pedro”,que foi disputado pelas equipasdo Crawley Portuguese FC,Marítimo Forever of London,FC Porto of London e do SCPérola da Madeira.

Para além de muitos amigos econhecidos, a festa contou coma presença do Consul-Geral deLondres, Fernando d’Orey deBrito e Cunha Figueirinhas, edos representantes do BancoBPI, Jorge Álvaro e Hugo Rui-vo, cuja instituição particionouo evento.

Publicidade

São Pedro festejadoem Littlehampton

Jovens podem candidatar-sea vagas na ONU até SetembroAs Nações Unidas recebem, até 12de Setembro, candidaturas de jo-vens portugueses até 32 anos deidade, no âmbito de um concursointernacional para preenchimen-to de vagas em vários departa-mentos.

À semelhança de países lusófo-nos como o Brasil, Angola, Mo-çambique e Guiné-Bissau, Portu-gal é incluídos pelo segundo anoconsecutivo no “Programa de Jo-vens Profissionais” da ONU, parapreenchimento de até 150 posi-ções, na organização internacio-nal, segundo anúncio publicado,na segunda-feira, 16, pelo Depar-tamento de Assuntos Económicose Sociais da ONU.

Engenharia, assuntos económi-cos, comunicação social e ciênciassociais são alguns dos postos que aorganização internacional preten-de preencher este ano.

As candidaturas serão recebi-das através do site careers.un.org,a um exame que terá lugar em de-

zembro, para os pré-selecciona-dos. Os escolhidos irão preenchervagas de nível profissional no Se-cretariado da ONU em Nova Ior-que.

Os cidadãos portugueses quesejam convocados para o examenão precisam de estar em Portu-gal, pois podem fazê-lo em qual-quer cidade em que a ONU tenhaum centro oficial de exames, porexemplo, em Nova Iorque, Gene-bra ou Londres.

Em 2011, a ONU tinha noveportugueses em posições de nívelprofissional (P2), do género agoraaberto a concurso.

A estes juntavam-se outros 100do “staff” geral e 338 polícias emilitares portugueses ao serviçode missões da organização.

O número de posições P2, numtotal de 3.300 existentes na orga-nização, é significativamente me-nos das 12 a 21 que o país tem di-reito, tendo em conta a sua contri-buição para o orçamento da ONU,

população e PIB.Fonte do departamento de Re-

cursos Humanos da ONU disse àLusa que a inclusão de Portugalno concurso em 2011, pela primei-ra vez desde 2006, deve-se ao fac-to de o país não estar a preencheresses lugares.

Contudo, adiantou a mesmafonte, não há quotas para preen-chimento das vagas: serão coloca-dos aqueles com melhores notas,e o nome dos examinados nãoserá facultado aos examinadores,apenas um número.

Os candidatos devem ter habili-tação universitária, 32 anos com-pletados este ano ou menos, falarfluentemente inglês e/ou francês,além de serem cidadãos de umdos países seleccionados para oconcurso.

O exame testa conhecimentosgerais, pensamento analítico, ca-pacidade de planeamento, alémde cultura sobre assuntos interna-cionais.

Page 11: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

11De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HComunidades

Publicidade

Pequenos artistas dão ‘show’de Karaoke n’ A Tasca

Há dias em que vale a penadeambular pelos espaços portu-gueses. O HORA H gosta de estarem todas e desta vez a surpresafoi deliciosa.

Foi no restaurante “A Tasca”,

HORA [email protected]

Fotos HH

Miguel Amado vaiser o comissário dePortugal na Bienalde Veneza 2013O curador e crítico de arte Mi-guel Amado, que fez carreira emLondres, vai ser o comissário darepresentação oficial de Portu-gal na 55.ª exposição internacio-nal de arte da Bienal de Veneza2013, anunciou, segunda-feira,16, fonte oficial.

Num comunicado da Direc-ção-geral das Artes (DGArtes),entidade tutelada pela Secreta-ria de Estado da Cultura (SEC),responsável pela organizaçãoda representação portuguesanaquele certame, a escolha éjustificada pelo percurso de Mi-guel Amado e pelo trabalho jádesenvolvido com Joana Vas-concelos.

Em junho, a SEC tinha anun-ciado que a artista plástica Joa-na Vasconcelos irá representarPortugal naquela 55ª edição daBienal de Veneza, uma das maisimportantes mostras de artecontemporânea do mundo, quedecorrerá em 2013, entre junhoe novembro.

Nascido em Coimbra, em 1973,Miguel Amado foi convidado noano passado para trabalhar

como curador na galeria Tate St.Ives, em Londres, um dos qua-tro museus do grupo TateGallery, principal instituiçãomuseológica do Reino Unido.

Estudou curadoria de artecontemporânea no Royal Colle-ge of Art, em Londres, e, no seupercurso, destaca-se o trabalhona Fundação PLMJ (dos advo-gados A.M. Pereira, SáraggaLeal, Oliveira Martins, Júdice eAssociados), em Lisboa, e noCentro de Artes Visuais, emCoimbra.

Também colaborou com insti-tuições dedicadas à arte con-temporânea em Nova Iorque,onde residiu de 2006 a 2011, en-tre as quais a Rhizome, no NewMuseum, o Abrons Arts Centere o International Studio & Cura-torial Program.

Foi também comissário convi-dado de instituições como oCentro de Arte Moderna daFundação Calouste Gulbenkian,a Apexart, em Nova Iorque, aFrieze Projects da Frieze ArtFair, em Londres, e o Museu Co-lecção Berardo.

em Wilcox Rd, Londres, que omomento mágico aconteceu!Laura, Brian, Tino e Joana, crian-ças de tenra idade, demostraramuma forte queda para o mundoda música e não pouparam esfor-

ços para dar um autêntico espec-táculo de Karaoke, para deleitede todos os presentes.

A Katia, detentora de umagrande voz que já foi reconheci-da num festival Karaoke realiza-

do em Londres, fez de Dj e a ma-gia invadiu o recinto. Foi um mo-mento inesquecível e, quem sabe,não poderá sair daqui um “JulioIglesias” português!

Fica aqui registado o momento

no HORA H, quando mais não sejapara que, caso tal venha a aconte-cer, ninguém ouse esquecer-se demencionar que fomos nós o seudescobridor; ou como se diz emPortugal, o seu “Júlio Isidro!”

Foi no restauran-te “A Tasca”,

em Wilcox Rd,Londres,

que o momentomágico

aconteceu!

Brian, 4 anos Joana, 7 anos Laura Stefani, 6 anos Tino, 11 anos

Page 12: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

ComunidadesHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201212

Nuno Câ[email protected]

Foto Jimmy Grewal

O HORA Hfoi conhecer

Thomas Mueller,um terapeuta

com mais de duasdécadas de

experiênciaem ayurveda, quejá viajou o mundo

em busca destatécnica indiana

ancestral. A equi-pa deste jornalsubmeteu-se a

uma incrível con-sulta no gabinete

de Mueller emLondres, tendo

tido uma surpresamais do que agra-

dável. Confira...

Confúcio costumava pregar, hácerca de dois mil e quinhentosanos atrás, que existem três méto-dos para ganhar sabedoria, técni-cas estas que quando assimiladasrevelam-se geniais em si mesmas.O primeiro, acreditava este grandefilósofo chinês, é por reflexão, queé o mais nobre; o segundo, por imi-tação, que é o mais fácil; e o tercei-ro, por experiência, que é o maisamargo. Bastante aplicável à vidamoderna, pensará o leitor, em es-pecial os que têm vistas alternati-vas que lhes permite chegar à con-clusão que as respostas podem es-tar pura e simplesmente em cadabatimento cardíaco (ou na resso-nância que vibra cá em baixo nopulso). Foi exactamente este gritodo organismo que o Hora H ouviuem Harley Street, Londres, noWholistic Medical Centre, comum terapeuta alemão muito sim-pático chamado Thomas Mueller.

O intuito da reportagem era, eé, transmitir ao leitor os benefí-

Thomas Mueller deu as soluções.Em diversos momentos da vidade um jornalista, uns em mais doque outros, é pedido a estes pro-fissionais que façam uma análise,raciocinem e pontuem ou dêemum parecer sobre a credibilidadeque determinado produto passa.Com base nesta máxima, a equipa

O objectivo primordial é a restauração do bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Ayurveda: Cinco estrelaspara Thomas Mueller

cios de uma técnica ancestral,com raízes na Índia, denominadade ayurveda. Antes de passar aexplicar em que consiste estemétodo alternativo de escutar ocorpo, o Hora H irá descrever aexperiência que foi exclusiva-mente pautada pelo ritmo cardía-co do jornalista. Os batimentosdo coração percorrem o organis-mo em ressonância antes de darsinal no pulso, que é onde Tho-mas Mueller lê, ou ouve, ou en-tende, o que o corpo está a dizer.Foi incrível constatar que apenaspela pulsação se pudesse descre-ver alguém tão bem, não só doponto de vista emocional, comotambém do físico. O terapeutaalemão transmitiu ao repórter doHora H todas as alergias de quepadecia, predisposições para cer-tas doenças, maleitas que insis-tem em permanecer na família,até pormenores mais ínfimos dofuncionamento do organismo. Ba-teu tudo certo! E ainda por cima,

do Hora H só poderia atribuir anota mais elevada, ou uma pon-tuação a rebentar a escala, a Tho-mas Mueller. Cinco estrelas!

Em que consiste o método?Ayurveda é o nome dado ao co-

nhecimento médico desenvolvi-do na Índia há cerca de sete milanos, o que faz deste um dos maisantigos sistemas medicinais dahumanidade. Ayurveda significa,em sânscrito, ciência (veda) davida (ayur) e continua a ser a me-dicina oficial na Índia, tendo-sedifundido por todo o mundocomo uma técnica tradicional efi-caz. A doença, para a ayurveda, émuito mais que a manifestação desintomas desagradáveis ou peri-gosos à manutenção da vida. Aayurveda, como ciência integral,considera que a doença inicia-semuito antes de chegar à fase emque finalmente pode ser percebi-da. Segundo Thomas Mueller,uma maleita divide-se em seis fa-

Como marcar consulta?

Para marcar uma consultacom Thomas Muellerbasta simplesmente ace-der ao site do terapeutaem www.wholisticmedi-cal.co.uk ou ligar para onúmero de telefone02075807537. Poderá tam-bém dirigir-se à porta 57de Harley Street, no cora-ção londrino, ao códigopostal W1G 8QS.

ses, sendo que é na quinta e nasexta etapa do desenvolvimentode uma doença que os sintomasvêm ao de cima e os indivíduosvão, porque têm de ir, ao médico.Assim, pequenos desequilíbriostendem a aumentar com o passardo tempo, se não forem corrigi-dos, originando a enfermidademuito antes de se percebê-la.

MassagemA massagem é uma das princi-

pais técnicas utilizadas pelos mé-dicos e terapeutas de ayurveda,entre outros métodos, por ser debaixo custo e fácil aplicação. Sur-gida na cultura dos Vedas (antigaetnia indiana), não é apenas umadas mais antigas, mas tambémuma das mais completas técnicasnaturais para restabelecer o equi-líbrio físico e psíquico. Trata-sede uma massagem profundamen-te relaxante, com impacto nocampo físico e energético, tendoa função de purificação e manu-tenção da saúde corporal. O ob-jectivo primordial é a restauraçãodo bem-estar físico, mental, ener-gético e emocional. A massagemayurveda actua nos sistemas lin-fático (que desintoxica o organis-mo), circulatório (que aumenta aprodução de glóbulos brancos, anutrição e a oxigenação celular) eenergético (que reequilibra ochakra, desfazendo assim blo-queios emocionais). Por causa detodos estes benefícios, a massa-gem contribui para a cura dasprincipais doenças.

É importante ressaltar que,para uma massagem ser total-mente ayurveda, deve ser tido emconta os doshas do paciente, osseus desequilíbrios e as suas ca-racterísticas. É uma prática indi-vidualizada, específica para cadatipo de pessoa, sendo que nãoexiste apenas uma técnica demassagem na ayurveda, mas simdiversas, que são feitas com óleosmedicados, de acordo com odosha do indivíduo. Alegada-mente fortalece o sistema imuno-lógico, aumentando a quantidadede glóbulos brancos, e desentoxi-ca o organismo, embora não exis-tam provas concretas.

É indicada como um dos trata-mentos para quase todas as doen-ças, principalmente dependênciasquímicas, alergias, stress, fadiga,depressão, fibromialgia, bloqueiosemocionais, problemas muscula-res e de coluna. Reconhecida pelaOMS (Organização Mundial deSaúde) a massagem ayurveda éutilizada por quase toda popula-ção da Índia, sendo no momentoamplamente divulgada no mundo.

Page 13: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Publicidade

Page 14: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 201214

Comunidades

Festa de arromba no 1O HORA H festejou

a primeira de duasfestas organizadaspara celebrar o seu

1º aniversário. A co-memoração teve lu-

gar no RestauranteBritannia, em Lon-

dres, no passado do-mingo, 15. Leitores,

amigos, empresá-rios, representantese sócios de clubes e

associações, da nos-sa empresa de dis-

tribuição BrJet, re-presentada por

Marcus e sua espo-sa, crianças e adul-tos... todos compa-

receram na nossafesta. Aqui ficam as

fotos e um muitoobrigado a todos

pela participaçãoneste nosso grandeprimeiro momento

festivo!

Amigos Populares e a Inês Alves (segunda da esquerda), a presidente!

Natália e Iuran deram um mini-concerto de selhe tirar o chapéu!

OClubeOsBeirõesnãofaltouàchamada.Aocentro,Alice,apresidente,oDjPedroGonçalveseoFernando.

Família Pinto compareceu. Jon, o seu irmão eesposa, e o Dj Nélio e sua esposa bem dispostos!

O FC Porto de Londres tambémesteve bem representado, Zeca,Pinheiro e um amigo, o Pedro.

Gente jovem e bonita, a abrilhantara nossa festa! Rancho Tradições de Portugal, em mais uma fantástica actuação!

Um dia de festa recheado de bonsamigos. Joca em primeiro plano!

Mais bons amigos e fiéis leitores aposar para câmaras do HORA H.

Os dois Eduardos, o gerente e oproprietário! Os convidados bem animados!Ania e a sua maninha, muito animadas, não faltaram a nossa festa!

Créu foi o fotógrafo/relaçõespúblicas da festa, sempre a espalhara sua simpatia!

Armando, da Radio Solar. Umhomem muito acarinhado pelacomunidade.

Page 15: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

15De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

1º aniversário

Rancho Folclórico do Cultural, um clube que já conta com 34 anos de existência!

Também fizemos novos amigos. Foium prazer!

Dj Pedro, Nuno, e Ruy C, o músicoque abriu a festa!

Vieram também de Watford, comoeste jovem e um grupo de amigos,todos muito bons músicos!

KaraokeDjEmanuelSantosemprimeiroplano,esteveincansávelnaajudadafesta!

Victoria e Salazar, acompanhados por amigos vindos de Watford, deramum autêntico ‘show’ de Desgarrada!

Natália Cerqueira e Raquel, umadas suas alunas, tocaram eencantaram!

Sérgio Campos e Fred Castro, doismúsicos de peso, com uma pequenaajuda do Dj Pedro Gonçalves!

Mais fiéis leitores do nosso jornal.

O Palhaço Carlitos, com o seunúmero Max, deixou a todos com alágrima no olho... de tanta risada!

Rancho Folclórico “Alegria do Norte”!Óscar e a sua família, Sérgio Campos e a sua esposaDaniela, Zé Carlos, Fred e Jorge!

Nuno, Zeza, Lara, Nela, Cátia (esposa do nossodirector), e Liliana. Um grupo muito especial!

“Família Lusa”, do Clube A Família, que conta com maisde 30 anos de existência!

Page 16: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

ComunidadesHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201216

Publicidade

O maior edifício da EuropaAndré Martins

[email protected] André Martins

The Shard, assim é chamado o ar-ranha-céus Londrino inauguradono passado 5 de Julho, e que pas-sou, automaticamente, para o pri-meiro lugar dos mais altos da Eu-ropa. O edifício está situado na Citye possui 309,6 metros de altura.

O “London Bridge Tower”,nome pelo qual é melhor conheci-do, é em toda a sua estrutura exte-rior feito em vidro e com uma não

III ArraialMillennium bcpa 3 de Agostona Camacha

Raul [email protected]

O III Arraial Millenniumbcp,que está dirigido aos clientesdeste banco residentes no ex-terior que por esta altura e fé-rias visitam a Madeira, reali-za-se no próximo 3 de Agosto,a partir das 13 horas, na Quin-ta da Camacha.

A exemplo do que aconteceunas duas edições anteriores,esta iniciativa pretende criaras condições para um autênti-co encontro e convívio multi-cultural, já que os convidadossão oriundos de várias partesdo globo, com destaque para aVenezuela, África do Sul, Rei-no Unido, França, Canadá,Alemanha, Estudos Unidos eAustrália.

Para este ano, a organizaçãovai preparar uma grande fo-

gueira que servirá para assarleitão, cujos preparativos co-meçarão pelas 12h30.

Mas os assistentes tambémpoderão provar as habituaisespecialidades gastronómicada Madeira, dado que no re-cinto da pitoresca Quinta daCamacha estarão disponíveisbarracas a oferecer a incon-tornável espetada, o bolo docaco, sopa de trigo, vinho, li-cores, entre muitos outros pe-tiscos e iguarias regionais enacionais.

O programa de animaçãoprevê a actuação da Banda deMúsica Ligeira, do Grupo Fol-clórico da Camacha, e do Con-junto de Despique Regional.

No recinto estará tambémdisponível um parque de di-versões para os mais peque-nos, com insufláveis, e moni-tores para desenvolver activi-dades de entretenimento.

Como é costume, o eventovai contar com a presença dodirector regional do banco Mil-lenniumbcp, Francisco Santos.

usual forma de pirâmide.A inauguração presenteou o pú-

blico com um fabuloso espectácu-lo de luzes e laseres, que atraiumuitas centenas de pessoas.

Agora só resta esperar para verquais serão reacções dos londrinose visitantes assim que o edifício es-teja aberto ao público, o que deve-rá acontecer em Fevereiro do pró-ximo do ano.

Page 17: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

17De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HComunidades

Publicidade

Jornal Hora HSiga o nosso grupono Facebook

A importânciado Bosão de Higgs

Não esperemos de repente uma re-volução rumo ao futuro. Não esta-mosafalardetele-transporte,comosebrincavahojenoTwitter.Mases-tamos a falar de algo grande. A des-coberta anunciada recentemente ecom elevado grau de probabilidadedobosãodeHiggs,aquechamarama “partícula de Deus”, permite aoscientistas atingir “uma compreen-são razoável do que temos no uni-verso”. E abre uma janela para ummundo novo de explicações, expli-caJoãoSeixas,professordoInstitu-to Superior Técnico e investigadorda CSM, uma das duas equipas en-volvidasnadescoberta.

“O bosão diz-nos como é que amassa aparece”, sintetiza JoãoSeixas ao tvi24.pt, depois de ex-plicar que era a peça que faltavano modelo-padrão da física, noestudo da interacção entre aspartículas elementares.

Faltava perceber como é queelas ganhavam massa e a teoriade que isso aconteceria se hou-vesse uma partícula adicionalcom certas características que sejuntasse às outras explicava omistério. Foi postulada há quase50 anos, entre outros pelo britâ-nico Peter Higgs, e havia váriosindicadores que a confirmavam.Mas faltava encontrar “a” partí-cula. É o que os cientistas doCERN, o Laboratório Europeude Física de Partículas, acredi-tam ter conseguido agora.

demos detetar, é muito baixa. Édifícil reproduzi-lo e ver o de-caimento dele, no meio de tudoo resto que acontece”, explicaJoão Seixas.

O anúncio feito esta manhã foitransmitido em directo e segui-do com grande expectativa. Foitendência no Twitter onde, en-tre várias piadas, o utilizadorTom Scott dizia esta: «No fim doanúncio, alguém da equipa doCERN faz uma pausa, diz comum ar ‘nonchalant’ - “Ah, maisuma coisa”, e depois calmamen-te teleporta-se.”

Não é mesmo por aí, ri-se JoãoSeixas. “Na realidade a tele-por-tação de fotões existe há muitotempo. Não tem nada a ver comisso. Tem a ver com a composi-ção da estrutura básica do nossouniverso”, explica.

“Isto deu-nos a confirmaçãode que a teoria estava certa»,acrescenta, explicando que ago-ra ainda há muito trabalho pelafrente. Para começar, para tentarperceber “qual deles é”. É que,conta João Seixas, também “hávárias teorias sobre o bosão deHiggs”.

À TVI24, João Seixas resumiuassim o que significou este diapara a ciência: “Entramos agoranum novo universo. Até agoraestávamos à beira da praia, dooceano. Agora descobrimos coi-sas nesse oceano.” De resto, ain-da “estamos ainda muito longede uma teoria completa do uni-verso”, e ainda há muito para co-nhecer sobre o universo. JoãoSeixas dá uma ideia: “O que co-nhecemos agora é apenas quatropor cento do que existe.”

Berta [email protected]

A descobertarecentemente

anunciada, comelevado grau de

probabilidade, dobosão de Higgs, aque chamaram a

“partícula deDeus”, permite

aos cientistasatingir “uma

compreensão ra-zoável do que te-

mos no universo”

Os cientistas do CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, acreditam ter chegado lá!

Publicidade

Cientistas acreditam ter desco-berto aquela a que chamaram“partícula de Deus”. Explicações.E por que foi tão difícil encontraraquele a que os responsáveis doCERN chamaram hoje “o SantoGraal”? Não é por ser muito pe-queno, antes pelo contrário. “Aquestão é a forma como se mani-festa. Para o vermos temos que oligar a coisas com massas muitograndes, daí o acelerador de par-tículas. A probabilidade de desin-tegração dele, que é quando o po-

Page 18: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Publicidade

Page 19: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

19De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HOpinião

Cartas do leitorl O HORA H festejou a primeirade duas festas organizadas paracelebrar o seu 1º aniversário. Acomemoração teve lugar noRestaurante Britannia, emLondres, no passado domingo, 15.Leitores, amigos, empresários,representantes e sócios de clubese associações, da nossa empresade distribuição BrJet, representa-da por Marcus e sua esposa,crianças e adultos... todos compa-receram na nossa festa. Aquificam as fotos e um muito obriga-do a todos pela participaçãoneste nosso grande primeiromomento festivo!

l Olá, o meu nome é Vasco Pintoe adoro o vosso jornal. Gostariade ir à vossa festa de aniversário,mas não sei se é apenas por con-vite. Obrigado.Vasco PintoHigh Wycombe

l Olá a todos no Hora H. Moroem Reading e estou muito indig-nada com o vosso jornal. Vãofazer duas festas de aniversário eas duas serão em Londres.Acham isso correcto? Não ésuposto serem um jornal que dámais atenção às pessoas fora deLondres?LurdesLeicester

l Li no Hora H que fazem o pri-meiro aniversário. Queria apenasdesejar que seja uma grandefesta, porque eu não podereiestar presente. Os meus sincerosparabéns!António LoureiroChelmsford

l Parabéns ao Hora H, o melhorjornal que apareceu no ReinoUnido. Sou um grande fã dovosso trabalho e gosto muito doque vocês fazem pela comunida-de. Finalmente começo a acredi-tar que algo está a ser feito comseriedade. Grande abraço paratoda a equipa.Júlio MatosStockwell

l Um Jornal tão importantecomo o vosso, tem poucos classi-ficados. Vejo outros jornais commuitos, acho muito estranho.Aproveito para vos pedir que meenviem os vossos preços. Não háoutro jornal como o vosso cá emLondres. Um abraço de umamigo.RaulLondres

l Só queria enviar o meu “fullsupport” para os donos da Casita,em Streatham. Fui cliente láalgum tempo e gostava deles.Agora vivo longe e não sabia doocorrido até ler no vosso jornal.Gracinda LouroRedditch

l Gostei muito do trabalho quefizeram das Olimpíadas- Como éque vocês têm contactos comuma tal diversidade de gente deoutras nacionalidades, uma vezque dão-nos notícias de todos osque falam português, e já sãomuitos, eheheh? Parabéns.João CosmeEnfieldHORA H: E como pode reparar,caro João, não ficamos por ai...há mais nesta edição, graças à

Renata e ao Rómulo!

l Parabéns pelas fotos da Aniadas páginas das meninas, págs 20e 21. Estão muito boas e ela émuito bonita. Conheço-a desdemenina.Adriana SilvaVauxhall

l Sou natural de Moçambique enão tenho muito contacto com asnotícias do meu pais mas leiosempre no vosso jornal. Masvocês põem poucas noticias e sódão meia página. Por favor falemmais do meu santo país, que nósmerecemos. Obrigada.Maria CodessoLondres

l Venho apenas fazer-vos umasugestão. Poderiam publicar umalista com as localidades paraalém de Londres onde podemosencontrar o vosso Jornal. Sei queé um Jornal muito procurado etenho amigos em Bristol eTaunton que não conseguemencontra-lo.Romão Gonçalves PereiraIlfordHORA H: Teremos a sua sugestãoem consideração, Obrigado.

l Para o Sr. Pedro Fernandes,director do vosso Jornal, só que-ria dizer-lhe que adorei o queescreveu no seu texto habitual.Estou de pleno acordo, e assinopor baixo. Só que eu acho quenunca vamos ganhar nada nomundo do futebol, nem com oMourinho. Cumprimentos since-ros.Luís ContreirasSodbury

Caso queira escrever-nos, o HORAH reservou um espaço para o seus leitores em todas asedições. Os artigos desta secção, que não devem exceder 2 mil caracteres, são da total res-ponsabilidade dos seus autores. Não serão aceites textos que não estejam acompanhados daidentificação do seu autor. O HORAH reserva-se ao direito de não publicar os textos naínte-gra e não se responsabiliza pela devolução de originais. Os textos devem ser enviados para:[email protected]

Publicidade

“A recuperação da Europa é exequível”

Pedro MadeiraCronista

[email protected]

Quando realizamosnegócios, corremosriscos. Tanto pode-mos ver os nossosesforços recompen-

sados como pode correr mal.Todas as pessoas o sabem. Mas ointercâmbio é ameaçado pelosbancos, que quase começaramuma revolução antidemocrática.Estes últimos tomaram o poderde assalto. Todos saem prejudi-cados desta crise, exceto os res-ponsáveis. Os bancos não cor-rem qualquer risco e o setor pú-blico assume as consequências.Recentemente, li uma entrevis-ta de um grande economistaresponsável pelo Banco CentralAfricano em que censurava umgrupo de especialistas europeusdo setor financeiro. Uma revira-volta histórica interessante. Oafricano dizia: os vossos bancosestão repletos de pessoas extre-mamente competentes, mas co-meteram todos erros, possíveise imagináveis. Algo que só sepode explicar pela intervençãode outros fatores nas suas deci-

sões. Em África, qualifica-se es-tes factos de corrupção. Fez-sesilêncio na sala. Este fazia refe-rência aos prémios, que estesgestores tinham recebido noano anterior.A Europa representava umatentativa de colocar a democra-cia acima das fronteiras nacio-nais. Será a democracia incapazde enfrentar um mercado mun-dial desgovernado?É o que me entristece profunda-mente. Apesar de todos os seusdefeitos e de todas as suas feri-das, a União Europeia é uma ex-periência fantástica nesta área.Devemos portanto defendê-lacom unhas e dentes. Neste ferozséculo, a UE deveria ser o mode-lo para preservar os valores de-mocráticos que estão a desapa-recer. Outros virão preencher ovazio deixado pela Europa.A UE é um produto caracterís-tico da fé na exequibilidade deuma vida comunitária. Acaba-rão os populistas (interesseseconómicos) por ter razão?Será que isto não funciona?

Todos saemprejudicados

desta crise,exceto os

responsáveis.Os bancos

não corremqualquer risco

e o setorpúblico

assume asconsequências

Jornal Hora HSiga o nosso grupo no Facebook

Publicidade

Page 20: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 201220

Entrevista Tanea Vaz

Fotos André Martins

A Tanea adoraviver em Portugale, pelo menos por

enquanto, nãopensa trocar

a vida que temlá mesmo que seja

para vir paraa terra das

oportunidades...Lígia Costa

Make-up [email protected]

A Tanea Vaz nasceu e vive desdesempre em Portugal. Trabalhanuma loja de pronto-a-vestir,que divide com ocasionais ses-sões de modelagem fotográfica.

Tem família e Londres, quecostuma vistar de vez em quan-do, mas sempre com a ideia devoltar para um país que afirmanão querer trocar por nada destemundo. Mas saiba porquê lendoa conversa que o HORA H man-teve a bela Tanea.

O que é que mais te fascinaesse país para ainda lá estaresa viver? Adoro Portugal, aspraias, o sol, as pessoas, a vidaque temos. Adoro tudo aquilo.

E o que é que fazes por lá?

“Adoro ver a câmaravirada para mim”

Sou assistente de vendas naMassimo Dutti. E sou modelofotográfico em part-time.

E já pensaste em fazer issoaqui? Sabes que Londres é ci-dade das oportunidades? Sim,já pensei, mas ainda assim prefi-ro arriscar em Portugal, não tro-co aquilo por nada.

Qual é o teu próximo objec-tivo? Ser uma Personal Shopper.

Gostas mesmo do atendi-mento ao cliente. Há algumahistória que tenhas de engra-çada para contar a esse respei-to? Sim tenho. Na loja temos ta-manhos grandes, mas não muitograndes. Houve uma altura emque uma senhora andava a “des-

filar” de cuecas na loja. Eu dis-ponibilizei-me sempre para aajudar, mas nada encontramos.Até que acabamos por encontrarna secção dos homens...

Não sabia que vocês não ti-nham tamanhos grandes...

Temos, mas não assim tãograndes (risos).

Foi a primeira vez que fizes-te algum trabalho fotográficoem Londres? Sim, e especial-mente só para o HORA H (ri-sos).

Sentes-te à vontade em serfotografada? Sinto, sim, e ado-ro ser fotografada. Sinto-mebem, e adoro ver a câmara viradapara mim. Adoro os ‘flashes’!!!

Page 21: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

21De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

Aminha bolsade maquilhagemDiz-me 4 produtosque não conseguesviver sem eles?!1. Rímel2. Batom3. Sombra4. Lápis preto

Sugestões

1. Oriflame Beauty2FX Máscara £9.95

2. Colour Breeze PowerShine Lipstick £5.95

3. Oriflame Pure ColourEyeshadow Pallette £10.45

4. Kohl Pencilmagnifying glass £5.40

Com que idade te apaixonastepela primeira vez? Com 15.

Quem levarias para uma ilhadeserta? O meu biquini, o protec-tor solar e o meu namorado.

Quem despacharias para Lua?Políticos.

De pé ou deitada...? Deitada ouem pé depende da situação.

Qual é o melhor elogio que já tefizeram? Sinceramente, não melembro.

Se te propusessem para posarnua aceitavas? Não. Gosto depreservar a minha intimidade.

O que é que mudarias no teucorpo? Nada.

Qual é o teu maior arrependi-mento? De ter dado importância apessoas que não devia.

Qual é a maior loucura que jácometeste? Loucura a sério aindanão fiz nenhuma. Talvez um dia...

Qual foi o teu momento maisembaraçoso? Quando apanharam omeu diário, no 6 ano. Que vergonha!

Se tivesses que optar entre umgrande amor e uma grande car-reira, o que é que escolherias?Grande amor com uma grande car-reira era óptimo, mas se tivessemesmo de escolher, era o amor.

Porto, Sporting ou Benfica?Porto.

Jantar à luz de vela ou discote-ca? O jantar e depois a disco(risos)

Homens bonitos ouInteligentes? Inteligentes.

Tom Cruise ou Brad Pitt? TomCruise.

Rapidinha

PerfilSigno PeixesAltura 1,57Olhos CastanhosCabelo CastanhoTalento secreto RepresentaçãoVícios Sapatos e m&m’sDefeitos Teimosa e muito des-confiadaÀ mesa BolonhesaNo ipod Hip hop e RnbNo Corpo VestidosCor RosaTelevisão American History XFilme Shameless Uk

Muito bem, completamenteà vontade contigo mesma.Gostaste da experiência? Ado-rei, foi direitíssimo.

Óptimo. Já nos podes dizeralgo sobre o que achas da co-munidade portuguesa radica-da em Londres? Como sabesnão vivo cá, portanto tenho ape-nas que comentar aquilo que medizem e o que vou ouvindo.Acho que a comunidade é muitounida, as festas e a diversão sãomuito boas, e as pessoas conhe-cem-se todas. As pessoas sãounidas.

Fazes colecção de algumacoisa? Sapatos... tenho dezenasdeles e o objectivo é continuar a

crescer o seu número. Para jávou nos cerca de 50 pares.

Boa sorte com a tua colec-ção. Tens algum ídolo? A Jen-nifer Aniston. Acho que é umapessoa divertida e animada.Simples e modesta. Identifico-me com ela.

Gostarias de dizer algumacoisa a dizer aos leitores?Obrigado por participarem e le-rem esta entrevista. Espero quegostem do trabalho feito aquihoje. Desculpem não sorrir mui-to, mas não gosto de mostrar osdentinhos!!!

Muito obrigado Tanea. Foium prazer trabalhar contigo.O prazer foi todo meu.

Page 22: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 201222

Espaço mulher

Lígia CostaMake-up Artist

[email protected]

HoróscopoCarneiroDias influenciadospela carta n.º 6, A

Ascensão. A sua ener-gia está imensamente

forte e no auge. Deverá prestarmais atenção ao seu companheiro,porque uma relação é feita a dois.Boas energias e muita força, esta-rão do seu lado na vida profissional.Saúde magnífica, apesar de vocêmuitas vezes maltratar o corpo.

TouroDias influenciadospela carta n.º 52, O

Claustro. Deixe os diasdecorrem sem grandes

preocupações, não tenha medo deser mais carinhoso e dar-se aosoutros. Lembre-se que só se libertan-do, é que o poderão aceitar. Arrisquena área profissional, seja mais cora-joso e audaz. Não tenha receio doscomentários menos positivos.

GémeosDias influenciados pelacarta n.º 50, A Ruína.

Dias extremamenteconturbados, deverá ter

muita perspicácia, atenção e muitocuidado com situações dúbias eduplas. Podem surgir conflitos comos seus colegas de trabalho e supe-riores. Esteja atento e não se deixeembalar na emoção e no impulsoimediato. Cuide da sua aparência.

CaranguejoDias influenciadospela carta n.º 47, A

Esterilidade. Para atra-vessar estes dias deve fazer

viver em si uma forte dose de opti-mismo. Pode sentir uma baixa devitalidade e alguma desmotivação nocampo amoroso. Para os que procu-ram o primeiro emprego é uma boaaltura para dar um passo em frente.É fundamental que respeite o sono.

LeãoDias influenciadospela carta n.º 29, O

Amor. Sentirá umaonda de mudança positiva

à sua volta. Seja corajoso, audaz,tome as decisões certas. Não se con-dicione, disponha-se a amar e abra oseu coração. Deixe que os senti-mentos venham à flor da pele. Vivaos seus relacionamentos amorososda forma mais romântica possível.

VirgemDias influenciadospela carta n.º 7, As

Honras. As suas indeci-sões conduzem-no a um

conflito interior. A sinceridade dosseus sentimentos, é muito importan-te para poder estabelecer um rela-cionamento mais profundo e dura-douro com a pessoa amada.Profissionalmente, sentir-se-á flexívele versátil. Aproveite esta onda.

Olá caros leitores,sejam de novo

bem-vindos à mi-nha página. Nesta

edição indicoquais as melhores

escolhas minhasde rímel da Orifla-

me para todos ostipos de pestanas!

Vejam em baixouma tabela que

criei para vos aju-dar a escolher o

perfeito rímelpara si!

Espero que gos-tem e não percama próxima edição!

Como escolher o rímel perfeito

BalançaDias influenciadospela carta n.º 28, A

Família. Excelentedia para actividades em

família e para a partilha com osseus ente queridos. Dê um poucomais de atenção ao ser amado.Estão favorecidos todos os negó-cios familiares e associaçõescomerciais e até mesmo projectose trabalhos feitos em grupo.

EscorpiãoDias influenciadospela carta n.º 4, A

Natividade. A vidacorre a seu favor. Poderá

conhecer novas pessoas. Excelentealtura para iniciar novas ideias. Sejaperspicaz, pois estará sob vigilânciae poderá conseguir ganhos na suaactividade profissional. Está comboa saúde e percebe-se. É alturade tomar conta do seu visual.

SagitárioDias influenciados pelacarta n.º 11, ATraição.

Pode ser surpreendidopor manifestações fortes de

afecto, mesmo novos conhecimentose novas paixões. As relações jáexistentes conhecerão outra solideze uma transformação positiva. Eviterefugiar-se numa vida social inten-sa, para esquecer os seus verdadei-ros problemas. Tace o seu caminho.

CapricórnioDias influenciadospela carta n.º 43,

Renome e Fama.Conseguirá obter resulta-

dos espectaculares no desempenhodas suas funções e isso será notadoe compensado pelos outros que orodeiam, mas não fique vaidoso.Aproveite a ocasião para incremen-tar as suas ideias ou opiniões, poiselas serão recompensadas.

AquárioDias influenciadospela carta n.º 1, O

Destino. No planofinanceiro pode fazer

investimentos a longo prazo, masdeverá conhecer todas as propostasalternativas, que lhe forem apresen-tadas. Os exames estão protegidos.A sua intuição e a sua experiência,serão ingredientes que deveutilizar no seu círculo de acção.

PeixesDias influenciados pelacarta n.º 5, O Sucesso.

Serão dias fortes emenergias e muito dinâmi-

cos, para avançar de forma decisiva,em projectos relacionados com nego-ciações ou finanças. Sentirá umaforte necessidade de conviver, de saire exteriorizar todos os seus senti-mentos. Aproveite esta onda parareencontrar os seus velhos amigos.

BEAUTYWONDERLASH

£8.95

HYPERSTRETCHMASCARA

£5.95

MAXI LASHMASCARA

£7.95

BEAUTY 2FXRímel

£9.95

PESTANASPOWERCURL

£7.95

Define, alonga, separa e dá volumeàs pestanas, enquanto proporcionauma cor intensa à prova de água

Informação Os meus conselhos…Rímel de PestanasIdeal para mulheres que desejamvolume nas pestanas e também ebom para quando estiver numaocasião sentimental ou de fériasna piscina ou praia.

Alonga as pestanas e cotem umserum ultra elástico que faz as pes-tanas mais cumpridas de crescimen-to ate 65%

O rímel tem um revolucionário apli-cador de dupla acção e uma fórmulaexclusiva para dar às pestanas umvolume e intensidade nunca antesvisto!

2 efeitos num só rímel

Escova revolucionária para enrolaras pestanas da raiz até às pontas.Pigmentos intensos para um olhardramático e definido. Máscara enri-quecida com Micro Esferas específi-cas para um acabamento perfeitocom pestanas amaciadas

Este rímel e bom para mulheres quetem as pestanas muito curtas e comperda de cabelo, o serum faz as pes-tanas mais alongadas e amaciadas.

Este rímel é ideal para mulheres quedesejam uma aplicação intensa combastante volume!

Esta Máscara é ideal para mulheresque gostam do visual natural duranteo dia e um visual mais dramático ànoite! Esta máscara está sempre naminha mala!

Este rímel é ideal para mulheres quetêm as pestanas muito direitas edeixam as encaracolar para dar umvisual mais definido.

Page 23: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

23De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

Verão cítrico

Agora com o verão em pleno an-damento, os nossos espíritos le-vantam cada vez que o sol apare-ce! Então o nosso guarda-roupanecessita de manter uma vibra-ção adequada para nos deixarcom um humor feliz e contente.

Pense nos dias de Verão com o sola brilhar e uma brisa quente a nosaquecer o dia. Aqui se desenvolve atendência nova de cores cítricas!

São cores ricas e fortes que nosfazem lembrar de produtos natu-rais que só a natureza pode trazernesta época estival, e que só lhedará um brilho glorioso se manti-ver essa boa sensação.

Aqui vão umas fotos que tirei nosmeus tempos livres para mostraras cores cítricas e como usá-las.

Contrastar com beges quentes,brancos, azuis, verdes e laranjas ri-cos. Esta tendência de cores cítricasé tão vibrante que até mesmo a pes-soa mais pálida tende para ficar comum visual totalmente bronzeado.

Para combinar com a sua roupade cores cítricas use bijutariascom estampas orgânicas da natu-

Moda

Anthony D’AbreauFor“INDELIBLE“

Styling and accessorize

Olheiras: Causase Tratamentos

Tão comum, mas ninguém gos-ta. Além de não causar um bomvisual, as “olheiras” são sinto-mas de que algo anda erradocom a sua saúde. Elas aparecemdevido a uma concentraçãoanormal de vasos sanguíneos oumelanina sob a pálpebra infe-rior, o que resulta num tom es-curecido abaixo da região ocu-lar.

Em alguns casos as olheiraspodem ser hereditárias ou pode-mos “ganhar” o escurecimentoda região com a idade. Mas, die-tas severas, cansaço físico, expo-sição ao sol, tabaco, excesso decafeína e bebidas alcoólicastambém podem resultar nas in-desejáveis olheiras. Nesses ca-sos, tem tratamento.

Daniela QueirozFarmacêutica

[email protected]

Em alguns casosas olheiras podem

ser hereditáriasou podemos

“ganhar” oescurecimento

da regiãocom a idade

reza, inspiradas em tribos. Mastambém pode socorrer-se de ca-checóis, bolsas e sapatos em fa-bricados em materiais naturais,que puxam esta tendência dan-do-lhe o seu desenho e a inspira-ção das raízes da natureza.

O visual é simples, mas forte, co-rajoso e elegante, feito de algodão,mantendo a essência natural deque, finalmente, veio o sol que tan-to amamos. Composto por vesti-dos maxi, casacos de linho, calçasde algodão Capri, sacos de palha,chapéus de palha e cintos de courosão os itens fundamentais paraesta tendência. Ficará tão elegan-te, tão sofisticada e totalmentepronta para um verão cítrico!

Ate Breve.Styling por Anthony D’Abreau,

Hannah Tillman & Lacey Inglish

Para amenizar as olheiras, pri-meiramente é necessário desco-brir o que está causando e corri-gir então esse hábito. Como porexemplo: repouso, uso de prote-tor solar, reduzir o consumo decafeína, tabaco e bebidas alcoó-licas. Segundo passo, antes derecorrer a medicina, você podetestar métodos simples e efica-zes.

Compressas de chá de camo-mila, a camomila e rica em bisa-bolol, substância que promove ahidratação natural, acalma e cla-reia a mancha. Chá Verde tam-bém funciona, pois possui açõesantioxidantes. Porém é impor-tante ressaltar que os chás de-vem ser usados gelados, paraque exista redução do inchaço.

Page 24: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

CulináriaHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201224Receitas da Zezinha

Babade CameloIngredientes:

l 6 ovos;l 1 lata de leite condensadocaramelizado;l Amêndoa ralada (q.b.);

Preparação:

l Separe as gemas das claras,verta o leite condensado numataça e misture as gemas;

l À parte, bata as claras em caste-lo, e junte ao preparado anterior;

l Em seguida disponha em taci-nhas e polvilhe com amêndoa eleve ao frigorifico antes de servir;

[email protected]

Mau hálito ou Halitose - Parte 1

Estimados leitores, nesta edição ire-mos falar sobre o Mau hálito ou Ha-litose – parte 1.

1. O que é a Halitose? A Hali-tose (mau hálito) é um termo quedescreve um hálito desagradável,com origem em alterações varia-das da cavidade oral ou outras lo-calizações.

2. Qual a sua frequência napopulação? A frequência real daHalitose é desconhecida mas tra-ta-se de uma situação que prova-velmente afecta todos os indiví-duos, pelo menos ocasionalmentee de forma transitória, apresen-tando repercussões sociais, afec-tivas e psicológicas.

3. Qual a principal origem dahalitose? Na maioria dos casos, aHalitose tem a sua origem na ca-vidade oral. No entanto, podetambém representar o primeirosinal de uma doença sistémica.

4. Quais as causas principais

que originam a halitose? Ascausas são diversas. Podemos di-vidi-las em 3 grupos principais:

a) Causas orais;b) Causas exógenas ou externas;c) Causas relacionadas com ou-

tras áreas.5. Quais as causas orais? As

causas orais podem estar relacio-nadas com vários aspectos, taiscomo por exemplo:

a) Má higiene oral;b) Presença de cáries;c) Doenças das gengivas (gen-

givite e periodontite);d) Ulcerações orais;e) Infecções orais (bacterianas,

virais ou fúngicas);f ) Próteses dentárias associa-

das a má higiene oral;g) Hiposialia (diminuição do

fluxo salivar);h) Cancro oral.No entanto, existe actualmente a

evidência científica que associa a ac-ção de alguns tipos de bactérias pre-sentes na cavidade oral (sobretudoGram– anaeróbias) sobre substratosproteicos contendo enxofre. Ou seja,a degradação desses compostos pro-teicos provoca a libertação de com-postos sulfurosos voláteis que vãodar a noção de hálito desagradável.

6. Na cavidade oral onde es-tão localizadas essas bactérias?

As bactérias encontram-se emtoda a cavidade oral, no entanto alíngua parece formar um ecossis-tema ideal pela sua grande áreade superfície e a sua estrutura pa-pilar. Juntamente com a placabacteriana e os depósitos linguais

José LageMédico Dentista da NDP

[email protected]

compostos pela acumulação decélulas epiteliais descamativas, deresiduos alimentares e de secre-ções como a saliva e o corrimentonasal posterior, temos assim umsubstrato proteico ideal para sermetabolizado pelas bactérias,conduzindo à formação dos com-postos sulfurosos voláteis.

Se quiserem colocar algumapergunta podem fazê-lo poremail para [email protected], por telefone para o0208 654 3984 ou enviar por car-ta para NDP – Natureza DentalPractice, 9 Portland Road, SouthNorwood, London SE25 4UF.

Obrigado e até à próxima edição.

Publirreportagem

Et voilà, mais uma receita rápi-da e doce! Espero que gostam.

Bom apetite e até breve, Mize

TRUQUES E DICAS

Paratira

r o queimado do fundo

da panela, leve a ferver com

um pouco de água misturada

com bicarbonatode sódio.

Page 25: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

25De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HFamosos

Cristiano Ronaldo,de 27 anos, e IrinaShayk, de 26, conti-nuavam a desfrutarao máximo as fériasna ilha Kho Yao Noi,na Tailândia, no pas-sado sábado, 14.Nesse dia, o jogadorquis partilhar comos fãs os momentosde alegria que está aviver com a mane-quim russa e publi-cou uma foto dosdois numa tarde depescaria.Esta foi a primeiravez que o craque do

Real Madrid publi-cou no Facebookuma foto com anamorada, provandoque a relação conti-nua de pedra e cal.Os dois aparecemorgulhosos, a segu-rar uma linha com ospeixes que consegui-ram apanhar.Recorde-se que ocasal está naquelepaís asiático há umasemana, instalado noresort de luxo SixSenses Kho Yao Noi,cuja diária custacerca de 1.500 euros.

Irina e Ronaldo apaixonadosem tarde de pescaria

Shinji Kagawa namoraactriz porno japonesaShinji Kagawa, a novaaquisição de Sir AlexFergusson para oManchester United,mal chegou aInglaterra e já con-quistou um lugar dedestaque a imprensatablóide. Tudo por-que a namorada dojogador é, nada mais,nada menos, do queuma conhecida actrizporno japonesa:Ameri Ichinose!

“Quero guardar asmaminhas para mim”

Sofia Arruda,à revista Vidas. A actriz, de 24

anos, gosta de fazertopless mas, por

ser figura pública,só o faz fora de

Portugal.

Publicidade

Paula Neves é uma verdadeiraadepta das redes sociais, parti-lhando frequentemente momen-tos do seu dia-a-dia com os seusfãs e seguidores, através doTwitter e também do Facebook,que agora descobriu ter sidodesactivado. “Desactivaram-me apágina do Facebook. Muito jeito-so, e assim se vê que anda muitagente sem nada de útil parafazer…”, desabafou a actriz atra-vés do Twitter, dando conta quehouve uma denúncia por parte deum anónimo contra um post seu.

Paula Nevesbanida doFacebook

Dália Madruga confirmou,ma madrugada de 14 deJulho, através do seu muraldo Facebook a sua separaçãode Bernardo Sousa, de quemestava noiva e com quemtinha planos para casar em

2013. “Saiu na revista Flash esim, é verdade! Estou feliz ede consciência tranquila emrelação à decisão que tomei!Sobre este assunto não direinem mais uma palavra, obri-gada!”, escreveu Dália.

Dália Madruga separa-sede Bernardo Sousa

Page 26: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

CuriosidadesHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201226

Os Estados Unidos têmapresentado uma grandeexpansão em um segmentoque aposta em empregadasque usam trajes provocan-tes que ressaltam a “femini-lidade” das mesmas (leia-seos seus seios). Conhecidoscomo “breastaurants”, oconceito foi inaugurado nadécada de 1980 com acadeia “Hooters”.Mas, nos últimos anos,houve um grande cresci-mento nos Estados Unidosdeste tipo de estabeleci-mento, que funciona comobar e restaurante e é cha-mado também de “sportbar”, já que apresentatransmissões de diversoseventos desportivos.O publico feminino pergun-ta-se para quando um seg-mento que aposte emsobressair os atributosmasculinos. Fica a ideiapara e uma sugestão denome para a primeiracadeia “the perfect sixpack”! MARISA REIS

Hino espanhol trocado pelo portuguêsem jogo de basquetebolQuando todos esperavam pelohino espanhol, no início deuma partida de basquetebolentre o Brasil e Espanha, foi ohino português que se fezouvir no pavilhão da Foz doIguaçu, no estado brasileirodo Paraná.A gafe aconteceuna última etapa do torneioamigável Super 4, um dos últi-mos momentos de preparaçãoque antecem os Jogos

Olímpicos de Londres.A surpresa foi de imediatovisível no rosto dos atletasespanhóis e a organização cor-rigiu o erro, após algunssegundos em que “APortuguesa” se fez ouvir.Influência da irritação inicialou não, o certo é que o Brasillevou a melhor na partida,vencendo a Espanha por 101 a68.

A polícia austríaca prendeuna segunda-feira cinco sus-peitos com 9,5 toneladas dealho que teriam sido rouba-das. Os agentes encontrarama mercadoria ao parar trêsveículos sobrecarregadosnuma estrada emNickelsdorf, segundo aimprensa austríaca.Áustria prendeu cinco sus-peitos com 9,5 toneladas dealho.A polícia parou as carrinhasquando estas estavam prestes

a cruzar a fronteira com aHungria. Os cinco homensque estavam nos veículosforam detidos por suspeita derecepção de mercadoria rou-bada. O alho provavelmenteseria levado para a Roménia.Segundo a polícia, o produtoteria vindo da Espanha e oseu valor foi estimado emcerca de 30 mil euros (R$ 77,6mil). Os suspeitos, todos cida-dãos romenos, não tiveram osnomes divulgados, de acordocom as leis austríacas. M.R.

Detida por vender afilha por quatro eurosUma jovem de 18 anos foi deti-da nas Honduras por suspeitade ter vendido a filha bebé atroco de quatro euros e meioquilo de uvas.Segundo o jornal espanhol“ABC”, Karina Castro, residen-te no bairro 3 de maio, a oesteda capital, Tegucigalpa, foidenunciada por uma amiga aosguardas do Hospital Escola.Ondina Emérita Vega contouque Karina, que parece sofrer

de uma doença mental, entre-gou a sua filha (que nasceu a 2de maio) a uma desconhecida.Em troca terá recebido 100lempiras (quatro euros) e meioquilo de uvas.“Karina Castro assegura que apessoa a quem entregou obebé se comprometeu a entre-gá-la no hospital”, afirmou ochefe da segurança doHospital Escola, JavierHerández.

Tem 22 anos, é uma mulhersaudável, mas entrou para ahistória da Medicina ao apa-recer com um terceiromamilo na sola do pé. Ocaso foi relatado no jornalcientífico “DermatologyOnline” e é tido como“único” em todo o mundo.De acordo com o jornal‘Daily Mail’, a jovem brasi-leira protagonista desta his-tória nasceu com o estranhoórgão, mas o mesmo nuncasofreu alterações, seja decor ou de volume. No entan-to, estava a causar-lhealgum incómodo, recente-mente, e decidiu ir ao médi-co, onde descobriu que, afi-nal, tinha um mamilo nasola do pé.As amostras clínicas e histo-patológicas “foram compa-

tíveis com o diagnóstico dotecido mamário supranu-merário”, escreve o “TheSun”. O relatório médicoacrescentou que “o tecidomamário raramente éencontrado além da linhamamária. No entanto, têmaparecido casos em que sur-gem nas costas, no rosto eaté nas pernas”.O jornal britânico revelaainda que 1% a 5% da popu-lação (ambos os sexos) temum terceiro mamilo. Osespecialistas dizem que ocaso da jovem brasileira é oprimeiro registado abaixoda zona da cintura e não têmdúvidas quanto a tratar-sede um mamilo totalmenteformado, com quatro centí-metros de diâmetro, auréolae, até mesmo, pêlos. M.R.

Polícia austríaca detém cincosuspeitos por trafico de... alho!

“Breastaurants!” ‘Nasceu-lhe’ ummamilo no pé...

Page 27: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

27De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HPassatempos

Palavras cruzadasHORIZONTAIS:1 - Tabique; flor. 2 - Lavrar; sadia; maté-ria corante azul. 3 - Flor; enrubesce:pedra de altar. 4 - Existe; poeta épicogrego; nesse lugar. 5 - Cério (s.q.); decada (abrev. médica); solitário. 6 - Lista;acredita. 7 - Nome de letra; caminhavas.8 - Prefixo de negação; 51 em num.romana. 9 - Apelido; eqídeo selvagemdos desertos da Ásia do Sul; Crómio(s.q.). 10 - Parente; unidade de força nosistema GGS; salário do soldado. 11 -Deserta; Ruténio (s.q.); pântano. 12 - 500folhas de papel; dissimulado.

VERTICAIS:1 - Açougue; nome de mulher. 2 - Peçamusical em que sobressai a melodia;nota musical; serra por portuguesa deSantarém. 3 - Caminhavas; tomei comoalimento; organismo da ONU.4 - Praseodímio (s.q.); grego; antes domeio-dia. 5 - Cobalto (s.q.); Neodímio(s.q.). 6 - Adição; maciço montanhoso doSul do Saará. 7 - Superfície; mamíferobovídeo do Sul da África. 8 - Parecença;nota musical. 9 - Deus egípcio do Sol eda criação; hesito; rio do Norte de Itália.10 - Nome de mulher; rezai; personagemda mitologia romana que habitava osbosques. 11 - Dança popular do Norte dePortugal; existes; cruéis. 12 - Árvoreornamental leguminosa; máquina paraimprimir.

Descubra as 8 diferenças

SoluçõesPALAVRASCRUZADASHORIZONTAIS:1-Taipa;cravo.2-Arar;sã;anil.3-Lis;cora;ara.4-Há;Homero;aí.5-Ce;AA;só.6-Rol;crê.7-Eme;ias.8-In;LI.9-Sá;onagro;Cr.10-Tio;dine;pré.11-Erma;Ru;paul.12-Resma;sonso.

VERTICAIS:1-Talho;Ester.2-Ária;ré;Aire.3-Ias;comi;OMS.4-Pr;heleno;AM.5-Co;Nd.6-Soma;Air.7-Área;gnu.8-Ar;ré.9-Ráoscilo;Pó.10-Ana;orai;Pa.11-Vira;és;crus.12-Olaia;prelo.

DIFERENÇAS1-Boca;2-Harpa;3-Corda;4-Chapéu;5-Botões;6-Casaco;7-Parede;8-Bolso.

Sudoku

Labirinto Inicia o percurso no ponto verde e acaba no vermelho

Anedotasl Um bêbado estava sentado no jardimquando de repente vê um funeral lá aofundo da rua e pensou “já agora vou ver oque é aquilo”. Quando chegou ao pé dofuneral gritava a viúva: - Ai meu querido,vais para onde não há televisão, vais paraonde não há camas, vais para onde não háluz, vais para onde não há feijão nem arroz,vais para onde não há vinho... e tu que gos-tavas tanto, vais para onde não há nada.Vira-se o bêbado e diz: - Oh, Oh, queres verque vão levar o homem para a minha casa?

l Iam dois bêbados na ponte, quando umdeles se desequilibra e cai no rio. De ime-diato o outro foi pedir socorro, mas quandoo tiraram da água já estava morto. - Então,como é que ele está? - perguntou o outrobêbado. - Bebeu água a mais. - Está a ver.Bebe água pela primeira vez e morre.

l O bêbado chega a casa cambaleando. Malencontra a porta. Entra, dá uma mijada efala com a mulher que estava no quarto: -Querida, acho que a nossa casa-de-banhoestá assombrada. - Porquê, querido? --Pergunta a mulher. - Não acreditas quequando eu abri a porta, a luz acendeu-sesozinha. Depois, quando a fechei, ela apa-gou-se. Deve ter alguma assombração! - Ohnão!!! Mijas-te no frigorifico de novo!!!

Page 28: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

BrasilHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201228

Bilhete de Identidade

Capital Brasília

Língua oficial Português

Moeda Real

Lema Ordem e Progresso

Área 8.514.876,599 km²

Fronteiras Argentina, Bolívia,Colômbia, Guiana Francesa(França), Guiana, Paraguai, Peru,Suriname, Uruguai e VenezuelaPopulação

l INDICADORES GERAISHabitantes 190.755.799

Homens 93.406.990

Mulheres 97.348.809

Resid. área urbana 84,36 %

Resid. área rural 15,64 %

Densidade 22,43 hab/Km2

PIB US$1.571.957 milhões

PIB per capita US$ 8.114

Alfabetização > 15 anos 90,0%

Natalidade 16 por cada 1000

Mortalidade 6 por cada 1000

Esperança de vida 72,9 anos

l GOVERNORepública Federal presidencialista

Presidente Dilma Rousseff

Vice-presidente Michel Temer

l RECURSOS NATURAISOuro, manganésio, níquel, fosfa-tos, platina, elementos raros daterra, urânio e hidronergeria.

l Feriados fixos1 de JaneiroConfraternizaçãoUniversal

1 de MaioDia do Trabalhador

7 de SetembroDia da Independência

12 de OutubroNossa Senhora Aparecida(Dia da Criança)

2 de NovembroFinados

15 de NovembroProclamação da República

25 de DezembroNatal

Conferência alerta parauso de estimulantes

O uso excessivo de medicamentospor crianças e adolescentes foitema de moção de recomendaçãoe repúdio divulgada, sábado, 14, noencerramento da 9ª ConferênciaNacional dos Direitos da Criança edo Adolescente. A nota propostapelos conselhos federais de Psico-logia e Serviço Social questiona oconsumo indiscriminado de esti-mulantes do sistema nervoso cen-tral, como a Ritalina, e ansiolíti-cos.

Entre as principais propostasque serão usadas como referência

para a construção do Plano Dece-nal de Direitos Humanos daCriança e do Adolescente está acriação do Plano sobre Enfrenta-mento ao Uso de Substâncias Psi-coativas, que vai ampliar as políti-cas sociais para prevenção e trata-mento de crianças e adolescentesdependentes de álcool e outrasdrogas.

Outra proposta trata da amplia-ção do Sistema Nacional de Aten-dimento Socioeducativo (Sinase).“Vamos buscar a melhoria das ins-talações das unidades que abri-

gam os jovem que cumprem me-didas socioeducativas, várias de-vem ser desativadas. Vamos me-lhorar o atendimento a esses ado-lescentes e também o processo deapuração das infrações cometi-das”, destacou a ministra da Se-cretaria de Direitos Humanos daPresidência da República, Mariado Rosário.

A qualificação dos conselhos tu-telares foi um dos temas centraisda conferência. Segundo a minis-tra, em apenas 12 municípios bra-sileiros não há conselhos.

Alguns municípios do Rio Grandedo Sul decidiram esta semana an-tecipar as férias escolares em ra-zão do aumento do número de ca-sos de influenza A (H1N1) – gripesuína, segunfo a Agência Brasil.

Pelo menos nove cidades gaú-chas suspenderam as aulas desuas redes municipais de ensino,e decretaram férias antes das da-tas originalmente previstas emcalendário: Gravataí, Cruz Alta,Boa Vista do Cadeado, Santa Bár-bara do Sul, São Borja, Quinze deNovembro, Pejuçara, Alecrim eCondor.

De acordo com o Ministério daSaúde, não há indicação para sus-pender atividades sociais ou au-las em razão da doença. “Isso [asuspensão] não se mostrou efeti-vo para reduzir a transmissão do[vírus] A H1N1 em 2009, servindoapenas para criar uma sensaçãode insegurança nas pessoas”, diznota divulgada pelo ministério.

Lavar as mãos várias vezes aodia, usar lenço descartável ao tos-sir e espirrar, evitar aglomeraçõese ambientes fechados são algu-mas das formas de prevenir atransmissão da doença.

Pessoas carenciadasProjetos debaixo custoFalta de saneamento, endivi-damento e alimentação defi-ciente. Esses são apenasalguns dos problemas que osmoradores de três comunida-des carentes de São Pauloapontaram para a organiza-ção do 6º EncontroInternacional de Design parao Desenvolvimento Social(IDDS, na sigla em inglês).Com a tarefa de pensar solu-ções de baixo custo para essesproblemas, quarenta profis-sionais e estudantes de diver-sas partes do mundo, estãoimersos nessas comunidadesdesde o começo do mês.

Tecnologia e inovaçãoInstituto dos EUApremiará projetosPesquisadores brasileiros ou estran-geiros residentes no Brasil, de quais-quer áreas, com idade até 35 anos,poderão disputar o prêmio TR35, queo Instituto Tecnológico deMassachusetts (MIT), dos EstadosUnidos, está trazendo ao país. A inicia-tiva conta com apoio da Incubadora deEmpresas da Coordenação de

Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). O objetivo da premia-ção é destacar trabalhos inovadores capazes de revolucionar omundo da tecnologia e dos negócios em um futuro próximo.

Hospital da USPTratamento contra fobia socialUm novo tratamento contra fobia social está sendo testadohá um mês por pesquisadores do Instituto de Psiquiatria daUniversidade de São Paulo (USP). A terapia usa um programa decomputador que mostra imagens em três dimensões que reprodu-zem situações sociais iguais às que causam desconforto ao pacien-te. A fobia social é um distúrbio que leva a pessoa a sofrer cadavez que precisa se submeter a situações de interação social ou quetenha que mostrar desempenho em alguma atividade e afeta 8%da população. O diagnóstico é feito com base na análise de algunscritérios específicos. Com o tratamento, o nível de ansiedadechega a cair muito e a pessoa passa a viver normalmente.Escolas gaúchas antecipam

férias por causa da gripe A

Complexo do AlemãoViolênciapolicialMenos de uma semana apósassumirem o policiamentona comunidade NovaBrasília, no complexo defavelas do Alemão, inte-grantes da Unidade dePolícia Pacificadora (UPP)da localidade são acusadosde agir de maneira violentacontra moradores namadrugada de sábado, 14. APolícia Militar (PM) substi-tui o Exército, que atuou nacomunidade durante umano e meio. A UPP em NovaBrasília tem um efetivo de340 policiais.

Tamiflu O ministério retirou o medicamento antiviral oseltamivir, conhecido pela marca Tamiflu, da lista de sub-stâncias sujeitas a controle especial. O objetivo da medida é facilitar o acesso ao remédio, usado no tratamento dagripe, que passa a ser comercializado nas farmácias com receita médica simples, e não mais em duas vias.!

Page 29: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

29De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HAngola

Bilhete de Identidade

Capital LuandaLíngua oficial PortuguêsLema Virtus Unita Fortior (A uni-dade dá força)Moeda KwanzaÁrea 1.246.700 Km²Fronteiras RepúblicaDemocrática do Congo, Zâmbia eNamíbia

l INDICADORES GERAISHabitantes 18.992.707Homens 9.362.060Mulheres 9.630.647Resid. área urbana 58,50%Resid. área rural 41,50%Densidade 15 hab/Km2PIB US$34.991 milhõesPer capita US$1.892Alfabetização > 15 anos 67,4%Natalidade 42 por 1000Mortalidade 16 por 1000Esperança de vida 48,1 anos

l GOVERNORepública PresidencialistaPresidenteJosé Eduardo dos SantosVice-presidenteFernando da Piedade Dias dosSantos

l RECURSOS NATURAISDiamantes, ouro, urânio, café,algodão, pescado.

l OUTROS DADOSLinhas telefónicas1,59 a cada 100 habitantes

Assinantes telemóvel46,69 por cada 100 habitantes

Número de PC’s pessoais0,60 por cada 100 habitantes

Utilizadores com acesso à net10,00 por cada 100 habitantes

Áreas cultivadas2,96% da área total

Área de pastagem permanente43,31% da área total

Publicidade

“Missang” A Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau “Missang”, composta por cerca de 200 elementos de dife-rentes especialidades, foi lançada a 21 de Março de 2011, em Bissau numa cerimónia presidida pelo já falecidoPresidente da República, Malam Bacai Sanhá, na presença do ministro angolano da Defesa, Cândido Van-Dúnem.!

Luanda refuta culpano golpe guineenseAngola refuta qualquer respon-sabilidade no golpe de estado naGuiné-Bissau e manifesta vonta-de de cooperar para ultrapassara crise, declarou, sábado, 14, emAddis Abeba (Etiópia), o minis-tro da Relações Exteriores.

Georges Chikoti falava à im-prensa no final de uma reuniãodo Conselho de Paz e Segurança(CPS) da União Africana, a nívelde Chefes de Estado e de Gover-no para analisar a crise instaura-da no Mali e o conflito entre oSudão e o Sudão do Sul. A ques-tão da Guiné-Bissau foi introdu-zida a meio do encontro.

O ministro reagia ao relatórioda Comunidade Económica daÁfrica do Oeste (CEDEAO) queindicava que o golpe de estadode Abril deste ano na Guiné-Bis-sau se deveu a presença de tro-pas angolanas naquele país.

A CEDEAO defende tambémo reconhecimento dos golpistas,bem como o levantamento dassanções internacionais. O gover-nante angolano manifestou adisposição de cooperar com ins-tituições regionais e internacio-nais para se ultrapassar a crisepolítica na Guiné-Bissau.

Defende que se promova no

país um processo mais inclusivo,criando as condições de segu-rança para que todos os cida-dãos possam participar na vidapolítica, particularmente, emcaso de eleições.

Salientou que a União Africa-na defende as decisões tomadasna Comissão de Paz e Seguran-ça, faltando aplicar sanções

complementares.“Muitas pessoas estão a fugir

do país. Resta que a CPLP e a CE-DEAO criem consensos sobre asmedidas a aplicar para que o paísvolte a normalidade”, enalteceu.

A Guiné-Bissau é um país comum historial de vários golpes deestado, com mortes inclusive dePresidentes da República.

HuamboONG investe emfuros de águaTrinta e um milhões 547 mil e447 kwanzas estão a ser empre-gues, desde Abril último, pelaONG angolana Associação deDesenvolvimento eEnquadramento Social dasPopulações Vulneráveis em pro-gramas de aberturas de furos deágua potável e saneamento bási-co, no município de Tchindjenje,província do Huambo. A infor-mação foi avançada sexta-feira,13, à Angop, pelo gestor do pro-jecto na província do Huambo,Luís Ovidio Messamessa.

EmbaixadaFrança acompanhaprocesso eleitoralO embaixador francês em Angola, PhilippeGarnier, disse, no sábado, 14, em Luanda, quea França acompanha com grande interesse aseleições gerais aprazadas para 31 de Agostopróximo, no território angolano. “Trata-se de

uma etapa primordial no processo de consolidação da democracia”,afirmou o diplomata quando discursava na sua residência oficial,durante uma recepção alusiva ao aniversário da Revolução Francesade 1789. Segundo o embaixador, o ano de 2012 é uma etapa importan-te tanto para Angola como para a França, na sua vida democrática,precisando que os dois países conhecem este ano eleições gerais.

São PauloPreso um dos presumíveisassassinos de estudante angolanaA Embaixada de Angola no Brasil foi quinta-feira, 12, informada dadetenção de José Marcelo de Vasconcelos, um dos presumíveis auto-res do assassinato da estudante angolana Zumira Cardoso, em Maiopassado. O Departamento Estadual de Homicídios e de Protecção àPessoa de São Paulo informou que o delinquente foi detido na manhãde quinta-feira na periferia da Zona Leste de São Paulo, depois de tra-balho de investigação policial que conduziu a admitir a hipótese deterem sido duas as pessoas envolvidas no assassinato de Zumira e noferimento de outros três angolanos. A Embaixada e o ConsuladoGeral de Angola em São Paulo manifestaram às autoridades brasilei-ras o seu regozijo pelo empenho da policia na busca do esclarecimen-to do caso, encorajando a polícia a prosseguir a investigação.

HuílaOlimpíadasde matemáticaO aluno da escola 1º deDezembro, AstregildoFernando, de 15 anos deidade, venceu sábado, 14, nacidade do Lubango, Huíla, oconcurso provincial denomi-nado “Olimpíadas de mate-mática” ao totalizar 17 valo-res. Participaram no evento,sob a égide da direcção pro-vincial da educação, ciência etecnologia, 31 alunos prove-nientes nos 14 municípios deescolas públicas do primeirociclo do ensino secundário.

Page 30: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Cabo VerdeHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201230

Bilhete de Identidade

Capital PraiaLíngua oficial PortuguêsLema Unidade, Trabalho eProgressoMoeda Escudo cabo-verdianoÁrea 4.033 Km²

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 512.582Homens 245.236Mulheres 267.346Resid. área urbana 61,09%Resid. área rural 38,91%Densidade 127 hab/Km2PIB US$1.583 milhõesPIB per capita US$3.131Alfabetização > 15 anos 85,9%Natalidade 24 por 1000Mortalidade 5 por 1000Esperança de vida 71,9 anos

l GOVERNORepública parlamentaristaPresidente Jorge CarlosFonsecaPrimeiro Ministro e Ministroda Reforma do EstadoJosé Maria Pereira NevesPresidente da AssembleiaNacional Basílio Mosso Ramos

l RECUROSAgricultura, riqueza marinha doarquipélago, prestação de serviçosque corresponde a 80% do PIB, eturismo

l FERIADOS FIXOS1 de JaneiroAno Novo13 de JaneiroDia da Democracia20 de JaneiroDia dos Heróis Nacionais1 de MaioDia do Trabalhador19 de MaioDia do Município da Praia1 de JunhoDia Internacional da Criança5 de JulhoDia da Independência15 de AgostoDia da Padroeira Nacional(N.ª Sr.ª das Graças)1 de NovembroDia de Todos os Santos25 de DezembroNatal

País vai eleger até 2013sete monumentos naturaisCabo Verde vai eleger até 2013 assete maravilhas do arquipélago, umprojectoqueprevêaescolhadossetemonumentos naturais como formade preservar e promover o patrimó-nio natural do país, foi anunciado nasexta-feira, 13.

A iniciativa é da Rede de Parla-mentares para o Ambiente, Lutacontra a Desertificação e Pobreza econta com o envolvimento de insti-tuiçõesligadasaoEstadoeàsocieda-de civil. Eunice Silva, presidente dacomissãonacionaldoprojecto,subli-nhou que a iniciativa pretende pro-porcionar à sociedade descobrir opaís,conhecendomelhoroterritórioe paisagens naturais existentes nasilhas,alémdeproporàscâmaraseaoGoverno o devido enquadramentodosbensnaturaisexistentesnoterri-tório.

A deputada aproveitou para aler-tar sobre alguns casos flagrantes dedegradação de patrimónios naturaisdo país e disse que o concurso deve-rá trabalhar em prol do conheci-mento e da valorização do patrimó-nionaturaldeCaboVerde.

“QueremosdescobrirCaboVerde.O arquipélago tem muita coisa boni-ta, singular, que é próprio deste país,quer em termos de (...) coisas queexistem aqui e não existem em maislado nenhum, mas também em ter-mosdepaisagens”,sublinhou.

“Cada ilha tem o seu potencial em

termos de património e queremosque os cabo-verdianos o conheçampara poder proteger esta riqueza,alémdemelhoraraexploraçãoturís-ticadopotencialemtermosdepatri-mónionatural”,disse.

O levantamento no terreno, sob aorientação do Ministério da Educa-ção,começajáestemêscomoenvol-vimentodetodasasescolasdopaís.

“Queremos o envolvimento dascrianças e dos adolescentes, que iãovisitar esses patrimónios, conversarcom as suas famílias sobre isso, paradepois fazerem redacções e caracte-

rização, um trabalho que será reme-tidoàComissão”,garantiu.

Qualquer cidadão, seja ele cabo-verdiano ao não, pode participardesde que conheça bem o país e opatrimónioqueelege.

O período de participação já estáem vigor, começou este mês, e de-correatéDezembro.

Em Janeiro de 2013, prevê EuniceSilva, os patrimónios deverão estaridentificados e caracterizados. Aeleição das sete maravilhas decorre-rá numa data a marcar em 2013,acrescentou.

O Supremo Tribunal de Justiçacabo-verdiano considerou im-procedente o pedido do Movi-mento para a Democracia (MpD)para a reforma do acórdão quemandou repetir, dia 22, as elei-ções autárquicas em duas mesasdo concelho Santa Catarina deSantiago.

No pedido, o MpD - oposiçãoparlamentar, mas maioritário nascâmaras, depois de conquistar 13das 22 na votação de 1 de Julhopassado - alega que nas mesas devoto de Cruz Grande e de BoaEntrada houve um “manifestoerro de cálculo” na fixação da di-

vergência existente entre o nú-mero de boletins de voto e o nú-mero de votantes.

Segundo a agência Inforpress,o pedido do MpD, entregue namanhã de quarta-feira, obteveresposta do Supremo Tribunal deJustiça (STJ) no final da tarde domesmo dia, com os juízes do Su-premo cabo-verdiano a delibera-rem a improcedência.

Com este acórdão, foi confir-mada a repetição das eleições nasduas mesas de voto no concelhode Santa Catarina: Boa Entrada(341 eleitores) e Cruz Grande(428 eleitores).

Atraso de ÁfricaOs culpados“são outros”O desenvolvimento deÁfrica, 50 anos após as pri-meiras independências, temde ser feito pelos própriosafricanos, pois já está “defi-nitivamente ultrapassado”o tempo de culpabilizar “osoutros” pelo atraso no con-tinente, afirmou segunda-feira, 9, o presidente deCabo Verde, Jorge CarlosFonseca, na abertura daconferência “ÁfricaReinventa suaGovernação”, que decorreuna Cidade da Praia atéquinta-feira seguinte.

EstratégicaGoverno portuguêsquer nova parceriaO secretário de Estado dos NegóciosEstrangeiros português defendeu,terça-feira, 10, que a cooperaçãocom Cabo Verde deverá, de futuro,ser vista numa óptica de parceriaestratégica, salientando o “momen-to exigente” que Portugal está aatravessar. Luís Brites Pereira, quehoje iniciou uma visita de um dia ao

arquipélago para fazer o balanço da cooperação bilateral,deverá ainda discutir com o seu homólogo cabo-verdiano asnovas acções no âmbito do Programa Indicativo deCooperação (PIC) 2012/2015.

Taxa EcológicaOposição saúda veto presidencialA oposição cabo-verdiana saudou terça-feira, 10, o veto presidencialao diploma que cria a Taxa Ecológica, aprovado no parlamento emMaio último, enquanto o PAICV, no poder, acusou o chefe de Estadode alinhar com os argumentos do MpD. As reacções do PartidoAfricano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e do Movimentopara a Democracia (MpD, oposição) surgiram na sequência do vetodo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, ao diplomagovernamental, alegando que este retira às autarquias a possibilida-de de receberem as receitas provenientes da cobrança da taxa, quepassariam exclusivamente para o Fundo do Ambiente.STJ mantém repetição

de votação em duas mesas

Electra37% da energiaé desperdiçadaA empresa cabo-verdiana deprodução e abastecimentode água e energia perdeatualmente 37% da eletrici-dade que gera devido a ava-rias técnicas, roubos e faltade pagamento, revelou,domingo, 15, o presidentedo conselho de administra-ção da Electra. AlexandreFortes lembrou que as dívi-das à Electra ascendem aquatro milhões de contos(36,2 milhões de euros) esublinhou que 25% é da res-ponsabilidade das câmarasmunicipais.

Monumentos Naturais Uma das primeiras acções práticas desta iniciativa prevê a elaboração de um catálogo nacional quecaracterize e ilustre os espaços, sítios e monumentos naturais de cada município, com informações de interesse ambiental,turístico, paisagístico, cultural e científico.!

Page 31: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

31De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HMoçambique

Bilhete de Identidade

Capital BissauLíngua oficial PortuguêsLema Unidade, Luta e ProgressoMoeda Franco CFAÁrea 36.125 Km²Fronteiras Senegal e GuinéConakri

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 1.647.380Homens 816.147Mulheres 831.233Resid. área urbana 30,00%Resid. área rural 70,00%Densidade 46 hab/Km2PIB US$ 833 milhõesPIB per capita US$ 517Alfabetização > 15 anos 69,5%Natalidade 41 por 1000Mortalidade 17 por 1000Esperança de vida 48,6 anos

Guiné-Bissau

Bilhete de Identidade

Capital MaputoLíngua oficial PortuguêsMoeda MeticalÁrea 801.590 Km²Fronteiras Tanzânia, Zâmbia,Malauwi, Suazilândia, Zimbabwee África do Sul

l GOVERNORepública presidencialistaPresidente Armando GuebuzaVice-presidente Aires Ali

l RECURSOS NATURAISCarvão, sal, grafite, bauxite, ouro,pedras preciosas e semipreciosas,gás natural e mármore.

l PRINCIPAIS PRODUTOSAlgodão, cana-de-açúcar,castanha-de-caju, mandioca.

As redes de narcotráfico pre-sentes na Guiné-Bissau estãomais activas e influentes nopaís desde o golpe de Estado deAbril, disse quarta-feira, 11, noConselho de Segurança o re-presentante do secretário-ge-ral da Organização das NaçõesUnidos (ONU) para a ÁfricaOcidental, Said Djinnit.

O responsável falava num“briefing” aos 15 membros doConselho de Segurança das Na-ções Unidas sobre a situação“precária” de segurança na Áfri-ca Ocidental, em que estiveramem foco os golpes de Estado noMali e na Guiné-Bissau.

“Há actividades crescentes einfluência de redes de tráficode droga na Guiné-Bissau, es-pecialmente desde o recentegolpe”, disse.

Djinnit apontou o caso gui-neense como exemplo do po-tencial do “flagelo do tráfico dedroga e crime organizado paraminar seriamente a governaçãoe a segurança na região”, se nãofor alvo de medidas prontas e

Redes de narcotráfico maisactivas desde golpe de estado

A Holanda decidiu suspender asua ajuda financeira referente aoano de 2013 a Moçambique, porcausa das dúvidas que pairamsobre a sua boa governação e asua capacidade de lutar contra acorrupção, anunciou quinta-fei-ra, 12, a sua embaixada em Ma-puto, citada pela AFP.

“Moçambique, foi avaliado so-bre as suas performances em ter-mos de redução da pobreza, dagovernação e da luta contra acorrupção”, declarou MichaelThijssen, responsável político damissão diplomática dos Países-Baixos.

“Segundo os nossos novos cri-térios, os esforços não foram su-ficientes nesses domínios, porisso, a partir de 2013, os fundosde ajuda orçamental serão aloca-dos aos sectores específicoscomo a saúde”, acrescentouThijssen. Os 19 países doadoresde Moçambique, dos quais osPaíses-Baixos, fazem parte dareavaliação das suas ajudas acada ano. Moçambique, faz parte

Holanda suspende ajudafinanceira a Moçambique

dos 18 países, cuja ajuda foi re-duzida. Em Maio de 2010, sus-penderam as suas ajudas orça-mentais a Moçambique, por pro-testar contra as irregularidadesdurante as eleições de 2009, oque foi considerado pelo execu-tivo moçambicano como uma“greve de doadores”. A coopera-ção em matéria de desenvolvi-mento não foi, todavia, suspensa.

Os 19 doadores, tinha aceitado

eficazes.“Os actores regionais têm de

redobrar esforços” para lidarcom esta criminalidade, ape-lou.

No seu anterior “briefing” aoConselho de Segurança, emMaio, o responsável da ONU ti-nha alertado para uma novavaga de desafios à governação epaz na região, patente nos ca-sos do Mali e Guiné-Bissau, sob

ameaça do crime organizado eterrorismo.

Apesar dos “progressos signi-ficativos nos últimos anos napromoção e consolidação dapaz, graças a iniciativas toma-das pelos líderes regionais comapoio do continente e da comu-nidade internacional, particu-larmente a ONU”, disse, a segu-rança na África Ocidental con-tinua precária e reversível.

InternacionaisGoverno elucidaparceirosO governo de transição daGuiné-Bissau reuniu-sequinta-feira, 12, com parcei-ros internacionais para osinformar sobre o que está aser feito, nomeadamentesobre as eleições e o comba-te à droga, mas a maiorianão compareceu.A reunião juntou represen-tantes da CEDEAO, UA etambém os embaixadoresdo Senegal e da Nigéria.

OposiçãoPaís “perdeua soberania”O líder do Partido da UnidadeNacional (PUN) defendeusexta-feira, 13, que a Guiné-Bissau perdeu a sua soberania“já que os guineenses prefe-rem deixar que os outrosdecidam” o rumo que o paísdeve tomar. Idrissa Djalóteceu duras críticas aos auto-res do golpe Estado de 12 deAbril, responsabilizando osmilitares e os políticos pelo“caos” em que está o país.

País emergente Fortemente empobrecido por seis anos de guerra civil, Moçambique, antiga colónia portu-guesa, é actualmente uma das economias do mundo em forte crescimento, graças nomeadamente a desco-berta de jazigos de carvão e hidrocarbonetos.!

retomar as suas ajudas, após ummês de negociação com as auto-ridades moçambicanas, exigindoacções concretas em matéria dareforma eleitoral e da luta contraa corrupção.

No ano passado, os doadoresreduziram as suas ajudas nacompra de medicamentos, de-nunciando uma redução do orça-mento moçambicano alocado aosector da saúde.

Moatize-NampulaConstruçãode via-férreaA empresa CorredorLogístico Integrado doNorte (CLIN), detida em80 porcento pela brasilei-ra Vale, assinou um acor-do, na sexta-feira, 13, como governo moçambicanopara a construção de umaferrovia, ligando Moatizea Nampula e de um novoterminal portuário emNacala, segundo noticiou aagência Lusa.

Manuel BissopoRENAMO elegesecretário-geralO Conselho Nacional daRENAMO, principal partidoda oposição moçambicana,elegeu por unanimidadeManuel Bissopo para o cargode secretário-geral, em subs-tituição de Ossufo Momade,que exerceu a função nos últi-mos seis anos. Bissopo, de 46anos, foi o único nome pro-posto pelo líder da RENAMO,Afonso Dhlakama, aoConselho Nacional.

Page 32: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Timor-LesteHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201232

São Tomé e Príncipe

Bilhete de IdentidadeCapital DíliLíngua oficial Português eTétumLema Unidade, Acção eProgressoMoeda Dólar americanoÁrea 14.874 km²Fronteiras IndonésiaClima Equatorial

l INDICADORES SOCIAISHabitantes 1.066.582Densidade 75,3 hab./km²Esper. de vida 60,8 anosMort. infantil 66,7 por cada1000Alfabetização 50,1%PIB US$ 349.000.000Per capita US$ 600Cidade mais populosa Díli

l GOVERNORepública parlamentaristaPresidente José Ramos-HortaPrimeiro-ministro XananaGusmão

Bilhete de IdentidadeCapital São ToméLíngua oficial PortuguêsMoeda DobraÁrea 1.001 km²

l INDICADORES GERAISHabitantes 165.397Homens 81.913Mulheres 83.484Resid. área urbana 62,23%Resid. área rural 37,78%Densidade 172 hab/Km2PIB US$ 212 milhõesPIB per capita US$1.302Alfabetização > 15 anos 89,2%Natalidade 32 por 1000Mortalidade 7 por 1000Esperança de vida 66,1 anos

l GOVERNORepública semipresidencialistaPresidente Manuel Pinto daCostaPrimeiro-ministro PatriceTrovoada

A Ilha do Príncipe, em São Tomé ePríncipe, foi declarada Reserva daBiosfera pelo Conselho Internacio-nal Coordenador do Programa Ho-mem e Biosfera da UNESCO, naquatra-feira, 11.emParis,França.

AntónioJoséCassandra,governa-dordoPríncipe,quedesdesegunda-feira acompanha a reunião da estru-tura da Organização das NaçõesUnidas para a Educação Ciência eCultura (UNESCO), regozijou-secom a aprovação da candidatura,considerando que ela confirma umaapostaquejáestavaaserfeita.

“Para nós, o mais importante naaprovação da nossa candidatura é ofacto de esta reafirmar a nossa posi-ção de manter no Príncipe um des-envolvimento sustentável, conser-vando a ilha como ela é, com a suabeleza natural”, disse António Cas-sandraàagênciaLusa.

O governador de Príncipe referiuque a aposta é proteger para desen-volver a ilha, um objectivo que estáempenhadoemmanter.

“A natureza não precisa de desen-volvimento, o desenvolvimento éque precisa da natureza”, sustentou,

Príncipe declarada reservada Biosfera pela UNESCO

lembrandoqueoPlanodeDesenvol-vimento Regional recentementeaprovado pelas autoridades são-to-menses foi elaborado com base nes-safilosofia.

Na reunião que decorreu em Paris

até sexta-feira, 13, o conselho coor-denador do programa da UNESCOHomemeBiosferaaprovouumtotalde20candidaturas,passandoaRedeMundial de Reservas da Biosfera adisporde598reservasem117países.

EconomiaÁreas paracrescer maisA encarregada de negóciosde São Tomé e Príncipe emAngola, Elisa Barros, defendeudomingo, 15, em Luanda, queo desenvolvimento do seupaís passa por outras áreaspotencialmente económicassem depender do petróleo.Em entrevista à Angop, fezsaber que São Tomé e Príncipetem grandes potencialidadeseconómicos que não estãosendo desenvolvidos.

JustiçaSTP Tradingem julgamentoO Tribunal da primeira ins-tância de São Tomé ePríncipe inicia a 19 de Julhode 2012 o julgamento doCaso STP Trading, no qualtrês empresários santomen-ses são acusados de corrup-ção e gestão danosa na utili-zação do crédito de cincomilhões de dólares america-nos para o abastecimento domercado com produtos ali-mentares, noticiou a PANA.

O Partido Democrático (PD) aceitaa coligação com o Conselho Nacio-nal da Reconstrução Timorensepara formar Governo em Timor-Leste, mas não está ainda definido oprograma do executivo disse hoje àLusa um responsável partidário.

“Antes da conferência do Conse-lho Nacional da Reconstrução Ti-morense (CNRT), o Partido Demo-crático também convocou uma con-ferência com os responsáveis de to-dos os distritos em que unanime-mente decidiram participar no Go-verno”, disse o secretário do Conse-lho Político Nacional do PD, Antó-nio da Conceição, contactado tele-fonicamente a partir de Macau.

O responsável do partido, que fi-cou em terceiro lugar nas legislati-vas de 7 de julho, atrás do CNRT eda Fretilin, salientou que, pela deci-são da conferência, “é aceite a coli-gação”, mas alerta que faltam aindaencontros formais entre os doispartidos para definir as linhas mes-tras do futuro programa de Gover-no que terá, assim, o apoio de uma

Partido Democráticoaceita coligação com CNRT

maioria no parlamento timorense.“Baseado nesta conferência posso

dizer que é aceite a coligação, masainda falta discutir como vamos de-finir os objectivos deste governo eainda esperamos para nos encon-trarmos formalmente com oCNRT”, afirmou.

“Só depois é que discutiremos acomposição do Governo e falare-

mos sobre a distribuição de lugaresquer no Governo quer no Parlamen-to Nacional”, disse, acrescentandoque o PD irá propor que essa discus-são da composição do Governo de-corra tendo como base os objectivosque se pretendem atingir e que se-rão definidos no acordo político e osquatro pilares do Plano Estratégicode Desenvolvimento Nacional,

Reserva da Biosfera O principal critério para a classificação de um local como Reserva da Biosfera por parte da UNESCOé o bom relacionamento entre o homem e o meio ambiente global. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera (WMBR, na siglaem inglês) a dispor de 598 reservas em 117 países.!

aprovado em 2011 e que estabelecemetas para Timor-Leste até 2030.

O Plano Estratégico de Desenvol-vimento Nacional prevê, no primei-ro pilar, o desenvolvimento Social,onde se integra a educação, Saúde ereintegração social, no segundo asinfra-estruturas, no terceiro a eco-nomia e no quarto do quadro dasinstituições, disse.

O CNRT, do actual primeiro-mi-nistro timorense, Xanana Gusmão,venceu sem maioria absoluta aseleições legislativas de 7 de julho. OCNRT obteve 172.831 votos(36,66%) e terá 30 deputados noparlamento.

A Fretilin, do antigo primeiro-mi-nistro Mari Alkatiri, obteve 147.786votos (28,87%) e ficou em segundolugar com 25 deputados.

Em terceiro, ficou o PD, do actualpresidente do parlamento FernandoLa Sama de Araújo, com 48.581 vo-tos (10,39%) e 10 deputados e naquarta posição a Frente Mudançacom 14.648 votos (3,11%) com doisdeputados.

Page 33: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

33De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HDesporto

Publicidade

Publicidade

Cabo VerdeSporting da Praia sagra-se campeãoO Sporting Clube da Praia conquistou o título de campeãonacional de futebol em Cabo Verde ao empatar (0-0) com oAtlético de São Nicolau, em jogo da segunda mão da final dispu-tado, sábado, 8 de Julho, no Estádio da Várzea, na capital cabo-verdiana. A equipa leonina da capital, que conquista o títulomáximo do futebol cabo-verdiano pela 11ª vez, beneficiou dogolo marcado em São Nicolau, duas semanas antes, na primeiramão da final, que terminou empatada a um golo.

FC Porto-Benficana penúltima jornada

Futebol l Liga Zon Sagres

Sorteio do calendário dos jogospara a época 2012/13 dita quemaior clássico do futebol portu-guês seja disputado perto do finalda primeira ronda e do campeona-to...O FC Porto, actual campeão nacio-nal de futebol, receberá o rivalBenfica na penúltima jornada daLiga 2012/13, ditou o sorteio doprincipal campeonato, realizadono passado 5 de Julho.

O confronto da 29.ª jornada en-tre as duas equipas que têm mono-polizado os campeonatos nos últi-mos anos gerou sensação na pla-teia que, no Palácio do Freixo, noPorto, assistiu ao sorteio organiza-do pela Liga Portuguesa de Fute-bol Profissional.

Na primeira volta, o Benfica re-ceberá os “dragões” na 14.ª jorna-da, marcada para 13 de Janeiro de2013.

Logo na primeira jornada, oBenfica receberá o Sporting deBraga, terceiro classificado naépoca anterior e que lutou pelo tí-tulo praticamente até ao fim.

A recepção aos minhotos estáprevista para 19 de Agosto, dia emque os campeões nacionais visita-rão o Gil Vicente, enquanto oSporting, quarto classificado na úl-tima Liga, se deslocará a Guima-rães, para defrontar o Vitória local.

Os vimaranenses, na ronda se-guinte, deslocam-se ao Estádio doDragão, enquanto o Benfica vai aSetúbal, o Braga recebe o Beira-Mar e o Sporting recebe o RioAve.

O primeiro “clássico” apenasacontece à sexta jornada, com adisputa do FC Porto-Sporting (7de Outubro), dia em que o Benficarecebe o Beira-Mar.

À 10.ª ronda (25 de Novembro),

o Sporting de Braga é anfitrião doFC Porto, enquanto o Sporting-Benfica joga-se na 11.ª jornada (9de Dezembro).

As condicionantes do sorteioimpediram, assim, quaisquer jo-gos entre FC Porto, Benfica eSporting nas quatro primeiras jor-nadas da Liga, tal como aconteceentre Nacional e Marítimo, assimcomo entre Sporting de Braga eVitória de Guimarães.

Os “limites” definidos impedi-ram, também, que não houvesse“clássicos” em jornadas consecu-tivas e que equipas geografica-mente próximas jogassem simul-taneamente em casa ou fora.

O secretário de Estado do Des-porto, Alexandre Mestre, estevepresente no sorteio das ligas pro-fissionais de futebol, marcadopela ausência de representantesdo FC Porto.

‘Dragões’ e ‘Águias’ partem mais uma vez como os grandes candidatos à vitória no campeonato.

SupertaçaTecnologia dalinha de goloA Federação Portuguesa deFutebol (FPF) anunciou, nopassado 6 de Julho, ter-sedisponibilizado para serpioneira na utilização datecnologia na detecção degolos na linha de baliza eavaliar a possibilidade deser já na Supertaça. Benfica

Real Madrid na Eusébio CupO Real Madrid é o convidado de “luxo” da quinta edição daEusébio Cup, em 27 de Julho frente ao Benfica, mas a equipaespanhola deverá apresentar-se desfalcada de alguns dos joga-dores que estiveram no Euro2012 de futebol. “Virão todos osque não estiveram no Euro. Virá também o Benzema. Mas osque jogaram a final e as meias-finais têm as férias. Com os por-tugueses e espanhóis é possível que tenhamos dificuldades”,disse Butragueno, director do Real Madrid.

Melhor da UEFATrio luso de ouroOs portugueses CristianoRonaldo, Pepe e FábioCoentrão estão entre os 32 can-didatos iniciais ao prémio“Melhor Jogador da UEFA naEuropa”, revelou a organizaçãoque rege o futebol europeu.

Page 34: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

DesportoHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201234

Partida sem “falsasexpectativas” na bagagemOs primeiros elementos da comiti-va portuguesa que vai participarnos Jogos Olímpicos Londres2012,entre 27 julho e 12 de agosto, par-tiram na passada segunda-feira,16, para a capital inglesa sem “fal-sas expectativas” na bagagem,mas com entusiasmo e motivação.

“Por experiência própria, essesobjectivos devem ser delineadosmais próximos da competição,quando os treinos já terminaram.Cada lesão, numa comitiva como ade Portugal - que pode ganhar, se-gundo a sua história olímpica, en-tre zero e três medalhas -, pode fa-zer uma diferença enorme. Tudoisso é importante para não criarfalsas expectativas”, disse o antigojudoca Nuno Delgado, chefe demissão adjunto de Mário Santos.

Além dos responsáveis pelos 75atletas lusos, de 13 modalidadesdiferentes, também os velejadoresGustavo Lima, Francisco Andrade,Bernardo Freitas e Sara Carmopartiram rumo a Londres.

“Agora, o que vai acontecer éuma viagem segura e tranquilapara chegarmos e ambientarmo-nos bem. Eles (atletas) têm de seadaptar bem aos locais de treino ecompetição. A partir daí, vamos fa-zer um balanço de como cada atle-

ta está para a sua prova e temosexpectativas de que coisas muitoboas vão acontecer”, continuouDelgado.

Para o “bronzeado” em Sid-nei2000, “apesar de não termos asfiguras que Portugal detém, por-que os medalhados olímpicos dosanos anteriores tiveram lesõesque limitaram um pouco a equipa,temos aqui uma geração que podefazer coisas muito boas”.

Sobre as suas novas funções,Delgado disse tratar-se de “um

processo de continuidade, normale natural, que deveria acontecermais vezes no nosso país”.

“Falo no meu caso e no do chefede missão, Mário Santos, que, ape-sar de não ter sido olímpico, é ain-da atleta e campeão nacional decanoagem”, afirmou, referindo-seao presidente da Federação Portu-guesa de Canoagem.

Em estreia absoluta num eventodo género, Sara Carmo mostrou-se “muito entusiasmada e motiva-da”, com a “ansiedade normal” e a

planear “alinhavar os pequenospormenores e conhecer o campode regatas, os ventos e as tendên-cias para saber quais são os ladosfavoráveis dos ventos e corren-tes”.

“Espero que as coisas corram damelhor maneira. É fazer o melhorque sei. Vai ser a minha estreia.Vai haver muita coisa que será no-vidade. Estou aqui para fazer omeu melhor e à espera que o re-sultado apareça”, disse a estudan-te de arquitectura.

Craque do Santacruzensea caminho do Nacionalda MadeiraChama-se Gilberto Francisco e tem17 anos. Este jovem é o mais recentecraque das camadas jovens do San-tacruzense de Londres a cruzar oOceano.

Filho de Carlos Francisco e MariaFrancisco, angolanos, Gilberto nas-ceu em Portugal e considera-se umcidadão português de corpo e alma.Com o apoio dos pais, e da irmã Lu-zia, este jovem médio parte em bre-ve para Madeira em busca do sonho:ser jogador de futebol.

Ainda em Portugal jogou nos in-fantis e iniciados do Sacavenense, edepois de três anos a militar no San-tacruzense de Londres, surgiu agoraa oportunidade da sua vida, graçassobretudo a este clube, em especialao Eduardo. Perto da hora da parti-da disse ao HORA H: “Quero agra-decer ao Santacrusense, ao Eduar-do, a todos os colegas e todos os in-tervenientes deste grande clube,sem o qual isto não seria possível.”

Jogos Olímpicos Londres 2012

A comitiva portuguesa já começou a partir para Londres.

Em 2017Moçambiqueorganiza jogosda LusofoniaA assembleia-geral daAssociação de ComitésOlímpicos de LínguaOficial Portuguesa (ACO-LOP) decidiu, em 6 deJulho último, em Mafra,aprovar a candidatura deMoçambique à organiza-ção dos Jogos daLusofonia em 2017.No final da assembleia-geral, o secretário-geral epresidente do ComitéOlímpico de Angola, MárioRosa, anunciou aos jorna-listas que foi decidido“por aclamação e unanimi-dade aprovar a candidatu-ra de Moçambique para arealização dos jogos daLusofonia de 2017”.O responsável adiantoutambém que foi delibera-do “reiterar o apoio a Goapara a organização dospróximos jogos, que vãoter lugar de 02 a 10 denovembro de 2013”.A assembleia-geral daACOLOP realizou-se hojeno Palácio Nacional deMafra, concelho ondedecorrem os jogos daComunidade dos Países deLíngua Portuguesa e ondese reuniram os ministrosdo desporto e juventudedos governos dos diversosestados-membros.

Publicidade

Eduardo com o jovem Gilberto, antes da partida para a Madeira.

Page 35: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

35De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HMotores

A Ford deu a conhecer as primeiras informações e ima-gens dos novos Transit Custom e Tourneo Custom,comerciais que deverão ser comercializados no mercadoeuropeu até ao final de 2012, e que significam um impor-tante salto qualitativo e tecnológico face às actuais gera-ções. Profundamente renovados ao nível do design emateriais e com novos e variados equipamentos de con-forto e segurança, a maioria dos quais já presentes nosmodelos de passageiros do construtor, os dois novoscomerciais propõem maior funcionalidade nas suasdiversas configurações (Van, Kombi e Passageiros). AFord dá particular importância à redução dos custos demanutenção, nesta nova geração dos seus comerciais dereferência, e aposta forte nas variantes de passageirosque surgem ainda mais refinadas e equipadas. A gama demotores compreende três derivações do 2.2 TDCi de 100,125 e 155 cv, com função Auto Start/Stop de série pararedução de consumos e emissões de gases poluentes.

Mercedes CLS Shooting Brake

Publicidade

A Mazda introduziu melho-ramentosno MX-5. A nova evoluçãodo modelo mais emblemáti-co da marca japonesajá está à venda no país deSol Nascente (Japão)devendo ser introduzido naEuropa no próximoOutono.Nesta actualização de con-teúdos, o MX-5 passou adispôr com novos pára-choques, com um aspectomais agressivo e melhorperformance aerodinâmi-ca, novas cores e melhoresrevestimentos interiores.O “novo” MX-5 ofereceainda um capot que seeleva automaticamente nocaso de um embate com umpeão e um novo sistema degestão electrónica queaumenta a resposta do ace-lerador e do travão.

MazdaactualizaMX-5

A chegada do novo CLS Shoo-ting Brake foi agendada para Ou-tubro próximo. O gabinete de es-tilo da marca da estrela esmerou-se neste modelo, procurando re-cuperar a noção de carrinha-cou-pé de proporções perfeitas, semprejuízo para o visual desportivoque é apanágio da gama CLS.

Face à berlina, o CLS Shoo-ting Brake é apenas 16 mm maiscomprido e 3 mm mais baixo,

mantendo a largura (4,956 m decomprimento, 1,881 m de largu-ra e 1,413 m de altura).

O volume da bagageira cresceude 520 para 590 litros e a funcio-nalidade foi aprimorada – com osbancos rebatidos a capacidade damala ascende aos 1550 litros.

Importa sublinhar que a Mer-cedes não deixa o luxo por mãosalheias ou não fosse o fundo dabagageira feito artesanalmente

em madeira de cerejeira.Exige-se fazer pandã com os

materiais igualmente sumptuo-sos que compõem o habitáculo.

O CLS Shooting Brake estádisponível em quatro motoriza-ções: dois motores Diesel e doisa gasolina, todos eles equipadoscom caixa automática de setevelocidades 7G Tronic Plus etecnologia start/stop. Saibamais no site da marca alemã.

Ford apresenta Transite Tourneo Custom

Page 36: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

HORA H l De 18 a 31 de Julho de 201236

Clu

bes

eA

ssoc

iaçõ

esAssociaçãoDesportivade Machicode Londres

Fundação 2000DirecçãoPresident José SousaVice-presidente Terry WilliamsTesoureiro Vítor Mariano

Equipa principalAD Machico FCFundação 2000Treinador Andrew GriffithAdjunto Terry Williams

Ficha técnica

Presidente Sancho Barros

Vice-presidente Raul Barros

Tesoureiro Manuel Pires

Vogais Carla Vaz, RodrigoMonteiro e Teresa

Morada 56, Clapham Park Road// London SW4 7BG

Telefone 07900005515

Ficha técnica

AliançaPortuguese

Morada 9, Ashley Crescent //London SW11 5QZTelefone 07906450233E-Mail [email protected]

Ficha técnica

AssociaçãoLusitânia

Alegriado Norte

Direcção:Carlos BarbosaLurdes MendonçaAna Maria CabeçasClara BarbosaContacto:07905927550(Clara Barbosa)

Ficha técnica

FC Porto of LondonFicha técnicaMesa da AssembleiaPresidente: JoséAntónio M Costa1.º Secretário José Conceição2.º Secretário Júlio CanadinhasDirecçãoPresidente: Pedro CosteiraVice-presidente ManuelaConceição1.º Secretário Francisco2.º Secretário José VazTesoureiro Joshua Lino da CostaDirector de Futebol FCPLAntónio PinheiroDirector de Futebol Tiago Linoda CostaSecretário de Futebol Rui DuarteVogais José Paulo T. da Costa

Joaquim CunhaDiminic AtsuIan NoelConcelho FiscalPresidente Fernando L. P. C. daCostaVogal José GomesTrustees (Corpo Não Executivo)António Almeida Martins MendesJosé António Machado da CostaTBAFutebol Clube Portode LondresMorada: 82, London Road //London SW9 9PETelefone: 02072747136

Disponível para qualquer eventoContactos: Irene Leça: 07939984050

Agostinho Caldeira: 07952269921Email: [email protected]

Ficha técnica

Gestor do Projecto:Luís VenturaMembros da direcção:Presidente: Lia Matos:Ana Cristina Santos, José AntónioCosta, Alcino Sequeira, Alex BighamVoluntários:

Beatriz Lafraia, Sonia Cardoso,Catarina Pais, Madalena, Amélia.Morada 1, Othello Close /Kennington / London SE11 4RE/Telefone: 020 7820 8666 / emailgeral: [email protected] /página web: www.portuguesecc.org

Ficha técnica

Centro de Apoio àComunidade Lusófona

Anglo-Portuguese Society

Morada Canning House 2 Belgrave Square - London SW1X 8PJGeneral enquiries +44 (0)20 72459738

Ficha técnica

Fundado 23-10-1982DirecçãoPresidente José Manuel SousaVice-presidente e Director deFutebol Rui ReisTesoureira Andreia GomesDirector de Rancho e de SedeSérgio ReisDirectores Felisberto Serrãoe Peter MoreiraEquipa principalCultural Football ClubFundação 23-10-1982Director adjunto de Futebol

Philip FreitasTreinadoresMarco Martins (Seniores)Paulo Vidal e Hugo Soares (Sub-12),Filipe Canha, Carlos Barbosa eStefano (Sub-13)Sr Teixeira (Veteranos)Morada5-7 Lansdowne Way, London,SW8 1HLTel: 0207 820 9145Fax: 0207 587 1690Email: [email protected]: www.cultural-londres.co.uk

Centro Desp. CulturalPortuguês de Londres

Ficha técnica

Grupo Tradições de Portugalem Londres

Page 37: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

37De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA H

AD Beirões Unidos

Fundação Abril de 1988Presidente Alice PaulosVice-presidente Ricardo PimparelTesoureiro Pedro GonçalvesSecretária Marisa RodriguesPresidente da Assembleia LuísVenturaConselho Fiscal Artur CecílioVogais , Cristina Cecílio, João

DuqueMorada Vauxhall GardensCommunity Centre, 100Vauxhall walk, SE11(a 2 min. da Estacão de Vauxhall)Telefone 07733330035Sítio na [email protected] a.d.beiroesunidos

Ficha técnica

C. Católico Portuguêsde Camden Town

Ficha técnicaMorada 165, Arlington Road Camden Town London NW1 7EXTelefone 020 72 67 96 12

Morada 4 Fawcett House-Lingham St - London SW9 9HDÁlvaro Marques Telefone 07725707046 E-Mail [email protected]

Ficha técnica

GD Mangualde em LondresMorada 79 Baxter Row DerehamNR191AYTelefone 07963491605

Ficha técnica

Mid-NorfolkAssociationAssociação Recreativa

Portuguesa

Fundada 14 de Julho de 1978Presidente Viriato AraujoMorada Haileybury Youth Centre Ben Jonson road, London E1 3NNE-mail [email protected]

Ficha técnica

DirecçãoPresidente Augusto NunesVice-presidente JacintoRodriguesTesoureira Elizabeth de FreitasSecretária Fernanda SantosSecções:Beneficiência: FátimaRodrigues, Elisabete Almeida,Isabel SantosCultural: Sérgio SalvadorDesportiva: Michael SantosRecreativa: Clara SousaVogais: António Sousa, António

Maria, José António Oliveira,Marco Teixeira,Carlos Amaral, Luís Nunes, VictorMarinhoMesa da Assembleia:Presidente: António de Freitas1º vogal: Adriano Guerra2º Vogal: António AlmeidaMorada: St Saviours hall, St.George Square, London SW1V2HBTelefone/Fax: 020 758 94 000e-mail: [email protected]

Clube Português‘A Família’

C/O Les Effards Road

Baubigny, St. Sampson

Guernsey, GY2 4YN

Email: [email protected]

www.portugueseassociation.com

gsypassociation.blogspot.com

Ficha técnica

SportingClube deLondresFicha técnica

Sporting Clube De LondresMorada: 27, Elhstone Road //London NW10Telefone: 0208 9683069www.sportingclubedelondres.com

ThePortugueseAssociationin Guernsey

Morada 146-148, Stockwell Road // London SW9 9TA020 7733 9402 0207733 2150 [email protected]

Ficha técnica

Associação Culturale Desportiva Lusitana

Ficha técnica

FC Santacruzensetem equipa feminina

Ficha técnica

Os Navegadores FC

Presidente Carlos [email protected] / Secretário

Herculano SantosTesoureiro José Miguel PereiraTreinador Luís CabeleireiroAnuidade sócio: 10£/ano

Ficha técnica

Morada 6, Minerva Close// London SW9 6NZTelefone 020 75 87 08 81

Ficha técnica

MissãoCatólicaPortuguesano ReinoUnido

Assoc. Portuguesade Crawley

Somos um grupo voluntário que quer ajudar a comunidade portuguesa emCrawley e arredores. Bewbush Comunity Centre.twitter: [email protected] http://crawleypa.moonfruit.com/www.crawleypa.com

Ficha técnica

Morada: 4 , Condel RoadTel : 02076274545Direcção: Vítor e Eduardo CaetanoPresidente: Tânia MatiasTesoureira: Lia CostaSecretaria: Gláucia Pereira

Responsável 10-14 anosResponsável pág. Facebook -Lia CostaMassagista: James BondContactos Secção Feminina TâniaMatias (07591719655)

PresidenteMaria Zita da SilvaVice-presidenteConceição SousaTesoureiraSónia Ribeiro PereiraEnsaiadoresValter Gonçalves e Steven Menezes

VogaisCarlos Silva e Sérgio MendesPresidente da Assembleia GeralJoão Paulo Gouveia

Ficha técnica

Grupo Típico Português

Grupo AmigosPopulares

Ficha técnicaPresidente: Inês Rodrigues AlvesSecretário: Abel SantosLíder do Grupo e Tesoureira: MariaCamacho de JesusMorada: Flat 6, 51 Porchester R.W2 5DX, London

The BestWay

Ficha técnicaMorada Riversdale TannerStreet // Thetford-NorfolkIP 24 2BQTelefone 01842 761059 Fax01842 761059E-Mail [email protected]

Page 38: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Informação ÚtilHORA H l De 18 a 31 de Julho de 201238

Publicidade

Embaixadase consulados

EmbaixadaPortuguesa

em LondresEmbaixador – João de Vallera11 , Belgrave square , SW1X 8PTLondon – Tel: 02072355331

Consulado Geralde Portugal em LondresCônsul Geral - José EduardoMacedo Leão3, Portland Place, W1B 1HRLondon – Tel: 02072913770

ICEP – Investimentos,Comércio e Turismo3rd Floor, 11, Belgrave squareSW1X 8PPLondon – Tel: 02072016666

Portuguese Chamber4th Floor, 11, Belgrave squareSW1X 8PPLondon – Tel: 02072016638

Embaixada do Brasilem Londres

32, Green Street, W1K 7ATLondon - Tel: 02074990877

Embaixada de Angolaem Londres

22, Dorset Street , W1U 6QYLondon - Tel: 02072999850

Embaixada deMoçambique em

Londres21, Fitzroy square, W1T 6ELLondon - Tel: 02073833800

Cônsul Honorário deCabo Verde em Londres

Jonathan Lux - Partner/AccreditedMediator Ince /Tel: (0) 20 7481 0010

Consulado de SãoTome e Príncipe

em Londres22 Laisson, SouthfieldsLondon - Tel: 02088779186

AeroportosHeathrow

08443351801Gatwick

08443351802Stansted

08443351803City

02076460088Luton

01582405100

HospitaisSt. Thomas Hospital

02071887188King’s College Hospital

02032999000Chelsea and Westminster

02087468000Queen Mary’s Hospital

02083022678

Linhas de apoioCancro

02034698007Sida

0800567123Alzheimer

08453000336Asma

08457010203Doenças Cardiovasculares

02079350185

Feriados noReino Unido20111 de Janeiro New year’s Day3 de Janeiro Bank Holiday22 de Abril Food Friday24 de Abril Easter Sunday25 de Abril Easter Monday29 de Abril Casamento Real2 de Maio Early May B. Holiday30 de Maio Spring B. Holiday29 de Agosto Summer B. Holiday25 de Dez. Christmas Day26 de Dez. Boxing Day27 de Dez. Christmas Day

Holiday20121 de Janeiro New year’s Day2 de Janeiro Bank Holiday6 de Abril Good Friday8 de Abril Easter Sunday9 de Abril Easter Monday7 Maio Early May B. Holiday4 Junho Spring B. Holiday5 de Junho Bodas Diamante

da Rainha27 de Agosto Summer B. Holiday25 de Dez. Christmas Day26 de Dez. Boxing Day

AtracçõesTurísticasBig BenTel: 02072193000www.parliament.uk

London EyeTel: 08717813000www.londoneye.com

London ZooTel: 02077223333www.londonzoo.co.uk

Madame TussaudsTel: 08718943000www.madametussauds.com

British MuseumTel: 02073238299www.britishmuseum.org

Tower BridgeTel: 02074033761www.towerbridge.org.uk

Tower of LondonTel: 08444827777www.hrp.org.uk/toweroflondon

Natural HistoryMuseumTel: 02079425000www.nhm.ac.uk

Buckingham PalaceTel: 02077667300www.buckinghampalace.co.uk

Os nossosMúsicosHelder LopesTel: 07944744959

AlexysTel: 07983357271

Sergio CamposTel: 07833078960

Ricardo PimparelTel: 07812807019

Domingos CabecasTel: 07879450171

Fred CastroTel: 07584201053

Emanuel SantosTel: 07840199447

António FrazãoTel: 07424896408

Everaldo CruzTel: 07854099384

RUY C.E-mail: [email protected]

José PereiraTel: 07956211325

Alex MadeiraTel: 07515456893

PalhaçoMax MadeiraTel: 07535733768

BancosMontepioTel: 02079319992BanifTel: 08453305077Caixa GeralDepósitosTel: 02072800250BESTel: 02073324349Millennium bcpTel: 02074894800BPITel: 02074364424Santander TottaTel: 02079292225

Agênciasde EmpregoNetos AgencyTel: 02078199300Marshall Agency02072339229GreycoatPlacementsTel: 02072339950Richards CateringAgency02074394526

IgrejaMissão CatólicaPortuguesaPadre PedroTel: 02075870881

Criançase Educação:

Para consultar as clínicas(centros de saúde) mais próximasdo local onde reside e inscrever-se,consulte o site: www.nhs.uk

Conselhos para pais sobreeducação infantil no Reino Unido:Children Information Service (CIS)

Telefone:

08000 960 296(peça o número de telefone maispróximo da área de residência)

Citizen Advice Bureauwww.citizensadvice.org.uk(peça o número de telefone maispróximo da área de residência)

Benefícios e programas escolares:www.surestart.gov.uk

Poderá procurar as escolas maispróximas da sua área em:www.direct.gov.uk/en/Diol1/DoItOnline/DG_10034063 (clique em“Find Schools” e siga as instruções)

Alojamento(arrendare venda):www.foxtons.co.ukwww.therightmove.comwww.findaproperty.comwww.dexters.co.uk.www.gumtree.co.uk

Portal das Comunidades Portuguesashttp://www.secomunida-des.pt/web/guest/PostosConsulares

Serviços NacionaisViolência DomésticaTelefone: 0808 200 0247E-mail: [email protected]: www.nationaldomes-ticviolencehelpline.org.ukwww.refuge.org.ukwww.womensaid.org.ukDisponível 24 horas por dia durantetoda a semana

Page 39: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

39De 18 a 31 de Julho de 2012 l HORA HClassificadosPlease Call/Contactar:

0044787945017100447825757335

REF: CAN/LBFor Sale/Vende-se

Shop - A2/CaféArea/Region - London Bridge

Takings - 900P/DayRent - 8,700PARates - 900PA

Lease - 10 Years/RenuableSale/Price - £160.000

REF: CONT/RVXFor Sale/Vende-se

Shop - A3/Café 2 FloorsArea/Region - Vauxhall

Rent - £1416PMRates - £104.00PM

Lease - 15 YearsMusic License - 2.00AM

Sale/Price - £60.000

REF: VEL/SPFor Sale/Vende-seShop - Café / A2

Area/Region - St PaulsTakings - £3.000/4.000PW

Rent - 16.700PARates - 6.700PA

Lease - 3 Years/RenuableSale/Price - £80.000

REF: KOK/VICFor Sale/ Vende-se

Shop - Café/A3Area/Region - VictoriaTakings - £4200PW +

Rent - £32.750PARates - £12.500PA + SERVICLease - Jun2012/ Renuable

Sale/Price - £79.000

REF: KOC/STJFor Sale/ Vende-se

Shop - Café /A2Area/Region - St James Park

Takings - £5000+PWRent - £58.000PA

Rates - £22.300PA + SERVLease - August2012/Renuable

Sale/Price - £89.000

For Sale / Vende-seRestaurante

Area/Region - VauxhallTakings - £12,000 pw

Rent - £30,000 PARates - £5,000 PA

Lease 15 anos /RenuableSale/Price - £200.000

[email protected]

Procurocompanheira séria

Idade mínima 35 anos.Contacto: Armando Cartaxo

0044 7771 6169 94

Classificados

Senhorade 63 anos

procura companheiro honesto!Contactar: 07435576782

Vende-se2 apartamentos

em Canary Warf e PeckhamPreço acessível

Tel.: 07749116700

ProcuramosGatinho Persa Bebé

Preço acessívelPor favor contactar:

07825757335

Publicidade

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Cavalheiro honestoe sincero!

Procuro uma companheirapara futuro relacionamento

Contactar Tel: 07817788290

Alugamos quartose apartamentos

nas zonas de Willesden Junction,Kensal Rise, Harlesden

Contactar Anderson07912503088

Please Call/Contactar:0044787945017100447825757335

For Sale / Vende-seRestaurante

Area / Region - HollowayRent - £ 17,000 PARates - £ 7.500 PA

Lease 15 anos / RenuableSale / Price - £ 29.000

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Vende-se BMW 520Cor Silver, ano 2004

79.000 milhasEm bom estado!

Tel : 07949006731

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Publicidade

[email protected]

Palhaços portuguesesao seu serviço

em casamentos, baptizados,aniversários, festas, etc.Passe um dia diferente

e divertido. Contactar CarlitosTel.: 07535733768

[email protected]

Cav. div. 50 anos,carinhoso, romântico, humilde,

muito sincero, artístico e muito só.

Procuro futura companheira, 35 aos

50 anos, muito honesta e sincera

nos seus sentimentos. Respostas

honestas e sinceras nas áreas do

Norte e Este de Londres.

José 07783153524

[email protected]

Page 40: EDICAO 22 DO JORNAL HORA H DE LONDRES

Última HORA H l De 18 a 31 de Julho de 2012 N E W S P A P E R

O Governo PSD-CDS - Um ano depois

Paulo PiscoDeputado do PS àAssembleia da

República eleito pelo Círculo da Europa

Opinião

Na próxima EdiçãoA imagem

FECHO DA EDIÇÃO:3.7.2012

Vítor e Andréconcentrados em maisuma sessão fotográficacom uma das nossasmodelos! Estúdioreservado, algumas horasde trabalho e missãocumprida! Importantereferir que o HORA H nãousa fotoshop nas meninas,apenas o talento destesdois artistas aquiapanhados desprevenidose, claro, um toque da Lígia,a nossa MakeUp Artist!

Um ano depois doGoverno de maio-ria PSD-CDS en-trar em funções háuma constatação

óbvia. A situação nacional pio-rou em todas as áreas, inclusi-vamente na das ComunidadesPortuguesas. E é lamentávelque assim aconteça, pois o PSDjustificou o derrube do ante-rior Governo com o argumentodo salvador da pátria que que-ria acabar com os sacrifíciosque os portugueses estavam afazer já para além do suportá-vel. Portanto, prometeu o quesabia que não poderia dar eagora é o que se tem visto...A verdade é que hoje a situaçãoestá fora de controlo, com ascontas públicas a derrapar, o de-semprego no seu nível mais ele-vado, cortes cegos nos apoios so-ciais e desmantelamento dos ser-viços públicos, de que são parti-cularmente preocupantes o re-trocesso nos domínios da saúde eda educação. Mas tudo isto tem

l Vamos fazer uma entre-vista que vai fazer corrermuita tinta! Não estamosa brincar ... Prepare-se!

l O HORA H também temleitores no Luxemburgo.Se não acredita, confira napróxima edição. Vamosfalar com um cantorromântico muito especialque reside nesse país!

l Será a nossa últimaedição antes das férias.Mas contamos aumentaro número de exemplarespara ficar nas bancasdurante um mês equeremos que

seja uma edição especial.

l Falaremos sobre oJantar de Gala no Village!A comemoração do nossoprimeiro aniversario!

l Os Jogos Olímpicos jáestão em Londres. Estãotodos de olhos postos nacidade fantástica.Continuaremos a seguir o

maior evento des-portivo do mundo!

sido justificado com um enormeembuste, que consiste em dizerque o Estado precisa de ser maiseficiente em todos os sectores. Éverdade que o aperfeiçoamentodo funcionamento dos serviçospúblicos deve ser uma preocupa-ção permanente dos decisores po-líticos. Mas há nos propósitos doGoverno uma grande contradição.Como é possível melhorar o fun-cionamento dos serviços públicosretirando-lhes financiamento erecursos humanos? É impossível.Na área das políticas para as co-munidades o Governo prometeuque elas seriam o eixo central daação do Ministério dos NegóciosEstrangeiros. Disse também, porexemplo, que o ensino, seria aâncora das políticas para as Co-munidades.Verificamos hoje que nada dissose passa. Tem havido muita parrae pouca uva, quer dizer, pouco setem visto no que respeita a medi-das concretas. As duas áreasmais relevantes, os serviços con-sulares e o ensino, sofreram cor-tes cegos e inaceitáveis, porqueestes são dos raros serviços pres-tados por Portugal aos portugue-ses residentes no estrangeiro,que merecem da parte do Estadopolíticas mais generosas e comsentido estratégico.No âmbito dos consulados, fo-ram fechados seis postos sem

que tenha ficado demonstradoque daí adviriam poupanças parao Estado. Pelo contrário, os pos-tos consulares são geradores dereceitas importantes e não deve-riam ser desvalorizados nempelo ministro Paulo Portas nempelo secretário de Estado JoséCesário, que os têm considerado“pequenos postos”. A questão éque esses “pequenos postos”prestavam grandes serviços àsrespetivas populações e o resulta-do foi que mais de 150.000 portu-gueses ficaram prejudicados coma decisão do Governo por pura in-sensibilidade e teimosia.

O Governo tem feito algum espa-vento com as presenças consula-res, como se fosse algo inédito.Não é, nem tão pouco substi-tuem, em caso nenhum, o aten-dimento permanente e de proxi-midade. São um complementorelevante do serviço dos postos,mas também é preciso que estesnão fiquem sem funcionáriospara desempenharem cabalmen-te o trabalho corrente.No Ensino do Português no Es-trangeiro passa-se a mesma coi-sa. Este secretário de Estado dasComunidades ficará conhecidopor ser quem mais professores

retirou do sistema num só ano.Do ano escolar anterior para oque vai começar foram cortadosmais de 120 professores, muitosdeles foram diretamente para odesemprego. E além da intençãode introduzir, pela primeira vez,uma propina que levanta sériasdúvidas de constitucionalidade,as crianças que vivem em sítiosmais isolados terão agora maiordificuldade em ter acesso aoscursos. A Inglaterra é um exem-plo disso. As aulas em zonas maisinteriores foram abandonadas,como são os casos de Peterbo-rough e Reading.Quanto ao mais, neste curto ano,o Governo reduziu as verbaspara o apoio a idosos e carencia-dos nas comunidades (ASIC eASEC); Encerrou o Observatórioda Emigração; Ignora as dificul-dades dos funcionários consula-res por motivos de degradaçãosalarial, que fizeram uma greveinédita de seis semanas e não fo-ram ouvidos; Esvaziou embaixa-das e consulados de diplomatas efuncionários; E eliminou a possi-bilidade dos portugueses resi-dentes no estrangeiro terem be-nefício no processo de privatiza-ções de empresas públicas.Um ano depois, para as Comuni-dades Portugueses, não se podedizer que houve melhorias. Pelocontrário.