eda informa - ruigoulart.net · maria josé gil administradora da eda motivar para melhorar. ......

16
EDA Informa Outubro 2005 87

Upload: trannhu

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 2005

87

Page 2: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

2

EDA Informa Outubro 200587

Sumário

03 Editorial04/05 Um dia com 06 25 Anos07 Publicidade08 Investimentos 09 Publicidade10/11 Quem é Quem12 GREDA13 Nascimentos & Casamento14 Reformas 15 Aniversários

FICHA TÉCNICA Director Emanuel Fernandes Coordenadora Editorial Cláudia Fontes

Edição e Design Globaleda (Rui Goulart) Colaboradores • Ana Paula Pereira • Lucília Viveiros •

Vanda Ribeiro • Virgílio Guerra • Propriedade Electricidade dos Açores, S.A. Impressão Coingra

Tiragem 1350 exemplares

04

06

10

13

12

Page 3: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

3

Outubro 2005 EDA Informa 87

Editorial

As empresas modernas são confrontadas, permanentemente, com a necessidade de proceder a adaptações face ao meio envolvente, com vista a atingir os seus objectivos e garantir uma qualidade de serviço que possa ser reconhecida pelos seus clientes.Um ambiente em que a adaptação à mudança é inevitável para a sobrevivência de muitos negócios, obriga a uma atenção/avaliação especial relativa aos métodos de funcionamento, à escolha de boas práticas de forma a se obterem os melhores resultados com o máximo de eficiência.A introdução de novas tecnologias, bem como os investimentos feitos ao longo dos últimos anos pelo GRUPO EDA, são um indicador da preocupação existente na melhoria dos processos e condições de trabalho de todos os colaboradores.Contudo, não basta a qualquer organização dispor dos meios materiais mais adequados ao desempenho das mais diversas funções. É determinante definir e avaliar, através de métodos dinâmicos, o grau de contribuição de todos em geral e de cada um em particular para o sucesso das empresas. Deste modo, cada colaborador deve sentir e poder medir qual o seu contributo e da equipa em que se insere, para a prossecução dos objectivos que, diariamente, se lhe colocam.Tendo presentes estas preocupações, entendeu o Conselho de Administração promover um novo projecto de Sistema de Gestão de Recursos Humanos, partindo de um modelo de competências - orientado para a Gestão por Objectivos e Avaliação de Desempenho - que alinhe os colaboradores com os objectivos estratégicos da empresa, tendo por base o mérito e o potencial demonstrado.Esta nova metodologia permitirá a sua aplicação no Recrutamento e Selecção, na Avaliação de Desempenho, na definição de um Sistema de Recompensas, na Gestão de Carreiras, nomeadamente nas empresas participadas, e, não menos importante, na formulação das Necessidades de Formação Profissional.Em paralelo, decorre a criação de um novo Plano de Pensões de Benefício Definido, aplicável aos trabalhadores efectivos ao serviço da EDA, cuja entrada tenha ocorrido em data posterior a 1 de Janeiro de 2003. Este novo Plano, já aprovado pelo Conselho de Administração, aguarda apenas a aprovação final do Instituto de Seguros de Portugal.Assim, podemos contar com dois novos instrumentos que vão de encontro aos objectivos estratégicos do GRUPO EDA e, paralelamente, aos anseios manifestados pela maioria dos colaboradores.Para terminar, aproveitamos para informar que, a muito curto prazo, serão divulgados os resultados dos trabalhos atrás referidos, esperando o empenho e envolvimento para as melhorias que, estamos certos, se podem obter para a nossa organização.Precisamos de colaboradores motivados e para tal, mais uma vez, contamos com todos para enfrentar estes novos desafios!

Maria José Gil Administradora da EDA

MOTIVAR PARA MELHORAR

Page 4: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 200587

4

O Gabinete de Gestão da Qualidade e Ambiente tem vindo, desde há muito, a desenvolver a sua actividade na monitorização do sistema de qualidade de serviços de manutenção mecânica de equipamentos de produção de energia, na reorganização interna, ao nível ambiental, e avaliação da situação de cumprimento relativamente à legislação ambiental aplicável, bem como na implementação da metodologia de envio para tratamento final de resíduos industriais perigosos, com o intuito de lhes atribuir um destino ambientalmente correcto e, ainda, no apoio à consolidação do sistema de gestão da qualidade e manutenção de infra-estruturas de telecomunicações.

Há quanto tempo trabalham na EDA?

Sandra Câmara – Estive ligada à Globaleda durante 4 anos. Na EDA estou há 2 anos, sempre ligada à área da Qualidade.

Paula Soares – Estou na EDA há 2 anos na área do Ambiente.

Sabemos que o vosso dia-a-dia é agitado. Apesar disso, trazem sorrisos novos todos os dias… um contágio

salutar! Uma áurea de frescura ao ambiente de trabalho. Não obstante, gostaríamos de ouvir a sua opinião sobre o seu trabalho, além de que essa é uma área pouco conhecida de alguns dos nossos colegas.

Sandra Câmara – É de facto uma área muito agitada, isto porque tem interface com várias áreas da empresa, o que torna o dia-a-dia mais interessante.

Como encaram a necessidade de terem que se deslocar, com alguma frequência, pelas ilhas para realizarem o vosso trabalho?

Sandra Câmara – É vicioso. Já faz parte da minha rotina. Em contrapartida, o trabalho de secretária acumula-se devido às movimentações constantes pelas ilhas e Continente. Todavia, o tal sorriso é um antídoto para a nossa motivação e empenho, sendo que o mais importante e o que prevalece no GQAMB é o espírito de equipa e entreajuda.

Paula Soares – Com maior ênfase na área do Ambiente por parte da empresa, é natural que passarei a deslocar-me com alguma regularidade. Vou ver o que a Sandra sofre…

Um Dia Com...

Page 5: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

5

Outubro 2005 EDA Informa 87Virgílio Guerra Fotos: Cláudia Fontes

Embora desempenhe uma actividade que está ligada directamente com a sua carreira profissional, como tem sido a realidade do dia-a-dia: surpreendente ou nem tanto?

Sandra Câmara – Todos os dias são diferentes na área da Qualidade/Ambiente, quase não existe rotina, estamos sempre a depararmo-nos com desafios, isto porque, o meu trabalho depende muito dos outros colegas. Para além disso, gosto de contactar com pessoas diferentes, criando uma interacção sadia e muito profissional. O que mais prezam na Natureza?

Sandra Câmara – Equilíbrio nas várias vertentes mas, infelizmente, estamos a perder esse bem precioso.

Paula Soares – O mar é para mim o bálsamo dos meus bons e menos bons momentos. O equilíbrio que a Sandra refere é muito importante a todos os níveis.

Acha que as pessoas hoje estão mais sensibilizadas para a preservação do meio ambiente, ou sente que há um vazio de informação e um caminho longo a percorrer?

Virgílio Guerra

Paula Soares – Ainda existe um longo caminho a percorrer. Apesar de existir mais informação disponível, os meios para aplicação dessa informação não estão a ser devidamente aproveitados.

No seu entender, que padrões basilares deve uma empresa tomar como medidas preventivas?

Paula Soares – A EDA, desde há muito, tem vindo a tomar medidas preventivas de modo a mitigar o impacto ambiental causado pelas suas actividades, sendo o ambiente uma constante preocupação.

Conte-nos uma história engraçada que se tenha passado consigo no serviço.

Paula Soares – Quando tínhamos fome, íamos ao armário do chefe “roubar-lhe” as bolachas dietéticas. Agora sentimos falta das nossas bolachinhas.

Para que os leitores percebam a natureza dessa afirmação, ela foi expressa com beicinhos mimosos das duas colegas.

Gabinete de Gestão da Qualidade e Ambiente

Page 6: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 200587

6

A comemoração do 25º aniversário da EDA ocorreu no passado dia 22 de Setembro.

Colaboradores e alguns convidados encheram a sala do Hotel Santa Maria, local escolhido para o efeito.

O Presidente do Conselho de Administração da EDA, Dr. Roberto Amaral, fez as honras da casa, proferindo algumas palavras para os presentes. De seguida, a devida homenagem aos trabalhadores que, encontrando-se ao serviço em 2005, corporizaram o início de actividade da EDA naquela ilha.

Durante o jantar, a animação foi uma constante. O jovem Mário Daniel deu, uma vez mais, uma preciosa ajuda.

No final, e para delícia de todos os presentes, o mágico ofereceu-nos um espectáculo de palco cativante.

Ao José Viegas uma palavra de agradecimento, pelo seu empenho e profissionalismo na organização de todo o evento.

Ilha de Santa Maria

Cláudia Fontes Fotos: Mário Nelson

Page 7: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

I.E.I - INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS INDUSTRIAIS, LDA.

“Trabalhos em Regime de Empreitada Contínua”

Local: Pedro Miguel, Horta

Trabalho: Subempreitada de apoio MT e Montagem de Derivação para o Ramal MT a 15 KV para o PT do Porto – Pedro Miguel

Morada: Rua Eng.º José Cordeiro, n.º 10 APT 251 9501-903 Ponta Delgada

Tel: 296 490 300 Fax: 296 490

I.E.I. - A eficácia da qualidade

Page 8: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 200587

8

Flores- Remodelação do sistema de protecções da SE Além Fazenda, no valor de 28.722€ (ABB).

Terceira- Remodelação do sistema de protecções da rede de transporte, concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, no valor de 266.849€ (MECI).

São Jorge- Remodelação das redes BT dos PT nº 20 – Ribeira da Areia e nº 39 – Cruzal, concelhos de Velas e Calheta, no valor de 174.873€ (I.E.I.).

Faial- Fecho do anel subterrâneo MT a 15 kV da Horta, troços entre os PT nº 37, 79, 1012, 46 e 41, freguesias da Conceição e Matriz, concelho da Horta, no montante de 106.945€ (I.E.I.).

São Miguel- Remodelação das saídas a 60 kV da SE do Caldeirão, concelho da Ribeira Grande, no montante de 185.986€ (EPME).

- Construção da oficina para os serviços de manutenção eléctrica na Central Termoeléctrica do Caldeirão, no valor de 51.786€ (Construções Cunha & Cosme, Lda.).

- Remodelação da rede BT do PT 104 – Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, no montante de 58.134€ (FAMEG).

- Remodelação das redes BT dos PT 177 a 182, freguesia dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada, no valor de 273.025€ (ELCABENTEL).

- Remodelação 10/30 kV do PT da linha da Povoação, troço Furnas – Lomba do Alcaide, concelho da Povoação, no montante de 68.145€ (I.E.I.).

InvestimentosDonativoA EDA, no âmbito do 25º aniversário, atribuiu um donativo, no montante de 38.500€, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, para a aquisição de uma viatura a afectar às actividades do Serviço Regional de Protecção Civil.

Patrocínios- A EDA patrocinou, com o montante de 1.250€, o 7º Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo.

- A Temporada Musical 2005 do Conservatório Regional de Ponta Delgada recebeu um patrocínio da Electricidade dos Açores, no valor de 1.000€.

- O Festival MUSICATLÂNTICO, devido ao seu alto interesse cultural, foi patrocinado pela EDA no montante de 10.000€.

- A Empresa, decidiu patrocinar, no valor de 500€, a obra “In Memoriam Natália Correia, por intermédio da aquisição de 10 exemplares.

- A EDA patrocinou, com o montante de 1.550€, o livro “Trinta Anos de RTP Açores”.

A EDA resolveu associar-se à comemoração do 150º Aniversário do Lar da Mãe de Deus, por intermédio da aquisição de postais de Natal para 2005.

Page 9: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

9

Outubro 2005 EDA Informa 87 Virgílio Guerra Fotos: Direitos Reservados

FUNCHAL REVEILLON 2005/2006

A TUI PORTUGAL PROPORCIONA-LHE UM FINAL DE ANO INESQUECÍVEL

1 SEMANA DE ESTADIA

PARTIDA: 28 DEZEMBROREGRESSO: 4 JANEIRO

A NOSSA SELECÇÃO DE HOTEIS:

SAVOYROYAL SAVOYVILA RAMOS

MADEIRA REGENCY PALACEHOTEL OCEAN PALACE

HOTEL BUGANVILIA

CONSULTE A TUI PORTUGAL PARA MAIS INFORMAÇÕES

Page 10: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 200587

10Quem é Quem

Tocando em Santa Maria, cujas centrais têm vindo a funcionar há longos anos e sido palco de épocas áureas de abastecimento com a placa giratória aérea de então, em condições de desenvolvimento compatíveis com a época, assiste-se a uma modernização pautada pelas novas tecnologias e a darem resposta a novos conceitos de ambiente. Faz parte do Grupo que colabora, sempre que solicitado, neste trabalho, o entrevistado do EDA Informa deste mês, o Sr. António Andrade Resendes.

Santa Maria é a sua ilha de origem, ou não sendo qual foi o lugar que o viu nascer?

Sim, sou natural da freguesia de São Pedro.

Não se importa de partilhar com os seus colegas algumas recordações de menino até atingir a sua autonomia profissional?

Estudei até à denominada antiga 4ª.Classe.Comecei a trabalhar muito novo, com 12 anos, pois naquele tempo o modo de vida e a maneira de pensar eram diferentes das actuais devido às dificuldades da vida.

Onde deu seus os primeiros passos como profissional?

Na Empresa Insular de Electricidade.

Quando se tornou funcionário da EDA? Que tipo de funções tem vindo a desempenhar desde então?

Entrei para a Empresa Insular de Electricidade em 1977 para a função de Ajudante de Guarda Fios e Rondas, tendo transitado para o Quadro da EDA,EP em 1981 onde

posteriormente passei para a função de Electricista AT/BT I afecto à área de Redes .Em 1987 fui transferido para a Central Térmica do Aeroporto, tendo passado para a função de Electricista de Centrais. Em 2001 fui promovido para a função de Técnico de Instalações Eléctricas de Central. Paralelamente ao trabalho na Central, também tenho trabalhado e dado apoio ao projecto Eólico desde de 1988.

Como tem vindo a enfrentar as exigências das novas tecnologias?

Com expectativa, interesse e sem grandes dificuldades de adaptação, pois a empresa tem-me dado, na maioria dos casos, a devida formação para poder desempenhar a minha função. Julgo que tenho conseguido cumprir os objectivos que me estão fixados.

Santa Maria já conheceu tempos de desenvolvimento diferentes. O que guarda de bom e de menos bom deste percurso?

Ainda me lembro, vagamente, do movimento do nosso Aeroporto, situação que colocava, à época, Santa Maria em lugar de destaque. Depois com a chamada decisão da “politica aérea” assistimos a um período de descrédito, mas de há uns anos a esta parte, desde de 1995/96, a ilha tem progredido e os Marienses passaram a acreditar no futuro.

O que melhor define a sua equipa de trabalho?

Disponibilidade, “o gostar de fazer e de fazer bem” e o respeito entre todos. Apesar do meio ser uma ilha pequena, há sempre gente nova a entrar. O que acha de mais positivo no trato dos novos colegas?

Por acaso já há alguns anos que somos sempre os mesmos, mas os novos há que receber de braços abertos e conceder-lhes o apoio que necessitem para se integrarem na equipa.

Sente que respeitam a experiência, ou também gostam de passar a novidade?

Respeitam a experiência mas também defendem o princípio de passar/impor a novidade, é natural que assim seja.

O que mais lhe agradou ao longo destes anos no

António Andrade Resendes

Page 11: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

11

Outubro 2005 EDA Informa 87Vanda Ribeiro

crescimento da empresa?

A transformação tecnológica e o melhor rigor/exigência das sucessivas administrações.

Há sempre episódios bons ou menos bons que nos acontecem ao longo da nossa vida profissional. Lembra-se de algum para partilhar connosco?

Passei por alguns, mas não gostaria de os relatar por esta via, pois envolvem colegas de trabalho.

Como gosta de passar os seus tempos livres?

A ver televisão, a conviver e a passear com a minha família.

É positivo no seu modo de viver a vida? Como encara o futuro para si e para a empresa?O que gostaria de ver realizado ainda, enquanto trabalhador da Electricidade dos Açores, S.A.?

Sim. Encaro com entusiasmo, esperando no plano pessoal continuar a desempenhar a minha função como até à presente data e que a empresa prossiga o bom trabalho que tem vindo a realizar nos últimos anos. No mais curto prazo, como trabalhador espero que a empresa estude a melhor forma de premiar com mais rigor os colaboradores mais dedicados, situação que me parece não acontece com o actual Sistema de Avaliação de Desempenho.

O EDA Informa agradece a disponibilidade, a pontualidade na resposta, a seriedade das suas atitudes e deseja que encare sempre o trabalho como o mérito para uma digna sobrevivência que se augura longa, realizada e saudável, numa ilha cada vez mais procurada pelo seu clima e pela sua hospitalidade.

António Andrade Resendes

Page 12: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

EDA Informa Outubro 200587

1210º Aniversário do GREDA

Cláudia Fontes Fotos: Mário Nelson

O GREDA festejou, no dia 24 de Setembro, o seu 10º aniversário.O Solar da Graça foi o local escolhido para este evento. A sua estrutura e características são ideais para uma Noite de Fado Castiço.Todos os amigos do GREDA, que estiveram presentes, puderam apreciar 3 fadistas do Continente que, com seu talento e boa disposição, transformaram esta noite num sucesso.A todos os que nos acompanharam nesta data especial, um sincero e profundo Obrigado!

Page 13: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

Nascimentos

13

Outubro 2005 EDA Informa 87

Casamento

Paula Cristina Morgado Gonçalves Soares e Bruno José Henriques Vieira casaram no passado dia 10 de Setembro.

A cerimónia realizou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Vila do Porto.

O EDA Informa deseja um futuro repleto de sucessos e alegrias ao casal.

José Jacinto Sousa Silvestre

Filho: José Eduardo Sousa Silvestre Data: 08 de Setembro de 2005

Carlos Manuel Paiva Anselmo Filho: Raul de Sousa Anselmo Data: 22 de Setembro de 2005

Page 14: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

José Carlos SimãoRua Fernando Pires de Lima, nº20 – 20A2770-194 Paço de Arcos – Portugal

T-Shirts / S – Shirts / Pólos Shirts c/ impressão e bordado Chapéus-de-chuva Autocolantes (vários formatos) Rebuçados e chocolates personalizados (isentos de OGM - Organismos Geneticamente Modificados) Relógios de pulso, secretária e parede c/ personalização (3 anos de garantia) Pastas de congresso Post-it de vários formatos c/ personalização folha a folha Esferográficas de vários modelos c/ e s/ gravação Pin’s – Porta-chaves

R e p r e s e n t a n t e e d i s t r i b u i d o r p a r a P o r t u g a l d e p r o d u t o s b e l m a r p u b

Tels. + 351 21 440 98 32 / 65 Fax: + 351 21 440 98 33 Telemóvel: + 351 96 600 88 36 [email protected]

Brindes de PrestígioBrindes de Prestígio

EDA Informa Outubro 200587

14Reformas

Nº Trabalhador: 459Nome: Rui Luís Pereira RaposoEstrutura Orgânica: PRODU/CCSMG

. Em 10/03/1980, admitido com Contrato de Prestação de Trabalho a Prazo, com a categoria de Maquinista, na Central Térmica de Ponta Delgada.

. Em 10/09/1980, integrado no Quadro Permanente com a categoria de Maquinista.

. Em 01/01/1982, passou para Maquinista I.

. En 01/02/1985, passou para Maquinista II.

. Em 01/01/2002 e com a entrada do novo Acordo da Empresa, passou para Operador Central, categoria que manteve até à situação de reformado.

Nº Trabalhador: 529Nome: Marília Anjos Terra MartinsEstrutura Orgânica: CMRCL/APAGE

. Em 01/09/1981, admitido nos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Lajes do Pico, para desempenhar as funções de Escriturária Dactilografa.

. Em 01/01/1982, foi integrada na Electricidade dos Açores, E.P., com a categoria de Escriturária Dactilografa.

. Em 01/07/1985, passou para Escriturária I.

. Em 07/06/1994, passou para Escriturária II.

. Em 01/01/2002 e com a entrada do novo Acordo da Empresa, passou para Escriturária Comercial, categoria que manteve até à situação de reformada.

O EDA Informa publicou, no passado mês, a reforma da colega Maria Ivone.No entanto, o seu último nome não estava correcto.Fazemos, assim, a devida rectificação.

Nº Trabalhador: 258Nome: Maria Ivone Vieira Goulart Silva BaptistaEstrutura Orgânica: DISTR/FAIDI

. Em 05/04/1974, admitido nos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal da Horta, como Assalariado Eventual, para desempenhar as funções de Escriturária de 2ª Classe na Secretaria.

. Em 14/03/1975, passou para Escriturária Dactilografa de 2ª Classe.

. En 02/07/1979, passou para Escriturária.

. Em 21/07/1981, passou para 3ª Oficial.

Page 15: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram

15

Outubro 2005 EDA Informa 87

AniversáriosNovembroDuarte Manuel Silva Matos 01

Dário Daniel Alves Avelino 01

Carlos Duarte Baptista Martins 03

Dulce Conceição Meneses Gaspar 03

Nuno Brum da Silveira Carvão 03

Carlos Artur Carvalho Borges Sousa 04

Carlos Manuel Sousa Soares 04

Maria Conceição Costa Pimentel V. Arruda 04

Simão Pedro Paim Serpa 04

Maria Noémia Raposo Sousa 05

Roberto Fernandes Silva Serpa 05

José Manuel Meneses Carvalho 05

Teodomiro Subica Pedro Silveira 07

Humberto Silva 08

Nélia Maria Melo Cabral 08

Carlos Alberto Pacheco Oliveira 08

Fernando Manuel Pavão Matos 08

Victor Manuel Resendes Carreiro 09

Gilberto José Pacheco Amaral 09

Roberto José Oliveira Vieira 09

Mário Jorge Moniz Pimentel 10

Fernando Manuel Sousa Barcelos 10

Paulo Alexandre Costa 10

Martinho Manuel Carvalho Sousa 11

Rui Alberto Raposo Tavares 11

Pedro Manuel Rodrigues Domingos 11

Duarte Manuel Berquó Aguiar Viveiros 11

José Manuel Garcia do Rosário 11

José Luís Santos Bento 12

Ana Cristina Mendes Mendeiros 12

Armando Manuel Mendes 12

Armindo Lima Cabral 13

Débora Maria Machado Pereira 13

Pedro António Chaves Sousa 14

Tomás Américo Silveira Correia 14

Alberto Silva Raposo 15

Manuel José Furtado Morgado 15

Maria Gertrudes Soares Chaves Resendes 16

Manuel Bernardo Oliveira Toste 16

José António Jesus Freitas 17

Paulo Manuel Correia Moreira 17

Maria Manuela Leal Oliveira Ribeiro 18

Maria Graça Medeiros Melo Caetano 18

Ana Isabel Roque Soares Arruda 19

Jorge Elier Silva Costa 19

Maria Conceição M. Franco Medeiros Alves 19

Gervásio Carlos Bermonte Amaral Leite 19

Pedro Fernando do Espírito Santo Vieira 19

Raquel Dowling Faria e Maia 19

Filipe Emanuel Alvernaz de Melo Amaral 19

Adriana Maria Lindo Cacilhas 20

Norberto Silveira Moniz 21

Luís Apolónio Paz 22

Carlos Manuel Sousa Cabral 22

João Luís Correia Medeiros 23

Natividade Silva Santos Andrade 23

Elmano Abílio Sousa Gomes 23

Carlos Emílio Azevedo Rosa 23

Ana Cristina A.F. Costa Santos C. Sousa 23

Ernesto Manuel Mendonça Costa 24

António Francisco Ferreira Jerónimo 24

José Manuel Fraga Nascimento 25

José António Machado Parracho Filipe 25

Herculano Manuel Chaves 27

Fernando Eduardo Gama Costa Matos 27

Luís Filipe Silva Farias 27

Fernando José de Melo Henriques 29

Isabel Vitória Coutinho Oliv. Rodrigues 29

Celestino Manuel Silva Lourenço 30

Camilo Manuel dos Santos Sousa 30

José António Cunha Soares 30

Pedro Miguel Pereira Constantino 30

Page 16: EDA Informa - ruigoulart.net · Maria José Gil Administradora da EDA MOTIVAR PARA MELHORAR. ... neste trabalho, o entrevistado do EDA ... modo de vida e a maneira de pensar eram