edição 136

24
*** *** l berdade! ! Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul JORNAL Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 04 - Edição Nº 136 - 29 de Junho de 2014 ÓCULOS DE SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MÉDICOS E DENTISTAS EXCLUSIVO! Loja 3. Av. Afonso Pena, 3220 - F: 3382-8552 Loja 4. R. Rui Barbosa, 2579 - F: 3044-0123 Loja 1. R. Cândido Mariano,2186 - F: 3383-4459 Loja 2. R. Cândido Mariano, 1715 - F: 3325-5255 Ótica Super Visão CAMPO GRANDE A modernidade chegou à campanha Fazer amigos, curtir publicações, compartilhar comentários, pu- blicar fotos e textos com críticas ou propostas de mudança. Os políticos brasileiros, em especial aqueles que se preparam para disputar as eleições neste segun- do semestre, nunca estiveram tão conectados às redes sociais como agora. Acessar o Facebook, Twitter e até mesmo fazer uso do WhatsApp deixou de ser atividade proibida e passou a ser visto como uma grandiosa oportunidade para se conquistar novos ‘seguidores’, ou futuros eleitores se preferir assim. Este universo novo começa a ser explorado pelos políticos e, em 2014, às redes sociais também terão o ‘horário eleitoral gratuito’. Pág. 12 BRASIL E MUNDO EVENTO ELEIÇÕES 2014 ELEIÇÕES ABIME promove encontro em Corumbá Pág. 08 Pág. 05 Pág. 22 Com ‘rachaduras’, convenção do PTB terminará na mesa da Justiça Governo vai financiar pós-graduação em faculdade privada

Upload: jornal-liberdade

Post on 31-Mar-2016

279 views

Category:

Documents


47 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 136

******l berdade!

!

Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul

J O R N A L

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Ano 04 - Edição Nº 136 - 29 de Junho de 2014

ÓCULOS DESEGURANÇAPARA PROFISSIONAISDE CONSTRUÇÃO CIVILMÉDICOS E DENTISTAS

EXCLUSIVO!

Loja 3. Av. Afonso Pena, 3220 - F: 3382-8552Loja 4. R. Rui Barbosa, 2579 - F: 3044-0123

Loja 1. R. Cândido Mariano,2186 - F: 3383-4459Loja 2. R. Cândido Mariano, 1715 - F: 3325-5255

Ótica

Super VisãoCAMPO GRANDE

A modernidade chegou à campanhaFazer amigos, curtir publicações, compartilhar comentários, pu-blicar fotos e textos com críticas ou propostas de mudança. Os políticos brasileiros, em especial aqueles que se preparam para disputar as eleições neste segun-do semestre, nunca estiveram tão conectados às redes sociais como agora. Acessar o Facebook, Twitter e até mesmo fazer uso do WhatsApp deixou de ser atividade proibida e passou a ser visto como uma grandiosa oportunidade para se conquistar novos ‘seguidores’, ou futuros eleitores se preferir assim. Este universo novo começa a ser explorado pelos políticos e, em 2014, às redes sociais também terão o ‘horário eleitoral gratuito’.

Pág. 12

BRASIL E MUNDO EVENTO

ELEIÇÕES 2014

ELEIÇÕES

ABIME promove encontro em Corumbá

Pág. 08 Pág. 05

Pág. 22

Com ‘rachaduras’, convenção do PTB terminará na mesa da Justiça

Governo vai fi nanciar pós-graduação em faculdade privada

Page 2: Edição 136

.com.brPágina 02 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 l berdade!

!

André Farinha

CURSOS SUPERIORES TRADICIONAIS

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO

www.unip.br/ead

EDUCACÃO A DISTÂNCIA,

VOCÊO SUCESSO PROFISSIONAL MAIS PERTO DE

Av. Afonso Pena, 275 – Amambaí | Rua 14 de Julho, 3.114 – CentroAv. Mato Grosso, 26 – Centro

Campo Grande – (67) 3378 90000800 779 0900 • www.suafaculdade.com.br

INGRESSE NO FIES!18 meses

APÓS TERMINAR O CURSO, TEM

PARA COMEÇAR A PAGAR E 3 VEZES O TEMPO FINANCIADO

MAIS 1 ANO PARA EFETUAR O PAGAMENTO.

DAS MENSALIDADES

100%FINANCIAMENTO DE ATÉ

3,4 %TAXA DE JUROS

AO ANO

SEU CURSO POR APENAS

*Consulte condições.A CADA 3 MESES

00R$

A CADA 3 MESES

0$50, 0* AGORA,SEM RESTRIÇÃO

CADASTRAL.Conforme lei 12.801,

de 24/04/13.

Presente em todas as regiões do Brasil

Processo Seletivo 2014Transformando jovens talentos em profissionais de sucesso

Cursos com conceitos positivos no ENADE-MEC

NOVOS CURSOSEducação Física (Bacharelado/Graduação Plena)

Engenharia de ProduçãoNutrição

Serviço Social

Administração Ciências Contábeis

DireitoEducação Física (Bacharelado/Graduação Plena e Licenciatura)

Engenharia de ProduçãoNutrição

Pedagogia (Licenciatura)Serviço Social

Gerenciamento de Redes de ComputadoresGestão de Recursos Humanos

CONVERSA NA REDAÇÃO

DJ ‘Florzinha di Moura’ comanda baladas em Corumbá

O DJ que tem con-trolado a batida e determinado o

ritmo das festas em Co-rumbá não é um homem, ao contrário daquilo que muitos estão habituados, é uma mulher que controla o CDJ e impulsiona o som da balada. Na pulsação empolgante do funk, estilo este que ela acredita ser o mais contagiante e cativan-te do jovem público pan-taneiro, a DJ ‘Florzinha Di Moura’ vai ditando o com-passo da noite.

Foi de seu marido, DJ Leco, que surgiu a ideia dela também tentar a sor-te numa carreira musical. O que era um hobby, pra-ticado apenas dentro de casa e em festas de famí-lia, transformou-se numa profi ssão e, em tão pouco tempo, passou á abrilhan-tar no cenário ‘baladeiro’ de Corumbá, onde vive com o marido e a fi lha, de

sete anos. Empresária, formada

em ciências contábeis, An-dréia Di Moura tornou-se conhecida por todo o pan-tanal sul-mato-grossense, tocando em boates, casas noturnas e animando até mesmo festas infanto-ju-venil. O sucesso, confor-me disse numa entrevista exclusiva para o Jornal Liberdade, é resultado do

enorme trabalho já reali-zado. Para Andréia, o fato de ser uma DJ mulher des-perta mais a atenção do público, que até então está acostumado apenas com a presença masculina atrás dos aparelhos. “Acredito que, por eu ser mulher, consigo despertar um in-teresse maior do público, que vai até as festas para conferir o meu trabalho,

talvez até por curiosidade em saber o que vou tocar e como será o agito da bala-da”, declarou.

A DJ recordou que, em sua primeira apresentação, estava sozinha no palco e sentia um nervosismo muito grande e a ansie-dade maior ainda. “No show de lançamento da minha carreira meu pro-fessor não estava comigo, ele tinha compromisso em outra festa e precisou me deixar sozinha. Lembro que sentia um medo mui-to grande de fazer algo de errado, mas no fi nal deu tudo certo e só foi elogio no dia seguinte”, contou.

“Na hora em que você fi ca ali atrás do CDJ a res-ponsabilidade é grande”, ressalvou. Segundo An-dréia, a carreira de DJ não é tão fácil como muitos pensam, principalmente na questão do equipamen-to. “Tanto o homem quan-

to a mulher tem vontade de fazer o curso e apren-der a ser DJ, mas não é um caminho fácil, não existem escolas e o preço do ma-terial necessário chega a ser altíssimo”, comentou, acrescendo ainda que todo o seu aprendizado veio através do marido, que atua como DJ profi ssional há mais de 15 anos.

Em um conselho vol-

tado a todas, e a todos, que desejam se tornar DJs, Andréia Di Moura frisa a importância da persistên-cia para o sucesso fi nal. “O que eu posso dizer é que não desistam dos seus sonhos, porque uma hora ele vai se realizar”, fi naliza. Para contratar a DJ ‘Flor-zinha Di Moura’, o tele-fone de contato é o (67) 9614-6746.

Andréia di Moura visitando o Jornal Liberdade

Page 3: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 03.com.br l berdade!!

Política, poder e bastidoresWashington Sanches

Notícia que faz a diferença!

I M P R E N S A D E

[email protected]

Kelly Venturini, jornalista DRT/MT 067/95

Luiza sinaliza possibilidade de trégua

É ela, é ela, é ela...

O Coronel vai à batalha A fl or entre espinhos

Legenda humilde

Peixinho pede água

Tá caminhandoA vereadora Luiza Ribeiro (PPS) combativa e ferrenha oposição ao Prefeito Gilmar Olarte (PP) na Câmara de Campo Grande sina-lizou, quando marcou presença num ato ofi cial da administração, que pode sim estender uma ban-deira branca e reduzir a acelera-da enxurrada de criticas que faz

O coronel Carlos Alberto Davi dos Santos, ex-comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), anunciou que está pronto para dar início à campanha para deputa-do estadual. Através de sua conta na rede social ‘Instagram’, o agora político disse: “Defi nição feita, vamos à luta!!!!”.

Em Mato Grosso do Sul, o novato PROS espera nesta sua primeira eleição reeleger seus atuais parlamentares estaduais, Osvane Ramos e Lauro Davi. Coligado com o PT e o PR, o partido espera eleger também um novo depu-tado estadual e um federal. Segundo o presi-dente regional da legenda, Mário Marcio Bor-ges, a chapa proporcional terá PT, PR e PROS enquanto que na dos deputados federais será um ‘chapão’.

Após ser cotada para disputar o senado na chapa liderada por Reinaldo Azambuja (PSDB), a vereadora Rose Modesto (PSDB) foi ofi cializada como vice-candidata ao Governo do Estado. Completa o trio, o empresário e jor-nalista Antônio João Hugo Rodrigues (PSD), que tentará o Senado Federal.

Pesquisa encomendada pela Fiems (Federa-ção das Indústrias de Mato Grosso do Sul)/Ibrape apontou que os sul-mato-grossenses aprovam a gestão de oito anos do atual gover-nador André Puccinelli (PMDB). De acordo com os dados, 48% dos entrevistados disseram ser uma gestão ótima ou boa, outros 30% clas-sifi caram como regular e 20% disse ser ruim ou péssima.

O TRE/MS suspendeu as cotas do fundo partidário do diretório regional do PSC/MS. As contas da sigla, referentes ao exercício de 2012, foram julgadas como não prestadas. O partido deverá devolver a quantia de R$ 10 mil aos cofres públicos, valor com o qual o PSC havia sido benefi ciado.

a gestão, que costuma classifi car como 'provisória'. Luiza é aliada do grupo do ex-prefeito cassado Alcides Bernal e esteve com ele na linha de frente durante a in-vasão a Prefeitura quando uma decisão da justiça o devolveu o mandato por oito horas, no mês passado.

... Professora Rose, Professora Rose. O jingle de campanha da Vereadora Rose na campanha em que a elegeu vereadora com mais de dez mil votos na capi-tal, em 2012, cabe direitinho pra que possamos responder quem será a vice na chapa do Depu-tado Federal Reinaldo Azambu-ja, pré-candidato a Governador de Mato Grosso do Sul. Chapa puríssima! É isso mesmo. Tanto Reinaldo quanto Rose nunca per-tenceram a outra sigla e tem toda sua história política enraizada no

ninho. Rose foi escolhida através de pesquisa que teve seu resulta-do analisado na tarde de ontem em reunião com os partidos que já caminham com o PSDB. Es-perto, Antônio João, do PSD, que antes de ser presidente do parti-do é jornalista, aproveitou o pri-vilégio da informação e divulgou antes mesmo que Reinaldo pu-desse avisar Rose, em sua pagina no Facebook. A surpresa foi bem recebida. Rose tem discurso, tem preparo e deve agregar muito a campanha de Reinaldo.

Page 4: Edição 136

“Para elogiar já existe um batalhão de assessores bem pagos. O papel da Impren-sa então é o de criticar, apontar falhas, cobrar soluções.” – ADRIANA VANDO-NI uma economista e pedetista cuiabana, ainda Presidente da Fundação LEONEL BRIZOLA do Estado de MATO GROSSO. Toca o polêmico Blogue Prosa Política.

Um novel glossário político que está acontecendo em MATO GROSSO DO SUL: o tal da “bacanal política”, que seria políticos de um partido apoiando o de outros. Segundo o famoso GIBA UM, isto está acontecendo em todo o País. Só que uns por decência ou mesmo ética partidária está pedindo licenciamento nesse período eleitoral.

O Senador DELCÍDIO DO AMARAL (PT/MS) pré-candidato ao Governo do Estado, possuí dois tanques de primeira linha na sua futura candidatura, que seria o Deputado Estadual LONDRES MACHADO (PR/MS), político acostumado a não perder embates eleitorais, o outro o atual Presidente da Assembléia Legislativa do Estado o Deputado Estadual JERSON DOMINGOS (PMDB) este último licencia-do do seu partido. Os dois têm domínio político de um bom número de infl uentes deputados estaduais. DELCÍDIO ainda é bem visto pelo Interior.

Já o outro pré-candidato REINALDO AZAMBUJA (PSDB/MS) escolheu como vice a Vereadora ROSA MODESTO (PSDB), que está muito bem inserida na Capital, bem votada no último pleito municipal, do ramo evangélico, encarna como REINALDO o novo.

O outro o ex-prefeito NELSINHO TRAD (PMDB) tem tentado uma peregrina-ção forte no ramo evangélico, se alinhar bem pode realmente surpreender, esse ramo está mais cobiçado do que das outras vezes.

Está bem acentuado no Estado, prefeitos difíceis de pagar em dia suas contas, eta MATO GROSSO DO SUL, são verdadeiros canseiras.

Página 04 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.br

Editorial!l berdade!

!

OPINIÃO

COXIAS POLÍTICADr. Creginaldo Câmara

PUBLICAÇÃO DA EMPRESAGRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA

CNPJ: 13.815.091.0001-65

Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MSComercial: Ana Frazão - MTE 1024

Diagramação: Maristela CavanhaRedação: Andre Farinha - MTE 1061

Juridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herter SerraPublicidades: JL EDITORA LTDA - ME

CNPJ: 15.523.060/0001-66

EXPEDIENTE:

CONTATO: [email protected]: (67) 3043 - 0013 (67) 8472-5112

Rua Alexandre Fleming - 1746 - 79006-570 Campo Grande - Mato Grosso do Sul

www.jlnews.com.br

.com.br Acompanhe DiariamenteA noticía que faz a diferença!

Deus, o tempo e as nuvens Com vocês, há três anosOutro dia vi Deus

brincar com as nuvens, quis então fazer o mesmo e com o dedo indicador, feito uma criança inocen-te e de mente repleta de pensamentos imaturos, ra-bisquei seu nome no céu. Eu que nunca fui de dese-nhar, que sequer sei como segurar um lápis e quando ‘pinto o sete’ ultrapasso os limites da borda, retra-tei o teu rosto no mar de nuvens que tampava o azul do céu.

De tanto olhar para o alto, tonto fi quei, ousei de-safi ar a força do brilho do sol e o encarei até se pôr no horizonte distante. O tempo passa como num piscar de olhos, a vida prossegue e quando perce-bemos... Já foi. O cobertor da noite cobriu todo o céu, o fundo escuro serve ape-

nas para destacar a presen-ça das estrelas; o total de-las, multiplicado por dois, corresponde ao tamanho do amor que sinto por mi-nha pequena.

O mal educado vento não pede licença ao en-trar, simplesmente invade conforme determina a sua vontade, e quando repri-mido grita, chocando-se contra portas e janelas numa árdua tentativa de forçar a sua entrada. Tão diferentes são os passari-nhos, humildes e afi nados, pousam sob o muro, ou ali mesmo no jardim, enca-ram como quem pedisse licença. A tranquilidade é uma resposta positiva e eles agradecem cantando em alto e bom som.

A poesia surge carre-gada pela brisa, está no ar que respiro e no mundo

que vejo, a folha caindo durante o outono e re-nascendo na primavera. O galo da casa ao lado já canta, o relógio confi rma e os primeiros raios sola-res vão surgindo; outro dia se inicia para que uma nova noite possa come-çar, o ciclo parece nunca ter fi m. Outra manhã e Deus novamente desenha nas nuvens, espalhando--as em pontos diferentes para colorir todo o céu.

Com os olhos acom-panho seus movimentos, e como é insistente na busca da perfeição, nun-ca está satisfeito com o resultado, o tempo todo remexe na tela e quando parece ter terminado, o dia acaba e a noite vem, a arte é deixada para o dia seguinte. O tempo parece ser curto até para Deus.

Parece que foi ontem, mas já são três anos – completados neste mês de junho. Ao longo do tempo, o Grupo Liberdade de Comunicação cres-ceu, o trabalho desempenhado sempre com muita dedicação, humildade e profi ssionalismo, foi recompensado com a conquista de leitores. Nossa proposta agradou ao refi nado gosto do leitor e conseguimos mostrar a sociedade sul-mato-grossense à que viemos.

Iniciamos esta árdua jornada com o semanário JORNAL LIBERDADE, ofertando para o público a notícia de forma limpa e imparcial, e diante a necessidade de se ter uma comunicação mais ágil, surgiu, seis meses depois, o site JLNEWS, com notícias diárias e atualizadas, sempre na velocidade que ela demanda.

Nosso maior objetivo sempre esteve em conquistar a confi ança do lei-tor; fomos além, adquirimos a sua credibilidade. Entretanto, limitar-se à apenas divulgar os fatos não nos satisfazia editorialmente, principalmente quando se tem uma equipe jornalística cheia de energia e vontade de produzir.

A parceria com clientes – que posteriormente tornaram-se nossos grandes amigos – possibilitou com que promovêssemos magnifi cas roda-das de negócios, com direito ao estreitamento de suas relações empresa-riais. O Encontro ‘Amigos e Negócios’ começou pequeno, assim como na vida de muitos dos grandes empresários de sucesso, foi tomando forma ao longo dos anos até crescer e ultrapassar as linhas invisíveis das fron-teiras.

Nossa trajetória de modernidade se confunde com a profunda mudan-ça econômica do Estado, principalmente no que refere a negócios. Mato Grosso do Sul cresce e desenvolve diuturnamente, somente em Campo Grande nascem, em média, 5.600 empresas por ano. Cabe a nós, da co-municação, fazer o registro histórico deste desenvolvimento, divulgando o talento e competência de seus empresários e empreendedores, que são o principal motor deste desenvolvimento.

Completamos na última semana de junho o terceiro ano de vida re-forçando o compromisso em divulgar apenas a verdade, com a mesma determinação, humildade e honestidade que usamos para construir o Grupo Liberdade de Comunicação. Nossa inspiração vem dos valores e princípios e da credibilidade e confi ança que vocês, estimados leitores e anunciantes, nos confi aram ao longo do tempo. Registramos aqui o nosso ‘MUITO OBRIGADO’.

Page 5: Edição 136

Deus, o tempo e as nuvens

Campo Grande - MS, 22 de Junho de 2014 - Página 05.com.br l berdade!

!

EVENTO

POLITÍCA

A vice prefeita de Corumbá Marcia Rolon e sua equipe recepcionaram jornalistas da Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica

Iara Tabach, Jamile Zaquir, Vera Tabach, Juiz Odilon de Oliveira, Edinho Neves e Deyse Castelo

Delcídio do Amaral (PT) Reinaldo Azambuja (PSDB)

Prefeito de Ladário José Antonio Assaad e Faria recepciona os jornalistas da Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica

Washington Sanches, Sylma Lima, vice prefeita de Corumbá Marcia Rolon, Cel Rabelo, Vera Tabach e Edinho Neves

Vera Rosa, Bebel Ritzmann Capitães de Corveta Adalto Pereira da Silva e Castro Faria do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, presidente da Abime Brasil Vera Tabach e vice Edinho Neves

Equipe da ABIME reunida no gabinete do prefeito de Ladário José Antonio Assaad e Faria

ABIME promove encontro em Corumbá

Cenário definido? Convenções confirmam candidaturas

A Associação Bra-sileira de Im-prensa de Mí-

dia Eletrônica (ABIME) realizou no último final de semana (22 e 23), em Corumbá, o encontro na-cional com jornalistas de diversas regiões do Brasil. O ato aconteceu durante uma das mais tradicionais manifestações culturais do país: o Arraial de São João de Corumbá.

O encontro, além de servir para fortalecer os laços da instituição no estado de Mato Grosso do Sul, proporcionou aos jornalistas a oportunidade de vivenciar uma tradição secular reconhecida como a melhor festa junina do Centro-Oeste e a única do Brasil que mantém a tradi-ção de banhar o Santo nas águas do Rio Paraguai.

Em pauta, o Pantanal sul-mato-grossense e a

diversidade ambiental que o bioma pantaneiro man-tém ao longo de mais de 65 mil KM², e ainda a pro-teção deste rico universo ecológico, foram tema de uma palestra ministrada pelo diretor presidente do Instituto do Homem Pan-taneiro Coronel Ângelo Rabelo.

O evento também foi marcado pela posse da nova diretora da ABI-ME/Corumbá, a jornalis-ta Sylma Lima. Durante o evento, autoridades civis e municipais receberam o título “Amigo da ABI-ME”, entregues pela pre-sidente nacional da ABI-ME Brasil, Vera Tabach, pelo vice-presidente da Abime Brasil, Edinho Ne-ves, e também pelo dire-tor estadual da ABIME/MS, Washington Sanches. (Fotos: Miguel Palácius e Bebel Ritzmann).

André Farinha

Há dias da campa-nha eleitoral 2014 ter início, parti-

dos políticos promovem suas convenções regionais para definir os rumos e oficializar os nomes para a disputa do pleito. Em Mato Grosso do Sul, até a última sexta-feira (27) cinco can-didatos estavam confirma-dos na disputa do Governo do Estado.

DelcídioO atual senador Delcí-

dio do Amaral (PT), que já tinha a candidatura como certa desde 2012, terá como vice o deputado estadual Londres Machado (PR); o Senado será disputado pelo ex-presidente da Cassems, o médico Ricardo Ayache (PT). A coligação petis-ta terá quatro chapas para deputado estadual: (PROS ,PR e PT); (PSDC e PDT); (PV, PTC, PCdoB); (PRP, PTB e PSL).

AzambujaReinaldo Azambuja

(PSDB), ex-prefeito de Maracaju e atual deputado federal, terá como vice a vereadora Rose Modesto (PSDB), de Campo Gran-de; para o Senado, a chapa conta com o empresário e jornalista Antônio João Hugo Rodrigues (PSD). O grupo dos coligados, além do próprio PSDB, conta também com o DEM, PPS, PMN e SDD, a coligação vai lançar 48 candidatos a

deputado federal e estadu-al, dos quais 33 homens e 15 mulheres.

NelsinhoO PMDB fará a con-

venção estadual no do-mingo (29), data em que esta edição do Jornal estará circulando. O partido ten-ta dar prosseguimento ao mandato duplo do atual governador André Pucci-nelli e repetir o feito ante-rior, no caso para prefeito de Campo Grande, quando também lançou Nelson

Trad Filho para substituí--lo.

O nome para vice será indicado pelo PSB, que também fará a convenção no domingo. Concorrem a vaga: a pastora Janete Mo-raes, filha do ex-prefeito de Dourados Antônio Mora-es; o vereador Sérgio No-gueira, também pastor e líder de Zauith na Câmara douradense; o advogado José Carlos Barbosa; e o médico e ex-vereador dou-radense Eduardo Marcon-

des.O Senado será dispu-

tado pala atual vice-gover-nadora do Estado, Simone Tebet (PMDB). O PMDB e os coligados (PRTB, PTN, PHS, PSC, PTdoB, PPL, PRB, PEN e PSB.) terão 96 candidatos à Câ-mara Federal e Assembleia Legislativa, dos quais 30 são mulheres.

NanicosO PSTU confirmou a

candidatura do professor Marco Monge para o Go-

verno, o vice será Suél Fer-ranti e o candidato ao Se-nado Valdemir Cassemiro. O PSTU terá dois nomes para deputado estadual e outros dois para federal. Já o PSOL anunciou o pro-fessor Sidney Melo para concorrer ao Governo, o vice será Waldely Vaneli e o Senado de Lucien Rezen-de, o atual presidente do diretório estadual. O PSOL deve ter 18 candidatos para deputado estadual e nove para federal.

Nelson Trad Filho (PMDB) Sidney Melo (PSOL) Marco Monge (PSTU)

Page 6: Edição 136

Página 06 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

COOPERVANSdo Pantanal

A CENTRAL

DE VANS DO MS

VIAGENS, ENCOMENDASE LOCAÇÃO DE VANS

AmambaiAnastácioBela Vista BonitoBodoquenaCoximDeodápolisDois Irmãos do BuritiJaraguariJardimMaracaju

Rua Barão do Rio Branco, 210 - Amambaí - Campo Grande - MS (67) 3325-1122

MirandaNioqueN. AndradinaParanaíbaR. Verde/ PatinhoR. Verde / LauroRio NegroSão GabrielSidrolândiaTrês LagoasTerenos

-Veiculos com ar-condicionado-Autorizados pela AGEPAN

-Seguro de passageiros

ATENDEMOS OS MUNICÍPIOS:

Fone:

ANASTÁCIODOURADOS TRÊS LAGOAS

BATAYPORÃ

AMAMBAI

Murilo destaca esforço para melhorar a saúde de Dourados

Centro Cultural recebe novos equipamentos de som

Município vai receber R$ 1 milhão para recuperar ruas

MEC aprova construção de duas escolas municipais

Marcia Moura participa de palestra sobre PNE na SEMEC

O prefeito Muri-lo entregou na quinta-feira duas

novas unidades de saúde construídas em Dourados e as obras de reforma e ampliação de outro posto de saúde. Também entre-gou três ambulâncias para o Samu.

Durante a cerimônia realizada no posto de saú-de da Vila Rosa, o prefeito falou dos investimentos feitos pela prefeitura para melhorar os serviços de saúde e aproveitou para pedir maior participação do Estado.

Murilo defende que o Estado repasse os 12% proporcionais ao municí-pio para investimento em

saúde e assuma o Hospi-tal Regional, pois segun-do ele, a cidade não tem como cuidar sozinha do atendimento a moradores de pelo menos 35 municí-pios da região. “Quando se fala em recursos para Dourados o que vemos são projetos viabiliza-dos no governo federal, mas precisamos de mais participação do Estado”, afi rmou. Murilo citou 18 loteamentos habitacionais para aprovação ou em andamento na área habi-tacional e lembrou que Dourados é o município com os maiores contra-tos fi rmados com a Cai-xa Econômica em Mato Grosso do Sul.

A cultura de Batay-porã foi benefi -ciada na segunda-

-feira (23), com emenda da Deputada Estadual Dione Hashioka. Ao Centro Cul-tural Haroldo Lobo Ruiz, a Deputada entregou R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais) em equipamen-tos de som. Compõe a lista de equipamentos entre-gues mesa de som, caixas acústicas, projetores, mi-crofones (supercaidioide, condensador, wireless) e pedestais. O centro cul-tural também irá receber placa de vidro espelho e

ventiladores.De acordo com a De-

putada Dione Hashioka, a efervescência cultural do município justifi ca a en-trega dos equipamentos.

Membros do Conselho de Cultura do município, participaram também do evento

Prefeito explicou que a conquista é fruto do trabalho em equipe

A prefeita Marcia Moura (PMDB), prestigiou na

quinta-feira (26) da pales-tra sobre o Plano Nacio-nal de Educação (PNE), ministrada pelo deputado Federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

O palestrante, convi-dado da Secretaria Muni-cipal de Educação e Cul-tura, discorreu sobre as dez diretrizes objetivas e as 20 metas do plano, sen-do que essas são seguidas das estratégias especifi cas de concretização do PNE.

Em sua tomada à pala-vra, o palestrante comen-tou que “o problema da educação não é apenas de professores e alunos, é de toda a sociedade. Temos que entender que melho-rar as escolas e a qualidade de ensino, amplia as pos-sibilidades de um país, de uma cidade”.

A prefeita ressaltou ainda sobre como é “im-portante discutir educa-ção, pois é a base de todas as profi ssões. Para isso, temos reformado escolas e agora, com o auxilio do deputado Biffi ”, infor-mou.

Além dos cerca de R$ 3 milhões de reais destinados

à recuperação das duas mãos da Avenida Pedro Manvailler passando por toda a região central, e da Avenida Coronel Valêncio de Brum, que corta a Vila Limeira até a saída para Tacuru, o Governo do Es-tado vai destinar mais R$

1 milhão de reais para re-cuperar ruas da cidade, em Amambai.

O anúncio foi feito pelo próprio governador An-dré Puccinelli (PMDB) ao prefeito, Sérgio Diozébio Barbosa, que também é do PMDB, em atendimento a solicitações conjuntas dos poderes, Executivo e Le-gislativo do município.

A Adminis t ração Municipal de Anastácio está co-

memorando a aprovação de importantes projetos de infraestrutura e mobi-lidade urbana, investimen-tos da saúde e educação e, dentre eles, a construção de duas novas escolas mu-nicipais na zona urbana da cidade.

O prefeito Douglas Fi-gueiredo recebeu na terça--feira, 24, a confi rmação da aprovação de dois pro-jetos de Anastácio para a construção de duas esco-las municipais via Progra-ma de Ações Articuladas (PAR) do MEC/FNDE, sendo uma escola com 06 (seis) salas de aulas no Altos da Cidade e outra com mais 04 (quatro) salas no Jardim Independência, totalizando investimentos em torno de R$ 1,8 mi-

lhão. As novas escolas a se-

rem construídas em Anas-tácio terão os projetos ar-quitetônicos no padrão do Governo Federal, ou seja, além das salas de aulas, as escolas também terão pá-tio coberto, salas de infor-mática e leitura e adminis-trativo.

“Os projetos foram ca-dastrados no Programa de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC) e fazem parte do nosso plano de governo municipal para valoriza-ção da Reme. Os projetos foram analisados e agora comemoramos a liberação do empenho do recurso. Tão logo o dinheiro esti-ver na conta, daremos iní-cio a abertura de licitação para construção da obra”, relatou o prefeito Douglas Figueiredo.

Page 7: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 07.com.br l berdade!

!

CORUMBÁ

SÃO GABRIEL DO OESTE

IGUATEMI

NOVA ANDRADINA

NOVA ALVORADA DO SUL

Prefeito Zé Roberto, o presidente da Câmara de Vereadores Jesus e o chefe operacional da Sec. De Obras, durante visita aos locais de obras

Os kits escolares serão de grande utilidade para alunos e professores

Representantes destacaram aquisições em prol dos pequenos agricultores

Prefeito anunciou pavimentação e priorizou 32 alamedas nesta primeira etapa (Foto: Marcos Boaventura)

Prefeito e Presidente da Câmara conferem melhorias feitas

Emenda irá fomentar produção de hortifrutigranjeiros

Prefeito Juvenal Neto investe na infraestrutura do município

Cartório de Registro Civil inaugura sua sede própria

Prefeitura anuncia pavimentação de 32 alamedasPromover a melho-

ria da qualidade de vida da população

de Iguatemi tem sido uma constante luta da Admi-nistração Municipal que, em conjunto com a Câma-ra de vereadores tem reali-zado inúmeros benefícios para a população.

Pensando nas famí-lias que vivem e trabalha na área rural, a prefeitura municipal, através da se-cretaria de obras e infra-estrutura está realizando a substituição das antigas e problemáticas pontes

de madeira por galerias de concreto. Isso dá mais qualidade para as passa-gens de veículos e tam-bém torna mais seguro e duradouro o tráfego dos veículos pelos córregos

e rios da região rural do município. Esta semana, o prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Ar-coverde e o presidente da Câmara de Vereadores Jesus Milane de Santana

estiveram conferindo o resultado de um trabalho que está sendo realizado em alguns córregos e rios das proximidades das fa-zendas da região do “Bo-lichão”. Nas proximida-des da fazenda “Ibiúna”, trecho que fi cava alagado em período de chuvas de-vido à existência de lago-as na beira da estrada, foi feita a colocação de tubu-lações e também o levan-tamento de todo esse tre-cho de estrada, acabando com os transtornos dos motoristas.

Com a intenção de melhor equipar setores do aten-

dimento á população, o prefeito Juvenal Neto as-sinou na quarta-feira (25) processos licitatórios de algumas áreas da adminis-tração pública. Os dados foram fornecidos pela co-ordenadora de Licitação, Raquel Aparecida Fontana. Na Educação, a secretária da pasta, Masé Piazzalun-ga Guerbas confi rmou que 2.850 kits escolares no va-lor de R$78.887,50 (setenta e oito mil oitocentos e oi-tenta e sete reais e cinquen-ta centavos). Serão distri-buídos para todos os anos

do ensino fundamental (1º ao 9º) atendendo alunos e professores e auxiliando no processo de aplicação do conteúdo pedagógico ”Isso só vem confi rmar o com-promisso da atual adminis-tração com nossos alunos e com os professores e edu-cadores de nossa cidade,”

afi rmou.A secretária de adminis-

tração Ada Nantes de Lima informou que 20 compu-tadores de última geração no valor de R$ 76.594,00 (Setenta e seis mil e qui-nhentos e noventa e quatro reais) estão sendo adquiri-dos para suprir a necessi-

dade de várias secretarias e coordenadorias: ‘‘Devido a demanda no atendimen-to de uma população que cresceu demais nos últi-mos dois anos, detectou-se a necessidade de uma rede de informática mais po-tente para evitar possíveis quedas de sistema, o que, em alguns setores como a Saúde, causariam grandes transtornos à população e aos profi ssionais da área,” comentou. Neto antecipou novas informações: “Esta-mos investindo na infraes-trutura da administração do município porque não podemos parar no tempo,” fi nalizou o prefeito.

O novo cartório de Registro Ci-vil das Pessoas

Naturais do município de São Gabriel do Oeste, administrado pela Tabeliã Raquel Silvana Emiliani Grimm desde 1987, desde a instalação da Comarca, inaugurou na segunda--feira (23) sua nova e mo-derna instalação com um café da manhã, servido as autoridades, imprensa e principais personalidades do município de cerca 25 mil habitantes, localizado na região norte de Mato

Grosso do Sul, há cerca de 130 km da Capital.

Depois de funcionar inicialmente numa esco-la e posteriormente num espaço bem restrito, o car-tório sempre buscou essa autonomia e conforto aos usuários, inicialmente o Tabelião Substituto Rildo Emiliani saudou a todos os presentes agradecen-do em nome da família e o prefeito Adão Rolim em sua fala ressalta o mo-mento de conquista para desenvolvimento do mu-nicípio.

O deputado federal Marçal Filho e o prefeito Rober-

to Hashioka ofi cializaram, em cerimônia realizada na quinta-feira (26), a entrega de uma patrulha mecaniza-da à Associação dos Hor-tifrutigranjeiros de Nova Andradina (Agranova). Os recursos são oriundos do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e contam com contrapartida do Governo Municipal.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Integrado (Semdi), Márcio Costa, a iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de Nova An-dradina em dotar os pro-

dutores organizados em as-sociações para que possam desenvolver suas atividades. O gestor também destacou o apoio do Conselho Muni-cipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

A patrulha entregue é composta por um trator agrícola Massey Ferguson 250 XE, um arado fi xo hi-dráulico de três discos de 26 polegadas e uma grade

niveladora de arrasto com 20 discos de 20 polegadas. Ainda está em fase de aqui-sição uma encanteiradeira e um motocultivador (micro-trator). Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar apresentada por Marçal Fi-lho ao MAPA.

O valor total do inves-timento é de R$ 83.850,00 mil. “A deputada estadual

Dione Hashioka está em Campo Grande trabalhan-do, enquanto eu estou em Brasília como deputado fe-deral também trabalhando, mas o nosso trabalho na condição de parlamentar só traz gratidão quando nós vemos que ele está trazen-do frutos e retorno às pes-soas, como acontece hoje aqui em Nova Andradina”, afi rmou Marçal Filho.

O prefeito Paulo Duarte anunciou na quarta-feira,

25, a pavimentação de 32 alamedas localizadas na área urbana de Corumbá, benefi ciando 12 bairros, além da área central. Os serviços começam já na segunda-feira, 30 de ju-nho, e fazem parte da pri-meira etapa de um amplo projeto da Prefeitura, para melhorar a infraestrutura e permitir condições digna de moradia para a popula-ção corumbaense.

O anúncio foi fei-to durante uma reunião com o secretário de In-fraestrutura e Serviços Públicos, Gerson Melo. Na oportunidade, Duarte

assinou ordem de serviço, autorizando o início das obras que começam já na segunda-feira, pela Ala-meda Catarina A. Cunha (Nhecolândia), entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano, no Bairro Dom Bosco.

Paulo Duarte observou que este é o maior pro-jeto de pavimentação de alamedas já executado em Corumbá e com recursos próprios, oriundos da ar-recadação de impostos que a população paga, como o IPTU. “Esta é a primei-ra etapa. São 32 alamedas que serão pavimentadas com lajotas sextavadas, benefi ciando 12 bairros da nossa cidade”, ressaltou.

Page 8: Edição 136

Página 08 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 l berdade!

!

.com.br

BRASIL E MUNDO

MEC divulga a segunda chamada do SisuPolêmica, Lei da Palmada entra em vigor

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na últi-

ma terça-feira (24) o re-sultado da segunda chama-da do Sistema de Seleção Unifi cada (Sisu), no site do programa. Os estudantes devem comparecer à ins-tituição para a qual foram selecionados e providen-ciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho. As instituições não receberão matrícula no fi m de semana.

O Sisu é o sistema in-formatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior ofere-cem vagas para candidatos participantes do Exame

Nacional do Ensino Mé-dio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aque-les que fi zeram o Enem de 2013 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas e ba-teu recorde de inscrições.

Foram 1.214.259 can-didatos inscritos, 54% a

mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sis-tema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 ins-tituições de educação su-perior federais e estaduais. Os candidatos que não fo-rem convocados nas duas chamadas poderão inte-grar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

Governo vai fi nanciar pós-graduação em faculdade privada

O governo federal vai anunciar no segundo semes-

tre a abertura de crédito educativo para 25.000 es-tudantes que quiserem cur-sar mestrado e doutorado em faculdades privadas. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) da pós, projeto que ganhou força nos debates internos do Ministério da Educação (MEC) nos dois últimos anos, é uma das apostas para ampliar o acesso a es-ses cursos.

"O lançamento ocorre-rá em breve, nos próximos meses. Será um sucesso, pois atenderá à grande de-manda das instituições não públicas, além de reduzir a inadimplência", aposta Jor-

ge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiço-amento de Pessoal do Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pela re-gulação dos cursos de pós. Estudantes de faculdades particulares já têm direito às bolsas da Capes, que paga atualmente 1.500 reais para mestrado e 2.200 reais para

doutorado.Aumentar o número de

estudantes na pós-gradu-ação é uma das metas do Plano Nacional de Educa-ção (PNE), aprovado no início do mês na Câmara dos Deputados. O objetivo do PNE é aumentar pro-gressivamente o número de formados em cursos stricto

sensu até 2024, de modo a emitir 60.000 títulos de mestrado e 25.000 de dou-torado por ano. Atualmen-te, o número de formados no mestrado é de 42.800 e no doutorados, 13.900. O PNE deve ser sanciona-do pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira.

O Fies da pós-gradua-

ção terá regras iguais às da graduação: o fi nanciamento será parcial ou integral e o início do pagamento do empréstimo pode ser feito um ano e meio após a for-matura. O crédito valerá para cursos avaliados pela Capes, como mestrados e doutorados, e não inclui especializações ou MBAs.

Desde 2010, quando o Fies mudou regras de contrata-ção e baixou os juros para alunos de graduação, são mais de 1,5 milhão de fi -nanciamentos.

Uma das principais crí-ticas ao Fies é a baixa quali-dade de parte dos cursos fi -nanciados. Para Guimarães, o risco é menor na pós. "A garantia é a avaliação da Capes, que é reconhecida e existe desde 1974", explica. "Na graduação, o processo avaliativo é recente e mais difícil." Poderão participar mestrados e doutorados com nota igual ou superior a 3 (o máximo é 7). O MEC já sinalizou que pretende estender o Fies ao ensino a distância, mas ainda não há previsão para a inclusão.

Entrou em vigor na última sexta-feira (27) a polêmica

Lei da Palmada, que pro-íbe à pais e responsáveis de aplicar castigos físicos ou tratamentos cruel ou degradante para educar os fi lhos. O texto sanciona do pela presidente Dilma Rousseff (PT), estabelece que crianças e adolescen-tes têm o direito de serem educadas e cuidadas sem o uso de castigo, como for-mas de correção, discipli-na, educação ou qualquer outro pretexto.

O ‘castigo físico’ está defi nido na matéria como

qualquer "ação punitiva ou disciplinar aplicada com emprego de força física que resulte em sofrimento físico ou lesão". Já o ‘trata-mento cruel ou degradan-te’ é defi nido como aquele que "humilhe, ameace gra-vemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”.

A lei não impõe puni-ção criminal para os res-ponsáveis que praticarem tais atos, porém, fi cam su-jeitos a serem encaminha-dos para programa ofi cial ou comunitário de prote-ção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico ou cursos ou programas de orientação. Podem tam-bém ser obrigados a levar

a criança para tratamen-to especializado e tomar uma "advertência", sem detalhar como será tal punição. Além dos pais, podem ser enquadrados parentes, servidores que cumprem medidas socio-educativas ou qualquer outra pessoa encarregada de "cuidar deles, tratá--los, educá-los ou prote-gê-los". Fica defi nido que cabe ao Conselho Tutelar receber denúncias. A lei também determina a adoção de várias ações por parte de órgãos pú-blicos e escolas para coi-bir o castigo físico e o tratamento humilhante. (Fonte: G1)

Da redação

Page 9: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 09

.com.br

Campo Grande - MS,

.com.br

.com.br l berdade!

!

Paraguai inaugura Planet OutletNo dia 17 de junho, foi inaugurado o primeiro

complexo comercial exclusivamente do ramo de Outlet do país. Mais de 2 mil pessoas compareceram e foram recepcionadas pela família Cogorno, entre autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, estiveram prestigiando a Miss Paraguai Guadalupe González, o governador do departamento Pedro Gonzalez, o Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai Gustavo Leite, e parabenizou os empresários.

A distinta Família Cogorno durante o ato inaugural do Planet Outlet

A elegante e simpática Adriana Cogorno junto com seus fi lhos

A simpática secretária Nancy Jaime ao lado do Jovem Cogorno

Adriana, Maria Tereza junto com seu neto, Rose e Jan Hoeckle

Diversas personalidades prestigiaram a inauguração do Planet Outelet

Dra Andréa Ferrão, professor José Paulo Gutierrez e Iara Tabach

Os expert do Marketing da equipe de Mirta Alvarenga do Shopping China

Felipe Cogorno, Miguel Brunotte Presidente do Mc Donald Para-guai e Gustavo Cogorno

Louvani Kist, Maria Tereza e Cristina Kist

Ex Gobernador Victor Hugo, Gob. Pedro Ramirez, Marley Torraca, Anderson Menuchi

Dona Nair de Carvalho, Anderson Menuchi e Cecilia Zauith

Desembargador João Batista Marques

A renomada família Fronteiriça Medina

Page 10: Edição 136

.com.brPágina 10 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 l berdade!

!

CÂMARA MUNICIPAL

Deus, Brasil e globalizaçãoDepois de vencer a par-

tida de segunda-feira, 23/6, contra a Seleção de Cama-rões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasí-lia/DF, nosso país continua em campo, na busca pelo hexa.

A Copa do Mundo é muito útil no exercício da Paz entre todos. Que assim seja sempre!

No sábado, 21/6, fa-lando aos jovens de Boa Vontade, que realizavam a 39ª edição de um fórum in-ternacional organizado por eles, comentei a respeito da Globalização do Amor Fra-terno, o tema do dia.

Ora, a meta, pelos mi-lênios, é globalizar. Mas o quê? Costumo dizer que a reforma do social, portanto do humano, vem pelo espí-rito. Esse é o diferencial que apresentamos à humanida-de. (...). Globalização do que Jesus, o Celeste Estadista, quer que seja globalizado: o pensamento de Deus, que é Amor (I João, 4:8); logo, é fraternidade no mais alto sentido. Muita gente ainda pensa que ela seja apenas entre o seu grupo, entre a sua tribo. E aí as nações se dividem, os seres humanos se matam, nem as crianças se salvam. (...)

Para se compreender a dimensão do real espírito de concórdia, peço licença para trazer uma das melho-res defi nições sobre Deus, em magnífi ca página de Eu-rípedes Barsanulfo (1880-1918). Ele foi um respeitado educador, político, jornalista e médium brasileiro. Trata--se de bela poesia em forma de prosa: “O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a mais ge-nial inteligência humana; e, como todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a do Universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o prin-cípio dos princípios; a razão das razões; a consciência das consciências; é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais pronunciava sem descobrir a cabeça!

“Ó Deus que vos reve-lais pela natureza, vossa fi lha e nossa mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da

José de Paiva Netto

criação; na criancinha que sorri; no ancião que trope-ça; no mendigo que implo-ra; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza as multidões.

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor, no amor do esposo; no afeto do fi lho; na estima da irmã; na justi-ça do justo; na misericórdia do indulgente; na fé do ho-mem piedoso; na esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos ínte-gros.

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor! no estro do vate; na eloquência do ora-dor; na inspiração do artista; na santidade do mestre; na sabedoria do fi lósofo e nos fogos eternos do gênio!

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor! na fl or dos vergéis, na relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no perfu-me das campinas; no mur-múrio das fontes; no rumo-rejo das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade do fi rmamento!

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor, nos lindos antélios, no íris multicor; nas auroras polares; no ar-gênteo da Lua; no brilho do Sol; na fulgência das estre-las; no fulgor das constela-ções!

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor! na for-mação das nebulosas; na origem dos mundos; na gê-nese dos sóis; no berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no sublime do Infi nito!

“Ó Deus! Reconheço--vos eu, Senhor, com Jesus, quando ora: ‘Pai Nosso, que estais nos Céus...’ ou com os Anjos quando cantam: ‘Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos Homens [e Mulheres] da Boa Vontade de Deus’”.

Assim fi ca mais fácil entendermos o Amor ver-dadeiramente solidário que urge seja universalizado: o que alimenta, que educa, que dá segurança, que pro-porciona saúde, e que, aci-ma de tudo, espiritualiza os povos em sua totalidade.

jornalista, radialista e escritor

Edson Shimabukuro cria o Dia da Igreja Seicho-No-Ie e o Dia da Sukyo Mahikari

Luiza Ribeiro busca restabelecimento de projeto alimentar direcionado às comunidades negras

Vereador Paulo Siufi defende reestruturação da Campanha “Pedestre, eu cuido”

O vereador Edson S h i m a b u k u r o (PTB) apresen-

tou dois projetos em prol das entidades religiosas Seicho-No-Ie e Mahikari. Aprovado em regime de urgência, fi cou instituído o dia 27 de fevereiro o Dia da Sukyo Mahikari e o dia 1º de março Dia da Igreja Seico-No-Ie.

De acordo com os pro-jetos, ambos eventos são de natureza regional de médio porte, a ser promo-

vida pela respectiva comu-nidade de Campo Grande. Os eventos terão como objetivos incluir as tradi-ções, educação e meio am-biente; incluir a capital de Mato Grosso do sul como sendo referencia cultural internacional; Servir como instrumento para promo-ção dos brasileiros, com os participantes de todos os países e fomentar o inter-cambio cultural na cidade.

“Agradeço aos verea-dores que votaram a favor

desses projetos, pois para os membros dessas igrejas é de importância tais datas, não somente para o ensi-

namento religioso, mas também para a harmonia entre os povos”, disse Shi-mabukuro.

Durante Sessão Ordinária rea-lizada na terça-

-feira (24), na Câmara Municipal, o vereador Paulo Siufi demonstrou preocupação com o trân-sito de Campo Grande, sobretudo com os rumos da campanha “Pedestre, eu cuido”.

Ao assumir a tribuna, Siufi afi rmou que a cam-panha, que tem por ob-jetivo a conscientização de respeito ao pedestre e a valorização da vida, foi realizada de forma ina-dequada e, por isso, não surtiu efeitos, defendendo sua reformulação. “Muitos acidentes estão ocorrendo pela falta de sinalização e de informação”, ressaltou.

Para exemplifi car sua preocupação, citou um atropelamento ocorrido recentemente na Rua 14 de Julho esquina com Av. Afonso Pena e outro em frente à Câmara Munici-pal, ambos quando o pe-destre atravessava na faixa.

O vereador Paulo Siufi relembrou também a lei de sua autoria (Lei Com-

plementar Nº189/11) que proíbe o consumo de be-bidas alcoólicas dentro do perímetro de postos de combustíveis. Minu-tos antes, havia citado um exemplo de desrespeito a essa lei em um posto de gasolina localizado na Av. Mato Grosso em frente ao Hospital da Unimed, que tem sido motivo de recla-

mação por moradores e funcionários do Hospital, uma vez que é ponto de encontro de jovens que consomem bebida e fa-zem bagunça.

Siufi defende que a Câ-mara chame para si essa responsabilidade. “Leis que foram votadas preci-sam ser cumpridas para que possamos devolver a paz à população de Cam-po Grande. Se não há res-peito às leis, não há respei-to aos cidadãos”, fi nalizou o vereador.

O vereador recebeu o apoio e a congratulação de demais vereadores, como Engenheiro Edson, Edu-ardo Romero, Chocolate, Luiza Ribeiro e Airton Araújo.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) e r epresentan tes

de comunidade de origem africana estiveram com Presidente Estadual do Conselho de Segurança Alimentar, Ivan Lúcio Ro-drigues, para discutirem a retomada e inclusão de MS na Ação de Distribuição de Alimentos para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (ADA), realizada pela Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial do Go-verno Federal.

“Vamos formar um Comitê para restabelecer tal ação que já foi desen-volvida em MS até o ano de 2012 e hoje consta pen-dendo na Secretaria. Este Comitê deve representar a diversidade das matri-

zes africanas e garantir a transparência no processo de distribuição das cestas alimentares”, comentou a vereadora.

Mãe Zilá da Federação das Religiões de Matrizes Africanas de Mato Grosso

do Sul (Ajô Nilê) que já co-nhece o programa assegura a necessidade de inclusão do estado.

Sobre a ADA - A Ação de Distribuição de Alimen-tos criada em 2003, é uma ação emergencial e com-plementar de enfrentamen-to a insegurança alimentar e nutricional e deve contar com apoio e parceira das entidades e comunidade de matrizes africanas em cada estado, para que estas pos-sam organizar e cadastrar as famílias que se encaixam no perfi l do programa.

Page 11: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 11.com.br l berdade!

!

ASSEMBLEIA LEGISLATIVAAcesso ao prontuário passa a ser direito de pacientes em MS

Picarelli visita interior do Estado e acompanha a realidade

A partir de agora, pacientes poderão exigir dos hospi-

tais, e demais estabeleci-mentos médicos em Mato Grosso do Sul, o acesso a prontuários. A lei que de-termina tal autorização, de autoria do deputado esta-dual Pedro Kemp (PT), foi publicada no Diário Ofi cial do Estado (DOE) desta segunda-feira (23).

A lei defi ne o prontu-ário médico como sendo um conjunto de documen-tos, onde são registrados todos os cuidados profi s-

sionais que foram presta-dos ao paciente e que ates-ta o atendimento feito ao indivíduo.

O texto determina as instituições a garantia do acesso ao prontuário quando o paciente solici-tar por escrito, ou algum representado o fi zer, em caso de falecimento, os fa-miliares poderão solicitar o documento. A recusa do prontuário pode acarretar em multa de 500 Uferms (R$ 8.885,00), que serão recolhidos pelo Fundo Es-tadual de Saúde.

Deputado Paulo Corrêa quer providências para evitar plantações agrícolas às margens dos rios

Instituído em MS o Dia do Voluntário da Defesa Civil

Osvane questiona o fechamento de posto policial

O deputado estadu-al Paulo Corrêa apresentou hoje

(24/06), durante sessão na Assembleia, denúncia de plantio de lavouras de soja em áreas proibidas, às margens de rios da região de Bonito, Jardim e Bodo-quena. A denúncia foi en-caminhada por moradores da região que afi rmaram que as plantações ilegais estão sendo feitas por ar-rendatários de terras.

As atividades agríco-las às margens dos rios da Prata e Formoso foram proibidas pela Lei estadu-al Nº 1871/98, de autoria do deputado Paulo Corrêa, que fi cou conhecida como “Lei das Águas Cristali-nas” e estabeleceu formas de conservação da nature-

za, proteção do meio am-biente e defesa das mar-gens dos dois rios e seus afl uentes.

A Lei estabeleceu uma faixa de proteção de 150 metros de largura para cada lado das margens dos rios, proibindo também nessas localidades ativida-des de extração de madei-ra, instalação de indústria

de qualquer tipo e porte, extração mineral de qual-quer substância e criação de pequenos animais, além da pesca com petrechos.

Ainda de acordo com a legislação, as únicas ativi-dades autorizadas na faixa de proteção são ecoturis-mo – com licenciamento ambiental - pecuária e api-cultura. “Nos 150 metros

a lei permite a pecuária, mas não permite a agricul-tura, porque isso pode des-truir esses rios de Bonito, de Jardim e de Bodoquena. Agora, com o movimento da soja, os arrendatários querem fazer plantações também nessas áreas. Es-tão invadindo uma área que é o pulmão do nos-so Estado. Essa denúncia é séria e a Lei quem não quiser cumprir a Lei deve ir embora do nosso Esta-do. Quando foi aprovada essa Lei, foi uma conquista para Mato Grosso do Sul e hoje a região é referência mundial em ecoturismo, é respeitada e é visitada. Um prova disso é que Bonito foi considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Corrêa.

Foi sancionada a Lei Estadual 4.542, de autoria da deputada

Dione Hashioka (PSDB), que inclui no Calendá-rio Ofi cial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia do Voluntário da Defesa Civil, a ser comemorado anualmente no dia 1º de junho. São consideradas voluntárias na Defesa Ci-vil as pessoas devidamente cadastradas na Defesa Civil do Estado ou município. As carteiras de identifi ca-ção terão prazo de validade de um ano, quando serão obrigatoriamente reno-

vadas. O voluntário que falsifi car o documento de identifi cação sofrerá pena-lidade prevista no Código Penal.

Aos voluntários da De-fesa Civil são garantidos os seguintes direitos:

- Não devem ser des-contados no salário, quan-do empregado, os dias de trabalho prestados como voluntário na Defesa Ci-vil, desde que devidamente convocado e com a com-provação declarada em do-cumento específi co expe-dido pela instituição.

- De ter descontos es-

peciais na aquisição de equipamentos e em inscri-ções em cursos específi cos de primeiros socorros que

serão utilizados quando convocados, desde que apresente o documento de identifi cação.

Lei de autoria da deputada Dione Hashioka foi sancionada

Durante o feriado prolongado de Corpus Christ

(19/06), o deputado es-tadual Maurício Picarelli (PMDB) esteve visitando algumas regiões do in-terior do Estado de MS, para participar da Marcha Antridrogas organizada por Conselhos de pasto-res, e atender o pedido da população que solicitaram sua presença em caráter de urgência devido proble-mas de ordem pública que preocupam as famílias.

Mediante isso, o par-lamentar tomou conheci-mento dos graves proble-mas que algumas regiões vem enfrentando há tem-pos, principalmente na ci-dade de Ladário e Corum-bá.

Em Ladário, uma parte dos moradores do bairro Nova Aliança, relataram que a comunidade não tem um tratamento de es-goto há muito tempo. Se-gundo eles, a água suja de algumas obras que se en-contram inacabadas é des-pejada inclusive ao lado de Escolas e Ceinf's loca-lizada no local, causando o

mau cheiro e prejudican-do a saúde das pessoas.

Já no município de Co-rumbá, o problema não é diferente. Em visita aos bairros da cidade, Picarelli pode ouvir as reivindica-ções dos populares, como por exemplo, a falta de asfalto, iluminação, e escassez de transporte pú-blico, o que impossibilita atender 1. 200 residencias , em diferentes bairros da região. Sem falar da difi -culdade de deslocamento das Crianças às Escolas do município.

Contudo, o deputado preocupado com a situa-ção critíca dos morado-res, encaminhou ofi cio ao Ministério das Cidades e do Meio Ambiente para que os problema sejam solucionados. Alem, disso o parlamentar acionou a Empresa Sanesul e a Pre-feitura cobrando mais ra-pidez para atingir as metas de infraestrutura e princi-palmente de saneamento para que a população te-nha qualidade de vida. O parlamentar que também visitou as cidades de Bo-doquena e de Miranda.

O clima de insegu-rança toma conta dos 600 habitan-

tes de Debrasa, distrito da área rural do município de Brasilândia. Isso porque foi fechado o único posto policial que atende a po-pulação. Na sessão desta quinta-feira (26/6), o depu-tado Osvane Ramos (Pros) questionou o encerramen-to da prestação dos servi-ços de segurança pública no distrito. “Sem qualquer explicação, o posto policial foi fechado. Agora, a po-pulação está com medo. É

um absurdo o fechamen-to do posto policial, sem qualquer consulta à popu-lação, ao prefeito munici-pal e aos vereadores. Essa atitude vai na contramão de qualquer política de se-

gurança pública”, afi rmou o parlamentar.

Osvane também co-brou do governador André Puccinelli a liberação das emendas parlamentares referentes ao ano de 2013.

Segundo o deputado, as entidades já cumpriram as exigências documentais, mas ainda não tiveram as emendas pagas.

Do mesmo modo, Cabo Almi (PT) teceu crí-ticas ao governo. O parla-mentar sugeriu que a libe-ração das emendas deste ano aconteça até o dia 5 de julho. “Por que as emendas serão empenhadas somen-te depois das eleições de outubro? Quem garantirá que serão liberadas, já que está no fi m deste gover-no”, questionou.

Page 12: Edição 136

Página 12 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

CAPA

A ‘propaganda eleitoral gratuita’ invade ás redes sociaisAndré Farinha

Ao contrário de 2010, quando ocorreram as últi-

mas eleições presidenciais e estaduais, o pleito des-te ano promete, e já está cumprindo, a tão falada ‘política moderna’, com a interação instantânea en-tre internautas e políticos, tanto os eleitos quanto os atuais pré-candidatos, que conseguem, inclusive, ter o conhecimento de sua popularidade através das mídias sociais. Se nas elei-ções de 2012 a classe já desenvolveu um trabalho maior voltado ao público que navega nestas redes, para 2014 a expectativa é ainda maior, como bem disse o ministro Noronha, ainda em seu discurso de posse, “o mundo se comu-nica pelas redes sociais, nas eleições não poderia ser di-

ferente”.Para o empresário Ke-

neth Corrêa, proprietário da empresa ‘80/20 MKT’, os políticos não têm mais como escapar das redes sociais. “Todo mundo está na internet, e o político tem que conversar com os eleitores, então ele tem que estar conectado também”, ponderou. “Hoje gastamos mais tempo escrevendo com o dedo no ‘WhatsApp’ do que falando ao celular, e estamos se comunicando da mesma maneira”, com-plementa, citando como exemplo o aplicativo para dispositivos móveis What-sApp, que permite a troca de mensagens instantânea entre duas ou mais pessoas.

Para ele, ao contrário do que se via há poucos anos, os websites já não são mais o centro das atenções dos

usuários da internet. Kene-th explica que o site é hoje um ‘centralizador de infor-mações’ e a rede social o mecanismo de veiculação. “O site é o canal proprietá-rio, onde se tem o controle, se organiza as informações da maneira que se quer e presta o apoio necessário daquilo que está sendo co-municado através das redes sociais. Agora, o veículo para falar de maneira rá-pida e direta são as mídias sociais”, defi niu o empre-sário.

O grandioso poder das redes sociais já foi testemu-nhado pela classe política brasileira, em meados de 2013, às vésperas da Copa das Confederações, viu-se a crescente onda de protes-tos populares, todos orga-nizados através das redes sociais e que conseguiram reunir milhares de pessoas nas ruas das principais ca-pitais do país para protestar contra a corrupção e cobrar mais investimentos para a Saúde, Educação, Trans-porte Público, entre outros setores. De olho nessa fa-cilidade de acesso, os polí-ticos pretendem conquistar os eleitores usando as mes-mas ferramentas e trans-formar o ‘feed de notícias’ num novo canal para a veiculação da ‘propaganda eleitoral gratuita’.

Brasileiros e a inter-net - Conforme os dados de uma pesquisa produzida pela Comscore, empresa americana de análise de in-ternet e mídia social, o Bra-sil aparece na quinta posi-ção no ranking mundial de audiência na internet (68,1 milhões de usuários úni-cos). No quesito ‘minutos gastos online’, os brasilei-ros gastaram, apenas nos primeiros cinco meses des-te ano, o equivalente a 241

anos navegando na inter-net. O índice é o terceiro maior do planeta, atrás da China e dos EUA.

O Brasil responde por 40% da audiência de toda a América Latina (68,1 mi), quase o triplo do segundo colocado, o México (24,8 mi), e quatro vezes maior do que o terceiro, a Argen-tina (17,9 mi). Por aqui, a região Sudeste lidera com 53%, seguido das regi-ões Sul (17%), Nordeste (16,5%), Centro-oeste (8,2%) e Norte (5,2%). Ao todo são 99 milhões de internautas, o que corres-ponde a 49% do total de habitantes do país.

A pesquisa também revelou que os brasileiros passam o dobro do tem-po online navegando em redes sociais, deixando as páginas da web como se-gunda opção. O índice é superior à média mundial; para ter uma noção, apenas o acesso dos brasileiros ao

Facebook supera o tempo em que os internautas da Argentina e do México pas-sam juntos em qualquer ou-tra atividade online.

Por falar em Facebook, a principal rede social do país registra 97,8% da audi-ência brasileira, a pesquisa indica que o número de fãs em páginas da rede cres-ceu 148% em um ano e o de interações subiu 26%. O LinkedIn, que até pouco tempo ocupava posições mais baixas no ranking das redes sociais brasileiras, já é a segunda mais acessada no país, com 11,8 mi usuários. O Twitter é a terceira rede social mais frequentada, e também é a preferida dos políticos, com 11,3 mi usu-ários. O ranking ainda con-ta com o Tumblr (7,9 mi); Ask.fm (5 mi, dono do pú-blico mais jovem das redes); e, por mais incrível que pa-reça, o Orkut (4,8 mi).

Campanha política e as redes sociais - De acordo com o Eilzon Al-meida, assessor-chefe do Ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Elei-toral (TSE), a legislação hoje está liberada, ou seja, permitindo a realização de propaganda eleitoral tanto em páginas de candidatos quanto de partidos e coliga-

ções. Também está libera-da a propaganda por meio de redes sociais, sites de mensagens instantâneas ou mesmo em blogs pessoais.

A relação ‘política/in-ternet’ começou a ser tra-tada pela Justiça Eleitoral no início dos anos 2000, período em que a Internet brasileira sofreu um ‘boom‘ de desenvolvimento. As primeiras disposições que regulamentavam a eleição e o uso da internet surgi-ram apenas em 2004, na época, o Tribunal passou a prever a possibilidade do uso de páginas na web por parte de candidatos que, no

Todo mundo está na internet, e o político tem que conversar com os eleitores,

então ele tem que estar conectado também

‘‘

Para o empresário Keneth Corrêa, proprietário da empresa ‘80/20 MKT’, os políticos não têm mais como escapar das redes sociais

200Milhões de Habitantes

99Milhões de Internautas

49%Internautas conectados

“A modernidade chegou à campanha”, frase dita pelo ministro João Otávio de Noronha, durante sua posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2013, e que ilustra muito bem o atual cenário da polí-tica brasileira, que nunca esteve tão co-nectada à internet, em especial às redes sociais, como agora. A ferramenta, que outrora era exclusividade da juventude, migrou para um público mais velho, ga-nhou o ‘respeito’ da classe empresarial e ‘encheu d’água’ os olhos dos carecidos políticos, que encontraram a oportunida-de perfeita para fazer campanha de uma forma direta, com bons resultados e muito mais econômica.

1.000.000Mato Grosso do Sul tem 1 milhão de Internautas

480.000Somente na Capital

Diz o empresário Keneth Corrêa

Page 13: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 13.com.br l berdade!

!

A ‘propaganda eleitoral gratuita’ invade ás redes sociaisO que é permitido - É permitida a veiculação gratuita de propaganda em sites de partidos, candidatos e coligações, desde que os endereços sejam comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil.- Também estará liberada a propaganda eleitoral por meio de blogs, redes sociais, sites de mensagens instantâneas ou ferramentas semelhantes, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações.- As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail serão permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento, o qual, se solicitado, deverá ser providenciado no prazo máximo de 48 horas.- Também é autorizada, até a antevéspera das eleições, reprodução na internet de jornal

1.000.000Mato Grosso do Sul tem 1 milhão de Internautas

480.000Somente na Capital

caso, utilizavam a extensão ‘.com’.

Quatro anos depois o TSE promoveu uma con-sulta com vários questiona-mentos, já considerando a eventual edição de uma lei específi ca com relação à Lei Eleitoral na Internet. Fato este que só existiu de forma concreta em 2009, quando foi editada a Lei 12.034, que trouxe a legislação de regência para o que está sendo aplicado ainda hoje. Mais recentemente, a Lei de nº 12.891/2013, também chamada de ‘minirreforma eleitoral’, trouxe outras dis-posições que foram acres-cidas á anterior, porém, só passará a valer nas eleições de 2016. Segundo Eilzon Almeida, estas eleições de 2014 serão marcadas pelo uso excessivo das redes so-ciais, principalmente para se fazer campanha. “Essa será a campanha em que as redes sociais terão fundamental importância, justamente porque a propaganda elei-toral, de maneira geral, na Internet e nas redes sociais, é uma propaganda barata”, disse, lembrando que, tal como em qualquer outro veículo de comunicação, rádios, TVs e impressos, a realização de propaganda eleitoral na Internet estará permitida apenas á partir de 06 de julho, anterior a esta data é considerada campa-nha antecipada e pode ser punida com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

impresso que divulgue propaganda paga, desde que seja feita na página eletrônica do próprio jornal, respeitando integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.- Qualquer pessoa poderá manifestar preferência política por meio da internet, mas é proibido o anonimato e assegurado aos ofendidos o direito de resposta e o de pedir a retirada do conteúdo ofensivo do ar.

O que é proibido- Não é possível, ainda que de forma gratuita, a veiculação de propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fi ns lucrativos, e em sítios ofi ciais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.- É proibida também a venda de cadastro de endereços eletrônicos aos candidatos, partidos ou coligações.

Page 14: Edição 136

Página 14 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

POLICIAL

A notícia tem que ser séria

Irmãs tentam furtar R$ 3 mil em produtos de hipermercado

Operação Pacto pela Vida é defl agrada na Região Norte

Confusão em Ivinhema deixa viatura policial destruída

Adolescentes matam patrão à facadas em Aquidauana

Polícia incinera mais de duas toneladas de drogas

Uma viatura da Polícia Militar fi -cou parcialmente

destruída após a confusão envolvendo um grupo de jovens e policiais. O caso foi registrado na noite da segunda-feira (23), no centro de Ivinhema, fo-ram presos Flávio Ales-sandro da Silva, 20 anos, André Calegari Rodrigues e Claudimar Oliveira da Costa, ambos de 18 anos.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o trio esta-va ouvindo música num volume muito alto, mo-radores da região telefo-naram para o batalhão do município cobrando pro-vidências. A unidade mi-litar se dirigiu até a praça de Ivinhema e encontrou os três jovens em volta de um veículo, cujo aparelho de som estava ligado em volume altíssimo.

No primeiro momen-to, os policiais consegui-ram dialogar com os ra-pazes de forma tranquila, eles abaixaram o volume, mas permaneceram no local. Passados alguns mi-nutos desde então, novas denúncias informavam o batalhão quanto ao som alto vindo do mesmo ve-ículo. De acordo com a PM, nesta segunda abor-dagem os jovens se nega-

ram a baixar o volume do aparelho de som e deram início a uma confusão.

Os policiais deram voz de prisão ao trio, que pas-sou a agredi-los e a destruir a viatura militar até serem imobilizados e detidos. O caso foi registrado como dano qualifi cado contra patrimônio da União, eles foram levados a delega-cia de polícia da cidade, o caso será apurado.

Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, estão detidos na

delegacia de Anastácio sob a acuação de terem pratica-do ato infracional análogo a homicídio doloso quali-fi cado e furto qualifi cado com abuso de confi ança. Os menores são os respon-sáveis por um crime bárba-ro, acontecido no domingo (22) em Taunay, distrito de Aquidauana.

Conforme as informa-ções, os dois trabalhavam para um homem de 49 anos, de identidade não confi rmada, ele teria dito que não iria pagá-los justi-fi cando que o serviço deles era ruim. O fato não agra-dou aos menores; na ma-drugada de domingo, após ingerirem bebidas alcoóli-cas em excesso, resolveram

matar o patrão. A investi-gação diz que a ideia do assassinato partiu do ‘mais velho’, que teria elabora-do o plano e convidado o ‘mais novo’ para participar. Para o crime, a dupla se ar-mou com uma foice e uma faca; eles invadiram a casa da vítima – situada ao lado do trevo que dá acesso ao distrito, próximo à rodovia BR-262 – e aplicaram 11 golpes no sujeito, acertan-do principalmente a cabeça

e o tórax, além de cortar o pescoço e decepar as duas mãos do homem. A vítima estava deitada numa rede, a investigação acredita que ele estava dormindo e se-quer pôde se defender.

O crime deixou a popu-lação de Aquidauana assus-tada, o que mais chama a atenção é a frieza com que os adolescentes confessa-ram o crime. Segundo a po-lícia, após matar o patrão, os menores fugiram levan-

do R$35 em dinheiro, um aparelho celular e o veículo da vítima. Na fuga, o carro apresentou problemas me-cânicos e foi abandonado no meio da estrada, a dupla então se dividiu, sendo que o adolescente de 16 anos seguiu a pé para Aquidaua-na e o comparsa foi até a casa de um tio, numa pro-priedade rural próxima.

Quando a polícia se dirigia até a casa da vítima encontrou o garoto de 16 anos andando a pé na estra-da que dá acesso ao distrito. Ao revistar seus pertences, os policiais encontraram manchas similares a sangue numa camiseta e calça que estavam escondidos den-tro de uma mochila, após a pressão dos militares o menor confessou o crime e entregou o comparsa.

Mais de duas to-neladas de dro-gas foram inci-

neradas pela Delegacia de Polícia Civil do município de Mundo Novo, a quei-ma dos entorpecentes aconteceu na terça-feira (24), seguindo a recomen-dação da Delegacia Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DGPC/MS). Ao todo, foram des-truídos 2.218,018 quilos de entorpecente, sendo 2.206,881 quilos de ma-conha, 4,227 kg de coca-ína/pasta base, 1,055 kg de haxixe e 5,855 kg de crack.

Segundo as informa-

ções da Secretaria do Estado de Justiça e Segu-rança Pública (Sejusp), a incineração foi realizada na fornalha da Coopera-tiva Agroindustrial Copa-gril, seguindo as normas de segurança estabele-cidas pelo Ministério da

Justiça.De acordo com os de-

legados de Mundo Novo, Natanael Matias e José Eduardo Rocha, a droga destruída é oriunda de diversas operações reali-zadas na região de Mun-do Novo e na fronteira

com o Paraguai. “Grande parte da droga incinerada é fruto de apreensões em operações policiais da Po-lícia Civil, bem como da Polícia Militar, realizadas no município e região ao longo deste ano”, desta-cou Rocha.

Desde o mês de abril deste ano, vigora a lei 12.961/2014, que deter-mina a destruição da dro-ga num prazo máximo de 15 dias após o fl agrante. Quando não houver pri-são em fl agrante, a droga será incinerada no prazo de 30 dias, a partir da data da apreensão, guardando--se amostra necessária à realização do laudo defi -nitivo.

André Farinha Duas mulheres, de 49 e 50 anos, foram presas

tentando furtar o hiper-mercado Wal-Mart, no centro de Campo Grande. O fl agrante aconteceu na quarta-feira (25), as duas, que são irmãs, estavam en-chendo um veículo Voya-ge com mercadorias reti-radas do estabelecimento comercial sem o devido pagamento.

Identifi cadas apenas pelo primeiro nome, Ma-ria, as duas irmãs já ha-viam retirado mais de 130 produtos diversos do mer-cado quando a polícia às

prendeu. De acordo com a investigação, as crimino-sas possuíam uma lista de compras e pretendiam fa-turar R$ 3 mil em produtos furtados do mercado.

A lista apreendida pela polícia contava com pro-dutos alimentícios, como salsicha, fi lé de peixe, cho-colate, garrafas de suco à eletrodomésticos moder-nos, como home theater e um aparelho automático odorisador Airwick. Além das mulheres, a polícia também apreendeu o ve-ículo usado no crime, a mercadoria foi devolvida ao hipermercado.

Foi defl agrado no início da tarde de quinta-feira

(26/06) a operação deno-minada “Pacto Pela Vida” na região norte de Campo Grande.

Esta operação partiu do bairro Jardim Anache, percorre no momento a região do Nova Lima e es-tenderá por outros bairros nas proximidades, como também atenderá ao co-mandante da operação, visando sempre a tranqui-lidade da população cam-po-grandense.

Incluindo esta, a polí-cia militar chega a 6ª Ope-

ração empenhando diver-sas forças, sendo elas: o 9º Batalhão de Polícia Militar, o Batalhão de Trânsito, o Batalhão de Choque, a Ca-valaria, os alunos do Curso de Formação de Sargento, além do Detran e o apoio aéreo do helicóptero da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

Esta operação aconte-cerá semanalmente, sem dia fi xo na semana, poden-do ocorrer, inclusive, mais de uma vez na semana, sempre seguindo de forma a atender relatórios de ín-dices criminais.

Page 15: Edição 136

.com.br Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 15l berdade!

!

EMPRESARIAL E ECONOMIA Percentual de cheques devolvidos em maio chega a 2,17%

Empresa com ISSQN atrasado poderá pagar imposto com desconto de até 80%

O percentual de cheques devol-vidos, pela se-

gunda vez, por insufi ci-ência de fundos chegou a 2,17% em maio. Segundo a Serasa Experian, foram devolvidos 1.376.096 cheques e compensados 63.506.394. Em maio de 2013, esse percentu-al fi cou em 2,15% e, em abril deste ano, o índice foi 2,13%. No acumulado dos primeiros cinco me-ses de 2014, a taxa alcança 2,12%, superior à devo-lução de 2,10% em igual período de 2013.

Segundo os economis-tas da Serasa Experian, o aumento da inadimplên-cia com cheques em maio, em comparação a abril,

refl ete a sazonalidade tí-pica do período devido ao Dia das Mães. “O patamar mais elevado da inadim-plência com cheques nes-te ano em relação ao ano passado é refl exo de uma conjuntura dominada pelo encarecimento do crédito e pela elevação da infl ação. Tais fatores afetam negati-vamente a capacidade dos consumidores em honrar em dia os compromissos”, informa a entidade.

Na Região Centro--Oeste, o índice chegou a 3,17% do total de cheques compensados, maior que os 3,04% registrados em abril. Em maio do ano passado, o percentual foi 3,08%. (Fonte: Agência Brasil)

As 45.200 empre-sas prestadoras de serviço que

estiveram com ISSQN (Imposto Sobre Servi-ço de Qualquer Nature-za) em atraso, a partir do próximo dia 1º de julho, terão de oportunidade de fi car em dia com o fi sco municipal, pagando com descontos de até 80% na correção do tributo e nas multas, além de isenção dos juros de mora. Os benefícios estão previstos no Programa de Paga-mento Incentivado (PPI), instituído pela lei com-plementar 238/2014, que estará em vigor por 60 dias, terminando em 31 de agosto.

Para as empresas que pagarem os atrasados á vista até o dia 31 de julho,

O banco Inte-sa Sanpaolo vai montar uma fi lial

no Brasil, por meio da qual planeja atender empresas italianas instaladas no país e companhias brasileiras com negócios na Europa. Até agora, a instituição ti-nha apenas um escritório de representação local.

Com forte presença no varejo na Itália, o Intesa Sanpaolo tem como obje-tivo atuar nos segmentos de atacado e em operações de banco de investimen-tos, como estruturação de ofertas de ações, emissões de dívidas e assessoria fi -nanceira. "O Brasil é uma das regiões mais importan-tes do mundo. É uma área geográfi ca que pode repre-sentar uma grande oportu-nidade para nós", afi rmou ao Valor Gaetano Micci-chè, diretor-geral responsá-vel pela área corporativa e

de banco de investimentos da instituição. "Ter presen-ça local vai nos permitir estreitar o relacionamento com as empresas."

Na Itália, o segmento corporativo atende compa-nhias que faturam a partir de € 350 milhões por ano. Embora a fi lial brasileira não tenha um corte tão rígido, esse também é o perfi l de empresas que o

grupo pretende atender no país. Para se instalar no Brasil, o Intesa Sanpaolo adquiriu a Indosuez W. I. Carr Securities, que estava dormente. O negócio foi aprovado pelo Banco Cen-tral (BC) em maio, abrindo caminho para a vinda da instituição italiana com uma licença de banco múltiplo.

Os trâmites começaram há dois anos, quando o In-

Intesa Sanpaolo vai montar banco no Brasil

Oi anuncia venda de torres por R$ 1,17 bi

tesa Sanpaolo pediu auto-rização ao banco central italiano para montar uma operação no Brasil. De-pois disso, o grupo solici-tou as licenças necessárias do BC brasileiro, o que culmimou na compra da Indosuez.

Faltam ser cumpridas, agora, a fase de testes e a auditoria operacional do BC para que o banco possa entrar em atividade. Embora não haja prazo defi nido para isso, a ex-pectativa de Miccichè é que o Intesa Sanpaolo en-tre em operação no Brasil ainda neste ano.

O banco terá, inicial-mente, capital equivalen-te a de € 100 milhões no país. "Esse montante pode aumentar dependendo das atividades e esperamos que aumente muito", dis-se. (Fonte: Valor Econô-mico)

Miccichè, do Intesa Sanpaolo tem interesse em atuar em projetos de infraestrutura

A Oi anunciou na quarta-feira (25) sua quinta opera-

ção de venda de torres de telefonia. Dessa vez trata-va-se de um lote de 1.641 equipamentos de telefonia móvel comprados pela SBA Torres Brasil por R$ 1,172 bilhão. A operadora já soma quase R$ 7 bilhões em bens vendidos desde o fi m de 2012, quando iniciou a estratégia de se desfazer de ativos não-es-tratégicos para reduzir sua dívida - R$ 30,29 bilhões no trimestre encerrado em março. Desde então, a Oi já vendeu 4.856 torres de telefonia móvel, 6.339 fi xas, para a SBA e para a BR Towers, um imóvel e a empresa de cabos submari-nos Globenet.

A operadora não reve-la quantas torres próprias ainda possui, mas em fe-vereiro a informação era de que planejava vender as cerca de 2 mil torres que ainda lhe restavam. Passa-ria, assim, a atuar só com o uso de equipamentos alu-gados.

Segundo a Oi, as ven-das de ativos representam um custo entre 7% e 8%,

que é inferior ao custo mé-dio de captação de recur-sos da companhia. No fato relevante enviado à Comis-são de Valores Mobiliários ontem sobre a atual opera-ção, a companhia destacou que a transação reforça e melhora sua fl exibilidade fi nanceira, permitindo au-mentar os vencimentos e maturidades da dívida, re-duzir o custo associado ao fi nanciamento e fortalecer a posição de liquidez.

A ação preferencial da Oi foi cotada a R$ 2,08, alta de 1,96%. Pela manhã, a alta chegou a quase 3%, mas um analista que prefe-

riu não se identifi car disse que a variação era resultado da volatilidade apresentada pelas ações da companhia nos últimos meses. "Só na terça-feira a ação caiu 3,77%", lembrou. No ano, os papéis da operadora acumulam recuo de mais de 40%.

O mercado de torres de telefonia está aquecido globalmente, mas tem se destacado no Brasil desde 2012, quando as operado-ras começaram a se desfa-zer desses ativos por ques-tões fi nanceiras. O Brasil conta atualmente com 56.508 torres de telefonia

celular, segundo a Agência Nacional de Telecomuni-cações (Anatel). É nesse volume que está o poten-cial de negócio para venda e terceirização de serviços.

Telefônica Vivo, Cla-ro e TIM e Oi possuem quantidades bem pareci-das de torres. Os equipa-mentos somados da Oi e TNL, que integram o mesmo grupo, atingem 13.746 unidades. Embora os números sejam expres-sivos, é preciso descontar quantos equipamentos são próprios e terceirizados, o que as empresas não gos-tam de revelar.

O mercado de torres terceirizadas para em-presas especializadas na gestão desses ativos tem crescido nos últimos anos. Essas empresas não só têm adquirido os equipa-mentos das operadoras, como também constroem sua própria infraestrutura para depois alugar o uso às teles. Só a BR Towers, por exemplo, tinha R$ 1 bilhão investido entre aquisições e construções no ano passado, segundo apurou o Valor. (Fonte: Valor econômico)

o PPI garante desconto de 80% na atualização do débito (que tem correção mensal pelo IPCA); isen-ção nos juros de mora e desconto de 80/5 nas multas. Já no caso do con-tribuinte aderir ao progra-ma entre 1º e 31 de agosto, o desconto são diferen-ciados: 60% desconto na atualização monetária; isenção dos juros de mora e abatimento de70% do valor das multas.

As empresas que es-tão em dia com o parce-lamento também serão benefi ciados. Se quitarem até o dia 31 de julho, te-rão isenção dos juros de fi nanciamento e descon-to de 35% do saldo. Se o pagamento for feito ao longo do mês de agosto, o desconto cai para 25%.

Page 16: Edição 136

Página 16 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

VEÍCULOS

para pagam entos à vista

ou financiado 60xem

até

Todos nossos veículos tem vistoria veicular completae garantia de procedência

3326-5688www.vettaveiculos.com.brAv. Afonso Pena, 5800

Não beba ao dirigir

Passat Fsi V6 08/08

Cpl/Aut/Couro/10A irb/R d/Xenon/A rDig/B orb

deR$ 46.990,00 por

*R$ 44.990,00

Golf Sportline 2.0 Q5 Ambiente 2.0 Tfsi10/11

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/2A irb/R d/Abs

deR$ 42.990, 00

por*R$ 41.990,00

Gol G5 1.6 Power

08/09

Cpl/R d/M ilhas/Limp/D esem b

deR$ 26.990,00

por*R$ 25.990,00

10/11

Cpl/Cd/Limp/D esem b

deR$ 28.990,00

por*R$ 27.490,00

09/09

Cpl/Couro/Cd/R d/E strib/P rotCam b/P nNovos

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

deR$ 38.990,00

por*R$ 37.990,00

Punto Atractive 1.4

Ranger Cd Xlt 2.3

10/11

deR$ 54.990,00

por*R$ 53.990,00

09/10

deR$ 48.990,00

por*R$ 47.990,00

11/11

11/12

deR$

36.990,00

por*R$

35.990,00

11/11

A r/Ve

deR$

por*R$

25.990,00

A4 Ambient 2.0 Tfsi

A4 Ambient 2.0 Tfsi

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/R d/Abs

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/R d/Abs

deR$

101.990,00

26.990,00por*R$

BMW 325 I

11/12

Cpl/Aut/2A irb/Abs/Cd/R d/Limp/D es

deR$

179.990,00

por*R$

177.990,00

Fusion Sel 3.0 V6

Fusion Sel 2.5

Fusion Sel 2.3 07/07

Cpl/Aut/Couro/4A irb/Abs/Cd/R d/D es

deR$ 33.990,00

por*R$ 32.990,00

10/11

deR$

88.990,00

por*R$

86.990,00

08/08

deR$

65.990,00

por*R$

64.990,00

Azera Gls 3.0

Azera Gls 3.3

Azera Gls 3.305/06

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6A irb/Idrive/R d

deR$

82.990,00

por*R$

80.990,00

12/12

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

deR$

92.990,00

por*R$

90.990,00

Clc 200 Sport Komp.

ASX 2.0 At

I30 Gls 2.0C3 Exclusive 1.6

Fiesta Street 1.0

Parati Surf 1.6 Road King Clas. 1700

BMW K 1600 Gtl

09/10

08/09

09/10

11/12

09/09

04/0410/11

11/11

09/10

11/12

06/07

11/11

06/07

13/13

Cpl/Aut/Teto/Couro/8A irb/R d/Abs Estado 0km /Carreta A ço Galvaniz

Cpl/Aut/Teto/Couro/M ultim /8A irb/R d/Abs

Cpl/Aut/2A irb/Abs/Cd/Limp/D es

Cpl/2A irb/Cd/D esem b

Cpl/Aut/Teto/Couro/M ultim /8A irb/R d/Abs

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

Cpl/Aut/Teto/M ultim /Couro/8A irb/Cd/R d/M il

Cpl/Cd Usb/M ilhas/Limp/D es

Cpl/Tipt/Teto/M ultim /Cam R é/Couro/6A irb/R d

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/R d/Abs/Limp/Des

Guidão A lto/Na garantia

Cpl/Aut/Couro/2A irb/R d20/Abs/M ilhas

Cpl/Aut/Couro/2A irb/CdM p3/R d

Cpl/2A irb/Cd/R d/Desem b/M ilha

Top/P rotM ot/B reakLight/A poioPe

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

deR$

48.990.00

41.990,00

39.990,00

199.990,0081.990,00

13.990,0027.990,00

69.990,00 86.990,00

65.990,00 38.990,00

17.990,00

83.990,00

54.990,00

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

por*R$

47.990,00

84.990,00

37.990,00

40.990,00

38.990,00

194.990,00

99.990,00

79.990,00

12.990,0026.990,00

68.990,00

64.990,00

16.990,00

82.990,00

53.990,00

BMW 320 I

BMW X5 Sport 4.4

Fit Dx 1.4

Clio Sedan Exp. 1.6

Jet Seadoo Gti 130 4-tec

ML 350 3.0 Cdi

Hilux Sw4 Srv 3.0 Tb

Sobre MotosA CRF450R modelo 2015, assim como na 250 cilindradas, também vem equipada com o novos sistema de seleção “Engine Mode” para três mapas de potência. A HRC trabalhou num novo cabeçote de cilindro e novo escape. O motor passou a oferecer mais potência, 54 CV a 9.000 rpm e torque máximo de 48 Nm a 7.000 rpm.

Honda CRF 450 2015

GMC Sierra Denali ganha suspensão magnética Harley-Davidson mostra moto elétrica Livewire

A GMC revelou, nos Estados Unidos, a sua ca-

minhonete Sierra Denali versão 2015. Virtualmen-te idêntica por fora em relação ao modelo 2014, a picape é a primeira a ga-nhar suspensão magnética do mercado, o que deve garantir menor vibração, ruídos mecânicos e movi-mentação lateral da cabi-

ne, tudo isso sem prejudi-car a capacidade de carga da Sierra.

Outras novidades são a adoção do sistema que permite controlar o uso de celulares da Apple por voz no carro, além de alertas sonoros para o recebimento de men-sagens, que também fala o conteúdo delas para o motorista. A Sierra vem,

ainda, com ponto de rede sem fi o para internet 4G da operadora OnStar. As opções de motores para a Sierra 2015 continuam as mesmas. Um 5.3 litros oito cilindros em “v” de 360 cavalos de potência e 52.82 mkgf de torque e uma versão mais potente 6.2 litros de oito cilindros em “v” com 425 cavalos e 63.53 mkgf de torque.

A Harley-Davidson revelou sua pri-meira motocicleta

elétrica, a Livewire, que já roda em testes nas estra-das dos Estados Unidos. O modelo será exibido por meio do Harley-Davidson Project Livewire, que pas-sará por 30 revendedores ofi ciais dos EUA em 2014 para obter feedback dos clientes. Em 2015 aconte-cerá o mesmo no Canadá e na Europa, mas seu lan-çamento deve acontecer somente em 2016, com algumas alterações prove-nientes do feedback obtido pela Harley-Davidson.

O modelo conta com o DNA musculoso da H-D

Night Rod, carregando um conceito particularmente compacto que, aliás, será um dos mais leves. Seu mo-tor é elétrico trifásico por indução capaz de entregar 74 cv de potência a 8.000 rpm e um torque máximo contínuo de 7,14 mkgf.

Com esta confi guração é esperada uma acelera-ção de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A

Harley-Davidson, porém, não divulgou a capacidade detalhada da bateria, auto-nomia ou peso do modelo, que certamente poderão ser modifi cados durante o pro-cesso de testes.

Segundo a Harley-Da-vidson, o processo de re-juvenescimento da marca, que começou com as novas Street 750 e 500, continua com a Livewire.

Page 17: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 17.com.br

Meu espaçoARQUITETURA & DECORAÇÕES !! PorNoêmiaAnaFrazão

l berdade!

!

3349-0020Rua Joaquim Murtinho, 3100

Imobiliária

Surpreendacom estilo

Av. Coronel Antonino,2042 - Vila Lucinda

(67) 9203-0311 [email protected] A rq. Renata Z anardo

A parede de tijolos deu bossa ao sobrado com espaços vazados que receberam livros e objetos decorativos

O caminho para inovar pode ser o mais simples essa fórmula deixou diversos livros no chão, ao lado da estante que também estava preenchida

As prateleiras organizam muitos livros na sala de estar, que trazem o charme de suas cores para o ambiente

Caixotes de pínus, ganharam forma de estante mas você tem que adap-tar as caixas ao espaço disponível. (Revista casa e jardim)

Espalhe seus livros por toda sua casaA palavra biblioteca remete a um ambiente espaçoso com estantes gigantescas, no maior estilo cinematográfi co, mas na vida real sabemos que os cômodos estão fi cando cada dia mais enxutos e o local onde você pode guardar seus livros queridos também. Por isso, selecionamos ideias muito bacanas de como arrumar seus exemplares de forma prática e moderna.

Page 18: Edição 136

Página 18 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 .com.brl berdade!

!

MS

A simplicidade eterna do ‘Milionário de Figueirão’

Olarte quer transformar Parque do Peão em arena de shows

Após três anos de espera, Júlio de Castilho será entregue

Primeira-dama da Capital lança Campanha do Agasalho 2014Senac oferece curso gratuito de Programador WEB

"Meu pensamento é sempre de ajudar os outros, porque é assim que Deus quer que seja". A frase cita-da pertence a um milionário sul-mato-grossense, ganha-dor de R$ 37.626.306,90, derivado de um prêmio da Mega-Sena sorteado no dia 16 de abri deste ano. Mui-to conhecido no município onde mora, Figueirão, o ‘sortudo’ participou no úl-timo domingo (22) de um leilão e doou R$3,7 milhões para três hospitais, sendo dois especializados no aten-dimento a pacientes com Câncer e outro situado na própria cidade.

O milionário foi entre-vistado pela TV Morena, fi liada a Rede Globo de Televisão, na oportunidade disse que apesar do ‘alto va-lor’ depositado em sua con-ta bancária, optou por uma vida sem luxo. Ele continua vivendo no mesmo sítio, em Figueirão, mas garantiu que algumas coisas mudaram. "Sou o mesmo homem, simples, do mato, meio cai-

pira e quero morrer assim. Fiz novas amizades, fi z no-vas preocupações também", explicou à reportagem.

Produtor Rural apo-sentado, ele justifi cou as doações aos hospitais. "Fiz uma promessa para fazer essa doação porque meu pai morreu de câncer. Uma so-brinha minha também mor-reu por causa dessa doença. Então, uma das primeiras coisas que quis fazer com esse dinheiro foi ajudar es-sas pessoas a passarem por isso". Os R$3,7 milhões foram divididos entre o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande, o Hospital do Câncer de Barretos (SP) e o Hospital Municipal Mariana Silvéria Furtado, de Figueirão. O ‘Leilão pela Vida’ já é tra-dicional em Mato Grosso do Sul, esta foi a sua nona edição e arrecadou também cerca de R$ 800 mil através da venda de aproximada-mente 600 cabeças de gado, todas doadas por produto-res e fazendeiros.

Ganhador da Mega-Sena cumpriu promessa feita ao pai (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Campo Grande pode ganhar nos próximo anos

uma nova pista de moto-cross e uma arena exclu-siva para a realização de grandes eventos e shows. Sonho antigo da Capital, o espaço deverá ser mon-tado junto às instalações do Parque do Peão, no Clube do Laço Cumprido (CLC) e que atualmente recebe shows e competi-ções esportivas, como o 2º Campeonato Brasileiro de Laço Cumprido, reali-zado entre os dias 18 a 22, em Campo Grande.

O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP) esteve presente no encerramento do evento, na oportunida-de, destacou a organiza-ção e a necessidade de se

investir na melhoria da es-trutura interna do Parque do Peão. Para isso, o chefe do Executivo Municipal citou a possibilidade da Prefeitura Municipal e os sócios do Parque fi rmarem uma parceria pública-pri-vada que permita o investi-mento no local, “Nós po-demos desenvolver mega eventos nessa estrutura e atrair para cá mais de 100 a

200 mil turistas”, disse.Na visão do prefei-

to, eventos do segmento podem contribuir com o turismo, gerar renda, em-prego e lazer para a popu-lação. “Temos condições de ter eventos como o de Barretos aqui em Campo Grande e nos próximos anos passarmos a ser tam-bém referência nacional”, complementou.

Pelo lado do Parque do Peão, Abelter Silva Rocha Junior, vulgo ‘Pitiço’, que é um dos quatro sócios--proprietários do local, destacou a importância da parceria, que poderá ter iní-cio ainda este ano. Olarte é o primeiro prefeito da Ca-pital a visitar as instalações do Parque do Peão, nesta sua segunda visita, recebeu o troféu de ouro, uma fi ve-la, que representa o Cam-peonato Brasileiro de Laço Comprido. Além do prê-mio, os sócios do Parque do Peão doaram 20 cavalos para a Prefeitura Municipal, que serão utilizados para fi ns terapêuticos através da (Secretaria de Assistência Social (SAS) e entidades assistenciais que ofereçam a Equoterapia.

O estacionamento na Avenida Júlio de Castilho, em

Campo Grande, será mes-mo proibido. A via está em obras desde agosto de 2011 e deverá ser entre-gue junto às festividades alusivas ao aniversário da cidade, no próximo dia 26 de agosto. De acordo com a Seintra (Secreta-ria Municipal de Infraes-trutura e Transportes), a avenida possui duas pistas com passagens constantes de veículos e ônibus, e a exemplo do que acontece na Avenida Eduardo Elias Zahran, não permitirá mais o estacionamento em

suas margens.As obras na Júlio de

Castilho custaram ao Mu-nicípio cerca de R$ 18 mi-lhões, sendo que 5% deste montante é oriundo do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cida-des. Até então considerada como uma das mais pro-

blemáticas na questão de trânsito, a reforma trouxe a via a instalação de um can-teiro central, a substituição das rotatórias por semáfo-ros, o fi m das conversões à esquerda, a criação de duas faixas de rolamento - sendo uma delas exclusiva para ônibus -, além da ins-

talação de 38 abrigos (pon-to) de ônibus.

Ao todo, foram implan-tados quatro quilômetros de rede de drenagem, além do recapeamento de 13 qui-lômetros de vias, incluindo 6,8 quilômetros em toda a extensão da avenida e 9,7 quilômetros nas ruas adja-centes.

A Júlio de Castilho pas-sará também a contar com soluções de acessibilidade, com a execução de 13,6 qui-lômetros de calçadas com piso tátil, além de mudança na iluminação, reestrutura-ção de duas praças e cria-ção de 10 largos com áreas sombreadas.

Tendo como ob-jetivo arrecadar cobertores, agasa-

lhos, roupas, entre outros, foi aberta ofi cialmente na terça-feira (24), em Cam-po Grande, a Campanha do Agasalho 2014. Lide-rada pela primeira-dama Andréia Olarte, a ação carrega como lema a fra-se ‘Quem ama aquece’ e será promovida pelos pró-ximos 30 dias na Capital, com a fi nalidade de con-tribuir com instituições fi -lantrópicas, ONGs e em-presas sem fi ns lucrativos.

Na solenidade de lan-

çamento da campanha so-cial, Andréia Olarte anun-ciou a ajuda já recebida por empresas e instituições parceiras do projeto, que já conta com a doação de mil cobertores. “Começamos com mil cobertores doados pela empresa Águas Guari-roba. Teremos a Rede São Bento, que nos ratifi cou a disponibilidade dos locais e os Sindicatos dos Taxistas e dos Servidores, que nos deram ás mãos pela causa”, anunciou Andreia.

Ainda conforme as pa-lavras de Andréia Olarte, a iniciativa busca incentivar o

espírito de solidariedade da população que, por conse-quência, busca atender a solicitação de entidades e lideranças, para ajudar os menos favorecidos durante o período do inverno.

Presente no evento, o prefeito Gilmar Olarte (PP), disse que uma cida-de só cresce com ações

simples e humanizada, que envolve a todos na socie-dade. Conforme a Prefei-tura Municipal, as doações devem ser levadas ao Paço Municipal, situado na Ave-nida Afonso Pena, das 7h30 às 17h. Os agasalhos serão distribuídos conforme o ca-dastro de assistência social da Prefeitura.

O Senac Campo Grande está com inscrições abertas

para o processo seletivo que vai selecionar jovens entre 17 e 24 anos de ida-de para o curso gratuito de Programador Web, que faz parte do programa Fábrica de Software – Por um Va-rejo Mais Competitivo. As inscrições seguem até o dia 17 de julho e o curso será oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

São oferecidas 20 vagas que serão preenchidas pe-los melhores classifi cados no processo seletivo. Para

se inscrever é preciso mo-rar em Campo Grande, ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos, estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio ou 2ª fase da educação de jovens e adultos – EJA, possuir co-nhecimentos em informá-tica básica, além da idade entre 17 a 24 anos.

As inscrições devem ser feitas na unidade Senac, na rua Francisco Cândido Xavier telefone (67) 3312-6260, 75, Centro. Quem for menor de 18 anos deve comparecer acompanhado de um responsável.

Page 19: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 19.com.br l berdade!

!

Áries (21/03 a 20/04)

Hoje, terá mais facilidade para se expressar e mostrar suas ideias, o que vai facilitar o seu relacionamento com todo mundo. Bom dia para quem trabalha com vendas ou atendimento ao público.

No trabalho, cuidar das tarefas em equipe só vai aumentar a sua produtividade. Há boas chances de ganhar dinheiro, ainda mais se agir com um pouco mais de rapidez. Se vinha pensando em pedir aumento, esse pode ser o momento.

O astral hoje está bem geminiano, por isso, explore suas grandes qualidades, como comunicação e poder de observação. Sua curiosidade pode te levar a grandes descobertas. É hora de correr atrás dos seus interesses, apostando no bom humor.

Hoje, ficar na sua e evitar chamar atenção pode ser a me-lhor estratégia. O Sol no seu signo lhe confere mais confiança e energia para batalhar pelos seus sonhos. Redobre atenção em transação financeira com pessoas amigas.

Hoje, vai se sair melhor se investir no companheirismo, no trabalho e na sua vida pessoal. Dê uma força aos colegas e vai receber a mesma consideração em troca. Bom humor, otimismo e diplomacia podem abrir muitas portas.

É provável que deixe outras questões em segundo plano e foque suas atenções na profissão. Chegou a hora de lutar para conquistar o que sempre sonhou. Com bom humor e diploma-cia, fica mais fácil se relacionar com todo mundo.

Com o espírito leve e descontraído, você terá mais disposi-ção para construir excelentes parcerias no trabalho ou no setor comercial. O que não lhe faltará é vontade de aprender, de co-nhecer, de aprofundar em determinados temas.

Mudança inesperada pode surpreender no trabalho, mas, como a sua capacidade de recuperação é fantástica, saberá se adaptar. Nos contatos com parentes ou colegas, fale menos e ouça mais. Há chance de conseguir uma grana extra: batalhe!

Hoje, tudo o que puder ser feito com a colaboração de ou-tras pessoas vai trazer melhor resultado. Converse com os cole-gas, aposte na diplomacia e una todo mundo para batalhar por objetivos comuns. Mas tome cuidado com a instabilidade.

Sua atenção estará bem concentrada em coisas relacionadas ao trabalho, tratamento médico e dieta. Vai levar suas tarefas muito a sério e sua dedicação pode até render um aumento. Esse é o momento de colher os bons frutos que plantou.

No trabalho, as coisas vão correr bem melhor do que imagi-na, principalmente se você usar o seu bom papo e ideias originais. Lua e Vênus iluminam seu paraíso astral, aumentando sua sorte. Mudança de emprego ou aumento salarial pode ocorrer.

Boas energias astrais não vão faltar no trabalho, especial-mente para quem trabalha com produtos domésticos ou infan-tis. Em qualquer situação, aposte no seu otimismo e bom hu-mor para unir os colegas e melhorar o ambiente.

Touro (21/04 a 20/05)

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Câncer (21/06 a 21/07)

Leão (22/07 a 22/08)

Virgem (23/08 a 22/09)

Libra (23/09 a 22/10)

Escorpião (23/10 a 21/11)

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 21/01)

Aquário (21/01 a 19/02)

Peixes (20/02 a 20/03)

O tempo

HORÓSCOPO DA SEMANA

Dois baianos estirados nas redes estendidas na sala: Oxente será que ta chovendo? - Sei não, meu rei… - Vai lá fora e dá uma olhada. - Vai você… - Vou não, to cansado… - Então, chame nosso cão. - Oxente, chame você… - Ô Bidu! O cachorro entra na sala, para e deita de costas para os dois. - E então, meu rei, ta chovendo? - Ta não… O cão ta seco!!!

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 98

Importu-nar; in-

comodar

Primeiroprato ser-vido em

refeições

Antônio Vi-eira, padree orador

português

Peça que represen-ta a En-genharia

País africa-no em cri-se desde

2012

Flor-de-(?),símbolo doEscotismo

Natalia Vodianova,

modelorussa

OrlandoTeixeira,

poetabrasileiro

É reguladopelo hor-mônio me-latonina

Tiro ao (?),modalidadeolímpica

O maiorsímbolohistóricoda não

violência

Cacique de (?), blocode Carnaval do Rio

"Paixão (?)", sucessode Tim Maia (Mús.)

Negro, emfrancêsUsura(jur.)

(?) Calvino,escritoritaliano

Autêntico

Falha do jogador aotentar chutar a bola

e errar

DiademaOpõe-se

ao yang, noTaoismo

"Esforço",em LERÁtomo

eletrizado Lombo,

em inglêsHidrogênio(símbolo)

(?) Santa-na, técnicofalecido em2006 (fut.)

Praça(abrev.)

Saudaçãoesotérica

O disque-te, por seu formato

Catraca(bras.)

Naquelelugar

O (?) do Rock: ElvisPresley (?) cutâneo:resulta da exposição

excessiva ao sol

Aplicaçãoprática daestratégia

(?) Geller, paranormalque en-tortavatalheres

Que tem funda-mento

Deusegípcio dasabedoria

Bandeiramilitar O clima do

Uruguai(Met.)

Realiza ne-cropsiasMoluscopegajoso

Choro emexcesso

"Nacional",em INPE

Atmosfera(símbolo)

3/tot — uri — yin. 4/loin — mali — noir — sono. 9/temperado.

Page 20: Edição 136

.com.brPágina 20 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 l berdade!

!

EYEWEAR

As melhores marcas para vocêcomemorar com ousadia e charme na entrada da nova estação.

FONE: 3025-7450 / 3026-2380Rua Euclides da Cunha, 1.133 - Loja 01Campo Grande - Mato Grosso do SulE-mail: [email protected]

Óculos de sol e de grau das melhores marcas

NOVA ESTAÇÃO

VENHA CONFERIR OSMELHORES

PREÇOS

M O D APor Mary Ferreira

3026-4062Shopping Pantanal loja 60

Mary Ferreira

Roupas e acessórios para você

Modelo Roberta GarciaVocê encontra estes e outros looks na loja Mistura Feminina

Page 21: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 21.com.br l berdade!

!

E S T L OB E L E Z A Por Francine BitencourtPor Gracy Becker

SEXY: A estudante Marcela Maesterlli apostou no sensual vestido (Foto: Henrique Padilha)

BÁSICO: A jornalista italiana Marta Casadei veio de vestido de poás e acessórios em cinza e preto

CARIOCA: a coordenadora de estilo da Blue Man Maruska Gemelli combinou rasteirinha e maxibolsa

CONFORT FASHION: a fotógrafa Ana Trentini combi-nou sua calça estampada com creeper metalizados

9653-8772 / 3211-7041Atendimento com hora marcada

Ateliê de unhasem acrílicos

Nail Art

francesa Enfeites 3D

Apliques

Escova progressiva x Escova defi nitiva Fashionistas apostam em estampas

Esta semana viemos tirar algumas dúvi-das de quem deseja

alisar os fi os e não sabe se deve fazer uma escova pro-gressiva ou uma defi nitiva. Para cada tipo de cabelo uma delas é indicada e cada marca usa um nome dife-rente mas a grosso modo a diferença entre escova defi -nitiva e escova progressiva é o princípio ativo. Progres-sivas: formol e Defi niti-vas: amônia.

A escova defi nitiva nor-malmente é indicada para você que tem fi os grossos, saudáveis e sem química de descoloração (luzes, balaia-ges), ela deixa aquele liso perfeito e o cabelo com um brilho maravilhoso e che-ga até onde o formol não atinge tão facilmente: a ca-mada interna dos fi os. Essa escova é um pouco mais cara e o tempo gasto para que seja feita é de seis a oito horas de salão, o resultado dura bastante, normalmen-te retoques de raíz a cada 4 meses e o cabelo não preci-sa ser secado com secador para fi car liso.

Já a escova progressiva fi cou um pouco 'queimada' com tantas especulações e formas erradas de se usar

o formol e também com muita propaganda contrá-ria comprada pelas marcas de escovas defi nitivas es-trangeiras que não querem perder lugar no mercado nacional, eis que as pro-gressivas compostas de de-rivados do formol são to-talmente nacionais e criadas aqui exclusivamente para os cabelos das brasileiras, por isso o seu grande sucesso.

Mas as marcas de esco-vas progressivas que são li-beradas pela ANVISA além de seguras são compatíveis com qualquer tipo de cabe-lo, com relaxamentos, des-colorações e mesmo que o cabelo esteja ressecado elas na maioria das vezes selam essas cutículas e deixam os cabelos macios e sedo-

sos. Sua duração é de dois a três meses dependendo do número de lavagens. As progressivas no entanto não são indicadas para cabe-los grossos e sem química porque seu componente alisante não chega até a ca-mada mais interna dos fi os, reagindo melhor portanto em cabelos fi nos e quimi-camente tratados. Se você é daquelas que não gosta de perder tempo fazendo esco-vas semanais converse com uma profi ssional autoriza-da, escolha o seu alisamento e fi que ainda mais linda!

Dúvidas ligue para 3349-1386 ou mande um e-mail para [email protected] ou ainda curta Espaço Gracy Be-cker no facebook e veja fotos do nossos trabalhos.

Aposta entre as fashionistas que compareceram aos desfi les, as estampas são o melhor meio de dar cor à produção. Seja aquela mulher que adora o vintage ou mesmo aquelas com ares sexy.... Veja abaixo!

Page 22: Edição 136

.com.brPágina 22 - Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 l berdade!

!

ELEIÇÕES 2014

Com ‘rachaduras’, convenção do PTB terminará na mesa da Justiça

Enganam-se aque-les que pensam já ter acabado a con-

venção partidária do PTB de Mato Grosso do Sul. O encontro, realizado na terça-feira (24) em Campo Grande, teve como resul-tado o caminho defendido pelo presidente estadual da legenda, Ivan Louzada. Entre os 63 dirigentes que poderiam votar, 32 foram favoráveis à aliança com o PT, que tem Delcídio do Amaral como pré-candida-to a governador.

O cenário registrado na sede do diretório apenas confirmou o que já era co-mentado pela imprensa po-lítica; o PTB está rachado, dividido em três vontades ou três grupos, como pre-ferir. A legenda não promo-via um ‘debate’, por assim dizer, em suas convenções desde 2008, quando coli-garam com o então candi-dato a prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB). Desta vez, a fa-

André Farinha

mília de Louzada enfrentou fortes opositores que que-riam candidaturas próprias do partido para o Gover-no. Nas urnas, os petebis-tas tinham três opções de voto: coligação com o PT; candidatura própria do ex--deputado estadual Aluízio Borges; ou a também candi-datura própria de Anderson Monteiro, de Ponta Porã.

A teoria parecia fácil para os opositores, basta-va que as opções de candi-datura própria somassem, juntas, um número maior

de votos em relação à op-ção de coligação com o PT. Mas apenas parecia fácil, nem mesmo os discursos em ânimos exaltados dos dois nomes em jogo adian-taram, Louzada tem com-promissos com Delcídio já há algum tempo e precisava vencer estas eleições inter-nas para confirmar o que já tinha anunciado anterior-mente.

E foi feita a vontade de Ivan, por 32 votos a 12, que apostaram na candidatura própria de Aluízio Borges,

e outros sete que votaram em prol da candidatura de Anderson Monteiro. Entre os votantes, um número surpreendente de familiares do presidente estadual e do secretário-geral do partido, Walter Carneiro.

Ivan Louzada celebrou a vitória, dizendo que com o PT, o PTB poderá disputar uma ou até duas vagas no legislativo estadual. A chapa contará com o PSL e PRP, a previsão inicial é de se tenha 15 candidatos a deputado estadual e três para federal.

“Nós atuamos de uma for-ma justa e democrática. Foi aberta a votação e as pesso-as falaram o que quiseram. Temos que nos unir com as lideranças e por isso va-mos apoiar o PT. A melhor proposta que tive foi a do partido, apesar da oposição a democracia venceu”, des-tacou.

Convenção prolon-gada - Apesar do encer-ramento da convenção ter acontecido no mesmo dia, os opositores à vonta-de do presidente estadual

defendem a anulação do resultado. Borges, e o en-tão pré-candidato a vice--governador numa possível chapa pura do PTB, Paulo Estevão, devem entrar com um mandado de seguran-ça para impugnar tanto a chapa vencedora quanto a também derrotada de An-derson Monteiro.

De acordo com Bor-ges, as chapas entregaram documentos incompletos, nenhuma delas apresentava a quantidade de candidatos que o PTB teria. “O esta-tuto do PTB é bem claro quando cita que, antes da convenção, é preciso apre-sentar uma chapa completa. Só a nossa estava completa, as outras estavam irregula-res”, defendeu, ressaltando que, como conseguiu 12 votos, o que representa na convenção mais de 20% do total, solicitará na Justiça que seja referendada a sua candidatura própria ao go-verno, tendo Paulo Estevão como vice e Alcides Bernal (PP) como opção ao Sena-do.

‘Minirreforma eleitoral’ só em 2016

A m i n i r r e f o r m a eleitoral (Lei nº 12.891/2013,) só

vai valer a partir de 2016. A decisão foi tomada na noite da última quarta--feira, (24), pelo plenário do Tribunal Superior Elei-toral (TSE).

Segundo os ministros, o Artigo 14 da Constitui-ção estabelece que altera-ções no processo eleitoral devam ser realizadas até um ano antes da eleição. Além disso, o TSE en-tendeu que a norma não pode ser aplicada porque o processo eleitoral já teve início, com as convenções partidárias. Por isso, as mudanças não poderão ser aplicadas no pleito deste ano. A minirreforma foi aprovada pelo Congresso no fim de 2013

A nova lei prevê a re-dução de custos nas cam-panhas eleitorais. Para isso, despesas com alimentação são limitadas. Os gastos com e aluguel e veículos serão limitados a 10% e

20% respectivamente.O texto prevê também

a proibição de propagan-da eleitoral em vias públi-cas, como a afixação de cartazes. No entanto, li-bera o uso de bandeiras e de mesas para distribuição de material, contanto que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.

Também proíbe a substituição de candida-tos a menos de 20 dias das eleições e obriga a publica-ção de atas de convenções partidárias na internet em

até 24 horas. Com a minir-reforma a contratação de cabos eleitorais será limi-tada a 1% do eleitorado, em municípios com até 30 mil eleitores.

Acima disso, será pos-sível empregar uma pes-soa a cada mil eleitores a mais. A lei também autori-za que políticos que rece-beram punição da Justiça Eleitoral parcelem a multa em até 60 vezes, desde que cada parcela não ultrapas-se o limite de 10% de seus rendimentos.

Page 23: Edição 136

Campo Grande - MS, 29 de Junho de 2014 - Página 23.com.br

!

l berdade!NUTRIÇÃOCULINÁRIA

Croquete de mandioca

Creme de limão com Bis

[email protected]

www.gbgraficaebrindes.com.br

R. Navirai, 525 - Vl. Margarida

3028-73399908-7339 / 9232-3229

LIGUE E FAÇA SEUORÇAMENTO:

Ingredientes:4 xícaras (chá) de mandioca cozida (cerca de 600 g)3 ovos4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado2 colheres (sopa) de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento químico em póSal a gostoPimenta-do-reino moída a gostoSalsa picada a gosto2 claras batidasFarinha de rosca para empanar

Ingredientes:1 lata de leite condensadoSuco de 2 limões1 lata de creme de leite1 caixa de Bis picado

(Fonte: mdemulher)

(Fonte: mdemulher)

Gengibre: conheça os benefícios do alimentoA raiz de sabor forte combate o mau hálito, além de ajudar na digestão e na dieta, já que favorece a queima das gordurinhas.

Veja alguns bene-fícios:

1. Evita o bafo - O gengibre tem ação antibacteriana, o que colabora para manter o hálito saudável. "O me-lhor é chupar pastilhas de gengibre, que devem fi car por alguns segundos na boca para fazer efeito", diz a nutróloga Marcella Garcez, diretora da Asso-ciação Brasileira de Nu-trologia (Abran).

2. Facilita a digestão - Segundo Marcella, vários estudos comprovam que a raiz também é efi caz para evitar e tratar náuseas, vô-mitos e gases. "Seu efeito é direto no trato gastrointes-tinal", afi rma.

3. Protege contra gri-pes e resfriados - Os óle-os essenciais de gengibre ainda têm propriedades anti-infl amatórias, antibió-ticas, antivirais e estimulam o sistema imunológico. Vai

Aproveite que, até o fi nal do ano, é a época boa

deste alimento. Rico em betacaroteno, faz bem aos olhos, ao coração, à pele e até ao cabelo Veja alguns benefícios que é ótimo para você! Promove beleza - A cenoura é fonte de beta-caroteno, potente antio-xidante que faz milagres: “Aumenta o brilho do ca-belo, fortalece as unhas e favorece o bronze”, diz a nutricionista Natalia We-rutsky.

Protege o coração - Por causa da presença das fi bras, e também do beta-caroteno, o legume ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir as doenças car-díacas.

Benefi cia os olhos - No organismo, o beta-caroteno da cenoura se

um chazinho aí?4. Contribui para o

emagrecimento - O gen-gibre possui gingerol, uma substância que acelera o metabolismo e, com isso, favorece a queima das gor-durinhas.

5. Afasta as rugas - Da mesma forma que age con-tra gripes e resfriados, seu poder antioxidante também combate os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele. Que beleza!

Preste atenção!Segundo a nutróloga

da Abran, quem tem pro-blemas de coagulação do sangue e diabetes deve fi car atento ao consumo excessivo de gengibre, pois ele tem ação antico-agulante e também dimi-nui os níveis de glicose no sangue. Assim, se você já toma remédio para tratar esses problemas, o melhor é ter cuidado ao consumir a raiz.

Cenoura protege o coração e promove a beleza

transforma em vitamina A, fundamental para a retina e a saúde ocular.

Previne o envelhe-cimento - Ainda por seu poder antioxidante, ela

combate os radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento das células. Adeus, rugas!

Aumenta as defesas do corpo - “A cenoura

tem vitaminas e minerais importantes que ajudam a produção de células de de-fesa e fortalecem o sistema imunológico”, afi rma a es-pecialista.

Modo de preparo: Passe a mandioca no espremedor. Ponha em uma tigela e acrescente os ovos, o queijo par-mesão, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e a salsa. Misture bem com uma colher até obter uma massa ho-mogênea. Forme rolinhos e corte os croquetes. Transfi -ra para uma travessa enfarinhada, cubra com fi lme plás-tico e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Passe o croquete na clara e na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Dica: recheie com queijo ou carne-seca dessalgada e desfi ada.

Modo de preparo:No liquidifi cador, bata o leite condensado com o sumo de limão até formar um creme. Misture delicadamente o creme de leite. Em taças individuais, intercale cama-das de creme e Bis. Decore com raspas de limão e leve a geladeira no mínimo 4 horas antes de servir. Dica: Substitua o chocolate Bis por biscoito waffer.

Page 24: Edição 136

Mais Liberdade para você!

O agregador de notícias moderno, prático e de fácil leitura,

que reúne todo o conteúdo veiculado diariamente.

Acessível a qualquer hora em qualquer lugar, pelo tablet ou celular.

A notícia que faz a diferença!