edição - 170

10
BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI violência Dados da Secretaria de Se- gurança Pública (SSP) aponta- ram que o número de agressões físicas registrados nas Delega- cias de Defesa da Mulher (DDM) em Barueri, Cotia e Osasco sal- tou de 172 casos em fevereiro deste ano para 174 em março. Já os casos de estupro, regis- trados nas delegacias das três cidades, aumentaram em 185% no período. Foram sete ocor- rências em fevereiro, contra 20 anotadas em março. No estado, houve uma queda nos casos de agressão contra a mulher. PÁ- GINA 9 Aumentam casos de agressão contra mulher na região BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINA 6 Vereador Elvis Cézar pode ser cassado na segunda-feira (7) em Parnaíba STF adia decisão sobre formato de julgamento do mensalão Neste sábado (5) acontece o Dia D para imunizar idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e indígenas contra três tipos da doença. Lei Seca realiza mais prisões na região Morador da região gasta até uma hora para chegar ao trabalho blitze PÁGINA 8 sufoco PÁGINA 8 PARAMOUNT PICTURES Falta de manutenção e acessibilidade foram os problemas frequentes verificados pela reportagem Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 170 Sexta-feira, 4 de maio de 2012 www. girosa .com.br Cardápios turbinados agitam Dia das Mães menu> PÁGINA 13 campo minado PÁGINA 12 Calçadas colecionam buracos na região “Anjos da lei” em versão moderninha estreia nas telonas cinema> PÁGINA 14 Campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado (5)) até 25 de maio PÁGINA 11 São Paulo fica efervescente com 8ª edição da Virada Cultural weekend> PÁGINA 14

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 170

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

violência

Dados da Secretaria de Se-gurança Pública (SSP) aponta-ram que o número de agressões físicas registrados nas Delega-cias de Defesa da Mulher (DDM) em Barueri, Cotia e Osasco sal-tou de 172 casos em fevereiro deste ano para 174 em março. Já os casos de estupro, regis-trados nas delegacias das três cidades, aumentaram em 185% no período. Foram sete ocor-rências em fevereiro, contra 20 anotadas em março. No estado, houve uma queda nos casos de agressão contra a mulher. Pá-gina 9

Aumentam casos de agressão contra mulher na região

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> Página 6

vereador elvis Cézar pode ser cassado na segunda-feira

(7) em Parnaíba

StF adia decisão sobre

formato de julgamento

do mensalão

Neste sábado (5) acontece o Dia D para imunizar idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e indígenas contra três tipos da doença.

Lei Seca realiza mais prisões na região

Morador da região gasta até uma hora para chegar ao trabalho

blitze Página 8

sufoco Página 8

pAr

AM

ou

nt

pic

tu

re

S

Falta de manutenção e acessibilidade foram os problemas frequentes verificados pela reportagem

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 170Sexta-feira, 4 de maio de 2012

www.girosa.com.br

cardápios turbinados agitam Dia das Mães

menu> Página 13

campo minado Página 12

calçadas colecionam buracos na região

“Anjos da lei” em versão

moderninha estreia

nas telonas

cinema> Página 14

campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado (5))

até 25 de maio Página 11

São paulo fica efervescente com 8ª edição da Virada cultural

weekend> Página 14

Page 2: Edição - 170

Termina nesta sexta-feira (4), o prazo para inscrições do Curtas & Meio – 1º Festival de Vídeos Ambientais de Osasco. Informações 3652-9511.

Nesta sexta (4), a partir das 19h, a cantora Marina Lima se apresenta na Praça de Eventos do Shopping Granja Vianna, como parte da comemoração do Dia das Mães. Gratuito. Raposo Tavares, 23,5.

No domingo (6), às 20h, o Teatro Municipal de Osasco apresenta o espetáculo infantil “Peter Pan – No

reino das cores”. R$ 12 a R$ 30. Informações 3685-9596.

No domingo (6), às 20h, o comediante Rogério Vilela traz o espetáculo stand up “O último dos Canibais” ao Cine Teatro Coronel Raymundo. Gratuito. Rua Suzana Dias 300, Centro Histórico.

No dia 18, às 21h, a atriz Elizabeth Savalla apresenta o espetáculo A.M.A.D.A.S, em frente ao Paço Municipal de Cotia. E no dia 19, às 20h, na Praça dos Romeiros. Gratuito.

grego, vem à tona: “As leis são como teias de aranha, os pequenos insetos prendem--se nelas, os grandes rasgam--nas sem esforço”. Portanto, a corrupção, cujos efeitos im-pactam o crescimento eco-nômico, o desenvolvimento social, a competitividade empresarial, a legitimida-de dos governos e a própria essência do Estado, é um cancro que precisa ser com-batido de maneira sistêmica. Atacar seus efeitos, fechando os olhos para as causas, sig-nifica perpetuar o Brasil do eterno retorno.

Emerge, portanto, a equa-ção das reformas em algu-

mas frentes, a começar pela via administrativa com a implantação da meritocra-cia. Auditorias públicas com fiscais concursados, ao lado do TCU, se fazem necessá-rias para fazer varreduras constantes. A sociedade civil, por meio de entidades sé-rias, ajustaria o foco da lupa. Só assim a conduta ética e o padrão moral haveriam de semear a administração pú-blica.

4Sexta-feira, 4 de maio de 2012

editorialNa última semana,

a Ong Mobilize Brasil divulgou o estudo Calçadas do Brasil, que avaliou oito critérios em calçadas de doze capitais, entre eles irregularidades no piso, largura mínima de 1,20m (norma ABNT), existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada, sinalização para pedestres, entre outros.

Embora o estudo não abranja passeios públicos na região, basta uma passagem pelas áreas centrais de Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapevi e Barueri para encontrar problemas. Há falta de manutenção, de piso e trechos sem acessibilidade. Em alguns locais, a responsabilidade pelos passeios é da prefeitura. Em outros, o proprietário do imóvel. Vamos tornar nossas calçadas mais seguras.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

Os dois maiores proble-mas brasileiros são a segu-rança pública e a corrupção. A percepção da população, apurada por pesquisas de opinião, ampara-se em fun-damentos ligados à própria sobrevivência, no caso, fa-tores que abrigam os me-canismos de conservação do indivíduo: os impulsos combativo e alimentar. O pri-meiro explica que a vida do ser humano é uma luta per-manente contra a morte, um combate ininterrupto contra os perigos. Daí a prioridade absoluta que deposita em propostas - meio, recursos, ações, política - para sua se-gurança. Já o segundo leva as pessoas a buscarem os insu-mos e as condições que lhes garantam bem-estar físico e espiritual para enfrentar os desafios. Nesse nicho en-tra a vertente da corrupção, percebida como o conjunto de desvios, contrafações e ilícitos que resultam na apro-priação de recursos públicos destinados ao bem-estar da coletividade. Em outros ter-mos, os cidadãos inferem que corruptos e corruptores surrupiam milhões de reais que lhes pertenceriam, o que diminui a possibilidade de contar com um bolso mais polpudo e, assim, garantir o estômago mais saciado. Sob essa compreensão, que se pode depreender da visão de Serge Tchakhotine (A Mistificação das Massas pela Propaganda Política), a so-ciedade vê com alegria a no-tícia de que o Brasil dá mais um passo na guerra contra a corrupção.

O motivo de esperança é a decisão da Comissão de Juristas do Senado que clas-sifica como crime o enrique-cimento ilícito de servidores públicos, sejam modestos funcionários, políticos, diri-gentes de empresas e órgãos ou juízes. Trata-se de mais uma ferramenta a ser incor-porada ao Código Penal, que já contempla larga faixa de crimes contra a administra-ção pública, como peculato,

entreaspas

extravio, sonegação, inutili-zação de documentos, em-prego irregular de verbas ou rendas públicas, concus-são, corrupção passiva, fa-cilitação de contrabando ou descaminho, prevaricação, condescendência crimino-sa, advocacia administrati-va, exploração de prestígio, corrupção ativa e outros dispositivos versando sobre o leque da corrupção. Pela decisão a ser encaminhada à Mesa do Senado, ao Estado caberá provar que o servidor acumulou bens de forma ile-gal, fato a ser investigado a partir da declaração de bens do agente público, que ele apresenta ao tomar posse e atualiza anualmente.

O fato é que, em meio a mais uma onda de denúncias de corrupção a serem apu-radas no âmbito da CPI mis-ta - agrupando, desta feita, tráfico de influência, fraude em licitações, formação de quadrilha, entre outros cri-mes -, o País continua a bus-car as melhores formas para combater essa mazela, que é uma das mais corrosivas do tecido institucional. Basta lembrar que a soma alcança-da pela corrupção é estima-da em cerca de R$ 70 bilhões, correspondendo a mais de 2,5% do produto interno bruto. Fossem investidos em educação, veríamos um salto de quase 50% das matrícu-las do ensino fundamental, chegando a 52 milhões, o dobro de leitos em hospitais públicos, restritos a 370 mil, e a construção de cerca de 3 milhões de moradias. Há uma consciência generali-zada de que a sensível dimi-nuição do PNBC - o produto nacional bruto da corrupção - implicará efetiva expansão do índice global de felicida-de coletiva, que se poderia constatar pelo alargamento das fronteiras assistidas por programas de saúde, edu-cação, mobilidade urbana, segurança, moradias, sanea-mento básico.

A criação de mecanismos para combate direto às fran-

artigo

agendas/a

Gaudêncio Torquato

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor políticoe de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

jas da cor-rupção tem vital impor-tância. Mas a estratégia da criminaliza-ção do enri-quecimento ilícito poderá ser inócua ou não oferecer resultados sa-tisfatórios se não abranger a bateria de causas que aciona a engrenagem de corruptos e corruptores. Vejamos como o pano de fundo que acolhe o alfabeto da corrupção é mal alinhavado. O Estado brasi-leiro abusa do poder discri-cionário. Nos corredores dos edifícios públicos montou-se gigantesca máquina burocrá-tica - quase sempre focada no lema “criar dificuldades para obter facilidades” - na qual se avolumam restrições às atividades comerciais e produtivas, protecionismo e subsídios para uns e regras duras para outros, excesso de imposições de licenças de importação/exportação. Está mais do que provado que economias abertas e an-tidiscriminatórias limitam as maquinações de “grupos da propina”. Ali a taxa de cor-rupção é menor.

A política salarial na ad-ministração pública também contribui para a expansão das teias corruptoras na medida em que estimula fontes alternativas de renda. Forma-se ambiente favorá-vel à parceria de interesses de grupos privados e admi-nistradores da res publica. Abre-se uma janela para o ingresso de agentes da esfera política. E a competição polí-tica se torna acirrada, exi-gindo de candidatos “muita bala” para enfrentar os em-bates eleitorais. A “munição” costuma sair dos arsenais de empresas que prestam servi-ços às três instâncias: União, Estados e municípios.

A par desse feixe causal, espraia-se a cultura de im-punidade, que se ancora na desigualdade de direitos. A lição de Anacaris, o sábio

Cercando a teia da corrupção

opiniãocenário urbano

“A gente poderia pensar que o transporte público, na área urbana e grandes cidades pode ser fator adicional de estresse e desgaste, porque além do tempo que se fica dentro dele, sem condições adequadas de conforto, tem que correr para não perder porque demora para passar outro”, Maria DioníSia Do aMaral DiaS, DouTora e MeSTre eM PSiColoGia SoCial, Sobre CenSo 2010 que inDiCa que TrabalhaDor Da reGião GaSTa aTé uMa hora Para CheGar ao Trabalho

Programe seu anúncio para a próxima edição(11) 4208-3777 ou [email protected]

Homenagem às mães

Page 3: Edição - 170

economia cenário urbano

O governo vai atrelar a remuneração da poupança à taxa

básica de juros, a Selic. A mudança será editada por medida provisória, que deve entrar em vi-gor nesta sexta-feira (4), anunciou no fim deta quinta-feirae (3) o Mi-nistro da Fazenda, Gui-do Mantega,

Segundo o presidente da Força Sindical, depu-tado Paulinho da Força (PDT-SP), que participou junto com líderes sindi-cais de reunião com a pre-sidente Dilma Rousseff, o critério atual de remune-ração da poupança – de 6,17% ao ano mais varia-ção da Taxa Referencial (TR) – vai ser substituído pela variação da TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros che-gar a 8,5% ao ano ou me-nos. Atualmente, a Selic está fixada em 9% ao ano.

A alteração valerá ape-

DA ReDAçãocom Agência Brasil

5Sexta-feira,

4 de maio de 2012

Micro e pequenas empresas não acreditam em ganhos financeiros gerados por práticas sustentáveis, diz estudo do Sebrae divulgado nesta quinta-feira (3) sobre o perfil da sustentabilidade em empresas

FAB

io R

oD

Rig

ue

S Po

zz

eB

om

/AB

R

DivulgAção

novas regras Rendimento da caderneta limitado a 70% da Selic será usado quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano

governo vai atrelar rendimento da poupança à taxa básica de juros

nas para novos depósitos, segundo Paulinho, e não afetará as 100 milhões de contas na caderneta de poupança existentes. “Nossa preocupação é que os atuais poupadores não fossem prejudicados. Como a mudança garante direitos dos poupadores

atuais, nós [da Força Sin-dical] apoiamos a altera-ção”, disse. O presidente da Central Única dos Tra-balhadores (CUT), Artur Henrique, também confir-mou a mudança, mas dis-se que a entidade ainda vai avaliar a proposta.

A mudança na remu-

Reunião ontem, presidente Dilma comandou reunião no Palácio do Planalto

neração da poupança vai permitir que o governo continue a baixar os ju-ros sem que os grandes investidores se sintam es-timulados a migrar para a poupança e deixem de comprar títulos públicos. O anúncio oficial da me-dida deve ser feito ainda hoje pelo ministro da Fa-zenda, Guido Mantega.

A nova remuneração só incidirá sobre os de-pósitos feitos a partir da

edição da medida provi-sória. Assim, quem tem uma caderneta de pou-pança terá o saldo corrigi-do de duas formas: pelo rendimento tradicional, para o dinheiro guardado até hoje e pela nova regra, para os futuros depósitos.

A FecomercioSP apro-vou as mudanças. “A um só tempo o governo resolve o problema do piso da taxa de juros criado pela fór-mula antiga, sem mudar as regras para aplicado-res antigos. As medidas abrem espaço o País ter taxas de juros mais con-dizentes com a realidade internacional”, diz Abram Szajman.

Page 4: Edição - 170

políticacenário urbano

6Sexta-feira, 4 de maio de 2012

O deputado estadual Celso Giglio (PSDB) apresentou projeto de lei que propõe a implantação de um sistema de classificação e premiação às cidades que investirem em melhores condições de locomoção às pessoas

portadoras de deficiência física

O vereador Elvis Ce-zar (PSDB) terá sua cassação votada na

segunda-feira (7), pelos seus colegas, na Câmara de Santana de Parnaíba. Ele é acusado de compra de vo-tos (uma reportagem da TV Record mostrou o par-lamentar dando brinque-dos a eleitores às vésperas do Natal de 2011).

A expectativa é de que Cezar seja cassado por unanimidade, já que é o único dos 11 vereadores a fazer oposição ao prefeito Silvio Pecciolli (DEM) na Casa. “Eles não querem saber se é injustiça ou não”, criticou Cezar. “Eles querem me tirar da elei-ção de outubro”, afirmou.

Presidente da Câ-mara, o vereador Régis Salles (PMDB) diz que o tucano terá duas horas para fazer sua defesa du-rante a sessão, que deve durar o dia inteiro devido à leitura do relatório da comissão. “Eu nem estava sabendo da sessão”, disse Elvis à reportagem, na noite de quarta-feira (2).

O vereador Carlos Si-queira, o Caíga (DEM),

Reunidos na quarta-feira (2), os ministros do Supremo Tribunal Fe-deral adiaram a discussão sobre qual formato será adotado para agilizar o julgamento do mensalão. Ainda não há data para que o assunto seja julgado, mas a expectativa é de que o processo seja colocado na pauta antes das eleições de outubro deste ano.

Os ministros estudam criar uma força-tarefa para agilizar o julgamen-to. Especialistas temem que as acusa-ções prescrevam e nenhum dos acu-sados possa ser levado ao banco dos réus. O escândalo estourou em 2005.

Em meio à indefinição, o futuro político dos envolvidos no caso segue indefinido. É o caso do deputado federal João Paulo Cunha (PT), candidato à Prefei-tura de Osasco no pleito deste ano. Ele pode ter seus planos comprometidos caso seja de fato

condenado. “Eu sou tão seguro da minha inocência que, para mim, independe”, minimizou o petista. “Eu não tenho problema nenhum em enfrentar esse julgamento. Em qualquer tempo”, disse.

No final de abril, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que o julgamento terá inicío no mês que vem. Em resposta a um ofício da Academia Brasileira de Direito Consti-tucional, o ministro disse que cerca de seis sessões serão necessárias para o julgamento, que pode se estender até o mês de julho, cancelando o recesso de meio de ano dos ministros.

O início do julgamento de-pende ainda do voto do ministro Ricardo Lewandoski, que é revisor do caso. Se este voto não sair em maio, disse Britto à associação, o julgamento pode ser realizado somente em agosto. {ds}

santana de parnaíba Tucano é acusado de compra de votos em reportagem da TV Record, no Natal de 2011

Vereador Elvis Cezar terá cassação votada na segunda-feira (7)

STF adia decisão sobre formato de julgamento do mensalão

escândalodiEgo [email protected]

bastidores

afirmou que Elvis po-deria ser avisado até 24 horas antes da votação. “Julgar um colega é uma situação desagradabilís-sima”, disse o vereador, que foi o relator da co-missão responsável por analisar as denúncias.

Em sua defesa, o tu-cano citou um vídeo pu-blicado no YouTube onde o secretário de governo Cláudio Esparrinha diz que a cassação do vere-ador foi bem armada. O

vídeo não foi aceito pela comissão como peça de defesa de Cezar. “Não há perseguição”, rebateu Ca-íga. “Se ele tivesse feito a coisa do jeito correto, ele não estaria passando por isso. Nós demos possibili-dade de defesa a ele”.

De acordo com Caíga, um laudo validando a re-portagem da Record fará parte do relatório que será lido na segunda-feira (7). O documento foi elabo-rado pelo perito Ricardo

Molina.

ÍndioSuplente do vereador

Professor Hélio (PCdoB), que renunciou há duas se-manas, Jonas Soares da Sil-va, o Índio (PSB), terá sua primeira participação no Legislativo, na sessão de segunda-feira (7). Não se sabe ainda se ele fará ou não parte da quase unâ-nime base governista na Casa. “Ainda precisamos sentir ele”, disse Salles.

PlenáriaNesta sexta-feira (4), a empresária Elizabeth Dutra (PT), promove plenária para discutir conjuntura política municipal, no auditório no Centro Comercial de Alphaville, às 19h. O evento acontece há dois dias das prévias que devem definir o nome do partido na disputa à Prefeitura de Barueri. Pleiteiam a vaga, além de Elizabeth, o presidente do diretório do PT no município, Ronaldo Araújo, Baltasar Rosa e Gilberto Rosa. {ds}

diVulgação

miC

hE

la b

Ríg

ida

- g

iRo

S/a

ElViS CESaR Vereador disse que oponentes querem tirá-lo da eleição de outubro

Page 5: Edição - 170

metrópolecenário urbano

8Sexta-feira, 4 de maio de 2012

IBGE Situação é pior em Osasco: 39,8% dos moradores perdem até uma hora em trânsito diariamente

fiscalização

campanha projeto

Até o dia 13, o SuperShopping está com o concurso cultural Correndo pela sua mãe,

para comemorar o dia das mães. Informações www.supershoppingosasco.com.br

MIc

hE

la B

ríG

Ida

- G

IrO

S/a

leiamaisPlano DiretorNeste sábado (5), a partir das 14h, a Prefeitura de Osasco realiza uma audiência pública para discutir o Plano Diretor Estratégico do Município de Osasco, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na rua Marechal Rondon 263, centro. O objetivo é coletar, junto à sociedade, sugestões e críticas para a elaboração do texto final do projeto de que instituiu o Plano Diretor da cidade. Minuta do projeto pode ser consultada no site da prefeitura (www.osasco.sp.gov.br)

Caps CotiaNesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Cotia entregou um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS I) e um Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), o primeiro na rua Valdionor Belloti 105 e o segundo na avenida Rotary 29. Até dezembro, a prefeitura deve entrega Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – que abriga pacientes moradores dos hospitais psiquiátricos. {va}

Dados divulgados pelo Instituto Bra-sileiro de Geogra-

fia e Estatística (IBGE), coletados durante o Cen-so 2010, indicam que dos 568.411 entrevista-dos em Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba, 208.904 perdem de 30 a 60 minutos no desloca-mento, o que equivale a 36,7% dos trabalhadores. Outros 114.160 gastam até duas horas para che-gar ao trabalho, cerca de 20% dos entrevistados.

Segundo o Censo, a maior parcela de traba-

SufOcO Tempo perdido no deslocamento aumenta fadiga e estresse, garante especialista

aumenta o número de prisões em blitze da lei Seca na região oeste

aberta a temporada de vacinação contra a gripe

usina de reciclagem em Itapevi pode ter de esperar

Na região, 36% gastam até uma hora para chegar ao trabalhoVâNIa [email protected]

lhadores, que demora mais de uma hora para chegar ao trabalho, vive em Itapevi. Dos 70.864 consultados no municí-pio, 27% afirmaram que gastam mais de uma hora no trajeto entre a resi-dência e o trabalho. Em Osasco, dos 238.073 en-trevistados, 49.070 tam-bém perdem mais de 60 minutos no percurso, ou seja, 20,6%.

Para Maria Dionísia do Amaral Dias, doutora em Psicologia Social, do departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina (Unesp), no acumulado, esta perda de tempo também pode oca-sionar transtornos men-

tais. “Aumenta a fadiga, o cansaço, pode aumentar a sensação de estresse, particularmente se a pes-soa tem várias outras ati-vidades, como cuidar da família e estudar. A fadiga em longo prazo contribui para um dos males muito relacionado ao trabalho, que é a fadiga crônica, que pode levar a outros transtornos mentais mais sérios, como a depressão”, alertou. “Medidas palia-tivas individuais podem amenizar o transtorno: na medida do possível, tentar fazer o trajeto a pé, bus-car atividades compensa-tórias em alguns minutos do dia, ouvir música”, indi-cou Dionísia.

dIVulGaçãO

PúBlIcO alVO Crianças a partir de seis meses e menos de dois anos devem ser vacinadas

Neste sábado (5), é o Dia D contra a gripe e o lançamento da 14ª Campanha Nacional de Vaci-nação Contra a Gripe, do Minis-tério da Saúde. Na região oeste, a estimativa é de que 351,6 mil pessoas - entre idosos, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes, in-dígenas e profissionais de saúde - sejam vacinadas. A campanha será realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secre-tarias estaduais e municipais, até o dia 25 de maio.

A grande mobilização quer chamar a atenção do público alvo para a importância de tomar a vacina, que vai imunizar contra a gripe A (H1N1), tipo que se disse-minou pelo mundo na pandemia de 2009, conhecida como gripe suína. A campanha também vaci-nará a parcela da população par-ticipante contra outros dois tipos

A Polícia Militar está intensi-ficando as blitze da Lei Seca, para fiscalizar motoristas que combinam bebida alcoólica com direção. Os motoristas que desrespeitam a lei e são flagrados com mais de 0,33 mg de álcool por litro de sangue são

multados em R$ 957. Dados levantados pelo Co-

mando de Policiamento de Área Metropolitano Oito (CPA M/8), responsável pela região oeste da Grande São Paulo, indicam que o número de abordagens aumentou

em 21% entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O número de prisões em flagrante seguiu a ten-dência e teve aumento de 86% no período analisado, saltando de sete para treze detenções.

As blitze da Lei Seca aconte-

cem desde 2008, quando entrou em vigor a lei 11.705 que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, passando a proibir o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Na região oeste, duran-

te as blitze da PM, 68 condutores foram submetidos ao teste de ba-fômetro: 12 se recusaram a fazer o teste, 14 foram submetidos ao exame laboratorial e 13 ao exame clínico nos dois primeiros meses deste ano.{va}

Em julho de 2011, a prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer, falou ao Giro S/A de um projeto para a implantação de uma usina de reci-clagem de entulho no município. O objetivo, segundo Ruth, era resol-ver o problema de falta de espaço para descarte do material oriundo da construção civil e da sua reutili-zação. Para a implantação do equi-pamento, no entanto, a prefeitura precisa de licenciamento ambien-tal, emitido pela Cetesb, o que ain-da não aconteceu. Na último mês, a prefeita afirmou que aguardava a licença ainda para este ano. “Não dá para precisar data. Às vezes, a Ce-tesb demora dias, e às vezes anos”, disse Ruth, durante evento político.

No final de abril, a prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que “está em andamento processo para licenciamento, junto à Cetesb, de uma área de aterro de inertes, para recebimento de ma-teriais provenientes de dragagem de rios e córregos do município. O espaço, localizado em uma área próxima ao Jardim Sorocabano”. Nesta semana, no entanto, a Cetesb informou que não consta nenhum pedido da prefeitura para licencia-mento do equipamento. {va}

do vírus influenza – A (H3N2) e B.Idosos acamados poderão rece-

ber a vacina em casa. Basta um pa-rente cadastrá-lo na Unidade Básica

de Saúde (UBS) mais próxima. Em Santana de Parnaíba, no dia 5, a Secretaria de Saúde colocará qua-tro postos de vacinação no Colégio Municipal Tom Jobim, em Tamboré; mercado Pão de Açúcar, em Alpha-ville; na Administração Regional de Alphaville e na Avenida dos Pinhei-ros 200, em Aldeia da Serra.

Em Cotia, haverá postos fixos, até o dia 25, nas UBSs Caucaia do Alto, Atalaia, ASSA, Portão, Arco--Íris, Mirizola e Recanto Suave. No dia 5, haverá postos móveis no Walmart (Granja Viana) e no Ex-tra (região central), e uma tenda na Praça da Matriz, no Centro. Em Barueri, a vacina será aplicada nas dezesseis UBSs e no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), na Avenida Henriqueta Mendes Guerra 268. Postos móveis passa-rão por Alphaville, Tamboré e Al-deia da Serra, mas as datas ainda não foram divulgadas. {va}

ca

rlO

S B

ar

rE

tta

- a

rq

uIV

O G

IrO

S/a

Page 6: Edição - 170

metrópolecenário urbano

Na última semana, a ONG Mobilize Brasil divulgou o

estudo Calçadas do Brasil, que avaliou oito critérios em calçadas de doze ca-pitais, entre eles irregu-laridades no piso, largura mínima de 1,20m (nor-ma ABNT), existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada e si-nalização para pedestres.

Dos 24 trechos de cal-çadas analisados em São Paulo, doze tiveram mé-dia acima de seis. Embora o estudo não abranja pas-seios públicos na região oeste, basta uma passa-gem pelas áreas centrais de Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapevi e Ba-rueri para encontrar pro-blemas.

Em Osasco, na Rua Pri-mitiva Vianco, a calçada apresenta falta de manu-tenção e buracos que divi-dem espaço com obstácu-los, como banca de jornal e trechos sem acessibili-dade. Problemas também nas avenidas João Batista, Marechal Rondon e Ma-ria Campos. Os passeios em Cotia são irregulares; falta acessibilidade e ma-nutenção, por exemplo, na Rua Engenheiro Leon Psaguevichi. A rampa de acessibilidade na Rua Ba-tista Cepelos, em frente à Câmara Municipal, tem um buraco.

Em Itapevi, as calça-das das ruas Cesário de Abreu, Rubens Caramez e Avenida Presidente Var-

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 4 de maio de 2012

Calçadas apresentam mau estado de conservação

avaliação Um estudo da OnG Mobilize apontou piores calçadas nas capitais brasileiras. Região também tem problemas

antirrábica

leiamais

itapevi e Cotia definem calendário de vacinação

Vice no JoriOs atletas de Santana de Parnaíba que disputaram a 16ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) que aconteceu no município de 26 a 29 de abril conquistaram o vice-campeonato na classificação geral. A cerimônia de encerramento aconteceu no domingo (29 de abril), no Ginásio de Esportes Armando Frediani. Barueri ficou em quinta na classificação e Osasco em décima.

Ações ambientais No dia 7, a partir das 19h, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco lança a cartilha de Educação Ambiental Planeta Jovem: Cartola e Maristela falando de mudanças climáticas. O lançamento será na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping. O objetivo é despertar a consciência e ao mesmo tempo trabalhar a Educação Ambiental (EA), com crianças entre seis e 12 anos.

EmpreendedorEntre os dias 28 de maio e 1º de julho, a Prefeitura de Barueri recebe as inscrições para as turmas do segundo semestre do programa Barueri Empreendedor, sub-divisão do programa Barueri Emprega. Informações no balcão do Barueri Emprega, no Ganha Tempo. Telefone (4199-1333).

Inter AlphasDe 11 a 17 de maio, o Alphaville Tênis Clube realiza a XI Olimpíada Inter Alphas 2012 Bradesco. Serão mais de 3.500 atletas de 11 residenciais, disputando 850 jogos de 20 diferentes modalidades, para um público de aproximadamente 70 mil pessoas, entre associados e não associados.

Centro de distribuiçãoA partir de julho, a Goodyear vai inaugurar um Centro de Distribuição em Itapevi.O espaço será num condomínio industrial às margens do km 32 da rodovia Castello Branco. {va}

Após dois anos sem realizar a Campanha de Vacinação Antir-rábica, as Secretarias de Saúde de Itapevi e Cotia receberam as doses para imunizar cães e gatos contra a doença. Os municípios são os únicos na região oeste a receberem as vacinas da Secreta-

ria de Estado da Saúde.Segundo a Secretaria, o Mi-

nistério da Saúde enviou apenas 3,5 milhões de doses para São Paulo, mas são necessárias 7,5 milhões para cobrir todo o estado. As cidades não estão na lista de prioridades, ou seja, com casos

diagnosticados nos últimos anos. Mas já programaram a campanha para os próximos dias.

Cotia realiza a campanha de 7 a 31 de maio. Em Caucaia do Alto, a vacinação acontecerá na Praça dos Romeiros; e na Granja Viana, na Avenida São Camilo 1181, nos

dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de maio, a partir das 9h. Mais infor-mações pelo telefone 4616-0800.

Em Itapevi, a campanha começou na segunda-feira (30), Mais informações sobre outros postos de vacinação pelo telefone 4143-8499.

Rua Batista Cepelos, Cotia

Avenida Presidente Vargas, Itapevi

Avenida João Batista, Osasco

Rua Sazana Dias, Santana de Parnaíba

No domingo (6), a partir das 10h, a Prefeitura de Osasco realiza o Passeio Ciclístico Osasco 50 Anos. Largada na rua Narciso Sturlini, em frente a prefeitura

FO

tO

s: M

iCh

ela

bR

íGid

a -

GiR

O s

/a

diVUlGaçãO

gas precisam de manuten-ção e de acessibilidade. Já em Santana de Parnaíba, as calçadas são estreitas, mas pouco se pode fazer em relação a isto, já que se trata de patrimônio histó-rico. Falta acessibilidade, e existem rampas apenas em frente a bancos e pou-cos estabelecimentos. As calçadas de Barueri são as mais conservadas. Na Avenida 26 de Março e na Rua Campos Sales, por exemplo, o passeio está em bom estado, apesar de faltar acessibilidade.

Multa para desmazelo

A obrigação de con-servação das calçadas é do proprietário do imó-vel localizado em via com guias e sarjetas, confor-me leis municipais. A le-gislação prevê, inclusive, penalidades para os pro-prietários que não zelam pelo passeio público em frente à sua propriedade. No entanto, cabe às pre-feituras providenciarem acessibilidade, ilumina-ção e retirada de obs-táculos. As prefeituras foram procuradas para falar sobre a qualidade das calçadas, projetos de melhorias e acessibilida-de, mas não retornaram até o fechamento desta edição.

baRUeRi Calçadas no centro da cidade são as mais conservadas, mas falta acessibilidade

Page 7: Edição - 170

metrópole cenário urbano

Segundo um levan-tamento feito jun-to à Secretaria de

Segurança Pública (SSP), o número de agressões físicas registrado nas Dele-gacias de Defesa da Mulher (DDM) em Barueri, Cotia e Osasco saltou de 172 ca-sos em fevereiro deste ano para 174 em março, um aumento de 1,1%.

Já os casos de estupro, registrados nas DDMs das três cidades, aumentaram em 185% no período. Em fevereiro, foram anotadas sete ocorrências, ante 20 em março. Em todo o es-tado, os dados indicam queda nos casos de agres-

Vânia [email protected]

11sexta-feira,

4 de maio de 2012

Delegacias da Mulher na região registram mais casos de agressão

violência em todo o estado, os casos de agressão física contra a mulher chegaram a 5.643 ocorrências em março

Barueri Psicóloga Paula Nasser atende vítimas de maus tratos e violência no Espaço Mulher

Até o dia 11 de junho, a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), recebe as inscrições para o vestibulinho 2012 do Instituto Técnico de Barueri (ITB). Informações www.fieb.edu.br

He

nr

iqu

e V

ile

la -

ar

qu

iVo

gir

o s

/a

DiVulgação PMB

sões contra a mulher, de 6.107 casos em feverei-ro para 5.643 em março, queda de 7,5%.

Se considerarmos os casos de estupro regis-trados em todas as de-legacias nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba, houve um aumento de 50% entre os meses levantados. Foram 22 estupros em fevereiro e 33 em março.

Para a delegada da DDM de Osasco, Silvia Maria Wichmann Rapo-so, a realidade pode ser ainda pior. “Trabalha-mos com dados oficiais. Os números são o que temos de concreto, mas pode haver muitos casos

que não chegam à delega-cia”, afirmou a delegada. “Nos casos de agressão, em geral, são os maridos e companheiros das ví-timas os agressores. A dependência financeira e o medo acabam fazen-do com que a vítima não denuncie”, acrescentou.

Mas Silvia diz que a situação já foi pior. “Desde a sanção da lei 11.340 (lei Maria da Pe-nha), em 2006, a mulher se sente mais segura para denunciar. Isto re-fletiu nas estatísticas”, disse a delegada. “Além disto, a mídia passou a falar mais do problema. Existe mais divulgação em entidades de bairro”, acrescentou.

Page 8: Edição - 170

Sexta-feira, 4 de maio de 2012

to

S r

an

ge

lf

ot

oS:

div

ulg

ão

Almoço no

12 classeAButtinaUm charmoso casarão da década de 40, preservado com suas carac-terísticas originais, abriga o Buttina, restaurante de culinária italiana, comandado pela chef Filomena Chiarella. Ela preparou de entrada para a data sfoglie alle mele e formagio (tortinha de massa folhada, recheada com creme de queijos, coberta com maçã); como principal, lasagna di funghi (massa verde com molho bechamel, mussarela, shitake, shimeji e funghi seco) e torta di cacao e pere (torta de cacau e pêra, acompanhada de sorvete de coco) de sobremesa. O menu completo sai por R$ 68. Rua João Moura 976 - Pinheiros. Telefone: 3083-5991.

AmadeusA chef Bella Masano, do Amadeus, criou um menu que será servido no almoço e no jantar. O menu degustação completo custa R$ 148, por pessoa, e é composto por tartare de atum com hortelã e melaço de romã, arroz de polvo e cavaquinha com palmito pupunha, legu-mes da estação e limão siciliano, e panacotta de café com espuma de chocolate, castanhas e farofinha de biju. Rua Haddock Lobo 807. Telefone: 3061-2859.

KiichiO restaurante japonês Kiichi preparou dois cardápios diferencia-dos para o almoço do Dia das Mães e de cortesia a sobremesa, o Harumaki de Banana. Na primeira opção, carpaccio de robalo e risoto japonês com lagosta, por R$ 70; ou sashimi de picanha e combinado com 42 itens composto por sashimis, sushis, enrolados, ovas, mini hot roll e harumakis, que servem até quatro pessoas (R$ 90). Alame-da Lorena 138 – Jardins. Telefone: 3051-3330.

Le BouOs chefs Rodrigo Manssilla e Marco Montuori, do bistrô Le Bou, esco-lheram para a data receitas tradicionais que incluem entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$ 80. Entre as opções estão clássicos como cassoulet e moules-frites marinière, e de sobremesa tartin de banana com sorvete de vanille. Rua Bandeira Paulista 387 - Itaim. Telefone: 3078-7619.

Lupercio RestauranteSob o comando do chef Thiago Saldiva, o recém inaugurado Lupercio Restaurante vai oferecer cardápio especial que inclui entrada, duas opções de prato principal (vieiras grelhadas com lentilhas du puy, aspargos, pancetta e creme azedo; e supreme de frangoorgânico com herbes de provence, fonduta de alho-poró e feijão borlot-ti) e duas opções de sobremesa pelo valor fechado de R$ 85. Alameda Ministro Rocha Azevedo 1373 - Jardins. Telefone: 3062-6644.

Prima Bruschetteria Bar e CucinaOs chefs Erik Nako e Cristiano Lanna, da Prima Bruschetteria Bar e Cucina, estende-ram as comemorações em torno das mães e oferecem pratos especiais que perma-necem de 11 a 17 de maio no menu. Quem passar pela casa neste período vai poder saborear: bruschetta de berinjela à parmegiana (R$ 8,3); tagliatelle com camarões em molho de prosecco (R$ 23/ R$ 39) e bruschetta de nutella com morangos (R$

8,9). No domingo (13), mamães que passarem pela casa com os filhotes ganham de cortesia uma bruschetta doce: nutella com morangos, morangos e mascarpone ou nutella e avelãs. Rua Aspicuelta 471 - Vila Madalena. Telefone: 2924-1549.

A EsperançaO restaurante A Esperança abre especialmente para o almoço no domingo (13) com almoço completo pelo valor de R$ 78, que inclui couvert, entrada e quatro opções de prato principal (ravioli de mussa-rela de búfala com molho de tomates frescos, risoto

de bacalhau, filé ao molho de pimenta rosa com risoto de cinque funghi e pernil assado no forno à lenha com batatinhas e cebolinhas coradas e arroz de alho poró, além de três opções de sobremesa: tiramissú, petit gateau com sorvete de creme e salada de frutas com sorvete de creme. As mamães também ganharão flores. Rua Pedroso Alvarenga 716 - Itaim. Telefone: 3078-2960.

Se a ideia é tirar a mamãe da cozinha e levá-la para um almoço especial no domingo (13), aproveite. Os restauran-tes ainda têm reservas para a data, com direito a cardápios turbinados e brindes para a comemoração.

olh

ar

de

fo

gr

afa

tad

eu

br

un

ell

i

Lupercio Restaurante

Medalhão de mignon, sauce roquefort e gratin de batatas

Bruschetta de Nutella

Sfoglie

Tiramissu

Risoto Japonês com Lagosta

Cavaquinha com palmito

pupunha, legumes da

estação e limão siciliano

Page 9: Edição - 170

A 8ª edição da Virada Cultural, que movimenta São Paulo no próximo sábado (5) e domingo (6), traz novidades. Além de shows, peças de teatro e exibição de filmes, as 24 horas de programação gratuita incluem uma feira gastronômica e o Mercado Mundo Mix, que retorna ao evento com novos talentos e ideias do mundo da arte, música, moda e design.

Entre os destaques está o palco montado em frente à estação de trem Júlio Prestes, que terá programação ligada ao afrobeat, ao jazz e ao highlife no sábado (5), como o guitarrista de Gana Ebo Taylor e os nigerianos Seun Kuti & Egypt 80. Os jamaicanos do Toots and The Maytals e dos The Abyssinians mostram a tradição do reggae no domingo (6). Gilberto Gil fecha a programa-ção às 18h.

O palco montado no Pátio do Colégio receberá a comédia dramática “Sem Pensar”, com Denise Fraga, no sábado (5), às 18h. No domingo (6), às 18h, a elogiada “Luis Antonio - Gabriela”, do diretor Nelson Baskerville, fecha a agenda do local, às 18h.

Recém reformado, o centenário Teatro Municipal de São Paulo receberá nomes consagrados da música brasileira, como Cauby Peixoto e Ângela Maria, no sábado (5), às 21h30; e Badi Assad e Balé Teatro Castro Alves, no domingo (6), às 12h.

O elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, vai concentrar duas atrações: Chefs na Rua - Mercado e Cultura, inédita na Virada Cultural, e o

Mercado Mundo Mix, que começa às 17h do sábado (5) e vai até o fim do evento no domingo.

Com a curadoria de Checho Gonzales e Daniela Narciso, Chefs na Rua unirá a alta gastronomia à comida de rua em 20 bar-racas, nas quais o público poderá saborear pratos preparados por chefs renomados. A atração começa à meia-noite do domingo (6), com 500 porções da Galinhada Dalva e Dito de Alex Atala. Duas horas depois, o francês Erick Jacquin entra no circuito para servir a tradicional sopa de cebola até as 6

da manhã, com pratos vendidos a preços populares, entre R$ 5 e R$ 15.A programação, totalmente gratuita, pode ser consultada no site www.

viradacultural.org.br. {graziela costa}

ViradaCultural: classeA 13

Sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ma

rC

oS

he

rM

eS

weekend

São Paulo efervescente

João CaldaS

FotoS: diVulgação

Page 10: Edição - 170

Programação válida de 4 a 10/5emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 ParaíSoS artificiaiS - 16 Anos 13h00 - 15h20 - 17h35 - 19h50 - 22h10 Sala 2 oS VingadoreS (Dub) - 12 Anos 12h30 - 15h40 - 18h40 - 21h40 Sala 3 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 12h00 - 15h10 - 18h10 - 21h10 - 00h10 D Sala 4 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 12h50 - 16h00 - 19h00 - 22h00 Sala 5 american Pie: o reencontro - 16 Anos Sala 6 JogoS Vo-razeS (Dub) - 14 Anos 21h50 S | eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 12h10 - 14h35 - 17h05 - 19h30 | o exótico hotel marigold - 10 Anos 21h50 E Sala 7 um homem de Sorte - 12 Anos 13h10 - 15h30 - 18h00 - 20h20 - 22h40 D Sala 8 anJoS da lei - 16 Anos 13h30 - 15h55 - 18h20 - 20h50 - 23h20 D Sala 9 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 19h20 | oS VingadoreS 3D (Dub) - 12 Anos 13h20 - 16h20 - 22h15 Legendas D Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta--feira (04/05) e Sábado (05/05) E Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (10/05). S Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (10/05).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Av. das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros | Tel.: 3024-3705 | Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 12h00 - 15h10 - 18h10 - 21h10 - 00h10 D Sala 2 oS VingadoreS - 12 Anos 12h30 - 15h30 - 18h30 - 21h40 Sala 3 ParaíSoS artificiaiS - 16 Anos 12h20 - 14h50 - 17h20 - 19h40 - 22h00 Sala 4 oS VingadoreS 3D (Dub) - 12 Anos 12h55 - 16h10 | oS VingadoreS 3D - 12 Anos 19h10 - 22h10 Sala 5 anJoS da lei - 16 Anos 11h40 G - 14h40 - 17h30 - 20h00 - 22h40 D Sala 6 SeSSão trailer cinemark - 14 Anos 13h00 U - 13h40 U | american Pie: o reencontro - 16 Anos 12h10 G - 15h00 - 17h40 - 20h20 - 23h10 D Sala 7 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 11h50 - 14h10 - 16h40 | aS idadeS do amor - 14 Anos 19h20 - 22h20 Legendas D Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (04/05) e Sábado (05/05) G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (05/05) e Domingo (06/05). U Esta sessão NÃO será exibida Sábado (05/05) e Domingo (06/05).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 oS VingadoreS (dub) – 12 anos – 14h50 – 17h40 – 20h30 Sala 2 american Pie (dub) – 16 anos – 14h10 – 19h – 21h20 | Espelho, espelho meu (dub) livre – 16h30 Sala 3 Pa-raíSoS artificiaiS (nac) – 16 anos – 14h10 – 16h20 – 18h50 – 21h10 Sala 4 anJoS da lei (dub) – 16 anos – 14h – 16h10 – 18h30 – 20h50 Sala 5 oS VingadoreS 3D (dub) – 12 anos – 15h20 – 18h10 – leg: 21h Sala 6 oS VingadoreS 3D (dub) – 12 anos – 13h50 – 16h40 – (leg) sex/sab: 19h30 – 22h20 Sala 7 oS VingadoreS (dub) – 12 anos – 14h20 – 17h10 – 20h - sex/sab: 14h20 – 17h10 – 20h – 22h50

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 oS VingadoreS 3D (Dub) - 12 Anos 11h00 G - 14h00 - 17h10 - 20h10 - 23h10 D Sala 2 oS VingadoreS (Dub) - 12 Anos 13h20 - 16h30 - 19h40 - 22h30 Sala 3 ParaíSoS arti-ficiaiS - 16 Anos 11h25 G - 13h50 - 16h20 - 19h00 - 21h30 Sala 4 american Pie: o reen-contro (Dub) - 16 Anos 12h20 G - 15h00 - 18h00 - 20h30 - 23h20 D Sala 5 oS VingadoreS (Dub) - 12 Anos 12h30 - 15h40 - 18h40 - 21h40 Sala 6 JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 22h20 | eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 12h10 G - 14h40 - 17h20 - 20h00 Sala 7 a guerra eStá declarada - 10 Anos 14h30 - 19h30 | um homem de Sorte - 12 Anos 11h50 G - 17h05 - 22h00 Sala 8 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 11h30 G - 14h20 - 17h30 - 20h40 - 23h50 D Sala 9 anJoS da lei (Dub) - 16 Anos 13h10 - 16h00 - 18h30 - 21h20 - 00h00 D Sala 10 oS Vinga-doreS 3D (Dub) - 12 Anos 12h00 G - 15h10 - 18h10 - 21h10 - 00h10 D Legendas D Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (04/05) e Sábado (05/05) G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (05/05) e Domingo (06/05).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 oS VingadoreS 3D (Dub) - 12 Anos 3h00 - 15h55 - 18h50 - 21h45 Sala 2 oS Vinga-doreS 3D - 12 Anos 13h30 - 16h25 - 19h20 - 22h15 Sala 3 oS VingadoreS (Dub) - 12 Anos 14h00 S - 16h55 - 19h50 - 22h45 | oS VingadoreS (Dub) - 12 Anos 14h00 E Sala 4 ParaíSoS artificiaiS - 16 Anos 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h15 - 22h30 Sala 5 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 12h40 - 15h00 - 20h00 | american Pie: o reencontro - 16 Anos 17h25 - 22h25 Legendas E Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (10/05). S Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (10/05).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 - VIP R$ 38 a R$ 52

Sala1 ParaíSoS artificiaiS – 16 anos - 11h55A 14h15 16h35 18h55 21h15 23h35B Sala 2 um homem de Sorte (leg) – 12 anos - 13h40 16h 18h20 20h40 22h50B Sala 3 anJoS da lei (leg) – 16 anos - 11h50A 14h20 16h50 19h20 21h50 Sala 4 oS VingadoreS (leg) – 12 anos - 14h 17h 20h 23hB Sala 5 oS VingadoreS (dub) – 12 anos - 12hA 15h 18h 21h Sala 6 oS VingadoreS (leg) – 12 anos - 13h05 16h10 19h05 22h Sala 7 o exótico hotel marigold (leg) – 10 anos - 21h30D oS VingadoreS (leg) – 12 anos - 12h30A 15h30 18h30 21h30E Sala 8 oS VingadoreS (leg) – 12 anos - 11h30A 14h30 17h30 20h30 23h40B Sala 9 conSPiração americana (leg) – 12 anos – 13h25 – 16h25 – 19h15 – 22h05 Legenda: A - So-mente sábado (05/05) e domingo (06/05) B - Somente sexta (04/05) e sábado (05/05) D - Somente terça (08/05) e quinta (10/05) E - Exceto terça (08/05) e quinta (10/05)

Wa

rn

er

Br

os.

Ima

ge

m F

Ilm

es

Baseado no romance “The lucky one”, de Nicholas Sparks, em “Um homem de sorte”, Zac Efron interpreta um sargento da Mari-nha norte-americana que volta após servir no Iraque pela terceira vez. Ele retorna à Carolina do Sul decidido a encontrar a misteriosa mulher da fotografia (Taylor Schilling) que se tornou um verdadei-ro talismã de sorte para ele. Direção: Scott Hicks. Estreia prevista para sexta-feira (4). {gc}

Inspirado na série de TV estrelada por Johnny Depp nos anos 80, o filme “Anjos da lei” (21 Jump Street) conta a história de dois agentes novatos que têm de se infiltrar entre estu-dantes de uma escola de ensino médio para investigar o surgimento de uma nova droga. O filme faz homenagem à série: Johnny Depp, que interpretava um dos policiais, faz uma pequena participação ao lado de Peter DeLuise, seu parceiro no programa Direção: Phil Lord e Chris Miller. Estreia prevista para sexta-feira (4). {graziela costa}

Filme baseado em série de TV dos anos 80 estreia nesta sexta-feira (4)

15sexta-feira,

4 de maio de 2012classeA

O filme “Conspiração americana” (The Conspirator/2010), dirigido por Robert Redford, mostra a prisão de sete homens e uma mulher após o assassinato de Abraham Lincoln. Eles são acusados de pla-nejar a morte do presidente, assim como a do vice-presidente e do secretário de Estado. A única mulher do grupo é Mary Surratt (Robin Wright), defendida pelo advogado Frederick Aiken (James McAvoy ), que suspeita que ela esteja sendo usada para acobertar o verdadeiro culpado da conspiração. Estreia prevista para sexta-feira (4). {gc}

Filme mostra os bastidores da morte de abraham lincoln

romance de nicholas sparks inspira “Um homem de sorte”