ed - parte 1 - solucoes-vias-absorcao-2011

26
ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOLOGIA – 2011 Profa. Bernadete Soares SOLUÇOES EM FARMACOLOGIA & FARMACOCINÉTICA Preparo de soluções, Vias de administração e Absorção de fármacos Assunto: Vias de administração de medicamentos (seus prós e contras). Apresentação: os profissionais da área de saúde (biomédicos, os médicos, veterinários, os enfermeiros os nutricionistas) terão nas suas atividades diárias em hospitais, ambulatórios, laboratórios, a necessidade de manipular, preparar ou administrar soluções. Para tal, devem estar familiarizados com as diferentes formas nas quais podem estar expressas. Objetivos: - Permitir ao aluno rever os principais conceitos relacionados às soluções e dosagens e resolver vários exercícios - Correlacionar os conhecimentos básicos de físico-química na aplicação prática do preparo de soluções em farmacologia – cálculos farmacológicos. SOLUÇÕES EM FARMACOLOGIA SOLUÇÕES Conceito - é uma mistura homogênea composta de duas partes distintas: Soluto (substância a ser dissolvida) e Solvente (é o líquido no qual o soluto será dissolvido é a substância que efetua a dissolução, normalmente se encontra em maior quantidade.). Por exemplo Exemplo de coeficiente de solubilidade (CS) do Nitrato de Potássio: CS.: 20,9g de KNO /100g de H O a 10°C Lendo essa informação se entende que é possível dissolver no máximo 20,9g de KNO Com isso conseguimos preparar as soluções abaixo: 1

Upload: bernadete-soares

Post on 09-Feb-2016

791 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOLOGIA – 2011Profa. Bernadete Soares

SOLUÇOES EM FARMACOLOGIA & FARMACOCINÉTICAPreparo de soluções, Vias de administração e Absorção de fármacos

Assunto: Vias de administração de medicamentos (seus prós e contras).

Apresentação: os profissionais da área de saúde (biomédicos, os médicos, veterinários, os enfermeiros os nutricionistas) terão nas suas atividades diárias em hospitais, ambulatórios, laboratórios, a necessidade de manipular, preparar ou administrar soluções. Para tal, devem estar familiarizados com as diferentes formas nas quais podem estar expressas.Objetivos:- Permitir ao aluno rever os principais conceitos relacionados às soluções e dosagens e resolver vários exercícios- Correlacionar os conhecimentos básicos de físico-química na aplicação prática do preparo de soluções em farmacologia – cálculos farmacológicos.

SOLUÇÕES EM FARMACOLOGIA

SOLUÇÕESConceito - é uma mistura homogênea composta de duas partes distintas: Soluto (substância a ser dissolvida) e Solvente (é o líquido no qual o soluto será dissolvido é a substância que efetua a dissolução, normalmente se encontra em maior quantidade.).

Por exemplo

Exemplo de coeficiente de solubilidade (CS) do Nitrato de Potássio:CS.: 20,9g de KNO3(S) /100g de H2O(l) a 10°C

Lendo essa informação se entende que é possível dissolver no máximo 20,9g de KNO3 em 100g de água a 10ºC. Com isso conseguimos preparar as soluções abaixo:

1

Page 2: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

Obs.: O Nitrato de Potássio é usado pelas indústrias de alimentos que produzem carnes defumadas e embutidos (salsichas, linguiças, salames, etc.) a fim de evitar a proliferação de bactéria causadora do botulismo, que causa uma intoxicação alimentar grave. Serve também para ressaltar a cor e o sabor do alimento.

* O alto consumo destes produtos pode ser prejudicial à saúde, pois as bactérias do intestino convertem os nitratos, como o salitre, em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transforma-se em nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas que também podem causar anomalias fetais. Além disso, ao entrar na corrente sanguínea, o nitrito converte a hemoglobina das células vermelhas do sangue em metahemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio. Além disso, provoca a sensação de saciedade, além da diminuição do desejo sexual, o que fez com que fosse largamente utilizado em prisões, mosteiros, quartéis e assemelhados. Esclare-se que não chega a causar disfunção erétil em pessoas do sexo masculino, mas pode causar sérios danos também ao couro cabeludo (calvície).

Em suma é uma substância perigosa e seu consumo deveria ser evitado.

Outras aplicações do KNO3: Ele também é muito usado para fazer bombas de fumaça; é utilizado pelos ourives para aumentar a resistência do ouro; em fertilizantes e para fazer Pólvora

Resistência de uma solução:Osmolaridade (é o número de partículas osmoticamente ativas de soluto contidas em um litro de solução) classificadas como: a)isotônica; b) hipertônica; c) hipotônica

Exemplo: Cálculo da Osmolaridade: Osmol (Osm) = número de partículas vezes a molaridade.

A osmolaridade representa a concentração de soluto por unidade de água, sendo assim temos o

seguinte exemplo:

Algumas das mais importantes formas de se expressar a concentração.

Título (T)

0<T<1 / No. puroT% = Tx100

Concentração em g/L (C)

unidade: g/L

Concentração em quantidade de matéria/ L (M) Concentração em partes por milhão (ppm)

exemplo:

2

Solução glicosada 5% (50g/litro)

1 M glicose = 180 g

A solução glicosada a 5% tem 50g de

glicose em um litro de água.

180g glicose ------------- 1 mol

5 g glicose --------------- X

Osm=n° de partículas X M

Osm= 1 X 0,27= 0,27 Osmol

Page 3: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

unidade : mol/Lantigamente usava-se: molar ou MPREFIXOS NO SISTEMA INTERNACIONAL

Dados:

Exercício resolvido: Sabendo-se que em 1000 mililitros (mL) de leite integral há cerca de 120 miligramas (mg) de cálcio. Calcule a concentração de cálcio no leite em mol por litro (mol/L).

Resolução:120 mg ------------ x g1000mg ----------- 1g

x = 0,120g de cálcio

0,120 g ----------- y mol40 g --------------- 1 moly = 0,003 mol cálcio0,003 mol ------------ 100 mLz mol ----------------- 1000 mL(1L)

z = 0,03 mol/L

A) A RESISTÊNCIA DA SOLUÇÃO PODE SER EXPRESSA DA SEGUINTE MANEIRA

a) Em percentagem (%) % = Quantidade de soluto (g)100mL de solução

Ex.: 5%, 10%, 20% = 5, 10 e 20 partes de soluto.

b) Em proporção Ex.: 1:10, 1:1000 = 10 ou 1000 partes de solvente há 1 parte de soluto.

Soluções mais usadas:a) Solução glicosada ou soro glicosado a 5%, 10%, 25% e 50%;b) Solução de cloreto de sódio ou soro fisiológico de 0,8 a 0,9%;c) Soro cloretado a 20%;d) Solução de glicose e cloreto de sódio ou soro glicofisiológico.

Velocidade de gotejamentoa) Total de solução a ser administradab) Total de tempo

3

V o l u m e C a p a c i d a d e

m e t r o c ú b i c o q u i l o l i t r o

d e c í m e t r o c ú b i c o l i t r o

c e n t í m e t r o c ú b i c o m i l i l i t r o

Page 4: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

20 gotas de uma solução hidrossolúvel correspondem a 1mL 1mL = 20 gotas = 60 microgotas 1 gota = 3 microgotas

B) MOLARIDADE (M)

n = massa (g)

Ex.: Solução de NaOH a 0,01MUnidades em Molaridade: 1M = mM = 1x10-3M

µM = 1x10-6MnM = 1x10-9MpM = 1x10-12MfM = 1x10-15M

C) Normalidade (N)

N = Quantidade de soluto (eq) = Quantidade de soluto (meq) Volume de solução (L) Volume de solução (mL)

Uma solução 1N contém 1 equivalente (eq) por L, ou 1 miliequivalente (meq) por mL.

O equivalente ou miliequivalente, tal qual o mol e o milimol, são unidades para descrever a quantidade de uma espécie química.

Diluição: tem-se uma solução (1) de concentração inicial C1 e volume inicial V1 e deseja-se obter a outra solução (2) com contração final C2 e um volume final V2, ou ate mesmo uma terceira solução (3);

*A C1, de maior concentração será o ponto de partida para as outras soluções onde se adicionará SOLVENTE, para tanto é necessário conhecer o volume V2 a que deve ser diluída a solução inicial. Quando aumentamos o volume da solução de V1 para V2, acrescenta-se apenas solvente, a quantidade de soluto permanecendo a mesma. Sendo o no de moles do soluto da solução original, na solução final teremos o número n de moles de soluto.

Para a solução inicial: n = C1V1

Para a solução diluída: n = C2V2

Portanto: C1V1 = C2V2

Ou ainda: C3V3 = C1V1 + C2+V2

DOSAGENS E SOLUÇÕES: O aluno deve saber o significado e como preparar as solução e fazer conversões quando necessários para transformar de uma medida para outra. Rever os significados para: SOLUÇÃO EM PORCENTAGEM, RAZÃO, SOLUÇÃO MOLAR, SOLUÇÃO MOLAL, EQUIVALENTE GRAMA E COMO FAZER TRANSFORMAÇÕES.

4

Page 5: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

NÃO ESQUECER:1. de consultar uma tabela para saber o peso molecular de determinadas substâncias

2. Os termos osmolaridade e osmolalidade referem-se ao número de partículas osmóticamente ativas em solução e não se relaciona ao peso molecular. Osmolaridade refere-se ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto contidas em 1 litro de água (1 osmol = 6,02 x 1023 partículas/L) e Osmolalidade refere-se ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto presentes em 1 quilograma de água.

3. É importante lembra que na prática a diferença se torna insignificante em soluções diluídas, mas é relevante ressaltar que o volume de uma solução aquosa é influenciado pela temperatura, o que não ocorre com a massa. Portanto, a osmolaridade de uma solução depende da temperatura, enquanto que a osmolalidade é independente da temperatura.

4. Molaridade: Molar = massa (grama) / PM . V(L)

5. CONVERSÃO: de mEq para porcentagem / de porcentagem para mEq

EXERCÍCIOS:1. Prepare as soluções:

(a) Soluções estoques: a) 20mL de 1 normal de Na OHb) 1,5 molar de NaCl em 10mLc) 20mL de glicose a 10%

(b) Prepare as soluções abaixo a partir das soluções estoque acima (a) e (c) da questão anterior:a) 15mL de NaOH a 0,4 Normalb) 5mL de NaCl 0,9%

2. Preparar uma solução de SG 15% 100mL utilizando as seguintes soluções disponíveis: a) ampolas 20 mL SG 50%; b) frascos 500mL SG 5%.Fórmula: C3V3 = C1V1 + C2+V2

3. O limite máximo de concentração em mols de Hg2+ admitido para seres humanos é de 3x10-5 mols por litro de sangue. O limite máximo, expresso em miligramas de Hg2+ por litro de sangue, é igual a (Massa molar de Hg=200g/mol):

a) 6mg b) 60mg c) 4mg d)40mg e) 35mg

5

Page 6: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

4. A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0x10-5 mol/litro. Se uma pessoa tomar certa quantidade dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a 2,8mg. Encontre a quantidade de água consumida:Dado: massa molar de fluoreto: 19,0 g/mola) 0,9L b) 1,3L c) 2,95L d) 1,7L e) 2L

5. O "soro caseiro" recomendado para evitar a desidratação infantil consiste em uma solução aquosa de cloreto de sódio (0,06mol/L) e de sacarose (11,0g/L).Qual é a concentração, em g/L, do cloreto de sódio nesta solução?Dados: Massas atômicas relativas Na=23,0 e Cl=35,5

6. A análise da amostra de um determinado vinagre indicou uma concentração de 0,1mol de ácido acético em 100mL de solução. A concentração em g/L desse vinagre é de:Dados: massa molar ácido acético = 60g/mola) 40g/L b) 50 g/L c) 60g/L d) 70 g/L e) 80 g/L

7. O propileno glicol, C3H8O2 é um líquido utilizado como umectante de doces, produtos de cacau e carne. Para se preparar 100mL de solução de propileno glicol, com massa de 22,8g, a concentração em mols/L será::(Dados: C = 12 ; O = 16 ; H = 1)a) 2mol/L b) 1 mol/L c) 2,5 mol/L d) 3mol/L e) 1,5 mol/L.

8. Julgue os itens.a) Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mols do soluto.b) Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mols do solvente.c) Na evaporação de uma solução aquosa de um composto iônico, o número de mols do soluto não se altera.d) Quando misturamos duas soluções de mesmo soluto, porém com concentrações em mol/L diferentes, a solução final apresenta uma concentração em mol/L com valor intermediário às concentrações em mol/L iniciais.e) Após a evaporação de certa quantidade de solvente, a solução resultante torna-se mais diluída.

9. A partir de uma solução de hidróxido, deseja-se obter 125mL dessa solução na concentração de 10 g/L. Sabendo que o volume da solução inicial para esse processo é de 50mL,calcule a sua concentração em g/L:

10.Calcule qual volume uma solução, com concentração igual a 0,02 mol/L, obtida a partir de 1 L de solução de KNO3 0,03 mol/L.

11.Se de uma solução glicosada devem ser administradas 42 gotas/min, durante 8hs, qual volume de solução que devemos ter? (20gotas = 1mL)

6

Page 7: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

12.A água do mar, embora pareça translúcida, contém uma série de substâncias dissolvidas. Esse tipo de mistura recebe o nome de solução, que pode ocorrer entre líquidos, sólidos ou gases. Sobre as soluções, julgue o tem seguinte em verdadeiro (V) ou falso (E):( ) 400 mL de uma solução de suco de laranja (puro), que apresenta concentração de 3 mol/L, foi diluída em água, originando uma solução de concentração 1 mol/L. Sendo assim, o volume de água acrescentado à solução foi de 0,8 L.

13.782.(UFPA) Para aliviar as dores e coceiras de um doente com catapora, uma enfermeira dissolveu 3 pacotes, com 40g cada, de permanganato de potássio (KMnO4) em 2 litros de água. Retirou metade desse volume e diluiu em uma banheira acrescentando mais 19 litros de água. A moiaridade da solução final, considerando o meio como ácido, será, aproximadamente:a) 95 . 10-3 b) 19 . 10-3 c) 6,3 . 10-3 d) 5,7 . 10-3 e) 2,8 . 10-3

14.783. Julgue os itens.a) Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mols do soluto.b) Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mols do solvente.c) Na evaporação de uma solução aquosa de um composto iônico, o número de mols do soluto não se altera.d) Quando misturamos duas soluções de mesmo soluto, porém com concentrações em mol/L diferentes, a solução final apresenta uma concentração em mol/L com valor intermediário às concentrações em mol/L iniciais.e) Após a evaporação de certa quantidade de solvente, a solução resultante torna-se mais diluída.

15.784.(UnB) A partir de uma solução de hidróxido na concentração de 25g/L, deseja-se obter 125mL dessa solução na concentração de 10 g/L.Calcule, em mililitros, o volume da solução inicial necessário para esse processo.

16.785. (PUC/Campinas-SP) Considere as seguintes amostras:I) água destiladaII) permanganato de potássio sólidoIII) solução aquosa de permanganato de potássio de concentração 0,05 mol/LIV) solução de permanganato de potássio de concentração 0,15 mol/L

Para tornar mais diluída uma solução aquosa de permanganato de potássio 0,10mol/L, deve-se adicionar:

a) I ou IIb) I ou IIIc) I ou IV

d) II ou IIIe) III ou IV

17.Num experimento precisamos administrar num cão 300mL de soro fisiológico (solução 9:1000) mas no laboratório só tinha frascos de 100mL contendo solução de cloreto de sódio a 2%. Como podemos contornar o problema?

18.Numa experiência de laboratório vamos anestesiar com Thionembutal um coelho pesando 3Kg. A posologia recomendada é de 30mg/Kg. Cada frasco ampola de Thionembutal contém 1g que deve ser diluído com 20mL de água destilada estéril. Calcular:

a) A concentração final em porcentagem.

7

Page 8: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

b) Quantos mg de thionembutal devemos administrar no coelhoc) Quantos mL devemos tomar para anestesiar o coelho com segurança?

19.Quantos gramas de permanganato de potássio são necessários para preparar 250 mL de solução a 2%?

20.Quantos gramas de cloreto de sódio são necessários para preparar 500 mL de solução salina a 7,5%?

21.Em quantos mL de soro fisiológico deve-se diluir 1g de binotal para se obter 150mg em 1mL?

22.Em quantos mL de SF deve-se diluir 10.000.000 unidades de penicilina para se obter 750.000 unidades em 1mL?

23.Administrar Lasix, ampola de 2mL de 20mg/mL. Aplicar 15mg. Quanto diluir e quantos mL administrar?

24.Temos frascos de penicilina cristalina 5.000.000U, administrar 1.250.000U.

25. Temos frascos de penicilina cristalina 10.000.000U, administrar 7.000.000U

26. Temos heparina, frasco de 0,5mL que contém 5.000U/mL. Administrar:a) 2.500U b) 12.500U c) 18.000U d) 20.000U

27.Temos frascos de Decadron com 2,5mL, que contem 4mg/mL. Está prescrito 0,8mg, quantos mL aplicaremos?

28.Temos frascos de Decadron com 2,5mL, que contém 4mg/mL. Está prescrito 25mg, quantos mL aplicaremos?

29.Um frasco de Keflex 500mg a ser diluído em 5mL, administrar 135mg, quantos mL isto representa?

30.Temos um frasco de Mefoxim 1g a ser diluído em 6mL, esta prescrito 350mg, quanto aplicaremos?

31.Temos um frasco de penicilina cristalina 10.000.000U. Deve-se administrar 2.800.000U e antes diluir em 10mL. Qual o volume em mililitro, microlitro e litro correspondente?

8

Page 9: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

32.Temos heparina frasco de 5mL com 5000U/mL. Infundindo 4mL equilvale a quantas unidades?

33.Paciente adquiriu na farmácia AMOXIL que veio acondicionado num frasco contendo 6g na forma de pó. Para fazer a suspensão, adicionou 60 mL de água filtrada como sugerido pelo fabricante. A posologia recomendada pelo médico foi de 5mL a cada 8 horas.a) Quantos mg de amoxil o paciente tomava a cada 8 horas?b) Quantas gramas de amoxil o paciente tomou em 10 dias de tratamento?

34.Num experimento in vitro foram administrados 1mL de uma solução de acetilcolina 1:100.000 numa cuba que continha 9 mL de solução fisiológica. Quantos microgramas (µg) de acetilcolina a cuba continha por mL?

35.No laboratório o técnico adicionou água destilada ao álcool etílico absoluto de modo que a concentração final ficasse em 1:8.a) calcular a concentração final em porcentagemb) quantos mL de álcool contem 200mL da mistura final?

36.O Aerolim (salbutamol) para nebulização contém 2mg em cada 5 mL. No tratamento da crise de asma é recomendado 1mL de aerolim diluído em 2 mL de soro fisiológico. Pergunta-se: Qual a concentração final do salbutamol em porcentagem encontrada no nebulizador?

37.Quanto devemos pesar de cloreto de sódio para prepararmos 200 mL de uma solução a 3mM? Calcular também a concentração final da solução final em %.

38.No laboratório temos um frasco contendo 100mL de uma solução de bicarbonato a 95mM. Transformar para mg % .

39.Paciente recebeu 0,5mL de uma solução de lidocaina a 2%. Quantos mg de lidocaína o paciente recebeu?

40.Disponde de uma solução de pentobarbital sódico a 1,5% que preciso utilizar como anestésico intravenoso em animais de laboratórios. Calcule que volume desta solução deve ser injetada por Kg de peso de animal (cobaia experimental) para aplicar a dose de 30mg/Kg.

41.Calcule em mg/Kg a dose aplicada numa cobaia de 1,8Kg no qual se injeta o volume de 18mL desta solução.

42.O peso molecular do sulfato de atropina é aproximadamente 677. A atropina é a base farmacologicamente ativa e representa cerca de 85% deste sal. Dispondo de uma solução de sulfato de atropina, na concentração de 40mg/mL calcule os volumes que precisarei usar para preparar as soluções abaixo:

a) 1000mL de uma solução contendo sulfato de atropina na concentração de 0,1 mg/mL.b) 500mL de uma solução contendo 100µg de atropina base por mL.c) 250mL de uma solução 2mM de sulfato de atropina

9

Page 10: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

Dados: Solução: A solução de sulfato de atropina PM=677g (base ativa) Atropina equivale 85% deste sal Solução estoque = 40mg/mL

43.Colocam-se 45,5g de NaCl em frasco, ao qual adiciona-se água até completar o volume de 500mL. Sabendo-se que o PM do NaCl = 58,5 calcule a concentração da solução resultante, exprimindo das maneiras seguintes:

a) Em %b) Em mg/mLc) Em eq.g/Ld) Em mg de Na/mL de solução

44.Quantos gramas de ácido bórico são precisos para fazer um litro de água boricada a 2%?

45. Calcule o número de equivalente-grama correspondente a 245g de ácido sulfúrico (H2SO4)?

10

Page 11: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

Vias de asministração- Identificar as principais vias de administração de fármacos e aplicar o conhecimento básico

matemático-quÍmico para o preparo de soluções medicamentosas e/ou dosagem dos mesmos.

- Descrever as vantagens e desvantagens das principais vias de administração

- Descrever as diferentes técnicas para administração de medicamentos

- Diferenciar as principais características das vias de administração e suas formulações

apropriadas.

- Correlacionar os conhecimentos de fisiologia/bioquímica com os processos de absorção de

fármacos, segundo as variações de pH, diferentes formulações farmacêuticas e vias.

Introdução:

v.o.; s.c.

e.v.

conjuntival inalatório

Com algumas exceções, não conseguimos administrar um fármaco diretamente no tecido em que

desejamos que ocorra a ação do mesmo (tecido suscetível). Ele chega primeiro à corrente

circulatória e depois ao tecido desejado, ou entra em contato primeiramente com um tecido

intermediário denominado receptáculo e que pode ser, por exemplo, um músculo. Daí o fármaco

distribui-se em tecidos indiferentes, onde fica armazenado e não tem ação; vai ao tecido

suscetível, onde realiza sua ação farmacológica, entra em contato com o tecido biotransformador

onde sua estrutura química é modificada; e depois vai ao tecido emunctório e sofre excreção.

A biodisponibilidade de um medicamento depende da via de administração e da formulação

farmacêutica disponível. Formulação farmacêutica e vias de administração são associadas entre

si. Além disto, ambas podem ser fatores importantes na adesão do paciente ao tratamento.

*Emunctório- abertura, canal ou órgão por onde se excretam resíduos do metabolismo orgânico

11

sangue

tecidoindif.

receptáculotecido biotransformador

ativação ou inativação

tecidoemunctóriotecido

suscetível

EXCREÇÃO

Page 12: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

12

Page 13: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

Responda:1) Como podemos definir conceitualmente Vias de administração?

2) Como estão classificadas as principais vias de administração?

3) Cite cinco vias de administração de drogas, caracterizando para cada uma delas o padrão de absorção e utilidades.

4) Fale dos modos de administração de medicamentos pela via intravenosa.

5) Fale das vantagens e desvantagens das formulações abaixo para injeção Intramuscular.

Soluções aquosas –

Soluções oleosas –

Suspensões –

6) Fale das principais características envolvidas na escolha das vias de administração a seguir:a) Sublingual –

b) Retal –

c) Inalatória –

d) Parenteral –

e) Tópica –

13

Page 14: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

Absorção/Biodisponibilidade

Respondas as questões a seguir sobre Vias de administração e Absorção.

3) O gráfico a seguir apresenta curvas de concentração plasmática versus tempo do uso oral 750mg de paracetamol. A linha contínua apresenta a concentração plasmática após o uso de 750mg de paracetamol pó V.O. A linha tracejada representa a utilização da mesma dose do paracetamol em conjunto com 30mg de propantelina IV e a pontilhada novamente o paracetamol (750mg oral) juntamente com metoclopramida 10mg IV. Analise o gráfico abaixo e discuta sobre a absorção do paracetamol nos diferentes casos.

Propantelina = antimuscarínico; reduz peristaltismoMetoclopramida = bloq. D2, age na zona do gatilho quimiorreceptora inibe o vômito (antiemético); aumenta peristaltismo.

14

Page 15: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

4) Os esquemas abaixo ilustram a forma como a quantidade total administrada de um fármaco varia em função do tempo no sítio de administração, no organismo e nos “compartimentos químicos” de eliminação. Como ficariam as curvas se a absorção fosse acelerada ou lentificada?

5) Considere um fármaco básico com um pKa = 6,8. No momento em que a fração ionizada é igual a 0,666, o pH do fluído biológico em questão é igual a:

a) 6,3 b) 6,5 c) 3,5 d) 10,7

6) Considere um fármaco básico com um pKa = 6,8. Sabendo que o pH do estômago é igual a 3 e que o pH do duodeno é igual a 6,9, a percentagem de fármaco dissolvido, após administração de um comprimido:a) Será superior no estômagob) Será superior no duodeno

c) É idêntica no estômago e no duodenod) Nestas condições, o fármaco não será dissolvido

7) Determine a razão das frações ionizadas do ácido valpróico (pKa = 5,0), em conteúdo gástrico normal (pH = 3,0) e em situação de acloridria (pH = 7,0).

a) 910 b) 0,01 c) 11,0 d) 0,09

8) A fração não ionizada de um fármaco alcalino com pka = 8,0, entre o pH 9 de uma formulação líquida em ampola de vidro âmbar e o pH do plasma:a) Diminuirá para metadeb) Aumentará cerca de 5 vezes

c) Diminuirá cerca de 5 vezesd) Aumentará para metade

9) Determine o coeficiente de partilha de um ácido (pka 6,0) ao nível do conteúdo gástrico (pH 3), em relação ao plasma:a) 3,8%b) 4082

c) 26d) 5%

Utilize as tabelas abaixo para discutir as questões propostas:

15

Page 16: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

a) Explique a relação estrutura química-solubilidade lipídica dos barbitúricos.b) Verifique os dados referentes às drogas Barbital, Secobarbital e Tionembutal e explique porque o Tionembutal apresenta melhor absroção gástrica.c) A cafeína e a quinina são bases, entretanto existe diferença nas suas absorções. A fenosulfoftaleína não tem sua absorção alterada pelo pH. Explique. Calcule a proporção de formas ionizadas para não-ionizadas da cafeína e quinina no estômago.

16

Page 17: Ed - Parte 1 - Solucoes-Vias-Absorcao-2011

10) Interprete os dados do quadro abaixo:

Tabela III

11) Cite os fatores que modificam a biodisponibilidade.

12) Discuta as indicações específicas das diferentes vias de administração. Por que vias devem ser administradas: a) uma substância com elevado graus de lipossolubilidade e b) uma que possui uma amina quaternária, como a d-tubocurarina?

13) Defina distribuição de drogas e cite os fatores que podem influenciar neste processo.

14) Em relação à absorção de fármacos responda as seguintes questões:a) Explique a seguinte frase: “Quanto mais lipossolúvel o fármaco melhor sua absorção pelo tubo gastrintestinal”.b) Explique como a ionização pode interferir com a absorção dos fármacos por via oral.

15) O esquema apresentado na figura (a) ilustra o efeito do pH sobre o transporte de um ácido fraco através de uma barreira lipídica. Como se explica o padrão real de absorção do ácido acetilsalicílico, representado na figura (b)? Discuta os outros fatores envolvidos.

17