edição 21/08/2010

16
Condor, 21 de agosto de 2010 Ano 02 Edição 32 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Mais de 540 crianças foram imunizadas contra a poliomielite no município de Condor GERAL 04 Políticos vêm ao Município para organizar campanhas e buscar apoio de lideranças locais POLÍTICA 06 Cartão SICREDI. É crédito, é débito. E o melhor: é seu. Só o Cartão SICREDI traz tantos benefícios: 11 Austral inaugura hoje novo Fardamento em festa esportiva na Assemco Geral Um grande passo em favor da Cultura Inaugurada nova Biblioteca Pública Municipal Geral 05 Parceria vai instalar Posto do CRVA em Condor 03 GERAL ESPORTE 13

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 30-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

edição 2108

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 21/08/2010

Condor, 21 de agosto de 2010

Ano 02 Edição 32 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Mais de 540 crianças foram imunizadas contra a poliomielite no município de Condor

GERAL 04Políticos vêm ao Município para organizar campanhas e buscar apoio de lideranças locais

POLÍTICA 06

Cartão SICREDI. É crédito, é débito. E o melhor: é seu.Só o Cartão SICREDI traz tantos benefícios:

11

Australinaugurahojenovo Fardamento em festa esportiva na Assemco

Geral

Um grande passo em favor da CulturaInaugurada nova Biblioteca Pública Municipal

Geral 05 Parceria vai instalar Posto do CRVA em Condor

03GERALAustralinaugura

ESPORTE 13

Page 2: Edição 21/08/2010

Há poucos dias, em uma reportagem de um canal fechado de TV do Brasil,

um repórter apresentava ao público brasileiro a “Library of Congress” (em português, a Biblioteca do Congresso), instalada desde o ano de 1.800 em meio aos principais centros administrativos norte-americanos, na capital dos Estados Unidos da América, Washington. Localizada em três edifícios, a Biblioteca do Congresso possui mais de 144 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, confi gurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros, além de contar com acervos em diversos outros tipos de mídias, como vídeo e áudio. Inclusive, a reportagem do jornalista brasileiro destaca uma gravação do músico e com-positor de Zeca Pagodinho, a qual nem mesmo o autor sabia que existia na Biblioteca do Congresso.

Durante a reportagem, um dos temas abordados foi o processo de virtu-alização do mundo e a sistematização da Biblioteca diante da concorrência imposta por computadores, notebooks, ipods e etc. Mostrando uma grande preocupação com essa situação, um dos diretores da Biblioteca (que é admi-nistrada pelos próprios membros do Congresso norte-americano) disse que há 10 anos os orçamentos de manutenção do acervo passaram a ser revistos em função da concorrência da internet. Há 10 anos a Biblioteca do Congresso passa por um processo de digitalização de todo seu acervo. Tudo está virando arquivo virtual e sendo disposto na rede mundial de computadores.

Há duas semanas a coluna “Quem Disse”, deste periódico trazia as colo-cações de um dos donos da maior editora de livros do mundo, e ele afi rmava que “é absurdo dizer que o livro está morrendo”. Porém, o absurdo pode não ser tão absurdo se os livros não se adaptarem aos processos evolutivos, principalmente os tecnológicos, do mundo. E é isso que a Biblioteca do Con-gresso está fazendo.

No fi m da tarde de ontem a comunidade condorense foi agraciada com um novo espaço cultural. A inauguração da Biblioteca Pública Municipal é um marco para evolução sócio-cultural do povo condorense. Mas, o sucesso da nova instalação vai depender muito da sua gestão. Principalmente em função de que estará em funcionamento ao lado do Telecentro Municipal, o qual não pode ser um concorrente, mas um aliado, um parceiro, para o bom funcionamento, de ambos. Oxalá que, além de bem gestada, a nova Biblio-teca condorense seja bem utilizada.

Opinião21 de agosto de 20102

Alexandre Garcia

Começou o horário eleitoral obrigatório. Uma imposição que cheira a ditadura soviética, que começou com o então Ministro da Justiça, Armando Falcão, no governo militar, com a limitação obrigatória de fotos dos candida-tos. Antes, a campanha era livre. Lembro-me de ouvir a rádio El-dorado de São Paulo, nas noites solitárias do interior do Rio

Grande do Sul, nos meus ten-ros anos de eleitor noviço, apare-cendo a propaganda: “No dia 3, vote nos dois: Jânio e Miltom”. Ou entrava o jingle: “Para um Brasil unido e forte/Marechal Teixeira Lott”- e eu não conse-guia decifrar onde estava a rima de Lott com forte. Propaganda curta, para lembrar os nomes; nada de chatice longa e vazia.

Pois agora nos impõem, a nós telespectadores e às emissoras de rádio e televisão, o tal horário supostamente gratuito. Gratuito uma ova! A maior parte deles são servidores públicos e estão sendo sustentados por nossos impostos, embora em campanha. Como as idéias são fracas, a voz é forte, aumenta de volume, os decibéis nos agridem. A pobreza vocabu-lar denuncia a mendicância men-tal. Nem mesmo os candidatos e candidatas à presidência da repú-blica conseguem construir uma frase sem agredir a gramática, a Língua, a lógica. Imagino como devem organizar seus pensamen-tos. Será que o Brasil não tem nada melhor? Na verdade, são os partidos que temem nos ofe-recer algo melhor, que acabe por conduzir a uma revolução que lhes tire o nepotismo, o patri-monialismo, revele a hipocrisia do bom-mocismo e conduza ao banimento da política dessas fi-guras nocivas, nefastas, que hoje comandam associações de inte-

QUEMDISSE

“Eles são burros porque não es-tão vendo a rea-lidade”ESCRITOR IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, SEREFERINDO A GRUPO DE PAISDE JUNDIAÍ/SP QUE PEDIUAO MINISTÉRIO PÚBLICO ORECOLHIMENTO DO LIVRO“CEM MELHORES CONTOSBRASILEIROS DO SÉCULO”

HUMORISTA ARI TOLEDO, ANIVERSARIANTE DE AMANHÃ(22/08/1937) EM SUAPUBLICAÇÃO “FRASES DEBANHEIRO”

“A verdadeira fe-licidade consiste em chegar a tem-po neste local.”

JORNALISTA ASSIS VIEI-RA, MONTENEGRO/RS

“Já que os TREs liberam candida-turas com ‘fi chas sujas’, é dever do eleitor o voto limpo”

Hora do horror

resses que se apropriam da deno-minação de partido.

Mas desse limão podemos fa-zer uma limonada. Pouquíssimos conseguem ser artistas tão perfei-tos a ponto de enganar as leis físi-cas do Som e da Ótica. Na hora em que o candidato põe seus olhinhos dirigidos a nós, a lente da câmera é reveladora como um detector de mentira. É muito difícil não per-ceber um mentiroso diante de uma câmera. Os olhos são reveladores; desnudam o inconsciente(que muitos chamam de alma). E a voz, por sua vez, revela quem não tem idéias e lê algo que outro escre-veu, e que o candidato nem enten-de bem de que se trata, e erra na pontuação e na entonação. As he-sitações mostram suas inseguran-ças e incertezas e até a indignação fingida soa ridícula.

Assim, o horário obrigatório que começou, até que pode ser aproveitado como uma peneira a separar o joio pela sua grossura. Como a urna eletrônica não nos dá a chance de escolher, se for o caso, um Odorico Paraguaçu, ou um Macaco Tião, ou o velho Ca-careco, ou mesmo o saudoso Ene-as, pelo menos o horário eleitoral nos permitirá separar os ruins dos péssimos. E, quem sabe, encon-tremos até algumas pepitas entre o cascalho desse rio caudaloso de candidatos. Se não formos se-veros assim, não conseguiremos mudar esse pobre Brasil, porque os partidos parecem estar a nos oferecer uma repetição desgasta-da de opções.

Alguém deveria fazer uma pes-quisa para saber por que temos tan-tos ladrões no Brasil. Dos grandes aos pequenos, é uma abundância que não tem igual.

Há uns anos atrás, trouxemos para Condor um grupo de danças da Alemanha, cujos componentes hos-pedaram-se em nossas residências por dois dias. Um casal nos contou que eram aposentados e cultivavam verduras no seu quintal. O exceden-te era depositado em frente da casa, numa mesinha, para ser vendido. Jun-to era colocado uma caixinha, onde os compradores deveriam depositar o dinheiro da compra. Isso fi cava na rua, sem ninguém para controlar. No fi m do dia recolhia-se a mesinha e a caixinha com o dinheiro. Imaginem a cena aqui. No primeiro descuido, lá

se iam as verduras, a mesa e a caixa.Nilson Souza, colunista da ZH,

conta que tem um sobrinho na Aus-trália. Diz ele que os australianos não acreditam no que se conta daqui. Moram num país civilizado, onde se deixa uma bicicleta escorada na cal-çada e se volta parara pegá-la no fi m do dia. Não concebem que se rou-bem carros, carteiras, celulares, as-saltem bancos, matem para roubar. Que país é esse?, perguntam eles.

O Nilson diz que não entende por que se rouba tanto em nosso país. Certamente não é por necessidade. O país acaba de registrar uma histórica mobilidade social, com cerca de 27 milhões de pessoas ascendendo para a classe média, segundo a Revista Exame. Passaram a ter dinheiro su-fi ciente para comprar celulares, TV,

computadores e outros bens de con-sumo que até bem pouco tempo eram só sonho. Em compensação, o roubo aumentou. Dos grandes aos peque-nos, do político ao ladrão de galinha, é coisa sem precedentes na história.

Até parece que temos uma cul-tura da ladroagem, que começa, é certo, por cima, com governantes desonestos, políticos que fazem tu-rismo com dinheiro público e insti-tuições incompetentes para puni-los. Rouba-se fi o de eletricidade, boca-de-lobo, placa de sinalização, carro velho, qualquer coisa. E os presídios estão abarrotados.

Outro dia, num artigo irônico pu-blicado em ZH, um professor exigiu o direito de ser tratado como bandido, sob o argumento de que os marginais desfrutam de mais regalias do que os

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

HAJA LADRÕES

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

EDITOR CHEFE

Jairo Roberto Fachi MTB - 10.485

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippRedação

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

cidadãos hones-tos e ainda têm a vantagem de não precisar se tran-car em casa.

É a pura verdade.

F a l a n -do nisso, você, que cumpre com todos os seus deveres para com o município, o estado e a nação, experimente, por exemplo, deixar de pagar água, luz, telefone, IPVA, imposto de renda, etc. Aí sim têm lei e justiça ágil e efi caz para puni-lo, sem dó nem piedade. E todos os direitos e regalias que os bandidos possuem não são disponi-bilizados ao cidadão de bem. Mas não basta só torcer para que um dia isso melhore. Todos precisam fazer alguma coisa. Começando já, antes do dia três de outubro.

Page 3: Edição 21/08/2010

Geral 21 de agosto de 20103

Os primeiros programas eleitorais de TV e rádio, da propaganda eleitoral gratuita, confirmam as previsões dos especialistas. Uma das confirmações é de que Serra tenta mudar a imagem de elitista, de ser candidato dos mais afortunados. Notícia da semana passada do Jornal O Estado de S. Paulo dava conta dessa tendência. “Não é com a ‘cara do PSDB’ que o candidato tucano a presidente, José Serra, vai se apresentar ... no programa eleitoral gratuito ... Serra quer que o PSDB tenha a cara dele na disputa presidencial - e não o contrário. Em reuniões com a coordenação da campanha, Serra e seus conselheiros avaliaram que, no embate com o PT, a acusação de representar um partido que defende menor presença do Estado na economia não é o que mais pesa. O problema maior é a suposta imagem elitista do partido que, na avaliação dos tucanos, não bate com o discurso nem com o perfil do candidato”. Por isso que ele é chamado de ZÉ na propaganda eleitoral, ou ainda SERRA. Busca se desvincular da figura (de sua própria candidatura) da eleição ante-rior e, evidentemente, do governo de Fernando Henrique Cardoso. Por outro lado, aposta na questão da experiência, da capacidade administrativa que tem e outras questões que parecem não interes-sarem muito ao eleitor de baixa renda.

Para Dilma, as previsões eram de que ela seria apresentada como a MÃE DO POVO, que ajudou a implantar o bolsa família, o PROU-NI, o PRÉ-SAL, o LUZ PARA TODOS, o MINHA CASA MINHA VIDA, o MAIS ALIMENTOS, entre outros programas desenvolvi-dos por Lula nos últimos 8 anos. E foi o que aconteceu. Bem, com todo este currículo, parece que colou o apelido que os especialistas vem dando para Dilma, apadrinhada por Lula. Ainda mais que a pes-quisa divulgada nesta semana aponta indicativo de que a candidata governista pode levar a eleição já no primeiro turno, especialmente se considerar que grande parte dos eleitores que desejavam votar no (a) candidato (a) do Presidente Lula já definiram sua intenção, dando uma vantagem de 16% à Dilma, sobre Serra, pelo Vox Populi. Mas a mesma pesquisa, em seus desdobramentos, sondou e obteve o re-sultado que ainda restam em torno de 7% de eleitores que ainda não sabem que Dilma é a candidata indicada pelo Presidente Lula. Com isso, poderá ser confirmada a vitória já no primeiro turno. É o que o cientista político Humberto Dantas diz: “O resultado da pesquisa … acaba corroborando a teoria de que o eleitor vota mesmo com o bol-so, que a lógica econômica se sobrepõe num pleito nacional. Como a população está satisfeita pelo bom desempenho da economia, a can-didata da situação leva vantagem”.

Advogado - Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

Biblioteca está instalada junto a Galeria Pragger e conta com um amplo espaço para leitura e pesquisa bibliográfi ca

Condor tem sua Biblioteca Pública MunicipalCom mais de 2 mil títulos acervo foi inaugurado ontem e já pode ser utilizado pela comunidade

Um dos primeiros e mais importantes resultados que a Secretaria Munici-

pal de Educação e Cultura (Smec) do município de Condor obteve na atual gestão administrativa foi apresentado à comunidade condo-rense, de forma real e palpável, no fi m da tarde de ontem. O prefeito José Francisco Candido junta-mente com a Secretária Francisca Kühn e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Professor Jorge Fripp, além de outras auto-ridades locais, inauguraram nesta sexta-feira, 20, a nova Biblioteca Pública Municipal.

O novo acervo público está ins-talado na sala 103 da Galeria Pra-gger (2º piso do Sicredi), na Rua Marechal Floriano, número 30, em um ambiente de mais de 100 metros quadrados. “É a realização de um projeto que iniciou em 2009 e que agora estamos tornando realidade. Estamos muito contentes em poder entregar a Biblioteca Pública à co-munidade condorense”, comemorou a Secretária de Educação e Cultura, Francisca Kühn.

Já o Professor Jorge Fripp falou em esperanças renovadas a partir da instalação da nova biblioteca. “Uma das maiores difi culdades dos educa-dores é fazer as crianças gostarem de ler e essa biblioteca nos dá espe-rança de novo”, disse.

“Essa era uma carência, uma ne-cessidade, um desejo da nossa comu-nidade e agora conseguimos realizar. Que a biblioteca seja utilizada como mais uma ferramenta de acesso à cul-tura no nosso Município”, ressaltou o

prefeito José Francisco Candido.São mais de 2 mil volumes, sendo

cerca de 1,5 mil livros, além de revis-tas científi cas e de quadrinhos, e mí-dias eletrônicas, como CDs e DVDs. “Essa biblioteca está sendo instalada em Condor de forma gratuita, com recursos do Ministério da Cultura, através do Sistema Nacional de Bi-bliotecas Públicas. A contrapartida do Município é com a instalação, aluguel e despesas de expediente, além da ce-dência de um servidor para a adminis-tração da biblioteca”, explicou a titular da Smec, Professora Francisca.

Apesar da inauguração ter sido realizada ontem, a biblioteca ainda

se encontra em processo de instala-ção. “Como ainda estamos em pro-cesso de instalação, inicialmente a biblioteca irá funcionar apenas para pesquisa. Porém, dentro de pouco mais de um mês já estare-mos com tudo catalogado e regis-trado, então poderão ser retirados

Espaço para pesquisa e leitura também estão dispostos na biblioteca

os livros”, disse a Secretária.Conforme destacou Francisca

Kühn, uma servidora será treinada para o atendimento e administração da Biblioteca. “A biblioteca será atendida pela servidora Lúcia Ra-dmann, que já a partir do próximo mês estará em Porto Alegre reali-zando um curso de dinamização de bibliotecas, para que possa atender algumas exigências feitas pelo Mi-nistério da Cultura”, ressaltou.

Além do acervo, o projeto tam-bém recebeu do Ministério da Cul-tura todos os móveis e aparelhamen-to, assim como dois computadores para os processos administrativos da

Biblioteca, assim como a cataloga-ção dos livros. “Ainda, o Ministério da Cultura, os Sistema Nacional e Estadual de Bibliotecas e o Progra-ma Livro Aberto estarão renovando nosso acervo a cada dois meses, o que permitirá que nossa biblioteca esteja sempre em evolução”, enfati-zou Francisca Kühn.

Telecentro - Uma das exigências do Ministério da Cultura era de que a Biblioteca Pública Municipal fosse instalada junto a um Telecentro Pú-blico ou então que tivesse em seu in-terior uma dessas salas de informática com acesso a internet. “Dessa forma o Prefeito já pensou nas possibilidades que tínhamos e planejou a instalação da Biblioteca e do Telecentro aqui na Galeria Pragger, já com projeção para ampliação dos nossos espaços”, explicou a Secretária.

A biblioteca irá funcionar de se-gunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Biblioteca conta com espaço multimídia com equipamento de áudio e vídeo

Page 4: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 20104 Geral

Levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, passa este Jordão para a terra que eu dou aos fi lhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei como eu disse ao meu servo Moisés (Js 1.2,3). Aleluia!

Deus nos fez uma promessa, estamos em aliança com tudo quando ele tem. Tudo quanto é de Cristo Jesus, foi nos dado por herança, e isso por direito de aliança. É bom lembrar que, nada fi zemos para merecer. Mas pela sua graça, tornou-nos herdeiros do seu reino, ele nos arrancou da escravidão e nos deu uma nova vida, de alegria e paz.

É bom lembrar que Canaã pode ser um símbolo do céu, pois nela há gigantes, há inimigos a serem vendidos. Deus nos prometeu a plena posse de uma vida abundante e veremos como nos apossarmos dela, orando para que o Espírito de Deus nos ilumine e nos conduza a uma linda, abundante, especial e tremenda vitória. Glória a Deus!

O dar é de Deus e o possuir é do homem. A terra era para Israel, mas Israel teria que conquista-la o que é nosso por direito de promessa ou aliança, não é usufruído automaticamente. Deus dá, mas compete a mim e a você conquistar, possuir. Isso é muito bom!

“O que Deus me deu, e deu também para você, é legalmente meu e seu”. Contudo só nos benefi ciamos da bênção quando tomamos uma atitude em relação a ela e dela nos apropriaríamos. Devemos buscá-la.

“O dar é de Deus, mas o possuir é nosso”. Deus nos dá tudo em Cristo Jesus, todavia compete a nós tomar posse de cada bênção que foi comprada na cruz do calvário. O que lhe é dado é legalmente seu. Aleluia!

Suponhamos que alguém abriu uma caderneta de poupança no seu nome. Acontece que você não “tomou conhecimento” da poupança no seu nome. Você está passando necessidades e aquele dinheiro seria mais do que sufi ciente para satisfazê-las. Eu lhe pergunto: o dinheiro no ban-co lhe pertence? Claro que sim. Resolve seu problema? Não. Por quê? Falta-lhe o conhecimento. Toda via sua ignorância a respeito dele im-pede que ele supra as suas necessidades.

Vamos imaginar uma outra situação. Agora você tomou conheci-mento daquele dinheiro, entretanto, por alguma razão, não vai ao banco retira-lo. Eu lhe pergunto o dinheiro lhe servirá? Digo que não. Para que aquele dinheiro supra suas necessidades, duas coisas são neces-sárias, e elas caminham juntas: 1º “tomar conhecimento” do que lhe pertence. 2º “lançar mão” do que e seu. Em outras palavras, saber e tomar posse. Aleluia!

Todas as riquezas inesgotáveis da graça de Deus já nos foram dadas em Cristo. Mas enquanto não tomar-mos “conhecimento” e “posse” de cada uma delas viveremos como se elas não nos perten-cessem. Glória a ele!

Eu lhe convido a descobrir que tipo de tesouro o Pai, em seu fi lho, por direito de redenção. Amém!

Tome conhecimento agora, pesquisando a palavra, e você logo sa-berá o que faz parte da sua herança em Cristo. Leia a palavra de Deus e Deus falará com você.

Quero que saiba, que o nosso nome está lá. O nome de todos aqueles que se arrependem de seus pecados, e recebem a Cristo como Salvador. Pois todo aquele que está em Cristo, torna-se herdeiro de todas as coisas (Ro 8.17). Que Deus lhes abençoe e guarde você e sua família do mal. Leia a Bíblia, a palavra de Deus.

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

“Conquistando o que é meu por direito”

Sob as temáticas nacional, “Amazônia: patrimônio do povo brasileiro”, e estadual,

“Homenagem às APAEs – Conquis-tando...caminhos para Ser e Con-viver” e municipal “Homenagem aos 25 anos do CTG Tropeiro da Liberdade - Expressão condorense da tradição e cultura gaúcha”, foi organizado pela Secretaria Mu-nicipal de Educação e Cultura, na semana passada, o cronograma de atividades da Semana da Pátria no município de Condor.

Em princípio todas as entidades representativas do Município de-vem participar das atividades que têm início no dia 31 de agosto e se estendem até o dia 7 de setembro. Dentre as atividades previstas estão o tradicional acendimento do Fogo

Smec organiza atividades da Semana da PátriaCronograma de eventos prevê homenagens aos 25 anos do CTG e Caminha Cívica

Simbólico, que este ano acontecerá junto ao CTG Tropeiro da Liberda-de, entidade que está sendo home-nageada pela passagem dos seus 25 anos, e também uma caminha cívica que acontecerá ao longo da Rua do Comércio e terá seu palanque ofi cial em frente ao Banco do Brasil. Para a Caminhada Cívica está confi rmada a presença da Banda Marcial Marceli-no Amado, da Escola Estadual Bor-ges do Canto de Palmeira das Mis-sões, que tem como coordenador e instrutor Érico Quadros.

As nove escolas do Município devem participar da Caminhada Cívica, que terá como tema “No Civismo vivenciamos a Cidadania”, assim como entidades como o Pro-grama Primeira Infância Melhor, a Liga Feminina de Combate ao Cân-

cer, o CTG Tropeiro da Liberdade, os grupos de Idosos e as Escolinhas do Greminho. A caminhada Cívica ainda terá data confi rmada nos pró-ximos dias, devendo acontecer no dia 4 ou no dia 7 de setembro.

Além da Caminhada Cívica, também estão previstas atividades como a abertura ofi cial da Semana da Pátria junto ao Palanque Ofi cial da Praça Pedro Gärtner e horas cívi-cas em todas as escolas. “A Adminis-tração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura convidam a população con-dorense e entidades representativas a participarem das solenidades em comemoração à Semana da Pátria”, convidou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Francisca Kühn.

Condor vacina mais de 540 crianças contra paralisiaTendo como dia “D” o sábado

passado, o Ministério da Saúde pro-moveu em todo o País a 2ª Etapa de Imunização contra a Poliomielite no ano de 2010.

Em Condor a Secretaria Muni-cipal de Saúde disponibilizou dois postos itinerantes que visitaram todas as localidades do interior e o bairro Cohab na cidade, além, claro, do funcionamento do Posto de Saú-de do Município. Ainda sem núme-ros ofi ciais divulgados, a Secretaria estima que mais de 540 crianças fo-ram imunizadas no Município até o fi nal do dia de ontem.

No Estado - A Campanha Na-cional de Vacinação contra a para-lisia infantil terminou nesta sexta-feira, 20. Durante os seis dias da estratégia, iniciada sábado passado, foram cerca de 624 mil crianças menores de cinco anos imunizadas. O número representa 88,5% da po-pulação nesta faixa etária. Entre os Estados brasileiros, apenas o Paraná

Crianças foram levadas ao Posto de Saúde para tomar as gotinhas

apresentou maior cobertura que o Rio Grande do Sul, com 91,45%. No País, a adesão foi de 78,79%.

Segundo dados do Sistema de In-formações do Programa Nacional de Imunizações, verifi cados às 18 horas desta sexta-feira, 623.940 crianças haviam recebido a gotinha. A adesão

foi maior entre as crianças de até 1 ano de idade. Das 135.111 crianças desta idade, quase 130 mil foram levadas aos postos de saúde para receberem a dose, o que signifi ca uma cobertura superior a 96%. Entre as crianças de 1 a 5 anos, o percentual foi 86,77% (493.989 de 569.304 crianças).

Inspeção de Saúde acontece na próxima quarta, 25Acontece em Condor, na próxi-

ma quarta-feira, 25, a Inspeção de Saúde aos jovens nascidos no ano de 1992 e que fi zeram seu Alistamento Militar no Município. De acordo com o responsável pela Junta do Serviço

Militar de Condor, Celso Araújo, 60 jovens estão alistados para as avalia-ções física, psíquica e de instrução. O recrutamento tem início previsto para as 7h da manhã e será realizado nas dependências da Sociedade Cul-

tura e Recreativa, Clube de Condor. Militares dos quartéis de Cruz Alta estarão em Condor para o Recruta-mento. Em média, cerca de 50% dos jovens alistados em Condor são re-crutados.

Page 5: Edição 21/08/2010

Geral 21 de agosto de 20105

O Banrisul é o quarto melhor banco brasileiro segundo o ranking “As Melhores da Dinheiro”, divul-gado pela publicação semanal IstoÉ Dinheiro, de São Paulo. A institui-ção gaúcha também recebeu distin-ção em sustentabilidade fi nanceira, responsabilidade social, recursos humanos e governança corporativa. O banco, igualmente, foi destaque no levantamento “As 500 Maiores Empresas do Brasil”, fi gurando em 98º lugar.

O anuário foi elaborado a partir

de questionários preenchidos pelas próprias empresas. A avaliação não contemplou apenas o aspecto fi nan-ceiro, mas também critérios fun-damentais para medir a efi cácia na administração, como a gestão social e do meio ambiente e a governança corporativa, entre outros. Os dados foram compilados e analisados pela consultoria Trevisan, com a partici-pação da Economática, que forne-ceu informações complementares a respeito das companhias de capital aberto.

PROJETOSProtocolo nº. 332/10, (Tribunal de Contas), que encaminha Processo de Contas do Município de Condor, referente ao exercício de 2008, para julgamento nos termos da legislação vigente.

Baixado para análise e Parecer da Comissão de Finanças e Orçamentos.Projeto de Lei Municipal nº. 073/2010, o qual “Autoriza o Município adquirir uma fração de terras rurais de forma parcelada, destinada a instalação de indústrias e dá outras providências”.

Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.Projeto de Lei Municipal nº. 074/2010, o qual “Autoriza a realização de despesas com contratação de serviços de engenharia de trânsito, abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento

do Exercício de 2010 e dá outras providências”. Baixado para análise e parecer das Comissões Permanentes.

PROPOSIÇÕESRequerimento nº. 030/2010, (Ver. José), REQUER ao Poder Executivo, informações sobre a possibilidade de instalação de eco pontos para coleta de óleo de cozinha utilizado junto as

residências e restaurantes instalados no município. Aprovado por unanimidade. Moção nº. 024/2010, “MOÇÃO DE PARABÉNS” a Comissão Organizadora da 3ª Feira da Agroindústria Colonial de Panambi, Condor e Pejuçara – FECOLÔNIA, transcorrida nos dias

13 a 15 de agosto últimos junto ao Parque de eventos Rudolfo Arno Goldhardt em Panambi. Externar nossos cumprimentos ao Sr. Jair Paulo Hickmann, Secretário Municipal do Desenvolvi-mento e a Srª. Roseli Seitenfus da EMATER local e respectivos membros junto a Comissão Central, bem como, parabenizar a todos os produtores e expositores participantes da 3ª edição desta feira, os quais através de seu trabalho e dedicação tem demonstrado o potencial da agricultura familiar de nossa região, agregando renda ao trabalho desenvolvido em suas propriedades. Assim sendo, solicitamos que seja encaminhada correspondência dando ciência desta aos integrantes da Comissão Central organizadora da feira, aos membros acima citados e aos produtores/exposi-tores condorenses participantes. Aprovada por unanimidade com subscrição da Bancada do PDT.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 070/2010, o qual “Autoriza o Município incluir programa na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010, abrir crédito adicional especial no orça-

mento do exercício de 2010 e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 071/2010, o qual “Autoriza o Município contratar em caráter temporário um servidor para o cargo de professor e dá outras providências”. Aprovado por una-

nimidade com os pareceres favoráveis. Projeto de Lei Municipal nº. 072/2010, o qual “Cria a Biblioteca Pública Municipal e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres favoráveis. Projeto de Resolução nº. 013/2010, o qual “Institui a Comissão de Licitação da Câmara de Vereadores de Condor/RS e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os pareceres

favoráveis.

Por nada mais constar na ordem do dia, dá-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 23.08.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Dirson Wendland – Diretor Legislativo.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 16 de agosto de 2010:

Reunião confi rmou instalação de Posto de Serviço do CRVA em Condor

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Ve-readores de Condor esta

semana foi defi nida a instalação no Município de um Posto de Serviços do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Panambi. A parceria entre a empresa Con-dortur e o Cartório de Registros de Panambi irá proporcionar aos con-dorenses os registros de seus veícu-los em Condor sem necessidade de deslocamento a outro município.

Tendo como sócio o vereador Valdir Linn (PP), a empresa Con-dortur será parceira do Cartório de Registros de Panambi, detentor do CRVA do vizinho município. “Com este Posto de Serviços, todos os tra-balhos de uma CRVA poderão ser processados em Condor mesmo, será uma agente nosso aqui”, expli-cou Mara Weber, sócia proprietária do Cartório de Panambi.

“É uma iniciativa da nossa ban-cada, que foi apresentada aqui na Câmara e agora queremos ajudar a se tornar real. Nossa empresa tem as condições exigidas pelo CRVA para a instalação do Posto de Serviços em Condor”, explicou Linn, confi rmando a parceria com o CRVA de Panambi.

Algumas adequações profi ssio-nais ainda devem ser promovidas pela empresa Condortur, porém, a partir da reunião desta semana, em que participaram, além das duas empresas, o Prefeito José Francisco

Condor terá Posto de Serviços do CRVAEmpresa Condortur fi rma parceria com Cartório de Registros de Panambi para fornecer serviço

Candido, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador José Dias dos Santos (PP) e o presidente do Conse-pro, Claudio Candido. “Até podemos funcionar sem um despachante local, porém, teremos algumas difi culdades quanto ao encaminhamento dos pro-cessos. Se tivermos um agente des-pachante tudo poderá se encaminha-do por aqui”, disse Mara Weber. A empresa deve promover um de seus colaboradores a realizar o curso de agente despachante para formalizar as exigências do CRVA de Panambi.

O modelo de Posto de Serviços apresentado por Mara Weber em Condor já é realizado pelo CRVA de Panambi no município de Pejuçara. “No início as pessoas até seguem buscando o serviço em outros muni-cípios, pensando em economizar os

honorários do despachante, porém, com o tempo acabam percebendo que sai mais em conta realizar os serviços no próprio município, poupando tem-po e dinheiro”, detalhou Mara, lem-brando que no início dos trabalhos em Pejuçara algumas semanas não haviam serviços e hoje, pouco mais de uma ano do Posto de Serviços, a média é de 15 carros por semana.

Também, na reunião fi cou defi ni-do que os atendimentos do CRVA em Condor acontecerão às quintas-feiras e devem ter início já no mês de setem-bro. O Posto de Serviços de Condor irá realizar todos os serviços de um CRVA, com emplacamentos, visto-rias, registros de veículos. Também, poderá abrigar serviços adicionais, como fornecedor de placas e assessó-rios obrigatórios, como extintores.

Banrisul é o quarto melhor banco do País, segundo revista

A Promoção Dono da Copa Sicredi, que terminou no sábado, contabilizou mais de 800 mil par-ticipantes em dez Estados brasi-leiros. Os 16,8 milhões de cupons ultrapassaram as expectativas do próprio Sicredi, que previa a ge-ração de 7,5 milhões no início da promoção, em abril.

Além das seis caminhonetes Toyota Hilux sorteadas no sábado, o concurso contemplou mais de 200 associados, premiados com seis pacotes turísticos para a África do Sul e seis automóveis Volkswagen Gol (ver Box), 50 televisores LCD da Semp Toshiba, 30 motocicletas Honda Biz, 30 home-theaters, além de 100 kits-torcedor com câmera di-

gital, camiseta da Seleção Brasilei-ra, mochila e outros brindes. Foram mais de R$ 1,5 milhão em prêmios divididos em 15 sorteios.

Os 16,8 milhões de cupons fo-ram gerados pelas operações reali-zadas pelos associados do Sicredi, que utilizaram os produtos e servi-ços das cooperativas, que incluem o Poupedi Sicredi, fundos de investi-mento, cartões de débito e crédito, seguros, previdência, entre outros. Cada valor específi co em operações fi nanceiras realizadas por meio des-ses itens gerou um cupom para con-correr, depois do cadastro realizado nas unidades de atendimento e por meio do hotsite www.donodacopasi-credi.com.br.

Promoção Dono da Copa Sicredi supera 16 milhões de cupons

Page 6: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 20106 Política

Jerônimo Göergen organiza campanha em CondorTratando da mobilização de

campanha o deputado estadual e candidato a uma cadeira na Câmara Federal, Jerônimo Göergen (PP) es-teve em Condor durante essa semana onde esteve reunido com lideranças progressitas locais.

Com objetivo de organizar e mobilizar seus simpatizantes e cor-religionários, Jerônimo se reuniu com o prefeito Chico, com o presi-dente do PP e vice-prefeito Valmir Land, vereadores e outras autorida-des da sigla.

Na ocasião, juntamente com o PP condorense, Jerônimo agendou uma nova visita a Condor, quando deve estar reunido com a comuni-dade. A intenção é organizar um en-contro que traga ao Município, além de sua Candidatura, outros candida-tos que têm apoio do PP local (es-

Lideranças locais, regionais e estaduais junto com Olívio Dutra em inauguração

Organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Condor foi inaugura-

do no sábado passado, dia 21, o Comitê Pluripartidário da cam-panha da presidenciável Dilma Rousseff. Além de autoridades políticas locais e regionais e re-presentantes políticos dos diver-sos partidos que fazem parte da coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, esteve em Condor para o ato inaugural o ex-gover-nador Olívio Dutra, coordenador da campanha da Ministra Dilma no Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes no evento de inauguração do Comitê Pluri-partidário de Dilma Rousseff em Condor as lideranças petistas de Condor, como o presidente da sigla no Município Gilberto de Moura e o Secretário de Obras Antonio Paz de Moura. Ainda, representando o Partido Progressista, esteve no ato o vice-prefeito Valmir Land, presidente da sigla. O PTB tam-

Olívio apresenta Dilma candidata em CondorEx-governador esteve no Município para inaugurar Comitê Pluripartidário de Campanha

Rua do Comércio, 625 - Fone 3379 1676 e 9151 2444Anexo: Bolsas, Bijuterias e Acessórios

Possuímos serviço deliveri, levamos nossa loja até você!

de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Laci Cabeleireira

Solidariedade, uma aprendizagem pra toda a vida!

Dias atrás estávamos em uma reunião na biblioteca da escola quan-do sinto um cheiro estranho, talvez nem tão estranho assim... Um cheiro de cachorro molhado!!! Bem, na verdade era de um cachorro. Ele estava embaixo da minha cadeira. E a reação inicial foi de enxotá-lo! Foi o que eu fi z, mas não sem antes perceber que o bicho estava tomado de sarna, com muitas feridas pelo corpo e o cheiro que exalava caracteriza-va o estado geral do animal. Como já estávamos no fi nal da reunião só passei um bilhete para a diretora para que encaminhasse o bicho para o controle de zoonoses local. Ou seja, que o cão fosse encaminhado para sacrifício, pois pelo quadro que apresentava julguei que não haveria mais como recuperá-lo.

Para minha surpresa, na semana seguinte, pergunto pelo cão e a di-retora disse-me que haviam chamado uma veterinária e que estavam tra-tando o animal. Minha primeira reação foi de descrença. Mas, em todo caso, seria uma opção dentro do que a fi losofi a da escola propõe, ou seja, incluir e cuidar de todos/as que chegam à escola, inclusive dos animais da comunidade, dentro do trabalho de educação ambiental.

Simplesmente, o “Peruca”, este foi o nome dado ao cão (eu daria o nome de “o Fênix”), recolheu-se durante muitos dias a uma casinha de cachorro que já havia no pátio da escola (pertencente ao “Romário”), lá fi cando enrolado em trapos e jornais, sendo cuidado diariamente por algu-mas colegas, onde lá pelas tantas perdeu toda a pelagem... Era o próprio “demo”, a coisa mais feia do mundo, recuperando-se fi nalmente!!! Há uma perspectiva de que seja adotado em seguida.

Por enquanto, sempre que chegamos à escola, lá está o cão que esta-va desenganado; agora, recuperado, abanando o rabo para todos e todas, latindo, fazendo festa, demonstrando que o que ele veio buscar dentro da biblioteca, embaixo da cadeira, era a cura, ou seja, os cuidados devidos, ao qual todos os seres deveriam ter de direito. Este é um exemplo de uma ação pautada pela solidariedade possível. Não importa onde esteja-mos, mas neste contexto, percebemos a necessidade de exercitarmos este conceito, a solidariedade, onde vamos aprendendo a nos responsabilizar pelos seres à nossa volta.

Assim me vêm a lembrança de uma cena de um fi lme que fez muito sucesso, o “Avatar”. Reporto-me a este fi lme para também exemplifi car a ne-cessidade de desenvolvermos e aprimorarmos o nosso jeito de ver tudo o que tem vida e também, do quanto somos responsáveis pela preservação da vida em sua diversidade. No fi lme, vemos o momento em que um animal é abatido para que a população pudesse alimentar-se, mas a caçadora em seguida faz uma prece ou uma oração pelo espírito do mesmo, demonstrando assim, o respeito com aquele ser. Ou seja, mesmo os animais, devem ser respeitados e valorizados como seres que compartilham o planeta conosco.

Este sentimento de responsabilidade para com o outro poderia ser mais intenso em nossas vidas. Não sabemos de onde vem a idéia de que pode-mos usufruir de tudo o que há no planeta sem nos responsabilizarmos pela conservação destes bens naturais/culturais. Acredito que a inteligência que vamos desenvolvendo durante a vida permite transformações de hábitos culturais. Poderíamos pensar em formas menos agressivas para sobreviver-mos sem agredir tanto o ambiente. Além de podermos pensar na simplici-dade deste exemplo de um “bicho” que vem procurar ajuda e demonstra a sua gratidão latindo e abanando o rabo; assim como, pensarmos em tornar menos traumático o processo de abate dos animais que consumimos e, de pensarmos se o consumo de tanta carne no nosso dia a dia é realmente tão necessário no atual estágio de evolução em que estamos.

É possível qualifi car tudo o que há à nossa volta, desde o cuidado com o nosso cantinho particular até as instituições existentes que são respon-sáveis pelo cuidado da vida da população. Devemos sempre participar da gestão destes espaços sociais, criticando, sugerindo e elogiando as ações que qualifi cam a vida dos sujeitos, de cada ser vivo e de tudo o mais deste Universo. Fico feliz quando vejo ações de pessoas sensíveis ao cuidado e à defesa dos direitos à vida em sua plenitude. Isto é viver a aprendizagem da solidariedade. Não podemos dar espaço à desesperança !!!

Claírton [email protected]

Solidariedade, uma aprendizagem Solidariedade, uma aprendizagem

bém esteve representado por seu presidente, Orlando Amaral, assim como o PDT que foi representado por Claudio Vicente Bueno.

Lideranças regionais e estaduais também estiveram para a inaugura-ção, como o presidente do PT panam-biense Cláudio Motta e o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi. Também

lideranças estaduais do PCdoB e do PDT estiveram no encontro.

O Comitê Pluripartidário de Dilam Rousseff Presidente de Condor está instalado na esquina das ruas Ipiranga e Osvaldo Cruz e, em princípio, será utilizado ex-clusivamente para a campanha da candidata presidenciável.

taduais Silvana Covatti, Ernani Polo e Pedro Westphalen; e Federais Vil-son Covatti e Luiz Carlos Heinze), assim como a candidata a Senadora

pelo PP, Ana Amélia Lemos.O encontro ainda não tem data

confi rmada, mas deve acontecer na primeira quinzena de setembro.

Setor de Vigilância Sanitária da SMS de

CondorA Doença de Chagas é causada

pelo protozoário parasita Trypano-soma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhe-cido como barbeiro. O nome do pa-rasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em home-nagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Este inseto, de hábitos notur-nos, vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, to-cas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano direta-mente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contamina-do (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pes-soa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

Prefeito recebeu Jeronimo Göergen em seu gabinete nesta semana

Page 7: Edição 21/08/2010

Geral 21 de agosto de 20107Padre e Jornalista Darci Rodrigues

De olho na [email protected]

CRISMA, SACRAMENTO DA MATURIDADE CRISTÃ

A palavra Crisma tem sua origem do grego “chrisma” que indica o óleo que unge. E a recepção deste sacramento acontece através de um ritual quando o crismando é ungido na fronte, recebendo com este sinal os dons do Espírito Santo. Porém já no Batismo se recebe a graça do Espírito Santo como vida divina. E quando alguém é crismado se confi rma a graça do batismo e recebe a plenitude desses dons. Já lá no inicio da Igreja os apóstolos receberam as luzes do Espírito Santo para continuar a missão de Jesus, ou seja, anunciar o Evangelho plenamente.

E a primeira Crisma ocorreu com os apóstolos, após a ascensão de Je-sus ao céu. Pois eles estavam com medo dos poderosos que mataram a Je-sus. Por isso, fecharam-se numa casa chamada Cenáculo e permaneceram em oração, junto com Maria. Era o dia da Festa de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa. E em clima de oração, soprou um Vento Impetuoso e o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de “Línguas de Fogo” e todos fi caram repletos do Espírito Santo. E na seqüência deste fato eles se encheram de força para anunciar o Evangelho.

E no livro dos Atos dos Apóstolos Santo encontramos vários momen-tos em que os discípulos de Jesus celebraram o sacramento do Crisma. Os apóstolos Pedro e João, enviados a Samaria, “punham as mãos sobre os que tinham sido batizados”, e recebiam estes o Espírito Santo (cf. At. 8, 14-17). Do mesmo modo, S. Paulo, vindo a Éfeso, batizou, em nome de Jesus Cris-to, discípulos de João Batista e a “eles impôs as mãos, para que o Espírito Santo baixasse sobre eles” (cf. At 19, 1-6).

E assim o Espírito Santo impulsionou os discípulos a serem teste-munhas, diante do mundo, do amor de Deus aos homens. E este mesmo Espírito faz-nos defensores da paz, da justiça e da fraternidade entre todos os homens. Mas é fundamental a nossa fé para que os seus dons atuem em nossas ações.

E para o recebimento desses dons normalmente o ministro é o bispo, ou o padre (por delegação, em caso de impossibilidade da presença do bispo). No momento da unção o bispo unge a fronte do catecúmeno com o santo crisma (óleo), marcando-o assim com o sinal do Espírito Santo, afi m de que se conheça a quem pertence (cf. II Cor 1,21-22), e diz: “Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo, a paz esteja contigo”. E desta forma o cris-mado torna-se um cristão adulto na fé e discípulo do Senhor (cf. I Jo 2,27).

Pois o sacramento do Crisma leva a estar pronto não para a guerra, mas sim para o anúncio do Reino. Porém devido à falha na preparação, a falta de fé e os atrativos que a vida moderna apresenta muitos acabam não sendo apóstolos de Cristo, mas fi cam do lado oposto. Pois seguir Jesus é juntar-se, fraternalmente, aos outros discípulos. Para isso, é preciso deixar as redes do egoísmo, do consumismo, da preguiça, do comodismo, para ir ao encontro das pessoas e suscitar “vida para todos”. Porque o próprio amor de Deus exige o amor fraterno, a comunhão e a participação. Então quem recebe este sacramento tem um compromisso de ser discípulo de Jesus testemunhando a sua fé com boas ações na comunidade. E é por isso que se entende que o crismado é um cristão adulto na fé.

Concluído curso de pintura em Esquina BeckFoi realizada na tarde de quinta-

feira, 19, o encerramento do Curso de Pintura em Tecidos do Clube de Mães Renascer de Esquina Beck.

O Curso que foi realizado em pouco mais de dois meses, foi pro-movido pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania em conjunto com a Emater-RS/Ascar. O Curso foi ministrado pela instru-tora Eni Wehr e foi realizado nas dependências do Pavilhão da Igreja Católica de Esquina Beck e contou com 14 participantes.

No encerramento as alunas do curso expuseram seus trabalhos em pintura de tecidos e receberam seus certifi cados.

Encontrão - E seguem as ativida-des de organização do Encontrão dos Clubes de Mães que será realizado

Família de Marcos e Val apresentaram belos louvores

A Igreja Evangélica Assem-bleia de Deus Unidade Cristã de Condor promo-

veu no fi nal de semana passado, dias 14 e 15, o seu Congresso de Se-nhoras. Realizado no templo sede

Unidade Cristã realiza Congresso de SenhorasEvento foi promovido no fi nal de semana passado no templo Sede em Rincão dos Pinheiros

da Igreja, na localidade de Rincão dos Pinheiros, o Congresso reuniu fi éis de Condor e de toda a Região, principalmente de Panambi e Ijuí. Também, fi zeram parte do encon-tro os preletores e cantores Irmãos

Senna, no sábado, e Marcos e Val e seus fi lhos Débora e Felipe, no Domingo. Após as atividades reli-giosas os convidados participaram de um almoço festivo, quando foi servido um delicioso churrasco.

em setembro na Igreja Católica de Pontão dos Buenos. Além das reuni-ões com o Clube de Mães de Pontão

dos Buenos, a Emater-RS/Ascar está buscando os prêmios para a ação en-tre amigos dos Clubes de Mães.

Alunas do curso de pintura exibem seus certifi cados e panos de prato

Bom público prestigiou atividades da Igreja

Liga mostra preocupação com doenças em homensA Liga Feminina de Combate ao

Câncer de Condor juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde esta-rão promovendo na próxima sexta-feira, dia 27 de agosto, uma palestra destinada a prevenção de doenças do público masculino.

A palestra “A Saúde do Ho-mem”, será ministrada pelo mé-dico urologista Márcio Müller, de Ijuí. A Palestra será realizada no

auditório da ACI de Condor a par-tir das 19h30.

Ainda nessa semana, juntamen-te com o convite para a palestra da próxima sexta-feira, a Liga publicou uma nota, mostrando preocupação com a saúde dos homens. “O ho-mem geralmente se preocupa muito com seu trabalho e o bem estar da família, esquecendo ou deixando a saúde em segundo plano, isto tem

trazido conseqüências negativas para a saúde masculina em geral, especialmente o câncer”.

Além do alerta, a nota traz uma série de dicas e esclarecimento de dúvidas com características, pre-venção e tratamento, principalmen-te sobre doenças venéreas e cânce-res com predominância no público masculino, com câncer de pênis, fi mose e HPV.

Page 8: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 20108 Especial

HandtecarCÂMBIO AUTOMÁTICO

[email protected] / www.handtecar.com.brRua Roberto Bens, 48 - Parque Moinho Velho - Panambi

Fone 3375 3888 / Plantão 9962 0619

Limpeza de Bicos Injetores Injeção Eletrônica

Diagnóstico Eletrônico do Sistema de Combustível

Linha Diesel Leve (Camionetas)

Mecânica Geral

Para as 186 famílias de produtores e artesãos que participaram da 3a Feira

da Agroindústria Colonial (Fe-colônia), realizada de 13 a 15 de agosto, em Panambi, a feira cum-priu o que o se propunha, ou seja, ser um estímulo ao produtor e fortalecer a economia da região.

“Não podemos permitir que os pequenos produtores sejam enfra-quecidos economicamente e so-cialmente e a Fecolônia consegue trazer aqui o produtor e motivá-lo”, disse o prefeito de Panambi, Miguel Prym, acompanhado dos prefeitos de Condor, José Fran-cisco Cândido, e Pejuçara, Leonir Perlim, também promotores do evento juntamente com a Emater/RS-Ascar. “Além de gerar renda, a agroindústria e o artesanato são propulsores de outras atividades, como a gastronomia e turismo”, disse o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Oneide Ernesto Kumm.

O valor em vendas foi de R$ 50 mil, com presença de um pú-blico estimado de 8 mil pessoas e o depoimento dos produtores não deixam dúvidas, segundo os orga-nizadores de que o evento foi um sucesso. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho de três anos”, disse a produtora Maria Helena Alonso, uma dos 35 associados da cooperativa Coolonialle de Pejuça-ra, responsável por servir, no do-mingo, café colonial com 52 itens. “Em média, as pessoas pagaram R$ 8,00 e saíram satisfeitas”, disse ela. “O público da Fecolônia quer comprar”, disse sorrindo o pro-dutor de vinho Cassiano Aozone, bastante requisitado pelos clientes. A Fecolônia também engordou o

Resultados consolidam sucesso da Fecolônia3ª Edição da Feira da Agroindústria Colonial foi realizada no fi nal de semana passado

bolso da produtora de cucas Ma-ria Orlandina, que vendeu mais de 200, ao preço de R$ 4,50.

Cerca de 80% das vendas fo-ram referentes a alimentos (pro-dutos das agroindústrias), o café colonial servido durante toda a feira teve público triplicado em

relação ao ano anterior.As ofi cinas de orquídeas tive-

ram 101 participantes, passeios de charrete: 260 pessoas, expositores 27, sendo 17 de agroindústria, 09 de artesanato e 01 de fl ores, famí-lias envolvidas 186 (agroindústria) 96 (artesanato).

Page 9: Edição 21/08/2010

Social 21 de agosto de 20109

21/08 Clari Marli Zeni

22/08 Paola Fernanda Kruger Kal

22/08 Cristian Kich Wegener

23/08 Sinilda Lautert

24/08 Rosane Veiverberg

25/08 Dalmir Amaral

26/08 Marli dos Santos

26/08 Ione da Silva

27/08 Sueli da Rosa Strücker

27/08 Abel Stürmer

Aniversariantes da

Semana

Parabéns!

Hoje faz um mês que Deus nos deu um grande presente, nosso fi lho Ezequiel.Obrigado Senhor por esta grande benção!Ezequiel nós te ama-mos mui-to!!!Com ca-rinho dos pais Laer-te e Leila Roos

Você é um presente de Deus para completar nossa felicidade. Já se passaram 11 anos e você continua enchendo nossas vidas e nosso lar de alegria e en-cantamento.Parabéns pelo seu aniver-sário no dia 20 de agosto.Com muito amor Lair, Eu-nice e Lair Augusto e de-mais familiares.

Querida Larice

“Queremos muito agradecer à você que tem dedicado toda sua atenção, carinho e amor... Esta extraordinária mulher que sempre faz tudo com muita dedicação e amor...Você é uma daquelas pessoas raras com umobjetivo único de dar alegrias as pesso-as que lhe cercam...você que sempre está pronta a ajudar não importando quem...queremos agradecer de coração por toda dedicação...

Feliz Aniversário neste dia 26 de agosto.Com carinho dos esposo José, dos fi lhos Rodrigo e Marcelo e do neto Alisson

Marli dos Santos

Rua do Comércio, 858 - Condor/ RSFone 3379 1066

Restaurante e PizzariaServimosAlmoço de Segunda à Domingo, com Buffet Livre, por Kg e Vianda A noite Lanches, pizzas, xis Organização de festas até 150 pessoas

Assista aos Jogos do Gauchão,Libertadores e Copa do Brasil

Tele-entrega dexis e pizza

Tri-Baile dia 28/08 comBanda Brilha Som, Sygnus e Estrela Azul

Nascimento

21/07/2010

Page 10: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 201010

No dia 12 de agosto nas dependências da escola Getúlio Vargas os alunos, professores e funcionária organizaram uma grande e bonita homenagem surpresa para o diretor Waldir pelo seu aniversário.

Os alunos leram mensagens que foi cantado por todos os música Amigos para sempre, tam-bém foi feito um lanche coletivo com direito a uma torta cheia de velinhas.

Tudo isso para demonstrar o carinho e grati-dão que todos desta escola sentem por ele.

Escolas

Aconteceu em nossa escolaAconteceu no dia 16 de agosto, no Clube Recreativo de Condor, uma importante palestra, em homena-

gem ao Dia dos Pais. O evento foi organizado pelas escolas Agostinha Dill, Levino Lautert e Bruno Laux e contou com a presença de um grande público., orientado pela professora

Para recepcionar a todos, o grupo de teatro, orientado pela professora Ana Gracieli Novais, da Escola Bruno Laux, apresentou uma esquete em homenagem aos pais.

O palestrante da noite Carlos Cesar Inácio, conhecido Tongo, falou para os pais e demais presentes sobre valores, respeito, necessidades e preocupações para educar os fi lhos na sociedade de hoje. Ressal-tou o quão importante é a presença do pai e da mãe na vida dos fi lhos, não apenas para suprir carências fi nanceiras, mas também emocionais e espirituais. Enfatizou a necessidade dos pais ouvirem seus fi lhos, dialogarem, reconhecerem, repensarem atos e promessas, demonstrarem maturidade para educar e convic-ção em seus princípios. Temos certeza que a palestra muito contribuiu e de alguma forma acrescentou na vida de todos os presentes.

A Escola Levino Lautert agradece a presença de todos e em especial ao palestrante que com muito entusiasmo e disposição falou de um assunto tão importante para nossa sociedade, que carece de mais edu-cação, compreensão, honestidade, respeito pelo próximo e vive em um cárcere de frustrações, transtornos, dependências, e insatisfações.

Semana Nacional da pessoa com defi ciênciaEm 1964 foi instituída a Semana Nacional da Pessoa com Defi ciência. É promovida

anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com defi ciência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com defi ciência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

A Semana Nacional da Pessoa com Defi ciência de 2010 acontece de 21 a 28 de agosto e tem o seguinte tema:

“Dá-nos a superação do preconceito a cada dia” Mt 6.11Como forma de homenagear as pessoas defi cientes, as alunas Francieli e Bruna, da

turma 81, entrevistaram Dona Rosalina Meira, defi ciente física há 12 anos. • Idade:67 anos / • Número de: fi lhos (5); netos (4); bisneto (1). • Fato de vida marcante:“Andava de trator no interior do Município, quando esse fez uma volta eu me desequili-

brei e caí por cima da roda, mas para surpresa de todos, graças a Deus não me machuquei.”• Rotina diária de vida:“É simples, faço as atividades de vida diária (comer, higiene, locomoção). Mas o

mais importante é que ajudo os outros com minhas orações e meus pensamentos ou conselhos positivos. Também louvo diariamen-te Deus com meus hinos”.

• Dificuldades encontradas como deficiente física:“Eu não tenho difi culdades, mas minha fa-

mília enfrenta difi culdades comigo como levar ao banheiro, sentar e levantar, devido ao meu peso fi ca difícil me carregar.”

• Mensagem que a Senhora deixa pras pessoas:“Não caminho, mas não tenho difi culdade

porque as fi lhas me cuidam e Deus me ilumi-na. A tristeza não mora no meu coração, só tenho alegria e valorizem suas famílias viven-do em união.”

ENQUETE: O que a Escola Getúlio Vargas signifi ca para você?

“Na escola Getúlio Vargas foi onde aprendi a ler e escrever e sempre tenho um bom relacionamen-to com os professores e colegas com muito estudo e educação por isso devemos cuidar de nossa escola e adoro estudar aqui.”

Lucieli Pimentel aluna da 4ª série

QUE DELÍCIA - Bolo de limãoIngredientes 2 ovos,1 xícara de leite,12 colheres de farinha de trigo,2 colheres de manteiga ou margarina,15 colheres de açúcar,1 colher de sopa de fermento Royal.Modo de fazerBate tudo no liquidifi cador, coloque a massa

em uma forma untada com azeite e coloque pra assar em fogo médio.

Receita trazida pela aluna Keila de Moura Dias da 5ª série.

“No papel de mãe, entendo que a Getúlio Vargas completa a nossa família. Sem a família a escola e a igreja, não existe vida na comunidade, os colegas e os professores, são a festa da vida das crianças e permaneceu sempre na lembrança. O signifi cado de um belo sonho começa na escola onde se desperta o vivo desejo de buscar uma profi ssão, na juventude”.

Sônia Fritsch, tia do aluno Jordano Fritsch da 4ª série

Aconteceu em nossa escola

Ajudar nosso amigo nos mo-mentos de tristeza,

Compartilhar com ele os mo-mentos de alegria,

Dar alimento quando lhe falta na mesa,

Ser para ele uma boa compa-nhia.

Dar nossa mão quando ele cair, Mesmo se em um espinho

pisar. Não podemos desistir, Temos que a ele ajudar. Podemos conviver com seus

defeitos,

Diretor Waldir ser AMIGO é...

Happy BirthdayGostaríamos de parabenizar nossa

querida professora de Língua Inglesa Alexandra Mello que estará de ani-versário dia 22/08. Ale gostaríamos que soubesse que você é muito im-portante em nossas vidas, que Deus continue te abençoando e iluminando seu caminho.

Abraços de seus alunos da 8ª Série.

Por vezes, até aceitar quando ele errar,

Pois ninguém é perfeito, E devemos, assim, a ele per-

doar. Se uma boa amizade você tem, Você deve sempre bem conser-

vá-lá. Agradecer a Deus, pois a ami-

zade é um bem, Por isso, é bom ser amigo e

amiga no coração guardá-los. Parabéns diretor Waldir, pela

passagem de seu aniversário

Visite nosso Blog:http://gv-information.

blogspot.com/

Page 11: Edição 21/08/2010

Geral 21 de agosto de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Sindicalista panambiense é preso em Foz do Iguaçu

A Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu, no Paraná, con-firmou na tarde de quarta-

feira, 18, a prisão em flagrante do dirigente e Presidente do Sindica-to dos Metalúrgicos de Panambi, Valdir Godois da Costa.

Abordado durante um abarreira policial de rotina, o sindicalista foi flagrado portando diversas muni-ções para armas de curto calibre (re-vólver) e munição para espingardas de caça, provenientes de Ciudad Del Leste no Paraguai, acondicionadas no seu veículo.

Segundo o Departamento in-

Fonte: Tempo Agora

IMPOSTOTERRITORIAL

RURALITR 2010

vestigativo da PF, Valdir assu-miu a propriedade das munições, sendo preso em flagrante junto à carceragem da Delegacia Federal de Repressão ao Contrabando em Foz do Iguaçu. A família do sindi-calista, já contratou um advogado que chegou na manhã de ontem, sexta-feira, 20, na cidade parana-ense, com o intuito de relaxar a prisão e liberar o sindicalista para responder ao inquérito em liber-dade, fato que poderá ocorrer nas próximas horas.

Valdir Godois da Costa deverá responder a processo criminal por

Tráfico Internacional de armas, crime previsto no artigo 18 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003). “Importar, exportar, favorecer a en-trada ou saída do território nacional, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autoriza-ção da autoridade competente”, gera apenas, se houver condenação, de 4 a 8 anos de reclusão e multa. A nova prisão poderá ainda alterar o benefi-cio concedido ao sindicalista em ou-tra condenação pela justiça gaúcha, uma vez que o mesmo cumpre pena alternativa (trabalhos comunitários), pelo delito de cárcere privado.

Sindicato realiza cursos do Senar

O Imposto sobre a Proprie-dade Territorial Rural – ITR éuma declaração anual, obriga-tória que se faz para a Secre-taria da Receita Federal (Lei 9393/96).

Finalidade: Apuração do imposto sobre a propriedade rural prevista em Lei.

Prazo: De 01 se-tembro a 30 de setembro de 2010.

Quem está obrigado a fazer a Declaração: Toda pessoa física ou jurídica, que na data de efetiva entrega da DITR seja proprietário, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título.

Nesta semana, o Sindicato Rural promoveu em parceria com a Cotripal, dois cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-RS – no município. Com início na segunda-feira, 16/08, na localidade de Linha Mambuca, um grupo de agricultores recebeu o treinamento de Gestão Rural - nível médio.

Nesse curso, os participantes puderam aprender mais sobre o planejamento da propriedade rural e tudo que o envolve. Temáticas como estudo dos recursos, finanças e recursos humanos são explicados a fim de que o produtor trate sua propriedade como uma empresa, o que auxiliará no êxito de sua atividade. O curso teve encerramento na tarde da quarta-feira, totalizando 24 horas de aula, com o instrutor Engº Agrônomo Josué Marques, de Criciumal.

Já na terça-feira, 17/08, teve início o curso de Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza, na Linha Colônia Cash, com a instrutora do Senar, Sandra Calegaro. Nesse curso são elaborados muitos produtos úteis no cotidiano das donas de casa, como por exemplo: detergentes, amaciantes, desinfetantes, sabonetes, entre outros. O que acaba somando agregando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham no campo, já que proporciona métodos fáceis para produção e reduz o custo. O treinamento teve 16 horas de aula teórica e prática, sendo concluído na quarta-feira.

Escolas de Condor instalam papa pilhasAs Escolas municipais e esta-

duais do município de Condor es-tão com um projeto voltado para a preservação do meio ambiente, o Papa Pilhas. Cada Escola do Mu-nicípio conta com um ponto de co-leta onde a comunidade pode de-positar as pilhas e baterias usadas, sendo que este material será envia-do a uma empresa para destinação adequada.

“Esta iniciativa é muito impor-tante, já que as pilhas e baterias apre-sentam em sua composição algumas substâncias que são potencialmente perigosas e podem afetar a saúde,

Colaboração A Notícica do Vale

Valdir Godois da Costa foi flagrado portando munições para armas provenientes do Paraguai

como o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Metais como o chumbo podem provocar do-enças neurológicas; o cádmio e o mercúrio afetam a condi-ção motora”, explicam os alu-nos que participam do Projeto.

“Por isso, contamos com a colaboração da comunidade para que não descartem estes materiais no lixo comum. As pilhas e baterias podem ser levadas para os pontos de co-leta nas escolas ou na Secre-taria Municipal de Saúde”, concluem.

Mambuca Colônia Cash

SMS realiza coleta de exame citopatológico A Secretaria Municipal da Saúde

Comunica que durante o mês de se-tembro estará sendo realizada coleta de exame citopatológico (preventivo) nas localidades do interior do muni-

cípio, nas seguintes datas:01/09: Ca-pão da Chave; 08/09: Colônia Cash; 14/09: Mambuca; 21/09: Linha Enden; 22/09: Pontão dos Buenos; 23/09: Linha Ramada; 28/09: Rincão

dos Pinheiros. Comunica ainda, que está sendo realizada a vacinação con-tra a gripe A H1N1, para todas as fai-xas etárias no horário de atendimento do Posto de Saúde.

Page 12: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 201012 Escola

DICAS DE FILMESO fazendeiro e DeusSinopse: Um fazendeiro muda-

se para a África do Sul com a famí-lia e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar. Com amizades insólitas e intervenção divina providencial, ele descobre o verdadeiro propósito da sua vida e uma crença inabalável no poder da fé. A história de vida comovente de um homem que, assim como suas batatas, desenvolve as raízes da fé, que só se tornam visíveis quando chega à hora da colheita.

EnqueteENQUETE: Você acha que uma palmadinha no bumbum de uma criança possa fazer mal? Será que ela é necessária para educar? Justifi que.

Manhã festiva na Agostinha Dill 13 de agosto – Aniversário da Escola Na sexta-feira (13/08), durante o turno da manhã, foram realizadas atividades diferenciadas para as turmas do Ensino Médio. Na oportunidade, as turmas

apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos durante este ano letivo. Esses projetos foram escolhidos e elaborados pelos alunos a partir da Pro-posta Pedagógica da escola: “FAZER O BEM: SE VOCÊ ACHA QUE JÁ FEZ UM POUCO, FAÇA UM POUCO MAIS”. As apresentações foram divididas em duas etapas e distribuídas em cinco salas de aula, possibilitando a apresentação de todos os projetos e os alunos ainda proporcionaram momentos de diversão e alegria aos convidados fazendo uma brincadeira.

Turma 101 – Projeto Avantasia: procura estimular a participação e o interesse através de pequenas esquetes e peças teatrais aliando conhecimento e entretenimento.

Turma 102 – Projeto: O desafi o de reciclar, reutilizar, reduzir... : tem por objetivo conscientizar sobre a importância do lixo e o uso do mesmo na socie-dade moderna, desenvolvendo diversas campanhas para atingir este fi m. Campanha do descarte das pilhas, garrafas pet...

Turma 103 – Projeto: Pequenas Atitudes, Grandes Transformações: visa conscientizar e mostrar aos participantes a transformação gerada por pequenos gestos. Apresentam mini palestras para as demais séries resgatando valores necessários para a vida em sociedade, também apresentam canções para desper-tar e atingir esse objetivo.

Turma 104 – Projeto: Tradicionalismo Movendo Gerações: aborda temas relativos a vida campeira, passeios e brincadeiras típicas procurando resgatar a cultura gaúcha. Envolve atividades com alunos das séries iniciais.

Turma 201 – Projeto: Pensando no Amanhã: visa à valorização e o resgate do idoso na sociedade. Promove visitas mensais a asilo, onde passam a tarde entretendo com brincadeiras, ouvindo aos idosos (conversando, cantando, tocando violão) estimulando a auto-estima dos mesmos.

Turma 202 – Projeto: O Respeito ao Direito de todas as Crianças: é desenvolvido na creche municipal, através de brincadeiras, hora do conto... Procu-rando estimular e valorizar as crianças.

Turma 203 – Projeto: Campanha Mão Amiga: promove diversas campanhas, como a do agasalho, do protetor solar... Com a intenção de auxiliar aos que necessitam.

Turma 301 – Projeto: Restaurando o Conhecimento: desenvolvido na biblioteca da escola como objetivo de recuperar livros danifi cados e estimular a leitura.

Turma 301 – Projeto: Quentão dos Veteranos e Semana Farrou-pilha: auxiliou na festa junina do turno da noite e irá desenvolver ati-vidades relativas a Semana Farrou-pilha, como: construção e enfeite do galpão...

Esses projetos continuarão sen-do desenvolvidos até o termino do ano letivo, mas, o mais importante grande parte das turmas já apren-deu e entendeu: “FAZER O BEM FAZ BEM”.

“Sim, mas não tanto, porque uma criança deve ser punida até certo ponto para ter uma educação melhor.” Girlaine Pereira – Turma 101

DICAS DE LIVROSEntre o Amor e a GuerraSinopse: Entre o amor e guerra,

o preconceito e a violência, a força dos sentimentos consegue trazer à tona a realidade maior do ser huma-no, que deseja amar, ser feliz e poder viver em paz.

Frases para refl etir

“Os velhos sabem, que-rem mas não podem,

os jovens podem que-rem mas não sabem. “

“Derrotado não é a pessoa que luta e perde.

Mas sim a pessoa que perde sem lutar. “

“Se algum dia se sentir rejeitado, lembre-se que na luta de milhares de es-permatozóides o escolhi-do foi você.”

Charge

“Sim, eu acho que ela é necessária para a educação de uma criança mas elas

devem saber o porquê da palmada, os pais de-vem conversar com seus fi lhos e depois a puni-ção.” Bertieli Muraro – Turma 102

“ Eu sou con-tra essa lei, acho que é necessário para educar, porque a criança precisa ter dis-ciplina.” CássioCandido Foletto – Turma 103

“Às vezes seria necessário, mas sem exa-geros, tem que por limites, pois só falar não irá adiantar.” Natascha Stahlhofer – Turma 104

A família Badanha faz carteira de identidade!

Instalada em muitas casas condorenses, a família Badanha, turma 21, foi até a Prefei-tura Municipal encaminhar o Documento de Identidade.

Agradecemos ao Sr. Celso Araújo, funcionário da Pre-feitura Municipal, que recebeu a tur-ma e explicou-lhes a importância dos Documentos: como a Carteira de Identi-dade e a Carteira de Trabalho para a vida deles.

Page 13: Edição 21/08/2010

Esporte 21 de agosto de 201013

Greminho de Condor realiza seu 2º Domingo EsportivoO Esporte Clube Greminho

de Condor promoveu no domin-go passado, dia 15 de agosto, no campo do Grêmio Condor o seu 2º Domingo Festivo.

Paralelamente ao evento acon-teceu um triangular entre as esco-linhas do Cometa de Panambi, São Luis de Pejuçara e os “donos da casa”, Greminho de Condor. Os jo-gos aconteceram durante todo o dia, com resultados “muito positivos para o Greminho, das seis partidas que disputou perdeu apenas 2”, con-forme enfatizou o Professor Cláudio Wegner, coordenador das atividades da escolinha condorense, que ainda acrescentou, “o aproveitamento não foi de 100% porque hoje a escolinha do Greminho conta com mais de 130 alunos distribuídos nas 4 categorias, portanto, são mais de 30 alunos por categoria para escalar apenas 11 jogadores no Futebol. Salientamos que os amistosos são também para este fi m, oportunizar a participação do maior número de atletas possível, com isso não foi possível a partici-

Domingo esportivo teve participação de equipes de Panambi e Pejuçara

Começa amanhã, com a participação de 16 equi-pes masculinas e 4 equi-

pes femininas o Campeonato Mu-nicipal de Futebol Sete 2010 de Condor. Deste domingo, 22, até o fi nal do certame serão mais de 40 jogos até serem conhecidos os campeões nos dois naipes.

O Campeonato Municipal de Fute-bol Sete de Condor inicia amanhã com cerimônia inaugural a partir das 13h no Campo do Grêmio Condor, onde serão

Vai começar o Municipal de Futebol Setedisputadas todas as partidas do certa-me, em quadra instalada no gramado do campo principal. Os jogos devem acontecer todos os domingo, entre 22 de agosto e início de novembro. A cada domingo devem ser disputadas quatro partidas nos horários de 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.

No masculino, as equipes parti-cipantes estão divididas em quatro chaves, e jogam, na primeira fase, todos contra todos dentro dos seus grupos. A partir da segunda fase o

torneio passa a ter disputas elimina-tórias. Classifi cam-se para a fase de quartas-de-fi nais os dois melhores de cada chave, onde enfrenta-se em cruzamento olímpico e assim subse-quentemente até a partida fi nal.

No feminino, o enfrentamento é de todos contra todos e as duas me-lhores equipes disputam a fi nal.

Confi ra a seguir as chaves da fase de grupos e os quatro participantes do feminino, também as disputas da rodada inaugural:

A partir deste domingo o Campo do Grêmio Condor receberá as partidas do certame local

pação de todos os atletas inscritos na escolinha, visto que, os resultados também não foram os mais expres-sivos por esse motivo”.

Ao meio dia foi servido um delicioso carreteiro no disco com pães e saladas para os familiares e visitantes do evento, na parte da tar-de aconteceu também o sorteio da Ação Entre Amigos da Escolinha. “A coordenação do Esporte Clube

Greminho de Condor agradece a to-dos os patrocinadores do evento, es-pecialmente a participação dos pais presentes na organização e execução das atividades durante o dia todo, avaliando também como excelente a participação das escolinhas con-vidadas, como também o apoio e participação de toda a comunidade Condorense e Panambiense”, con-cluiu Claudio Wegner.

Lei Municipal nº 1.866/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter temporário um servidor para o cargo de Professor e dá

outras providências”;Lei Municipal nº 1.867/2010:“Autoriza o Município incluir programa na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2010,

abrir Crédito Adicional Especial no Orçamento do Exercício de 2010 e dá outras providências”;Lei Municipal nº 1.868/2010:“Autoriza o Município contratar em caráter temporário um servidor para o cargo de Professor e dá

outras providências”;Lei Municipal nº 1.869/2010:“Cria a Biblioteca Pública Municipal e dá outras providências”.

Gabinete do Prefeito Municipal Em 18 de agosto de 2.010Jose Francisco Candido

Prefeito Municipal

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Estado do Rio Grande do SulPREFEITURA MUNICIPAL DE CONDOR

Rua Ipiranga, 22 / Fone 55 3379-1133 Fax 55 3379-1121

- FemininoAmescCNC FemininoEsquina Beck/CidadeStylus Feminino

- Grupo D8 de JulhoSão LuizAméricaValência

- Grupo CHoléssia8 de Julho SêniorUdineseSementes Van Ass

- Grupo BSER GrêmioCNCSPIPorto

- Grupo AAssistec/JVLQuiosque da PraçaGreminhoJuventus

1ª Rodada - Domingo 22 de Agosto de 2010Jogo 1 - 13h30 - Assistec/JVL X Quisosque da Praça - Grupo A (Masculino)Jogo 2 - 14h30 - CNC X Porto - Grupo B (Masculino)Jogo 3 - 15h30 - 8 de Julho Sênior X Sementes Van Ass - Grupo C (Masculino)Jogo 4 - 16h30 - Valência X América - Grupo D (Masculino)

Austral promove festa esportiva para inaugurar novo fardamento

O Esporte Clube Austral promo-ve hoje a tarde festa esportiva na As-sociação dos Servidores Municipais (Assemco) quando irá inaugurar seu novo fardamento em amistoso con-tra a equipe do Clube União Ametis-ta de Ametista do Sul.

O novo fardamento do time mais antigo, em atividade, do Município terá como cor predominante o verde, ao contrário do fardamento que era utilizado até hoje, onde o branco era predominante.

Após o amistoso da tarde, que tem início previsto para as 15h30,

a delegação de Ametista do Sul será recepcionada no salão social da As-sociação para uma jantar festivo.

O amistoso entre Austral e União Ametista será transmitido ao vivo pela Rádio Comunidade de Condor a partir das 15h30. A transmissão terá o coman-do de Elton Costa e Jorjão Duarte.

A delegação de Ametista do Sul, composta de 45 pessoas, chega em Condor por volta de 15h e será re-cepcionada pelos sócios do Austral e por lideranças locais, como o Prefei-to José Francisco Candido e o Vice-prefeito Valmir Land.

Novo fardamento será inaugurado hoje em amistoso contra União Ametista

Page 14: Edição 21/08/2010

Eu ví...

ClassiVila

21 de agosto de 201014

A segunda quinzena do mês de julho passado foi de recesso, ou como se dizia antigamente, de férias escolares, assim como tam-bém aconteceu, e tradicionalmen-te acontece, nas universidades.

Para o reinício das atividades em um novo semestre letivo, os es-tudantes superiores e técnicos de Condor passam por um processo de recadastramento para utiliza-rem do transporte que os leva até os municípios de Panambi, Ijuí e Cruz Alta.

Para o cadastramento no se-gundo semestre de 2010 a direção da União dos Estudantes Superio-res de Condor (Uesco) instituiu como requisito para o cadastra-mento, além dos documentos ne-cessários, um quilo de alimento não perecível.

Mais de 120 quilos de alimen-tos foram arrecadados na cam-panha da Uesco e o destino dos donativos foram o Hospital Be-nefi cente de Condor. Na semana que passou, o presidente da Ues-co, Ezequiel Strücker repassou

6º ENCONTRO DA FA-MÍLIA BREUNIGQuando: 12 de SetembroLocal: Santa Cruz do SulInteressados em partici-par, inscrições abertas na Farmácia Central ou pelo fone 3379 1442

... na Vila ... Net

- Soluções, muitas soluções. Certamente essa

de escola técnica e também viabi-lizando a localização do CFC; por iniciativa, projeto e execução do poder público, mais precisamente da Smec, a instalação, inauguração e funcionamento da Biblioteca Públi-ca Municipal. É de fi car feliz, como condorense, isso tudo estar acon-tecendo, porém, e em tudo sempre tem um porém, esperamos agora que a comunidade saiba valorizar isso tudo, saiba utilizar isso tudo. Pois, se ninguém der bola, daqui uns dias o processo pode ser reverso e assim como tudo tá vindo, pega, como di-zia um velho amigo meu, “o sentário contrido” (traduzindo: sentido con-trário) e se vai embora de novo.

- Eu já entendia pouco e nesse ano, a cada dia, tenho certeza que

entendo menos ainda. Essa coisa de inleiçã! Que troço horríve isso, essa escutei de um candidato indignado: “Não podemos falar de nossa cam-panha, não podemos falar da campa-nha dos nossos companheiros, quan-to mais dos adversários, é incrível, se não estiver fora da lei é anti-ético”. E ainda me falam em fi cha limpa e fi cha suja. Aí nossa nobre legislação permite candidatos como esses aí do lado (“Eu vi na net”). Como diz o alemão: “É de jorrá!”

- Ah, só pra lembrá: “É muito bom ser Colorado!”

Maior trauma da minha vida de colorado. Num domingo de tarde do ano de 1988, uma Rural desfi lan-do em Condor com a bandeira do Bahia... Mas a vorta, vorta!

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

muitas soluções.

é uma das maiores carências do mundo.

Todos têm problemas, poucos têm soluções.

Sabe da máxima aquela: “Sua pergunta é muito boa, o ruim é saber a resposta”. Temos muitas pergun-tas, somos carentes por respostas e a cada dia mais indagações aparecem e menos respotas temos. Até mesmo as velhas respostas não respondem mais as velhas questões.

- Semana importante pra nóis tudo aqui da Vila: por iniciativa do vereador Valdir Linn tão instalando um posto do CRVA; por iniciativa da ACI tão instalando uma extensão

VENDO Lenha lascada ou em cepo. Entrego em casa. Lenha de eucalipto. Tratar 9167-3561.

PERDA DE BLOCO DE PRODU-TOR Adão Candido Mayer comuni-ca a perda de seu Bloco de Produtor. Se alguém encontrar favor entrar em contato pelo fone 3379 1605

VENDO Monza SLE ano 88, c/ dire-ção, vidro elétrico, câmbio automático, banco de couro. Tratar 9144 3283

VENDO Casa de Alvenaria, c/ 90m², na Rua Getúlio Vargas, 255. Tratar 3379 1511 e 9193 7438

Candidatos da próxima eleição

VENDO Terreno c/ 300m². Próximo Hospital, com água, luz, calça-mento. Valor R$ 10.000,00. Tratar 9144 3283

VENDO Moto TWISTER 2006/2007. Com IPVA 2010 pago. Ótimo preço. Tratar 9137 0812

Presta atenção nas fi guras que são candidatos e ABRE O OLHO...Vamos ver alguns candidatos para a próxima eleição:

No Esporte: Acelino Popó Freitas (PRB-BA)- O boxeador concorre a deputado estadualMaguila (PTN-SP)- Ex-boxeador,quer ser deputado federalMarcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, concorre a deputado federalRomário (PSB-RJ)- Ex-jogador, busca uma vaga na Câmara FederalVampeta (PTB-SP) - Ex-jogador, concorre a deputado federalFabiano (PMDB-RS) - Ex-atacante do Inter, é candidato a deputado estadualDanrlei (PTB-RS) - Ex-goleiro do Grêmio, concorre a deputado federalNa Música:Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) - Músico concorre a deputado estadualKiko (DEM-SP) - Membro do grupo KLB, concorre a deputado federalLeandro (DEM-SP) - Integrante do KLB, concorre a deputado estadualNetinho (PCdoB-SP) - Cantor do grupo Negritude, concorre a senador Reginaldo Rossi (PDT-PE) - Cantor, concorre a deputado estadualRenner (PP-GO) - Integrante da dupla Rick&Renner, concorre ao SenadoSérgio Reis (PR-MG) - Cantor e ator, concorre a deputado federalTati Quebra-Barraco (PTC-RJ) - Funkeira, concorre a deputada federalNa Televisão:Ronaldo Esper (PTC-SP) - O estilista quer ser deputado federalPedro Manso (PRB-RJ) - Humorista, disputa na vaga na Assembleia Legis-

lativaDedé Santana (PSC-PR) - Humorista, quer ser deputado estadualTiririca (PR-SP) - Humorista, disputa uma vaga na Câmara FederalBatoré (PP-SP) - Humorista, quer uma vaga na Câmara Federal No Pomar:Mulher Melão (PHS-RJ) - Cristina Célia Antunes Batista concorre a depu-

tada federalMulher Pera (PTN-SP) - Suellen Aline Mendes Silva quer ser deputada federal

Acesse o site http://rumcomcoca.com/rcc/?p=6571 e confi ra alguns dos can-didatos da próxima eleição.

Abaixo algumas das fi chas que você pode conferir no site acima:

PROCURO pessoa maior de 18 anos para trabalhar com entregas. Tratar 3379 1642

COMPRO cercadinho usado para criança. Tratar 3379 1642

PROCURO casa com garagem para alugar. Tratar 9941 1067

VENDO moto Bis Web Ano 2006 Modelo 2007. Faço parcelado. Tratar 9634 5611

ao Hospital os alimentos.Muito louvável a atitude da

Uesco em contribuir de alguma maneira com uma entidade que tanto depende do apoio da comu-nidade e que a comunidade tanto depende do seu funcionamento.

A Uesco é responsável pela organização dos estudantes téc-

nicos-secundaristas e superio-res de Condor que dependem de transporte para acessarem suas aulas presenciais em Panambi, Ijuí e Cruz Alta. Já estão organi-zando-se também, estudantes que matriculam-se nos municípios de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Page 15: Edição 21/08/2010

Lazer 21 de agosto de 201015

SAGITÁRIO -Neste perío-do vai sentir novo sabor nos relacionamentos. As pessoas

ao redor oferecerão carinho e oportunida-des. Mas preste atenção em tudo. Permita que os outros busquem os próprios hori-zontes sem impor nada a ninguém.

CAPRICÓRNIO - Excelente fase para o convívio familiar. Coloque a casa em ordem. Dê

atenção aos amigos, mas sem exageros. Cada coisa tem o momento certo e o bom uso do discernimento é fundamental para o equilíbrio das energias. Boas vibrações.

AQUÁRIO - O sucesso depen-de da maneira como vê as situ-ações. Aproveite essa energia

para fortalecer mais seus projetos, principal-mente na área profi ssional. novas conquistas estão a caminho e é fundamental preparar-se para não perder as boas oportunidades.

PEIXES - Prepare-se para mudanças importantes nos próximos dias. Mantenha tudo

sob absoluto controle e evite ao máximo gastos desnecessários. No amor, evidencie suas intenções sinceras. Programe-se para um afastamento momentâneo para refl exão e avaliação honestas.

LEÃO - Sentirá a força das amizades e dos relacionamentos afetivos neste período. Portanto,

deixe de lado qualquer tipo de crítica e siga em frente, sem medo. Seu papel é levar brilho e ale-gria onde quer que esteja. A confiança em dias melhores deve ser reforçada.

VIRGEM - O trabalho e a carreira são os temas mais im-portantes do período. ordem

e método são palavras-chave que levam ao sucesso. Verifi que quais são os pontos vulne-ráveis de seus projetos. Nos relacionamentos é fundamental a colaboração.

LIBRA - O que mais preza é a boa qualidade dos relaciona-mentos. Mas precisa saber com

quem pode realmente contar. Vem aí uma fase de avaliação e estruturação emocional. não é bom período para indecisões. Avalie tudo com cuidado e boa sorte.

ESCORPIÃO - A essência de sua personalidade está ligada aos processos de mu-

dança e transformação. A energia que tem é sufi cientemente forte e poderosa para encarar qualquer obstáculo, mesmo os que alguns acham impossível ultra-passar. Esse é o foco. Sucesso.

ÁRIES - Os astros indicam fortes emoções e muita energia em seu signo. Você pode ter o

desejo de resolver várias coisas ao mesmo tempo, principalmente nas pendências emo-cionais dos últimos tempos. Antes é melhor refl etir sobre o que realmente vale a pena.

TOURO- Mantenha contato com amigos e familiares. O di-álogo e principalmente as alian-

ças devem ser fortalecidos nos próximos dias. Procure separar um tempo para eliminar as pendências profissionais e aparar qualquer tipo de aresta que exista em seus relacionamentos.

GÊMEOS - Contorne as difi culdades utilizando in-teligência e sua inesgotável

criatividade. Conte com a ajuda de amigos sinceros. Procure manter a harmonia e o bom humor sempre em alta. Siga em frente sem receios.

CÂNCER - Mantenha a linha de seus objetivos no trabalho. Busque soluções

práticas e inteligentes contando com a ajuda de pessoas confi áveis. Estabeleça uma meta segura e clara para seu fu-turo. não é hora de pensar no passado. Boas energias ao redor.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes1e½ xíc. (chá) farinha de trigo1e½ xíc. (chá) de fubá1colher (sopa) rasa de fermento em pó1pitada de sal1xíc. (chá) de leite (200ml)½ xíc. (chá) de leite de coco (100ml)1colher (sopa) rasa de erva-doce4ovos1e½ xíc. (chá) de açúcar (240g)1e½ xíc. (chá) de óleo (300ml)Cobertura:1xíc. (chá) de leite (200ml)1xíc. (chá) de leite de coco (100ml)1lata de milho (200g)1colher (sopa) de amido de milho (250g)4colheres (sopa) de açúcar (80g)1colher (sopa) de manteiga (20g)Glacê de Canela:1xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro (115g)1colher (sopa) de água (15ml)

Bolo de Fubá Com Cobertura de Milho

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

PREFEITURA MUNICIPAL DE AJURICABA- RS50 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 5.308,71. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 02/09 na Prefeitura Mu-nicipal de Ajuricaba.

PREFEITURA MUNICIPAL DE REDENTORA - RS75 vagas para vários cargos nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração até R$ 4.000,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/08 na Prefeitura Municipal de Redentora.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBIRETAMA - RS28 vagas para vários cargos, nível 1º, 2º e 3º grau, remuneração de até R$ 5.586,37. As inscrições podem ser feitas até o dia 28/08 pelo site www.asconconcursos.com.br

POLICIA CIVIL / RS500 vagas para escrivão e inspetor de polícia, nível 3º grau, remuneração de até R$ 2.055,16. As inscrições po-dem ser feitas até o dia 31/08 pelo site www.fdrh.rs.gov.br

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 21/08CondorAssemco15h30- Austral X União Ametista

Campo do Grêmio15h - Tertúlia X Gaúcho de Ijuí

PanambiCampo Desportivo Ju-ventus14h30 - 8 de Julho X Desportivo Juventus

Dicas de FilmesChico XavierGênero: Drama

Sinopse: Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade me-diúnica e fi lantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psico-grafados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os ad-miradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um perso-nagem intrigante.

Impacto MortalGênero: Ação

Maré do AzarGênero: Comédia

A Ilha do MedoGênero: Policial

Caçador de RecompençaGênero:Comédia

Morte no FuneralGênero: Comédia

Um Sonho PossívelGênero: Drama

Zona VerdeGênero: Guerra

Casa Comigo?Gênero: Comédia Romântica

1colher (sopa) de suco de limão (15ml)1colher (sopa) rasa de canela em pó

Modo de PreparoMassa: peneire os 4 primeiros ingredientes e reserve.

Ferva o leite de coco e a erva-doce, tampe e reserve. Bata os ovos e o açúcar até fi car bem fofo e junte, aos poucos, a mistura peneirada, alternando com o óleo. Coe o leite quente e adicione à massa, misturando delicadamente. Co-loque em uma forma untada e polvilhe com fubá e leve ao forno pré-aquecido até doura. Deixe amornar.

Cobertura: bata os ingredientes no liquidifi cador. Pas-se por uma peneira e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e espalhe sobre o bolo morno. Deixe esfriar.

Glacê: junte todos os ingredientes até obter uma mistura pastosa e decore o bolo já frio. E corte em quadrados.

Dica:Se preferir, polvilhe canela em pó sobre creme.Você pode reduzir a erva-doce pela metade e adicionar o

leite ao bolo sem coar.

Page 16: Edição 21/08/2010

21 de agosto de 2010

Foi compartilhando experiên-cias e estreitando relaciona-mentos visando o interesse

comercial que o Sebrae promoveu na quinta-feira, dia 19, dois mo-mentos de interação entre os par-ticipantes do Seminário Nacional de Inovação Tecnológica e Empre-endedorismo do APL Pós-Colheita Panambi e Condor. Num primeiro momento o consultor da Sedai – Se-cretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, técnico Assis Brasil esclareceu como aces-sar as linhas crédito para pesquisa e desenvolvimento para as empre-sas. O tema foi dirimir dúvidas na elaboração de projetos a serem en-caminhados nas linhas de crédito e fomento junto a CaixaRS.

O consultor do Sebrae Gusta-vo Schneck fez um painel sobre o Programa Inova RS, oferecendo uma consultoria capaz de melhorar o resultado das empresas através de ações de desenvolvimento orga-nizacional, marketing, processos, produtos e serviços. De acordo com o consultor do Sebrae “a idéia é in-serir a cultura da inovação na práti-ca empresarial das empresas”. Para

TECNOPOS:Sebrae e Sedai fecharam o Seminário com palestras e rodada de negócios

Gustavo Schneck, as empresas preo-cupadas em inovar em última análise querem atender as exigências e ex-pectativas de seus clientes.

Rodada de Negócios - Com a participação de representantes de 30 empresas, o Sebrae promoveu uma rodada de negócios com agendamen-to entre as empresas do APL Pós-Co-lheita Panambi e Condor e empresas compradoras - que estiveram pre-sentes no seminário e visitaram a Mostra Tecnológica das Indústrias,

instalada no ginásio da Afucopal. A rodada de negócios envolveu 17 indústrias de Panambi, duas de Con-dor, mais duas de Santa Rosa e duas de Santo Cristo. Foram encaminha-dos orçamentos nas áreas envolven-do os segmentos de: fabricação de ônibus; armazenagem, transporte e limpeza de grãos; construção de pla-taformas de petróleo e equipamentos agrícolas. O potencial de negócios está sendo apurado e diversas con-tratações devem se confi rmar a partir

Sebrae anunciou disponibilidade de R$ 16 milhões para fi nanciar projetos de inovação tecnológica

Ao participar da 5ª Tecnopós, realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, em Panambi, o superin-tendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes afi rmou que “as empresas que integram o APL Pós-Colheita de Panambi e Condor possuem as inovações tecnológicas capazes de superar e responder com o défi cit de armazenagem em relação à pro-dução agrícola brasileira. “O Brasil aumenta sua produção de grãos a cada ano e, por conseqüência, tem que ter uma capacidade de armaze-nagem que atenda a este crescimen-to com a qualidade que o mercado exige” afi rmou Marcelo Lopes.

Na opinião de Marcelo Lopes, a oportunidade de mostrar e conhecer isso é agora, período em que a econo-mia brasileira está dando um grande

salto, em que se move para transformar o País em uma das grandes potências econômicas do planeta. O superinten-dente também enfatizou a necessidade de se investir, cada vez mais, no desen-volvimento de produtos inovadores e de soluções tecnológicas que garantam a manutenção deste processo de cres-cimento econômico.

“O Sebrae-RS está fazendo a se-gunda edição da Chamada Pública Inova Pequena Empresa RS, disponi-bilizando recursos não reembolsáveis na ordem de R$ 16 milhões destina-dos a projetos inovadores de micro e pequenas empresas gaúchas”, acres-centou o superintendente. Marcelo Lopes conclamou os empresários do arranjo setorial pós-colheita de Panambi e Condor, a implementar ideias de como melhorar seus produ-

tos e serviços por meio da inovação, através da captação destes recursos.

Um dos acontecimentos que também marcou a realização da 5ª Tecnopós, foi a Mostra Tecnológi-ca das indústrias do pós-colheita, realizada durante três dias no giná-sio da Afucopal. Neste ambiente, as empresas poderão aproveitar a presença do público para apresen-tar suas principais novidades. Ou-tra programação interessante foi o roteiro de visitas ao parque indus-trial dos dois municípios, confor-me a disponibilidade das empresas. Nesses tours, promovidos na terça e quarta, dias 17 e 18, os visitan-tes tiveram a oportunidade de co-nhecer o perfi l e os equipamentos industriais de última geração em atividade em Panambi e Condor.