ecos da matriz - portaldasfreguesias.com · loas a nossa senhora e diante dele, toda sor-ridente,...

4
E C O S D A M A T R I Z A liturgia deste Domingo convida todo cristão a saborear a presença de Deus ao longo da sua caminhada. Na primeira leitura (1 Reis 19,9a.11-13a), tal como o povo de Deus, somos convidados a regressar às origens da nossa fé e do seu compromisso, a fazer uma peregrinação ao encontro do Deus da comunhão e da Aliança; onde nos é garantido que não encontraremos Deus nas manifestações espectaculares, mas na humildade, na simplicidade, na interioridade. Depois de Jesus ter saciado a fome à multidão, o Evangelho (Mt 14,22-33) apresenta-nos uma catequese sobre a caminhada histórica dos discípulos. Os discípulos vão sozinhos na barca, sem Jesus, mas surgem problemas, que os discípulos, sozinhos não conseguem resolver. Esta imagem revela-nos que sem Jesus, os discípulos não conseguem ter sucesso. A barca serve para atravessar o mar encapelado, que são as perseguições, deste mundo. Mas apenas na companhia de Jesus. Ontem e hoje. Na segunda leitura (Rom 9,1-5), São Paulo revela-nos que Deus, apostado em vir ao encontro dos Homens e em revelar-lhes o seu rosto de amor e de bondade, tem uma proposta de salvação que oferece a todos. Desta forma o crente de todos os tempos é convidado a estar atento às manifestações de Deus e a não perder as oportunidades de salvação que Ele nos oferece. BOLETIM PAROQUIAL DE CAMINHA E VILARELHO ANO LVI BOLETIM N.º 1120 DOMINGO, 13 AGOSTO 2017 «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

Upload: doquynh

Post on 15-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ECOS DA MATRIZ

A liturgia deste Domingo convida todo cristão a saborear a presença de Deus ao longo da sua caminhada. Na primeira leitura (1 Reis 19,9a.11-13a), tal como o povo de Deus, somos convidados a regressar às origens da nossa fé e do seu compromisso, a fazer uma peregrinação ao encontro do Deus da comunhão e da Aliança; onde nos é garantido que não encontraremos Deus nas manifestações espectaculares, mas na humildade, na simplicidade, na interioridade. Depois de Jesus ter saciado a fome à multidão, o Evangelho (Mt 14,22-33) apresenta-nos uma catequese sobre a caminhada histórica dos discípulos. Os discípulos vão sozinhos na barca, sem Jesus, mas surgem problemas, que os discípulos, sozinhos não conseguem resolver. Esta imagem revela-nos que sem Jesus, os discípulos não conseguem ter sucesso. A barca serve para atravessar o mar encapelado, que são as perseguições, deste mundo. Mas apenas na companhia de Jesus. Ontem e hoje. Na segunda leitura (Rom 9,1-5), São Paulo revela-nos que Deus, apostado em vir ao encontro dos Homens e em revelar-lhes o seu rosto de amor e de bondade, tem uma proposta de salvação que oferece a todos. Desta forma o crente de todos os tempos é convidado a estar atento às manifestações de Deus e a não perder as oportunidades de salvação que Ele nos oferece.

BOLETIM PAROQUIAL DE CAMINHA E VILARELHO ANO LVI • BOLETIM N.º 1120 DOMINGO, 13 AGOSTO 2017

«Homem de pouca fé, porque duvidaste?»

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

PARÁBOLA A SENHORA DAS MIMOSAS Num canto da capela do velho convento via-se, com frequência Frei Cassiadoro, com as suas pareceu com um ramo de mimosas aos pés. Frei Cassiadoro, tinha saído de manhã cedo do mosteiro para viver um dia de silêncio na solidão da montanha. Era já tarde quando chegou ao cimo do monte. Dispunha-se a procurar um lugar tranquilo para fazer a sua oração, quando descobriu, longas barbas, contemplando a imagem romântica da Senhora do Monte. Um dia, a Senhora escon-dida entre as fragas, uma mimosa florida, de surpreendente beleza. Contemplou a flor durante largo tempo e como a noite começa-va a descer sobre a montanha, Cassiadoro decidiu voltar para o mosteiro. Mas, antes que a noite o surpreendesse, pensou colher aquela flor de mimosa e levá-la para colocar diante da imagem da Senhora do Monte que estava na capela do mosteiro. Cortou a flor e colocou-a num pano húmido para que ela não secasse e, todo feliz, regressou ao mos-teiro. Sem mais colocou a flor diante da ima-gem da virgem. Durante a oração de Comple-tas notou cheio de emoção que a Senhora lhe sorria. O abade ficou furioso ao ver a Senhora com um ramo de mimosa aos pés, achou um grande desplante e chamou a capítulo o frade que mostrara uma tal falta de siso ao ofere-cer mimosas a Nossa Senhora. Mimosa no parecer do Abade, era uma flor profana, boa para enfeitar e livrar as casas de maus-olhados no mês de Maio, mas imprópria para Nossa Senhora. Quando chegou a primavera e os campos se encheram de perfumes e de rosas, Cassiodo-ro pediu licença para voltar a fazer um dia de silêncio na montanha e rumou em direcção ao monte. Ao chegar ao cimo da montanha, teve uma grande surpresa: toda a montanha estava coberta de mimosas. Logo se lembrou de colher uma delas para colocar junto da Senhora, mas lembrou-se do raspanete do abade e então decidiu, a partir daquele momento, sempre que pudesse subir

ao monte e cuidar das mimosas… Uma vez por mês subia a montanha e era vê-lo a tratar das mimosas, como se fossem rosas de estufa. O parque das mimosas aca-bou por ser tão grande e belo que Cassiodoro começou a recear que o descobrissem. O abade do mosteiro, ao ver que Cassiodoro saía cada vez mais frequência, começou a ficar intrigado com aquelas saídas e pediu a um dos jovens monges para expiar as andan-ças de Frei Cassiodoro. E o jovem noviço trou-xe a novidade: Frei Cassiodoro tinha uma plantação de mimosas no cimo da montanha, que cultivava em segredo. O abade, furioso por este abuso do monge que cultivava jardins e florestas à sua conta e risco, decidiu ele mesmo ver o que se passava e chamar o monge rebelde à disciplina da Regra. Mas, qual não foi a sua surpresa, quando ao chegar, encontrou Cassiodoro ajoelhado no meio das mimosas, cantando loas a Nossa senhora e diante dele, toda sor-ridente, estava a Senhora do Monte.

Recebeu no passado Sábado, dia 05 de Agos-to de 2017, o Sacramento do Baptismo, a menina Louane da Silva Martins, nascida a 10 de Janeiro de 2017. É filha de Muno Miguel Campos Martins e de Carla Sofia Fernandes Costa da Silva Martins. O seu baptizado reali-zou-se na Igreja Matriz de Caminha pelas 11:00 horas e teve como padrinhos: Bruno Manuel Pacheco Teixeira e Maria Alexandra Pinto Ferreira. Parabéns à Louane…

Recebeu no passado Domingo, dia 06 de Agosto de 2017, o Sacramento do Baptismo, a menina Rita Tita Miranda Moreira Afonso, nascida a 06 de Julho de 2016. É filha de José Manuel Novo Afonso e de Tita Isabel Miranda Moreira. O seu baptizado realizou-se na Igre-ja Matriz de Caminha pelas 12:30 horas e teve como padrinhos: Tomás Henrique Fer-nandes Antunes e Sónia Nobre dos Santos. Parabéns à Rita…

+ Faleceu na passada Sexta-feira, dia 04 de Agosto de 2017, a Irmã Maria Luzia da Silva Santos, aos 77 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 05 de Agosto, às 08H00 no Convento de Santo António.

MIRADOURO DO CONVENTO

VIDA CRISTÃ

Foi a sepultar no cemitério Municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências à Comunidade Religiosa e a todos os familiares e amigos.

+ Faleceu na passada Sexta-feira, dia 04 de Agosto de 2017, a Senhora Maria Joaquina de Matos Moreira, aos 90 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 05 de Agosto, às 16H30 na Igreja Paroquial de Vilarelho. Foi a sepultar no cemitério desta freguesia. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

+ Faleceu no passado Domingo, dia 06 de Agosto de 2017, a Senhora Ilídia Pinheiro Rodrigues Monteiro, aos 74 anos de idade. O seu funeral realizou-se no dia 07 de Agosto, às 09H30 na Capela de S. João. Foi a sepultar no cemitério Municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

A Organização do arraial de S. Pedro que se realizou no dia 1 de Julho obteve um saldo de 2.500€. Esta verba já foi transferida para a Pediatria do IPO, conforme documentos apre-sentados. Aproveitam para agradecer o empenho e colaboração de todos os que abraçaram a iniciativa.

14 Agosto | 22H00 Vigília de Silêncio, Palavra e Oração a Nª Sª da Assunção na Igreja Matriz de Caminha.

Horários das Eucaristias | Nª Sª Assun-ção 14 Agosto|Igreja Paroquial de Vilarelho - 19H15 15 Agosto|Igreja Matriz de Caminha - 11H30

Até 19 Agosto | 20H30 Novenas em honra de Nossa Senhora da Agonia.

Festividades Nª Sª Agonia | 20 Agosto 10H00|Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Agonia. 14H00|Sermão e Procissão em honra de Nos-

DIA 13: - Maria Teresa A. Simão Porto; - Rita Alexandra Fonseca Soares. DIA 14: - Paulo Francisco Costa Catarino; - André de Sousa Rei; - Catarina Fernandes de Oliveira. DIA 15: - Maria de Lurdes C. Silva Rocha; - José Pedro Silva Araújo; - Joaquim Augusto Bacelos; - José Joaquim Gonçalves Lage; - Rosa Maria C. Afonso Carvalho; - Maria Lúcia Alves Carvalho; - André Miguel Lagido da Silva; - João Filipe Oliveira Gomes; - Gonçalo Sá Afonso; - João Miguel Matos Rodrigues; - Leonor Maria Lima Gomes. DIA 16: - Maria Clotilde M. Veloso Santos; - Maria Luísa S. Correia Fornelos; - Beatriz Maria Mendes Hermida; - Paula Filomena Martins Lopes; - António Manuel Fernando Pedrosa. DIA 17: - Maria Emília M. Fonseca F. Ribeiro; - Francisco Casimiro Cerqueira; - Luís da Silva Vila Pouca; - Sara Fernandes Domingues Sá. DIA 18: - Clarisse Maria Viana Matos Lourenço; - Rosa Maria M. Ferreira Garcia; - Laurinda do Rosário M. Fernandes Puga; - Maria Isabel G. Guerra da Silva; - Maria Orane S. Beirão Rendeiro; - Ana Cristina Pires Soutulho; - Bruno José Faria Fernandes; - Carina de Jesus Porto da L. Sobreiros. DIA 19: - Joaquim Fernandes Reis; - Marco Alexandre Viera Rodrigues; - Paulo Jorge Vieitas Lourenço; - Ana Sofia Barge Lima; - Sara Cerqueira; - Amaro Coelho Alves; - Vítor Manuel R. Lourenço Serro; - Elisabete Maria S. Coelho Alves.

ANIVERSÁRIOS

O MELHOR AMIGO - A minha mulher fugiu com o meu melhor amigo. - Ah, sim? E quem é ele? - Não sei! Só sei que ele agora é o meu melhor amigo.

SORRIA!

AVISOS PAROQUIAIS

FESTA DE S. PEDRO

FICHA TÉCNICA PROPRIEDADE: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • DIRECTOR: Pe. Rui Filipe Rodrigues

COLABORADOR: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • PUBLICAÇÃO: Semanal • TIRAGEM: 300 Ex. • TEL.: 258 921 413 E-MAIL: [email protected] • SITE: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

DIA HORA INTENÇÕES/LOCAL

SEGUNDA-FEIRA A SÁBADO

08H00 CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO

SEGUNDA-FEIRA 14 AGOSTO

18H00

19H15

22H00

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA

IGREJA PAROQUIAL DE VILARELHO - Joana Maria Loureiro e Rosa Maria Alves Guerra.

IGREJA MATRIZ DE CAMINHA Vigília de Silêncio, Palavra e Oração a Nossa Senhora da Assunção

TERÇA-FEIRA 15 AGOSTO

11H30

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - PADROEIRA DE CAMINHA IGREJA MATRIZ DE CAMINHA - Adriano José Afonso e Carolina das Dores Cairrão; - António Avelino Barbosa.

QUARTA-FEIRA 16 AGOSTO

08H30 IGREJA DA MISERICÓRDIA DE CAMINHA - João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - Maria da Conceição Pinto e marido José Magalhães; - Rita da Purificação Fernandes e marido; - Maria de Lurdes Alves de Castro; - Francisco Joaquim de Sousa Rego.

SEXTA-FEIRA 18 AGOSTO

19H00 IGREJA MATRIZ DE CAMINHA - Domingos Jesus Preto (1º Aniv.); - Maria do Carmo Lopes Veiga; - Maria Quitéria dos Reis Pereira.

SÁBADO 19 AGOSTO

18H00

19H15

IGREJA MATRIZ DE CAMINHA - Joana Fernandes Porto; - Matilde Rosa Gomes, Maria Martins de Sousa e família; - Isabel Felgueiras Silva Santos, Domingos Santos e família; - Ilídia Fernandes Carido, Júlio Ricardo, Manuel João e Júlio Nascimento Capela.

IGREJA PAROQUIAL DE VILARELHO - Carlos Alberto e tios, Abrão e Maria do Carmo (Aniv.); - Manuel da Silva Araújo e familiares falecidos; - Laura dos Anjos Gonçalves Barbosa, marido e Maria Adélia Gonçalves Barbosa.

DOMINGO 20 AGOSTO

10H00

11H30

14H00

XX DOMINGO DO TEMPO COMUM CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Agonia

IGREJA MATRIZ DE CAMINHA - João Montenegro.

IGREJA MATRIZ DE CAMINHA Sermão e Procissão em honra de Nossa Senhora da Agonia

SERVIÇO RELIGIOSO DA SEMANA