eco curitiba 332

16
EM FORMA: “Giovanna Ewbank diz que filho, com Gagliasso, ‘não deve demorar’ Pág. 10 QUINTA 13/08 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 14/08 SÁBADO 15/08 DOMINGO 16/08 TERÇA 11/08 QUARTA 12/08 Mín.: 8 Máx.: 17 Mín.: 9 Máx.: 18 Mín.: 12 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015 | Ano iii | edição 232 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Cardiologistas dão dicas para evitar problemas com colesterol Pág. 12 Sob pressão: “Ninguém vai tirar a legitimidade que o voto me deu” DILMA Pág. 04 Comércio enfrenta queda nas vendas do Dia dos Pais A baixa movimentação no comércio no Dia dos Pais, este ano, ocorre após uma sequência dez altas seguidas. No ano passado, a elevação já havia sido menos expressiva do que no período anterior, passando de 3,3%, em 2013, para 2,1%, em 2014. Pág. 02

Upload: eco-central

Post on 23-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira a edição desta terça-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 332

em forma: “Giovanna ewbank diz que filho, com Gagliasso, ‘não deve demorar’ Pág. 10

quinta13/08

Previsão do TemPoFonte:

SeXta14/08

SÁBaDo15/08

DoMinGo16/08

terça11/08

quarta12/08

Mín.: 8Máx.: 17

Mín.: 9Máx.: 18

Mín.: 12Máx.: 22

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 10Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 11 a 13 de agosto de 2015 | Ano iii | edição 232 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Cardiologistas dão dicas para evitar

problemas com colesterol

Pág. 12

Sob pressão: “Ninguém vai tirar a legitimidade que o voto me deu”DILMA Pág. 04

Comércio enfrenta quedanas vendas do Dia dos PaisA baixa movimentação no comércio no Dia dos Pais, este ano, ocorre após uma sequência dez altas seguidas. No ano passado, a elevação já havia sido menos expressiva do que no período anterior, passando de 3,3%, em 2013, para 2,1%, em 2014. Pág. 02

Page 2: ECO Curitiba 332

local02 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

mercadoExperiência do Paraná é destaque em seminário nacional sobre o SUS

Estado e Justiça formalizam critérios para uso de tornozeleiras nos presos

O secretário estadual da Saúde, Michele Capu-to Neto, apresentou os primeiros resultados do projeto de implantação de um novo modelo de atendimento voltado a hipertensos e diabéticos da região de Maringá. A experiência foi um dos destaques do Seminário Conass Debate, que nesta quinta edição trouxe temas relacionados à inovação na atenção ambulatorial especializada. Iniciado em 2014, o projeto paranaense mudou a forma com que pacientes com condições crônicas são atendidos na rede pública de saúde. O novo modelo organiza uma linha de cuidado para diabé-ticos e hipertensos. Além disso, ele propõe que os serviços de saúde da atenção primária e da aten-ção secundária trabalhem em rede, oferecendo a melhor alternativa de tratamento ao paciente.

De acordo com Caputo Neto, a mudança foi conceitual e precisou do envolvimento e capacita-ção de profissionais de saúde de diversos pontos de atenção. “O que é ofertado é um atendimento multiprofissional, que envolve uma série de consultas e exames para que a pessoa saia de lá com um plano de cuidado completo e volte para casa com todas as orientações necessárias para continuar o tratamento sendo acompanhada pela equipe da unidade de saúde”, explicou o secretário.

O governador Beto Richa, o presidente do Tri-bunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e a subprocuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Sâmia Saad Benevides, assinaram um termo de cooperação técnica que regulamenta o uso de tornozeleiras eletrônicas em presos provisórios e condenados. As tornozeleiras já são utilizadas desde o ano passado e agora foram formalizados os critérios utilizados pela justiça para conceder o equipamento de monitora-mento. Richa afirmou que o uso da tornezeleira contribui para a redução da superlotação nos presídios paranaenses.

A assinatura do termo foi feita durante cerimô-nia no Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Paraná (CICCR), que será utilizado pe-las forças policiais e de onde será feito, também, o monitoramento, em tempo real, dos presos que utilizam as tornozeleiras eletrônicas.

Comércio enfrenta queda de 5,1% nas vendas do Dia dos Pais

Pela primeira vez desde 2005, as vendas no comércio em co-memoração ao Dia dos Pais

caíram em todo o país com recuo de 5,1%, segundo do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O percentual refere-se ao às vendas no período que antecedeu a data (de 3 a 9 de agosto) comparado com a semana que antecedeu a data no ano passado (de 4 a 10 de agosto).

A pesquisa revela que, na cidade de São Paulo, houve queda de 4,7% na mesma base de comparação. Na

avaliação dos economistas da Serasa Experian, o desaquecimento está associado à “crise econômica que o país atravessa, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, do de-semprego e pela queda da confiança dos consumidores”.

A baixa movimentação no comércio no Dia dos Pais, este ano, ocorre após uma sequência dez altas seguidas. No ano passado, a elevação já havia sido menos expressiva do que no período anterior, passando de 3,3%, em 2013, para 2,1%, em 2014. O maior volume

de vendas ocorreu em 2011, quando elas cresceram 8,8%.

O cenário macroeconômico com mercado de trabalho desaquecido e elevadas taxas de juros e de inflação continuam minando a confiança dos consumidores, além de reduzir o po-der de compra. Com isso, a redução do ritmo de crescimento no Dia dos Pais em 2015 segue a tendência do movimento observado nas demais datas comemorativas, acompanhando a desaceleração das vendas no varejo em geral.

Page 3: ECO Curitiba 332

Curitiba, 04 a 06 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

geral

O prefeito de Curitiba, Gus-tavo Fruet, abriu a reunião com os moradores da Regio-

nal da Matriz, no dia 6 de agosto, para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. Ele enfatizou o investimento social feito no município.

Em torno de 180 pessoas par-ticiparam, na Igreja Santa Luzia e São Nicolau, no bairro Mercês, do encontro promovido pela Ad-ministração Regional da Matriz, que reúne 18 bairros da região central da cidade.

“Muitas iniciativas ocorrem em uma cidade invisível para parte da população. Desde 2013, Curitiba abriu mais de 3 mil vagas para de-pendentes de álcool e drogas, um problema que não distingue região geográfica nem classe social. Tam-bém é uma das únicas cidades que possui vagas abertas para popu-lação em situação de rua, seja em unidades próprias ou conveniadas. O Município não pode obrigar as pessoas a buscarem esses abrigos, é um trabalho de convencimento, que envolve equipes de diversas áreas, mas uma cidade inteligente é também uma cidade de inclusão”, lembrou o prefeito.

Assim como nas consultas anteriores, o prefeito atendeu pessoalmente moradores que compareceram à reunião. Foi o caso de Antonio Carlos Carvalho,

Fruet destaca investimento social em consulta pública na Regional MatrizPopulação e lideranças comunitárias apresentaram propostas de melhorias para os bairros

presidente da Associação de Moradores e Empresários das Mercês e Vista Alegre (Amoem), que pleiteou alguns investimentos para a região.

“É assim que se faz a democra-cia e que conseguimos participar do trabalho do poder público. Pe-dimos atenção para a implantação de uma feira livre e um CMEI mais próximo do bairro”, disse. Carva-lho também solicitou um binário,

a implantação de câmeras numa parceria do comércio com a Guar-da Municipal e a revitalização de uma rua da região. “Agradeci dire-tamente ao prefeito por diversos serviços, como sinalização nas ruas, podas de árvore, melhorias na iluminação, manutenção de galeria pluviais e operações tapa-buraco” destacou Carvalho.

Fátima Martins solicitou a construção de uma escola na re-

gião do bairro Mercês. “O prefeito foi muito atencioso e disse que a Prefeitura trabalha com uma escala de prioridades regionais para a construção de novas es-colas”, disse. “Costumo participar das audiências públicas, e em anos recentes fui atendida nas solicitações para a pavimentação de ruas aqui do bairro”, lembrou Fátima, que é presidente do Clube de Mães do Bairro Mercês.

“A transparência e a participação da sociedade são fatores essenciais para os trabalhos da Prefeitura. Em Curitiba, ampliamos de forma exponencial o grau de participação dos cidadãos na administração municipal por meio das redes sociais, mas também da Central 156 e das audiências públicas como esta” disse o prefeito Gustavo Fruet

Plano de iluminação melhora avenidas

no Cristo ReiA Prefeitura de Curitiba

está investindo na melhoria iluminação do Município, dando mais segurança para que a população possa tran-sitar à noite por calçadas, ciclovias ou praticar ativida-des esportivas nas praças de Curitiba.

As avenida Affonso Camar-go e São José, no Cristo Rei, estão entre as que passam por mudanças nas estruturas de iluminação. Na Affonso Camargo houve mudança completa: cabeamento, postes poliméricos, luminárias de-corativas e lâmpadas de alto rendimento - que complemen-tam a iluminação dos postes de concreto instalados.

No trecho entre o viaduto do Capanema e a Avenida Agamenon Magalhães, ao lado da ciclovia, foram insta-ladas 82 colunas e luminárias com lâmpadas de vapor me-tálico de 150 watts. No local antes escuro, a população voltou a caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Page 4: ECO Curitiba 332

nacional04 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Despesas previdenciárias são desafio para ajuste fiscal, afirma secretárioO

secretário de Política Eco-nômica do Ministério da Fazenda, Afonso Arinos de

Mello Franco Neto, afirmou que os desafios do ajuste fiscal são estruturais, entre eles as despesas previdenciárias. Ele participou, no Rio de Janeiro, do encerramento do seminário A Agenda de Cres-cimento do Brasil, na Fundação Getulio Vargas,

De acordo com o secretário, essas despesas precisam de solu-ção urgente. “A Previdência tem aspectos conhecidos de longo prazo”. Segundo ele, o problema deveria ser abordado logo, usan-do a oportunidade como forma de contribuir para o ajuste fiscal, “sem problema cíclico”. Ele des-tacou que a criação de uma boa perspectiva para o futuro “ajuda no resultado do ajuste fiscal no

presente”.Afonso Arinos lembrou que

existem estudos de vários mi-nistérios, novos e antigos, sobre o problema e disse que a equipe do Ministério da Fazenda não trabalha em qualquer proposta específica sobre a Previdência para encaminhar ao Congresso.

“O cenário do déficit da Previ-dência é previsível e não é muito bom. Ele está crescendo e é cada vez mais urgente uma solução definitiva para ele”, alertou o secretário. Para ele, do ponto de vista técnico, são muitas e difíceis as maneiras de viabili-zar uma solução no Congresso Nacional.

Afonso Arinos lembrou que, em 2011, 7,1% da população brasilei-ra tinham mais de 65 anos e o país gastava 11% do Produto Interno

Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) com aposentadorias e pensões, enquanto nações com os mesmos resultados demográficos apre-sentavam gastos equivalentes a 4% do PIB.

Na opinião do secretário, en-tre os fatores que provocam o aumento das despesas previden-ciárias no Brasil estão a desapo-sentação e a regra de pagamento de benefícios conhecida como 85/95, em que a soma da idade e do tempo mínimo de contribuição deve ser igual a 85 pontos ou mais para as mulheres e a 95 ou mais pontos para os homens. Afonso Arinos acrescentou que o ajuste fiscal é parte de crescimento do Brasil e que o objetivo é colocar o país “de novo no caminho do crescimento”.

“Ninguém vai tirar a legitimidade que o voto me deu”, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rous-seff, em Boa Vista, durante cerimônia de entrega de 747 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, que respeita a democracia no Brasil, que sabe o que é viver numa ditadura e que sabe suportar pressões. “Por isso, eu respeito a de-mocracia e o voto. Podem ter certeza que, além de respeitar, eu honrarei o voto que me de-ram. A primeira característica de quem honra o voto que lhe deram é saber que ele é a fonte da minha legitimidade e ninguém vai tirar essa legitimi-dade que o voto me deu”.

No discurso, ela afirmou ainda que se dedicará, “com grande empenho” nos próxi-mos meses e anos do mandato, a “assegurar a estabilidade política” do país. No pronun-ciamento, a presidenta re-conheceu que o Brasil passa por dificuldades e concordou que falta muita coisa para ser feita. Para Dilma, o país hoje é “robusto”, tem reservas inter-nacionais e avançou muito ao tirar milhões de pessoas da po-breza extrema e transformar a sociedade brasileira.

“Antes, a gente era, princi-

palmente, país só de pessoas bem pobres. Hoje, somos país de classe média. Podem ter certeza de que me dedicarei, dia e noite, hora por hora, a garantir que o país saia o mais rápido possível de suas dificuldades”, acrescentou a presidenta.

DEmoCraCiaSobre a proposta do PSDB e

do DEM, que defenderam novas eleições, Dilma disse que, ao longo da vida, passou muitos momentos difíceis. “Então, sou uma pessoa que aguenta pres-são, que aguenta ameaça. Aliás, sobrevivi a grandes ameaças à minha própria vida. O Brasil hoje pode ser muito diferente daquele em que tive de enfren-tar as temíveis dificuldades.”

“Eu respeito a democracia do meu país. Sei o que é viver numa ditadura. Por isso, res-peito a democracia e o voto. E podem ter certeza de que, além de respeitar, honrarei o voto que me deram. A primeira característica de quem honra o voto é saber que é ele a fonte da minha legitimidade e ninguém vai tirar essa legitimi-dade que o voto me deu.”

Novo Código de Processo Civil vai dar agilidade à Justiça, diz ministro do STF

O ministro do Supremo Tri-bunal Federal (STF) Luiz Fux disse, em palestra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Niterói, que o novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor no dia 17 de março de 2016, vai dar “celeridade” à Justiça. Segundo Fux, o código anterior imprimia morosidade aos processos judiciais.

O magistrado relatou que o código anterior, de 1973, apesar

de ser uma “obra-prima”, nunca conseguiu vencer a lentidão da Justiça.

“Sempre ouvimos a crítica de que a Justiça é muito demora-da, o que é uma crítica justa. A morosidade judicial gera um grau alarmante de insatisfação do povo.”

Fux disse esperar que o novo código atenda às expectativas de toda a sociedade brasileira, que contribuiu com propostas para

o documento, e lembrou que a comissão criada para elaborar o código fez 100 audiências públi-cas, em várias cidades do país, para captar sugestões.

“Oitenta por cento disso tudo foi absorvido pela comissão. Por isso, este código goza de legiti-midade democrática – diferente de qualquer outro – porque a sociedade inteira foi ouvida. É um código de vanguarda, que traz inúmeras inovações”, disse.

aposentadoria

Page 5: ECO Curitiba 332

Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

))) Rodrigo Chiamulera

Sem perder há quatro jogos, o Atlético vai ao Rio de Janeiro enfrentar um adversário que,

tradicionalmente, costuma levar vantagem sobre o rubro-negro paranaense quando atua em seus domínios, mas que, apesar desse retrospecto favorável, perdeu os últimos dois duelos válidos pelo Brasileirão na capital fluminense contra o Furacão. No ano passa-do, o Flamengo mandou seu jogo contra os paranaenses em Macaé e acabou perdendo por 2 a 1. Já em 2013 aconteceu um dos jogos mais marcantes na história do confron-to, principalmente para o torcedor flamenguista. Após o Flamengo iniciar a partida de forma fulmi-nante, vencendo por 2 a 0 antes mesmo dos trinta minutos de jogo, o Atlético conseguiu uma virada espetacular, batendo os cariocas pela primeira no Rio de Janeiro em toda a história do Campeonato Brasileiro, por 4 a 2, resultado que

causou o inesperado pedido de demissão do então treinador do time da Gávea, Mano Menezes. Quis o destino que o interino Jay-me de Almeida assumisse e, além de recuperar o time no Brasileirão, conquistou a Copa do Brasil da-quele ano justamente em cima do rubro-negro paranaense.

Para a partida desta semana, o treinador flamenguista Cristóvão Borges terá a ausência da sua grande estrela, Paolo Guerrero. O peruano levou o terceiro cartão amarelo no último domingo e desfalcará os cariocas. Já pelo lado atleticano, Milton Mendes deve ter todo o time à disposição. A dúvida fica por conta do meia Marcos Guilherme, que sentiu novamente o ombro na partida contra o Sport e ainda não é presença confirmada na equipe que inicia a partida. Nas demais posições, a única dúvida que o treinador deve ter é se mantém o jovem Bruno Mota, que mais uma vez teve uma atuação apagada

Atlético encara o Flamengo tentando manter série invicta

Gringos rubro-negros podem aparecer na equipe titular atleticana

ou se promove a entrada desde o início de um dos gringos atle-ticanos. Hernández e Barrientos entraram na segunda etapa no jogo contra o Sport e mudaram a postura do time, ajudando a con-

seguir o empate heroico. Assim, Mendes deve mandar a campo Wéverton, Eduardo, Vilches, Kadu e Sidcley; Otávio, Hernani, Nikão, Bruno Mota (Barrientos) e Marcos Guilherme (Hernández); Wálter. O

jogo está marcado para amanhã, as 19h30, no Maracanã, Rio de Janeiro. Caso vença, o Furacão pode, dependendo dos demais resultados, retornar ao G4 da competição.

Page 6: ECO Curitiba 332

gastronomia06 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Todas as terças-feiras do mês no Green Dog há uma opção com preço diferenciado. Nes-

ta terça, dia 11, entra em cena o Temato Cose a R$ 6,90 (tomate seco, mussarela e rúcula). No dia 18 tem combo Gofran + Sprite por R$ 9,90 (pão, salsicha, maio-nese, purê, tomate, milho, farofa, batata palha, frango e cheddar). Para encerrar a temporada de cachorro quente delicioso, no dia 25, é a vez de combo com

sobremesa Riotracon (recheio por fora e pão por dentro: peito de peru, catupiry, parmesão, pão, salsicha, purê, maionese, tomate, milho, farofa, batata palha tudo enrolado em uma capa de parme-são + Telacocho, R$ 20 (pão, leite condensado, nutella e castanha de caju) R$ 22,90.

O Green Dog funciona todos os dias das 18h à meia-noite. Na sexta-feira fecha um pouco mais tarde, uma hora da manhã. Fica

na Rua Alberto Folloni, 225, no Juvevê. O telefone é 41 4141-0608. Mais detalhes em www.greendog.com.br

ServiçoO que: Green DogOnde: Rua Alberto Folloni, 225, no Juvevê - 41 4141-0608. Aberto todos os dias das 18h às 24h. Sextas-feiras até 01hwww.greendog.com.br

Agosto: mês docachorro quenteOpções gourmet a preços especiais

Chef Camila Kaminski participa de Jantar dos Grandes Chefs da Pró-Renal

No sábado, dia 15 de agosto, no Graciosa Country Club, renomados chefs de Curitiba estarão reunidos para o Jantar dos Grandes Chefs da Pró-Renal. A engenheira de alimentos, Chef Patissier e Boulanger, e sócia-proprietária do Empório Kaminski, Camila Kaminski, será responsável pelo início do jantar, com a mesa de pães. No menu, mini pão sírio acompanhado de kibe cru, babaganoush, coalhada seca e cebola. Também broa alemã e patê de salmão com cream cheese ou ainda mini pão paranaense recheado com barreado, banana da terra e queijo colonial (acompanha vinagrete). Os convites estão à venda por R$ 130,00 pelos telefones (41) 3312-5410 / 3312-5486.

Armazém Santo Antônio tem jantar completo por R$ 49,90

Com o objetivo de aliar sabor, in-

centivo ao consumo de um menu gas-tronômico completo e também uma boa pitada de economia, o restaurante Armazém Santo Antônio lança uma promoção de cardápio especial ao preço de R$ 49,90, compreendendo entrada, principal e sobremesa. De terça-feira à quinta, a casa apresenta para o jantar duas opções criadas pelo Chef Giuliano Hahn, um dos novos sócios do estabelecimento. A ideia é trazer novidades e renovar mensalmente estes menus. O cliente que preferir pode optar pelo cardápio normal da casa, que continua valendo, com massas, carnes, peixes e outras pedidas a la carte.

Exclusivamente para o jantar, de terça a quinta-feira, no jantar das 19h30 às 23h30.

Rua Solimões, 344 - São Francisco, Curitiba, PRTelefone: (41) 3077-5505

Telacocho, um dos destaques da casa

Page 7: ECO Curitiba 332

07Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

local

AMAMENTAÇÃO E TRABALHO.PARA DAR CERTO,O COMPROMISSOÉ DE TODOS.

FERNANDA VOGELMOLINA GROISMANE SEU ESPOSO,SERGINHO GROISMAN,PAIS DO THOMASE PADRINHOS DA CAMPANHA

Quando a empresa apoia suas funcionárias a manterem a amamentação após o término da licença-maternidade, todos ganham. O bebê, que fica mais protegido contra diversas doenças. A mãe que, com o filho sadio, falta menos ao serviço e trabalha mais satisfeita. E o empregador, que ganha em produtividade e passa a ter uma imagem socialmente responsável.

Quem apoia a amamentação, merece reconhecimento.

#amamentação

Amamente seu filho por até dois anos ou mais. E, nos primeiros seis meses, dê somente leite materno.

Para manter a amamentação, é essencial esvaziar as mamas quando estiver longe do bebê. E quando estiver com o bebê, procure amamentá-lo.

Procure saber se sua empresa possui sala de apoio à amamentação.

Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher. Além de evitar alergias e proteger a criança

contra doenças, a amamentação reduz as chances do desenvolvimento de câncer de mama e de ovário na mulher.

SE VOCÊ É MÃE SE VOCÊ É empregador

Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br/aleitamentomaterno

MIRNA RIBEIRO,MÃE DA MALU, 6 MESES

TRABALHADORA QUE AMAMENTA

Implemente sala de apoio à amamentação no local de trabalho, onde a mulher possa retirar e armazenar o leite para,

depois, oferecê-lo ao seu filho.

Disponibilize uma creche ou firme convênio com uma instituição próxima ao trabalho.

Adote a licença-maternidade de 6 meses aderindo ao programa Empresa Cidadã.

Julho

/201

5

Cartaz Amamentacao-46x64.indd 1 7/15/15 4:46 PM

Page 8: ECO Curitiba 332

turismo08 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Passeio em Ponta Grossa, é opção para o fim de semana

O pacote turístico preparado pela Serra Verde Express ao Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), reserva várias surpresas aos apaixonados por natureza

e aventura. Com 16 km de extensão, o parque é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, desde 1966, e possui diversos atrativos e belezas naturais. Através de trilhas, pode-se conhecer as surpreendentes formações rochosas em tamanhos e formatos variados, como taça e ca-melo; as Furnas, grandes crateras com vegetação exuberante

e lençol subterrâneo; e a Lagoa Dourada, que recebe esse nome devido aos reflexos causados pelos raios sol. Além do traslado rodoviário de ida e volta e o ingresso que dá acesso ao Parque, a operadora oferece guia especializado na região. A atividade tem custo de R$ 258,00 por pessoa.

No retorno a Curitiba, o passeio pode ganhar status gastronômico com visita à Colônia Witmarsum, localizada no município de Palmeira. A área foi fundada por alemães menonitas – grupo étnico religioso - e é referência na

produção de leite e queijos. Famosa pelos fartos cafés coloniais, a pequena vila guarda todo o charme da vida rural com sua beleza bucólica. A Serra Verde Express disponibiliza saídas de Curitiba todos os dias, exceto nas terças-feiras, e com no mínimo dois participantes. O pacote turístico Vila Velha com Witmarsum tem custo de R$315 por pessoa. Mais informações sobre passeios e pacotes disponíveis: www.serraverdeexpress.com.br ou no telefone: (41) 3888 3488.

VilaVelha

Page 9: ECO Curitiba 332

09Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

local

TECNOLOGIASM

ARTPHONEATÉ 15% OFF

NOTEBOOKS

ATÉ 20% OFF

*Pro

moç

ão v

álid

a de

10

a 30

de

agos

to, e

m u

ma

sele

ção

de p

rodu

tos.

Fnac Curitiba | ParkShopping Barigüi

Inovação. Vivo por isso.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio_Tec_Jornal.pdf 1 10/08/15 15:27

Page 10: ECO Curitiba 332

showbizz10 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 65

LEB

GRAVADORA

OMEGAIR

ORORFEB

ARDILLEI

INOCUOR

IMACULADO

PARLAES

EATAM

CARRUAGEM

MATREIRO

ALASAV

PACMARE

PARANORMAL

(?)-3, óleode peixes benéfico ao

coração

Força mi-litar dos

pracinhas(sigla)

(?) Com-parato,

roteiristabrasileiro

(?) Seca:proíbe oconsumode álcool

Açúcaroriginárioda Guiana

(?) déco,estilo doEmpireState

Formaçãotípica do

baléclássico

Ferir deleve

Peça deuso ou dedecoração

da casa

Veículodas

princesas(Lit. inf.)

De (?) paralá: de umlado parao outro

Braço, eminglês

(?)vermelha,fenômenooceânico

Atividade queresponde por cercade 70% do consumode água no mundo

Suas capi-tais são

Boa Vistae Macapá

Empresada indús-tria fono-gráfica

Ouro, emespanholAstúcia;sutileza

Primeiro presidenteoperário

(BR)

Que nãotraz danosIsento demanchas

(?)-Qaeda,guerrilha

Tomeiatitude

Muito ex-periente

O poder como a cla-rividência

"(?)-man",jogo de vi-deogame

Suave;delicadoAquecer

um pouco Moeda do Camboja

Insetos transmis-sores da doença de

Chagas (bras.)

Frequênciade rádio

Sem rumo

P A R

3/arm — art — oro. 4/leve — riel. 8/demerara. 10/paranormal.

horóscopo

Aos 22 anos, Anitta revelou o single e o clipe “Deixa ele sofrer”, primeiro do seu ter-ceiro álbum, que será lançado em setembro. A música conta a história de uma menina que resolve ignorar um rapaz que não deu atenção para ela, fa-zendo com que o jogo vire e ele comece a procurá-la.

“hoje em dia, um pouco mais experiente, já não passo mais por isso”, conta a cantora que revelou que já passou por situ-ação semelhante à mostrada no vídeo. “se fosse em outra época

eu ficaria atrás do boy como louca. hoje não passo nem per-to de fazer isso”, garante.

Baseado em fatos reais ou não, a cantora acaba de em-placar mais um hit. Em um dia, o vídeo no YouTube já tinha mais de um milhão de visua-lizações, foi um dos assuntos mais comentados no mundo no Twitter e a música mais vendi-da do iTunes no Brasil. Anitta diz estar solteira e, mesmo mantendo um corpão, entrega que de vez em quando foge, sim, da dieta.

Giovanna Ewbank emocionou o Brasil quando mostrou a história de uma americana de 100 anos que faz roupas para crianças carentes do Maláui, na África. Depois da aventura, a atriz revelou que não deve de-morar muito para pintar um filhinho com o ator Bruno Gagliasso.

“Ele fez campanha para eu engravidar, temos conversado muito sobre isso e a hora que for para ser vai ser. Não temos tempo agora para ter filho, não vai demorar muito, mas não é agora”, disparou.

Giovanna afirmou que nunca faz exercícios quando viaja e que morre de saudade do maridão e que já chegou a chorar por sentir falta dos seus cachorros. sobre boa forma, a gata explicou que não existe segredo, mas admitiu que volta e meia enfia o pé na jaca e come pizza, massa e brigadeiro.

Solteira, Anitta diz que já ficou louca atrás de homem:

“Hoje não passo nem perto de fazer isso”

Giovanna Ewbank diz que filho ‘não deve demorar’

Page 11: ECO Curitiba 332

11Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

local

Page 12: ECO Curitiba 332

saúde12 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Considerado pela Socieda-de Brasileira de Cardiologia como grave problema de

saúde pública, o colesterol alto não tem sintomas, a menos que a situação seja grave. Segundo a cardiologista Tânia Martinez, a doença faz com que os membros da família estejam sujeitos ao infarto precoce, que ocorre antes dos 30 anos e, em alguns casos, até na adolescência. A especialista explica que, embora não haja es-tatísticas, a estimativa é que uma em cada 250 pessoas apresenta o problema que, se não identificado e tratado, provoca um número muito grande de mortes evitáveis, e principalmente entre os jovens.

Segundo a SBC, a boa notícia é que o tratamento de hipercoles-terolemia familiar é fácil e muito eficiente e a identificação das famílias com a tendência genética também. Se em uma família há registro de duas ou mais pessoas que tiveram infarto, principal-mente antes dos 40 anos, e se o pai e amãe de uma criança têm colesterol elevado e precisam de tratamento, é recomendável o acompanhamento do nível de colesterol dos filhos. Em muitos casos, é possível identificar o problema antes dos 10 anos.

“É muito importante que as pessoas com parentes que tenham

Cardiologistas alertam para os problemas causados pelo colesterol alto

Peixes como truta, sardinha, atum, salmão,

linguado, entre outros, são aliados contra o colesterol

alto, pois contêm altos níveis de ômega-3, os

ácidos gordos, que podem reduzir a pressão arterial e

o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

Outros alimentos que ajudam a manter o bom

colesterol e a evitar o mau são azeite e castanhas,

iogurtes e suco de laranja.

tido infarto ou derrame em idade precoce e quem apresentam algum outro fator de risco, como pressão alta, tabagismo, que seja diabéti-co, tenham o colesterol dosado”, aconselha Tânia. Se a doença for tratada precocemente, a pessoa tem grandes chances de levar uma vida normal e evitar infarto.

A médica esclarece que, embo-ra a dieta possa ajudar, quando o problema é familiar geralmente é necessário tratamento com remédios. A preocupação com o consumo de alimento como ver-duras, frutas, legumes e fibras e a recomendação de atividade física intensa sempre é importante.

Suco 100% de fruta é mais calórico que opções de néctar

Com crescente presença nos mercados, os sucos 100% de fruta ganham público por serem “mais naturais e mais saudáveis”, no entanto, acabam sendo mais calóricos que as opções de néctar e refresco de frutas, de acordo com a nutri-cionista Elaine Moreira. “O suco 100% é adoçado com o próprio açúcar da fruta, pois tem uma quantidade maior da mesma e, consequentemente, de frutose (açúcar natural das frutas)”, disse a profissional à Efe.

Já os néctares costumam ter, de 30% de polpa de fruta, e são diluídos em água ou sucos de outras frutas, como o suco de maçã, por exemplo, que de acordo com a nutricionista, “serve para adoçar um pouco a mistura e diminuir a adição de açúcar”. Segundo Elaine, um copo de suco 100% costuma chegar a 150 calorias, enquanto um de néctar tem, em média, 100 calorias”.

Consumir pimenta aumenta longevidade, diz estudo

Uma pesquisa realizada na China sugere que o consumo frequente de comida apimentada - especialmente a temperada com pimenta malagueta fresca - pode aumentar a longevidade. Estudio-sos examinaram a dieta de quase 500 mil pessoas na China durante sete anos e observaram que os que consumiam comida picante uma ou duas vezes por semana tinham uma redução de 10% no risco de morte na comparação com os que consumiam este tipo de refeição menos de uma vez por semana.

O risco foi reduzido ainda mais, em 14%, entre aqueles que consu-miam comida picante entre três e sete dias por semana. Os cientistas notaram que o principal componen-te ativo da pimenta, a capsaicina, já tinha sido apontado como antioxi-dante e anti-inflamatório. Os pes-quisadores da Academia Chinesa de Ciências Médicas afirmaram que os dados são resultados apenas de observação e que ainda são neces-sários mais estudos.

Page 13: ECO Curitiba 332

13Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Atendimento é tudo!Seu imóvel está parado em uma dessas imobiliárias em que você não passa de um código? Você tem que conhecer a Bem Maior Imóveis, consagrada em Santa Catarina por seu atendimento personalizado. Agora com atuação também no Paraná. Nosso negócio é comprar e vender. Aguardamos seu contato. Conheça mais sobre a Bem Maior Imóveis, nossa história e nossos valores no www.bemmaiorimoveis.com.br

Unidade CuritibaAv. Cândido Hartmann,

3726 - Santo Inácio

(41) 3053-5927(41) 9639-0549 (41) 9692-0042

entretenimento

O cantor Tiago Iorc volta ao palco do Teatro Guaíra para apresentar seu quarto álbum “Troco Likes”, dia 23 de agosto às 19 horas, no Guairão. O repertório do novo disco é 100% autoral e o primeiro trabalho com letras em português. Após ter tocado em palcos consagrados, como no festival SXSW (Texas), no Rockwood Music Hall (Nova York), Toronto Music Festival (Canadá), Grand Mint Festival (Coreia do Sul) e Vodafone Music Fest (Lisboa), Tiago Iorc volta ao Brasil apresentando a turnê de seu quarto álbum, disposto a mos-trar o quanto ele é um dos artistas mais “curtidos” dentro da música autoral brasileira.

Tiago é um daqueles raros casos em que um artista consegue dialogar com um grande público justamente pela alta qualidade de seu trabalho. Dono de bela voz e grande inquietude criativa, o brasiliense criado no exterior vê seu público crescer consideravelmente a cada turnê. Isso tem a ver com o envolvimento criado por suas composições tão sinceras quanto bem feitas vistas ao longo de sua crescente discografia - e Troco Likes, novo disco com repertório 100% autoral é seu primeiro trabalho completamente em português, como a conclusão de um processo de Tiago se entender cada vez mais como brasileiro.

Marisa Orth apresenta Romance Volume III – Agora Vai!

Marisa Orth resgata um dos grandes sucessos do teatro brasileiro, dirigido e estre-

lado por ela em 2009. O espetá-culo “Romance Volume III – Agora Vai!” é uma sequência do Volume II, montagem com a qual a atriz e cantora seguiu por cinco anos em cartaz e gravou um CD. Única apresentação dia 21 de agosto às 21h15, no Guairão.

Nos moldes do espetáculo anterior, textos e músicas se en-trelaçam para narrar, com humor, os dramas e momentos irônicos dos relacionamentos. A peça, que segue em turnê pelo Brasil com patrocínio da empresa Vivo, fará apresentação única em Curitiba. Após apresentação haverá um bate-papo da série Encontros Vivo EnCena, com a participação da atriz Marisa Orth e o público.

Com direção artística de Na-talia Barros, e direção musical de Marcos Xuxa Levy, “Romance Volume III – Agora Vai!” apresenta uma abordagem um pouco mais “a fundo” do que a montagem anterior, passando pela leveza do namoro até os relacionamentos mais profundos, como casamen-tos, noivados e amizades de longa

data. O título sugere que todos os conflitos amorosos são únicos, mas quando olhados de longe são absolutamente iguais. Além disso, espera comunicar como o tema do casamento é hoje tratado pelas pessoas (volume III, pois o primeiro e o segundo romance já não deram certo).

Os textos que entremeiam o enredo são desenvolvidos pela atriz Marisa Orth, em parceria com Teté Martinho e Juliana Ro-senthal. As músicas são ordenadas e interpretadas como se descre-vessem os passos do desgaste de cada forma de relacionamento. Segundo Marisa, “é como se con-tassem, ainda que de maneira

difusa, as várias crises pelas quais os casais atravessam.” O reper-tório é eclético com canções de amor meio bregas a marchinhas carnavalescas, passando por clás-sicos da MPB.

O espetáculo convida o público a desnudar junto com a atriz os segredos do improviso inteligente com humor, música de qualidade e interatividade performática. No palco, Marisa Orth está acompa-nhada da banda formada pelos músicos Xuxa Levy (teclados), Carneiro Sândalo (bateria), Hugo Hori (sopros), Marcos Camarano (guitarra) e Paulo Bira (baixo). O cenário impecável é de Marco Lima, e o design de Luz é de Ari Nagô.

Tiago Iorc apresenta seu novo disco em turnê

Page 14: ECO Curitiba 332

tecnologia14 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Youtube cria sistema para vídeo verticalpara celular

A dificuldade dos usuários em assistir um vídeo vertical no Youtube está próxima de acabar. O site de vídeos anun-ciou na semana passada que seu aplicativo para telefones móveis foi redesenhado para permitir que os usuários te-nham uma melhor exibição dos vídeos quando estiverem com o celular “em pé”.

Vídeos verticais começaram a fazer sucesso na internet e tornaram-se populares graças ao snapchat. Além de melhorar a reprodução do vídeo, o novo aplicativo do Youtube virá com uma guia que permitirá ao usuá-rio acessar os canais favoritos e uma ferramenta para gravar ví-deos diretamente no aplicativo. O aplicativo estará disponível para os sistemas Android e iOS. Mais da metade dos acessos ao Youtube vêm atualmente de dispositivos móveis.

Um monitoramento feito diariamente há mais de um ano pela Diretoria de

Análises de Políticas Públicas (Dapp) da Fundação Getúlio Var-gas (FGV) mostra que menções relacionadas à segurança pública nas redes sociais – Facebook e Twitter – superam temas como educação e saúde. O estudo foi apresentado no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na sede da FGV, no Rio de Janeiro. “As menções à segu-rança pública vêm aumentando nas redes sociais, regularmente e gradativamente, a ponto de ser o tema, entre os que a gente monitora, que tem mais menções em média”, disse o pesquisador Amaro Grassi.

No início de 2014, as citações à segurança pública estavam, em média, abaixo de 40 mil por dia, passando à frente do tema educação, que ocupava o segundo lugar. No fim de junho, o tema segurança superou as 60 mil menções médias diárias. A pesquisa leva em conta ape-nas posts públicos de perfis em redes sociais como Twitter e Facebook.

O monitor da Dapp apontou mais de 49 mil menções à segu-

Segurança pública é tema mais citado em redes sociais

rança pública. O segundo tema mais popular foi protestos, com 23 mil menções, seguido por educação, com 14 mil, e cor-rupção, 13 mil. Saúde (12 mil) e transportes (mil) foram os menos mencionados.

Para o pesquisador Amaro Grassi, as redes sociais favore-cem a difusão da informação, “mas não necessariamente o debate”, porque as posições aca-bam ficando isoladas. Ele iden-tifica uma polarização entre as menções contrárias e favoráveis na internet a respeito de medi-das de repressão ao crime, como a redução da maioridade penal. “Existe hoje uma polarização, não só em relação à segurança, mas também em relação ao de-bate político”, afirmou.

A pesquisa da FGV mostra ainda que as palavras educação,

escola e governo estão entre os mais relacionados à segurança. Segundo Grassi, a associação é recorrente tanto entre os que defendem um recrudescimento da repressão ao crime quanto entre os que se posicionam a favor de soluções alternativas. “Essa percepção é comum entre essas duas posições mais con-solidadas”.

O estudo indica que também cresceu a insatisfação dos inter-nautas em relação aos serviços públicos da área de segurança. Em uma pesquisa de opinião, feita em outubro do ano passado, 76% dos entrevistados se disseram muito insatisfeitos ou insatisfeitos com os serviços públicos de segurança, percentual que aumentou para 82% em abril deste ano. Os muito satisfeitos ou satisfeitos caíram de 14% para 9%.

Nova Apple TV pode serlançada em setembro

O lançamento da nova Ap-ple TV - dispositivo que liga o aparelho de televisão a plata-formas de acesso à Internet - poderá acontecer ainda neste ano. A próxima versão do gadget, atualizado pela última vez em 2012, deve ser apre-sentada em setembro, durante um evento anual da companhia norte-americana conhecido pela divulgação de iPhones.A nova Apple TV deverá ter um

design mais moderno e arro-jado, controle-remoto “touch”, integração com a assistente de voz Siri e uma App Store repleta de aplicativos próprios. O serviço de streaming da Ap-ple não será apresentado em 2015, já que segue em fase de trabalho e a empresa de Tim Cook está tendo problemas com a produção de material e os contratos com emissoras de televisão.

Justiça determina retirada do ar do site “Tudo Sobre Todos”

A Justiça Federal atendeu ao pedido do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte e determinou que o site “Tudo Sobre Todos” seja retirado do ar. O endereço causou polêmica nos últimos dias por disponibi-lizar informações pessoais de cidadãos brasileiros. De acordo com a decisão do juiz Magnus Delgado, até o julgamento de-finitivo do processo, empresas brasileiras do ramo de internet deverão inserir “obstáculos tecnológicos” para inviabilizar o acesso à página. “A empresa demandada, ao disponibilizar, através do site, dados de ca-ráter pessoal, sem que tenha autorização dos seus titulares para tanto, viola a Constituição Federal, atingindo-lhe o núcleo dos direitos e garantias indivi-duais, mais especificamente, os direitos à intimidade e à vida privada”, diz o texto.

Page 15: ECO Curitiba 332

15Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

moda

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Nova ColEção da Swim ColorS é ofErECida via E-CommErCE

Os novos modelos de roupas de banho da Swim Colors têm uma riqueza de cores e detalhes, além de serem megacriativas. A coleção “Quero Ser” traz ludicidade às crianças, despertando o imaginário do que pretendem ser quando maiores. Algumas das opções de maiôs para as meninas são: fashionista, médica, pintora e veterinária. Já os garotos podem escolher entre as seguintes ilustrações: bombeiro, jogador de futebol, piloto de avião, policial e algumas outras sungas disponíveis no site.

A coleção oferece numerações que vão do 2 ao 14. As peças são leves e com exclusivo sistema cloro block, que faz com que as peças sejam extremamente resistentes ao cloro. Os modelos podem ser adquiridos pela loja virtual: www.swimcolors.com.br.

HavaiaNaS farm é o fUTUro fEiTo À mão

A Coleção de Verão 2016 da Havaianas Farm coloca a nature-za a seus pés. Foram criados três modelos inspirados em despertar a consciência para novos hábitos de uma alimentação saudável e o contato direto com o natural.

A Havaianas Beterraba e a Ce-noura trazem estampas com traços manuais e cores aquareladas. Além disso, o modelo possui tiras bico-lores e logo em alto relevo. Já a Havaianas Grama foi pensada em trazer conforto e a ideia de “colocar os pés na grama”, relembrando a importância do contato diário com a natureza. Onde encontrar: Lojas FARM de todo o Brasil

Noivas Curitiba completa um ano

São 25 anos de experiência no ramo de roupas sociais, ves-tidos para festas e casamentos. Marcelo Silva conhece este mercado a fundo e em 2014 decidiu apostar em um nicho específico de público criando a Noivas Curitiba.

Acreditando nas grifes de noivas, o empresário migrou da criação para as coleções pron-tas. Agora, o empreendimento completa um ano de sucesso participando da felicidade de inúmeras clientes, além de rea-lizar desfiles, workshops, ações sociais e editoriais. A Noivas Curitiba está localizada na Rua Marechal Deodoro, 1634.

))) Fabíola Monteiro

Desejo de umas, desgosto de outras, as pernas gros-sas são uma característica

comum entre as brasileiras. En-tretanto, muitas mulheres não gostam de tal particularidade. Para quem quer disfarçar as pernas grossas, a ideia é chamar a atenção para a parte mais fina das pernas e/ou outros pontos do seu corpo que você considere favoráveis.

Prefira calças, saias e shorts de cores escuras. Peças com tecidos lisos e sem brilho são

as melhores opções. Aposte nas calças de modelo flare, pois a boca mais aberta ajuda a equili-brar o volume das coxas. A calça pantalona também pode ser uma boa aliada.

As saias evasê e em “A” são ótimas para quem tem pernas grossas; por ficarem mais longe do corpo dão a impressão de que as pernas são mais finas. O mes-mo critério deve ser usado para escolher um short (tarefa difícil, mas não impossível). Opte por modelos mais soltinhos e que tenham as pernas mais folgadas. Quanto mais justo na perna, mais

grossa ela irá parecer.Se for usar meia-calça, esco-

lha as lisas, escuras e do mesmo tom do sapato para alongar as pernas. Os saltos altos também são bons aliados para deixar as pernas mais longas e finas vi-sualmente, mas dê preferência aos saltos médios e grossos. Saltos muito finos podem ficar desproporcionais em relação às pernas e acabar chamando mais atenção.

Evite: sandálias e sapatos com tiras no tornozelo ou amarrações nas pernas, e calças jeans com lavagens/ estonados nas coxas.

NO PROVADOR:

DICAS PARA QUEM TEM PERNAS GROSSAS

Para a estação mais quente e esperada do ano a Bo.Bô transmite em sua coleção a busca pela liberdade e o espírito Gypsy dos anos 70. Essa inspiração vem para disseminar o Free Spirit deste Verão. As novida-des já estão na loja da marca no Shopping Crystal.

As peças são versáteis e perfeitas para diversos es-tilos; do romântico, com peças fluidas, ao sexy. A forte presença do jeans marca a influência da estética hippie na temporada. Delicados florais e cashmeres indianos se contrapõem a estampas minimalistas, que surgem para dar um toque cosmopolita à coleção.

Além de muito jeans, em diferentes lavagens e peças como calças, saias, blusas, jaquetas boxes e vestidos, a Bo.Bô apresenta também a camurça. Já para a leve-za do Verão, renda, seda e crepe aparecem. As batas ressurgem e os vestidos longos serão must-have na estação. A cartela de cores traz tons neutros como branco, off-white, nude e areia; passando por cores do deserto como mostarda, açafrão e marrom, até cores mais vivas como magenta, laranja queimado, tons de azul e verde tropical. O preto dá forma às peças, e o azul-marinho se destaca pelo jeans, dando um ar de despojamento.

Entre as apostas da marca para a temporada está a Pantacur, tipo de calça mais larga e que pode aparecer mais curta como uma bermuda, ou longa na altura da canela.

Bo.Bô apresenta coleção 2016

Page 16: ECO Curitiba 332

especial16 Curitiba, 11 a 13 de agosto de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba