edição - 160

20
BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 160 Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 www. girosa .com.br

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 160

Than

ksC

omun

icaçã

o

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 160Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

www.girosa.com.br

Page 2: Edição - 160
Page 3: Edição - 160

Clínica para dependentes será em Aldeia da Serra

tratamento

Nesta segunda-feira (6), representantes de Barueri, Itapevi e Jandira estiveram em um terreno localizado na Avenida Yojiro Takaoka, em Aldeia da Serra, para conhe-cer o local que poderá abrigar uma clínica para dependen-tes químicos. O espaço será viabilizado por meio de con-sórcio entre as três cidades e Carapicuíba, e deverá atender gratuitamente jovens a par-tir de 12 anos, dependentes de álcool e outras drogas. O terreno será doado pela Pre-feitura de Itapevi e Barueri construirá o prédio. Página 11

Novo acesso ao Tamboré: só depois das chuvas

Estudo aponta queda de acidentes nas rodovias

Mantida reintegração de posse da Savoy

Região segue tendência e registra queda de contaminados

projeto> Página 12

paulistas> Página 12

carapicuíba> Página 12

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> Páginas 5, 6, 8 e 9

PSdB deve confirmar nome

de Giglio à Prefeitura de

osasco

Furlan critica gestão de Gil e o liga ao petista emidio de Souza

elvis Cezar pode ser cassado por falta de decoro parlamentar

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

“O artista” estreia nas telonas cotado como um dos melhores filmes do ano

Carnaval longe da folia cinema> Página 16

turismo> Página 15

Versão diesel do Freelander: páreo duro na disputa com o Evoque da Land Rover

autos> Página 18

PAR

iS F

iLM

ES

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 160Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

www.girosa.com.br

FO

TO

S: M

iCh

ELA

bR

ígid

A -

giR

O S

/A

Tradicional folia de Parnaíba terá atrações inéditas

carnaval> Página 14

Barueri: sem nenhum caso anotado em janeiro de

2012, cidade prossegue com mutirões de combate

diV

uLg

ãO

dengue> Página 14

jOR

gE

RO

dR

igu

ES

jOR

gE

/CA

RTA

Z N

OT

íCiA

S

diV

uLg

ãO

Carnaval longe da foliaturismo> Página 15

Page 4: Edição - 160

4Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

editorialComeça a sair do

papel um projeto regional pioneiro, que vai fazer diferença para centenas de pessoas, na região oeste, que convivem diariamente com a triste realidade de ter um pessoa da família envolvida com drogas e álcool: a construção de uma clínica para dependentes químicos, com tratamento gratuito.

Em matéria na página 11, o Giro S/A publica, com exclusividade, que o consórcio envolvendo os municípios de Barueri, Jandira, Itapevi e Carapicuíba poderá construir no bairro de Aldeia da Serra um prédio para tratamento de jovens a partir de 12 anos. Vamos torcer para que uma iniciativa tão importante para milhares de jovens não esbarre no preconceito de alguns.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

Ao lembrar aos juízes que o trono de Salomão era suportado por dois leões, um de cada lado, Francis Bacon dava-lhes este con-selho: sejam também le-ões, mas leões debaixo do trono; e procurem ser mais instruídos do que sutis, mais reverendos do que aclamados, mais circuns-pectos do que audaciosos e jamais façam oposição aos pontos da soberania. A recomendação do filósofo inglês, resistindo à névoa de quatro séculos, continua a ser a viga que sustenta o pedestal da plêiade a quem cabe o jus dicere, o ofício de interpretar leis. O pensa-mento vem à tona no mo-mento em que a cúpula do Judiciário tenta contornar a polêmica que corrói suas entranhas, acirrada pela expressão da corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Cal-mon, de que “bandidos de toga” proliferam no País. Na esteira da querela so-bre a atuação do CNJ, que culminou com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter seu poder de abrir processos contra juízes, choveram denúncias de desmandos, “vantagens eventuais”, dentre as quais, pagamentos milionários a alguns de seus quadros. O fato é que o altar da Justiça, tão admirado no passado, vem sendo abalado por sis-mos. Sob o exercício pleno de nossa democracia.

O desgaste do Judiciário - o ministro Cezar Peluso repele o termo crise para definir a situação - vem-se desenvolvendo na esteira do processo de institucio-nalização do País. A Consti-tuição de 1988, com a ple-tora de direitos que abriga, oxigenou os pulmões so-ciais, estabeleceu polos de poder, propiciou novos or-denamentos, convergindo tais conquistas para a aber-tura da locução nacional.

entreaspas

Sob o império das liber-dades, o discurso ganhou densidade. Magistrados, conhecidos pela atitude de consciencioso recolhimen-to, entraram no ritmo da dinâmica social. A obscu-ridade dos anos de chum-bo deu lugar à claridade. Juízes antigos, atrelados ao ditado “é difícil ensinar cavalo velho a marchar”, passaram ao convívio de colegas mais jovens, de visões abertas e dispostos a mudar o lema que ador-nava seu pedestal: “Juiz só fala nos autos”. Nas novas fronteiras, o entendimento passou a ser o de que o juiz tem de prestar contas à so-ciedade.

Sua visão deve permane-cer vedada sobre matérias ainda em julgamento, como preceitua a Lei Orgânica da Magistratura. Mas o juiz pode discorrer sobre ques-tões decididas, já expressas nos autos ou citadas em público. Em seu amparo in-voca o artigo 5.º, IV e IX, da Carta Magna, que tratam da livre manifestação do pen-samento e da livre expres-são da atividade intelectual. Portanto, sob o estatuto da transparência e do direito do cidadão de saber o que se passa na administração da Justiça, os magistrados ganharam ampla visibilida-de na mídia.

Na Suprema Corte a locu-ção escancarou-se pela co-bertura da TV Justiça, que transmite ao vivo as ses-sões. A publicidade, conve-nhamos, acende os ânimos. Veiculado maciçamente e compartilhado com a so-ciedade, o pensamento dos ministros recebe palmas e críticas. Os contrários, eixo da democracia, se ma-nifestam. E assim o halo brilhante que conferia aos magistrados a imagem de entes sagrados esmaeceu e passaram a ser vistos como pessoas comuns, passíveis de errar, e a receber um

carimbo de grupos de opi-nião e operadores do Direi-to: este é intelectual; esse, culto e ilustrado; aquele, menos experiente, mas preparado; outro, muito técnico ou mais reservado, etc. A massa conflituosa ganha intensidade com a crítica sobre a “politização da Justiça”. Buracos abertos por inúmeros dispositivos da Constituição tiveram de ser tapados pela Alta Cor-te. Acionada, viu-se com-pelida a produzir intensa interpretação da Lei Maior, ganhando, em consequên-cia, a pecha de interferir na esfera política. Insinuação, claro, originada em fontes congressuais.

Por último, a corrosão da imagem do Judiciário leva em conta sua complexa modelagem. Dispomos de cinco tipos de Justiça, duas comuns (estadual e fede-ral) e três especiais (traba-lhista, militar e eleitoral); e de quatro instâncias (juiz local-tribunal local, Tribu-nal de Justiça e Tribunal Regional Federal, Supe-rior Tribunal de Justiça e STF; ao lado de estruturas como Ministério Público, Defensorias Públicas, Pro-curadorias, Polícias Civil e Militar (estaduais e fede-ral) e Guardas Municipais. Nossa condição é sui ge-neris no mundo, garante o desembargador José Renato Nalini, corregedor--geral do TJSP, que calcula haver mais de 50 oportu-nidades para se reapre-ciar a mesma questão. Os milhões de processos que

“Não tenho negócio nenhum com o deputado [Gil Arantes] e nem com ninguém. Eu sou prefeito e vivo do salário de prefeito”. Emidio dE Souza (PT), PrEfEiTo dE oSaSco, na quarTa-fEira (8), nEgando acuSação do PrEfEiTo dE BaruEri, ruBEnS furlan (PmdB), dE quE ElES TEriam comPrado uma árEa do ExérciTo Em oSaSco

“Não existe relação comercial entre nós, este é mais um equívoco do prefeito. Quando ele não prova o que diz, ele é omisso, então eu gostaria que ele provasse”.gil aranTES (dEm), dEPuTado ESTadual rEBaTEndo afirmação do PrEfEiTo dE BaruEri, ruBEnS furlan dE quE ElE SEria Sócio do PrEfEiTo dE oSaSco, Emidio dE Souza.

cenário urbano

artigogaudêncio Torquato

Até o dia 12, o Parque Shopping Barueri realiza a Liquidação Imbatível. As lojas oferecem até 70% de desconto na coleção primavera/verão 20122. Mais www.parqueshoppingbarueri.com.br.

A Biblioteca Móvel Itapemirim estará em Santana de Parnaíba. O projeto faz a 1a parada na Praça da

Bandeira, no Centro Histórico até o dia 11. E de 13 a 16 de fevereiro, na Praça do Trabalhador, na Av. Tenente Marques.

Estão abertas as inscrições para o curso de alfabetização de adultos do Unifieo. Gratuito, o curso é voltado para a comunidade da região. Informações 3651.9924.

agendas/a

Judiciário Em EBulição

desembocam nos quase cem tribunais e nas cinco Justiças incorporam, na visão de Nalini, um pecu-liar demandismo, respon-sável pelo alargamento de nossa litigância. Só em São Paulo entraram, em 2010, 521.534 processos, que se juntaram aos 714 mil pendentes, gerando uma taxa de congestionamento de 63,2% - relação entre

o estoque de ações e o vo-lume de casos resolvidos. Não por acaso, continua a se propagar o discurso da insegurança jurídica (en-trave a investimentos), sob os passos de tartaruga de nossa Justiça.

A EMPRESA Abelardo Enrique Bernal Vidal, lo-calizada à Rua Adoniran Barbosa, 1426 – Bloco 01 Apto. 25, Parque Imperial, Barueri – SP CEP 0646-2000, CPF 212.790.628-43, sob Inscrição

Municipal 4.28928, extraviou os talões de notas fiscais preenchidas 1 a 600 da Prefeitura Mu-

nicipal de Barueri.

EXTRAVIO

opinião

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor políticoe de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

Page 5: Edição - 160

política cenário urbano

Levantamento feito pelo Giro S/A mos-tra que, ao longo

do ano de 2011, os de-putados federais, Bruna Furlan (PSDB) e João Pau-lo Cunha (PT), gastaram, juntos, mais de R$ 560 mil em verbas de gabinete.

O valor despendido pelos dois foi semelhan-te. A tucana usou R$ 266 mil da CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar) entre feve-reiro e dezembro de 2011 (não havia informações sobre os gastos de Bruna em janeiro). O petista, por sua vez, gastou R$ 294 mil entre janeiro e dezembro do ano passado.

Os deputados de São Paulo podem gastar R$ 27 mil mensais em cota. Se houver sobras em um mês, o montante pode ser gasto nos meses se-guintes, mas não pode ser usado caso o ano vire. Em 12 meses, o valor a que o parlamentar paulista tem direito chega a R$ 333 mil.

DiferençasApesar dos valores

parecidos, Bruna e João Paulo mostraram perfis distintos de gastos da CEAP em 2011. A depu-tada do PSDB gastou R$ 119 mil, quase metade do total, somente na rúbrica divulgação de atividades parlamentares, enquan-to seu colega teve gasto zero no mesmo disposi-tivo. Bruna gastou quase o dobro do petista em combustíveis (R$ 30 mil contra R$ 17 mil).

João Paulo, por sua vez, gastou R$ 94 mil em consultorias e pesquisas técnicas, rúbrica na qual Bruna registrou apenas R$ 140. Foram despen-didos R$ 26 mil com lo-cação de veículos e freta-mentos, dispositivo onde a tucana de Barueri não computou gastos.

Diego [email protected]

5sexta-feira,

10 de fevereiro de 2012

2011 Valor despendido pelos deputados federais ao longo do ano foi semelhante

João Paulo e Bruna gastam R$ 560 mil com verbas de gabinete

Juli

e c

am

Pan

ho

li -

aR

qu

iVo

giR

o s

/a

mic

he

la B

Ríg

iDa

- g

iRo

s/a

Page 6: Edição - 160

políticacenário urbano6Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SalleS, elviS e Ronaldo denúncia pode cassar único parlamentar da oposição

A vereadora de Jandira, Maura Soares (PT) se reuniu, na segunda-feira (6) com o secretário estadual de Habitação, Sílvio Torres, que anunciou parceria entre o CDHU e o programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de cem novas unidades habitacionais na cidade

O vereador de San-tana de Parna-íba, Elvis Cezar

(PSDB), poderá ter seu mandato cassado pela Câmara Municipal por falta de decoro parla-mentar. Na sessão de terça-feira (7), a Casa acatou denúncia de com-pra de votos feita por um cidadão. Uma Comissão Processante, eleita por voto, foi instaurada para investigar o caso. Dentro de 90 dias, a Comissão deve emitir um parecer que decidirá pela votação da cassação ou arquiva-mento da denúncia.

“Esta denúncia está muito bem formulada. A

santana de parnaíba Câmara acata denúncia de compra de votos contra vereador tucano

JM PeReiRa

elvis Cezar pode ter mandato cassado por falta de decoro parlamentar

luíSa [email protected]

Casa é obrigada a aceitar e colocar em votação”, afir-mou o presidente da Câ-mara, Régis Salles (PMDB). A denúncia, baseada em reportagem veiculada pela TV Record em dezembro, que mostra o vereador em suposta atitude de compra de votos, catego-riza o ato como infração política e administrativa. De acordo com o Regi-mento Interno da Casa, “a Câmara poderá cassar o mandato do vereador quando este proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com decoro na sua conduta pública”.

“Para nós, foi uma surpresa”, declarou Ré-gis, negando que haja qualquer intriga política

na denúncia. “Não foi o Executivo e nem o Legis-lativo, foi uma rede de TV que fez todo esse traba-lho e o colocou na mídia”, justificou. O vereador Ro-naldo Santos (PSB), eleito o presidente da comissão, afirmou que o grupo irá se reunir semanalmente para apurar os fatos e que o trabalho será feito com isenção. “Vamos apurar com muita transparên-cia”, disse. Os vereadores Caíga (DEM) e Prof. Hélio (PC do B), foram denomi-nados, respectivamente, relator e membro da Co-missão. A denúncia foi aceita por oito votos a fa-vor e um contra.

Ao final da sessão, o ve-reador Elvis Cezar não quis se pronunciar, afirmando

que convocará coletiva. “A única coisa que posso falar é que hoje eles nos deram a prefeitura”, disse.

Entenda o casoNo dia 19 de dezem-

bro, a Rede Record vei-culou no programa “Fala Brasil” reportagem em que o vereador Elvis Cézar era acusado de compra de votos, ao exi-gir, no ato do cadastro para entrega de presen-tes de Natal a crianças em Santana de Parnaíba, cédula de identidade, tí-tulo de eleitor e certidão de nascimento original dos pais ou responsáveis. Baseando-se na reporta-gem, um cidadão postu-lou a denúncia no dia 3 de fevereiro.

wil

lia

M C

aM

aR

go

- a

Rq

uiv

o g

iRo

S/a

Page 7: Edição - 160
Page 8: Edição - 160

políticacenário urbano8Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

AnA pAulA, giglio e piteri partido aposta

em nome conhecido para enfrentar João paulo

Cunha

A deputada federal Bruna Furlan já confirmou presença no Encontro Regional do PSDB, que ocorre na segunda-feira (13), às 19h, no

Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACE0)

Juli

e C

Am

pAn

ho

li -

Ar

qu

ivo

gir

o S

/A

Apesar de ser o nome natural den-tro do PSDB de

Osasco para disputar as eleições municipais des-se ano, o deputado esta-dual e ex-prefeito Celso Giglio (PSDB) tem evita-do confirmar o que já é dado como certo nos bas-tidores do partido. Cláu-dio Piteri (PSDB), que coordenou a campanha de Giglio para deputado em 2010, afirmou ao Giro S/A na segunda-feira (6) que o partido está traba-lhando para que Giglio seja o candidato tucano. “A perspectiva em relação

encontro Candidato a prefeito de osasco deve ser definido na segunda-feira (13), em encontro regional

Julie CAmpAnholi - Arquivo giro S/A

pSDB deve confirmar nome de Celso giglio para disputa à prefeitura

barueri

A dois dias do Encontro Nacio-nal do PT, o presidente do diretório de Barueri, Ronaldo Araújo, se reu-niu com o presidente do diretório estadual da legenda, Edinho Silva, para formalizar a posição do parti-do na esfera municipal, que traba-lha pela coligação com o DEM, do deputado estadual Gil Arantes.

O evento acontece em Brasília, nesta sexta-feira (10), para debater as estratégias políticas do partido para a disputa eleitoral. Apesar de não ter emitido nenhum posiciona-mento, de acordo com Ronaldo, o diretório estadual pediu para que haja celeridade na decisão municipal sobre a coligação. “Eles querem antecipar as discussões. Quanto antes a gente tiver essas decisões, mais produtivo para o processo partidário”, afirmou Ronaldo. Segundo ele, o Encontro Municipal, que estava marcado para o dia 25 de março e onde será tomada a decisão final sobre a coligação, deve ser antecipado.

A nova data deve ser confirmada em reunião do diretório no sábado (11). Enquanto isso, o vereador Agné-rio Néri (PT) reafirmou a intenção de ocupar a cadeira de candidato a vice--prefeito em uma possível chapa com Gil Arantes à Prefeitura de Barueri. “O PT está com um namoro muito bom com o Democratas”, declarou. {lb}

pt estadual quer definição sobre coligação

luíSA [email protected]

à candidatura do Celso é muito positiva. Estamos bastante animados e con-fiantes”, afirmou Cláudio.

A vereadora Ana Paula Rossi (PSDB), que já havia sido sondada como provável candidata ao cargo, também con-firmou o consenso que há no partido em torno do nome do ex-prefeito. “Nosso candidato a pre-feito é o Celso Giglio. Essa é a decisão”, afirmou a vereadora. Segundo ela, o nome do candidato deve ser retificado no encontro regional da le-genda, que acontece na segunda-feira (13) e irá reunir lideranças do par-tido de Osasco, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus.

Caso seja confirmada a candidatura, essa será a segunda vez que Celso Giglio e João Paulo se en-

frentarão nas urnas pelo poder da administração osasquense. Celso der-rotou o petista em 1996, mas no atual cenário elei-toral, em que o PT está articulado com mais de 20 partidos, a disputa deve ganhar outra confi-guração.

Segundo Piteri, o PT está forte porque “mercantilizou demais a eleição, tudo envolve dinheiro e valores”, cri-ticou. Para Ana Paula, as alianças que estão sendo construídas pelo PT po-dem não se configurar. “O PT tem anunciado todos os partidos como aliados. Mas questionei o Rober-to Freyre [presidente do PPS] e ele disse que a si-tuação de Osasco vai ser revista, porque ele não vai aceitar PPS coligando ou apoiando o PT. Nós va-mos ter ainda muita novi-dade esse ano”, disparou.

ro

mil

Do

Jo

Sé -

Ar

qu

ivo

gir

o S

/A

miC

he

lA B

ríg

iDA

- g

iro

S/A

Page 9: Edição - 160

política cenário urbano 9Sexta-feira,

10 de fevereiro de 2012

Zicardi e furlan “ele me ajudou a governar a cidade”

Na sexta-feira (10), acontece em Brasília o Encontro Nacional de Prefeitos e Deputados Estaduais do PT, que irá debater as estratégias políticas do partido para a disputa eleitoral. A prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer já está na capital federal

fo

to

S: f

láv

io c

oSt

a

A oito meses das eleições munici-pais, a corrida à

Prefeitura de Barueri co-meçou a subir o tom dos discursos dos envolvidos na disputa. Na quarta--feira (8), durante even-to que marcou a saída do vice-prefeito Carlos Zicardi (PMDB) da pre-feitura e a confirmação de sua pré-candidatura, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) não economizou críticas ao principal opo-nente de Zicardi nas ur-nas, o deputado estadual Gil Arantes, pré-candida-to pelo DEM e ex-prefeito da cidade.

Em clima de campa-nha, Furlan atribuiu par-te das conquistas de seu mandato a Zicardi. “Es-colhi [como sucessor] a pessoa que me ajudou a governar a cidade”, disse Furlan. Mas ao citar seu

tenso evento que marcou pré-candidatura de carlos Zicardi foi pontuado por acusações do prefeito rubens furlan ao oponente

Michela brígida - giro S/a

furlan ataca gestão de gil e liga nome do deputado ao do prefeito de osasco

Questionamento do Pt adia divulgação de resultado de pesquisa

furlan pode manter-se no cargo caso pesquisas sejam positivas

impasse

sucessão

O resultado da pesquisa de intenção de voto para os cargos de vereadores e prefeitos em Barueri, que seria divulgado na quarta-feira (8), pelo Instituto MAS Pesquisa, foi adiado para a próxima terça-feira (14).

Segundo o cientista políti-co e diretor do Instituto, Marcos Agostinho Silva, além de pro-blemas por motivos técnicos, o adiamento da divulgação se deu, fundamentalmente, porque o PT

de Barueri enviou comunicado ao Instituto questionando a inclusão do nome da Pastora Elizabeth Dutra (PT) e a não inclusão dos nomes de Agnério Néri e Baltasar Rosa, ambos do PT, na sondagem.

“Resolvi aguardar o posicio-namento dos meus advogados por esses dias, para ter alguma coisa que a gente possa divulgar com mais firmeza do ponto de vista jurídico”, explicou. O docu-mento questiona ainda porque a

direção do partido não foi procu-rada e quem autorizou a inclusão do nome de Elizabeth, além de solicitar que o mal-entendido seja revisto, “evitando questiona-mentos legais futuros”, conforme consta no documento.

Agostinho explicou ainda que a pesquisa foi feita com re-cursos do próprio Instituto. “É de natureza puramente administra-tiva e econômica incluir um nome ou não”, finalizou. {lb}

Apesar de ter demonstrado a intenção de se afastar do cargo para trabalhar na campanha do vice--prefeito Carlos Zicardi (PMDB), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), afirmou na quinta-feira (9) ao Giro S/A que, caso seu can-didato à sucessão esteja bem nas pesquisas de intenção de voto, ele se mantém na cadeira de prefeito. “Se a gente alcançar 60% nas pes-quisas, não há necessidade de eu

me afastar. Eu faria campanha fora do horário do expediente”, disse.

Segundo Furlan, a troca de ca-deiras durante o período eleitoral, não deve afetar o andamento dos trabalhos da administração. Para concorrerem às eleições, os secretá-rios baruerienses, atualmente verea-dores licenciados, Luiz Carlos Souza, o Luizinho (Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri) e Marco Antonio Oliveira, o Bidu (Recursos Naturais e

Meio Ambiente) também devem se descompatibilizar da administração, além de Cilene Bittencourt (Admi-nistração), que concorrerá à vice--prefeitura com Zicardi.

“Nós temos técnicos para assu-mir as cadeiras. O próprio governo federal, quando chega nessa época, faz troca de ministro, do governo estadual também saem candidatos. Não é Barueri que vai ter crise por causa disso”, respondeu. {lb}

vamos entregar mais qua-tro”, explicou.

O prefeito fez questão de destacar que o rompi-mento político com Gil, seu ex-aliado, é definiti-vo. “Rompi com a má ges-tão. Está rompido, nunca mais cometo o mesmo erro”, frisou. A declara-ção do prefeito foi rece-bida com admiração pelo deputado. “Muito me ad-mira ele dizer isto. Quan-do assumi a cidade, tinha cinco creches, quando saí eram dez. Inclusive, tenho gravações em que o Furlan faz elogios ao meu governo. Ele men-tiu naquela época ou está mentindo agora com o in-tuito de beneficiar o seu candidato?”, indagou Gil.

A chave de braço fi-

cou entre Gil e Furlan. O pré-candidato Zicardi optou por um discurso mais ameno e preferiu destacar seu trabalho em secretarias nas quais atuou. “Deixei Esportes no começo do mês, de-pois de 27 anos de servi-ço nesta cidade. Quando assumi a pasta, tínhamos problemas sérios e mui-tos funcionários desmo-tivados. Mudamos o es-porte em Barueri”, disse Zicardi.

Crítica extrapolafronteiraSobre o apoio do pre-

feito de Osasco, Emidio de Souza (PT), ao pré--candidato Gil Arantes nas eleições de Barueri, o prefeito Furlan chegou a

dizer que se trata de par-ceria de negócios. “Eles têm negócios juntos, são sócios. Eles compraram uma área do Exército em Osasco”, disse Furlan, que ressaltou que o negócio ainda será investigado. “Vou formalizar uma de-núncia junto ao Ministé-rio Público”.

“Pode investigar os meus 25 anos de vida pública. Eu quero ver é se o Furlan resiste a uma semana de investigação”, rebateu Emidio.

O prefeito de Osasco negou sociedade com o deputado. “Sou prefeito e vivo deste salário. Eu não era taxista e não virei milionário”, completou, referindo-se à origem de Furlan.

vânia [email protected]

antigo sucessor, a quem o prefeito se referia como “O Capital”, teceu diversas críticas à sua gestão. “Em

oito anos de governo do “Capital”, ele não fez cre-ches. Ainda faltam vagas, mas já construímos 17, e

Page 10: Edição - 160

Linha completa de elegância e bom gostoConheça a loja virtual Natus Cosméticos

0800 726 3768Conheça também nosso Clube do Cosmético

Natus Cosméticos Natus Cosméticos@natus_brasil www.clubedocosmetico.com

Page 11: Edição - 160

metrópole cenário urbano

Em julho de 2011, nasceu a intenção de quatro cidades

(Barueri, Carapicuíba, Ita-pevi e Jandira) de implan-tarem uma clínica gratuita para tratamento de de-pendentes químicos. De lá pra cá, o assunto esbar-rou em diversos entraves como falta de agenda, ela-boração do projeto de lei e definição da participação de cada governo envol-vido, inclusive o federal. Definida a participação de cada cidade no consórcio, ainda que informalmente, nesta semana, vereado-res e secretários foram conhecer o terreno que

Vânia [email protected]

11sexta-feira,

10 de fevereiro de 2012

Barueri vai elaborar projeto de clínica para dependentes

consórcio Cidades devem se unir para garantir tratamento gratuito para jovens dependentes químicos na região oeste

gr

az

iela

Co

sta

- g

iro

s/a

DiVulgação

No dia 18, a Prefeitura de Itapevi inicia a programação de aniversário de 53 anos da cidade, entre as atrações, show com a dupla Edson e Hudson, no dia 24. Mais informações: www.itapevi.sp.gov.br

do projeto de lei).O espaço proposto

por Itapevi tem cerca de 3 mil m² e, ao fundo, possui uma área de preservação ambiental. “Tem muitas árvores no terreno; e elas poderão ser aproveita-das no projeto da clíni-ca”, disse Walter Tanoue Hasegawa, secretário de Desenvolvimento de Ita-pevi. “É um terreno bem localizado. Pelo que foi informado, a documen-tação está regular. Agora, vamos elaborar o projeto executivo e saber quanto será investido”, disse o secretário de Projetos e Construções barueriense, Roberto Piteri. “Como o terreno é íngreme, imagi-namos que seja mais caro

construir”, completou. Entusiasta do proje-

to, o vereador de Jandi-ra, Reginaldo Camilo, o Zezinho, está otimista. “Vamos correr contra o tempo para que os verea-dores aprovem o projeto de lei em fevereiro”, disse.

Sobre o consórcioAs cidades envolvi-

das terão de aprovar um projeto de lei que define a participação de cada município no consórcio: Itapevi doa o terreno, Barueri constrói o pré-dio, Carapicuíba e Jandi-ra equipam a clínica. O governo federal já confir-mou a participação e vai, por meio do Ministério da Saúde, custear a clínica.

loCal Terreno fica na Estrada Yojiro Takaoka e foi doado pela Prefeitura de Itapevi

pode vir a abrigar a clíni-ca na Estrada Yojiro Taka-oka, entre Itapevi e Barue-

ri. O imóvel será doado pela Prefeitura de Itapevi e construído por Barueri

por meio de consórcio (a ser aprovado pelas câma-ras municipais por meio

Page 12: Edição - 160

metrópolecenário urbano12Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Obras do novo acesso ao Tamboré só acontecerão no período de estiagem

Levantamento aponta queda de acidentes em rodovias paulistas

Justiça nega suspensão de reintegração de posse

Com recusa do cliente, sacolas biodegradáveis saem de cena

viário Obra está contratada desde julho de 2011 e deve aliviar o congestionamento na Alameda Rio Negro e na Avenida Piracema

BuROCRáTiCO Prefeitura aguardou por mais de dois pela liberação da obra

CASTeLLO Motociclista morreu nesta quinta-feira (9)

Segundo um levantamento feito pela Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), em 2011, os índi-ces de acidentes e de mortos nas principais rodovias estaduais dimi-nuíram, respectivamente, 5,6% e 5% em relação ao ano anterior. O estudo, conta com informações de-talhadas sobre a forma em que os acidentes aconteceram e serve para a criação de ações de prevenção ao longo de 2012.

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ--SP), foi negado o pedido da Defensoria Pública de suspensão, por 90 dias, da reintegração de posse de uma área que pertence à Savoy Imobiliária Cons-trutora, em Carapicuíba. Com a decisão, a reinte-gração está pré-agendada pela Polícia Militar para o dia 6 de março.

A desocupação da área foi autorizada pela Justi-ça, mas tanto a prefeitura como a Frente Popular das Favelas de Carapicu-

íba, tentam minimizar o impacto da medida na vida das cerca de 800 fa-mílias que vivem no local.

Na última semana, o prefeito Sergio Ribeiro sugeriu ao Departamento de Águas e Energia Elé-trica que compre a área como compensação do trabalho de transbordo de materiais dos leitos dos rios Tietê e Pinheiros para a Lagoa de Carapi-cuíba. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Habitação informou que se dispôs a colaborar em uma ação conjunta. {va}

estatística

carapicuíba

é o fim

LOuRivALdO SANTOS FiLhO

Segundo a Prefeitura de Barueri, cerca de 50 obras estão programadas para serem entregues neste ano. Entre elas, o

Espaço Mulher Ruth Cardoso, na Vila Porto

MiC

he

LA B

Ríg

idA

- g

iRO

S/A

Prevista para come-çar em julho, adia-da para novembro

de 2011, e depois mar-cada para fevereiro de 2012, as obras do novo acesso ao Tamboré pela Rodovia Castello Branco, altura do Km 22+300, ga-nharam nova prorroga-ção: só depois do período de chuva. Não é exata-mente uma data, mas, se-gundo o prefeito Rubens Furlan, a empresa que venceu a licitação, a Yta-quiti Construtora, pre-feriu não iniciar a obra em período de chuvas. “A empreiteira não começou a obra porque vai mexer com encosta da rodovia. Vai ter movimentação de

vâNiA [email protected]

mente R$ 4 milhões na primeira fase. A segunda etapa, ainda sem previ-são de início, foi orçada em cerca de R$ 30 mi-lhões e contempla um viaduto sobre a Castello Branco, ligando os veí-culos da Avenida Silvio Honório Penteado à pista marginal da Castello, sen-tido capital.

A primeira fase do projeto cria uma terceira alternativa para os moto-ristas que vão acessar os bairros Alphaville e Tam-boré, que hoje têm como rota a Avenida Piracema ou a Alameda Rio Negro, bastante carregadas em horário de pico. Em 2011, a prefeitura chegou a mu-dar o traçado no início da Avenida Tamboré, que passou a ser acessada

por motoristas que vêm da Castello Branco. Mas a medida causou impactos apenas na Rio Negro.

Para executar o novo trevo na Castello Branco, a Prefeitura de Barueri dependia de autorização da Agência Reguladora dos Transportes do Esta-do de São Paulo (Artesp). Entre idas e vindas do pedido de autorização e adequação do projeto, a Artesp autorizou o iní-cio da obra. Segundo o secretário de Projetos e Construções de Barueri, Roberto Piteri: “estamos acertando com a Artesp algumas formalizações para trabalharmos ali [Rodovia Castello Bran-co], mas está tudo enca-minhado para o início da obra”.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, nos dias 26 e 27 de ja-neiro, na capital paulista, indicou que 57% dos clientes de supermer-cados não iriam utilizar a sacolinha biodegradável, feita de amido de milho, outros 66% se disseram contrários a cobrança de R$ 0,19 pela embalagem. Diante da recusa do consumidor, a Associação Pau-lista dos Supermercados (APAS) anunciou que elas não serão mais comercializadas. Segundo a enti-dade, as sacolas biodegradáveis

terra. É preciso cautela para não ser prejudicada no trabalho”, afirmou o prefeito.

A obra é um projeto antigo de Barueri que, sem apoio financeiro do governo estadual e da

CCR ViaOeste, encarou o desafio de custear com recursos próprios a obra orçada em aproximada-

faziam parte de uma transição até que os consumidores se habituem a levar suas próprias sacolas para os mercados. Na semana passada, a APAS e o Procon firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga os supermercados a oferecerem alternativas gratuitas aos consumidores por dois meses. A partir daí, tanto as sacolas de plás-tico à base de petróleo (retiradas de circulação em janeiro), quanto as biodegradáveis, serão eliminadas dos supermercados. {va}

Segundo o levantamento, o maior número de acidentes foi o do tipo choque, em que veículos colidem contra estruturas da via como barreiras ou defensas. Em segundo lugar, foram registradas as colisões traseiras que compõem 23,5% do total. Nesta quinta-feira (9), um motociclista morreu na ro-dovia Castello Branco, altura do km 23, depois de colidir na traseira de um caminhão. O garupa foi socor-rido com ferimento leves. {va}

gR

Az

ieLA

CO

STA

- g

iRO

S/A

Page 13: Edição - 160
Page 14: Edição - 160

metrópolecenário urbano14Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Região segue tendência estadual e registra queda de dengue

Solidariedade pontua carnaval em Parnaíba

Fiscalização fecha o cerco ao transporte escolar

cautela Para especialista da USP, números devem ser comemorados, mas ações de combate devem continuar

BaRUeRi A partir deste mês, mutirões vão percorrer os bairros

DaDoS Equipamento armazena informações sobre velocidade e freadas bruscas

PRePaRativoS Na Oficina de Artes, funcionários terminam confecção dos adereços

abadá segurança

JoSé lUiS Da conceição

Na segunda-feira (6), o governo do estado entregou os quatro primeiros novos trens para a

Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), da CPTM

Fo

to

S: M

ich

ela

BR

ígiD

a -

giR

o S

/a

Em janeiro deste ano, os casos de dengue caíram

95% no estado em re-lação ao mesmo mês de 2011. Na região oeste, não foi diferente. Segun-do o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, apenas dois casos importados foram anotados em Osasco, no primeiro mês deste ano, contra 26, entre autóc-tones e importados, em janeiro de 2011, nas ci-dades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

Apesar da boa notícia, os números devem ser co-memorados com cautela. “São excelentes números, mas não significa que te-

vânia [email protected]

de São Paulo (USP).“Estamos no período

de chuvas, muita água fica acumulada, cenário ideal para o mosquito [Aedes aegypti] colocar seus ovos. Se houver baixa nas ações de combate, pode-mos voltar a ter aumento de contaminados”, disse o especialista.

Segundo Waldman, a queda pode estar asso-ciada a diversos fatores:

Repetindo a experiência de anos anteriores, os blocos de car-naval de Santana de Parnaíba já estão trocando seus abadás por alimento não perecível. “É uma forma de ajudar as famílias caren-tes da cidade que são atendidas pelo Fundo Social de Solidarieda-de”, disse Daniel Daher, secretário de Cultura e Turismo. Quem quiser participar da folia com as cores do bloco preferido pode retirar o abadá na Rua Bartolomeu Dias da Silva 49. São sete blocos tra-dicionais na cidade, como o bloco Grito do Sexo Forte, composto por mulheres, e o Alegria dos Koroas, que desde 2001 embala o carna-val parnaibano com marchinhas tocadas pelo grupo.

Nesta semana, funcionários da Oficina de Artes, da Secretaria de Cultura, terminam a confecção dos enfeites que darão cor às ruas do Centro Histórico, cenário de um dos carnavais mais badalados da região oeste. As escolas de samba Unidos de Parnaíba, Clube Atléti-co Sant’Ana e Portal da Amizade também estão em fase final de confecção das fantasias e dos car-ros alegóricos.

A abertura do carnaval será no dia 17, às 23h, no Cine Teatro Coronel Raymundo. O local será decorado e vai virar uma casa do horror. Quem se arriscar entrar por lá vai encontrar o homem da mo-tosserra, loira do elevador e outras atrações horripilantes. {va}

Durante o mês de fevereiro, o Departamento Estadual de Trân-sito (Detran-SP) e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em parceria com algumas prefeituras, realizam a fiscalização de instala-ção e funcionamento do tacógra-fo, equipamento obrigatório em veículos que transportam a partir de dez pessoas. As inspeções estão sendo feitas nos veículos utili-

zados no transporte escolar. Em Barueri, os carros da frota escolar passaram por fiscalização no início deste mês, com apoio da Secreta-ria de Educação.

O equipamento registra as velocidades desenvolvidas pelo veículo, tempos de paradas, distân-cias percorridas e freadas bruscas. Em caso de acidente, o tacógrafo armazena informações importan-

remos um ano mais tran-quilo em relação à conta-minação”, alertou Eliseu Alves Waldman, profes-

sor doutor do departa-mento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade

tes sobre as circunstâncias daquele momento. A fiscalização é uma atribuição do governo do estado, e deve acontecer nos meses de feve-reiro e julho de cada ano. {va}

mais ações dos municí-pios; maior participação da sociedade na adoção de medidas de combate, até menos entrada de ca-sos importados no estado.

Em Barueri, a coor-denadora de Programa de Combate à Dengue, Adriana Guerra Boni, afir-mou que o desafio será manter a boa situação na cidade. Neste ano, como em anos anteriores, a cidade vai realizar mu-tirões de combate à do-ença com a participação do Exército. “Tinhamos a previsão de realizar os mutirões em janeiro, mas não foi possível conciliar agenda com o Exérci-to, em fevereiro vamos fazer”, disse sobre uma varredura que será reali-zada para eliminar focos do mosquito Aedes ae-gypti, vetor da doença.

2010 2011Barueri 5 0Cotia 0 0Itapevi 8 0Jandira 3 0Osasco 9 2S. Parnaíba 1 0

Casos autóctones e importados - JANEIRO

Fonte: cve/SP

Page 15: Edição - 160

fo

to

s d

ivu

lga

çã

o

15sexta-feira,

10 de fevereiro de 2012turismoPara quem a graça no carnaval está em viajar para ficar longe dele, ainda há opções de pacotes com destinos próximos a São Paulo, e que prometem dar o relax merecido nos cinco dias em que durar a folia. {graziela costa}

1 classeA

Tauá Hotel Atibaia (1)O Tauá Hotel, em Atibaia, a 59 km da capital, ainda tem vagas para quem prefere fugir da folia, aproveitar o feriado para descansar em família e ter opções de lazer e entretenimento para todas as idades no mesmo lugar. Além de suítes e apartamentos equipados e estrutura completa de lazer, com piscina, sauna, qua-dras, áreas verdes e salão de jogos, o hotel possui programação que inclui esportes, oficinas de arte, gincanas, festas e jantares temáticos, shows, aulas de ioga, entre outras atividades. Sessões de cinema adulto e infantil, arvorismo e torneios de arco e flecha. O preço de quatro diárias em apartamento superior é R$ 3.480, pensão completa. Telefone: 4063-8910.

Barra do Piúva Porto Hotel (2)No Barra do Piúva Porto Hotel, em Ilhabela, além da vista, que praticamente invade todos os ambientes, da piscina, do restau-rante e do deck bar, há acesso exclusivo ao mar e uma pequena faixa de areia com águas transparentes. O espaço tem ainda sauna úmida, jacuzzi aquecida ao ar livre, academia e caiaques. Pacotes entre os dias 17 e 22 para casal: apartamento Pacuíba (R$ 3.120), apartamento Piúva (R$ 4.500) e loft (R$ 4.940). Telefone: (12) 3894-9415.

Hotel Sant´Anna (3)Localizado em Amparo, a 120km da capital, em uma área com 1,5 milhão m² de bosques, na Serra da Mantiqueira, o Hotel Sant´Anna possui arquitetura clássica do final do século 19. A estrutura da fazenda centenária foi remodelada para abrigar um spa, campo de golfe, duas piscinas e trilhas para caminhadas, além de cachoeiras e nascentes. Os pacotes de carnaval, de 17 a 22 de fevereiro, incluem meia pensão, a partir de R$ 4.879 para cinco diárias. Telefone: 3509-4252.

Pousada do Quilombo (4)A Pousada do Quilombo está localizada na última cidade do estado de São Paulo, em sentido ao sul de Minas Gerais. Grande atração de São Bento de Sapucaí, a Pedra do Baú ganha maior visibilidade do restaurante Trincheira, instalado na pousada e ligado por uma ponte suspensa, com mirante sobre um Jacarandá nativo e preservado. Além de quartos aconchegantes, há piscinas, jacuzzi e sala de ginástica. Há opções para os pequenos, com recreação infantil, salão de jogos e cabana na árvore. Pacotes para casais, que incluem café da manhã e almoço, a partir de R$ 2.000. Telefone: (12) 3971-2688.

Pousada Villa Campestre (5)Localizada entre as montanhas, em Santo Antônio do Pinhal, a pousada Villa Campestre oferece conforto em quatro tipos de aco-modações, inclusive chalés com três ambientes, hidro, varanda com rede e vista para as montanhas. Na área de lazer, possui piscinas, campo de futebol society e sala de TV. O café da manhã é bem capri-chado, com frutas, sucos naturais, tortas, pães e bolos preparados na própria pousada. Cinco diárias entre os dias 17 e 22 saem a partir de R$ 1.250, com café da manhã incluído. Telefone: (12) 3666-2515.

Villa Manakás (6)Construída em meio à Mata Atlântica, no Sertão do Cacau em Camburí, em São Sebastião, a Villa Manakás oferece toda a harmonia e equilíbrio de um grande resort em uma estrutura charmosa e elegante de uma pousada. O arredor do hotel é cheio de trilhas, cachoeiras e belas praias. Todas as suítes são equipadas com camas queen-size, ducha a gás e ar condicionado. As diárias do período de 17 a 22, no Chalé Duplex (até cinco pessoas), têm valores a partir de R$ 3.180 para casal, incluindo café da manhã. Telefone: (12) 3865-4248.

2

3

4

56

Page 16: Edição - 160

Depois de ganhar o prêmio de melhor filme na 69ª edição do Globo de Ouro e receber 10 indicações ao Oscar, “O artista” estreia nesta sexta-feira (10). O filme, em preto e branco, conta a histó-ria de George Valentin (Jean Dujardin), um ator em declínio, e Peppy Miller (Berenice Bejo), uma atriz em ascensão, durante o período em que o cinema mudo sai de moda, sendo subsituído pelo cinema falado. A comédia francesa é uma homenagem à era antes do cinema falado de Hollywood, nos anos 20 e 30. Diretor: Michel Hazanavicius. {graziela costa}

Trama de “Um método perigoso” gira em torno da relação entre os pais da psicanáliseEm “Um método perigoso” (A dangerous method/2011), novo longa de David Cronenberg, Carl Jung (Michael Fassbender) usa um método inovador de Sigmund Freud (Viggo Mortensen) para tratar a histérica Sabina Spielrein (Keira Knightley). Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teo-rias do mestre, ao mesmo tempo em que se envolve com a paciente. {gc}

O ator Adam Sandler faz a versão masculina e feminina de gêmeos em “Cada um tem a gêmea que merece” (Jack and Jill/2011), que estreia nesta sexta-feira (10). Na história, ele é Jack, um publicitário de sucesso em Los Angeles, que detesta o feriado de Ação de Graças, ocasião em que recebe a visita da irmã gêmea Jill, que traz na bagagem muita confusão. Katie Holmes interpreta Erin, esposa de Jack. Direção: Dennis Dugan. {gc}

Adam Sandler faz papel de gêmeos em novo filme

classeA Programação válida de 10 a 16/2

emcartaz

Cotado para o Oscar, “O artista” estreia nesta sexta-feira (10)

16Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PAriS FilmeS

SOny PiCTUreS

imA

ge

m F

ilme

S

Shopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Filha do Mal - 16 Anos 12h00 E - 14h05 - 16h10 - 18h30 - 21h00 - 23h20 B Sala 2 aS aventuraS de tintiM 3D (Dub) - 10 Anos 17h40 - 20h10 N | a Bela e a Fera 3D (Dub) - Livre 11h00 E - 13h10 - 15h30 | a invenção de hugo CaBret 3D - Livre 20h10 B Sala 3 Star WarS: epiSódio i a aMeaça FantaSMa 3D - Livre 22h10 | Star WarS: epiSódio i a aMeaça FantaSMa 3D (Dub) - Livre 13h20 - 16h20 - 19h15 Sala 4 a Beira do aBiSMo - 12 Anos 14h10 - 16h30 - 18h50 - 21h10 Sala 5 alvin e oS eSquiloS 3 (Dub) - Livre 12h50 - 15h00 | oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (Dub) - 16 Anos 17h10 - 20h30 Sala 7 SherloCk holMeS 2 (Dub) - 14 Anos 15h20 - 20h50 Q | aS aventuraS de tintiM (Dub) - 10 Anos 13h00 - 18h20 | alBert noBBS - 16 Anos 20h50 D Sala 8 Cada uM teM a gêMea que MereCe (Dub) - 10 Anos 12h55 - 15h10 - 17h30 - 19h40 - 21h50 Sala 9 viageM 2: a ilha MiSterioSa 3D (Dub) - Livre 12h20 E - 14h40 - 17h20 - 19h50 - 22h00 - 00h10 B Legendas B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (11/02). D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (16/02). E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (11/02) e Domingo (12/02). N Esta sessão NÃO será exibida Sábado (11/02). Q Esta sessão NÃO será exibida Quin-ta-feira (16/02).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros | Tel.: 3024-3705 | Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 viageM 2: a ilha MiSterioSa 3D - Livre 22h00 | viageM 2: a ilha MiS-terioSa 3D (Dub) - Livre 12h45 - 15h05 - 17h20 - 19h40 Sala 2 o deSpertar - 14 Anos 13h10 - 15h40 - 18h20 - 20h50 Sala 3 alvin e oS eSquiloS 3 (Dub) - Livre 12h40 - 15h00 | oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS - 16 Anos 18h10 - 21h30 Sala 4 aS aventuraS de tintiM (Dub) - 10 Anos 13h00 - 18h00 | a Beira do aBiSMo - 12 Anos 15h30 - 20h30 S - 22h50 C | a daMa de Ferro - 12 Anos 20h30 F | a invenção de hugo CaBret 3D 3D - Livre 20h30 B Sala 5 Cada uM teM a gêMea que MereCe - 10 Anos 11h40 E - 14h05 - 16h20 - 18h40 - 21h00 - 23h25 C Sala 6 Filha do Mal - 16 Anos 12h50 - 15h10 - 17h15 - 19h30 - 21h50 - 00h00 C Sala 7 hiStóriaS CruzadaS - 12 Anos 14h00 Q - 17h10 - 20h20 - 23h30 C | SeSSão trailer CineMark - 14 Anos 13h00 R - 13h30 R | hiStóriaS CruzadaS - 12 Anos 14h00 D Legendas B Esta sessão será exibida SOMENTE Sába-do (11/02). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (10/02) e Sábado (11/02) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (16/02). E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (11/02) e Domingo (12/02). F Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (10/02), Sábado (11/02) e Domingo (12/02). R Esta sessão NÃO será exibi-da Sábado (11/02) e Domingo (12/02).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 Cada uM teMa a gêMea que MereCe (dub) – 10 anos – 15h10 – 17h10 – 19h10 – 21h10 – sab/dom: 13h10 – 15h10 – 17h10 – 19h10 – 21h10 Sala 2 o deSpertar (leg) – 14 anos – 14h – 16h10 – 18h30 – 20h50 Sala 3 Milleniun – oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (dub) – 16 anos – 15h | Sher-loCk holMeS – o jogo daS SoMBraS (dub) – 14 anos – 18h10 – 21h Sala 4 À Beira do aBiSMo (dub) – 12 anos – 16h40 – 19h – 21h20 | alvin e oS eSquiloS 3 (dub) – livre – 14h30 Sala 5 viageM 2: a ilha MiSterioSa 3D (dub) – livre – 14h50 – 17h – 19h20 – 21h30 Sala 6 Star WarS: aMeaça FantaSMa 3D (dub) – livre – 15h – 17h50 – (leg): 20h40 Sala 7 Filha do Mal (leg) – 16 anos – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h40 – sab/dom: 13h30 – 15h30 – 17h30 – 19h20 – 21h40

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 Star WarS: epiSódio i a aMeaça FantaSMa 3D (Dub) - Livre 11h00 E - 14h10 - 17h20 - 20h30 - 23h40 C Sala 2 o deSpertar - 14 Anos 13h10 - 15h40 - 18h20 - 21h00 - 23h50 C Sala 3 oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (Dub) - 16 Anos 13h20 - 16h50 | oS deSCendenteS - 12 Anos 20h20 - 23h20 C Sala 4 aS aventuraS de tintiM (Dub) - 10 Anos 11h10 E - 13h40 - 16h20 - 19h00 - 21h35 Sala 5 Filha do Mal - 16 Anos 11h40 E - 14h00 - 16h30 - 18h50 - 21h20 - 00h00 C Sala 6 iMortaiS (Dub) - 16 Anos 19h50 - 22h30 | alvin e oS eSquiloS 3 (Dub) - Livre 12h40 - 15h00 - 17h30 Sala 7 a Beira do aBiSMo (Dub) - 12 Anos 11h20 E - 13h50 - 16h40 - 19h20 - 22h00 Sala 8 a Bela e a Fera 3D (Dub) - Livre 13h00 - 15h20 - 17h50 | SherloCk holMeS 2 (Dub) - 14 Anos 20h10 - 23h10 C Sala 9 Cada uM teM a gêMea que MereCe (Dub) - 10 Anos 12h50 - 15h10 - 17h40 - 20h00 - 22h20 Sala 10 viageM 2: a ilha MiSterioSa 3D (Dub) - Livre 12h30 - 14h50 - 17h10 - 19h30 - 21h50 - 00h10 CLegendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (10/02) e Sábado (11/02) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (11/02) e Domingo (12/02).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 aS aventuraS de tintiM 3D (Dub) - 10 Anos 13h30 - 16h00 | Star WarS: epiSódio i a aMeaça FantaSMa 3D - Livre 18h40 - 21h50 Sala 2 via-geM 2: a ilha MiSterioSa 3D - Livre 22h00 | viageM 2: a ilha MiSterioSa 3D (Dub) - Livre 12h30 - 14h50 - 17h10 - 19h30 Sala 3 Cada uM teM a gêMea que MereCe - 10 Anos 12h00 - 14h10 - 16h25 - 18h35 - 20h45 - 23h00 C Sala 4 alvin e oS eSquiloS 3 (Dub) - Livre 12h40 - 15h00 | oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS - 16 Anos 17h20 - 20h35 Sala 5 oS deSCendenteS - 12 Anos 15h30 - 20h20 - 22h50 C | a Beira do aBiSMo - 12 Anos 13h00 - 18h00 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (10/02) e Sábado (11/02)

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38 a R$ 52

Sala 1 hiStóriaS CruzadaS (leg) – 12 anos – 13h – 19h15 | MillenniuM - oS hoMenS que não aMavaM aS MulhereS (leg) – 16 anos - 16h05 22h15 Sala 2 Cada uM teM a gêMea que MereCe (leg) – 12 anos - 11h40A 14h 16h20 18h30 20h45 Sala 3 oS deSCendenteS (leg) – 12 anos - 13h05 15h35 18h15 21h Sala 4 Filha do Mal (leg) – 16 anos - 12h30A 14h45 16h50 21h45 | j. edgar (leg) – 12 anos - 18h55 Sala 5 Star WarS: epiSódio i - a aMeaça FantaSMa 3D (leg) – livre - 19h 22h | Star WarS: epiSódio i - a aMeaça FantaSMa 3D (dub) – livre - 13h10 16h Sala 6 viageM 2: a ilha MiSterioSa (dub) – livre - 11h25A 13h30 15h45 18h 20h15 22h30C | a invenção de hugo CaBret (leg) – 12 anos - 22h30D (Pré-estreia) Sala 7 À Beira do aBiSMo (leg) – 12 anos - 12h35A 15h 17h35 20h05 | a daMa de Ferro (leg) – 12 anos - 22h35B (Pré--estreia) Sala 8 a Bela e a Fera (dub) – livre - 12hA 14h30 | o deSpertar (leg) – 14 anos - 17h 19h20 21h55 Sala 9 o artiSta (leg) – 12 anos - 11h10A 13h35 16h10 18h35 21h Legenda: A - Somente sáb. e dom. B - Somente sex. e sáb. C - So-mente sex. D - Somente sáb.

cine

ma

Page 17: Edição - 160

DIV

ULG

ÃO

J.R

DU

RA

n

VInI GOULARtCapital Inicial traz o melhor do Rock in Rio para show em São Paulo

17weekend

O Capital Inicial traz para São Paulo, em única apresentação no Credicard Hall, neste sábado (11), às 22h, o “Melhor Show do Rock in Rio 2010”, com novos cenário, luz e projeções preparadas especialmente para o festival, além de músicas de seu último álbum “Das Kapital”. Dinho Ouro Preto (voz), Yves Passarell (guitarra), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo) devem incluir no repertório clássicos como “Indepen-dência”, “Natasha”, “Primeiros erros”, “Música urbana” e “Que país é esse”. Ingressos: R$ 25 a R$ 160. Avenida das Nações Unidas 17.955 – Santo Amaro. Telefone: 4003-6464. {graziela costa}

Sexta-feira (10) e sábado (11), às 21h; e domingo (12),

às 19h, a big band brasiliense

Móveis Coloniais de Acaju faz shows no Auditório Ibirapuera. Além de mostrar seus grandes sucessos, como “Descomplica”, “Adeus” e “Cão guia”, os rapazes aproveitam a apresentação para testar músicas de seu novo CD, o terceiro da banda, ainda sem data para ser lançado. Eles tocam duas músicas inéditas: “De lá até aqui” e “Aconselho”, que podem fazer parte desse disco. Ingressos: R$ 20. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera. Telefone: 3629-1075. {gc}

Uma viagem ao mundo da fotografia mo-derna e contemporânea, por meio de ima-gens captadas pelas lentes de 34 fotógrafos, entre brasileiros e estrangeiros, é o que propõe a exposição “Momentos e movimentos”, do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-Faap). A partir da próxima terça-feira (14), os visitantes poderão conferir cerca de 170 fotos reunidas nos últimos dez anos pelo MAB-Faap, que mostram diferentes momentos históricos e movimentos da fotografia. Com curadoria do Prof. Rubens Fer-nandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação da Faap, a mostra está dividida em cinco espaços: Moda, Comportamento e Estilo; O Corpo e suas Formas; O Retrato: atitudes e atuações diante do aparelho; Experimentações e Sonhos; e Fotomontagem. Entrada gratuita. Terça a sexta, das 10h às 20h. Rua Alagoas 903, Higienópolis – São Paulo. Telefone: 3662-7198. {gc}

Móveis Coloniais de Acaju: três shows no Auditório Ibirapuera

Imagens que falam na Faap

classeANos dias 25, às 21h; e 26, às 18h, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, Zizi Possi

deve relembrar diversos momentos de sua carreira como os sucessos “Asa morena”,

“A paz” e “Per amore”, além de clássicos de Gonzaguinha e Noel Rosa. A cantora será

acompanhada pelo maestro Jether Garotti Jr. (piano e clarineta), Kecco Brandão (teclados),

Webster Santos (violão e cordas) e Guello (percussão). Ingressos: R$ 32. Rua Paes Leme

195. Telefone: 3095-9400. {gc}

Zizi Possi se apresenta no Sesc Pinheiros

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Page 18: Edição - 160

classeAautos

18Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fo

to

S: J

oR

GE

Ro

DR

IGU

ES

JoR

GE

/CA

RtA

Z N

ot

ÍCIA

S

Quando a Land Rover lançou o Freelander a diesel, em junho de 2011, a intenção era melhorar

as vendas do menor – e mais barato – jipe da marca. A nova opção de motor ampliou a “pegada” do modelo, que passou a ser o único entre os utilitários esportivos compactos premium no Bra-sil a ter esse tipo de motor. A estratégia funcionou e, nos meses seguintes ao lan-çamento, o Freelander mais que dobrou as vendas – passou de 190 unidades mensais para cerca de 390 carros entre junho e novembro. O problema foi que no penúltimo mês do ano, a Land Rover lançou o Range Rover Evoque, cuja ver-são mais simples – a Pure, com quatro portas – é mais barata que os Freelander mais caros. E ainda tem o “plus” de fazer parte da gama mais luxuosa da Land Rover – sem falar do óbvio apelo esté-tico do novo modelo, que conquistou prêmios de design em todo o mundo.

Com isso, em novembro, o Freelan-der vendeu apenas 86 unidades, um terço do mês anterior. Em dezembro o panorama melhorou – foram 183 carros vendidos. E, em janeiro, 196 Freelander ganharam as ruas. Um recuperação ainda tímida.

A queda nas vendas se deve em parte pelo posicionamento de preços. A versão diesel Freelander SD4 HSE custa R$ 172.900, R$ 3 mil a mais que a ver-são topo a gasolina. O quatro cilindros de 2.2 litros turbinado rende 190 cv e volumosos 42,8 kgfm a apenas 1.750 rpm, e garante força suficiente para empurrar com disposição as 1,8 tonela-das do modelo. No entanto, a divisão de preços entre as versões joga contra o Freelander. Os R$ 26 mil que separam o HSE da versão intermediária SE – sem falar nos R$ 43 mil em relação à básica S – não parecem se justificar.

As diferenças entre a versão inter-mediária e a top de linha são apenas as rodas maiores, de 19 polegadas, sistema de som mais sofisticado, GPS e

teto solar panorâmico. Além disso, SE e HSE possuem sensores de estaciona-mento dianteiro e traseiro, e banco do motorista com ajustes elétricos.

O visual da versão diesel é exa-tamente o mesmo do Freelander a gasolina. O jeitão bruto confere ao modelo um ar aristocrático e funcio-nal, características coerentes com a realidade do menor Land Rover. Na frente, faróis retangulares e a enorme grade símbolo da marca. No alto, a assinatura “Land Rover” em alto relevo para deixar claro a origem do carro. Atrás, linhas retas e uma barra croma-da que tenta dar alguma sofisticação ao conjunto.

Ficou para o Evoque a missão de ser o modelo mais “fashion” da marca.

O Terrain Response é um dos prin-cipais equipamentos do carro e está presente em todas as versões. O siste-ma é capaz de ajustar a distribuição de força de forma independente para cada roda, de modo a manter o Freelander rodando sob qualquer condição. São quatro modos de atuação, onde o ótimo 2.2 a diesel tem até mesmo a curva de torque alterada para entregar respostas adequadas a situações de asfalto, lama, areia ou cascalho. O controle de esta-bilidade também muda sua atuação, ficando mais condescendente a deslizes em pisos muito escorregadios.

Ao ganhar o motor a diesel, o Free-lander conseguiu mostrar suas melho-res qualidades. O problema do modelo, e não só da versão a diesel, está mesmo nas vitrines das concessionárias da marca. O Evoque roubou o posto de “objeto de desejo” dos consumidores da marca – e arrebata até gente que jamais se imaginou comprando um Land Rover. Resta às versões mais simples do Freelander a árdua missão de serem a porta de entrada da marca inglesa. Quando os preços começam a se aproximar com os do Evoque, a concorrência é desigual.

Fogo amigoVersão diesel do Freelander tem bons predicados, mas

anda ofuscada pelo Evoque nas vitrines da Land Rover

Por Igor Macário - Auto Press

Page 19: Edição - 160
Page 20: Edição - 160

Than

ksC

omun

icaçã

o