ecovia caminho do mar - traz para o festival · fazer atividades do circo. ... porque sempre quis...

6
Pelo sétimo ano consecutivo, a Concessionária ECOVIA – Caminho do Mar - traz para o Festival de Inverno da UFPR em Antonina as Oficinas de Robótica Sem Mistérios – Um Desafio para Futuros Campeões. Nesta 23ª edição, como em todas as anteriores, 3 turmas de crianças com idades entre 6 e 14 anos criaram e construíram pequenos robôs de sucata e lixo eletroeletrônico – relacionados com a cultura ou alguma forma de expressão artística - entre 2ª. e 6ª.feira, e os apresentaram ao público no sábado, encerramento do Festival. Durante o Festival, a Robótica Sem Mistérios, com patrocínio da ECOVIA, também realizou a conscientização sobre o problema do lixo tecnológico eletroeletrônico em parceria com o Instituto Brasileiro de Ecotecnologia – biet (Brazilian Institute of EcoTechnology), uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada somente para dar correto destino final ao mesmo. As crianças participantes em 2013 escolheram como tema para construção de seu projeto o Circo que, além da enorme tenda contou com personagens como: o Apresentador, o Mágico, os Palhaços, Malabaristas, Trapezista, Perna de Pau, Equilibrista, Mulher Barbada, a Foca, o Domador com o leão, o Engolidor de Espadas, o Homem Forte, a Bailarina sobre o cavalo, o Globo da Morte, o Homem Bala saindo do canhão, a plateia, e um cinegrafista registrando o espetáculo.

Upload: hoangdang

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pelo sétimo ano consecutivo, a Concessionária

ECOVIA – Caminho do Mar - traz para o Festival

de Inverno da UFPR em Antonina as Oficinas de

Robótica Sem Mistérios – Um Desafio para

Futuros Campeões.

Nesta 23ª edição, como em todas as anteriores, 3 turmas de crianças com idades

entre 6 e 14 anos criaram e construíram pequenos robôs de sucata e lixo

eletroeletrônico – relacionados com a cultura ou alguma forma de expressão

artística - entre 2ª. e 6ª.feira, e os apresentaram ao público no sábado,

encerramento do Festival.

Durante o Festival, a Robótica Sem Mistérios, com

patrocínio da ECOVIA, também realizou a conscientização

sobre o problema do lixo tecnológico eletroeletrônico em

parceria com o Instituto Brasileiro de Ecotecnologia – biet

(Brazilian Institute of EcoTechnology), uma sociedade civil sem fins lucrativos que

foi criada somente para dar correto destino final ao mesmo.

As crianças participantes em 2013 escolheram como tema para construção de seu

projeto o Circo que, além da enorme tenda contou com personagens como: o

Apresentador, o Mágico, os Palhaços, Malabaristas, Trapezista, Perna de Pau,

Equilibrista, Mulher Barbada, a Foca, o Domador com o

leão, o Engolidor de Espadas, o Homem Forte, a Bailarina

sobre o cavalo, o Globo da Morte, o Homem Bala saindo do

canhão, a plateia, e um cinegrafista registrando o

espetáculo.

Já criei vários amigos aqui na Robótica, e tenho de amigos a Julia, o Igor e muito mais. Aprendi

a fazer robôs de circo, graças aos professores Maurício e Doce. Eu criei o homem forte, o

mágico e o homem bala. Também vi vários robôs legais, e gostei dos palhaços.

SILAS, 8 ANOS, CURITIBA-PR

Vim fazer Robótica porque queria aprender a montar robôs. Conheci bastante amigos, queimei meu dedo na cola quente e ajudei a montar o Circo da Robótica. Ajudei a montar o mágico e a foca. Estou gostando muito e nosso Circo. Vai ficar muito legal!

ELIEL, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Eu quis fazer Robótica para aprender a fazer bonequinhos. Fiz amigos e ajudei na construção do malabarista, o homem forte e bonequinhos da plateia. Também queimei meu dedo com cola quente. Nós usamos muito lixo eletrônico, como celulares, cabos, fios, mouses, controles etc.

MARCELE, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Minha mãe disse que eu devia fazer Robótica para aprender. Cheguei aqui e encontrei uma turma de loucos que fazem bagunça enquanto tentam construir um projeto de Robótica relacionado com as artes. Nós resolvemos fazer um circo que tenha palhaços, leão e domador, homem forte, engolidor de espadas, dançarina no cavalo, mulher barbuda, mágico, perna de pau, malabarista. E outros. Eu ajude a construir palhaços, o homem forte e a perna de pau. Gostei de participar e não vejo a hora de ter o circo inteiro montado.

JULIA, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Eu vim aqui só para fazer bagunça. Não quero aprender nada, somente atrapalhar os outros. Mas como eu não falei nada, eu sou um tímido com as pessoas que eu não conheço. Eu vim fazer atividades do circo. Ajudei a construir os bonecos do mágico e uma foca, mas como ela ficou mal colada, desmontou. Aprendi a construir com metais e gostei!

IGOR, 7 ANOS, CURITIBA-PR

Eu vim aqui para montar robôs e achei legal. Eu gosto de montar robôs, é muito legal! Aprendi que não devemos mexer com cola quente sem ter muito cuidado. Ajudei a fazer um palhaço e o homem bala. Fiz bonecos felizes!

JOÃO VICTOR, 7 ANOS, BLUMENAU-SC

Aprendi a fazer bonecos felizes, como o homem que lança chamas, o globo da morte, a dançarina do cavalo, o homem bala que sai de um canhão, o domador e o leão, e o homem forte. Gostei de assoprar meu dedo queimado com cola quente que o Silas me fez encostar. Já é o segundo ano em que participo da Robótica Sem Mistérios no Festival de Inverno da UFPR.

VICTOR, 6 ANOS, ANTONINA-PR

Lembro que conversamos, no primeiro dia, sobre o projeto que iriamos construir ao longo da semana do Festival. Pensamos no que queríamos fazer e decidimos fazer um Circo. No segundo dia começamos a construir os bonecos. Depois começamos a tenda do circo. Ajudei a construir o homem forte, o perna de pau, e outros. E só!

GUILHERME, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Eu estava esperando a Oficina de Robótica há muito tempo e agora estou ajudando a fazer um Circo e vários robôs personagens. Construí o engolidor de espadas, e o perna de pau. Agora estou ajudando na construção da tenda do circo. Alguns dos bonecos vão ter movimentos. Gostei de participar da Oficina de Robótica Sem Mistérios.

TIAGO, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Aprendi muitas coisas legais fazendo robôs. Ajudei a construir o engolidor de espadas, bonecos para a plateia. Meus amigos também ajudaram Gostei de desmontar o lixo eletrônico e o nosso Circo vai ficar muito bonito. Também ajudei a fazer a foca.

GABRIEL, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Eu recebi o papelzinho sobre a Robótica na sala da escola e perguntei para meu pai se podia participar, porque sempre quis vir para a Robótica. Aprendi sobre Leonardo da Vinci, como inventou o helicóptero. Também aprendi sobre as alavancas para multiplicar nossa força, usando a porta da sala como exemplo. Ajudei a fazer a perna de pau e o engolidor de espadas. Fim!

RENAN, 8 ANOS, ANTONINA-PR

Esse ano foi muito proveitoso na Robótica, e muito legal, pois aprendi bastante como montar os robôs. Nosso tema foi bem criativo e interessante, Eu e minhas amigas fizemos a trapezista, ficou bem legal e engraçado. Curti bastante!

FERNANDA, 12 ANOS, CURITIBA-PR

O tema esse ano é bem divertido. Estamos montando um circo de robôs com diversos personagens, como a trapezista, os palhaços, globo da morte etc. Conheci bastante colegas novos, e acho que a oficina está melhorando a cada ano.

LUARA, 13 ANOS, PARANAGUÁ- PR

Esse ano foi muito legal a Robótica, o tema nesse ano foi Circo. Aprendi muito sobre a Robótica, lixos tecnológicos e invenções. Gostei muito, pois o nosso trabalho foi criativo e legal.

JOÃO EMANUEL, 12 ANOS, ANTONINA- PR

Eu estava na casa da minha vó e descobri a Robótica. Fui ver se era legal, gostei, e esse e meu segundo ano aqui. Espero vir mais vezes para aprender mais da Robótica Sem Mistérios.

ABGNER, 10 ANOS, CURITIBA-PR

Bem, é o terceiro ano que faço Robótica Sem Mistérios, e é sempre muito interessante pois aprendo muito e também e divertido. O nosso circo esse ano está muito engraçado. Fiz um palhaço e o mágico. Apesar de não ter a variedade de oficinas como antes, a Robótica foi a que eu mais gostei, pois é preciso ter criatividade, e espero que essa oficina fique mais interessante a cada ano.

CARLOS EDUARDO, 14 ANOS, ANTONINA-PR

Bom, este ano de Robótica foi bem legal. Fizemos um circo com muitas coisas, como por exemplo uma mulher barbada, um homem forte, e uma coisa bem estranha foi uma trapezista. Não sei o que ela é, mas eu sei que fizeram um decote e peitos nela, muito louco! Eu fiz o homem que solta fogo, ou algo assim... ficou bem feio! Aprendi muitas coisas que já tinha aprendido nos outros anos, porque é o sexto ano que faço Robótica. O nosso trabalho, todos juntos, ficou bem legal. Somos bem criativos. Fiz vários amigos. Outros são chatos, mas adorei o curso.

PAULO HEITOR, 12 ANOS, ANTONINA-PR

Esse ano o professor mandou nós trazermos aparelhos eletrônicos estragados. Com o professor decidimos que nós íamos fazer um circo. Eu e meu primo fizemos o cuspidor de fogo. Ficou bem legal o circo pronto na sexta- feira. Ficou muito legal!

GUILHERMO, 11 ANOS, CURITIBA–PR

O tema desse ano da Robótica é muito interessante e foi muito divertido de criar. Criei o domador de leões e o homem bala, e estes exigiram muita criatividade. Eu me diverti bastante conhecendo novas pessoas e aprendendo um pouco mais de engenharia mecânica. Os professores Maurício e Doce nos ensinaram bastante sobre como construir um robô, e como se divertir trabalhando.

PAULO ROBERTO, 14 ANOS, CURITIBA-PR

Gostei muito de participar da oficina de Robótica, porque aprendemos a fazer muitas coisas com o lixo eletrônico. Em 2011 fizemos o Elvis Presley, um palco, dançarinos de tango e a Estátua da Liberdade. Este ano fizemos um circo com 4 palhaços, magico, mulher com argola, apresentador, bailarina no cavalo, trapezista, cordas, mulher barbada, leão e o domador. Eu e meu irmão fizemos juntos a oficina. ADOREI!

REBECA CRISTINE, 11 ANOS, ANTONINA –PR

Eu gostei de fazer essa oficina. Estou fazendo pela terceira vez, mas esse é meu último ano. Gostei muito de praticar nessa oficina e aprendi bastante. E me diverti também. Fizemos o circo e espero que gostem do nosso trabalho.

GABRYELE APARECIDA, 14 ANOS, ANTONINA –PR

Eu vim aprender uma coisa nova e conheci pessoas legais e chatas. Mas foi bom fazer a bailarina em cima do cavalo. BIANCA, 10 ANOS, ANTONINA-PR

Eu gostei das aulas da oficina de Robótica. Aprendi a desmontar e montar as coisas e adorei o que nós montamos: o Circo. Eu me diverti bastante nesses dias de aula e também me diverti vendo Neto queimar o dedo na cola quente e na furadeira. Esse ano o professor Maurício teve um ajudante. Nós chamamos ele de Doce. Ele é muito legal.

REGINATO, 12 ANOS, ANTONINA–PR

Este é o meu segundo ano de Robótica, e cada ano evoluímos mais e abrimos nossa imaginação. Tudo graças à ECOVIA e ao professor Maurício, e ao professor Doce. Nos divertimos muito, e esperamos ter + no ano que vem.

CAIO FELIPE, 11 ANOS, CURITIBA–PR

Neste ano construímos um circo, e foi muito interessante. Eu não consegui fazer a minha inscrição, e já faz 5 anos que eu faço. Como o professor já me conhece faz tempo, ele me deixou entrar na oficina. A maioria dos alunos não mora na cidade. Consegui desenvolver minhas habilidades mentais graças ao professor Mauricio. Obrigado!

KAINÃ MATHEUS, 12 ANOS, ANTONINA-PR

Quando eu comecei a fazer Robótica a gente falou sobre os personagens do circo. Quando terminamos de falar somaram dezoito personagens. No segundo dia começamos a fazer os robôs e eu fiquei olhando para ver como ia ser o circo. No terceiro dia eu fiz o leão e a mulher barbada, e consertei a moto do globo da morte junto com o Luiz.

MATEUS, 10 ANOS, ANTONINA-PR

Eu estava com o meu amigo e ele falou: Luiz, você quer fazer Robótica? Eu falei: Vamos, né? Daí eu vim e no primeiro dia eu achei chato. Mas nos outros dias foi legal e no ano que vem eu vou fazer Robótica. O professor Mauricio é bem brincalhão, e eu gosto dele.

LUIZ OTÁVIO, 10 ANOS, ANTONINA-PR

Já é o terceiro ano que eu faço Robótica, e pretendo fazer até o ano que vem. O tema deste ano é Circo. Não é um tema que me interessa muito, mas tudo bem, pois este circo é um em que todos os que estão fazendo o curso da Robótica estão montando. É claro que eu também, mas como todo ano, tem as coisas que incomodam um pouco, como umas pessoas que estão fazendo a Robótica. Eu sou uma pessoa que se incomoda com certas pessoas!

MATHEUS FELIPE, 9 ANOS, ANTONINA-PR

Já fiz Robótica uma vez e agora é o segundo ano que eu faço. O tema desse ano é o Circo, e alguns dos robôs são com movimento. No ano passado, para quem não sabe, o tema foi das Lendas de Antonina, que fiz com meus grandes amigos como Lucca, Gabriel, German e meu primo Matheus.

JOAO VITOR, 9 ANOS, CURITIBA-PR

Esse e o meu segundo ano na Robótica. O tema desse ano é o Circo. No primeiro ano foram Lendas de Antonina. No ano passado conheci várias pessoas, como o João Vitor, German, Luiz Otavio e outros. Eu fiz a moto do motoqueiro, o homem forte e o motoqueiro.

LUCCA, 10 ANOS, CURITIBA-PR

Estou no meu segundo ano na Robótica para aprender mais e conhecer novos amigos, como o João e o Mateus. Estou em Antonina para visitar o meu amigo.

GABRIEL, 10 ANOS, CURITIBA-PR

Eu queria aprender fazer uma coisa nova, tipo Robótica, e também a fazer robôs. DERICK, 9 ANOS, ANTONINA-PR

Este é meu 1º ano na Robótica e eu adorei. O tema do ano é o Circo e eu ajudei a fazer o domador e a foca. No fim, o Circo ficou muito legal e vai ficar ainda melhor quando nós acrescentarmos movimentos em alguns bonecos.

JOÃO ANTÔNIO, 8 ANOS, SÃO PAULO-SP

Eu aprendi Robótica e conheci muitas pessoas nova. Eu estou me esforçando e gostei de fazer robôs. E estou animado a fazer no próximo ano.

GIAN MARCOS, 10 ANOS, ANTONINA-PR