edição 17 - jornal do oeste sc

32
FOTO: IUNES FERRAZ Descaso Péssimo estado de conser- vação da Avenida Giácomo Lunardi gera indignação de motoristas e comerciantes Página 05 Dia do Desafio 2013 “Você se mexe e o mundo mexe junto” O Maestro Márcio Buzatto (direita) teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei. Saiu de Xaxim para realizar seu sonho: estudar regência e com- posição musical. Hoje, Márcio é um músico consagrado e participa de dezenas de congressos e festivais musicais em todo o Brasil. Páginas 18 e 19 Melchior Berte A D V O G A D O [email protected] Fone: 49 3353.5617 Cel: 8418.8444 Rua Rio Grande, 788 - Centro - Cep: 89825-000 - Xaxim - SC OAB/SC 19.503 Avenida Nereu Ramos, 75 D - Cobertura CPC Centro - Chapecó - Fone: (49) 3329-1008 O evento, coordenado pelas unidades do Sesc e prefeituras, mobilizou no dia 29, quase 2 milhões de pessoas em Santa Ca- tarina. Em Xaxim, as atividades iniciaram logo pela manhã na Praça Frei Bruno com a participação de centenas de alunos das redes estadual e municipal. Carminatti critica governo do Estado pelas irregularidades apontadas pelo Conselho Es- tadual de Alimentação escolar na merenda escolar da rede de ensino estadual. Página 5 Xaxim - Sexta-feira - 31 de Maio de 2013 Ano I - Edição 17

Upload: diario-data-x

Post on 27-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do dia 31 de maio de 2013 - Jornal do Oeste SC Xaxim - SC

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 1 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

FOTO: IUNES FERRAZ

Descaso

Péssimo estado de conser-vação da Avenida Giácomo Lunardi gera indignação de

motoristas e comerciantes

Página 05

Dia do Desafio 2013

“Você se mexe e o mundo mexe junto”

O Maestro Márcio Buzatto (direita) teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei. Saiu de Xaxim para realizar seu sonho: estudar regência e com-posição musical. Hoje, Márcio é um músico consagrado e participa de dezenas de congressos e festivais musicais em todo o Brasil.

Páginas 18 e 19

Melchior BerteADVOGADO

[email protected]: 49 3353.5617 Cel: 8418.8444Rua Rio Grande, 788 - Centro - Cep: 89825-000 - Xaxim - SC

OAB/SC 19.503

Avenida Nereu Ramos, 75 D - Cobertura CPC Centro - Chapecó - Fone: (49) 3329-1008

O evento, coordenado pelas unidades do Sesc e prefeituras, mobilizou no dia 29, quase 2 milhões de pessoas em Santa Ca-tarina. Em Xaxim, as atividades iniciaram logo pela manhã na Praça Frei Bruno com a participação de centenas de alunos das redes estadual e municipal.

Carminatti critica governo do Estado pelas irregularidades apontadas pelo Conselho Es-tadual de Alimentação escolar na merenda escolar da rede de ensino estadual. Página 5

Xaxim - Sexta-feira - 31 de Maio de 2013 Ano I - Edição 17

Page 2: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 2 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Expediente

O Jornal do Oeste é distribuído todas as sextas-feiras.

Sede e redação: Rua Celso Tozzo – 292 – Centro – Cordi-lheira Alta – SC. CEP: 89819-000.

Telefone: (49) 3358 0392 – CNPJ: 15.294.056/0001-73 Diretores proprietários: Francismar Martins e Lisiane Zanotto

Jornalista: Iunes Ferraz (SC 01699 JP)

Repórteres: Ricardo Dalla Riva e Raphael Spiller

Diretor Financeiro: Francis-mar Martins ([email protected])

Diretora Comercial: Lisiane Zanotto ([email protected])

Vendas: Noedi de Vargas

Contatos: [email protected]

Na internet: www.jornaldoo-estesc.com.br e www.portalxaxim.com.br

Tiragem: 3.500 exemplares

Municípios de Abrangên-cia: AMAI (Bom Jesus, En-tre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão, Xanxerê e Xaxim). AMOSC (Águas Frias, Cha-pecó, Cordilheira Alta, Co-ronel Freitas, Modelo, Nova Erechim, Pinhalzinho, Sul Brasil). Outros municípios (Irani).

Os Artigos assinados são de responsabilidade de seus au-tores

Outros veículos do grupo:

Jornal Data X - jornal diário editado e distribuído em Xa-xim, Lajeado Grande, Mare-ma, Entre Rios e Cordilheira Alta.

Telefone de Contato: 49 3358 0392

www.portalxaxim.com.br

Bruno Antonio [email protected]

PPA/Orçamento Participativo

Paladinos de uma das ferramentas mais democráticas, a participação popular nas discussões e decisões, o PT ao chegar ao poder traiu a si mes-mo, traiu os seguidores e a sociedade. Puro engodo.Salvo algumas incursões como é o caso de Concórdia, especialmente com o prefeito da época, Neodi Sa-retta, o PT não leva a sério e não cria o ambiente e o momento da sociedade participar no planejamento de ações para o futuro de suas comunidades. Isto ficou visível em Coronel Freitas SC aonde a lei preconiza a realização de Audiências Públicas para o levan-tamento de propostas para a constru-ção do PPA – Plano Plurianual de In-vestimentos, que no dia 24 de Maio de 2013 ao realizar a dita audiência

pública, primeiramente não fizeram a devida divulgação e por fim nem presentes estavam o prefeito, vice e seus vereadores, então, qual a impor-tância dada por esta administração a este momento de coleta de propostas e necessidades da comunidade co-ronelfreitenses? Que, aliás, não são poucas, em não estarem presentes e ao invés de coletarem as propostas so-mente apresentaram “uma proposta” já pronta, tirada a partir da indicação dos diretores setoriais desta adminis-tração, que a meu ver, ficou pobre em criatividade, inovação e visão de futuro.Coronel Freitas não vai avançar desta forma, estamos a presenciar Muni-cípios bem mais novos que o nosso crescerem, multiplicarem investimen-

tos, criarem a sua marca enquanto que Coronel Freitas amarga um retroces-so, a cidade está muito mal tratada, as obras paradas, sim, paradas como é o caso do Centro de Eventos que iniciou há quatro anos, tem o mato crescendo ao seu redor, entulhos e lixos que nos envergonham, o chafariz da praça, di-nheiro posto fora, não funciona, o pa-lanque oficial, sujo imundo, sem gra-ma ao seu redor e nem mesmo flores tem. Parece que a cidade foi abando-nada, está suja, já são mais de 90 dias que não recebe uma varrida nas ruas, nada é concluído, não há incentivos, não há perspectivas. Está tudo numa melancolia com esta Administração paquidérmica e caótica.

FestasFestas de Junho em Cordilheira

Alta

Festa Junina no Colégio Media-

ção – 08/06

Festa Junina Linha Bento

22/06

Festa Junina em Fernando Ma-chado – 29/06

Page 3: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 3 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lisiane ZanottoDiretora Jornal do Oeste

m a x i c r e d i t o s c . c o m . b r

TODO MUNDO PENSA EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. QUEM PENSA DIFERENTE COLOCA ISSO EM PRÁTICA.5 DE JUNHO. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Utilizar resíduo orgânico para produzir energia é um jeito diferente de não poluir o meio ambiente. Pense nisso e pratique.

LOG

GIA

MaxiCrédito

Fones: (0xx49) 3347 0255 - 3347 1003Av. Santa Catarina, 816 - CEP: 89840-000 - Coronel Freitas - SC

Mês de Junho começando. Vem aí o Dia dos Namorados e a Loja Vivian estará repleta de novidades

para o inverno e para presentear seu amado ou sua amada. Faça suas compras em Loja Vivian e crie um

momento mágico e apaixonante.

Loja Vivian – 30 anos crescendo com você e graças a você

PolíticosEles recebem mais destaque do que merecem! Ganham bem para trabalhar, executam obras com o dinheiro do povo e ainda assim alguns são idolatrados. Lidam diariamente com o poder que o povo lhes concedeu e alguns deles so-bem no salto alto e não querem mais descer. Falta-lhes humildade!

Políticos IINão importa se ele ou ela roubou, no Brasil o que vale é o político que rouba menos, este é o preferido das massas.

Secretários de salto altoTem secretário que recebeu o cargo, mas não está sabendo lidar com o poder. É autoritário e não pensa no bem comum. Às vezes até ignora algumas leis para que a administração seja beneficiada e não a população. Ou ele muda ou não vai durar muito no cargo, tem gente de olho!

DescasoA Avenida Giácomo Lunardi está em precárias condições. Tudo bem que é uma avenida bastante movimentada, especialmente pelo tráfego pesado, mas é preciso urgentemente de uma intervenção.

Pavimentação de 4 cmHá quem diga que em um tempo não tão distante algumas ruas do município de Xaxim receberam uma camada asfáltica de apenas 4 cm de asfalto sendo que a licitação era para uma camada de 7cm. Para onde foram estes 3 cm? É pouco, não! Representa mais de 42% da obra.

Merenda EscolarConselho Estadual de Alimentação Escolar apontou pelo menos 13 irregularida-des na merenda escolar da rede estadual de ensino do Estado. Uma delas se refere a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar de pelo menos 30%, mas notou-se a presença de apenas 5%.

Merenda Escolar IIAlém disso, foram constatadas falta de condições sanitário-higiênicas e falta de controle sobre o número de refeições servidas, o que acarretou em cobrança in-devida. No meio público é assim, irregularidades estão se tornando práticas, um desrespeito para com o dinheiro público.

Vereadores unidosEm Cordilheira Alta ficaram de lado as picuinhas e resquícios do último pleito. Os vereadores quer da situação ou oposição estão trabalhando juntos. Este é o caminho, o interesse coletivo em primeiro lugar!

Page 4: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 4 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 5: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 5 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013GeralXAXIM

Há algum tempo os moradores e co-merciantes da Av.

Giácomo Lunardi de Xaxim tem sofrido com as péssimas condições do asfalto. Ali são encontrados desníveis buracos e imperfeições que além de danificar os veículos, impos-sibilitam o seu estacionamen-to, além de outros problemas que ocorrem quando há grande quantidade de chuva. Para Sô-nia Maraschin Pedott, que pos-sui comércio na rua, os pro-blemas já vêm incomodando há algum tempo. “Já faz quase nove anos que nós colocamos a farmácia neste endereço, e nesse período foram pouquís-simas vezes que houve algum tipo de reforma aqui. Foi ar-rumado uma vez aqui na frente onde tem um estacionamento, pois realmente não tinha como circular por ali, mas isso já faz algum tempo”, disse Sônia.Ainda segundo ela, o estrago é maior quando as chuvas são contínuas. “Este tipo de coisa acaba gerando alguns transtor-nos, pois não apenas dificulta na hora de estacionar, mas tam-bém quando chove, acaba acu-mulando lixo, água, e algumas vezes até lama, depois também quando seca, acaba tendo bas-tante poeira. Aqui também tem algumas enxurradas as vezes, pois como estamos em uma esquina e o ponto é um pou-

co baixo é bastante propenso a isso”, completa ela.Muito também foi comentado sobre a limitação que impede a atual Administração de rea-lizar grandes projetos, visando anteriormente o pagamento e quitação de algumas dívidas. Segundo o Secretário de Infra-estrutura do município, Ade-mir Sachet, já existem projetos para as melhorias não apenas desta avenida, mas também de outras ruas de Xaxim. “Bem, como é de conhecimento de todos, estamos operando com algumas limitações, porém não será este o motivo da pa-ralisação nos trabalhos e ben-feitorias nas ruas. Mas para dar continuidade, é necessário fazer uma licitação para a re-alização destas obras. Dentro de aproximadamente quatro meses estaremos iniciando estas melhorias, sendo que o Governo Federal irá destinar uma quantia de R$ 5 milhões, além de uma outra quantia a ser destinada pelo Governo Estadual para recapeamento e pavimentação”, declara. Há de se ressaltar o fato de a via ser utilizada em grande escala por caminhões, que devido a falta de uma rota alternativa, acabam tendo que utilizar este caminho.

Péssimo estado de conservação da Avenida Giácomo Lunardi gera indignação de motoristas e comerciantes

Dentro de aproximadamente quatro meses estaremos iniciando estas melhorias, sendo que o Go-verno Federal irá destinar uma quantia de R$ 5 milhões, além de uma outra quantia a ser destina-da pelo Governo Estadual para recapeamento e pavimentação”“ ADEMIR SAChET, SECRETáRIO

SONIA PEDOTT, FARMACêUTICA

Motoristas e comerciantes incomodados com situação da avenida

Texto e fotos: Ricardo Dalla Riva

Page 6: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 6 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Geral

Autoridades chilenas e argentinas alerta-ram no inicio desta

semana sobre o risco de erup-ção do Vulcão Copahue, na

fronteira entre os dois países, e mandaram 3 mil pessoas deso-cupar a região. O ministro do Interior chileno, Andrés Cha-dwick, informou que a evacu-ação de 2,5 mil pessoas, que

vivem a 25 quilômetros do vul-cão, “é obrigatória”. Do lado argentino, estão sendo removi-das 600 pessoas da localidade de Caviahue.O vulcão chileno fica na fron-

teira com província argentina de Neuquén, a 370 quilômetros de Bariloche (conhecido des-tino turístico e estação de es-qui). O governo decretou aler-ta vermelho depois que foram

registradas emissões de gases e cinzas e aumento da atividade sísmica. A última erupção foi em dezembro passado.

Argentina e Chile entram em alerta vermelho por causa de vulcão

VISTO

Foto: ANTONIO hUGLICh-REUTERS

A Organização das Na-ções Unidas (ONU) reiterou as críticas

ao governo dos Estados Uni-dos por manter em funciona-mento a prisão de Guantána-mo, localizada em território cubano. A alta comissária das Nações Unidas para os Direi-tos Humanos, Navi Pillay, co-brou a promessa do governo

norte-americano de fechar o centro de detenção, no qual es-tão 166 presos. As autoridades norte-americanas enviam para Guantánamo condenados por crime de terrorismo. No local, a maioria dos detentos segue a religião muçulmana. Segundo Navi Pillay, a lei internacional de segurança é violada na pe-nitenciária. Em abril, a ONU manifestou-se sobre a greve de

fome de vários dos detentos. Os presos reclamam de agres-sões e de desrespeito à religião muçulmana pelos seguranças de Guantánamo. Há quatro anos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com-prometeu-se a fechar a prisão, aberta pelo ex-presidente Ge-orge W. Bush, em janeiro de 2002.

ONU cobra dos Estados Unidos fim das operações na prisão de Guantánamo

Foto: DIVULGAÇÃO

Page 7: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 7 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 3,6% no trimes-tre finalizado em maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a quinta queda registrada pelo indicador, que já havia tido uma redução de 2,9% no trimestre finalizado em abril.Segundo a FGV, o resultado mostra que a atividade do comércio continua em ritmo menos intenso que no início do ano passado. No trimestre finalizado em maio, o Índice de Situação Atual, que mede a satisfação do empresário do comércio em relação ao momento atual, registrou a primeira queda no ano: 2,6%.O Índice de Expectativas, que mede o otimismo do empre-sário do comércio em relação aos próximos meses, teve uma queda de 4,3% no trimestre finalizado em maio.Entre os subsetores do comércio, apenas o segmento de veículos, motos e peças teve crescimento: 4,2%. O seg-mento de material de construção teve queda de 4,8% e o subsetor conhecido como varejo restrito (todo o vare-jo excluindo-se material de construção e veículos) recuou 6,2%. No atacado, a queda foi de 1,9%.(Fonte: Agência Brasil)

Índice de Confiança do Comércio registra quinta queda consecutiva com recuo de 3,6% em maio,

informa FGV

O lanroj

euq avel o

Oeste até você!

ANUNCIE AQUI!!! (49) 3358.0392(49) 3358.0392

Por Francismar Martins

Pelo Estado

O Conselho Estadual de Alimentação escolar flagrou 13 irregulari-

dades na merenda escolar da rede de ensino estadual. As denúncias dos problemas en-contrados na alimentação esco-lar foram divulgadas pela im-prensa estadual nesta semana. A deputada Luciane Carminat-ti desde que assumiu na As-sembleia Legislativa tem po-sição contrária à terceirização da alimentação escolar. “Esse modelo não leva em conside-ração a qualidade da merenda escolar e sim o lucro, é apenas um negócio para o Estado”, afirma Luciane.Ela relata que em 2011 o Tri-bunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região anulou o edital de

concorrência de 2008 para ter-ceirização da merenda escolar em Santa Catarina por encon-trar irregularidades no proces-so de licitação, mas o Estado recorreu e não reviu o modelo. Ainda, em 2011, foi criado um grupo de trabalho formado por entidades ligadas à agricultura familiar, da alimentação es-colar e os deputados Luciane Carminatti e Dirceu Dresch, que junto com o governador Raimundo Colombo assumi-ram o compromisso de discutir o novo modelo de gestão da merenda, mas não houve avan-ços. “O governador assumiu o compromisso com o Grupo para implantar a autogestão em 2012, mas até agora nada fez. É um governo irresponsá-

vel que não cumpre o compro-misso assumido. Além disso, desde o mês de março estamos tentando agendar uma reunião com o governador para tratar e agilizar o início da autogestão da merenda escolar, mas ainda não fomos recebidos”, relata Luciane. A parlamentar, salienta que essa demora, demonstra o des-caso do governo em mudar a gestão da merenda. “Já pas-sou da hora do governo rever os contratos e implantar a au-togestão, é o que a sociedade espera. Vamos continuar co-brando um novo modelo que priorize a qualidade da ali-mentação e a valorização da agricultura familiar”, ressalta Luciane.

Descaso do governo estadual com a merenda escolar

Governo do Estado trata merenda escolar como negócio e não como política de governo”.“

LUCIANE CARMINATTI - DEPUTADA ESTADUAL

As irregularidades:

1) Não cumprimento da aplicação de, no mínimo, 30% da verba do programa na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar local (notou-se a presença de somente 5%)2) a falta de estrutura para adequada atuação do Conselho Estadual de Alimentação Escolar3) a má qualidade dos alimentos detectada durante as visitas nas escolas4) encontrou-se grande quantidade de produtos industrializados e hortifrutigranjeiros em estado de de-composição5) precarização do trabalho do nutricionista responsável6) falta de estrutura física adequada para refeições nas escolas7) inexistência de projeto de inserção de educação nutricional do currículo escolar8) descumprimento do Edital por parte das empresas terceirizadas9) redução da quantidade per capta dos alimentos10) falta de condições sanitário-higiênicas11) falta de controle sobre o número de refeições servidas, o que acarretou em cobrança indevida 12) desvio da função dos nutricionistas13) As empresas estão responsáveis tanto pela compra quanto pelo preparo das refeições

Page 8: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 8 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Pelo País

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, negou

nesta semana que erros no sis-tema da instituição tenham pro-vocado a liberação antecipada do pagamento do Bolsa Famí-lia. Segundo ele, o banco não informou antes a antecipação da data de saques devido a uma imprecisão de informações.No último dia 18, um boato sobre o fim do Bolsa Família provocou uma correria de be-neficiários às agências da Cai-xa para sacar o dinheiro. Na segunda-feira (20), o banco informou que antecipou a libe-ração do pagamento para evitar tumultos devido aos boatos. No entanto, no último dia 25, a Caixa, em comunicado, disse ter liberado os saques anteci-

Presidente da Caixa diz que houve imprecisão de informação sobre pagamento antecipado do Bolsa Família

pados do programa na véspera do início dos boatos, no dia 17, em função de melhorias no ca-dastro de informações sociais.Hoje, Hereda argumentou que a informação equivocada ocor-reu em uma situação de crise. “A Caixa não mentiu. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema [de paga-mento]. Foi uma informação imprecisa da Caixa, mas essa imprecisão só se justifica pelo momento que estávamos viven-do”, declarou Hereda.O presidente negou ter ocor-rido erro no sistema de paga-mento do banco. Ele explicou que a instituição alterou o siste-ma de pagamento no dia 17 por causa da atualização do sistema de cadastro de informações so-ciais do governo federal, que

fornece um número personali-zado para cada cidadão inscri-to em qualquer programa so-cial da União. Em atualização desde março, o novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.De acordo com o presidente da Caixa, o banco identificou 692 mil beneficiários com mais de um número no novo cadastro. Para impedir que essas famí-lias ficassem sem receber o Bolsa Família, por causa dos dois números de inscrição, a Caixa decidiu liberar o saque antecipado, sem informar aos beneficiários.“O cartão é asso-ciado a um número de NIS [nú-mero de identificação social]. Como os números adicionais foram cancelados, isso pode-ria criar um transtorno para as famílias que teriam o dia de

pagamento alterado. Então de-cidimos liberar o calendário”, explicou Hereda.Ele ressaltou ainda que a deci-são foi técnica e operacional, sem envolver o Conselho Dire-tor da Caixa. Segundo o presi-dente, o banco não pôde avisar as famílias com antecedência porque só soube do problema no dia em que rodou a folha de pagamentos.Hereda negou que as famílias tenham recebido duplo benefí-cio. “Não tivemos erro de sis-tema. A renovação do sistema do NIS não tem nada a ver com o sistema do pagamento do Bolsa Família. Pagamos todo mundo na folha. Ninguém re-cebeu mais do que tinha pre-visto nem deixou de receber”, ressaltou.(AGÊNCIA BRASIL)

mil beneficiários foram identificados com mais de um número no novo cadas-tro do Bolsa Família, en-tretanto eles não receberam duplamente o benefício.

692

NÚMEROS

FOTO: JOSÉ CRUZ/ABR

Jorge hereda (direita), presidente da Caixa

Page 9: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 9 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Região

Os municípios que in-tegram a Associação dos Municípios do

Alto Irani (AMAI) realizaram durante o mês de maio a etapa municipal da Conferência das Cidades. Estiveram envolvidos mais 700 participantes da so-ciedade civil, entidades ligadas ao desenvolvimento urbano e do poder público. Apoiando os municípios a AMAI reali-

zou no dia 13 de maio um Se-minário Regional com várias palestras sobre as temáticas que envolvem a Conferência das Cidades. Ainda, no mês de abril foram disponibiliza-dos aos municípios orientações sobre todos os procedimentos que deveriam ser adotados na etapa municipal. A Associação também acompanhou as Con-ferências em vários municípios

auxiliando no desenvolvimento da metodologia e na aprovação das propostas. A Conferên-cia tem como temário “Quem muda a Cidade Somos nós: Re-forma urbana já” e tem como objetivo identificar os proble-mas enfrentados pelos municí-pios no crescimento urbano e elaborar propostas para a dimi-nuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional

dos municípios, sem degradar a natureza. Esse diagnóstico fundamentará as novas diretri-zes do governo estadual para o desenvolvimento dos municí-pios. Além das propostas para o Município, Estado e Gover-no Federal, foram escolhidos na etapa municipal, um total de 35 delegados da Sociedade Civil e Poder Público. Eles irão defender as propostas da

região na Conferência Estadu-al das Cidades de Santa Catari-na que será realizada nos dias 23, 24, 25 de agosto de 2013, em Florianópolis. A 5ª Con-ferência Nacional das Cidades, convocada pelo Conselho Na-cional das Cidades, será reali-zada nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013, em Brasília.

Conferências das Cidades movimentam mais de 700 participantes na região do Alto Irani

AMAI

Passos Maia Ponte Serrada Marema

Page 10: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 10 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Região

CORDILHEIRA ALTA: Rua Angelo Gabriel - 65 - Centro - (49) 3358 0427CORONEL FREITAS: Av. Santa Catarina - 687 - Centro - (49) 3347 0395

Na noite da última sexta-feira, dia 24, a administração

municipal de Cordilheira Alta realizou a sétima reunião das comunidades, desta vez a reu-nião foi realizada no Auditório da Prefeitura.A primeira parte do encontro foi destinada à uma prestação de contas com a comunidade. De acordo com o Prefeito Al-ceu Mazzioni, a obrigação do gestor público é ser transpa-rente. “Os problemas existem, devemos buscar solucioná-los, mas antes de tudo devemos ser francos com a população, este é o intuito da reunião”, afir-mou o prefeito.Mazzioni brincou sobre o fato de poucas pessoas se fazerem presentes na ocasião. “Pa-

Administração Municipal realiza prestação de contasrece que quando não têm do que reclamar, as pessoas nem querem saber da prefeitura”, brincou ao afirmar que o obje-tivo da reunião é esclarecer as ações realizadas nos primeiros quatro meses do ano, e obter um retorno da população, so-bre quais são os problemas do município para que possam ser identificados e solucionados o quanto antes. Cada secretário falou sobre as ações realizadas nos primeiros meses de gestão, deixando cla-ras as intenções de trabalho ao longo dos próximos anos. O vice-prefeito, Clodoaldo Briancini, falou sobre os in-vestimentos feitos buscando a instalação de novas empresas no município. “Ao todo, 15 empresas novas foram instala-

das no município. A Arrecada-ção está boa, mas precisamos nos preocupar com o futuro”. Briancini comentou sobre a lotérica, inaugurada na última segunda-feira, além de outras empresas que vão aumentar o número de empregos gerados em Cordilheira Alta. “Quem quiser pode levar o currículo na prefeitura, que eu me dispo-nibilizo a entregar para as em-presas que estão se instalando aqui. A projeção, com a chega-da destas indústrias é de dobrar a população de Cordilheira nos próximos 4 anos”, finalizou.

• Fiberglass Fibras – Barra-cão Milan

• Daf e Internacional Cami-nhões

• Arla 32 – Barracão Marcon• Lotérica – prédio Gabriel• Jornal do oeste • Librelato Implementos Ro-

doviários• Schumann – Contorno Leste• Loja Móveis Schumann• Scalvi fibras• Castelmar Reguladora de

Seguros

Empresas em instalação em Cordilheira Alta

• Marcenaria – Linha Bento Gonçalves

• Sendor – Fernando Macha-do

• Rebobinagem de bombas de água

• Fábrica de rações pet e gado• Britador – fabrica de asfalto• Imobiliária e incorporadora

- (Fernando Machado)• Concessionária de veículos

CORDILhEIRA ALTA

Por Raphael Spiller

Page 11: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 11 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Caderno de SaudeSaúde

Hospital Regional São Paulo Organiza

II Semana de Car-diologia

Pág. 15

ExercíciosA importância do aquecimento antes das atividades físicas

Pág. 14

QuiropraxiaComo evitar proble-mas na coluna nas

atividades domésticas

Pág. 12

Os emagrecedores à base de sibutramina continu-arão com a venda libe-

rada no país. A decisão, tomada na segunda-feira é da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência reguladora monitorou o medicamento ao longo do ano passado.Em 2011, a Anvisa decidiu banir os emagrecedores à base de anfe-pramona, femproporex e mazin-dol, os chamados anfetamínicos. Já a sibutramina permaneceu li-berada, mas com restrições. Pa-cientes e médicos devem assinar um termo de responsabilidade, apresentado junto com a receita na hora da compra.A Resolução 52, de 2011, da An-visa, definiu que profissionais de saúde, empresas detentoras de re-gistro e farmácias e drogarias têm de notificar, obrigatoriamente, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em casos de efeitos ad-versos associados ao uso de medi-camentos com sibutramina.Em março, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, declarou que não haver motivos para proi-bir a venda da substância, uma vez que estudos feitos pela agência não indicaram aumento no uso da sibu-tramina, mesmo com a proibição de outros emagrecedores.

Anvisa mantém venda da sibutramina no Brasil

Por Raphael Spiller

Page 12: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 12 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Saúde

Como evitar problemas na coluna nas atividades domésticasLetícia Biesek

Varrer, cozinhar, organizar, lustrar e tirar o pó são apenas algumas das atividades domésticas fei-tas semanalmente na casa de todos. Dessas ativi-dades surgem, frequentemente, problemas e dores na coluna que se dão, também, por não darmos a devida atenção ao realizar esses movimentos.Existem formas corretas de fazer cada atividade, aliviando e prevenindo lesões. Abaixo citamos al-gumas melhorias que podem ser feitas no dia-a-dia que facilitam a limpeza e evitam dores cervicais.

VarrerMantenha a coluna reta sem jogar o peso do corpo na vassouraNão se estique para alcançar algum ponto da casa, vá até o local com o corpo todo.Evitar torcer o tronco. Empurre o lixo sempre em frente ao corpo.

CozinharMantenha o peso do corpo nas duas pernas. É co-mum que nos apoiemos em apenas um dos lados do corpo, preste atenção e tente equilibrar e distri-

buir seu peso.Não torça as costas em busca de ingredientes ou panelas, vá até o local desejado de forma direta e com todo o corpo.Ao se abaixar para abrir armários flexione os jo-elhos.

ArrumarAo fazer o manuseio de objetos dentro de armários ou prateleiras evite se esticar. Use uma escada.Na escada, procure ficar de frente para o local em que vai manusear os objetos e não de lado com o tronco torcido.Procure segurar os objetos com as duas mãos e flexionar os joelhos ao pegar ou deixar um objeto no chão.Ao tirar a poeira dos móveis procure alternar os braços para não perder o equilíbrio e não forçar apenas um dos lados da coluna.

LimparPara a limpeza do chão, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando as mãos.

Com as paredes mantenha a postura ereta.Faça movimentos laterais e verticais amplos com os braços.A força deve ser colocada sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da co-luna.

A prevenção começa com pequenas ações e que é importante pensarmos na saúde da nossa coluna em qualquer atividade. “Tomar cuidado em ações diárias é a melhor forma de evitar problemas como subluxações (desalinhamentos). A falta de preven-ção é o maior erro do brasileiro e a quiropraxia pode ajudar a impedir que a coluna sofra danos maiores”, explica.

Para tirar suas duvidas ou marcar uma avaliação com a Quiropraxia entre em contato com a Saúde da Coluna – Quiropraxia (Rua Barão do Rio Bran-co, 300E, sala 213. Chapecó – SC. Telefone: 49 3316 2343).

Page 13: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 13 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encerrou na manhã de quarta-feira(29) os encontros do grupo

de gestantes de Cordilheira Alta. Para a secretária de Saú-de, Sidônia Merísio, os encon-tros das gestantes são impor-tantes para o desenvolvimento

Gestantes recebem exames de ultrassom em encerramento de encontros

CORDILhEIRA ALTA

saudável dos bebês e das futu-ras mamães. “A participação das gestantes é o que há de mais importante, pois este tra-balho tem de ser feito, mas a participação delas é o que nos possibilita de concretizar este trabalho que é a valorização delas, o incentivo. Além dis-

so, elas irão estar por dentro de todos os passos da gestação, desde a concepção até o par-to, sendo que fizemos visitas a maternidade do Hospital Re-gional, além de palestras com diferentes profissionais ligados a saúde como pediatras, psi-cólogos, e também quais são

os primeiros cuidados com o bebê”, disse ela. A secretária de Saúde entregou às gestantes um kit bebê e tam-bém os exames de ultrassom de cada uma delas. “Para nós é uma satisfação ver todas as gestantes aqui presentes, sendo que quanto maior for a partici-pação delas será melhor. Hoje é o encerramento do primeiro grupo de gestantes, onde elas irão receber um kit bebê com enxoval, mas elas não podem ter mais do que duas faltas ao final dos trabalhos do grupo para poder receber. Além dis-so, elas tem direito a três exa-mes de ultrassom devido a sua participação”, completa ela.

Para o prefeito Alceu Mazzio-ni, garantir o bem estar das gestantes é um dever da Ad-ministração Municipal. “A lei nos determina atender as ne-cessidades das gestantes, que é garantir a segurança das mães e principalmente das crianças desde a sua concepção. Temos também de garantir atendi-mento psicológico a elas, pois muitas estão tendo os seus pri-meiros filhos, e com eles vem os problemas, as dúvidas e as angústias. Com os encontros elas irão se socializar, trocar informações e experiências, o que irá gerar um bem estar para elas e para as famílias”, disse Alceu.

Por Ricardo Dalla Riva

Page 14: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 14 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Xaxim - Cordilheira Alta e MaremaTelefone: 3353-5105

Equipe Academia Fit Total

O aquecimento antes de iniciar uma ativi-dade física é de ex-

trema importância, pois faz parte de uma preparação antes de iniciar a aula ou até mesmo o treino. No frio isso tudo é pior ainda, pois os músculos se tornam menos elásticos e o perigo é ainda maior. Para você que adora praticar ati-vidades físicas sempre são

necessárias precauções para que não ocorra lesões com seu corpo assim prejudican-do seus treinos diários, então sempre que desejar realizar atividades físicas faça alonga-mentos e aquecimentos para que seu corpo não saia preju-dicado. Veja abaixo a impor-tância do aquecimento antes de atividades físicas.Importância do aquecimen-to muscular

O principal objetivo do aque-cimento é preparar o corpo para aguentar os movimentos do treino. Ele deve ser feito antes mesmo de iniciar qual-quer tipo de atividade física. É necessário que faça mo-vimentos articulares e mui-to alongamento, pois assim evitará as lesões que podem ocorrer durante e depois das atividades físicas. O aqueci-mento tem extrema importân-

cia no inverno, pois o risco de ocorrer uma lesão muscular no frio é de 30% maior do que no verão, mas o aquecimento e o alongamento devem ser feitos em qualquer época do ano antes de se iniciar qual-quer modalidade de atividade física. Eles devem ser feitos antes do início da atividade física e depois quando acabar a atividade física, pois assim ajudará a musculatura a rela-

xar assim evitando várias le-sões, principalmente aquelas comuns como o rompimento de algumas fibras muscula-res. Sem o alongamento e o aquecimento os músculos po-dem ser exigidos bruscamente resultando em lesões. (Fonte: http://www.blogbrasil.com.br)

A importância do aquecimento antes das atividades físicas.

�n�d�de��en�ro�����e�����v���ener����s�r�o������������������������n�d�de����rro���o��r�s�ov�o���v����o��edro������E������������������n�d�de��ord���e�r��������������r�����n��n����������os����nd�����������������

Endereços

1515AN S

Page 15: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 15 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, junta-

mente com a Comissão de Edu-cação Permanente do hospital, organiza entre os dias 04 a 07 de Junho, a Segunda Semana de Cardiologia do HRSP. O evento contará com a presença de cardiologistas e enfermeiros que ministrarão palestras sobre os principais agravos do cora-ção, procedimentos cardioló-gicos e ainda sobre medidas preventivas para com a saúde do coração. De acordo com a Enfermeira Juliana Pasetti integrante da Comissão de Educação Perma-nente, o objetivo da Segunda Semana de Cardiologia é am-pliar os conhecimentos para os profissionais da saúde e ainda orientar a população em geral sobre as principais doenças cardíacas e também medidas de prevenção. “Tivemos um êxito grande na primeira edição e

esperamos o mesmo sucesso nesta segunda. As doenças car-diovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, com esta semana de estudos sobre cardiologia nossa meta também é disse-minar estas orientações aos pacientes e também aos nossos profissionais de saúde que con-vivem diariamente com casos relacionados à cardiologia”, comenta. Juliana observa que o evento também será aberto ao público, porém ressalta que serão disponibilizadas cem va-gas para participantes e que os mesmos devem entrar em con-tato com a instituição para se inscrever. “Estamos com cem vagas para participantes e res-saltamos que os interessados devem realizar sua inscrição o quanto antes, pelo telefone 49- 3441-7778, com Déborah, para garantir sua vaga”. As inscrições podem ser realiza-das até a data de 29 de Maio.

Programação Segunda Sema-na de Cardiologia do HRSP

Nesta segunda edição, o públi-co participara de palestrar com os temas: Arritmias cardíacas, Avaliação e conduta da dor torácica no serviço de emer-gência; Cateterismo e Angio-plastia, Interpretação de Ele-trocardiograma, Manejo com pacientes pós-operatório cardí-aco, cirurgia cardíaca e mini-mamente invasiva, Aneurisma de Aorta Torácico e Ações desenvolvidas no atendimento ao paciente cardíaco. As pa-lestra ocorrerão nos períodos da tarde e noite no auditório do HRSP, com exceção para o dia 05 de Junho – segundo dia do evento, onde a palestra acontecerá no auditório do Co-légio Costa e Silva a partir das 19h00, sendo que esta será a única palestra que terá o custo no valor de R$ 10,00 por par-ticipante.

hospital Regional São Paulo organiza Segunda Semana de Cardiologia

XANXERê

(49) 3353-5445 - 9987-4098Rua Silvio Lunardi, 505, Xaxim - SC

Cuidando da saúde de seus pés

Juliana Pasetti, enfermeira

Page 16: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 16 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 17: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 17 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma comissão com-posta autoridades dos municípios de

Xaxim, Lajeado Grande e Ma-rema cobram do Governo do Estado melhorias na Rodovia SC 156, trecho que liga os mu-nicípios de Xaxim a Marema. De acordo com o presidente da Comissão, vereador de Xaxim Agenor Júnior Maier, a rodo-via precisa urgentemente de construção de refúgios, reduto-res de velocidade e abrigos de passageiros. “A comissão foi muito bem recepcionada. As autoridades estaduais garanti-ram empenho e dedicação para resolver o problema. A comis-são vai ficar no aguardo des-tas melhorias, caso não acon-teçam, estaremos novamente cobrando os órgãos competen-tes,” afirmou o vereador Age-

Vereadores cobram melhorias na Rodovia que liga Xaxim a Marema

Representantes do Oeste em Florianópolis

nor Júnior Maier.Estas solicitações fazem parte de um relatório que apresenta as condições da rodovia. O re-latório foi entregue na semana passada ao Secretário de Esta-do do Deinfra, Paulo Meller; ao Secretário de Infraestrututa, Valdir Cobalchini; ao Presi-dente da Assembleia Legislati-va, Juarez Ponticelli (PP); aos gabinetes dos Deputados Moa-cir Sopelsa (PMDB); Mauro de Nadal (PMDB); Gelson Merí-sio (PSD); e Carlos Chiodini (PMDB).

Representantes

Estiveram presentes em Flo-rianópolis os vereadores de Xaxim Agenor Maier (PP); Ideraldo Sorgatto (PMDB) e Uilian Cavalheiro (PMDB),

prefeito de Marema, Valdomi-ro Bevilaqua e aos vereadores Dionísio Falabretti e Valdemir Valler, de Marema; e Gilberto Bianelli, de Lajeado Grande.

Resposta

As autoridades estaduais ga-rantiram empenho e dedica-ção para resolver o problema. Os deputados se comprome-teram em encaminhar con-juntamente um requerimento para aprovação em plenário, somando forças ao pedido. Já o Secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, deu sinal positivo para o repasse de re-cursos ainda neste semestre, para melhorias de urgência. O Presidente do Deinfra, Paulo Meller, afirmou que o corre-to seria um novo projeto nessa rodovia, criando vias secundá-

rias, acostamentos, refúgios e outras melhorias. No entanto, que de imediato, estaria en-trando em contato com o Supe-rintendente da Regional Oeste do Deinfra, Antonio Luis Za-mignan, para que dê soluções urgentes, como a roçada das margens, limpeza de sarjetas

e tubulações. A comissão vai ficar no aguardo destas melho-rias, caso não aconteçam, es-taremos novamente cobrando os órgãos competentes,” afir-mou o vereador Agenor Júnior Maier. (*com informações da Assessoria de Imprensa)

Por Iunes Ferraz*

XAXIMAlém da falta de infraestrutura, moradores sofrem com alto número de imprudência no trecho

Page 18: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 18 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Região

O Dia do Desafio 2013, evento mundial que incentiva a prática

regular de exercícios, foi re-alizado em 180 cidades ca-tarinenses, no último dia 29, quarta-feira. Este ano o tema foi “Você se mexe e o mun-do mexe junto”. O evento é coordenado pelas unidades do Sesc, prefeituras municipais e outras parcerias. Em Santa Catarina, a meta foi mobilizar 1,9 milhões de pessoas.Em Xaxim, as atividades ini-ciaram logo pela manhã na Praça Frei Bruno com a parti-cipação de centenas de alunos

das redes estadual e municipal. A organizadora local do Dia do Desafio, Renata Vidi, desta-cou que o além da competição com a cidade de Bela Cruz, no Ceará, o evento visou a cons-cientização das pessoas para a prática de atividades físicas. “Nossa proposta foi mobili-zar pelo menos 11 mil pessoas neste dia e despertar a impor-tância de se praticar uma ativi-dade física para a uma melhor qualidade de vida”.O integrador esportivo da Se-cretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Lenoir de Oliveira, parabenizou es-

tas iniciativas, mas alerta que a vida moderna está afastando a criança e o jovem do espor-te. “É uma preocupação que temos porque hoje os jovens não tem o mesmo interesse pe-las atividades esportivas. Até mesmo a disciplina de Educa-ção Física nas escolas está sen-do desvalorizada por alguns alunos. Por isso que desen-volvemos eventos esportivos regionalmente para incentivar a prática de atividade física”.Em 2012, o Dia do Desafio contou com a adesão de 21 países do continente america-no, 3.432 cidades e mais de

51 milhões de participantes. No Brasil, foram 36 milhões de pessoas, em 1.957 municí-pios. Em Santa Catarina, mais de 1 milhão e meio de pessoas participaram das atividades, em 156 cidades. Neste ano, o estado registrou um acréscimo de 24 cidades e pretende supe-rar em 25% o número de par-ticipantes.

Bela Cruz – CEBela Cruz é um município brasileiro, do estado do Cea-rá, localizado às margens do Acaraú, na microrregião do

Litoral de Camocim e Acaraú mesorregião do Noroeste Ce-arense.Situado numa área conhecida e cartografada pelos portugueses em meados do século XVII, surge como núcleo urbano a partir do século XVIII. Apesar de a tradição oral dar conta de uma velha mulata (Genoveva) como a primeira habitante da localidade, isso não é exato. Diversos latifundiários e cria-dores de gado adquiriram ses-marias e ali passaram a morar, isso, quase um século antes da existência de Genoveva.

Dia do Desafio 2013

“Você se mexe e o mundo mexe junto”Foto e Texto: Iunes Ferraz

Atividades na Praça Frei Bruno em Xaxim

Page 19: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 19 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 20: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 20 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013 ( 26 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 24 de maio de 2013

ÁRIES TOURO CÂNCER LEÃO VIRGEM

LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES

GÊMEOS

Trabalhos ligados ao público são os mais favorecidos

nesta semana. Seja mais realista com relação ao que ganha e gasta ou poderá ter prejuízos. Aproxime--se de seus parentes e abra seu cora-ção a eles. Reserve um tempo para se dedicar ao seu amor. Romance mais companheiro. Se brigou, peça desculpas!

Não fique esperan-do a colaboração de terceiros em suas

tarefas ou poderá se ver em apu-ros. Mostre que tem capacidade de realizar suas atividades sozinho(a). Em casa, exercite sua paciência e compreensão, pois só assim evitará desentendimentos. Charme em alta: se está só, aproveite para atrair seu alvo.

Use e abuse da sua criatividade no am-biente de trabalho e

colherá bons frutos. Tarefas desen-volvidas em equipe devem render neste período. Dificuldades podem surgir em seu lar, mas deve encará--las como lições que podem ser aprendidas. Na paixão, cuidado para não sufocar quem ama com excesso de carinho.

As dificuldades aju-dam você a crescer como profissional,

então, não desanime diante de contra-tempos. A família ocupará uma po-sição de destaque em sua vida neste momento: curta a troca de carinhos. No romance, não adie decisões nem conversas importantes. Fique de olho em possíveis rivais em seu caminho.

Bons ventos sopram a favor do setor pro-fissional, então, não

perca as chances de crescimento que surgirem neste momento. Tensões não estão descartadas em família e suas responsabilidades podem se tor-nar um fardo agora. Romance estável protegido pelos astros. Um pouco de tempero anima a intimidade.

Bom momento para progredir na car-reira. Trabalhos

ligados ao público contam com boas energias nesta fase. Você sentirá vontade de proteger os seus fami-liares e demonstrar mais carinho nos momentos mais íntimos. Amor superficial pode se romper. Caso esteja só, não se envolva apenas por carência.

Dê um toque de alegria às suas ati-vidades e ganhará

pontos com seus superiores no tra-balho. Reserve um tempo para seus familiares ou poderá sofrer com as cobranças feitas. Nos assuntos afe-tivos, se brigou, tente uma recon-ciliação. Há sinais de prazer e uma grande dose de romantismo nos mo-mentos a dois.

No emprego, não desanime diante das dificuldades que pos-

sam surgir agora, mostre que sabe se adaptar às situações e ainda assim se superar nos resultados. No cenário familiar, seja mais compreensivo(a), mas não tente agradar todos. É tempo de ouvir mais o seu amor e fortalecer os laços existentes.

Faça suas tarefas sem depender dos demais ou poderá se ver em

apuros. Neste momento, o contato com familiares e gente querida está favorecido, mas faça a sua parte e evite brigas. Vida amorosa do jeito que sempre quis: curta o clima ami-gável e extrovertido da relação. Ro-mance desgastado corre riscos.

Concentre-se em seu serviço e crie oportu-nidades para evoluir

no campo profissional. Passe mais tempo com pessoas queridas e de-monstre sua preocupação com o bem--estar delas. No amor, cuidado com atitudes inconstantes! Seu charme estará em evidência, mas há uma in-clinação para viver aventura secreta.

No trabalho, trace prioridades de acor-do com os seus obje-

tivos e verá como tudo vai fluir com naturalidade. Evite desentendimentos em seu lar, pois eles só querem o seu bem. Aprenda a valorizar os mo-mentos em família. Na paixão, seja discreta, mas surpreenda seu amor e traga mais diversão ao romance.

Trabalhos autôno-mos ou indepen-dentes são aos mais favorecidos. Use

sua criatividade ao desenvolver suas tarefas e tudo fluirá confor-me planejado. Dê mais atenção às questões familiares e resolva pro-blemas. No campo afetivo, nada de ficar idealizando a pessoa amada! O ciúme pode prejudicar a relação.

progredir na car-

prioridades de acor-

Horóscopo Semanal

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

coquetel mobile

baixe agora!bomba e Pirâmide

Agora com os novos jogos

www.samsungapps.comwww.samsungapps.com

BANCO 2

Compostoda

QuímicaOrgânica

Má sorte(bras.)

Impossi-bilidadede falar(Neur.)

Gelo, eminglês

(?)-in,técnica

de masso-terapia

(?) Bueno,piloto

brasileiro

Capital deBangla-

desh

Resultadoda adição

(Mat.)

Iguariaque podecausarcáries

Forma de transmis-são daslendas

Avenida(abrev.)

Esportede inverno

Que tepertence

(?) John-son, ator

Água,em latim

Informem

Objeto usado pe-lo míope

Confusão(gír.)

Pertur-bado

Por (?):por agoraCervejainglesa

O ácidodo LSD

Fixar pre-viamente

(?) Toscanini,regente italiano

Senhor(pop.)

Apoiado;amparado

Desejouvoar (Mit.)

Fileira;renque

Jogadorda

Seleçãode vôlei

Duas espéciesde cobras

Sufixo de"cafeína"

Base dochocolate

Encami-nha

Deposita-da (umaquantia)em contacorrente

O R A

3/ice. 4/aqua — daca. 6/alalia — arturo. 9/lisérgico.

ReceitaChurrasco de PescadorIngredientes

2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne)1 kg de lingüiça de porcoágua para pingarArroz de pescador1/2 xícara (café) de óleo100 g de bacon cortado em cubos4 dentes de alho picados1 cebola média picada1/2 de repolho fatiado bem fino2 cenouras raladas no ralo grosso3 copos (tipo americano) de arroz agulhinha, lavado e escorridosal a gosto6 copos (tipo americano) de água

Modo de preparoNuma panela de pressão (7,5 litros) faça camadas com 2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne) alternando com 1 kg de lingüiça de porco. OBS: para cada camada de costela coloque 4 gomos de lingüiça (todas furadas com um garfo).Termine com uma camada de lingüiça.Tampe a panela e leve em fogo médio. Assim que pegar pressão deixe cozinhar por 45 minutos.Retire a pressão, abra a panela, retire as carnes e despreze um pouco da gordura que se formou. Coe o molho.OBS: se for utilizar lingüiça com pouca gordura, o caldo que se forma será bem ralo. Para retirar a gordura, coloque sobre o caldo um saco plástico com gelo. A gordura gruda no saco e fica mais fácil retirá-la.OBS: Se quiser, nesta hora coloque a camada de cima de carnes na panela e deixe no fogo por mais alguns minutos.Sirva o churrasco com o molho coado, arroz de pescador, farofa e vinagrete.

Page 21: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 21 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

UNOPAR COM PÓS-GRADUAÇÕES EM 12 MESES

Unopar Chapecó - 3323-4559Unopar Xaxim - 3353-6097Unopar Quilombo - 3346-3773Unopar Xanxerê - 3433-7561

Especialização em Consultoria EmpresariaEspecialização em Contabilidade, Perícia e AuditoriaEspecialização em Direito do TrabalhoEspecialização em Docência do Ensino SuperiorEspecialização em Educação a DistânciaEspecialização em Educação Especial inclusivaEspecialização em Gestão, Licenciamento e AuditoriaEspecialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos

Especialização Em Psicopedagogia InstitucionalEspecialização Em Saúde PúblicaEspecialização em Tecnologias para Aplicações WebMBA Executivo em NegóciosMBA em Gestão AmbientalMBA Em Gestão De PessoasMBA Em Gestão FinanceiraMBA Em Gestão PúblicaMBA Em Logística e Cadeia de SuprimentosMBA Em Marketing

Cerca de 450 pessoas devem participar no dia 29 de junho do tra-

dicional Chá das Tortas, pro-movido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xa-xim. O evento acontece todos os anos e está em sua 17ª edi-ção. O lucro obtido no evento é totalmente revertido em prol da entidade que atua no muni-cípio há duas décadas no tra-

balho preventivo da saúde da mulher.“Inicialmente o propósito do chá era conseguir fundos para a construção da sede da entida-de, e agora que nós já conse-guimos o prédio e ele está mo-biliado, planejamos incorporar algumas coisas dentro da sede, visando melhorar o atendimen-to ao público”, afirmou a pre-sidente Mara Corseuil.De acordo com a presidente,

o lucro obtido este ano será destinado na melhoria do se-gundo andar da sede da RFCC em Xaxim. “O nosso objetivo agora é ocupar a parte de cima do prédio, que não está sendo utilizada. Ali colocaremos vi-dros, o ambiente será climati-zado a fim de transformar em um auditório para a realização de eventos. Quando foi cons-truído, o projeto do prédio foi doado por uma arquiteta, tanto

que nem sabíamos se iria mes-mo dar certo, acabamos conse-guindo, mas ainda temos que terminar o projeto”.O evento inicia às 13h30 do sábado, dia 29 de junho, com a abertura e pronunciamentos. Depois acontecerá o desfile das lojas “Mamuska” e “Fino Tra-to”, e em seguida iniciamos a oferta das tortas, explicou a presidente da entidade. Duran-te toda a tarde serão sorteados

brindes. Mara salienta que o comércio local pode fazer a doação de brindes para o sorteio, entre-gando na sede da Rede Femi-nina. “Este ano contamos com o apoio da Mamuska Modas, Fino Trato, Aurora e Rafitec, além do apoio que temos todos os anos de vários comerciantes xaxinenses que colaboram com a doação de tortas e brindes”.

Rede Feminina inicia preparação do 17º Chá das TortasPor Ricardo Dalla Riva e Raphael Spiller

FOTO DIVULGAÇÃO / Equipe de voluntáriasXAXIM

Page 22: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 22 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

A ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xa-

xim), esteve representada na Ex-pogestão 2013. O evento realiza-do em Joinville no período de 14 a 17 de maio, reuniu mais de 10 mil pessoas, abrangendo os visi-tantes da feira, os congressistas e os participantes dos workshops. Integrantes da diretoria da ACIAX prestigiaram o evento e retornaram vislumbrados com a programação e eventos como o Encontro Estadual de Executivos e o Almoço de Negócios.Essa foi a 11ª edição da Expo-gestão. Participaram diretores, empresários e colaboradores de 67 associações empresariais fi-liadas à FACISC (Federação das Associações Comerciais e Indus-triais de Santa Catarina). A pro-gramação contou com 18 pales-trantes, seis deles internacionais, que apresentaram as tendências

relacionadas à gestão de talentos, futuro, inovação, cultura empre-endedora e comportamento.Conforme a Gerente Executiva da ACIAX, Carla Dedonatti, a troca de experiências entre as lideranças de ACI (Associações Comerciais e Industriais), foi fantástica. “Um evento dessa magnitude agrega um valor enorme tanto para o lado empresarial quanto o social. Pudemos ver exemplos de pesso-as, que além de serem empresá-rios de sucesso, fazem diferença para a sociedade, dedicando um pouco do seu tempo e suas boas idéias. Observamos, que a grande maioria desses empresários bem sucedidos, não acertaram de pri-meira, mas que o resultado vem do esforço, da persistência e do foco definido. Precisamos, além de uma boa gestão, de inovação,” garante Carla.A Expogestão 2013 foi avaliada pelo presidente da Comissão Or-

ganizadora 2013, Marcelo Hack, como muito produtiva. “Tivemos muitas novidades, mas um dos pontos altos foi a sessão especial para os jovens. Certamente, es-tamos plantando boas sementes para o futuro e garantindo a essa nova geração a oportunidade de acesso ao conhecimento,” desta-cou Hack.O presidente da Expogestão, Alonso José Torres, também ava-liou o congresso: “Os feedbacks foram muito positivos e estamos satisfeitos com os resultados. Conseguimos garantir aos parti-cipantes oportunidades reais de bons relacionamentos e novos contatos, além de uma grade de palestras de grande aderência à realidade local. Sem falar na possibilidade oferecida as 3,5 mil pessoas que assistiram aos workshops gratuitos”, afirmou Torres.

ACIAX é representada na Expogestão 2013

JOINVILLE

Certamente, estamos plantando boas sementes para o futuro e garantindo a essa nova geração a oportunidade de acesso ao conhecimento”“

MARCELO hACK - Presidente da CCO Expogestão 2013

Page 23: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 23 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Associação Chape-coense de Futebol mandou seu jogo

válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B no estádio Colosso da Lagoa, um dos maiores do in-terior do Rio Grande do Sul, em Erechim, distante cerca de 110km de Chapecó. Estreando um novo uniforme, o de nú-mero três, os comandados por Gilmar Dal Pozzo propuseram a partida desde cedo, com ini-ciativas pelos flancos, tanto pelo lado de Alan, como de Fabiano, com Fabinho Alves no setor ofensivo caindo por ambas as pontas.Em jogada de velocidade, Fa-binho Alves driblou a marca-ção e lançou no ponto futuro para Bruno Rangel que ao tentar driblar o arqueiro so-

freu a penalidade máxima. Na cobrança, bola para um lado, goleiro para o outro e Bruno Rangel comemorou seu tercei-ro gol na Série B.Mesmo que por duas vezes a Chapecoense tenha chega-do perto de ampliar o escore, com Fabinho Alves e Rafael Lima, quem balançou as redes foi o Oeste. Da intermediária, o lateral Fernandes deu o úni-co chute do adversário, que acertou o ângulo de Nivaldo aos 25’. O 1 a 1 no placar não condizia com o duelo.O próximo compromisso da equipe de Gilmar Dal Pozzo será sábado (01), às 21h, no estádio Anacleto Campanella, diante do São Caetano, pela terceira rodada da Série B. A viagem para o ABC paulista será sexta-feira (30), após o almoço.

Chapecoense empata em 1 a 1 com o Oeste

CL

AS

SIF

ICA

ÇÃ

O S

ÉR

IE B

CL

AS

SIF

ICA

ÇÃ

O S

ÉR

IE A

CORDILhEIRA ALTA

Dia 25/05/2013 – SÁBADO – CIE LUDOVICO J. TOZZO JOGO HORA EQUIPE A EQUIPE B CHAVE

1 15H TOZZO - B 3 X 2 COHAB - C A

2 16H INDUSTRIAL - B 5 X 21 COHAB - B B

3 17H BILHAR - A 3 X 0 COMERCIAL A

4 18H TRANS. LUD. TOZZO 3 X 2 PARMA - B B

5 19H INDUSTRIAL - A 3 X 3 RONDOFRIO A

6 20H COHAB - A 10 X 5 TOZZO - A B

FOLGA: SER LINHA BENTO CHAVE A BILHAR - B CHAVE B

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

CHAVE - A PONTOS JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOLS PRÓ GOLS CONTRA

SALDO GOLS POSIÇÃO

INDUSTRIAL - A 16 6 5 1 0 37 18 19 1º TOZZO - B 15 6 5 0 1 41 24 17 2º RONDOFRIO 13 6 4 1 1 32 16 16 3º COHAB - C 7 6 2 1 3 21 20 1 4º BILHAR - A 7 6 2 1 3 24 27 -3 5º SER LINHA BENTO 3 6 1 0 5 20 45 -25 6º COMERCIAL 0 6 0 0 6 0 25 -25 7º

CHAVE - B PONTOS JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOLS PRÓ GOLS CONTRA

SALDO GOLS

COHAB - A 15 6 5 0 1 45 19 26 1º BILHAR - B 12 6 4 0 2 44 22 22 2º TOZZO - A 12 6 4 0 2 54 34 20 3º PARMA - B 12 6 4 0 2 33 20 13 4º TRANSP. LUD. TOZZO 6 6 2 0 4 18 24 -6 5º COHAB - B 6 6 2 0 4 44 36 -8 6º INDUSTRIAL - B 0 6 0 0 6 20 103 -83 7º

OITAVAS DE FINAIS DIA 01.06.2013 - SÁBADO - CIE LUDOVICO J. TOZZO

JOGO HORA EQUIPE A RESULTAD

O EQUIPE B CHAVE 43 16H INDUSTRIAL A X PARMA B U 44 17H TOZZO B X TOZZO A U 45 18H COHAB A X COHAB C U 46 19H BILHAR B X RONDOFRIO U

Jogos de Oitavas de Final - Campeonato Municipal de Futsal

FOTO AGUANTE COMUNICAÇÃO / ChAPECOENSE

Page 24: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 24 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Financiamos seu projeto em

Rua Papa João XXIII, 297Centro | Xanxerê | SC

aim

irim

.ag

A Progettare Ambientes Personalizadostrabalha com um conceito em móveis

planejados aliando comodidade, requinte e sofisticação com móveis de qualidade.

Venha conhecer nossa loja.

Page 25: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 25 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 26: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 26 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

ÁRIES TOURO CÂNCER LEÃO VIRGEMGÊMEOS

Busque mais auto-nomia nas questões profissionais e seu

trabalho vai render mais. Só tenha cuidado com as questões financei-ras ou poderá sofrer com perdas. Passe mais tempo com o pessoal de casa e aprenda a valorizar esses momentos. Bons ventos sopram em sua vida afetiva e a intimidade es-quenta.

Fique de olho nas oportunidades de crescimento profis-

sional ao seu redor e não desanime caso os resultados de seus esforços não sejam imediatos: lute por suas ambições. Curta ao máximo o tempo passado em família. Na paixão, sua disposição estará invejável: cultive um clima de romance na relação.

Neste período, é melhor manter-se na rotina profissional.

Seja persistente e realizará suas es-peranças. O clima é dos melhores no universo familiar e sua felicidade vai contagiar os demais. Bons ventos so-pram em sua vida amorosa. Então, se está só, aproxime-se do seu alvo. Traga mais ânimo ao romance.

É melhor ficar na sua e agir discretamente para não atrair olha-

res pesados para suas tarefas pro-fissionais. Em família, não permita interferências em suas amizades e seja mais racional do que emotivo(a). Caso esteja de olho em alguém, apro-veite para se aproximar. Clima de sensualidade em alta: curta!

Trabalho em equi-pe deve render bons resultados nesta se-

mana. Aproveite o momento para investir em seu aperfeiçoamento, seja em cursos ou observando colegas experientes. Reserve um tempo para se dedicar às suas responsabilidades familiares. Na paixão, aposte no di-álogo e melhore o entendimento com o par.

Demonstre sua ca-pacidade aos seus superiores e man-

tenha a qualidade do seu serviço e poderá assumir novas responsabi-lidades. Em casa, seus familiares podem se aproximar mais de você: aproveite os momentos com eles. A sensualidade vai invadir o romance e esquentar a relação. Está só? Bus-que uma paixão.

horóscopo Semanal

Page 27: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 27 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES

Os astros garantem que este é um bom momento para você

investir em cursos de aperfeiçoa-mento profissional. No trabalho, aprenda a dividir tarefas. Passe mais tempo com seus familiares e entre em contato com aqueles que estão distantes. Amor em ótima fase: vai querer ficar juntinho do seu companheiro(a).

Mantenha a calma e não tente apressar o rumo dos aconteci-

mentos, cada coisa acontece em seu momento. Exercite sua paciência em casa e tente cultivar a confiança e a fé nas pessoas, evitando conflitos. Na paixão, coloque as vontades do par em primeiro lugar neste período. Zele pela privacidade a dois.

Comece a semana traçando prioridades ou poderá se sobre-

carregar e ainda corre risco de não atingir seus objetivos. Cultive o diá-logo em família e aprenda com opini-ões diferentes das suas. A dois, traga um espírito mais aventureiro aos mo-mentos com quem ama. Seu poder de sedução está em alta: use-o!

Batalhe pelos seus objetivos e mostre sua capacidade aos

superiores, pois assim conquistará seu espaço. Conflitos não estão des-cartados entre pessoas de sua estima, então, aja com cuidado. A atração física será intensa a dois. Caso esteja só, alguém que conheceu no trabalho pode atrair seu interesse.

Aproveite ao máxi-mo sua criatividade para aumentar sua

produtividade e atrair olhares dos superiores para sua capacidade de realização. O momento é ideal para conversar com seus amigos e com o pessoal de casa, mas não se esque-ça dos outros setores. Ótima fase no campo afetivo: a intimidade esquen-ta!

É tempo de refletir sobre os rumos da sua vida profissio-nal e tomar deci-

sões. Se quer ganhar mais, reavalie seus planos neste momento. As re-lações familiares contam com boas energias: curta os parentes. Não desanime diante de dificuldades no amor e conquistará bons resulta-dos. Apimente seu romance.

Page 28: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 28 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 29: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 29 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Esportes

Page 30: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 30 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013Esportes

Page 31: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 31 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013

Page 32: Edição 17 - Jornal do Oeste SC

( 32 )Jornal Do Oeste SC / Sexta-feira, 31 de maio de 2013