economias criativas: formando educadores

6

Upload: celacc-usp

Post on 22-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Conheça o novo curso de extensão do CELACC/ECA/USP.

TRANSCRIPT

Page 1: Economias Criativas: Formando Educadores
Page 2: Economias Criativas: Formando Educadores

//SOBRE O CELACC

Criado em 1996, o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (CELACC) é um NAP- Núcleo de Apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo O núcleo foi criado pela Profª. Drª Maria Nazareth Ferreira e é coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira. Propósitos: - Promoção e realização de pesquisas, cursos, seminários, consultorias; - Edição de publicação e outras atividades de natureza acadêmica; - Criação de um acervo documental sobre cultura brasileira e latino-americana; - Cooperação com a USP e outras instituições de ensino.

//FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM ECONOMIA CRIATIVA

A Economia Criativa é uma economia baseada na abundância pois seu insumo principal parte da criatividade e do conhecimento humano, que são infinitos; é reconhecida como a economia do simbólico e por isso está diretamente associada à diversidade das expressões culturais, seu maior valor; tem como forte característica sua função colaborativa pois apresenta uma série de arranjos entre pessoas, instituições e governos, é uma economia de rede; e, por último, é uma economia cada vez mais potente na medida que reconcilia estratégias nacionais com processos internacionais globais. O Curso “Formação de Educadores em Economia Criativa” é resultado de uma parceria com a Queensland University of Technology (Austrália), universidade líder mundial no campo da economia criativa, primeira no mundo a criar um bacharelado em indústrias criativas, com uma reputação estabelecida em ensino, pesquisa, inovação e conexões com organizações, públicas e privadas.

//OBJETIVO

Qualificar professores, facilitadores e lideranças organizacionais em economia criativa, através do debate e aprofundamento de conceitos, princípios, políticas e casos exitosos, voltados para o desenvolvimento do campo criativo brasileiro, com o suporte de metodologias formativas, criativas e inovadoras desenvolvidas nacional e internacionalmente.

//PÚBLICO

Professores, facilitadores e lideranças organizacionais atuantes em cursos e áreas relacionadas com os setores criativos: design, arquitetura e urbanismo, publicidade; Audiovisual e mídias interativa; Artes de espetáculo e festivais; artes

Page 3: Economias Criativas: Formando Educadores

visuais e artesanato; Livro e imprensa; patrimônio cultural e natural.

//REALIZAÇÃO

Horas: 60 horas-aula Idioma: Português Aulas: Sextas das 19h às 22h e sábados das 10h00 às 18h (semanalmente) Vagas: 30 (trinta)

//METODOLOGIA

- Rodas de Conversa: correspondem a debates acerca de temáticas relacionadas com os Seminários que ocorrerão aos Sábados. Os convidados de cada uma das rodas de conversa receberão perguntas provocadoras acerca das temáticas em questão; - Aulas de Imersão: correspondem a um aprofundamento acerca dos temas e conceitos levantados nas Rodas de Conversa relacionando-os com questões ligadas à temática da formação; - Apresentação final dos projetos pedagógicos desenvolvidos (15 dias apos a última aula de imersão).

//CRONOGRAMA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

//Ciclo 1 - Economia e Setores Criativos [16 e 17 de Outubro de 2015] Conteúdo - Economia Criativa: Conceitos; Princípios, Cultura e Desenvolvimento; Perspectivas no Brasil. - Setores Criativos: Dados Econômicos; Pesquisas e Indicadores; Marcos Legais.

Dia 16/10 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Economia Criativa: Conceitos e desafios para o desenvolvimento no Brasil. Dia 17/10 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas: - Levantamento de expectativas e áreas de atuação dos alunos; - Exposições dialógicas; - Estudos de caso; - Análise de cenários para o desenvolvimento profissional no Brasil (GT);

Page 4: Economias Criativas: Formando Educadores

- Apresentação dos cases Instituto Palmas e Universidade das Quebradas; - Apresentação de estrutura básica de projeto formativo a ser estruturado no decorrer do curso.

//Ciclo 2 - Economia Criativa, Diversidade Cultural e Desenvolvimento de Territórios [23 e 24 de Outubro de 2015] Conteúdo: Territórios criativos: conceitos e escalas; Cadeias e arranjos produtivos sustentáveis; Desenvolvimento local e regional; Diversidade cultural e o desenvolvimento de redes. Dia 23/10 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Economia criativa, diversidade cultural e desenvolvimento de territórios. Dia 24/10 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas: - Exposições dialógicas; - Estudos de Caso; - Orientações para o desenvolvimento de projeto formativo dentro da temática. //Ciclo 3 - Criatividade e Inovação [30 e 31 de Outubro de 2015]

Conteúdo: Tecnologias sociais e práticas colaborativas; Tecnologias e redes digitais; Laboratórios de criação, inovação e desenvolvimento de produtos criativos; Startups. Dia 30/10 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Criatividade e inovação na Economia Criativa. Dia 31/10 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas: - Exposições dialógicas; - Estudos de Caso; - Criatividade e inovação em projetos formativos; - Orientações para o desenvolvimento de projeto formativo dentro da temática.

Page 5: Economias Criativas: Formando Educadores

//Ciclo 4 - Fomento: alternativas e desafios [6 e 7 de Novembro de 2015] Conteúdo: Linhas de financiamento; Capital Semente / Venture Capital; Financiamento Coletivo; Moedas Sociais. Dia 06/11 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Fomento: Alternativas e desafios. Dia 07/11 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas: - Exposições dialógicas; - Estudos de Caso; - Redes de fomento e financiamento; - Orientações para o desenvolvimento de projeto formativo dentro da temática; //Ciclo 5 - Empreendimentos Criativos e Novos Mercado s [13 e 14 de Novembro de 2015] Conteúdo: Novos perfis; Novas competências: gestão e empreendedorismo. Dia 13/11 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Novos mercados e competências para o profissional criativo. Dia 14/11 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas: - Exposições dialógicas; - Estudos de caso; - Aspectos a serem desenvolvidos na formação de profissionais criativos; - Orientações para o desenvolvimento de projeto formativo dentro da temática.

//Ciclo 6 - Educação para profissionais dos setores c riativos e desenvolvimento de projetos-piloto [27 e 28 de Novembro de 2015] Conteúdo:

Page 6: Economias Criativas: Formando Educadores

Metodologias e itinerário formativo; Cases: Instituto Palmas / Palmas Lab e Universidade das Quebradas (UFRJ) Dia 27/11 (3 horas/aula) Atividade: Roda de Conversa Temática: - Educação para profissionais dos setores criativos. Dia 28/11 (7 horas/aula) Atividade: Aula de Imersão Técnicas utilizadas:

- Exposições dialógicas; - Estudos de caso; - Metodologias e itinerários formativos; - Orientações para o desenvolvimento de projeto formativo dentro da temática.

//MATRÍCULAS

Encaminhe seu pedido de matrícula para a Secretaria Acadêmica do CELACC/USP pelo formulário online disponível em http://usp.br/celacc.

//FALE COM NOSSA EQUIPE

Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Centro de Estudos Latino-Americanos Sobre Comunicação e Cultura Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 Prédio 9 - Sala 8 - Cidade Universitária Butantã - São Paulo/SP CEP 05508-020 Telefone: 55 11 3091 4327 Correio Eletrônico: [email protected]