ed. 18 - mai/2009

4
Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso Ano III - Nº 18 Cuiabá - Maio/2009 FILIADO À e CONDSEF Sicoob Federal firma parceria com Sindsep-MT Sindsep-MT move ação contra Aneel e Cemat Autoridades de Mato Grosso deixam sua homenagem pelo Dia do Trabalhador O Sindsep-MT convoca a categoria para uma reunião com a presidente da CapSaúde, Marília Ehl Barbosa, no dia 18 de maio. Informações no telefone 3023-6617. Iremos discutir a organização da CapSaúde em Mato Grosso. Sua presença é fundamental. Saudações sindicais, A direção O departamento jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Fe- derais de Mato Grosso (Sindsep-MT) entrou com uma ação civil pública contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e contra a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat). (Página 3) Foto Assessoria Desde o dia 5 de mar- ço, o Sicoob Federal esten- de seus trabalhos aos servi- dores do serviço público fe- deral. Há 15 anos, quando foi criado, seu público alvo era os trabalhadores da Po- lícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, mas agora a cooperativa de cré- dito, que oferece serviços bancários, se apresenta como mais uma opção. (Página 4) Aposent adoria STF beneficia servidores que trabalham em áreas isalubre, perigosas e penosas (Página 3) Servidores da Conab doam sangue na paralisação A paralisação dos servidores técni- cos da Companhia Nacional de Abas- tecimento (Conab) contou com a doa- ção de sangue dos manifestantes como forma de conscientização. Na quinta- feira (30), o grupo estareve reunido no Hemocentro de Cuiabá. (Página 4) Atenção servidores da Funasa Trabalhador, a crise não é nossa Dia do Trabalha- dor. A verdade é que todos os dias do ano são feitos pelos tra- balhadores. Tem gente por todo os cantos se empenhan- do em não deixar que o sistema pare de funcionar. (Página 2) Valtenir Pereira, Defensor público licenciado e deputado federal Lúdio Cabral, vereador por Cuiabá Foto Chico Venâncio (Página 2) Ser mãe... Autor: Coelho Neto Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração! Ser mãe é ter no alheio lábio que suga, o pedestal do seio, onde a vida, onde o amor, cantando, vibra. Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo! É ser anseio, é ser temeridade, é ser receio, é ser força que os males equilibram! Todo o bem que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira afortunada, Luz que lhe põe nos olhos novo brilho! Ser mãe é andar chorando num sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! Ser mãe é padecer num paraíso! Às mães, parabéns pelo seu dia! Diretoria do Jornal Sind.pmd 6/5/2009, 14:56 1

Upload: sindsep-mt

Post on 10-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso

TRANSCRIPT

Page 1: Ed. 18 - Mai/2009

Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso

Ano III - Nº 18Cuiabá - Maio/2009

FILIADO À

e CONDSEF

Sicoob Federal firmaparceria com Sindsep-MT

Sindsep-MT move açãocontra Aneel e Cemat

Autoridades de Mato Grossodeixam sua homenagem pelo

Dia do Trabalhador

O Sindsep-MT convoca a categoria para umareunião com a presidente da CapSaúde, Marília Ehl

Barbosa, no dia 18 de maio.Informações no telefone 3023-6617.

Iremos discutir a organização da CapSaúde emMato Grosso. Sua presença é fundamental.

Saudações sindicais,A direção

O departamento jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Fe-derais de Mato Grosso (Sindsep-MT) entrou com uma ação civilpública contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) econtra a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat). (Página 3)

Fot

o A

sses

soria

Desde o dia 5 de mar-ço, o Sicoob Federal esten-de seus trabalhos aos servi-dores do serviço público fe-deral. Há 15 anos, quandofoi criado, seu público alvoera os trabalhadores da Po-lícia Rodoviária Federal eda Polícia Federal, masagora a cooperativa de cré-dito, que oferece serviçosbancários, se apresentacomo mais uma opção.

(Página 4)Aposentadoria

STF beneficia servidores que trabalhamem áreas isalubre, perigosas e penosas

(Página 3)

Servidores da Conab doamsangue na paralisação

A paralisação dos servidores técni-cos da Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab) contou com a doa-ção de sangue dos manifestantes comoforma de conscientização. Na quinta-feira (30), o grupo estareve reunido noHemocentro de Cuiabá.(Página 4)

Atenção servidores da Funasa

Trabalhador,a crise não

é nossa

Dia do Trabalha-dor. A verdade é quetodos os dias do anosão feitos pelos tra-balhadores. Temgente por todo oscantos se empenhan-do em não deixar queo sistema pare defuncionar.

(Página 2)Valtenir Pereira, Defensor públicolicenciado e deputado federal

Lúdio Cabral, vereadorpor Cuiabá

Fot

o C

hico

Ven

ânci

o

(Página 2)

Ser mãe...Autor: Coelho Neto

Ser mãe é desdobrar fibra por fibrao coração! Ser mãe é ter no alheiolábio que suga, o pedestal do seio,onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se librasobre um berço dormindo! É ser anseio,é ser temeridade, é ser receio,é ser força que os males equilibram!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,espelho em que se mira afortunada,Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!Ser mãe é padecer num paraíso!Às mães, parabéns pelo seu dia!

Diretoria do

Jornal Sind.pmd 6/5/2009, 14:561

Page 2: Ed. 18 - Mai/2009

O COMPROMISSO Ano III - N º 18 - Maio/2009 - 2

E X P E D I E N T EBoletim Informativo do SINDSEP-MT

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato GrossoRua Dr. Carlos Borralho, nº 82, bairro Poção. CEP: 78 015-630, Cuiabá/MT

Telefones: (65) 3023 6617 / 3023 9338 - e-mail: [email protected] Responsável: Thaís Raeli – DRT 26 645/RJ

Tel.: (65) 8126-0123 E-mail: [email protected]ção/Edição de Arte: Mario Pulcherio Filho - 9214-8099

DIRETORIA EXECUTIVA: CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA (PRESIDENTE), ROOSEVEL MOTTA (VICE – PRESIDENTE), DAMASIO DESOUZA PEREIRA (1º SECRETÁRIO), LUIZ MAURO EVANGELISTA (2º SECRETÁRIO), EDSON LUIZ DOS SANTOS (1º TESOUREIRO) ,IDIO NEMÉSIO DE BARROS NETO (2º TESOUREIRO), ADERBAL CASTRO QUEIROZ (1º SEC. ADM), ADELINO FERREIRA CAMPOS(2º SEC. ADM), MAURÍCIO ALVES RATTACASO JÚNIOR (1º SEC. FORM. SIND), IRACY OLIVEIRA FERREIRA (2º SEC. FORM. SIND),JAMIL OURIVES JÚNIOR (1º SEC. JURÍDICO), AMÉLIA ALVES SANTANA (2º SEC. JURÍDICO), IDEVALDO BERNARDES DE OLIVEIRA(1º SEC. INTERIOR), ADELIO DA SILVA JÚNIOR (2º SEC. INTERIOR), MARINÉZIO SOARES DE MAGALHÃES (1º SEC. IMPRENSA),ELIETE DOMINGOS DA COSTA (2º SEC. IMPRENSA), IZAEL SANTANA DA SILVA (1º SEC. APÓS. E PENS), ENILDO GOMES (2º SEC.APÓS. E PENS.), EDIVAN DA SILVA CAMPOS (1º SEC. ANIST. E DEMIT.), MANOEL ARNALDO DAS CHAGAS (2º SEC. ANIST. E DEMIT.),ROSINA DE ALMEIDA PAIVA (1º SEC. CULTURA), PATRÍCIO FERREIRA ORTIZ (2º SEC. CULTURA); SUPLENTES PARA DIRETORIAEXECUTIVA: SEBASTIÃO DE JESUS (1º), SAMUEL FERNANDES DE SOUZA (2º), FRANCISCO ROBERTO DIAS NETO (3º), MIRTESBENEDITA RONDON (4º), FRED CEBALHO (5º), DONATO FERREIRA DA SILVA (6º); CONSELHO FISCAL: VALDEMAR RODRIGUESSILVA (1º), MANOEL JOÃO DA SILVA (2º), JUAREZ JUSTINO DE BARROS (3º); SUPLENTES: JOÃO GALDINO (1º), ARCILIO DEBARROS FILHO (2º), JOSÉ GONZAGA DE FREITAS (3º)

Dia do Trabalhador. Averdade é que todos os diasdo ano são feitos pelos tra-balhadores. Tem gente portodo os cantos se empenhan-do em não deixar que o sis-tema pare de funcionar.Mas, em 2009, esse mesmosistema quer nos empurrargarganta abaixo os reflexosda crise econômica mundi-al. O Governo Federal pre-vê corte no orçamento e ainiciativa privada não tempena em demitir pais e mãesde famílias, mesmo com

anos de dedicação à empresa.Em 2009, os servidores da União vão intensificar suas

bandeiras de luta e não vão medir esforços para consegui-rem negociar com o governo. O que não queremos é es-barrar, no ano que vem, que tem eleição, com a desculpade que isso emperra qualquer negociação. E se em 2010 oargumento do” patrão” for esse, em 2011 a desculpa é quese estará iniciando uma nova gestão. E nesse meio tempo,nós trabalhadores ficamos a mercê da boa vontade parater espaço nas mesas de negociação.

A verdade é que com o governo Lula acontecerammuitos avanços, ao contrário do governo Fernando Hen-rique que significou um retrocesso entre servidores eUnião. Foi no governo FHC que aconteceu o período cul-minante do sucateamento das pastas, da extinção de ór-gãos e do esquecimento da categoria. Já o Ministério doPlanejamento de Lula, pela primeira vez em décadas, dávez e voz para nossos representantes.

Não concordo com tudo que nos é imposto. Por exem-plo, vamos pressionar pelo cumprimento de todos os acor-dos firmados com o governo, queremos uma política sala-rial permanente com reposição das perdas salariais e cor-reção de distorções, paridade com integralidade entre ati-vos e aposentados e pensionistas, retirada dos Projetos deLei 001, 092, 306 e 248 do Congresso.

Também queremos a aprovação da Convenção 151, odireito irrestrito da greve, o reajuste dos benefícios (auxí-lio alimentação, auxílio creche, diárias e contrapartida doPlano de Saúde), nossa ascensão funcional e fim do des-monte dos órgãos públicos (Funasa, Incra, Ibama, entreoutros).

Outro assunto que está sempre presente é o Planos deCarreira e Salários, bem como a antecipação das tabelasremuneratórias de 2010 e 2011. Enfim, a crise não é nos-sa. Os trabalhadores do serviço público não pagarão estaconta. Por isso, nesse mês de maio, que se inicia mundial-mente pelo Dia do Trabalhador, quero dar parabéns a essacorrente sanguínea, os trabalhadores do Brasil e do mun-do e desejar força na jornada de todos nós.

* Carlos Alberto de Almeida, presidente doSindicato dos Servidores Públicos Federais de

Mato Grosso (Sindsep-MT)

Trabalhador, acrise não é nossa

* Carlos Albertode Almeida

ConviteO SINDSEP-MT, Sindicato dos Servidores

Públicos Federais de Mato Grosso, através daSecretaria de Aposentados e Pensionistas estápromovendo o 2º Encontro da Melhor Idade(Aposentados e Pensionistas), no dia 5 de junhode 2009 na Sede Recreativa da ASDNER,situado na Rua Rio Branco Esquina com Av. dosTamolos s/nº Bairro São José, e para que esteevento se torne realidade é indispensável suapresença. Contamos com sua participação.

Saudações Sindicais,

A direção.

“No mês de maio, em que se comemora o Dia do Trabalhador não poderia deixarde lembrar dos trabalhadores do serviço público e das lutas pelos seus direitos. Tenhoacompanhado as ações do Sindsep-MT e vejo, que com muita dificuldade, a catego-ria comemora avanços.

A luta é por Plano de Cargo Carreiras e Salário, paridade entre aposentados, pen-sionistas e ativos, contra o sucateamento dos órgãos e melhores condições de traba-lho. Mas o trabalho deste sindicato vai além disso e se preocupa em oferecer cursos,como o de Planejamento e Oratória, que aconteceu recentemente e participa de dis-cussões em âmbito nacional, já que sua diretoria e delegados se fazem presentes emBrasília.

Essa força mostra que os trabalhadores do Governo Federal estão firmes em dis-cussões de âmbito nacional e não querem pagar pelo preço da especulada crise eco-nômica de 2009. Por isso e por tantos outros atos realizados, desejo sucesso na cami-nhada. Parabéns trabalhadores pelo seu dia e por tantos outros que virão!”

Lúdio Cabral (PT), vereador por Cuiabá

“Opinião”

Agenda Sindsep-MTCONVOCATÓRIAS CONDSEF Dia 20 - Encontro dos Servidores do DNOCS - 9 horas Dia 21 - Encontro dos Administrativos da Agricultura - 9 horas - CONDSEF. Encontro dos Servidores do MPOG e vinculadas - 9h - SINDSEP/DF. Dia 22 - Seminário sobre Desmonte/Fragmentação de Órgãos Públicos. Dia 23 - Plenária Nacional da CONDSEF.

CALENDÁRIO SOBRE A DICUSSÃO DO ACORDO COLETIVODE TRABALHO DA CONAB- 2009/2010

DATA/PERIODO ATIVIDADE

04.05.2009 a 22.05.2009

Assembléias Gerais em todo Território Nacional, para aprovação das propos-tas do Acordo Coletivo de Trabalho – 2009/2010, e eleição de um delegadopor Estado para participar da Plenária Geral Nacional do Acordo Coletivode Trabalho – 2009/2010, que será realizada nos dias 03 e 04.06.2009, naConfederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CONDSEF.Solicitamos das Entidades Filiadas que viabilizem financeiramente o desloca-mento e permanência em Brasília-DF, dos delegados eleitos para a referidaPlenária Geral Nacional.

03 e 04.06.2009Plenária Geral Nacional na Base dos Empregados da CONAB, CTE – Centrode Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indús-tria, em Brasília-DF, para discutir e aprovar a Pauta de Reivindicação para oAcordo Coletivo de Trabalho da CONAB – 2009/2010.

08 a 12.06.2009Sistematização das propostas aprovadas na Plenária Geral Nacional, realiza-da nos dias 03 e 04.06.2009, para o Acordo Coletivo de Trabalho da CONAB– 2009/2010, bem como, a divulgação junto as Entidades Filiadas e Trabalha-dores.

15 ou 16.06.2009Entrega da Pauta de Reivindicação do Acordo Coletivo de Trabalho daCONAB – 2009/2010, a Direção da CONAB, para inicio do processo denegociação.

Fot

o C

hico

Ven

ânci

o “Trabalhar no serviço público em meio as dificuldades dosucateamento dos órgãos, na luta pelo Plano de Cargo Carreirae Salários, na luta dos aposentados e em tantas outras lutas nãoé nada fácil. No Dia do Trabalhador, vejo com muita satisfaçãoo avanço da categoria e em Mato Grosso essa representativida-de se expressa através do Sindicato dos Servidores Públicos Federais.

Vejo o sindicato atuante e se mostra presente nos mais diversos momentos, sejaem Mato Grosso ou em atos pelo Brasil, como ocorreu com a ida de vinte represen-tantes do Sindsep-MT a Brasília que marcaram o lançamento de sua Campanha Sala-rial com uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios.

Outras ações também são importantes, como o encontro dos aposentados, cursosde qualificação, festa junina da Conab e outros eventos que pude participar. Sempreque posso, me faço presente nos encontros e como representante em Brasília, ficopronto a ajudar essa categoria que impulsiona e oxigena os trabalhos do GovernoFederal.

Parabéns trabalhadores! Parabéns também a diretoria e aos seus filiados! Desejo que mesmo que a luta sejaárdua, o desânimo não acontece, porque nos últimos anos se têm muito que comemorar e daqui para frente não vaiser diferente.”

Valtenir Pereira (PSB), Defensor Público (licenciado) e Deputado Federal

Jornal Sind.pmd 6/5/2009, 14:562

Page 3: Ed. 18 - Mai/2009

O COMPROMISSO Ano III - N º 18 - Maio/2009 - 3

Demonstração do Resultado 33.710.088/0001-94SIND. DOS SERV. PÚBLICOS FEDERAIS DE MT Período: 31/03/2009

MARIA DE JESUS DA SILVACONTABILISTAC.R.C. : MT-009536-O-4 / C.P.F. : 766.765.601-00

CARLOS ALBERTO DE ALMEIDAPRESIDENTER.G. : 474000 SJ/MT / C.P.F. : 349.054.641-53

SIND. DOS SERV. PUBLICOS FEDERAIS DE MT (0xx65) 3023-9338

53.469,81

53.469,8153.469,81

Receitas Brutas de vendas e/ou serviçosRECEITAS

MIN PLANEJAMENTOEXERCITOMIN EDUCACÃO (MEC)MIN AGRICULTURAMIN FAZENDAMIN JUSTIÇAPOLICIA FEDERALMIN AERONAUTICAMPAS/SASMIN SAUDEMINISTÉRIO DO TRABALHOCEFET/MTFUNAIM M ED N P MFUNASAA N V SD N I TMIN COMUNICAÇÕESINCRAMIN TRANSPORTESI N S SMIN MARINHACONABD P R FCONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

( = ) Receita Líquida de Vendas e/ou Serviços( = ) Superávit Bruto( - ) Despesas Operacionais

DESPESAS TRABALHISTASALÁRIOSHORAS EXTRASFÉRIAS + 1/313º SALÁRIOFGTSINSSVALE TRANSPORTEASSISTÊNCIA MÉDICADÉBITO BLOQ JUDICIALAJUDA ALIMENTAÇÃOPARCELAMENTO INSSAJUDA DE CUSTO PRESIDENTEAJUDA DE CUSTO DIRETORES

169,774.046,96

15,053.751,613.631,92

30,2626,8626,84

216,79241,90881,20

65,417.194,07

91,5335,26

18.470,6043,08

745,66446,37

6.875,373.608,88

992,35135,45

1.176,1083,51

467,01

3.266,171.425,48

585,52481,85614,98

2.713,07270,40246,61

1.813,90500,00664,82

5.870,971.200,00

GRATIFICAÇÃO COMISSIONADADESCANSO SEMANAL REMUNERADOANUENIO

DESPESAS ADMINISTRATIVASTELEFONIA E TELECOMUNICAÇÕESENERGIA ELÉTRICAÁGUA E ESGOTOPROVEDOR DE ACESSO A INTERNETMANUTENÇÃO REDE ELÉTRICAMATERIAIS DE ESCRITÓRIOLANCHES E REFEIÇÕESDESPESA C/COMBUSTÍVELMANUTENÇÃO DE VEÍCULODESPESA C/ESTACIONAMENTOCORREIOS E POSTAGENSCÓPIAS E REPRODUÇÕESVIAGENS E ESTADIASMANUTENÇÃO E SUPORTE DE SOFTWARESHONORÁRIOS ADVOCATÍCIOSJORNAIS E REVISTASDESPESAS DE CONSUMOCUSTAS PROCESSUAISKENTEL PLUS ALARMECONSERTOS E REFORMASCONDSEFMATERIAL DE LIMPEZA E CONSUMOMENSALIDADE COPIADORACÓPIAS EXCESSOVIAGENS 16 A 19 MARÇO BRASÍLIA DFJORNAL O COMPROMISSOASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOAJUDA DE CUSTOSEGURO VEÍCULOCUT NACIONALBISA SIST AUTOMAÇÃO LTDACURSO MET PLANEJ EST GESTÃO/ORATÓRIAAPOSTILHAS APOSENTADORIA

DESPESAS FINANCEIRASTARIFA PACOTE DE SERVIÇOSSAQUE CONTRA RECIBO

DESPESAS TRIBUTÁRIASIRRF - IMPOSTO DE RENDA FONTE

( = ) Déficit Operacional( = ) Déficit antes da Tributação/Participação( = ) Déficit da Participação/Contribuição( = ) DÉFICIT LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

1.700,00188,60161,28

649,38504,30

37,88291,50140,00379,85

31,05654,25760,00

1,5016,05

1,804.199,20

279,053.200,00

85,0084,00

300,00360,00

91,00750,00320,00300,00616,80

16.128,601.200,001.300,00

245,00258,00

1.500,00750,00

1.699,722.321,50

21,002,00

122,27

21.703,65

39.456,31

23,00

122,27

-7.835,42-7.835,42-7.835,42-7.835,42

Obs.: Prestação de contas do mes de março de 2009

Servidores públicos quetrabalham em situação deinsalubridade e periculosida-de poderão se aposentar commenos de 35 anos de traba-lhos prestados, de acordocom o julgamento do Supre-mo Tribunal Federal (STF)que permitiu que esses pedi-dos de aposentadoria sejamconcedidos de acordo com as

Sindsep-MT move ação contra Aneel e Cematdepartamentojurídico doSindicato dosServidores Pú-blicos Fede-

rais de Mato Grosso (Sind-sep-MT) entrou com umaação civil pública contra aAgência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel) e contraa Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) pela co-brança em duplicidade daContribuição para o Financi-amento da Seguridade Soci-al (Cofins) que é calculadasobre o total da conta, inclu-indo o ICMS (imposto sobreoperações relativas à circu-lação de mercadorias e sobreprestações de serviços).

A Cofins vem sendo co-brada com a inclusão doICMS em sua base de cálcu-lo, o que caracteriza a co-brança de imposto sobre im-posto. Na ação, é pedido oressarcimento retroativo aosúltimos cinco anos e a sus-pensão desse cálculo, alémde danos morais coletivo. Notexto, a alegação é que nãoconsta na Constituição que ovalor seja calculado em cimada totalidade.

A ação foi protocoladana 1ª Vara Federal e temabrangência estadual aos ser-vidores federais. Coinciden-temente, a partir do dia 8 deabril, a tarifa de energia elé-trica para os mais de 940 mil

ta do Governo ao reajus-te praticado este mêspela concessionária deenergia. Com a redução,o Executivo deixará dearrecadar aproximada-mente R$ 17,5 milhõesao ano.

Os consumidores in-dustriais não participarãodesta redução devido àpolítica de dedução fiscalpraticada pelo Estado,explicou Maggi. Ele de-talhou que todo o ICMSpago pelas indústrias noconsumo energético pode

ser abatido em outros im-postos estaduais, desde queesteja devidamente em diacom o Estado.

alíquota do ICMS de 30%para 26,8%. A mudança be-neficia os consumidores co-merciais, sendo estendida

para residências com con-sumo superior a 500 quilo-watts (KW) mensais.

O decreto é um respos-

consumidores mato-grossen-ses está em média 13% maiscara. O reajuste foi aprova-do pelo colegiado da Aneel,que faz parte do processo doajuste anual.

O departamento jurídicodo Sindsep-MT está sob res-ponsabilidade dos advoga-dos João Batista dos Anjos,Josinete da Silva Aamorim eda estagiária Mara Lúcia Mi-sael Gomes.

Governo reduz ICMSda energia elétrica

O governador de MatoGrosso, Blairo Maggi,anunciou na quinta-feira(16 de abril) a redução da

Aposentadoria

STF beneficia servidores que trabalham em áreas isalubre, perigosas e penosasregras do artigo 57 da Lei8.213/91, que regulamenta aaposentadoria especial deceletistas.

O departamento jurídicodo Sindicato dos ServidoresPúblicos Federais de MatoGrosso (Sindsep-MT) foiresponsável por dois dos 18processos julgados, todosmandatos de injunção, ins-

trumento jurídico apropriadopara garantir o direito de al-guém prejudicado diante daomissão legislativa na regu-lamentação de normas daConstituição. Segundo o pre-sidente do Sindsep-MT, Car-los Alberto de Almeida, adecisão demorou muito paraacontecer, mas: “antes tardedo que nunca”.

Carlos se refere ao fatode que houve uma omissãodo Executivo porque é umareivindicação que acontecehá mais de 10 anos. “A Cor-te demorou muito para en-tender que os servidores queestão em casos de trabalhoinsalubre e de atividades derisco precisavam ter o reco-nhecimento para essa apo-

sentadoria especial concedi-da. Foi justo”, disse Carlos.

Os pedidos para essetipo de aposentadoria devemser analisados caso a caso edependem do interessadoprovar que cumpre os requi-sitos legais previstos para aconcessão do benefício.Emprincípio, o servidor deveprotocolar um pedido admi-

nistrativo no órgão em queatua. A decisão do STF ocor-reu na quarta-feira, 15 deabril. A Corte também deter-minou que os ministros po-derão aplicar monocratica-mente essa decisão aos pro-cessos que se encontram emseus gabinetes, sem necessi-dade de levar cada caso parao Plenário.

Jornal Sind.pmd 6/5/2009, 14:563

Page 4: Ed. 18 - Mai/2009

O COMPROMISSO Ano III - N º 18 - Maio/2009 - 4

pa ra l i s açãodos servido-res técnicosda Compa-

nhia Nacional de Abas-tecimento (Conab) con-tou com a doação de san-gue dos manifestantescomo forma de consci-entização. Na quinta-fei-ra (30), o grupo estare-ve reunido no Hemocen-tro de Cuiabá para que oato “não seja somenteem prol da categoria,mas que tenha um signi-ficado mais amplo paraa sociedade”, disse a ser-vidora Marly AparecidaCruz da Silva.

O movimento contacom o apoio do Sindicatodos Servidores PúblicosFederais (Sindsep-MT).

Servidores da Conab doam sangue na paralisação

Desde o dia 5 demarço, o Sicoob Fede-ral estende seus traba-lhos aos servidores doserviço público federal.Há 15 anos, quando foicriado, seu público alvoera os trabalhadores daPolícia Rodoviária Fe-deral e da Polícia Fede-ral, mas agora a coope-rativa de crédito, queoferece serviços bancá-rios, se apresenta comomais uma opção.

A Cooperativa deCrédito Mútuo dos Ser-vidores dos Departa-mentos de Polícia Fede-ral e Polícia RodoviáriaFederal nos Estados de

Sicoob Federal firma parceria com Sindsep-MT

Para o presidente do Sin-dsep-MT, Carlos Albertode Almeida, essa iniciati-va de doar sangue signifi-ca uma maneira de unir asforças numa luta maior.“Ao mesmo tempo em quepensamos nas condiçõesde trabalho e no plano decarreira, também lembra-mos das pessoas que pre-cisam dessa doação. Seum pensar pelo outro épossível ter um mundomelhor”, disse Carlos.

Apesar da manifesta-ção ser pacífica, Marlyexplica que vão se man-ter firmes na pressão como Governo Federal. Se-gundo ela, se não houvernegociação, em agostohaverá uma greve maisampla, com adesão de

outros setores da Conabe sem previsão de retor-no. Nos próximos dias,em conjunto com outrosestados, os servidores deMato Grosso irão enca-minhar a pauta de reivin-dicações ao Ministériodo Planejamento.

A iniciativa da para-lisação e também da do-ação de sangue partiu dogrupo de Mato Grosso ese estendeu para todo oBrasil. A intenção é pres-sionar o governo paraque haja a realização deuma Gratificação Emer-gencial (GE), tendo emvista que o salário atualdeles é de R$ 1,3 mil e oPlano de Cargo Carreirae Salários (PCCS) suge-re R$ 3,3 mil.

Mato Grosso e MatoGrosso do Sul – SicoobCoopef mudou para aten-der os anseios de todosservidores públicos fede-rais nos Estados de MT eMS e tornou-se SicoobFederal.

O presidente do Si-coob Central MT/MS edo Sicoob Coopef, JadirGirotto explicou que acooperativa faz todaoperação bancária e temtaxas de juros mais atra-tivas no caso de emprés-t imos. Além disso, ousuário do Sicoob não éum cliente é um associ-ado e tem participaçãona divisão dos lucros, de

acordo com sua deman-da de movimentaçãobancária.

“Toda operação fei-ta dentro da cooperativagera receita. Ano passa-do, a sobra foi de R$ 125mil e cada cooperado re-cebeu proporcionalmen-te. É mais uma opção decrédito consignado, adi-antamento de 13º salá-rio, férias e diárias”, dis-se Girotto. Outra vanta-gem apresentada peloSicoob é que quando háinvestimentos se pagauma taxa melhor pelaaplicação e o resultadopositivo é também repar-tido no final do ano.

Caro(a) companheiro(a):O SINDSEP-MT já realizou 3 cursos de formação política (1 – Sindicalis-

mo no Brasil: História, Concepções, Estrutura e Prática. 2 – Metodologia dePlanejamento de Gestão. 3 – Oratória e Prática de Discursos. Ministradospelo Professor Helder Molina, Historiador, mestre em Educação (UniversidadeFederal Fluminense-RJ), doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana(Universidade do Estado do Rio de Janeiro), professor da Faculdade de Educaçãoda UERJ, assessor da CUT-RJ e educador sindical.

Ao todo, mais de 100 militantes e dirigentes sindicais e funcionários dosindicato participaram destas atividades formativas.

Agora, vamos realizar um curso mais longo, que será desenvolvido em 4módulos. Será um curso com conteúdo aprofundado, que exigirá leitura, estudo,pesquisa, concentração, produção de textos e resenhas. Um verdadeiro curso deespecialização, sobre temas como

Módulo 1 – 13 e 14 de Junho de 2009a) - O Estado Brasileiro: Formação histórica, transformações e atualida-

de;b) - O Serviço Público e Trabalhador do Serviço Público no Brasil,Módulo 2 - 04 e 05 de Julho de 2009a) As Transformações no mundo do trabalho e na economia capitalistab) Democracia e desenvolvimento social e políticas públicas, no Brasil: O

papel e as propostas dos movimentos sociaisMódulo 3 – 08 e 09 de agosto de 2009a) Organização e representação sindical de baseb) Organização e gestão sindical.Módulo 4 – 12 e 13 de Setembro de 2009a) Contratação e negociação coletiva de trabalho no serviço público

federalCada módulo com 16 horas/aulas, de 2 dias cada, somando ao todo 64

horas/aulas, em 8 dias, ao longo de 4 meses.A metodologia abordaráa) Aulas teórico-expositivas

SINDSEP-MT OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICAESTADO, SERVIÇO PÚBLICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS DOS TRABALHADORES NO BRASIL

b) Leituras e estudos de textos, de uma bibliografia com autores e estudi-osos (tanto das universidades quanto dos sindicatos e movimentos sociais),selecionados a partir de uma visão crítica e comprometido com os direitosdos trabalhadores e com a construção da cidadania e da democracia noBrasil.

c) Exibição e debates de filmes sobre os temasd) Depoimentos de convidados e trocas de experiênciase) Produção de textose) Pesquisas de campo e atividades práticas dos participantesNos intermódulos (intervalos entre módulos), realizaremos:a) Atividades de leituras programadas,b) Pesquisas de campo,c) Produção de textos,d) Atividades práticasNo final do percurso (4 módulos) todos receberão certificado de conclusão

do, e deverão entregar um pequeno trabalho de conclusão do curso.Sabemos que muitos(as) gostariam de fazer o curso, mas, para garantir a

formação com qualidade, com metodologia criativa, didática participativa, tempoapropriado e conteúdo aprofundado, com estudo, debates e exercícios práticos,de uma boa, precisamos de um grupo menor, de no máximo 40 participantes,que possam, depois, reproduzir os cursos nas regionais do SINDSEP-MT

Nesse sentido, solicitamos que preencha atenta e cuidadosamente estequestionário, que será analisado, e com base nele, sugeriremos os nomesdos(as) 40 candidatos ao curso, que terá uma avaliação do professor HelderMolina, e posterior decisão da diretoria do SINDSEP-MT. O questionárioestará disponível no site www.sindsepmt.org.br

Este questionário deverá ser devolvido, preenchido, em todos os itens,por email, para a diretoria do SINDSEP-MT, com cópia para Helder Molina([email protected]), até o dia 30 de Maio de 2009. Quem não respon-der neste prazo não estará sendo avaliado(a).

Diretoria do SINDSEP-MT

Jornal Sind.pmd 6/5/2009, 14:574