ed. 41 • agosto de 2019 biscoitos e cupcakes figuram entre as receitas preferidas dos pequenos...

Download ED. 41 • AGOSTO DE 2019 Biscoitos e cupcakes figuram entre as receitas preferidas dos pequenos –

Post on 12-Jun-2020

0 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • VE ND

    A PR

    OI BI

    DA

    M A I S S A B O R E Q U A L I D A D E P A R A S U A V I D A

    ED. 41 • AGOSTO DE 2019

    Amanhecer preguiçoso Gostosuras saudáveis e

    nutritivas para começar bem o domingo em família

    O que tem para hoje? Nova seção ensina

    como aproveitar bem as sobras da geladeira

    Economize nas compras Aprenda a fugir das ciladas para manter sob controle a

    conta do supermercado

    Almoço para festejar

    Picanha de forno

    O 10o aniversário da revista inspira um menu com gosto de celebração

  • 2 3

    6

    20

    28

    Carta da editora e sumário

    Aniversário mais do que feliz Uma década de existência, 40 edições entregues, milhares de leitores conquistados. Não faltam a Sabores Ajinomoto motivos para comemorar. Esta edição de no 41, mais do que festiva, pretende ser o marco zero de uma nova fase. Para começo de conversa, estreamos um projeto gráfico novo em folha – a revista está mais bonita, mais colorida e gostosa de ler. Também lançamos seções inéditas, como “O que tem para hoje?”, com dicas de bom aproveitamento das sobras da geladeira, e “Pronto em 30 minutos”, com receitas simples e rápidas de preparar. Em “Economize”, vamos reunir lições básicas de economia doméstica, enquanto “Planeta sustentável” vai tratar do assunto que está na ordem do dia em todo o mundo. Algumas coisas, porém, não mudam – como a irresistível coleção de receitas exclu- sivas elaboradas pela Oficina do Sabor®, Cozinha Experimental da Ajinomoto. Seu espaço também continua garantido no Cantinho do Leitor – aliás, que tal escrever para nós dando sua opinião e mandando suas receitas? Boa leitura. E que venham os próximos dez anos!

    PESOS E MEDIDAS 1 xícara (chá) de... Açúcar = 150 g Amido de milho = 100 g Arroz = 170 g Farinha de rosca = 140 g Farinha de trigo = 110 g Fubá = 120 g Manteiga = 200 g Qualquer líquido = 200 ml Queijo ralado = 100 g

    1 colher (sopa) de... Açúcar = 12 g Amido de milho = 8 g Farinha de trigo = 9 g Fermento químico = 12 g Manteiga = 15 g Qualquer líquido = 15 ml

    1 colher (chá) de... Sal = 5 g

    • Coordenação e Conselho editorial Marketing-Nutrição • Coordenação-geral Editora 4 Capas • Diretora responsável Mariella Lazaretti • Diretor executivo Georges Schnyder • Direção de arte Marcelo Bola Sousa • Editora Flávia G. Pinho • Revisão Ruth Figueiredo • Fotos Ricardo D’Angelo • Produção culinária Fabiana Badra Eid (assistente: Roseli Querino) • Produção de objetos Cristina Esquilante

    Jornalista responsável Mariella Lazaretti • MTb no 15.457 PARA FALAR COM A REVIS TA, ENVIAR CAR TAS E SUGES TÕES

    4. O que tem para hoje? – Rosti de batata, queijo e tomate que sobraram na geladeira.

    5. Amigos da cozinha – Ideias divertidas para fazer a criançada cozinhar e comer melhor

    6. Menu – Picanha de forno, risoto e torta rústica de limão para um almoço comemorativo

    10. Vida organizada – Elabore um cronograma completo de afazeres domésticos

    12. Tá na época – Ameixeiras carregadas no sul, mandioca de montão no norte

    16. Viagem pelo Brasil – Pratos e tradições deixados de herança pelos tropeiros

    20. Vida saudável – Como preparar um café da manhã preguiçoso e muito nutritivo

    24. Dia de festa – Os aniversários caseiros estão de volta, mas em versão descomplicada

    28. Pronto em 30 minutos – Frango cremoso com molho de requeijão e brócolis

    30. Planeta sustentável – Práticas sustentáveis fáceis de adotar no dia a dia

    32. Economize – Fuja das ciladas na hora das compras e reduza a conta do supermercado

    34. Um café e a conta – Coe um cafezinho perfeito, com direito a petit-four

    35. Cantinho do leitor – Dose dupla: tem macarrão com atum e farofa de camarão

    PÁGINA 35

  • 4 5

    Gostosuras de forno Biscoitos e cupcakes figuram entre as receitas preferidas dos pequenos – eles amam misturar a massa e devorar o resultado. A parte do forno, claro, fica a cargo de um adulto.

    BATATA ROSTI SIMPLES 40 minutos (+1 hora de congelador)

    INGREDIENTES 2 batatas médias, sem casca (300 g); meia colher (chá) de RECEITA DE CASA™ Caseiro; 1 colher (sopa) de óleo; 2 fatias de muçarela picadas; 1 tomate pequeno, sem sementes, picado (100 g)

    MODO DE PREPARO 1. Em uma panela grande, coloque as batatas e cubra com água. Leve ao fogo alto para cozinhar por 10 minutos, após o início da fervura, ou até ficar “al dente”. Retire do fogo, escorra-as e leve ao congelador por pelo menos 1 hora. 2. Retire as batatas do congelador e, com o auxílio de um ralador, rale-as no ralo grosso. Transfira para uma tigela média, junte o RECEITA DE CASA™, e misture. 3. Em uma frigideira pequena e antiaderente, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Disponha metade da batata, o queijo, o tomate e o restante da batata, e pressione ligeiramente com uma espátula para compactar. Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos, virando na metade do tempo, com o auxílio de um prato. 4. Retire do fogo e sirva em seguida.

    mais divertido! Que tal levar a criançada para a cozinha no dia 12 de outubro? Juntos, pais e filhos podem se inspirar nessas ideias e produzir gostosas brincadeiras de comer

    Vale almoço também! Quem disse que criança só gosta de cozinhar guloseimas? Aproveite o clima de diversão para fazê-la participar do preparo de comidas gostosas e nutritivas – não há maneira mais eficiente de ensinar a comer bem.

    Parece brinquedo Criança que tem seu próprio enxoval de utensílios se sente dona da cozinha também – e vai querer voltar. Prefira os talheres e acessórios de silicone colorido, que são bonitos, inquebráveis, duráveis e não machucam.

    2 porções

    Fácil

    Ídolo infantil Na coleção O Caderno de Receitas do Jacquin para Crianças (Melhoramentos), o chef francês Erick Jacquin, do MasterChef, ensina pratos doces, salgados e lanches.

    O que tem para hoje? Amigos da cozinha

    Batata queijo tomate Três ingredientes comuns de encontrar na geladeira viram a nobre batata

    rosti, prato de origem suíça Traje completo Pode apostar: de avental em tamanho mirim, qualquer criança entra no clima e se diverte ainda mais na cozinha. Melhor ainda se tiver um toque (chapéu de cozinheiro) para completar a brincadeira.

    Dia da criança

    Batata – A base do rosti é batata crua, ou previamente cozida “al dente”, ralada na face grossa do ralador – quando levada à frigideira, os pedacinhos se aglutinam, formando uma espécie de fritada macia por dentro e crocante por fora, que pode ou não ser recheada. Melhor ainda se você tiver na geladeira a batata da variedade asterix, de casca rosada e polpa mais seca.

    Queijo – A receita desenvolvida pela Cozinha Experi- mental da Ajinomoto ganha recheio de muçarela picada,

    queijo de sabor suave e fácil de encontrar em qualquer lugar – mas nada impede que você aproveite outros queijos que já tenha em casa. As sobras estão fatiadas? Tudo bem, corte-as em tirinhas.

    Tomate – Eis um jeito fácil de aproveitar o tomate que sobrou da salada, já cortado, ou aquele fruto único que res- tou no fundo da gaveta – e tanto faz de qual variedade. O importante aqui é remover as sementes, caso contrário o tomate soltará água quando for aquecido junto com a batata.

    O SITE WWW.SABORESAJINOMOTO. COM.BR ESTÁ RECHEADO DE PRATOS DE DAR ÁGUA NA BOCA

    Clique na coleção Receitas que as crianças adoram e confira: tem coxinha de batata-doce, torta de liquidificador e até um sanduíche salgado em forma de centopeia.

    Fo to

    : R ic

    ar do

    D ’A

    ng el

    o (r

    ec ei

    ta b

    at at

    a) . T

    ec id

    o ac

    er vo

    d a

    pr od

    ut or

    a. G

    ua rd

    an ap

    o lis

    tr ad

    o Et

    na (e

    tn a.

    co m

    .b r)

    . C er

    âm ic

    as O

    la ria

    P au

    lis ta

    na (o

    la ria

    pa ul

    is ta

    na .c

    om .b

    r) .

    Fo to

    s: fr

    ee pi

    k e

    sh ut

    te rs

    to ck

  • 7

    Almoço de gala

    5 porções Pouco Fácil

    gosto para nós é mês de festa – há exatos dez anos saía da gráfica a edição no 1 da revista Sabores Ajinomoto. De lá para cá, produzimos muitas reportagens interessantes, publicamos dicas e

    serviços valiosos e criamos mais de uma centena de receitas exclusivas. A data não merece comemoração? Foi com esse espírito que a Cozinha Experimental da Ajinomoto elaborou as receitas desta reportagem. Tem uma picanha de forno com gostinho de churrasco, um delicioso risoto de shiitake e aspargos frescos e uma torta rústica de limão imperdível. Assim, celebramos nosso aniversário e oferecemos a você inspiração para o próximo almoço especial – que pode ser em data festiva ou em uma simples reunião de amigos e família, o que também é digno de festejo.

    • O principal segredo do risoto é o grão, que deve ser rico em amido e absorver melhor o caldo do cozimento, garantindo textura cremosa. O arbóreo é o mais fácil de encontrar no Brasil, mas também valem o carnaroli e o vialone nano.

    • A picanha pode ser s