ed.140 -ago/2011-"um só coração"

10

Upload: paroquia-sagrado-coracao-de-jesus-pocos-de-caldas-mg

Post on 23-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Poços de Caldas-MG-Diocese de Guaxupé

TRANSCRIPT

Page 1: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"
Page 2: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

22

Vivendo a palavra

Rua Peru, 64 - Quisisana - Disk: 3712-5833

ART PÃODOCES E LANCHONETE LTDA.

Sagadinhos para festas e reuniões - Pizzas variadas todas as noitesSÁBADOS E DOMINGOS: Frangos, Cupim, Lombo, Costela no Bafo e Pernil.

TEMOS KITs DE ANIVERSÁRIO - SERVIMOS ALMOÇO TODOS OS DIAS

Rua Rio Grande do Sul, 623 - Fone: (35) 3721-3413Poços de Caldas - MG [email protected]

Enxovais para Bebê e para BatizadosConfecção Infantil

oneS T O R E

A loja do seu jeito.

BellEnxovais

«A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena."

O que vimos no dia 31 de julho passado foi um festival de alegria. As bem êxito do evento, desde a arrecadação dos produtos, que foram crianças do Bairro São José estavam extasiadas, demasiadamente alegres. generosamente distribuídos gratuitamente, passando pela montagem da O motivo era simples: uma festa! O Domingo da Solidariedade, que foi estrutura e culminando com o trabalho no dia todo de sábado. Todos e todas caprichosamente organizado pela Aphas (Associação de Promoção estão de parabéns. Por isso, essa gente pertence a uma comunidade que Humana e Ação Social), entidade ligada à Paróquia Sagrado Coração de cresce, fazendo valer o alicerce de uma história feita de povo.Jesus; voluntários ligados às duas instituições se uniram para alegrar o Ao incentivador, o nosso agradecimento. Existem padres que fazem coração das crianças, jovens e também adultos do Bairro São José. coisas boas, mas existe o padre Graciano que se supera no fazer. Ele

Na Praça da Igreja São José, ali no terreno que foi adquirido pela Aphas, consegue transformar pequenas gotas de colaboração em oceano de atividades. A esse grande motivador, nossa alegria e o nosso foram montados palco, barracas de guloseimas, a Unimed trouxe uma

ambulância com profissionais para medir a pressão e fazer o teste do diabetes, o Instituto Embelleze veio com profissionais para corte de cabelos, o Instituto D'Victor distribuiu cremes para pele e cabelos.

O evento ainda contou com a presença de empresas como Folia Nacional Eventos, Móveis Usados Champagnat, Transportadora Gaspar, CBL Logística, e o Sesc/MG que montou seu arsenal de brinquedos que divertiu a criançada... elas ganhavam a ficha que continha um kit (cachorro quente, sorvete, pipoca e algodão doce), tudo de graça. A TV Plan esteve presente com uma equipe de profissionais que fez a cobertura jornalística, e também o programa Virando a Noite e seu apresentador, Alessandro Gaiga, marcaram presença e cobriram o evento.

O Domingo da Solidariedade começou às 9 horas da manhã e foi até as 16 horas. Contou também com show sertanejo da dupla Tiago e Wesley, fechando com a apresentação do cantor Rodrigo Lee e a Banda Velotrol, que cantaram vários sucessos do pop rock. Houve várias brincadeiras e competições, como voleibol, embaixadinhas, dentre outras. A apresentação e animação ficaram a cargo de Alessandro Gaiga, Miguelzinho e Zequinha Muniz. E a aparelhagem de som da cargo do competente Acácio.

Foram apresentados os projetos da Aphas “Se essa rua fosse minha”, projeto que trabalha com as crianças por um amanhã reconhecimento, de que com ele até Deus se faz mais presente; daqui a melhor; futebol escola de vida, e também uma exposição de artesanato. pouco vão dizer: “Se Deus é brasileiro, a base dele é a comum-unidade Houve explicação de como se escovar os dentes, com distribuição de Sagrado Coração de Jesus” porque ele nos deu esse padre de um grande escovas dentárias às crianças pelo Dr. Rodrigo. coração – um coração humanístico.

Nossa redação não poderia deixar de homenagear a grandeza de Na página central desta edição você vai ver alguns flashes do Domingo espírito dos voluntários da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e foram da Solidariedade e para ver mais fotos e baixá-las, conecte muitos! Homens, mulheres e muitos jovens, com determinação e sempre www.sousagradosoufeliz.comcom um sorriso aberto recebiam as crianças e muito trabalhavam para o

Domingo da Solidariedade

Page 3: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

3

Semana da Juventude

«Cuidado! Não deixe os maus pensamentos ou as dúvidas levarem algum de vocês a se afastar do Deus vivo."

Foi realizada, no mês de julho, a III SEMANA DA JUVENTUDE, com o apoio Grupo de Jovens Coração Sagrado. O Evento marcou pela sua organização e pela participação de jovens de outras paróquias.

Coube ao Papo-Rápido conversar com essa galera que sabe o quer e tem grandes ideias.

De onde surgiu a ideia de realizar a Semana da Juventude?

Essa atividade é realizada por vários grupos de jovens da cidade e com a mesma intenção, há quatro anos queremos fazer momentos de união do grupo. A semana é sempre realizada nas férias de julho para todos terem disponibilidade e ter esse clima de recesso.

Mariana Delphino Gianelli (Mari)

Sendo esse evento o terceiro, o que melhorou?Essa Semana da Juventude foi preparada com muito carinho

e entusiasmo pela liderança do Grupo de Jovens Coração Sagrado. Por esse ser o terceiro, já tínhamos alguma experiência em relação à organização do evento. Fizemos todas as atividades voltadas no tema: "O Amor Jamais Acabará". Foi uma semana diferente, com jovens que participaram pela primeira vez, criando novos laços de amizade.

Concluímos que essa Terceira Semana da Juventude superou todas as nossas expectativas. Sendo assim, tentaremos sempre melhorar a cada edição, para que cada vez mais jovens possam encontrar a verdadeira alegria, que é Jesus!”

Amália Poloni Bruzadelli (Lia)

Houve par t i c ipação de outras paróquias?

Sim. Como sempre temos grupos parceiros. Na Semana da Juventude quem participou com a gente foi a “Juventude São Paulo Apóstolo” (JSPA), o grupo JUCA da paróquia São Sebastião e também o grupo JCP – Jovens Construindo a Paz. É sempre um prazer tê-los em nossa comunidade e partilhar experiências e realidades diferentes.

Isabela Delphino Gianelli (Belinha)

O que mais chamou a atenção da coordenação do evento?Nossa maior surpresa foi o entusiasmo e alegria que os

jovens participantes mantiveram em toda a Semana. Pois, geralmente, um evento longo como foi a Semana da Juventude, começa de uma forma e termina de outra, mas tanto a coordenação quanto os amigos que fizeram parte dela mantiveram a animação de domingo a domingo. Assim como vêm mantendo nos grupos posteriores à Semana da Juventude.

Sérgio Ítalo Blasi Neto

Quais são os novos passos da juventude na paróquia?

Sempre mostrar uma igreja com a cara do jovem. Para isso estaremos sempre mais organizando eventos diferentes como, sessões de filmes, dinâmicas, noites de pizza, festas, bingos. E ainda este ano estamos preparando mais um retiro.

Wender Batista Pereira (Chupeta)

O que impede o jovem de participar da Igreja?O jovem hoje passa por tantas influências do mundo que os

faz ficar presos à vida desorientada com o lema “deixe a vida me levar” ou “temos que curtir a vida sem preocupações”. De fato, uma grande barreira que os impede de vir para a Igreja é o medo de ter de deixar de lado a vida que levam para ter obrigações e proibições por parte da Igreja. Para a mentalidade destes jovens, o mundo com seu liberalismo oferece mais chances de se obter a felicidade, o que não é verdade.

Daniel Monteiro (Dann)

O que a juventude tem a dizer aos nossos leitores?Hoje o mundo oferece muitos caminhos. Você precisa

dar uma chance para si mesmo e a Deus, e conhecer o que é viver em comunidade num grupo de jovens. Nós trabalhamos para você jovem, para te dar uma oportunidade de crescer, amadurecer, conhecer Jesus, fazer novos amigos, se divertir, aprender etc.

Não se deixe convencer pela mídia, idolatria, drogas, bebidas. Aproveite para formar uma opinião e não ser mais um entre milhares de pessoas que não conhecem o caminho de Deus.

Marcela Benetti (Marcelinha)

A quantidade de jovens participantes superou nossas expectativas. Todos os sete dias da Semana, estando no salão da paróquia, no Parque Municipal, ou no centro da cidade, a média de amigos era sempre boa. E outro ponto importante é que esses jovens foram cativados pelo Grupo, e assim continuam conosco na caminhada.

Matheus Lemes (TC)

Page 4: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

4

CIDMECÂNICAI

CARROS NACIONAIS E IMPORTADOSINJEÇÃO ELETRÔNICA

RUA JOSÉ PIFFER, 20 - CASCATINHAPOÇOS DE CALDAS - MG 3712-2528

TEL.: (35)

"Sorria para mim, seu servo; ensina-me a forma correta de viver." (Salmos 119.135)

Conforme nosso Diretório Diocesano de Catequese:

“É preciso sempre ressaltar que a formação do

catequista não se limita apenas à formação inicial, pois ele precisa estar em

processo constante de atualização e de formação. Toda vivência no grupo de

catequistas, catequizandos e comunidade, os retiros, passeios, celebrações,

reuniões e cursos fazem parte do processo.

A equipe de coordenação do grupo observará sempre a

caminhada do grupo, propondo formação e

estudos de temas necessários para o

crescimento dos catequistas.

A coordenação setorial e a coordenação diocesana

também ajudarão na formação permanente,

propondo estudo de temas relacionados com à

catequese e a Igreja hoje”. (71 pág. 42)

Por isso, no dia 28 de julho, (fotos ao redor) o grupo de

catequistas de nossa paróquia se reuniu, com o apoio de um membro do

setor, para iniciar as formações programadas

para esta nova etapa. Luciano muito nos ajudou

com a sua fala sobre a “Formação permanente e

continuada do catequista.”

CATEQUISTAS DA CATEQUESE INFANTIL E CRISMA EM FORMAÇÃO

CATEQUISTA! Você é você. Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro.

O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o idoso, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo à nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveitá-las.

Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma Igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.

Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme .

Ajude-nos a evangelizar.Coloque sua marca aqui.

Patrocine nosso jornal.

Page 5: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

Av. Presidente Wenceslau Braz, 2030Poços de Caldas - MGFone: (35) 3712-1000

www.sdcozinhas.com.br

CozinhasÁreas de serviçosClosetsArmários de QuartoBanheiros

Orçamento semCompromisso

Mercado Municipal - Tel.: (35) 3721-7869 - Poços de Caldas - MG

5

l Acupuntural Fisioterapia

- Reabilitação Cardíaca- Dermatofuncional- Neuropediatria- Ortopedia - R.P.G.

l Pilatesl Psicologial Thay Yoga Terapia

NÚC EOLSAÚDE &

MOVIMENTOTel: (35) 3712-1656

Rua Santos Dumont, 232 - Centro - Poços de Caldas - MG

"O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria." (Santo Agostinho)

Visite o site da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

www.sousagradosoufeliz.comA página central desta edição especial saíram as fotos do «Domingo da Solidariedade» que você pode conferir neste site.

Page 6: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

28 "O Senhor é amigo chegado de quem o respeita e lhe obedece." (Salmos 25.14a)

Evangelho, como uma força para fazer o bem para todos e construir uma sociedade mais justa. “A fé sem obras é morta”, diz o apóstolo Tiago em sua carta. A nossa partilha mostra que temos uma fé viva e que queremos fazer a nossa parte para dar a todos, inclusive aos menos favorecidos, uma oportunidade de crescer com dignidade.

É verdade que a Aphas (Associação de Promoção Humana e Ação Social) recebe 30% do valor arrecadado da partilha para desenvolver suas atividades?

A pergunta não é exata. 30% é o valor destinado a toda ação social da paróquia. Isto inclui valores que podemos destinar também a outro tipo de ajuda a pessoas em dificuldades. Por exemplo, este ano enviamos mais de 2.300 reais para Padre Francisco Albertin, na missão de Paragominas, no Pará. Enviamos também coletas para Diocese, para o Seminário e as Missões em geral.

Mas, com certeza a parte principal destes 30% da Partilha é destinada à Aphas, que gerencia nossos projetos sociais. Isso porque acreditamos que num mundo complexo como o atual, a verdadeira caridade se faz gerando profissionalidade e renda, criando educação, cultura, esporte, saúde e outras maneiras que permitem o

Padre, essa melhora das finanças tem a ver com a alugado para palestras e encontros empresariais, criando crescimento integral da pessoa. Não é esmola que resolve o

conscientização e maturidade dos paroquianos em assim uma receita para a paróquia.problema de uma criança pobre e da sua família, mas um

relação ao dízimo?apoio constante para que existam oportunidades para as

Primeiramente, no Sagrado assumimos uma nova Como será o salão paroquial? Terá um teatro?pessoas poderem cuidar de si, sem depender da ajuda de

definição usando a palavra PARTILHA e não mais dizimo. Não poderá ser um teatro, mas poderá receber peças ninguém. Por isso não somos assistencialistas, mesmo

Em segundo lugar, não houve uma melhora da contribuição teatrais e eventos artísticos para um público de 250 pessoas.acreditando que em momentos de urgência é necessário

da paróquia, mas teve uma contribuição constante. O valor “assistir quem precisa”.

que acumulamos, próximo de 85 mil reais, é devido ao fato Recentemente o senhor falou sobre a intenção da que faz um certo tempo que evitamos gastos importantes e aquisição da Quadra de Esportes do Lar Criança Feliz. Quais projetos são mantidos pela Aphas?nos limitamos à manutenção da nossa estrutura. Neste Parte desse dinheiro poderá ser utilizada para isso? No momento estamos fazendo um grande esforço valor ainda está incluído uma parte dos 30% que deve ser Infelizmente acho que o dinheiro em saldo deverá ser para o projeto “Escola de Vida e Futebol” que, por meio do repassada às obras sociais e de caridade da paróquia. usado na paróquia para as obras do salão. Como já disse, esporte, quer educar e proteger de muitos perigos mais de

Normalmente o valor da Partilha e das coletas das seu acabamento deverá dar um gasto próximo ou superior a 120 crianças. A parte técnica e de organização é feita com missas cobre apenas os gastos do mês. O dinheiro 120 mil reais. Neste sábado vou me reunir com uma turma voluntários. Graças a uma verba da Alcoa Foundation acumulado vem da entrada das festas, como São Benedito, de pedreiros, nossos paroquianos e, graças a eles, estamos construindo uma estrutura polivalente numa área Festa do Sagrado, Festa de São José. poderemos evitar gastos com mão de obra, mas o material que nos foi cedida pela Prefeitura de Poços. A obra prevê

que precisa é muito. Quanto à quadra de esportes, a mesma vestiários, cozinha, refeitório, sala de palestra e cursos, sala Esse saldo positivo em caixa não poderia deixar os que usamos na Festa de São José, concordamos com a do dentista, do médico e outros ambientes. O valor da obra é

nossos paroquianos colaboradores um pouco compra do Lar Criança Feliz. Ao lado da quadra existe de 210.000 reais e recebemos 170 mil da Alcoa. O resto “preguiçosos”? também uma área de 400 metros quadrados que poderá ser sairá da mesma Aphas e seus associados e das parcerias que

Poderia sim fazer pensar que a paróquia não precisa, preciosa por completar a estrutura com uma cozinha e ainda procuramos. A Empresa que assumiu a Obra, por mas isso não aconteceu, graças a Deus e à fidelidade dos outras salas para cursos e encontros. O valor que pagaremos exemplo, está doando a sua parte de administração da obra.nossos colaboradores da Partilha. De fato, agora estamos é de 250 mil reais, segundo um parcelamento que ainda não Temos outros projetos, pelos quais temos voluntários, prestes a dar alguns passos importantes no nosso combinamos em detalhes. Mas existe uma ótima relação de como a Escola de Música para crianças e de Informática crescimento e precisamos deste valor que está no saldo e estima e amizade que nos deixa tranquilos quanto a isso. A para adultos, que tornaram necessário o aluguel de uma muito mais! Aphas, braço associativo e social da Paróquia, se casa, pago pela Aphas. Nesta mesma casa tem a sede da

encarregou de conseguir este valor com uma campanha Diretoria e lá funciona o projeto “De mãos dadas”, que Em nível paroquial existe alguma obra almejada, organizada pelos Associados. reúne senhoras para trabalhos artesanais. No bairro São

nesse caso, qual o próximo desafio? José, temos um Projeto ambiental-educativo com mais de Tem sim, bastante. Em primeiro lugar, estamos O que os paroquianos podem e devem pensar em 50 crianças que, por enquanto, se reúnem numa garagem de

planejando terminar o salão paroquial e a parte anti- relação às nossas finanças? uma voluntária: projeto que nos deu enorme satisfação. A incendio de toda a estrutura. Precisamos pavimentar o Devem pensar que é um tesouro de fraternidade. paróquia tem um projeto que se chama OCA (Oração, salão, colocar o forro, ampliar a cozinha, colocar as portas Posso afirmar que zelo por ele com nossos colaboradores, Confiança e Amor) para se aproximar dos mendigos e ver de acordo com as normas da lei e, enfim, colocar a para que não seja tirado dele nem um centavo. Nossa como atuar nesta problemática. Todas as quintas-feiras à iluminação definitiva. Nosso pensamento é que a estrutura contabilidade é simplesmente “perfeita”. Em qualquer noite a OCA leva comida para essas pessoas. Parece possa ser usada para jantares, bailes, bingos e também que momento podemos comprovar até a compra de uma simples, mas apesar de tantos voluntários, temos uma tenha recursos multimídia para ser usada para cursos, caixinha de fósforos feita quatro anos atrás, ou cinco, ou grande despesa. Previmos que neste ano de 2011 teremos seminários e encontros. Na parte da manhã, ele poderia ser seis... Este tesouro é, na minha visão, um investimento no gasto, até dezembro, algo como 250 mil reais.

Padre Graciano concede entrevista ao Jornal Um Só Coração para explicar sobre as finanças da Paróquia. Embora todos os meses sejam expostas as receitas e despesas com a maior transparência, o leitor tem percebido que o saldo positivo da economia paroquial tem

aumentado, daí surgindo a dúvida: “O que se fazer com esse dinheiro?” A seguir a entrevista.

A obra no campo de futebolestá bem adiantada.Após a base, as paredesestão sendo levantadas,como pode se ver por esta fototirada dia 5 de agosto

Page 7: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

MZ

9"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." (R. Tagore)

O senhor mantém a ideia de que o dinheiro da paróquia não é para construir uma casa paroquial chique e sim ser partilhado segundo a necessidade da comunidade paroquial?

Acho que um padre pode viver numa casa de aluguel, sem ter que usar um grande capital para uma Casa Paroquial. Acho melhor investir em estruturas que permaneçam em beneficio de todos. Até hoje não tive a coragem de pensar em construir uma casa paroquial. O sistema de alugar uma casa pesou na arrecadação mensal média nestes onze anos de paróquia pouco mais de 4%. E ainda não temos gastos com manutenção e consertos. Só com o dinheiro que trouxe da Itália, doações de muitos amigos, cobri mais de três vezes o valor total do aluguel nestes doze anos!

Além do conselho paroquial, a paróquia tem um Conselho Administrativo ou o padre decide onde gastar o dinheiro?

Primeiramente sim, temos o Caep (Conselho Administrativo Econômico Paroquial), formado por cinco pessoas: Eu, Ricvera Ferreira, nossa secretária responsável da contabilidade paroquial, João Paulo Figueiredo, Rogério Carrilo e Hélio Moreira e mais uma mulher que precisou deixar o Caep porque se mudou. Quanto a decidir onde gastar o dinheiro, não tem como “onde gastar”. Há muitas coisas do dia a dia que precisamos comprar, muito material para a Igreja, livros de formação, manutenção, consertos, salários dos funcionários, e tudo que vocês veem no nosso balancete mensal. Despesas mais valiosas são avaliadas. Mas o Caep, na suas reuniões, olha para situação financeira como um todo. Agora nos reuniremos para planejar os gastos com o Salão Paroquial, orçamento e a maneira para obter os recursos. Nesta área temos uma equipe importante e valiosa que é a Equipe de Eventos, que organiza nossas festas e trabalha com muito zelo e dedicação para que tenhamos bons resultados em termos de vida comunitária e em termos financeiros.

Que mensagem o senhor quer deixar para os nossos leitores, em especial, para as pessoas que contribuem com a paróquia?

Quero dizer o seguinte: acreditem que cada real partilhado para a causa do Evangelho e, portanto, para manutenção da Paróquia e do Trabalho Social e de caridade, jamais será algo perdido. Tenha orgulho de fazer parte de uma comunidade que cada dia que passa está crescendo na consciência de ser uma obra de Deus. Um Deus que nos chama a socorrer o Cristo presente nas pessoas menos favorecidas. Acreditem que fazendo juntos o bem a aprendendo a doar estamos curando nosso coração, que na cultura que vivemos é tentado em se fechar no próprio individualismo cego e sem amor, para que nos sintamos pessoas mais fraternas e livres. Acreditem que o amor fraterno e, portanto, a Partilha, são o caminho para uma nova economia, e para preparar um futuro mais sereno para nossos filhos e netos. O mundo egoísta do mercado sem ética e do lucro a qualquer custo é um mundo sem saída, é o mundo de tantas monstruosidades como as guerras. Embora pequena, a nossa paróquia deseja ser uma semente da “Civilização do Amor”. Uma paróquia como a nossa se reúne na Santa Eucaristia para aprender a amar. Vida eucarística é vida solidária com os pobres e necessitados. Não posso esquecer a corajosa expressão de Madre Teresa de Calcutá que, com a autoridade do seu impressionante testemunho de dedicação aos mais abandonados da sociedade, dizia: "A hora santa diante da Eucaristia deve nos conduzir até a hora santa diante dos pobres. Nossa Eucaristia é incompleta se não levarmos ao serviço dos pobres por amor

SUPERMERCADO

i

Sempre ao lado do consumidor

Rua Capitão Afonso Junqueira, 562 - FONE/FAX: 3722-1842

VISA, MASTERCARDTransChek, Ticket Alimentação,

Valetik, Vale Alimentação

CHEQUE P/ 45 DIASe BOLETO BANCÁRIO

POSTO TONINHO IPOSTO N. SENHORA APARECIDA

RUA MARECHAL DEODORO, 519TELS.: (35) 3722-3030FAX: (35) 3722-2459

POÇOS DE CALDAS - MGBR

O profissionalismo de quem conhece

Z Ideias GráficasIdeias Gráficas

Folders - Cartões - Cartazes - Livros - Jornais

9137-9800 / [email protected]

Se você quer colaborar com as atividades da

Aphas, procure a secretaria da paróquia,

ou ligue para 3722-5660.

A Aphas é uma entidade sem fins

lucrativos que trabalha em prol da promoção social de crianças e

jovens sempre buscando trabalhar o

núcleo familiar.

As atividades esportivas e de promoção social

tem dado grandes resultados, as crianças

e jovens atendidos pelos projetos com

certeza já vislumbram um amanhã melhor.

Venha participar!

Seja um sócio contribuinte da Aphas adquirindo seu carnê

de contribuições.

Se você quiser visitar a obra do campo de

futebol, fica no Jardim Colinas, no alto do

Bairro São José. Rua José Augusto de Carvalho, 1000.

A Alcoa é parceira desta obra.

Page 8: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

210 "A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, muito mais será pedido." (Jesus Cristo)

Imagine que você está a caminho do trabalho, em pleno trânsito, e se depara com um gari que, ao limpar a rua, provoca um enorme congestionamento de veículos. O que você faria? Provavelmente diria, com toda a fúria, que aquela pessoa não está desempenhando direito a sua função, porque é o causador de um grande transtorno para a cidade.

Imagine agora que você está a caminho do trabalho e se depara com o mesmo gari limpando a rua sem atrapalhar o trânsito e sem causar congestionamentos. O que você faria? Provavelmente passaria por aquela pessoa sem nada dizer, porque simplesmente realiza bem a sua função, sem ser notado, não causa transtorno algum.

O erro não está em aborrecer-se ou não com as pessoas que atrapalham o bom andamento das coisas e sim não notar aqueles que trabalham duro para recolher o lixo que é jogado pelas ruas. A função de manter limpa cada rua da cidade, sem causar transtornos, é feita por um ser humano, que, antes de tudo, está vivo, tem sentimentos, tem uma história... É gente e não pode ser visto como qualquer pessoa ou somente aquele que realiza o trabalho.

Algumas profissões e setores da sociedade são completamente desprezados. É impressionante como o uso de determinados uniformes como um macacão de gari pode mudar a condição humana a ponto de praticamente inexistir aos olhos das pessoas que vivem num mesmo ambiente, mas não convivem entre si. Elas deixam de ser “pessoas humanas” para assumirem tão somente o papel da profissão a “serviço” do outro.

Vivemos numa sociedade em que ter é mais importante do que ser e criou-se um abismo entre quem tem poder e, consequentemente, o direito de “ser gente” e quem não tem. Ao contrário do que se pode pensar, não há nada de natural em ser invisível para o próximo. É preciso que se tenha um olhar mais atento, sensível e perceptível àqueles que estão a nossa volta.

Infelizmente, no mundo da exclusão, o homem tem se desumanizado e muitas vezes perdido a sua essência. Enquanto uns têm grandes oportunidades, outros vivem na miséria e sem as condições mínimas de manutenção da dignidade humana em que foram criados por Deus.

Ouve-se muito falar em vocação, mas afinal o que isso quer dizer? A palavra vocação tem origem no latim “vocare” que significa chamar. Vocação é, portanto um “chamado”. Desde o nascimento recebemos esta vocação e somos chamados a viver em igualdade segundo o amor incondicional de Deus.

Profissão e vocação não são exatamente a mesma coisa. Enquanto a profissão é uma escolha pessoal para exercer um trabalho, a vocação é um chamado de Deus para uma missão que se origina na pessoa como aspiração do ser. Na profissão, a preocupação principal é o “ter” (o sustento da vida), e na vocação a preocupação exclusiva é o “ser” (o amor e o serviço). Na profissão o ser humano faz e na vocação o ser humano vive.

Com as mudanças ocorridas na Igreja, o leigo passou a ter uma função fundamental e tem a oportunidade de realizar infinitos trabalhos, juntamente com a comunidade. Aceitar uma vocação é dar prioridade à realização do Reino de Deus. Há de se ter muita coragem para assumir esta vocação, assim como nos lembra as palavras do Papa João Paulo II (1989): “Tende coragem da solidariedade, na Igreja e no mundo: convidai todos a serem, juntamente convosco, os artífices da 'civilização do amor', que o Evangelho exige que edifiquemos, superando as divisões e os ódios que se escondem no coração humano, reconciliando os homens com as criaturas, os homens entre si e os homens com Deus.”

Quando é exercida com amor, a profissão dignifica a pessoa. A vocação, quando vivida na fidelidade, gera amor à outras pessoas.

É preciso mostrar ao mundo a valorização do AMOR. Somente através da presença de Deus, e de nossa proximidade com Ele, seremos capazes de transformar a fé em gestos concretos. A vida, em sua essência, não pode deixar de ser fraterna e comunitária. O ser humano não pode perder o sentido da vida, nem a sua razão de SER no mundo.

Edlene R. Vassolli Ferreira

Page 9: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

CASA PAROQUIAL

Alimentação 628,19

Água/Energia 132,65

Doméstica (Enc. Soc.+Prov. 736,00

Manutenção C. Paroquial 0,00

PESSOAL

Salários 2.090,75

Encargos Sociais 1.351,93

Pró-Labore 1.400,00

CONSUMO

Manutenção Igrejas e Capelas 1.855,46

Combustível / Ajuda de Custo 200,00

Material de Secretaria 636,68

Água/ Energia 505,00

Telefone 465,38

Outros/Pastorais 1.988,96

CONSERVAÇÃO

Imóveis / Aluguéis 1.349,00

Veículos -

CONTRIBUIÇÃO

Contribuição à Mitra 1.738,00

Espórtulas.

Dimensão Social/Dízimo

OUTRAS

Despesas Bancárias 3,70

HORÁRIOS DENOSSA PARÓQUIA

SEGUNDAQUARTASEXTA

SÁBADO

DOMINGO

A Capela Rainha da Paz fica no Hotel Quisisana

Terceira Sexta-feira: 19h30: S. C. Jesustem a Missa das Pastorais

QUINTA-FEIRA, DAS 16 ÀS 19 HORAS

11

Esta forma dinâmica é para você melhor entender em que é gasto o dinheiro que você contribui com seu dízimoJULHO DE 2011

COMPANHIA BRASILEIRA DE LOGÍSTICA LTDA.

AV. ALCOA, 4200 - JARDIM PARAISO - MATRIZTEL.: (35) 3729-8200 - FAX: (35) 3729-8202POÇOS DE CALDAS - MG - [email protected]

www.cbl-logistica.com.br

L O G Í S T I C A

RECEITAS - ENTRADAS DESPESAS - SAÍDAS

R. Pernambuco, s/nº - Box 9 - Mercado MunicipalTelefone: (35) 3712-3207

É o informativo mensal da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que abrange três comunidades: Bairro São José, Sagrado Coração de Jesus (Quisisana) e Rainha da Paz (Parque Vivaldi Leite Ribeiro)

Direção: Padre Graciano - Jornalista Responsável: Zequinha Muniz MTb 15.478-MG Comercial: João Batista, 3722-4591 / 9969-4591 - Fotografias: Marcela Benetti

Eq. técnica: Alda Pacheco, David Brunório, Edlene Vassolli, José Manuel, Moisés Ferreira, Ramiro Canedo e Zequinha Muniz

Diagramação: Gráfica Poços de Caldas/3722-1808 Impressão: Jornal da Mantiqueira - Tiragem: 2.300 exemplares Muitas imagens ilustrativas utilizadas nesta edição são domínio público da internet.

Envio de matérias e/ou críticas: [email protected]

R E S U M O

Saldo Anterior 84.777,36

Saldo Julho 2.760,06

Saldo Final 87.537,42SALDO FINAL . . . . . . . . . . . . . . . . 2.760,06

TOTAL ENTRADAS 17.841,76 TOTAL SAÍDAS 15.081,70

"Milagres feitos devagar são obras da natureza. Obras da natureza feitas depressa são milagres." (Padre Antonio Vieira)

Acesse: www.sousagradosoufeliz.com e veja muitas fotos

Dízimo 9.941,00

Espórtula/Casamento 1.570,00

Coletas 4.896,76

Doações 143,00

Livraria/Outras 66,00

Patrocínio do Jornal 760,00

F. São Benedito/11 (saldo) 465,00

Page 10: Ed.140 -Ago/2011-"Um só Coração"

Aniversários dos Dizimistas em AgostoNatalícios LEMBRAMOS QUE SOMENTE ANUNCIAMOS

ANIVERSÁRIOS DE DIZIMISTAS.

A PASTORAL DA PARTILHA, Pe. Graciano e toda a nossa comunidade desejam a todos os aniversariantes muitas felicidades, um crescimento na fé e na fraternidade,

para que todos os atos sejam para o crescimento de todo o Povo de Deus!

Casamentos 2 Lenice Romão Valim 1 1 W e llington Braido de Lima 17 José Maria Guerra 2 4 S idnei de Castro 2 Nyceia Alves Chaves 1 2 B e nedito Procópio 1 7 S i m oni da Cunha Lelis Silva 2 5 D a i a n e Thais Silva 2 Tereza Lopes Simião 1 2 B e nedito Procopio Neto 18 Eliana da Silva Crivelari 2 5 S u z i de Morais Brito 3 Ana Lucia de Carvalho 1 2 M i l ton Gonçalves 1 8 J a ime Domingues Avela 2 6 A n a L aura Avila Costa 3 Shirlei P. Cazeli Colangelo 1 2 R o s eli Silvério de Oliveira 1 8 J o s é Carlos Máximo 2 6 J o ã o Batista Marcelino 3 Tereza Doniseti Gomes 1 3 K e l son Donizete da Costa 1 8 J o s é S alvador de Brito 2 7 M i g uel Vitor Gonçalves 4 Marcia A. M. Ribeiro 1 4 F e rnanda Liz de Carvalho 1 8 M a r i a Trindade Guimarães 2 7 V i l m a A ida R. Bengtson 4 Teresa Cristina Ganzella 1 4 J o s é Maria Marques 2 0 J o s é Maria Gontijo 2 8 L e da Moreira Benetti 6 Pedro Ramos Munhoz 1 4 N e l m a Cristina M S Benetti 2 0 V i n i c i u s C. dos Santos 2 8 M a ria de Souza Franco 8 Acelio José Nery 1 5 Ana Claudia de A. C. Almeida 2 1 E c i d i r Loro 2 8 Terezinha Pereira do Lago 8 Edimilson Vieira Santos 1 5 A p a recido N. Lemes 2 1 T e rezinha G. C. Barbosa 2 9 D i n a ldo Simião 8 Marly Isaac Goulart 1 5 C elestino A. Carvalho 2 2 I v o n ir Theodoro da Silva 2 9 R o zalina Ferreira Ramos 9 Eduardo N. Ferreira 1 5 R osemary V. Pereira 2 2 P a ulo Cesar Silva 3 0 C lemente Ramos 9 Rita Sabina Brás 1 6 Juçara Aparecida G. Francisco 2 3 M a r i e t a Figueiredo Tavares 3 0 N e i r d e Castro Gonçalves 10 Eleniza G . Bruschi 1 6 W ilma Junqueira da Silva 2 3 S e b a stião Ribeiro Cardoso 3 1 A d r i ano Retuci 10 Jair Damião Costa 1 7 H e lio Moreira 2 4 José Asdrubal Amaral 3 1 L u c iana Amadeu 11 Maria Doraci de O.Gonçalves 1 7 J o ã o P a ulo Brunório 2 4 L a ureci Maria Nogueira Gonçalves 3 1 V i v i a n e M ello F. Opipari

8

3 Sidnei de Castro e Rosana Maria F. de Castro

7 Aroldo S. de Oliveira e Adriane Silva R. de Oliveira

7 Adriane Silva Ribeiro Oliveira e Aroldo Silverio de Oliveira

7 José Rodrigo Rocha e Daniela Lucia Gonçalves

11 Edimilson Vieira Santos e Maria Adelaide F. Santos

14 Iolanda T. Lopes e José Lucio Lopes

20 Orlando F. de Carvalho e Elza Silva Ferreira

24 Vicente Melillo de S. Lopes e Tereza C. de Santis Lopes

Venha conhecer a nova

PIZZARIA DO BAIRRO

Rua Assis Figueiredo, 1959 - Pertinho do Sagrado

Peça também pelo msn:

[email protected]

FORNO À LENHA

LIG PIZZA

3722-4007LIG PIZZA

3722-4007

Av. Fosco Pardini, 2420 - Quisisana - Tel.: 3722-2272

Mecânica com Injeção Eletrônica

Dorival & Filhos - Cel: 9987-2072

Agora, Wellington - MARTELINHO DE OURO

E-mail: [email protected]

AUTOMECÂNICA SÃO JUDAS TADEU

FUNILARIA E PINTURA

a arte de desamassar

sem danificar

a pinturaa arte de desamassar

sem danificar

a pinturaRUA ALAGOAS, 43A

CENTRO TEL: (35) 3712 7963

Moda infantil e infanto-juvenil

«Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo » Mt 13,37.

Porta ErradaO bêbado entra na igreja, agarra o sacristão pelo braço e grita:- Me vê uma pinga!- Aqui não vendemos pinga, senhor!- Então, me dá um conhaque!- Também não temos conhaque!- Como não tem? Que raio de bar é esse?- Isso aqui não é um bar, é uma igreja!- Ah… Então me dá um São Raphael!

Tampando o NarizO bêbado chegava todo dia no boteco, pedia uma pinga, tapava o nariz e tomava tudo num só gole. Um dia, o balconista não se conteve:- Escuta aqui, ô cara! Por que você tapa o nariz enquantobebe?E o bêbado:- É que o cheiro da pinga me dá água na boca… e eu gosto dela é pura!

Difícil EscaladaDois bêbados cambaleavam ao longo da linha do trem,aparentemente na mesma órbita:- Pô, essa escadaria não acaba nunca!- Isso não é nada. O que cansa é este corrimão baixo.

Afogando as Mágoas- Por que é que você bebe?- Para afogar as mágoas!- E resolve?- Que nada! Elas aprenderam a nadar!

A Garrafa QuebradaO bêbado ia subindo uma ladeira, firmemente agarrado à sua inseparável garrafa de cachaça, quando tropeça e leva o maior tombo.Refeito do susto, sente algo molhado debaixo da camisa:- Ai, meu Deus! lamenta-se. Tomara que seja sangue!

"A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação A hepatite C geralmente não apresenta fase aguda, e o indivíduo do fígado. Pode apresentar diversas causas como as infecções só descobre que é portador do vírus em exames de rotina.por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de As outras causas de hepatite apresentam quadros bastante drogas, doenças hereditárias e auto-imunes. Entretanto, sabemos específicos, muitas vezes parecidos aos de hepatite viral aguda que as causas mais comuns são as virais. A hepatite pode ser acrescido de outros sintomas especiais. No caso da hepatite classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é alcoólica, é evidente a história de alcoolismo crônico e pesado. A representada por um processo inflamatório que dura mais de seis hepatite auto-imune é mais comum em mulheres e as pacientes meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos." podem apresentar comprometimento de outros órgãos,

Na maioria das vezes a doença apresenta poucos sintomas e, determinando sintomas variados. As doenças hereditárias são às vezes, só é diagnosticada em exames de rotina, ou durante a raras. Não é raro que essas formas não-virais de hepatite, e investigação de um quadro inespecífico. Poucos são os casos que mesmo as virais, sejam descobertas apenas quando o fígado já evoluem para uma forma aguda grave, podendo levar à morte. A está cronicamente acometido, algumas vezes já com cirrose importância da cronificação da doença é o potencial para o hepática.desenvolvimento de cirrose hepática e, posteriormente, câncer de fígado. PREVENÇÃO

Existem várias medidas eficazes na prevenção da doença, SINTOMAS como:Nas hepatites virais, existe um período inicial sem sintomas

l Vacinação, no caso das hepatites por vírus A e B(período de incubação), no qual o vírus está se multiplicando no

l Uso de água tratada ou fervida;organismo. Esse período é variável e, logo depois, começam a l Lavar bem legumes, frutas e verduras;surgir os sintomas. Inicialmente, o paciente apresenta um quadro

semelhante a uma gripe, com febre, náuseas e vômitos, mal- l Lavar bem as mãos após usar o toalete e antes de estar, dores no corpo, falta de apetite e desânimo. O paciente preparar os alimentos e de se alimentar;pode apresentar também dores nas juntas. O sintoma mais típico

l Não compartilhar seringas e agulhas;de hepatite é a chamada icterícia (amarelão, "tiriça"),

l Uso de preservativo nas relações sexuais;caracterizada por coloração amarelada da pele, dos olhos e das

l Uso de material de proteção, por profissionais de saúde;mucosas. Ela pode se acompanhar de urina escura ("cor de coca-l Acompanhamento pré-natal para aconselhamento cola") e fezes descoradas. Porém, a icterícia não ocorre em todos adequado e prevenção da transmissão;os pacientes. Na maioria dos casos de hepatite viral aguda, o

quadro é leve e resolve-se espontaneamente; mas em alguns l Evitar uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas.casos pode apresentar gravidade, evoluindo com confusão mental e outros sintomas, caracterizando a hepatite fulminante.

HEPATITE, o perigo silencioso

Para maiores informações procure o Serviço de Saúde Pública mais próximo.