edição 199

16
Diretor responsável: José Ambrósio dos Santos Redação (81) 3518-1755 Email: [email protected] www.twitter.com/tpopular DE 27 DE SETEMBRO A 3 DE OUTUBRO DE 2010 Ano 4 | N° 199 www.jornaltribunapopular .com BLOG DO MAGNO Um voo mais alto P-7 JABOATãO Mama Center chega a Cajueiro Seco P-3 NACIONAL Maioria dos brasileiros vive irregularmente fora do País ELEIçõES 2010 Debate de 5ª é esperança para Serra e Marina P-7 ELEIçõES 2010 Segunda via pode ser pedida até a 5ª P-6 PERSONALIDADE Fred Menezes é agraciado com a medalha Josué de Castro P-12 Segurança das eleições em PE contará com todo efetivo da PM O esquema de segurança para as elei- ções do próximo domingo (3 de outubro) em Pernambuco contará com todo o efeti- vo da Polícia Militar, que é de 20 mil ho- mens e mulheres. Todo o contingente es- tará à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atuar em todo o Es- tado. O anúncio foi feito na terça-feira (21) pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Roberto Ferreira Lins. Página 6 Voluntários do Estaleiro Atlântico Sul se unem à comunidade para realizar obras na Escola Maria Bernadete, no engenho tapera. Pág 2 Mutirão reforma escola em Ipojuca DANIEL FEIJÓ/DIVULGAÇÃO

Upload: tribuna-popular

Post on 09-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Edição 199 - de 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 199

1Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Diretor responsável: José Ambrósio dos Santos Redação (81) 3518-1755 Email: [email protected] www.twitter.com/tpopular

dE 27 dE SEtEmbro A 3 dE outubro dE 2010Ano 4 | N° 199 www.jornaltribunapopular.com

blog do magnoum voo mais alto P-7

jaboatãomama Center chega a Cajueiro Seco P-3

nacionalmaioria dos brasileiros vive irregularmente fora do País

eleições 2010debate de 5ª é esperança para Serra e marina P-7

eleições 2010Segunda via pode ser pedida até a 5ª P-6

PersonalidadeFred menezes é agraciado com a medalha Josué de Castro P-12

Segurança das eleições em PE contará com todo efetivo da PM

O esquema de segurança para as elei-ções do próximo domingo (3 de outubro) em Pernambuco contará com todo o efeti-vo da Polícia Militar, que é de 20 mil ho-

mens e mulheres. Todo o contingente es-tará à disposição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atuar em todo o Es-tado. O anúncio foi feito na terça-feira (21)

pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Roberto Ferreira Lins.

Página 6

Voluntários do Estaleiro Atlântico Sul se unem à comunidade para realizar obras na Escola maria bernadete, no engenho tapera. Pág 2

mutirão reforma escola em Ipojuca

Daniel feijó/Divulgação

Page 2: Edição 199

2 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Prefeitura do Cabo entrega reforma da Escola Renato Paulo de Sena

escola atende a 358 crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1

» DA REDAÇÃO DO TP

Alunos da Escola Mu-nicipal Renato Paulo de Sena, no bairro

de São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho, reto-mam as aulas no antigo pré-dio a partir desta segunda--feira (27). Depois de meses em reforma, ela foi entregue na tarde da sexta-feira (24) pelo prefeito Lula Cabral.

A escola foi reformada e equipada com mobiliário novo. As reformas na estru-tura compreenderam toda a

parte física do prédio, como troca de forro, piso, portas e janelas, pintura interna e externa, instalações elétri-cas e hidráulicas, constru-ção de muro de arrimo, am-pliação de duas salas (informática e biblioteca).

A unidade de ensino aten-de atualmente a 358 crian-ças da educação infantil e do ensino fundamental 1 e fun-

ciona nos turnos matutino e vespertino, possuindo seis salas de aulas, com 18 tur-mas.

Para a diretora da escola, Albertina Ferreira, a nova estrutura beneficiará os alu-nos nos estudos.

“Em condições apropria-das, o aprendizado deles será bem melhor”, destacou a diretora.

depoimentos“Adorei a reforma, pois

agora temos uma biblioteca para estudarmos e exerci-tarmos a nossa leitura”, afir-mou a estudante do 5° ano Estele Sandriele Olímpio da Silva, 11.

Já o aluno do 4° ano Ro-naldo Pereira de Aguiar, 10, disse que a instituição ficou muito bonita e elegante.

Mutirão reforma escola em IpojucaVoluntários do estaleiro atlântico sul se unem à comunidade para realizar obras na escola maria bernadete, no engenho tapera.

» DA REDAÇÃO DO TP

Moradores do Enge-nho Tapera, em Ipo-juca, em especial

alunos, pais e professores da Escola Maria Bernadete, tive-ram um dia diferente no sá-bado (25). Eles receberam a visita de um grupo de funcio-nários do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que depois de toda uma semana de trabalho construindo navios e plata-formas de petróleo, a eles se juntaram para, em mutirão

atuar como voluntários na re-forma da unidade de ensino.

O mutirão é uma iniciativa é do programa Vida Solidária: Juntos pela Escola Ideal, reali-zado a partir de uma parceria entre o EAS, o Instituto Ca-margo Corrêa (ICC) e a Prefei-tura de Ipojuca. O objetivo é melhorar a qualidade do ensi-no e os espaços físicos das es-colas da rede pública do muni-cípio que sedia o Complexo Industrial Portuário de Suape.

Essa parceria prevê uma série de ações conjuntas dos programas Educar (do Esta-leiro) e Escola Ideal (do ICC) que visa, além da reforma dos espaços físicos, o estreita-mento dos vínculos entre co-munidade e escola, o incenti-vo a preservação do patrimônio público e a pro-moção de ações cidadãs por meio do trabalho voluntário.

esCoLA ideAL - O Progra-ma Escola Ideal vem sendo de-senvolvido pelo ICC desde 2007 e começou na Paraíba. Hoje está presente em quatro estados. Em Pernambuco, Ipo-juca foi a cidade escolhida por ser o município onde está loca-lizado o Estaleiro Atlântico Sul - que tem participação acioná-ria da holding Camargo Corrêa.

O Programa Educar vinha

sendo executado em caráter piloto na Escola Estadual Aní-bal Cardoso, com apoio dos voluntários do Vida Solidária. Os trabalhos começaram em julho de 2009. Agora, graças à parceria com o Escola Ideal, o programa ganha reforço e se expande para outras unida-des. Essa parceria prevê in-vestimentos totais de R$ 2 mi-lhões, que serão destinados a projetos em 80 escolas.

ComUnidAde RURAL - A Escola Maria Bernadete foi es-colhida para iniciar a série de reformas por atender a uma comunidade rural de baixa renda e pela necessidade de reforma física. Funciona com apenas uma sala, onde são atendidos 16 alunos, filhos de trabalhadores do engenho.

Com a reforma, o espaço ganhará um poço, caixa d´água, ventiladores, novos banheiros, nova cozinha, piso de cerâmica, pintura e uma área de lazer feita com materiais reciclados, como pneus. Também serão restau-rados os quadros e as bancas escolares. Todas as ações fo-ram definidas com base nas sugestões dos próprios estu-dantes, educadores e mora-dores da comunidade.

Na opinião da coordenado-ra de Responsabilidade So-cial do EAS, Denilde Viana, o grande diferencial dessa par-ceria do EAS com o ICC é jus-tamente o envolvimento da comunidade nas decisões e execução.

metropolitanaLoA E PPA do CAbo - Representantes dos conselhos municipais do Cabo se reuniram na sexta-feira (24),

no Centro Administrativo (CAM), onde discutiram a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano

Plurianual (PPA). Um documento

contendo as prioridades da administração pública municipal foi entregue aos participantes. Os conselheiros têm até às 16h desta segunda (28) para apresentarem propostas que possam ser inseridas no documento elaborado pela prefeitura.

Daniel feijó / Divulgação

Page 3: Edição 199

3Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

» ExAmES PrEVENtIVoS

Mama Center chega a Cajueiro Secoestrutura instalada em um micro-ônibus tem capacidade para realizar até 60 exames diários.

» DA REDAÇÃO DO TP

Mulheres de Ca-jueiro Seco, em Jaboatão dos

Guararapes, que necessi-tem realizar exames pre-ventivos do câncer de mama, terão a oportuni-dade a partir desta segun-da-fera (27), quando che-gará à comunidade o micro-ônibus do Mama Center. A equipe da Secre-taria de Saúde de Jaboatão ficará até a sexta-feira (1º de outubro) e fará até 60

exames preventivos dia-riamente.

O veículo ficará das 7 às 11 h e das 13 às 17h em fren-te à Unidade Básica de Saú-de (UBS) de Cajueiro Seco, localizado na Rua São Vi-cente de Paula, 100. Tam-bém serão emitidos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de mama femi-nino tem 95% de chance de cura, se o tratamento for feito precocemente. Com o rastreamento mamográfi-co, segundo dados do Insti-tuto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde (INCA), o índice de morta-lidade de mulheres com idade entre 40 e 50 anos re-duz até 18% e nas mulheres após os 50 anos a redução supera os 30%.

sAÚde dA FAmÍLiA – A

comunidade de Curado II, em Jaboatão dos Guarara-pes, passa a contar com mais duas equipes do Pro-grama Saúde da Família (PSF). Inauguradas na sexta-feira (24), as equipes funcionam na Rua Arge-miro Alves, nº 5. A expec-tativa é possa atender mais de 7,5 mil moradores cadastrados.

A decisão de instalar duas equipes na área foi tomada para garantir a média de atendimento do programa, que recomenda uma equipe para cada quatro mil cadastrados. A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e apresenta-rá como diferencial além do atendimento normati-vo, a coleta de exames de patologia clínica.

metropolitana

» SAÚdE AmbIENtAL

Secretaria de Saúde do Recife discute integração intersetorialoficina terá a participação de gestores e técnicos de secretarias e órgãos que atuam em parceria com o Programa de saúde ambiental.

» da Redação do TP

Aperfeiçoar as ativida-des dos profissionais das diversas áreas que

atuam interagindo com a Se-cretaria de Saúde do Recife. É esse o objetivo da 1ª Oficina de Integração Intersetorial, mar-cada para esta segunda-feira (27), no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem.

O encontro se estende até a quarta-feira (29). São aguarda-dos cerca de 60 representantes de secretarias e órgãos parcei-ros em ações que contam com as atividades do Programa de

Saúde Ambiental (PSA), como Assistência Social, Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Educação, Meio-Am-biente, Orçamento Participa-tivo, Saneamento e Serviços Públicos e Sanear.

“A oficina é mais uma ini-ciativa desenvolvida pela ges-tão para o aperfeiçoamento das atividades dos profissionais. A intenção é melhorar ainda mais os resultados de experi-ências de fundamental impor-tância para a melhoria da qua-lidade de vida das pessoas”,

destacou o secretário munici-pal de Saúde, Gustavo Couto.

O secretário destacou ser importante que todos os envol-vidos tenham dimensão das atividades desenvolvidas em parceria dentro da Prefeitura do Recife. Dessa forma, segun-do ele, se poderá otimizar as estratégias realizadas em con-junto a exemplo da Operação Inverno, a avaliação da balnea-bilidade da praia de Boa Via-gem, a limpeza de canais, a co-leta seletiva e a desratização em mercados públicos.

Segundo o gerente do PSA, Otoniel Barros, entre os temas que serão discutidos no even-to estão política ambiental e de resíduos sólidos, saneamento, vigilância ambiental dos ris-cos não-biológicos, plano de contingência municipal e pro-grama de descarte e diretrizes do controle urbano. Como di-nâmica, haverá duas apresen-tações teatrais sobre combate à dengue. As peças, uma de-las com mamulengos, são en-cenadas por agentes da Vigi-lância Ambiental.

» rECAPEAmENto

Recife em Ação recupera vias » da Redação do TP

A partir desta segunda--feira (27) a Prefeitura do Recife inicia os

trabalhos de recapeamento da Rua da Baixa Verde, no Derby. N sexta-feira (24) foi iniciada a recuperação de pla-cas de concreto nas avenidas Norte (Casa Amarela) e José Rufino (Afogados). ). As in-tervenções fazem parte do programa Recife em Ação 2010 e receberão investimen-to municipal de R$ 153 mil.

Na Avenida Norte, serão trocadas oito placas de con-creto no trecho próximo à en-trada do Morro da Conceição. Já na Avenida José Rufino, a obra revitalizará um trecho composto por cinco placas, nas proximidades do Colégio Visão. Para a execução dos serviços, será necessário in-terditar uma faixa nas duas vias por cinco dias. Por isso, a expectativa é que o tráfego nas duas avenidas volte ao normal na manhã da quinta--feira (30).

dIA muNdIAL do turISmoO prefeito do Recife, João da Costa, participa de café da manhã em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, nesta segunda-feira (27), às 8h, no Palácio Enéas Freire – Sede do Galo da Madrugada (Rua da Concórdia, 984 – Bairro de São José – Recife). Na ocasião, será apresentado o cenário atual do

Turismo do Recife.

Page 4: Edição 199

4 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Estudantes do Recife têm voz ativa no Orçamento Participativoos representantes foram eleitos entre os 420 delegados-mirins durante as seis plenárias regionais realizadas nas escolas.

» DA REDAÇÃO DO TP

A voz dos estudantes da rede municipal de ensino do Recife

terá peso na escolha e no acompanhamento das me-lhorias a serem realizadas nas escolas e nas comuni-dades onde elas se locali-zam.

É que na quarta-feira (22), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, Rua Real da Torre, 299, Madalena, o

prefeito João da Costa em-possou os 52 conselheiros do Orçamento Participativo da Criança.

Eles foram eleitos, este ano, entre os 420 delega-dos-mirins durante as seis plenárias regionais realiza-das nas escolas.

O evento será realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Pau-lo Freire, Rua Real da Torre, 299, Madalena.

FóRUm do op CRiAnçAOs conselheiros repre-

sentarão os 82 mil alunos da rede, entre seis e 16 anos, no Fórum do OP Criança.

Durante a cerimônia de posse, eles entregaram ao prefeito João da Costa a sistematização do processo eleitoral e a relação das obras mais votadas duran-te as plenárias da agenda do OP Criança. Ao todo, são 18 obras que foram mais bem pontuadas nas microrregiões.

Com o OP Criança, a Prefeitura vem aprofun-dando a participação dos pequenos na definição das melhorias na área da edu-cação, além de incentivar a compreensão do processo referente ao controle social.

» ProJEto

Protejo atende 500 jovens em Jaboatão Centrogoverno pretende oferecer o mesmo número de vagas em cavaleiro

» DA REDAÇÃO DO TP

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, pode conferir

na sexta-feira (24), o entu-siasmo da juventude de Jabo-atão Centro assistida com o Projeto Protejo, que visa a in-clusão social dos jovens em risco de envolvimento com a criminalidade, procurando formá-los através do incenti-vo de práticas saudáveis. Participam 500 jovens mora-dores do Centro, Moenda de Bronze, Santo Aleixo e Vista Alegre.

“Estar aqui hoje, represen-ta muito para nós. Há pouco

tempo estávamos caminhan-do lentamente na política es-pecífica para a juventude. Hoje, é nossa prioridade e por isso nossa proposta é im-plantar mais centros da ju-ventude em Jaboatão”, disse Elias Gomes, que recebeu uma placa de agradecimento.

Animado, Gomes anteci-pou a intenção de instalar mais uma unidade do Protejo no bairro de Cavaleiro, tam-bém para assistir a mais 500 jovens.

Ao lado do secretário da Juventude, Eduardo Porto Júnior, e da secretária de Pro-moção Humana, Socorro Araújo, o prefeito assistiu à apresentação do grupo de dança Juventude em Movi-mento, do Projeto Protejo.

CARA dos jovens A apresentação serviu

também para estimular os jo-

vens que acabaram de in-gressar nas atividades em Ja-boatão. Para o coordenador pedagógico do Protejo, Edu-ardo Santana, o projeto de-senvolvido no município tem que ter a cara dos jovens.

“Não devemos imitar o modelo escolar. Nesse espa-ço, a participação de vocês é garantida. É um espaço para a juventude e vocês que pre-cisam dar cara a ele”, disse.

Já o secretário da Juventu-de, Eduardo Porto Júnior, fa-lou da importância da inte-gração desses jovens nas atividades realizadas. “A ju-ventude é agora. Agarrem essa oportunidade, pois a pa-lavra de vocês durante esses próximos dez meses é suces-so”, disse.

pRotejo O Projeto Protejo é desen-

volvido em parceria com a

Secretaria Especial da Juven-tude e Emprego do Estado, a Secretaria Especial da Juven-tude de Jaboatão dos Guara-rapes e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci.

O curso, que terá duração de dez meses e carga horária de 800 horas, oferece ofici-nas de cultura e comunica-ção, envolvendo teatro, dan-ça, música, vídeo, rádio, fotografia, reciclagem artísti-ca e grafite.

Para isso, a parte física da escola está passando por uma reestruturação, onde novos espaços, oficinas e laborató-rios estão sendo criados para melhor atender a demanda.

A bolsa para quem partici-pa é de R$ 100,00. Não po-dem participar do programa jovens que recebam outro be-neficio social, exceto o Bolsa Família.

metropolitana

Projeto articula criação do Comitê Estadual da Conciliação

» DA REDAÇÃO DO TP

Somar esforços na definiç ão de dire-trizes de apoio ins-

titucional às atividades de conciliação e de solu-ções alternativas de lití-gios a partir da ação con-junta das coordenadorias das Centrais de Concilia-ção e dos Juizados Espe-ciais, de maneira a viabi-lizar a institucionalização do Comitê Estadual da Conciliação (CEC).

O projeto foi assinado pelo presidente do Tribu-nal, desembargador José Fernandes de Lemos, e encontra-se sob a aprecia-ção da Comissão de Orga-nização Judiciária e de Re-gimento Interno do TJPE.

A institucionalização do CEC atende à reco-mendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva a constitui-ção de comissões perma-nentes encarregadas de atividades e do planeja-mento de pautas conci-liatórias. Além disso, cor-responde ao interesse do TJPE de apoiar e aderir ao Movimento Nacional pela Conciliação.

“A ideia é convencer a sociedade de que a conci-liação é o melhor caminho para solução dos conflitos e ajuda a reduzir o tempo processual”, comenta a co-ordenadora geral dos Jui-zados Especiais, juíza Fer-nanda Chuahy de Paula, que integrará a vice-presi-dência do comitê.

O CEC deve atuar na realização da 5ª Semana Nacional da Conciliação, que ocorre este ano, de 29 de novembro a 3 de de-zembro, e tem como ob-jetivo solucionar, através do acordo entre as par-tes, diversas ações que

tramitam na Justiça.

Page 5: Edição 199

5Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010metropolitana

Page 6: Edição 199

6 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Sub JudICE - Na prática, os candidatos que estão na mira da Lei da Ficha Limpa poderão concorrer às eleições, mas estarão sub judice e poderão perder seus cargos mesmo que já empossados se o resultado final no Supremo Tribunal Federal (STF) for pela validade da lei.

ComPrA do Voto – Pesquisa do Ibope revela que quase metade dos brasileiros conhece casos de políticos que compram ou compraram votos. Em todas as classes sociais e regiões do país existem pessoas que admitem votar em troca de benefício. A pesquisa foi encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e divulgada na terça (21). Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre 18 e 21 de agosto, em 140 cidades.

dEbAtE FrIo - A disputa sucessória em Pernambuco chega à última semana de campanha sem registrar qualquer acirramento ou momento de sobressalto para o candidato líder nas pesquisas, o governador Eduardo Campos (PSB). Com dianteira folgada desde o início do processo eleitoral, ele vai para o debate da TV Globo, nesta terça à noite, ostentando mais de 50 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), certo de que repetirá o feito de seu principal contendor, que em 2002 foi reconduzido com folga ao Palácio de Campo das Princesas.

dEbAtE QuENtE - Já os partidários da candidatura de Dilma Roussef (PT) à Presidência da República não estão assim tão tranquilos em relação ao debate em rede nacional da TV Globo, na quinta (30). Mesmo com a folgada vantagem, Dilma começa a perder pontos, enquanto José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) esboçam reação na reta final, podendo ainda provocar o segundo turno.

1º dEbAtE - Neste domingo passado, 26, completou-se meio século do primeiro debate eleitoral televisivo. No dia 26 de setembro de 1960 nos Estados Unidos, o vice-presidente republicano Richard Nixon enfrentou o jovem senador de Massachussets, o democrata John Kennedy. Nixon apareceu no estúdio de gravação abatido em função de um resfriado e se negou a se maquiar, enquanto seu rival chegou elegante e sorridente. Kennedy foi o vencedor do debate. Veja o vídeo: http://bit.ly/9ucxvy

ANALFAbEto? // O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações, uma na Procuradoria Regional Eleitoral e outra na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para averiguar se o candidato a deputado federal Tiririca (PR) sabe ler e escrever, como exige a lei. Reportagem publicada na revista Época desta semana revela indícios de que Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, não sabe ler nem escrever.

ELEIÇÕES CASAdAS - Se depender do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), os governadores e deputados estaduais que se elegerem agora em 2010 cumprirão um mandato de seis anos. É o que estabelece proposta de emenda à Constituição de sua autoria, a PEC 60/07. Sua intenção é fazer com que as eleições estaduais e municipais ocorram no mesmo ano. A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

dISQuE-ELEItor - O TRE disponibiliza um novo canal de atendimento ao eleitor. É o Disque-Eleitor, que serve para tirar dúvidas relacionadas ao processo eleitoral de 2010. O serviço estará disponível, ininterruptamente, até o dia 3 de outubro, das 8h às 18h. O número é 4009.9400 ou pelo [email protected], com 25 postos de atendimentos, no Casarão Rosa, anexo a sede do TRE, da Avenida Agamenon Magalhães.

Dinâmica da Política

Por José Ambrósio [email protected]

política

Segurança das eleições em Pernambuco contará com todo efetivo da PMa propaganda eleitoral em tV e rádio termina na quinta-feira (30) e as carreatas e os carros de som ficam permitidos até as 22h do sábado, véspera da eleição

» DA REDAÇÃO DO TP

O esquema de seguran-ça para as eleições do próximo domingo (3

de outubro) em Pernambuco contará com todo o efetivo da Polícia Militar, que é de 20 mil homens e mulheres. Todo o contingente estará à dispo-sição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atuar em

todo o Estado. O anúncio foi feita na terça-feira (21) pelo presidente do Tribunal Re-gional Eleitoral (TRE), Ro-berto Ferreira Lins.

Para isso, as férias e licen-ças dos policiais estão sus-pensas e eles estarão nas ruas, nos locais de votação e também nas festas e comemo-rações de vitória. Haverá re-forço nas cidades afetadas pe-las enchentes, a exemplo de Palmares, Barreiros e Água Preta. Serão seis mil policiais a mais nas ruas em relação à votação passada, em 2008.

As primeiras equipes par-tem nesta quinta-feira (30) com destino ao Sertão. No dia 1º de outubro será a vez do Agreste e Zona da Mata. Bar-reiros, Palmares e Água Pre-ta, cidades atingidas pelas enchentes, terão um reforço na segurança.

sem tRopAs FedeRAis -

A segurança das eleições será feita apenas pela Policia Mili-tar. O presidente do TRE, Ro-berto Ferreira Lins, descar-tou a possibilidade de convocar tropas federais para atuar no Estado. “Acredita-mos, com certeza, que a Polí-cia Militar irá desempenhar o seu papel com segurança, até porque ela sempre demons-trou em todas as eleições an-teriores sua completa isen-ção”, disse.

Na reunião na sede do Tri-bunal, os oficiais receberam orientações sobre os prazos a serem cumpridos pela legis-lação eleitoral. Cinco dias an-tes da votação, nenhum elei-tor pode ser preso, a não ser em flagrante. A propaganda eleitoral em TV e rádio termi-na na quinta-feira (30) e as carreatas e os carros de som ficam permitidos até as 22h do sábado, véspera da eleição.

» tÍtuLo dE ELEItor

Segunda via pode ser pedida até a 5ª feira (30) » DA REDAÇÃO DO TP

As pessoas que perde-ram o título de elei-tor têm até o dia 30

de setembro para solicitar a segunda via do documento. O prazo se encerrava na quinta-feira (23), mas foi prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleito-ral, mesmo se o eleitor esti-ver fora de seu domicílio de votação.

Todos os eleitores cadas-trados até 5 de maio deste ano que tiveram seu título

perdido, danificado ou ex-traviado podem pedir a se-gunda via. Para votar no próximo dia 3 de outubro, além do título, será necessá-rio apresentar um documen-to oficial de identificação, de acordo com o disposto na Lei 12.034/2009.

Page 7: Edição 199

7Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

» NA LutA PELo 2º turNo

Debate de 5ª é esperança para Serra e Marinana última semana de campanha, candidatos vão concentrar atos em grandes centros. debate na tV globo será p último antes das eleições de domingo.

» DA REDAÇÃO DO TP

A convicção da vitória no primeiro turno parece não acompa-

nhar mais os partidários da candidata petista à Presidên-cia da República, Dilma Rousseff, de maneira que os três postulantes mais bem co-locados – Dilma (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nessa ordem, de acordo com as últimas pesquisas, en-tram na última semana de

campanha determinados a conquistar o maior número possível de apoios. O debate em rede nacional da TV Glo-bo, programado para esta quinta-feira (30), o último an-tes das eleições de domingo (3), poderá ser decisivo para as três candidaturas.

O contato direto com os eleitores, principalmente nos maiores centros, em eventos de porte, é outra arma dos candidatos, à exceção de Dil-ma Roussef, que deverá reali-zar o último ato político nesta segunda-feira (27). O estado escolhido, São Paulo, que tem o maior colégio eleitoral do país. De acordo com sua as-sessoria, ela irá ao Sambó-dromo em companhia do pre-sidente Lula e dos candidatos ao governo do estado, Aloizio Mercadante (PT), e ao Senado Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB).

Correndo em segundo lu-

gar nas intenções de voto e es-boçando reação conforme as últimas pesquisas, José Serra realizará eventos de porte esta semana, mas o presiden-te nacional do PSDB e coor-denador da campanha de Serra, o senador Sérgio Guer-ra, em entrevista ao portal G1, disse não ter dados preci-sos sobre a agenda.

Na terceira colocação, mas também reagindo, Marina Silva (PV) terá eventos em Diadema e Guarulhos, na Grande São Paulo, além de Belo Horizonte (MG) e em Be-lém (PA).

deBAte – Em relação ao debate da quinta-feira, na TV Globo, explicou que a ideia é usar os debates para mostrar a “competência” de Serra. “No debate vamos mostrar nossa competência, nossa proposta. Demonstrar que ela [Dilma] não tem propostas.”

A estratégia de Marina Sil-va será a que vem adotando desde o início da campanha, a de mostrar que tem visão de projeto, de programa, de de-bate e não de embate, confor-me o coordenador nacional da campanha da candidata verde, João Paulo Capobian-co.

Ele vê nessa reta final um cenário novo, com boa pers-pectiva de disputa pelo se-gundo turno. “Existe possibi-lidade de surpresa sobre quem estará no segundo tur-no”, avalia.

políticapolítica

Por Magno Martins http://www.blogdomagno.com.br

BLOG DO MaGNo MaRtiNS

?

um voo mais alto

Se consagrado nas urnas como o governador mais votado propor-cionalmente do País, Eduardo Campos (PSB) já pode começar a ensaiar, desde já, os passos para entrar num projeto nacional da-

qui a quatro anos. Ele tem todas as condições de fechar a chapa de Lula como candidato a vice-presidente.

Caberiam numa chapa presidencial dois pernambucanos e, portan-to, dois nordestinos? Bobagem! Lula é paulista. Só fez nascer em Per-nambuco. Seu patrimônio político foi construído em São Paulo. É lá que se fez gente na vida, foi lá, também, onde começou e consolidou sua trajetória vitoriosa.

Eduardo, no entanto, dirá que ainda é muito cedo e que não tem intenção de dar um voo nacional. Dirá isso agora para não atrapalhar o seu segundo mandato. Dependendo de como se comportará o seu governo da reeleição, poderá cuidar da estratégia nacional, primei-ro como melhor governador do País, segundo falando na condição de presidente do PSB.

Se havia um nome que concorreria com Eduardo dentro do seu par-tido, o PSB, este está descartado e pode mudar de legenda: Ciro Gomes.

Haja fôlego! Eduardo faz a campanha num ritmo tão frenético que parece estar em baixa nas pesquisas. Sábado passado, por exemplo, ele cumpriu uma agenda no sertão até uma hora da madrugada e ainda pegou um avião em Serra Talhada para participar de um evento da juventude as duas da madrugada no Recife. Isso, é bom ressaltar, depois de três caminhadas e três comícios.

massacre eleitoral Na composição da futura bancada pernambucana na Câmara Federal, os partidos de oposição só elegeriam cinco parlamentares, enquanto a coligação de Eduardo emplacaria 20. Já para a Assembleia Legislativa, a base governista fala em 35 cadeiras contra 14 da oposição. Se esses números se confirmarem, o PSDB, por exemplo, só elegeria quatro deputados. Um massacre!

Na mesma batida Jarbas Vasconcelos disse que, independente do que sinalizam as pesquisas, cumprirá sua agenda de campanha sem alterar o seu ritmo e humor até o último dia. Nesta última semana, que começa hoje, concentrará sua campanha no Recife e Região Metropolitana, de onde espera conquistar eleitores para reduzir a diferença que o separa do governador Eduardo Campos.

Futuro de Joaquim O que se comenta nos bastidores é que se Humberto Costa não vir a ser escolhido ministro, numa eventual vitória de Dilma, o seu primeiro suplente Joaquim Francisco, que assumiria, pode ocupar um cargo de segundo escalão federal ou uma secretaria no Governo Eduardo.

VAP-VuPt

o mAIS VotAdo– Quem será mais votado para a Câmara dos Deputados, João Paulo ou Ana Arraes? Fala-se que João Paulo teria entre 380 mil a 400 mil votos, enquanto a socialista ficaria em torno de 300 a 350 mil votos.

o EStAduAL – Já para a Assembleia Legislativa, o mais votado seria o presidente Guilherme Uchoa, com cerca de 100 mil votos e o segundo Betinho Gomes, que pode chegar a casa dos 90 mil votos. As apostas estão rolando!

PErguNtAr Não oFENdE: As pesquisas confirmarão o franco favoritismo de Eduardo frente a Jarbas?

o debate em rede nacional da Tv globo, programado para esta quinta-feira (30), o último antes das eleições de domingo (3), poderá ser decisivo para as três candidaturas

Page 8: Edição 199

8 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010 brasil + mundo

Maioria dos brasileiros vive irregularmente fora do Paísdois em cada três brasileiros no exterior vivem sem apoio jurídico e médico. situação já preocupa o governo

» Agência Estado

É como se toda a popula-ção de Salvador (BA) fosse para o aeroporto e

deixasse o País. Levantamen-to feito pelo Ministério das Re-lações Exteriores mostra que atualmente 3.030.993 brasi-leiros (1,57% da população) migraram para todos os conti-nentes do planeta. E dois em cada três brasileiros no exte-rior estão irregulares - ou seja, não contam com nenhum

apoio jurídico ou médico.A situação já causa preocu-

pação ao governo, conforme o embaixador Eduardo Gradi-lone, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty. “Nós atuamos para protegê-los e para regularizar a situação o máximo possível.”

Os maiores avanços até agora foram conseguidos com o Paraguai. O Acordo de

Residência do Mercosul, vi-gente desde 2009 para Ar-gentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, permitiu que 5.590 dos 300 mil brasileiros que vivem em terras paraguaias se regularizassem. O Minis-tério das Relações Exteriores prevê que até o fim deste ano 10 mil brasileiros já estejam documentados no país vizi-nho e protegidos pelas leis de imigração.

Do lado da lá também há um movimento rumo ao Brasil. A Lei da Anistia para os imigrantes sem docu-mentos permitiu que desde o ano passado o Brasil regu-larizasse 4.135 cidadãos pa-raguaios. Ao contrário dos brasileiros, que foram atrás de terras boas para o plan-tio, os paraguaios vieram para o Brasil em busca de emprego urbano.

Bancários podem entrar em greve a partir de quarta-feira » Agência Brasil

Os bancários podem en-trar greve por tempo indeter-minado em todo o país a par-tir da próxima quarta-feira (29) caso não haja um acordo

com os patrões. A orientação do comando nacional de gre-ve da categoria é a realização de assembleias, na próxima terça-feira (28), a fim de dis-cutir a viabilidade da parali-sação já no dia seguinte.

Prefeituras vão criar mais de 6 mil leitos para tratamento de usuários de drogas » Agência Brasil

Foram lançados na 2ª feira (20) editais para que as prefeituras criem

6.120 leitos na rede pública de saúde para tratamento de usuários de crack e outras

drogas. O pacote prevê a libe-ração de mais de R$ 140 mi-lhões, provenientes do Minis-tério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A iniciativa faz parte do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lança-

do em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os municípios devem pro-curar o ministério para a abertura dos leitos. Aas pre-feituras poderão iniciar os processos licitatórios para ofertar os leitos.

» Em 10 ANoS

Mortes por mal de Alzheimer no Brasil crescem 500% » Carolina Pimentel

Repórter da Agência Brasil

No Dia Mundial de Combate ao Alzhei-mer, terça-feira, 21, a

associação internacional so-bre a doença (Alzheimer s Disease Internacional - ADI) estima que o número de pes-soas com algum tipo de de-mência ou Alzheimer no mundo deve praticamente dobrar em 20 anos. Atual-mente, há 35, 6 milhões de doentes no mundo. Em 2030, devem ser 65,7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de pacientes.

A associação, com sede na

Inglaterra, alerta que os cus-tos com a doença devem con-sumir 1% do Produto Interno Bruto (PIB) global de 2010, equivalente a US$ 604 bi-lhões. De acordo com a asso-ciação, depois dos 65 anos de idade, a chance de alguém de-senvolver a doença duplica a cada cinco anos. Com 85 anos de idade, as chances são de 50%.

Levantamento da Acade-mia Brasileira de Neurologia (ABN), divulgado no final do mês passado, revelou que as mortes por Alzheimer no país passaram de 1.343 em 1999 para 7.882 em 2008, um aumento superior a 500%.

Page 9: Edição 199

9Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Processo de paz no Oriente Médio fica indefinidono domingo terminou a moratória para a construção de assentamentos na cisjordânia

» EFE

A negociação entre pa-lestinos e israelenses iniciada em Washing-

ton há menos de um mês corre sério perigo de colapso ontem (domingo, 26) pela rejeição de Israel, até agora, em ampliar a moratória a novas constru-ções nas colônias judaicas na Cisjordânia ocupada.

Horas antes de o prazo da moratória se encerrar, à meia-

-noite, o primeiro-ministro isra-elense, Benjamin Netanyahu, se limitou a fazer uma chamada à discrição diante de uma medi-da que, segundo o presidente da Autoridade Nacional Pa-lestina (ANP), Mahmoud Ab-bas, porá fim no incipiente processo de paz.

Em mensagem dirigida em particular aos colonos e à di-reita e extrema direita israe-lenses, Netanyahu instou à “moderação e à responsabili-dade, hoje e em adiante, como nos dez meses que durou o congelamento da construção nos assentamentos”.

Eleições foram “calmas” e com grande participação, diz conselho » Agência Ansa

As eleições legislati-vas na Venezuela ocorreram neste

domingo dentro da nor-malidade e com grande participação cidadã, re-gistrando um baixo índice de abstenção, segundo previsões locais. Iniciado às 6h locais (7h30 no ho-rário de Brasília), o pleito que elege os 165 membros da Assembleia Nacional (Congresso) para o perío-do de 2011 a 2016, ocor-reu com tranquilidade, sem incidentes graves ou atos de violência. No total, cerca de 17,5 milhões de cidadãos foram convoca-dos a emitirem seus votos numa jornada marcada pela volta da oposição -- após o boicote de 2005.

cnpj

trib

una

popu

lar

11.8

00.9

71/0

001-

32 cnPj

11.

800.

971/

00

01-

32 3

0 m

il ex

empl

ares

o maior jornal gratuito de Pernambuco é

também o que melhor vende seu negócio.

30 mil exemplaresanuncie conosco

(81) 3518-1755Circula no Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão

dos Guararapes, Escada, Ipojuca e Recife

China publica Livro Branco sobre Direitos Humanos » Efe

O governo chinês publi-cou no domingo, 26, uma nova edição do

Livro Branco sobre Direitos Humanos, que repassa a situ-ação destes no país em 2009 e defende a melhora em campos como a liberdade de expres-são na internet ou as garantias judiciais, frente às críticas da comunidade internacional.

O documento, publicado in-tegralmente através da agência oficial Xinhua, dá ênfase espe-cial no papel da internet no país asiático, apesar das frequentes queixas que meios internacio-nais ou grupos pró-direitos hu-manos fazem sobre a censura na rede do gigante asiático.

DECLARAÇÃO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,

descreveu como “odiosa” e “ofensiva” a declaração de seu colega iraniano,

Mahmoud Ahmadinejad, de que a maioria das pessoas acreditava que o próprio

governo americano teria planejado os ataques de 11 de setembro de 2001.

Page 10: Edição 199

10 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

oportunidades

VaGas De empreGO

Inscrições para pós do Centro de Informática/uFPE começam nesta 2ª // Começa nesta segunda-feira (27) as inscrições para a seleção de novas turmas de mestrado e doutorado do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estarão abertas. Elas poderão ser realizadas até o dia 9 de outubro. Para mestrado, serão

oferecidas 165 vagas e, para doutorado, 60. O Programa de Pós-Graduação do CIn abrange temas em sete áreas de pesquisa, como: Banco de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Softwares e Linguagens, Inteligência Computacional, Redes e Sistemas Distribuídos, Teoria da Computação e Mídia e Interação. Outras informações: 2126.8430, ramais 4061, 4712, 4003 e 4026.

» EStudo do IPEA

Trabalhadores com mais estudo ganham espaço no mercadoPessoas com mais idade passaram a participar mais da força de trabalho; de 2001 a 2009, setor agrícola foi único com queda no nível de ocupação

» Do G1

A participação de tra-balhadores com mais anos de estudo ga-

nharam espaço no mercado entre 2001 e 2009, segundo estudo do Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amos-tra de Domicílio (Pnad).

Nesse período, os traba-lhadores com 11 anos de es-tudo ou mais ganharam 15 pontos percentuais de par-ticipação, enquanto os com que têm até 3 anos de estudo perderam cerca de 9 pontos. Houve ainda queda de 6 p.p. para a faixa de 4 a 10 anos de estudo.

“Isso pode ser explica-do por uma combinação de maior escolaridade dos novos entrantes no mercado de tra-balho com maior procura das empresas por trabalhadores mais qualificados”, diz o Ipea em nota.

Na análise por faixa etá-ria, os brasileiros com mais de 24 anos passam a partici-par mais da força de trabalho - na faixa dos que tinham 50 anos ou mais, houve um in-cremento de 3,6 pontos per-centuais entre 2001 e 2009. Já a faixa de 25 a 49 anos teve um aumento na participação de 1,2 p.p.

“Essa maior participação dos indivíduos com mais de 50 anos na força de trabalho pode ser explicada pelo au-mento do grupo no total da população brasileira, que foi de 40% entre os anos de 2001 e 2009”, afirma o Instituto.

Em contrapartida, houve uma redução na participação dos mais jovens, mais intensa para o grupo de 15 a 24 anos de idade, que registrou um decréscimo de 3,6 pontos.

setoRes - O Ipea também avaliou que, entre 2008 e 2009, houve um decréscimo da população ocupada nos setores de transporte (-3,5%), indústria (-2,2%) e agrícola (-0,6%). Na ponta contrária, houve crescimento de 7,1% na população ocupada no setor de serviços, e altas de 4,8% na administração pública e de 2,5% no comércio.

Já de 2001 para 2009, houve expansão no nível de ocupação em praticamente todos os setores. A exceção foi o agrícola, que registrou queda de 13,3%.

Shopping contrata funcionários temporários para final de ano » pe360graus.com

O setor varejista já está a pleno vapor por conta da data que mais movi-

menta as vendas. Para dar con-ta do aquecimento do período, o comércio deu início à contrata-ção de profissionais para as va-gas temporárias. No Shopping Recife, a expectativa é que se-jam criadas 2,3 mil novas opor-tunidades de emprego para a temporada de final de ano.

Entre as ofertas, vagas para as lojas satélites e âncoras, além de operação do Shopping. Devi-do ao grande fluxo de público que o centro de compras recebe no período, alguns departamen-tos necessitam de reforço, como é o caso das áreas de estaciona-mento, segurança e limpeza. As contratações implicam num acréscimo de 25% no quadro de funcionários do Shopping.

Excepcionalmente não publicaremos o quadro de vagas, que voltará na próxima edição

Instituto oferece 180 vagas de estágioQuem faz a integração entre os estudantes, a universidade e as empresas é o instituto euvaldo lodi (iel)

» Do pe360graus.com

Existem 180 vagas de estágio oferecidas para estudantes. São

130 vagas na área de Ensino Superior e 50 para Ensino Médio. Quem faz a integra-ção entre os estudantes, a universidade e as empresas é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O cadastro do aluno pode ser feito pela internet, no site do instituto.

“O estudante que estiver interessado pode entrar di-

retamente no site o IEL. Após a inscrição, deve ir até o instituto, levando um comprovante de vínculo com a instituição e de fre-qüência. Já a empresa pode enviar uma ficha com o perfil do estudante que ele quer. E aí nós vamos indi-car três estudantes, para que ela faça a seleção”, dis-se a superintendente do IEL-PE, Gilane Lima.

Duas áreas importan-tes, e com bom número de vagas, são Administração e Engenharia.

O grande número de oportunidades nessas áre-as se dá devido ao comple-xo de Suape. Outros cur-sos com vagas são: técnico de refrigeração, ciências contáveis e economia.

O IEL fica na rua Mar-quês do Recife, 154, no bairro do Recife. O telefo-ne é 3334-7000.

Começa segunda inscrições para pós em saúde pública da Fiocruz-PEserão oferecidas 20 vagas para mestrado acadêmico; já de 4 de outubro a 3 de novembro, haverá seleção para o doutorado, com 15 oportunidades

» do pe360graus.com

Estão abertas a partir desta segunda-feira (27), as inscrições para

o mestrado acadêmico em saúde pública da Fiocruz Pernambuco, no site da Pla-taforma SIGA, link inscri-ções - Saúde Pública CPqAM. Serão oferecidas 20 vagas. A seleção será composta de quatro etapas: prova de in-

glês, de conhecimento especí-fico, entrevista e análise de currículo/anteprojeto.

Já de 4 de outubro a 3 de novembro estarão abertas as inscrições para o doutorado em saúde pública, que dispo-nibilizará 15 vagas. Outras informações sobre os proces-sos seletivos estão disponí-veis no site www.cpqam.fio-cruz.br e pelos telefones (81) 2101.2625 e 2101.2611.

Page 11: Edição 199

11Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Prazeres terá loja da Assaí Atacadistalocalizada na avenida barreto de menezes, loja será a maior do grupo paulista em Pernambuco e deverá gerar 180 empregos diretos e 100 indiretos.

» DA REDAÇÃO DO TP

O forte comércio exis-tente em Prazeres, em Jaboatão dos Guarara-

pes, será reforçado em outubro com a inauguração da unidade do Assai Atacadista, precur-sor do chamado atacarejo – a atividade comercial que une a venda a pequenos comercian-tes e a venda direta ao consu-midor. Localizada na Avenida Barreto de Menezes, 434, a loja será a maior do grupo paulista em Pernambuco.

A loja terá 3.800 metros quadrados, cerca de 250 va-gas de estacionamento e mais de 9.000 itens à disposição dos clientes, que poderão es-colher entre fardos e pacotes grandes ou na compra por unidades, conforme anunciou gerente regional do Assai Ata-cadista, Odilon Coelho, em vi-sita ao prefeito Elias Gomes, na segunda-feira (20).

A nova loja deverá gerar 180 empregos diretos e 100 indire-

tos (promotores de empresas que atuarão dentro do Assai). A expectativa do grupo empresa-rial é que milhares de pequenos comerciantes de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) sejam beneficiados.

LoCALiZAçÃo - Para deci-dir pela instalação no municí-pio que tem a segunda maior economia do Estado, o grupo, que está no ramo do atacarejo desde 1974 e é parte do grupo Pão de Açúcar, considerou

densidade populacional de Ja-boatão, que hoje tem mais de 700 mil moradores, a força comercial especialmente loca-lizada em Jaboatão Centro e Prazeres, as indústrias e cen-tros de distribuição. Também somou a localização entre o Complexo de Suape e o Recife, segundo Coelho.

O prefeito Elias Gomes consi-derou que a chegada do Assai Atacadista ao município será importante para os consumido-res diretos e especialmente para os donos de restaurantes, hotéis, padarias, mercadinhos e todos os pequenos comerciantes.

A sede do grupo Assai Atacadista em Pernambuco também está mudando da Avenida Mascarenhas de Morais (Recife) para a Aveni-da Barreto de Menezes.

economia- A Petrobrás festejou

na quinta (23) a operação que se tornou a maior no gênero na história, com a megacapitalização de R$ 120 bilhões (US$ 70 bilhões). Até então, as maiores eram as da japonesa Nippon Telegraf (US$ 37 bilhões em 1987) e do Agricultural Bank of China

(US$ 22,1 bilhões neste ano). A estimativa é de que cerca de R$ 50 bilhões entrem no caixa da estatal como “dinheiro novo”, já que o restante foi aportado pela União na chamada cessão onerosa (composta por 5 bilhões de barris de petróleo do pré-sal). A demanda pelas ações superou em cerca de duas vezes a oferta.

Fecomércio prevê crescimento nas vendas para o Dia das Criançaso gasto médio deverá estar no entorno de r$ 109,00, contra r$ 84,00 em 2009, o que representa um aumento nominal de quase 30%.

» DA REDAÇÃO DO TP

A Federação do Co-mércio de Bens, Serviços e Turis-

mo do Estado de Pernam-buco (Fecomércio-PE) está confiante no crescimento das vendas para o Dia das

Crianças, festejado no dia 12 de outubro. Pesquisa re-alizada pela entidade reve-la que oito em cada dez dos 397 consumidores entre-vistados na Região Metro-politana do Recife (RMR) pretendem comprar pre-sentes no Dia das Crian-ças.

Brinquedos serão os presentes comprados por mais de 51% dos consumi-dores. Roupas deverão ser mais de 25% dos presen-tes, vindo logo em seguida os sapatos ou tênis. Estes três itens abarcam mais de 90% das preferências, de modo que praticamente dominam o universo das lembranças.

Trata-se de um resul-

tado muito semelhante ao que foi constatado no ano passado, indicando pre-ferências muito estáveis. Entretanto, mesmo sem elevar o número de com-pradores, as vendas na data deverão crescer muito em decorrência dos gastos com os presentes.

gAsto médio Em 2010, o gasto médio

deverá estar no entorno de R$ 109,00, contra R$ 84,00 em 2009, o que re-presenta um aumento no-minal de quase 30%. “No entanto, deve ser registra-do um forte crescimento de computadores entre os presentes”, explica Luiz Kehrle, consultor econô-

mico do Centro de Pesqui-sa (Cepesq) da Fecomércio.

Dos 397 consumidores ouvidos somente um deu um computador de presen-te no ano passado, número que passou para 11 este ano, fazendo com que o percentual crescesse de 0,32% para 3,43% em um ano.

“Esta forte mudança está associada à queda de preço, à disponibilidade de crédito e ao crescimento da preferência por computa-dores, especialmente entre as crianças”, completa Kehrle.

Os presentes são forte-mente associados às rela-ções familiares. Cerca de metade dos presentes serão dados aos filhos, 25% a so-brinhos e 15% a afilhados.

Estes, juntamente com netos e irmãos, constituem praticamente todo o uni-verso dos que ganham lembranças, aparecendo as creches ou instituições, mesmo assim com apenas 2,18%, como o único desti-no fora do âmbito familiar.

5ª Fenoc será na PE-60 » da Redação do TP

A 5ª Fenoc (Feira de Ne-gócios e Oportunidades do Cabo de Santo Agos-

tinho), organizada pela Associa-ção Comercial e Empresarial do Cabo, será realizada este ano no espaço que pertencia a antiga Sarabor, na rodovia PE-60.

Os organizadores chamam de “inovação” a referida mudan-ça. “Esse ano estamos inovando, pois a FENOC será na PE-60, no caminho do desenvolmento. Acreditamos que a mudança de localização trará mais visibili-dade, maiores negócios e com certeza maior rentabilidade para todos”, diz mensagem en-viada aos emails de vários em-presários, na tentativa de capta-ção e fechamento de contratos na reserva dos estandes. A im-ponente feira acontece de 3 a 6 de novembro, das 16h às 22h.

As empresas interessadas deverão adquirir seus estan-des na ACEC e CDL Cabo, ou pelo telefone (81) 3524-5425 /8759-3447.

Page 12: Edição 199

12 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Cavalo-marinho será resgatado em projeto apoiado pelo Funcultura Projeto oferece formação e aperfeiçoamento no folguedo de origem ibérica.

» DA REDAÇÃO DO TP

O Cine Theatro Polythe-ma, na cidade de Goiana (Mata Norte),

será palco para encontros de antigos e novos brincantes de cavalo-marinho nos finais de semana de outubro a dezem-bro, dentro do projeto Revi-vendo o Samba, que oferece formação e aperfeiçoamento no folguedo.

De origem ibérica, o cava-lo-marinho é uma variante do bumba-meu-boi e congre-ga elementos de teatro, dança e música, representados por mais de 70 personagens.

Embora esteja presente em localidades do estado de Per-nambuco e Paraíba, essa re-presentação cultural existia com mais vigor cerca de 40 anos atrás, e em cidades como Goiana, por exemplo, deixou de existir.

“Há cerca de cinco anos, com amigos pesquisadores e brincantes, começamos a re-erguer o cavalo-marinho goianense ao lado do Mestre Preá e outros antigos brin-cantes”, explica o coordena-dor geral do Revivendo o

Samba, Thiago Laranjeiras.Ele explica que a manifes-

tação cultural já foi forte na cidade nas décadas de 60 e 70 do século passado, con-tando com três ou quatro grupos de cavalo-marinho. “Percebemos que a maneira mais eficaz de se revitalizar este folguedo seria com a ca-pacitação de novos brincan-tes”, conta.

insCRiçÕes - As inscri-ções para o Revivendo o Sam-ba estão abertas através do email ([email protected]) e os interessados precisam apenas conhecer o cavalo-marinho (mesmo que superficialmente) e ter uma experiência mínima como participante de alguma ma-nifestação cultural pernam-bucana.

As aulas acontecerão todos os sábados e domingos a par-tir do dia 2 de outubro, até 19 de dezembro, pela manhã, sempre das 9h às 11h30; à tarde, das 14h às 16h30.

O projeto Revivendo o Samba, que tem incentivo da Fundarpe, através do Fun-cultura, do Governo do Es-tado de Pernambuco, e apoio da Secretaria de Turismo de Goiana e da Prefeitura de Goiana, beneficiará, com uma bolsa mensal de R$ 100, 15 inscritos, mas também está aberto a outros interessados em participar, mesmo sem re-cebimento de bolsa.

oFiCinAs - As oficinas do

Revivendo o Samba, divi-didas em mó-dulos, irão t r a b a l h a r , desde a mu-sicalidade do c av a l o -m a-rinho, com o ensino das toadas, e das téc-nicas dos instrumentos uti-

lizados na brincadeira (rabeca, pan-deiro, bage e mineiro). Também as danças, as teor i zações sobre as “fi-

guras” (personagens do ca-valo-marinho) serão traba-

lhadas, além da confecção de indumentárias específicas do folguedo.

O encerramento do projeto será marcado com uma sam-bada de Cavalo-marinho dos alunos do curso, os mestres oficineiros e convidados no bairro da Nova Goiana, peri-feria de Goiana, no dia 19 de dezembro.

culturamAJHo mAJHobE oLubAJÉ - A Cia. Pé-Nambuco de Dança apresenta no Teatro Barreto Júnior do Recife o espetáculo Majho Majhobe Olubajé, baile contemporâneo que retrata a historia do orixá Omulu. Com coreografia e figurino de Samuel Araújo

e Wagner Max, 17 bailarinos e dez percursionistas representam a religião de matriz africana através da música e da dança. A estreia está programada para o dia 1º de outubro. As apresentações prosseguem nos dias 8 e 15, sempre a partir das 20h e o ingressos custam R$ 5.

Cavalo marinho boi Pintado de mestre grimáriofoi fundado em 1993 com ajuda do saudoso Mestre Salustiano, é remanescente do Cavalo Marinho de Mestre Batista e hoje grimário é o mestre mais novo em atuação. o Cavalo Marinho é uma brincadeira popular que integra dança, música e dramatização. Por meio de sua trama, fala com poesia e ironia do cotidiano dos brincantes

Page 13: Edição 199

13Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Fred Menezes é agraciado com a medalha Josué de Castromedalha que homenageia os 30 anos de oratória espírita de Fred é a maior comenda da câmara do cabo de santo agostinho.

» DA REDAÇÃO DO TP

Os 30 anos de oratória espírita do publicitá-rio e médium cabense

Frederico (Fred) Menezes se-rão homenageados na sexta--feira (1º de outubro), na Câ-mara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, quando ele será agraciado com a Meda-lha Josué de Castro, maior co-menda da Casa Legislativa. A solenidade está programada para as 19h, no plenário da Casa Vicente Mendes.

A homenagem foi propos-ta pelo vereador Ricardinho. “Não há medalha mais ade-quada para reconhecer os 30 anos de oratória Espírita

de Fred Menezes, que inclu-sive tem ajudado a divulgar o nome da nossa cidade país afora. Ambos, Fred e Josué se apropriaram dos recursos da voz e da escrita para chamar a atenção para os problemas íntimos de cada um de nós e dos nossos semelhantes”, en-fatizou o vereador Ricardi-nho.

Em seu trabalho missioná-rio de três décadas, Fred Me-nezes publicou 13 livros e já proferiu mais de dez mil pales-tras dentro e fora do país. So-bre a homenagem, com humil-dade, disse que o mérito não é seu. “Quem merece o destaque é a Doutrina Espírita e o Evan-gelho de Jesus. Eu sou um mero porta-voz, medianeiro da espiritualidade”, ressaltou.

Após o recebimento da me-dalha, o homenageado falará sobre a vida e a obra de Josué de Castro, dentro do projeto Sexta de Letras, da Academia Caben-se de Letras, da qual Fred Me-nezes é um dos membros.

José de Castro foi um in-fluente médico pernambuca-no (1908/1973) que, aliando

suas atividades de professor, nutrólogo, geógrafo, escritor e político, dedicou sua vida ao combate à fome. Autor do

livro Geografia da Fome, en-tre outros, destacou-se tam-bém internacionalmente não só pelos seus trabalhos cien-

tíficos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.

cultura // entretenimento

PCR inscreve para Festival de Música Carnavalesca do RecifeQuinze canções carnavalescas inéditas serão selecionadas para a gravação de um cd

» DA REDAÇÃO DO TP

O Festival de Música Carnavalesca do Re-cife 2010/2011, pro-

movido pela Prefeitura do Recife, através da Gerência Operacional de Música da

Fundação de Cultura Cida-de do Recife (FCCR), já está recebendo inscrições. Os in-teressados devem se inscre-ver até o dia 20 de outubro nos seguintes locais: Teatro do Parque, Casa do Carna-val ou Gerência de Música, das 09 às 13h.

O Festival irá selecionar 15 músicas inéditas de com-positores de qualquer lugar do Brasil. Podem participar músicas carnavalescas per-nambucanas nos seguintes gêneros: frevo de rua, frevo canção, frevo de bloco, ma-

racatu de baque virado e ca-boclinho. O concurso con-siste em um festival com apresentações ao vivo e en-cerra-se com a gravação de um (CD) para divulgação das músicas classificadas.

Para participar, os com-positores devem preencher a ficha de inscrição e da apresentação da letra da música, em cinco (05) vias impressas, acompanhadas de um CD, indicando a cate-goria para a qual a música será inscrita, bem como có-pias de CPF e RG do candi-

dato. Mais detalhes sobre o concurso, acesse o edital pu-blicado no Diário Oficial de 4 de setembro de 2010.

Funcultura /Audiovisual vai investir r$ 8 milhões

» DA REDAÇÃO DO TP

O Governo de Pernambu-co lançou na terça-feira (21) a edição 2010/2011

do Funcultura/Audiovisual (Fundo Pernambucano de In-centivo à Cultura), que vai in-vestir R$ 8 milhões no fomento à produção de cinema e vídeo. O edital está disponível no site (www.fundarpe.pe.gov.br).

Desde o primeiro edital, em 2007, até o ano passado, já foram viabilizados 137 pro-jetos nas categorias Longa--Metragem, Curta-Metra-gem, Produtos para TV, Formação e Difusão e Incen-tivo ao Cineclubismo.

ServiçoFEStIVAL dE mÚSICA CArNAVALESCA do rECIFEInscrições: até 20/10Locais: Gerência Operacional de Música da FCCR (Rua Montevidéu nº 114, Boa Vista), das 9h às 13h - Fone: 3355.1774

Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro, s/n), das 9h às 13h - Fone: 3355.3302

Teatro do Parque (Rua do Hospício, nº 81, Boa Vista), das 9h às 13h. Fone: 3355.3113

frederico Menezes já recebeu várias homenagens este ano. e em breve espera o público no lançamento do seu livro Humanidade, pelo espírito Djalma farias. a venda do material é destinada a fins assistenciais.

Divulgação

Page 14: Edição 199

14 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Editor Geral: José Ambrósio dos Santos (DRT/PE 1.433)Editor chefe: Wilson Firmo (DRT/PE 3.214)Diagramação: Wilson FirmoRepórter: Rafael NegrãoComercial: Wilson Firmo (81) 8871-9644 / (81) 9716-2122Site: www.jornaltribunapopular.com Email: [email protected]: (81) 3518-1755 (NOVO TELEFONE)Endereço: Rua Dr. Manoel Clementino Cavalcante, 65-A – 1º andar – Centro – Cabo de Santo Agostinho (PE) – CEP 54510-400Circulação: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Jaboatão dos Guararapes e Recife Periodicidade: SEMANAL | Gráfica: Jornal do Commercio

Tiragem: 30.000 exempLARes semAnAis

Fundado em 30 de novembro de 2006 pelos jornalistas José Ambrósio dos Santos e Wilson Firmo

PASSSAR A LIMPO O BRASIL

Dados de uma pesquisa realizada pelo ibope entre os dias 18 e 21 de setembro, a apenas duas semanas da eleição deste próximo domingo (3 de outubro) está preocupando o presi-dente da associação dos Magistrados Brasileiros (aMB), Mo-

zart valadares, que encomendou a consulta popular.Para traçar o perfil do eleitorado brasileiro o instituto entrevis-

tou 2.002 pessoas em 140 cidades e constatou que quase metade dos eleitores tem conhecimento de casos de compra de votos. Chega a 43% o índice dos que admitiram conhecer casos de políticos que compram ou compraram votos.

o estudo mostra que dos 43% que admitiram ter conhecimento da prática, a maior parte dos entrevistados (57%) tem grau de esco-laridade mais alto, com nível superior completo. e 41% dizem conhe-cer alguém que já votou em troca de algum benefício.

e, pasmem: dos 43% que declararam saber da indecente compra de votos por políticos inescrupulosos, 13% admitem que votariam em um candidato que oferecesse alguma benesse.

isso significa, para a alegria de um grande número de políticos corruptos, que no país que se mobilizou pela aprovação da lei da fi-cha limpa, mais de uma dezena de milhões de brasileiros ainda acei-tam a humilhante compra de votos.

“É um dado preocupante. Precisamos conscientizar o eleitor de que ele não deve negociar sua cidadania”, avaliou Mozart valadares.

as constatações preocupantes à aMB não param por aí. os dados re-velam que 54% dos eleitores não denunciariam tentativa de compra de votos. entre os que denunciariam, 14% declararam não saber a quem procurar. a maior parte (43%), entretanto, procuraria a justiça eleitoral.

“a classe política não traz números animadores”, disse o presi-dente da associação dos Magistrados Brasileiros (aMB), Mozart va-ladares. “infelizmente, em todas as classes sociais, em todas as re-giões do país, existem pessoas que admitem [dar] o voto em troca de benefício. É um índice alto entre aqueles que têm coragem de assu-mir publicamente”, completou.

a pesquisa ibope revela ainda que entre as regiões, a nordeste (21%) foi a que apresentou o maior número de entrevistados que ad-mitem trocar o voto por dinheiro ou outro benefício.

São dados recentes colhidos de eleitores que nos últimos dias, de alguma forma, tomaram conhecimento de campanhas pelo voto éti-co e consciente desenvolvidas por entidades e pelo Tribunal Supe-rior eleitoral (TSe). Há muito, portanto, ainda, a se fazer no combate à corrupção eleitoral. a luta pela ficha limpa para a conquista de cargos eletivos tem que estar presente sempre na consciência e nas ações de quem de fato deseja passar a limpo o Brasil.

Artigos artigos devem ter no máximo 30 linhas, fonte arial, tamanho 12. o conteúdo é de total responsabilidade de seus autores. enviar textos para [email protected]

O político ruim está em toda parte. Certamente algum deles estará lendo este arti-

go e começando a se preocupar com o que virá. Vou advertindo: não pre-cisa se preocupar. Ao final desta lei-tura você saberá o que não fazer na próxima vez que tentar candidatar--se.

Na propaganda eleitoral gratui-ta, via televisão, a praga é maior, sempre que posso assisto atenta-mente com um olhar crítico e um coração forte, são figuras hilárias em sua maioria. Como o espaço é democrático, muitos atiram-se em frente as câmeras e/ou atrás de um microfone, acreditando que pode-rão ser içados à condição de políti-co da noite para o dia. Ser político é uma “arte” que necessita de mui-to mais que vontade de fazer polí-tica, é uma condição inata, não se aprende na faculdade, muito me-nos é herança genética.

O político ruim é aquele que tem

péssimo gosto musical para seu jin-gle, que aparece na TV como artistas dispostos a fazer rir, que não se inti-midam com seu discurso pouco coe-so, que dispara promessas e propos-tas sem nenhum fundamento, um tal de “se eu for eleito...” e sai pro-metendo o inimaginável, aquele que ainda nos procura e oferece “presen-tinhos” em troca do nosso voto.

Hoje, ser político requer ter uma excelente metodologia de trabalho, antes, durante e pós-candidatura. Deve-se buscar sempre uma forma-ção acadêmica, que aperfeiçoe suas aptidões. Lamentavelmente, exis-tem políticos que entram, saem ou migram em seus mandatos sem se fazer claros, que simplesmente nos constrangem com a sua oratória sem sentido, falando “probrema” e achando que a população não per-cebe ou que isso é normal.

O momento em que vivemos não permite mais esse tipo de polí-tico. Já não podemos aceitar ter re-

presentantes menos preparados do que nós. Um mandato dura somen-te quatro anos, mas os estragos que um político ruim provoca perdura por muito, muito tempo e o preço sempre é pago por nós, sendo que esse preço nunca é baixo.

Portanto, não dá mais para fa-vorecer pessoas assim. Não somos mais os Analfabetos Políticos de-finidos por Bertold Brecht. A po-pulação já está percebendo o va-lor que seu voto tem e não se deixa mais enganar pelo político ruim. Quando isso for uma prática co-mum na nossa sociedade, tornar--se político se tornará um cargo que exigirá habilidades e compe-tências, como para qualquer tra-balho que precise lidar com o bem-estar dos outros em primei-ro lugar, e só os melhores poderão concorrer a esta vaga.

*NAdJA NASCImENto é pedago-ga. Cabo de Santo Agostinho/PE.

Pobres todos eles eram. Sem exceção. No entanto, exer-ceram plenamente a cida-

dania ao pleitearem o voto do povo, seja como vereador ou pre-feito. Tidos como folclóricos, alvo de chacotas e indiferença, justiça se faça a esses quixotescos atores de nossa política: não faltaram a eles, honestidade, pureza de prin-cípios e principalmente algo hoje tão distante de grande parte dos políticos: mesmo ingênua, a visão ética. Aquela concepção de que se deveria ter lado, fazer uma opção, embora isto fosse feito de modo instintivo, quase animal, mas um exemplo de formação íntegra.

Assim, a cada eleição, desfila-vam como cavaleiros andantes, os quase sem votos. Lembro de um deles na última eleição para pre-feito: Timbaúba. Ao encontrar-se comigo, comentou: “como fiquei bonito na urna eletrônica!” Não teve duas dezenas de votos, mas seguiu a tradição: a de ser um eterno candidato.

Recordo o “retratista” Tião, fala rápida, gestos nervosos, frequenta-dor assíduo dos comícios da cha-

mada esquerda cabense. Ao discur-sar, num evento no bairro da Sapucaia, em meio á sua fala, entu-siasmado bradava: “Com doutor Lúcio na prefeitura o povo vai co-mer mais macaxeira”. Olhou para o lado, em dúvida sobre a afirmação, vedou o microfone, com as mãos, e perguntou: ”ô doutor Lúcio, é ma-caxeira ou aipim?” O público se de-liciava de tanto rir. Mas Tião tinha lado, mostrava dignidade política, sem levar vantagem alguma.

Outro foi Pascoal. Ao chegar para um comício no Mauriti, logo no início, aproximou-se do locu-tor, Romero Menezes, que estava fazendo a lista dos oradores e com tranquilidade falou: “ não me co-loque logo no início, pois vou to-mar uma para me animar”. Dito isto, partiu para o bar mais próxi-mo. Hora e meia depois, chega Pascoal: “Romero, tira meu nome da lista, pois estou bebinho”. E saiu sem se perturbar, como se o dever estivesse cumprido.

Roberto Carlos, Ivo Jaca, Peitica Pascoal, Queres, Timbaúba, Bo-dão, José Ribeiro, Filó, Tião, Ate-mísio entre muitos outros, povoa-

ram a cena política do cabo. Como coadjuvantes. Nunca foram perso-nagens principais, porém estavam dentro do nosso contexto político e também fazem parte de nossa his-tória. Nem todos como candidatos, muitos eram elementos de apoio, naqueles românticos tempos, al-guns mesmos com fortes conota-ções ideológicas, como seu Farias e Manuel Estevam, o Manuel Ama-ro do Jornal, comunistas convictos e que emprestaram seus nomes ao cenário político do Cabo.

Esses, hoje quase anônimos, também produziram história. Ti-veram sua importância, pois eram pessoas que vieram do povo. En-grossaram a fila dos que fazem a história do mundo, sem que te-nham frequentado as enciclopé-dias com os seus nomes ou os li-vros didáticos, mas assim mesmo, queiram ou não os intelectuais e lí-deres, fizeram, também, o conteú-do histórico das eleições deste país.

*dougLAS mENEZES é profes-sor, escritor e membro da Academia Cabense de Letras – Cabo de Santo Agostinho/PE.

Carta ao leitor opiniãoO perfil do político ruim NAdJA NASCImENto*

Eles fazem parte de nossa história política dougLAS mENEZES*

Page 15: Edição 199

15Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

Oportunidadesatualidadesum SANto rEmÉdIo PArA CombAtEr dor dE CAbEÇA - Mais de 72 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça todo ano, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Engana-se quem ainda acha que o alívio pode estar nas prateleiras das farmácias. Quando aquela enxaqueca dá sinais de

que está chegando, o melhor é correr para a academia. “No momento do exercício, há a produção de endorfina e serotonina, este último o neurotransmissor do bem-estar. Ele age como uma morfina natural do organismo”, explica a neurologista Carla Jevoux, da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).

Caminhada Sim à Vida leva milhares de fiéis à Avenida Boa Viagem » Do JC Online

Com informações do Jornal do Commercio

Milhares de pesso-as foram até a Avenida Boa Via-

gem, Zona Sul do Recife, na manhã do domingo, 26, para protestar contra o aborto, a violência e as dro-gas. Cinco trios elétricos animavam os fiéis católicos das 103 paróquias do Esta-do enquanto eles andavam pela via segurando carta-zes. O evento foi promovi-do pela Arquidiocese de Olinda e Recife e teve a presença do arcebispo, Dom Fernando Saburido, que andava pela rua, no meio dos fiéis.

O evento, denominado Caminhada Arquidioce-

sana Sim à Vida, acontece pelo quarto ano consecuti-vo. e serve de preparação para a Semana da Vida, que começa na sexta-feira e vai até o dia 7 de outubro. A celebração é promovi-da pela Confederação Na-cional dos Bispos do Bra-sil (CNBB) para agradecer e lembrar o valor do dom que receberam de Deus.

“Esse é um momento dos católicos para celebrar o homem e o meio ambien-te e também pedir mudan-ças para as ações que ferem o direito à vida”, afirma Sa-burido. Durante toda a ca-minhada, desde o edifício Castelinho até o 2º Jardim, um percurso de aproxima-damente três quilômetros, os fiéis cantavam e dança-vam músicas de louvor.

» ExEmPLoS A SEguIr

Madri coloca rede Wi-Fi em 60% dos ônibus da cidadeo serviço tem suas limitações, já que a velocidade é restrita a 256kbps e sites com conteúdo adulto ou de jogo online não podem ser acessados

» do El Pais / Espanha

Imagine só: você tem um e-mail importante para responder, mas seu

smartphone está com a bate-ria no fim, ou seja, nada de conexão 3G no momento, o que você faz? Os moradores de Madri, capital da Espa-nha, já tem uma solução bem simples, o governo local co-locou rede sem fios em 60% da sua frota de ônibus muni-cipal.

A magnífica idéia surgiu quando a cidade instalou

câmeras nos ônibus, mas eles queriam a possibilida-de de enxergar o que ocorre no veículo em tempo real, onde as imagens são trans-mitidas para uma central de controle. Já que os ôni-bus tem esta conexão, por que não liberar uma rede interna para os usuários? o melhor de tudo é que esta rede é gratuita!

O serviço tem suas limita-ções, já que a velocidade é restrita a 256kbps e sites com conteúdo adulto ou de jogo online não podem ser acessa-dos. O que pode não ser uma coisa ruim, pois a possibili-dade de navegar na internet de graça nos ônibus parece muito mais atrativa do que utilizar a rede para acelerar seus torrents.

SaMuel SánCHez / el PaiS

» bug LEVA uSuárIo do orkut E AmIgoS A PágINA INFECtAdAO Orkut, a rede social mais popular no Brasil, sofreu um ataque no sábado (25). Pela mensagem “Bom Sábado”, usuários da rede social foram contaminados com um script que reenviou a mesma mensagem para todos os contatos de sua lista. Segundo o Google, ainda não tem previsão sobre correção do bug. A empresa recomenda que os

usuários desabilitem o JavaScript em seus navegadores de internet como meio de protegerem suas contas. Também é importante que o usuário evite acessar o Orkut até que a vulnerabilidade seja solucionada. A autoria do bug foi reivindicada por Rodrigo Lacerda, pela comunidade “Infectados pelo Vírus do Orkut”.

Page 16: Edição 199

16 Edição semanal N° 199 - De 27 de setembro a 3 de outubro de 2010

esportesmega Sena prevê r$ 61 milhões - O concurso de número 1.218 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (29), deve pagar R$ 61 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. No sábado (25), nenhum bilhete

acertou os números do concurso 1.217, que acumulou. As dezenas sorteadas foram: 05 - 11 - 15 - 28 - 43 - 50. Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

» CAbo

Jogos da 3ª idade são encerrados com festa no Largo da Estaçãodurante toda a semana, 539 idosos fizeram diversas atividades esportivas

» da Secretaria de Imprensa

O enceramento dos Jo-gos de Integração da Terceira Idade, pro-

movidos pelas Secretarias de Juventude e Esporte, de Programas Sociais e de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, aconteceu na sexta-feira (24) à noite, no largo da Estação Ferroviá-

ria, no Centro. Durante toda a semana,

539 idosos fizeram diversas atividades esportivas, como partidas de basquete, vôlei, handebol, lançamento de pe-lota, hóquei sobre piso, do-minó e dama. Houve tam-bém apresentações culturais, de dança, oficinas e pales-tras.

Para a animar os idosos, teve a apresentação da or-questra Garcia, quando os participantes puderam dan-çar e cantar com alegria e muita animação.

Os prêmios também foram entregues durante o evento.

Cada grupo recebeu troféu, e cada participante recebeu uma medalha.

Os grupos premiados fo-ram Hiper Saúde, Lindart, Mensageiros da Paz, Reviver, Semente da Saúde, Vale do Olho D’água, Vamos Renas-cer, Velhos Lobos e Estrela do Novo Milênio.

Foi realizada ainda a feira das empreendedoras caben-ses e houve sorteio de duas bolsas integrais de informáti-ca para os atletas, oferecidas pela empresa Prepara Curso Profissionalizantes e pela Se-cretaria de Programas So-ciais.

» dEPoImENto

11 anos do centro esportivo cabense » Por Thiago Santoro

Idealizador e treinador

Dos tempos da várzea caense à consagração da Copa Sulamerica-

na. Do longo jejum de três anos sem títulos à revelação de mais de 50 atletas em to-dos esses anos. Do hexa cam-peonato cabense de base pro-movido pela Liga à tristeza em não ter um grande apoio.

Os 11 anos de história do Centro Esportivo Cabense es-tão sendo marcados por mui-tos altos e baixos (muito mais altos do que baixo) e feitos dignos de um clube grande.

Fundado pelo seu atual presidente, Thiago Santoro (esse que vos redige este tex-to), que nem imaginava a grandeza do que estava crian-do em 27 de setembro de 1999.

Foi decretado que esta se-ria a melhor categoria de base do Cabo e o clube do povo.

Ao longo dos anos, este mesmo povo se apaixonou e hoje, ao completarmos 11 anos, podemos dizer que aqueles ideais estavam corretos.

Hoje o Centro Esportivo Cabense conta com três trei-nadores, dois voluntários e cerca de 100 atletas distribuí-dos nas categorias mirin, in-fantil e juvenil.

Entre as nossas principais

revelações em 2010 estão os atletas Tulio, de 15 anos (que joga no infantil do Náutico) e Cléberson, de 17 anos (que está no juniores da Academi-ca Vitória).

Seu principal evento é o Fórum de Esporte que está chegando à sua 4ª edição no próximo ano.

Nosso principal sonho é a construção de um Centro de Treinamento para podermos proporcionar uma melhor qualidade de formação aos nossos atletas.

Nesses 11 anos de Centro Esportivo Cabense, a equipe quer registrar especiais agra-decimentos pelo apoio a di-versas pessoas que foram fun-damentais para o crescimento e a evolução desta equipe de base na nossa cidade.

Bem sabemos que não tem sido fácil manter um trabalho como este, principalmente sem apoio.

Hoje, o Centro Esportivo Cabense é reconhecido pelo seu trabalho sério de sociali-zação e formação que vem fa-zendo aqui na nossa cidade e sempre querendo almejar algo mais.

E nesta data tão especial, todos nós temos muito que comemorar, afinal “eu sou di-ferente, eu sou Centro Espor-tivo Cabense e hexa é luxo”.

Feliz aniversário.

em 27 de setembro de 1999 era criado o Centro esportivo Cabense

a praia de itapuama, no cabo de santo agostinho, recebeu neste final de semana (25 e 26) a 3ª etapa do circuito gold island surf master 2010. o evento foi realizado pela associação surf master de Pernambuco (a.s.m.Pe), em parceria com a secretaria de turismo, cultura, esportes e juventude do cabo. a quarta e última etapa do campeonato acontecerá em novembro na praia de gaibu.

Itapuama é palco da 3ª etapa do Circuito gold Island Surf master 2010