ecomerce padrão

18
COMÉRCIO ELETRÔNICO E-COMMERCE

Upload: marcone-edson

Post on 22-Nov-2014

286 views

Category:

Economy & Finance


1 download

DESCRIPTION

evolução do e-comercr

TRANSCRIPT

Page 1: Ecomerce padrão

COMÉRCIO ELETRÔNICO

E-COMMERCE

Page 2: Ecomerce padrão

Linha do Tempo

Page 3: Ecomerce padrão

introdução

Conforme A União Internacional de Telecomunicações (UIT) o número de usuários de internet no mundo em 2013 alcançou os 2,7 bilhões. Como somos cerca de 6,8 bilhões de habitantes. estima-se que a cada 3 pessoas 1 está conectada a rede mundial

A maior quantidade de usuários está na Europa e nos Estados Unidos. Devido à aderência desse novo mercado, o e-commerce tem ganhado constante mercado no cenário mundial. Assim trataremos do mesmo com mais abrangência e vendo o quão proveitoso pode ser este novo mercado.

Page 4: Ecomerce padrão

Co

mér

cio

Ele

trô

nic

o

Comércio Eletrônico Comércio eletrônico ou e-commerce é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico.

Page 5: Ecomerce padrão

O significado de comércio eletrônico vem mudando ao longo dos últimos 30 anos. Originalmente, CE significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como Eletronic Data Interchange (EDI) introduzida no final dos anos 70, a permitindo que empresas mandassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente.

O crescimento e a aceitação de cartões de créditos, caixas eletrônicos, serviços de atendimento ao cliente (SAC) no final dos anos 80 também eram formas de CE.

História

Page 6: Ecomerce padrão

No Brasil, o comércio eletrônico B2C (business-to-customer) em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas online, destaca-se:

História

Page 7: Ecomerce padrão

Curiosidades!!!

Page 8: Ecomerce padrão

O e-commerce nacional registrou outro recorde no ano de 2010: 40 milhões de brasileiros, equivalente a

metade dos usuários de internet no país. Os mesmos fizeram ao menos uma compra em uma das 30.000

lojas virtuais existentes.

E-Commerce Brasil

Page 9: Ecomerce padrão

Mais de 21 milhões de pessoas acessaram uma loja online em 2009, um número de expressão, mesmo levando em conta que dos 21 somente 12 milhões

efetuaram uma compra (muitos ainda utilizam sites de loja para fazerem pesquisas de preços).

E-Commerce Brasil

Page 10: Ecomerce padrão

Vantagens para empresas

A sua rede de loja(s), negócio esta disponível 24 horas * 7 dias por semana;

Possibilidade de desconto maior no produto

Você não precisa alugar uma loja física

Facilidade no acesso a novos mercados e clientes

Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hábitos e regularidade de consumos

Rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções

Page 11: Ecomerce padrão
Page 12: Ecomerce padrão

Mobile - Commerce

Graças a tecnologia NFC, em breve não será mais preciso levar o cartão de crédito na carteira: bastará usar o smartphone para efetuar pagamentos. Atualmente, o NFC é conhecido principalmente por se usado em sistemas de pagamento móvel, nos quais o celular substitui o cartão de crédito.

Page 13: Ecomerce padrão

NFC (Near Field Communication) É uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tabletes, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC. A curta distância para transmissão já é um ponto positivo na segurança de transmissão, onde dificulta a interceptação do sinal, porem apenas isso não basta, pensando nisso, foi criado o protocolo SWP (Single Wire Protocol). Trata-se de uma interface que oferece comunicação segura entre o cartão SIM (popularmente conhecido como "chip de celular") e o chip NFC do aparelho. Porém ainda não é uma adoção pratica e popular, até por que a solução não está totalmente desenvolvida.

Page 14: Ecomerce padrão

SMS

Vendedor seleciona pgto.

Por celular

Digita o numero do celular do

cliente

Digita o valor da compra

Cliente recebe SMS e confirma

o pgto.

Digita senha do cartão de plástico.

Transação finalizada.

Page 15: Ecomerce padrão

NFC

Vendedor seleciona pgto.

Celular

Inclui dados do cartão de crédito em um aplicativo.

Ativa o NFC.

Realizado a compra, aproxima

o aparelho do terminal de pgto.

Insere senha em caso de altos

valores.

Transação finalizada.

Page 16: Ecomerce padrão

A partir de 14/05/2013, consumidores de sites de compras coletivas ganharão regras específicas para comprar produtos e contratar serviços. Estas lojas on-line ficam obrigadas a detalhar a oferta com informações sobre a quantidade mínima de vendas para efetivação do contrato, o prazo para utilização da oferta e a identificação do fornecedor do produto à venda, entre outras questões.

Estudo G1.com (Maio de 2013) O estudo analisou 15 regras. Mais da metade foi descumprida. A avaliação foi feita em 30 sites de vendas. Apenas dois prestaram serviços considerados de excelência, com respeito a mais de 90% das exigências. A pesquisa mostrou que a qualidade do serviço prestado a quem compra pela internet não é boa no Brasil. E dois itens chamam a atenção

Atualidades

Page 17: Ecomerce padrão

1º Só 27% dos sites forneceram atendimento eletrônico eficaz, capaz de resolver o problema do cliente, como determina o DECRETO Nº 7.962, DE 15 DE MARÇO DE 2013. E menos de 40% davam informações claras sobre um direito do consumidor: o de desistir da compra, o que pode ser feito em até uma semana após o recebimento do produto.

2º Somente 53% dos sites avaliados enviaram a confirmação da compra aos clientes, como determina a lei. E menos da metade respeitou o prazo legal de até cinco dias úteis para responder pedidos, dúvidas e reclamações.

Atualidades

Page 18: Ecomerce padrão

Apesar de o e-commerce ter evoluído muito com a crescente da internet, ainda há receio por parte da população para adotar este tipo de comercio.

Mesmo com todas as demonstrações de que hoje, o mesmo pode ser confiável.

Um tabu que está sendo derrubado, e que hoje é adotado por várias empresas para aumentar sua

gama de “mercados” e reduzir custos.