edição - 154

20
Levantamento coloca região em alerta contra a dengue sinal amarelo O Levantamento de Índi- ce Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divul- gado no início da semana pelo Ministério da Saúde, apontou que a região oeste está fora dos municípios que podem ter surto de dengue neste verão. Ainda assim, o relatório coloca Barueri, Itapevi e Jandira em situa- ção de alerta para a doença. Atenta aos resultados, a Se- cretaria de Saúde de Barueri realizará mutirões de com- bate ao mosquito durante o mês de janeiro. O Exército deve apoiar a ação. PÁGINA 9 Barueri lança campanha para banir sacolas CEF inaugura agência regional em Osasco Osasco quer ampliar ações para moradores de rua Justiça pode ouvir réus nos dias 20 e 21 Shoppings abrem mais cedo neste mês plásticas PÁGINA 7 serviço> PÁGINA 12 plano> PÁGINA 6 caso braz> PÁGINA 6 dezembro> PÁGINA 8 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINAS 4 E 5 João Paulo e Bruna Furlan têm boa frequência no Congresso Caramez diz que acidentes nos trilhos da CPTM serão apurados Zé CARLOS BARRETTA - ARQUIVO GIRO S/A BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI “Gato de Botas” ganha filme exclusivo Ceia sob encomenda: Natal longe das panelas menu> PÁGINA 16 cinema> PÁGINA 17 João Paulo lança pré-candidatura em clima de festa osasco> PÁGINA 4 Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 154 Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011 www. girosa .com.br PARAMOUNT PICTURES TADEU BRUNELLI Luzes, presépio e cantatas marcam Natal em Parnaíba jingle bells> PÁGINA 8 ANDERSON ALVES - ARQUIVO GIRO S/A MICHELA BRíGIDA - GIRO S/A Barueri deve aumentar o número de agentes de saúde para intensificar a fiscalização

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 154

Levantamento coloca região em alerta contra a dengue

sinal amarelo

O Levantamento de Índi-ce Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divul-gado no início da semana pelo Ministério da Saúde, apontou que a região oeste está fora dos municípios que podem ter surto de dengue neste verão. Ainda assim, o relatório coloca Barueri, Itapevi e Jandira em situa-ção de alerta para a doença. Atenta aos resultados, a Se-cretaria de Saúde de Barueri realizará mutirões de com-bate ao mosquito durante o mês de janeiro. O Exército deve apoiar a ação. pÁgina 9

Barueri lança campanha para banir sacolas

CEF inaugura agência regional em Osasco

Osasco quer ampliar ações para moradores de rua

Justiça pode ouvir réus nos dias 20 e 21

Shoppings abrem mais cedo neste mês

plásticas pÁgina 7

serviço> pÁgina 12

plano> pÁgina 6

caso braz> pÁgina 6 dezembro> pÁgina 8

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> pÁginas 4 e 5

joão Paulo e Bruna Furlan

têm boa frequência

no Congresso

Caramez diz que acidentes nos trilhos da CPtm serão

apurados

Zé CarLOS BarrEtta - arquivO GirO S/a

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

“Gato de Botas” ganha filme exclusivo

Ceia sob encomenda: Natal longe das panelas

menu> pÁgina 16

cinema> pÁgina 17

João Paulo lança pré-candidatura em clima de festa

osasco> pÁgina 4

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 154Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

www.girosa.com.br

Par

am

Ou

Nt

PiC

tu

rE

S

tad

Eu

Br

uN

ELL

i

Luzes, presépio e cantatas marcam Natal em Parnaíba

jingle bells> pÁgina 8

aN

dE

rSO

N a

LvE

S - a

rq

uiv

O G

irO

S/a

miC

hE

La B

ríG

ida

- G

irO

S/a

Barueri deve aumentar o número de agentes de saúde

para intensificar a fiscalização

Page 2: Edição - 154

2Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

agendas/a

editorialEm maio deste ano,

o governador Geraldo Alckmin e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) assinaram um acordo que visa acabar com as sacolas plásticas derivadas do petróleo em todos os supermercados paulistas. O prazo para o material desaparecer das lojas é 25 de janeiro de 2012. Para evitar que proprietários sejam pegos desavisados, nesta quinta-feira (8), a Prefeitura de Barueri e a Apas lançaram a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que vai percorrer todos os estabelecimentos da cidade alertando para o prazo e conscientizando sobre o benefício para o meio ambiente com o fim do uso destas sacolas. Leia mais sobre a campanha na página 7.

As sacolas plásticas estão mesmo na berlinda. Difundidas no Brasil a partir dos anos 80, elas são feitas de polietileno de baixa intensidade (um derivado do petróleo) e sua degradação no ambiente demora, no mínimo, 100 anos. Cerca de 10% de todo o lixo gerado no Brasil é composto destas sacolinhas.

Tempo demais e lixo demais. Hora de aposentarmos as sacolinhas de plástico.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

cenário urbano

Vantagens da alienação fiduciária de bem imóvel em relação à hipoteca, como forma de garantia

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum a utiliza-ção da alienação fiduciá-ria de bens imóveis como alternativa para garantir créditos, em substitui-ção à hipoteca sobre bens imóveis, clássica garantia de direito real, provenien-te de desdobramentos de institutos jurídicos origi-nariamente concebidos à época da formação do Di-reito Romano.

Isso vem ocorrendo em função da demanda por uma modalidade de garan-tia menos burocrática, que possa viabilizar a recom-posição do capital em pra-zos compatíveis com a atu-al dinâmica dos negócios.

Neste aspecto, a Lei nº 9.514, de 20 de novembro de 1997, ao instituir a alie-nação fiduciária de bens imóveis, veio preencher uma lacuna importante existente no sistema de garantias do ordenamento jurídico brasileiro.

Apesar de o referido texto legal dispor sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, o instituto da alienação fiduciária não é privativo dos bancos ou instituições financeiras, podendo ser livremen-te utilizado por pessoas físicas ou jurídicas, para garantir qualquer tipo de negócio jurídico. Esta mo-dalidade tem sido muito utilizada até mesmo no mercado automobilístico.

Trata-se de espécie de negócio em que se utiliza a transmissão da proprie-dade do bem para fins de garantia.

Neste cenário, o deve-dor (fiduciante), sendo proprietário de um bem imóvel, aliena-o ao credor (fiduciário) a título de ga-rantia, ficando o credor com a propriedade deste

entreaspas

imóvel até que seja satis-feita a obrigação. Em razão da constituição da proprie-dade, o credor fiduciário passa a ter a posse indireta do bem, enquanto que o devedor fiduciante perma-nece com a posse direta, na qualidade de depositário.

Na hipoteca, por outro lado, não há transferência de propriedade ao credor. Por meio desta modalida-de, o devedor retém o bem, apenas gravando-o para garantia de uma obrigação, permanecendo, portanto, com o direito de aliená--lo a terceiros ou mesmo ofertá-lo como garantia ao pagamento de outra dívida sua ou de terceiros. Vale ressalvar que o credor não perde a garantia, caso o bem seja alienado.

Dessa forma, enquanto que a hipoteca é um di-reito real em coisa alheia, a propriedade fiduciária é um direito real em coisa própria.

Quanto ao vencimento dessas garantias, a hipo-teca convencional, por exemplo, pode ter seu prazo prorrogado por até 30 (trinta) anos, diferen-temente da alienação fidu-ciária, que é uma garantia transitória, com caráter resolúvel, visto que a pro-priedade do bem está vin-culada ao pagamento da dívida.

Na modalidade de alie-nação fiduciária, com o pagamento da dívida a fidúcia é revogada, rever-tendo-se em definitivo a propriedade ao devedor, enquanto que o não pa-gamento consolida a pro-priedade plena em nome do credor fiduciário.

Outra diferença impor-tante a ser notada entre a hipoteca e a alienação fi-duciária se refere à forma

de execução da garantia.Para se executar a ga-

rantia hipotecária é neces-sário ajuizar uma deman-da judicial para apurar o saldo devedor. Somente após a apuração des-se saldo, o que, aliás, pode demorar anos, é que o imóvel hipotecado será alienado em hasta pú-blica. Com a arrematação do bem, o novo adquirente ou o agente financeiro tem ainda que promover a de-socupação do imóvel tam-bém por vias judiciais.

Já na alienação fiduciá-ria a satisfação do crédito, em caso de inadimplemen-to, pode ser obtida por via extrajudicial, sendo, por-tanto, uma execução muito mais simples e célere. O credor nesta modalidade, diversamente do credor hipotecário, não é prete-rido pelos créditos traba-lhistas e tributários, tendo em vista a consolidação da propriedade que já estava devidamente registrada em seu nome.

Uma vez consolidada a propriedade em nome do credor fiduciário, este de-verá promover a venda do imóvel em leilão público, sendo-lhe assegurado re-querer a reintegração de sua posse, o que confere a desocupação do imóvel num prazo muito mais cur-to em relação à hipoteca.

Outra vantagem da alie-nação fiduciária é apre-sentada em caso de insol-vência do devedor, tendo em vista que nesta mo-dalidade, o bem dado em garantia deixou de compor o patrimônio do devedor. Dessa forma, mesmo nesta hipótese, o bem será exe-cutado sem concorrência com os demais credores.

Na hipoteca, por outro lado, tendo em vista que

artigoThais Moraes

opinião

EXTRAVIO DE NOTA FISCALA Empresa Wab Estacionamentos e Garagens Ltda, situada na

Alameda Rio Negro 1286 - Alphaville - Barueri - SP, inscrita no

CNPJ nº 01.268.026/0013-11, ccm 452232-8, declara o extravio da

Nota Fiscal de Serviços nº 2428 do dia 28 de Outubro de 2011

“Eu não tenho problema mental. Se você tem, tem um consultório médico aqui”, Senadora Marinor BriTo (PSoL), neSTa quinTa-feira (8), duranTe reunião da CoMiSSão de direiToS HuManoS do Senado que diSCuTe o ProjeTo que CriMinaLiza HoMofoBia no BraSiL Para uM ManifeSTanTe que fez SinaL de que a Senadora eSTaVa LouCa, a VoTação foi adiada

“[é necessário uma] busca de maior entendimento. Não se constrói uma sociedade com intolerância de nenhum lado”, Senadora MarTa SuPLuCy (PT), neSTa quinTa-feira (8), ao SuSPender a reunião da CoMiSSão de direiToS HuManoS SoBre CriMinaLização da HoMofoBia, dePoiS daS griTariaS e BaTe-BoCaS no LoCaL

No domingo (11), das 9h às 14h, acontece a Ecofeira de Natal na Escola Granja Viana. Além de produtos naturais, quem passar por lá vai conferir apresentações culturais. Rua José Felix de Oliveira 1271.

Até o dia 13, a Prefeitura de Barueri recebe as inscrições para a primeira turma do Barueri Empreendedor 2012. Informações no Ganha Tempo. Avenida Henriqueta Mendes Guerra 550.

Na quinta-feira (15), às 20h, a Associação Residencial e Empresarial Alphaville (Area) realiza o evento Primavera Musical, em parceria com a Prefeitura de Barueri. Calçadão da Alameda Rio Negro, ao lado do banco Itaú.

Até o dia 16, das 17h às 18h, todas as quintas e sextas-feiras, o Shopping Granja Vianna traz apresentações de corais na programação de Natal. As apresentações contam com Colégio Madre Iva, Casa de Apoio e outros.

O Shopping União de Osasco está com uma série de apresentações de corais natalinos. Nesta sexta-feira (9), às 17h, tem Coral Viver Feliz; no dia 11, às 16h, Coral SP da Cruz de Osasco. A programação segue até o dia 23.

No domingo (11), às 16h, o Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta a peça infantil Tic, Tac, Tou, Papai Noel Abilolou, da Companhia Teatral Ek Produções. Gratuito.Rua Suzana Dias 300.

Neste sábado (10), a partir das 13h, o Movimento Barueri, Sou do Bem, realiza o sorteio de um carro zero km, no Parque Municipal Dom José. O evento faz parte do Dia do Bem, comemorado na data.

Nos dias 10, 17 e 18, às 16h e às 20h30, a Prefeitura de Cotia promove apresentação de Bandas e Corais no Natal do Bem. As apresentações acontecem na Praça da Matriz, centro.

Ainda dá tempo para se inscrever para o Processo Seletivo 2012 do Unifieo. A prova acontece neste domingo (11). Informações www.unifieo.br.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Geração de Renda: Espaço Arte de Viver e Cecap, a Prefeitura de Cotia. Informações 4703-4743.

No domingo (12), a partir das 19h30, o restaurante Vinea Alphaville abre as portas na Alameda Araguaia 540.

o bem gravado em garan-tia não foi excluído do pa-trimônio do devedor, em caso de insolvência deste, o bem será arrecadado, tornando-se mais um obs-táculo ao credor na recu-peração de seu crédito.

Diante das diversas vantagens destacadas do instituto da alienação fi-

duciária de bem imóvel em relação à hipoteca, é de se concluir que a alienação se demonstra a forma de garantia mais segura e cé-lere para a satisfação do crédito.

Thais Moraes, advogada da De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogado

Page 3: Edição - 154

nacional cenário urbano

Em discurso na 17ª Conferência das Nações Unidas so-

bre Mudanças Climáticas, em Durban, na África do Sul, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Tei-xeira, disse nesta quinta--feira (8) que o Brasil defende a criação de um novo regime de emissões de gases de efeito estufa com obrigações de redu-ção para todos os países a partir de 2020. A con-ferência está negocian-do um instrumento que complemente o Protocolo de Quioto, cujo primeiro período de compromisso vence em 2012.

“O Brasil trabalha com afinco para a adoção de um segundo período de compromisso para o Protocolo de Quioto e o fortalecimento da imple-mentação da convenção [da ONU] no curto, médio e longo prazos. Se todos trabalharmos juntos, po-deremos negociar o mais cedo possível um novo instrumento legalmente vinculante sobre a con-

Da reDaçã[email protected]

com agência Brasil

3Sexta-feira,

9 de dezembro de 2011

Durban em conferência da oNU, Izabella Teixeira defende a prorrogação do Protocolo de Quioto

O Senado aprovou em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição que prorroga a DRU (Desvinculação de Receitas da União). A PEC desvincula 20% do Orçamento Geral da União pelos próximos quatro anos. Dessa forma, o governo pode manejar R$ 62 bilhões. A votação final deve ocorrer até o dia 20

A 16ª edição do Índice de Expectativas das Famílias (IEF) revelou redução no número de famílias brasileiras endividadas. Levantamento divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente a novembro, aponta que 55,6% dos entrevis-tados disseram não ter dívida, o que representa um aumento de 1,4 ponto percentual em relação ao registrado no mês anterior, 54,2%.

Já o percentual dos que se declararam muito endividados apresentou ligeira alta, ao passar de 7,8%, em outubro, para 8,2%, em novembro. A pesquisa ainda mostra que entre os endividados cujo débito representa até metade do rendimento domiciliar mensal, o índice de 18,2% é o menor des-de o início do ano.

O levantamento também destaca que, entre as famílias com algum tipo de dívida, apenas 18% disseram ter condições de pagá--la em sua totalidade. Enquanto isso, 45,6% dos entrevistados responderam que poderão quitar os débitos parcialmente e 33,8% disseram não ter como pagar na-quele mês as contas em atraso.

IPea

Pesquisa mostra redução do número de famílias endividadas

joNaS PereIra - ageNcIa SeNaDo

wIlSoN DIaS/arQUIvo aBr

Brasil defende acordo global para reduzir emissões após 2020

IzaBella “Durban é nossa última oportunidade de assegurar um forte regime de mudança do clima”

venção, baseado nas re-comendações da ciência, que inclua todos os paí-ses para o período ime-diatamente pós 2020”, disse a ministra.

O protocolo determi-na que as nações indus-trializadas devem redu-zir, até o ano que vem, as emissões de gases de efeito estufa em aproxi-madamente 5% em rela-ção aos níveis registrados em 1990. No entanto, os

Estados Unidos, um dos maiores poluidores da atmosfera do planeta, nunca ratificaram o pro-tocolo.

Izabella Teixeira des-tacou a urgência de se chegar a um novo acordo para o clima na Confe-rência de Durban, para que não se crie uma lacu-na entre o Protocolo de Quioto e futuros compro-missos, o que deixaria os países sem obrigações de

redução de emissões no período.

“O Protocolo de Quioto é nosso bem maior para assegurar um forte regime de mudança do clima. Dur-ban é nossa última opor-tunidade de evitar essa lacuna. Devemos adotar o segundo período de cum-primento até o final desta semana”, alertou.

Além da continuida-de de Quioto, a ministra defendeu a implementa-

ção e o fortalecimento de outros instrumentos de gestão climática global, como fundos para finan-ciar ações de mitigação e adaptação, além de par-cerias para transferência de tecnologia. “A imple-mentação dessas institui-ções fortalecerá o regime internacional sobre mu-dança do clima, permi-tindo ação imediata para tratamento do problema”, avaliou.

A ministra brasileira lembrou as metas volun-tárias apresentadas pelo Brasil em 2009, na Con-ferência de Copenhague, de reduzir as emissões nacionais entre 36,1% e 38,9% até 2020 e disse as medidas vão fazer com o que o país deixe de emitir 1,2 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente no período.

No discurso, a ministra disse ainda que as ações brasileiras de redução de emissões estão “estreita-mente integradas à polí-tica de inclusão social e erradicação da pobreza” e citou o uso de energia so-lar em casas do Programa Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Verde.

Page 4: Edição - 154

políticacenário urbano

4Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

amplo apoio Grupo político liderado pelo prefeito Emidio comemora anúncio feito na segunda-feira

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou no último sábado (3), do 2° Fórum Econômico de Barueri, realizado na Câmara da cidade. Ele foi recebido pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB) e pelo deputado estadual João Caramez (PSDB) e também ministrou palestra.

mic

hE

la b

ríG

ida

- G

iro

S/a

O deputado federal João Paulo Cunha foi anunciado na

noite de segunda-feira (5), em evento realizado pelo PT, no Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, como o pré-candidato oficial do partido em Osasco para as eleições municipais de 2012.

Apesar do evento ter reunido cerca de 2 mil pessoas, em declaração ao Giro S/A, o deputado minimizou o anúncio de sua pré-candidatura. “A pré-indicação é só um ato formal de anúncio à socie-dade. Ainda não há cam-panha, por isso não há co-ordenador”, explicou.

Esta é a quarta vez que o partido lança o nome do deputado para a disputa municipal. A arti-culação em torno de seu nome reúne, até o mo-mento, 22 partidos: uma das maiores coligações da história de Osasco.

Indicado sem prévias pela legenda, uma orien-tação da executiva nacio-nal, João Paulo também conta com o apoio do prefeito de Osasco, Emi-dio de Souza. “O interes-se coletivo está acima do partidário. Esta é uma de-cisão que foi tomada com tranquilidade e há muito

2012 ana paula rossi (pSdb) e osvaldo Vergínio (pSd) criticaram anúncio antecipado e afirmam que seus partidos já têm candidatos ao pleito

louriValdo SantoS

pt de osasco oficializa candidatura de João paulo cunha a prefeito

Nas últimas semanas, foram registrados seis casos de atropela-mento por trens, com cinco óbitos, de funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), durante serviço de vistoria nos trilhos. O caso que envolveu duas mortes aconteceu na Linha 8 (Diamante), próximo a Barueri.

O deputado estadual João Ca-ramez (PSDB), presidente da comis-são de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, disse que os casos foram isolados e que serão devidamente apurados. Ele preferiu não comentar se os aci-dentes ocorreram por negligência dos funcionários ou devido ao não cumprimento das normas de segu-rança pela companhia, como acusa o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transpor-te de Passageiros da Zona Soroca-bana (SINFERP). “Vejo esses casos com muita preocupação, principal-mente em um momento em que o governo do estado vem investindo maciçamente nos transportes sobre trilhos”, afirmou.

O tucano destacou a destina-ção de quase R$ 40 bilhões para a CPTM e o Metrô, orçados no Plano Plurianual (período 2012-2015), apresentado recentemente pelo governador Geraldo Alckmin. Ca-ramez minimizou ainda a queda de

o outro ladoA vereadora Ana Paula Rossi (PSDB) comentou o anúncio da pré-

-candidatura de João Paulo. “O PT está com a campanha na rua antes da hora, indo contra a própria legislação eleitoral, fazendo campanha em período que ainda não é o período correto”, criticou.

Ela afirmou também que o PSDB já tem o seu pré-candidato. “No momento oportuno vai ser anunciado, naturalmente é o Celso Giglio”, afirmou. Caso o nome do deputado estadual tucano seja mesmo o escolhido, será a segunda vez que ele e João Paulo se enfrentarão nas urnas.

No cenário político osasquense também há a pré-candidatura de Osvaldo Vergínio, pelo PSD, que segundo o vereador, já foi confirmada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Eu sou o candidato de Osasco”, afirmou Vergínio, ressaltando que a oficialização da candida-tura de João Paulo foi antecipada. “Ainda é muito cedo”, avaliou.

cptm

luíSa [email protected]

tempo foi amadurecida. Não há dúvida quanto à indicação de João Paulo”, ressaltou Emidio.

Sobre o nome cotado para o candidato a vice--prefeito, João Paulo afir-mou que o anúncio de-verá ser feito em março do ano que vem. “Ainda estamos organizando os partidos, mas temos vá-rios nomes, nomes bons. Na hora certa, a gente vai anunciar”, disse.

DesafiosQuestionado sobre a

queda de Osasco do 65º lugar para o 100º, medido pelo último Índice Firjan de Desenvolvimento Mu-nicipal (IFDM), no início de outubro, João Paulo

bastidores

Baltazar é o novo secretáriode Comunicação em BarueriNa próxima semana, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), deve dar posse ao jornalista esportivo e radialista, Antonio Julio Baltazar, para comandar a secretaria de Comunicação da cidade. “Fiz o convite e fiquei feliz que ele aceitou. Sem nenhuma recomendação especial, espero apenas que o Baltazar continue o trabalho que já vinha sendo feito na pasta”, declarou Furlan. Baltazar é jornalista responsável pelo semanário Correio Paulista e assume no lugar do consultor de comunicação, João Miras, que pediu exoneração para trabalhar em campanhas políticas. {va}

afirmou que a cidade, in-dependentemente do pre-feito, ainda tem de enfren-tar alguns desafios. Entre os destacados por ele está a necessidade de se criar

condições para a melhora do trânsito, a consolida-ção da política de educa-ção, a geração de política de lazer e cultura, os in-vestimentos em ciência e

tecnologia, na indústria e comércio da cidade. “São vários os desafios e as po-líticas serão complemen-tares àquilo que o Emidio já fez”, declarou.

MensalãoO deputado João Pau-

lo negou a tentativa de qualquer manobra para tentar fugir do proces-so que responde no Su-

perior Tribunal Federal (STF), por envolvimento no caso que ficou conhe-cido como “Mensalão”, que deve ser julgado no ano que vem. “Eu sou tão seguro da minha inocên-cia que, para mim, inde-pende [quando o caso será julgado]. Eu não te-nho problema nenhum em enfrentar esse julga-mento”, finalizou.

R$ 118 milhões nos investimentos da Secretaria dos Transportes Me-tropolitanos, registrada entre janei-ro e outubro de 2011, comparado ao mesmo período de 2010. “O pro-cesso de execução vinha a uma de-terminada velocidade. Mas,quando há mudança de governo, automa-ticamente acaba ocorrendo uma interrupção, mesmo que os gover-nadores sejam do mesmo partido”, explicou. O relatório de execução do orçamento estadual registrou a queda de 21,3% nos investimentos da Linha 8, de Amador Bueno a Jú-lio Prestes.

De acordo com o deputado, os prefeitos da região não têm se envolvido nas discussões sobre o tema. “Rubens Furlan [prefeito de Barueri – PMDB] é o único que tem uma participação ativa nesse processo aqui na região. Os outros estão meio distantes”, disse. {lb}

caramez diz que acidentes nos trilhos serão apurados

Juli

E c

am

pan

ho

li -

ar

qu

iVo

Gir

o S

/a

Page 5: Edição - 154

política cenário urbano 5Sexta-feira,

9 de dezembro de 2011

João Paulo e Bruna além da assiduidade no plenário, os deputados têm de frequentar reuniões de comissões parlamentares

O deputado federal José Luiz Penna (PV) é o convidado para encerrar o 2º Ciclo de Formação Política do PV de Osasco, nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal da cidade (Av. dos Autonomistas 2607). Estratégia eleitoral para 2012 está entre os temas da palestra

mic

he

la B

ríg

ida

- g

iro

S/a

Juli

e c

am

Pan

ho

li -

gir

o S

/a

Ao final de um ano de trabalhos le-gislativos, João

Paulo Cunha (PT) e Bru-na Furlan (PSDB), repre-sentantes da região oeste na Câmara dos Deputa-dos, apresentaram bons números no que diz res-peito à presença na Casa. Ainda assim, ficaram atrás do deputado Tiriri-ca (PR), eleito com mais de 1 milhão de votos em 2010 e tido como grande surpresa da legislatura.

Entre 1º de fevereiro e 6 de dezembro deste ano, foram realizadas 103 ses-sões deliberativas na Câ-

balanço o petista compareceu a 84,5% das sessões e Bruna a 90,3%. no mesmo período, deputado eleito pelo Pr compareceu a 100% das sessões

Beto oliveira

tiririca supera João Paulo e Bruna em presença na câmara

(PSB), foi a 97 (94,2%). Ex-prefeito de São Paulo e alvo de uma série de acusações de corrupção, Paulo Maluf (PP) esteve em apenas 56 (54,4%) delas.

Comissões Além da assiduidade

em plenário, os deputa-dos também têm de fre-quentar as reuniões das comissões parlamentares. O petista João Paulo é ti-tular em duas comissões: a de Constituição, Justiça e Cidadania e a de Regula-mentação da Constituição Federal. Já sua colega tu-cana é titular das comis-sões de Desenvolvimento Urbano e da Subcomissão

Permanente de Mobilida-de Urbana.

Ao longo do ano, João Paulo registrou presen-ça em 75 (87,2%) das 86 reuniões das comissões das quais participa, com seis faltas justificadas (7%) e cinco (5,8%) não justificadas. Enquanto isso, Bruna Furlan este-ve em 64 (86,5%) das 74 reuniões das comissões das quais participa, com quatro (5,4%) faltas jus-tificadas, uma injustifica-da (1,4%) e cinco (6,8%) escusas - comunicadas ao presidente da comissão “sempre que um membro não puder comparecer às reuniões”, segundo o Regi-mento Interno da Câmara.

diego [email protected]

mara. Destas, Bruna com-pareceu a 93 (90,3%), com nove faltas justifica-das (8,7%) e uma (1%) injustificada. João Paulo, por sua vez, esteve em 87 sessões (84,5%), com 14 ausências justificadas (13,6%) e duas injustifi-cadas (1,9%).

No mesmo período, a título de exemplo, Tiriri-ca compareceu a 100% das sessões em plenário, ao passo em que outra revelação parlamentar, o ex-jogador Romário

Page 6: Edição - 154

metrópolecenário urbano

Osasco é a primeira a lançar o Plano Municipal de Aten-

ção à Pessoa em Situação de Rua, em conformidade com a Política Nacional de Atenção à População em Situação de Rua. O anúncio foi feito pela se-cretária de Assistência e Promoção Social (SAPS) de Osasco, Gilma Rossa-fa, durante evento na úl-tima semana. Um comitê gestor intersecretarial e intersetorial cuidará da implantação das ações. Onze secretarias fazem parte do comitê, além de três representantes da sociedade civil eleitos na Rede Rua.

Segundo Gilma, estão previstas ações integra-das entre as secretarias,

Vânia [email protected]

6sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Moradores em situação de rua ganham plano de atenção

MPD segue com programação na Vila do natal

Barueri entrega apartamentos no Bairro dos altos

inédito Osasco é pioneira ao lançar um plano municipal para implantar políticas públicas voltadas a esse público

MaPa Para atender o público, onze secretarias municipais participarão de comitê

No último final de semana, o Papai Noel chegou à Vila do Natal, um cenário temático Sí-tio do Papai Noel montado pela MPD Engenharia no estande do empreendimento Alphasítio, em Tamboré. Na programação, que é totalmente gratuita, tem apre-sentação de teatro e contadores de histórias.

Vaquinhas, cabritos, coelhos e pônei compõem o cenário que neste sábado (10), às 11h, terá Contador de História com a nar-ração de Os 3 Porquinhos e, às 16h, é a vez do teatro infantil com a peça O Leão e o Ratinho.

Já no domingo (11), às 11h, será a vez da história da Chapeuzinho Vermelho e às 16h, apresenta-ção da peça A Rata da Cidade e a Rata do Campo.

A programação segue e no dia 17, às 11h, tem Contador de História com O Príncipe Sapo, às 16h, apresentação de Um Conto de Natal. No domingo (18), às 11h, é a vez da história A Raposa e as Uvas e às 16h, a peça 1, 2, 3, Era Uma Vez... A Polegarzinha. A Vila do Natal fica na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, altura do número 1001. {va}

Neste sábado (10), completa um ano do assassinato do prefeito de Jandira Waldery Braz Paschoa-lin, executado a tiros em frente a uma rádio local. Entre os suspeitos, estão os ex-secretários Wanderley Lemes de Aquino, de Habitação e Sérgio Paraízo, de Governo. Nos dias 20 e 21, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP), a Justiça dará

continuidade às audiências do jul-gamento quando serão ouvidas cinco testemunhas de defesa, o TJ informou ainda, que é possível que os réus comecem a ser ouvidos.

Nesta quarta-feira (7), a viúva de Braz, Mara Paschoalin, enviou uma nota à imprensa re-lembrando a morte do marido e cobrou providências para o crime. “Estamos vendo nossos amigos

serem assassinados um atrás do outro e ninguém toma nenhuma providência. Ano passado o Braz, esse ano o Goiaba, agora todos ficam como medo tentando ima-ginar quem será o próximo”, de-sabafou a ex-primeira-dama do município, citando o assassinado recente de Luis DeCarli Filho, as-sumido pré-candidato a Prefeitu-ra de Jandira em 2012. {va}

No dia 18, a Prefeitura de Barueri vai sortear as 700 unida-des dosConjunto Habitacional da Estrada do Itaqui, no Bairro dos Altos, que tem recebido diversas melhorias nos últimos sete anos nas áreas de educação, habi-tação e no sistema viário, para atender o crescimento da região dos Altos.

“Estamos trazendo o desen-volvimento de Barueri para essa região, pois queremos que o nosso povo viva com qualidade”, disse o prefeito Rubens Furlan. A Prefeitura investiu também na construção de uma escola de

Justiça retoma audiências do caso Braztamboré jandira

obras

DiVulgaçãO

No primeiro semestre de 2012, o prefeito de Cotia Carlão Camargo deve inaugurar o Centro

Educacional Unificado de Cotia (CEUC), que abrirá mil vagas na rede de ensino

leiamaisA SAPS já conta com um serviço de aproxima-ção de rua. “Diariamente, agentes de proteção so-cial monitoram as ruas e ofertam atendimento às pessoas em situação de rua”, disse. A pasta pos-sui dois albergues, com 100 vagas, e um Centro da População de Rua, que funciona no Jardim Piratininga.

Os recursos para as ações estão previstos no plano plurianual da cidade. “Temos o fundo municipal de assistência social, proteção especial (albergue e Centro POP, custeio geral da SAPS), sendo necessária capta-ção de recurso para obras e instalação”, disse. Se-gundo a secretária, o pla-no é contínuo e as ações previstas são a curto, mé-dio e longo prazo.

Vôlei sentadoA equipe de Vôlei Paraolímpico de Barueri conquistou o bronze na Copa do Brasil de Vôlei Sentado, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Boa Vista. Participaram da competição equipes Curitiba, Paranaguá, São Paulo e Rio de Janeiro. Na decisão pelo terceiro lugar, Barueri venceu a Assama (PR).

Delegação chinesaNo dia 6 de dezembro mais uma delegação chinesa, desta vez composta por representantes das cidades de Xangai, Lanzhou, Tianjin, Tanggu, Jinshan e Honggu, estiveram em Osasco para conhecer obras de infra-estrutura urbana e habitacional. Esta é a terceira visita que a cidade recebe de delegação chinesa em menos de quinze dias. No dias 23 e 24 de novembro recebeu as delegações de Suzhou e Xuhui.

Impacto viárioA partir da próxima semana, todas as escolas entrarão em férias. Com isto, os Departamentos Municipais de Trânsito estimam redução de20% nos congestionamentos nos horários de pico. Segundo informações dos órgãos, os agentes de trânsito que auxiliam nas travessias de estudantes de escolas em ruas de grande movimento, serão direcionados para locais que concentram grande número de comércio.

Mais um McDonald’sNesta quinta-feira (8), o McDonald’s abriu mais um restaurante na região, desta vez no bairro Aldeia da Serra, em Barueri, com esta abertura, a rede soma oito restaurantes no município (Trevo de Alphaville, Shopping Iguatemi, AlphaShopping, Parque Shopping Barueri, Shopping Tamboré, Tamboré e Alpha 5). O novo restaurante de Aldeia da Serra fica na Avenida das Nuvens 53, e funciona das 10h às 22h. {va}

lOuriValDO santOs filhO

algumas já estão em anda-mento. “O plano prevê a implantação de políticas públicas articuladas na esfera municipal, envol-vendo a sociedade civil; efetivação dos direitos

da população em situa-ção de rua; implantação de uma rede de serviços que promova acolhimen-to à população em situa-ção de rua em suas várias modalidades de serviços,

além de qualificação pro-fissional destas pessoas e a fomentação do trabalho e renda”, disse Gilma, que não informou a data para implantação das políti-cas.

Ensino Fundamental para cerca de 1400 alunos e na duplicação da estrada Dr Cícero Borges, que deve ser concluída até início de 2012.

Ainda naquela região, Ba-rueri conclui as obras do Com-plexo Educacional, no Jardim

Flórida e uma Maternal e uma Escola de Ensino Infantil, na Vila Ceres. A região ganhará ainda a interligação das ruas Oscar Bressane, doutor Parise e a avenida Capitão Salinas; e da rua Santa Cruz do Arari com a rua Chaves. {va}

fOtOs: Michela BrígiDa - girO s/a

DiV

ulg

ãO

Page 7: Edição - 154

metrópole cenário urbano

Em maio deste ano, o governador Ge-raldo Alckmin e a

Associação Paulista de Supermercados (Apas) assinaram um acordo que visa acabar com as sa-colas plásticas derivadas do petróleo em todos os supermercados paulistas. O prazo para o material desaparecer das lojas é 25 de janeiro de 2012. Para evitar que proprietários sejam pegos desavisados, nesta quinta-feira (8), a Prefeitura de Barueri e a Apas lançaram a campa-nha “Vamos Tirar o Pla-neta do Sufoco”, que vai percorrer todos os esta-belecimentos da cidade alertando para o prazo e conscientizando sobre o benefício para o meio am-biente com o fim do uso destas sacolas.

“A campanha foi desen-volvida para conscientizar empresários do varejo e sociedade para a preserva-ção ambiental, substituin-do sacolas descartáveis por reutilizáveis. A campa-nha tem duração prevista até 25 de janeiro, quando todos os supermercados deixarão de distribuir as sacolas descartáveis”, ex-plicou João Sanzovo, dire-tor de sustentabilidade da Apas. A campanha deve re-forçar a implantação da lei 1863 de 2009, que prevê multa para estabelecimen-tos comerciais de Barueri que não substituírem as tradicionais sacolas pelas oxibiodegradáveis ou bio-degradáveis.

Mesmo em vigor há dois anos, nenhum estabe-lecimento foi autuado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambien-te. Isto porque, segundo informações da secretaria, optou-se pela conscienti-zação e esclarecimento an-tes de iniciar as sanções. “A campanha visa à conscien-tização. Onde houver lei, ela será respeitada. Mas a Apas deseja que os super-mercados e a população tenham consciência de que cada cidadão deverá fazer sua parte para pro-teger o meio ambiente”, completou Sanzovo.

Vânia [email protected]

7sexta-feira,

9 de dezembro de 2011

Michela brígida - giro s/a

Força Campanha tem o apoio de 110 superatacadistas da região

sacolas plásticas estão com os dias contados

barueri secretaria de Meio ambiente e apas lançam campanha de conscientização para banir o material das lojas

Page 8: Edição - 154

metrópolecenário urbano

A Prefeitura de San-tana de Parnaíba inaugura neste sá-

-bado (10) o tradicional presépio e dá início à pro-gramação das Cantatas de Natal. A abertura será marcada pela apresenta-ção do Coral de Orques-tra de Sinos da Universi-dade Adventista de São Paulo (Unasp), às 20h, na Praça 14 de Novembro. As cantatas vão abrilhan-tar o Natal na cidade até o dia 18. A programação pode ser conferida no site www.santanadepar-naiba.sp.gov.br

A novidade fica a car-go da iluminação especial, em garrafas PET, que vai decorar o Monumento aos Bandeirantes, na entrada do Centro Histórico e do portal que estará na Rua Padre Guilherme Pompeu. Para não perder a tradi-

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Parnaíba lança programação do tradicional natal da cidade

abertura Coral de Orquestra de sinos da Universidade adventista de são Paulo estreia as Cantatas de natal

shoppings funcionam em horário especial no final de ano

estendido

Durante o mês de dezembro, para atender a demanda de consu-midores durante as compras de final de ano, os shoppings centers funcio-nam em horário especial. O Giro S/A informa os horários dos shoppings Tamboré, Granja Vianna, Villa-Lobos e União de Osasco. O SuperShopping Osasco e o Continental Shopping e o Iguatemi Alphaville não informa-ram os horários de dezembro.

Shopping União de Osasco(Avenida dos Autonomistas 1400)Dias 9 a 15 - das 10h às 23h / Dias 16 a 23 - das 10h às 24h (dia 18 opcional após 22h) / Dia 24 – das 9h às 18h / Dia 25 - das 14h às 20h (abertura opcional) / Dias 26 a 30 - das 10h às 22h / Dia 31 - das 10h às 16h / Dia 1º de janeiro 2012 – das 14h às 20h (abertura opcional).

Shopping Granja Vianna(Rodovia Raposo Tavares Km 23)Dias 9 a 22 - das 10h às 23h / Dia 23 - das 9h às 24h / Dia 24 - das 9h às 18h / Dias 26 a 30 - das 9h às 22h / Dia 31 - das 9h às 18h / Dia 25 e 1º de janeiro de 2012, as lojas fecham; a praça de alimen-

FOtOs: MiChela brígida - girO s/a

O prefeito de Osasco Emidio de Souza vai enviar um projeto de lei à Câmara para prorrogar o prazo para adequação de fachadas do comércio da cidade, conforme a Lei Cidade Limpa

MiChela brígida - girO s/a

reta Final Funcionários da Oficina de Artes fazem os últimos ajustes na decoração

Venda Centros de compras abrirão mais cedo no período

Muita música marca o Natal na região central de BarueriEntre os dias 11 e 17, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realiza uma programação especial com muita música para marcar o Natal na cidade. Uma tenda será montada no bulevar central e será palco de cantatas natalinas, com artistas renomados como o pianista e maestro João Carlos Martins. As apresentações são abertas ao público. Mais informações pelo telefone 4199-1624.

Dia / horário Atração11 / 19h Cameratta Feminina12 / 19h João Carlos Martins e projeto Nova Harmonia 13 / 19h Big Band 14 / 19h Coral Municipal de Barueri15 / 19h Banda da Guarda Civil Municipal16 / 19h Coral do Espaço Criança 16 / 20h Banda da Cultura17 / 14h Oficina de Sopro 17 / 15h Banda de Metais17 / 16h Coral do Parque da Maturidade 17 / 16h30 Coral Municipal17 / 17h Banda da Guarda Municipal 17 / 18h Barueri Marching Band

tação e lazer têm funcionamento facultativo.

Shopping Villa-Lobos (Avenida Nações Unidas 4.777)Dias 10 a 23 - segunda a sába-do, das 10h às 23h; e domingo, das 10h às 22h / Dia 24 - das 9h às 18h / Dia 25 - das 11h às 23h (somente lojas de alimentação, restaurantes e cinema estarão abertos) / Dia 31 - das 10h às 16h / Dia 1º de janeiro de 2012 - das 11h às 23h (somente lojas de ali-

mentação, restaurantes e cinema estarão abertos).

Shopping Tamboré(Avenida Piracema 669)Dias 9 a 23 – de segunda a sába-do, das 10h às 23h; e domingo, das 12h às 21h / Dias 22 e 23 - al-gumas lojas funcionam até meia--noite / Dias 24 e 31 - 9h às 18h / Dias 25 e 1º de janeiro de 2012, as lojas estarão fechadas (facultati-vo para praça de alimentação). {va}

bulevard

ção, a exemplo de anos an-teriores, funcionários da Oficina Cultural da cidade prepararam um presépio com bonecos mecaniza-dos, montado em 350 m².

Os personagens bí-blicos têm tamanho real e atraem milhares de pessoas de diversas cida-des para conferir o Natal parnaibano. Neste ano, a

fachada da Igreja Matriz estará iluminada com 450 mil microlâmpadas. Cerca de 3,6 mil metros de mangueiras de led estarão espalhadas pelo Centro, iluminando enfei-tes natalinos nas princi-pais ruas centrais, como Suzana Dias e Padre Mi-guel Mauro.

Diariamente, das 8h às

24h, até o dia 6 de janei-ro de 2012 (Dia de Reis), quem passar pelo Centro Histórico vai conferir uma atração diferente.

Page 9: Edição - 154

metrópole cenário urbano

Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Saúde divulgou

os resultados do Levanta-mento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos meses de outubro e novembro, em 561 muni-cípios. Segundo o estudo, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, 48 cidades estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. A re-gião oeste está fora desta rota. Apenas Catanduva, em São Paulo, está entre as que podem ter surto. No entanto, o índice mos-

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

9 de dezembro de 2011

levantamento coloca cidades em alerta para dengue

estudo Dados divulgados pelo Ministério da saúde mostram que o risco aumentou

BaRUeRi Em janeiro, agentes de saúde terão ajuda do Exército no combate à doença

ca

Rlo

s B

aR

Re

tta

- a

Rq

UiV

o g

iRo

s/a

DiVUlgação

No dia 14, o Pão de Açúcar inaugura o primeiro supermercado verde da região. A loja vai funcionar na Avenida Marcos Penteado Ulhôa Rodrigues 3219, em Tamboré

dengue em Barueri. Se-gundo ela, o índice larvá-rio da cidade foi impul-sionado por problemas detectados na região do Engenho Novo. “É uma área bastante adensada e que apresenta muitos problemas com caixas d’água. Vamos fazer a te-lagem em todas as caixas e iniciar um trabalho edu-cativo e de conscientiza-ção entre os moradores”, salientou. De acordo com Adriana, nas demais regi-ões da cidade, a situação está sob controle. Muti-rões devem acontecer a partir de janeiro com o apoio do Exército.

O LIRAa indicou que, em Barueri, o índice au-mentou de 0,1% em 2010 para 1,9% em 2011. Ita-

pevi também registrou aumento de 1,5% para 2,4% neste ano. Em Jandi-ra, o índice anotado foi de 1,4%; não há dados sobre 2010. Em Osasco, o índice é satisfatório. Segundo o LIRAa, a cidade registrou 0,2% das casas visitadas com larvas do mosquito da dengue, ante 0,4% em 2010.

Os dados do Ministério da Saúde não informam os índices de Cotia e Santana de Parnaíba. Segundo a assessoria de imprensa, a opção por não realizar o levantamento foi do pró-prio município. Nas cida-des, foram anotadas 431 pessoas contaminadas de janeiro a outubro deste ano, sendo 138 em Cotia, e 293 em Parnaíba.

trou que Barueri, Itapevi e Jandira estão em situação de alerta, já que em mais de 1% das residências analisadas foram encon-

tradas larvas do mosquito vetor da doença.

“A situação acende uma luz vermelha na ci-dade e, em função disto,

vamos pedir reforços nas equipes de agentes de saúde”, afirmou Adriana Guerra Boni, diretora do programa de controle da

Page 10: Edição - 154
Page 11: Edição - 154
Page 12: Edição - 154

metrópolecenário urbano

Para atender o grande volume de demanda dos pro-

gramas do governo fede-ral na região de Osasco, como Minha Casa Minha Vida, Programa de Ace-leração do Crescimento (PAC), além dos que pri-vilegiam distribuição de renda, a Caixa Econômica Federal (CEF) inaugurou nesta quinta-feira (8) uma nova superintendên-cia regional e uma Repre-sentação de Desenvolvi-mento Urbano (Redur), na avenida dos Autono-mistas 2423, em Osasco.

Os novos departamen-tos vão atender demandas de Osasco, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Santa-na de Parnaíba, além de Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba e Vargem Grande Paulista, região com população de aproxi-madamente dois milhões de habitantes. “A Caixa deseja estar mais próxi-ma da região, em virtude do constante crescimento das parcerias com as ad-

Vânia [email protected]

12sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Caixa econômica inaugura superintendência Regional

osasco nesta quinta-feira (8), a CeF também inaugurou uma Representação de Desenvolvimento Urbano (Redur)

região

Ma

RC

ell

o s

á

No sábado (10), Dia do Bem, às 13h, no Parque Municipal, a Prefeitura de Barueri sorteia um carro zero km. Concorrem os cidadãos que receberam a Moeda do Bem em troca de boas ações

aRqUiVo PMB

JoRge heReDa Presidente disse que CEF quer estar mais próxima das prefeituras

Políticos discutem clínica para dependentes

Diploma verdeNo dia 13, às 20h, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco realiza um evento no Shopping Pátio Osasco (Avenida dos Autonomistas 896) para marcar a entrega do Diploma Verde. A homenagem será entregue às empresas, instituições e cidadãos que ao longo de 2011 apoiaram ações que transformam e preservam o meio ambiente na cidade.

Habeas corpusNesta semana, a advogada Roberta Tafner, acusada pela morte dos pais em Santana de Parnaíba, em 2010, entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) contra sua prisão preventiva desde dezembro daquele ano. Roberta e o marido Willians de Souza são acusados do crime. {va}

leiamais

ministrações municipais, que buscam beneficiar à população, além das fo-lhas de pagamento que os municípios mantêm com a Caixa para mais de 14 mil servidores. Essa inauguração da superin-tendência regional e da representação de Desen-volvimento Urbano tem por objetivo atender me-lhor os nossos prefeitos e clientes de uma região tão importante como Osasco e municípios vi-zinhos”, disse Álvaro Bar-bosa Correa Junior, supe-

rintendente da regional Osasco. “Estamos fazendo esforços para estar mais próximos das prefeitu-ras e atender melhor os prefeitos e cidadãos dos municípios. Tanto que, a partir de janeiro, tere-

mos técnicos destacados nas prefeituras acima de 100mil habitantes para ajudá-las com os proje-tos relacionados a nossas superintendências”, afir-mou Jorge Hereda, presi-dente da CEF.

osasco realiza 1ª Feira do livroAté o dia 11, a Prefeitura de

Osasco realiza a 1ª Feira do Livro da cidade. A abertura do evento aconteceu na terça-feira (6), na Biblioteca Monteiro Lobato. A feira é resultado de uma parceria com a Liga Brasileira de Editoras (Libre). Segundo a secretária de Educação, Mazé Favarão, a feira é uma chance de muitas crian-ças estenderem seu contato com a literatura. “Os alunos da rede visitarão a feira e terão a chance de conhecer e de se interessar por

novas publicações. Mas, sobre-tudo, terão contato com arte de qualidade”, disse.

O local deve receber centenas de estudantes oriundos da rede municipal de educação. Os alunos dos 3º e 4º anos do ensino funda-mental receberam um vale livro de R$ 30 para compras na feira. Os mais de 4 mil professores da rede receberam R$ 100 a serem gastos com livros. A feira recebe ainda oficinas e palestras. Informações: www.osasco.sp.gov.br. {va}

Hoje (9), os deputados fe-derais Bruna Furlan e João Paulo Cunha e o vereador de Jandira Re-ginaldo Camilo, o Zezinho, se re-únem no escritório da deputada, em Barueri para discutir o consór-cio de implantação de uma clínica de recuperação de dependentes químicos para atender gratuita-mente moradores de Barueri, Ca-rapicuíba, Itapevi e Jandira.

O vereador apresentará uma minuta do projeto de lei que de-verá ser aprovado pelas Câmaras de cada um dos municípios par-ticipantes do consórcio, que de-verão concordar que Itapevi doe o terreno; Barueri construa a clínica e Carapicuíba e Itapevi equipem o local. Os deputados devem cobrar a participação do Ministério da

leitura

Saúde (MS) para manter a clínica.A reunião acontece dias de-

pois dos Ministérios da Saúde e da Justiça lançarem o plano nacional de enfrentamento ao crack e ou-tras drogas em que serão inves-tidos R$ 4 bilhões para aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas, no com-bater o tráfico e ampliar as ações de prevenção. {va}

DiV

Ulg

ão

Page 13: Edição - 154
Page 14: Edição - 154

Seis opções de plan-tas, duas torres, muito verde e uma

área comum com diver-sos equipamentos de la-zer para os moradores. Este é o Reserva Alpha-sítio, empreendimento residencial que a MPD Engenharia entregará na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, es-quina com a avenida Yoji-ro Takaoka, em Tamboré, em novembro de 2014. E neste sábado (10), a empresa dará largada à comercialização dos apartamentos com uni-dades de 72m² a 116m². Segundo os idealizadores do residencial, o Alphasí-tio atende jovens casais e grande famílias, dada a flexibilidade de metra-gem por unidade e opção de planta. Um coquetel aberto ao público marca o início das vendas.

“Procuramos desen-volver nossos produtos com soluções criativas, funcionais e originais. Sabemos que existe uma tendência de crescimen-to no segmento de um

Crédito em altaNesta semana, o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Luiz França, afirmou que o crédito no setor imobiliário deve crescer de 30% a 40% no próximo ano. Apesar de projetar uma desaceleração da economia nacional, com alta menor do Pro-duto Interno Bruto (PIB) em 2012, na faixa de 3%, França avalia que os bons níveis de emprego e renda continuarão a sustentar a expansão do crédito.

Braço imobiliárioO Bradesco está transferindo seus imóveis para o braço segurador do grupo, a Bradesco Seguros. A recém-criada companhia Bradesco Empreendimentos Imobiliários, com 840 agências e escritórios, ficará debaixo da seguradora. O objetivo é criar mais valor para os imóveis que detém a partir da exploração de um conjunto de empreendimentos hoje avaliado em R$ 3,8 bilhões.

Oferta de locaçãoSegundo pesquisa do Ibope Inteligência, entre abril e outubro de 2011, a valorização média dos imóveis usados alcançou 11% na cidade de São Paulo, no Rio de Janeiro, a valorização chegou a 19%. Isto porque, o acumulado dos últimos 12 meses (outubro de 2010 a novembro de 2011), igual a 5,95%, coloca o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) bem abaixo da valorização dos imóveis novos e usados, nas principais cidades brasileiras. {va com Abecip}

leiamais

MPD inicia venda das unidades do Reserva Alphasítio

residencial Coquetel aberto ao público marca início oficial de vendas do empreendimento em Tamboré

fo

To

s: D

ivu

lgA

çã

o

14sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Desde 2008, o Banco do Brasil (BB), informou que, no setor de financiamento habitacional, sua carteira de crédito imobiliário alcançou a marca de R$ 7,02 bilhões até o final de novembro imóveiscenário

urbano

na região”, explica Mauro Santi, diretor superinten-dente de incorporações, da MPD Engenharia.

A empresa destaca a localização do empreen-dimento, entre Alphaville e Tamboré rodeado por uma ampla oferta de ser-viços, tanto dos centros comerciais, como shop-ping e grandes redes de supermercados. Além dis-to, em seu entorno, estão instaladas diversas esco-as, restaurantes e centros de saúde.

Para não deixar ne-

nhum perfil desassistido, a MPD projetou um pro-duto que oferece plantas Tipo Padrão 72 m², com dois dormitórios; Planta Tipo Padrão 96m², com três dormitórios, sendo uma suíte; Planta Tipo Sala Ampliada 96 m², com duas suítes; Planta Tipo Varanda Ampliada 96m², com dois dormi-tórios, sendo uma suíte; Planta Tipo Padrão 116 m², com três suítes; Plan-ta Tipo Sala Ampliada 116m², com duas suítes.

Na área comum do

vâniA [email protected]

DivulgAção

Reserva Alphasítio, o mo-rador terá acesso a pisci-na para adultos e crian-ças, salões de festa com churrasqueira, salas de fitness, jogos e de ginásti-ca, sauna seca e descanso com ducha, além de play-grounds infantil e juvenil, brinquedoteca e bicicle-tário no subsolo.

Conceitos sustentáveisSeguindo a tendência

mundial de um padrão de vida sustentável da população, a MPD En-genharia não deixou de lado alguns conceitos de sustentabilidade no Reserva Alphasítio. E a consciência ambien-tal começa no canteiro de obras que se vale de madeiras recicláveis. No empreendimento serão instaladas sisternas que reduzem o impacto sobre o meio ambiente, como o de irrigação dos jardins, que otimiza o consumo de água; e as bacias sani-tárias com acionamento duplo e a central de re-cepção de lixo, com espa-ço para armazenamento de lixo reciclável prove-niente de coleta seletiva.

dormitório, com este lançamento nos propo-mos a atender as várias necessidades de espaço

das famílias, com custo de condomínio abaixo do valor praticado para este segmento de mercado

PeRsPeCTivA livigns estão entre as opções

nas plantas oferecidas

Page 15: Edição - 154
Page 16: Edição - 154

classeA

O restaurante Konstanz (1) oferece três opções de ceia de Natal. A mais em conta, com valor de R$ 55 por pessoa, tem patês, pães e torradas de entrada. Entre os principais pratos estão o Schlachtplatte (chucrute Garni), Kasseler, salsichão Schublig, salsicha de vitela, Blu-twurst, chucrute e batatas cozidas. De sobremesa, Apfelstrudel (torta alemã de maçã) ou torta holandesa. Encomendas até dia 24/12 às 13h, para serem retiradas no restaurante às 16h. Telefone: 5543-4813.

O buffet Gislaine Oliveira Gastronomia (6) aceita encomendas

até o dia 19/12 para a data, com entradas como cuscuz de peixe e camarão, palmito, ervilhas e azeitonas com molho de camarão (R$ 200/kg) e principais como o cordeiro com crosta de ervas ao molho de redução de vinho tinto, com cebola roxa glaceada (R$ 180/kg). E ainda o foglie de mozzarella de búfala ao molho pomodoro basílico, por R$ 100 (7 a 10 porções). Entre as opções de sobremesa estão o sorvete de figo com nozes (R$ 80/kg) ou torta de limão com cubos de marsh-mallow gratinado (R$150 a peça). Telefone: 5078-6591.

A empresa CookMe (5), dos chefs Oscar Bosch e Bia Dias, preparou um menu para ceias de Natal com sugestões que vão desde aperitivos, como os croquetes de jamón ibérico (R$ 60 por 20 unidades) e a terrine pura de foie gras com geleia de couve roxa, maçã e cebola (R$ 180 por 200g de terrine e 100g de geleia) até pratos como o peru inteiro, assado e desossado, recheado de champignon, cebola e pancetta com batatinhas ao alecrim e molho do próprio cozimento (R$ 475 para 6kg de peru e 1,5kg de guarnição, 12 porções). Pedidos até 17/12, às 18h. Telefone: 8785-4410.

O buffet Bela Sintra (3) criou um cardápio delivery repleto de receitas típicas de Portugal, que pode ser encomendado até o dia

15/12. Confeccionados para servir até 10 pessoas, há opções de entrada como quiche de tomate seco (R$ 150) e polvo laminado em cítricos, servido com folhas e brotos (R$ 250). No capítulo principais, há o robalo grelhado ao molho de limão siciliano (R$ 570) e a paleta de cordeiro marinada no vinho e feijão branco (R$ 750). Rocambole de chocolate e baba de moça (R$ 150) está entre as opções de sobremesa. Telefone: 5052-4339.

O italiano Spadaccino (7) prepara duas opções de ceias de final de ano para encomendas, no valor de R$ 110: Menu Peru e Menu Vitello. Os pedidos devem ser feitos para um mínimo de seis pessoas até 21/12. Entre os destaques criados pela chef Paula Lazzarini há a entrada de carpaccio de salmão marinado com dill. Entre os principais estão o peito de peru recheado de castanhas, maçã e ameixas, purê de maçã e batatas sautée; e pernil de vitela recheado. Torta Panpepato (chocolate, frutas secas e especiarias) é uma das opções para sobremesa. Telefone: 3032-8605.

Para um ceia diferente, o restaurante Baruk (2) elaborou uma série de comidinhas árabes para festejar a data, com opções de salgados, antepastos, saladas, pratos quentes e sobremesa, como miniesfiha aberta de carne, Muhámra (pasta de pimentão vermelho com nozes), charuto de folha de uva (folhas da parreira recheada com arroz e carne moída) e pernil de cordeiro assado com geleia de pimenta e farofa crocante; e minifolhados variados como sobremesa. Telefone: 3045-9999.

Com quatro opções de ceias que podem ser encomendadas até 19/12, a rotisserie La Vera Pasta (4) tem opões de entrada como bolo de camarão (R$ 97). E entre os principais estão ravióli em formato de árvore de Natal, recheado com queijo brie e amêndoas ou muçarela de búfala (R$ 36,70); e cabrito à caçadora (R$ 110/kg). Bolo de nozes (R$ 105/kg) e torta de damasco (R$ 70) são opções de sobremesa. Telefone: 5051-3912.

16Sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Por Graziela [email protected]

1

Fo

to

S: D

ivu

lGa

çã

o

taD

eu

br

un

ell

i

Para quem não tem tempo de preparar o banquete familiar, ou intimidade com as panelas para elaborar as delícias da festa, uma boa alter-nativa para comemorar o Natal em casa são as ceias sob encomenda. Preparadas por restau-rantes, rotisseries e bufês, elas incluem entra-das, assados tradicionais, como o peru, massas e sobremesas. Confira a culinária e o preço que mais lhe agradam, e boas festas.

menu

2

4

3

5

6

7

taD

eu

br

un

ell

i

We

llin

Gt

on

ne

me

th

Page 17: Edição - 154

Par

am

ou

nt

Pic

tu

re

s

Wa

rn

er

Br

os.

Programação válida de 9 a 15/12emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Happy Feet 2: O pinguim (Dub) - Livre 11h40 - 14h20 - 16h40 - 19h00 - 21h20 Sala 2 OperaçãO preSente 3D (Dub) - Livre 11h50 - 14h05 - 16h25 Q - 18h45 Q - 21h00 Sala 3 amanHecer - parte 1 - 14 Anos 11h20 E | gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 12h00 - 14h10 - 16h20 - 18h50 | gatO De BOtaS 3D - Livre 21h10 | Ópera - a Bela aDOrmeciDa - Livre 17h15 E Sala 4 nOite De anO nOvO - 10 Anos 13h00 - 16h00 - 18h40 - 21h30 G - 00h10 B Sala 5 amanHecer - parte 1 - 14 Anos 12h20 - 17h50 - 23h30 B | OS eSpecialiStaS (Dub) - 14 Anos 15h10 - 20h50 Sala 6 OS muppetS (Dub) - Livre 12h30 G - 15h00 G - 17h30 - 20h00 G | um Dia - 12 Anos 22h25 | tuDO pelO pODer - 10 Anos 20h00 K | OS muppetS (Dub) - Livre 14h00 K Sala 7 gatO De BOtaS (Dub) - Livre 12h40 - 14h50 - 17h10 - 19h20 - 21h40 Sala 8 amanHecer - parte 1 (Dub) - 14 Anos 11h00 - 13h40 - 16h30 - 19h30 - 22h20 Sala 9 gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 11h10 - 13h20 - 15h45 - 18h10 - 20h30 - 22h50 B Legendas: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (10/12). E Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (15/12). G Esta sessão NÃO será exibida Terça-feira (13/12). K Esta sessão será exibida SOMENTE Terça-feira (13/12).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 11h00 - 13h10 - 15h20 - 17h30 | gatO De BOtaS 3D - Livre 19h40 Sala 2 amanHecer - parte 1 - 14 Anos 15h00 - 17h50 - 20h40 - 23h30 C | Happy Feet 2: O pinguim (Dub) - Livre 12h40 Sala 3 gatO De BOtaS (Dub) - Livre 11h30 - 13h40 - 15h50 - 18h00 - 20h10 - 22h20 Sala 4 a pele que HaBitO - 16 Anos 21h30 Q - 00h10 C | OperaçãO preSente 3D (Dub) - Livre 11h15 - 13h50 - 16h10 Q - 18h30 Q - 21h30 E Sala 4 Ópera - a Bela aDOrmeciDa - Livre 17h15 E Sala 5 nOite De anO nOvO - 10 Anos 12h00 - 14h35 - 17h10 - 19h50 - 22h25 Sala 6 um Dia - 12 Anos 12h15 Q - 14h50 Q - 17h25 - 20h20 - 22h50 C | um Dia - 12 Anos 14h00 E Sala 7 OS muppetS (Dub) - Livre 12h50 - 15h40 - 18h05 - 21h10 - 23h40 C Legenda C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (09/12) e Sábado (10/12) E Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (15/12). Q Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (15/12).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 amanHecer – parte 1 (dub) – 14 anos – 14h – 16h30 – 19h – leg: 21h30 Sala 2 OS eSpecialiStaS (dub) – 14 anos – 18h20 – 21h10 | OS muppetS (dub) – livre – 13h40 – 16h Sala 3 nOite De anO nOvO (leg) – 10 anos – 13h50 – 16h10 – 18h50 – 21h20 Sala 4 Ope-raçãO preSente (dub) – livre – 14h10 – 16h20 – 18h40 – 20h50 Sala 5 gatO De BOtaS 3D (dub) – livre – 14h30 – 16h30 – 18h30 – 20h30 Sala 6 gatO De BOtaS (dub) – livre – 15h – 15h – 19h – 21h Sala 7 amanHecer – parte 1 (dub) – 14 anos – 13h30 – 16h – 18h30 – 21h

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 11h00 F - 13h15 - 15h30 - 17h45 - 20h00 - 22h15 - 00h30 C Sala 2 nOite De anO nOvO - 10 Anos 11h05 - 14h10 - 16h50 - 19h50 - 22h25 C Sala 3 amanHecer - parte 1 (Dub) - 14 Anos 11h10 F - 14h20 - 17h30 - 20h40 - 23h30 C Sala 4 gatO De BOtaS (Dub) - Livre 13h40 - 16h00 - 18h10 - 20h15 - 22h40 C Sala 5 amanHecer - parte 1 (Dub) - 14 Anos 12h50 F - 15h40 - 18h30 - 21h40 Sala 6 gatO De BOtaS (Dub) - Livre 12h40 - 14h50 - 17h10 - 19h20 - 21h50 Sala 7 11-11-11 (Dub) - 12 Anos 23h00 C | OS muppetS (Dub) - Livre 12h30 F - 15h00 - 17h50 - 20h30 Sala 8 Happy Feet 2 3D: O pinguim 3D (Dub) - Livre 11h30 F - 14h00 | FOrçaS eSpeciaiS - 14 Anos 16h30 - 19h00 - 21h30 - 00h01 C Sala 9 OperaçãO preSente 3D (Dub) - Livre 12h00 F - 14h40 - 17h20 - 19h40 | DeSapareciDOS - 14 Anos 22h00 - 23h55 C Sala 10 gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 13h50 - 16h10 - 18h50 - 21h00 - 23h15 C Legendas: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (09/12) e Sábado (10/12) F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (10/12) e Domingo (11/12).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 OperaçãO preSente 3D (Dub) - Livre 12h20 - 14h40 | FOrçaS eSpeciaiS - 14 Anos 17h05 - 19h30 - 22h00 Sala 2 gatO De BOtaS 3D (Dub) - Livre 12h10 - 14h20 - 16h30 - 18h40 - 21h00 - 23h10 C Sala 3 gatO De BOtaS (Dub) - Livre 11h30 - 13h40 - 15h50 - 18h00 - 20h10 - 22h15 Sala 4 O preçO DO amanHã - 12 Anos 23h00 C | OS muppetS (Dub) - Livre 12h30 - 15h00 - 17h30 - 20h20 Sala 5 amanHecer - parte 1 - 14 Anos 21h20 - 00h10 C | ama-nHecer - parte 1 (Dub) - 14 Anos 12h50 - 15h40 - 18h30 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (09/12) e Sábado (10/12)

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38 a R$ 52

Sala 1 amanHecer - parte 1 (leg) – 14 anos – 21h15 | JarDim DaS FOlHaS SagraDaS – 14 anos - 12h10A 14h20 16h30 | A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (Dub) – 14 anos - 18h40 Sala 2 OS muppetS (dub) – livre - 11h45A 14h15C 16h45 19h15 21h45 | amanHã nunca maiS – 12 anos - 13h15D 15hD Sala 3 gatO De BOtaS (dub) – livre 11hA 13h10 15h20 17h30 19h45 | amanHecer - parte 1 (leg) – 14 anos - 21h55 Sala 4 O palHaçO (nac) – 14 anos - 13h05 15h05 | nOite De anO nOvo (leg) - 17h 19h40 22h20B Sala 5 OperaçãO preSente (dub) – livre - 14h30 19h10 21h30 23h45B | Happy Feet 2: O pinguim (dub) – livre - 12h20A 16h50 Sala 6 gatO De BOtaS (dub) – livre - 12hA 14h10 16h20 18h30 20h40 22h55B Sala 7 cilaDa.cOm – 14 anos - 14hD 16h15D | OS eSpecialiStaS (leg) – 14 anos - 13h20C 16h10C 18h55 21h40 Sala 8 gatO De BOtaS (dub) – livre - 11h30A 13h40 15h50 18h| gatO De BO-taS (leg) – livre - 20h10 22h25B Sala 9 nOite De anO nOvO (leg) - 13hC 15h40C 18h20 21h 23h40B | DawSOn ilHa 10 (leg) – 14 anos - 13hD 15h40D Legendas: A - Somente sáb. e dom. B - Somente sex. e sáb. C - Somente sex., sáb. e dom. D - Exceto sex., sáb. e dom.

17sexta-feira,

9 de dezembro de 2011classeA

Dirigido por Chris Miller (que também foi responsável por “Shrek 3”), “Gato de botas” (Puss in Boots/2011) reconta a história do felino (dublado por Antonio Banderas) que, após viver a infância em um orfanato, se tornou um fugitivo procurado. Em um dia, ele cruza seu caminho com Kitty Pata Mansa, felina dublada por Salma Hayek, e com um velho conhecido: o ovo Humpty Dumpty (Zach Galifianakis). Juntos, eles partem em busca dos feijões mágicos que os levarão até as nuvens, na terra dos gigantes, para sequestrar uma gansa que põe ovos de ouro. O problema é que os feijões estão em posse dos temidos vilões Jack e Jill, que não pretendem abrir mão deles facilmente. Estreia na sexta-feira (9). {graziela costa}

“Gato de botas”, de shrek, ganha filme próprio

cinema

Com um elenco que inclui Ashton Kutcher, Lea Michele, Robert De Niro, Zac Effron, Michelle Pfeiffer, Halle Berry, Jessica Biel, Katherine Heigl e Sarah Jessica Parker, “Noite de Ano Novo” (New Year’s Eve/2011) estreia nesta sexta-feira (9). A comédia romântica, dirigida por Garry Marshall (“Uma linda mulher” e “Idas e vindas do amor”), apresenta o entrelaça-mento de histórias de casais e soltei-ros em meio à pulsação e promessas da cidade de Nova York, na noite mais deslumbrante do ano. Todas com o amor como tema principal.{gc}

“noite de ano novo” estreia comelenco estelar

A trama de “Margin Call – o dia antes do fim” (Margin Call/2011), que estreia nesta sexta-feira (9), se passa no começo da crise financeira de 2008, quando o analista de operações Peter Sullivan (Kevin Spacey) acessa informações que

podem revelar a queda da empresa. Uma montanha russa de decisões financei-ras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a beira de um desastre.

Elenco: Demi Moore, Jeremy Irons e Stanley Tucci. Direção: J.C. Chandor.{gc}

Kevin spacey vive analista financeiroem “margin call - o dia antes do fim”

Par

is f

ilm

es

Page 18: Edição - 154
Page 19: Edição - 154

Na época da reestilização, em maio deste ano, o San-dero já havia se consoli-

dado como um modelo bom de vendas. Sozinho, ele respondia por 43% de todos os Renault comercializados no Brasil. As mudanças melhoraram diversos aspectos, como a ergonomia in-terna e o visual, e amenizaram o ar insosso da primeira fase do hatch. Depois deste “tapa”, ins-pirada nos Renault europeus, o Sandero subiu nas vendas, pas-sou do patamar dos 6 mil para os 8 mil carros por mês e entrou de vez no ranking dos dez modelos mais vendidos no Brasil. No acu-mulado do ano até novembro, o hatch ocupa exatamante a déci-ma colocação no mercado, com 74.398 unidades emplacadas.

O Sandero foi apresentado no Brasil em dezembro de 2007 e foi o primeiro Renault da histó-ria lançado fora da Europa – ele

chegou por lá como Dacia San-dero seis meses depois. O carro usa a plataforma do sedã Logan e se encaixa entre os hatches chamados “hi-roof” – teto alto –, segmento em que atuam Agile e Fox. Com o face-lift, a Renault re-distribuiu as versões do seu mo-delo. E a topo de linha, Privilège, virou uma das mais atraentes da gama, já que incorpora de série itens importantes. Com câmbio manual, ela é recebe o motor 1.6 8V de 95 cv e vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de som com conexões bluetooth e USB por R$ 40.690. Os únicos opcionais são airbags frontais e freios ABS, que adicionam mais R$ 2.500 ao conjunto.

A versão top completa fica exatos R$ 2.400 mais cara que a intermediária Expression com to-dos os opcionais disponíveis. Por essa diferença, a Privilège traz a

classeA 18Sexta-feira,

9 de dezembro de 2011

autos

Vendas da versão top Privilège ajuda o Renault Sandero a frequentar o top do ranking no Brasil

Entre os10 maispor Igor Macário - Auto Press

luíz

a d

an

taS/

Car

ta z

no

tíC

iaS

mais vidros elétricos traseiros, rodas de liga leve aro 15, com-putador de bordo, faróis de neblina e conexão Bluetooth e para i-Pod no equipamento de som. O Chevrolet Agile corres-pondente, o LTZ, já traz airbags e ABS de série na linha 2012, e tem valor de R$ 43.435, seme-lhante ao Sandero com o pack segurança, que sai a R$ 43.190. Já o Volkswagen Fox vai a ele-vados R$ 47.605 na versão 1.6 Prime com equipamentos equi-valentes ao Sandero Privilège completo.

Apesar de ser a versão com o preço mais elevado, a boa relação custo/benefício faz com que a Privilège responda por 30% das vendas do hatch da Renault – que tem preços a partir de R$ 28.890. Destes 30%, um terço é da versão au-tomática – que, além do câmbio de quatro marchas, é equipado com o propulsor 1.6 16V de 105/109 cv e custa R$ 3.500 adicionais. Os outros dois ter-ços, algo em torno de 1.500 unidades por mês, são da ver-são testada. O que mostra que, além de ser bom de vendas, o Sandero consegue oferecer uma boa rentabilidade para a marca francesa no Brasil.

Page 20: Edição - 154