ed.-184 jornal "um só coração" jan2015

8

Upload: paroquia-sagrado-coracao-de-jesus-pocos-de-caldas-mg

Post on 07-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Pe. Graciano CirinaPe. Graciano Cirina

Anuncie aqui eajude-nos neste

projeto de evangelização

Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. (Jesus Cristo)

Hoje quero apenas dedicar um pensamento ao ano que foi e um àquele que vem!

A palavra que digo para o 2014 é a palavra Obrigado. Agradecer a Deus que nos da muito mais do que reconhecemos. Cada vez mais encontramos pessoas que se sentem donas de tudo: quanta ilusão. A nossa vida é um dom e por isso deveríamos reconhecer e agradecer.

Agradecer ao nosso próximo. Quanto bem e amor recebemos, atenção e carinho, companhia e ajuda sincera . Sem o próximo

feito como nós a imagem e semelhança de Deus não teria vida, não teria família, amizade..enfim faltaria a alegria de viver. Agradecemos e muito pelo próximo, que antes era desconhecido e hoje podemos chamar de amigo(a), irmão(a)

Tem muitas coisas que gostaríamos cancelar de 2014. Nem tudo que vem do nosso próximo é bom, como também nem tudo que damos ao nosso próximo é bom. Mesmo nas coisas mais negativas aprendemos algo. Que o sofrimento que passamos deixe em nós mais sabedoria de quem conhece a vida por dentro e não pela superfície. Guardamos o que aprendemos e não guardamos o que faz adoecer o nosso coração. Deixamos aqui e agora as feridas, a magoas, as ofensas, a falta de amor. Não carregamos para 2015 pedras que endurecem o nosso, até torná-lo de pedra. Vamos começar 2015 com um coração de carne.

A palavra que digo para 2015 é profundamente cristã: esperança. Sem ela não tem como viver nossa fé e nem o amor. As três virtudes andam juntas. Digo esperança porque acreditamos que Deus continua sua obra e porque podemos imaginar algo diferente e algo novo. Significa desejar de melhorar as coisas, significa sair de si mesmo e tornar-nos disponíveis para a vida de todos. A nossa esperança não é ilusão, e nem algo mágico. A esperança é fundamentada no nosso esforço, assim como um doente que se aplica totalmente numa terapia, espera a sua cura; assim como um atleta que treina intensamente espera ser campeão. Nada é deixado ao acaso. A nossa esperança é uma grande parceria com Deus onde cada um faz a sua parte.

Por isso a melhor novidade de 2015, que não depende da política, nem da economia, nem de qualquer outra instituição…, a melhor novidade posso ser EU. Se quiser e com a ajuda de Deus, posso ser bem melhor de 2014 e por isso posso fazer tudo melhor, posso dar mais amor, mais mansidão, mais fraternidade, mais solidariedade. Acreditemos com fé, que se seremos melhores o mundo será melhor. Não vejo outra maneira, PARA QUE NOSSA PALAVRA NÃO SEJA VAZIA de desejar a todos FELIZ ANO NOVO!!

AGRADECER E ESPERAR

Existem algumas parcerias importantes que nos ajudam a gerenciar os projetos sociais da nossa Associação, mas a APHAS precisa cobrir muitos outros gastos, razão pela qual estamos buscando parceiros, como você, que possam contribuir de uma forma sistemática para que nossos projetos tenham continuidade.

A sua ajuda vai manter vivo este sonho e contribuir de fato para melhorar a vida de muitas crianças e suas famílias.

Acesse o site da Aphas www.aphas.org preencha o formulário ou Fale Conosco através do telefone 3721-3540 (Sede da Aphas) ou, também, deixe seu nome e endereço na secretaria da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e assim encaminharemos um boleto para que você faça a sua doação espontânea.

Precisamos muito de sua contribuição. Faça sua parte e seja também um participante direto na transformação da vida de centenas de crianças, jovens, adolescentes e famílias que participam dos projetos da Aphas.

Contamos com você!!!

A APHAS precisa de sua ajuda... Faça parte, você também, do sonho de centenas de

crianças, jovens e adolescentes e suas famílias.

Sede da Aphas na Rua José Augusto de CarvalhoJardim Colina (Alto do Bairro São José)

Sede da Aphas na Rua José Augusto de CarvalhoJardim Colina (Alto do Bairro São José)

“A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.” (Papa João Paulo II)

Aconteceu dia 30 de Novembro no SCJ, a Macarronada da Partilha - Confraternização entre os paroquianos

"A paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade." (Papa Francisco)

Pastoral da Partilha

Missa da Noite de Natal na Igreja São Josécom a presença do Pe. Ronaldo, da Basílica N. S. Saúde

Missa Vespertina do Dia de Natal, na Rainha da Paz

Missa da Noite de Natal no Sagrado: Pe. Graciano apresenta o Menino Jesus

Casa de Carnes

Agora com Disk Entrega

3722-0443Rua Canadá, 227

Jd. Quisisana

Qualidade e HigieneCarnes Inspecionadas Aceitamos Cartão de Crédito/Débito

Temos os melhores preços em carnes

Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz. (Madre Teresa de Calcutá)

1. OBJETIVO PESSOAL - DAR SENTIDO VERDADEIRO À VIDA

Crescer cada vez mais no seguimento e no testemunho missionário de Jesus de Nazaré, nosso único Mestre e Senhor, à medida que valoriza tudo o que há de bom nas pessoas, para engajá-las nas comunidades eclesial e social, dando assim sentido verdadeiro à vida.

2. OBJETIVO ECLESIAL - PARÓQUIA, COMUNIDADE DE COMUNIDADES

Transformar cada paróquia em comunidades acolhedoras, missionárias, unidas, solidárias e participativas. Comunidades que estudem e encarnem o Evangelho, para redescobrir o sentido da vida, indo ao encontro dos afastados e dos necessitados.

3. OBJETIVO SOCIAL - VIDA E DIGNIDADE PARA TODOS

Continuar juntos na construção de uma sociedade justa e solidária, que denuncie a corrupção, a desonestidade e a idolatria do consumismo; cuide do planeta Terra, casa de todos, para que haja dignidade e vida em abundância.

ORAÇÃO

SANTAS MISSÕES POPULARES Deus, uno e trino, comunidade missionária, dá-

nos tua luz e tua força a fim de que nossos corações

se abram ao espírito da missão. Olha para nós, teu

povo sofrido, com misericórdia.Pai Santo, dá-nos teu amor. Assim teremos vida

e seremos capazes de superar toda dificuldade.

Abençoa as famílias, crianças, jovens, adultos e

idosos.Filho, redentor e salvador, fortalece tua Igreja

peregrina, comprometida com a construção da

verdadeira sociedade, família humana justa e

solidária.Espírito Santo, presença consoladora,

transforma nossas paróquias em comunidades

vivas e comprometidas.Maria, mulher missionária, solidária às dores

do povo, companheira em nossa caminhada, ajuda-

nos a assumir com ousadia as Santas Missões

Populares em nossa Diocese de Guaxupé. Amém!

OBJETIVOS

O Sagrado chama e o povo espera ver você chegar!

oGuaxupé/MG – No domingo, 1 de fevereiro de 2015, a Diocese de Guaxupé, no sul de Minas Gerais, irá celebrar seus 99 anos de existência. A solenidade será realizada a partir das 15h, na Catedral de Guaxupé. Nesta data, terá início a peregrinação de Nossa Senhora das Dores. Durante um ano, a imagem da padroeira percorrerá as 85 paróquias da diocese. A ação faz parte das comemorações pelos 100 anos de história da Igreja Particular de Guaxupé.

A primeira paróquia a receber a imagem será a Basílica Nossa Senhora da Saúde, Igreja Matriz de Poços de Caldas. Neste dia, padre Francisco Carlos levará a santa que ficará no local por quatro dias, podendo receber visitação dos fiéis. O mesmo processo ocorrerá nas demais paróquias. A peregrinação será encerrada no dia 31 de janeiro de 2016, quando aconterá a celebração comemorativa de 100 anos, em Guaxupé. Na última semana, a imagem passará por todos os espaços públicos do município sede da Igreja na diocese.

Segundo padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, a imagem será uma réplica da primeira Nossa Senhora das Dores que chegou à diocese, ainda na época do primeiro Seminário, onde atualmente funciona a Delegacia de Guaxupé. A imagem está sendo confeccionada por um artista de São João Del Rei/MG.

Além do início da peregrinação, haverá também o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário. O momento contará com a presença do bispo diocesano Dom José Lanza Neto, todos os padres e religiosos da diocese, além de representantes dos Correios. Milhares de católicos vindos das diversas cidades que compõem a diocese são esperados neste dia.

Desde o início de 2014, todas as paróquias da Diocese de Guaxupé estão envolvidas nas atividades do Centenário, sobretudo, através das Santas Missões Populares. Trata-se de uma grande mobilização que promoverá evangelização ao longo do próximo ano. O projeto atingirá as cidades da região, com os missionários leigos que percorrerão ruas, casas, praças e entidades, falando sobre Jesus Cristo. Representantes de todas as paróquias estão recebendo formações constantes para atuar nas Missões.

Outras ações também estão sendo preparadas para marcar as comemorações do Centenário, entre elas a produção de uma revista histórica que recordará os principais fatos ocorridos na diocese ao longo desses anos, o lançamento de bandeiras comemorativas e atrações especiais em 2016.

Toda a comunidade da Diocese de Guaxupé é convidada a participar desse momento festivo e histórico!

Ação faz parte das comemorações doCentenário da Diocese de Guaxupé/MG

“A justiça se defende com a razão, e não com as armas. Não se perde nada com a paz, e pode perder-se tudo com a guerra.” (Papa João XXIII)

Confraternização do Ministério de Acólitos

Aluguéis 931,00

Côngruas 2.400,00

Fundo de Solidariedade Presbiteral 588,79

Despesas Bancárias 30,30

Telefone/Internet 657,97

Prestação de Serviços Eventuais 623,20

Salários / Férias 4.320,90

Água / Energia 1.327,21

Outras Despesas de Capela e Secretaria 523,86

Material de Limpeza/Alimentação/Gás 688,49

Encargos Sociais (FGTS/INSS/PIS) 4.121,05

Correios/Xerox/Frete/Mat. Secretaria 47,50

Materiais Catequese e Pastoral /SMP 7.856,35

Encontros/Reunião/Formação 3.200,00

Festas/Promoções/Programas/ots. 303,80

Velas/Vinhos/Flores/Hostias...etc. 300,00.....

Conserto e Manutenção Geral 627,65

Partilha 13.817,00

Espórtula/Casamento 2.530,00

Coletas 5.560,45

Doações 575,00

Livraria/Outras 446,50

Rendimentos Bancários 774,14

Batismo 50,00

Festas/Eventos 20.444,50

44.197,59 28.548,07

15.649,52

115.076,91

15.649,52

130.726,43

Dezembro

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. (Dom Hélder Câmara)

Nossa Partilha, aquele pedacinho de vida de cada um de nós, ofertado a Deus, vai permitir que Ele se manifeste através da Igreja, pela proclamação de Sua palavra, pela sagrada Eucaristia, pelos sacramentos, pelo socorro aos carentes, pelo trabalho missionário, ajudará os doentes que procuram a comunidade, cestas básicas para as famílias carentes, , na construção do Reino de Deus e na vida da comunidade. Todo colaborador(a) da partilha é um também evangelizador(a) e sua partilha gera vida na comunidade, toda comunidade colhe frutos de bênçãos dos corações generosos que partilha . Ser um(a) colaborador(a) da partilha é, portanto, ser um batizado(a) capaz de comprometer-se em todas as instâncias: na ousadia da fé que liberta, na vida de oração que gera comunhão, no convívio eclesial e social fraterno, na generosa partilha da vida e dos dons que a sustentam.

O Partilha não é a causa que leva alguém a se tornar um autêntico cristão, mas é a consequência natural de um autêntico cristianismo. Partilhar é ser um cristão fiel, autêntico, maduro. Todos nós, eu e você, somos levados a evangelizar, porque todos nós somos chamados a anunciar a Boa Nova, a mensagem de Jesus. A Partilha é uma das belas expressões de evangelização, por ele, sou responsável pela evangelização e sua manutenção. O gesto de partilhar torna-se uma ação evangelizadora dentro do grande âmbito da Igreja. É tornar-se corresponsável pela evangelização. A Partilha é um reflexo da vida cristã praticada na comunidade!!!

Ser um colaborador da partilha não é fazer um pagamento mas é partilhar a própria vida – porque nossa colaboração oferecido através da partilha na comunidade – corresponde a uma parcela do nosso trabalho e do suor derramado na obtenção do pão nosso de cada dia. Corresponde a um diálogo de gratuidade. De graça recebemos, de graça devemos dar.

Obrigado pelo seu sim, pela sua generosidade e pela sua participação na construção do Reino de Deus!!!

01/01 ALENCAR DE ALMEIDA PRATA JUNIOR01/01 DALILA DA SILVA BALBINO02/01 MARIA INEZ S. MOREIRA03/01 LÍVIA PATRÍCIA DE SOUSA AGUIAR04/01 MARIA ELENA QUIRINO DE OLIVEIRA04/01 EUGÊNIO FERREIRA DE AGUIAR04/01 DANIANE RIBEIRO SILVA05/01 MARCELO SANTOS06/01 MARIA DOS REIS MUNHOZ07/01 RUTE AP. PEREIRA RODRIGUES07/01 ROSANI MARIA DUARTE PEREIRA08/01 ÂNGELA DO CARMO GOMES ARANTES08/01 MARISA FERREIRA DA SILVA08/01 BRUNO CÉSAR MONTEIRO08/01 ANA CAROLINA M. DOS SANTOS SILVA08/01 WILLIAM APARECIDO COLANGELO09/01 ANTÔNIO MATEUS GOUVÊA ANDRADE

10/01 CECÍLIA BIANUCCI GOMES10/01 JOÃO BATISTA DA CUNHA12/01 CLARICE S. DE BRITO13/01 ROSILENE PEREIRA AGUIAR13/01 MARIA APARECIDA TEIXEIRA LEMES SOARES14/01 LUCIANA CRISTINA SIQUEIRA TORRES SIMÕES14/01 BENEDITO GALVÃO MARTINS16/01 MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA GONÇALVES17/01 MARCELO L. LEDA17/01 JOSÉ MARIA SIMÕES NETO17/01 LEONIA MORAIS ORFÃO DA SILVA19/01 DIVALDO BERTOZZI19/01 MARIA ANTÔNIA DE SOUZA19/01 SEBASTIANA DE SOUZA20/01 SÔNIA MARIA DOS SANTOS MELO22/01 SEBASTIÃO HERCÍLIO DE ALMEIDA23/01 MARIA NAZARÉ OLIVEIRA BARBOSA

24/01 ADRIANO MAGNO DE MARCOLLI SILVA24/01 CLAUDINEI CAVALLIN25/01 LUIZ DONIZETE FLORES25/01 VERA NALDONI VIEIRA25/01 EDUARDO SUEIT25/01 ABEL GOUVEIA DE ANDRADE25/01 SÔNIA MAGDA DOS REIS FRAGA26/01 IOLANDA TAVARES LOPES27/01 JOSÉ CARLOS RABELO27/01 MARIA TEREZA DA COSTA FRANCO28/01 APARECIDA DONIZZETE SILVA CUNHA28/01 MATEUS HENRIQUE MONTORO SILVA28/01 ANTÔNIO SABINO31/01 LUIZ TEIXEIRA DIAS31/01 JOSÉ LÚCIO LOPES31/01 JOÃO BALTAZAR SILVERIO

– Olá, como vai? Quanto tempo! Como vai teu marido?

– Você não soube? Ele morreu faz quinze dias.– Ah não sabia. Meus pêsames. E como é que foi?– Pedi pra ele ir comprar açúcar no supermercado

aí veio um ônibus e passou por cima dele.– Mas que coisa triste E o que você fez?– Tomei café sem açúcar mesmo.

Um homem encontra uma velha amiga, que não via há muitos anos. Ele repara que ela engordou muito, e, quase que sem querer, diz:

– Mas como você engordou durante esse tempo…A mulher fecha a cara, e ele, percebendo a besteira que tinha feito, tenta concertar:

– Mas engordar é até bom… ajuda a disfarçar melhor as rugas.

Os dois amigos se encontram:– Você sabe que o Arnaldo está hospitalizado? –comenta um deles.– Não pode ser! Ainda ontem eu o encontrei num

baile, dançando com uma loira fenomenal…– Pois é, a mulher dele também!

O grito angustiado que se ergue, de todos os lados, é o mesmo: paz. (Papa Pio XII)

É o informativo mensal de Paróquia Sagrado Coração

de Jesus que congrega três comunidades:

Bairro São José, Rainha da Paz (Condomínio

Quisisana) e Sagrado Coração de Jesus (Quisisana).

Direção: Padre Graciano Cirina

Responsável: Zequinha Muniz MTb 15.476

Equipe Técnica: David Brunório, Ramiro Canedo e

Zequinha Muniz - Informações 3722-5660

Diagramação: ZM3 Ideias Gráficas / 9137-9800

Impressão: Jornal Mantiqueira

Tiragem: 2300 exemplares

As imagens ilustrativas utilizadas nesta edição são de

domínio público da internet

Envio de matérias, propagandas e/ou criticas:

[email protected]