edição - 138

16
Treze veículos são roubados ou furtados por dia na região oeste estatística política> PÁGINA 4 E 5 Deputados usam recesso para articular nos municípios João Paulo busca aliança com o PMDB para fortalecer candidatura em 2012 Dados divulgados nesta se- mana pela Secretaria de Segu- rança Pública apontaram que 13,6 veículos foram roubados ou furtados por dia nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, no primei- ro semestre deste ano. O número representa um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2010. Em Osasco, 9,6 carros foram levados diariamente. Em Cotia, os delitos aumentaram 7% no período. Em Barueri, San- tana de Parnaíba e Itapevi, o nú- mero de roubos e furtos caiu. A queda mais expressiva foi anota- da em Parnaíba, onde os delitos caíram 48,7%. PÁGINA 7 Até 2013, prefeitura da cidade quer implantar uma usina de tratamento de resíduos sólidos urbanos para a produ- ção de energia elétrica a partir do pro- cessamento do lixo orgânico. O local será viabilizado por meio de Parceria Público Privada (PPP). reciclagem PÁGINA 6 FOTOS: ANDERSON ALVES - ARQUIVO GIRO S/A WILLIAM CAMARGO - GIRO S/A Em Barueri, lixo orgânico vai virar energia limpa Governo estuda cobrança por quilômetro rodado Casos de dengue aumentam 170% no semestre pedágio> PÁGINA 8 região> PÁGINA 10 ensino> PÁGINA 10 nova casa> PÁGINA 8 barueri> PÁGINA 8 cotia> PÁGINA 10 Publisher: Cláudia Azevedo www. girosa .com.br Ano III - nº 138 Sexta-feira, 29 de julho de 2011 Simba será transferido para abrigo em Cotia Shoppings terão assentos preferenciais Fase de testes começará em rodovias do interior BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI autos> PÁGINA14 Mercedes G55 AMG: tradição e estilo PARAMOUNT PICTURES BRASIL EDSON KUMASAKA DIVULGAçãO ANIMA DIVULGAçãO Anima Mundi, teatro no Sesc Osasco e Capitão América agitam fim de semana weekend e cinema> PÁGINAS 12 E 13 Equipes em Barueri: na cidade contaminação caiu 20,6% no período Governador confirma quarta faixa na Raposo Tavares Osasco ganha segunda unidade do CEU FOTOS: DIVULGAçãO

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 138

Treze veículos são roubados ou furtados por dia na região oeste

estatística

política> Página 4 e 5

Deputados usam recesso para articular

nos municípios

João Paulo busca aliança com o PMDB

para fortalecer candidatura

em 2012

Dados divulgados nesta se-mana pela Secretaria de Segu-rança Pública apontaram que 13,6 veículos foram roubados ou furtados por dia nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, no primei-ro semestre deste ano. O número representa um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2010. Em Osasco, 9,6 carros foram levados diariamente. Em Cotia, os delitos aumentaram 7% no período. Em Barueri, San-tana de Parnaíba e Itapevi, o nú-mero de roubos e furtos caiu. A queda mais expressiva foi anota-da em Parnaíba, onde os delitos caíram 48,7%. Página 7

Até 2013, prefeitura da cidade quer implantar uma usina de tratamento de resíduos sólidos urbanos para a produ-ção de energia elétrica a partir do pro-cessamento do lixo orgânico. O local será viabilizado por meio de Parceria Público Privada (PPP).

reciclagem Página 6

Fo

To

s: A

Nd

er

soN

Alv

es

- Ar

qu

ivo

Gir

o s

/A

WilliAm CAmArGo - Giro s/A

em Barueri, lixo orgânico vai virar energia limpa

Governo estuda cobrança por quilômetro rodado

Casos de dengue aumentam 170% no semestre

pedágio> Página 8

região> Página 10

ensino> Página 10 nova casa> Página 8 barueri> Página 8

cotia> Página 10

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 138Sexta-feira, 29 de julho de 2011

simba será transferido para abrigo em Cotia

shoppings terão assentos preferenciais

Fase de testes começará em rodovias do interior

BarueriSantana De ParnaíBa

alPhaville | taMBoréalDeia Da Serra

CotiaGranJa viana

oSaSCoSão FranCiSCo | aDalGiSavila yara | vila CaMPeSinaParque Continental

itaPevi

BarueriSantana De ParnaíBa

alPhaville | taMBoréalDeia Da Serra

CotiaGranJa viana

oSaSCoSão FranCiSCo | aDalGiSavila yara | vila CaMPeSinaParque Continental

itaPevi

autos> Página14

mercedes G55 AmG: tradiçãoe estilo

PArAmouNT PiCTures BrAsiledsoN kumAsAkAdivulGAção ANimA

div

ulG

ão

Anima mundi, teatro no sesc osasco e Capitão América agitam fim de semana

weekend e cinema> Páginas 12 e 13

Equipes em Barueri: na cidade contaminação caiu 20,6% no período

Governador confirma quarta faixa na raposoTavares

osasco ganha segunda unidade do Ceu

Fo

To

s: d

ivu

lGA

çã

o

Page 2: Edição - 138

A corrupção no Brasil aumentou porque passou a ter mais controles ou passou a ter mais con-troles porque aumentou? A resposta não provoca tantas dúvidas quanto o teorema do biscoito en-caixado naquele intrigan-te comercial de TV de me-ados dos anos 80: “Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque-vende mais?”. A profusão de casos de corrupção, que se espraiam pelos espaços midiáticos, não deixa dúvidas: para 64% dos brasileiros, a praga alargou-se. Se a questão é posta para autoridades, a resposta é outra: nunca a corrupção foi tão com-batida como hoje e, gra-ças aos mecanismos de controle, tem diminuído. Sua visibilidade é gran-de porque o momento é de muita transparência. Nenhum governo aceita a pecha de compactuar com as teias de corrup-ção que se formam nos porões da administração pública. A transparência e a faxina em frentes mi-nisteriais, com o desliga-mento de pessoas envol-vidas em denúncias de corrupção, nos moldes-que a presidente Dilma Rousseff adota (demitiu 17 do Ministério dos-Transportes), ajudam o governo a caminhar na via da moralização, mas sugerem que a adminis-tração federal é como um imenso queijo suíço, exi-bindo buracos por todos os lados.

A observação aponta para a seguinte hipótese: os buracos esconde milí-citos em graus variados. Entendida como com-portamento de autorida-des que se desviam das normas a fim de servir a interesses particula-res, a corrupção revela a existência de frágil ins-titucionalização política. Vende-se algo público por um ganho particular. É evidente que tal moldu-ra pode ser estreitada ou alargada nas carpintarias dos governos. Como é sabido, estes trabalham com uma das mãos no balcão da política. Go-vernantes compõem as estruturas da máquina com quadros e perfis que lhes deram apoio e com eles chegaram ao poder. Aí se localiza o primeiro rolamento da engrena-gem disfuncional. Parcela substantiva dos corpos-funcionais age de acordo com interesses grupais (atendendo a demandas de partidos que integram) ou mesmo individuais.

O Estado moderno contribui, sim, para a expansão da corrupção, na esteira da criação de fontes de riqueza e poder, ascensão de grupos, sur-gimento de novas classes, estruturação de fontes de recursos e expansão de possibilidades. Os surtos de modernização social e econômica implicam mudanças profundas na vida política. Daí se infe-rir que a corrupção, aqui, na Europa ou nos EUA,

era bem menor há um século. Interessante é ob-servar que os sistemas de controle também se mul-tiplicaram. Entre nós, os conjuntos formados para apurar e mapear desvios- Ministério Público, Tribu-nais de Contas da União e dos Estados, Advocacia--Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União, Polícia Federal,etc. - têm sido atentos e proa-tivos. Dispomos também de um conjunto de agên-cias reguladoras, cuja função precípua é esta-belecer diretrizes para atuação dos núcleos que cuidam de serviços públi-cos essenciais. Não raro, porém, tais mecanismos são impregnados de molas politiqueiras (nomes in-dicados por partidos)que abrem os dutos da ilicitu-de. Aduz-se que, ao usar ferramentas tecnológicas nas planilhas dos contra-tos, corruptos e corrupto-res acabam saindo do foco das lupas e estendendo seu império em plena era da transparência.

Há outros fatores que incrementam a corrup-ção. A burocracia, por exemplo. Estudo da Fiesp apontou a carga burocrá-tica como fator negativo para a competitividade nacional, calculando que gera um custo anual de R$ 46,3 bilhões. E, como se sabe, ela é jeitinho de espertos e oportunis-tas para engabelar não só os incautos, mas os precavidos. Como co-bra de muitas cabeças, a

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

No ranking das falcatruas

E-mail da redação: [email protected]

2Sexta-feira, 29 de julho de 2011

agendas/a

entreaspas

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Informática na Terceira Idade do Unifieo. Informações 3651.9924.

No dia 31, às 13h, acontece o programa Samba na Praça, no bulevar de Barueri. Evento ao ar livre, conta com praça de alimentação. Gratuito. Avenida 26 de março 1500.

De 1 a 12 de agosto, a secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri recebe as inscrições para o curso Fundamentos da Natureza. Informações 4199-1500.

No sábado (30), às 10h, o Alphaville Tênis Clube (ATC) inaugura a nova pista de Skate. O evento terá apresentação de skatistas profissionais.

De 9 a 11 e 13 de agosto, os enólogos Enrique Tirado, Jorge Lucki, José Alberto Zuccard e Manuel Beleza Chicau darão palestras durante a programação de Dia dos Pais no

cenário urbano

“A ideia é criar uma seleção de atletas e apoiá-los durante a transição da categoria juvenil para a profissional, a partir dos 12 anos. Esse dinheiro será investido em mão de obra, viagens, salários e alimentação”, GuStavo KuerteN, GuGa, ex-teNiSta, Na quiNta-feira (28), Sobre oS r$ 2 milhõeS que o GoverNo federal vai iNveStir Na formação de teNiStaS de alto reNdimeNto para prepará-loS para aS olimpíadaS de 2016, No rio

“No Natal vai ter muito tablet barato e em todas as opções para o consumidor. Acho que nós vamos ter um belo momento na indústria da computação no país”, aloizio mercadaNte, miNiStro da ciêNcia e tecNoloGia, Na quiNta-feira (28), Sobre a produção de tabletS No braSil que Será comercializado com preço 20% meNor a partir de Setembro

Shopping Iguatemi Alphaville.

Até o dia 26 de agosto, a Prefeitura de Barueri recebe as inscrições para o 6º Festival de Música Estudantil de Barueri. Premiação em dinheiro. Informações 4199-1600.

No dia 7 de agosto, às 9h, uma solenidade marca o lançamento da Feira Atacadista de Legumes, Verduras e Flores Mulheres do Campo de Caucaia. Rua Ralf Bolli, Granja Carolina, Cotia.

No domingo (30), a partir das 10h, acontece a 5ª edição do Agitaí Barueri com programação esportiva, cultural e muito mais. Grátis. Avenida Exército Brasileiro, Jardim Aldir.

editorialNovamente Barueri sai

na frente ao se preparar para instalar uma usina de reaproveitamento energético de resíduos sólidos para produção de energia elétrica a partir do processamento do lixo orgânico. Realizada por meio de parceria público privada, a iniciativa vai fazer com que a cidade deixe de gastar cerca de R$ 20 mil por mês, só com o tratamento do lixo orgânico que é depositado em aterro particular em Santana de Parnaíba (leia mais em matéria na página 6).

Que o Meio Ambiente é uma questão séria, todos nós sabemos. Que a população está acordando para o assunto, isto é fato. Que os governos municipais olhem para o assunto com a importância que ele merece, é digno de nota.

Cláudia AzevedoPublisher

corrupçãoreinventa-se, esconde-se, para reapa-recer em locais inapro-priados, como os sagra-dos espaços destinados aos serviços de popula-ções carentes - hospitais, maternidades, escolas, creches, quadras espor-tivas - , ou na aquisição deprodutos básicos (re-médios, merenda escolar, cestas de alimentos). É vergonhosa a constata-ção da AGU de que 70% das verbas desviadas no País são das áreas de saúde e educação. A ra-pinagem chega às raias do absurdo. Aos desvios de verbas destinadas a crianças e doentes soma--se o roubo de recursos para as cidades devasta-das por desastres natu-rais, como as da região de Teresópolis (RJ). Ascenas de encostas, bairros, ca-sas e ruas destruídas, ar-rematando depoimentos

de que foram destinados milhões de reais que nun-ca chegaram àquele des-tino, coroam a imagem da corrupção desbragada que consome as energias nacionais.

Não por acaso o Brasil abriga, segundo pesquisa da TransparênciaInter-nacional, 26% do dinhei-ro movimentado pela corrupção no mundo. Mas a própria ONG re-conhece que esse índice pode chegar aos 43%. Há quem calcule que o Pro-duto Nacional Bruto da Corrupção alcance meta-de do nosso PIB, hoje em tornode R$ 3,67 trilhões. Difícil apurar a quantia exata. Mas tudo indica que o Brasil não faria feio num campeonato mun-dial de falcatruas.

opiniãoartigoGaudêncio torquato

GaudêncioTorquato, jornalista, é professor titular da USP e con-sultor político e decomunicação. Twitter:@GaudTorquato

O nome da psicóloga e coordenadora do Centro de Referência em Violência Doméstica e Sexual de Barueri é Paula Nasser, diferentemente do que foi publicado na edição 137 de 15 de julho de 2011, em matéria intitulada Vítimas de violência terão atendimento prioritário, página 11.

ERRATA

Page 3: Edição - 138

nacional cenário urbano

O assessor interna-cional da Presi-dência da Repúbli-

ca, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta quarta-feira (27) que “não há processo de caça às bruxas” no PR por causa das demissões realizadas no Ministério dos Transportes. Para ele, essa interpretação tem por objetivo “tentar de-sestabilizar a aliança polí-tica”. “A aliança está muito sólida e não será desesta-bilizada”, afirmou durante entrevista em Lima, onde acompanhou a presidente Dilma Rousseff na posse do novo presidente peru-ano, Ollanta Humala.

da redaçã[email protected]

com agência Brasil

3Sexta-feira,

29 de julho de 2011

interpretação Para Marco aurélio Garcia, estão tentando desestabilizar aliança política no caso do Ministério dos Transportes

Em meio a todo o descrédito que a Seleção Brasileira vive, a presidente Dilma Rousseff nomeou Pelé o embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. A homenagem foi feita na terça-feira (26). “O que gostaria de pedir é que o povo brasileiro acreditasse”, disse o ex-jogador.

roBerTo STuckerT Filho/Pr

FáBio PozzeBoM / aBr

é nenhuma ação contra os partidos”, disse o asses-sor, que admitiu que ela poderá se estender a ou-tras legendas, inclusive o PT. “Se houver problemas em qualquer partido ou em particular com o meu partido, o PT, esses pro-blemas serão averiguados sob critérios bastante re-publicanos”, avisou.

Questionado se o go-verno não teme que a res-posta à faxina venha nas votações no Congresso, Garcia declarou que não crê nessa possibilidade. “Não acredito que venha no Congresso. Até agora todos os partidos têm reagido com muita tranquilidade. Não tenho visto nenhuma manifestação no sentido contrário e acho que os

próprios partidos, se têm pessoas que cometem mal feito no seu interior, eles próprios estarão interes-sados em participar disto que vocês têm chamado de faxina”, afirmou.

Ao todo, dezoito pes-soas já foram afastadas de cargos públicos, en-volvidos no escândalo, sendo nove do Ministério dos Transportes, seis do Dnit (Departamento Na-cional de Infraestrutura de Transportes) e três da Valec (empresa pú-blica ligada à pasta, res-ponsável pelas ferrovias brasileiras. O caso com mais repercussão foi o do ministro Alfredo Nasci-mento (PR), que pediu de-missão quatro dias após o início da crise.

Garcia nega faxina no Pr e defende aliança política

Garcia rejeitou tam-bém o termo faxina para o processo de afastamen-to das pessoas envolvidas

em supostas irregulari-dades no ministério. “Eu queria corrigir a observa-ção. Não é uma faxina no

PR. É uma limpeza que se fez em um ministério, em particular, em função de denúncias concretas. Não

Marco aurélio “Não há processo de caça às bruxas no Pr por causa das demissões”

Page 4: Edição - 138

políticacenário urbano

Anderson Alves - Arquivo giro s/A

4sexta-feira, 29 de julho de 2011

bastidores

AnA pAulA e João pAulo deputado disse que deve procurar os rossi nos próximos dias

Cilene “Eu não vejo problema, se eu tivesse que trocar de partido para o bem geral dessas articulações”

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Osasco nas elei-

ções do ano que vem, o deputado João Paulo Cunha deve se reunir nos próximos dias com o ex-prefeito Francisco Rossi para negociar uma aliança entre PT e PMDB na disputa municipal. No PMDB, o plano origi-nal é lançar a vereadora Ana Paula Rossi, filha de Francisco, como candida-ta à prefeitura em 2012. Por esse motivo, pessoas ligadas ao deputado de-fendem uma abordagem cautelosa.

No entanto, a falta de estrutura e recursos para uma campanha peeme-debista, como antecipou Ana Paula ao Giro S/A

João paulo busca aliança com pMdB para 2012

encontro deputado cotado para disputar a prefeitura de osasco deve se reunir com Francisco rossi nos próximos dias

diego [email protected]

partidos buscam novas filiações para turbinar pleito do próximo ano

Cilene Bittencourt confirma pré-candidatura à vice-prefeitura

adesões

barueri

Para os partidos políticos, o momento é decisivo: filiar o maior número de possíveis candidatos até outubro, um ano antes das eleições de 2012. O ex-vereador Délbio Te-ruel disse que o PTB de Osasco está buscando a juventude para fazer parte da política. A ideia de inovar os quadros também vem de uma imposição. “Em Osasco, por exemplo, todos os candidatos a vereadores das últimas eleições são funcionários da prefeitura. Nomes conhecidos não mudariam de partido”, avaliou.

O empenho em buscar pessoas mais novas também é do PV, que quer mais mulheres e mais jovens em suas chapas. O presidente do partido na região oeste, Carlos Marx, explicou que também há ou-tros critérios para essas filiações. “O principal são pessoas que tenham participação efetiva na sociedade, que tenham alguma militância na vida social”.

Para o deputado estadual João Caramez (PSDB), arregimentar li-

deranças é um trabalho que tem de continuar sendo feito em seu parti-do. “Nós queremos candidatos que possam realmente, depois de eleitos, fazer um bom trabalho na elabora-ção das leis. Mas, principalmente, na fiscalização do executivo, coisa que não é feita hoje em Itapevi”.

No PT, o coordenador da ma-crorregião de Osasco, Valdir Roque, disse que o partido não busca quadros, por ser um partido de massas. Para ele, a filiação é algo secundário. “A América Latina não tem esse hábito que há na Europa de se filiar”, afirmou Roque. “Nossa última pesquisa, da Vox Populli, diz que o PT está com 28% do eleitora-do do Brasil”.

Outro partido que não parece estar buscando novos quadros é o PMDB. De acordo com o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, o PMDB é um partido que está “completo, pronto a disputar eleição, com bas-tante filiados e muitos pré-candi-datos a vereador”. {tr}

Depois de muitas conversas, a secretária de Administração de Barueri, Cilene Bittencourt (PSB), aceitou o convite do prefeito Ru-bens Furlan (PMDB) para compor a chapa das eleições do ano que vem com Carlos Zicardi (PMDB), secretá-rio de Esportes. De acordo com Ci-lene, não há mais negociação sobre o assunto. “É o único ponto que não entra em nenhuma articulação. É

O Partido Progressista (PP) de Santana de Parnaíba teve sua convenção municipal no último sábado (23), que contou com a presença do prefeito Silvinho Peccioli (DEM) e do presidente

estadual de juventude do PP, Igor Wilhenshofen

divulgAção

Ao todo, 15 partidos devem compor a chapa do escolhido para suce-der Emidio de Souza (PT) na Prefeitura de Osas-co, dentre eles PDT, PSB, PCdoB e PR. Esta última é a sigla do vereador Os-valdo Vergínio, que já dis-se que não abre mão da candidatura própria em 2012. “Com toda certeza do mundo não é pelo PR que eu vou concorrer”, admitiu Vergínio, que pretende disputar a pre-feitura pelo recém-criado PSD. O partido, porém, precisa coletar mais de 400 mil assinaturas em

todo o país até o início de outubro para funcionar efetivamente.

A vontade de se can-didatar é tamanha que Vergínio se colocou à dis-posição inclusive do PSDB (que deverá lançar o ex--prefeito Celso Giglio) para disputar o cargo. “Já houve uma conversa até mesmo com lideranças do PSDB em São Paulo”, afirmou Vergínio. “Vamos conver-sar com Celso Giglio para ver o que é melhor”. A re-portagem tentou localizar Giglio, mas o deputado não retornou até o fechamento desta edição.

(ed. nº 125), pode faci-litar a conversa entre as duas legendas.

Questionado sobre o assunto, João Paulo não confirmou o encontro, mas disse que deseja ter uma boa relação com os Rossi. “Até pela impor-tância de Francisco como ex-prefeito e do trabalho de Ana Paula como vere-adora”, disse.

Procurado pela repor-tagem, Rossi disse que não vai elocubrar sobre o assunto. “Me dou bem com o deputado, mas vou aguardar ele me procu-rar para depois me pro-nunciar. Até porque eu tenho lido há uns 6 ou 7 meses que eles iriam nos procurar, que o PSDB iria nos procurar. De concre-to não houve nada, nem convite para um almoço”, disse o ex-deputado.

temeroso ficar escolhendo esse ou aquele para ter um partido, quan-do se deveria pensar na sequência dos trabalhos a serem conduzidos”, disse Cilene.

A secretária afirmou que, apesar de não ter conversado ainda com o PSB, não vê problemas na coligação. “O PSB está com partidos em Barue-ri, mesmo quando não compõem na esfera estadual e nacional”, explicou. Além disso, caso seja necessário, Ci-lene não descarta trocar de partido. “Eu não vejo problema, se eu tivesse que trocar para o bem geral dessas articulações”. {tr}

Segurança no shoppingO deputado estadual Gil Arantes (DEM) está à frente da proposta do governo estadual de criação de delegacias especializadas em ocorrências em shoppings centers. O deputado defende estudos técnicos para analisar a viabilidade e forma de atuação dessas delegacias.

Sangue novoO PV de Osasco conta com um novo nome: o oftamologista Elissandro Lindoso acaba de se filiar ao partido. Lindoso já foi candidato a vereador pelo PMN e candidato a deputado estadual pelo PSL. Um evento oficializará essa filiação na segunda-feira (1), na Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO). {tr}

FurlAn e MArX primeiro diz que o pMdB está pronto para a disputa, segundo quer mais mulheres no pv

Julie CAMpAnholi - Arquivo giro s/A

An

de

rso

n A

lve

s - A

rq

uiv

o g

iro

s/A

CA

rlo

s B

Ar

re

ttA

- A

rq

uiv

o g

iro

s/A

div

ulg

ão

Page 5: Edição - 138

política cenário urbano

Jaci reforça poder em Itapevi mirando eleição municipal

corrida 2012

5Sexta-feira,

29 de julho de 2011

reIS, martInS, neveS, gIl e caramez com excessão de tucano que descansou, deputados buscaram apoio de prefeituras e partidos

SuceSSão vice-prefeito é o preferido da prefeita ruth

O mês de julho, mar- cado pelo reces-so da Assembleia

Legislativa de São Paulo (Alesp), é o momento em que os deputados apro-veitam para articular com diferentes municí-pios, conversar com elei-tores e buscar apoio de prefeituras e partidos, de olho no pleito de 2012.

Marcos Neves (PSC)passou por várias cida-des da região oeste e fez um balanço dos primeiros meses de mandato. “Em Carapicuíba, por exemplo, solicitamos a liberação de R$ 1,2 milhão do governo do estado”, relatou. Do montante, R$ 870 mil já foram liberados para a construção de uma unida-de de atendimento infantil no bairro da Vila Dirce, obras de infraestrutu-ra e asfaltamento, além da instalação e troca de postes de iluminação pú-blica.

Já o deputado Gil Arantes (DEM) ficou fo-cado em Barueri. Pré--candidato declarado à prefeitura da cidade, ele disse que ficou mais pró-ximo dos integrantes dos partidos que estão se propondo a apoiá-lo no próximo ano, em uma

Deputados aproveitam recesso na alesp para fazer articulação com municípios

sem descanso De olho em 2012, parlamentares usam período para se aproximar das bases

tatIane [email protected]

WIllIam camargo arquIvo - gIro S/a

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) está com um novo projeto de lei, que rege sobre a dedução tributária em seguros. Para ela, o governo deve arcar com os custos da compra de seguros que o brasileiro faz para garantir seus bens

JulIe campanholI - arquIvo gIro S/a

eventual disputa.O petista Isac Reis uti-

lizou o tempo para o que chamou de duas missões: buscar as demandas das prefeituras da região me-tropolitana e visitar as cidades dirigidas pelo PT para discutir 2012. Uma delas é a compra de um mamógrafo para Itapevi. “Uma mulher para fazer uma mamografia demora três, quatro meses”, la-mentou Reis.

O também petista Marcos Martins fez várias visitas a assentamentos e reuniões entre os sem-

-terra e o MTST (Movi-mento dos Trabalhado-res Sem Teto). “A nossa presença acaba ajudando, ou estimulando um pou-co a luta”, avaliou.

O tucano João Cara-mez resolveu se dar um descanso. “Nesse perí-odo, prometi para mim mesmo que ia me pre-ocupar um pouco mais comigo. Então, eu estou viajando, estou fora do país inclusive”, declarou por telefone ao Giro S/A. Os trabalhos da Alesp devem ser retomados na próxima terça-feira (2).

Recém empossado presidente do Partido Verde em Itapevi, o vice-prefeito do município, Jaci Tadeu, reforça seu poder político na cidade e a capacidade de barganha, mirando nas eleições municipais de 2012. No último dia 20, Jaci substituiu o vereador Marcos Godoy, o Teco, no comando da sigla. Além deles, também compareceram à cerimônia o vereador Luciano Bolor (PV) e a prefeita de Itapevi Ruth Banholzer (PT).

Jaci é tido como o preferido da prefeita Ruth na sucessão, mas deve disputar a indicação com Teco, Bolor e o vereador Fláudio Limas (PT). “Fláudio é um nome bom, não vejo

problema nenhum”, afirmou Tadeu ao comentar a possibilidade de aliança com o PT no ano que vem.

Agora em cargo estratégico para dissipar as disputas internas por uma candidatura, o vice-prefeito continua a adotar tom diplomático no que diz respeito às dificuldades enfrentadas dentro do próprio PV.

Segundo ele, o nome só será formalizado na convenção verde, a ser realizada em junho do ano que vem. “No começo de 2012, as coisas já devem ficar mais claras”, prometeu Jaci. {diego salmen}

anDerSon alveS arquIvo- gIro S/a FotoS: JulIe campanholI arquIvo - gIro S/a

WIllIam camargo arquIvo - gIro S/a

Page 6: Edição - 138

metrópolecenário urbano

Está em fase de conclusão o pro-cesso licitatório

da Prefeitura de Barueri para a criação de uma Parceria Público Priva-da (PPP) para prestação de serviço de tratamen-to de resíduos sólidos urbanos. Por meio da parceria, uma empresa implantará uma usina de reaproveitamento ener--gético de resíduos só-lidos para produção de energia elétrica a partir do processamento do lixo orgânico. A expecta-tiva é que o local inicie as atividades em 2013.

Na usina, o calor trans-formará o lixo em metano e hidrogênio. Juntos, os ga-ses servirão de combustí-vel para o funcionamento

Vânia [email protected]

6sexta-feira, 29 de julho de 2011

lixo orgânico vai virar energia limpa em Barueri

impacto Com usina de reaproveitamento de resíduos, cidade vai economizar R$ 20 mil por mês com tratamento do lixo

Osasco ganha segundo CeU no Jardim santo antônio

segundo a Cetesb, qualidade do ar fica regular na região de Osasco

zona sul

alerta

FláViO COsta

Neste mês, a Prefeitura de Barueri liberou a segunda pista que interliga a Avenida Zélia

com a rua Irene, no Parque dos Camargos. A nova via deve levar desenvolvimento à região

leiamais

de um motor que, acio-nado, vai gerar a energia elétrica de forma limpa. Além de ser uma alter-nativa ecologicamen-

te correta de geração de energia, a usina ajudará na solução ambiental ao lixo orgânico.

Segundo Francisco

Carlos Pugliesi, diretor de Limpeza Urbana da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambien-te de Barueri, com a usi-

Na próxima sexta-feira (5), a Prefeitura de Osasco inaugura o se-gundo Centro de Educação Unifica-da (CEU) José Saramago, no Jardim Santo Antônio. Com a unidade, a rede municipal de ensino vai abrir 1.895 vagas entre creche, educação infantil e ensino fundamental. O lo-cal foi construído em um terreno de 9.682 m² e conta com 11.489 m² de área construída com salas de berçá-rio, maternal, biblioteca, telecentro, cine-teatro com 400 lugares, além de piscina semiolímpica coberta, piscina coberta para recreação e ginásio de esportes.

Para comemorar a entrega, a prefeitura realizará shows gratuitos

Temperatura em elevação, estiagem, poluição atmosférica e ar seco estão entre os ingredientes que fazem a qualidade do ar dimi-nuir. Nesta semana, dados da Uni-dade Hidrográfica de Gerenciamen-to de Recursos Hídricos (UGRHI-6) Osasco, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb),

indicavam que a qualidade do ar caiu de “boa” para “regular” com 74 Partículas Inaláveis por metro cú-bico de ar (pg/m³), a partir de 101 Partículas Inaláveis, a qualidade do ar já passa a ser considerada ruim.

Estas partículas são oriundas de poluentes emitidos por veículos e são formadas por poeira e fumaça,

além de dióxido de enxofre e monó-xido de carbono. Quando há concen-tração destas partículas na atmos-fera é natural aumentarem os casos alérgicos, por isto a Secretaria de Estado da Saúde dá algumas dicas como usar soro fisiológico nos olhos e narinas; manter ambientes livres de poeira e manter o quarto arejado

e umedecido com umidificadores de ar, toalhas ou reservatórios com a água. Segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) neste final de semana a temperatura deve per-manecer entre 28°C e 30°C na região. Há previsão de pancada de chuva, o que pode ajudar a melhorar a quali-dade do ar. {va}

CUstO Barueri despeja o lixo em aterro particular em Santana de Parnaíba

edUCaçãO Local vai oferecer 1.895 vagas

Recreio nas fériasDurantes as férias de julho, o projeto Recreio nas Férias, da secretaria de Educação de Osasco, levou alunos da rede municipal à cidade de Paraibuna. Durante o passeio, as crianças participaram de gincana e conheceram de perto uma moenda e a produção de derivados da cana-de-açúcar. A atividade contou com gincana pelas ruas da cidade e visita à Fazenda JJ, no Vale da Fartura, na cidade localizada a 124 km de São Paulo, com 17 mil habitantes, cujo nome, de origem indígena, significa “rio de água escura”.

th

iag

O h

en

Riq

Ue

/hV

ima

ge

Obras anti-enchentesA Prefeitura de Itapevi segue com as obras de ampliação da drenagem nas ruas centrais. Nas ruas Paulino Lanzillo e Leopoldina de Camargo, a prefeitura executa uma nova tubulação que vai atender também, a demanda da rua Prof. Irineu Chaluppe. A galeria terá extensão de 137 metros e uma caixa com cerca de 10m x 10m x 3m de dimensão será aberta na rua Luiz Manfrinato para reter o lixo trazido pela chuva.

Guarda AmbientalNa última semana, seis guardas que compõem a Guarda Ambiental Municipal de Cotia, iniciaram um treinamento com a equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente. O braço ambiental da corporação foi criado neste ano pelo prefeito Carlão Camargo, mas já estava prevista em decreto de 2009. Os GMs passarão por treinamento com a Polícia Ambiental do Estado para reforçar o treinamento em leis ambientais, crimes ambientais, ação coercitiva e outros. {va}

ROmUlO FasanaRO FilhO

na, a cidade deixará de gastar cerca de R$ 20 mil por mês, só com o trata-mento do lixo orgânico que é depositado no ater-ro CTR Tecipar, em Santa-na de Parnaíba.

“Neste valor não está incluído o gasto com cole-ta e transporte”, salientou Pugliesi. “O tratamento do lixo orgânico e o fim de aterros com resíduos in natura, como é feito hoje, terão de ser implantados em todo o país conforme determinação do Conama [Conselho Nacional de Meio Ambiente]. Barueri está se adiantando para atender a determinação”, disse Pugliesi. A usina terá capacidade para proces-sar até mil toneladas de lixo orgânico por dia. Só em Barueri são coletadas cerca de 280 toneladas diariamente.

com diversos artistas, entre eles Fernando e Sorocaba; Leonardo; Marcos e Belutti. As apresentações

serão na Avenida João Andrade, es-quina com Avenida Internacional, a partir das 18h. {va}

henRiqUe Vilela/hVimage

Cam

ila

ma

Ce

dO

Page 7: Edição - 138

metrópole cenário urbano

Segundo dados di-vulgados pela Se-cretaria de Segu-

rança Pública (SSP), 13,6 veículos foram roubados ou furtados por dia en-tre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano nas ci-dades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba. No período, 2.467 veículos foram le-vados por criminosos. O número representa um aumento de 2,5% em re-lação ao mesmo período de 2010, quando 2.405 veículos foram subtra-ídos. Só em Osasco, 9,6 carros foram roubados

Vânia [email protected]

7sexta-feira,

29 de julho de 2011

Treze veículos são roubados ou furtados por dia na região oeste

relatório Dados referentes ao primeiro semestre do ano foram divulgados pela secretaria de segurança Pública

alVo A estatística apontou que 2.467 foram levados por criminosos no 1º semestre

eletropaulo busca solucionar falhas

Governo estuda nova linha

blitzes noturnas

CPTM

leiamais

A AES Eletropaulo selecionou 19 dos 24 municípios sob sua concessão de serviços de energia elétrica para realização de rondas noturnas. O objetivo é identificar problemas de iluminação pública. Entre as cidades estão Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba. Na região, as blitzes noturnas começaram por Osasco nesta quinta-feira (28). As vi-sitas contarão com apoio e participa-ção de funcionários das prefeituras.

“Os mutirões vão providenciar reparos nos casos em que não foram abertos protocolos de reclamação sobre pontos de iluminação públi-ca apagados”, disse Artur Tavares, diretor de Marketing e Clientes da AES Eletropaulo. Em Cotia, segundo Alcides Fernandes, do departamento de Consultoria Técnica da Secretaria Adjunta de Obras de Caucaia, a pre-feitura realiza a ação desde 2005 e vai apoiar a AES nas blitzes. A con-cessionária foi alvo de críticas feitas pelas administrações municipais da região nos últimos meses devido a problemas no serviço de distribui-ção, constantes apagões e demora no restabelecimento de energia. Inclusive, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) multou a em-presa em mais de R$ 4,8 milhões no último final de semana, por conta de apagões em junho. Falta de ilumina-ção pública ou problemas em algu-ma rua podem ser comunicados pelo telefone 0800-7272196. {va}

Na última semana, o gover-nador Geraldo Alckmin esteve em Cotia a afirmou que a secretaria de Transportes Metropolitanos estuda a criação de uma expressa ligando Barueri a Pinheiros, o trecho teria apenas três estações e o percurso seria feito em 20 minutos. “Temos um estudo, um projeto funcional, mas primeiro vamos modernizar a

linha 8 e 9 da CPTM (Itapevi-Júlio Prestes e Osasco-Grajaú, respecti-vamente), já prevendo o expresso Barueri”, disse Alckmin.

Segundo o governador, a linha expressa deve ser construída ao lado da linha 8. “Isto ainda está em projeto funcional, não temos custo fechado, a hora que tivermos a gen-te anuncia”, concluiu. {va}

os furtos e roubos de ve-ículos caíram 48,7%, com 21 ocorrências registra-das contra 41 em 2010. Em Barueri, mesmo com 233 ocorrências no úl-timo semestre, a esta-tística indicou queda de 14% nos furtos e roubos de veículos. Em Itapevi, as ocorrências caíram 10,6% no primeiro se-mestre deste ano em re-lação ao mesmo período de 2010.

Na contramão do estadoOs dados da SSP indi-

caram que o número de homicídios dolosos caiu 12,2% em todo o estado no primeiro semestre

deste ano em compara-ção com mesmo período do ano passado. Na re-gião oeste, os números apontam aumento de mortes intencionais: fo-ram 3,7% a mais do que em 2010. O maior núme-ro de casos anotados em Barueri e Osasco puxou a estatística da região para cima, já que o aumento nos homicídios dolosos registrados chegou a 17,6% e 83,3%, respecti-vamente.

Por outro lado, Santa-na de Parnaíba teve que-da de 48,7% neste tipo de ocorrência; Cotia 47% a menos do que no ano anterior; e em Itapevi a queda foi de 10,6%.

ThiaGo henrique/hViMaGe

Aeroporto instala guichês contra filasDesde o início da semana, o aeroporto de Congonhas testa um novo sistema com o objetivo de acabar com as enormes filas de passageiros aguardando a entrada nas salas de embarque. Um novo acesso no piso térreo foi criado e conta com quatro equipamentos de raio-X para inspecionar as malas. A expectativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que a capacidade de atendimento aumente 40%. Com os novos equipamentos, o aeroporto passa a contar com dez aparelhos de raio- X.

Vacina contra sarampoSegundo a Secretaria de Saúde de Barueri , 100% das crianças com idade entre um e sete anos da cidade foram vacinadas contra o sarampo durante a campanha que terminou na última sexta-feira (22). A criança que ainda não recebeu a dose, deve ser levada em uma Unidade Básica de Saúde, a campanha terminou, mas doses ainda estão disponíveis.

Estímulo à leituraEntre os dias 2 e 4 de agosto, os escritores Sérgio Capparelli e Fanny Abramovich visitam escolas municipais de Osasco para um bate-papo informal sobre suas novas obras com alunos e professores. A visita faz parte da proposta da secretaria de Educação de estímulo à leitura e letramento chamado Literatura: Artes em palavras – seduzindo corações e mentes. Outros 34 renomados autores brasileiros deverão participar da série de encontros com as crianças. {va}

por dia no semestre, com 1.755 ocorrências anota-das contra 1.648 no pri-meiro semestre do ano

anterior. Em Cotia, o deli-to também aumentou em 7% no período, passando de 314 roubos e furtos

para 336.Se em Osasco e Cotia

os números aumentaram, em Santana de Parnaíba

Th

iaG

o T

eix

ier

a/a

e

envie seu currículo para:[email protected]

Giro s/a contrata

executivo de Contase assistente ComercialPara região de alphaville, osasco e Granja Viana

DiVulGação

De 29 de julho a 14 de agosto, o Shopping União de Osasco realiza a Exposição de Carros Antigos. Compras de R$ 150 dão direito a mini placa de carro com nome do pai gravado

Page 8: Edição - 138

metrópolecenário urbano

Já está em vigor a lei 2.089, de 18 de julho de 2011, que

obriga todos os shoppin-gs e centros comerciais instalados em Barueri a manterem assentos pre-ferenciais com indicação para pessoas obesas, ges-tantes, idosas e com mo-bilidade reduzida ou defi-ciência física. Conforme a lei, estes estabelecimen-tos terão um prazo de 90 dias, a contar da data da publicação da lei (20 de julho) para se adequarem sob pena de multa, que pode chegar a R$ 1.950.

Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Asso-ciação Brasileira de Shop-pings Centers (Abrasce),

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 29 de julho de 2011

shoppings terão de manter assentos preferenciais

lei Obesos, gestantes, idosos e cadeirantes terão lugares reservados em praças de alimentação de Barueri

Campanha busca transferência de leão para Cotia

Motorista poderá pagar por quilômetro rodado

mobilização pedágio

DiVulgaçãO

No dia 27, a Guarda Municipal de Osasco em parceria com a Polícia Militar apreenderam 20 toneladas de produtos piratas na

região central entre eles DVDs, tênis, aparelhos eletrônicos

leiamais

Solitário em um zooló-gico desativado de Ivinhe-ma, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o leão Simba ganha o apoio de uma campanha em redes sociais. O objetivo é buscar recursos para viabilizar a transferência para o Ran-cho dos Gnomos (www.ranchodosgnomos.org.br), uma organização não governamental (ONG) que abriga animais vítimas de maus tratos e abandono em Cotia. O deslocamento e a manutenção do animal no abrigo devem custar cerca de R$ 27 mil por

uma estadia de dois anos.Como o local não tem

recursos financeiros para manter o animal por este período, a ativista am-biental e psicóloga Fáti-ma Nogueira criou uma comunidade na internet para levantar fundos. Se-gundo Fátima, só o alu-guel do caminhão para transporte deve ficar em R$ 3 mil. A transferência não tem data marcada e quem quiser ajudar pode buscar mais informações nas redes sociais como Facebook e Twitter do Leão Simba. {va}

Nesta semana, o go-verno do estado, por meio da Agência Regula-dora dos Transportes do Estado de São Paulo (Ar-tesp), anunciou que até janeiro de 2012 inicia o projeto piloto da cobran-ça de pedágio por quilô-metro rodado. Ou seja, os motoristas não vão pagar o valor fechado cobrado nas praças, independen-te do percurso que an-dou na rodovia, e sim o valor equivalente ao tre-

cho utilizado. A medida faz parte das promessas de campanha do gover-nador Geraldo Alckmin. Ele também afirmou que vai criar um índice es-pecífico para o reajuste anual das tarifas.

As praças de pedágio com o novo sistema ain-da não estão definidas, mas a Artesp adiantou que serão no interior do estado. No futuro, com a expansão das tecnolo-gias, haverá condições

de se implantar uma tarifa de pedágio por trecho percorrido, refle-tindo a necessidade do usuário. “O objetivo final é que o consumidor não pague nada pela insta-lação do equipamento”, disse o secretario Esta-dual de Transporte e Lo-gística, Saulo de Castro Abreu Filho. Atualmen-te, a adesão ao equipa-mento eletrônico (tag) custa R$ 66,72 por veí-culo de passeio. {va}

seM DisCriMinaçãO Assentos reservados não poderão ficar em locais isolados

sOliDãO Simba ficava em zoo desativado em Ivinhema

sãO PaulO Fase de testes começará em rodovias do interior

Troca de placasO Departamento Estadual de Trânsito (Detran SP) finaliza um cronograma para que todos os veículos do estado troquem suas placas por um modelo com películas refletivas, mais fáceis de serem flagrados por câmeras e radares. A expectativa é que a partir de 2012 os carros 0 km já sejam emplacados com o novo modelo. Para os demais devem seguir um cronograma de longo prazo como, final 1 troca para 2012; final 2 para 2013 e assim por diante.

Arrecadação de alimentosNo último final de semana, durante a 10ª edição do Encontro Solidário Mega Fusion, que aconteceu na Praça de Eventos de Jandira, foram arrecadados cerca de 10 toneladas de alimentos que serão repassados à secretaria de Cidadania e Ação Social da cidade. O evento teve a participação de mais de cinco mil jovens durante 22 horas de música eletrônica em diversos estilos.

Obras em fase finalEstá previsto para novembro a inauguração do Parque Shopping Barueri, em Barueri. O empreendimento da General Shopping Brasil está em fase de acabamento e já se encontra com mais de 90% de Área Bruta Locável (ABL) comercializada. Em um mês os lojistas devem receber as chaves para iniciarem a montagem de suas lojas, entre elas Renner, Riachuelo, Centauro, C&A, Marisa e Magazine Luiza, Fast Shop e Luigi Bertolli, e outras.

Testes rápidosA partir de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Será investidos R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde para aquisição de 3,6 milhões de testes. Os resultados dos exames ficam prontos em 30 minutos e serão oferecidos inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde. {va}

th

iag

O h

en

riq

ue

/hV

iMa

ge

DiVulgaçãO

ppings têm de fazer. Até porque eles têm condi-ções e competência para atender estas pessoas”, rebateu Veiga. “Se eles já cumprem, tanto melhor, mas se não cumprirem, serão autuados”, disse o prefeito Rubens Furlan.

Segundo a lei de Ba-rueri, os shoppings e cen-tros comerciais terão de garantir ao menos 5% do total dos assentos da área de alimentação para o público alcançado pela lei; devem estar em locais de fácil acesso e distribuídos de modo a não isolar ou discrimi-nar seus usuários. “Este tipo de atendimento faz parte do nosso dia a dia. Podemos e atendemos todos os públicos”, garan-tiu Veiga.

os estabelecimentos já incorporaram à rotina medidas que visam o atendimento de todo tipo

de frequentador e que a lei é dispensável. “Soube da lei, mas acho que não precisávamos dela, por-

que as determinações já são cumpridas. Não precisa de mais uma lei para dizer o que os sho-

an

De

rsO

n a

lVe

s - a

rq

uiV

O g

irO

s/a

DiVulgaçãO

Page 9: Edição - 138
Page 10: Edição - 138

metrópolecenário urbano

Segundo dados do Centro de Vigilân-cia Epidemiológica

Prof. Alexandre Vranjac, da Secretaria de Estado da Saúde, o número de pessoas contaminadas por dengue saltou em 171,3% na região, no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2010. Em Cotia e Santana de Parnaíba, os aumentos foram os mais expressivos; ultrapassa-ram os 1000%. Na contra-mão dos dados, Barueri registrou queda de 20,6% no número de infectados no período.

“O aumento pode não estar relacionado à baixa da guarda no combate. O índice pode ser oca-sionado pela chegada de um novo tipo de dengue, que encontra mais pesso-as suscetíveis a ela; uma

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 29 de julho de 2011

Casos de dengue saltam em mais de 170% no semestre

alerta Cotia e santana de Parnaíba registraram os aumentos mais expressivos

Justiça mantém ordem de reintegração de imóvel públicotv alphaville

RobeRto andRade

Nesta semana, a Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza o recapeamento asfáltico na avenida Yojiro Takaoka, em

Alphaville, entre o Residencial 18 do Forte e a divisa de Barueri

leiamais

vez que a pessoa não tem duas vezes o mesmo tipo de dengue”, analisou Gus-tavo Johanson, professor e infectologista da Uni-fesp. Segundo Johanson, mesmo com números

expressivos, não é possí-vel dizer que Brasil, São Paulo e região oeste este-jam vivendo uma epidemia de dengue. “O que temos é uma grande endemia. A dengue chegou para ficar,

situação que deve se rever-ter com a chegada da vaci-na nos próximos dois ou quatro anos”, completou.

O infectologista lem-brou também que, apesar de importantes, as ações

No dia 18 de julho, a juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara de Fazenda Pública do Fórum de Barueri, ratificou a determinação para que a TV Alphaville desocupe o prédio que pertence à Prefeitura de Santana de Parnaíba. O local é usado como sede desde 1991 por meio de contrato de concessão de dez anos, que venceu em 2001 e não foi renovado. No entanto, no novo despacho, a Justiça prorro-gou em uma semana o prazo para desocupação do prédio. O novo prazo venceu na quinta-feira (28).

ContRamão Em Barueri, a contaminação caiu 20,6% no período

PaRnaíba Emissora funciona no local há 20 anos

diV

ulg

ão

CPt

mGoverno estudanova linha da CPTMNa última semana, o governador Geraldo Alckmin esteve em Cotia a afirmou que a secretaria de Transportes Metropolitanos estuda a criação de uma expressa ligando Barueri a Pinheiros, o trecho teria apenas três estações e o percurso seria feito em 20 minutos. “Temos um estudo, um projeto funcional, mas primeiro vamos modernizar a linha 8 e 9 da CPTM (Itapevi-Júlio Prestes e Osasco-Grajaú, respectivamente), já prevendo o expresso Barueri”, disse Alckmin. Segundo o governador, a linha expressa deve ser construída ao lado da linha 8. “Isto ainda está em projeto funcional, não temos custo fechado”, concluiu.

Portabilidade de planos de saúdeNa última semana, a Prefeitura de Cotia inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS) no Jardim Nomura, conforme determinado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2010 com o Ministério Público Federal (MPF). O CAPS Infantil vai atender crianças e adolescentes com zero a 17 anos de idade que tenham algum tipo de transtorno mental e a partir de agora, a prefeitura dá andamento às providências para entregar até 31 de agosto o Caps Álcool e Droga, prazo previsto no TAC.

Contratação de showsSegundo informações do Ministério Público (MP) de Barueri, a promotoria aguarda o posicionamento das partes envolvidas na investigação de suposto superfaturamento na contratação de shows em Barueri. A prefeitura, os artistas contratados e uma empresa que teria intermediado a contratação dos shows já receberam ofício do MP solicitando esclarecimento. A prefeitura é investigada por supostamente ter pagado até o dobro do valor real de alguns shows. O prefeito Rubens Furlan abriu sindicância para apurar a suspeita e afastou dois secretários, um deles, seu irmão Celso Furlan. {va}

ma

Rio

ân

ge

lo/a

e

henRique Vilela /himage

an

de

Rso

n a

lVe

s a

Rq

uiV

o/g

iRo

s/a divulgadas em campa-

nhas surtem pouco efei-to. “Seria extremamente eficaz se a população ade-risse. Mas nós já vimos que o governo pede há anos e pouca gente adere. Então, a gente sabe que na prática isto acaba não funcionando. O governo tem de investir em outras alternativas, como a vaci-na”, destacou.

governo confirma estudo para quarta faixa na Rodovia Raposo tavares

aumenta em 58,5% o número de queimadas na região oeste

viário tempo seco

Na última sexta-feira (22), durante a inauguração do Ginásio Poliesportivo Municipal Parque São George, em Cotia, viabilizado em parceria do governo do estado e da prefeitura (com investimentos de R$ 1,25 milhão), o governador Ge-raldo Alckmin anunciou mais R$ 81 milhões de recursos para melhorias viárias na Rodovia Raposo Tavares, trecho entre Cotia e São Paulo. As obras serão realizadas pelo Depar-tamento de Estadas de Rodagem

(DER) e, em paralelo às obras, um estudo vai indicar o trecho da quar-ta faixa para aliviar os congestiona-mentos na rodovia.

“Vamos melhorar o acesso à região metropolitana. A quarta faixa será no trecho de maior congestio-namento que será indicado pelo es-tudo. As obras começam assim que ele estiver pronto”, disse Alckmin. No entanto, as melhorias entre Cotia e São Paulo devem começar até janei-ro de 2012. O edital de licitação será

lançado até final de agosto. No trecho entre os Km 9,8 e Km

30,6 estão previstos: recapeamento da pista e das alças de acessos e retornos entre Cotia e São Paulo, implantação de túnel no Km 27,3, construção de viaduto com pas-sarela para pedestres no Km 11,2, alargamento da ponte sobre o Rio Cotia, melhoria de acessos para o Shopping Granja Vianna. As obras devem ficar prontas em um ano, após o início dos trabalhos. {va}

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros (PMESP – Po-lícia Militar do Estado de São Paulo) indicou que o número de incêndios em vegetação natural, entre os meses de maio e julho, aumentou em 58,5% em relação ao mesmo período de 2010 na região oeste da Grande São Paulo. Nos municípios de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, a corporação atendeu 279 ocorrências relaciona-das a queimadas em matas, contra

176 nos mesmos meses do ano anterior.

Ainda segundo informações dos bombeiros, os incêndios são provocados, em sua maioria, por bitucas de cigarro jogadas na ve-getação, queda de balão e fogos de artifício (mais frequentes nesta época do ano), além de incêndio criminoso e queima de lixo perto de vegetação, que acabam provocan-do um problema maior devido ao clima seco do inverno. {va}

Janeiro a Junho de 2011

Cidade autóctone Barueri 50 Cotia 133 Itapevi 59 Osasco 629 Parnaíba 255 Total: 1126

Janeiro a Junho de 2010

Cidade autóctone Barueri 63 Cotia 7 Itapevi 16 Osasco 312 Parnaíba 17 Total: 415

FONTE: CVE – SP

Até o fechamento desta matéria, o mandato de reintegração ainda não havia sido cumprido. O imó-vel fica na Avenida Yojiro Takaoka 3100, em Alphaville.

Desde 2000, a empresa ne-gocia com a prefeitura a perma-nência no local. Em consulta ao processo no Fórum, a reportagem apurou que, em maio de 2000, um documento assinado pelo prefeito Silvinho Peccioli foi enviado aos sócios da TV Alphaville, Guilherme e Roberto Stoliar, propondo pror-rogação do contrato de concessão

por 49 anos. Em contrapartida, eram pedidas a construção de uma creche e a manutenção da mesma a cada cinco anos. Os documentos mostram ainda que a empresa aceitou a contrapartida, mas que o processo não se encaminhou, já que a prefeitura não indicou o lo-cal para a construção da unidade escolar. “Isto é um assunto judicial que a priori já está definido pela Justiça. Não tenho o que acrescen-tar”, disse Peccioli, autor da ação judicial que pede a reintegração do imóvel. {va}

Page 11: Edição - 138

esporte cenário urbano

Superação. Essa é a palavra que define

a nova fase na vida e na carreira da ponteira Ja-queline. Após uma série de problemas pessoais, a atleta renovou com o Sollys/Osasco e já está treinando. ”A gente passa por essas coisas mesmo na vida, mas eu estou su-per tranquila, a cabeça está super boa”, afirma a jogadora. Para ela, es-tar de volta ao time é um grande estímulo. “Essa aqui é a minha casa, fui muito bem recebida. Eles

TaTiane [email protected]

Jaqueline volta a treinar no Sollys/osasco e afirma: “essa é a minha casa”

2011/2012 após uma série de problemas pessoais, ponteira renova com o time para mais uma temporada

tênis

segundona placar

O Grêmio Barueri contratou mais um reforço: o meia Gustavo Salgueiro, que estava na Ucrânia. Mas ainda é preciso paciência, já que o jogador

está treinando separado do resto da equipe

11Sexta-feira,

29 de julho de 2011

Seleção “o Zè roberto sabe que eu não sou garotinha, não sou novata ali dentro”

Divulgação

bio

ru

bin

aT

o/a

gF

Quadra rápida

Sobe e desce

O morador de Alphaville Tho-maz Bellucci, número 1 do Brasil, volta para as quadras com vitória. Ele jogou, na segunda-feira (25), ao lado do colombiano Alejandro Falla no torneio de duplas no ATP de Los Angeles, vencendo o aus-traliano Stephen Huss e o russo Igor Kunitsyn. Na quinta-feira (28), a jornada foi dupla para am-

bos. Após duelarem entre si na chave simples, eles jogaram jun-tos contra Mark Knowles (BAH) e Xavier Malisse (BEL), pelas quar-tas-de-final de duplas.

Para Bellucci, esse é um gran-de desafio, já que ele ainda não tem grandes vitórias em quadras rápidas, como do torneio de Los Angeles. “Se eu quiser entrar

entre os 20 melhores, inevitavel-mente vou ter que jogar melhor na quadra rápida. Eu e o Larri Passos [treinador] temos feito muitos treinos específicos para esse tipo de superfície”, disse ele.

Até o fechamento dessa edi-ção, ainda não havia terminado os jogos de Bellucci em Los An-geles. {tr}

Faltando apenas mais uma ro-dada para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista de Fute-bol 2ª Divisão, Cotia FC e Osasco FC vivem momentos bem diferentes. O Cotia já está certo para a próxima fase, estando no 2° lugar do grupo 4. Já o Osasco já não tem mais nenhu-ma chance, estando no antepenúl-timo lugar da mesma chapa, com 13 pontos a menos que o primeiro colocado, o Desportivo Brasil.

Sem pressão, os times jogam, na semana que vem, pela última rodada. Fora de casa, o Osasco joga exatamente com o Despor-tivo Brasil, no domingo (31), às 10h. No mesmo dia e horário, o Cotia enfrenta o Primavera, 4° lu-gar na chapa, em Indaiatuba. {tr}

line com o Sollys é de mais uma temporada, 2011/2012. “Eu estou igual à música do Zeca Pagodinho, ‘deixa a vida me levar’, não estou mais calculando nada”, brinca ela. Seu pensamento ago-ra está voltado apenas a um objetivo: representar bem o time para retornar à seleção. “O Zé (Rober-to) tem dado entrevistas dizendo que, depois do Grand Prix, talvez eu vol-te, mas não é nada con-creto”, comenta.

Jaqueline também fa-lou sobre a renovação do time. A maior parte das jogadoras são mais no-vas e menos experientes. “Acho que é gostoso trei-nar com jogadoras mais novas, porque elas estão empolgadas e ajudam

nessa parte técnica”. De acordo com ela, o treina-dor Luizomar está prepa-rando um time “que vai dar muito trabalho para as outras equipes”.

De olho em LondresPara a jogadora, mes-

mo tendo ficado um tem-po fora das quadras, as chances são grandes de representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres em 2012. “Estou esses quatro anos aí me preparando para isso”, explica. Para ela, o técnico da Seleção Brasi-leira, José Roberto, já co-nhece bem o seu trabalho. “Eu não sou garotinha, não sou uma novata ali dentro”, diz a ponteira. “Ele sabe das minhas qualidades, e das minhas condições de voltar ou não”.

estão me dando todo o amparo, todo o apoio, eu estou muito feliz”.

O contrato de Jaque-

AlívioMesmo com tropeço ainda no primeiro tempo, o Grêmio Barueri ganha mais um e pode respirar aliviado. A expulsão do zagueiro Edson Borges não desanimou o time, que bateu o Vila Nova por 1x 0 no Arena Barueri e fica cada vez mais longe da zona de rebaixamento (12° colocado). O próximo jogo (sábado, 30, às 16h20), vai ser em casa também, contra o Guarani, penúltimo da tabela.

TricampeãoCotia tem muito o que comemorar os Jogos Regionais de Santo André. O time de vô lei feminino da cidade é tricampeão, enquanto o vôlei masculino e futsal feminino estão na final. O jogo que deu a primeira medalha à cidade aconteceu na segunda-feira (25) contra Mongaguá. O futsal feminino e vôlei masculino jogam na terça-feira (1), às 13h e às 19h respectivamente.

Sulamericano de VôleiA cidade de Osasco será a sede da 11ª edição do Campeonato Sulamericano de Voleibol Feminino de Clubes, o mais importante em nível de clubes da América do Sul. O evento acontece entre 5 e 7 de agosto, no ginásio Prof. José Liberatti, em Presidente Altino. O Sollys/Osasco participa do torneio.. {tr}

Dr. Léo TominagaTelefones: 3554-6536 / 3811-9476Smile Solution - www.smilesolution.com.br

Page 12: Edição - 138

Cirque du Soleil anuncia sessões extras de “Varekai”

Exposição “Milhões de Lulas” na Fiesp

classeA12

wee

kend

Assistido por mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo, “Va-rekai”, o espetáculo criado e dirigido por Dominic Champagne, do Cirque du Soleil, estreia no dia 15 de setembro no Parque Villa-Lobos. E terá novas apresentações de 14 a 20 de novembro, e de 21 a 27 do mesmo mês. O espetáculo mistura teatro, dança, música e acrobacias. Os ingressos, que custam de R$ 140 a R$ 585, estão à venda no site http://www.t4f.com.br/ e na bilheteria do Credicard Hall, Avenida Das Nações Unidas 17955, Santo Amaro. Telefone: 2846-6010. {gc}

Batizada de “Milhões de Lulas”, a mostra fotográfica organizada pela Fiesp, com curadoria de Juca Varella e projeto expográfico de Haron Cohen, apresenta 48 fotos. Alguns trabalhos são inéditos, a maioria de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente. Também integram a exposição imagens do acervo da Fiesp, uma retrospectiva das passagens de Lula pela entidade. A exposição é gratuita e poderá ser visitada até o dia 18 de agosto. Avenida Paulista 1313 (próximo à estação de metrô Trianon-Masp). {gc}

Sexta-feira, 29 de julho de 2011

Carlos Careqa e Letícia Sabatella apresentam “Alma boa de lugar nenhum” no Sesc Osasco

DiV

uLg

ão

Neste sábado (30), às 20h, Car-los Careqa, Letícia Sabatella e Paulo Braga sobem ao palco do Sesc Osas-co para apresentar o show “Alma boa de lugar nenhum”. O espetáculo, que conta com um clima de cabaré, traz a erudição e a simplicidade no forma-to piano e voz. O trabalho é resultado do sétimo álbum independente de Careqa, que na gravação contou com a voz de Chico Buarque em uma das canções. Ingressos: R$ 12. Aveni-da Sport Club Corinthians Paulista 1.300, Jardim das Flores. {gc}

anima Mundi chega a São Paulo com 421 produções

ED

Son

ku

Ma

Sa

RiC

aR

Do

St

uC

kE

Rt

ER

iC P

iCh

é

Com uma programação que mistura oficinas, workshops, performances, fóruns e debates, termina

no domingo (31) a 19ª edição do festival Anima Mundi, um dos principais eventos do calendário audiovisual

brasileiro. O encontro, que acontece simultaneamente no Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Unibanco Augusta e Cine Livraria Cul-tura, vai apresentar 421 produções vindas de 44 países

diferentes. Na mostra poderão ser conferidos episódios inéditos da série em stop motion “Shaun the sheep”, produzida pela Aardman. Já a competição de longas

vai reunir quatro obras voltadas para o público infantil: “The Sandman and the Lost Sand of Dreams” (França/Alemanha), “El Lince Perdido” (Espanha), ”Light of the

River” (Japão) e “Heart and Yummie” (Japão). Entre os fóruns badalados há a visita do mestre do anime

Shinichiro Watanabe, japonês que dirigiu os cultuados seriados “Cowboy Bebop” e “Samurai Champloo”, e a

participação de Carlos Saldanha, diretor do filme “Rio”. Ingressos: R$ 8. Programação completa no site

www.animamundi.com.br. {graziela costa}

Page 13: Edição - 138

“O casamento do meu ex” (The Romantics/2010) marca a estreia da produtora e escritora Galt Niederhoffer na direção de um longa. O filme acompanha sete amigos unidos que preparam o casamento de dois integrantes do grupo. Lila (Anna Paquin) é a noiva e sua dama de honra é Laura (Katie Holmes). No passado, elas já rivalizaram por causa de um affair entre Laura e Tom (Josh Duhamel), o noivo. Amizades e alianças são testadas quando uma bebedeira faz reviver o triângulo amoroso. Elenco: Elijah Wood, Malin Akerman, Adam Brody, Jeremy Strong, Re-becca Lawrence e Candice Bergen. Direção: Galt Niederho-ffer. Estreia prevista para sexta-feira (29). {gc}

“Capitão América: o primeiro vingador” é herói à moda antiga Em “Capitão América: o primeiro vingador” (Captain America: The First Avenger/2011), Steve Rogers (Chris Evans) vive um garoto frágil, nascido no Brooklyn na década de 1940, movido pelo patriotismo de se juntar ao exército americano para combater os nazistas na Se-gunda Guerra Mundial. Depois de inúmeras tentativas frustradas, Rogers agarra-se à única chance que lhe é oferecida para se tornar um deles: entrega-se como co-baia de um experimento científico militar que promete transformá-lo em um supersoldado. Nasce o Capitão América, que vai lutar contra o mal na liderança do grupo Os Vingadores. Elenco: Samuel L. Jackson, Hugo Weaving, Sebastian Stan, Hayley Atwell, Toby Jones e Tommy Lee Jones. Direção: Joe Johnston. Estreia previs-ta para sexta-feira (29). {graziela costa}

Programação válida de 29/7 a 4/8emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.br | Barueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25 Sala 1 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h20A - 13h00 - 14h10 - 15h50 - 17h20 - 18h50 - 20h10 - 23h10C | Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 - 12 Anos 21h50 Sala 2 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h20A - 13h00 - 14h10 - 15h50 - 17h20 - 18h50 - 20h10 - 23h10C Sala 3 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dublado) - 12 Anos 11h10A - 13h50 - 16h50 - 19h40 | CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d - 12 Anos 22h20 Sala 4 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d - 12 Anos 12h50 - 15h40 - 18h30 - 21h20F - 00h05C | quero Matar Meu CHefe - 12 Anos 21h20P Sala 5 Cilada.CoM - 14 Anos 11h30A - 12h20A - 13h45 - 14h30 - 16h00 - 16h40 - 18h20 - 19h20 - 20h40 - 21h40 - 23h00C - 00h00C Sala 6 o urSinHo PooH (dublado) - Livre 11h25A | oS PinguinS do PaPai (dublado) - Livre 13h10 - 15h30 | tranSforMerS 3: o lado oCulto da lua (dublado) - 12 Anos 17h50 - 21h00 - 00h10C Sala 7 a inquilina - 14 Anos 19h50 - 22h10 | CarroS 2 (dublado) - Livre 12h45 - 15h00 - 17h30 Sala 8 aSSalto ao BanCo Central - 14 Anos 11h00A - 13h25 - 16h05 - 18h25 - 20h50 - 23h20C Sala 9 Cilada.CoM - 14 Anos 11h30A - 12h20A - 13h45 - 14h30 - 16h00 - 16h40 - 18h20 - 19h20 - 20h40 - 21h40 - 23h00C - 00h00C Legendas: A Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07), Sábado (30/07) e Domingo (31/07). B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07) e Sábado (30/07). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (30/07).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br | São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27Sala1 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d - 12 Anos 13h00 - 15h50 - 18h40 - 21h30 - 00h15B Sala 2 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 - 12 Anos 12h00A - 12h30A - 15h20 - 17h15 - 18h20 - 21h10 - 22h20 - 00h00B | Meia-noite eM PariS - 10 Anos 15h00 - 20h05 Sala 3 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 - 12 Anos 12h00A - 12h30A - 15h20 - 17h15 - 18h20 - 21h10 - 22h20 - 00h00B Sala 4 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dublado) - 12 Anos 11h20A - 14h00 - 16h40 - 19h20 - 22h15 Sala 5 aSSalto ao BanCo Central - 14 Anos 11h00J - 13h30 - 16h05 - 18h30 - 21h05 - 23h30B Sala 6 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h30J - 14h20 - 17h45 - 20h40 - 23h40B Sala 7 Cilada.CoM - 14 Anos 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h20 - 23h10B Legenda A Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07), Sábado (30/07) e Domingo (31/07) B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07) e Sábado (30/07).

Super Shopping www.kinoplex.com.br | Osasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22Sala 1 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte – Parte 2 (12 anos) – 14h50 – 17h40 – 20h30 Sala 2 aSSalto ao BanCo Central (nac) – 14 anos – 14h30 – 16h50 – 19h05 – 21h20 Sala 3 Harry Potter e aS relíquiaS da MorteS – Parte 2 (dub) – 12 anos – 18h – 20h50 | oS PinguinS do PaPai (dub) – livre – 14h – 16h Sala 4 Cilada.CoM (nac) – 14 anos – 14h10 – 16h30 – 18h40 – 21h Sala 5 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dub) – 10 anos – 13h30 – 16h10 – 18h50 – leg: 21h30 Sala 6 3d Harry Potter e aS relíquiaS da Morte – Parte 2 (dub) – 12 anos – 15h30 – 18h20 – sex/sab/dom: 12h50 – 15h30 – 18h20 – leg: 21h10 Sala 7 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador (dub) – 10 anos – 13h – 15h40 – 18h10 – 21h

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.br | Osasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00 Sala 1 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dublado) - 12 Anos 20h20 - 23h20B | CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d - 12 Anos 11h20A - 14h20 - 17h20 Sala 2 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h40A - 12h40A - 13h40 - 14h40 - 15h40 - 16h40 - 17h40 - 18h40 - 19h40 - 20h40 - 22h40B - 23h40B Sala 3 Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h40A - 12h40A - 13h40 - 14h40 - 15h40 - 16h40 - 17h40 - 18h40 - 19h40 - 20h40 - 22h40B - 23h40B Sala 3 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 - 12 Anos 21h40 | O Ursinho Pooh (dublado) - Livre 10h50A Sala 4 Ca-Pitão aMériCa: o PriMeiro Vingador (dublado) - 12 Anos 13h20 - 16h20 - 19h20 - 22h20 Sala 5 Cilada.CoM - 14 Anos 11h00A - 11h55A - 13h10 - 14h10 - 15h30 - 16h30 - 17h55 - 18h55 - 20h10 - 21h10 - 22h25 - 23h30B Sala 6 Cilada.CoM - 14 Anos 11h00A - 11h55A - 13h10 - 14h10 - 15h30 - 16h30 - 17h55 - 18h55 - 20h10 - 21h10 - 22h25 - 23h30B Sala 7 CarroS 2 (dublado) - Livre 12h30A - 15h00 | TranSforMerS 3: o lado oCulto da lua (dublado) - 12 Anos 17h30 - 21h00 Sala 8 aSSalto ao BanCo Central - 14 Anos 11h10A - 13h30 - 16h00 - 18h30 - 20h50 - 23h15B Sala 9 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 11h40A - 12h40A - 13h40 - 14h40 - 15h40 - 16h40 - 17h40 - 18h40 - 19h40 - 20h40 - 22h40B - 23h40B Sala 10 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dublado) - 12 Anos 12h20A - 15h20 - 18h20 - 21h20 - 00h10B Legendas: A Esta sessão será exibida SO-MENTE Sexta-feira (29/07), Sábado (30/07) e Domingo (31/07) B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07) e Sábado (30/07).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br | Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 13 a R$ 25Sala 1 aSSalto ao BanCo Central - 14 Anos 11h55A - 14h15 - 16h35 - 19h00 - 21h25 - 00h00B Sala 2 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dublado) - 12 Anos 11h00A - 13h40 - 16h30 - 19h15 | CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d- 12 Anos 22h00 Sala 3 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 (dublado) - 12 Anos 12h10A - 15h00 - 18h00 - 21h00 - 23h50B Sala 4 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte - Parte 2 - 12 Anos 17h05 - 22h05 Sala 4 oS PinguinS do PaPai (dublado) - Livre 12h45A - 14h55 - 19h55 Sala 5 Cilada.CoM - 14 Anos 13h00 - 15h15 - 17h25 - 19h35 - 21h45 - 00h05B Legenda: A Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07), Sábado (30/07) e Domingo (31/07) B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (29/07) e Sábado (30/07).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38,00 a R$ 52,00Sala 1 aSSalto ao BanCo Central (nac) – 14 anos – 11h30 A – 14h – 16h15 – 18h35 – 20h55 – 23h15 B Sala 2 oS PinguinS do PaPai (Dub) – livre – 11h10 A – 13h20 – 17h35 | a inquilina (leg) – 14 anos – 15h25 | Cilada.CoM (nac) – 14 anos – 19h45 – 21h50 Sala 3 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador (leg) – 10 anos – 12h20 – 15h05 – 17h50 – 20h35 – 23h20 B Sala 4 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador (dub) – 10 anos – 11h40 A – 14h25 – 17h10 – 19h55 – 22h40 B Sala 5 CarroS 2 3d (dub) – livre – 11h A | Harry Potter e aS relíquiaS da Morte – Parte 2 3d (dub) – 12 anos – 13h15 – 15h55 | Harry Potter e aS relíquiaS da Morte – Parte 2 3d (leg) – 12 anos – 18h40 – 21h25 | tranSforMerS – o lado oCulto da lua 3d (leg) – 12 anos – 00h05 B Sala 6 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (leg) – 10 anos – 16h25 – 19h10 – 21h55 | CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (dub) – 10 anos – 13h40 - Sala 7 aSSalto ao BanCo Central (nac) – 14 anos – 12h30 – 14h45 – 17h05 – 19h30 C – 22h | quero Manter Meu CHefe (pré-estreia) (leg) – 14 anos – 19h30 D Sala 8 CaPitão aMériCa: o PriMeiro Vingador 3d (leg) – 10 anos – 13h – 15h45 – 18h30 – 21h15 – 00h B Sala 9 Harry Potter e aS relíquiaS da Morte – parte 2 (leg) – 12 anos – 11h35 A – 14h20 – 17h30 – 20h20 – 23h10 B Legendas: (A) SOMENTE SÁBADO e DOMINGO (B) SOMENTE SEXTA e SÁBADO (C) EXCETO QUINTA (04/8) (D) SOMENTE QUINTA (04/8)

13Sexta-feira,

29 de julho de 2011

“O casamentodo meu ex”

reúne elenco estelar

PAr

Am

Ou

nt

PiC

tu

re

S B

rA

Sil

classeA

Page 14: Edição - 138

autos

Fo

to

s: d

ivu

lga

çã

o

OMercedes-Benz Clas-se G é uma exceção no mundo automoti-

vo. Atualmente, as montado-ras investem alto em novas plataformas e projetos de design para renovar suas linhas e vender mais. Não é o caso do jipe alemão. Lan-çado em 1979, ele sofreu pouquíssimas mudanças nos seus mais de 30 anos de vida. O chassis – em longarinas – é basicamente o mesmo e até as reestilizações foram pe-quenas. O que mudou foram os recursos eletrônicos e as atualizações de motores. Es-tas alterações sim, foram gi-gantescas. Daí esta aparente defasagem não impedir que a Mercedes cobre alto pelo seu utilitário. No Brasil, ele é vendido sob encomenda e apenas na configuração topo de linha, a G55 AMG. Por ela, a marca pede US$ 295 mil, algo em torno de R$ 450

mil (bem mais caro que nos Estados Unidos, onde custa US$ 124.500). Esse preço faz do G o quarto modelo mais caro da fabricante ale-mã à venda por aqui – atrás apenas de outros modelos preparados, como o sedã de luxo S 63 AMG e os superes-portivos SLS AMG e SL 63 AMG.

Parte desse valor pode ser explicada pela herança do Classe G. Quando foi apre-sentado para a comerciali-zação, já era veículo de uso militar. Isso significa que ele é dotado de enorme resis-tência e, principalmente, de grande capacidade fora-de--estrada. Atualmente, exis-tem Forças de mais de 30 pa-íses que usam variações do Classe G para as suas opera-ções – além do Vaticano, que utiliza uma versão do Classe G como “Papamóvel”.

O atual modelo mantém

as características off-road como “carro-chefe”. Desta-que para os três diferenciais – na dianteira, traseira e cen-tral – com sistemas indivi-duais de bloqueio. O Classe G ainda conta com sistema eletrônico de tração que controla cada roda separa-damente, chamado de 4ETS. A introdução desses equipa-mentos é para permitir que o Mercedes G55 AMG consi-ga se mover mesmo que ape-nas uma de suas rodas tenha aderência ao solo.

Por mais de R$ 450 mil, o Classe G também precisa ser um veículo de luxo. E já vem lotado de equipamentos. De série, conta com acaba-mento interno em madeira, airbags dianteiros de dois estágios, laterais e de cabe-ça, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensores de estacionamento, sistema de som com leitor de DVD/

MP3/USB/Bluetooth, rodas de 19 polegadas, sensor de chuva e câmara de ré.

Além disso, as três letras que dão o “sobrenome” para a versão significam que sob o capô dorme um respeitável motor. No caso, é um V8 de 5.4 litros capaz de gerar 507 cv de potência a 6.100 rpm e absurdos 71,38 kgfm de tor-que entre 2.650 e 4 mil rota-ções – este mesmo motor na versão comum, a G 550, ren-de “apenas” 382 cv. O G55 AMG apresenta, portanto, credenciais suficientes para ser um utilitário esportivo na acepção da expressão. Ele chega aos 100 km/h em ape-nas 5,5 segundos e passaria fácil dos 210 km/h de velo-cidade máxima se não fosse bloqueado eletronicamente.

Os dados técnicos e a eti-queta de preço do G55 AMG só apontam um concorrente direto no mercado brasilei-

ro: o Land Rover Range Ro-ver Vogue Supercharged. O modelo inglês sai por R$ 416 mil e, nessa configuração, tem um V8 sobrealimentado com 510 cv de potência. Ain-da há uma versão mais re-quintada, a Autobiography, que leva a conta final para R$ 446 mil. Uma briga que pode ser travada, literalmente, em qualquer terreno.

classeA14sexta-feira, 29 de julho de 2011

Arma de guerraSem mudanças estruturais desde

1979, Mercedes G55 AMG se vale da tecnologia e do passado militar

por Rodrigo Machado - Auto Press

Page 15: Edição - 138

EDITORIAL EXCLUSIVO

+IMPRESSÃOIMPECÁVEL

+DISTRIBUIÇÃO ABRANGENTE(30 MIL EXEMPLARES)

=VISIBILIDADE PARA O SEU NEGÓCIO!

30 MIL MOTIVOS PARA ANUNCIAR!

4208-3777WWW.GIROSA.COM.BR

Page 16: Edição - 138