edição 1176

16
JORNAL de ARARAQUARA Edição 1.176 Ano 24 R$ 2,00 - 05 e 06 de dezembro de 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze Maringá Estrada amarga, que pena! Página 10 Vínculo Afeto que adoça a família. Página 16 Massafera luta pela “Pilula contra Câncer”. Página 13 T ribunal de Contas de São Paulo, onde o ex-deputado federal Dimas Ramalho é vice- presidente, escolheu a ad- ministração de Araraqua- ra como modelo, um exemplo municipalista. Mas, contrariando sua maneira de agir no to- cante à promoção política, nem o prefeito Marcelo Barbieri acreditou, não fez barulho, deixou de multiplicar adjetivos es- palhados pelo texto que mais parecia laudo de al- gum instituto de opinião pública. Rejeitada Ainda bem que Bar- bieri não fez oba-oba, pois, chega notícia de que as suas contas na prefei- tura foram “rejeitadas”. Como o prefeito tem ex- periência e muitos talen- tos, ostentando maioria absoluta dos vereadores em suas mãos, o parecer do TC tende a ser rejeita- do e tudo continua igual se o Ministério Público fizer vista grossa. Sobre a suposta incoe- rência do Tribunal de Con- tas temos, como sempre e quando ajudamos a esti- mular para se votar em candidatos da região, es- paço aberto ao conselhei- ro Dimas Ramalho indi- cado pelo governador Ge- raldo Alckmin e aprovado pela unanimidade dos no- vre deputados. (editor) Gildo Merlos, extremamente capaz na política e destaque unificado da família. Lineu de Assis escreve sobre ci- dadão invisível. Página 6 Nalini deixa Tribunal de Justiça de S.Paulo e dá di- cas para melhorar a renda familiar. Página 14 Exercício físico ajuda até o cérebro. Página 2 Presença diminuta na cú- pula do PT causa apreensão (Bastidores). Página 4 Edinho Editorial Prestígio de Alckmin em queda bem livre Corrida no Pinheirinho Uniara é a campeã Cidadãos da mais alta qualidade escreveram capítulos notáveis da história de Araraquara. Página 07 O governador do PSDB está despencando porque deu a tarefa para bom cientista e péssimo comunicador. Não elabo- rou estratégia para garantir diálogo com es- tudantes. Agora anuncia “audiência públi- ca”, logo após, que tudo volta como antes na Secretaria da Educação e qualquer mudança obedecerá a plano (editorial). Página 2 O ronco dos motores, neste final de semana, a fim de apresentar roteiro desestressante. Página 11 O vôlei garante título inédito nos Jogos Abertos do Interior O time de vôlei Uniara/Fundesport sa- grou-se campeão dos Jogos Abertos ao vencer Osasco por 3 sets a 1. A final foi disputada, nesta semana, em Barretos, sede do torneio. Para a técnica Sandra Mara Leão, a con- quista é um feito histórico para o grupo. “Era um sonho e não seria possível sem a dedicação e comprometimento total de nos- sas atletas. Agradeço o apoio e incentivo de nossos parceiros e, em especial, ao Reitor Luiz Felipe Cabral Mauro e Fernando Mauro, pró-reitor administrativo da Uniara”.

Upload: jornal-de-araraquara

Post on 24-Jul-2016

240 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 1176

JORNAL de ARARAQUARAEdição 1.176 Ano 24 R$ 2,00 - 05 e 06 de dezembro de 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze

MaringáEstrada amarga, que pena! Página 10

VínculoAfeto que adoça a família. Página 16

Aceita republicar crônica queobteve repercussão das maio-res na região. Página 10

Ga-

Márcia Lia e presidente NelsonFernandes elaboram projetopara dar autonomia a Casa“Cairbar Schutel” visando aten-der aos pacientes que de re-pente ficaram sem acolhida.Solução com carimbo do Mi-

Massafera luta pela “Pilulacontra Câncer”. Página 13

Tribunal de Contas deSão Paulo, onde oex-deputado federal

Dimas Ramalho é vice-presidente, escolheu a ad-ministração de Araraqua-ra como modelo, umexemplo municipalista.Mas, contrariando suamaneira de agir no to-cante à promoção política,nem o prefeito MarceloBarbieri acreditou, nãofez barulho, deixou demultiplicar adjetivos es-palhados pelo texto quemais parecia laudo de al-gum instituto de opiniãopública.

RejeitadaAinda bem que Bar-

bieri não fez oba-oba,pois, chega notícia de queas suas contas na prefei-tura foram “rejeitadas”.Como o prefeito tem ex-periência e muitos talen-tos, ostentando maioriaabsoluta dos vereadoresem suas mãos, o parecerdo TC tende a ser rejeita-do e tudo continua igual seo Ministério Público fizervista grossa.

Sobre a suposta incoe-rência do Tribunal de Con-tas temos, como sempre equando ajudamos a esti-mular para se votar emcandidatos da região, es-paço aberto ao conselhei-ro Dimas Ramalho indi-cado pelo governador Ge-raldo Alckmin e aprovadopela unanimidade dos no-vre deputados. (editor)

Gildo Merlos, extremamentecapaz na política e destaqueunificado da família.

Lineu de Assis escreve sobre ci-dadão invisível. Página 6

Nalini deixa Tribunal deJustiça de S.Paulo e dá di-cas para melhorar a rendafamiliar. Página 14

Exercício físico ajuda até océrebro. Página 2

Presença diminuta na cú-pula do PT causa apreensão(Bastidores). Página 4

Edinho

Editorial

Prestígio de Alckminem queda bem livre

Corrida no Pinheirinho

Uniara é a campeã

Cidadãos da mais alta qualidadeescreveram capítulos notáveis dahistória de Araraquara. Página 07

Ogovernador do PSDB está despencandoporque deu a tarefa para bom cientistae péssimo comunicador. Não elabo-

rou estratégia para garantir diálogo com es-

tudantes. Agora anuncia “audiência públi-ca”, logo após, que tudo volta como antes naSecretaria da Educação e qualquer mudançaobedecerá a plano (editorial). Página 2

O ronco dos motores, neste final de semana, a fimde apresentar roteiro desestressante. Página 11

O vôlei garante título inéditonos Jogos Abertos do Interior

Otime de vôlei Uniara/Fundesport sa-grou-se campeão dos Jogos Abertos aovencer Osasco por 3 sets a 1. A final foi

disputada, nesta semana, em Barretos, sededo torneio.Para a técnica Sandra Mara Leão, a con-quista é um feito histórico para o grupo.“Era um sonho e não seria possível sem adedicação e comprometimento total de nos-sas atletas. Agradeço o apoio e incentivo denossos parceiros e, em especial, ao ReitorLuiz Felipe Cabral Mauro e Fernando Mauro,pró-reitor administrativo da Uniara”.

Page 2: Edição 1176

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201502

Editorial

Quer dizer que os alunos invadiram a es-cola? A Secretaria da Educação estápronta para dialogar enquanto o chefe de

gabinete diz que pouco adiantará porque tudoestá definido? E as imagens dos policiais do Es-tado descendo o cacete nos estudantes, amaioria adolescente? Muitas indagações numepisódio que cristalinamente faltou estratégia

no contexto de um plano forte e bem debati-do para valorizar a educação. As imagenstransmitidas pela Record News, nesta semana,matam o político para a vida inteira.Governador Geraldo Alckmin, data vê-

nia, propagar candidatura a presidente doBrasil com atitude que se alinha ao amado-rismo, dá pena!

Governador Alckmin, de quem é a escola?

Fundo Social de solidariedade, Hyundai Rotem e Senai-Araraquara capacitaram a primeira turma de eletricista instalador. O curso,com 160 horas, foi desenvolvidono Centro de Forma-ção Profissional “Professor LourençoArone”, no Jardim Manacás.

Formandos

Conferência

Acontece neste sábado (5), das 13 às 18h no teatro Wallace Leal, a 1ª ConferênciaMunicipal LGBT. “O objetivo é fortalecer plano que a comunidadeLGBT quer para o município”, diz assessor especial de Políticas Públicas para Diversidade Sexual, Paulo Tetti.

Atividade físicabeneficia cérebro

Cristiano Parente (*)

É sabido que inúmeros benefícios vêmda prática de atividade física. No entanto,ao se perguntar como e por que um esforçofísico pode trazer tantos benefícios, nos de-paramos com a falta de compreensão so-bre o fascinante processo no corpo hu-mano.

Em relação ao sistema nervoso, ao cé-rebro e às questões de raciocínio, existembasicamente três aspectos importantes eque são diretamente influenciados pelosexercícios físicos.

O primeiro se refere ao entendimentode que as pessoas têm sobre movimentose exercícios. Elas imaginam que o exercí-cio acontece apenas no corpo, nos ossos,músculos, coração, pulmões, etc. Excetono cérebro.

Ele é responsável por mandar estímu-los para os músculos para que ocorra a

contração de um, o relaxamento de outro,e recebe outros tantos estímulos que o aju-dam a controlar a precisão dos movi-mentos, levando o braço mais para cimaou para baixo, por exemplo.

Esses estímulos que vão e que chegama determinadas áreas do cérebro fazemcom que aquelas células permaneçam ati-vas e trabalhando. Assim, movimentos eexercícios físicos também mantêm a ati-vidade cerebral em alta. O segundo aspectorefere-se ao equilíbrio na produção de subs-tâncias como os hormônios, por exemplo,que acontece de maneira saudável quan-do a pessoa é ativa e pratica regularmen-te uma atividade física.

O sistema circulatório compõe o terceiroaspecto diretamente influenciado pelaprática de atividade física. Indivíduos quese exercitam regularmente têm esse sis-tema eficiente.

Constituído por vasos sanguíneos e pelocoração, o sistema circulatório é respon-sável por realizar o transporte de nutrientese oxigênio para todo o corpo. A prática re-gular de exercícios auxilia a condução des-ses elementos essenciais para a vida,mantendo todas as células do corpo bemsupridas e saudáveis.

Com um ambiente corporal saudável,um bom fornecimento de nutrientes e oxi-gênio, e com células cerebrais ativas,através da execução e controle de movi-mentos das atividades físicas, teremos maisfacilidade de raciocínio e preservaçãomaior do sistema nervoso. Tais benefíciosdeveriam ser muito mais difundidos. Des-sa forma, pessoas que já se exercitam sa-beriam de todo o bem que estão fazendonão só para seu corpo, como também parasua mente e cérebro. E, na outra ponta,pessoas que hoje são sedentárias teriamainda mais razões para a transformação nabusca por uma vida mais ativa e de mui-to mais saúde.

(*) É professor e coach de educa-ção física, eleito em 2014 o melhor

personal trainer do mundo em concur-so internacional promovido pela LifeFitness (www.worldtoptrainers.com)

A execução de cada movimento é comandadao tempo todo pelo cérebro.

Esse equilíbrio transforma o “ambiente do corpo”em um lugar saudável para as células viverem.Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886

Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

Page 3: Edição 1176

03SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

Sábado (5)

SESC- Movimento Violão – “Paulo Mar-telli”, 20h no Teatro. Grátis, in-gresso a partir das 9h30.

Domingo (6)

SESC- Show aos domingos “Clubedo Samba Rock”. A banda Ara-raquarense apresenta ritmo dan-çante com releituras de grandesnomes. Garimpo, 16h, grátis. - Infanto Juvenil “Circo de va-riedades” clássico picadeiro compalhaços e truques circenses,11h30 no Teatro. Ingresso a par-tir das 9h30, grátis. - Cinema “Os Campos Voltarão”grupo de soldados enfrenta difi-culdades no front italiano na Pri-meira Guerra Mundial, 14h noTeatro. Ingresso 1 hora antes.

Homenagem ao Dianacional do Samba

Com: Samba Fest, Samba PorqueGosta, Teroca e Convidados, Sam-ba Pra Nóis, Grupo Karikatura,Amaral e Samba de Bamba, BiaMacedo, Sambabilidade, AsesMania, Grupo Vaidade, O Fino daBossa, Pagode dos Amigos, Gru-po Coisa de Pele, Carlos Robsone Banda, e Batucada de Primei-ra. Local: ACAAAR (Rua Bahia,s/nº - atrás do Tiro de Guerra -Vila Xavier), 10 às 14h - Grátis

Choro das ÁguasPraça da Fonte

- 16h30 Recreação e contação dehistória com o Grupo Criar’t - 19h Show com Família StudioMusical (sucessos nacionais e in-ternacionais)

Segunda-feira (7)

Paço Municipal Apresentação dos Corais: O Con-solador, Lysanias de OliveiraCampos e Conjunto Instrumen-tal Feminino da UNIARA, às 19h.

Terça-feira (8)

Teatro Wallace LealMostra do Núcleo de Formação:apresentação dos alunos de Vio-lão, Baby Balé, Balé Infanto Ju-venil, Dança Contemporânea,Dança do Ventre e Samba Rock,às 19 horas.

Cinemas

Programação até 09 de dezembro

No Coração do Mar Moviecom 4 (3D): Dublado: Dia-riamente, sessão às 16h40.Moviecom 4 (3D): Legendado: Dia-riamente, sessão às 21h40.Moviecom 4: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessão às19h10. Sábado, Domingo e Feria-dos, sessões às 14h10 e 19h10.Cine Lupo 2 (3D): Legendado: Ter-ça a Sexta-feira, sessões às 19h e21h15. Sábado e Domingo, sessõesàs 16h30, 19h e 21h15.

Jogos Vorazes - A Esperança - O Final

Moviecom 1 (3D): Dublado: Dia-riamente, sessão às 16h30. Moviecom 1 (3D): Legendado: Dia-riamente, sessão às 21h30.Moviecom 3: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessões às17h15 e 20h. Sábado, Domingo eFeriados, sessões às 14h30, 17h15e 20h.

O PresenteMoviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessão às 17h10.Moviecom 2: Legendado: Diaria-mente, sessão às 21h50.

007 contra SpectreCine Lupo 1: Legendado: Terça aDomingo, sessão às 21h15.

Como sobreviver a um ataque Zumbi

Cine Lupo 1: Legendado: Sábado eDomingo, sessão às 16h30.

Victor FrankensteinMoviecom 1: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessão às19h15. Sábado, Domingo e Feria-dos, sessões às 14h15 e 19h15.Cine Lupo 1: Legendado: Terça aDomingo, sessão às 19h.

O Último Caçador de BruxasMoviecom 2: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessão às19h30. Sábado, Domingo e Feria-dos, sessões às 14h50 e 19h13.

Bem CasadosMoviecom 5: Nacional: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessões às17h20, 19h20 e 21h20. Sábado, Do-mingo e Feriados, sessões às 15h20,17h15 e 20h.

internauta

O jornal recebeu a programaçãodiretamente dos promotores.

Vítimização“Em pronunciamento apósabertura de impeachment, apresidente Dilma se colocoucomo vítima. As redes sociaisafirmam que não é bem as-sim: se Eduardo Cunha deve,ela também deve. O Paísestá mal graças aos gastosdesenfreados do governo.Ainda bem que existem asredes sociais, elas mostramos dois lados da moeda aquem se interessar pelo Brasil”. (Heloisa)

Furado“A Coleta Seletiva em Araraquaradesempenha papel importante aomeio ambiente e dá emprego.Distribuíram, há poucos dias,panfletos sobe o que reciclar.Mas, de nada adianta ensinar a re-

••

+ João Benedito Martins, 68 anos. Sepul-tado, dia 28, Cemitério das Cruzes.

+ Maria Aparecida de Oliveira Morais, 69anos. Viúvo Nelson Morais. Sepultada, dia 28,Cemitério das Cruzes.

+ Luiza Sumiko Sano, 79 anos. Sepultada,dia 28, Cemitério São Bento.

+ Alfredo Parizi, 89 anos. Sepultado, dia 28,Cemitério São Bento.

+ Paulo Osvaldo Malagoli, 61 anos. Se-pultado, dia 28, em Boa Esperança do Sul.

+ Guido Grifoni, 79 anos. Viúva Albinéia Apa-recida Vinhando Grifoni. Sepultado, dia 28, Ce-mitério São Bento.

+ Climar Simões Calafati, 52 anos. Se-pultada, dia 29, Cemitério das Cruzes.

+ Belmiro Pinheiro, 82 anos. Sepultado,dia 29, Cemitério São Bento.

+ Iolanda Cesarino Gomes, 58 anos. Viú-vo Wilson Valentim Gomes. Sepultado, dia 29,Cemitério São Bento.

+ John Robert Rocha dos Santos, 19 anos.Sepultado, dia 29, Cemitério das Cruzes.

+ Faustino Araujo de Moraes, 70 anos. Se-pultado, dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ José Benedito Martins, 59 anos. Sepul-tado, dia 30, Cemitério São Bento.

+ Adriano Pierini, 30 anos. Sepultado, dia30, Cemitério São Bento.

+ Eunice Rodrigues, 70 anos. Sepultada,dia 30, Cemitério das Cruzes.

+ Miguel Nasser Neto, 53 anos. Viúva Sil-via Maria Gomes da Conceição Nasser. Se-pultado, dia 30, Cemitério São Bento.

+ Adriano Donizete Bala, 41 anos. ViúvaFernanda Silva Bala. Sepultado, dia 30, em Matão.

+ Silas Arnaldo Donato Savassi, 59 anos.Sepultado, dia 01, em Taquaritinga.

+ Elza Candida de Oliveira, 71 anos. Se-pultada, dia 01, Cemitério das Cruzes.

+ Fidelcino Pinto, 70 anos. Viúva Maria Joa-na Pinto. Sepultado, dia 01, em Ibaté.

+ Carlos Antonio de Oliveira, 80 anos. Se-pultado, dia 01, em São Carlos.

+ Maria Lourenço Ferreira, 91 anos. Se-pultada, dia 01, Cemitério das Cruzes.

+ Luiz Carlos Fragassi Assad, 71 anos. Se-pultado, dia 01, Cemitério São Bento.

+ Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi, 35anos. Sepultada, dia 02, Cemitério S. Bento.

+ Aparecida Lucia da Silva Paula, 92 anos.Sepultada, dia 02, em Assis.

+ Ernani Tribotino da Silva, 80 anos. Viú-va Albertina Araujo da Silva. Sepultado, dia 02,Cemitério das Cruzes.

+ Rosa Gomes do Nascimento Pekin, 70anos. Sepultada, dia 02, em B. Esp. do Sul.

+ Olimpio Carolino, 88 anos. Viúva Ar-melinda Alonso Carolino. Sepultado, dia 03,Cemitério das Cruzes.

+ Odete Camargo de Goes, 86 anos. Se-pultada, dia 03, Cemitério São Bento.

+ Luzia Guiomar Buck Soarde, 72 anos.Sepultada, dia 03, Cemit. P. da Ressurreição.

+ Arlindo Rosa Norato, 83 anos. Sepulta-do, dia 03, Cemitério São Bento.

+ Ayres Reis Silva, 80 anos. Sepultado, dia03, Cemitério São Bento.

+ Ismael Carrascosa de Oliveira, 55anos. Viúva Luzia Rosa Barros de Oliveira. Se-pultado, dia 03, em Ribeirão Preto.

+ Margarida Carneiro dos Santos, 66anos. Sepultada, dia 04, em A. Brasiliense.

+ Guilhermina Leonil de Vasconcellos,94 anos. Sepultada, dia 04, C. São Bento.

+ Joaquim Jesus Lamas de Figueiredo,64 anos. Sepultado, dia 04, C. P. dos Lírios.

+ João Aparecido Coleta, 68 anos, Viúva Ro-sângela Coelho Coleta. Sepultado, dia 04, Ce-mitério São Bento.

+ Orlando Nunes de Almeida, 28 anos. Se-pultado, dia 04, em Américo Brasiliense.

+ José Manoel Nunes da Silva, 51 anos.Sepultado, dia 04, Cemitério das Cruzes.

+ Anaelson Ribeiro da Silva, 50 anos, Viú-va Germina de Oliveira. Sepultado, dia 05, Ce-mitério das Cruzes.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

ciclar se depois deixam dias edias bags espalhados pela cida-de. Esse é o motivo de furto debags que há pouco tempo foi re-clamado pela EPTV”. (Thiago)

Epidemia“Tenho impressão de quequando começar a surgir ca-sos de dengue em Arara-quara, será um deus nosacuda. É o que constato ven-do o lixo espalhado pelosquatro cantos da cidade.Não existe fiscalização paramultar e ensinar o povocomo conservar a cidade.Se todos cuidassem de suascasas (incluindo o passeiopúblico) e descartassem lixoem lugar correto estaría-mos melhores”. (Sonia)

O máximo“Uma frase que me chamou aatenção nesta semana: a capa-cidade de tolerância do brasileiroé infinita, diz o historiador Mar-co Antonio Villa. Disse tudo empoucas palavras”. (Suzy)

Para quê?Não bastassem os proble-mas da pior crise financeirae política, agora vem o go-vernador Geraldo Alckmintravar uma batalha com es-tudantes de todo o estado.Como mãe acho a ideia dogovernador ótima, mas teriaque ser implantada paulati-namente e não de uma horapara outra. Nota zero paraele e para o secretário daEducação”. (Nara)

Page 4: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201504

EDINHOSerá candidato a prefeito

de Araraquara, segundo re-lata Coca Ferraz no Jornal OImparcial. Ao que pareceEdinho Silva está sendodeixado de lado pelasua presidenta. MÁRCIA LIA

Tem agradecido comsabedoria o apoio logístico

do então tesoureiro da presi-denta. Sempre que surge a opor-tunidade fala de Edinho pararetornar ao sexto andar doEdifício “Prefeito Ru-bens Cruz”.

PRESIDENTEUsando de suas prer-

rogativas, convocou coletivade imprensa. Ganhou audiênciae percebeu que tem cacife paramudar o jogo. Obviamentenão conseguirá enganar aspessoas mais bem informadas.

OBRIGADOPela leitura e bom fi-

nal de semana. Aproveitepara pensar sobre a macro-política sem se esquecer dapolítica local que está pés-

sima. Procure saberpara agir no contexto

da cidadania...

CHANTAGEMExplícita do presiden-te da Câmara Fede-

ral. Vergonha!

DILMAColoca-se como vítimapolítica e pode darcerto. Aguarde.

PRAZO“Críticas de correligio-

nários mostram que Edinhocomeça a enfrentar desgastes.Antes figurinha carimbada nasreuniões do Palácio, ele nãotem frequentado muitos

dos encontros da cúpula”. (FSP)

LIMPEZAO líder de Goiás no

Senado brasileiro diz quepra melhorar a situação dopaís seria necessário a renún-cia de Cunha, Renan, Dilmae de todos os 513 depu-tados federais. Ronal-do Caiado acerta.

ALCKMINMostra lado despótico

ao determinar, com a for-ça do poder, mudanças na Se-cretaria da Educação. Faltou es-tratégia, por que mudar numsó jato? Devagar... embora

retrocedendo, ficam os arranhões.

MÁRCIAFalou como oposicio-nista, no contexto de re-

gulamentação dos ciclos deestudos, mas não conseguiunada. Apenas marcou pre-sença e falou para a pla-téia sem receio de ma-goar o governador.

MASSAFERA

O deputado ficou em si-lêncio diante do problema

originado pelo ciclo único deestudos na rede também vi-venciado em Araraquara.Não é fácil ser deputa-

do situacionista.

GOVERNOPrecisa de uma base

de sustentação, mas, semtroca-troca em volume tão

grande. Gastar mais do que ar-recada nem pensar... A ver-dade dos atos praticadospode levar à retomada

do respeito.

HOSPITALFaltou leito e jovemmorreu? Insegurança.

DE NOVOA Tribuna faz outro pa-

ralelo das contas dos depu-tados Massafera e Márcia Lia.A petista, no jornal, gasta me-nos da metade do peessede-bista. Questão de asses-

soria e maneira de atuar?

BOCA FECHADA“Pegou mal no PT decla-ração do titular da Secom,

Edinho Silva, de que sua legen-da errou na Lava Jato. Petistasaconselham ministro a seconcentrar nas questõesde governo, não do

partido”. (FSP)

GepolLuigi

Primeira históriaem quadrinhos

O pioneiro foi o artista ameri-cano Richard Outcault, em1895. Sua pequena empresa,a Yellow Boy obteve grandeatenção de várias empresasjornalistas da época que qua-se guerrearam para ter o “ga-roto amarelo” em suas páginas.

“Uma imagem vale maisdo que mil palavras”

Esse é famoso ditado da lín-gua portuguesa que teveorigem no filósofo chinêsConfúcio. Pregava o poderda comunicação através dasimagens e não das palavras.Partindo de uma única ima-gem a pessoa já consegue ti-rar diversas conclusões,sem a necessidade de lerum grande texto. Mais prá-tico e rápido.

A resposta para tudo

Capaz de você ter ouvido “a res-posta para tudo no mundo é o42”. Apesar de não ter muitalógica, essa ideia se difundiu nacomunidade de jovens. Mas,por que “42”? Deve-se à his-tória de um livro (“O Guia doMochileiro das Galáxias”, deDouglas Adams. A história citaum povo que constrói umrobô que responde tudo, equando fizeram essa pergun-ta ele simplesmente respondeu“42”.

O triângulo das bermudas

Essa área imaginaria noestado de Flórida é o cen-tro de diversos acidentes edesaparecimentos de naviose aviões. Mas, por que issoacontece lá com maior fre-quência? A teoria mais acei-ta no mundo científico é de

que os gases de metanopresentes no solo podemcausar explosões com umasimples faísca causada pe-los aviões e navios (aindaexistem controvérsias).

Magnavox Odyssey

É o nome do primeiro vídeo-game inventado e apresentadoem abril de 1972 por uma in-dústria norte – americana fa-zendo um grande sucesso. Fi-cou rapidamente conhecidoem todo o mundo, além deabrir um novo ramo para o co-mércio de jogos.

Júlio Cesar

Foi um grande imperadorromano, venerado pelo povoe odiado pelos senadores.Por ele ser populista, teveum grande apoio do exér-cito e população tendo, poresse mesmo motivo, umfim trágico. Uma vez cha-mado ao Conselho foi traí-do por seu próprio senadoapunhalado 23 vezes (os se-nadores deixaram Romaapós o crime).

Datas históricas

05- Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvol-vimento Econômico e Social06- Dia da Extensão Rural noBrasil08- Dia da Família, Dia da Justiça e Dia da ImaculadaConceição 09- Dia do Fonoaudiólogo,Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado10- Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia do Sociólogo,Dia Internacional dos Povos Indígenas e Dia Universal do Palhaço11- Dia do Arquiteto e Dia doEngenheiro

(*) Mande sua dica pelo e-mail [email protected]

1 2 3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13 15

14

Page 5: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015 05

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

Colcha da VovóO vereador Pastor Raimundo Bezerra

(PRB) vai apresentarprojeto de lei em que osdoadores regulares de

sangue, medula óssea ecordão umbilical terãoprioridade no exame de

saúde pela rede pública de Araraquara.

Prioridade

Contra

Os vereadores Lapena e

Juliana são contrários

à veiculação da prestação de contasque a prefeitura fazna mídia. Segundo

Juliana é “propagandaenganosa” e que

ao vê-la na TVsente-se no paraíso enão em Araraquara.

Dr. Lapena afirma que a cidade

não está “cor de rosa” como

querem pintar. No último final de semana havia

dois médicos na UPA Central enenhum naUPA da Vila

Xavier, denunciou.

Espaço Kaparaó abre inscrições

O Centro de Capacitação So-cial e Profissional “Espaço Ka-paraó” está com as inscriçõesabertas para PATCHWORK queiniciará atividades dia 4 de janeirode 2016, com turmas de manhãe tarde. O patchwork é umatécnica que envolve o ofício deunir retalhos variados, com-

pondo diversas misturas de co-lorações, formatos e design. Estaexpressão, traduzida literalmentepara o português, significa ‘tra-balho com retalhos’ ou como po-pularmente se conhece, ‘col-cha da vovó’. O patchwork é o ele-mento que se localiza na esferasuperior do trabalho manual; no

meio está situado o enchimen-to, ou seja, a manta acrílica, e sobo todo, que resulta no acol-choado, está o forro. Tudo éperfeitamente fixado por mate-lassado ou pespontos largos(pontos de costura), em que aagulha entra um pouco atrás dolugar de onde saiu.

Serviço

O Espaço Kaparaó está na Av.Dr. João Pires de Camargo, 1.382(Av. 44 entre ruas 12 e 13) - San-ta Angelina - Telefones: (16)3324-8809 / 3336-4866 - e-mail: [email protected].

No gabinete do prefeito Bar-bieri, o professor e ar-quiteto Ruy Ohtake apre-

sentou projeto de ocupação doParque dos Trilhos inserido naprática de Coca Ferraz, titular daMobilidade Urbana.

Ruy, arquiteto e designer res-

ponsável por mais de 300 obrasno Brasil e no Exterior, propôs in-teração da população com asquestões culturais e sociais da ci-dade. “Este projeto é uma pro-va de que a arquitetura e o ur-banismo podem contribuir, sim,para uma cidade mais igualitá-

ria. Araraquara terá o privilégio,com essa implantação, contribuirpara o resgate da cidadania”.

Ruy ainda explicou que oprojeto tem que ser um parquecom 450 metros quadrados de

área verde e jardim e com umaforte interação com os cidadãos.Discutir faz bem, cabendo aospróximos agentes políticos (elei-tos em outubro do ano que vem)a tarefa de abrir o projeto.

Parque dosTRILHOS Ruy Ohtake apresenta

projeto de ocupação doparque de 1 milhão de m2.

Page 6: Edição 1176

06 JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

Astros invisíveis

Texto: Lineu Carlos de Assis

Andando pelas ruas de Ara-raquara deparei com a fi-gura de Pedrinho Engraxa-

te. Ele que passa diariamentecom seu carrinho (puxado amão) indo ou vindo do trabalho.Parei-o e pedi para fotografá-lo...antes, porém, fiz questão decumprimentá-lo. Como obrigação,não como virtude. Afinal de con-tas estava diante de um cidadãohonesto, trabalhador... incrivel-mente brasileiro portando a nos-sa bandeira que tremulava ao ven-to da esperança.

Pensei... como seria maravi-

lhoso se o espírito desse brasileiro,conhecido e respeitado PedrinhoEngraxate, se fizesse presente naforma de ser das pessoas...nota-damente dos políticos de Brasíliaonde, ao que parece pela suces-são de fatos ilícitos, comanda-seo País s.m.j. ao estilo de uma fac-ção criminosa. Provavelmentepor extensão ou área ocupada poragentes setoriais, políticos sãodistribuídos por todos os seg-mentos: Governos Estaduais, Mu-nicipais, Senado, Câmara Federal,Assembléia Legislativa, Câmara deVereadores, Prefeituras e even-tualmente alguns compartimen-tos do Judiciário.

O carrinho completa o visual de trabalhador honrado.

Pedrinho Engraxate...você éum brasileiro que nos orgulha,mostra que temos potencialpara transformar e construirum mundo bem melhor. Obri-gado pelo nobre caminhar!

GGaallhhaarrddoo SSoocciieeddaaddee ddee AAddvvooggaaddooss

CIVIL - TRABALHISTA -DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

OAB/SP 11.486

Page 7: Edição 1176

07SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Bom Dia!Quem diria, Aedes Aegypti torna-secausador de mais doenças. Que oespírito de Osvaldo Cruz nos livresdas doenças propagadas. Amém!

SocialANIVERSARIANTES

05- Vanderley Rocha de Brito, Gilmar de Paulo, Maria Aparecida Toloi Jeremias, João Aranha e Vivian D. L. Dottore Rolfsen

06- Sonia Marly Duarte Zanella,Gustavo Henrique A. Delfini, Cristiana Aparecida da Silva,José Oreste Bozelli e José Renato Garcez

07- Eduardo Brasil, Luiz AntônioBianchini, Daydi Yano, SanaeFuruchima Okada, Nair Quadrado Cremonezi, Lucas Henrique Pinheiro, Ulisses Wiggert Ferreira e Geraldo Stivanato.

08- Maria Célia Biffe Baptistini,Conceição A. F. Bianchi, Fernando Yamasaki e Márcio Eduardo dos Santos.

09- Magdalena Cabrera Moreti,João Francisco Franco Filho, Maria Lúcia Ferreira Fortes Torggler, José Luiz Stuchi e Cláudio Orlando Vieira.

10- Mara Lúcia Agrella ReisSchiavon, Wamberto Antonio Zaniolo Olivi, Francisco CarlosAmaya e Renato Hideo Inada.

11- Eliana Ranchert, Carlos Alberto Martins Silveira, Antônio Roberto Ligabô, JoséHenrique Martins Castelli,Virginia dos SantosAmaya e Pedro Lapena.

12- Luis Carlos Telles Rodrigues,Synara O. Paim Guimarães.

13- Luzia Souza Campos, HelioCerqueira Júnior e Ioni da GraçaMalavolta.

Dr. Octávio, Paulo Elias, An-tonio Moda, Governador deLions, Oscar Taparelli, Ar-mando Siqueira, Waldo Bar-bieri e repórter da Culturanum tempo de mais res-peito e solidariedade. Sãoimagens de saudade...

Comissão do Parque dos Trilhos tem

a coordenação do Chediek. Válida en-

quanto avanço da discussão de uma

área gigante para ser anexada ao

bem-estar de nossa gente, mas, a de-

cisão deve ser entregue aos próximos

gestores de Araraquara. Questão de

bom senso.

Edifício Toulousse convida residentes emcondomínios / edifícios de Araraquara paraa 69ª celebração.

Salão de festas do Ed. Toulousse.Data: terça-feira (8), às 20 horas.Celebrante: Pe. Cristian (Paróquia N.S. do Carmo)

Haverá confraternização, leve prato de doce

e/ou salgado e bebida preferida.

Ed. Toulousse - Natividade de F. Borin e Ma-ria Ap. Possetti Gular - [email protected]. Av. Mauá, 780.

Para agendar Missa em Condomínio, fa-lar com Carlos ou Terezinha Bellote Cha-man - [email protected] - 3331-3707 ou9.9782-6116.

Secretaria Municipal da Fazenda infor-ma que não mantém fiscais externos enão realiza a cobrança de IPTU direta-mente nas residências. Os interessadosem renegociar débitos com a Prefeitu-ra de Araraquara devem procurar di-retamente o Paço Municipal. Quem re-ceber a visita de indivíduos oferecendovantagens para a quitação de dívidas pú-blicas municipais deve procurar ime-diatamente a Polícia Militar.

Sábado(12), a partir das 19h haveráBINGO BENEFICENTE no Núcleo As-sistencial “Manoel de Angola”, à RuaSebastião Lemos da Cruz, 280 -Jar-dim Biagioni. A cartela custa 10reais. Os prêmios serão 150 reaisna vertical e 150 na horizontal. Car-tela cheia 800 reais. Mais infor-mações para essa ação entre ami-gos fone 3010-1429.

Missa em CondomínioBINGO

Fique de olho

Page 8: Edição 1176

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201508

Page 9: Edição 1176

09JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Page 10: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201510

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

Parabéns aos aniversariantes

DDDDoooo ççççuuuu rrrraaaa

05- Aroldo Bombo e Vera Lúcia Rosim06- Maria do Carmo RinaldiRamos e Leandro Conrado07- José Carlos Moreira08- Luiz Henrique Motta, Livia Maria Belinelli e Eferina (Rê) Motta10- Tatiana Stain Fernandes eAdriano Ramacho Rodrigues11- Ana Fernandes12- Milene Regina João

Cada dia maisgente feliz

Encomendas: 3392-4870

Apae ganha verba

Invasão de escorpiões

Usina Maringá em rota amarga

Deputado faz emenda para Américo Brasiliense

Tramitando na Assembleia Le-gislativa, deputado Damasiobeneficia a unidade da Asso-

ciação dos Pais e Amigos dos Ex-cepcionais (Apae) de Américo Bra-siliense. A propositura, no valor deR$ 150 mil, é destinada a aprimoraros serviços de atendimento àscrianças especiais da unidade, que

desenvolve trabalho com crian-ças, adolescentes, jovens e adultos.

O republicano tem mantidocontado com autoridades da ci-dade e tomado conhecimento dasdemandas. Além dessa, outras 9 emendas foram encaminhadas ao Orçamento 2016, total de R$ 28,1 milhões.

Deputado estadual Marcos Damasio (PR) contempla Américona Lei Orçamentária Anual (LOA).

Moradores do entorno do CemitérioMunicipal reclamam da invasãode escorpiões que colocam em ris-

co a integridade física especialmente decrianças. Esperam as providências do po-der público (prefeita e vereadores).

Vereadores de Américo escolhem caminho perigoso: politicagem, em parte das ações, em detrimento da somade esforços com Executivo visando equacionar problemas da coletividade. Isso não faz bem à democracia.

Justiça do Trabalho proferiusentença mantendo a in-disponibilidade de bens da

Usina Maringá Indústria e Co-mércio Ltda. e de seus sócios, in-clusive a fábrica e propriedadesrurais, toda a cana-de-açúcar porcortar em suas propriedades,além de defensivos agrícolas eadubos armazenados ou na uni-dade fabril. A decisão, proferidapela juíza da CoordenadoriaCompartilhada de Processos Ju-diciais e Administração Internade Ribeirão Preto, Márcia Cris-tina Sampaio Mendes, impõe àré as obrigações de pagar inte-gralmente e no prazo legal as ver-bas rescisórias devidas a todos ostrabalhadores dispensados e denão realizar dispensa coletivasem prévia negociação com osrespectivos sindicatos profissio-

nais, sob pena de multa de R$ 100 mil.

IndenizaçãoFicou arbitrado o pagamen-

to de indenização no valor pro-visório de R$ 300 mil, “sujeitoà complementação”. A ação ci-vil pública, ajuizada na 1ªVara do Trabalho de Arara-quara, tem como autor o Mi-nistério Público.

A sentença confirma uma li-minar proferida em maio de2014, que havia determinado obloqueio de bens da usina e dosseus sócios. Os pedidos, feitospelo procurador Rafael de Araú-jo Gomes, se deram graças à au-sência do pagamento de saláriose verbas rescisórias a aproxi-madamente 350 trabalhadores.A usina chegou a entregar aos ex-

empregados, inclusive migran-tes, cheques sem fundo. Pelaprática de emitir cheques semfundo, a empresa foi condena-da judicialmente em outra açãomovida pelo Ministério Público,que posteriormente resultouem conciliação.

HumanitáriaDe acordo com o juízo, os

bens que se tornaram indispo-níveis contribuíram para quitaras verbas rescisórias devidas a428 trabalhadores, inclusiveaqueles que já haviam ajuizadoreclamação trabalhista antesdos fatos noticiados pelo Minis-tério Público. Segundo Gomes,a judicialização foi imprescindívelpara que um grupo de centenasde pessoas tivesse condiçõesmínimas de sustentar suas fa-

mílias. “A situação era sabida-mente insustentável, estava pres-tes a desaguar na definitiva pa-ralisação das atividades da usi-na, com a dispensa em massa detodos os empregados. Tudo es-tava a indicar na sonegação,em larga escala, dos direitostrabalhistas, particularmenteverbas rescisórias. E de fato, senão houvesse a indisponibilidadedos bens imposta pelo judiciá-rio, os trabalhadores estariam atéhoje a aguardar o pagamento doque lhes é devido”, afirma.

Atualmente, segundo infor-mações da sentença, a Usina Ma-ringá possui 53 empregados,os quais estão respaldados peladecisão advinda de ação civil pú-blica do MPT. Cabe recurso aoTribunal Regional do Trabalho da15ª Região.

Decisão visa garantir o pagamento de verbas rescisórias de funcionários diante da ameaçade demissões em massa, e inclui o bloqueio da fábrica e de todas as fazendas no nomeda usina e de seus sócios, bem como da cana-de-açúcar, por cortar, nelas existente.

Page 11: Edição 1176

11JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

O Fundo Social deSolidariedade,

quarta-feira (9), realizao Baile de Máscaras, na sede do Fundo

Social, antigo Clube Estrela. É gratuitoe aberto a todos.

Baile

Bazar

Na sexta-feira(11) nasede do Fundo Social

de Solidariedade (antigoClube Estrela), Bazar

de Solidariedade, das 8 às 13h com peças de roupas a partir de R$ 1,00.

Parque

O Prefeito MarceloBarbieri e

vice-prefeito ecoordenador de

Mobilidade Urbana,Coca Ferraz, receberam integrantes

da Comissão Especial de

Estudos para apresentar

propostas de utilização do futuro parque

dos trilhos.

Santa Lúcia aguarda teto popular

Médicos terão de passar

Velocidade no Pinheirinho

Alunos premiados naOlimpíada de Astronomia

Prefeito Trentim tenta agilizar,mas, está difícil o projeto das ca-

sas populares desaguar na casade trabalhadores que sonham

com um teto próprio para aga-salhar a família.

A população aguarda, com anecessária confiança.

Secretaria de Estado da Saúde tornou obri-gatória a participação no exame do Cremesp(Conselho Regional de Medicina do Esta-

do de São Paulo) para médicos graduados a par-tir de 2015 e interessados em participar concursospúblicos do governo do Estado. A resolução foi

publicada, nesta semana, no Diário Oficial do Es-tado. Na ocasião da inscrição do concurso, o can-didato deverá apresentar sua declaração decomparecimento e realização do exame que ava-lia os conhecimentos médicos e é requisito paraobtenção do registro profissional para o exercí-

cio da Medicina no Estado de São Paulo. A ini-ciativa da pasta visa garantir o ingresso de pro-fissionais devidamente aptos a cumprir suas ati-vidades no SUS (Sistema Único de Saúde) pau-lista, tanto para os programas de residência mé-dica quanto para a contratação de médicos.

Neste sábado(5) e domin-go(6) acontece a 9ª etapada Super Kart e Moto do In-

terior, no Kartódromo "Adalber-to Cattani", no Parque do Pi-nheirinho de Araraquara. Será aúltima etapa da temporada e de-

finirá os vencedores das catego-rias kart (Cadete, Novato, Gra-duado, Sênior, RD 135 e F400) ede moto (RD A, BD B e 4T Espe-cial). De acordo com a LAP (LigaAraraquarense de Pilotos), a eta-pa promete ser muito competiti-

va com grandes "pegas" e belas ul-trapassagens.

Na Boca"Esta etapa será muito emo-

cionante, principalmente entre ospilotos que lutam pelo título da

temporada. Esperamos um bompúblico neste evento", afirma opresidente Nilton Boca.

A competição valerá pontotambém para a 6ª etapa da SPOpen de Kart e Moto, uma com-petição local. (Jonas Bezerra)

Ingresso de profissionais para programas de residência médica econtratação para serviços de saúde estaduais terá como requisitoa realização na prova no Conselho Regional de Medicina.

No Kartódromo "Adalberto Cattani" a última etapa da Super Kart e Motodo Interior e da SP Open de Kart e Moto.

Asecretária da Educação de Ara-raquara, Arary Ferreira, esteve naentrega das medalhas referentes

ao desempenho dos alunos das RedesPública (municipal e Estadual) e Par-ticular na Olimpíada Brasileira de As-tronomia e Astronáutica – OBA. Aotodo, 91 estudantes de Araraquara fo-

ram condecorados com medalhas deouro, prata e bronze, além do certifi-cado de participação na 18ª edição. Acerimônia de premiação foi realizadano Centro de Desenvolvimento Pro-fissional de Educadores (CEDEPE)“Prof. Paulo Freire”.

“Este é um momento de muito or-

gulho para Araraquara, pois esta é umaprova de nível nacional e poucas crian-ças chegam a receber uma medalhapelo desempenho, e nós conquistamosmuitas. Estamos muito felizes em co-laborar de alguma forma para incen-tivar esses alunos a gostar de ciências”,afirmou a secretária.

Page 12: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br12 SÁBADO E DOMINGO

05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

AFE faz parceria com Galo MineiroWilsonSilveira Luize equipe

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

OPresidente da Ferroviária, enge-nheiro Carlos Alberto Salmazo, re-cebeu na última 4ª feira no apra-

zível espaço Mondrian, dirigentes doClube Atlético Mineiro para assinatu-ra de convênio. Nos próximos dias serádivulgado o nome dos jogadores que vi-rão reforçar o elenco afeano para o Pau-listão 2016.

Estreia foraContrariando informações que davam

como certa a estreia da AFE contra o San-tos, a Federação Paulista de Futebol di-vulgou, no meio da semana, a tabela ofi-cial da Divisão A-1 em 2016.

O primeiro jogo da AFE no Grupo deElite será 31 de janeiro, em Diadema, con-tra o caçula Água Santa.

VVôôlleeii éé CCaammppeeããooA equipe de vôlei feminino da Fun-

desport sagrou-se campeã da DivisãoEspecial dos Jogos Abertos do Interior emBarretos. Foram apenas 2 cidades inscritas- Osasco e Araraquara.

A LIBA disputa neste sábado(5), em Monte Alto, a segun-da fase do Estadual Interse-leções da Federação. Nosanos de 2000, 2001 e 2002 aLIBA foi tricampeã desse cer-tame bochófilo da mais altaimportância. Mas a história degrandes conquistas come-çou em 1992 com o títulomáximo nos Jogos Regionaisem Matão. Após esse primei-

ro lugar a LIBA obteve diver-sos outros pódios na compe-tição da Secretaria Estadual deEsportes. NA MOLDURA lem-bra a conquista de 1994, noLago Azul, com a foto apre-sentando em pé (atrás): ZéBuri, Lua, Zé Tomateiro, Es-tevarengo e Nova Europa. Nafrente: Neno Piveta, Doca,Gustavo, Vavá Torres, Tannu-re e o mascotinho Camilo.

BBoocchhaaA LIBA participa, neste sábado(5) da

semifinal do Campeonato Estadual in-terseleções de duplas masculinas pro-movido pela Federação Paulista de Bo-cha e Bolão. O torneio está sendo reali-zado em Monte Alto.

Araraquara está no grupo de Osval-do Cruz, Ouro Verde e de Poá/FPBB (Poáfez fusão com a equipe da Federação).

Simultaneamente outros dois gruposacontecem, também neste sábado(5), emTaquaritinga e Cândido Rodrigues. A fi-nal, entre classificados, será em Taqua-ritinga, no domingo(6).

JJooggooss AAbbeerrttoossTão logo termine sua participação no

Estadual, a equipe araraquarense viaja-rá para Barretos onde tem compromis-so às 9 horas da manhã de 2ª feira, pe-los Jogos Abertos do Interior, contra Bo-caina. No grupo de Araraquara estãoBarretos e Araçatuba. Boa sorte aos co-mandados de Flaviano Barbosa Leite...

MMeelluussaaPara comemorar 74 anos de funda-

ção do Melusa Clube foi realizado um tor-neio de duplas femininasde bocha. Campeã, a dupla- mãe e filha - Luzia e Sil-via, do Melusa; 2ª, Claudi-meire e Natalina, do ClubeNáutico Araraquara; 3ª Mar-garete e Mercedes, do Me-lusa; 4ª mãe e filha - Cidae Luana, do Náutico. O tor-neio foi organizado por Ce-sar Ortega Gonçalves daRocha e o Diretor do Melusa(Paina) prestigiou o evento.

A alegria do Natal está no Náutico!

magia natalina vai tomarconta do domingo nautica-no! Neste dia 06 de dezem-

bro, a partir das 10h, no gramadoem frente ao restaurante, tem agrande "Festa do Natal", com a che-

gada do Papai Noel! Um eventocheio de alegria, diversão, encan-to e emoção para associados de to-das as idades!Confira a programação e venhapara esta festa especial.

Domingo é dia de festa no clube, com a chegada do Papai Noel e muito mais!

AFotos: Bruna Moreschi

Alongamento para ospequenos!

Tem muita música boa na domingueira doNáutico.

Às 13h, no Bar das Pe-dras, você curte o showde Marcinho MPB. Nomesmo horário, no Bar das Pisci-nas, o rock do Bruce Brothers agi-ta os associados e, às 15h, no Barda Mata, todo mundo canta e dan-ça ao som de Vanderlei Morandi eBanda.

No domingo, a partir das 9h, os gra-mados do Náutico vão se encher de

Festa de Natal do Náutico

Esporte

Artes e exercícios

pra garotada

Shows nos

bares nauticanos10h – Início das festividades11h – Espetáculo “IntervençãoNatalina”, com Palhaçossa.12h – Chegada do Papai Noel.14h30 – Bingo de Natal.15h30 – Divulgação dos ganha-dores do “Quiosque mais enfei-tado”.

E não para por aí! A garotada nau-ticana ainda se diverte com osbrinquedos infláveis, gincanasdivertidas, sorteios de brindes, emuito mais!

No Espaço Brincar tem muita ani-mação: das 10h às 16h, tem o Lá-pis Divertido, no ateliê de artes.E às 10h30, tem a Ginástica

emoção, pois as categorias deBase, Feminino, Veterano, SuperMaster e Sênior realizam suasgrandes Finais, pelo Futgrama2015! Lembrando que na Supere Sênior será o primeiro jogo, dedois. Na Master, é tempo de Se-mifinal. Confira as tabelas de jo-gos no Facebook do clube: clubenautico.araraquara.

O bom velhinho vai chegarno Náutico, neste domingo!

Toda a família se diverte com as

atividades programadas

Page 13: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015 13

Pílula contra câncerDurante o encontro,

Rudney Queiroz apresentou um projeto

que propõe a construção de duasvias de acesso a Vila

Xavier, após a retiradadas linhas férreas.

Parque II

Parque III

Até julho de 2016, a Comissão Especial apresentará novos projetos visando

aprofundar estudos envolvendo a orla

ferroviária que pode incluir sistema VLT (Veículo Leve sobre

Trilhos), como alternativa de

transporte coletivo.

Parque IV

ALL (América Latina Lo-gística) vem utilizandoparte dos trens em novocontorno ferroviário,construído na Zona Les-te de Araraquara: oitoquilômetros de extensão.

Massafera luta pela fosfoetanolamina

Deputado Massafera parti-cipou de reunião entre ogovernador Geraldo Alck-

min e ministro Marcelo Castroque recebeu solicitação para usocompassivo da fosfoetanolamina.Foi informado também da ini-ciativa do Estado de iniciar testesclínicos com a substância quepromete ser uma alternativa nocombate ao câncer.

Participaram da reunião odeputado federal Lobbe Neto;deputado estadual Ricardo Ma-dalena; secretário de Estado daSaúde, David Uip, e seu secretá-rio-adjunto, Wilson Pollara; ospesquisadores Gilberto Chiericee Salvador Claro Neto que de-senvolveram a substância naUSP-São Carlos; e a paciente decâncer Bernardete Cioffi (quefaz uso da substância).

Questão é tempoO uso compassivo da fosfoe-

tanolamina abre a possibilidadeda substância ser prescrita parapacientes de câncer, em caráterde pesquisa e testes clínicos,antes mesmo do registro final domedicamento junto a Anvisa(Agência Nacional de VigilânciaSanitária). Isso está previstopela resolução 38/2013 do Mi-nistério da Saúde.

O governador Geraldo Alck-min informou que pretende dar

início aos testes clínicos em hos-pitais da rede pública estadualpara avaliar a eficácia da fosfoe-tanolamina sintética em até milpacientes. A discussão para es-tabelecer o protocolo dos estudosterá início na próxima semana edeve ser coordenado pelo Insti-tuto do Câncer do Estado de SãoPaulo (ICESP) ligado a Faculda-de de Medicina da USP.

Durante a reunião a USP ce-deu ao Estado o direito à pesquisa

e produção da substância paraque seja utilizada nos testes. Pe-dido do deputado Roberto Mas-safera permite a produção no la-boratório da FURP de AméricoBrasiliense.

Predominância“O governador Geraldo Alck-

min compreende o potencial dafosfoetanolamina do ponto de vis-ta do acesso à saúde para pa-cientes de câncer, do custo ab-

surdamente menor em relação atratamentos convencionais dequímio e radioterapia, e dos efei-tos colaterais. O Estado está dan-do passos concretos para o de-senvolvimento de estudos e pes-quisas que vão comprovar a efi-cácia da fosfoetanolamina. O go-vernador Alckmin sabe que con-traria fortes interesses da indús-tria farmacêutica, mas, o interessepúblico está prevalecendo”, observa Roberto Massafera.

Deputado Roberto Massafera, Ministro da Saúde Marcelo Castro e governador Geraldo Alckmin multiplicam forças para acelerar

remédio. (texto: Douglas Braz e foto Gilberto Marques da A. Estado SP)

O seu filho

ainda vai estudar aqui

Page 14: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201514

...não foi por falta de vontade. Sei que há um fosso pratica-mente intransponível entre a intenção e a concretização. Gos-taria de ter visitado todas as repartições e conversado comtodos os funcionários. O asserto de que eles são o nosso maiorpatrimônio não é retórica. Sonho com a restauração do con-ceito de "família forense", pois a coesão entre idealistas sópode resultar num produto melhor. E o nosso produto é es-sencial. Sem justiça não se aprimora o convívio, nem se im-plementa a Democracia Participativa.

Assim como as Varas Fundiárias, pois o tema da regula-rização dominial é candente. Persiste e é tensional. Posiçõesarraigadas de todos os lados tornam esse conflito uma gra-nada pronta a explodir.

Gostaria de ter atendido às reivindicações legítimas. Ad-ministrar escassez é especializar-se em dizer "não". É dolo-roso indeferir, quando se sabe que o pedido é justo. Gosta-ria de ter visitado todas as Comarcas e todos os municípiosintegrantes de cada uma delas. Principalmente aqueles queainda não têm uma unidade judiciária em funcionamento.Assim como teria ficado feliz ao multiplicar os postos avan-çados, a implementação das justiças itinerantes e outras es-tratégias de efetivar a presença do juiz, ainda que não em tem-po integral, em todas as comunidades. Gostaria muito de terimplementado a ideia de "Casas da Justiça", que Celso Cin-tra Mori me apresentou e que seria uma espécie de "Poupa-Tempo da Justiça". Assim como alavancado o projeto de rein-serção do egresso em larga escala. Fórmula de fazer a sociedaderefletir sobre as causas do aumento da violência praticada por

SE MAIS NÃO FIZ...crianças e adolescentes.

Teria me alegrado com amultiplicação ainda maisacelerada dos CEJUSCs, Cen-tros Judiciais de Solução deConflitos e de Cidadania,com a adoção das práticas doNECRIM, a cargo dos Dele-gados de Polícia e introduçãodo ciclo completo para a Po-lícia Militar, além da obten-ção do envolvimento de to-dos os advogados para o"OAB concilia".

Assim como fico desa-lentado ao não conseguirsolucionar a questão dosarquivos de processos findos.Não fico em paz sabendo queo povo paga milhões para aguarda de feitos que pode-riam ser entregues a quemse interessasse, Faculdades,Arquivos Públicos e parti-culares, Bibliotecas, Escri-tórios de Advocacia ou mes-mo às partes. Consola-mesaber que ao menos puse-mos um paradeiro nessakafkiana juntada de tonela-das de papel, com a adoçãodo projeto "Digitalização100%".

Não consegui tambémlevar a Justiça de SegundaInstância para as sedes dasRegiões Administrativas Ju-diciárias, conforme pensei deinício, para poupar viagensde advogados e mesmo dejulgadores. Conforta-me ofato de que a digitalizaçãopermitirá a quem tiver von-tade de enfrentar as questõesurgentes uma decisão aqualquer hora, em qual-quer lugar, desde que dis-ponível um equipamentode informática.

O rol das frustrações po-deria ser maior. Mas não é oúnico produto de uma ges-tão que terminará em de-

zembro, da qual levo tam-bém muitas boas lembran-ças. Estas virão se os leitorestiverem paciência para ler.

PS. A presidência do TJ-SPencerra-se para o seu atualtitular antes de 24.12.2015,quando atingirá o limiteconstitucional para perma-necer na Magistratura.

(*) José Renato Nalinié presidente do Tribunalde Justiça de São Paulo

Os leitores do J.A. que aplaudiram as dezenas de crônicas do DesembargadorJ.R. Nalini, todas tempestivas e elogiáveis, aprenderam a admirá-lo e cum-primentam pelo exercício da presidência do Tribunal de Justiça de S. Paulo

Gostaria de ter implementado Varas Ambientais, agora que já se consolidou a experiência das Câmaras

Reservadas ao Meio Ambiente.Frustrou-me não merecer a solução do CNJquanto à

conciliação nos serviços

extrajudiciais, introduzida peloProvimento17/2013, que editei quando

Corregedor Geralda Justiça e queteve sua eficácia

suspensa monocraticamentee não obteve

decisão colegiadadurante estes dois anos.

DesembargadorJosé Renato Nalinitermina a profícuagestão como presi-dente do TJ-SP (*).

Page 15: Edição 1176

15SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

RespostasResp 1.: c -Em minha chácara, os pés demexericaestão carregados.Mexerica(= fruta cítrica muito apreciadaem gomos, tangerina, bergamota).Resp 2.: b - Até onde tenho conhecimen-to, o absintoé uma bebida proibida em nos-so país.Absinto(= bebida de alto teor alcoólico, àbase de planta aromática e amarga).Resp 3.: d - A banana verde é altamenteadstringente. Ela “amarra” a mucosa daboca.Adstringente (= que tem sabor ácido ouamargo).Resp 4.: c -Como é que pode? Em plenaera da informação e o indivíduo ser tão nés-cio, tão inepto!Néscio(= ignorante, insensato, tolo).Inepto(= incapaz, ineficiente).Resp 5.: c -A heresiaé própria daquelesque não acreditam em DEUS.Heresia(= ato ou palavra ofensiva à reli-gião).Resp 6.: a -Alguns políticos são perniciososà nação. Ainda bem que não são todos.Pernicioso(= nocivo, perigoso, prejudicial).Resp 7.: a -Foi verdadeiramente exube-rantea exultaçãodo povo, diante doPapa.Exuberante(= animada, cheia de vigor, ex-pressiva).Exultação(= alegria, júbilo).Resp 8.: b -Aquele criouloé lindo. Umbelíssimo espécimede sua raça.Crioulo (= de raça negra nascido na Amé-rica). Espécime(= tipo, modelo).Resp 9.: a - Seu time perdeu o clássico.Pura inépcia!Clássico(= no futebol, jogo importante en-tre dois times tradicionais).Inépcia(= falta de aptidão, inabilidade, in-capacidade).Resp 10.: d -Aquele senhor teve a genti-lezade carregar a minha mala.Gentileza(= delicadeza, solicitude, ama-bilidade).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP),Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tri-buna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odes-sa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diá-rio de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Ita-tiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araça-tuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra(MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

país. a ( ) abcinto;b ( ) absinto;c ( ) abiscinto;d ( ) abisinto.

03 - A banana verde é altamente____________. Ela “amarra”a mucosa da boca.a ( ) adis-tringente;b ( ) adestringente;c ( ) adistringente;d ( ) adstringente.

04 - Como é que pode? Em ple-na era da informação e o indiví-duo ser tão ___________, tão__________!a ( ) néssio - inepito;b ( ) nécio - hinepto;c ( ) néscio - inepto.

05 - A ___________ é própriadaqueles que não acreditam emDEUS.a ( ) eresia;b ( ) erezia;c ( ) heresia;d ( ) herezia;

06 - Alguns políticos são ______à nação. Ainda bem que não sãotodos.a ( ) perniciosos;b ( ) permisiozos;c ( ) permiciosos;d ( ) pernisiozos.

07 - Foi verdadeiramente ______a ___________ do povo, dian-te do Papa.a ( ) exuberante - exultação;b ( ) ezuberante - ezultação;c ( ) esuberante - esultação.

Seria de enlouquecer!Se não tivesse a ti, que me ampara!Seria de enlouquecer!Se não tivesse a ti, que me aclara!DEUS! A poesia!Binômio perfeito!Estase e Cruz!DEUS... o abandonoPoesia... o retornoE as palavras voam...Céus voam...Esvaziam...Acalmam...Terapêuticas...Ah! as palavras... doces...amargas...doídas...sentidas...várias e plenas!

Ah! as palavrasDoidas palavras!Doidas palavras...Seria de enlouquecer... caso nãoexistissem!(CHAMAN, T. J. B.).

Teste o seu Português:

01 - Em minha chácara, os pésde ___________ estão carre-gados.a ( ) mecherica;b ( ) mixirica;c ( ) mexerica;d ( ) michirica.

02 - Até onde tenho conheci-mento, o ____________ éuma bebida proibida em nosso

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss ((((333388888888))))Terezinha Bellote Chaman (*)

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell.. ÉÉ qquueessttããoo

ddee sseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiioooo

08 - Aquele _______ é lindo.Um ____________ espécimede sua ________.a ( ) criolo - belíscimo - ras-sa;b ( ) crioulo - belíssimo -raça;c ( ) creoulo - belícimo -rasa.

09 - Seu time perdeu o ______.Pura ____________!a ( ) clássico - inépcia;b ( ) clásico - hinépcia;c ( ) clácico - inépicia.

10 - Aquele senhor teve a _____de carregar a minha mala.a ( ) gentilesa;b ( ) jentilesa;c ( ) jentileza;d ( ) gentileza.

(*) Professora de Português,especializada em Linguística

de Texto - UNESP de Araraquara/SP, Mestre em

Comunicação Social - UNESPde Bauru/SP, Doutora em Serviço Social - UNESP de

Franca/SP e Pesquisadora doGEPEFA - Grupo de Estudos ePesquisas sobre Famílias. ÉJornalista e assina coluna

semanal (Teste o seuPortuguês) em diversos

jornais em todo o Brasil. Publicações em revistas

técnicas na área de ciênciashumanas. Produtora de

televisão do quadro “Teste oseu Português” por 16 anosem algumas TVs nacionais.

EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS. PROCESSO Nº 1001387-34.2014.8.26.0037. AÇÃO: PEDIDO DE FALÊNCIA.

O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara Cível, do Foro de Araraquara, Estado de São Paulo, Dr(a). HEITOR LUIZ FERREIRADO AMPARO, na forma da Lei, etc. FAZ SABER a(o) MC HOSPITALAR LTDA EPP, pessoa jurídica devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicado Ministério da Fazenda sob n. 09.621.100/0001-00, inscrição Estadual 181352029117, com sede na Rua Cândido Por-tinari, 118- Vila Xavier- Araraquara- SP, CEP: 14.810-255, na(s) pessoa(s) do(s) representante(s) legal(is), que lhe foi pro-posta ação de PEDIDO DE FALÊNCIA por parte de FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS MULTISSETO-RIAL R & G LP, alegando a requerente na inicial em síntese:buscando todas as formas legais e cabíveis para consolidar suacitação positiva nos autos do processo acima indicado, correspondente ao pedido de falência interposto, busca o pagamentodo valor de R$ 104.639,42 (cento e quatro mil seiscentos e trinta e nove reais e quarenta e dois centavos), atualizáveis atéa data do efetivo pagamento, não obtendo êxito. Requer a procedência da ação. Na forma do parágrafo único do art. 98 daLei 11.101/2005, o devedor poderá, no prazo da contestação, depositar o valor correspondente ao total do crédito, acres-cido de correção monetária, juros e honorários advocatícios, hipótese em que a falência não será decretada.E, constandodos autos que a requerida MC HOSPITALAR LTDA EPP, encontra-se estabelecida em local incerto e não sabido, é expedidoo presente com o prazo de trinta (30) dias, para que através deste, fique a mesma, na(s) pessoa(s) de seu(s) represen-tante(s) legal(is), devidamente citada para os termos da ação proposta, bem como para que no prazo legal de 10 (dez) diaselida o pedido ou apresente defesa, sob pena de ser decretada à sua falência, que fluirá após o decurso do prazo do edi-tal. Não sendo contestada à ação, presumir-se-ão aceitos, pela requerida, como verdadeiros, os fatos pela requerente.Seráo presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da Lei. Nada Mais. Dado e passado nesta cidade de Araraquara,aos 27 de outubro de 2015.

“No casamento, as pessoas precisam se conhecer pelo avesso;do contrário, não saberão e não conseguirão suportar-se”.

Seria de enlouquecer

Page 16: Edição 1176

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO05 E 06 DE DEZEMBRO DE 201516

Já ouvi mães se referindo aoinício de vida do bebê comoum período caótico, angus-

tiante, relatando surpresa, nãoimaginavam o quão complicadopudesse ser esse período.

Gravidez tranquila não signi-fica que o início de vida do bebêtambém possa sê-lo. Trata-se deum momento delicado que re-quer preparo e adaptação. A che-gada de um novo integrante à fa-mília seja ele primeiro filho ounão, de gestação múltipla ou atémesmo por adoção, necessitade paciência, tolerância e tempopara se acomodar.

A dependência absoluta dobebê assusta algumas pessoas.Ela pode mobilizar questões pri-mitivas e profundas, das quaiselas nem sempre têm consciên-cia. A relação com o bebê preci-sa ser construída. Ele não sabenada a respeito do mundo eeste lhe será apresentado ini-cialmente pela mãe (ou quem asubstitua). A comunicação podenão ser fácil, principalmente nosprimeiros dias de vida, e nemsempre é possível identificarcom rapidez os sinais que ele dá.

O choro, que é a maneira queos bebês têm de se comunicaremcom o mundo, ocorre por inú-meros motivos e, nesse mo-mento, é necessário ter calma eserenidade para entender o queos bebês sinalizam e, a partir dis-so, atender às suas necessidades.Mas tudo isso seria simples, nãofossem as inúmeras questõesenvolvidas nesse período inicial,como cansaço pela privação desono, preocupações com o bem-estar do bebê, mudanças hor-monais, aspectos da personali-dade de cada um, e assim pordiante.

Que mãe nunca se exasperouem situações como essa? Con-tudo, vejo sempre uma saída e,isso, não significa que as mães de-vam passar por esse momentosozinhas, enfrentando tanta an-gústia e sofrimento sem ajuda.

Os bebês, no início de suavida, necessitam que o mundo seadapte a eles, para que depois elesse adaptem ao mundo, a fim dese constituírem psiquicamentesaudáveis. E esse início requer

preparo, que deve ser feito não sóno ambiente físico que vai aco-modá-los, mas também inter-namente nos pais que devem es-tar preparados para sua chegada.

Quando os cuidados com obebê são realizados do modomais natural possível, maior se-gurança é transmitida a ele.Quanto mais a mãe estiver en-volvida nos cuidados com o filho,que no princípio se resumem aamamentá-lo, trocá-lo, dar-lhe banho, acariciá-lo, emba-lá-lo, entre outros cuidados,mais chances ela terá de co-nhecê-lo e de satisfazer as ne-cessidades dele, natural e es-pontaneamente.

Contudo, algumas informa-ções podem mostrar-se precio-sas, em especial quando setrata de “marinheiras de pri-meira viagem”.

Vínculo afetivo favorece nenê

No início da vida do bebê, asegurança da mãe é primordial.Tudo é novo, a teoria é uma e,na prática, as coisas podemacontecer de um jeito muito di-ferente. Entretanto, a linhaentre o aprendizado obtido defora e a intuição materna noconvívio e na prestação de cui-dados ao bebê pode ser próximae complementar.

Fazer cursos preparatórios epsicoprofiláticos ainda na gesta-ção ou buscar orientação deprofissionais capacitados pode ser

muito útil, principalmente na faseinicial de adaptação com o bebê.

Não há como exercer a ma-ternidade sem conviver com osfilhos, porém, a segurança ad-quirida com dicas, sugestões,cursos ou informações, pode fa-cilitar bastante essa integraçãocom o bebê.

Um bom início de vida é a ga-rantia de saúde psíquica do in-divíduo no futuro. (Cynthia Bos-covich é Psicóloga clínica epsicanalista. E-mail: [email protected])

Essa relação requertempo de convivência.

Não é fácil manter a calma com umbebê aos berros! Aprender a conhecer

o recém-nascidopor meio de técnicas pode

tornar mecânico o saber intuitivo das mães.