edicao 136

16
DOMINGO , 18/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 137 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » O POP/ROCK DA BANDA GENERU’S DIVULGAÇÃO MUDANÇA: MENOS TEMPO NO TRAJETO PELA SANTOS NEVES A PARTIR DE AMNHÃ, QUEM ANDA DE ÔNIBUS VAI PASSAR PELA AVENIDA MAIS RÁPIDO » CIDADES | Pág 11 ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 02 FILOSOFIA DE “BUTIQUIM” POR RICARDO LEMOS ESPORTES | Pág 14 HOJE TEM SEGUNDA RODADA DO MUNICIPAL DE FUTEBOL APARTAMENTO NO BAIRRO GILBERTO » MACHADO SO NÃO PEGOU FOGO PORQUE O SOCORRO CHEGOU A TEMPO PASSE LIVRE: MAIS CONTROLE, MAIS VIAGENS PANELA ESQUECIDA NO FOGO QUASE CAUSA INCÊNDIO DIREITOS HUMANOS EM DEBATE NA CÂMARA SEGURANÇA | Pág 13 ESPECIAL | Págs 04 e 05 GERAL| Pág 06 FERNANDO SABINO ILUSTRAÇÃO FILIPE RODRIGUES

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 04-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 136

DOMINGO, 18/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 137 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » O POP/ROCK DA BANDA GENERU’S

divu

lgaç

ão

MUDANÇA: MENOS TEMPO NO TRAJETO PELA SANTOS NEVESA PARTIR DE AMNHÃ, QUEM ANDA DE ÔNIBUS VAI PASSAR PELA AVENIDA MAIS RÁPIDO » CIDADES | Pág 11

ARTIGO >> >> WWW.AQUIES.COM.BR>> PÁG 02 FILOSOFIA DE “BUTIQUIM”POR RICARDO LEMOS

ESPORTES | Pág 14

hOjE TEm SEGUNDA RODADA DO mUNICIPAL

DE FUTEBOL

APARTAMENTO NO BAIRRO GILBERTO »MACHADO SO NÃO PEGOU FOGO PORQUE O SOCORRO CHEGOU A TEMPO

PASSE LIVRE: mAIS CONTROLE, mAIS VIAGENS

PANELA ESQUECIDA NO FOGO QUASE CAUSA INCÊNDIO

DIREITOS HUMANOS EM DEBATE NA CÂMARA

SEGURANÇA | Pág 13

ESPECIAL | Págs 04 e 05GERAL| Pág 06

FERNaNdo SaBiNo

iluS

TRaç

ão

Fili

PE R

odRi

guES

Page 2: Edicao 136

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

Há 10 anos, quando terroristas atacaram os EUA na manhã de 11 de setembro, muita gente soube pela televisão. Pessoas presas dentro das torres do World Trade Center, em Nova York, usaram seus telefones celulares para ligar para parentes e amigos. Pessoas nas ruas e em prédios próximos registraram muitas imagens. Mas o compartilhamento de informações com o mundo era mais limitado do que é hoje, na era das redes sociais na internet.

Em artigo no Vancouver Sun [10/9/11], a jornalista Gillian Shaw compara o sistema de comunicação na época dos atentados de 2001 com o a tragédia, julho passado, na Noruega. Enquanto o assassino Anders Breivik caçava vítimas em um acampamento de verão na ilha de Utoeya, jovens em fuga postavam alertas online e descreviam para o resto do mundo a situação de terror que viviam naquele momento. Houve ainda quem usasse as redes para avisar que estava bem ou pedir ajuda para encontrar pessoas desaparecidas.

Em março, logo depois do terremoto e tsunami que devastaram parte do Japão, o Google usou sua página de resposta a crises para publicar informações relati-vas ao desastre, incluindo uma ferramenta de busca de pessoas.

Nos ataques de 11 de setembro de 2001, ligações e mensagens de voz foram o principal meio de comu-nicação, e mesmo esta comunicação foi prejudicada por conta dos sistemas de telefonia sobrecarregados – tanto pelo aumento no tráfego como pelos danos causados à infraestrutura. Mensagens de texto ainda eram limitadas comparadas a hoje, quando centenas de milhares delas são trocadas diariamente. Acessar contas de e-mail via celular também era algo raro.

Desta forma, era difícil obter notícias de vítimas ou sobreviventes. Se existissem Twitter e Facebook, fotos de desaparecidos poderiam ser postadas e comparti-lhadas com o mundo todo em questão de minutos. Em 2001, as pessoas passaram a colar fotos de seus entes queridos pelas ruas de Nova York em busca de informações.

É claro que o tempo não volta, e só nos resta espe-cular. Mas é fato que as mudanças tecnológicas que ocorreram desde setembro de 2001 transformaram o modo como nos comunicamos e obtemos informa-ções sobre eventos grandiosos.

Ainda que o termo “jornalismo cidadão” tenha se tornado comum nos últimos anos, grande parte das pessoas que compartilham informações nas redes so-ciais não pensa estar fazendo um trabalho jornalísti-co diante de uma tragédia – muitas estariam apenas contando para os amigos e conhecidos em sua rede o que está acontecendo ao seu redor. Estes amigos e conhecidos, por sua vez, compartilhariam aquele relato pessoal – sem os filtros da imprensa – a suas redes, ampliando cada vez mais seu alcance.

E se há 10 anos existisse o Twitter?

DOMINGO, » 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

GUILLERMO ROTHSCHUH VILLANUEVA

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

FILOSOFIA DE “bUTIQUIM” RICARDO LEMOS » - [email protected]

Tempos modernos - solidãoO relógio finalmente mar-

cou as tão esperadas cinco horas.

Fechou a gaveta, remexeu na bolsa, certificando-se de que estava tudo lá, conferiu a mesa de trabalho mais uma vez.

Levantou-se e rumou apres-sadamente em direção à saída, resmungando “até amanhã” e “boa noite” aos colegas de trabalho.

No hall do elevador, en-quanto esperava, uma amiga a cumprimenta efusivamente e começa a disparar uma série de frases que lhe pareceram ininteligíveis. Parece, não es-tava bem certa, que a convi-dou para um happy hour ou coisa parecida, que cuidou de recusar meio polida, meio distante. Estava com pressa. Tinha assuntos urgentes a tratar.

Parou rapidamente no mercado da esquina, com-prou alguns enlatados, creme dental, sabonete; somente o essencial, pra agüentar até o fim do mês. Na caixa regis-tradora, a atendente puxou conversa, como sempre fazia com os clientes mais assíduos. Mas ela parecia não escutar. Balbuciou qualquer coisa e despediu-se apressada.

Tomou o ônibus na para-da de sempre, onde sempre as mesmas caras pareciam aguardar ansiosamente a apa-rição do coletivo descendo a movimentada avenida. Evita-va olhar para os lados, como se assim inibisse os habituais colegas de se aproximarem e puxarem conversa. Olhava o relógio a cada cinco segun-dos, como se pudesse acelerar a marcha do tempo ou dissi-par a balbúrdia do trânsito.

Embarcou, procurou um assento. Impossível, princi-palmente naquele horário. Um jovem cedeu-lhe lugar para que se sentasse (coisa ra-ríssima nos dias de hoje), ela agradeceu entre dentes e de olhos baixos e antes que ele pudesse lhe dirigir qualquer gracejo, sacou da bolsa um livrinho e fingiu mergulhar na leitura.

Desceu do ônibus e percor-reu a passos rápidos e com os olhos grudados no chão as duas quadras que lhe separavam do pequeno apartamento.

Cumprimentou com um grunhido o porteiro, pensou em checar a caixa postal, mas desistiu. Venceu os seis lances de escada que a levariam ao terceiro andar já com as cha-ves na mão.

Escancarou a porta, largou a bolsa e as sacolas de compras sobre a mesa, fez um ligeiro cafuné no gato, que apareceu preguiçosamente mais para ver que barulho era aquele que pra cumprimentá-la e correu para o quarto, sentan-do-se em frente ao computa-dor que permanecera ligado e digitando freneticamente : WWW. CHATSOLIDAO.COM.BR.

Sentia-se só.Precisava muito conversar

com alguém.

Ricardo Lemos é pai, filho, geminiano, escritor, jornalista, membro do “TÔ DENTRO”; enfim, um filho de Deus, como você. Atualmente publicando nos blogs Arroubos Literários, Olho Mágico 365 e TAMTA – incubadora de idéias.

Page 3: Edicao 136

INTERINO aQUItem

Um leitor mandou e-mail com a foto apontando excesso de bagagem na motocicleta de entregador dos Correios. Segue, na íntegra, o texto que veio em anexo a foto: “Tirei a foto nessa manhã de sábado. Mas, constantemente os motociclistas da ECT andam com excesso de peso nas motocicletas comprometendo a segurança deles e de terceiros. Bem como a durabilidade dos veículos. Risco também para as encomenda dos clientes. Reparem que o motociclista está com uma bolsa lotada em cima do tanque, comprometendo a dirigibilidade. É proibido por lei carregar objetos no tanque da moto”.

Quem compareceu na reunião do PMDB foi José Tasso. Segundo informações, ele aproveitou para tentar pôr fim à animosidade política entre ele e o ex-prefeito Roberto Valadão. A bem da verdade, ambos são lideranças importantíssimas e, por não configurarem mais disputas, deveriam mesmo deixar de lado diferenças passadas e seguir rumo ao que for melhor para o município.

O Governo do Espírito continua proporcionado melhorias de vida à população capixaba por intermédio do Programa Nossa Casa. Na última sexta-feira, mais 10 famílias, vítimas das chuvas que atingiram o município de Iconha, receberam as chaves do imóvel novo e deixaram, em definitivo, os locais de risco em que viviam até então.

O PT, por sua vez, que sequer foi convidado para a reunião no diretório do PMDB, soltou aquela velha frase: “quem ri por último, ri melhor”. Ontem, nos bastidores, o assunto era o não comparecimento do PV, PSB e PR na reunião. Alguns militantes e dirigentes do partido disseram que isso demonstra o fortalecimento e solidificação da base, afinal, essas três siglas ocupam secretarias e cargos na prefeitura.

A tão esperada reunião do PMDB, que reuniria mais de 20 partidos ontem no diretório do partido, não saiu bem como o esperado. O PV, PSB e PR não compareceram. Eles eram considerados os principais convidados e sinalizariam a formação de um possível ‘blocão’ para 2012. Com isso, fica ainda mais indefinido o quadro para as próximas eleições.

Quem está feliz da vida é o vocalista da banda Art & Voz, Eliomar (foto). Na noite da última sexta-feira o grupo comemorou 16 anos de estrada. A festa aconteceu para convidados no Clube Ita e reuniu centenas de amigos e admiradores. A noite estava bem animada e quem não foi perdeu. Eliomar se fantasiou de tudo que é jeito, mostrando seu potencial artístico e de interpretação de músicos famosos. Fica o registro, os parabéns e o desejo de mais sucesso.

e-mail do leitor José tasso

Casas populares

Na base

PV, PR e PSB não comparecem em reunião com PmDB

Feliz da vida

eSPaÇO POPULaR

DOmINGO, 18/09/2011 CaCHOeIRO De ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRtICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238

DIVU

LGaÇ

ÃO

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNtáRIOS DIVeRSOS Na ReDe SOCIaL

Funcionários dos Correios que estão em greve, sentados na porta da agência na Praça Jerônimo Monteiro, em manifestação de greve

Page 4: Edicao 136

Implantando em janei-ro deste ano, o programa Passe Livre deixou de ser popular e ganhou cará-ter social. A ampliação e modernização tiveram início após uma parceria entre a prefeitura de Ca-choeiro de Itapemirim e o Consórcio Cachoeiro Integrado (CCI), que passou a utilizar a mesma tecnologia de bilhetagem eletrônica do transporte pago.

Com isso, foi possível a concessionária de trans-portes público do mu-nicípio, a Flecha Branca, administrar a quantidade de usuários que utilizam o coletivo. Embora o pro-grama tenha sido criado com o objetivo de sub-sidiar o transporte para os mais carentes, o anti-go modelo não permitia

esse controle por parte do município e da empresa responsável.

De acordo com o dire-tor-presidente da Agersa, que regula o transporte público, Luiz de Olivei-ra Silva, em sete meses de projeto foram dispo-nibilizadas 583 mil via-gens, sendo desse total, somente 155 mil utiliza-das pelos usuários. Foram feitos 2.100 cadastros e desse total, 1.384 usaram o transporte no mês de agosto.

“A avaliação que fa-zemos é extremamente positiva. O sistema foi readequado e quem pre-cisa do transporte está usando, que são os de-sempregados, doentes e estudantes. Estamos dis-ponibilizando o projeto dentro da lei para atender quem precisa”, disse.

A prefeitura tem dis-ponível para gastar com

o projeto R$ 150 mil, mas tem gastado em mé-dia R$ 55 a R$ 60 mil. “Agosto foi um mês atí-pico, pois gastamos R$ 39.400,00. Isso mostra que os usuários estão conscientes quanto ao uso do dinheiro público e só usam quando preci-sam”, continuou Luiz.

Com a tecnologia da bilhetagem eletrônica, o município pôde identifi-car e cadastrar quem real-mente não tem condições de pagar a passagem. No sistema antigo, a média de usuários do Passe Li-vre era de 6.000 a 7.000 por dia.

“As pessoas que pre-cisam, estamos dispo-nibilizando também as concessionárias distritais. Quem mora nos distritos também tem direito ao acesso gratuito”, comple-tou o diretor-presidente da Agersa.

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 ESPECIAL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Passe Livre: muitos usuários utilizavam o serviço sem necessidade

COM A bILHETAGEM ELETRôNICA, TANTO A PREfEITURA QUANTO A EMPRESA QUE »ADMINISTRA OS ôNIbUS DA CIDADE, CONSTATARAM QUE NEM 50% UTILIzAM AS vIAGENS

DISPONIbILIzADAS

Luiz de Oliveira Silva contou que somente quem precisa está usando o Passe Livre

ALISSANDRA [email protected]

filipe rodrigues

O cadastramento pode ser na sede da Secretaria Muni-

cipal de Desenvolvimento Social, na Ilha da Luz. CONtINuA

Page 5: Edicao 136

Com as mudanças do Passe Livre, somente pes-soas com renda familiar de até R$ 140,00 por mês têm direito a usar o co-letivo de graça. Antes da mudança a medida gerou um misto de revolta e preocupação, sobretudo para quem ganha um sa-lário mínimo por mês, já que o valor a ser pago com a passagem compromete 20% do pagamento.

De acordo com o ge-rente de tráfico da Flecha Branca, Renato Borges, a empresa não tem recebido mais reclamações dos usu-ários. “Essa é uma medida acertada do governo. São poucas as pessoas que es-tão utilizando o sistema. A quantidade ofertada é maior que a demanda. Como muitas pessoas não

utilizam mais, as reclama-ções estão infundadas”, disse Renato.

Ele contou que o sis-tema de bilhetagem im-plantado ao Passe Livre beneficiou quem real-mente precisa. “Quem precisa está usando bem. Temos todas as linhas disponíveis e em qual-quer horário. É um ga-nho muito grande para o município”, continuou o gerente.

O gerente explicou que cada cartão tem um de-terminado tempo de uso e com isso, os usuários procuram a empresa as-sim que acaba a validade. “A prefeitura hoje só paga a quantidade utilizada. Antes o município per-dia muito, agora não”, ressaltou.

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05ESPECIALwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

De acordo com a Flecha Branca, das 60 mil viagens disponíveis no Passe Livre, somente 25 mil são utilizadas

ilustração

físico, portador de HIV, estudantes da APAE, estudantes do Lions, renal crônico, deficiente mental e visual, idoso (acima de 65 anos), acompanhantes de deficientes, portador de tuberculose, guardas municipais, agentes de trânsito, policiais militares e civis, atiradores do Tiro de Guerra, fiscais da prefeitura, professores da APAE e do Lions, carteiros, comissários de menores, oficiais de

Além do projeto do Passe Livre, muitos usuários têm a gratuidade que a empresa, por lei, é obrigada a oferecer. Com isso, a Flecha Branca deixa de arrecadar quase R$ 5 milhões por ano. “Essa é uma Lei Municipal e cerca de 20% das pessoas que são transportadas no mês, tem gratuidade”, explicou Renato.

Tem direito à gratuidade as seguintes categorias: deficiente

GRATUIDADE

Passe Livre

Justiça e crianças menores de cinco anos.

Para completar, Renato contou que os idosos são os que mais se movimentam. “Eles são os que mais utilizam a gratuidade. Essas pessoas têm que se identificar com as carteirinhas, mas fazemos o cadastro e como hoje todos passam na roleta, é mais fácil termos o controle. A bilhetagem eletrônica nos permite isso”, finalizou o gerente.

Renato Borges contou que cerca de 20% da somatória dos passageiros de um dia, tem gratuidade

divulgação/cmci

Page 6: Edicao 136

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 GERAL

Direitos Humanos é um tema que está em evidência no país e no mundo. O Brasil, por sua vez, vem sinalizando para as demais nações que se preocupa com as necessidades básicas para uma sobrevivência dig-na de cada ser humano. Muito embora o Espírito Santo, inevitavelmente Cachoeiro, seja conside-rado interior para alguns Estados da federação, lideranças políticas e so-ciais estão antenadas no assunto e regularmente propõem debates sobre o tema, com o objetivo de fortalecer o movimento. Ontem, a Câmara Mu-

nicipal foi o espaço para esse tipo de evento.

Começou na noite de sexta-feira e terminou ontem à tarde o Encontro Estadual do Movimen-to Nacional de Direitos Humanos. Representan-tes de outros municípios estiveram presentes, com destaque para o profes-sor Pedro Bussinger. No primeiro dia do even-to, o também professor José Pontes Schayder foi quem comandou o deba-te, falando um pouco so-bre a história do Espírito Santo e a maneiro como ela vem sendo contada.

Ontem, o encontro teve início às 8h00. A Câmara Municipal ga-nhou nova “cara” e tons diferentes. Bandeiras do

Brasil, do revolucionário Che Guevara, do Movi-mento de Direitos Hu-manos, remeteram a um sentimento de luta por causas coletivas e respei-to mútuo.

Para o coordenador do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Cachoeiro, Aristides Fonseca, foi mais uma oportunidade de avançar nessas questões. “Sabe-mos da luta das minorias por tratamento igualitá-rio e mais espaço na so-ciedade. Além disso, mo-vimentos religiosos que ainda sofrem algum tipo de preconceito... enfim, muita gente que precisa de apoio e estamos juntos por uma sociedade mais justa”, destacou Fonseca.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cachoeiro debate Direitos HumanosREPRESENTANTES DE DIvERSOS MUNICíPIOS ESTIvERAM PRESENTES PARA TRAçAR NOvOS ObjETIvOS »

filipe [email protected]

fernando sabino

Page 7: Edicao 136

O sul do estado está re-pleto de artistas e cada um deles aos poucos vem conquistando seu devido lugar. Garra, perseverança e luta seriam um dos pou-cos adjetivos para mostrar o quanto esses guerreiros acreditam no que fazem e bem. Na edição de hoje, trouxemos uma entrevista com a Banda Generu´s. Os meninos estão na es-

Aspectos sociais, econômi-cos, políticos e culturais do sul do estado nos séculos 19 e 20 são analisados por historiado-res na coletânea “Vestígios da História Sul Capixaba em 11 narrativas”, que será lançada amanhã, em Cachoeiro de Itapemirim, com apoio da Lei Rubem Braga de incenti-vo à cultura.

O livro reúne artigos que perpassam temas como a

trada há cerca de três anos, e contam um pouco dessa vivencia, que classificam de difícil e prazerosa. O voca-lista do grupo Renan Lessa, foi quem nos concedeu a entrevista.

De onde surgiu a ideia de montar a banda?

Renan - A banda acon-teceu ao acaso. Tinha um projeto de tocar em bares da cidade em um formato acústico e chamei dois ami-gos, que também tocavam,

para compor essa sonori-dade. Durante os ensaios apareceram oportunidades e pessoas que tornaram viável pensar nisso tudo como um grupo.

Qual a formação atual do grupo?

Atualmente somos em cinco componentes. Renan Lessa (vocal e violão), Rafael dos Santos (baixista), Felipe Vieira (guitarrista), Rafael Ricco (percussionista) e Ro-berto Moraes (bateria).

Quais são as influências musicais da banda, e no que elas ajudaram no per-fil do grupo?

Escutamos de tudo. O engraçado é que cada es-tilo musical diferente nos ajuda a compor com uma cara especialmente nova para o nosso som. Mas di-ria que bandas como: Jota Quest, Lulu Santos, Nando Reis, Barão Vermelho são algumas que você encon-traria facilmente em nossa playlist.

De onde surgiu o nome Generu’s?

Remete a história de tocar em barzinho, pois em bar, você deve tocar de tudo um pouco. O públi-co é variado e muitas vezes exigente. Então, quan-do estávamos ensaiando, tentávamos criar um re-pertório mais variado e agradável possível. Daí surgiu “Generu’s” fazendo alusão aos diversos gêneros musicais que você ouve na noite.

Quais são as músicas mais tocadas nos shows?

Tocamos de tudo um pouco. Passamos pela MPB, o rock internacio-nal, baladas românticas e voltamos ao Pop/Rock nacional característico da banda hoje.

A banda tem composições próprias?

Sim. Atualmente estamos em finalização do nosso pri-meiro CD independente. Serão 10 músicas autorais. A maioria das composições quem faz sou eu.

Como surgem as compo-sições?

Elas simplesmente vêm. Quando vejo, já estou com o meu violão e qualquer coi-sa que grave a melodia que está na minha cabeça e saio rabiscando até sair algo.

Como é ser uma banda do interior? E qual é o lado bom e ruim?

Sem dúvida não é uma ta-refa fácil. Mas acredito que as dificuldades servem para crescermos sempre. Se uma porta se fecha, basta pular pela janela. O show não pode parar.

Qual foi o show mais inu-sitado que a banda já fez?

O mais inusitado foi sem dúvida no ano passado. Era junho, época de festa Junina e tivemos que tocar em um Arraiá. A festa seria realizada em um sítio e nosso carro que-brou no meio do caminho, e o pior, começou a chover. Chegamos atrasados e como tivemos que sair do carro pra empurrá-lo na lama, imagina como chegamos para fazer a apresentação (Hehe). Mas no fim, tudo deu certo.

A banda já tem algum

CD gravado?Este mês estamos finali-

zando nosso primeiro CD. No final deste ano tudo es-tará pronto e todos estarão convidados a festa de lança-mento em breve.

Quem desejar saber e co-nhecer mais sobre a banda como fazer?

Hoje temos o site: pal-comp3.com.br/generus e o facebook.com/bandage-nerus. Nos dois links você pode encontrar todas as novidades da banda, confe-rir nossa agenda de shows, ver nossas fotos, conhecer um pouco mais da história e ainda fazer downloads de nossas músicas.

Gustavo [email protected]

DOMINGO, 18/09/2011 DIÁRIO| Ano 1 | n° 137

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Banda Generu´s: O jeito pop/rock de ser

O GRupO que NASCeu NOS bAReS COMeçAR »A CONquIStAR Seu eSpAçO e Até O fIM DO ANO lANçAM Seu pRIMeIRO CD

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

divulgação

divulgação

Coletânea reúne textos sobre a história sul capixabaformação de municípios da região, o desenvolvimento cafeeiro, os movimentos abolicionistas e manifesta-ções pró-republicanas, o ad-vento da luz elétrica e a con-tracultura dos anos 1960.

Assinam os textos profes-sores da Universidade Fe-deral do Espírito Santo, do Instituto Federal do Espírito Santo, do Centro Universi-tário São Camilo, além de

especialistas e bacharéis em História. São organizado-res do livro Andréia Marin, Jeferson Mendes Saldanha, Michelle Scarpi Silvestre e Priscila Moreira da Silva. A publicação tem 256 pági-nas.

“É uma publicação de grande importância para compreensão do processo de formação da região sul do Espírito Santo e de sua

trajetória histórica. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o fato de a Lei Rubem Braga ter ajudado a gerar esse livro”, disse a secretária mu-nicipal de Cultura, Cristiane Paris.

O lançamento da coletâ-nea será às 19h00, no audi-tório do Centro Universitá-rio São Camilo, e faz parte da abertura da Semana de História da instituição.

Page 8: Edicao 136

02 DOMINGO, » 18/09/2011

www.AQUIES.com.br

Glauber ou Rodrigo »O cenário atual desenha uma provável disputa entre Glauber

Coelho e Rodrigo Coelho. Dois bons nomes, já que além de jovialidade possui em comum a vontade de ver a cidade crescer. O resultado desta possível disputa está na mão dos próprios, que precisarão provar quem merece o nosso voto.

Royalties do Petróleo »O governo federal está com a difícil tarefa de definir

quanto dos lucros de exploração do petróleo ficarão para os municípios produtores. Fato é que mesmo que os governadores do Sudeste consigam resguardar nossas porcentagens, ainda sim, terão grandes perdas de dinheiro.

Investindo no Futuro »Enquanto isso vale uma observação sobre o que

os municípios produtores de petróleo estão fazendo com a grana alta que entra todo mês nas contas da administração. No caso de Presidente Kennedy, pelo pouco que sei nestes primeiros anos a grana está sendo investida na educação, saúde e social.

Uniforme da Mulher Moderna »A Barezy do Shopping Sul acertou em cheio quando

decidiu abrir uma loja exclusiva para as mulheres modernas. Prova disso é que muitas empresárias bem sucedidas da cidade, desfilam por aí usando as lindas camisas da Dudalina, que estão entre as mais desejadas. Sem falar nas outras grifes top.

Doação de Órgãos »A importância da doação de órgãos está em evidência

neste mês de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, no próximo dia 27. A Santa Casa de Cachoeiro desenvolverá várias ações de conscientização sobre o assunto. Vale participar e conhecer.

Quem Será o Próximo Prefeito de Cachoeiro?

Do alto de minha experiência com campanhas políticas e com o poder público, para quem não sabe tive grande participação na eleição do Prefeito Edson Magalhães em Guarapari e por alguns anos trabalhei na Prefeitura de Cacho-eirol, vou arriscar alguns palpites sobre quem poderá ser o próximo Prefeito de Cachoeiro. Os primeiros boatos dão conta de que Valadão, José Tasso, Ferraço e Abel Santana poderão ser candidatos. Na minha simples opinião, todos sem chance de ser eleitos. Mesmo que eu tenha grande admiração, respeito e carinho por cada um dos nomes citados, vamos concordar que o tempo deles já passou e Cachoeiro precisa de novos líderes políticos. Para nosso bem, o ideal é que Casteglione fosse reeleito para dar continuidade aos seus projetos e concluísse o seu trabalho. Agora depois é que nós, eleitores, teremos que entrar em cena para dar um novo rumo a nossa cidade, que está precisando de sangue novo.

Foto Jócelys Brito

Quem também marcou presença na festa arrasa quarteirão da D+ Eventos foi o casal querido FABÍOLA LESSA e LUCIANO CARLETTE.

É claro que parte do sucesso da super festa de cinco anos da D+ Eventos oferecida por WALESKA BASSANI, realizada na última quinta se deve ao cenário perfeito do The One Club de SCANDAR NEMER, ao buffet maravilhoso de JANAÍNA

PIMENTEL e ao ótimo DJ JFERNANDO.

Page 9: Edicao 136

03domingo »18/09/2011

www.AQUiES.com.br

Altos Elogios »Só para se ter uma idéia

dos nomes bacanas que já confirmaram presença e estão super elogiando a chegada da Apple em Cachoeiro, citamos Roselee e Clemente Sartório,

Jéferson Ribeiro, Renata Magalhães, Rosane Coelho, José

Carlos Dias, Sérgio Mariano, Rômulo Gonçalves, entre outros.

Novo Consultório »E por falar em empreendedoras as psicólogas, Marcela Baptista

e Sue Hellen Viana, estão a pleno vapor com as obras de

seu novo consultório, que está ficando lindo. A inauguração está

prevista para o segundo semestre de outubro. Quem cuida da

comunicação é Wilson Ferreira.

Lançamento de Livro »Acontece amanhã à noite no

Centro Universitário São Camilo Espírito Santo, o lançamento do

livro “Vestígios da História Sul Capixaba em 11 narrativas”. A

obra abordará aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do

sul do estado nos séculos 19 e 20, analisados por vários historiadores. Entrada franca.

Inauguração da Apple

Pelo alto número de confir-mações já dá para imaginar que o coquetel de inauguração da iLab, autorizada Apple em Ca-choeiro, será um sucesso abso-luto. Há muito tempo que eu não vejo tanto entusiasmo com a chegada de um novo empre-endimento. Se bem que esta-mos falando de Apple

Fotos Jócelys Brito

Prestigiando WALESKA

BASSANI e ANDRÉ

MENEZES na festa de cinco

anos da D+ Eventos a presença

indispensável de FLÁVIO

MISSE.

Outra presença bacana na festa de WALESKA BASSANI

e ANDRÉ MENEZES foi a do artista plástico, design e

publicitário WILSON FERREIRA.

Page 10: Edicao 136

VIVAaVIDA DOMINGO, 18/09/2011 DIÁRIO| Ano 1 | n° 137

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

www.AQUIES.com.br

BAtAtA-doce para secAr a BArrIgAChEGOU O AVAl QUE NAS REfEIçõES DE QUEM pREtENDE ENxUGAR AS MEDIDAS E CONtROlAR O DIAbEtE »

REDAÇÃ[email protected]

É difícil acreditar que algo que tenha a palavra doce no nome ajude a emagrecer. Pois essa batata originária da América Central auxilia a exterminar os quilos a mais com muita doçura. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da College of Agriculture and Life Sciences, nos Esta-dos Unidos.

O poder desse tubérculo se deve a seu baixo índice glicêmico, o famoso IG. Isso significa que ele é digerido de forma mais lenta e, portanto, dá mais sacieda-de, auxiliando no combate à obesidade. E, por liberar a glicose de forma gradual, evita que ela seja armazenada no corpo feito gordura.

Não à toa, graças à geração equilibrada de energia proporcionada pelo vegetal, a batata- doce é considerada o alimento dos atletas. Afinal, propicia que o açúcar

seja absorvido na medida exata. Daí, o corpo não se vê obrigado a secretar do-ses exageradas de insulina, o hormônio responsável por botar esse combustível adocicado para dentro das células. “Em outras palavras, a pessoa tem disposição de sobra para se exercitar. A dica é o se-guinte: o ideal é consumi-la entre uma e duas horas antes da atividade física.

A batata-doce é benéfica até para quem apresenta tendência ao diabete. Afinal, com a produção de insulina na dose certa, o pâncreas, encarregado de fabri-cá-la, não trabalha adoidado. Assim, o indivíduo não desenvolve resistência à substância, um fator por trás do tipo 2 da doença. O estudo americano ainda descobriu que a variedade Beauregard, que está chegando agora ao Brasil, tem o mesmo padrão proteico de suplementos vendidos até pouco tempo no exterior para controle da glicose no sangue de portadores do distúrbio.

Na hora de comerEvite prepará-la com óleos para não

engordá-la. Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe-a com a casca. As-

sim, você desfruta das fibras. Adoce seu cardápio com o ingrediente de duas a três vezes por semana e complete o prato com proteínas.

Page 11: Edicao 136

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 11CIDADESwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Trânsito: menos tempo no trajeto de ônibus pela Santos Neves

PARTE DOS ITINERáRIOS vAI PASSAR A USAR A LINHA vERMELHA, NA ALTURA DO bAIRRO OTTON MARINS »divulgação/PMCi

e fazer o contorno pelo trevo do IBC (Sesi).

Quem está na Santos Neves na altura do bairro Otton Marins e quer acessar a região da igreja São Francisco:

-Deve buscar ruas alternativas, pois a conversão à esquerda próximo ao posto de gasolina Alfa fica proibida

Quem está na Linha Vermelha na região do bairro Otton Marins:

-Pode tanto continuar o trajeto pela Linha Vermelha quanto fazer a conversão à esquerda - na área da igreja São Francisco – para acessar a Santos Neves. Próxima dali, a rua Francisco de Almeida Ramos, no Otton Marins, passa a ser de mão única, com sentido para quem entra no bairro.

Quem faz o trajeto BNH - Centro na Santos Neves e está para acessar o trevo do bairro Gilson Caroni:

-Terá que acessar obrigatoriamente a Linha Vermelha, ou para voltar ao IBC no novo retorno ou para seguir para o centro.

Quem segue pela avenida Jones dos Santos Neves no sentido Centro – BNH:

-Segue o trajeto normalmente, mas agora com acréscimo de uma faixa de rolamento no novo trecho de mão única: que vai da altura da igreja São Francisco, no bairro Otton Marins, até a entrada para o bairro Gilson Caroni.

Quem vai acessar o trevo que dá acesso ao bairro Gilson Caroni e quer fazer conversão à esquerda para o bairro IBC:

-Deve entrar no novo corredor exclusivo para conversão à esquerda, que ficará nesse trevo, no centro da pista, com proteção de muretas e tachões reflexivos. Para sair do corredor, o motorista precisa aguardar e dar preferência aos veículos que sobem a avenida no sentido BNH – Centro.

Quem já está no bairro Gilson Caroni e quer acessar a Linha Vermelha:

-Precisa obrigatoriamente descer a Santos Neves

ENTENDA O QUE MUDA NA REGIÃO DO IbC

A partir das mudanças no trânsito da região do bair-ro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim, as principais linhas de transporte coleti-vo urbano que passam por ali terão ganho de tempo, em cerca de dez minutos. As alterações estão sendo realizadas pela prefeitura durante esta semana e pas-sam a valer nesta segunda-feira (19).

A previsão é da conces-sionária Flecha Branca, res-ponsável por essas linhas. São ônibus que fazem hoje parte do trajeto BNH - Centro pela avenida Jones dos Santos Neves, uma das mais movimentadas da ci-

dade, mas vão passar a usar a Linha Vermelha, via com duas faixas de rolamento no mesmo sentido. A San-tos Neves passa a ser tam-bém de mão única, para o sentido contrário, Centro – BNH, e com isso ganha automaticamente uma se-gunda faixa de rolamento.

A linha Nossa Senhora da Penha x Parque Laran-jeiras via Otton Marins, no sentido de ida para o Parque Laranjeiras, tam-bém sofrerá alteração de itinerário: no bairro Otton Marins, o veículo não vai mais passar nas ruas José Lobato e Luiz Tassinari. Serão acrescentadas ao iti-

nerário as ruas Nelo Borelli e Rubens Rangel.

Ao longo do trecho trans-formado em mão única, os pontos hoje usados pelos passageiros que querem em-barcar em ônibus no senti-do BNH - Centro serão transferidos para a Linha Vermelha. Na Santos Ne-ves, muda também o ponto de ônibus na entrada para o bairro Gilson Caroni, que passa para a região próxima à empresa Karmaq.

Para receber as novas re-gras, a região passa nesta se-mana por uma série de alte-rações, com parceria entre as secretarias municipais de Defesa Social (Semdef)

e de Obras (Semo). São novos pontos de parada de ônibus, placas, pintura na pista, tachões reflexivos e muretas de proteção para divisão de pistas.

“O projeto foi desenvol-vido pela Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), com base em estudos antigos e atuais, e aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito. Paralelamente, estamos orientando mora-dores e motoristas sobre as mudanças, em visitas cons-tantes à região”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson.

filiPe rodrigues

Page 12: Edicao 136

Distribuição de diversas mudas nativas da Mata Atlântica, reflorestamento de uma área ciliar do rio Itapemirim e cursos fazem parte da programação do

projeto Planta Cachoeiro deste ano. As atividades em comeração ao dia da árvore começam na quar-ta-feira (21) e se estendem até sexta (23).

Na praça Jerônimo Monteiro, no centro da ci-dade, o dia da árvore (21) será lembrado com a dis-tribuição de 500 mudas de espécies nativas como ypê, jequitibá rosa, paineira, pau d’alho dentre outras.

“É uma forma de alertar a população para a preser-vação da área vegetal tanto na cidade quanto na área rural. O trabalho deve ser em conjunto, por isso é fundamental o envolvi-mento de todos”, enfatiza o secretário municipal de Meio Ambiente, Delandi Macedo.

Já no bairro Arariguaba, será realizado o reflores-tamento da área ciliar do rio Itapemirim, no local conhecido popularmente como “curva do caxão”. A ação é em cumprimen-to a um Termo de Ajuste de Conduta Ambiental firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Am-biente e uma empresa do município.

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 MEIO AMBIENTE

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Dia da árvore terá distribuição e plantio de mudas

ALUNOS DA ESCOLA JENNy GUARDIA vÃO APRENDER A PRODUzIR MUDAS »

DIVULGAÇÃO/PMCI

Local: Auditório da Semma “Sérgio Luíz Bastos Giri”, bairro Independência

Horário: 8h às 11h

Sexta-feira (23)Curso: Arborização Urbana

(parte prática/campo)Curso: Arborização

em via pública Local: Rua João Sasso,

no bairro São GeraldoHorário: 8 hOficina: Produção de

Mudas com a bióloga Viriane Pigatti

Local: Escola “Jenny Guárdia”, no bairro São Geraldo

Horário: 8h

Quarta-feira (21)Distribuição de mudas

de espécies nativas da Mata Atlântica

Local: Praça Jerônimo Monteiro

Horário: 8h às 12h

Quinta-feira (22)Curso: Materiais Recicláveis Local: Centro Comunitário

da Associação de Moradores do bairro Amarelo (Amobam)

Horário: 8h às 12h30Local: Associação de

Moradores do bairro Basiléia (Amobas)

Horário: 13h30 às 17h30Curso: Arborização

Urbana (parte teórica)

CONfIRA A PROGRAMAçÃOA programação contem-

pla cursos de formação em arborização urbana, com técnicas para a poda de árvores, materiais reciclá-veis e oficina de produção de mudas com os alunos da escola municipal Jenny Guardia.

Para encerrar as ativida-des do Planta Cachoeiro, a rua João Sasso, no bairro São Geraldo, vai receber o plantio de mudas. A arbori-zação da via pública vai até as proximidades da escola municipal Jenny Guardia. A atividade será feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Ur-banos e os alunos da escola.

CARInIAnA LEgALIS SíM-bOLO DO ESTADO

Também será planta-da uma cariniana legalis, espécie nativa da Mata Atlântica conhecida como Jequitibá Rosa. A árvore é considerada símbolo do Espírito Santo e será plan-tada no Centro de Referên-cia, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb), na loca-lidade de Morro Grande, na quinta-feira (21).

PROjETO PLAnTA CACHO-EIRO

O projeto Planta Ca-choeiro, desenvolvido

pela Secretaria Munici-pal de Meio Ambiente, foi lançado em setembro de 2009 com o objeti-vo de promover ações anualmente para que o município celebre o 21 de setembro, Dia da Ár-vore.

Uma das ações de-senvolvidas em edições anteriores do programa foi a escolha da árvore símbolo de Cachoeiro. A árvore escolhida foi a acácia havaiana, planta-da no final do calçadão da avenida Beira Rio, tornando-se então Patri-mônio Natural do Mu-nicípio.

Page 13: Edicao 136

O sábado começou com um verdadeiros susto para uma família no bairro Gil-berto Machado. Aquela velha história de esquecer a panela ao fogo quase termi-nou numa tragédia. O fato aconteceu no edifício Porto Fino, no apartamento 101, de propriedade de Edmur de Assis Piassi.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o aci-dente aconteceu por volta de 10h30, quando eles fo-ram acionados. Soldados da corporação informaram que

o trânsito intenso e a falta de sensibilidade dos moto-ristas que não abrem pas-sagem para a viatura passar poderiam ter atrapalhado o

atendimento, mas, no final, tudo deu certo.

Os bombeiros informa-ram que uma mulher ha-via esquecido a panela ao

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Descuido: panela esquecida no fogo quase causa incêndio em apartamento

O fATO ACONTECEU NO bAIRRO GILbERTO MACHADO. SEGUNDO OS bOMbEIROS, SE O SOCORRO DEMORASSE MAIS 10 MINUTOS O fOGO TOMARIA TODA A CASA »

filipe [email protected]

filipe rodrigues

Não deixe as crianças perto do fogão;Não acenda o forno ou os queimadores com isqueiro;Não coloque panos de prato ou outros objetos próximos ao

botijão, na tampa do fogão ou perto dos queimadores;Mantenha o registro de gás fechado e evite instalar

o fogão próximo a correntes de vento;Nunca instale um botijão com a mangueira passando por

trás do fogão e faça revisões periódicas na instalação;Mantenha sempre o cabo das panelas voltado para dentro; Nunca utilize fogareiro ou lampião

diretamente sobre botijões de 13kg; Nunca encha em demasia as panelas. Pode

ocorrer derramamento e a chama se apagar;Ao sair de casa, nunca deixe panela no fogo ou forno aceso;Certifique-se da procedência dos botijões.

VEjA DICAS PARA EVITAR ACIDENTES EM CASA:

Presidente Dilma...Deve ser fã de personagens da Disney#Nomeou Gastão...Para o turismo#Faltam o Tio Patinhas para a Fazenda...Madame Min para a a saúde...Pateta para a educação...Pato Donald para a comunicação#E ainda o Mickey Mouse...Para a Ciência e Tecnologia#Reunião de lideranças políticas...Na sexta-feira à noite...Não foi nenhuma Brastemp#Polêmica agora é a tal da zona verde..A única zona preservada em Cachoeiro que conheço ...É a da

falecida Tia Lúcia no Novo Parque#Roberto Carlos deu entrevista ao Jô Soares...Na madrugada de ontem#Nada contra...Mas ele ta parecendo um cacique Kaiapó com o seu visual capilar#E assim caminha...A humanidade#Safra da Jaboticaba já aparecendo nas feiras livres...R$ 2,50 o litro#A angola Leila Lopes, eleita Miss Universo...Foi acusada por uma revista argentina...De ser 171# Primavera chegando e a semana vai ter muitas novidades...Na

capital secreta do mundo#Umas boas...Outras nem tanto#Dia 27 é dia de Cosme e Damião...Dia de ganhar bala, bolo doce e guaraná#A partir de amanhã...Trânsito muda em algumas ruas da cidade#Depois do sonho de serem “bombadões”...Rapaziada de Cachoeiro sonham agora...Em serem lutadores da UFC#Se já não bastasse...As porradas da vida#Hoje é domingo...Dia de almoço na casa da Mãe Joana#Com direito a maiones, macarrão...E galinha...

FRASE DO PIPOqUEIRO FRASE DO SORvETEIRO

“SACANAgEM é COLOCAR UMA PLACA NO ORFA-NATO DIzENDO: “ENTRADA PERMITIDA APENAS COM ASSINATURA DOS PAIS.”

PATULEIA

“IRONIA é UM PEDóFILO CHEgAR NUMA FESTA DE CRIANçA E FALAR “Só vIM PRA COMER”.

Os seus problemas acabaram O clone da Olívia Palito, a namorada do Popeye

Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar.

Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.

Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja.

Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança cons-trutiva de idéias.

Tente contato de pessoas, cuja con-versação lhe melhore o clima espiri-tual.

Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos.

Preste um favor, especialmente aque-le favor que você esteja adiando.

Visite um enfermo, buscando re-conforto naqueles que atravessam di-ficuldades maiores que as suas.

Atenda às tarefas imediatas que es-peram por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do de-salento.

Guarde a convicção de que todos es-tamos caminhando para adiante, atra-vés de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concor-da com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.

fogo e as chamas chegaram a atingir o aparelho Sugar, que fica em cima do fo-gão. Quando os soldados chegaram conseguiram controlar as chamas, no entanto, ainda segundo informações dos bombei-ros, se o atendimento de-morasse mais 10 minutos o fogo iria se alastrar por toda a casa.

O caminhão do Corpo de Bombeiros chamou a atenção de quem passava pelo local. No momento da ocorrência, apenas uma mulher e sua filha estavam em casa e, por sorte, nin-guém saiu ferido.

Page 14: Edicao 136

A bola rola hoje em Atílio Vivácqua pela segunda ro-dada do Campeonato Mu-nicipal de Futebol. O Beira Rio recebe o Sumidouro, o Flecheiras recebe o Boa Vis-ta e o São Pedro enfrenta o Linda Aurora. O time do Praça do Oriente folga na rodada.

O campeonato teve iní-cio na semana passada e as equipes do São Pedro e Su-midouro saíram na frente na classificação. O Sumidouro venceu o Flecheiras por 2 x 1 e divide a liderança com

Os jogos das quartas de final do IV Campeonato de Futebol Society dos Comer-ciários começa hoje. Estão as equipes: Eletrocity, Estrelas Negras, Polonini, Perim, Pianna, Hortifruti, Itapuã Loja e Multipel. Os times do Hortifruti e Pianna se classi-ficaram pelo índice técnico.

Na semana passada, a Itapuã Lojas venceu o Ca-sagrande Rep. por 5 x 3 e a Multipel derrotou as Lojas

A partida entre Piúma e Muqui pelo Campeonato Sulino de 2011, que se-ria realizada na noite de sexta-feira, foi cancelada pela organização e uma nova data será definida ainda nesta semana pela Liga Desportiva de Cas-telo.

De acordo com o dire-tor técnico, Sebastião Za-nelato, os refletores quei-maram durante uma chu-

o São Pedro, que venceu o Praça do Oriente por 3 x 1 e somam três pontos.

No outro confronto da categoria Principal, o Beira Rio empatou com o Boa Vista em 3 x 3. O Linda Aurora folgou na rodada e volta à campo no fim de semana.

Pela categoria Aspirante, o Beira Rio venceu o Boa Vista por 3 x 2 e divide a primeira colocação na ta-bela de classificação com o Praça do Oriente, que der-rotou o São Pedro por 3 x 1. No terceiro confronto, o Sumidouro empatou em 1 x 1 com o Flecheiras.

A rodada prossegue no fim de semana. O artilhei-ro da categoria Aspirante é Arthur que marcou os três gols que deu a vitória ao Beira Rio. Já na catego-ria Principal, Batata (Beira Rio) e Ronald (São Pedro) dividem a artilharia com dois gols cada.

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

ATÍLIO VIVÁCQUA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM CASTELO

Equipes brigam pela ponta na segunda rodada

SÃO PEDRO E SUMIDOURO SAíRAM NA fRENTE E MARCARAM TRêS PONTOS NA »PRIMEIRA RODADA E AGORA QUEREM MANTER A LIDERANçA

Beira Rio x SumidouroFlecheiras x Boa VistaSão Pedro x Linda AuroraFolga: Praça do Oriente

PRóxIMOS jOGOS – 2 RODADA – HOjEa

Tabela Aspirante

Tabela Principal

Hoje acontece a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Atílio Vivácqua

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

Começam hoje as quartas de final Jogo entre Piúma e Muqui é canceladoPlin Plin por 7 x 4 e foram as últimas a se classificarem para a próxima fase.

O campeonato agora tem um novo artilheiro: com 11 gols, Paulo Geovane dos Estrelas Negras assumiu a ponta, seguido de Everton do Polonini, e Eduardo do Hortifruti, ambos com nove gols.

Na rodada de domingo, as equipes da Multipel e Itapuã passaram pelos seus adversá-

va que caiu em Muqui na noite de quinta-feira e a partida será remarcada.

Os participantes do Su-lino de 2011 são: Caste-lo, Atlético de Jerônimo Monteiro, Muqui, In-dependente de Mimoso do Sul, Guaçuí, Piúma e Independente de Cacho-eiro de Itapemirim.

As equipes jogarão en-tre si em turno único com jogos só de ida.

rios e garantiram suas vagas na próxima fase. O desta-que foi Bruno da Itapuã, que marcou três gols e agora soma oito no campeonato. Paulão da Multipel também se destacou marcando dois para sua equipe.

“Sabemos que o nível do campeonato está muito bom e a partir de agora começa a fase eliminatória. Esperamos jogos emocionantes”, finali-zou Sassá.

Se classificam para a fase semifinal as quatro equipes primeiro colo-cadas e os jogos serão de ida e volta, sendo a se-gunda partida no campo das equipes classificadas em 1º e 2º lugares. A fi-nal também será em duas partidas, sendo a segunda no campo da equipe que tiver a melhor campanha no campeonato contando todas as fases.

Page 15: Edicao 136

O clássico de hoje entre Botafogo e Flamengo, às 16h00, no Engenhão, além de muitos atrativos terá tam-bém o duelo de dois jogado-res que têm a confiança de seus torcedores. Os goleiros Jefferson e Felipe travarão duelo à parte, e o arqueiro rubro-negro tem levado am-pla vantagem sobre o rival.

Já são três confrontos dire-tos. Além de não ter sofrido gols no jogo pela Taça Rio e ter visto seu time ganhar por 2 a 0, Felipe também perma-neceu invicto no empate em 0 a 0 no primeiro turno do Brasileiro. Pela semifinal da Taça Guanabara, ele foi ba-tido por Loco Abreu, mas na hora dos pênaltis foi decisivo

e venceu Jefferson ao pegar dois pênaltis.

“Sempre gostei de disputar clássicos na minha carreira e na maioria das vezes consigo transformar essa alegria em boas partidas. Mas cada jogo é um jogo. Estou concentra-do e me sentindo muito bem para essa partida porque a vi-tória é fundamental. Toma-ra que eu possa estar em um bom dia novamente”, disse o camisa 1 do Fla.

Mesmo estando na Seleção Brasileira, Jefferson tentará acabar com a hegemonia de Felipe. Entretanto, o alvine-gro rejeita o rótulo de um dos protagonistas do time e mantém humildade.

“O Botafogo conta hoje com outros jogadores expe-rientes e que dividem a respon-sabilidade, como o Antonio

Carlos, Marcelo Mattos, Re-nato e o próprio Loco Abreu. Acho que isso está sendo fun-damental para a nossa boa campanha no Campeonato Brasileiro. Um clássico não se decide com um só jogador e vamos usar todo o grupo para vencer”, comentou.

Jefferson contra Felipe e um duelo recheado de boas defesas entre dois dos me-lhores goleiros do Brasil.

DOMINGO, 18/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

FLAMENGO X BOTAFOGO

BOTAFOGO X FLAMENGO

Jefferson x Felipe: alvinegro tenta superar o rival GOLEIROS DE BOTA E FLA vOLTAM A SE ENFRENTAR NO CLáSSICO. ALvINEGRO »

TENTA TRIUNFAR SOBRE O RIvAL, QUE TEM LEvADO A MELHOR

FOOTSTATSJefferson X FelipeJogos: 23 x 17Defesas: 56 x 85Média de defesas

por jogo: 3,3 x 3,7Lançamentos: 86 x 116Posse de bola:

16:47 x 20:13

Renato do Fla e do Bota: quem leva a melhor hoje?

Jefferson x Felipe: Duelo à parte no Engenhão

REDAÇÃ[email protected]

Gilvan de Souza e FÁBio CaSTRo/aGiF

Felipe GaBRiel e WandeR RoBeRTo/vipCoMM

DiferençasCarreiraO alvinegro jogou sete

anos na Espanha, enquanto o rubro-negro nunca atuou no Velho Continente.

RivaisO alvinegro jogou no

Santos e o rubro-negro atuou no Corinthians.

GolsO rubro-negro fez três

gols no Brasileiro. O alvinegro não marcou.

SemelhançasBolas paradasEnquanto o rubro-negro

tem como arma as faltas de longa distância, o alvinegro bate mais colocado.

Início no GuaraniAntes de despontarem,

eles fizeram sucesso no time de Campinas.

ExperiênciaOs dois têm mais de

30 anos, além de terem jogado fora do país.

COMPARAçÃO ENTRE OS RENATOS:

Duelo de xarás no meio de campo

O clássico de hoje, entre Botafogo e Flamengo, terá o duelo de Renatos, homô-nimos que defendem clubes diferentes, mas têm muito em comum. Nenhum dos dois figura entre os desta-ques de seus times, mas ta-ticamente são fundamentais e, também, exercem funções

de liderança sobre os demais companheiros de time.

Ambos têm praticamente a mesma idade. O rubro-ne-gro tem 33 anos e o alvinegro 32. Já passaram por grandes clubes, ganharam experiên-cia no exterior e agora estão entre os mais experientes do clássico de hoje.

O Renato rubro-negro se destaca principalmente nas bolas paradas. Ele já marcou três gols e, mesmo com o time em má fase, tem sido o mais lúcido da equipe. Como prêmio, foi a primei-ra convocação para a Seleção Brasileira.

Por outro lado, o Renato alvinegro também tem con-tribuição direta nos gols do Botafogo, mas com assistên-cias. Ele já deu quatro passes para gols neste Campeonato Brasileiro e é um dos melho-res passadores da competi-ção.

Apesar de não figurar na última lista de Mano Mene-zes, Renato já foi convocado inúmeras vezes. A primeira quando ainda jogava pelo Santos.

Talvez a principal caracte-rística dos dois seja a versa-tilidade em campo. Ambos sabem atacar, marcar com eficiência e conseguem im-primir um bom ritmo ao

jogo. Eles podem ser discre-tos muitas vezes, mas assu-miram papéis importantes taticamente.

SELEçãO BRASILEIRA Titular da Seleção Bra-

sileira pela primeira vez na carreira contra a Argentina, na última quarta-feira, em Córdoba, Renato, do Fla-mengo, aposta na disposição demonstrada para deixar uma dúvida na cabeça do técnico Mano Menezes. Já o xará alvinegro, que já teve oportunidades com outros técnicos na Amarelinha, es-pera voltar um dia.

“Espero impressionar o Mano nos treinos. Quem sabe no jogo se surgir uma vaguinha? Eu trabalhei, progredi a cada jogo e tento mostrar meu valor para rece-ber uma chance. Mesmo aos 33 anos, corro como poucos e quero mostrar meu valor”, explicou Renato, do Fla-mengo.

Pelo lado do Botafogo, Renato espera repetir o feito de 2002, quando foi cam-peão brasileiro pelo Santos. Uma conquista pode reabrir as portas da Seleção:

“Nosso grupo sabe que te-mos de melhorar. Na reta fi-nal não podemos mais errar. Temos de buscar nossos ob-jetivos. Estamos vindo com

um bom ritmo e ninguém se distanciou. Estamos na briga pelo título”, disse.

Renato ocupa um papel importante no Botafogo. Ele é um dos líderes do elenco e homem de confiança do téc-nico Caio Junior.O camisa 8 já venceu os clássicos com Vasco e Fluminense. Falta só o Flamengo.

Page 16: Edicao 136

domingo, 18/09/2011 CACHoEiRo dE iTAPEmRim E REgiÃo SUL

www.AQUiES.com.br16 EConomiA

SECOM/ESO governador do Estado

do Espírito Santo, Renato Casagrande, esteve nesta quinta-feira (15), em Bra-sília, para participar do se-minário “Federação e Guer-ra Fiscal”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Bra-siliense de Direito Público (IDP).

O evento contou com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, dos gover-nadores Eduardo Campos, Pernambuco, Geraldo Al-ckmin, de São Paulo e Tião Viana, do Acre e centenas

de autoridades, especialis-tas no sistema financeiro público nacional, diretores de empresas, investidores, analistas e doutores que de-batem novos modelos para

equilibrar o crescimento econômico com desenvol-vimento social.

“O Brasil precisa olhar para o Espírito Santo. So-fremos com a extrema falta

NACIONAL

Governador “rasga o verbo” com outras autoridades em debate sobre royalties

CASAgRAndE diSSE QUE o ESPíRiTo SAnTo é PEnALizAdo PoR ESTAR CERCAdo dE ESTAdoS mAioRES E QUER mAiS RESPEiTo QUAndo o ASSUnTo é diSTRibUiçÃo dE RoyALTiES »

de infra-estrutura federal. Somos penalizados na arti-culação nacional por estar cercado por estados que po-dem ser comparados a paí-ses, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na região sudeste. Enquanto isso, concorremos entre os piores orçamentos federais destinados aos estados bra-sileiros há décadas”, disse o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Ca-sagrande, antes de enume-rar os enormes perigos que o Estado pode ficar ainda mais exposto, caso o con-senso não prevaleça e não se chegue num entendi-mento em temas que estão

na ordem do dia na capital federal.

“Antes de tentar acabar com a guerra fiscal entre os Estados, o governo Fe-deral precisa assumir sua responsabilidade e investir em infra-estrutura fede-ral no Espírito Santo. O aeroporto de Vitória é o pior do Brasil. Por ano, transportamos mais de 3,5 milhões de passageiros num espaço projetado para receber 500 mil pessoas até um mês atrás. Agora, com a abertura de dois módulos operacionais de embarque e desembarque, passamos a atender 1,3 milhão passa-geiros, ainda muito aquém

do necessário”, acrescentou o governador.

O seminário “Federação e Guerra Fiscal” foi encerra-do pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen e pelo ministro do Desenvol-vimento, Indústria e Co-mércio Exterior, Fernando Pimentel. Ainda em Bra-sília, o governador Renato Casagrande reuniu-se com os senadores capixabas Ri-cardo Ferraço e Ana Rita. Eles estiveram com o se-nador do Piauí, Welington Dias, tentando um enten-dimento entre estados pro-dutores e não-produtores de petróleo sobre a distribuição dos royalties do petróleo.