edição 1172

16
JORNAL de ARARAQUARA Edição 1.172 Ano 24 R$ 2,00 - 07 e 08 de novembro de 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze Hospital Beneficência Portuguesa se for- talece para dar a volta por cima. Plano Benemed vendido ao São Francisco Saúde foi refresco diante da demanda. Página 07 Nino Pediu demissão do secretariado e, segundo dizem, vai guardar espaço para o prefeito Barbie- ri no partido presidido pelo vice-governador. Página 05 Ferroviária As garotas curtem o sabor da vi- tória e repartem o momento es- pecial com os torcedores, ago- ra curtindo a esperança do acesso A-1. Páginas 4 e 14 Logatti Por que as faculdades elimina- ram o nome dos irmãos Fran- cisco e Valter, médico e enge- nheiro que se dedicaram tam- bém à educação? Página 09 Santa Lúcia Devido a escassez de grana nas prefeituras, situação vivida na- cionalmente, Trentim tira a Festa do Havaí da programação deste ano. Página 11 Tribunal reúne empresários e consumidores A lguma pendência? Ao invés de processo, sempre de- morado e estressante, o presidente do Tribunal de Justi- ça, desembargador José Renato Nalini, propõe conversar e bus- car o entendimento entre as partes. A boa nova é válida só para a capital ou as Comarcas do in- terior serão contempladas? Na próxima edição os detalhes por conta dos doutores araraqua- renses junto ao TJ-SP: João Batista Galhardo Júnior e Sandra M. Galhardo Esteves. Página 2 Sandra Catanzaro coordenou a produção de evento na comu- nidade das Hortênsias, jeito para fortalecer laços. Página 09 PINGA em mim: a cachaça de Américo Brasiliense obtém êxito em várias exposições nacionais e divulga a cidade. Página 10 Talvez por Edinho ter afir- mado que vai disputar a sucessão, é grande o falatório envolvendo Roberto Massafera e Coca Ferraz. São dois cientistas que já traba- lharam juntos no bem avaliado mandato da década de 90. A du- pla aceita disputar a prefeitura? Massafera & Coca No dia dos comerciários, a gratidão é ferramenta mes- tra na relação logista-consumidor. Página 10 Colégio Progresso na Ciência Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio Feira de Ciências, criatividade no evento concorrido

Upload: jornal-de-araraquara

Post on 24-Jul-2016

260 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 1172

JORNAL de ARARAQUARAEdição 1.172 Ano 24 R$ 2,00 - 07 e 08 de novembro de 2015 - e-mail: [email protected] Editor Geraldo Polezze

HospitalBeneficência Portuguesa se for-talece para dar a volta por cima.Plano Benemed vendido ao SãoFrancisco Saúde foi refrescodiante da demanda. Página 07

NinoPediu demissão do secretariadoe, segundo dizem, vai guardarespaço para o prefeito Barbie-ri no partido presidido pelovice-governador. Página 05

FerroviáriaAs garotas curtem o sabor da vi-tória e repartem omomento es-pecial com os torcedores, ago-ra curtindo a esperança doacesso A-1. Páginas 4 e 14

LogattiPor que as faculdades elimina-ram o nome dos irmãos Fran-cisco e Valter, médico e enge-nheiro que se dedicaram tam-bém à educação? Página 09

Santa LúciaDevido a escassez de grana nasprefeituras, situação vivida na-cionalmente, Trentim tira aFesta do Havaí da programaçãodeste ano. Página 11

Tribunal reúne empresários e consumidoresAlguma pendência? Ao invés

de processo, sempre de-morado e estressante, o

presidente do Tribunal de Justi-ça, desembargador José RenatoNalini, propõe conversar e bus-

car o entendimento entre aspartes. A boa nova é válida só paraa capital ou as Comarcas do in-

terior serão contempladas? Napróxima edição os detalhes porconta dos doutores araraqua-

renses junto ao TJ-SP: João BatistaGalhardo Júnior e Sandra M.Galhardo Esteves. Página 2

Sandra Catanzaro coordenou a produção de evento na comu-nidade das Hortênsias, jeito para fortalecer laços. Página 09

PINGA em mim: a cachaça de Américo Brasiliense obtém êxitoem várias exposições nacionais e divulga a cidade. Página 10

Talvez por Edinho ter afir-mado que vai disputar a sucessão,é grande o falatório envolvendoRoberto Massafera e Coca Ferraz.

São dois cientistas que já traba-lharam juntos no bem avaliadomandato da década de 90. A du-pla aceita disputar a prefeitura?

Massafera & Coca

No dia dos comerciários, a gratidão é ferramentames-tra na relação logista-consumidor. Página 10

Colégio Progresso na CiênciaEducação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio

Feira de Ciências, criatividade no evento concorrido

Page 2: Edição 1172

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 201502

Editorial

Pode até existir um aparelho entre aspartes, mas, que elas se comuni-quem para evitar processo empilhado

no Judiciário esperando sentença. O presi-dente do Tribunal de Justiça, Desembarga-dor José Renato Nalini, explica nesta pági-na e merece abraço de brasileiro cansado depeticionar e que sonha com celeridadeprocessual.

O país está melhorando porque as au-

toridades estão mais comprometidas. Nali-ni é exemplo, ícone da nova postura ondeo contribuinte é colocado prioritariamente.

Recentemente se produziu matéria sobreum monte de títulos honoríficos ao presi-dente do TJ-SP. E daí... pelo jeito merece mui-to mais porque é um brasileiro que conhecesua responsabilidade social diante dos ta-lentos que amealhou durante sua vida. Obrigado, caro mestre e ilustre concidadão.

O secretário de Segurança Pública de Araraquara, Nino Mengatti, está deixando a pasta para se dedicar à sua pré-candidatura a prefeito pelo PSB.Partido foi indicado pelo prefeito Barbieri que, hoje, apóia o Boi.

Demissão

Citado por delator,o chefe de gabinete do Edinho Silva, Manoel de Araújo Sobrinho deixa o cargo para assumir aSuperintendência daEmpresa Brasileira deComunicação (EBC) em São Paulo. ManoelAraújo e Edinho Silvasão acusados de pres-sionar o empresárioRicardo Pessoa (UTC).

Saída

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

O deputado RobertoMassafera assinourequerimento para instalação da CPI

(Comissão Parlamentarde Inquérito) sobre a

fosfotenolamina, também chamada de

pílula do câncer. A substância teria efeitospositivos no combate à

doença. A comissãoquer analisar a demorado Poder Público em

realizar pesquisas paraa liberação da

substância produzidapelo professor da USPde São Carlos, Gilberto

Orivaldo Chierice.

CPI

Incêndio

LogísticaPara atender exigênciasda comunicação, J.A. sepermite adaptar texto aopadrão. Obrigado!

Marcelo Barbieri participou do lançamento das obrasde ampliação na regiãocentral da rede de gásnatural distribuído pelaGasBrasiliano. Ato naPraça do Carmo.

Gás

Olho no Olho

O Corpo de Bombeirosde Araraquara contacom novas viaturas e

equipamentos de combate a incêndios:caminhão adaptado

para combate a ocorrências nas áreasurbana e rural, veículoleve, além de materiais

como bomba e sopradores.

URGÊNCIAreinvente-se

Desembargador José Renato Nalini (*)

A única certeza do mundocontemporâneo é a incerteza.Mas a mudança é hoje muitomais rápida do que em outra épo-ca. Basta verificar algumas coisas.O fenômeno UBER não ocorre sóaqui no Brasil. Os taxistas de Lon-dres também estão mal humo-rados. Também os hoteleiros dis-putam a busca por quartos comAirbnb, que loca espaço em casasparticulares. Os fabricantes decomputadores encontram con-corrência com provedores nanuvem. A TV digladia com inter-net. Os jornais já não precisam serfolheados. Revistas semanais oumensais desaparecem como mos-cas fulminadas por inseticida.

Onde estão hoje os que vi-viam dos outdoors que enfeavama capital paulista? Sobreviveram

com a exploração de outros ni-chos. E aqueles que, mais re-motamente, fabricavam papelcarbono? E o mata-borrão? E osfilmes das antigas máquinas fo-tográficas? E as máquinas de da-tilografia?

Tudo muda. Tudo passa. Podeser que demore, mas dia chega-rá que as pessoas perceberãoque não têm todo o tempo domundo para aguardar decisões daJustiça. Decisões muitas vezes pe-riféricas. Acabam com o proces-so, dando uma resposta mera-mente procedimental, formalís-tica ou processual em sentido es-trito. Mas o problema continua lá.Agravado pela sensação de perdade tempo e de dinheiro. Frustra-ção por haver confiado no Judi-ciário e ter dele recebido uma res-posta incompleta. Ininteligívelse não houver um decodificadorpara dizer o que aconteceu comum prejuízo concreto, uma dorconsistente, uma honra que só olesado sabe avaliar.

Os conflitos de interesse,as preocupações, aflições deri-vadas de um convívio difícil, apar de machucarem a alma, cus-tam dinheiro.

Aos poucos, descobrir-se-áque alinhar interesse, forjar-seuma cultura do diálogo que va-lorize o comprometimento coma franqueza e a camaradagem,trará menos dissabores do que in-gressar em juízo. Este ingresso po-derá ser inevitável, mas, antes dopasso fatal, haverá de se tentar umacordo. Conciliar é a solução. Li-tigar pode ser um problema amais. A não ser para quem nãotem razão, não quer honrar suasobrigações e tem todo o tempo domundo para exasperar a partecontrária.

Mas não é para estes que Ju-diciário procura disseminar acultura da conciliação, da nego-ciação, da mediação e de outrasestratégias que realmente signi-ficam a pacificação, não o incre-mento do mundo desumano doprocesso: todos contra todos e to-dos perdendo a final.

(*) É presidente do Tribu-nal de Justiça de São Paulo

A reinvenção éa regra e quem nãoperceber, perecerá.

E dinheiro custa a ganhar

Page 3: Edição 1172

03SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

Sábado (7)

SESI - “Tango sob dois olhares”com Raça Cia. de Dança, 20h,grátis, ingresso meia hora antes.

Teatro Municipal - Musical “Uma Noite de Tango”- Teatro GT traz 11 artistas, apre-sentação única, 21h: ingresso R$60,00, meia R$ 30,00 na bilhe-teria do Teatro e internet (www.bi-lheteriarapida.com.br/teatrogt eCall Center: 0800-735 0550)

Domingo (8)

SESI - Espetáculo “Tango sob doisolhares” da Raça Cia. de Dança,19h, grátis, ingresso 1/2 h antes.

Choro das Águas na Fonte Luminosa

- 17h recreação e contação dehistória com o Grupo Criar’t.- 19h show musical com GrupoSarambeque.

Teatro Municipal - A Teatro GT traz Matheus Cea-rá com seu espetáculo “Socan-do a Bucha”, às 20h, acima de16 anos: ingresso R$ 60,00 eMeia R$ 30,00 no teatro ou pelainternet.

SESC- Música “Pedro La Colina eBanda Cañaveral”, às 16h no Ga-rimpo. Grátis. - Infantojuvenil – Projeto teatrada“Trem fantasma” com Cia. Poli-chinelo às 11h30 no teatro. In-gresso a partir das 9h30 na Cen-tral de Atendimento.- Cinema “Florbela” - Portugal,uma mulher à frente de seu tem-po, sente-se entediada, presa aum casamento tradicional deixa-se levar pelo ritmo frenético dacapital, 14h no Teatro. Ingresso1 hora antes. Grátis.

- Diversidade cultural, “Maraca-tu: força e tradição” no encer-ramento da semana de vivênciascom Mestre Walter França eMestre Maurício Soares, líderda ala de Baianas Ricas da Nação;10h Roda de Conversa sobre osfundamentos do Maracatu eseus segredos e, 11h a prática doMaracatu: Tocada coletiva, dan-ça e Arrastão de encerramentopelas ruas próximas ao SescAraraquara. Grátis e inscrições naCentral de Atendimento.

CinemasProgramação até 11 de novembro

Goosebumps - Monstros e Arrepios

Moviecom 1 (3D): Dublado:Dia-riamente, sessão às 19h20. Moviecom 1: Dublado: Sábado e Do-mingo, sessão às 15h15.Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Ter-ça a Domingo, sessão às 19h.

Atividade Paranormal -

Dimensão FantasmaMoviecom 1 (3D): Dublado: Dia-riamente, sessão às 17h20.Moviecom 1 (3D): Legendado: Dia-riamente, sessão às 21h30.Moviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessão às 19h15.

O Último Caçador de Bruxas

Moviecom 5: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin, e Sexta-feira, sessões às17h10, 19h30 e 21h45. Sábado, Do-mingo e Feriados, sessões às 14h50,17h10, 19h30 e 21h45.Moviecom 2: Legendado: Diaria-mente, sessão às 21h10.

007 contraSpectre

Moviecom 3: Legendado: Diaria-mente, sessão às 21h20.Moviecom 4: Dublado: Seg, Ter,Qua, Quin e Sexta-feira, sessões às16h45 e 19h40. Sábado, Domingoe Feriados, sessões às 13h50, 16h45e 19h40.Cine Lupo 1: Legendado: Terça aSexta, sessão às 20h. Sábado e do-mingo, sessões às 16h30 e 20h.

SOS - Mulheresao Mar 2

Moviecom 3: Nacional: Diaria-mente, sessões às 17h e 19h10.

Peter PanMoviecom 2: Dublado: Sábado e Do-mingo, sessão às 16h50.

Hotel Transilvânia 2Moviecom 3: Dublado: Sábado e Do-mingo, sessão às 15h.

A TravessiaCine Lupo 2 (3D): Legendado: Sá-bado e Domingo, sessão às 16h30.

Ponte dos EspiõesCine Lupo 2: Legendado: Terça aDomingo, sessão às 21h.

internauta

O jornal recebeu a programaçãodiretamente dos promotores.

Bem-vindaRádio Jovem Pan faz campa-nha intitulada “Prometeu enão cumpriu”. São políticosque passam pelo governo epromessas não cumpridas. Éum jeito inteligente de oeleitorado brasileiro não seesquecer das promessas e es-quecerem dos políticos decarreira. (Ismael)

CensuraPassou na Câmara Federal: im-prensa, rádio e TV se fizerem crí-tica a alguma pessoa que não te-nha gostado, ela terá o mesmotempo e programa para a res-posta. Tá na cara que eles que-rem calar a imprensa. Só que a

maioria já não diz nada e nemcomenta. Está sempre em cimado muro! (Julia)

SexoNo final de semana Arara-quara acolheu os jogos uni-versitários. No CEC Piaquara,na Vila Xavier, a farra dos es-tudantes incomodou os mo-radores do entorno. Até al-tas horas, batuque e alga-zarra. Meninas que desfi-lavam de calcinha, cha-mando a atenção. Quandode jogos como esse, nãoseria o caso de uma viaturada Guarda Municipal ou daprópria Polícia para colocarrespeito na casa? (Shirlei)

PensarPelas redes sociais, intensa cam-panha para as próximas eleições:antes de votar faça uma varre-dura na vida do candidato. Deacordo, o brasileiro é um povoesquecido e não sabe se ocandidato já participou de al-guma maracutaia. Nas próxi-mas eleições vamos pensar an-tes de votar? (Sandro)

BuracoOs araraquarenses recla-mam dos buracos que bro-tam nas ruas, mas, pelo jei-to, não é só aqui. Cidades daregião estão sofrendo domesmo mal. É o País indomal mesmo. (Dirceu)

• •

+ Yvonne Gomes Chanqueti, 83anos. Sepultada, dia 30 em Rincão.

+ Lucinéia Pereira, 42 anos. Viú-vo Marcelo Struziato. Sepultada, dia31, Cemitério das Cruzes.

+ Marli Basilio, 67 anos. Sepultada,dia 31, Cemitério São Bento.

+ Idalia dos Santos Fritola, 62anos. Viúvo Nelson Fritola. Sepulta-da, dia 31, em Tabatinga.

+ Sylvia Gomiero, 97 anos. Sepultada, dia 31, Cemitério SãoBento.

+ João Mattiazzi, 79 anos. ViúvaLourdes Rodrigues Mattiazi. Sepul-tado, dia 31, Cemitério São Bento.

+ Benedita Domingas Vargasda Silva, 88 anos. Sepultada, dia 31,em Rincão.

+ Achiles Nicacio Lima, 76 anos.Viúva Thereza Moyano de Lima. Se-pultado, dia 01, Cemit. das Cruzes.

+ Felipe Barbieri, 24 dias. Se-pultado, dia 01, Cemitério S. Bento.

+ Maria José do Nascimento, 94anos. Sepultada, dia 01, Cemitério dasCruzes.

+ Maria Odete de Oliveira, 67

anos. Sepultada, dia 01, em Nova Europa.

+ Iolanda Caruzo de Barros, 67anos. Viúvo José Ferreira de BarrosFilho. Sepultada, dia 01, em Matão.

+ Luiz Carlos da Silva, 51 anos.Sepultado, dia 01, Cemit S. Bento.

+ Alex Henrique dos Santos, 27anos. Viúva Juliana Aparecida dosSantos. Sepultado, dia 01, CemitérioSão Bento.

+ Madalena do Carmo Travaglin,61 anos. Viúvo Nelson Travaglin. Sepultada, dia 02, Cemitério dasCruzes.

+ Alcides Fernandes Leoncio, 66anos. Viúva Zilda Dias Soares. Se-pultado, dia 02, Cemitério Parque dosLírios.

+ Jacira Nunes Ruffino, 69 anos.Sepultada, dia 03, em Boa Esperan-ça do Sul.

+ José Carlos da Silva, 60 anos. Se-pultado, dia 03, Cemitério S. Bento.

+ Amélia Nardim da Silva, 90anos. Sepultada, dia 03, CemitérioSão Bento.

+ Aparecida Marabezi Purgatti,73 anos. Sepultada, dia 04, em Amé-

rico Brasiliense.

+ Sebastiana Maria do RosárioSilva, 89 anos. Sepultada, dia 04, Ce-mitério das Cruzes.

+ Jesuino Ferreira, 83 anos. Se-pultado, dia 05, em Nova Europa.

+ Antonio Vieira de Souza, 79anos. Sepultado, dia 05, Cemitériodas Cruzes.

+ Dulcinéia Vani Rosko, 69 anos.Cremada, dia 05 em Jaboticabal.

+ Cinira Zambeli de Souza, 77anos. Sepultada, dia 06, em Matão.

+ Dorival Geraldo Leonardi, 79anos. Sepultado, dia 06, CemitérioSão Bento.

+ Eduardo Rios, 72 anos. Sepul-tado, dia 06, em Nova Europa.

+ Mauro Giretti, 87 anos. Sepul-tado, dia 06, Cemitério das Cruzes.

+ Christian Eduardo Favero deSouza, 31 anos. Sepultado dia 06,Cemitério São Bento.

+ Elvira Uson Pedroni, 90 anos.Sepultada, dia 06, Cemitério SãoBento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

Page 4: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

07 E 08 DE NOVEMBRO DE 201504

Ferroviária decide LibertadoresWilsonSilveira Luize equipe

Apresenta foto de uma das for-mações do basquetebol femi-nino de Araraquara nos JogosRegionais realizados, há algunsanos em Sertãozinho, cuja ima-gem remete aos grandes resul-tados coletivos.

O trabalho da equipe, coman-dada pela campeoníssima Ro-selí, é um dos mais sólidos denossa cidade e um dos maisconceituados do País. Pela filo-sofia e resultados, com certeza,a cidade está de parabéns!

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

Nesta semana, 5ª feira (5), Fer-roviária derrotou o São Josépor 1 a zero e se qualificou

para decidir a Copa Libertadores daAmérica de futebol feminino. Na ou-tra semifinal, o Colo Colo do Chilederrotou o Urquiza da Argentina (2a 0) garantindo vaga para enfren-tar a AFE, neste domingo(8) a tar-de em Medellin, Colômbia. ColoColo já foi campeão uma vez.

O ganhador da Copa Liberta-dores estará no mundial de clubesfemininos.

PPaauulliissttããooNa 5ª feira(5), Federação Pau-

lista de Futebol fez o Conselho Ar-bitral do Campeonato Paulista da Di-visão A-1 para 2016.

Grupos1- Santos, Botafogo, São Bento,Linense e Oeste (Itápolis).2- Palmeiras, Ponte Preta, Ituano,São Bernardo e Novohorizontino.3- São Paulo, XV de Piracicaba, Au-dax, Capivariano e FERROVIÁRIA.

4- Corinthians, Red Bull, Mogi-Mirim, Rio Claro e Água Santa(Diadema).

Sobe e caiA partir de 2016, o Campeo-

nato da A-1 terá 6 clubes rebai-xados e apenas 2 subindo paraa A-2.

Cada Clube poderá inscreveraté 28 atletas para o Campeonato.

TécnicoNenhum técnico demitido

poderá ser contratado por outraagremiação disputante da Divi-são A-2 em 2016.

GandulasOs “pegadores de bola” serão

contratados diretamente pelaF.P.F.

PPrreemmiiaaççããooNeste domingo (8), na Asso-

ciação dos Servidores da UNESP,em Jaboticabal, o Presidente da

LIBA-Liga Bochófi-la de Araraquara,Flaviano BarbosaLeite, fará a pre-miação da 22ªCopa Araraquarainterclubes de du-plas masculinas debocha.

Classificação fi-nal1º- Jaboticabal, 26pontos.

2º- Clube Araraquarense, 243º- Melusa Clube, 204º- Boa Esperança do Sul, 185º- Taquaritinga, 146º- Clube Náutico Araraquara, 107º- Tabatinga, também com 10.8º- Cândido Rodrigues com 4

PremiadoJaboticabal: troféus definitivos decampeão geral e o de eficiênciadenominado José Manoel(JUCA)e o troféu transitório Almir Cam-pagnolo (Butin). Clube Arara-quarense: vice-campeão; Melu-sa Clube: 3º lugar; CME de Boa Esperança do Sul, 4ºcolocado.

Melhor duplaGustavo e Tannure do Cube Ara-raquarense.

Destaque individualNeno Piveta, do Clube Arara-quarense.

DDeecciissããooNeste sábado (7), às 18h no

Gigantão, ABA/Fundesport jogacontra Guaíra pela Copa Regio-nal de basquetebol masculino.

No primeiro jogo, em Guaí-ra, os araraquarenses perde-ram: 90 a 80.

Os comandados de FabioAppolinário precisam venceresse segundo jogo para forçaruma terceira partida em Ara-raquara (dia 14, às 18 horas noGigantão).

Edital de citação. Prazo 10 dias. Proc. nº 1004680-75.2015.8.26.0037. A Juíza de Direito da 4ª VaraCível, do Foro de Araraquara/SP, Dra. Ana Claudia Habice Kock, na forma da lei, etc. Faz saber a Gri-golatto & Silva Buffet e Decorações Ltda. Me, CNPJ 10.394.886/0001-59, que lhe foi proposta umaação de Execução de Titulo Extrajudicial por parte de Banco Bradesco S/A, alegando em síntese queas partes celebraram o Instrumento particular de Confissão de Dividas e Outras Avenças nº 6801325em 08/04/2013, no valor da R$ 45.871,20 a serem pagos 48 prestações mensais a partir de 05/2013.A executada não efetuou o pagamento das parcelas sendo portanto devedora de R$ 62.606,65. En-contrando-se o réu e lugar incerto e não sabido, foi determinada sua citação por edital, para os atose termos da ação proposta e para que no prazo de 03 dias, que fluirá após o decurso do prazo doedital, efetue o pagamento ou no prazo de 15 dias, apresente embargos. Não sendo contestada a açãopresumir-se-ão aceitos, pelo réu como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. Será o edital, porextrato, afixado e publicado na forma da lei. Nada mais. Dado e passado na cidade, aos 29.09.2015.

Um painel fotográfico em homenagem às meninas afeanas que honram as tradições esportivas de Araraquara. Página 14

O seu filho

ainda vai estudar aqui

Time de Jaboticabal

Page 5: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015 05

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessssLuigi

Ilha de Páscoa

A ilha se localiza numa faixachilena na Polinésia, cercada deinumeráveis mistérios. O maisfamoso seriam os Moais, es-culturas de cabeças gigantescaspor todas as partes da ilha, cer-ca de 900 deles e cada um de4,5 a 6 metros, além de pesa-rem de uma a seis toneladas.

Bases são mais perigosas

Ácido é uma substância queem contato com a água setorna altamente corrosiva(tem PH menor do que sete)enquanto que as bases cor-roem qualquer coisa inde-pendente de água, ou seja,caso você entre em contatocom uma quantidade signi-ficativa de base ela pode lhecorroer vivo.

Pneumoultramicroscopi-cossilicovulcanoconiose

Esta palavra gigante é a maiordo mundo. Denominando umadoença pulmonar e possuin-do origens gregas é usada ra-ramente mesmo no mundoda medicina, sendo substi-tuída por “silicose”. É o nomepara aqueles que aspiram pó desilica.

Days of our lives

Este é o nome da uma no-vela norte – americana bemfamosa, iniciada em 1956.Essa novela possui cerca dedoze mil episódios de 47temporadas, sendo consi-

derada uma das maioresséries do mundo.

Por que não alcançamosa velocidade da luz?

Infelizmente esse é um fatoimutável que deve frustrar oscientistas até hoje. Nós nuncachegaremos a velocidade daluz, pois, conforme nossa ve-locidade aumenta nossa mas-sa também cresce. A famosafórmula E=MC2 deixa issobem explícito, essas variáveissão intimamente proporcio-nais.

Quem descobriu alâmpada de led?

Ao contrário do que muitospensam, o Led não foi in-ventado em 1962, mas simproduzido. Na verdadequem descobriu a teoriada lâmpada de led foi OlegLossew, um russo, em 1921,que morreu devido à guer-ra. Sua morte levou ao es-quecimento sua descoberta,atrasando o invento em al-gumas décadas.

Datas históricas

07- Dia do Radialista e Dia da Revolução Russa 08-Dia Mundial do Urbanismo,Dia do Radiologista e Dia do Aposentado09- Dia do Hoteleiro10- Dia do Trigo11- Dia do Soldado Desconhecido12- Dia do Diretor de Escola e Dia do Supermercado

(*) Mande sua dica pelo e-mail [email protected]

Secretário Carlos Fer-nando Camargo, com seujeito simples e profundo sabermédico, prestou conta sobresaúde: 63% da verba utiliza-da vieram dos cofres ad-ministrados pelo prefeitoMarcelo Barbieri.

Massafera assina CPI da pílula do câncer.

Mengatti (Nino)deixa o prefeito Bar-bieri para ser can-didato à sucessão.

Marcelo escolheuNino para assessordesde primeiro man-dato de deputado.

ALL abre 21 vagas paramaquinista em Araraquaraenquanto cuida do piso dasantigas Oficinas da EFA. Cadê averba para o pavilhão de Tu-toia? (e-mail [email protected])

Jamil Nascimento diz que advoga há 31anos e apóia Ricardo Sayeg para OAB-SP.

InterUnesp foisucesso, diz o

secretário Boi. Os empresários ficaram com sorriso largo.

Boi orienta juventudesobre o descarte.

Ministério da Saúdelibera quase

6 milhões para muitasSantas Casas, inclusivepara a de Araraquara:

R$ 24 mil.

Aos que chegaram atéaqui, bom final de sema-na e vamos torcer para quedinheirama divulgada encon-tre os verdadeiros donos e,havendo ilícito, que cur-tam a cadeia. Amém!!!

Eficiência

Page 6: Edição 1172

06 JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

Fernando Passos fazpalestra com aplauso

Computação

Oevento reuniu líderesda representação sin-dical dos empresários

do comércio de todo o país econvidados especiais paradiscutir temas relevantes,como produtividade, mo-dernização das relações dotrabalho e custos trabalhis-tas. Foram abordados o novoCódigo Comercial e Projetode Lei nº 1.572, de 2011, quevisa modernizar a legisla-ção comercial.

Falou sobre a Síntese doCódigo, após a palestra de Fá-bio Ulhoa Coelho, maior ex-pressão do Direito Empre-sarial no Brasil. Passos des-tacou que “é importante

conscientizar a sociedadesobre o capital privado e danecessidade de se gera-rem subsídios para atrairinvestimentos para o Bra-sil”, ao convocar os em-presários a defender e aparticipar das iniciativas acer-ca do tema. “Proteger a em-presa é proteger o desenvol-vimento, o emprego e o tri-buto”, apontou.

Bernardo CabralMediou os trabalhos e

elogiou a explanação deFernando Passos no con-gresso com mais de mil par-ticipantes.

Fernando passos foi

aplaudido porque provou anecessidade para que hajaum documento mais dinâ-mico e coerente com o mo-mento mercantil pelo qualatravessa o país.

Marcelo BarretoPara o Consultor Jurídico

da CNC, “a explanação do do-cente Fernando Passos de-monstrou seu brilhantismoe competência como pro-fessor de Direito Empresarial.Revelou experiência ao trataro novo Código Comercial e fa-lou de maneira muito vi-brante. É um excelente pro-fissional e foi aplaudido de pépelo público”, finalizou.

O chefe do Departamento de CiênciasJurídicas da Uniara e coordenador docurso de Direito, Fernando Passos,ministrou palestra no Congresso Na-cional do Sistema Confederativo daRepresentação Sindical do Comércio.

Dias 25 e 26 de novembro, na unidade IV da Uniara

Centro Universitário deAraraquara – Uniara, pro-move o “I Congresso de

Computação Aplicada” 25 e 26de novembro, das 19h às 21h,na unidade da Via Expressa. Se-rão apresentados resultados deprojetos elaborados durante osTrabalhos de Conclusão de Cur-so - TCCs e Iniciação Científicaem áreas que tenham correla-ção com computação e infor-mática.

As inscrições, cuja ficha estádisponível no endereçowww.uniara.com.br/2015/cca,estão abertas para alunos dequaisquer instituições de ensi-no superior. Para estudantes degraduação e pós-graduação, ovalor é de R$25,00, e para pro-fissionais, de R$40,00. O paga-mento deverá ser feito direta-mente na Tesouraria da unidadeI (rua Carlos Gomes, 1338, nocentro) ou da unidade IV.

A regional do Sindpd-Araraquara inicia campanha “Doe um livro”. Além de contribuirpara aumentar a leitura presta homenagem ao DiaNacional do Livro.Doações até 20 denovembro para ser entregue à ONG Casa Mater.

Doações

Integração das secretarias por meio de estruturaçãotecnológica e sistemasde informações, ampliação da capacidade analítica de gestão, revisão da legislação tributária, recuperação fiscal,adequação de espaços físicos, aquisição de equipamentos, capacitação do servidor e melhoria da fiscalização são objetivos do Programa de Modernização da AdministraçãoTributária (PMAT),com investimento de R$ 31,4 milhões. Os recursos integram o orçamento daSecretaria Municipalda Fazenda para o ano que vem.

Investimento

Page 7: Edição 1172

07SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Muitas se preparampara o Natal. Mas o clima entre comerciantes evendedores é péssimo. Não acreditam acertadamente que haverá comprasexpressivas. Andando pelos principais corredorescomerciais pode-se observar estabelecimentos fechados. Os abertos,sem compradores. Tristeza precisa de um fim...

Natal

Palavra

A secretária deEducação, Arary Ferreira, na Tribuna da Câmara defendeua adoção do Sistema Sesi de ensino.Esse investimento custa à Prefeitura R$ 1,4 milhão ao ano.Helder Rizzo da Mata defendeu asecretária “que é referência nogoverno”, disse.

Podas

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente o número de podas irregulares neste anocaiu. Ocorre pela conscientização popular e fiscalizaçãoacentuada.

Uma vida difícil ...sobram problemas

Adiretoria atual tem boavontade, insuficientepara pulverizar a gama

de problemas administrati-vos a fim de buscar a solu-ção financeira e conse-quentemente a autossufi-ciência. A história demons-tra que a fusão lusobrasilei-ra foi positiva e a Benefi-cência Portuguesa teve diasde glória. Hoje, um passadoque serve de alento.

Alguns reparos no prédiosão feitos, infelizmente semrepercussão nos cofres dainstituição. O dinheiro entrae não dá para equilibrar emque pese priorizar a folha depagamento rigorosamenteem dia. Beneficência, peloque se depreende de pessoasligadas à sua existência, nosúltimos anos não obteve su-cesso na totalidade de deci-sões administrativas.

Pá de calAs briguinhas, pela im-

prensa e, portanto, públicas,serviram para aumentar ovazamento empresarial. Sempoder estancar tais vaza-mentos, eis que ausente apossibilidade de acerto entreo então presidente (FábioSantiago) e um casal que sepropunha a transformar avida do hospital (casal LucílioCorrêa Leite), a Beneficênciabeijou a lona. Com menospaciente, mais problemasespecialmente financeiros...

SalvaçãoNo decorrer dos enten-

dimentos entre pessoasbem-intencionadas, no en-tanto pensando e agindo deforma diferente, acabaramcolocando em perigo a es-tabilidade hospitalar. Fábiodeixou a presidência e as-sumiu o casal Corrêa Leite.A salvação era a venda doPlano de Saúde Benemed.Foi adquirido pelo São Fran-cisco Saúde (empresa de

Ribeirão Preto) cujo paga-mento foi insuficiente pararesolver o macro-problemade caixa.

Em que pese necessida-de de entendimento, issonão foi possível. São Fran-cisco Saúde investiu algumasparcelas que acabaram seapequenando, se volatili-zando diante dos buracos navida contábil do hospitalque, agora, pensa em tornarsem efeito a denominaçãoSanta Casa de Misericórdia“Nossa Senhora de Fátima”.Segundo analistas, isso épouco.

A única“Até porque quando se

fala em Santa Casa apenasuma vem à cabeça de nossagente. E não se chama N.S.de Fátima”, diz um colabo-rador da Beneficência. Éverdade, mas, pelo andarda carruagem a Beneficên-cia precisa de muito mais

ação e diversificação de es-tímulos do que simples-mente deletar, riscar onome Santa Casa. “Quemsabe, o Ministério Público daComarca de Araraquara, emnome da segurança da co-letividade e procurando pre-servar a história da Benefi-cência, pode entrar no jogoe marcar gol de placa”, dizanalista creditado.

ContrapontoNessa fotografia, ainda

parcial, anima saber que aSanta Casa de Misericórdiade Araraquara, casa cente-nária vai muito bem e setransforma a cada dia comohospital referência da re-gião. Com SUS a pleno vapor,tecnologia de ponta até paradiagnóstico computadoriza-do e 700 servidores quetêm orgulho de ostentar a ca-misa do bom atendimento.

(Geraldo Polezze)

Page 8: Edição 1172

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 201508

Page 9: Edição 1172

09JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Bom Dia!À família Logatti na esperança devalorizar esforços pessoais. È mar-keting com eficácia inquestionável.

SocialANIVERSARIANTES07-Manoel Teixeira Filho, MarcosAntonio Cortese Barreto, TerezinhaZavitoski Custódio, Adilson Haddad,Antonio Andrade Santos, Elias Zakaib Júnior, Emerson Carlos,Emílio Afonso Lima, Sidney Ricardo Bergamim, Luiz Carlos Françoso, Maria Sylvia Máscia Ferreira, José Carlos Amantea, Suely Aparecida do Rio eWanderlei Camilo de Figueiredo

08- Pedro Caldeira da Silva, Antonio Paulo Piquera Gonçalves,Salvador Sedenho Sobrinho,JoãoCarlos de Almeida, Antonio Turra,Newton Ciloni, Jorge Bedran Filho,Angélica de Carvalho, Jorge LuizMaia, Paulo Roberto Fenerich, Edson Daniel da Costa e AntônioCarlos Magro

09- Itália Vilma Paganini Bonet,Francisco Carlos Barbeiro, Eduardo Lauand, Luzia Fragalá Karan, Gilberto Terra Arena e Cláudio César Marçola

10- Geraldo André Donadon, Fábio Rosseto Janusckiewiz, SilvioJacob Silveiran Delfino, Tânia MaraGomes, Eliana Francisco de Barros,Ana Claudia Magnani, Renée Dalia,Ronaldo Bacci, Hércules José Bongiovani, Ivo Dall'Acqua Júniore Ruben Pirola

11- Vladimir Aparecido de Freitas,Fernanda Frezarim, Márcia Ianni,Moacir dos Santos Rodrigues, Edson Luis Corrêa, João Carlos Sigoli, Suely Rodrigues Credêndio,Mariuza Rodrigues Pádua e NeuzaAparecida Azevedo Pelizari

12- Antonio Bianchi Filho, CíntiaGobiotti Tronco, Regislene TerezaPinto, Maria Ferreira Campos, Vicente Simões Pião, FernandoCaires, Luiz Acácio Bezerra e Manoel Floriano da Silva

13- Selma Maria Pezza, Aluísio Di Nardo, Olga Cunha Nogueira, Maria Helena Staufackar Saba, Vitório Dirceu de Souza, Fátima Maria dos Santos Victori, Antônio Marcos Ranzoti e Olívia Silva Torres

14- Nilce Tortorelli, Valéria Alcausa Lopes, Isabel de OliveiraLuiz, André Luiz Figueiredo Loureiro, Ivo Pickardt Guechonkee Cristina Himori Hamada Mivai

15- Antonio José Pestana, NicanorRocha Silveira, Vanderley Donizete Batosto, Gilberto Castanhari, Mauro Trento, Paulo Barbieri, Joel Compri e Valdemar Pereira

Um médico humanitário e mente voltada à educação de jovens: caminho se-guro para boa cidadania. A foto é da introdução do Curso de Eletrotécnica compessoas que construíram o momento. Destaque ao saudoso Chico e ao En-genheiro e diretor do D.O.P., Walter Logatti, que se dedicou à Faculdade de En-genharia Civil de Araraquara. Uma vida afetiva no pacote “Faculdades Logatti”que subtrai o fator pessoal. Uma questão de marketing... do coração.

No Jardim das Hortências, leste da cidade, foiorganizado evento por Sandra Catanzarocom o tema "O futuro começa aqui". Con-tou com apoio de várias empresas na primeirade muitas promoções visando estimular oprocesso de mudanças sociais.A soma de esforços vai colaborar permitir diasmelhores para a convivência harmoniosa eprodutiva da comunidade.

Escola Técnica “Francisco Logatti”

Marcus Camano, Marcela e Sandra Catanzarona festa dascrianças.

Ana Julia Guilherme

Festa maravilha

Page 10: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 201510

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

Apoio Cultural

Parabéns aos aniversariantes

DDDDoooo ççççuuuu rrrraaaa

07- Maria Ludovina e Laurindo P. da Costa08-Mauro Lapena, MariaLúcia Berti Bombo e AlineSenna09- Thiago Davi de Oliveira, Dr. André LuizFerreira, Antonio Francisco de Araújo e Carmem Silva Gonçalvesde Arruda10- Renata Brissolari, Mar-tina Ortiz Florenciano e Célia Rosato11- Sérgio Aparecido do

Nascimento, Roberta Brissolari, Carla Gabriela eValdembrini Costanzo12- Valdemar Antonio deOliveira14- Carlos Alberto Bortoli, José Roberto MoriJunior, Dermeval José Simões e Roberto Faria15- Eunice Carvalho de O. Salles, Gloria Pacagnella Zappalenti, Paulo R. Parelli e Maria Neusa P. Lima Moreira

Cada dia mais gente felizEncomendas: 3392-4870

Américo tem cachaça premiada

Dia do Comerciário da Região

Com 60 anos de tradição familiar e 6 premiações inter-nacionais, o Alambique Santa Rufina de Américo Brasi-liense acaba de entrar oficialmente no mercado super-

premium de cachaça, com a marca Sebastiana. “Foram quase4 anos de tramitação para adequação de normas e procedimentospertinentes à produção de destilados no Brasil”, explica CarlosAlberto Mattos, diretor do alambique já com produtos à vendaem alguns dos melhores “gourmet shops” da capital e interior.

As cachaças Sebastiana (Castanheira e Carvalho) são re-conhecidas por notável qualidade e requinte nos melhores con-cursos de destilados do mundo. Em julho deste ano, a Sebas-tiana Carvalho recebeu medalha de prata no International Spi-rits Challenge de Londres, competição mais respeitada e influenteentre os produtores de destilados que buscam reconhecimen-to internacional. Sebastiana Castanheira recebeu medalha deprata no San Francisco World Spirits Competition em março.

([email protected])Alambique entra em mercado superpremium

com 6 categorias internacionais.

Água, com registro fechado, não é solução. Setor precisa de investimentos e os vereadores (arrumaram voto para deputados de fora) têm um compromisso: buscar verba para remodelar

o sistema de captação e distribuição. Fechar registro é abrir a torneira da imprevisibilidade.

ODia do Comerciário foi come-morado na Câmara de Verea-dores de Araraquara com ho-

menagem ao José Armando de Sou-za, destaque entre os trabalhadoresdo setor. A solenidade foi presididapelo vereador Edio Lopes, autor da leique institui o Dia Municipal do Co-merciário (30 de outubro).

Fizeram parte da mesa principal:vereador Donizete Simioni, o ho-menageado José Armando de Souza,sua esposa Vera Morelli e o presidente

do Sincomerciário, José de Mattos Filho e Jéferson Yashuda.

É orgulhoMais de 40 anos de sua vida de-

dicados ao comércio. José Armandoé unanimidade em sua categoria: “Eufico muito à vontade quando home-nageamos alguém com essa carac-terística, unanimidade entre os co-merciários. Ele é orgulho para a ca-tegoria”, ressaltou José Mattos Filho,presidente do Sincomerciário.

Comerciário é ferramenta importante no sucesso varejista. José Armando de Souza recebe Prêmio “José Rodrigues de Lima”.

Page 11: Edição 1172

11JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

Como medida de conten-ção de gastos, a Prefeitu-ra de Santa Lúcia não

realizará a Festa do Havaí. Deacordo com o prefeito AntônioSérgio Trentim, a decisão foi di-fícil pois é uma festa que faz par-te do calendário da cidade.

“A razão é contenção dedespesas. A nossa arrecadaçãoteve uma queda de aproxima-damente 23% nos deixou numasituação difícil, preocupante.Essa crise financeira afeta agrande maioria das prefeituras

e em Santa Lúcia é mais críti-ca porque a arrecadação vem dorepasse dos governos estaduale federal. Além dessa queda, aprefeitura está obrigada a arcarcom várias outras responsabi-lidades, principalmente no se-tor de saúde”, afirma Trentim.

EducaçãoPrefeito da Santa Lúcia es-

clarece que a prioridade é Edu-cação, saúde e quitar o paga-mento do funcionalismo mu-nicipal até o final do ano. “São

Além da queda de arreca-dação, o setor de SaúdePública de Santa Lúcia

enfrenta várias situações quecomprometem as finanças. Como gasto na casa dos 33% da re-ceita, hoje há várias ações com-pulsórias determinadas pela Jus-tiça que o município tem quecumprir.

“São ações de internações dedependentes químicos, comprade medicamento de alto custoque compromete o orçamento”,esclarece.

Em 2016, o Governo Federal

pretende reduzir os medica-mentos fornecidos pela Farmá-cia Popular e oferecerá a custobaixo somente remédios paraPressão Arterial, Diabetes e Asma.

Com essa atitude a FarmáciaMunicipal terá mais uma so-brecarga de gastos. Outro fatorque onerou a saúde de Santa Lú-cia foi aumento de desempre-gados devido ao fechamento deuma usina da região. Cerca de700 trabalhadores dispensadosperderam plano de saúde e ago-ra recorrem aos serviços doMunicípio.

Tigre Clube está na segundafase da Copa Cultura de Fut-sal, foi classificado em se-

gundo lugar na sua chave e ago-ra vai encarar Gavião Peixoto e Pos-to Milenium de São Carlos. “São

duas grandes equipes, mas, esta-mos confiantes apesar das difi-culdades. Este ano está brilhantepara o nosso Tigre e esperamos fe-char com chave de ouro”, afirmaMarcos Melandes.

Santa Lúcia sem Havaí

Copa Cultura

Empresa indianarecebe a visita do secretário Renato

Haddad e do prefeitoMarcelo Barbieri

(também presidente daAssociação dos Perfeitos

da Região de Araraquara) a fim de

visitar o centro de treinamento da

multinacional que possui filial em

Araraquara. O retornoestá previsto

para a próxima quinta-feira (12).

Domingo

Neste domingo (8), os araraquarenses voam para a Índia, com visita marcada

nas cidades deBangalone (centro

de treinamentoInfosys) e Mysore

(sede da multinacio-nal). Opera em

50 países, incluindoAraraquara.

A viagem é custeadapela empresa indianaque atua em âmbito

internacional nos setores

de consultoria,tecnologia e

terceirização de soluções para centenas

de empresas.

Infosys

prioridades essenciais. Tentamosbuscar parcerias e recursos paraa realização da festa, mas não co-

briam os gastos. Então, infeliz-mente tivemos que tomar esta de-cisão”, diz o chefe do Executivo.

Saúde gasta 33% do orçamento

Marcos Pablo é segurança no gol.

Atleta Maicon Dantas destaque do Tigre na copa, com suas crianças.

Page 12: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br12 SÁBADO E DOMINGO

07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

Grupo de Dança Uniara, coordenado porBruck Oliver, faz abertura de dois es-petáculos teatrais 17 e 18 de novem-

bro, a partir das 18h45, no saguão do Tea-tro Municipal “Prefeito Clodoaldo Medina”.

A performance trará três coreografias doespetáculo “Quem Nunca”, criado pelo

GDU. “Serão apresentados uma dança clás-sica, dois duetos contemporâneos e uma es-pécie de ‘duelo’ de dança do ventre. Mistu-ramos diversas linguagens da dança e ex-pressão corporal”, explica Oliver. A intençãoé mostrar um pouco do que foi trabalhadoao longo do ano.

Uniara no Teatro

Uniara continua Campanha deNatal, organizada pelo inspe-tor de alunos Gildázio da Sil-va Rêgo (Gil), angariando ali-mentos típicos da época, comopanetones, chocolates, frutascristalizadas, castanhas, re-frigerantes, bolachas e docesem geral. “Porém, quem qui-

ser, também pode doar arroz,feijão, óleo, macarrão, sardi-nha e molho de tomate”, res-salta Gil informando que tudoserá destinado ao Fundo Socialde Solidariedade.Entrega na Central de Atendi-mento, Rua Carlos Gomes,1338, centro.

Page 13: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015 13

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu iimmóóvveell.. ÉÉ qquueessttããoo

ddee sseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiioooo

Artes, Hidro, brincadeiras, jogos e muita emoção

empre tem mais diversão,energia e alegria no Náutico!Confira a programação re-

creativa, social e esportiva para estedomingo, 08, e viva momentos es-peciais no clube!

A programação começa às 10h, no

salão do restaurante, com o ateliê deartes Pintura.

Às 11h, a HidroQuente vai esquen-tar as águas nauticanas, com exer-cícios cheios de energia.Após a hidro, às 12h, solte a voz emostre seus conhecimentos musi-

O fim de semana é mais especial e agitado no Náutico

S

Fotos: Henrique Santos

Bocha - sábado, às 14h;domingo, às 9h.

Tênis Torneio Lousa - sá-bado, às 14h; domingo,às 9h.

Truco Torneio Caldei-rão - domingo, às 13h.

Futgrama - domingo, apartir das 9h, tem jogos dascategorias Pré-Mirim, Mi-rim, Infantil, Feminino,Livre, Veterano, Master, Su-per Master e Sênior.

Campeonato Brasileiro de Esqui Aquático

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro,acontece a 3ª Etapa do Campeona-to Brasileiro de Esqui Aquático de2015, no clube.Atletas de todo o país, inclusive do

Alegria nas águas

ArtesEspaço Brincar

Música nos bares nauticanos

Esporte

cais, participando da brincadeira“Continue a música”. E, às 14h30,venha resolver enigmas pra lá dedivertidos no jogo “É pro Silvio ounão é?”.

Neste domingo, das 10h30 às 16h,tem oficina de artes “Folha Gi-gante”. Às 10h30, mostre toda asua habilidade nos jogos Wii Gamese, às 14h30, participe do cam-peonato “Diversão Wii”.

13h - Bar das Pedras - Som do Vi-nil toca os grandes sucessos do poprock.15h - Bar da Mata - Dani Mendes.O cantor sertanejo promete nãodeixar ninguém parado.

Futebol “Vem jogar comigo” -sábado, às 13h.

Náutico, estarão reunidos paraesta competição imperdível, quepromete agitar as águas e as emo-ções de participantes e público!Mais informações, pelo 3303 2360.

Ninguém fica parado com a Hidroginástica nauticana

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, tem

Campeonato Brasileiro deEsqui Aquático, no Náutico

Beneficência quer se levantarPágina 07

Curta a nossa página no Facebook: clubenautico.araraquarae acompanhe tudo o que acontece no Náutico.

Page 14: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E O8 DE NOVEMBRO DE 201514

Campeã invicta doGrupo B, a Ferro-viária\Fundesport de

Araraquara subiu ao topoda Libertadores e está comuma mão na taça “VIICopa Libertadores da Amé-rica” ao vencer o arquirri-val São José dos Campos (1a 0), pela semifinal no Es-tádio Poliesportivo Sur En-vigado, cidade próxima aMedellín (Colômbia).

As Guerreiras Grenásdisputam a final, nestedomingo (8), às 12h, noEstádio Atanásio Girardot,contra o Colo Colo, do Chi-le, que venceu a UAI Urquiza, Argentina, por 2a 0, na outra semifinal.

O jogoFerroviária partiu para

o ataque e marcou comAdriane Nenê, aos 45 se-gundos da primeira etapa.Daine e Paty trocaram pas-ses na intermediária doSão José e Rafaela lançouAdriane Nenê que chutoude virada. Ferroviária 1 x 0,placar perdurou nos 90minutos. (fotos marcantesde Tetê Viviani)

GoleiraAmanda completou 360

minutos sem tomar gol,um destaque da Liberta-dores.

FerroviáriaAmanda; Daiane, Mimi,

Juliana e Barrinha; Nicoly,Júlia Bianchi (Luana), Paty(Nuty) e Rafaela; Tabatha(Cacau) e Adriane Nenê.Técnico: Leonardo Mendes.

Adriane Nenê faz gol da vitória.

Alegria na vitória

Ferroviária, a categoria na Colômbia.

Afeanas esbanjam categoria.

Leonardo Mendes abraçacoordenador Douglas Onça.

AFE escreve sua história

Adriane Nenê, golabençoadono flash do Viviani.

Ferroviária ganha, está na final.

AFE é campeã invicta

Page 15: Edição 1172

15SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

RespostasResp 1.: a - O jogador indisciplinado foiexpulsode campo.Indisciplinado(= desobediente).Expulso(= posto fora).Resp 2.: a - Você é deveras prático emsua profissão.b - Após o jantar, deveráslavar os pratos.Deveras(= realmente, verdadeiramen-te).Deverás(= do verbo dever).Resp 3.: b - Eles adoram couvebem pi-cadinha, na feijoada.Couve (= planta hortense, cultivadacomo comestível).Feijoada(= prato da culinária brasilei-ra).Resp 4.: c -Alguns jovens são excêntri-cos, vestem-se de maneira esdrúxula.Excêntrico (= extravagante). Esdrúxulo(= esquisito, estranho, in-comum). Resp 5.: d - Desse jeito eu me perco. Vádevagar.Resp 6.: a - Linda baiana! Balança o seubalangandã.Balangandã (= enfeite com objetospendentes).Resp 7.: a -Tenho tão poucodinheiro,que não pagarei a dívida. b - Se ele não pagar a dívida, tampoucoa pagará seu pai.Tampouco (= também não).Resp 8.: c –Uma coisa que meemocionamuito é ver floresceruma rosa.Emociona(= comove).Florescer(= abrir-se).Resp 9.: a - Pedro está hesitante. Nãosabe se casa ou se compra uma bicicleta.Hesitante(= vacilante, indeciso).Resp 10.: d - Humanizar.Essa é a pa-lavra-chave para uma boa educação.Humanizar(= civilizar).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP),Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tri-buna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odes-sa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diá-rio de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Ita-tiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araça-tuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra(MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

em cada contexto: deverás - de-veras.a - Você é __________ práticoem sua profissão.b - Após o jantar, ___________lavar os pratos.

03 -Eles adoram ________ bempicadinha, na ____________.a ( ) cove - fejoada;b ( ) couve - feijoada; c ( ) couvi - feijuada.

04 - Alguns jovens são ________,vestem-se de maneira ________. a ( ) ecêntricos - esdrúchula;b ( ) escêntricos - esdrúchola;c ( ) excêntricos - esdrúxula.

05 - Desse jeito __________. Vádevagar.a ( ) eu se perdo; b ( ) eu se perco;c ( ) eu me perdo;d ( ) eu me perco.

06 - Linda baiana! __________o seu ____________.a ( ) balança - balangandã;b ( ) balansa - balangandam;c ( ) balanssa - balangandan.

07 - Onde colocar as expressões:tampouco e tão pouco?a - Tenho ____________ di-nheiro, que não pagarei a dívida. b - Se ele não pagar a dívida,____________ a pagará seu pai.

8 - Uma coisa que me _______muito é ver ___________ umarosa.a ( ) emossiona - floresser;

A cidade, vista do alto,é fabril e imaginária,entrega-se inteira como se estivesse pronta.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss ((((333388884444))))Terezinha Bellote Chaman (*)

Vista do alto, com seus bairros e ruas e avenidas,a cidade é o refúgio do homem,pertence a todos e a ninguém.Mas, vista de perto,revela o seu túrbido presente,sua carnadura de pânico:as pessoas que vão e vêm,que entram e saem,que passam sem rir,sem falar,entre apitos e gases.Ah, o escuro sangue urbanomovido a juros.São pessoas que passam sem falare estão cheias de vozes e ruínas.És Antônio? És Francisco? És Mariana?Onde escondeste o verde clarão dos dias?Onde escondeste a vida?que em teu olhar se apaga,mal se acende?E passamos,carregados de flores sufocadas.Mas, dentro, no coração, eu sei, a vida bate.Subterraneamente,a vida bate.Em teu pulsoa vida bate.E é essa clandestina esperança,misturada ao sol da cidade,que nos sustenta.

Teste o seu Português:

01 - O jogador ____________ foi_______________ de campo.a ( ) indisciplinado - expul-so;b ( ) indissiplinado - espulço;c ( ) indisiplinado - espulso.02 - Coloque a palavra adequada

b ( ) emosciona - floreser;c ( ) emociona - florescer;d ( ) emosiona - florecer.

09 - Pedro está ____________.Não sabe se casa ou se comprauma bicicleta.a ( ) hesitante;b ( ) esitante;c ( ) hezitante;d ( ) ezitante.

10 - ________________. Essaé a palavra-chave para uma boaeducação.a ( ) Umanizar;b ( ) Humanisar;c ( ) Umanisar;d ( ) Humanizar.

(*) Professora de Português,especializada em Linguística

de Texto - UNESP deAraraquara/SP, Mestre em

Comunicação Social – UNESPde Bauru/SP, Doutora em Serviço Social - UNESP de

Franca/SP e Pesquisadora doGEPEFA - Grupo de Estudos ePesquisas sobre Famílias. É

Jornalista e assina coluna se-manal (Teste o seu

Português) em diversos jornais em todo o Brasil.Publicações em revistas

técnicas na área de ciênciashumanas. Produtora de

televisão do quadro“Teste o seu Português”

por 16 anos emalgumas TVs nacionais.

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO

CRM: 35.058

FONE: 3336-9381

“A vida só pode ser com-preendida olhando-se paratrás, mas só pode ser vividaolhando-se para frente”.

Palavras não matam, nem pro-vocam catástrofes. E na voz dopoeta, tecem significados. Fer-reira Gullar (“A vida bate”)mostra-nos que uma cidade nãoé só ruas, árvores, avenidas, edi-fícios, praças, fontes, shoppings.Uma cidade são seus homens: suasolidariedade, seu otimismo, sualuta, sua força, sua esperança. Naspalavras do poeta, o amor é difí-cil, mas pode luzir em qualquerponto da cidade. O amor revela ootimismo solidário do homem,presente no senso de responsa-bilidade, no empenho pela “coi-sa pública”, no respeito às leis, naconservação dos bens da coleti-vidade, no amor ao próximo.Lembre-se de que o amor é difí-cil, mas pode luzir em qualquerponto da cidade.

Page 16: Edição 1172

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO07 E 08 DE NOVEMBRO DE 201516

Cantor & Cidade

calor Criança exige cuidado

Texto: Rogério Tampellini

Ocantor e compositor Gui-lherme Arantes, 62 anos,esbanjou energia e sen-

sibilidade no palco do SESC-Ara-raquara, nesta semana. Faloudos tempos de juventude e diaspassados em Araraquara aolado da avó; dos passeios elanches no zoológico do DER,das tardes que soltava pipa na

Praça “Pedro de Toledo”. Visi-velmente emocionado, um so-luço de saudade o fez recome-çar a musica “Um Deus Ateu”,composta em homenagem amomentos vividos com a famí-lia em nossa cidade. GuilhermeArantes mostra a maturidade, aexcelência e o potencial da mú-sica popular brasileira que lotaginásios, esgota ingressos e nosensina “a arte de sorrir cada vezque o mundo diz não".

Guilherme Arantes

A primavera registra altas temperaturas e pais devem ficar atentos

Oclima seco e poluição pre-judicam a saúde principal-mente das crianças que

apesar de sentirem o mesmo ca-lor que os adultos, se desidratammais facilmente e são mais sus-cetíveis a doenças. O pediatra eneonatologista, Jorge Huber-man recomenda atenção nahora de sair. "O tempo quente éum dos responsáveis pelo au-mento nos casos de virose, diarreiae desidratação das crianças”.

Os pais precisam ficar atentosquanto à exposição ao sol. O há-bito de sair sempre com umagarrafinha de água, suco ou águade coco para hidratar o filho e evi-tar o refrigerante, pois hidratapouco, já é um começo. Como apele da criança é fina, as chancesde sofrer uma insolação são mui-to maiores se comparamos aos

adultos, assim o horário e a ves-timenta também devem ser ob-servados. É importante dar prefe-rência a sair antes das 10h ou de-pois das 16h, além de usar roupasfrescas.

Vestimenta idealRoupas de algodão, linho ou

claras, são as ideais, e evitar as defibras artificiais, elas esquentam.Mesmo saindo no horário corre-to não se esqueça de usar o pro-tetor solar indicado pelo pediatrada criança. Boné e óculos sãobem-vindos.

Em casa, o ar condicionado eo ventilador são aliados quandousados com cuidado. Um am-biente muito frio, mesmo refres-cando a criança, deixa a mucosada garganta vulnerável às bactérias,com isso podem aparecer infecções

como dor de garganta, por exem-plo. "O correto é não deixar o ven-tilador em cima da criança colo-cando-o do lado oposto do seu fi-lho. Já o ar condicionado regularnuma temperatura mais amena,23°C ou 24°C. Aplicar soluções fi-siológicas no nariz da criança, fa-zer inalações com soro e colocarum balde com água no quarto lon-ge do alcance da criança, ajudamquando não se tem esses eletro-domésticos.

Fator importanteNão deixar a criança dormir

com os cabelos molhados. Emborarefresque, a umidade facilita o sur-gimento de fungos, provocam co-ceira e quando a criança for coçarpode se machucar.

([email protected])