edição - 101

16
política> PÁGINAS 4 E 5 Candidatos da região já arrecadaram R$ 1,3 mi Especialista dá dicas para acertar na escolha do candidato autos> PÁGINA 15 DIVULGAçãO MARIO CARMO / VIPCOMM Depois de São Paulo, o muni- cípio é o primeiro a criar lei que normatiza a pasta. Entre as in- cumbências da nova secretaria, estão a elaboração de ações, pro- jetos e políticas que priorizem pessoas com limitações físicas e mentais. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, autor do projeto, disse que a pasta deverá estar em funcionamento em dois me- ses. Furlan também autorizou a abertura de licitação para a construção do Centro de Refe- rência da Pessoa Portadora de Deficiência de Barueri. PÁGINA 9 inclusão Barueri é a segunda no estado a ter secretaria da Pessoa com Deficiência leishmaniose> PÁGINA 6 esporte> PÁGINA 10 consultas> PÁGINA 8 gripe a> PÁGINA 14 parnaíba> PÁGINA 14 “Lembretes” ajudam a reduzir faltas OMS diz que pandemia chegou ao fim Avon patrocina cooperativa de costura Coleira e vacina podem evitar a contaminação de cães e gatos Ex- técnico da base em Cotia, Baresi dirige Tricolor no domingo (15) Publisher: Cláudia Azevedo ALPHAVILLE TAMBORé ALDEIA DA SERRA GRANJA VIANA SãO FRANCISCO BARUERI SANTANA DE PARNAíBA COTIA OSASCO ITAPEVI www. girosa .com.br Ano II - nº 101 Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 CARSTEN HORST PRISCILA PRADE A ultrapassagem de Rubens Barrichello sobre Michael Schumacher no GP da Hungria rendeu comentários do brasileiro na terça-feira (10), durante evento na Granja Viana, em Cotia. Barrichello revelou que o alemão não pediu desculpas após a manobra, que quase fez o brasileiro bater no muro dos boxes. “Não recebi nenhum telefonema de desculpas. Soube apenas pela imprensa do pedido de desculpas. Mas não tenho mágoa nenhuma”, garantiu o piloto da Williams. O pedido foi feito um dia depois da corrida, pelo site do piloto alemão. cinema> PÁGINA 14 weekend> PÁGINA 13 Nicolas Cage vira feiticeiro em novo filme da Disney Marisa Orth volta aos palcos paulistanos com “Romance, vol. II” BUENA VISTA Neste sábado (14) tem vacinação contra a pólio prevenção> PÁGINA 9 Barrichello Kart Day Chery quer provar que chinês também sabe construir carro

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 101

política> Páginas 4 e 5

Candidatos da região já

arrecadaram R$ 1,3 mi

Especialista dá dicas para

acertar na escolha do candidato

autos> Página 15

div

ulg

ão

ma

rio

ca

rm

o /

vip

co

mm

Depois de São Paulo, o muni-cípio é o primeiro a criar lei que normatiza a pasta. Entre as in-cumbências da nova secretaria, estão a elaboração de ações, pro-jetos e políticas que priorizem pessoas com limitações físicas e mentais. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, autor do projeto, disse que a pasta deverá estar em funcionamento em dois me-ses. Furlan também autorizou a abertura de licitação para a construção do Centro de Refe-rência da Pessoa Portadora de Deficiência de Barueri. Página 9

inclusão

Barueri é a segunda no estado a tersecretaria da pessoa com deficiência

leishmaniose> Página 6

esporte> Página 10

consultas> Página 8

gripe a> Página 14

parnaíba> Página 14

“lembretes” ajudam a reduzir faltas

OMS diz que pandemia chegou ao fim

Avon patrocina cooperativa de costura

coleira e vacina podem evitar a contaminação de cães e gatos

Ex- técnico da base em

Cotia, Baresi dirige Tricolor

no domingo (15)

Publisher: Cláudia Azevedo

AlphAvillETAMBORéAldEiA dA SERRAGRAnjA viAnA SãO FRAnCiSCOBARuERi SAnTAnA dE pARnAíBACOTiAOSASCOiTApEvi

www.girosa.com.br

Ano II - nº 101Sexta-feira, 13 de agosto de 2010

carsten horst

pris

cil

a p

ra

de

A ultrapassagem de Rubens Barrichello sobre Michael Schumacher no GP da Hungria rendeu comentários do brasileiro na terça-feira (10), durante evento na Granja Viana, em Cotia. Barrichello revelou que o alemão não pediu desculpas após a manobra, que quase fez o brasileiro bater no muro dos boxes. “Não recebi nenhum telefonema de desculpas. Soube apenas pela imprensa do pedido de desculpas. Mas não tenho mágoa nenhuma”, garantiu o piloto da Williams. O pedido foi feito um dia depois da corrida, pelo site do piloto alemão.

cinema> Página 14

weekend> Página 13 nicolas cage vira feiticeiro em novo filme da disney

marisa orthvolta aos palcos paulistanos com “romance, vol. ii”

Bu

en

a v

ista

neste sábado (14) tem vacinação contra a pólio

prevenção> Página 9

Barrichello Kart Day

Chery querprovar que chinês

também sabe construir carro

Page 2: Edição - 101

opinião cenário urbano

Constata-se o aumento nas demandas com pedi-do indenizatório por danos morais em diversas áreas do direito e, a cada dia, os jul-gadores vêem concedendo indenizações com menor su-porte fático e probatório.

Talvez por isso, se nota o ajuizamento de um maior número de ações, nas quais inexiste a demonstração exauriente e detalhada dos transtornos experimenta-dos, e da conseqüente ocor-rência dos danos morais.

Outro aspecto de especial relevância reside na falta de quantificação do pedido de danos morais, ou seja, o autor deixa ao livre arbítrio do juiz a aferição do valor que será o bastante para reparar a ex-tensão dos danos experimen-tados e denunciados na ação.

A esse respeito, resta cris-talina a necessidade de maior atenção dos advogados para evitar riscos e lesões ao direi-to de seus clientes.

Isso porque, a falta de pedido certo e determinado do valor almejado a título de danos morais poderá ensejar o não recebimento de even-tual recurso para majoração do montante concedido em primeira instância.

De fato, o caput, do art. 499, do Código de Ritos, de-termina: “O recurso pode ser interposto pela parte venci-da, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.”

Em virtude disso, o pe-dido inicial elaborado sem qualquer indicativo do valor que se pretende ensejará a falta de interesse recursal

na revisão do valor fixado pelo juiz singular, uma vez que é vedada a utilização do princípio do venire contra factum proprium.

Em outras palavras, a parte que efetua pedido de indenização por danos morais e deixa ao prudente arbítrio do juiz a fixação do quantum indenizatório só não terá seu pedido inte-gralmente acolhido quando os danos morais forem con-siderados inexistentes.

Uma vez concedida qual-quer quantia, será dado total provimento ao pedido ex-teriorizado na exordial, não havendo que se falar em inte-resse recursal, já que ausente a “sucumbência”.

Outro não é o entendi-mento dos Tribunais Pátrios , que em reiteradas decisões houveram por bem decretar a ausência de interesse re-cursal em situações idênticas àquela posta em discussão.

Não obstante, a jurispru-dência majoritária do STJ afirma que o valor da indeni-zação por dano moral é sem-pre feito por estimativa, sem que isso desfigure a certeza do pedido ou retire da parte a possibilidade de recorrer quando não esteja satisfeita.

Ocorre que, se a parte não consegue estimar o valor que seria suficiente para in-denizar o dano experimenta-do quando da elaboração da exordial, também não há de conseguir apreciar se o valor fixado é o bastante ou não, fa-lecendo, inevitavelmente, de interesse recursal.

E nem que se diga que

a falta de interesse recur-sal nesses casos fere o du-plo grau de jurisdição, por-quanto em nenhum caso onde o pedido efetuado é integralmente acolhido há o interesse na interposi-ção de recurso, tornando consequência inafastável a falta de um requisito es-sencial à apreciação do re-curso, que poderá ensejar o seu não recebimento.

Posta assim a questão, resta evidente que a par-te que formula pedido de condenação incerta por danos morais, deixando ao arbítrio do magistrado a aferição do montante indenizatório há de se sa-tisfazer com aquilo que lhe foi atribuído, face à falta de gravame.

Não pode ela, em grau de recurso, querer alterar o pedido que facultou ao arbítrio do juiz de primeira instância, eis que lhe falta interesse para majoração da indenização.

Diante dessas circunstân-cias, se nota a evidente neces-sidade de que seja atribuído o valor almejado ao pedido de danos morais, sob pena de ver decretado a falta de inte-resse recursal caso a quantia fixada fique a quem do espe-rado, ou mesmo, a necessida-de de levar uma demanda até a Instância Superior para ob-ter aquilo que desde o início se almejava.

Fernando Pires Correia é Advogado Júnior de De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados

Foi para evitar situações como a do homem que ati-rou contra sete pessoas de uma mesma família, nesta semana, após o esbarrão no trânsito que destruiu o es-pelho retrovisor de seu car-ro, que lancei no mês pas-sado o livro “Motoristas e Motociclistas Apaixonados”. A proposta é poder ajudar pessoas e famílias que an-dam estressadas e fazem manobras desnecessárias no trânsito, iniciativas que põem em risco suas vidas

e a de outros passageiros. Procurei dar uma aborda-gem diferenciada à publi-cação, numa linguagem fácil, objetiva e engraçada. O livro não é um manual de direção defensiva, mas um texto que reflete sobre a importância de atitudes po-sitivas no trânsito, mudan-ças para a vida plena. Mais informações www.motoris-tasemotociclistas.com.br.

Rodnei Rivers, administrador de empresas e morador da região

| 2 |

artigoeditorial

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas e faculdades.

Poucas cidades no país possuem uma secretaria municipal que atenda às necessidades dos portadores de deficiência. Há tantas barreiras, há ainda tanto preconceito.

Por isso, é preciso comemorar uma iniciativa que “ponha ao chão” as barreiras que ainda segregam os que convivem com qualquer tipo de limitação. Em matéria da página 9, você conhece um pouco mais da lei, criado pelo prefeito Rubens Furlan, que vai iniciar uma nova era para as pessoas com deficiência em Barueri. Que a iniciativa seja reproduzida em todas as cidades da região.

Cláudia AzevedoPublisher

agendas/a

reporters/a

índices

dólar

indicadores salário mínimo

bolsa de valores

Nos dias 14, às 20h e 15, às 19h, o Sesi Osasco apresenta a peça Deolindo e Genoveva. Entrada franca. Informações 3686-3500.

De 21 de agosto a 8 de setembro, o Sesi Cotia apresenta a exposição Olhares de Passagem, do fotógrafo Matheus Hidalgo. Rua Mesopotâmia 300.

No sábado (14), às 20h, o Teatro Municipal de Barueri apresenta

Diretor Executivo: J.C. Rocha | Publisher: Cláudia AzevedoEditora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Calçada dos Cravos, nº 130, Centro Comercial Alphaville, Barueri - Tel. 4208-3777. CEP - 06453-053 | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

Compra Venda Dólar comercial (em R$) 1,7720 1,7740Dólar paralelo (em R$) 1,8500 1,9500 Euro (em R$) 2,3102 2,3112

GlobalTR/Taxa ReferencialCDISelicIPCA (jul. 2010)

138,438%0,084%

10,630%10,75%

0,01%

desde JANEIRO/ 2010R$ 510,00 / mêsR$ 17,00 / diaR$ 2,32 / hora

Brasil | Bovespa0,27%

Japão | Nikkei0,86%

Espanha | Madri 0,31%

França | CAC 400,2%

Valor

EUA Nasdaq0,83%

A importância da elaboração de pedido certo e determinado a título de danos morais

Um livro para salvar vidas!entreaspas

“Acho que é uma grande iniciativa, porque a pessoa com deficiência tem dificuldade para se inserir ao mercado de trabalho. Toda política e ação para ajudar o indivíduo com algum tipo de deficiência a entrar no mercado é bem-vinda e essa beneficiará muitas pessoas”, CArmindo de LimA JUnior, defiCiente físiCo qUe trAbALhA Como AnAListA de sistemA Júnior nA CPm brAxis, em ALPhAviLLe, nestA qUintA-feirA (12), sobre A CriAção dA seCretAriA dA PessoA Com defiCiênCiA em bArUeri

a comédia “Segura o velho.” Indicação 14 anos. De R$ 10 a R$ 20. Informações 4198-0972

No dia 21, das 9h às 21h, a prefeitura de Cotia realiza o 1º Encontro de Cultura Popular de Cotia no Parque Tereza, Granja Viana.

No sábado (14), acontece o Parnahyba em Seresta e Serenata, a partir das 20h30, no Centro Histórico de Santana de Parnaíba.

E-mail da redação: [email protected]

Envie sua notícia para: [email protected]

fernando Pires Correia

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ro

miL

do

Jo

sé -

Gir

o s

/A

Page 3: Edição - 101

nacional cenário urbano

Nesta quinta-feira (12), a candidata à Pre-sidência da Re-

pública Dilma Rousseff (PT) criticou o sistema de pedágios das rodo-vias paulistas. Dilma afirmou ser contra o modelo de concessão realizado por José Serra, governador de São Pau-lo até abril. “No modelo que defendo, vence a li-citação quem cobrar o menor valor de pedágio e não quem pagar mais pela licitação”, explicou em entrevista ao “Painel RBS” de Santa Catarina. Por outro lado, Serra defende as concessões atuais que, segundo ele, já salvaram mais de 11 mil vidas desde 1999 devido a qualidade das rodovias. Dilma também afirmou ser a favor da construção de um es-taleiro em Biguaçu, re-gião metropolitana de Florianópolis. O projeto enfrenta problemas com licenciamento ambiental e o Instituto Chico Men-des, do governo fede-ral, já emitiu parecer contrário.

Horário eleitoralO Tribunal Superior

Eleitoral (TSE) divulgou na quinta-feira (12) o tempo da propaganda eleitoral na TV e rádio de cada coligação. A coliga-ção “Para o Brasil seguir mudando”, da candida-ta do PT à Presidência, Dilma Rouseff, terá 10 minutos e 38 segundos. José Serra (PSDB), da coligação “O Brasil Pode Mais”, ficou com o se-gundo maior tempo do horário: sete minutos e 18 segundos. Marina Sil-va, do PV, terá um minu-to e 23 segundos.

| 3 |

concessões Serra diz que qualidade das rodovias já salvou mais de 11 mil vidas desde 1999

Da reDaçã[email protected]

com agência eStaDo

Dilma critica modelo de pedágios de São Paulo

Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 ar

qu

ivo

gir

o S

/a

Page 4: Edição - 101

política cenário urbano

Os candidatos a de-putado estadual e federal da região

oeste da Grande São Pau-lo que tentam a reeleição ou uma vaga na Câmara pela primeira vez já ar-recadaram juntos R$ 1,3 milhão em doações para utilizarem na campanha. Deste valor, R$ 798 mil já foram utilizados em despesas eleitorais. Estes números foram consulta-dos na primeira parcial da prestação de contas divulgadas pelo TSE (Tri-bunal Superior Eleitoral) nesta sexta-feira (6). A

candidata a deputada fe-deral Bruna Furlan (PSDB) foi quem mais arrecadou no primeiro mês de cam-panha, a partir de 6 de julho: R$ 313.080,00. Ao contrário dos outros candidatos, Bruna não investiu nenhum dinhei-ro de seu bolso, grande parte do valor declarado vem de doações não es-pecificadas ou de pesso-as físicas.

Em segundo lugar está Celso Giglio (PSDB), com R$ 236.257,85 em receita. Giglio conse-guiu arrecadar 352% a mais que em 2006. Em 3º lugar está o deputa-do estadual e candidato

à reeleição Gil Arantes (DEM) com R$ 228 mil, valor 120% maior que em 2006. Os três candidatos juntos já arrecadaram R$ 549.565,85, valor maior do que os concorrentes ao governo paulista pelo PP, Celso Russomanno (R$ 142,1 mil), e pelo PV, Fábio Feldmann (R$ 149,2 mil) conseguiram arrecadar.

Os candidatos a depu-tado federal Rubens Bas-tos (PT) e Marcos Godoi (PV) declararam não ter recebido nenhuma doa-ção, assim como os can-didatos a deputado esta-dual Agnério Néri (PT) e Ana Paula Rossi (PMDB).

| 4 |

Candidatos aumentam arrecadação para campanha eleitoral

Luizinho, de Barueri, não revela apoio

Mais quatro candidatos da região aparecem na lista da PRE

receita x gastos Dos candidatos à reeleição, arrecadação mais que dobrou na maioria dos casos

impugnados

MaRíLia [email protected]

Conhecido por suas campanhas ecologica-mente corretas, que não poluem e nem sujam a cidade, o vereador de Barueri Luizinho (PSB) está apoiando a candi-data à deputada federal Bruna Furlan (PSDB). O parlamentar emprestou algumas bicicletas para

turbinar a candidatura da tucana, que devem come-çar a rodar em breve. Por enquanto, elas circulam por Barueri com apoio a José Serra e Geraldo Alck-min, ambos do PSDB.

Quando o assunto é apoio a deputado estadual, Luizinho se declara neutro. Citou os nomes do deputa-

do estadual e candidato à reeleição Gil Arantes (DEM), do vereador e can-didato a deputado estadu-al Jânio Gonçalves (PSDB) e do parceiro de partido e candidato a deputado es-tadual Mario Luiz Guide (PSB), mas oficialmente não apoia nenhum por “princípios éticos”. {ma}

A Procuradoria Re-gional Eleitoral (PRE) divulgou na semana pas-sada a lista dos candida-tos impugnados. Somados aos pedidos de diligência, 77% das 3.167 candidatu-ras já foram contestadas.

Segundo a Procura-doria, a análise de todos os pedidos de registro de candidaturas feitas no es-tado foi concluída e agora cabe ao Tribunal Regio-nal Eleitoral julgar cada caso. Nessa última lista da Procuradoria, constam os nomes dos vereadores de Osasco e candidatos a deputado federal André Sacco (PSDB) e Antônio

Toniolo (PRP), do pre-sidente da Câmara de Osasco e candidato a de-putado estadual Osvaldo Verginio (PR) e do candi-dato a deputado estadual Osvaldo Boreli (PSDB).

De acordo com o o vereador André Sacco, o seu registro já havia sido deferido na terça-feira (10).Na quinta-feira (12), o registro de candi-datura de Boreli havia sido indeferido pelo TSE. Segundo o candidato, seu advogado já entrou com recurso novamente e a decisão deve sair em breve. Toniolo e Vergi-nio informaram que já

enviaram os documentos que faltavam para o TSE.

A região tem sete can-didatos com registro im-pugnado, sendo três pela nova Lei Ficha Limpa: os deputados estaduais e candidatos à reeleição Gil Arantes (DEM) e João Ca-ramez e o ex-prefeito de Cotia e candidato a depu-tado estadual Quinzinho (PRB). João Caramez e Francisco Sesta, advoga-do de Quinzinho, infor-maram que o caso ainda será julgado pelo TRE. Gil Arantes afirmou que o re-sultado de seu julgamen-to deve sair na próxima semana. {ma}

O eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia

23 de setembro para pedir uma segunda via do documento em qualquer cartório eleitoral do

país. A medida vale também para os eleitores que estiverem

fora do seu domicílio eleitoral

Sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DivuLgação

SxC

Celso Giglio (PSDB) 2010: R$ 236.257,85 R$ 177.834,21 2006: R$ 67.000,00 R$ 52.156,92Gil Arantes (DEM) 2010: R$ 228.000,00 R$ 3.000,00 2006: R$ 190.000,00 R$ 0,00Fernando Chucre (PSDB) 2010: R$ 0,00 R$ 18.900,00 2006: R$ 0,00Marcos Martins (PT) 2010: R$ 162.580,00 R$ 64.240,36 2006: R$ 31.800,00 R$ 25.018,72João Paulo Cunha (PT) 2010: R$ 93.000,00 R$ 71.696,00 2006: R$ 400.000,00 R$ 161.226,93Gilmaci Santos (PRB) 2010: R$ 5.000,00 R$ 0,00 2006: R$ 0,00João Caramez (PSDB) 2010: R$ 37.163,75 R$ 31.743,75 2006: R$ 65.217,00 R$ 5.168,60Waldir Agnello (PTB) 2010: R$ 32.100,00 R$ 30.073,81 2006: R$ 4.015,00 R$ 1.059,45

Bruna Furlan (PSDB) Doações R$ 313.080,00 Gastos R$ 179.829,48Jânio Gonçalves (PMDB) Doações R$ 107.335,00 Gastos R$ 30.681,93Quinzinho Pedroso (PDT) Doações 50.000,00 Gastos R$ 73.605,02Osvaldo Verginio (PR) Doações R$ 46.000,00 Gastos R$ 38.018,36Valmir Prascidelli (PT) R$ 20.000,00 Gastos R$ 55.993,83Mario Luiz Guide (PSB) Doações R$ 16.250,00 Gastos R$ 4.250,00André Sacco (PSDB Doações R$ 10.023,5 Gastos R$ 10.023,55Valdeci Chiranha (PT) Doações R$ 4.501,00 Gastos R$ 4.501,00Antônio Toniolo (PRP) Doações R$ 4.000,00 Gastos R$ 629,50Oswaldo Boreli (PSDB) Doações R$ 3.000,00 Gastos R$ 3.000,00

neutro

Fo

nt

E: 1

ª PR

év

ia -

tR

iBu

na

L Su

PER

ioR

ELE

ito

Ra

L (

tSE

)

DoaçõesGastos

tentam uma vaga

Candidatos à reeleição

Page 5: Edição - 101

política cenário urbano

Até 3 de outubro, os eleitores deverão escolher entre os

6.004 candidatos a depu-tado federal e os 14.285 a deputado estadual. Os eleitores têm que escolher entre candidatos expe-rientes, novatos, mas até que ponto a experiência, o plano de governo e a capa-cidade de diálogo devem ser levados em conta? Para o professor da Unicamp e especialista em ética polí-tica, eleições e corrupção, Roberto Romano, a expe-riência em cargos públi-cos não é garantia de bons políticos. “A experiência só vale se o político tiver um passado limpo. Às vezes, a experiência foi usada para manipular recursos, por exemplo”.

Bruna Furlan, candi-data a deputada federal

pelo PSDB pela primeira vez, tem opinião pareci-

da e aposta na juventu-de para angariar votos.

“Mesmo com 27 anos, já vi muita coisa ruim acontecer na política, esse cenário é favorável para a renovação. Não tenho experiência, mas absorvi o conhecimento do meu pai”. Já para o ex-prefeito de Cotia e can-didato a deputado esta-dual Quinzinho (PDT), a experiência será sempre um diferencial. “Os 30 anos de vida pública me credenciam para ser de-putado estadual, conhe-ço as carências de Cotia e da região de perto. Estou indo para a minha oitava eleição e em todas elas obtive êxito”.

Romano recomenda cautela com a propagan-da eleitoral e para as pro-messas impossíveis de serem cumpridas. “Cada

cargo tem a promessa possível e o candidato oferece trabalho no nível que pode ser equaciona-

do a sua função, a propa-ganda maquia o candida-to”. O deputado federal e candidato à reeleição Fernando Chucre (PSDB) explica que a única forma de contornar a descrença dos eleitores no trabalho dos políticos é não agir de forma populista. “Deve haver o cuidado de apro-var projetos que tenham sentido. Não posso pro-por o aumento do salário mínimo, por exemplo”.

Além da grande quan-tidade de candidatos, Ro-mano explica que a seme-lhança entre os partidos também dificulta na es-colha do voto. “Escolher o candidato de forma nominal enfraquece a política à medida que é eleita uma pessoa e não um plano de governo. Os partidos nunca chegam a ter uma dimensão po-pular a ponto de um pro-grama valer”.

| 5 |

Cientista político recomenda cautela na escolha de candidatos

Ana Paula não descarta eleições municipais; Giglio só pensa na reeleição

na hora do voto Para especialista, plano de governo e passado devem ser prioridade

eleições 2012

mAríliA [email protected]

De voltaO ator Kito Junqueira é mais um nome da região que concorre a uma vaga como deputado estadual pelo PPS. Junqueira, que é de Cotia, já foi deputado estadual de 1995 a 1999 tem como bandeiras saúde, meio ambiente, educação e segurança. “Decidi voltar porque nosso estado precisa trilhar um caminho que dê ao povo, a cultura e a infraestrutura que ele necessita para um crescimento sustentável e duradouro”, afirmou.

ApoioMesmo que seu grupo político apoie o nome do deputado estadual e candidato à reeleição Gil Arantes (DEM), o ex-prefeito de Santana de Parnaíba e atual secretário estadual dos Esportes, Benedito Fernandes, afirmou que irá apoiar o deputado estadual Campos Machado (PDT) para o pleito deste ano. “Eu apoio os candidatos do meu partido, o Gil Arantes é meu irmão”.

ArenaO deputado estadual e candidato à reeleição Gil Arantes (DEM) encaminhou proposta ao governo do estado que solicita a alteração do nome da estação Belval para Arena Barueri/Belval. “Pela grandeza e importância da Arena Barueri, hoje reconhecida nacionalmente, nada mais justo à nossa região que ter uma estação de trem com seu nome”, explicou. {ma}

bastidores

Mesmo em trabalho de campanha para 3 de outu-bro, a vereadora de Osasco e candidata a deputada estadual Ana Paula Rossi (PMDB) não se esquiva sobre a possibilidade de candidatar-se à prefeitura

de Osasco em 2012, mas afirmou que este não é o objetivo atual. “Tenho intenção, mas primeiro quero me eleger depu-tada estadual este ano”. Ela não teme um possí-vel discurso da oposição

questinonando sua per-manência na Assembleia por apenas dois anos, caso isso ocorra. “Se usarem o tema como discurso não será fundamentado. Mui-tos vereadores se candida-taram esse ano e em 2012

alguns deputados também irão sair como candidatos a prefeito. É um caminho natural”.

Sobre uma possível volta às eleições munici-pais em 2012, o deputa-do estadual e candidato

à reeleição Celso Giglio (PSDB) descarta a possi-bilidade de ser candidato a prefeito. “Minha priori-dade é me reeleger este ano, mas a população de Osasco quer que eu volte”. {ma}

Termina neste domingo (15) o prazo para os eleitores que pretendem

votar em trânsito se registrar na Justiça Eleitoral. A modalidade de votação é exclusiva para a eleição

presidencial e não há a necessidade de justificar ausência do voto para

os demais cargos em disputaSexta-feira, 13 de agosto de 2010

fotoS: DivulGAção

BrunA e ChuCre ela aposta no momento de renovação; o parlamentar tucano diz não agir de forma populista

fotoS: Arquivo Giro S/A

Page 6: Edição - 101

metrópole cenário urbano

Aleishmaniose vis-ceral está se apro-ximando da cida-

de de São Paulo. Segundo a secretaria de estado da Saúde, até maio deste ano, foram confirmados 30 casos da doença em cães. Doença considera-da fatal tanto para cães, o principal hospedeiro, quanto para humanos, ela é causada pelo protozoá-rio leishmania e transmi-tida pela picada do inseto conhecido como mosqui-to-palha. A leishmaniose pode causar falência de órgãos como rins e fíga-do. Se não tratada, pode levar à morte em 90% dos casos.

Na região, Cotia, con-siderada área de trans-missão, contabilizou 30 notificações entre 2002 e 2008, sendo que 29 fo-ram em cães e uma em gato. A secretaria muni-cipal de Saúde afirmou que nos últimos 12 me-ses não houve registro da leishmaniose, mas ainda assim, elabora ações para prevenir a proliferação da doença que vem se alas-trando no país por conta do fluxo migratório de animais e residências em áreas de mata – habitat do

mosquito transmissor da doença. De acordo com a pasta, donos de cães e ga-tos recebem orientação de como evitar o contágio nos animais domésticos. As informações são pres-tadas principalmente em clínicas veterinárias, e nos próximos meses, ha-verá uma atuação mais próxima da comunidade. “Quando há confirma-ção de leishmaniose, os proprietários são infor-mados sobre os riscos de transmissão e recomen-

damos a eutanásia”, disse Ana Marina, coordenado-ra do setor de Zoonoses. Em Itapevi, foi confirma-do um caso neste ano.

Para a veterinária Adriana Rosa Gonçalves, de Alphaville, manter a área que abriga o animal livre de mato e lixo aju-da a evitar o contágio. “A doença é trazida por pequenos insetos que se alimentam de sangue e são atraídos pelas fezes, por sujeira e por mato, por isto é importante a limpeza diária”, disse. Segundo ela, além da coleira scalibor (deuta-metrina) que espanta os mosquitos, é possível ministrar vacina preven-tiva tanto em cães quan-to em gatos.

| 6 |

leishmaniose Fluxo migratório de animais, principalmente em viagens, facilita a disseminação

Para evitar a doença, animais precisam de coleira ou vacina

leiamais

vânia [email protected]

romildo josé - giro s/a

Mata eraderrubada ilegalmente em OsascoNa segunda-feira (9), a secretaria de Meio Ambiente de Osasco e a Guarda Municipal localizaram corte ilegal de árvores e serviço irregular de terraplanagem em área remanescente de Mata Atlântica, na zona norte. A irregularidade estava sendo praticada por empresa de comércio de águas e transporte de entulhos. O proprietário foi multado em mais de R$ 2 milhões.

Últimos dias paraajudar o NordesteCerca de 20 toneladas de alimentos já foram doadas pela população de Barueri para as vítimas das enchentes do Nordeste. A mobilização, coordenada pelo Movimento Barueri, Sou do Bem, se encerra no dia 20 de agosto e quem quiser colaborar pode entrar em contato com a Central do Bem, pelo telefone 4199-1339, ou com a Sala do Milênio, 4199-2810.

Alunos de Cotiaterão trabalhos publicadosNeste sábado (14), às 9h, acontece o lançamento do livro “Eu escrevo, tu escreves, nós mudamos” com conteúdo produzido por alunos das escolas municipais de Cotia. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Sidarta, em parceria com a secretaria de Educação, envolveu 21 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O lançamento será no Ginásio de Esportes de Cotia. {va}

atenta a bióloga Cristina ribeiro, moradora do residencial 2, em alphaville, mantém a coleira em seus animais

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

No dia 21, Barueri dá a largada à 4ª Mostra de Teatro de Rua. As montagens

serão apresentadas até o mês de setembro, sempre com entrada gratuita.

Durante os dois meses, as praças de Barueri ganharão cores e estilo de teatro

mambembe. Informações 4198-0972

arquivo PmB

Nesta terça-feira (10), a chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que o vírus da gripe H1N1 já percorreu sua trajetória e a pandemia passou. “Agora estamos indo em direção ao período pós-pandêmico”, disse. Segundo o Comitê do órgão, ligado à ONU, o período pós-pandêmico não significa que o vírus desapa-receu. Nos próximos anos, o H1N1 deve atuar como uma gripe sazonal comum e vai continuar a circular.

No inverno de 2009, o Brasil

alívio

Para oms, pandemia H1n1 chegou ao fimviveu um surto da doença e mais de duas mil pessoas morreram. Nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, 11 pessoas vieram a óbito por conta da gripe A. Também em 2009 as es-colas públicas e particulares adia-ram o final das férias de julho para evitar a proliferação da doença. O novo quadro da doença no país, segundo o Ministério da Saúde, é creditado à campanha de vacina-ção que aconteceu entre os meses de março e junho. {va}

arquivo - giro s/a

CO

LIG

ÂO

PSD

B -

DEM

- P

PS -

PM

DB

Page 7: Edição - 101
Page 8: Edição - 101

metrópole cenário urbano

Um estudo realiza-do pela empresa Katu e o Departa-

mento de Informática em Saúde (DIS) da Universi-dade Federal de São Pau-lo (Unifesp) em clínicas da cidade de São Paulo indicou que a ausência a consultas médicas de pa-cientes avisados via SMS do compromisso foi de 19,42%, enquanto as fal-tas entre os não avisados chegaram a 25,57%.

“O resultado prova que o sistema funciona. O uso da tecnologia na saúde melho-ra o atendimento e reduz custos”, disse Daniel Sigu-lem, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo e Orientador do Programa de Pós-Gra-duação em Informática em Saúde Unifesp. Para Sigulem, que coordenou o estudo, o Brasil precisa acompanhar a tendência mundial e informatizar a saúde. “Há casos em que o paciente precisa retornar depois de seis meses, na-tural que esqueça o com-promisso. Por que então não o lembrarmos? É ba-

rato, é fácil e o resultado é enorme”, completou.

Em busca destes re-sultados, a secretaria de Saúde de Osasco deve im-plantar até setembro um call center. “Nos próximos dias teremos definido se os funcionários que farão os contatos ficarão nas Unidades de Saúde ou em uma central”, disse Solan-ge Silva, diretora de Aten-

ção Primária da secretaria de Saúde. “O objetivo é re-duzir as faltas e o tempo de espera”, acrescentou.

Cotia também deve implantar o serviço na rede municipal de saúde. De acordo com o secretá-rio adjunto da pasta, An-tonio Melo, em breve será implantado um call center para lembrar os pacien-tes exames e consultas,

alguns dias antes. Além disto, a secretaria está preparando mutirões das especialidades para redu-zir o tempo de espera.

ImplantadoEm Barueri, a secreta-

ria de Saúde informa o pa-ciente sobre o agendamen-to da consulta ou exame por meio de um aerograma enviado pelos Correios,

alguns dias da data. Se-gundo a secretaria, o índi-ce de faltas é muito baixo, mas quando acontece, os funcionários “encaixam” pessoas que precisam de atendimento de emergên-cia evitando que os médi-cos fiquem ociosos.

| 8 |

unifesp Estudo indicou que o percentual de falta de pacientes avisados sobre consultas foi 19,42% contra 25, 57% dos não avisados

“Lembrar” consulta reduz gastos e otimiza atendimento em saúde

leiamais

vânia [email protected]

parnaíba

aproex ganha cooperativa de costura de sacolas retornáveis

Fotos: romildo josé - giro s/a

Barueri constroi complexo educacionalA prefeitura de Barueri desenvolveu projeto e vai implantar um moderno complexo educacional, compreendendo uma Maternal, uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) e uma Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), na rua Copo de Leite, no Jardim Flórida. A prefeitura não informou quando o local estará funcionando.

Mais dois colégios em Santana de ParnaíbaNa última semana, o prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho

Peccioli esteve nos bairros Chácara Solar I e Jaguari para acompanhar o andamento das obras de construção de dois colégios municipais que serão entregues em novembro. A unidade do Jaguari, vai receber cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental em período integral, já o colégio na Chácara Solar I vai atender crianças da Educação Infantil.

Estudantes têm avaliação nutricionalOs alunos de 4ª a 8ª série da rede municipal de Barueri participam de um programa da secretaria de Saúde, em parceria com a Educação, baseado no projeto Avaliação do Estado de Nutrição de Escolares (AENE), da USP. O trabalho identifica estudantes que estão com sobrepeso e são propensos à obesidade, e também aqueles que apresentam estado de desnutrição, e os encaminha para tratamento.

Frente fria chega aSP no fim de semanaUma nova frente fria provoca quedas na temperatura em São Paulo que vão chegar a 10° neste fim de semana. Segundo informações da Climatempo, a temperatura começa a ter queda na noite desta sexta-feira (13) e uma forte massa de ar polar chega no sábado pela manhã com o aumento de nuvens e chuva concentrada no sul e leste do estado, mas a umidade aumenta bastante nas outras áreas paulistas. O mar fica agitado no fim de semana, com ondas de até 2 metros no litoral paulista. {va}

osasco call center começa a funcionar até setembro no município

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Na segunda-feira (9), o Fundo Social de Solidariedade de Barueri lançou um novo curso de geração de emprego e renda, trata-se do curso de estética do Núcleo de Treinamento em Estética. Serão oferecidas 72 vagas para quatro módulos: corporal, facial, maquiagem e depilação. Informações 4199-2801

lourivaldo santos Filho

Nesta quarta-feira (11), a Associação para Pros-peridade do Excepcional (Aproex), em Santana de Parnaíba, recebeu repre-sentantes do Instituto Avon para oficializar a oficina de costura viabi-lizada com recursos do programa Fundo Avon Viva o Amanhã. No local, cooperadas vão produzir sacolas retornáveis fei-tas a partir de garrafas pet que serão fornecidas para supermercados, por exemplo.

“O projeto ‘Sacola Retornável, Crie esse Hábito’ idealizado pela Aproex foi inscrito em 2009. Uma comissão ana-lisou dezenas de outros inscritos e a associação foi contemplada com R$ 11.262,07 para a com-pra de sete máquinas de costura”, disse Alexandre Telles, gerente regional de vendas da Avon. O re-curso custeou também a compra de material para a confecção das primei-ras sacolas.

O projeto foi indica-do por uma revendedora Avon, Luciana Rodrigues que mora em Parnaíba e trabalha como monito-ra na Aproex. “Quando eu soube que poderia inscrever o projeto não pensei duas vezes. Nos-so próximo passo será definir quem serão as cooperadas, provavel-mente mães de assisti-dos pela Aproex. Vamos divulgar o trabalho para iniciar as vendas”, disse Luciana. {va}parcEria luciana, que indicou o projeto e alexandre, da avon

Demora no atendimento incomoda brasileiros

Segundo dados do Relatório de Desenvolvi-mento Humano Brasilei-ro 2009/2010, divulgado nesta terça-feira (10), pelo Programa das Nações Uni-das para o Desenvolvimen-to (Pnud), mais de 51% dos brasileiros acham que o atendimento de saúde é de-morado. Os resultados indi-caram ainda, que 35,9% da população acham a lingua-gem dos médicos razoável e 42,8% disseram que os profissionais de saúde têm interesse regular durante a consulta. A associação des-sas três percepções gera o Índice de Valores Humanos (IVH) de Saúde que varia de 0 a 1, no Brasil o IVH-Saúde foi de 0,45. {va}

sáv

io b

ar

lEt

ta/s

Ec

om

pa

rn

aíb

a

Page 9: Edição - 101

metrópole cenário urbano

Em dois meses, Ba-rueri terá a secre-taria municipal da

Pessoa com Deficiência. Esta é a expectativa do prefeito Rubens Furlan que nesta terça-feira (10) apre-sentou na Câmara Munici-pal um projeto de lei crian-do a pasta. O projeto será analisado pelas comissões da Casa.

Furlan disse que tam-bém determinou nesta semana a abertura de li-citação para construção do Centro de Referência da Pessoa Portadora de Deficiência de Barueri, no Jardim Belval. “Vamos oferecer num único local atendimento em saúde, profissionalização e tudo que for inerente ao porta-dor de deficiência”, expli-cou Furlan. O Centro vai abrigar também a secre-taria, mas até que o prédio fique pronto, a pasta deve-rá funcionar no prédio de uma escola na região do Parque Viana, que atende alunos portadores de de-ficiência física.

Para entrar em funcio-namento ainda este ano, a nova secretaria contará com recursos adicionais da educação e saúde, por exemplo. “Em setembro, vamos finalizar a Lei de

| 9 |

O Parque da Maturi-dade José Dias da Silva, de Barueri completou dois anos e é referência no país. Além dos 3.300 as-sociados, o espaço rece-be excursões com idosos de diversas cidades. Para marcar a comemoração, nesta sexta-feira (13), ha-verá um baile para ami-gos, convidados e associa-dos, no Salão de Eventos do Parque.

Neste equipamento, único público na América Latina, pessoas com ida-de a partir de 60 anos têm acesso a uma estrutura completa para a terceira idade, com atendimento de saúde, esporte, ofici-nas culturais, teatro, al-fabetização, gastronomia e outros. Tudo oferecido gratuitamente. Mais in-formações sobre o parque 4706-3820. {va}

inclusão Prefeito de Barueri disse que município também terá Centro de Referência sobre o assunto no Jardim Belval

Em dois meses, secretaria da Pessoa com Deficiência estará funcionando, diz Furlan

leiamaisvânia [email protected]

prevenção

barueri

Referência, Parque da Maturidade completa dois anos

neste sábado (14), 2ª etapa de vacina contra pólio

sXC

Comerciantes participam de palestra da Cacisb Na terça-feira (10), comerciantes de Barueri participaram de uma palestra sobre como aprimorar vendas e gestão do seu negócio. A palestra foi oferecida pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Barueri (Cacisb) em parceria com o Sebrae. As orientações foram dadas por Washington Luiz Malta, técnico do Sebrae. Informações sobre a Cacisb 4198-8177.

Impressão de provasdo Enem suspensasPor ordem judicial, está suspensa a licitação para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que recebeu 4.611.441 inscrições. A gráfica vencedora do pregão, a Plural, que fica em Tamboré, acabou sendo desclassificada por não se enquadrar nos quesitos segurança e sigilo na impressão. A ordem judicial suspendeu o pregão eletrônico que será retomado dia 16 de agosto. O Enem ocorre nos dias 6 e 7 de novembro.

Cotia receberá recursos do PAC 2Nesta terça-feira (2), durante audiência no Ministério das Cidades, o prefeito de Cotia, Carlão Camargo, informou que o município foi contemplado com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A verba, da aproximadamente R$ 154 milhões, deve ser liberada no próximo ano e será destinada a obras de drenagem e sistema viário.

Granja ganha Galeriade Arte e FotografiaNa próxima terça-feira (17), será inaugurada a primeira Galeria de Arte da Granja Viana, a Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana. O local será dedicado a artistas locais e novos artistas e deve funcionar como ponto de encontro para debates sobre arte. A exposição inaugural será E vejo Flores em Você, de Regiane Santana (foto). Visitação de 18 de agosto a 17 de setembro, entrada franca. Informações 4777-0234. {va}

atRiBuições secretaria vai elaborar ações, projetos e políticas que priorizem pessoas com limitações

Gotinha Crianças de até 5 anos devem ser vacinadas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Na terça-feira (10), o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, sancionou uma lei que vai acelerar processos de regularização fundiária. Na prática, a lei vai garantir uma casa de “papel passado” de maneira mais rápida para 15 mil famílias que estão em Zonas Especiais de Interesse Social em processo de regularização

ulisses BaRBosa

Neste sábado (14), das 8h às 17h, acontece a segunda etapa da Cam-panha de Vacinação con-tra Poliomielite. Crianças menores de cinco anos de idade terão que tomar o reforço à primeira dose ministrada em junho. As crianças serão vacinadas nos postos de saúde de cada município e em al-guns postos volantes. In-formações nos sites das prefeituras: www.osasco.

Diretrizes Orçamentárias para 2011 e o custeio da nova pasta já estará previs-to. Ainda não sei de quanto será este percentual”, disse o prefeito. A nova secretaria deve contar com 50 profis-sionais entre médicos, edu-cadores, coordenadores e outros. “Desses, possuímos 30. São profissionais que já atendem ao público por-tador de deficiência e es-tão em outras secretarias. Eles virão para essa [nova secretaria] e integrarão um corpo de especialistas para tratar deste assunto. O Brasil não pode mais se esconder atrás de diferen-ças”, completou Furlan que, embora já tenha alguns no-mes, preferiu não revelar quem assumirá a pasta.

sp.gov.br; barueri.sp.gov.br; cotia.sp.gov.br; itape-vi.sp.gov.br e santanade-parnaiba.sp.gov.br.

O Shopping União de Osasco participa da cam-panha e em parceria com a secretaria de Saúde de Osasco mantém um posto de vacinação próximo ao Poupatempo, das 8h às 16h30. Como nos postos de saúde, é preciso levar a carteira de vacinação da criança. {va}

aBR

Div

ulG

ão

Page 10: Edição - 101

esporte cenário urbano

Onovo técnico do São Paulo, Sergio Baresi, assumiu

o comando interino nes-ta terça-feira (10) com a missão de conquistar bons resultados para o time, enquanto a direto-ria do clube não contrata um nome de peso para o cargo. Baresi treinou a base do São Paulo em Cotia até segunda-feira (9) e traz no currículo o título da Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano. “O trabalho em Cotia foi fundamental para que

pudesse estar aqui hoje e mostramos os resulta-dos, demos perspectiva de crescimento aos atle-tas e vários já vieram para a equipe principal”, explicou o treinador ao Giro S/A.

A estreia de Baresi será neste domingo (15) contra o Cruzeiro, às 16h, no Morumbi e o técnico não contará com Alex Sil-va, machucado, e Miran-da, suspenso. Xandão e Richarlyson estão no de-partamento médico e di-ficilmente se recuperam até o final de semana.

Mesmo com um elen-co deficitário em alguns

setores, como a lateral direita, Baresi não pre-tende levar jogadores de Cotia para o time princi-pal. “Esse momento é de cautela. O São Paulo está em uma fase difícil e de transição. Por enquanto queremos prestigiar os bons atletas que estão aqui, mas no decorrer dos jogos vamos ver as necessidades da equipe e se necessário vamos tra-zer algum atleta de Cotia”. Mesmo sem formação e esquema tático defini-dos, a diretoria deu carta branca para Baresi con-vocar qualquer atleta da base.

| 10 |

Sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Interino do São Paulo, Baresi estreia neste domingo (15) contra o Cruzeiro

sob nova direção Ex-técnico da base do clube em Cotia assume temporariamente a equipe principal

mario Carmo vipComm

I Copa Cafu sub-17No dia 26 de agosto começa a I Copa Cafu sub-17 com a participação de seis clubes, sendo três da região oeste da Grande São Paulo. Corinthians, Ponte Preta, Osasco FC, Barueri, Santo Amaro, Juventus e Grêmio Osasco disputarão em turno único e os quatro melhores colocados se classificam. A final será realizada no dia 9 de outubro no Arena Barueri.

Shimano Fest No sábado (14) e domingo (15), Santana de Parnaíba será sede do Shimano Fest, torneio internacional que unirá os melhores ciclistas de Short Track. O evento acontece a partir das 8h30 no Ville Sport Show que fica na Estrada dos Romeiros km 46,5. Entrada franca. www.bike.shimano.com.br {ma}

marília [email protected]

No sábado (14), as ruas de Alphaville irão se transformar em uma pista de corrida com a 3ª etapa do Alphaville Running. As inscrições já foram encerradas e a largada

será às 17h30 na Praça Dr. Dib Sauaia, no final da Alameda Xingu. A retirada do kit será no mesmo dia das 15h às 17h

Divulgação

placar

Page 11: Edição - 101

imóveis cenário urbano

Dados divulgados pelo Secovi SP em agosto indicam que

pela primeira vez na his- tória a capital foi supe- rada pela região metro- politana em lançamentos imobiliários. Segundo o levantamento, nos cinco primeiros meses de 2010, cerca de 53% das vendas de lançamentos foram nos municípios que la-deiam a capital. Um dado ressaltado pelo Secovi, foi a diferença de participa-ção dos imóveis de dois dormitórios na cidade de São Paulo e na região me-tropolitana. O segmento representou quase 40% das unidades na RMSP e contribuiu com 23,3% do total escoado na Capital.

Para Sergio Alves de Azevedo, diretor da Cons-pal Construtora, que atua em Osasco há mais de 35 anos, as facilidades no trato com a administra-ção municipal, a oferta de áreas e os valores pra-ticados são importantes atrativos. “É fácil notar a chegada de grandes cons-trutoras de São Paulo. A região oeste é servida e

cortada por rodovias que facilitam os acessos, além de estar muito próxima dos principais bairros de São Paulo”, disse Sergio.

A percepção é endos-sada pelo coordenador de marketing da Scopel Desenvolvimento Urbano, Fernando Mendes. “Com atuação em mais de 54 municípios, o que temos percebido na contratação de novas áreas é que a des-

centralização é um fator generalizado em diversas cidades da grande São Paulo. Isso porque grandes centros comerciais estão cada vez mais saturados com oferta, preços eleva-dos e custo alto de vida”, destacou Fernando.

No entanto, Fernando afirmou que a burocracia das administrações muni-cipais posterga, mas não impede o mercado de lan-

çamentos. “Temos encon-trado concorrência em di-versas cidades propondo produtos variados para todos os tipos de público num raio cada vez menor. Existem entraves quanto à aprovação, mas que es-tão condicionados muito mais a falta de expertise da indústria imobiliária em entender as particu-laridades de cada órgão municipal”, completou.

| 11 |

Começou na quinta-feira (12) e vai até domingo (15), a 18ª edi-ção da Paralela Gift, no Shopping Iguatemi São Paulo. O evento, com curadoria de Marisa Ota, reúne pro-dutos contemporâneos, inéditos e exclusivos produzidos por designers de diversas cidades e é destinado a lojistas de todo o Brasil e do ex-terior. Nesta edição, participam os profissionais Christina Cunalli, Da-niela Karam, Calu Fontes, além de

Francisca Junqueira, de Alphaville, Barueri.

Junqueira participa da feira há sete anos e nesta edição leva seu lançamento feito com sucata de chapas de latão soldado. “Com peças avulsas construo formas inusitadas para fruteiras e vasos. Este trabalho tem como objetivo reciclar materiais que garantem o equilíbrio do meio ambiente”, salienta a design. Vetera-na na feira, Junqueira mostra em seu trabalho uma linguagem contem-porânea, formas estilizadas que vão bem em qualquer tipo de decoração.

“Ideal para o cliente que gosta do inusitado e exclusivo”,

descreve. {va}

vÂnia [email protected]

Feira reúne o melhor do design contemporâneo

holofote empresas que lançaram imóveis na região creditam o resultado às facilidades com poder público e oferta de áreas

arquivo giro s/a

promissora região metropolitana ficou com 53% das vendas de lançamentos

Grande São Paulo supera a Capital em lançamentos

arquitetônico

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

serviÇo 18ª Paralela GiftShopping Iguatemi - 9º andarAv. Brigadeiro Faria Lima 2232 - das 10h às 20hProibida a entrada de menores de 16 anoswww.paralelagift.com.br

Fo

to

s d

ivu

ga

lÇã

o

Page 12: Edição - 101

classeA| 12 |

Fo

to

s: t

ur

ism

o c

olô

mb

ia e

div

ulg

ão

turis

moSeis roteiros imperdíveis

para conhecer a

abeleza de Quinta de san Pedro alejandrino, em

santa marta, na colômbia, serviu essa semana como cenário para que os presidentes da colômbia, Juan manuel santos e da venezuela, Hugo chávez, retomassem relações bilaterais. a escolha foi acertada: trata-se de um complexo de casas e jardins que abrigaram o revolucionário simon bolívar em seus últimos dias de vida, em 1830. Hoje, o local serve

de museu e conta boa parte da história da região. mas a cidade portuária, com população de cerca de 500 mil habitantes, conhecida por suas praias e pela sierra Nevada de santa marta, que possui a montanha mais alta do mundo à beira-mar, é apenas um dos encantos do país. localizada na região tropical da américa do sul, a colômbia oferece variados climas ao longo do ano. e todos eles, repletos de belezas naturais. {Por graziela costa}

Colômbia

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

1. BOGOTÁ: UMA CIDADE, INÚMERAS ATRAÇÕESPara conhecer Bogotá é preciso ir muitas vezes, já que é impossível desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer em uma única viagem. Numa das visitas, não deixe de conhecer um dos principais atrativos da Colômbia: o incrível Museo del Oro, onde é possível admirar a coleção de ourivesaria pré-hispânica mais importante do mundo. Lá o visitante pode contemplar milhares de peças herdadas pelas tribos Tolima, Calima, Tayrona, Nariño, Muisca e Quimbaya, que habitaram o país antes dos espanhóis.

2. CARTAGENA DE ÍNDIAS: ELEGÂNCIA CARIBENHACartagena é um lugar mágico onde a história se mistura com a modernidade. Entre as belezas deste pequeno paraíso, está o “Castillo de San Felipe de Barajas”, a maior obra militar espanhola no Novo Mundo. O local era um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada e teve papel importante em várias guerras, em especial, na Guerra da Orelha de Jenkins. Atualmente, serve como ponto turístico da cidade, assim como a Cidade Amuralhada que também é herança daquela época.

3. O MAJESTOSO CAÑON DEL CHICAMOCHAO “Cañon del Chicamocha” é um atrativo natural da Colômbia que foi indicado junto com outros 260 lugares para a campanha de eleição das novas sete maravilhas naturais do mundo. Este lugar é um acidente geográfico localizado no departamento de Santander, muito perto da cidade de Bucaramanga, e é descrito pelos turistas como imponente, majestoso e fascinante - um espetáculo visual que você não pode perder. Devido a sua geografia este é o local indicado para se realizar esportes radicais.

4. PARQUE NACIONAL TAYRONA – NATUREZA PLENA EM SANTA MARTAA 34 km da bela cidade de Santa Marta, está o Parque Nacional Tayrona, um santuário de natureza e de restos arqueológicos que encantam qualquer turista. Ecossistemas como o de mangues, os corais, algas, áreas de matos cheios de espinhos e mágicos bosques secos, úmidos e nublados, se proliferam e têm em seu interior uma surpreendente variedade de espécies vegetais e animais que são sinais de muita vida. São 12.000 hectares terrestres e 3.000 marinhos, que em 1969 foram declarados como parque natural pelo alto valor biológico e arqueológico que possuem.

5. PARQUE DEL CAFÉ, O SABOR COLOMBIANOO café é, sem dúvida, uma boa razão para visitar a Colômbia. Um dos locais onde este produto cresce é nas montanhas do Triângulo do Café, na Cordilheira dos Andes, porém seu sabor e aroma se encontram por todas as partes, viajando na fumaça sedutora de um cafezinho que acabou de ser feito. O Parque Nacional del Café, localizado em Montenegro-Quindío, é o maior parque temático de café do mundo e apresenta um resumo físico, natural e histórico da cultura cafeeira. Sem dúvida uma visita de dar água na boca.

6. ILHA DE PROVIDÊNCIA: DESTINO COLOMBIANO DE SOL E PRAIALocalizada a 72 quilômetros ao norte de San Andrés, a ilha de Providência é um destino único declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera. Por seu isolamento geográfico, infraestrutura primitiva e população de apenas quatro mil habitantes, a ilha constitui um lugar ideal para o descanso em um ambiente absolutamente natural. Rodeada por uma barreira de corais de 20 quilômetros oferece condições estupendas para o mergulho. Suas praias são solitárias e formosas.

1

2

3

64

5

Page 13: Edição - 101

classeA

Estreia nesta sexta-feira (13), no Teatro Nair Bello, “O amante”, texto de Harold Pinter (Nobel de Literatura de 2005) com tradução de Maurício Paroni, que levanta provoca-ções, certezas, e surpresas, tendo o casamento como o mote principal. Os diálogos são repletos de conflitos, jogos de dominação e de poder, que afloram na convivência do casal Sarah (Paula Burlamaqui) e Richard (Daniel Alvim). Direção de Francisco Medei-ros. Ingressos: R$ 30 e R$ 40. Quinta, às 21h, sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo, às 19h. Rua Frei Caneca 569 - 3° andar. Telefone: 3472-2414. {graziela costa}

Sexta-feira, 13 de agosto de 2010

| 13|

wee

kend

Marisa Orth faz humor noEspaço Emme

JOã

O c

ald

aS

A história sobre a menina que, ao lado da irmã, era empurrada pela mãe obsessiva para uma im-provável carreira de sucesso no teatro de vaudeville, mas, por conta das circunstâncias, tornou-se famosa em “shows para adultos” é o enredo do musical es-crito por Arthur Laurents, que estreou na Broadway em 1959. Na versão nacional, de Claudio Botelho, no Teatro Alfa, Mamma Rose (Totia Meirelles) não se cansa até transformar uma de suas filhas em uma grande estrela do teatro de variedades. Dire-ção: Charles Möeller. Até 17 de outubro. Ingressos: R$ 60 a R$ 120. Quintas, às 21h, sextas, às 21h30, sábados, às 20h e domingos, às 17h. Rua Bento Branco de Andrade Filho 722 - Santo Amaro. Te-lefone: 5693-4000. {gc}

Paula Burlamaqui e daniel alvim sobem ao palco em texto de Nobel de literatura

Marisa Orth volta aos palcos paulistanos com “Romance, vol. II” para quatro apresentações no Estúdio Emme (antigo Bar Avenida) nos dias 18 e 25 de agosto e 1º e 8 de setembro. O show mistura música, texto, improvisação, emoção e humor. No roteiro, canções que vão de Hildon a Tim Maia, passando por Rita Lee e Roberto Carlos e tantos outros que traduzem em suas composi-ções as dores e delícias de uma história de amor. O espetáculo tem direção geral de Natália Barros. Quarta-feira, às 21h. Avenida Pedroso de Morais 1.036, Pinheiros. Telefone: 2626-5835. {gc}

Adriana Partimpim cresceu. Ao contrário da maioria dos pobres mortais, ela não envelheceu e muito menos

ficou mais madura. Quatro anos depois de sua última apresentação em São Paulo, Adriana Calcanhotto está de volta aos palcos com seu heterônimo Partimpim e todos

os seus brinquedos, apetrechos e instrumentos para a estreia de “Dois é show”, sábado (14) e domingo

(15), às 17h, no HSBC Brasil. Ingressos: De

R$ 60 a R$ 140. Rua Bragan-

ça Paulista 1.281, Chácara Santo Antonio.

Telefone: 4003-1212.

{gc}

“Gipsy” ganha versão nacional no Teatro Alfa

Adriana Partimpim mostra “Dois é show” no HSBC Brasil

div

ulg

ãO

RO

BE

Rt

O S

ch

wE

Nc

h

PRiS

cil

a P

Ra

dE

Um livro para crianças que brinca com o enredo dos livros de autoajuda e as palestras de motivação pessoal. Esse é o tema do livro “Como deixei de ser amargo - o manual de João Jiló para vegetais indesejados”, de Adriana Moreira, com ilustrações de Carlinhos Müller, colaborador do Giro S/A. O pré-lançamento da publicação acontecerá na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 21 de agosto, às 16h. {gc}

carlinhos Müller na 21ª Bienal

Page 14: Edição - 101

Cali

rn

ia f

ilm

es

Bu

en

a V

ista

classeA

Estreia nesta sexta-feira (13), o “Aprendiz de Feiticeiro” (The Sorcerer’s Apprentice/2010), filme dos Estúdios Walt Disney com di-reção de Jon Turteltaub. A comédia romântica narra as aventuras de um feiticeiro (Nicolas Cage) e seu azarado aprendiz (Jay Baruchel), que acaba no meio de um antigo conflito entre o bem e o mal. Depois de um curso rápido na arte da ciência da magia, a improvável dupla reúne seus poderes para combater os mais terríveis e cruéis vilões de todos os tempos. {gc}

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

| 14 |

Antes de iniciar as filmagens de “Os mercenários (The Expendables/2010), Sylvester Stallone anun-ciou que o filme seria o último no qual trabalharia como ator. A trama, dirigida pelo astro de “Rambo”, reúne elenco poderoso de herois de ação veteranos, incluindo Dolph Lundgren, Steve Austin, Jet Li, Mi-ckey Rourke e Jason Statham, além de ter Stallone no papel de Barney Ross, que lidera um grupo de mercenários enviados para um país da América do Sul para derrubar um ditador, mas logo após o começo da missão, eles descobrem que ela não é tão simples quanto parecia e pode levá-los a uma perigosa conexão. Estreia prevista sexta-feira (13). {graziela costa}

atores veteranos

brincam de missão

secreta em“Os mercenários”

nicolas Cage é feiticeiro em comédia romântica da Disney

cine

ma

Shopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 a Origem (Dub) - 14 Anos 12h50 - 15h55 - 19h00 - 22h05 Sala 2 OS mercenáriOS (Dub) - 16 Anos 13h30 - 15h50 - 18h20 - 21h00 - 23h20 L Sala 3 meu malvadO FavOritO 3D (Dub) - Livre 11h10 P - 13h10 - 15h20 - 17h30 - 19h40 - 21h50 - 00h00 L Sala 4 O aprendiz de FeiticeirO (Dub) - 10 Anos 11h20 P - 13h50 - 16h20 - 18h55 - 21h25 - 23h55 L Sala 5 meu malvadO FavOritO (Dub) - Livre 11h50 P - 14h00 - 16h10 - 18h40 - 20h50 - 23h10 L Sala 6 O Bem amadO - 12 Anos 11h40 P - 14h15 - 16h40 - 19h10 - 21h40 - 00h10 L Sala 7 Shrek para Sempre (Dub) - Livre 12h55 Q - 15h00 - 17h10 | encOntrO explOSivO (Dub) - 14 Anos 19h30 - 22h00 - 00h20 L | karate kid (Dub) - 10 Anos 12h00 P Sala 8 Salt (Dub) - 14 Anos 11h45 P - 14h05 - 16h25 - 18h50 - 21h10 - 23h30 L Sala 9 a Origem - 14 Anos 11h05 P - 14h10 - 17h20 - 20h30 - 23h40 L Legendas: L Esta sessão será exibida SOMENTE Sába-do (14/08). P Esta sessão será exibida SOMENTE Sába-do (14/08) e Domingo (15/08). Q Esta sessão NÃO será exibida Sábado (14/08) e Domingo (15/08).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.brSão Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 meu malvadO FavOritO 3D (Dub) - Li-vre 11h20 P - 13h50 - 16h10 - 18h30 - 20h40 - 23h10 I Sala 2 O Bem amadO - 12 Anos 12h35 P - 15h00 - 17h20 - 19h50 - 22h15 Sala 3 O aprendiz de FeiticeirO (Dub) - 10 Anos 12h00 P - 14h30 - 17h05 - 19h30 - 22h00 Sala 4 a Origem - 14 Anos 11h40 P - 14h40 - 17h40 - 20h50 - 23h50 I Sala 5 Salt - 14 Anos 13h15 - 15h45 - 18h00 - 20h25 - 22h55 I Sala 6 mary & max - 12 Anos 14h00 | OS mercenáriOS - 16 Anos 11h30 P - 16h30 - 19h00 - 21h20 - 23h40 I Sala 7 a Origem - 14 Anos 15h30 - 18h40 - 21h40 | karate kid (Dub) - 10 Anos 12h20 P Legendas: I Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (13/08) e Sábado (14/08) P Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (14/08) e Domingo (15/08).

Super Shopping www.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 meu malvadO FavOritO (Dub) – livre – 14h20 – 16h40 – 18h50 – 21h Sala 2 O Bem amadO (Nac) – 12 anos – 14h30 – 21h10 | Shrek para Sem-pre (Dub) – livre – 16h50 – 19h Sala 3 400 cOntra 1 – uma hiStória dO crime OrganizadO (Nac) – 18 anos – 13h – 15h | Salt (Dub) – 14 anos – 17h – 19h10 – 21h20 Sala 4 a Origem (Dub) – 14 anos – 14h50 – 17h50 – 20h50 Sala 5 O aprendiz de FeiticeirO (Dub) – 10 – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h Sala 6 meu malvadO FavOritO 3D (Dub) – livre – 15h – 17h10 – 19h20 – 21h30 – Sáb/dom: 13h – 15h – 17h10 – 19h20 – 21h30 Sala 7 OS mercenáriOs (Leg) – 16 anos – 14h10 – 16h30 – 18h50 – 21h20

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00

Sala 1 meu malvadO FavOritO 3D (Dub) - Livre 12h30 P - 14h50 - 17h10 - 19h40 - 22h00 - 00h10 I Sala 2 Salt (Dub) - 14 Anos 11h50 P - 14h10 - 16h40 - 19h10 - 21h40 - 00h00 I Sala 3 Salt (Dub) - 14 Anos 11h00 P - 13h20 - 15h50 - 18h20 - 20h40 N - 23h40 I | karate kid - 10 Anos 20h40 I Sala 4 a Origem (Dub) - 14 Anos 11h10 P - 14h35 - 17h50 - 21h00 - 00h15 I Sala 5 meu malvadO FavOritO (Dub) - Livre 11h30 P - 13h40 - 16h10 - 18h40 - 20h50 - 23h30 I Sala 6 eclip-Se (Dub) - 14 Anos 21h50 | Shrek para Sempre (Dub) - Livre 12h45 - 15h00 - 17h20 - 19h30 Sala 7 O Bem amadO - 12 Anos 12h55 - 17h30 - 22h10 | 400 Contra 1- Uma História do Crime Organizado - 18 Anos 15h20 - 20h00 Sala 8 O aprendiz de FeiticeirO (Dub) - 10 Anos 12h50 - 15h30 - 18h00 - 20h25 - 22h50 I Sala 9 OS mercenáriOS (Dub) - 16 Anos 11h20 P - 13h50 - 16h20 - 18h55 - 21h30 - 23h50 I Sala 10 a Origem - 14 Anos 12h20 P - 15h40 - 19h00 - 22h20 Legendas: I Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (13/08) e Sábado (14/08) N Esta sessão NÃO será exibida Sexta-feira (13/08) e Sábado (14/08). P Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (14/08) e Domingo (15/08).

conTinenTal Shopping www.rbmcinemas.com.brSão Paulo | Av. Leão Machado, 100 - 3º piso | Ljs 53 e 54 - São Paulo. Tel: 3765-3774 | Ingressos R$ 7 a R$ 14 (Sessão Pipoca R$ 6)

Cinema fechado para reforma

Programação válida de 13 a 19/8emcartaz

Page 15: Edição - 101

classeA| 15 |

Achinesa Chery ainda tem uma grande muralha

pela frente: se livrar do estigma de que carro chi-nês é de segunda classe. Para o Brasil, começou a trazer o hatch Face, que tem como missão ten-tar roubar uma parte do segmento de compactos “altinhos”. O seu argu-mento mais forte é a boa relação custo/benefício em comparação aos con-correntes Volkswagen Fox, Chevrolet Agile e Renault Sandero, além de uma garantia de três anos. Por R$ 31.990, o modelo de quatro portas chega diretamente da planta de Wuhu, na Chi-na, com itens de série que incluem ar-condicionado,

airbag duplo frontal, vi-dros elétricos, direção hi-dráulica, freios com ABS e EBD, indicador de con-sumo instantâneo, sensor de obstáculos traseiros e rádio/CD player com MP3 e entrada auxiliar.

A unidade de for-ça que tira o modelo da inércia é um 1.3 litro a gasolina com 84 cv de potência e 11,4 kgfm de torque máximo, assistida por um câmbio manu-al de cinco velocidades. Com essa motorização, o modelo busca fôlego para encarar Volkswagen Fox, Renault Sandero e Che-vrolet Agile.

E para fugir do pre-conceito contra o produto chinês, a Chery faz ques-tão de ressaltar que seus

veículos têm as assinatu-ras de profissionais euro-peus, para tentar “agregar valor” ao veículo. O Face, por exemplo, teve seu de-sign criado pelo Estúdio Bertone, casa italiana que já trabalhou para monta-doras como Alfa Romeo, Lamborghini, Fiat, Lan-cia, Opel e até Ferrari. As linhas são arredondadas e a dianteira em forma de “U” tenta se assemelhar aos hatches desenvolvi-dos para o mercado eu-ropeu.

Suas linhas, aliás, são muito suaves, sem gran-des ousadias. A traseira segue esse mesmo “pa-drão” de simplicidade. Só as lanternas, que pa-recem ser sobrepostas, dão um ar mais moderni-nho ao veículo. Com 3,70 metros de comprimento, 1,57 m de largura, 1,56 m de altura e 2,39 m de entre-eixos, o Face é 10 cm mais curto que o Fox e 2 cm mais alto que o modelo do fabricante ale-mão. Desta forma e sem expectativas descabidas, a Chery espera provar que chinês também sabe construir carro.

fo

to

s: D

ivu

lga

çã

o

Por Karina Craveiro/Auto Press

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

auto

s

Chery quer se firmar no mercado brasileiro e aposta no custo/benefício do hatch Face

Cara atapa

Page 16: Edição - 101