edição - 13

24

Upload: giro-sa

Post on 01-Aug-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 13
Page 2: Edição - 13

Opinião[Editorial]

2 Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Diretor Executivo: Wilson Feitosa[[email protected]]

Publisher: Cláudia Azevedo[[email protected]]

Diretora Administrativa:Ana Gurniak [[email protected]]

Diretora Financeira: Daniela Ducatti Junqueira[[email protected]]

Diretor Comercial: Antonio Baldini[[email protected]]

Editora Chefe: Graziela Costa MTB 26268[[email protected]]

Cenário Urbano: Vânia Alves[[email protected]]

Classe A: Andressa Besseler [[email protected]]

Política e Economia: André Bitten-court [[email protected]][[email protected]]

Revisão: Bia Mansur

Fotografia: Anderson Alves [[email protected]]

Projeto Gráfico: André Costa

Editor de Arte: Erick Hurpia[[email protected]]

Diagramação: Ana Hurpia[[email protected]]

Help Desk: Pablo dos Anjos[[email protected]]

Colaboradores: Eduardo Dias(classe A) e Carlos Müller (ilustração)

Calçada dos Cravos, nº 130,Centro Comercial Alphaville, Barueri Tel. 4208-3777. Cep. 06453053[[email protected]]www.metropolesa.com.br

Agências de Notícias Agência Estado

Impressão: CLYCompanhia Lithographica Ypiranga

Tiragem semanal de 30 mil exemplares

Versão on-line na integra a partir da zero hora de sexta-feira.

A notícia na medida certa

Comumente ouvimos pelo mundo, e também no Brasil, afi r-mações que priorizam a leitura como etapa para uma boa escri-ta. Sem dúvida, comungamos com isso, mas chegará o tempo que acrescentaremos: a leitura é a base para uma boa escrita, mas sobretudo edifi ca o cidadão. Essa não deve ser entendida somente como meio de transmissão e re-cepção de informações, pois ao lermos nos enriquecemos com as várias possibilidades de desco-brirmos algo novo em relação ao mundo em que vivemos e princi-palmente sobre nós mesmos.

Portanto, ler é um ato políti-co! O leitor nunca está sozinho diante de seu texto, porque esse lhe remete às palavras, às letras, ao outro, ou seja, à linguagem. Na psicanálise, o inconsciente é a linguagem! O homem é lingua-gem, como nos mostrou Jacques Lacan, pois é na esfera do sim-

bólico que transcendemos em imagem e aparência a realidade, sendo então possível recriá-la, resignifi cá-la através da imagina-ção e da fantasia.

Exemplo disso, a linguagem poética, que rompe com o objeti-vo de representar a realidade nua e cruamente para transgredi-la nos vários sentidos que assume esse ato de ler. Ilustro essa pere-ne possibilidade de transgressão com Clarice Lispector, que ao re-latar um de seus primeiros conta-tos com o livro, diz: “Aos 15 anos, com meu primeiro salário, entrei numa livraria, que me pareceu o mundo onde eu gostaria de mo-rar. Folheei quase todos os livros dos balcões, lia algumas linhas e passava para outro. De repente, um dos livros que abri continha frases tão diferentes que fi quei lendo, presa ali mesmo. Emocio-nada, eu pensava, mas esse livro SOU EU”.

A emoção, a crítica, a dúvi-da, a convicção, a curiosidade, a transformação, entre tantas ou-tras manifestações humanas, são desencadeadas pela metodologia utilizada pela Associação Abapo-ru. Uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em janeiro de

2003, que desenvolve projetos de incentivo à leitura em Santa-na de Parnaíba e região. A Asso-ciação Abaporu, através de seu Programa Planeta Letras oferece quatro projetos destinados aos mais variados públicos:

1) Projeto Viagem Pela Leitura – atividades de incentivo à leitura em ONG’s que atendem crianças e jovens. Capacita mediadores de leitura, realiza atividades sema-nais e habilita a instituição para que ela se aproprie do projeto.

2) Projeto Salas de Leitura - prioriza a implantação de salas de leitura em locais com signifi -cativa circulação de pessoas. Vo-luntários são treinados para ativi-dades de incentivo à leitura.

3) Bibliotecas Comunitárias - são aquelas implantadas em vá-rios locais de grande circulação de pessoas. Elas oferecem serviço de empréstimo de livros e espaço comunitário para o convívio so-cial e cultural.

4) Projeto Base - biblioteca que serve de apoio sócio-empre-sarial, já que são implantadas em empresas. Além dos funcionários, seus familiares também fi cam en-volvidos. Mais informações sobre os projetos pelo telefone 4153-6689.

VOCÊ É O REPÓRTER

O ato de lerMande sua matéria com nome completo, RG e endereço para o e-mail: [email protected]

Paulo Vicente dos Reis – Gestor da Associação Abaporu

A cena de jovens da clas-se média “subindo o morro”, veiculadas no fi lme Tropa de Elite ano passado, dei-xou muita gente estarrecida. Mas a história está saindo do mundo da fi cção. Conheci-da como a fase da explosão de hormônios, que mistura rebeldia e uma certa ansie-dade, a vida entre a infância e a juventude pode deixar marcas irreversíveis. Com a instabilidade granjeando, fi ca fácil convencer um ado-lescente ou jovem a experi-mentar novas sensações.

Nos anos 60, a coisa não passava de haxixe. Mas neste novo século, as drogas sin-téticas ganham espaço. Os estudos feitos pela Polícia Federal, e que são objeto de matéria nesta edição, dizem que elas são usadas nos fi -nais de semana, entre ami-gos; Sem entrar na discussão de quanto maior o número de dependentes químicos, maior o crime organizado, atentemos somente para a questão da dependência e de suas conseqüências avassa-ladoras, tanto físicas quanto psicológicas. O ecstasy, que registrou um aumento de 1713% no consumo entre os anos de 2006 e 2007 no país, talvez seja o melhor, ou pior, exemplo. Conhecido como a droga do amor, pois proporciona sensação de in-

timidade e proximidade, o princípio ativo do ecstasy é o mesmo do LSD, a Metile-nodioxidometaanfetamina (MDMA).

Os usuários normalmen-te consomem o ecstasy com bebidas alcoólicas, o que in-tensifi ca ainda mais o efei-to e agrava o risco. A droga aumenta a temperatura cor-pórea e provoca um descon-trole da pressão sangüínea, causando febre de até 42ºC. Em suma, o ecstasy pode provocar um choque cardior-respiratório. A longo prazo, efeitos como lesões celulares irreversíveis, depressão, pa-ranóia, alucinação, desper-sonalização, ataques de pâ-nico, perda do autocontrole, impulsividade, difi culdade de memória são “heranças” de uma droga que está se tor-nando popular e perigosa.

Entidades e prefeituras co-locam a situação como priori-dade, oferecendo programas de atendimento ao usuário. Mas não existe solução mais preventiva, e efetiva, do que a proximidade com os fi lhos. Os números que apontam um envolvimento maior dos jovens da classe média com o tráfi co são recentes, mas infelizmente, não são novi-dade para milhares de famí-lias que têm de conviver com a dor de dividir seus fi lhos com a marginalidade.

Histórias reais

02_opiniao.29.02.indd 102_opiniao.29.02.indd 1 28/2/2008 17:06:2328/2/2008 17:06:23

Page 3: Edição - 13

3Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

[Artigo]

Opinião

As incongruências na saúde suplementar Silvio Corrêa da Fonseca

Há uma década, o setor de planos de saúde vem assistin-do a uma seqüência de atitudes tomadas pela Agência Nacio-nal de Saúde (ANS) que pre-ocupam – cada vez mais – os executivos que administram o segmento no Brasil. A primei-ra delas foi a Lei nº 9656/98, que proibiu todas as empresas privadas de saúde, de reajus-tar os valores dos serviços que prestam.

Realmente, o País necessi-tava de uma regulamentação nesse segmento, até porque muitas empresas se aprovei-tavam da liberdade e traziam danos aos seus clientes. Mas controlar preços, isso é inviá-vel por diversas explicações: os planos de saúde têm ca-racterísticas distintas uns dos outros. O custo da medicina em São Paulo, por exemplo, é muito maior que o praticado

em outras regiões, já que é na capital paulista que chegam to-das as novidades ligadas à área da saúde.

Sendo assim, como pode o reajuste anual, imposto pela ANS, ser o mesmo para todo o País? O resultado é que muitas empresas do setor deixaram de atender clientes pessoa física, já que os planos empresariais não sofrem com essa lei da agência reguladora. Outras companhias do segmento, sim-plesmente, deixaram de existir depois dessa Lei.

A outra novidade, lançada em janeiro desse ano, é o novo rol de procedimentos. Ainda está em discussão, mas se tudo der certo para a ANS, os planos serão obrigados a dar cobertura para vasectomia, atendimento psicológico e até colocação de dispositivo intra-interino, co-nhecido popularmente como

DIU. Sem nenhum imprevisto pelo caminho – e é quase certe-za que não haja – os planos de saúde iniciam as novas cobertu-ras a partir de abril de 2008.

A ANS diz que as novas co-berturas não trarão aumento nos planos de saúde, mas como não? Se o segmento é obrigado a cobrir novas especialidades, ele terá um custo e que terá de ser repassado para o cliente. Os planos deverão sofrer um aumento de custo ao redor de 8% a 10%.

Mas aí, temos uma outra conseqüência nada animado-ra. Os planos de saúde fi cando cada vez mais caros, muitas pessoas não terão como conti-nuar pagando e outras não po-derão adquiri-los. O resultado é o inchaço do Sistema Único de Saúde (SUS). No mundo perfeito a roda gira o contrá-rio. Aliás, a saúde suplementar

surgiu pela incapacidade do governo em dar uma saúde de qualidade.

A pergunta que faço é a seguinte: por que o governo não se alia aos planos de saú-de, para que todo o brasileiro possa ter um atendimento dig-no? Por que os órgãos federais não tomam a responsabilida-de em oferecer os exames de maior custo, deixando para os planos as consultas médicas e exames laboratoriais de me-nor complexidade? Por que os planos de saúde são obrigados, por lei, a cobrir todo o proce-dimento e não podem praticar o seu preço livremente, já que são empresas privadas?

São muitos questionamen-tos sem nenhuma resposta.

Mas ainda não acabou. A última novidade da ANS é ex-tinguir a carência nos planos. Por exemplo: a pessoa que tem

um plano de saúde e descobre uma doença grave. Ele vai que-rer fazer o tratamento em um hospital de ponta, com médi-cos renomados, mas o plano dela não possui esses médicos. Não tem problema. Ela pode entrar como cliente em um plano superior ao que ela tem, fazer o tratamento com esse profi ssional e depois que tiver curado, volta para o plano an-terior. Quem paga a conta?

Segundo a ANS, essa é uma ferramenta para aumentar a concorrência entre os planos de saúde. Para nós, que senti-mos na pele as incongruências do governo, essa é mais uma medida para tirar dos brasi-leiros o direito a uma saúde digna, isso para não falar em populismo.

Silvio Corrêa da Fonseca, é presi-dente da Lincx Serviços de Saúde

03_reporter.29.02.indd 103_reporter.29.02.indd 1 28/2/2008 17:23:1028/2/2008 17:23:10

Page 4: Edição - 13

Nesta semana, os vere-adores aprovaram o proje-to de lei do prefeito Bene-dito Fernandes (DEM) que disciplina o programa mu-nicipal de parcerias públi-co-privadas (PPP). A nova norma procura organizar setores da aplicação des-te recurso administrativo, contrato, garantias, remu-neração e outros aspectos.

Após análise das in-formações prestadas pelo governo, os parlamentares decidiram não apresentar sugestões que alterassem o texto original da prefeitu-ra. Pela importância dada à proposta, ela foi pautada no Legislativo em caráter de urgência, com prazo de votação de 30 dias.

As PPP foram regula-mentadas em âmbito fede-ral e estadual recentemen-te, e passaram a ser um importante instrumento na busca de alternativas à falta de condições de in-vestimento direto. Desde 2007, Osasco busca forma-

lizar uma parceria no setor de limpeza pública, agora, alvo de grande contestação na Justiça. (leia mais nesta página)

Em Parnaíba, o progra-ma municipal poderá ser aplicado para a prestação de serviços como limpeza, exploração de bem públi-co, ampliação e reforma de vias, terminais e equi-pamentos, dentre outras situações.

RECURSOSNa próxima sessão, a

Câmara deve colocar em votação o parecer do Tri-bunal de Contas do Estado (TCE) favorável ao traba-lho contábil feito pelo pre-feito Benedito Fernandes em seu primeiro ano de go-verno (2005). Os vereado-res devem apenas acompa-nhar o voto de aprovação do órgão da Justiça.

Ainda sob as fi nanças públicas, Benedito Fer-nandes teve um revés no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A instituição deci-diu liberar as investigações sobre o suposto abuso de

poder econômico e político nas eleições de 2004, época que ele foi eleito com apoio do então prefeito Silvinho Peccioli (DEM). O TSE reconsiderou a decisão to-mada pelo Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE) de São Paulo, que não encontrou

elementos para analisar a denúncia apresentada pelo candidato do PT derrotado em 2004, Aristides Ribas. Além do prefeito, foram denunciados o vice-prefei-to, Antônio da Rocha Mar-mo, e o vereador Agnaldo Moreno.

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ) recusou o pedi-do da empresa Qualix para que a Prefeitura de Osasco abrisse o envelope com a oferta feita para que ela continuasse prestando ser-viços de limpeza pública. A empreiteira perdeu a lici-tação para a Marquise, que apresentou uma proposta de R$ 834 milhões.

A empresa derrotada garante que sua oferta foi R$ 106 milhões, valor abai-xo do lance vencedor na licitação, e ingressou com um agravo que passou a ser analisado por diferentes desembargadores do TJ. A contestação judicial da li-citação é um entrave à PPP (parceria público-privada) em formatação pelo gover-no de Osasco para o setor

de coleta de lixo.O gerente da unidade da

Qualix, Cláudio de Oliveira, lamentou a posição da Jus-tiça. “É difícil analisar a deci-são desta semana sem saber no que ela foi fundamenta-da. Mas eu tinha esperanças de que nosso envelope se-ria aberto para provar que tínhamos a melhor oferta”, comentou.

Em entrevista ao Metró-pole S/A, o secretário de As-suntos Jurídicos da Prefeitura, Renato Afonso, ressaltou que a Qualix foi derrotada por vá-rios critérios técnicos, que ti-raram sua chance de oferecer um lance. “Ela sequer recor-reu da sua desclassifi cação dentro do prazo legal, con-testou apenas a classifi cação da concorrente”, ressaltou em janeiro. [AB]

INAUGURAÇÃO SERÁ ADIADAPara visível irritação do presidente da Câmara de Barueri, Toninho Furlan (PMDB), a nova sede do Legislativo local não ficará pronta até 26 de março, dia do aniversário da cidade. Agora, a expectativa é de que as obras do par-lamento sejam concluí-das em abril.

VICE É ALVO DE RUMORESNesta semana, rumo-res indicavam que o vice-prefeito Jacques Munhoz (PDT) vai concorrer a prefeito de Barueri em 2008, e não a vereador. A informa-ção surgiu como boato, mas depois ganhou contorno de mera brin-cadeira, inventada para testar a simpatia ao nome do vice no meio político.

SIGLA SECRETA DE QUINZINHOAmeaçado de expulsão do PSDB, em 2005, por causa de denúncias contra sua administra-ção em Cotia, o prefei-to Quinzinho deixou a sigla tucana e, desde então, nunca anunciou nova filiação. Mas há rumores de que ele, discretamente, está no DEM (ex-PFL).

TROCA DE LETRINHASSempre que pergunta-do sobre seu partido, Quinzinho desconver-sa. Mas existe a teoria de que ele foi para o ex-PFL. Enquanto isso, seu secretário de Obras, Carlão Camargo, saiu do DEM e rumou para o PSDB, mantendo os tucanos no mapa políti-co da cidade.

VETO ACEITO POR PITERIO prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), vetou o projeto do vereador Cláudio Piteri (PSDB) que criava o programa esportivo Olimpíada Estudantil nas escolas. Desta vez, o tucano argumentou que aceita as razões do veto.

CÂMARA DE OSASCO TERÁ PALESTRA Em nome da Câmara de Osasco, o vereador Reginaldo de Oliveira (PTN), o Didi, quer convidar a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, para visitar o município. O objetivo é discutir com entidades locais a aplicação dos progra-mas do governo federal para o setor.

CIDADE ENTRA NO CONSÓRCIOOs vereadores de San-tana de Parnaíba auto-rizaram a prefeitura a participar do consórcio da região oeste, que envolve outras cidades como Osasco, Barueri e Carapicuíba. A união institucional também conta com a partici-pação de deputados eleitos em 2006.

FALTA LÍDER NA CÂMARAZeloso pelo cumpri-mento de todos os dis-positivos do regimento interno que regulam as ações da Câmara de Parnaíba, o verea-dor Pedro Mori (PSB) cobrou nesta semana a indicação dos líderes de partido que compõem o plenário. A medida ainda não foi cumprida, mesmo constando no livro de normas.

SEMANA TENSA EM COTIAA renúncia do pré-candidato Santo Siqueira

a prefeito pelo PT e potencial aliança com Mário Ribeiro (PSB) agitou a semana em Cotia. Muitos viram o gesto do petista como uma demonstra-ção de união entre as diferentes forças internas de seu partido.

Observadores da política local avaliam que a coligação PT/PSB deve pôr fim aos boatos de que o prefeito Quinzinho (sem partido) estaria conse-guindo aliados até entre nomes da oposição. Ele foi acusado de usar dinheiro e cargos para seme-ar a discórdia entre seus adversários.

Pedido da Qualix é recusado pelo TJ

Parnaíba cria norma para disciplinar PPP

[LEGISLATIVO] Contas do governo de 2005 serão votadas na próxima sessão

[PPP DO LIXO]

CENÁRIO URBANO4 Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

PolíticaPolíticaAgenda

A subsecção da OAB realiza palestras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento acontece no dia 7, a partir das 8h30, no auditório da Câmara Municipal, em Barueri.

[ANDRÉ BITTENCOURT]RENATO AFONSO Secretário garante que Qualix foi eliminada por diferentes critérios técnicos

Foto

s: A

nder

son

Alve

s/M

etró

pole

S/AANDRÉ BITTENCOURT

[email protected]

Bastidores

SESSÃO Vereadores durante expediente para aprovar a Lei da PPP

04_politica.22.02.indd 104_politica.22.02.indd 1 28/2/2008 17:51:5328/2/2008 17:51:53

Page 5: Edição - 13

O ex-vereador Santo Siqueira (PT) renunciou à sua pré-candidatura à prefeitura de Cotia. A decisão foi anunciada no último domingo (23), em encontro partidário, e abre caminho para a co-ligação entre seu partido e o PSB do pré-candidato Mário Ribeiro.

Neste sábado (1º), um novo encontro com diferentes partidos de esquerda da cidade será promovido com a possi-bilidade de ofi cialização de aliança entre as duas siglas. Até o momento, já está formalizado que o ex-prefeito Mário Ribeiro irá concorrer ao governo

tendo um nome do PT como vice.

Se antes apresentava críticas e grande resistên-cia em compor como vice de Mário Ribeiro, agora, Santo Siqueira demonstra

opinião mais fl exível. “En-tre a possibilidade de con-correr e perder, e compor para vencer, é melhor a segunda opção. Um gru-po que me dá apoio de-fenderá meu nome como

vice”, comentou. O moti-vo que inspirou o petista a rever sua pré-candidatura foi a opinião manifestada dentro de sua própria le-genda favorável à união com o ex-prefeito. Único

vereador do PT na cida-de, Toninho Kalunga, é um dos simpatizantes da aliança. “Temos um ad-versário comum e quere-mos a coligação”, ressal-tou há semanas.

O inimigo comum é o prefeito reeleito Quin-zinho (sem partido), que lançará em 2008 seu candidato à sua suces-são. Nos bastidores, seu pré-candidato preferido é o secretário municipal Carlão Camargo (PSDB), porém setores do go-verno demonstram mais entusiasmo pela pré-can-didatura do vereador José Tagarela (PTB).

OPINIÃOEm 2004, Quinzinho

foi eleito com 39% dos

votos contra 23% de Mário Ribeiro e 19% de Santo Siqueira. O PT e o PSB agora têm esperança de que os números deste ano sejam próximos do visto há três, o que garan-tiria a vitória de uma can-didatura conjunta entre o segundo e terceiro colo-cado da última disputa.

Ao Metrópole S/A, Mário Ribeiro admitiu que a aliança com o PT supera divergências pas-sadas, sob discurso do interesse comum pelo progresso do município. “Agora está bem claro que oposição aqui sou eu e o Partido dos Trabalha-dores. Quem não estiver contente com esta admi-nistração, que se junte a nós”, discursou.

Santo renuncia e coligação entre PT e PSB é formalizada

CENÁRIO URBANOSexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 5

PolíticaPolítica

[Cotia] Neste sábado (1º), encontro lança bloco de esquerda para compor chapa virtual para a eleição ao governo

André Bittencourt [email protected]

Antes“Não há a mínima possibilidade de eu ser vice. Creio que

minha candidatura pelo PT é a que melhor represente a mudança

nos rumos políticos da cidade”,

Santo Siqueira ao Metrópole S/A, no fi nal de janeiro.

Agora“Acho que vale a pena unifi car um plano de governo, baseado na coesão de forças [com o PSB]. Um grupo que me dá sustentação política defenderá meu nome como vice”, Santo Siqueira, nesta semana à reportagem.

05_politica.29.02.indd 105_politica.29.02.indd 1 28/2/2008 16:26:1928/2/2008 16:26:19

Page 6: Edição - 13

Nesta semana, o Congres-so discutiu e votou diferentes aspectos que envolvem a pro-posta de Orçamento Geral da União para o ano de 2008. O destaque foi o corte de R$ 12,4 bilhões, dentro do valor total de R$ 1.352 trilhão, es-timado para este ano. Inicial-mente, o ajuste previsto era de R$ 13 bilhões, mas chegou a ser estimado em R$ 20 bi-lhões. Independente do valor, a redução atinge as emendas propostas coletivamente por parlamentares e foi adotada pelo governo após o Sena-do barrar a prorrogação da cobrança da CPMF (Contri-buição Provisória sobre Movi-mentação Financeira).

Sem a CPMF, a União dei-xa de arrecadar R$ 40 bilhões e argumenta que precisa compensar as perdas de outra forma. Do total de R$ 1.352 trilhão, R$ 631,6 bilhões serão usados com gastos de estru-tura governamental e R$ 721 bilhões para o pagamento de dívidas.

Espera-se que o corte de emendas não prejudique iniciativa como a apresenta-da por deputados federais da região oeste. Recursos do Orçamento Geral de 2008 serão destinados à constru-ção de um terminal rodo-fer-roviário, na divisa de Osasco com Carapicuíba. O deputa-

do Fernando Chucre (PSDB) admitiu recentemente a possibilidade de que a verba para a região seja suspen-sa. “Temos a preocupação de evitar isso e vamos nos mobilizar porque somos 32 parlamentares favoráveis ao projeto técnico do terminal”, afi rmou.

Senado investe contra Buratti

CPI ainda gera briga

TV Pública no Senado

O Senado aprovou um pedido formal para que o Ministério Público investigue, com rigor, a iniciativa do advo-gado Rogério Buratti de rever as acusações que fez contra o

deputado e ex-ministro An-tônio Palocci (PT), em 2005. Uma notícia-crime também está sendo elaborada contra Buratti, um dos fundadores do PT de Osasco.

A instalação da CPI mis-ta dos Cartões Corporati-vos continua travada pela briga entre as bancadas do PT e do PSDB. Os petistas concordaram em fi car com

a relatoria da comissão e deixar a presidência com os tucanos. Mas, nesta se-mana, eles já demonstra-ram interesse em rever o acordo.

Depois dos debates na Câmara, agora é a vez do Senado analisar a medida provisória que cria a Empre-sa Brasileira de Comunicação (EBC), também conhecida

como TV Pública. O tema é polêmico e alvo de diferentes sugestões dos congressistas, que afetam organização e fi nanciamento do futuro ór-gão de comunicação.

Notas

CENÁRIO URBANO Sexta-feira, 29 de fevereiro de 20086

O novo salário mínimo negociado pelo governo, de R$ 412,40, começará a valer a partir de sábado (1º). A informação foi dada na terça, 26, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em entrevista ao programa Agência Esta-do no Ar, transmitido pela Rádio Eldorado. Sobre o mínimo atual, de R$ 380, o reajuste é de 8,52%.

Segundo o ministro, o valor foi negociado com as centrais sindicais. ‘’Nós estamos nos comprome-tendo a anualmente corri-gir o mínimo com base no crescimento do PIB (Pro-duto Interno Bruto) de dois anos anteriores, no caso de 2006, e mais a variação da infl ação”.

O acerto com as cen-trais sindicais antecipando a data do salário mínimo para 1º de março foi pos-to no texto de um projeto

de lei, encaminhado pelo governo ao Congresso Na-cional em janeiro de 2007, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimen-to (PAC). O projeto já foi aprovado na Câmara, mas aguarda votação no Sena-do. Em 2009, pelo projeto, o mínimo será reajustado em 1º fevereiro e, em 2010, em 1º de janeiro.

Em 2011, a data tam-bém será 1º de janeiro. O projeto defi ne ainda que o piso salarial será reajusta-do com base no crescimen-to real da economia de dois anos anteriores, acrescido da infl ação do período, medida pelo Índice Nacio-nal de Preços ao Consumi-dor (INPC).

GRAU DEINVESTIMENTONa entrevista, o mi-

nistro do Planejamento disse que não vê motivos para que 2008 não seja o ano em que a economia brasileira seja promovida

pelas agências de classi-fi cação de risco a grau de investimento. Para ele, o fato de o Brasil passar à condição de credor exter-no justifi ca a reavaliação do risco de o País dar um calote na dívida. Bernardo acrescentou que, apesar do grau de investimento ser atribuído por agências independentes, o Brasil vive um cenário econômico muito favorável. ‘’Se olhar-mos a avaliação dos títulos do tesouro nacional, isso é considerado como grau

de investimento. Há uma aceleração nesse ritmo de aplicação de investimentos no Brasil, com certeza já na expectativa do investment grade’’, avaliou. O ministro acredita que a atribuição do grau de investimento não vai demorar a acontecer e isso mudará muito o perfi l de investimentos no Brasil. “Tanto as empresas nacio-nais quanto as estrangeiras vão ter uma pressa que vai empurrar muito mais a nos-sa economia’’’, considerou. (Com Agência Estado).

DA REDAÇÃO

[email protected]

ANDRÉ BITTENCOURT

COM AGÊNCIA ESTADO

[email protected]

Paul

o Li

eber

t/AE

Economia

Nacional

[MAIOR] Segundo o ministro do Planejamento, o reajuste de 8,5% foi negociado com as centrais sindicais

Salário mínimo sobe para R$ 412 no sábado (1º)

EstabilidadeO dólar começou a quinta-feira (28)

operando perto da estabilidade, cotado para a venda na Bolsa de Valores a R$ 1,677.

OFICIAL Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anuncia aumento

COMISSÃO DO ORÇAMENTO Congresso ainda discute valores para 2008

Mar

cello

Cas

al Jr

./Ab

r

Andr

é D

usek

/Ag

ênci

a Es

tadd

o

A partir de 1º de março, as empresas aéreas nacio-nais e internacionais pode-rão oferecer descontos de até 50% sobre o valor das passagens nos vôos que têm origem no Brasil para 12 países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guia-na Francesa e Suriname. O anúncio foi feito hoje (26) pelo diretor da Agência nacional de Aviação Civil (Anac), Ronaldo Seroa da Motta. Segundo ele, a me-dida será divulgada no Di-ário Ofi cial da União ainda esta semana. “A América do Sul é um lugar onde o Brasil tem muito mais pre-sença e onde podemos realizar experiências com menores riscos”, disse.

Atualmente, as tarifas de vôos para a América do Sul têm desconto limitados a 30% do valor de referência da Associação Internacio-nal de Transporte aéreo (Iata, na sigla em inglês). “Países como os Estados Unidos entenderam há 20 anos que a regulação do Estado [nas tarifas] era um engano. [No entender de-les], com a desregulamen-tação, o setor cresceria”, afi rmou Motta. “A concor-rência signifi ca mais qua-lidade, menores preços e crescimento para o setor”. De acordo com a resolução anunciada nesta tarde, o limite dos descontos au-mentará gradualmente até 1º de setembro, quando as empresas terão total liber-dade tarifária. (Agência Estado).

Vôos à America do Sul vão ter desconto de até 50%

Orçamento de 2008 tem corte de R$ 12,4 bilhões[BRASÍLIA] Do R$ 1 trilhão a ser arrecadado, R$ 721 bi serão destinados a pagamento de dívidas

06_nac.eco.22.02.indd 106_nac.eco.22.02.indd 1 28/2/2008 16:15:2528/2/2008 16:15:25

Page 7: Edição - 13

Chegar aos 50 ou 60 anos não é problema para milhares de mulheres no mundo todo. Isto é o que revela uma pesquisa feita pela Harvard University. Foram ouvidas 1.450 mu-lheres, em diversos países, inclusive no Brasil. O resul-tado nacional é surpreen-dente: 94% das brasileiras se orgulham de seus anos de vida; a média mundial é de 86%.

Na região, pessoas que chegam à melhor idade têm muito o que fazer. A aposentada Neyde Corrêa da Silva, moradora de Ba-rueri e prestes a completar 65 anos, garante que come-çou a viver depois dos 50. “O segredo da juventude está em fazer coisas que dão prazer”, comenta. No Grupo Vida / Parque do Idoso, mais de 700 mulheres recebem aulas de dança, ginástica, vôlei e hidroginástica. “Sou competidora de dança de salão e já conquistei meda-lha de prata”, comemora a jovem senhora. Desquitada há mais de 20 anos, ela diz que aproveita sua liberdade para paquerar e ser paque-rada. “Isto eleva meu astral”, anima-se Neyde.

Em Osasco, o Centro de Apoio à Terceira Idade (Cati) promove diversas atividades e eventos direcionads aos in-tegrantes da Terceira Idade. Além disto, a secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da cidade organiza passeios e desenvolve atividades para este público. Em Santana de

Parnaíba, existe o Centro de Convivência da Terceira Ida-de que oferece atividades como yoga, bocha, jogos de mesa, pintura em tela e teci-do, dança, entre outros.

Grupo Vida Barueri – Avenida 26 de março, 173, Centro. Telefone: 4198-5976.

Centro de Apoio à Terceira Idade Osasco – Rua da Saudade, 180, Bela Vista. Telefone: 2183 6736.

Centro de Convivên-cia da Terceira Idade de Santana de Parnaíba – Rua Eugênio Teani, 200, Centro. Telefone: 4154-4687. [VA]

7Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

MetrópoleCENÁRIO URBANO

Tempo ruimA Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

contabilizou 13 mortes provocadas por raios no Estado, de dezembro de 2007 até a última segunda, 25.

Mulheres entre 50 e 60 estão felizes, diz pesquisa

Empresa doa computadores

Aumento de contratações na região

Aulas grátis de informática

Posto da AES volta a Cotia Cem computadores se-

rão distribuídos entre cinco secretarias de educação das cidades de Barueri, Osasco e Santana de Parnaíba. As do-ações serão feitas no próxi-

mo mês, pela empresa Brasil Assistência. Todos os anos, a empresa troca os equi-pamentos e doa os usados para instituições que pres-tam atendimento social.

Uma pesquisa realiza-da pela Manager Asses-soria em Recursos Huma-nos confi rma os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged): janeiro de 2008 foi o me-lhor mês para contratação

com carteira assinada dos últimos dois anos.

Dados do Sindicato dos Metalúrgicos de Osas-co e Região dão conta que as indústrias metalúrgicas dos 12 municípios da base territorial da entidade tam-bém contrataram mais.

Na quarta (27), a pre-feitura de Osasco inaugu-rou o Centro de Inclusão Digital (CID), no bairro IAPI. O CID foi implantado em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e com o Centro Comunitário Nossa Senhora de Aparecida. O objetivo é oferecer acesso à Internet e cursos de in-formática gratuitos. O CID fi ca na Rua Imaculada Co-ração de Maria, 107.

O posto de atendimento da AES Eletropaulo voltou a atender em Cotia desde se-gunda (25) e vai evitar que moradores se desloquem até outros municípios.

A atuação das lideranças comunitárias do Parque Ale-xandra, Jardim do Engenho, além do Departamento de Contabilidade da Eletropau-lo, foram decisivas para o retorno. O posto fi ca na Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.606, Bairro Portão.

[NOTAS]

[MELHOR IDADE]

[AO VOLANTE] Mesmo quem está habilitado há anos corre o risco de ser reprovado nos exames e fi car sem a carteira

Desde segunda (25), estão em vigor as novas regras do Departamen-to Nacional de Trânsito (Denatran) para emis-são de primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação ou tro-ca de categoria. As medi-das atingem as categorias A (moto), B (carro), C (caminhão), D (ônibus) e E (reboque).

O objetivo da mudança, que foi discutida pelo Con-selho Nacional de Trânsito (Conatran) por oito anos, é reduzir acidentes provo-cados por problemas de saúde, álcool e sono ao vo-lante.

Os motoristas passarão por avaliações cardioló-gicas, auditivas, oftalmo-lógicas. Além disso, eles devem preencher um ques-tionário com 10 perguntas. Pelas novas regras, pessoas com pressão arterial acima de 18 por 11 serão consi-

derados temporariamente inaptos para dirigir. A por-taria 257 defi ne as mudan-ças. É por ela que os moto-ristas devem informar, por exemplo, se já sofreram aci-dentes, se têm diabetes, se tomam remédios ou fazem tratamento. A avaliação da capacidade auditiva tam-bém será posta à prova. Em alguns casos, o motorista não perderá a habilitação, mas terá de renová-la com mais freqüência.

Pessoas que sejam

apontadas como vulnerá-veis a doenças como enfar-te, arritmia e insufi ciência cardíaca, durante avaliação cardiorrespiratória, terão de renovar a CNH a cada dois anos. Já o índice de acuidade visual para cate-goria B baixou de 66%, em cada olho, para 50%.

Para o delegado titular de Santana de Parnaíba, Gilberto Pereira de Brito, as novas regras deveriam vir combinadas com outras modifi cações. “Só tere-

mos uma resposta efetiva na redução do número de acidentes se tivermos o equilíbrio das regras com o preparo dos motoristas e melhoria das condições das estradas”. Segundo dados do “Mapa da Vio-lência dos Municípios Bra-sileiros 2008”, Santana de Parnaíba foi a cidade que mais subiu no ranking de acidentes de trânsito na região. O número de casos dobrou entre os anos de 2005 e 2006.

Vânia [email protected]

Novas regras para renovar CNH são mais rígidas

RESTRIÇÕES Para tirar a carta, motoristas terão de passar por severa avaliação

NEYDE “Aprendi a gostar mais de mim”

Foto

s: A

nder

son

Alve

s/M

etró

pole

S/A

95% Ter saúde

Boas relações familiares 88%

80% Ter amigos

Dinheiro 56%

34% Ser bela

O QUE É IMPORTANTE PARA ELAS

07_cidadesl.22.02.indd 107_cidadesl.22.02.indd 1 28/2/2008 17:17:2128/2/2008 17:17:21

Page 8: Edição - 13

Sete escolas de ensino público da região de Co-tia integram o programa “Escolas Ecológicas”, onde alunos e professores rece-bem informações sobre a temática ambiental. O pro-jeto é uma iniciativa da em-presa Alphaville Urbanismo e inclui o plantio de hortas pedagógicas, cultivo de ali-mentos orgânicos, criação de viveiros com mudas de espécies nativas, coleta se-letiva de lixo, reutilização de água, redução de gas-tos, além de adoção e re-cuperação ambiental de es-paços próximos às escolas. Mais de três mil estudantes já foram benefi ciados pelo projeto.

“A inclusão social não depende apenas de renda, mas também do exercício de cidadania. Por isso, aposta-

mos na formação e na capa-citação de lideranças locais para que as comunidades conquistem maior poder de mobilização, mais parceiros e efetivamente se desenvol-vam”, afi rma a diretora da Fundação Alphaville, Môni-ca Picavêa. Na quinta (28), o programa “Escolas Ecológi-cas” recebeu o “Prêmio Top Ambiental” da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

8 Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Os transtornos de aprendizagem não são considerados uma pato-logia, mas precisam de intervenção médica e, em alguns casos, de uso de medicamentos. Os princi-pais sintomas do transtor-no são mau desempenho na escola, falta de vontade de ir para a aula, auto-es-tima baixa, e até indispo-sição física, como dores de cabeça, de barriga, vômito e febre.

Dislexia disgrafi a, des-vios de atenção e hipera-tividade são os distúrbios que atingem 10% de uma sala com 40 alunos. É importante que os pais fi quem atentos ao com-portamento dos fi lhos, e em caso de suspeita de transtorno, um psicólogo deve ser procurado.

A psicopedagoga Cín-tia Grecco S. Baraúna é especialista no assunto. Ela explica que o período

escolar é quando mais se identifi ca o problema. “Na escola, a leitura e a escri-ta são permanentemente utilizadas”, diz.

Por isso, é importante que os pais fi quem aten-tos ao comportamento dos fi lhos e, em caso de suspeita de transtorno de aprendizagem, procurem um psicólogo.

“O tratamento consis-te em melhorar a auto-

estima da criança através do desenvolvimento de novas estratégias para o aprendizado.

“Orientamos a escola a trabalhar com atividades específi cas para este alu-no, sem isolá-lo do resto da turma”, salienta.

Há cerca de oito anos, a professora de inglês, Elaine Ferreira Rainho, levou sua fi lha, Paloma, de 13 anos, para tra-

tar das difi culdades de aprendizado. Depois de trocar de escola por duas vezes e passar por diver-sos médicos, o diagnós-tico foi dado: a garota tinha dislexia. “Ela faz tratamento com fonoau-dióloga e toma um medi-camento indicado para o tratamento do défi cit de atenção com hiperativida-de em crianças. Já percebi melhoras”, comemora.

Ande

rson

Alv

es/M

etró

pole

S/A

[SEM ESTÍMULO] Principais sintomas são mau desempenho na escola, falta de vontade de ir à aula e auto-estima baixa

CENÁRIO URBANO

Metrópole

[NOTAS]

Vânia [email protected] [ESCOLA ECOLÓGICA]

Crianças aprendem a preservar a natureza

Transtorno de aprendizagem precisa de ajuda médica

Obras da galeria e passarela, em março

Grupo prioriza sustentabilidade

Jovem motoqueiro morre no Tamboré

Curso de Ofi cinas Ambientais Bazar auxilia Fundo Social de Parnaíba Mortalidade Infantil

Em março, a prefeitura de Barueri inicia três obras para melhorar o trânsito e garan-tir a segurança dos pedestres em Alphaville. Uma galeria subterrânea ligará a alame-da Madeira ao calçadão da alameda Rio Negro passan-do por baixo desta última. Além disto, uma passarela de pedestres será construída na Rio Negro com Tocantins. As obras eliminam a travessia de pedestres na Rio Negro e dão maior fl uidez ao trânsi-to. A Avenida Alphaville será alargada no sentido Santana de Parnaíba, no trecho entre alameda Mamoré e avenida Andrômeda. [VA]

Um grupo de morado-res de Alphaville e Tamboré criou o Drops (Movimen-to pelo Desenvolvimento Responsável, Organizado, Planejado e Sustentável de Alphaville e Tamboré), ano passado. Agora, com a dire-toria recém-empossada, eles se reúnem para mobilizar a comunidade em relação aos efeitos negativos do “boom” imobiliário que poderão comprometer o tráfego, o meio ambiente e a qualida-de de vida na região. “Não queremos uma transforma-ção drástica predatória”, diz o presidente do DROPS, Gui-lherme A. Mendes. [VA]

Ontem (28), por volta das 9 horas, um jovem mo-toqueiro de 23 anos, mora-dor de Santana de Parna-íba, morreu após colidir a moto que pilotava com um caminhão, na Estrada Paiol Velho, no Tamboré. O ca-minhão era de uma trans-portadora de Barueri.

Segundo a polícia, que não quis divulgar o nome da vítima, o resgate foi acio-nado mas o jovem morreu no local. Um terceiro veícu-lo, que passava pelo local, se envolveu no acidente. Foi instaurado inquérito policial para se apurar as causas do acidente. [VA]

A Secretaria de Recur-sos Naturais e Meio Am-biente de Barueri, atra-vés do Departamento de Educação Ambiental, re-cebe de 3 a 7 de março, inscrições para o curso da 4ª edição do progra-

ma Agenda 21 Escolar. Já de 10 a 14 as inscrições serão para “Origami de encaixe”, a primeira das ofi cinas ambientais com abordagem de diferentes temas. Informações pelo telefone 4199-1500.

A partir desta sexta-feira (29), será promovido um “Mega Bazar”, com ren-da revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba. O evento será realizado no Projeto Linha & Arte, locali-

zado à Rua Santa Cruz, 29, no Centro Histórico.

O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4154-1031.

A cidade de Barueri registrou o menor índice de mortalidade infantil de sua história. O Comitê de Mortalidade Infantil da Se-cretaria de Saúde apurou que, em 2007, a cidade registrou 8,27 óbitos de

crianças menores de um ano para cada mil nasci-dos vivos. A cidade aguar-da a confi rmação dos da-dos pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Aná-lise de Dados) para tornar os números ofi ciais.

As prefeituras da re-gião prepararam eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Em Ba-rueri, de 3 a 14, haverá programação nas biblio-tecas. Os eventos vão desde palestras de esté-tica e dicas de saúde até ofi cinas de artesanato e “dia de transformação”. O Museu Municipal re-cebe uma exposição, de 4 a 14, com imagens de mulheres ligadas à his-tória de Barueri. Toda a programação está no site www.barueri.sp.gov.br.

Em Santana de Parna-íba, diversas atividades

acontecem em alguns bairros entre os dias 3 e 8. A abertura ofi cial será no dia 4, às 17h, no Cine Teatro Coronel Raymun-do, Centro Histórico, com apresentação musical e sessão de cinema. Entre 3 e 7, a secretaria de Saúde promove atividades e pa-lestras nas Unidades Bási-cas de Saúde (UBS´s). O encerramento das come-morações será no sábado (8). Na data, um grupo de músicos sairá às 20h da Casa do Seresteiro, na Praça da Bandeira, e per-correrá as ruas do centro. A programação comple-ta pode ser conferida no

site www.santanadepar-naiba.sp.gov.br.

Em Osasco, as mulhe-res também terão even-tos especiais dedicados ao seu dia. De 3 a 7, uma exposição em homena-gem as mulheres fi ca na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping. No dia 4, acontece um seminário “As mulheres no Trabalho: Ações e Re-ações Contra a Violên-cia” no cinema do Osas-co Plaza. Palestra, bailes e caminhadas também estão programadas para a semana. Informações pelo telefone 2183-6700. [VA]

[DIA INTERNACIONAL DA MULHER]

Cidades têm programação especial[ALPHAVILLE] [DROPS] [FATALIDADE]

08_cidades.22.02.indd 108_cidades.22.02.indd 1 28/2/2008 16:25:4528/2/2008 16:25:45

Page 9: Edição - 13

Aumentou o consumo e o tráfi co de drogas na classe média. A constata-ção é feita com base em dados da Polícia Federal (PF) que apontam, por exemplo, o aumento do número de apreensões de ecstasy em 1.713%, sendo que 600% delas aconte-ceram no Estado de São Paulo.

A Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes (CGPRE) da PF divulgou estudo que registrou crescimento também na quantidade de drogas apreendidas em 2007 em relação ao ano anterior.

Na região sudeste do Brasil, por exemplo, fo-ram apreendidos mais de 56 mil quilos de maco-nha em 2007, contra 49 mil no mesmo período de 2006. A apreensão de ecstasy foi a que mais aumentou no país: de 11.648 comprimidos re-colhidos no ano de 2006, para 211.145 com primi-dos, no ano passado em território nacional. No caso de ecstasy e LSD (Ácido Lisérgico), que são drogas caras, o tráfi -co acontece em ambiente íntimo de jovens de alto poder aquisitivo e é vis-to como uma ação entre amigos. Normalmente, diz o levantamento, eles são usuários recrutados

em festas, as conhecidas raves, ou investem no ne-gócio buscando a droga no exterior para revender aos amigos do Brasil.

Os números confi r-mam: pesquisa enco-mendada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2007 apontou que 62% dos usuários de drogas entrevistados perten-cem à classe A. Oiten ta por cento das pessoas que assumiram consu-mir drogas são brancas e 99% do sexo masculino, o estudo se concentrou em usuários de maconha, cocaína e lança-perfume.

O delegado Marcelo José Prado, da Delega-cia Seccional de Carapi-cuíba, disse que a região

oeste também sentiu o aumento do tráfi co de en-torpecentes. “Oitenta por cento do universo carce-rário é composto de pes-soas ligadas ao tráfi co de drogas e roubo à mão ar-mada”. Ele também res-saltou a faixa etária dos detidos. “A maioria é jo-vem, de 18 a 28 anos. Nos últimos anos percebemos um rejuvenescimento do tráfi co”, explica.

O grau de escolarida-de também é alto, 30% freqüentam universida-des e 54% estão na esco-la. Cerca de 75% da po-pulação de usuários está na região sudeste do Bra-sil e gastam em média R$ 45,77 com drogas ilícitas.

Nesta semana, a Câma-ra Municipal de Santana de Parnaíba aprovou Projeto de Lei 006/2008, de autoria do prefeito Benedito Fer-nandes, que dispõe sobre a criação do Novo Regula-mento Disciplinar da Guar-da Municipal Comunitária (GMC). O projeto prevê a

criação da Corregedoria Geral da GMC, que será vinculada ao Gabinete do Secretário Municipal do Go-verno. Entre as atribuições, está a apuração de infrações disciplinares dos integran-tes da GMC; investigação do comportamento ético, social e funcional, entre outras. O

Diretor de Departamen-to, cargo a ser preenchido por um advogado regular-mente inscrito na (OAB), desempenhará a função de Corregedor Geral. com apresentação de relatório, ao comandado da Guarda, sobre a atuação pessoal dos funcionários. [VA]

9Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

PM prende assassino do empresário José TeruelDurante abordagem a

um desconhecido em ati-tudes suspeitas, no dia 21, homens da Polícia Militar de Osasco prenderam o as-sassino que disparou con-tra o empresário José Teruel Lopes, pai do ex-vereador

Délbio Teruel, durante um assalto ao supermercado da família em 2006. O ho-mem é o quarto envolvido no assalto. Os outros três já estavam presos. Para Te-ruel, a família nunca per-deu a esperança de que o

homem seria encontrado e preso. “Não conforta (a pri-são), mas nos alivia saber que este homem não está nas ruas e não poderá fazer o que fez com meu pai com mais ninguém”, desabafou Délbio. [VA]

Quadrilha que atuava em Osasco é presaPoliciais da Seccional

de São Bernardo, com apoio das Seccionais de Diadema e Santo André, prenderam nesta terça (26) 22 pessoas que in-tegravam uma quadrilha especializada em roubo

de motocicletas, além de uma adolescente de 14 anos. Os criminosos atu-avam na região do ABC, Capital e Osasco. A polí-cia ainda procura outras 16 pessoas ligadas à qua-drilha, que também seria

responsável por outros crimes, como seqüestro, latrocínio e estelionato. As prisões ocorreram em cumprimento a 46 man-dados de busca e apreen-são e de prisão no ABC, Osasco e Capital. [VA]

MetrópoleCENÁRIO URBANO

Com o objetivo de atender dependentes químicos, a prefeitura de Barueri possui o Centro de Referência em Al-coolismo e Drogadição (Crad). O atendimento pode ser intensivo, semi-intensivo e não-intensivo.

O acompanhamento é realizado por uma equipe in-terdisciplinar da área de saúde mental, desde o pronto atendimento até ofi cinas terapêuticas até orientações aos familiares dos dependentes. O Crad atende de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, na Rua da Liberdade, 402 – Vila Boa Vista. Telefone: 4706-4712.

Em Santana de Parnaíba, casos de suspeitas de uso são encaminhados para o Centro de Saúde Mental e da Ado-lescência (CESAMA), onde são oferecidas palestras. Mas quando existe a dependência comprovada, o tratamento é feito no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) In-fantil, até 18 anos, e Adulto.

O CESAMA fi ca na Rua Gabriel Jorge Salomão, 47, Chácara Solar. Telefone: 4156-3561. O Caps Infantil fi ca na Rua Doutor Álvaro Ribeiro, 610, Jardim Deghi. O Caps Adulto fi ca na Estrada do Suru, 3, Bairro Votupari. Telefo-ne: 4154-4532.

PROGRAMAS PROPÕEM RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES

TOTAL DE DROGAS APREENDIDAS NO PAÍS

Vânia [email protected]

[CRIME]

Jovens da classe média no mundo do tráfi co de drogas

GCM de Parnaíba terá Corregedoria

CONTROLE Integrantes da GCM serão investigados

Números referentes ao no período de

2006 e 2007

Fonte: Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes da Polícia

Federal

Números rao no p

20

Fonte: Coorde Polícia dEntorpece

1713%é o aumento de apreensões de

comprimidos de Ecstasy

Cocaína(Kg)

13.843,63 16.298.38

Maconha (Kg)

166.780,23 196.816,92

Ecstasy (Comprimidos)

11.648 211.145

Estudo da FGV diz que 62% dos usuários de drogas entrevistados são da classe A. 99% homens.

Sávi

o Ba

rlett

a/Se

com

Par

naíb

a

09_cidade.22.02.indd 109_cidade.22.02.indd 1 28/2/2008 17:10:0828/2/2008 17:10:08

Page 10: Edição - 13

Na próxima sexta-feira (8), a Hípica Manège Al-phaville, em Santana de Parnaíba, sediará a edição 2008 da Copa Coppertone de Volteio, tradicional mo-dalidade esportiva eqüestre de ginástica sobre o cavalo em movimento. Todas as provas, que acontecerão no mesmo dia, serão válidas pelos concursos de volteio nacional e estadual, com supervisão da Confedera-ção Brasileira de Hipismo e da Federação Paulista de Hipismo. As inscrições das equipes se encerram na terça-feira (4).

A Manège Alphaville deve receber os principais nomes da modalidade, que buscam pontos para o ranking paulista e brasilei-ro em diferentes categorias como Individual, Duplas e Equipe, em provas com sé-ries livres ou de exercícios obrigatórios. Os participan-

tes poderão usar dois cava-los, um para cada série.

O ESPORTECriado na idade média,

o volteio ou ginástica sobre o cavalo foi inspirado na postura dos cavaleiros que exerciam grande esforço para segurar o armamento e manter o equilíbrio sobre sua montaria. Restrito aos quartéis, o volteio passou a ser praticado por civis como forma de equitação, ganhando mais tarde o sta-tus de esporte.

A modalidade é muito difundida na Europa e, so-mente na Alemanha, exis-tem cerca de 60 mil voltea-dores federados. Apesar de pouco conhecido no país, o Brasil já foi representado em campeonatos interna-cionais, como nos últimos jogos eqüestres mundiais, em Jerez de La Frontera, na Espanha. Os brasileiros con-seguiram a nona colocação entre os quinze melhores do mundo.

O Grêmio Recreativo Barueri está entre os qua-tro times que podem se classifi car para as semifi -nais do Campeonato Pau-lista. Neste sábado (1º), às 16h, a equipe espera casa cheia para enfrentar o Bra-gantino pela permanência no batizado G-4.

Por causa da Libertado-res e da Copa do Brasil, não houve rodada do Paulistão no meio de semana, o que deu ao Barueri a oportuni-dade de realizar mini-tem-porada na estância turísti-ca de Jarinú, no interior. O objetivo da sessão de trei-nos especiais foi criar sinto-nia entre a nova comissão

técnica, encabeçada por Márcio Araújo, e o elen-co. A pausa nos jogos do estadual também permitiu aos jogadores curtir o bom momento da equipe na competição, principalmente após a última partida reali-zada no sábado (23) contra o São Caetano, quando o adversário foi goleado pelo placar de 6 x 1.

Os ingressos para o con-fronto contra o Bragantino estão sendo vendidos desde terça-feira (26), e a expecta-tiva é de que a Arena tenha bom público, na tarde deste sábado, devido à boa fase do Barueri no Campeonato Paulista. [AB]

EsportesEsportesCENÁRIO URBANO10 Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Em CotiaNeste sábado (1º), será realizado no Kartódromo

Internacional Granja Viana a Copa São Paulo de Kart. A abertura dos portões tem horário previsto para às 6h.

[HIPISMO] Campenato de Volteio será realizado na sexta-feira (8) e reúne referências desta tradicional modalidade

Manège Alphaville recebe a Copa Coppertone 2008

[PAULISTÃO 2008]Re

prod

ução

Agne

s W

erha

hn

VOLTEIO Manège Alphaville recebe tradicional modalidade eqüestre

André [email protected]

TIME PG J V SG GPGUARATINGUETÁ 24 11 8 9 17 PONTE PRETA 22 11 7 9 22BARUERI 20 11 6 10 22CORINTHIANS 20 11 5 6 12

[Placar]OSASCO CONHECESEUS ADVERSÁRIOSA equipe feminina de futsal Palmeiras/Osasco conhe-ceu nesta semana seus adversários nas eliminató-rias da Taça Brasil. São eles: o UTC/Uberlândia (MG) e o Sport Club Mackenzie (RJ). Os três times jogam por uma vaga na fase fi nal da competição entre os dias 5 e 7 de março, em Uberlândia.

MARÇO É O MÊSDOS AMADORESUm encontro entre repre-sentantes da Secretaria de Esportes de Barueri e diri-gentes do futebol e futsal amador defi niu algumas regras para os campeona-tos municipais que serão realizados ao longo do ano. As inscrições já estão sendo distribuídas para os torneios, que começam na segunda quinzena de março.

BOXE COM6 ESTRELASA equipe da BoxingBrazil, que representa a cidade de Santana de Parnaíba nos principais torneios do país, teve ótimo desempenho na jornada esportiva do Guarujá, realizada na sexta-feira (22). A equipe venceu as seis lutas com atletas que representam a cidade da região oeste.

PEDRO OTASVENCE HECTORNo Guarujá, o destaque da jornada do Boxe foi o confronto entre Pedro Otas, de Parnaíba, e Hector Alfredo Ávila, da Argentina. O brasileiro levou a melhor e fi gura no ranking dos 15 nomes mais respeitados do Conselho Mundial de Boxe.

MARANHÃOSOB SUSPEITAVálida pela Copa do Brasil, a segunda partida entre São Caetano e Maranhão seria realizada na Arena Ba-rueri, na última quarta-feira (27). Acabou sendo adiada pela CBF por suspeita de irregularidade na situação de sete jogadores da equi-pe maranhense. [AB]

Barueri tenta continuar entre os classifi cados

Ande

rson

Alv

es/M

etro

póle

S/A

O G-4

Após bater Rexona, Osascojoga em casa pela liderança

[VÔLEI FEMININO]

O time de vôlei femini-no do Finasa/Osasco volta à quadra no sábado (1º), para defender a liderança de 31 pontos na Superliga. A equipe joga no Ginásio José Liberatti, às 17h, con-tra o Sport/Maurício de Nassau, lanterna do tor-neio com 15 pontos.

As osasquenses espe-ram voltar a ter um desem-penho constante e impor o ritmo sobre as adversárias.

“Estamos focados na estréia do quarto torneio, e preci-samos buscar o máximo de evolução”, ressalta o técni-co Luizomar de Moura.

Para a temporada 2007/ 2008, a Superliga foi dividi-da em quatro torneios dis-tintos, com fi nais que indi-carão as melhores equipes para os playoffs.

O Finasa venceu a deci-são do primeiro turno, per-deu a segunda para o Re-

xona-Ades (RJ) e devolveu a derrota para as cariocas no último domingo (24).

A vitória e a conquista da terceira fase sobre o maior adversário do Osasco ani-mou as jogadoras que espe-ram vencer novamente.

“Vamos procurar crescer tática e tecnicamente por-que nossa responsabilidade só tende a aumentar na Su-perliga”, resumiu a atacante Paula Pequeno. [AB]

RUMO ÀS FINAIS Finasa conquistou o terceiro turno e lidera a Superliga

10_esporte.22.02.indd 110_esporte.22.02.indd 1 28/2/2008 14:56:4028/2/2008 14:56:40

Page 11: Edição - 13

turismoCLASSEASexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 11

Muito tem se falado sobre os Emirados Árabes Unidos, principalmente de Dubai, uma das maio-res atrações do Oriente Médio. Milhões de turis-tas e investidores são atra-ídos pelas suas suntuosas construções; entre elas o primeiro hotel sete es-trelas do mundo (Burj Al Arab). Mas o país não se restringe somente a Du-bai. Poucos conhecem a capital, Abu Dhabi.

A arquitetura do local é fascinante, com edifí-cios antigos e pequenas mesquitas na sombra dos modernos e futurísticos arranha-céus. Atualmen-te, o turismo desponta como uma atividade forte na região. Sol o ano todo, praias inexploradas, du-nas espetaculares, vida cosmopolita e vibrante; tudo isso aguarda os turis-tas em Abu Dhabi.

Deslumbrantes estru-turas de lazer, centros de convenções, luxuosos ho-téis, spas, campos de gol-fe, teatros, se misturam aos modernos shoppings centers e aos tradicionais souqs. Além do autêntico artesanato beduíno, as

melhores marcas de Paris e Milão estão abertas a uma expedição de com-pras.

Um festival de gastro-nomia pode ser encon-trado nos modernos e sofi sticados cafés, clubes e restaurantes. Os turis-tas podem encontrar uma verdadeira festa de cozi-nhas de todo o mundo, desde o mais refi nado jan-tar aos já conhecidos fast foods.

CONHECENDO ABU DHABIA capital dos UAE tem

cerca de 20 parques de pequeno e médio porte para descansar e apreciar a vida local. Al Khalidiya e Al Mushrif Garden são considerados os maiores e mais populares. Para aqueles que fi carão pou-cos dias e desejam ver e experimentar Abu Dhabi, há uma série de operado-res turísticos que organi-zam city tours de meio-dia a safaris noturnos no deserto.

Pacotes turísticos in-cluem passeios de camelo nas dunas e areia bug-ging esqui. Geralmente, as atrações começam às 15 horas e terminam em um acampamento onde é oferecido um churrasco

bem ao estilo beduíno. Os hóspedes se sentam em almofadas sob uma tenda, e podem passar o resto da noite confortavelmen-te sob o céu estrelado ou ter as mãos tatuadas com henna..

Uma boa pedida é pas-sar uma tarde em um dos inúmeros restaurantes, fumando shisha, conver-

sando com os amigos e saboreando um dos vá-rios tipos de café. Os mais freqüentados são o Al Mawal, no Hilton Hotel; Idioms, na Corniche Road West, em Khalidiya ou o Havana Café (meu favo-rito), em Breakwater, ao lado do Marina Mall.

Depois do café, um passeio pela Abu Dhabi Heritage Village, que con-ta um pouco da história do país, como viviam os antigos beduínos, seu sis-tema de ar-condicionado das casas para suportar as altas temperaturas do deserto.

Souk é a palavra árabe para mercado e Abu Dha-bi tem vários. O turista vai encontrar artes e artesa-natos, especiarias, antigui-dades, tapetes orientais e muito mais. O Iranian Souk é um dos mais au-tênticos em Abu Dhabi e merece uma visita.

Uma das principais atrações de Abu Dhabi é a Corniche. Recentemente, a área passou por uma refor-mulação e reestruturação. É ideal para quem quer

calmamente pedalar uma bicicleta, praticar jogging ou andar de patins ao lon-go da costa da capital.

Todos os bairros de Abu Dhabi têm sua pró-pria mesquita, onde os muçulmanos rezam. São equipadas com alto-falantes que anunciam a convocação para a oração cinco vezes por dia. Não é permitida a entrada de vi-sitantes nas mesquitas.

O meio de locomoção em Abu Dhabi é o táxi, pois não existem ônibus circulando na cidade. Para se locomover de um lugar para outro, o visi-tante deve dizer o nome do local onde vai, quer seja uma loja, um restau-rante, hotel ou shopping center. ão se conhecem os nomes das ruas.

A moeda ofi cial dos Emirados Árabes Unidos é o Dirham (Dhs ou AED) e desde a formação do país, em 1971, tem o mesmo valor de câmbio: 1 dólar equivale a DHS3,65. Pode ser trocado em todos os hotéis. Cartões de crédi-to como o Mastercard, Visa, American Express e Diners são amplamen-te aceitos nos Emirados Árabes Unidos, bem como traveler's cheques.

É necessário o visto para entrar nos Emirados Árabes Unidos. Ele pode ser emitido pelo hotel onde se vai hospedar, por um operador turístico ou agência de viagem.

CIDINHA FRANZÃO

Colaboradora EspecialDe ABU DHABI

ÚNICA Moderna arquitetura se mistura à tradição das mesquitas: deserto também atrai

Além da hospitalidade árabe, a capital atrai por ter sol o ano todo, praias inex-ploradas, vida cosmopolita e vibrante

ABU DHABI um paraíso a ser descoberto

rifrMIdWHritla

paHtadoan

bemhóalme pda te terhe

sainfu

sanab

sasa

tdad

pbendeStm

aCámÚNICA Moderna arquitetura se mistura à

a

ClasseClasseA

Fotos: Cidinha Franzão e divulgação

11_classe A turismo.29.02.indd 111_classe A turismo.29.02.indd 1 28/2/2008 17:44:1228/2/2008 17:44:12

Page 12: Edição - 13

Sob o comando da revista Ver Vídeo e a Video-lar, foi mais que concorrida a festa de entrega do 80º Oscar no domin-go (24), no Circus Alphaville, de onde mais de 700 convi-dados conferiram, simultaneamente à festa em Los Angeles os vencedores da noite nas várias categorias. Direto-res das principais distribuidoras de fi lmes do País (Europa Filmes, Sony Pictures, Warner Bro., Disney, Imagem Filmes, Pa-ramount), passaram pelo “tape-te verme-lho” de Alphaville, com direito a réplica da estatueta fo-lheada a ouro quando seus fi lmes eram premiados.O jantar tam-bém presen-teou 3 Tv’s de Plasma para os acertadores da noite.

V I T R I N E

Para comemorar sua década de história, o Instituto Sidarta, na Granja Viana, armou festança para lá concorrida, no dia 14, onde reuniu empresários, educadores, representantes de órgãos públicos de São Paulo, Cotia e região.

dÉCADA

por Cláudia Azevedo

Sexta-feira, 29 de fevereiro de 200812 CLASSEA

Fotos: Anderson Alves/Metrópole S/A

Bier O cervejeiro caseiro João Gonçalves abriu ontem,

28, em Aldeia da Serra, a Cervejaria Dana Bier, um misto de

loja especializada e bar. O espaço tem 150 rótulos de cerveja,

entre importadas e artesanais brasileiras, cinco tipos de

chope e serviço delivery.

Infant A pequena Giovanna Ferraro Peres, de 10 anos,

de Alphaville, lança no próximo dia 8, o livro “O Caderninho

da Alegria”, editado pelo escritor Nelson Alves de Mello. A

tarde de aitógrafos, acontece na Livraria Paraler no Shopping

Alphaville, às 16 horas.

Holofote O bom trabalho desenvolvido pela secre-

taria dos Assuntos de Segurança de Barueri rendeu pauta

ao programa da Rede TV, “A Tarde é Sua”. Nesta semana, o

secretário da pasta, Edson Santos da Silva, foi o entrevistado

do dia.

Na segunda,3, a loja Posh, no Shopping Flamingo, movi-menta coquetel de lançamento da coleção outono-inverno

2008. São sapatos, bolsas e acessórios das marcas mais descoladas.

***Na segunda, 3, a Ville Du Vin de Alphaville promove um

wine dinner com a presença de Alberic Bichot, da vinícola Albert Bichot, tradicional produtora de Borgonha, na França.

As delícias serão degustadas com pratos de Alain Uzan.

TOMORROW

Bier28, em A

loja esp

entre im

chope e

Infade Alph

Aleg

de de

phavi

oloia do

prog

cretár

And the Oscar goes to...

e

à es

sec

do

Nm

wb

da

tard

Alp

Htari

ao

sec

PhGlrrd

Alb

do País

a-),

m pe--

e,ito

O diretor da

Editora NBO

Luiz Grecco e o

diretor-presidente

da Videolar Phillip

Wojdyslawski

recebem o amigo

Raulzinho

O ator Raul Gazola

Herbert Grecco, diretor de MKT da Disney

O diretor-presidente da Sony

Pictures Wilson Cabral

Luciana Vendramini

O diretor da Europa Filmes Wilson Feitosa com a atriz Maria Padilha

iana ndramini

O criador da Mostra Internacional de Cinema de SP Leon Cakoff

A vice-diretora Maria Apareci-da Scheleier, a diretora Cláu-dia Siqueira e a Mantenedora Ya Jen Chang

17_vitrine.29.02.indd 117_vitrine.29.02.indd 1 28/2/2008 15:57:2128/2/2008 15:57:21

Page 13: Edição - 13

Entrevista S/ACLASSECLASSEAASexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 13

Fotos: Arquivo pessoal

A receita teatral deA receita teatral de

A carreira do francês Olivier Anquier pode ser descrita como eclética. Ele já foi restau-rador de veículos, padeiro, chef, dono de restaurante, modelo profi ssional, diretor e apresentador de programa de televisão. Mas, agora, a partir de 16 de março, ele se aventura no campo das artes cênicas com a estréia do espetáculo “Olivier, Fusca e Fogão” (Teatro da Aliança Francesa). Junto com a peça, Anquier prepara o lançamento do livro documento “Diá-rios de Olivier” (Editora Melhoramentos), que reúne 10 anos de viagens pelo Brasil e mundo. Mesmo com a apertada agenda – que incluem ensaios e reuniões – o chef deu um break para conversar com a repórter Andressa Besseler.

Metrópole S/A - Como surgiu a idéia de “Olivier, Fusca e Fogão”?

Olivier Anquier - A idéia de montar uma peça de teatro aconteceu durante

minhas viagens para realizar aulas-shows. Quando apresen-

tava os programas de TV, ia com um Fusquinha verde ano

1962, comprado exatamen-te para essa fi nalidade.

Em três meses, consegui viabilizar o projeto que terá

performances culinárias interativas e com boa dose

de improvisos.

MS/A - Co mo funcionará o espetáculo?

OA - A peça dura aproximada-mente, duas

horas. O público elege o cardápio de cada sessão, que conta com

quatro opções de menus, entre eles o “Jantar Romântico” ou o “So-

luções de Frigideira”. Vamos escolher um casal da platéia para participar,

será bem interessante.

MS/A - O roteiro é livre?OA - Sim, e vou revelar segredos de cozi-nha dando dicas de preparo e contando

histórias que fi zeram parte da minha trajetória como cozinheiro e

boulanger. No palco, vou improvisar cenas autên-

ticas e divertidas. A montagem aconte-

ce quando come-moro meus 10 anos viajando pelo Brasil, apresentan-do progra-mas na TV. Além disso, estou me

preparando para lançar, também em março, o “Diários de Olivier”, um livro documento que reúne as melhores histó-rias desta década, não só no Brasil como no mundo.

MS/A - Você sempre esteve ligado à TV como apresenta-dor?OA - Comecei em 1998, durante a Copa do Mundo da Fran-ça, apresentando o quadro “O Francês”, para a Rede Glo-bo. No ano seguinte, comandei o “Forno, Fogão & Cia.”, MP Domingo Espetacular da Rede Record e o “Diário do Olivier” (GNT). Nesse segundo, inclusive, viajei pelo Brasil pilotando um Fusca 62, atrás de histórias e receitas (a partir de 2004, a atração foi rebatizada de “Programa do Olivier” e foi veiculada na internet como o primeiro canal de vídeo pessoal e independente da rede).

MS/A - Você não encontrou difi culdades em se adaptar à cultura brasileira?OA - Visitei o Brasil pela primeira vez aos 20 anos, para uma viagem de um mês, mas me encantei com as riquezas cultu-rais, gastronômicas, afetivas e geográfi cas do país. Depois de 10 anos, retornei defi nitivamente. Após a morte do meu pai, em 1989 (o médico François Anquier), decidi seguir a vocação culinária e fi ncar raízes no Brasil. Aqui, eu pude garimpar a vida com faro de cão trufeiro.

MS/A - Você se considera um camaleão?OA - Antes de revelar meu talento como chef e boulanger, trabalhei como modelo internacional de moda por 10 anos e cheguei a fi gurar entre os dez modelos masculinos mais requisitados do mundo. Já fi z de tudo um pouco na vida: restaurei carros antigos com um amigo, em Paris, e carre-guei tijolo para construir meu primeiro restaurante. Agora, meus maiores planos são estrear meus espetácu-lo, lançar o livro e voltar a viajarpelo Brasil.

N.R - O espetáculo

“Olivier, Fusca e Fogão” estréia no

dia 16 de março e fi ca em cartaz até 1º de junho, no

Teatro Aliança Francesa. O espaço fi ca na Rua General Jardim, 182, Vila Buarque,

em São Paulo. O ingresso custa R$ 60. Telefone: 3188-

4141.

13_entrevista.29.02.indd 113_entrevista.29.02.indd 1 28/2/2008 19:28:1228/2/2008 19:28:12

Page 14: Edição - 13

weekendCLASSEA Sexta-feira, 29 de fevereiro de 200814

Shopping TamboréBarueriAvenida Piracema, 669, Tel: 4193-1839Ingressos R$12 a R$16www.cinemark.com.br

B - Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (01/03)

D - Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (01/03) e Domingo (02/03).

SALA 1MEU MONSTRO DE ESTIMAÇÃO - (Dub) - Livre 12h15D - 14h40 - 17h05 - 19h30

VESTIDA PARA CASAR - 10 Anos 21h55 - 0h20B

SALA 2ANTES DE PARTIR - 10 Anos 12h40D - 14h55 - 17h10 - 19h20 - 21h30 - 23h40B

SALA 3JOGOS DO PODER - 14 Anos13hD - 15h10 - 17h20 - 19h35 - 21h50 - 0hB

SALA 4RAMBO IV - 18 Anos 12h10D - 14h10 - 16h15 - 18h20 - 20h25 - 22h30 - 0h35B

SALA 5 MEU NOME NÃO É JOHNNY - 14 Anos 13h10D - 15h50 - 18h30 - 21h10 - 23h50B

SALA 6EU SOU A LENDA - 14 Anos 12h50D - 17h30 - 19h50 - 22h10 - 0h30B

MALDITA SORTE- 18 Anos -15h

SALA 7ALVIN E OS ESQUILOS (Dub) - Livre12h55D - 15h05

SENHORES DO CRIME - 16 Anos 17h10 - 19h25 - 21h40 - 23h55B

SALA 8ESPARTALHÕES - 14 Anos 13h20D - 15h15 - 17h15 -

19h15 - 21h20 - 23h20B

SALA 9JUNO - 10 Anos 12h20D - 14h30 - 16h40 - 18h50 - 21h - 23h10B

Osasco Plaza Shopping OsascoRua Antonio Agú, 300, Tel: 3682-3621Ingressos R$6 a R$12(Sessão Pipoca R$4 + pipoca grátis)www.rbmcinemas.com.br

OSASCO PLAZA 1 RAMBO IV - 18 Anos15h - 17h - 19h - 21h

OSASCO PLAZA 2 BEE MOVIE - A HISTO-RIA DE UMA ABELHA (Dub) Livre16h30

P.S.EU TE AMO 12 Anos18h30 - 21h

OSASCO PLAZA 3 SEXO COM AMOR 14 Anos14h45 - 16h45 - 18h45 - 20h45

OSASCO PLAZA 4 ALVIN E OS ESQUILOS Livre14h45 - 16h30 - 18h30

O GÂNGSTER 16Anos20h30

Sessão Pipoca

OSASCO PLAZA 1 ALVIN E OS ESQUILOS (Dub) LivreDia 02/03 às 12h10

OSASCO PLAZA 2 BEE MOVIE - A HISTÓ-RIA DE UMA ABELHA (Dub) LivreDia 02/03 às 12h10 OSASCO PLAZA 3 OS SEIS SIGNOS DA LUZ (Dub) - LivreDia 02/03 às 12h10 OSASCO PLAZA 4 ENCANTADA - (Dub) LivreDia 02/03 às 12h10 Shopping Continental São PauloAv.Leão Machado, 100 -

3º Piso, ljs 53 e 54 - São Paulo - Tel:3765-3774Ingressos R$6 a R$12(Sessão Pipoca R$4 + pipoca grátis)www.rbmcinemas.com.br

CONTINENTAL 1O SOM DO CORAÇÃO Livre14h10-16h30-19h-21h20

CONTINENTAL 2VESTIDA PARA CASAR 10 Anos14h-16h30-18h45

P.S.EU TE AMO 12Anos21h

Sessão Pipoca

CONTINENTAL 1ALVIN E OS ESQUILOS (Dub) LivreDia 02/03 às 12h10

CONTINENTAL 2BEE MOVIE - A HISTÓ-RIA DE UMA ABELHA (Dub)- LivreDia 02/03 às 11h30

SuperShopping Osasco Av. dos Autonomista 1.828, Tel:3131-2004Ingressos R$9 a R$15

KINOPLEX OSASCO 1JOGOS DO PODER (Leg)15h10 - 17h20 - 19h30 - 21h40

KINOPLEX OSASCO 2 EU SOU A LENDA (Leg)16h40 - 18h50 - 21h10

KINOPLEX OSASCO 2 MEU MONSTRO DE ESTIMAÇÃO (Dub)14h30

KINOPLEX OSASCO 3 POLAROIDES URBANAS (Nac)15h40 - 17h - 19h50 - 21h50

KINOPLEX OSASCO 4 JUNO 15h - 17h - 19h10 -21h20

KINOPLEX OSASCO 5 RAMBO 4 (Leg)16h - 18h - 20h - 22hSáb/Dom - 14h - 16h - 18h - 20h - 22h

KINOPLEX OSASCO 6

OS ESPARTALHÕES (Leg)14h50 - 16h50 - 19h - 21h

KINOPLEX OSASCO 7 ANTES DE PARTIR (Leg)15h10 - 17h10 - 19h20 - 21h30 Shopping RaposoSão PauloRod. Raposo TavaresKm 14,5. Tel: 3735-2150 e 3733-6588 Ingressos R$8 a R$13

HAWAY RAPOSO - SALA 1BEE MOVIE - A HIST. DE UMA ABELHA (Dub) Livre14h - 15h50 O GÂNGSTER - 16 Anos (Leg) - 17h40 - 20h50 HAWAY RAPOSO - SALA 2ALVIN E OS ESQUILOS Livre (Dub)14h - 16h - 18h CLOVERFIELD - MONS-TRO - 14 Anos (Leg)20h - 22h

HAWAY RAPOSO - SALA 3OS SEIS SIGNOS DA LUZ Livre (Dub)15h - 17h ALIENS VS. PREDADOR 2 - 14 Anos (Leg)19h - 21h

HAWAY RAPOSO - SALA 4VESTIDA PARA CASAR 10 Anos - (Leg)14h - 16h20 - 18h40 - 21h

HAWAY RAPOSO - SALA 5JOGOS DO PODER - 14 Anos (Leg)14h - 16h - 18h - 20h - 22h HAWAY RAPOSO - SALA 6O SOM DO CORAÇÃO Livre (Leg)14h20 - 16h40 - 19h10 - 21h30

HAWAY RAPOSO - SALA 7ESPARTALHÕES - 14 Anos (Leg)14h - 16h - 18h - 20h - 22h HAWAY RAPOSO - SALA 8SEXO COM AMOR - 14 Anos14h50 - 17h10 - 19h30 - 21h50

Cin

ema

em c

arta

z

“O Orfanato”Com produção do cineasta espanhol

Guilhermo Del Toro , estréia nesta sexta, 29.

Euro

pa F

ilmes

“Jogos do “Jogos do Poder”Poder”

os bastidores os bastidores da política e da da política e da manipulação manipulação

Para

mou

nt P

ictu

res

As palavras “sistema de saúde” e “comédia” não são facilmente en-contradas na mesma frase, mas no novo filme de Michael Moore, “SOS Saúde” (Sicko), elas po-dem ser vistas lado a lado. Começando com as his-tórias de vários america-nos comuns cujas vidas foram despedaçadas, arruinadas e, em alguns casos acabadas pelo ca-tastrófico sistema de saú-de americano.

O filme mostra que a crise não afeta so-mente os 47 milhões de cidadãos que não têm seguro saúde mas tam-bém aqueles que pa-

gam religiosamente suas prestações e que estão freqüentemente contra a burocracia e suas regras oficiais obscuras.

“Sos Saúde” é um retrato íntimo do louco e cruel sistema de saú-de dos Estados Unidos. A narrativa é contada a partir da coragem das pessoas para encarar desafios extraordinários e bizarros em busca de uma cobertura de saúde básica. A película usa o humor para contar estas histórias constrangedo-ras, levando o público a concluir que um sistema alternativo é a única saída possível e viável. [ED]

“SOS Saúde” mostra mazelas do sistema americano

Os bastidores da política entram em cena no filme “Jogos do Poder” (Charlie Wilson’s War, 2007). A narrativa, baseada na obra do jornalista George Crile, conta a história do ex- senador Charlie Wilson (interpretado por Tom Hanks), sua ex-noiva Joanne Herring (vivida por Julia Roberts) e o agente Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoff-man) que se unem para realizar operações secre-tas pelo mundo. Juntos, Charlie, Joanne e Gust, formam aalianças com Paquistão, Israel e Egito em nome dos EUA. Ao mesmo tempo, finan-ciam os rebeldes afegãos em sua luta contra a União Soviética. Os esforços contribuirão com a queda do regime e ajudarão a dar um fim à “‘Guerra Fria”.[Eduardo Dias]

14_weekend.29.02.indd 114_weekend.29.02.indd 1 28/2/2008 14:50:0828/2/2008 14:50:08

Page 15: Edição - 13

weekendCLASSEA 15

Leon

ardo

Ram

adin

ha

No sábado (1º), às 20h, o Te-atro Municipal de Osasco (TMO) será palco para a apresentação de um clássico de Moliére, “O Casamento Forçado”. A mon-tagem, dirigida por Rick Von

Dentaz, narra a história de Sga-narello, um homem que aos 50 anos resolve casar. Tudo vai bem até o momento que a noiva, uma jovem golpista e ambiciosa, re-solve aplicar o golpe no futuro

marido. Duração 60 minutos. O Teatro Municipal de Osasco fi ca na Avenida dos Autonomistas 1533. Ingressos R$ 30. Informa-ções pelo telefone 3932-2038. [ED]

“Inventário” transforma a realidade no Sesi de Osasco

TMO apresenta “O Casamento Forçado”, de Moliére

Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Neste final de semana (dias 1º e 2), o Sesi Osasco apresentará, gratuitamente,

o espetá-culo “In-ventário – Aquilo que se-

ria es-

quecido se a gente não con-tasse”, do grupo Doutores da Alegria. A peça é resulta-do de uma criteriosa pesqui-sa sobre o palhaço contem-porâneo e sua capacidade de intervir e transformar a realidade. Serão realizadas duas sessões, uma no sába-do, às 20 horas e outra no domingo, às 19 horas.

O Sesi Osasco fica na Avenida Getúlio Var-gas, 401, Jardim Pira-tininga. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Tele-fone: 3686-3500.

O menestrel do Brasil aterrissa em Barueri

Em Santana de Parnaíba , “Do Clássico ao Contemporâneo”

“Terça Insana” em Osasco

Com quase 50 anos de carreira, Juca Chaves es-tréia o espetáculo “Jubileu de Ouro do Menestrel”, no próximo sábado (1º), às 21h30, no Teatro Muni-cipal de Barueri (TMB). Em seu novo show, o humoris-

ta satiriza o governo Lula e os acontecimentos da sua administração. Ingressos: R$ 30 e R$ 60. O TMB fi ca na Rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 255, Jar-dim dos Camargos. Tele-fone: 4198-0972.

Neste fi nal de semana (dias 1º e 2), às 19h30, o palco do Cine Teatro Co-ronel Raimundo, em San-tana de Parnaíba, será tomado pelos alunos de balé do Centro Cultural Artístico Municipal da cidade. Tudo por conta do espetáculo de dança

“Do Clássico ao Contem-porâneo”. Ao som das melodias, a apresentação mostra a evolução do balé.

O Cine Teatro Coronel Raimundo fi ca na Rua Su-zana Dias, 300, no Cen-tro Histórico de Parnaíba. Entrada gratuita.

Aline Dorel, Xaron e Mãe moderna são os três novos personagens do espetáculo “Terça Insana – Ventilador de Alegria”, que estará nos palcos do Tea-tro Municipal de Osasco (TMO) nos dias 7 (21h30), 8 (21h) e 9 (19h). Nele es-

tão reunidos novas cenas e personagens criados por Grace Gianoukas e Roberto Camargo, atores fundado-res do projeto. O ingresso custa R$ 50.

O TMO fi ca na Avenida dos Autonomistas, 1533. Telefone: 3685-8586.

Foto

: Leo

nard

o Ra

mad

inha

15_weekend2.29.02.indd 115_weekend2.29.02.indd 1 28/2/2008 14:51:0728/2/2008 14:51:07

Page 16: Edição - 13

weekendCLASSEA Sexta-feira, 29 de fevereiro de 200816

Lígi

a Ar

aújo

Leon

ardo

Ste

inbe

rg

Na quarta (5), o grupo Cafeína – Frente de Tra-dição do Samba Paulista - recebe o músico Antonio Carlos, em temporada de shows no Grazie a Dio!.

No repertório, músicas de Adoniran Barbosa, Zeca da Casa Verde, Geraldo Filme e Toniquinho Batuqueiro. Couvert artístico: R$ 15. O Grazie a Dio! fi ca na Rua Girassol, 67, Vila Madale-na, São Paulo. Telefone: 3031-6568.

ANDRESSA BESSELER

[email protected]

NO RITMO No repertório do Cafeína, toda a tradição de Adoniran Barbosa e Geraldo Filme

Sétima arte japonesa no Centro Cultural

Acrobacias aéreas em espetáculo infantil

[GIRO CULTURAL]

Bob Dylan no BrasilO cantor se apresenta em São Paulo nos dias 5 e 6 de março. Os ingressos custam entre R$ 400 a R$ 900. O Via Funchal fi ca na Rua Funchal, 65, na Vila Olímpia, em São Paulo. Telefo-ne: 3188-4148.

Período colonial em exposiçãoA exposição “Santana de Parnaíba – Patrimônio Histórico e Artístico de Uma Vila Colonial Paulista” apresenta 36 painéis e textos que podem ser vis itados no Cemic e na Casa do Anhanguera. Largo da Matriz, no Centro Histórico da cidade, das 11h às 17h, até 15 de junho. O mito em 60 ImagensA exposição “Marilyn Monroe – O Mito”, com 60 imagens da atriz, segue até o dia 16 de março, na Galeria Estação. O espaço fi ca na Rua Ferreira de Araújo, 625, em Pinheiros, São Paulo. Os ingressos custam R$ 10. Informações pelo telefone 3813-7253.

“Alegría” no Villa-LobosUm dos espetáculos mais popu-lares do Cirque Du Soleil fi cará em cartaz até 4 de maio no Parque Villa-Lobos. Os ingressos estão à venda e custam entre R$ 130 e R$ 400. O Parque Villa-Lobos fi ca na Avenida Queiroz Filho, s/nº. Telefone 4004-1007.

“A moda aos seus pés”Até o dia 9 de março, o Shopping Tamboré abriga a exposição “A moda aos seus pés”, que marca o lançamento da coleção outono-inverno. Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. O Shopping fi ca na Avenida Piracema, 669.

Tokyo Monogatari

Em temporada no Grazie a Dio!, grupo recebe semanalmente convidados. Projeto resgata a tradição do samba

Cafeína apresenta músicas antigas

Até o dia 9 de março, a Mostra de Cinema Japo-nês - 100 Anos de Japão no Brasil pode ser visita-da no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Entre os destaques estão os fi lmes “Coral de Tó-

quio” (1931), de Yasujiro Ozu, e “Onibada, a mulher diaba” (1964), de Kaneto Shindo. A entrada é gra-tuita. O CCBB fi ca na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro de São Paulo. Tele-fone: 3113-3651.

Repleto de acrobacias aéreas, efeitos visuais e um enredo lúdico capaz de prender a atenção de crianças e adultos. A peça “Tchu Tchu Tchu”, da Cia. Paralados Anjos faz tempo-rada em São Paulo com en-trada franca. O espetáculo conta a história de dois ca-

sais que são surpreendidos por um terrível tubarão so-litário, atrapalhado e apai-xonado por uma baleia. As apresentações acontecem nos dias 1º, 2, 8 e 9 de mar-ço, às 17 horas, na Caixa Cultural. Praça da Sé, 111, Centro de São Paulo. Tele-fone: 3321-4400.

Projeto Religare encerra temporada

Fernanda Takai lança CD solo

Quem gosta de MPB, com temática místico-re-ligiosa, tem este fi nal de semana (dias 29, 1º e 2) para conferir o show de encerramento do Projeto Religare. O show levará Elza Soares, Chico César, Luciana Alves e Mariene de Castro ao palco da Cho-peria do Sesc Pompéia.

O espetáculo apresenta manifestações culturais e artísticas que saíram dos templos, terreiros e outros locais de culto, e invadi-ram a vida cotidiana. Os ingressos variam de R$ 7 a R$ 28. O Sesc Pompéia fi ca na Rua Clélia, 93, Lapa, em São Paulo. Tele-fone: 3871-7700.

Nos dias 8 e 9 de março - sábado, às 21h, e domin-go, às 18h, a vocalista do grupo Pato Fu, Fernanda Takai, sobe ao palco do Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, para o lan-çamento nacional de seu primeiro CD solo “Onde

brilhem os Olhos Seus”. No show, Fernanda apresenta releituras de canções imor-talizadas na voz de Nara Leão. O Sesc Pinheiros fi ca na Rua Paes Leme, 195, em Pinheiros. Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 20. Telefone: 3095-9400.

itados noAnhanguno Centrdas 11h à

O mito A exposi

O Mito

A vida escondida dos oceanos

Entra em cartaz dia 8 de março, a exposição Oceano: vida escondida, que apresenta imagens inéditas de corais, águas-vivas e outros organis-mos marinhos de rara beleza. O destaque fi ca para os seres difi cilmen-te vistos fora do meio científi co e, portanto, totalmente desconheci-dos do grande público. A mostra fi cará até o dia 11 de maio na Estação Ciência da USP, na Lapa. No total, são 40 painéis de 40 cm X 50 cm com imagens fotográfi cas e legendas explicativas sobre o animal e o local da fotografi a. A Esta-ção Ciência fi ca na Rua Guaicurus, 1394, Lapa. O ingresso custa R$ 2. Telefone: 3673-7022

OBRA Cena do fi lme “Castelo de Areia” (1974) baseado na obra policial de Seicho Matsumoto

16_weekend3.29.02.indd 116_weekend3.29.02.indd 1 28/2/2008 17:12:0428/2/2008 17:12:04

Page 17: Edição - 13

Cem designers de acessó-rios de todo o país lançarão suas coleções na 9ª edição da Mostra Acessórios. A feira que apresenta ao mercado de moda o que há de mais interes-sante e autoral. Com um cres-cimento na ordem de 20% em relação à edição de março do ano passado, o evento aposta também no nicho de novos estilistas. A Mostra Acessórios acontecerá nos dias 14 a 17 de março, no Centro de Eventos São Luis, que fi ca na rua Luis Coelho, 323, em São Paulo. Telefone: 3085-1706 .

Nos principais eventos de moda do país (Fashion Rio e São Paulo Fashion Week) a predominância de cores neutras. como o preto, grafi te, cinza e azul, era a aposta dos estilistas para a temporada outono-inverno. Já no segmento de bijouterias, a história é outra. O acessório que ser-ve para dar o acabamento fi nal na produção, buscou inspiração nas décadas de 20 a 80; um revival de pra-ticamente todos os estilos, usando muita prata lisa em formatos geométricos como círculos, quadrados e retângulos.

Peças de plástico, acríli-co e PVC serão usadas como penduricalhos para colares feitos de correntes, fi tas e cadarços. Pingentes lúdicos de bichos, bonecos, fl ores, frutas, símbolos de jogos de carta e cassino estarão pre-sentes em correntes, pulsei-ras, chaveiros e fi velas de cintos. “No outono-inverno haverá muitas penas, plu-mas, peles e a mistura de texturas como prata com couro de arraia, entre ou-tros. Mas vale lembrar que nada pode ser exagerado. O correto é investir num

CLASSEASexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 17

Mostra de Acessórios

Estilo

ANDRESSA BESSELER

[email protected] elas vão colorir elas vão colorir seu inverno!seu inverno!

Bijoux: Bijoux:

visual equilibrado”, expli-ca a curadora da Mostra/acessórios: Edição Inverno – 2008.

No próximo inverno, as bijoux ganham mais gla-mour, com strass e franjas, numa referência às biju-terias usadas pelas melin-drosas nos anos 20. Mas o

étnico não será esquecido. Grandes colares, que mais parecem esculturas, esta-rão repletos de pedrarias misturadas a inúmeros ma-teriais, como madrepérola, madeira, peças esmaltadas e pompons de tecidos e pa-tchworks. Uma festa para os olhos!

Fern

anda

Cal

fat

17_estilo.29.02.indd 117_estilo.29.02.indd 1 28/2/2008 20:50:5528/2/2008 20:50:55

Page 18: Edição - 13

NHOQUE DE AVEIA COM MANJERICÃO

Ingredientes:300 g de ricota fresca2 claras1 1/2 xícara (chá) de aveia em fl ocos fi nos3 colheres (sopa) de manjericão picadosal a gostoáguaa1 colher (sopa) de azeite de oliva1/2 xícara (chá) de cebo-la picada2 dentes de alho picados4 xícaras (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado1 lata de atum sólido light (em água)1/2 xícara (chá) de requeijão light e sal a gosto

Modo de fazerEm uma tigela, misture a ricota, as claras, a aveia, o manjeri-cão e o sal até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos com essa massa e corte-a em pedaços pequenos.Em uma panela com água fervente, coloque os pedaçosde massa; assim que eles subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um refratário. Reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite, junte o tomate e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio. Em segui-da, acrescente o restante dos ingredientes, misture e coloque sobre o nhoque reservado.

Às vezes, as coisas não são simples como parecem ser, principalmente para os que não possuem dotes culi-nários. Mas com paciência e alguma dedicação, é possí-vel dar uma de mestre-cuca e surpreender a família e os amigos com deliciosos quitu-tes, práticos e rápidos. Nesta

edição, convidamos Edu Gue-des, chef e apresentador do “Hoje em Dia” (TV Record), para sugerir algumas receitas para quem está se iniciando nestes prazeres. Ele ensinou quatro receitas, que além de econômicas, vão dar o que falar. “Farfalle com molho de abobrinha”, “Pavê de bana-na”, “Nhoque de aveia com manjericão” e “Vitamina de mamão com linhaça”.

CLASSEA Sexta-feira, 29 de fevereiro de 200818

sl t i d

ANDRESSA BESSELER

[email protected]

Menu

O chef Edu Guedes dá dicas

práticas para marinheiros de

primeira viagem

CHEF >>> Diariamente Edu ensina receitas práticas no programa “Hoje em Dia”

Fotos: Luiz Fernando Macian

FARFALLE COM MOLHO DE ABOBRINHA

Ingredientes:1/2 quilo de massa tipo farfalle (gravatinha)5 litros de água, sal a gosto2 colheres (sopa) de azeite oliva1 cebola média ralada4 dentes de alho picados6 xicaras (chá) de tomate picado, sem pele e sem sementes5 abobrinhas, tipo italia-na, cortadas em cubo1 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas1 xicara ( chá) de azeitonas verdes picadas1/2 xícara (chá) de salsinha picada

Modo de preparo:Em uma panela, cozinhe a água fervente com sal até que fi que al dente. Escorra a água. Reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o tomate, as abobrinhas, a azeitona preta, a azeitona verde, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio, ou até que a abobrinha esteja macia. Em seguida, acrescente a salsinha e misture. Reserve. Escorra a água da massa e cubra-a com o molho de abobrinha.

“VITAMINA DE MAMÃO COM LINHAÇA”Ingredientes:1/2 mamão papaia picado2 xícaras (chá) de leite desnatado2 colheres (sopa) de aveia em fl ocos fi nos1 colher (sopa) de linhaça

Modo de fazerBata no liquidifi cador todos os ingredientes, até obter uma mistura homogênea.

PAVÊ DE BANANAIngredientes:2 xíc. (chá) de leite desnatado2 colheres (sopa) de amido de milho1/2 xícara (chá) de açúcar1 colher (chá) de baunilha4 colheres (sopa) de açúcar1 colher (chá) de canela

em pó5 bananas-nanicas médias cortadas em rodelas 30 biscoitos tipo maisena1 xíc. (chá) de leite desnatado 1/2 xícara (chá) de aveia em fl ocoscanela em pó para polvilhar

Modo de fazerEm uma panela, misture o leite, o amido, o açúcar, a baunilha e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos ou até engrossar. Reserve. Em outra panela, misture as ba-nanas, o açúcar, a canela e leve para apurar em fogo médio por 10 minutos ou até as bananas desmancharem. Reserve. Umedeça os biscoitos no leite, monte uma camada em um refratário, polvilhe com aveia e cubra com o creme reservado. Faça mais uma camada de biscoitos umedecidos, polvilhe com aveia, cubra com o doce de banana e sobre ele coloque mais uma camada de biscoitos. Polvilhe com a canela em pó e sirva gelado.

As delícias nossas

de cada dia

“V ÃO CO Ç ”

18_ MENU.29.02.indd 118_ MENU.29.02.indd 1 28/2/2008 16:31:2028/2/2008 16:31:20

Page 19: Edição - 13

Mobiliário, objetos de decoração, artesanato e lu-minárias con temporâneas além das últimas novida-des na área do design têx-til. Esses são alguns dos lançamentos presentes na 12ª edição da Craft Design. A feira, montada em uma área de 2.300 m², na Daslu, em São Paulo, que aposta na exclusividade de suas peças. Neste ano, a mostra apresenta sete mil tendên-cias de arquitetura e obje-tos de decoração. O evento também abre espaço para discussões em chats onde profi ssionais vão dar dicas

e apresentar tendências para os visitantes.

A feira ainda abriga o 1º Prêmio Craft Design, com foco no melhor objeto (utilitário ou decorativo) com destaque para proje-tos em Ação Social eEcologia. Quem assina a coordenação é a designer Lars Diederichsen, do Ins-tituto Meio. A comissão julgadora, composta por cinco especialistas nas áreas de design, arquite-tura e decoração, avaliará critérios de apresentação, inovação, ori ginalidade,

impacto ambiental, entre outros. A novidade é que cada vez mais ONGs par-ticipam da feira. Nesta edição, um dos destaques será o Projeto Igaraí, com trabalhos em porcelana

e tecido, de artesãs rurais da cidade de Mococa. Há também o Projeto Arras-tão, do Campo Limpo, com bolsas e porta-lápis feitos com lona de painel. A 12ª Craft Design tem entrada gratuita e é aberta só para lojistas, decoradores e ar-quitetos. Acontece a partir desta sexta-feira (29) e prossegue até segunda (3), das 10h às 20h, no Terraço Daslu, na Avenida Chedid Jafet, 131, na Vila Olímpia, em São Paulo.

ArquitetônicoNegócios&OportunidadesSexta-feira, 29 de fevereiro de 2008 19

[Novidades] Vitrine de criações abre temporada da 12ª Craft Design

Feira mostra linhas modernas e conceitos contemporâneosAndressa [email protected]

MODERNIDADE Bonsai do artista Alexandre Stefani,

to o)

imoucatiestr

e tdatamtãob

SOBRAS Mandala confeccionada a partir de sobras de madeira

ARTESANAL Jogo americano feito pela Ofi cina Boracea

BRASILIDADE A Arraial Brasil prioriza design com identidade

19_arquitetonico.29.02.indd 119_arquitetonico.29.02.indd 1 28/2/2008 18:03:3828/2/2008 18:03:38

Page 20: Edição - 13

Imóveis

Empreendimentos ecologicamente corretos

[MEIO AMBIENTE] [MEIO AMBIENTE] Novo selo da Goincorp prevê que os projetos da empresa minimizem impactos no meio ambiente

ImóveisImóveisImóveis

Greenkey é o nome do selo lançado pela Goin-corp Incorporações e Empreendimentos para garantir que todos os projetos lançados pela empresa respeitem pré-re-quisitos necessários para minimizar os impactos de empreendimentos no meio ambiente. A empresa acaba se tornar membro do Green Building Council Brasil (GBC), uma organi-zação referência no setor da construção civil que incentiva a transformação contínua de toda a cadeia produtiva em direção à sustentabilidade.

Através do GBC a em-presa receberá estímulos para o desenvolvimento de tecnologias, materiais, pro-cesso e procedimentos ope-racionais que fortaleçam as práticas sustentáveis no setor, reunindo e divulgan-

do as melhores práticas de construção sustentável. As vantagens de um empre-endimento Green Building também signifi cam econo-mia, pois empregam alta tecnologia para reduzir impactos negativos cau-sados pela construção no meio ambiente. Os prédios consomem menos água e energia, têm menos custo de manutenção. Os am-bientes tendem a ser mais saudáveis com iluminação e ventilação natural além de conexão visual com áre-as verdes.

A empresa também criou um núcleo de pro-fi ssionais de engenharia, arquitetura, compras e marketing para pesquisar materiais a serem aplicados na construção para torná-los sustentáveis. O depar-tamento certifi ca parceiros que possuam fi losofi a e produtos compatíveis com a minimização e reaproveita-mento de recursos hídricos,

materiais que maximizam o uso da iluminação natu-ral, tornando o ambiente isotérmico, diminuindo o uso de aparelhos de ar condicionado e iluminação artifi cial. Também faz parte dessa comissão desenvol-ver programas racionais de destinação de lixos e coletas seletivas, bem como, todos os aspectos que harmoni-zem os empreendimentos ao meio ambiente.

GREEN BUILDINGOs empreendimentos

Green Building prevêem o uso consciente de recursos naturais que culmina na redução de água potável; diminuição da poluição pela construção e opera-ção do prédio; redução do consumo de energia e da emissão do CO2 na at-mosfera; gerenciamento correto dos resíduos; res-tauração de ecossistemas e maior permeabilidade do solo.

20 Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

[CONSTRUÇÃO CIVIL]SINDUSCON LEVA PROPOSTAS AO GOVERNO FEDERAL

Por solicitação do Ministé-rio das Cidades, o macros-setor da construção civil apresentou nesta quarta( 27) suas propostas para a elaboração do PlanHab (Plano Nacional da Ha-bitação). O documento contém proposições do

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e das demais entidades que integram o movimen-to “Moradia para Todos. Esta Meta é Possível”. Em síntese, ele prevê a formu-lação de uma política vol-

tada para a habitação de interesse social, com ênfa-se na erradicação do déficit habitacional, baseada na conjugação de subsídios, poupança dos interessados e financiamento imobili-ário, com produção pela iniciativa privada.

VÂNIA ALVES

[email protected]

20_imóveis.29.02.indd 120_imóveis.29.02.indd 1 28/2/2008 19:29:3628/2/2008 19:29:36

Page 21: Edição - 13

Mapa de acesso sem escala

VISITE APTOS DECORADOS POR ANA WEILENMANNAv. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 2.323

(Acesso saída km 23).

Fernandez Mera Negócios Imobiliários - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4.910 - Jd. Paulista - São Paulo - SP - Creci: 5.425-J. Reg. de Incorp. nº R. 2 na matrícula 130.321 no C. R. I. de Barueri. Consulte condições comerciais no estande de vendas.

ROD. RAPOSO TAVARES

ROD. CASTELLO BRANCO

ROD. ANHANGUERA

ROD. DOS BANDEIRANTES

RO

DO

AN

EL

SÃOPAULO

www.mpdkc.com.brInformações: (11) 3066-1000

Participação:Coordenação de Vendas: Realização:

• Piscina adulto e infantil • Sala de fitness • Salão de jogos • Playground infantil e juvenil

• Quadra poliesportiva • Bosque com trilha e muito mais

Mais diversão para seus filhos,

mais lazer para você.

4 Dormitóriosou 3 Suítes - 2 ou 3 vagas

122m2 privativos (inclui depósito)

3 Dormitóriosou 2 Suítes - 2 vagas

100m2 privativos (inclui depósito)

Concepção artística da piscina adulto com raia e cascata

Concepção artística do playground

21_ mpd.indd 121_ mpd.indd 1 28/2/2008 19:19:2628/2/2008 19:19:26

Page 22: Edição - 13

AutosNegócios&Oportunidades Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A Renault do Brasil iniciou a comercialização de dois novos modelos: o Mégane Coupé Cabriolet e o Grand Scénic. Importa-dos da França, os veículos devem ampliar a gama de produtos oferecidos pela marca no país. O primei-ro atende às exigências de um consumidor que busca automóveis mais exclusivos, como os mo-delos conversíveis. Com previsão anual de vendas de 240 unidades, o Méga-ne Coupé Cabriolet estará disponível numa única e completa versão de aca-bamento, batizada de Dy-namique, equipado com a motorização 2.0 16V (138 cv de potência) e câmbio automático/seqüencial “Proactive”.

O modelo terá preço sugerido na tabela de R$ 124.890,00 - frete e pintu-ra metálica já inclusos no valor. Apresentado pela primeira vez ao cliente brasileiro em 2006, du-rante o Salão Internacio-nal do Automóvel de São Paulo, o Coupe Cabriolet chamou a atenção dos vi-sitantes por suas formas que sugerem conforto, liberdade, tecnologia e pelo teto rígido escamo-teável de vidro, que asse-gura aos seus ocupantes

o contato permanente com o mundo exterior.

A transformação de carro fechado (coupé) em cabriolet - capota re-colhida - ocorre em ape-nas 22 segundos.

Já o Grand Scénic pri-

ma pelo amplo espaço interno, que transmite a sensação de conforto e requinte. O modelo é ca-paz de transportar sete pessoas, graças à terceira fi leira de assentos rebatí-veis. Disponível numa úni-

ca versão de acabamento (Dynamique), o Grand Scénic conta com motor 2.0 litros 16 válvulas e câmbio automático / se-qüencial “Proactive”.

Com preço sugeri-do de entrada de R$

87.990,00 - frete e pintu-ra metálica já inclusos no valor -, o Grand Scénic vem equipado com banco do motorista ajustável, faróis de neblina, piloto automático, limitador de velocidade, rádio/CD

player com sistema MP3, retrovisores externos re-batíveis eletricamente, rodas de liga-leve de 16 polegadas, vidros trasei-ros elétricos, sensor de luminosidade (que asse-gura uma gestão auto-mática do acionamento dos faróis dianteiros con-forme a luminosidade), sensor de chuva (que aciona as palhetas do limpador do pára-brisa conforme a quantidade de água no vidro), cartão eletrônico que substitui a chave, sensores de es-tacionamento instalados nos pára-choques diantei-ro e traseiro e sistema de ar condicionado digital.

VENDA DE IMPORTADOS CRESCE

A venda de impor-tados no mês de janeiro cresceu 8,64%, no varejo, em relação a dezembro de 2007. De acordo com a Abeiva (Associação Bra-sileira das Empresas Im-portadores de Veículos),o primeiro mês do ano registrou 1.509 unida-des comercializadas, en-quanto que em janeiro de 2007, 1.389 modelos foram emplacados.

DA REDAÇÃO

[email protected]

SIESIE

22

player com sistema MP3,retrovisores externos re-batíveis eletricamente,rodas de liga-leve de 16polegadas, vidros trasei-ros elétricos, sensor deluminosidade (que asse-gura uma gestão auto-mática do acionamentodos faróis dianteiros con-forme a luminosidade),sensor de chuva (queaciona as palhetas dolimpador do pára-brisaconforme a quantidadede água no vidro), cartãoeletrônico que substituia chave, sensores de es-tacionamento instalados

Grand Scénic e Mégane Coupé Cabriolet

desembarcam no país

Foto

s: R

enau

lt Pr

ess

21_ Autointeira.29.02.indd 121_ Autointeira.29.02.indd 1 28/2/2008 19:01:3328/2/2008 19:01:33

Page 23: Edição - 13

AutosNegócios&Oportunidades 23Sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ALFA ROMEO 0 km147 2.0 16V TS sob consulta AGRALE 0 kmMarruá 2.8 4X4 97.180

AMAZON 0 kmPick-up cabine simples sem caçamba 57.500Pick-up cabine simples com caçamba 59.500Pick-up cabine simples sem caçamba c/ar 60.000Pick-up cabine simples com caçamba s/ar 61.500Pick-up cabine dupla sem ar 69.000Pick-up cabine dupla com ar 72.500

AUDI 0 km A3 1.6 Sportback 110.900 A3 2.0 TFSi Sportback manual 138.650 A3 2.0 TFSi Sportback aut. (S-Tronic) 145.500 RS4 4.2 FSI AV 481.800 A4 1.8 Turbo LM 149.900 A4 1.8 Turbo 161.700 A4 2.0 TFSi Multitronic 196.300 A4 3.2 V6 FSi Multitronic 242.800 A4 Avant 1.8 Turbo Multitronic 171.300 A4 Avant 2.0 TFSi Multitronic 206.750 A4 Avant 3.2 V6 Multitronic 257.800 A4 Cabriolet 3.2 Fsi Multitronic 352.000 A6 3.0 V6 Multitronic 322.850 A6 4.2 V8 Quattro Tiptronic 392.600 A6 Avant 3.0 V6 Multitronic 338.150 S6 5.2 FSI LM 539.000 S6 5.2 FSI AV 554.300 S6 4.2 Quattro Tiptronic 357.000 RS6 4.2 Quattro Tiptronic 465.800 A8 4.2 V8 Quattro Tiptronic 537.500 S8 5.2 Fsi Tiptronic 663.000 TT Coupé 2.0 TSFI 219.000 Q7 4.2 349.000 BRM 0 km M-8 1.6 21.900 M-8 Long 1.6 24.900 Way Tuning 1.6 29.900 BMW 0 km 120i manual 124.000 120i automático 132.000 120i Top manual 134.000 120i Top automático 145.000 130i duas portas manual 181.685 130i duas portas automático 184.280 130i manual 199.000 130i automático 207.000 130i Sport manual 201.900 130i Sport automático 209.900 320i automático 161.000 325i automático 214.000 325i Touring aut. 229.000 325i Coupé automático 229.000 330 Ci Cabriolet automático 323.000 335i Top automático 275.000 335i Sport automático 291.000 335Ci Cabrio Sport automático 319.000 X3 2.5 Family automático 243.500 X3 2.5 Sport automático 255.500 X3 3.0 Sport automático 286.000 Z4 2.0 manual 195.000 Z4 3.0 automático 279.000 Z4 M 350.000 Z4 M Coupé 346.000 530i automático 294.000 530i Sport 306.000 550i automático 379.000 550i Sport 391.000 M5 550.000 X5 4.8i Top 341.300 X5 4.8i Top 7 lugares 350.000 X5 4.8is Sport 361.300 X5 4.8is Sport 7 lugares 370.000 650Ci Cupê automático 475.000 650Ci Cabriolet manual 499.000 M6 635.000 750i automático 490.000 760iL automático 660.000 CHAMONIX 0 kmSpeedster 1.6 Boxer 61.300 Speedster 1.9 Boxer 67.300 Spyder 550 1.6 Boxer 58.800 Spyder 550 1.9 Boxer 63.800 Super 90 1.6 84.000 Super 90 1.9 90.000 CHEVROLET 0 kmAstra hatch Advantage 2.0 fl ex 4p 46.840 Astra sedã Advantage 2.0 fl ex 48.339 Astra hatch Elegance 2.0 fl ex 4p 55.002 Astra sedã Elegance 2.0 fl ex 57.178 Astra Super Sport 2.0 fl ex 57.990 Blazer Advantage 2.4 4X2 Flexpower 59.777 Blazer Colina 2.4 4X2 Flexpower 73.395 Blazer Colina 2.8 4X4 Turbodiesel 115.379 Blazer Executive 2.8 4X4 Turbodiesel 134.482 Celta Life 1.0 fl ex 2p 26.128 Celta Life 1.0 fl ex 4p 27.685 Celta Spirit 1.0 fl ex 2p 27.640 Celta Spirit 1.0 fl ex 4p 29.197 Celta Super 1.0 fl ex 2p 28.245 Celta Super 1.0 fl ex 4p 29.802 Classic Life 1.0 fl ex 26.244 Classic Spirit 1.0 fl ex 28.476 Classic Super 1.0 fl ex 34.104 Corsa Joy hatch 1.0 fl ex 30.010 Corsa Joy sedã 1.0 fl ex 32.129 Corsa Maxx hatch 1.0 fl ex 32.610 Corsa Maxx hatch 1.4 fl ex 31.938 Corsa Maxx sedã 1.4 fl ex 34.124 Corsa Premium hatch 1.4 fl ex 35.088 Corsa Premium sedã 1.4 fl ex 37.273 Corsa Super Sport hatch 1.8 fl ex 45.024 Meriva Joy 1.8 fl ex 44.587 Meriva Maxx 1.8 fl ex 52.536 Meriva Premium 1.8 fl ex 54.314 Meriva Super Sport 54.139

Montana Conquest 1.4 fl ex 30.496 Montana Sport 1.8 fl ex 46.578 Omega CD 147.500 Prisma Joy 1.4 Econofl ex 32.085 Prisma Maxx 1.4 Econofl ex 34.372 S10 Advantage 2.4 4X2 CD Flexpower 56.423 S10 Colina 2.8 4X2 CS Turbodiesel 69.326 S10 Colina 2.8 4X4 CS Turbodiesel 76.370 S10 Colina 2.8 4X2 CD Turbodiesel 83.337 S10 Colina 2.8 4X4 CD Turbodiesel 90.192 S10 Tornado 2.8 4X2 CD Turbodiesel 93.413 S10 Tornado 2.8 4X4 CD Turbodiesel 100.269 S10 Executive 2.8 4X2 CD Turbodiesel 101.322 S10 Executive 2.8 4X4 CD Turbodiesel 108.179 Tracker 2.0 16V 61.274 Vectra GT 2.0 Flexpower 60.590 Vectra GT-X 2.0 Flexpower 69.590 Vectra Expression 2.0 Flexpower 56.974 Vectra Elegance 2.0 Flexpower 63.878 Vectra Elite 2.0 Flexpower 76.527 Vectra Elite 2.4 16 V Flexpower 81.732 Zafi ra 2.0 8V Comfort Flexpower 64.751 Zafi ra 2.0 8V Expression Flexpower 69.141 Zafi ra 2.0 8V Elegance Flexpower 72.708 Zafi ra 2.0 8V Elite Flexpower 77.914 CHRYSLER 0 km PT Cruiser Classic 2.4 68.900 PT Cruiser Limited Edition 2.4 79.900 PT Cruiser Touring Cabrio 94.900 300 C 5.7 HEMI 169.000 300 C Touring 5.7 HEMI 179.000 300C SRT8 215.000 Caravan LX 3.3 V6 automático 128.500 Grand Caravan Limited (Ston´n´Go) 180.000 CITROËN 0 kmBerlingo 1.6 Multispace GLX 48.390 Xsara Picasso 1.6i 16V fl ex GLX 58.315 Xsara Picasso 1.6i 16V fl ex Exclusive 64.080 Xsara Picasso 2.0i 16V GLX 61.270 Xsara Picasso 2.0i 16V Exclusive 67.935 Xsara Picasso 2.0i 16V GLX Automatique 68.180 Xsara Picasso 2.0i 16V Exclusive Automatique 73.380 C3 1.4i 8V GLX Flex 40.975 C3 1.4i 8V Exclusive Flex 41.560 C3 1.4i 8V XTR Flex 42.990 C3 1.6i GLX 16V Flex 45.840 C3 1.6i 16V Exclusive Flex 49.705 C3 1.6i 16V XTR Flex 52.830 C4 VTR 2.0 70.270 C4 Pallas 2.0 GLX 64.990 C4 Pallas 2.0 GLX Automatique 70.290 C4 Pallas 2.0 Exclusive 71.690 C4 Pallas 2.0 Exclusive Automatique 76.990 C4 Pallas 2.0 Exclusive Automatique BVA Pack 80.990 C5 Exclusive 2.0i 16V Automatique 98.400 C5 Break Exclusive 2.0i 16V 103.400 C5 Exclusive 3.0i V6 Automatique 142.400 C6 3.0i Exclusive Automatique 225.000 DODGE 0 kmDodge Ram 2.500 RC cabine simples 104.900 Dodge Ram 2.500 QC cabine dupla 137.000 FERRARI 0 kmChallenge Stradale 3.6 V8 40V 1.250.000F430 4.3 V8 1.350.000F430 Spider 4.3 V8 1.500.000575 M Maranello 5.7 V12 48V 1.480.000612 Scaglietti 5.7 V12 48V 1.600.000 FIAT 0 kmDoblò ELX 1.8 fl exfuel 49.170 Doblò HLX 1.8 fl exfuel 55.720 Doblò Adventure 1.8 fl exfuel 60.820 Idea ELX 1.4 fl exfuel 42.540 Idea HLX 1.8 fl exfuel 51.560 Idea Adventure 1.8 fl ex 56.950 Mille Fire fl exfuel 2p. 23.180 Mille Fire fl exfuel 4p. 24.860 Palio Fire 1.0 fl ex 2p 26.140 Palio Fire 1.0 fl ex 4p 27.780 Palio ELX 1.0 fl ex 2p 29.800 Palio ELX 1.0 fl ex 4p 31.420 Palio ELX 1.4 fl ex 4p. 32.960 Palio 1.8R fl ex 2p 42.700 Palio 1.8R fl ex 4p 44.340 Palio Weekend ELX 1.4 fl ex 39.330 Palio Weekend HLX 1.8 fl ex 47.800 Palio Adventure 1.8 fl ex 53.050 Punto 1.4 38.960 Punto ELX 1.4 42.780 Punto HLX 1.8 46.020 Punto Sporting 1.8 53.790 Siena Fire 1.0 fl ex 29.500 Siena ELX 1.0 fl ex 33.990 Siena ELX 1.4 fl ex 36.970 Siena ELX tetrafuel 1.4 45.280 Siena HLX 1.8 fl ex 45.390 Stilo 1.8 8V Flex 51.780 Stilo 1.8 8V Dualogic 54.300 Stilo 1.8 8V Sporting 59.990 Stilo 1.8 8V Sporting Dualogic 62.550 Stilo 2.4 Abarth 91.100 Strada Fire 1.4 fl exfuel 31.340 Strada Fire 1.4 cabine estendida fl exfuel 35.540 Strada Trekking 1.4 fl exfuel 34.400 Strada Trekking 1.4 cabine estendida fl exfuel 36.980 Strada Trekking 1.8 fl exfuel 36.600 Strada Trekking 1.8 cabine estendida fl exfuel 39.240 Strada Adventure 44.650 FORD 0 kmCourier 1.6 L 30.865 Courier 1.6 XL 40.655 EcoSport 1.6 XL Flex 46.530 EcoSport 1.6 XLS Flex 50.320 EcoSport 1.6 XLT Flex 54.985 EcoSport 2.0 XLT 57.520 EcoSport 2.0 4WD 67.215 EcoSport 2.0 XLS Automático 61.935

EcoSport 2.0 XLT Automático 66.155 EcoSport 4WD 66.120 Fiesta 1.0 fl ex 30.945 Fiesta 1.6 fl ex 35.370 Fiesta Trail 1.0 41.370 Fiesta Trail 1.6 45.560 Fiesta sedã 1.0 fl ex 32.905 Fiesta sedã 1.6 fl ex 37.365 Focus 1.6 GL 44.145 Focus 1.6 GLX 47.655 Focus 2.0 GLX 53.725 Focus 2.0 GLX automático 56.845 Focus 2.0 16V Ghia 65.260 Focus 2.0 16V Ghia automático 65.260 Focus sedã 1.6 GLX 49.450 Focus sedã 2.0 16V GLX 55.490 Focus sedã 2.0 16V GLX automático 58.630 Focus sedã 2.0 16V Ghia 67.045 Focus sedã 2.0 16V Ghia automático 70.715 Fusion SEL 83.620 Fusion SEL com teto solar 87.155 F-250 XL 3.9 4X2 diesel 94.210 F-250 XL 3.9 4X4 diesel 104.560 F-250 XL CD 3.9 4X2 diesel 113.910 F-250 XLT 3.9 4X2 diesel 104.360 F-250 XLT 3.9 4X4 diesel 111.430 F-250 XLT CD 3.9 4X2 diesel 123.015 F-250 XLT CD 3.9 4X4 diesel 129.165 Ka # One 23.945 Ka GL 1.0 25.185 Ka GL 1.0 Class 27.290 Ka Action 1.6 36.835 Ka XR 1.6 38.500 Ranger XL CS 2.3 4X2 48.330 Ranger XL CD 2.3 4X2 54.080 Ranger XLS CS 2.3 4X2 50.625 Ranger XLS CD 2.3 4X2 60.620 Ranger XLS CS GNV 48.290 Ranger XLS CD GNV 54.830 Ranger XLT CD GNV 62.320 Ranger XL CS 3.0 4X2 diesel 66.400 Ranger XL CS 3.0 4X4 diesel 73.410 Ranger XL CD 3.0 4X2 diesel 78.675 Ranger XL CD 3.0 4X4 diesel 88.835 Ranger XLS CS 3.0 4X2 diesel 71.550 Ranger XLS CD 3.0 4X2 diesel 84.055 Ranger XLS CD 3.0 4X4 diesel 92.210 Ranger XLT CD 3.0 4X2 diesel 89.755 Ranger XLT CD 3.0 4X4 diesel 98.750 Ranger Limited CD 3.0 4X4 diesel 101.765 HONDA 0 kmAccord sedã LX 2.0 89.700Accord sedã EX 3.0 V6 134.795Civic LXS 1.8 62.860 Civic LXS 1.8 fl ex 64.430 Civic LXS 1.8 automático 67.715 Civic LXS 1.8 fl ex automático 69.410 Civic EXS 1.8 automático 81.845 Civic EXS 1.8 fl ex automático 83.890 Civic Si 99.500 CR-V 2.0 16V automático 123.000Fit LX 1.4 45.215Fit LX 1.4 fl ex 46.575 Fit LX 1.4 fl ex CVT 49.580 Fit LXL 48.935 Fit LXL 1.4 fl ex 50.405 Fit LXL 1.4 fl ex CVT 53.310 Fit EX 1.5 53.175 Fit EX 1.5 CVT 57.500 HUMMER 0 km Pick-up cab. dupla US$ 196.840 Station Wagon US$ 205.525 HYUNDAI 0 km Santa Fe 160.000 Sonata GLS 3.3 automático 140.000 Tucson GL 2.0 4X2 84.500 Tucson GL 2.0 4X2 automático 90.200 Tucson GLS 2.0 4X2 automático 96.200 Tucson GLS 2.7 V6 4X4 automático 115.000 JAGUAR 0 km S-Type SE 3.0 V6 278.000 S-Type Sport 3.0 V6 288.000 S-Type Sport 4.2 V8 309.000 S-Type R 4.2 V8 342.000 X-Type 2.5 SE V6 180.000 X-Type 2.5 Sport V6 188.000 X-Type 3.0 L V6 SE 224.000 X-Type 3.0 Sport V6 229.000 X-Type Estate SE 3.0 V6 233.000 X-Type Estate 3.0 Sport V6 240.000 XJ-8 4.2 V8 389.000 XJR 4.2 V8 420.000 XJR Super V8 460.000 XK 4.2 V8 Cupê 450.000 XK 4.2 V8 Conversível 480.000 JEEP 0 km Cherokee Sport 3.7 V6 114.900 Grand Cherokee Limited 4.7 V8 175.000 Grand Cherokee Overland 5.7 HEMI 199.000 Grand Cherokee SRT8 249.900 Wrangler Sport 3.8 104.900 KIA 0 km Picanto EX 1.1 manual 34.900 Picanto EX 1.1 automático 39.900 Cerato 1.6 16V mec. 44.900 Cerato 2.0 16V aut. 54.900 Magentis EX 2.0 16V aut. 69.900 Opirus 3.5 V6 automático 129.900 Sportage 2.0 4X2 LX mecânico 79.900 Sportage 2.0 4X2 LX automático 86.490 Sportage 2.0 4X4 LX mecânico 85.490 Sportage 2.0 4X4 LX automático 90.490 Sportage 2.7 4X4 EX automático 109.900 Sorento EX 2.5 diesel mec. 111.900 Sorento EX 2.5 diesel aut. 121.900 Sorento EX 3.5 V6 automático 134.900 Carnival 3.8 V6 139.900

LAND ROVER 0 kmDefender 90 S 139.000 Defender 110 S 144.000 Defender 130 cabine dupla 140.000 Discovery 3 S 4.0 V6 S gasolina 159.900 Discovey 3 HSE 4.4 V8 gasolina 237.000 Discovery 3 S 2.7 V6 Turbodiesel 179.900 Discovery 3 SE 2.7 V6 Turbodiesel 7 lugares 199.900 Discovery 3 HSE 2.7 V6 Turbodiesel 7 lugares 239.500 Freelander 2 S 132.000 Freelander 2 SE 145.000 Freelander 2 HSE 169.000 Range Rover Sport HSE 4.2 V8 Supercharger 369.000 Range Rover Sport SE 2.7 V6 Turbodiesel 275.000 Range Rover Sport SE 3.6 V8 Biturbodiesel 329.000 Range Rover Sport HSE 3.6 V8 Biturbodiesel 376.000 Range Rover Vogue 4.2 V8 Supercharger 395.000 Range Rover Vogue 3.6 V8 Biturbodiesel 380.000 LOBINI 0 km H1 1.8 t 168.500 LEXUS 0 km ES 350 227.318 LS 460L 422.273 MASERATI 0 kmQuattroporte 4.2 V8 32V 720.000Spyder 4.2 V8 635.000Quatroporte 4.2 V8 720.000GranSport 4.2 V8 32V 730.000 MERCEDES-BENZ 0 kmA200 Elegance 114.900 B200 135.000 B200 Turbo 149.900 C200 Kompressor Classic 162.500 C200 Kompressor Avantgarde 179.900 C280 Avantgarde 217.000 E350 Elegance Avantgarde 303.000 E500 Elegance Avantgarde 380.000 E500 EB4 sob.cons. E63 AMG US$ 225.000 E63 T AMG US$ 228.000 CLK 350 Avantgarde 295.000 CLK 500 Avantgarde 340.000 SLK 200 Kompressor Plus 218.000 SLK 350 321.000 CLS 350 310.000 CLS 500 395.000 ML 350 286.000 ML 63 AMG US$ 225000 ML 500 330.000 ML 63 AMG US$ 225.000 C 55 AMG US$ 149.400 C 55 T AMG sob cons. CLK 350 CA sob cons. CLK 500 CA sob.cons. R500 320.000 R500 L 330.000 S 500 575.000 S 500 L 593.000 S 600 L US$ 315.000 S 65 L AMG US$ 390.000 S 63 AMG US$ 290.000 S 63 L AMG US$ 300.000 S 65 L AMG US$ 390.000 CL 500 US$ 285.000 CL 600 US$ 330.000 CL 63 AMG US$ 315.000 SL 500 US$ 255.000 SLK 55 AMG US$ 182.000 SL 600 sob cons. SL 65 AMG sob.cons. SLK 55 AMG US$ 182.000 G 500 SW 2850 sob cons. G 55 AMG SW 2850 sob cons. G 400 CDi SW 2850 sob.cons. GL 500 US$ 194.000 MITSUBISHI 0 kmL 200 GL 2.5 4X4 diesel 80.602 L 200 Outdoor mecânica GLS 121 cv 85.690 L 200 Outdoor mecânica HPE 141 cv 91.790 L 200 Outdoor automática HPE 141 cv 96.890 L 200 Triton 3.5 automática 109.440 L 200 Triton 3.2 diesel 114.440 L 200 Triton 3.2 diesel automática 119.440 Pajero TR4 2.0 manual fl ex 71.690 Pajero TR4 2.0 manual blindada 124.990 Pajero TR4 2.0 automática fl ex 76.590 Pajero Sport HPE 3.5 gasolina automática 116.990 Pajero Sport HPE 2.5 diesel 114.990 Pajero Sport HPE 2.5 diesel automática 118.990 Pajero Full 3.8 GLS 4p gasolina 152.990 Pajero Full 3.8 HPE 2p gasolina 168.990 Pajero Full 3.8 HPE 4p gasolina 179.990 Pajero Full 3.2 GLS 4p diesel 165.990 Pajero Full 3.2 HPE 2p diesel 180.990 Pajero Full diesel 3.2 manual GLS 5p 191.990 Grandis 2.4 automático 5p 119.990 Eclipse GT 3.8 V6 149.990 Eclipse GT 3.8 V6 automático 163.760 Airtrek 2.4 automático 5p 96.990 Outlander 138.990 NISSAN 0 kmFrontier 2.8 SE 4X2 84.230 Frontier 2.8 SE 4X4 93.840 Frontier 2.8 SE 4X2 Vibe 90.380 Frontier 2.8 XE 4X2 Attack 83.810 Frontier 2.8 XE 4X4 Attack 92.250 Frontier 2.8 SE 4X2 86.380 Frontier SEL 2.5 turbo-diesel 4X4 112.285 Frontier SEL 2.5 turbo-diesel 4X4 automática 118.285

Pathfi nder SE 4.0 gasolina 162.440 Pathfi nder LE 4.0 gasolina 178.850 Pathfi nder SE diesel 166.990 Pathfi nder LE 2.5 diesel 183.350 Murano 3.5 V6 184.275 Xterra 2.8 SE 4X4 127.700 Xterra 2.8 SE Ecotrip 4X4 125.990 X-trail GX 2.5 16V aut. 99.990 Tiida S 1.8 52.115 Tiida S 1.8 automático 56.130 Tiida SL 1.8 63.800 Tiida SL 1.8 automático 67.815 Sentra 2.0 58.695 Sentra 2.0 CVT 63.745 Sentra 2.0 S 63.710 Sentra 2.0 S CVT 68.760 Sentra 2.0 SL CVT 77.990 350 Z 3.5 V6 184.275 350Z 3.5 V6 Automático 188.175 PEUGEOT 0 km206 1.4 Sensation 2p. Flex 27.990 206 1.4 Sensation 4p. Flex 29.490 206 1.4 Presence 2p. Flex 38.600 206 1.4 Presence 4p. Flex 40.100 206 1.4 Moonlight 2p. Flex 41.600 206 1.4 Moonlight 4p. Flex 43.100 206 1.6 16V Allure 2p. Flex 41.900 206 1.6 16V Allure 4p. Flex 43.400 206 1.6 16V Automatic 49.100 206 1.6 Coupé-Cabriolet 84.000 206 SW 1.4 Presence Flex 44.500 206 Escapade Flex 49.000 206 SW 1.6 16V Feline Flex 49.550 206 SW 1.6 16 V Automatic Flex 54.050 206 CC 1.6 16V 84.000 307 1.6 16V Presence Flex 54.100 307 1.6 16V Presence Pack Flex 55.900 307 2.0 Feline mecânico 62.450 307 2.0 Feline automático 67.450 307 2.0 Griffe automático hatch 4p 75.750 307 SW 2.0 16V Allure mecânico 71.990 307 SW 2.0 16V Allure automático 76.990 307 SW 2.0 16V Feline automático 81.990 307 2.0 CC automático 145.600 307 sedã 1.6 16V Presence Flex 54.100 307 sedã 1.6 16V Presence Pack Flex 55.900 307 sedã 2.0 16V Feline mecânico 62.450 307 sedã 2.0 16V Feline automático 67.450 307 sedã 2.0 16V Griffe automático 75.750 407 sedã 2.0 16V Allure 98.000 407 SW 2.0 16V Allure 106.500 407 sedã 3.0 V6 Feline 140.000 407 SW 3.0 V6 Feline 148.500 407 sedã 3.0 V6 Griffe 158.500 PORSCHE 0 kmBoxster US$ 142.000Boxster S US$ 169.000Cayman 2.7 manual US$ 149.000Cayman S 3.4 manual US$ 179.600911 Carrera Coupé US$ 215.120911 Carrera S Coupé US$ 239.120911 Carrera S Cabriolet US$ 259.120911 Carrera 4 Coupé US$ 223.600911 Carrera 4S Coupé US$ 249.120911 Carrera 4S Cabriolet US$ 279.120911 Carrera 4S Targa US$ 272.840911 GT3 3.6 US$ 308.000911 Turbo US$ 358.000911 Turbo Cabriolet US$ 388.000Cayenne 3.2 V6 Tiptronic US$ 144.000Cayenne S 4.5 V8 Tiptronic US$ 179.000Cayenne GTS US$ 219.000Cayenne Turbo US$ 269.000 RENAULT 0 km Clio Authentique 1.0 16V Hi-fl ex 2p 27.790 Clio Authentique 1.0 16V Hi-fl ex 4p 28.990 Clio Authentique 1.6 16V Hi-fl ex 4p 34.490 Clio sedã Authentique 1.0 16V Hi-Flex 36.090 Clio sedã Expression 1.0 16V Hi-Flex 39.890 Clio sedã Expression 1.6 16V Hi-Flex 42.790 Clio sedã Privilège 1.0 16V Hi-Flex 42.090 Clio sedã Privilège 1.6 16V Hi-Flex 44.990 Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex 28.990 Logan Authentique 1.6 Hi-Torque 32.240 Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex 30.290 Logan Expression 1.6 Hi-Torque 33.090 Logan Privilège 1.6 Hi-Torque 40.090 Logan Privilège 1.6 16V Hi-Flex 41.290 Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex 29.990 Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex 33.390 Sandero Authentique 1.6 Hi-Torque 31.990 Sandero Expression 1.6 Hi-Torque 35.390 Sandero Privilège 1.6 Hi-Torque 41.190 Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex 43.790 Kangoo Authentique 1.6 16V 3p 42.790 Kangoo Expression 1.6 16V 4p 49.990 Kangoo Expression Sportway 1.6 16V 50.790 Mégane Expression 1.6 16V Hi-Flex 56.060 Mégane Expression 2.0 16V 60.390 Mégane Expression 2.0 16V automático 64.750 Mégane Dynamique 1.6 16V Hi-Flex 60.970 Mégane Dynamique 2.0 16V 64.080 Mégane Dynamique 2.0 16V automático 68.200 Mégane Grand Tour Dynamique 1.6 16V 66.190 Mégane Grand Tour Dynamique 2.0 16V 69.400 Mégane Grand Tour Dynamique 2.0 16V automático 73.510 Mégane Coupé Cabriolet 2.0 16V automático 124.890 Scénic 1.6 16V Authentique Hi-Flex 49.990 Scénic 1.6 16V Expression Hi-Flex 58.990 Scénic 1.6 16V Expression autom. 58.990 Scénic SportWay 61.850 Scénic 2.0 16V Privilége 62.990 Scénic 2.0 16V Privilége autom. 67.890 Grand Scénic Dynamique 2.0 16V automática 87.990

SSANGYON G 0 km Musso pick-up CD 2.9 4X4 diesel aut. 87.900 Musso pick-up CD 2.9 4X4

diesel automática 87.900 Rexton RX 3.2 4X4 automático 168.900

SUBARU 0 km Forester 2.0 16V 4X4 Turbo automático 109.900 Forester 2.5 16V 4X4 Turbo automático 125.900 Impreza WRX 2.5 4X4 Turbo 124.860 Impreza SW WRX 2.5 4X4 Turbo 125.900 Legacy 3.0 24V 4X4 automático 154.930 Legacy 2.5 GX sedã 98.000

TOYOTA 0 km Camry XLE 3.5 V6 automático 155.000 Corolla XLi 1.6 automático 59.111 Corolla XLi 1.8 Flex 57.413 Corolla XLi 1.8 Flex automático 62.018 Corolla XEi 1.8 Flex 63.166 Corolla XEi 1.8 Flex automático 67.883 Corolla SE-G 1.8 Flex automático 80.861 Corolla Fielder XEi 1.8 Flex 68.151 Corolla Fielder XEi 1.8 Flex automático 72.805 Corolla Fielder SE-G 1.8 Flex automático 84.968 Hilux 2.5 4X2 cabine simples standard c/ar 72.600 Hilux 2.5 4X2 cabine dupla standard c/ar 82.900 Hilux 3.0 4X2 cabine dupla SR 95.700 Hilux 3.0 4X2 cabine dupla SRV 102.000 Hilux 2.5 4X4 chassi cabine 74.200 Hilux 2.5 4X4 cabine simples standard c/ar 79.300 Hilux 2.5 4X4 cabine dupla standard c/ar 87.000 Hilux 3.0 4X4 cabine dupla SR 101.300 Hilux 3.0 4X4 cabine dupla SRV 112.900 Hilux 3.0 4X4 cabine dupla SRV autom. 119.600 Hilux SW4 SRV manual 149.600 Hilux SW4 SRV automática 156.000 Hilux SW4 SRV automática com bancos em couro 158.700 Land Cruiser Prado manual 172.296 Land Cruiser Prado automático 174.978 RAV4 automático 129.000 TROLLER 0 kmT4 3.0 TDI capota rígida/lona 84.700 Pantanal Light Duty 4X2 Cabine Simples 67.000 Pantanal Light Duty 4X4 Cabine Simples 72.000 Pantanal Heavy Duty 4X2 Cabine Simples 68.500 Pantanal Heavy Duty 4X4 Cabine Simples 73.500 VOLKSWAGEN 0 km Bora 2.0 mecânico 59.790 Bora 2.0 Tiptronic 63.880 CrossFox 1.6 Total Flex 44.215 Fox City 1.0 Total Flex 2p. 29.110 Fox City 1.0 Total Flex 4p. 30.875 Fox Plus 1.0 Total Flex 2p. 32.495 Fox Plus 1.0 Total Flex 4p. 34.275 Fox Plus 1.6 Total Flex 2p. 34.570 Fox Plus 1.6 Total Flex 4p. 36.195 Fox Sportline 1.0 Total Flex 2p 35.225 Fox Sportline 1.0 Total Flex 4p 36.995 Fox Sportline 1.6 Total Flex 2p 37.325 Fox Sportline 1.6 Total Flex 4p 38.950 Gol 1.0 City 2p. Total Flex 25.070 Gol 1.0 City 4p. Total Flex 26.725 Gol 1.6 City 2p. Total Flex 29.730 Gol 1.6 City 4p. Total Flex 31.340 Gol 1.0 Plus 2p. Total Flex 29.080 Gol 1.0 Plus 4p. Total Flex 30.740 Gol 1.6 Power 4p. Total Flex 34.050 Gol 1.6 Rallye 36.375 Gol 1.8 Power 4p. Total Flex. 34.550 Gol Tech 26.742 Golf Flash 1.6 Total Flex 53.105 Golf 2.0 55.030 Golf 2.0 Comfortline 59.170 Golf 2.0 Tiptronic 59.990 Golf 2.0 Comfortline Tiptronic 64.610 Golf GTI 1.8 Turbo 89.290 Parati 1.6 Plus 1.6 Total Flex 37.375 Parati 1.8 Plus Total Flex 37.830 Parati Track and Field 1.6 Total Flex 43.085 Parati Track and Field 1.8 Total Flex 43.570 Passat Confortline 2.0 automático 117.659 Passat Comfortline 2.0 Turbo automático 152.860 Passat Variant Comfortline 2.0 automático 122.732 Passat Variant Comfortline 2.0 Turbo automático 157.980 Polo 1.6 Total Flex 39.845 Polo 1.6 Sportline Total Flex 46.405 Polo sedã 1.6 Total Flex 41.865 Polo sedã 1.6 Comfortline Total Flex 50.400 Polo sedã 2.0 Comfortline 54.435 Saveiro City 1.6 Total Flex 31.290 Saveiro City 1.8 Total Flex 31.695 Saveiro Crossover 1.6 Total Flex 39.350 Saveiro Crossover 1.8 Total Flex 39.665 Saveiro Super Surf 1.6 Total Flex 36.860 Saveiro Super Surf 1.8 Total Flex 37.170 SpaceFox Plus 1.6 Total Flex 45.650 SpaceFox 1.6 Total Flex Comfortline 48.590 Touareg 3.2 V6 US$ 106.555 Touareg 4.2 V8 US$ 132.410 Jetta 2.5 automático 83.160 New Beetle 2.0 manual US$ 24.800 New Beetle 2.0 automático US$ 26.700 VOLVO 0 km C30 2.0 89.933 C30 2.4i automático 118.500 C30 T5 mecânico 127.900 C30 T5 automático 134.500 S40 2.4i 119.000 S40 2.4i 143.400 S40 T5 2.5 Turbo automático 178.350 V50 2.4i 135.450 V50 2.4i 150.750 V50 T5 2.5 Turbo automático 187.268 S60 2.0 T 147.000 XC70 3.2 AWD 198.000 C70 T5 Cabriolet 239.481 S80 3.2 149.000 S80 V8 AWD 299.000 XC90 2.5 T 226.000 XC90 4.4 V8 automático 269.000

Fonte: AutoPress

CARROS NOVOS

23_AUTOSNOVOS.29.02.indd 123_AUTOSNOVOS.29.02.indd 1 28/2/2008 16:54:2728/2/2008 16:54:27

Page 24: Edição - 13

VENHA CONHECER TAMBÉM A EXPOSIÇÃO DE SAPATOS “A MODA A SEUS PÉS”. Mais de 100 modelos que foram a base da moda desde o século 18 até hoje. De 22 de fevereiro a 9 de março, em frente ao Cinemark.

www.shoppingtambore.com.br11 2166.9702

24 _contraCapa.29.02.indd 124 _contraCapa.29.02.indd 1 28/2/2008 16:53:0728/2/2008 16:53:07