edicao 01 08 14

12
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XV - Nº 2.491 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 1º DE AGOSTO DE 2014 [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br O som da esperança Racismo fatal: 25 negros mortos para cada branco Gerações diferentes unidas pela vontade de integrar a Orquestra Neojiba em Feira de Santana. Guilherme (13 anos), usa a música até para se concentrar quando joga futebol. Wander (28) diz que a música “dá paz de espírito”. 4 6 O jovem violinista e o colega violoncelista ensaiam no Cuca antes de se apresentar no teste da orquestra

Upload: tribuna-feirense

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 01 08 14

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XV - Nº 2.491FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 1º DE AGOSTO DE 2014

[email protected] (75)3225-7500

Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br

O som da esperança

Racismo fatal: 25 negrosmortos para cada branco

Gerações diferentes unidas pela vontade de integrar a Orquestra Neojiba em Feira de Santana. Guilherme (13 anos), usa a música até para se concentrar quando joga futebol. Wander (28) diz que a música “dá paz de espírito”.

4

6O jovem violinista e o colega violoncelista ensaiam no Cuca antes de se apresentar no teste da orquestra

Page 2: Edicao 01 08 14

2 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014

Hospital Universitário da UEFS “Precisamos formar médicos maximamente eficientes e minimamente invasivos à integridade física, econômica e afetiva do paciente”

Professor César Oliveira

Novo Complexo Policial Delegacia da Polícia FederalParque Lagoa GrandeAeroportoAvenida Ayrton SenaAvenida Nóide CerqueiraRestauração do Carro de Boi no Amélio AmorimRegulamentação de Região Metropolitana Delimitação do Parque da Lagoa Salgada e SubaéCampus da UFRBCentro de ConvençõesPlano de Desenvolvimento UrbanoHGCA novo ou reformadoPassagem subterrânea da Maria Quitéria

As Universidades federais tiveram significativa expansão no governo Lula. As unidades, no entanto, foram abertas de forma improvisada, sem campus adequado, laboratórios. Atentou-se mais aos números do que à qualidade. Entretanto, a carência era tanta que até esta expansão sem as condições ideais merece ser reconhecida. Um exemplo é o campus da UFRB que foi aberto em Feira, de forma improvisada. O campus a ser instalado, indiscutivelmente um fator de expansão da cidade – que tem se tornado um pólo de ensino –, não tem local

Campus UFRBdefinido. A obrigação de fornecer o terreno cabe à prefeitura de Feira. Esta, no entanto, alega que não tem espaço ou recurso para desapropriação de uma área do tamanho da exigida. É possível que não tenha mesmo, mas cabe a ela não apenas dizer que não tem, mas mobilizar-se para uma negociação com o governo do estado – que também não pode omitir-se – na tentativa de obter uma área adequada, incluí-la dentro do PDDU, e ter uma Universidade Federal em Feira, realmente funcionando em toda sua dimensão.

Reforma no HGCA

7.000 feridos, 1.400 mortos, sendo 59 israelenses e o restante palestinos, inclusive 251 crianças, compõem os números do terror na Palestina. Por mais que Israel tenha o direito de defender-se, o número de crianças mortas aponta a crueldade da ação militar de um exército tido como o mais informado e preparado do mundo. Segundo a ONU, 80%

FantasmasAndré Vargas e Argolo são deputados mortos

vagando pelos corredores do Congresso à espera da hora final, embora insistam em se manter à tona. Enquanto isto, João Carlos Bacelar se candidata, com mais uma denúncia contra ele (extorsão a um empreiteiro no Ministério dos Transportes).

Aves migratóriasAinda bem que o aeroporto de Feria não está

pronto porque a quantidade de deputado voador que aparece por aqui pedindo voto e declarando amor eterno a esta princesa ultrajada não está no gibi. É uma verdadeira maratona de estrangeiro cobiçando o voto local, prometendo mundos e fundos e depois deixando o feirense com os fundos na rua. Por isso, feirense só devia votar em candidato de fora com declaração de promessa reconhecida em cartório do céu. Com duas vias.

Lagoa GrandeVamos lá deputado Zé Neto, o mérito é seu, já

disse, mas as obras na Lagoa Grande voltaram ao ritmo da vagareza. O senhor disse que a Caixa tinha liberado as verbas, então vamos turbinar esta obra. Eu quero lhe agradecer quando ela estiver pronta.

ÁguaO racionamento em São Paulo é um sinal claro,

indiscutível, da importância da água e suas nascentes. Feira, através do MP, da prefeitura, não pode permitir que nem um metro mais de lagoa, nem a nascente do Subaé, sejam destruídas, sob pena de comprometer o futuro. Não pode haver licença ambiental para projetos deste tipo, nem abono de multas. Atitude. O futuro exige atitude.

CrimeEstá de parabéns a Polícia Civil por ter elucidado o

crime de Gil Porto. Talvez tenha puxado o fio de um grande novelo. Esperamos que o desenrole.

Depois de termos reformado as salas da Residência Médica, com doação nossa, e de Edgar, o pedreiro, estamos tentando obter doações para reformarmos o Posto de Enfermagem, Sala de Medicação e recuperarmos a tela de proteção contra insetos

que reveste a Unidade de Clínica Médica, para melhorarmos as condições de trabalho dos funcionários e pouparmos os pacientes do assédio implacável das muriçocas. Agradecemos a todos que colaborarem. Contato pelo [email protected] ou no Facebook.

Vale Tudo

Gaza

Gaza IINunca antes na história deste país a política externa

brasileira foi tão medíocre, vergonhosa, amoral e servil aos interesses ideológicos de um partido e ao culto da personalidade de Lula. Além disto, a posição de Dilma de

condenar Israel sem condenar o Hamas foi inadequada. No entanto, a resposta do embaixador de Israel chamando o Brasil de “anão diplomático” – ainda que o seja – foi insolente e agressiva.

dos mortos são civis. Esta guerra assimétrica por parte de Israel é constante. A cada 3-5 anos Israel faz uma ofensiva contra os palestinos, vai ocupando espaço, colocando assentamentos e encurtando o território dos adversários. Israel golpeia o grupo terrorista Hamas, enfraquece suas forças, mas não o destrói, porque o Hamas é necessário a Israel para legitimar suas

investidas. Aliás, falam sempre dos mais de 2.000 mísseis que o Hamas jogou em Israel, que os tolera porque são inúteis. Onde já se viu disparar tanto míssil e nenhum, produzir estrago, muito menos morte? Israel, por mais estranho que possa parecer, quer o Hamas fraco, mas não morto. E para enfraquecer o terrorismo, Israel não se importa de tirar a vida de

civis palestinos e impor o horror da guerra que já levou 200.000 para abrigos da ONU. Ao fazer isto sabe que não poderá ganhar a guerra da comunicação, nem exigir alinhamento automático a suas posições, exceto dos EUA, que é seu satélite. Eu disse satélite e não o contrário. A guerra só poderá ter algum fim quando ambos os lados aceitarem a existência do Estado do outro.

Um menino palestino carrega sua bicicleta sobre escombros após um ataque militar israelense na Cidade de Gaza

MAHMUD HAMS / AFP

Stédile, do MST, diz que se Aécio ganhar vai ser uma guerra e tudo fica por isso mesmo; uma analista do Santander oferece uma análise econômica a uma parcela de clientes sobre as perspectiva negativas se Dilma ganhar, o PT faz o mundo vir abaixo e Lula, quem diria, exige a demissão da trabalhadora. Como diz Dilma: são dois pesos e umas 19 medidas.

Page 3: Edicao 01 08 14

Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014 3

Glauco Wanderley

[email protected]

ASSIM FALOU

Feira hospitaleiraRui Costa promete um novo hospital geral, Paulo

Souto fala em transformar andares do Hospital Estadual da Criança em maternidade, e o candidato a deputado federal Zé Chico (DEM) anuncia hospital em Humildes, com recursos de emenda do senador João Durval. No gogó, a saúde em Feira de Santana avança a passos largos.

Candidato oculto Parece que alguém andou espalhando que Colbert não

seria candidato, por consequências da prisão na operação Voucher, quando ele ocupava uma função graduada no Ministério do Turismo, de modo que sua assessoria se apressou a enviar à imprensa nota reafirmando sua candidatura.

Não me surpreende porém se o eleitor comum, alheio aos fuxicos, ficar na dúvida se Colbert é candidato mesmo, já que as ruas estão tomadas por cavaletes com propaganda de um monte de gente menos dele.

Há fartura de Zé Chico, Ângelo Almeida, Humberto Cedraz, Lázaro, Fernando Torres, Carlos Geilson. Até José de Arimateia, Márcio Marinho e Tinga estão bem representados. Os cavaletes de Colbert só rivalizam em número com Luciano Soares (?), do PC do B.

Prestígio monumentalOs evangélicos (ou a parte que ocupa-se da política mais do que do espírito) têm candidato próprio à presidência.

Resta ao governo a igreja Universal, que tem como líder Edir Macedo, ex-presidiário, hoje com status tão elevado que inaugurou o megalomaníaco Templo de Salomão em São Paulo com direito à presença da presidente Dilma e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Fiscalizado por seguidas auditorias da Receita Federal que começaram um mês depois que declarou que “o povo brasileiro quer ver essa cambada do mensalão na cadeia”, numa concentração com alegados 70 mil evangélicos em Brasília, em junho do

Fúria televangelistaano passado, o pastor Silas Malafaia, um dos principais líderes evangélicos do país, gravou agora em julho um vídeo já com quase 400 mil exibições no YouTube. Bem no seu costumeiro estilo virulento, ataca de todas as formas o governo do PT. Para começar, sugeriu:

“Por que não manda investigar o filho do Lula, que era um pobre rapaz quando o pai passou a ser presidente e hoje é um milionário?”. Continuou com “a cúpula deste partido está na cadeia, na maior roubalheira da história desta nação”.

Segundo o pastor, “querem transformar isso aqui em Venezuela e Cuba. Mil vezes não.” A fúria exemplifica a má vontade dos evangélicos com a candidatura de Dilma Roussef, aos quais ele conclama a “dar respostas nas urnas”.

TARCÍZIO PIMENTA, ex-prefeito

“A imprensa só via defeitos na nossa administração. Hoje a cidade está esburacada e deve ser também fruto do nosso governo”

comparando no Facebook sua atuação com a do sucessor e ex-padrinho

JOSÉ RONALDO, prefeito

“Em nossa cidade, a situação já foi muito pior”em carta respondendo ao jornalista José Carlos Pedreira, que dedicou uma edição do seu NoiteDia a mostrar o que chamou de triste momento das ruas de Feira

JOÃO HENRIQUE

“É uma atividade que não preza por valores nem princípios. Minha mulher e meu filho decidiram seguir este rumo, mas eu estou fora”

cheio de contas rejeitadas, o ex-prefeito de Salvador inventa motivos para justificar o fato de não ser candidato

É em Feira, não em GazaEste cenário de bombardeio fica na rua São Judas Tadeu, atrás do cemitério Piedade. Em muitos e muitos

pontos da cidade poderiam ser feitas fotos semelhantes. Mas estas foram feitas no Muchila I, pela leitora Brenna Araújo, que pede providências.

Tecnologia e participação contra a fraudeA urna eletrônica, da qual o TSE tanto se gaba, não é segura. Este ano, porém,

começou a surgir um antídoto. O professor da Unicamp, Diego Aranha, que em 2012 chefiou uma equipe que em menos de uma hora conseguiu provar que a urna estava sujeita a fraudes em teste aberto pelo TSE, está lançando um aplicativo que permitirá a qualquer cidadão com um smartphone ajudar a identificar se os resultados dos boletins de urna, impressos ao final da votação, estão chegando fielmente no servidor que

centraliza os dados em Brasília.Mesmo assim, não se poderá verificar uma possível ocorrência de fraude no

software que funciona internamente em cada urna, que pode destinar a um candidatos o voto dado a outro. Uma verificação completa do sistema é impossível, porque o TSE não permite. “Se pudéssemos fazer experimentos realistas e sem restrições, as urnas eletrônicas brasileiras seriam viradas do avesso”, acredita Aranha.

Eleições desprestigiadasOs eleitores se interessam mais em votar

quando têm que escolher prefeitos e vereadores. Em eleições como as deste ano, para deputado, senador e governador, a abstenção é em média 4% maior, segundo o coordenador das eleições no TRE, Maurício Amaral. Em 2010 a abstenção foi 21,55%. Há dois anos, caiu para 18,27%. Se os percentuais de 2010 se repetirem este ano, o número de ausentes, em um universo superior a 10 milhões de eleitores que a Bahia possui vai significar mais que os 387 mil eleitores de Feira de Santana.

O presidente do TRE, Desembargador Lourival Trindade, lamenta o maior desinteresse do eleitor, por considerar que a consequência das eleições gerais para a vida do cidadão é ainda mais forte do que a municipal. “As decisões de um presidente, por exemplo, dizem respeito a economia do país, a questões mais abrangentes, que impactam a nação como um todo”

Page 4: Edicao 01 08 14

4 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014

BRANCOS NEGROS TOTAL

2010 10 332 342

2011 14 283 297

2012 13 334 347

2012 praticamente repetiu os índices de 2010 e registrou 450 assassinatos – incluindo também latrocínios e pessoas mortas por policiais. Se fosse registrado assim no Mapa da Violência - e não “apenas” 349 (dois dos quais não enquadrados nem na categoria branco nem na categoria negro), o número colocaria o município entre os cem mais violentos do país, mais precisamente na desonrosa 41ª posição (embora seja preciso considerar que

Subnotificação mascara gravidade da violênciaem outros municípios também pode ter ocorrido subnotificação).

Pelos dados do Mapa da Violência, em 2012, para cada grupo de cem mil feirenses, 61,4 foram vitimados pela violência letal. Com isso, o município ficou de fora da lista dos 100 piores. A média nacional foi de 29, metade do registrado aqui. Para a ONU, acima de 10 mortes por 100 mil habitantes já é considerada uma epidemia de violência.

Os dados dos repórteres

que trabalham no setor policial mostram uma realidade cruel e progressivamente pior. Em 2000 eram mortas 121 pessoas ao longo do ano. Em 2007 este número escalou a segunda centena: 235. A violência continuou a se multiplicar. Em 2009 foi rompida a barreira das três centenas e já no ano seguinte foram mais de 400. Em fevereiro de 2012, mês de greve dos policiais militares, com 59 assassinatos, o

município atingiu o que era até então o ponto mais alto deste absurdo. Agora em 2014, com a nova greve, os homicídios chegaram a 46 em dois dias e o mês terminou com 76 pessoas assassinadas. Em um mês, quase dois terços do total de crimes que eram registrados em 365 dias do ano de 2009.

As mortes atribuídas a confronto de bandidos com a polícia também dão saltos. Em 2011 foram 11, no ano seguinte 20 e em 2013 chegaram a 31.

A polícia relaciona os crimes ao envolvimento com drogas: disputa de pontos de tráfico ou dívidas com traficantes. A grande maioria dos assassinatos são praticados com armas de fogo, vitimam jovens e têm características de crime de pistolagem. Homens encapuzados ou com capacete, comumente usando motocicletas para agilizar a fuga, pegam as vítimas de surpresa – na rua ou nas próprias casas, atirando na cabeça ou tórax.

Os negros são maioria entre as vítimas de violência policial ou de seguranças privados. São mais abordados nas ruas ou nas barreiras policiais. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a violência letal já provoca nacionalmente uma redução na expectativa de vida do grupo. Pode-se afirmar que ser negro é correr risco permanentemente.

Para Maria de Lourdes Santana, uma

das mais conhecidas e combativas militantes do movimento negro da cidade, a diminuição de assassinatos de negros não vai ocorrer tão cedo. Ela credita os números assombrosos à falta de educação deste segmento da população. “Com pouca educação, analfabetos ou analfabetos funcionais, eles são marginalizados. Não disputam os empregos melhores remunerados e são empurrados para os bairros da periferia, onde geralmente encontram um ambiente desfavorável”.

Justamente nos bairros mais distantes do centro é registrada a maior parte dos assassinatos em Feira de Santana.

As políticas sociais, para ela, ainda não produzem os resultados esperados, pois não estão sendo tão consistentes como deveriam, até por falta de comprometimento das pessoas que trabalham nas instituições relacionadas ao assunto. “É grande o número de profissionais não compromissados com a causa”, dispara, sem citar nomes.

O racismo é parte indissociável desta situação. O sociólogo Ildes Ferreira diz que à baixa escolaridade (mas não apenas a ela), pode ser creditada esta dura realidade para os negros, principalmente os jovens. “Como não são preparados para o mercado de trabalho, devido à falta de conhecimentos ficam com os empregos de baixos salários. E por isso moram na periferia, onde acontece a maioria destas mortes”, analisa.

Entre 2010 e 2012, para cada branco assassinado, 25 negros foram vitimados pela violência homicida em Feira de Santana. Neste espaço de tempo de três anos, 37 brancos e 949 negros morreram por causas externas. Ou seja, este grupo concentrou 96% das 986 mortes. Na população total, os brancos representavam em 2010, de acordo com dados do Censo do IBGE, 20% dos

feirenses, enquanto os negros (soma de pretos e pardos) eram 78%.

No último ano do triênio (2012), a taxa de homicídios em Feira para cada 100 mil habitantes foi de 11,4 entre os brancos e 74,5 entre os negros.

Os números constam no Mapa da Violência, relatório divulgado anualmente e cujos dados mais recentes são de 2012.

De acordo com o

estudo nacional (realizado pelo Centro de Estudos Latinoamericanos), em 2010 a cidade registrou 342 homicídios, informação que teve como base o que foi registrado pelo Ministério da Saúde. Os números reais, compilados diariamente pela imprensa local indicam

que as mortes com estas características foram 451 (somados os latrocínios e mortos pela polícia).

Levando em conta somente a estatística oficial, foram mortos 332 negros e 10 brancos naquele ano. De um ano para o outro, a proporção não muda quase nada.

Negros são 78% da população mas 96% dos assassinados

Instrução e salários baixos afetam os negros

Ildes: negros têm piores salários Lourdes: sem esperança de reverter a situação

Adilson Simas

Feira OntemO poeta dos analfabetos

A história comprovará o contrário

Feira, Josué te conhece, Feira

[email protected]

Candidato a prefeito em 96, Josué da Silva Mello (PFL) foi colocado na parede pelo concorrente José Falcão (PPB) quando lhe perguntou irônico se conhecia o “Ovo da Ema”, um dos povoados do distrito de São José. Três anos depois quando na cidade já se discutia nova sucessão municipal, o nome de ex-reitor da Universidade voltou a ser ventilado como um dos prováveis prefeituráveis.

Em novembro, entrevistado pelo jornalista Jânio Rego para matéria política da Tribuna Feirense, agitou os meios políticos ao

Coube a Demóstenes Martins bolar a primeira mensagem de Pedro Matos, um dos candidatos a deputado estadual nas eleições de 1958 com base eleitoral nesta cidade: “Povo amigo – eu sou um dos candidatos; a uma cadeira na Câmara Estadual; sou brasileiro, meu nome é Pedro Matos; peço-vos o voto, porque tenho um ideal; sou do povo e pelo povo farei tudo; conheço bem a vida ingrata do sertão; não sou doutor, mesmo assim, também estudo os problemas de imprescindível solução; vejo bem como este povo está sofrendo; subnutrido e sem a luz da instrução;

o sertanejo estoicamente vai vivendo!”.

A mensagem publicada em abril no semanário “A Gazeta”, de propriedade do próprio postulante assim termina:

- Se eleito for, concentrarei a minha ação trabalhando, pugnando e defendendo o homem forte abandonado do sertão...

Coube ao vereador Maurício Carvalho (PDT), anunciar seu colega de partido, Carlito Moreira, como o novo vice-líder do governo na câmara. Carlito foi à tribuna e logo no primeiro discurso deu prova de lealdade: “O prefeito Clailton Mascarenhas ainda será um herói em Feira de Santana”. Quase não terminou o discurso. Messias Gonzaga aparteou: “Não é preciso tanto, Excelência!”; Carlos Coelho bradou sem apartear: “Acorda o homem!” e completando o trio que fazia dura oposição ao alcaide, o

vereador Ribeiro concluiu sisudo: “O Grande Arquiteto do Universo saberá perdoá-lo!”. Na edição nº 9 da Tribuna Feirense, que circulou no sábado, 5 de junho de 1999,o editor Valdomiro Silva opinou na coluna “Observatório”:

- Novo vice-líder governista estreia cometendo gafes...

confirmar que entre seus projetos para o futuro um era ser novamente candidato a prefeito em 2000. E entre as muitas justificativas fez questão de lembrar:

- Se eu era um bom candidato naquele tempo, estou muito melhor agora. Até o Ovo da Ema eu já conheço...

Page 5: Edicao 01 08 14

Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014 5

O esclarecimento da morte do empresário Gil Marques Porto Neto, da GP Imobiliária pode levar a polícia a desmontar um esquema de invasão e grilagem de terrenos públicos e particulares em Feira de Santana. Os delegados que participaram da investigação deram entrevista coletiva ontem para esclarecer detalhes.

Segundo a polícia, Gil foi morto pelo ex-agente penitenciário Gregório Santos Teles, casado com uma policial militar, cuja arma a polícia investiga se é a mesma usada no crime.

O assassinato ocorreu por causa de um terreno vendido em 2011, por Gil Porto a um grupo de médicos, que planejam implantar uma clínica no bairro SIM. O terreno – no valor de R$ 750 mil – localizado na

Crime contra Gil Porto foi praticado por quadrilha que grila terrenos

rua Palmares, perto da avenida Noide Cerqueira, estava sendo pago em parcelas. Antes de se encerrar o pagamento, apareceu a placa de “Vende-se” colocada por

A polícia diz que a área negociada por Gil Porto não é um caso isolado e que se trata de uma quadrilha que pratica invasão de terrenos. “Ele é o grande grileiro de Feira de Santana e é o líder dessa quadrilha, que identifica o terreno, que pode ser da prefeitura ou particular, invade e cerca a área. Depois espera de cinco a dez dias e se os donos não aparecerem eles levantam o muro”, detalhou a delegada.

A polícia recomendou que se alguém está sendo vítima de extorsão na compra e venda de imóveis deve denunciar na delegacia. Cinco pessoas suspeitas de participar da quadrilha foram intimadas pela polícia para prestar depoimento na próxima semana.

EXTERMÍNIOA investigação sobre

Gregório, que conseguiu uma escritura falsa (a polícia apura se houve participação do cartório na grilagem ou foi tudo falsificado pelo criminoso). Esta escritura falsa foi

encontrada pela polícia dentro do guarda-roupa da casa de Gregório quando ele foi preso, na

quarta-feira.Gil foi informado

da invasão pelos compradores a quem tinha vendido a propriedade. Indo ao local, encontrou e confrontou Gregório. Isto ocorreu em dezembro do ano passado, mas Gregório não desistiu de se apossar do terreno. Este ano o invasor começou a erguer um muro. Em novo encontro dos dois, em 2 de maio, houve discussão, momento em que o grileiro prometeu matar Gil.

O crime foi praticado no dia 21 de maio, no Largo São Francisco, em Feira de Santana. Gil foi executado dentro do próprio carro, um BMW, com sete tiros, quatro deles no rosto. Os

disparos foram feitos, de acordo com a polícia, pelo próprio Gregório, que estava de moto (testemunhas contaram que havia dois homens, mas a polícia não informou quem foi este cúmplice).

Para a delegada Dorean Soares, que participou da investigação e deu entrevista ao lado do delegado João Uzzum, da delegada Ana Cristina Silva e do coordenador de polícia Ricardo Brito, o empresário pensou que podia resolver o problema e não deu queixa, apesar de ter sido ameaçado de morte, o que também já era do conhecimento de outras pessoas próximas.

Na coletiva, os delegados demonstraram satisfação pela elucidação do crime, que pode levar a desmontar uma quadrilha de grilagem e um grupo de extermínio

Blog Central de Polícia

Quadrilha invade terrenos

a morte de Gil Porto acabou levando a polícia a descobrir conexões de Gregório com ações de extermínio de pessoas marcadas para morrer, geralmente com passagens pela polícia.

Entre os integrantes do grupo de matadores estariam os presos com Gregório na quarta-feira. A princípio eles não têm relação direta com a morte do empresário do

ramo imobiliário. Um foi o policial militar Rivaldo Leite das Virgens e o outro um segurança conhecido como Xexeu, cujo nome é Marcos Azevedo Menezes. Outro PM, Eudson Cerqueira Carvalho, foi preso nesta quinta. Todos três estariam envolvidos com execuções que aconteceram durante a greve da PM, quando foram registrados 46 assassinatos em dois dias.

Durante a coletiva, os delegados responderam sobre uma especulação que corre nos bastidores, de que o grupo está ligado à morte do ex-chefe da Guarda Municipal, Marcus Vinícius, executado enquanto trabalhava no parque da Lagoa do Geladinho, nas Baraúnas, em 2 de maio, mesmo dia em que Gil e Gregório bateram boca no terreno do SIM. Os delegados não quiseram adiantar nada, mas garantiram que a morte de Marcus também será elucidada.

Gregório Santos Teles

Page 6: Edicao 01 08 14

6 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014

Feira espera ter a Lagoa Grande de volta

Milena de Souza Melo, 20 anos cursa Licenciatura em Música na UEFS. Estuda violão clássico desde 16 anos, mas fez a audição para estudar violino. Para Milena estudar musica mudou sua vida, desde que começou com a oficina de violão no CUCA ela se apaixonou pela musica clássica e hoje estuda para ser Musicista. “Se não fosse o CUCA eu não conheceria musica clássica. Feira ainda precisa crescer muito nesse sentido. É um privilégio estudar aqui.”, afirma Milena.

Para ela o ensino de musica clássica em Feira ainda é precário, pois são poucos projetos que aproximam esta arte da população, e as escolas particulares são muito caras, inacessíveis para a maioria das pessoas que moram em Feira.

Metade da vida, Naiara Sena, 16 anos, já passou

Feira começa a formar primeira orquestraAdolescentes e adultos

sonhando em fazer parte de uma orquestra, compareceram no último final de semana na seleção dos músicos que vão integrar o núcleo feirense de Prática Orquestral, mais novo integrante dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

(Neojiba).Nos dois dias de testes,

os instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, oboé, saxofone, trombone, trompa, trompete, percussão e piano executaram a Dança Húngara 5, de Brahms -, além de uma leitura à

primeira vista.“Queremos repetir

a experiência em mais cidades e especialmente em Feira esperamos ter boas surpresas”, disse o diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro, para quem as audições representam uma oportunidade inédita para a juventude da região

mostrar talento adotar o método do Neojiba de usar a música como um meio de desenvolvimento pessoal.

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do governo do estado, o Neojiba se inspira no “El Sistema” - programa venezuelano semelhante, criado há 39 anos. Beneficia

diretamente mais de 900 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, Trancoso, no extremo-sul da Bahia, e em Salvador, na Península Itapagipana, no

Bairro da Paz e no Nordeste de Amaralina.

Além disso, o Neojiba apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia.

CONHEÇA ALGUNS CANDIDATOSestudando música no CUCA. Começou aos 8 anos, com o piano. Passou pela bateria, flauta doce, gaita, percussão, violão acústico e flauta transversal, instrumento que já toca há 5 anos e com o qual ela disputa uma vaga na orquestra. Desde pequena sabia que queria ser musicista, e com isso sofreu preconceito de colegas pela dedicação à musica clássica. Uma paixão que não guarda só para ela. Naiara dá aulas para crianças e adolescentes carentes através do projeto Venham Todos, também do CUCA. “A musica é o meu jeito de ajudar as pessoas a terem um futuro melhor, ter uma oportunidade na vida. Quero levar adiante, dar bons exemplos e também ajudar a renovar essa arte”, sonha. A mãe é testemunha do interesse de Naiara. “Ela mesma constrói instrumentos com

materiais reciclados. Tem uma bateria inteira que fez com latas e outros materiais que iriam para o lixo”, revela Reinilma Sena.

Antônio Kleber, 28 anos, começou a tocar violino aos 14. Mas morando em Cipó (a 165 km de Feira) não achou incentivo para prosseguir. Na fase rebelde da adolescência, bebia muito, não se dedicava a nada e só queria saber de festa. Ele acha que a música o resgatou, quando se mudou para Feira de Santana e começou a tocar no grupo da Igreja. Agora incentiva o filho Guilherme no estudo de musica clássica. Guilherme toca violino desde os 10 anos (agora está com 13). Ainda não decidiu se quer mesmo ser músico, mas como gosta muito de tocar e acha que é o que faz de melhor, quer entrar para o Neojiba. “Eu gosto muito de futebol também, e quando estou jogando é só pensar em alguma música de Vivaldi, por exemplo, pra me sentir Naiara estuda música desde 8 anos e já ensina também

Antônio Kleber, 28 anos, incentiva o filho Guilherme a também adotar o violino. O garoto acha que ajuda até no futebol

Wander reencontrou o violoncelo e agora quer a orquestra

mais calmo, mais tranquilo e conseguir jogar bem”, recomenda.

Há cinco anos, quando se mudou de São Paulo para Feira de Santana, Wander Claudino, 28 anos, aposentou o violoncelo, até conhecer o CUCA e entrar no grupo da Orquestra de Câmara. Ele começou a tocar por pressão da família para que participasse de um grupo na igreja, porém se apaixonou pela música, que ele considera algo que o ajudou a conduzir a vida, ainda mais quando pensa nos amigos da adolescência, dos quais 80% se perderam na vida, pelas suas contas. “A música acalma, tranquiliza, dá paz de espírito. Se eu ficar sem tocar eu fico doido. Eu sou muito moleque, gosto de tocar livre, sem pressão. Quando estou ali tocando tranquilo eu me divirto, toco com leveza, com alegria”, garante.

Carol Miranda, 26 anos, faz Licenciatura em Música na UFBA, após enfrentar

muita oposição da família, que a queria num curso tradicional como Direito ou Odontologia. Mas a menina de Lençóis, que aos 9 anos tocava requinta (versão pequena da clarineta) na Filarmônica de sua cidade natal, sempre soube o que queria.

“Quando se estuda música, se cria uma

nova perspectiva de vida, postura, disciplina, respeito, foco, paciência. Não é somente a música. É toda uma postura diante da vida”, vibra a garota tímida, que se sente segura quando está tocando (agora clarineta mesmo). (com reportagem de Poliana Sena)

Page 7: Edicao 01 08 14

Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014 7

André Pomponet Economia em crô[email protected]

Semana passada apresentamos uma digressão gastronômica sobre a Feira de Santana. Nela, observamos um fenômeno curioso: ao longo das últimas décadas cresceu significativamente o número de restaurantes à disposição dos feirenses e dos viajantes que desembarcam na cidade. Nesses estabelecimentos está acessível uma ampla variedade de pratos e, também, de preços.

Fatores diversos contribuíram para essas transformações: mais dinheiro no bolso com o crescimento econômico da última década, maior dificuldade para chegar em casa em função do aumento dos engarrafamentos e o engajamento crescente das famílias no mercado de trabalho, o que reduz o tempo disponível para a preparação de alimentos.

O aquecimento do setor gastronômico se traduz em efeitos positivos para a economia: mais restaurantes em funcionamento

As mudanças nos hábitos alimentares IIimplica em ampliação na demanda pelos trabalhadores que, normalmente, integram o staff desses estabelecimentos: cozinheiros, garçons e chefes de cozinha, além da mão-de-obra auxiliar.

Para o setor público, por um lado, os efeitos são altamente desejáveis: cresce a arrecadação em função do aquecimento da economia. Por outro lado, coloca-se a necessidade de ajustar a oferta da qualificação profissional para a realidade sempre mutante, assim como o aprimoramento da intermediação da relação entre empregados e empregadores.

Mais desafios O setor de serviços,

todavia, produz impactos ainda mais sensíveis. O mercadejar mais intenso – e mais profissional – do setor gastronômico impõe a necessidade da manutenção de entrepostos comerciais em condições adequadas de funcionamento. Nesse processo, perdem relevância as feiras-livres tradicionais, mais voltadas para o varejo e para as donas-de-casa.

Tornam-se mais fundamentais, nesse caso, equipamentos como o Centro de Abastecimento. Em entrepostos dessa natureza empresários encontram ampla variedade de produtos e de preços, sem necessidade de maiores deslocamentos. Potencialmente, lá, num mesmo espaço, compram-se carnes, cereais, frutas e verduras no atacado e no varejo.

Coloca-se como necessidade fundamental, portanto, manter o famoso Centro de Abastecimento em condições adequadas de funcionamento, para assegurar sua sustentabilidade, o que não constitui a realidade atual. Afinal, pequenos e médios empresários já contam com alternativas que começam a concorrer com o entreposto.

AtacadistasEssa concorrência

localiza-se nos grandes grupos atacadistas com suas imensas lojas. Instalados em pontos estratégicos, amplos, limpos, relativamente seguros e com preços que costumam rivalizar com aqueles praticados no Centro de Abastecimento, esses

estabelecimentos atraem desde proprietários de pizzarias de bairro até quem vende cachorro-quente em carrinhos metálicos, passando pelos restaurantes com preços populares do centro da cidade.

Em tese, a maior competição favorece quem se dispõe a pagar por uma refeição pronta, já que a matéria-prima com preços mais em conta também favorece o dono do restaurante ou da lanchonete, que pode repassá-los reduzindo o preço final, atraindo mais clientes. A concorrência coloca-se, assim, como algo salutar e benéfico a todos.

Ao poder público cabe um papel regulatório para sustentar essa espiral virtuosa: nesse caso específico, assegurar a infraestrutura necessária ao Centro de Abastecimento para que esse se mantenha atraente e competitivo, contribuindo para manter a concorrência no emergente segmento gastronômico, mantendo ocupados os milhares de trabalhadores do entreposto.

Impugnado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o médico e ex-prefeito Tarcízio Pimenta desistiu de tentar na justiça autorização para concorrer à Assembleia Legislativa pelo PHS (Partido Humanista da

Pelo oitavo ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia oferece a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade. Em Feira de Santana, a Ação Cidadã será realizada de 06 a 08 de agosto de 2014, na sede da Defensoria Pública, na Rua Geminiano Costa, nº 212, Centro. A coleta de material genético será concentrada das 08h às 12h. A abertura de exames realizados anteriormente será concentrada no dia 07, das 14h às 18h.

A iniciativa integra a Ação Cidadã “Sou Pai Responsável”. Desde 2007 a campanha já beneficiou mais de 10 mil famílias baianas. Pessoas que não podem pagar um advogado têm a possibilidade de procurar a Defensoria Pública para resolverem conflitos familiares a partir de mediações e realizar exames de DNA gratuitamente, com a inclusão do nome do pai no

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, na tarde desta quinta-feira (31), a primeira chamada do vestibular 2014.2 (ProSel). A relação dos candidatos convocados e dos documentos necessários à matrícula estão disponíveis no portalwww.uefs.br, nas seções Notícias e ProSel.

Tarcízio oficializa desistência

Teste de paternidade grátis na Defensoria Pública

Saiu o resultado do Vestibular da Uefs

Solidariedade). O pedido de retirada de

candidatura foi protocolado dia 29 de julho, junto ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Lourival Almeida Trindade.

Em nota distribuída à imprensa, o político alegou que entre os motivos para a desistência está a “insegurança provocada

pela dupla filiação em duas coligações”. Devido a disputas internas pelo comando, membros do PHS registraram as candidaturas em duas coligações, uma apoiando o candidato do DEM, Paulo Souto e outra favorável a aliança com Rui Costa (PT). O caso será decidido pela justiça eleitoral.

Tarcízio Pimenta foi

vereador em Feira de Santana, entre os anos de 1993 e 1994, deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, no período de 1995 a 2007 e em 2008, foi eleito prefeito de Feira de Santana, ficando em último lugar entre quatro candidatos na disputa de 2012, quando tentou a reeleição.

registro de nascimento do filho. Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de saliva. O exame é rápido, simples e indolor.

Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e ações decorrentes disto: pensão alimentícia e guarda, entre outras.

 Quem tiver interesse e quiser mais informações sobre como participar da Ação, poderá ligar para o Disque Defensoria 129.

A matrícula será realizada no período de 7 a 14 de agosto, em dia e horário predeterminados por curso.

Mais informações através do telefone (75) 3161-8011, da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs.

Page 8: Edicao 01 08 14

8 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014

SÁBADO 02/08

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇOURI BECHEN Porto da Feira 20 Estação Nova

SANDRO PENELÚ Saigon Restaurante 21Rua José Pereira de Mascarenhas – Próximo ao Cortiço

PITITIU Cidade da Cultura 21 Conjunto João PauloMÁRCIO MIRANDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São Domingos

GENIVAN DE LEDA Quiosque do Mazinho 21 Praça Gilson Pedreira – Av. Getúlio Vargas

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

BATTATA The House 22 Ville Goumê

Sandro PeneluMais dicas culturais em: www.infcultural.blogspot.com

[email protected] e Lazer

Itamar VianArcebispo Metropolitano

Luzes no [email protected]

SHOWS AO VIVO

Pensando o BrasilAtenta aos sofrimentos, alegrias e esperanças do povo, a Arquidiocese de Feira

de Santana, como já é tradição, considera seu dever oferecer critérios e orientações que possam ajudar os cidadãos a cumprir seu dever eleitoral, com consciência e responsabilidade. Por isso, estamos lançando a cartilha de orientação política, “PENSANDO O BRASIL”, que já se encontra em livrarias e bancas de jornais.

O OBJETIVO da cartilha é contribuir para a formação política das pessoas, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientar os cidadãos nas eleições deste ano. Pretende ser um instrumento de trabalho, para que nossas escolas, grupos de casais e de jovens, comunidades, movimentos e pastorais reflitam sobre a presença e a atuação dos cidadãos na política. Visa, portanto, levar os eleitores à reflexão e à participação mais intensa neste grande momento político que o Brasil está vivendo.

A CAMPANHA eleitoral deve tornar-se uma excelente escola de educação cívica e renovar as esperanças de nosso povo, na alegria de viver num regime democrático, que se deve conquistar cada dia. Pois, como disse o Papa Francisco, respondendo a um jovem: “Envolver-se na política é uma obrigação de todo cristão”.

É NECESSÁRIO desenvolver uma clara consciência da importância da nossa participação, não só na escolha de nossos representantes como também no acompanhamento de seus mandatos. Se hoje associamos política com corrupção, é porque também nós nos omitimos nesse cenário. Vamos mudar essa realidade juntos!

ESSA é, também, a primeira vez que os eleitores brasileiros vão às urnas depois de grandes manifestações, quando milhares de pessoas ocuparam ruas, exigindo melhores serviços de transporte, saúde, educação, segurança pública, além de outras demandas por políticas públicas. Também, manifestaram preocupação com a corrupção e a insatisfação com a maneira como muitos políticos vêm exercendo o poder.

VOTAR corretamente, dentro das normas da lei eleitoral, é tão importante como rezar. A oração, sem o cumprimento dos deveres de cidadão, não agrada a Deus e perde o sentido. Desejamos que, neste ano de 2014, tenhamos eleições honestas, na escolha do presidente da república, senadores, governadores, deputados federais e estaduais. Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe a todos nós filhos e filhas dessa Pátria que tanto amamos.

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3021.6789

OS TEXTOS ASSINADOS NESTE JORNAL SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte Ramos

Editor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Comemorando seus 24 anos de atividades, levando o ensino e a prática da Capoeira à comunidade, o grupo de Capoeira Pavão Dourado realizou, no último

A Sociedade Filarmônica 25 de Março promove, no próximo dia 07, a partir das 15h, a abertura oficial das atividades da Escola de Música Maestro Estevam Moura. A solenidade acontece no

Filarmônica 25 de Marçovai sendo revitalizada

Os Saltimbancos abre segundo semestre do Domingo tem Teatro

Aluna de Mestrado da Uefs é premiada em concurso estadual

Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, da Fundação Senhor dos Passos. Na oportunidade, benfeitores da instituição que apóiam a iniciativa com a doação de instrumentos musicais

para a revitalização da 25 de Março receberão camisas com a marca renovada da Vinte e Cinco.

O Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão fica na Rua Deraldo Alves Costa, 171 – no bairro Baraúnas.

O espetáculo “Os Saltimbancos”, do Grupo Stripulia, de Salvador, é convidado para abrir a temporada do segundo semestre do projeto Domingo tem Teatro, que reestreia no dia 03 de agosto, às 10h30min, no Teatro Universitário do CUCA, permanecendo em cartaz nos dias 10 e 17 de agosto.

O Domingo tem Teatro

faz parte da programação cultural de Feira de Santana, desde 2005 e tem a missão de popularizar a cena teatral e de estimular a formação de novas plateias, abrindo espaço para grupos e artistas que compartilham os mesmos ideais.

A grande novidade do Projeto veio com a implantação do programa do Sócio Domingo tem Teatro, que tem como

principal objetivo aproximar o público que é fã do teatro a se tornar um sócio. De posse da carteirinha de sócio, o público passa a usufruir de benefícios e obter vantagens, descontos, concorrendo também a prêmios semanais e especiais de final de ano dos parceiros do programa dos sócios.

Duas obras da mestranda Tamires Maria Lima Gonçalves Santos, do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, da Uefs, foram selecionadas para publicação através de concurso das Secretarias da Educação e de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Os livros serão destinados a estudantes de graduação e crianças da rede pública municipal e estadual das classes de alfabetização, além de professoras do Ensino Fundamental I.

Com a obra “Fabricando”, Tamires Lima propõe o registro

e preservação dos saberes populares de fazer brinquedo, além de oferecer atividades de confecção de brinquedos artesanais. A obra teve o apoio do Edital Culturas Identitárias do Fundo de Cultura da Bahia 2014, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia. Os exemplares serão vendidos e também distribuídos gratuitamente.

Por sua vez, o livro “Tóim, cadê você?” busca elevar a autoestima da criança e a desconstrução de atos tidos como racistas através da aceitação do cabelo crespo. “A história tem como personagem

uma menina que reclamava tanto com o cabelo que ele fugiu. Após entender que o cabelo crespo é lindo, ela o encontra e pede desculpas ao cabelo”, explica Tamires Lima.

A obra “Tóim, cadê você?” terá distribuição gratuita nas escolas da rede municipal e estadual da Bahia que participam do Programa de Alfabetização dos Municípios do 1º e 2º ano da Classe Escolar (Proam). Tamires Lima foi selecionada através do Concurso de Obras de Literatura Infantil de Autores Baianos do Estado da Bahia, promovido pela Secretaria da Educação.

Grupo de Capoeira Pavão Dourado faz evento festivo

sábado, um evento de confraternização entre os seus membros e alunos.

Um dos seus diretores, o Mestre Macaco, deu um tom especial ao evento, proporcionando aos alunos a oportunidade

de tocar e cantar ao lado de seus mestres.

Para conhecer melhor o excelente projeto do Grupo Pavão Dourado, basta entrar em contato com o Mestre Macaco, pelo telefone (75) 9239-0311.

SEXTA-FEIRA 01/08

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇOELIOMAR SANTOS Quiosque dos Amigos 18 Praça Duque de Caxias

ALAN OLIVEIRA Quiosque do Mazinho 21 Praça Gilson Pedreira – Av. Getúlio Vargas

RAMON LIMA Cidade da Cultura 21 Conj. João PauloJOSAS ALMEIDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São DomingosMARIZÉLIA E OS COISINHO Botekim Tematic Bar 22 Av. João DurvalGELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

URI BECHEN Frango na Brasa 20 JomafaDENIS Espetinho do Pimenta 20 Av. Maria Quitéria

LIVRES PARA VOAR Seresta da Vitória 22 Rua Cons. Franco - Centro

ISRAEL EXALTO Caldeirão Sportbar 21 CapuchinhosVAGUINHO DOURADO Bar 14 Bis 22 Av. Getúlio Vargas

Page 9: Edicao 01 08 14

Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014 9

O salmista Davi escreveu: “Diz o néscio no seu coração: não há Deus!”. Entendemos aqui o néscio como aquele que não examina, não considera e logo conclui: não há Deus.

Estamos, contudo, hoje, observando que, na área das ciências de ponta, de fronteira, como o da física quântica, os joelhos estão se dobrando e é cada dia maior o número dos que se voltam para o “sagrado”, buscando respostas profundas para questões vitais da própria existência. Damos aqui exemplos de notáveis desta área como o físico quântico inglês David Bohm (Totalidade e a Ordem Implicada), Fritjof Capra (O Ponto de Mutação, Conexões Ocultas, Sabedoria Incomum, A Teia da Vida), além de outros títulos, todos excelentes e encontrados em língua pátria e em livrarias de nossa cidade. Podemos citar ainda Renee Weber, Ilya Prigogine, além de muitos outros.

O homem tem no seu coração a ideia da eternidade,

Jolival Soares Bioquímico, Mestrando em Bioética - UMSA, Bacharelando em Direito - FAT e Professor de Bioética.

E-mail: [email protected]

Ateus, de que Deus?ali colocada por Deus. Ele sente, mas não pode ainda compreender, pois está preso à realidade de um corpo físico, que é nossa maneira e forma de existir neste mundo. Está preso à imanência da matéria – pois somos feitos de terra! Somente aqueles que buscam e alcançam o exercício da fé conseguem “cortar este cordão umbilical” - que nos prende à imanência da matéria e transcende em direção ao sagrado – que esteve e sempre está à disposição dos que querem crer e pedem auxílio para isto. O problema é que muitos estão muito mais para Tomé! A boa notícia é que igualmente experiências empíricas e científicas têm demonstrado é que o correto mesmo é “crer para ver” e não “ver para crer”.

Colocaram, em recente experimento, homens mergulhadores em profundidades oceânicas onde é impossível ao olho humano enxergar qualquer coisa e, ao subirem, lhes perguntaram o que foi que viram. Ao que responderam: “vimos latas vermelhas de cervejas Budweiser!” O que era impossível,

pois esta cor, medida em nanômetros (escala) seria impossível de visualização naquela profundidade. Conclusão: eram mergulhadores americanos, consumidores daquela marca de cervejas, e creram estar vendo aquelas latas, ou seja: viram porque “criam” que estavam vendo e não o contrário. Jocosamente dizem ser muito difícil de se encontrar ateus em uma fronteira de guerra ou em leitos de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O homem é indesculpável quando age ou pensa como um néscio (bruto, ignorante), ao negar Deus, pois as manifestações da sua presença e poder na sua criação, tanto na ordem macroscópica, como na microscópica, são simplesmente extraordinárias. Uma das pesquisas de ponta em ciências é o projeto de gravar os discursos de Sócrates, Platão e Aristóteles. Agora, você já pensou no dia que gravarmos o “Sermão da Montanha” ou Moisés nos entregando os dez mandamentos, a “Constituição de Deus” para nós os homens? Esta pesquisa parte da

premissa do fato de o que falamos fica no espaço, fica no éter, sendo, pois, possível de gravação com instrumentos sensíveis, específicos e especializados.

A neurociência vem demonstrando que no cérebro humano existem “quatro milhões” de sensores para perceber Deus. Por outro lado, se sabe que nosso cérebro não percebe o que não existe!

Um grupo de cientistas de Pasadena, nos Estados Unidos, vem demonstrando, em recentes experimentos, a presença de Deus, permeando a tudo e a todos. Não fico surpreso, pois Deus, antes de criar o mundo, criou Ele a “sabedoria” e, com ela, fez toda sua criação. Por isso, onde nos viramos nos deparamos com ela, a sua sabedoria. E, falando em sabedoria, talvez fosse bom para os Tomés – os incrédulos, os descrentes – fazerem o que recomenda-nos o filósofo e matemático francês Blaise Pascal: “Devemos crer em Deus, pois, se ao chegarmos lá o encontrarmos, ganhamos tudo. E, se não o encontrarmos, não perdemos nada!” Pense nisto.

Juiz quer impor execução de Hino nas escolas

O juiz José Brandao Netto, que em toda comarca que assume adota o Toque de Recolher para menores (que ele prefere chamar de Toque de Acolher, um horário depois do qual os meninos não podem permanecer sozinhos na rua), mandou implantar na comarca de Conceição da Feira, onde está agora, uma imposição também a escolas e professores, sob

pena de pagarem uma pesada multa.

José Brandão baixou portaria determinando a execução obrigatória do Hino Nacional pelo menos uma vez por semana, nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental. Quem não cumprir deve pagar multa de até quatro salários mínimos.

Segundo ele, a medida é parte do “Toque de Estudo

e Disciplina (TED)”. O juiz alega que a portaria está de acordo com a lei federal 12.031.

Em Crisópolis-BA, cidade em que José implantou a mesma medida no ano de 2013, oito professores foram intimados a comparecer à delegacia de polícia por não terem cumprido a imposição judicial.

Reginaldo Pereira

José Brandão: polêmicas de comarca em comarca

A venda de alguns coquetéis caseiros está proibida em Feira de Santana e a fiscalização será intensificada durante a 13ª Parada Gay, que será promovida no dia 31 de agosto. Na lista de proibição, anunciada por prepostos da Secretaria Municipal de Saúde, estão o “Cravinho”, que é uma bebida de infusão e que provoca fortes reações, e o “Príncipe Maluco”, coquetel submetido a análises laboratoriais que identificaram a presença de substâncias psicoativas, que podem provocar convulsões, vômitos e desmaios.

A medida foi anunciada durante reunião da comissão organizadora com órgãos que dão apoio ao evento, na quarta-feira, 30, à tarde, no auditório da Secretaria de Prevenção à Violência.

Conforme funcionários da Secretaria de Saúde, em amostras do coquetel “Príncipe Maluco”

Parada Gay terá bebidas proibidas

encaminhadas para laboratório já foi identificada a adição de “Rophynol” (marca da substância flunitrazepam comercializada por laboratório), provocando redução do desempenho psicomotor, com diminuição dos reflexos e da atenção, e ocorrência de amnésia.

Conforme estudos científicos, associada ao álcool a substância causa grave risco à vida dos usuários. É utilizada nos golpes conhecidos como “Boa noite, Cinderela”, quando as vítimas caem em sono profundo e são roubadas.

Os órgãos de fiscalização prometem retirar do circuito as barracas que insistirem em vender tais bebidas. O presidente do Glich, Thiago Oliveira, disse apoiar a ação dos órgãos de saúde e de segurança pública. Segundo ele, a pretensão é tornar o evento o mais acolhedor para famílias.

Page 10: Edicao 01 08 14

10 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014

DACLASSIFICADOSDECRETO INDIVIDUAL Nº 403/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2873/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 489/2014, com fundamento no art. 40, § 1º, inciso III, alínea “b”, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pelas Emendas Constitucionais n°s 20/98 e 41/2003, em harmonia com o art. 33, incisos I, II e III, da Lei Complementar nº 011/2002, que não foi alterada pela Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por idade, com proventos proporcionais a servidora ELIETE SANTOS MENDES, matrícula nº 08000531-5, Agente Comunitário de Saúde, Classe I, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DECRETO INDIVIDUAL Nº 404/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3003/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 598/2014, com fundamento no art. 40, § 1º, inciso III, alínea “b”, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pelas Emendas Constitucionais n°s 20/98 e 41/2003, em harmonia com o art. 33, incisos I, II e III, da Lei Complementar nº 011/2002, que não foi alterada pela Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por idade, com proventos proporcionais a servidora CELESTE MARIA CHAHOUD ADORNO, matrícula nº 08000068-8, Agente Comunitário de Saúde, Classe II, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

DECRETO INDIVIDUAL Nº 405/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2924/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 343/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, com alterações dadas pela Emenda Constitucional nº 41/2003, e art. 30, §§ 2º e 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE conceder aposentadoria por invalidez, com proventos proporcionais à servidora MARIA JOSÉ DE CARVALHO LIMA, matrícula nº 04000336-5, Agente Comunitário de Saúde, Classe II, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DECRETO INDIVIDUAL Nº 406/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2952/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 632/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, combinado com o art. 6º, da Emenda Constitucional nº 41/2003, com redação dada pela Emenda Constitucional 70/2012 e art. 30, §§ 2º e 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE conceder aposentadoria por invalidez, com proventos proporcionais ao servidor JOSÉ CARLOS SANTIAGO RAMOS, matrícula nº 04030211-3, Agente de Serviços Gerais, Classe I, Referência “A”, nível 06, lotado na Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

DECRETO INDIVIDUAL Nº 415/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3064/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 619/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, ao servidor ALIOMAR CORDEIRO VITÓRIA, matrícula nº 01005362-7, Inspetor Sanitário, Classe II, Referência “A”, nível 07, lotado na Secretaria Municipal de Saúde.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

DECRETO INDIVIDUAL Nº 416/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3058/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 679/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, à servidora ANA CELIA BISPO DA SILVA, matrícula nº 01006046-2, Auxiliar Administrativo, Classe II, Referência “A”, nível 06, lotada, na Secretaria Municipal de Educação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

DECRETO INDIVIDUAL Nº 417/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3078/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 633/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE conceder aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais, ao servidor JOSÉ RODRIGUES NERI, matrícula nº 01013215-0, Agente de Serviços Gerais, Classe I, Referência “A”, nível 07, lotado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

DECRETO INDIVIDUAL Nº 418/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2908/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 631/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, com alterações dadas pela Emenda Constitucional nº 41/2003, e art. 30, § 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE: conceder aposentadoria por invalidez, com proventos integrais ao servidor JEFFERSON LEDOUX COSTA SILVA, matrícula nº 04033216-8, Agente Comunitário de Saúde, Classe I, Referência “A”, nível 01, lotado na Secretaria Municipal de Saúde.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

PORTARIA Nº 554/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da

Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2873/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 489/2014, com fundamento no art. 40, § 1º, inciso III, alínea “b”, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pelas Emendas Constitucionais n°s 20/98 e 41/2003, em harmonia com o art. 33, incisos I, II e III, da Lei Complementar nº 011/2002, que não foi alterada pela Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade da segurada ELIETE SANTOS MENDES, matrícula nº 08000531-5, Agente Comunitário de Saúde, Classe I, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, em R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais), equivalentes a proporcionalidade de (57,15%) do provento integral da média da renumeração contributiva nas competências de janeiro/2001 a outubro/2014; valor do provento apurado – R$ 534,69; complemento para atingir o salário mínimo conforme determinação constitucional (art. 201, § 2° da CF) – R$ 189,31. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

PORTARIA Nº 555/2014

O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3003/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 598/2014, com fundamento no art. 40, § 1º, inciso III, alínea “b”, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pelas Emendas Constitucionais n°s 20/98 e 41/2003, em harmonia com o art. 33, incisos I, II e III, da Lei Complementar nº 011/2002, que não foi alterada pela Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade da segurada CELESTE MARIA CHAHOUD ADORNO, matrícula nº 08000068-8, Agente Comunitário de Saúde, Classe II, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, em R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais), equivalentes a proporcionalidade de (43,91%) do provento integral da média da renumeração contributiva nas competências de abril/2001 a maio/2014; valor do provento apurado – R$ 418,30; complemento para atingir o salário mínimo conforme determinação constitucional (art. 201, § 2° da CF) – R$ 305,70. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

Alugo Ponto Comercial com 3 salas na Rua Quintino Bocaiuva, 701 - 1º andar - Ponto Central - Próximo a João Durval

Contatos: 3225-5877 / 9134-1235

[email protected]

PORTARIA Nº 567/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado

da Bahia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2908/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 631/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, com alterações dadas pela Emenda Constitucional nº 41/2003, e art. 30, § 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade do segurado JEFFERSON LEDOUX COSTA SILVA, matrícula nº 04033216-8, Agente Comunitário de Saúde, Classe I, Referência “A”, nível 01, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, em R$ 905,00 (novecentos e cinco reais), equivalentes a 100% da média da remuneração contributiva nas competências de outubro/2008 a junho/2014. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014. RESTAURANTE COISAS D’ VALENÇA

Passa-se ponto na avenida Maria Quitéria, em pleno funcionamento.

MOTIVO VIAGEM

Tel. (75) 9213-3679 - 9942-9737

Page 11: Edicao 01 08 14

Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014 11

[email protected]

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

JOÃO MARINHO GOMES JÚNIORSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

 

  

Edital de Convocação n° 012/2014 – Concurso 2012 A Secretaria Municipal de Administração, considerando o resultado final do Concurso Público Municipal, destinado a prover cargos na Administração Direta, Fundacional e Autárquica da Prefeitura Municipal de Feira de Santana de acordo com o Edital de Divulgação dos Resultados, de 20 de dezembro de 2012,

RESOLVE:Art. 1º - Ficam convocados para nomeação no Serviço Público Municipal, de acordo com as necessidades atuais da

Administração, os candidatos aprovados no Concurso Público realizado com tal finalidade, de acordo com a seguinte relação: Para o Cargo de Agente de Trânsito:

Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação12 113.955 EDEMBERG PEREIRA DE ALMEIDA Afro-descendente ou Indígena 70,40 17 108.562 CAMILA COSTA DOS SANTOS Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 71,20 26 120.580 EDCARLOS PEREIRA DE ASSIS Nenhuma das Cotas 74,40 27 115.389 CELIA MARIA DA SILVA Nenhuma das Cotas 74,40 28 103.006 ACUEDO ALMEIDA SANTOS Nenhuma das Cotas 74,40 29 123.937 JOSE COSTA SIMÕES JUNIOR Nenhuma das Cotas 74,40 30 116.123 RAMON DA SILVA GONÇALVES Nenhuma das Cotas 73,60 31 113.132 ITALO INÁCIO OLIVEIRA LIMA Nenhuma das Cotas 73,60

Para o Cargo de Assistente Social: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

4 123.224 PATRICIA DE JESUS SANTOS Afro-descendente ou Indígena 66,00 5 107.768 ANA TEREZA SOUZA DOS SANTOS Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 72,00 8 106.381 DAIANA DE OLIVEIRA MACHADO Nenhuma das Cotas 74,50

Para o Cargo de Contador: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

7 112.355 ANA RACHEL DE CARVALHO SILVA Nenhuma das Cotas 58,00

Para o Cargo de Enfermeiro: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

3 112.259 JESSICA DA ROCHA BENICIO Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 78,00 5 102.215 JANNE PINTO DE ALMEIDA Nenhuma das Cotas 83,50

Para o Cargo de Fiscal de Serviços Públicos: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

1 114.196 LUIS ROGERIO SANTIAGO DIAS PNE 59,20 1 110.448 ALISON ROBERTO PEREIRA DE JESUS Afro-descendente ou Indígena 82,40 1 129.338 ANDERSON OLIVEIRA SANTOS Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 85,60 2 109.531 JOANA FLAVIA DANTAS ALVES Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 84,00 1 115.176 YOLANDA ARAUJO ALVES DE BRITTO Nenhuma das Cotas 90,40 2 120.738 FÁBIO FERNANDES DE MORAES LUCENA Nenhuma das Cotas 84,00

Para o Cargo de Intérprete de Libras: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

2 107.724 SIRLEIDY CARDOSO DOS SANTOS Afro-descendente ou Indígena 57,60 3 104.337 MARIA DO CARMO PEREIRA SILVA Afro-descendente ou Indígena 54,40 3 113.475 EVELYN FERREIRA DE SIQUEIRA Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 52,80 5 128.013 DJENNYPHER ALAYR SOUZA MAXIMO Nenhuma das Cotas 52,00

Para o Cargo de Médico: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

1 118.266 TÁRCIO WANDERSON DE JESUS PEREIRA DA HORA Afro-descendente ou Indígena 73,50 2 119.243 SAMUEL ALVES SANTANA FILHO Afro-descendente ou Indígena 58,00 1 121.089 VANESSA ARATA Nenhuma das Cotas 70,00 2 117.591 ADRIANO BASTOS DE OLIVEIRA Nenhuma das Cotas 68,00 3 107.657 ANA PAULA VELAME ROCHA Nenhuma das Cotas 68,00 4 121.064 LETICE SILVA OLIVEIRA SILVA Nenhuma das Cotas 68,00 5 113.943 RODRIGO SANTOS MATOS Nenhuma das Cotas 67,75 6 126.083 ELTON DE LIMA MACEDO Nenhuma das Cotas 65,50 7 122.136 EDGAR ADOLFO FREITAS COSTA Nenhuma das Cotas 64,25 8 123.389 JOIR LIMA DE OLIVEIRA JÚNIOR Nenhuma das Cotas 64,00

Para o Cargo de Secretário Escolar: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

1 100.773 JULIANA DE ARAUJO MARQUES Afro-descendente ou Indígena 100,40 1 105.160 KATIA SILVA FIUZA DE SOUZA Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 106,80 1 112.127 ÉLIDA CORDEIRO DO NASCIMENTO SANTANA Nenhuma das Cotas 118,00

Para o Cargo de Técnico de Enfermagem: Classif. Inscrição Nome Cota Pontuação

5 106.553 MILENA MOTA DOS SANTOS Oriundo de Escola Pública ou Bolsista 59,20 8 127.516 JACIARA DE ALMEIDA SANTOS Nenhuma das Cotas 62,40

 

  

Art. 2° - Os convocados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Administração, situada na Av. Sampaio, 344 – Centro, nesta cidade, munidos dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade; b) Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Certidão de Nascimento; d) Cartão de Inscrição no PIS/PASEP; e) Comprovante de regularidade com as obrigações eleitorais; f) Comprovante de regularidade com o serviço militar, quando couber; g) Carteira Nacional de Habilitação, quando couber; h) Comprovação de escolaridade mínima compatível com o cargo de acordo com a exigência do edital; i) Atestado de sanidade e capacidade física, mental e psicológica; j) Declaração de Bens; k) Atestado de antecedentes policiais; l) 02 (duas) fotos 3X4; m) Para os concursados que possuam outros vínculos com o serviço público, declaração dos órgãos de origem,

informando a jornada de trabalho. Art. 3º - Os candidatos convocados deverão providenciar, às suas expensas, os exames laboratoriais e

complementares a seguir relacionados:

a) Exames comuns a todos os candidatos: • Hemograma completo - válido por até 3 (três) meses; • Sumário de Urina - válido por até 3 (três) meses; • Acuidade Visual - válido por até 6 (seis) meses; • Fundoscopia - válido por até 6 (seis) meses.

b) Exame específico para todos os candidatos ao cargo de Professor: • Laringoscopia - válido por até 3 (três) meses.

c) Exames específicos para todas as candidatas do sexo Feminino: • Avaliação Ginecológica - Válido por até 6 (seis) meses; • Colposcopia - válido por até 6 (seis) meses; • Citologia - válido por até 6 (seis) meses; • Microflora - válido por até 6 (seis) meses.

d) Exames específicos para candidatos convocados com mais de 40 anos de idade: • Glicemia em jejum - válido por até 3 (três) meses; • Tonometria - válido por até 6 (seis) meses; • Eletrocardiograma (ECG) - válido por até 6 (seis) meses.

e) Exame específico para candidatas convocadas, com mais de 40 anos de idade, do sexo Feminino:• Mamografia - válido por até 12 (doze) meses.

f) Exames específicos para candidatos convocados, com mais de 40 anos de idade, do sexo Masculino: • Antígeno Prostático Específico (PSA) - válido por até 6 (seis) meses.

§ 1º - Durante a avaliação da capacidade física e mental, poderão ser solicitados outros exames complementares, a depender da necessidade de esclarecimento de diagnóstico, a critério da equipe de avaliação médica.

§ 2º - Em todos os exames laboratoriais e complementares, além do nome do candidato, deverá constar, obrigatoriamente, o número da carteira de Identidade do candidato, o órgão expedidor, assinatura e registro no órgão de classe específico do profissional responsável, sendo considerado motivo de inautenticidade do Exame Médico destes a inobservância ou omissão de, pelo menos, uma das situações acima previstas.

§ 3º - Os candidatos convocados portadores de necessidades especiais (PNE) serão submetidos ao disposto nos itens 6.1 a 6.12 do Edital de Abertura de Inscrição do Concurso.

§ 4º - Os candidatos convocados em obediência à Lei 3.286/2011 (Vagas Sociais) deverão apresentar comprovação de tal condição.

§ 5º - Os candidatos deverão dirigir-se ao Instituto de Previdência de Feira de Santana - IPFS, situado na Avenida Senhor dos Passos, nº 212, Centro, ao obterem os exames solicitados, para se submeterem à inspeção médica, seguindo o agendamento por ordem de comparecimento, respeitados os 30 dias da publicação deste Edital.

Art. 4º - Caso o candidato não compareça no prazo estipulado no item 17.2 do Edital de Abertura de Inscrição do Concurso, ou não apresente a documentação acima elencada, perderá o direito à nomeação e ao conseqüente ingresso no serviço público municipal.

Feira de Santana, 01 de agosto de 2014.

João Marinho Gomes Júnior Secretário Municipal de Administração

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

ANTÔNIO ALCIONE DA SILVA CEDRAZDIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE FEIRA DE SANTANA

PORTARIA Nº 556/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas

atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2924/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 343/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, com alterações dadas pela Emenda Constitucional nº 41/2003, e art. 30, §§ 2º e 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade da segurada MARIA JOSÉ DE CARVALHO LIMA, matrícula nº 04000336-5, Agente Comunitário de Saúde, Classe II, Referência “A”, nível 03, lotada na Secretaria Municipal de Saúde, em R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais), equivalentes a proporcionalidade de (43,36%) do salário de contribuição verificado no mês de março/2014, valor apurado R$ 414,39; complemento para atingir o salário mínimo conforme determinação constitucional (art. 201, § 2º da CF) – R$ 309,61. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

PORTARIA Nº 557/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas

atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.2952/2013, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 632/2014, com fundamento no art. 40, § 1°, inciso I, da Constituição Federal de 1988, combinado com o art. 6º, da Emenda Constitucional nº 41/2003, com redação dada pela Emenda Constitucional 70/2012 e art. 30, §§ 2º e 5°, da Lei Complementar nº 011/02 e alterações contidas na Lei Complementar n° 028/06, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade do segurado JOSÉ CARLOS SANTIAGO RAMOS, matrícula nº 04030211-3, Agente de Serviços Gerais, Classe I, Referência “A”, nível 06, lotado na Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em R$ 999,12 (novecentos e noventa e nove reais e doze centavos), equivalente a (94,52%) do salário de contribuição verificado no mês de maio/2014. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de julho de 2014.

PORTARIA Nº 564/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas

atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3064/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 619/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade do segurado ALIOMAR CORDEIRO VITÓRIA, matrícula nº 01005362-7, Inspetor Sanitário, Classe II, Referência “A”, nível 07, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, em R$ 1.382,84 (mil, trezentos e oitenta e dois reais e oitenta e quatro centavos), equivalentes a 100% do salário de contribuição verificado no mês de maio/2014, constituído das seguintes parcelas: vencimento - R$ 724,00; adicional por tempo de serviço – (31%) R$ 224,44; insalubridade – (20%) R$ 144,80; gratificação do exercício em unidade de saúde – (40%) R$ 289,60. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014

PORTARIA Nº 565/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas

atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3058/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 679/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade da segurada ANA CELIA BISPO DA SILVA, matrícula nº 01006046-2, Auxiliar Administrativo, Classe II, Referência “A”, nível 06, lotada, na Secretaria Municipal de Educação, em R$ 952,96 (novecentos e cinquenta e dois reais e noventa e seis centavos), equivalentes a 100% do salário de contribuição verificado no mês de maio/2014, constituído das seguintes parcelas: vencimento - R$ 724,00; adicional por tempo de serviço – (30%) R$ 217,20; vantagem pessoal – R$ 11,76. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

PORTARIA Nº 566/2014O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, Estado da Bahia, no uso de suas

atribuições, tendo em vista o que consta do Processo de nº 30.3078/2014, e no Parecer da Procuradoria Geral do Município nº 633/2014, e com fundamento no art. 6º, incisos I, II, III e IV, da Emenda Constitucional nº 41/2003, combinado com o art. 32, da Lei Complementar nº 028/2006, RESOLVE: I – Fixar a renda mensal na inatividade do segurado JOSÉ RODRIGUES NERI, matrícula nº 01013215-0, Agente de Serviços Gerais, Classe I, Referência “A”, nível 07, lotado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em R$ 1.245,28 (mil, duzentos e quarenta e cinco reais e vinte e oito centavos), equivalentes a 100% do salário de contribuição verificado no mês de maio/2014, constituído das seguintes parcelas: vencimento - R$ 724,00; adicional por tempo de serviço – (32%) R$ 231,68; insalubridade – (40%) R$ 289,60. II - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 31 de julho de 2014.

Page 12: Edicao 01 08 14

12 Feira de Santana, sexta-feira 1º de agosto de 2014