eco curitiba 295

16
pesquisa: países pobres têm dieta mais nutritiva que nações ricas DOMINGO 01/05 previsão do Tempo FONTE: SEGUNDA 02/05 TERÇA 03/05 QUARTA 04/05 SEXTA 29/04 SÁBADO 30/04 Mín.: 15 Máx.: 23 Mín.: 14 Máx.: 25 Mín.: 18 Máx.: 27 Mín.: 16 Máx.: 25 Mín.: 17 Máx.: 24 Mín.: 16 Máx.: 25 Pág. 08 eCo Curitiba Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016 | ano iv | edição 295 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco 100 ANOS DO SAMBA Martinho da Vila, traz show inédito ao Guairão Pág. 07 PR: maior saldo de empregos no campo, em 11 anos Segundo estudo, o saldo mais próximo desse resultado foi em 2007, quando o Paraná gerou 572 novas vagas de emprego, considerando que, naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná chegou a 6,72%. A influência econômica internacional é evidente. De acordo com o estudo, o estado só veio de fato a retomar a geração de empregos no início de cada ano já a partir de 2015, ano em que também se evidenciou um crescimento expressivo no setor da agroindústria paranaense, principalmente nos frigoríficos.

Upload: eco-central

Post on 28-Jul-2016

251 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Paraná comemora maior saldo de empregos no campo em 11 anos. Alta do dólar faz produtos do agronegócio terem mais possibilidades no mercado internacional. De acordo com o estudo, o estado só veio de fato a retomar a geração de empregos no início de cada ano já a partir de 2015, ano em que também se evidenciou um crescimento expressivo no setor da agroindústria paranaense, principalmente nos frigoríficos.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 295

pesquisa: países pobres têm dieta mais nutritiva que nações ricas

DOMINGO01/05

previsão do TempoFONte:

SeGUNDA02/05

teRÇA03/05

QUARtA04/05

SeXtA29/04

SÁBADO30/04

Mín.: 15Máx.: 23

Mín.: 14Máx.: 25

Mín.: 18Máx.: 27

Mín.: 16Máx.: 25

Mín.: 17Máx.: 24

Mín.: 16Máx.: 25

Pág.

08

eCo CuritibaCuritiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016 | ano iv | edição 295 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

100 anos do samba

martinho da Vila, traz show inédito

ao GuairãoPág. 07

PR: maior saldo de empregos no campo, em 11 anosSegundo estudo, o saldo mais próximo desse resultado foi em 2007, quando o Paraná gerou 572 novas vagas de emprego, considerando que, naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná chegou a 6,72%. A influência econômica internacional é evidente. De acordo com o estudo, o estado só veio de fato a retomar a geração de empregos no início de cada ano já a partir de 2015, ano em que também se evidenciou um crescimento expressivo no setor da agroindústria paranaense, principalmente nos frigoríficos.

Page 2: ECO Curitiba 295

geral02 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Ações [email protected]

Bebel Ritzmann

REsgaTE da CREdibiLidadE soCiaL da PRoFissão

A solenidade de compromisso coleti-vo realizada na sede da Seccional, no dia 25 de abril, contou com a presença da conselheira fede-ral Edni de Andrade Arruda, que fez a saudação aos novos advogados. Em seu discurso, Edni Arru-

da destacou o quanto é relevante a responsabilidade individual do advogado para a valorização da profissão e o resgate de sua credibilidade social. “Não foi por acaso que alcançamos assento na Constituição da República. Não se trata de um direito, nem de um privilégio. Ao contrário, é um ônus, um dever que nos obriga a reverenciar a ética acima de todas as coisas”, disse. Com palavras incisivas, a advogada relatou a situação da advocacia e o papel que os advogados devem exercer nesse momento.

REuNião dE advogados iNiCiaNTEs

A Comissão de Advogados Inician-tes da OAB Paraná realizou no dia 19 a primeira reunião da gestão 2016/2018. O encontro contou com a presença de dezenas de profis-sionais em início de carreira, que lotaram o Espaço Cultural da

Seccional para conhecer a proposta de trabalho da comissão. O presidente José Augusto Araújo de Noronha abriu o evento, destacando a importância da advocacia iniciante do estado, que representa 35% dos inscritos na OAB. O novo presidente da CAI, Khalil Vieira Proença Aquim, afirmou que a comissão terá seu empenho e apoio irrestrito. Os conselheiros estaduais Sabrina Becue e Maurício Guedes, ex-presidentes da Comissão de Advogados Iniciantes nas gestões 2010/2012 e 2013/2015, deram boas-vindas aos novos integrantes e desejaram sorte ao novo dirigente da comissão.

ENCoNTRo

No último dia 18 de abril, a advogada Sandra Comodaro, sócia-proprietária da Nelson Willians Advogados Asso-ciados, se reuniu com Rosangela Wolf Moro, esposa do Juiz Sérgio Moro e com Guilherme Reis, sócio da NW no Espírito Santo, para tratarem de temas recorren-te sobre o terceiro

setor, constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais.

diREiTo do TRabaLho

Nesta quinta-feira (28), o escritório Rocha, Calderon e Advo-gados Associados promove, o evento “1º debate sobre Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (institutos do novo CPC)”. Os temas discutidos no evento irão abordar a desconsideração da personalidade jurídica, as novas tutelas de urgência e evi-dência no processo do trabalho e ainda a crise econômica e as dispensas coletivas. Entre os palestrantes, estão: o advogado Marcelo Rocha, Maurício Simões Pereira, juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, e os advogados Alex Panchud Fabiano Zavanella.

Sandra Comodaro, Guilherme Reis e Rosangela Moro (direita).

Frio intenso mantémequipes da FAS em alerta

A frente fria que derrubou as temperaturas nos últimos dois dias em Curitiba já se

refletiu no aumento do número de atendimentos à população em situação de rua. As equipes de Abordagem Social 24 horas da Fundação de Ação Social (FAS), compostas por educadores e assistentes sociais, intensifica-ram as saídas para as rotas pré-estabelecidas e houve aumento no número de solicitações dos moradores da cidade pela Central 156, de atendimento da Prefeitura de Curitiba.

Entre a noite de quarta (27) e madrugada desta quinta (28), o número de chamadas oriundas do 156 solicitando abordagem para moradores de rua foi de 106. Somente durante a noite de quarta foram 62 solicitações feitas por cidadãos curitibanos. Em compa-ração com a semana anterior, na quinta-feira, 21 de abril (em que os termômetros registraram tem-peraturas superiores aos 25°C), foram 33 chamadas acionando a abordagem social.

Na noite desta quarta, 55 mo-radores de rua aceitaram o en-caminhamento às unidades de acolhimento da FAS. O número de pessoas que buscaram espon-taneamente acolhimento também aumentou. Na Casa de Passagem Boa Esperança, que atende o pú-blico masculino, por exemplo, dos 216 usuários que pernoitaram no

local, 177 buscaram a unidade espontaneamente. No total, foram 271 acolhimentos de pessoas que estavam nas ruas de Curitiba nesta noite.

Atualmente são 18 unidades de acolhimento para o atendimento à população em situação de rua em Curitiba. O número de vagas saltou de 615 em 2012 para 1.115 em 2016, um aumento de 81%. Enquanto em 2012 foram 13.556 solicitações para o serviço de abordagem social via 156, em 2015 este número saltou para 18.065.

oPERação iNvERNo E doE CaLoR

A FAS executa desde 2013, nos meses mais frios do ano, a Operação Inverno, em que é feita

a ampliação do número de vagas de acolhimento e de servidores envolvidos no serviço de aborda-gem social. A operação é lançada normalmente em junho, mas já há preparação para caso seja neces-sário atencipar a programação.

Além disso, a partir da segunda quinzena de maio, a Prefeitura de Curitiba lança a campanha Doe Calor, de arrecadação de roupas, cobertores e calçados que são distribuídos a famílias em situ-ação de risco e vulnerabilidade social da cidade. Em parceria com o Instituto Pró-Cidadania, é montada uma rede de coleta de doações, que são repassadas aos Centros de Referência da Assis-tência Social (CRAS) da Prefeitura e a instituições sociais convenia-das à FAS.

Como ajudaRAntes mesmo do lançamento

oficial da Doe Calor é possível fazer doações de roupas e cober-tores por meio do Disque Solida-riedade, pela Central 156.

Doações de comida ou de rou-pas diretamente na rua, embora sejam gestos de solidariedade, são desaconselhadas pelas equi-pes da assistência social, pois acabam dificultando o trabalho de convencimento das pessoas a aceitarem o encaminhamento às unidades de acolhimento e refor-çam o vínculo da pessoa com a rua. Quem quiser promover ações beneficentes pode entrar em contato com a equipe da Proteção Social Especial da FAS para que sejam desenvolvidas dentro de unidades de acolhimento.

Situações de risco à vida humana nas vias públicas da cidade podem ser comunicadas à Central 156. É importante o solicitante ter o nome da rua e o ponto de referência para indicar ao atendente. Toda solicitação feita à Central 156 gera um protocolo, em que o solicitante recebe uma resposta, por telefo-ne ou e-mail, sobre o resultado do serviço.

Daniel Caron/FAS

Page 3: ECO Curitiba 295

Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

capital

PR: maior saldo de empregos no campo, em 11 anos

A força do agronegócio no Pa-raná promete avançar de forma expressiva em 2016. Prova disso é que logo nos dois primeiros meses do ano, a agropecuária foi responsável pela criação de 616 novos postos de trabalho - o maior saldo de empregos no setor, dos últimos 11 anos. Os dados resultam de um levanta-mento realizado pelo Observa-tório do Trabalho, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, que comparou o primeiro bimestre de cada ano na série histórica a partir de 2005.

Segundo o estudo, o saldo mais próximo desse resultado foi em 2007, quando o Paraná gerou 572 novas vagas de emprego, considerando que, naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná chegou a 6,72%.

O superintendente estadual do Trabalho, Jorge Leonel de Souza, lembra que o desenvolvimento do setor agropecuário responde às flutuações econômicas inter-nacionais. “No Paraná, o desem-penho se deve, também, ao forte apoio do Governo do Estado aos setores produtivos, e, principal-

mente, às cooperativas, por meio da agência paranaense do BRDE”, afirmou Souza.

A agência paranaense do Ban-co Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul financiou às coo-perativas o volume recorde de R$ 2,46 bilhões no período de 2011 até o fim de 2015. Somente no ano passado, o Banco contratou R$ 890,9 milhões - montante 205% superior ao volume de 2014 (R$ 291,5 milhões).

“O apoio ao setor do agrone-gócio tem consolidado a vocação para a agricultura do estado. A cada ano, temos avançado nesse mercado que, impulsionado pela agroindústria, tornou-se peça fundamental na geração de em-pregos com carteira assinada”, destacou o superintendente.

INFLUÊNCIAA influência econômica in-

ternacional também é evidente. Um exemplo é o saldo negativo de empregos no ano de 2008 e a expressiva eliminação de postos de trabalho formais no setor em 2009, resultados dos efeitos da crise mundial iniciada

nos Estados Unidos. O estudo identificou ainda que, dentro da série histórica de 2008 a 2014, o Paraná não registrou a criação de empregos no setor no primeiro bimestre de cada ano. “O estado só veio de fato a retomar a ge-ração de empregos no início de cada ano a partir de 2015, ano em que também se evidenciou um crescimento expressivo no setor da agroindústria parana-ense, principalmente nos frigo-ríficos”, explicou Souza.

EXPORTAÇÕES No início de 2016, o desenvol-

vimento econômico do Paraná no setor agropecuário foi impulsio-nado pelas exportações. Um dos fatores que mais contribuíram para os bons resultados foi o crescimento nas exportações de grãos, especialmente do milho e da soja - que atualmente é o pro-duto mais importante na pauta exportadora do estado.

De acordo com o levantamen-to, as exportações paranaenses cresceram 13,56% entre os me-ses de janeiro a março de 2015 e 2016.

Consumo de energiafecha primeiro trimestre com queda de 4,2%O

consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com

queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando uma demanda de 115.857 gigawatss-hora (Gwh). Na comparação com março de 2015, o consumo caiu em março 1,5%, atingindo 39.162 GWh (gigawatts-hora).

Os dados fazem parte da Re-senha Mensal do Mercado de Energia Elétrica relativo ao mês passado, mas que trazem tam-bém números acumulados entre janeiro e março. Divulgada hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a resenha mos-tra a continuidade da queda do consumo de energia em março, puxada pelo setor industrial, que fechou o mês em queda de 6,2%, seguido da classe comercial, com declínio de 1,1% sobre março de 2015. Já o consumo residencial, em decorrência das elevadas tem-peraturas, fechou com expansão de 1,7%.

Segundo a EPE – empresa

responsável pelo planejamento energético do país – quando se observa o comportamento dos setores no resultado acumulado do primeiro trimestre do ano, a queda é generalizada. A Indús-tria apresentou o pior resultado, com queda acumulada de 7,5% de janeiro a março, motivado pela retração da economia. O setor foi seguido pelo comércio, com retração de 3,2%, e resi-

dências, cuja queda acumulada foi de 2,5%.

Os dados divulgados pela EPE indicam que, em março, a indús-tria demandou ao Sistema Interli-gado Nacional (SIN) 13.746 Gwh. Para a EPE, a queda de 6,2% frente ao mesmo mês de 2015 reflete “o comportamento dos indicadores de confiança da indústria que não têm apresentado sinais claros de recuperação.

Brasil assinará acordos para aumentar comércio com o Peru

Aumentar limite de renda ajudará a preencher vagas pelo Fies

Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, assinam hoje, em Lima, capital do Peru, acordos para ampliação do comércio com o país vizinho. Um dos acordos estabelecerá regras sobre investimentos, serviços e compras governamentais entre Brasil e Peru.

Será a primeira vez que o Brasil firma acordo inter-nacional na área de com-pras governamentais. Está prevista ainda a assinatura de acordo para antecipação da desgravação (redução de tarifas) para alguns bens ex-portados pelo Brasil ao Peru. A desgravação, antes, estava prevista para 2019.

Os ministros têm reuniões com a ministra do Comércio Exterior peruana, Magali Silva, e com a chanceler do país, Ana Maria Sánchez. Segundo o Itamaraty, serão tratados com a chanceler temas da agenda bilateral e regional, como integração de infraestrutura, cooperação fronteiriça e combate ao narcotráfico.

Está será a primeira visita oficial de Mauro Vieira ao Peru. Já Armando Monteiro esteve no país em julho do ano passado. Na ocasião, foram negociados os acordos que serão assinados agora. A ida ao país é parte da estra-tégia do governo de aproxi-mação com os países da Bacia do Pacífico.

Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, assinam hoje, em Lima, capital do Peru, acordos para ampliação do comércio com o país vizinho. Um dos acordos estabelecerá regras sobre investimentos, serviços e compras governamentais entre Brasil e Peru.

Será a primeira vez que o Brasil firma acordo inter-nacional na área de com-pras governamentais. Está prevista ainda a assinatura de acordo para antecipação da desgravação (redução de tarifas) para alguns bens ex-

portados pelo Brasil ao Peru. A desgravação, antes, estava prevista para 2019.

Os ministros têm reuniões com a ministra do Comércio Exterior peruana, Magali Silva, e com a chanceler do país, Ana Maria Sánchez. Segundo o Itamaraty, serão tratados com a chanceler temas da agenda bilateral e regional, como integração de infraestrutura, cooperação fronteiriça e combate ao narcotráfico.

Está será a primeira visita oficial de Mauro Vieira ao Peru. Já Armando Monteiro esteve no país em julho do ano passado.

Page 4: ECO Curitiba 295

geral04 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

#VacinaGripe

/ VacinacaoMS

/PNI_MS

30 de abril a 20 de maio

Page 5: ECO Curitiba 295

Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

estadual

Porto começa a operar berço exclusivo para veículos, máquinas e equipamentos

O Porto de Paranaguá passa a contar com mais um berço para

atracação de navios que operam na exportação e importação de veículos, máquinas, equipamentos e cargas que possam ser movimentadas direto do navio para o cais. O berço é resultado do investi-mento, de R$ 60 milhões, na implantação de novos Dolfins.

Dolfins são estrutu-ras de concreto fincadas no fundo do mar e que servem para atracar na-vios (de atracação) e para amarrar navios (de amar-ração) que carregam e descarregam cargas espe-ciais. O conjunto de dolfins forma um novo berço de atracação.

O investimento per-mitiu implantar três Dol-fins de atracação e um

de amarração de navios, que serão utilizados, ex-clusivamente, para rece-ber navios destinados à operação com veículos e cargas gerais. Eles já estão em atividade.

“O início da programa-ção de navios nos novos dolfins significa que o Por-to de Paranaguá terá um berço exclusivo para este tipo de operação, otimi-zando as atracações, redu-zindo o tempo de espera e o custo da operação”, declarou o diretor-presi-dente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

O primeiro navio carre-gado com veículos atracou nos novos dolfins do Porto de Paranaguá no dia 24 de abril. A capacidade é para receber cerca de 15 navios por mês, com tempo médio

de operação de 12 horas. Em 2015, o Porto de Para-naguá recebeu 123 navios destinados ao transporte de veículos, máquinas e equipamentos. Em média, cada navio tem capacidade para transportar de 3mil a 5 mil veículos, dependen-do do porte.

Os dolfins serão utili-zados para operação de navios do tipo RO-RO (que vem do termo roll-on/roll-off), destinado para cargas que entram e saem dos porões na horizontal e geralmente sobre rodas. Outro navio que opera este tipo de carga é o PCC, termo do inglês (pure car carrier), utilizado para descrever navios que se assemelham a grandes garagens flutuantes, es-pecializados no transporte de automóveis de fábrica em viagens longas.

Page 6: ECO Curitiba 295

entretenimento06 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

A música sertaneja parana-ense tem um novo nome: Marllon Maia. Aos 40 anos,

com 40 de experiência, ele coloca o pé na estrada para mostrar suas mais de 50 composições próprias. Com muita versatilidade, Maia que é natural de Araucária (PR), tem a música na alma. Desde muito pequeno, preferiu a música ao futebol; o programa Som Brasil a desenhos infantis; e ouvia Mi-lionário e José Rico, Pena Branca e Xavantinho. Daí se vê porque o sertanejo tomou conta de sua vida. Por influência do pai, não demorou a pegar uma viola. Sem aula, sem professor, ouvia uma música e a reproduzia no violão usado que ganhou aos nove anos de idade.

Pelo seu violão, quando crian-ça, passaram Chitãozinho e Xo-roró, Leandro e Leonardo, Almir Sater, até que se tornou o “piá do violão” na escola. Tomou muito gosto e resolveu não só tocar e cantar, mas também compor. Aos 13 anos tinha sua primeira letra, hoje acumula mais de 50. E algu-mas delas já estão gravadas, as eleitas músicas de trabalho “Mel e Pimenta” e “Te Notei” misturam diversão e romantismo. A partir daí, o que se ouve são canções dançantes, com batidas diferen-tes, recheadas de versatilidade e sofisticação, seus pontos fortes. Os ritmos de raiz e o vanerão também passeiam pelas suas músicas.

Teve duas experiências inter-nacionais, morou por oito meses nos Estados Unidos e dois meses no Canadá. De volta ao Brasil, de-cidiu por gravar suas composições sertanejas.

Seu primeiro EP acaba de sair do forno, com produção de Gusta-vo Arturhy, mixado e masterizado no estúdio Click Audioworks sob direção do produtor musical Paulo Bueno. Suas músicas podem ser ouvidas na sua página do www.facebook.com/Marllon-Maia onde

também tem vídeos com os basti-dores das gravações.

Músicas do primeiro EPMel e PimentaTe Notei – batida sertanejaDesperdiçar Amor – balada ro-mânticaDo Quase Nada – sertanejo de raiz com muito acordeonMe Sinto Bem – sertanejo ro-mântico Ping-PongNome? Marllon MaiaIdade ? 42 anosNasceu em ? AraucáriaPeso? 78 quilosAltura? 1,82Apelido? “Ma”...sempre foiEstado civil? SolteiroSigno? TouroCor favorita? Vermelho, inten-sidadeAnimal preferido? O gato. Tenho dois: Valentino e AntonellaMaior tesouro? Meu filho BrunoMaior qualidade? AudáciaMaior defeito? PerfeccionismoMúsica? Para relaxarCantores preferidos? Frank Sina-tra e o jazz de Ella Fitzgerald. No Brasil Maria Bethânia e Roberto CarlosQue dom gostaria de possuir? VoarQual sua ideia de felicidade? Re-percussão do meu trabalhoLivro preferido? Histórias extra-ordinárias, de Edgar Allan PoeAutores preferidos? Edgar Alan Poe, Lord Byron, Alvares de Aze-vedo e Érico VeríssimoO que mais detesta? Que me ligue duas ou três vezes seguidasMomento preferido do dia? Ma-drugada, quando a inspiração vemUma mania? Vestir cueca verme-lha antes de subir ao palcoGasta muito com? Instrumentos musicaisSonho não realizado? Volta ao mundo, sem data para voltarLembrança de infância? Meu tio

música em alta

Marllon Maia, surpreende no sertanejo

Ferez, que foi meu pai e minha mãeUma vaidade? Cuidar do corpo, com fixação no abdomeMaior medo? Morrer sem realizar o que tenho para fazerEsporte coletivo ou individual?

IndividualQual? Cross fitPrato predileto? TabulePrimeiro beijo? Na hora do re-creio, bem escondidoPrimeira vez? Numa Fiorino. To-talmente acrobático!

Lema? Ande um quilometro a mais e seja vitoriosoUma frase? Jamais escrevi nada de bom até me apaixonar. (Lord Byron)Defina-se em uma palavra. Per-sistente

A escritora paranaense Cassia Cassitas acaba de lançar a obra “O menino que pedalava”. A pu-blicação, escrita em português e em inglês, conta a história de um menino com deficiência que, con-trariando todas as expectativas, se apaixona pelo ciclismo e, a partir do esporte, busca superar todos os obstáculos. A autora fez uma sessão de autógrafos e um bate-papo com os alunos do International School of Curitiba

(ISC), uma vez que o protagonista da história estuda em colégio internacional.

Mais do que uma simples história de superação e garra, “O Menino que pedalava” é um relato impressionante que tem o poder de despertar nas pessoas o espírito adormecido da solida-riedade, da coragem e da luta por um ideal, em um momento mais do que oportuno, quando o per-sonagem fictício se prepara para

Paranaense lança o livro “O menino que pedalava”

competir nas Paraolimpíadas do Rio, em 2016.

Cassia Cassitas tem mais dois livros publicados: “Domingo – O Jogo” (2010) e “Fortuna – A Saga da Riqueza” (2012), que também têm versões em inglês.

Page 7: ECO Curitiba 295

Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

showbizz

O samba brasileiro, que com-pleta um século em 2016, e a Escola Unidos de Vila

Isabel, com seus 70 anos de exis-tência, tem um rosto e uma voz: Martinho da Vila. O compositor e cantor estreia em Curitiba, no dia 03 de junho, o show “Viva o Samba, Viva Vila Isabel”, no even-to comemorativo aos “100 Anos de Samba e 70 de Vila Isabel”. Com a banda Família Musical, o artista promete transformar o palco do Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Centro) em uma animada avenida de samba. O evento será realizado pela Inlive Cultura e Entretenimento e Pequena Mari Produções, às 21 horas.

O espetáculo, com produção

assinada por Celso Filho, ilumi-nação de Antônio Antunes e so-norização técnica de Luis Carlos T. Reis, começa e termina com sambas de enredo e contempla também os grandes sucessos da carreira de Martinho da Vila. Além das músicas alusivas ao tema, serão apresentados alguns sambas românticos do cantor e várias de suas tradicionais composições no ritmo do parti-do alto.

Num show absolutamente es-pecial, em razão da temática que quase se mistura com a própria história De Martinho, o set list é composto por alguns dos clássicos do gênero no País, como “Pelo Te-lefone”, primeiro samba gravado no Brasil (1916), “Casa de Bamba”

e “Pequeno Burguês”.Com 78 anos de idade, o

Mestre do Samba tem sua vida e nome marcados pela Unidos de Vila Isabel, fundada em 1946, da qual é presidente de honra. “Ki-zomba” e “A Vila Canta o Brasil...Festa no Arraiá” são alguns dos samba de enredo que marcaram a trajetória de amor de Martinho da Vila pela Escola, e que estão no repertório do espetáculo.

O artista surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando apresentou o partido alto “Menina Moça” e, no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançou o clássico “Casa de Bamba”, seu primeiro sucesso, seguido de “O Pequeno Burguês”.

Martinho da Vila, traz show inédito ao Guairão, em junho

100 ANOS DO SAMBA

Curitiba recebe no final deste mês um dos melhores mú-sicos brasileiros da atuali-

dade. Com 30 anos de carreira, 21 álbuns, mais de 3 milhões de discos vendidos, sete DVDs, oito discos de ouro, um disco de platina, quatro DVDs de ouro, cinco livros, inúmeros sucessos e fã clubes espalhados por todo o Brasil, Humberto Gessinger vem a cidade, no próximo dia 30 de abril, com a sua nova turnê “Louco pra ficar legal”. Com realização da Prime, o multi-instrumentista, cantor, compositor e escritor gaúcho sobe ao palco do Teatro Positivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15.

A apresentação acontece após três anos viajando por todo Brasil com “inSULar” – trabalho que mar-cou o lançamento de sua carreira solo, recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino.

Humberto Gessinger lançou agora em abril o compacto digital “Louco pra Ficar Legal”, pela Deck, com as canções: “Pra Ficar Legal” e “Faz Parte”, assumindo imediata-mente o primeiro lugar no iTunes sessão rock. Os novos singles vão estar ao lado de grandes sucessos de todas as fases da sua carreira. Devem fazer parte do repertório, “O Exército de um Homem Só”, “Pra Ser Sincero”, entre outras

Além dos vocais, Gessinger as-sume o baixo, teclados, guitarra e acordeon, acompanhado por Rafa Bisogno (bateria e percussão) e Nando Peters (guitarra e violão).

Sobre a experiência o músico comenta: “É sempre uma contra-dição essa mudança, porque tu vens de uma turnê em que está tudo azeitado, os arranjos foram

crescendo durante três anos e das um salto para uma coisa meio desconhecida, o que é super interessante também, mas é uma vibe completamente diferente.” E complementa, destacando o novo show: “Musicalmente ‘Louco pra fica legal’, segue o mesmo formato do inSULar: um trio e eu toco bai-xo, teclados, guitarra e acordeon. Rolam canções recentes, além de músicas de todas as fases da minha carreira, desde o Longe Demais das Capitais – disco que completa 30 anos em 2016 – e canções que nunca toquei, can-ções não tão conhecidas e que eu acho que podem ser relidas”.

Humberto Gessinger nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Enge-nheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que fre-qüentavam o bar da faculdade.

Apesar de se considerar, prin-cipalmente, um compositor, Hum-berto é músico autodidata, e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos como bai-xo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeon. Ao final da turnê do disco NOVOS HORIZONTES, em 2008, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminando nos Enge-nheiros do Hawaii e Humberto foi para a estrada com o projeto Pouca Vogal, um power duo em parceria com Duca Leindecker. Em quatro anos foram mais de 220 shows em mais de 150 cidades e um CD/DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. No final de 2012, o Pouca Vogal en-cerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar a carreira solo.

Em 2013 lançou seu 20º álbum,

HUMBERTO GESSINGER VEM A CURITIBA“No próximo dia 30 de abril, a voz e a alma dos Engenheiros do Hawaii desembarca na cidade com sua nova turnê ´Louco pra ficar legal´ para uma apresentação inédita no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório”.

“inSULar” (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo e em 2014, o DVD/CD “inSULar ao vivo” (Coqueiro Verde Records), que recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock. A turnê inSULar passou por 98 cidades de 22 Estados e, em quase todas,mais

de uma vez.Paralelamente a seu traba-

lho como músico, Humberto Gessinger lançou 5 livros: “MEU PEQUENO GREMISTA” fala de sua paixão pelo Grêmio. “PRA SER SINCERO” reúne autobiografia, 123 letras comentadas e um ensaio escrito pelo professor Luís Augusto Fischer. “MAPAS DO

ACASO”, ao lado de memórias e reflexões divididas em “notas mentais para uma próxima vida”, traz 45 letras comentadas. “NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE”, que teve origem nos textos pos-tados semanalmente no seu blog: www.blogessinger.blogspot.com. E “SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO”, lançado em 2013.

Page 8: ECO Curitiba 295

saúde08 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Pesquisadores suíços es-tão desenvolvendo lentes de contato que contêm pequenos telescópios para estimular e amplificar ou reduzir a visão com uma piscadela. A nova lente de contato, de 1,55 mi-límetros de espessura, contêm um telescópio refletor, extre-mamente fino, que é ativado por piscadelas.

Lançado pela primeira vez em 2013 e aprimorado desde então, o protótipo foi apre-sentado por Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, para a As-sociação Americana de Ciência Avançada (AAAS), em sua reu-nião anual na Califórnia.

As lentes vêm com películas inteligentes que respondem às piscadelas, mas não ao piscar normal de olhos, de modo que o usuário pode alterar quase sem esforço de uma visão nor-mal para um ampliada, e vice-versa. O usuário realiza uma piscadela com o olho direito para ativar o telescópio e com

o esquerdo para desligá-lo. “Acreditamos que essas lentes são promissoras para pessoas com pouca visão e pessoas com degeneração macular as-sociada à idade”, uma doença que afeta as pessoas mais velhas, disse Tremblay.

As lentes amplificam ob-jetos até 2,8 vezes, o que permitiria aos pacientes com degeneração macular associa-da à idade ler mais facilmente e reconhecer mais claramente objetos e rostos com a sua ajuda.

Financiado pela DARPA, o principal braço de pesquisa do Pentágono, as lentes foram originalmente desenvolvidas para servir como uma for-ma de visão biônica para os soldados. Tremblay foi muito cuidadoso ao enfatizar que o acessório ainda está em fase de testes, embora possa eventualmente tornar-se uma “opção real” para as pessoas com degeneração macular associada à idade.

O excesso e falta de ali-mentação são problemas gravíssimos e recorrentes

no mundo. E, um novo estudo, traz um panorama ainda mais preocupante sobre o assunto. Apesar de países ricos terem muito mais acesso a comidas saudáveis, eles apresentam uma dieta mais pobre do que aquelas que países subdesenvolvidos têm. Armênia, Hungria, Bélgica e Repú-blica Checa são os quatros países com dietas menos nutritivas do mundo, enquanto Chade, Serra Leoa, Uganda, Costa do Marfim e Somália, todas nações africanas, são os locais com as algumas das 10 melhores dietas do mundo.

Esta gigante contradição é o resultado de um levantamento

da universidade americana de Tufts que concluiu que, apesar de populações ricas registrarem crescimento no consumo de ali-mentos saudáveis, seus habitan-tes comem tanta junk food que os números ficam desbalanceados e, no panorama geral, a dieta empo-brece. Ou seja, muita gente come comida boa, mas os alimentos de qualidade ruim têm dominado as mesas em quantidades ainda maiores. Estes países vivem aquela velha batalha de muito quantidade x pouca qualidade.

Na outra ponta, estão as nações que vivem a história contrária: pouca quantidade x muita quali-dade. De acordo com a pesquisa, a base da dieta de países em que a maioria da população vive na

miséria e inclusive registra mor-tes causadas por fome não mudou nos últimos 20 anos e, apesar de reduzida e muito limitada, ainda é mais rica em nutriente do que tantos produtos industrializados consumidos em países ricos.

Segundo o estudo, estados pobres consomem mais frutas, verduras, castanhas e grãos, alimentos que fazem bem para a saúde e ajudam a evitar doenças como diabetes, pressão alta, cân-cer e obesidade. Enquanto isso, os países ricos têm cada dia mais enchido o prato com comidas que aumentam as chances destas doenças aparecerem. O estudo avaliou o cardápio de 197 países que abrigam quase 4,5 bilhões de adultos, entre 1990 e 2010.

A pele pode sofrer os danos da radiação ultravioleta (UV) horas depois da exposição à luz solar, de acordo com um estudo. Estar exposto aos raios UV - do sol, ou das lâmpadas de bronzeamento artificial - pode danificar o DNA dos melanócitos, as células que pigmentam a pele, produzindo a melanina que lhe dá a cor, afir-mam os pesquisadores.

Em seu estudo, os cientistas observaram que cerca de metade das alterações do DNA aconteceu no escuro, depois da exposição aos raios UV. Até agora, conside-rava-se que a melanina protegia a epiderme, bloqueando os raios ultravioletas do sol.

Descobriram ainda que seus raios ativavam duas enzimas que se combinam para estimular um elétron na melanina. A energia gerada por esse processo, chama-do de quimiosmose, é transmitido para o DNA no escuro, criando o mesmo dano genético que aquele acarretado pelos raios do sol.

No estudo, os especialistas, entre eles o dr. Douglas Brash, professor de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Univer-sidade de Yale, concluíram que a melanina também pode ter efeitos nefastos e estar ligada aos danos à pele. Essa degradação do DNA é uma das principais causas da forma mais frequente de câncer

de pele. Nessa fase da pesquisa, a equipe expôs ratos e células me-lanócitas humanas a raios UV de lâmpadas para bronzeamento. Es-sas radiações provocaram um tipo particular de alteração do DNA dessas células, conhecido como CPD, que impede que a informação genética contida nas células seja transmitida corretamente.

Os cientistas se surpreenderam ao constatar que o DNA dos mela-nócitos estava não apenas danifica-do quando exposto à radiação UV, mas que esse fenômeno persistia por horas após o fim da exposição. O estudo mostra, portanto, que a melanina tem efeitos ao mesmo tempo cancerígenos e protetores.

Países pobres têm dieta mais nutritiva que nações ricas

Suíços criam lentes de contato tecnológicas para amplificar a visão

Radiação UV pode danificar a pele horas depois da exposição solar

Page 9: ECO Curitiba 295

carros&motos

Etios 2017 ganha câmbio automático e novos motores

Page 10: ECO Curitiba 295

10 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

A Toyota acaba de lançar no mercado brasileiro a linha Etios 2017, que chega com

muitas novidades: família de mo-tores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, transmissão manual de seis velo-cidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 po-legadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica re-calibradas e padronagem inédita no acabamento interno.

O grande diferencial, no en-tanto, é a adoção da trans-missão automática de quatro velocidades para toda a família Etios 2017, tanto nas versões hatchback quanto nas versões com carroceria sedã. A linha exibe qualidades que atendem os mais exigentes consumido-res, que buscam por conforto e tecnologia, sem abrir mão de performance, segurança, eficiên-cia e baixo custo de propriedade. Destaque também para a capa-cidade do porta-malas do sedã, de 562 litros, uma das maiores da categoria.

Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios foi reconhecido pelo DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade. De lá para cá, a Toyota promoveu diversos aprimoramentos atendendo aos pedidos dos consumidores, fazendo com que se tornasse referência em índice de satisfa-ção e de lealdade entre os pro-prietários. As vendas do modelo têm início em 28 de abril, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 43.990,00.

A Toyota recheou o Etios

2017 com ampla lista de itens de conforto e conveniência. Desde a versão de entrada X, a linha traz de série novidades como o Toyo-ta Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatí-vel. Hatch: R$ 43.990 (M) e R$ 47.490 (AT). Sedan: R$ 48.495 (M) e R$ 51.995 (AT).

O modelo também possui direção eletroassistida progres-siva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de aber-tura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e pas-sageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sen-do o do motorista com função auto-down; travas elétricas;

entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

A versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condi-cionado e base da manopla da alavanca da transmissão cro-mados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no com-putador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. Hatch: R$ 48.995 (M) e R$ 52.495 (AT). Sedan: R$ 51.695 (M) e R$ 55.195 (AT).

Etios 2017 ganha câmbioautomático e novos motores

Jaguar Land Rover participa da Agrishow 2016A Jaguar Land

Rover participa de mais uma edição da Agrishow, de 25 a 29 de abril, em Ri-beirão Preto (SP), um dos principais eventos do segmen-to de agronegócios no Brasil. Durante a feira, a empresa oferecerá descon-

tos especiais voltados aos produtores rurais. Toda a linha de veículos Jaguar e Land Rover poderá ser faturada direto da fábrica, com preços entre 8 a 12% abaixo do praticado para o público em geral. A principal atração da empresa nesta edição da Agrishow fica por conta da pista com diversos obstáculos off road montada especialmente para o evento.

Com uma área total de 1.900 m2, a pista receberá visitantes interessados em colocar à prova diversos modelos Land Rover. Entre os carros que estarão à disposição do público para serem testados estão as versões diesel e gasolina do Discovery Sport, Land Rover mais vendido do Brasil em 2015. Os visitantes tam-bém poderão dirigir o Range Rover Sport com motor 4.4 SDV8 Diesel, o Discovery 3.0 SDV6 Diesel e o Range Rover Evoque.

Ford inicia as vendas do superesportivo GTA Ford iniciou as vendas pela internet do superesportivo

GT. Muito aguardado no mundo, os clientes interessados em comprar o novo Ford GT podem se inscrever no site www.FordGT.com, repleto de imagens, informações e animações. A página traz ainda um configurador onde os fãs podem montar o supercarro dos seus sonhos e compartilhar nas redes sociais, escolhendo várias combinações de cores, rodas, materiais e detalhes de acabamento. Com produção limitada a 250 uni-dades por ano, o Ford GT será um dos produtos mais raros já feitos pela Ford. A primeira fase de inscrições de compra pela internet será encerrada no dia 12 de maio de 2016. O período inicial de encomendas vai cobrir a produção dos dois primeiros anos, com um total de 500 veículos.

Fábrica da VW chega a 2,5 milhões de veículos

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pi-nhais acaba de atingir o marco de 2,5 milhões de unidades fabricadas desde 1999, quando foi inaugurada. O modelo que representou a conquista foi o Golf GTI, na cor vermelha. O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do plant manager da fábrica de São José dos Pinhais, Luis Fernando Pinedo, além de executivos e colaboradores da unidade.

Lançado em janeiro de 2016, o Golf nacional é fabricado dentro do mais moderno conceito do Grupo Volkswagen, a es-tratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O conceito con-siste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.

Page 11: ECO Curitiba 295

11Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A Porsche anunciou oficial-mente à imprensa no dia 13 de abril, a chegada do

icônico Novo 911 ao mercado brasileiro. A fabricante alemã de carros esportivos premium reali-zou um evento de apresentação no autódromo Velo Città em Mogi-Guaçu, SP.

911 CarrEraAs versões Carrera do novo

Porsche 911 são equipadas com motores boxer biturbo de seis ci-lindros. A potência é 20 cv maior do que na geração anterior. No modelo de entrada, o motor entre-ga 370 cv (272 kW) a 6.500 rpm e 450 Nm de torque constantes entre 1.700 e 5.000 rpm. Já nas versões S, os números saltam para 420 cv (309 kW) e 500 Nm, nas mesmas rotações. No mercado brasileiro, o Carrera será vendido com a transmissão PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embre-agem com sete velocidades.

O novo 911 mostra uma impres-sionante performance em termos de aceleração: o 911 Carrera Coupé com o câmbio de dupla embreagem PDK e o pacote Sport Chrono vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O 911 Carrera S com PDK e o pa-cote Sport Chrono faz em apenas 3,9 segundos, superando a mítica barreira dos quatro segundos. A ve-locidade máxima dos dois modelos também aumentou: o 911 Carrera agora atinge 293 km/h, enquanto o 911 Carrera S chega a 306 km/h. Os modelos com tração nas quatro

Atenta às oportunidades de negócio na capital parana-ense, a Rodobens Veículos

Comerciais inaugurou o primeiro Van Center de Curitiba – também o primeiro na região Sul do país – no dia 14 de abril. Resultado de investimento de R$ 2 milhões, o estabelecimento situado no Bairro Parolin, conta com infra-estrutura para exposição e venda de veículos utilitários, além de pós-venda especializada.

O Van Center foi totalmente concebido para veículos co-merciais leves, com uma loja exclusiva para a venda de mo-delos como Sprinter e Vito. Uma equipe de vendas está disponível, atuando com consultoria para apresentar veículos com foco na operação específica do cliente e oferecer dicas que possam direcionar a negociação, com o objetivo de que as necessidades do consumidor sejam completa-mente atendidas.

Outro diferencial é o atendi-mento pós-venda, realizado em uma oficina com profissionais especializados neste tipo de veículo e a oferta de serviços como verificação e troca de óleo e filtros, alinhamento de pneus e substituição de peças em geral, entre outras funções. A agilidade é uma das vantagens encontradas pelos clientes, já que o atendi-mento terá duração de até três horas, em média, dependendo do diagnóstico.

O Van Center da Rodobens reúne toda a expertise da marca e serviços antes prestados nas concessionárias, porém agora oferecidos em um espaço ex-clusivo para veículos utilitários. “Este Van Center representa a ex-celência das marcas Rodobens e Mercedes-Benz quando o assunto é veículos comerciais. Neste es-paço, recebemos o público com uma equipe especializada, em um espaço moderno e funcional, para

facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, liberar o veículo rapidamente para o trabalho, assegurando a produtividade nas atividades de transporte”, afirma Elvio Lupo, diretor da Rodobens Veículos Comerciais.

Além de serviços de manu-tenção, os visitantes do Van Center poderão contar com as vantagens do Plano Mais, que é uma solução financeira destinada a clientes que buscam adquirir um utilitário especialmente para transporte de passageiros. Os interessados podem realizar a compra em 48 parcelas fixas de R$ 3.703,76 (valor referente ao modelo Sprinter 415 Van), partindo de uma entrada de 10% – menor do que as exigidas no mercado. Mais vantajoso do que outras formas de financiamento, este plano é ideal para a aquisi-ção de toda a linha Sprinter e Vito da Mercedes-Benz.

O novo Porsche 911 chega ao Brasil

rodas apresentam melhoras de desempenho semelhantes: também equipados com transmissão PDK de o pacote Sport Chrono, o 911 Carrera 4 vai de 0 a 100 km/h em 4,1 s e o modelo S realiza a mesma tarefa em 3,8 s.

911 TargaA gama do Porsche 911 The

Porsche compartilha os mesmos motores dos modelos Carrera, com 370 cv (272 kW) e 450 Nm para o Targa 4 e 420 cv (309 kW) e 500 Nm para o Targa 4S. Os mo-delos Targa são oferecidos exclu-sivamente com tração nas quatro

rodas. O Targa 4S acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos (com o pacote Sport Plus e transmissão PDK) e atinge uma velocidade máxima de 303 km/h.

Visualmente, o 911 Targa enfa-tiza a elegância. Com seu design exclusivo, ele se diferencia clara-mente do Coupé e do Cabriolet, reunindo de forma marcante o clássico conceito do Targa com o conforto de um moderno cupê. Como o legendário Targa original, ele possui o característico largo arco transversal no lugar das co-lunas B, uma parte do teto móvel, acima dos bancos dianteiros, e

uma janela traseira envolvente, sem coluna C. O teto de tecido se dobra atrás dos bancos traseiros quando é aberto, com apenas o toque em um botão.

911 TurboOs modelos de topo da série

911 - o 911 Turbo e o 911 Turbo S - oferecem 20 cv a mais de potência em seu motor boxer 3,8 litros de seis cilindros em com-paração à geração anterior, além de um design exclusivo e novos equipamentos. Soluções inova-doras, como a função Dynamic Boost, melhoram o desempenho

nas retomadas, enquanto o pacote Sport Chrono, agora equipamento de série, melhora a dinâmica de condução.

Com a maior pressão gerada por seus turbocompressores, o 911 Turbo e o 911 Turbo S desenvolvem, respectivamente, 540 e 580 cv (397 e 427 kW) a 6.400 e 6.750 rpm, e apresentam impressionantes melhoras no torque, que atinge 710 Nm e 750 Nm, respectivamente. Isto permi-te que a versão Turbo S vá de 0 a 100 km/h em 2,9 s (0,2 s menos que o modelo anterior) e chegue a 200 km/h em 9,9 s.

Rodobens inauguraVan Center em Curitiba

Page 12: ECO Curitiba 295

12 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

A Fiat Automóveis do Brasil apresentou no dia 13 de abril em São Paulo à im-

prensa especializada do País o Mobi, seu mais novo carro urbano e de entrada, que custa a partir de R$ 31.900. Ele é fabricado em Betim (MG), somente com carro-ceria de quatro portas, equipado com motor 1.0 Flex de 73/75 CV (etanol/gasolina), com câmbio manual de cinco marchas e em seis versões: Mobi Easy, Mobi Easy On, Mobi Like, Mobi Like On, Mobi Way e Mobi Way On. Outra novidade foi o seu lançamento transmitido via Internet, Twitter e Facebook.

Trata-se de um compacto mo-derno e tecnológico, onde a Fiat tenta introduzir o conceito de carro urbano, com a ideia de ocupar pouco espaço, agilidade para circular e estacionar com facilidade. O Mobi troca o refina-mento mecânico pela praticidade e mobilidade. Montado sobre a plataforma do Uno, de quem herdou parte da carro carroceria e toda a mecânica, o Mobi mede apenas 3,566 m, pouco menos que o 147, primeiro veículo produzido pela Fiat no Brasil, que media inicialmente 3,617 m e depois passou para 3,745 m. O Uno mede 3,811 m.

O Mobi vai inaugurar uma nova era da conectividade – ou-tra novidade inteligente que vai surpreender os consumidores.

Com o Fiat Live On, o Mobi vai vestir o celular do cliente. Ou o contrário. Através de um aplica-tivo, com interface prática e ágil, o celular assume o papel de uma central multimídia, do jeito que o cliente conhece e com tudo o que ele precisa.

Mobi Easy R$ 31.900. De série: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, ro-das de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando inter-no e para-sol com espelho para o passageiro. Opcionais: ar quente e pacote Functional (vidros dian-teiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio).

Mobi Easy On R$ 35.800. De série: acrescenta ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e rodas de 14 polegadas. Opcionais: não possui.

Mobi Like R$ 37.900. De sé-rie: acrescenta vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave te-lecomando, console central longo com porta copos para os passagei-ros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovi-sores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pinta-da em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal

Mobi é o novo carro urbano da Fiat

de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e cargo box. Opcionais: rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompa-nhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On R$ 42.300. De série: acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com tilt down e repetido-

res de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de seguran-ça), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alar-me e rádio B7 com comandos no volante. Opcionais: não possui.

Mobi Way R$ 39.300. De série: conteúdo da versão Like mais barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as

molduras nas caixas das rodas (14 polegadas com suspensões mais elevadas). Opcionais: rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On R$ 43.800. De série: visual da Way e conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e console de teto com porta-objetos e espelho extra.

A BMW F 800 GS passou por um sofisticado processo de facelift e já está à disposi-

ção - por meio da campanha de pré-venda - dos aficcionados por motociclismo.

Com mudanças visuais na care-nagem, o modelo, que foi apresen-tado ao público no EICMA (Salão de Motocicletas de Milão) em novem-bro de 2015, ganhou um aspecto mais moderno e dinâmico e agora também conta um novo pacote de opcionais, que inclui ajuste eletrô-nico de suspensão – que posibilita ajustar eletronicamente o com-portamento (tempo de reação) do amortecedor -, protetor de mãos e banco comfort.

Com preço sugerido de R$ 45.900, a nova F 800 GS estará disponível nas concessionárias autorizadas da BMW Motorrad ao final do mês de abril. A ação de pré-venda foi iniciada na se-gunda-feira (18/4) e tem planos e condições especiais, como bônus de R$ 1.500 para os clientes que efetuarem reserva, por exemplo.

“Estamos bastante confiantes que nossos exigentes clientes e os apaixonados por motocicletas te-rão uma reação bastante positiva em relação a esta motocicleta, que

está com um design totalmente renovado e ainda mais completa. Nós da BMW Motorrad Brasil trabalhamos constantemente para trazer com agilidade as principais novidades da marca globalmente”, comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

A nova BMW F 800 GS tem tampa de tanque recém-projetada e nova configuração de cobertura da trava de ignição. A cobertura do radiador conta com elementos galvanizados, que oferecem exce-lente qualidade final e contraste fascinante com as superfícies pin-tadas. A motocicleta ainda conta com manoplas aquecidas, compu-tador de bordo, cavalete central, indicador de direção em LED e protetores de mão. Os assentos de duas cores recém-projetados também têm novo design. E a F 800 GS conta ainda com três tipos de assentos opcionais (além do banco comfort).

O modelo mantém a forte arrancada e robusta aceleração, garantida pelo conjunto forma-do pelo motor de 2 cilindros e quatro válvulas, 798 cilindradas, injeção de combustível e caixa de marchas com 6 velocidades. Ele também proporciona uma

BMW Motorrad apresenta a nova BMW F 800 GS

impressionante resposta espon-tânea e baixo consumo de com-bustível. Pronta para enfrentar qualquer desafio off-road e também on-road, a BMW F 800 GS vem equipada com sistema de freios de alto desempenho BMW

Motorrad ABS.A aquisição da nova BMW F

800 GS é facilitada pela BMW Serviços Financeiros, braço finan-ceiro do BMW Group Brasil, que oferece o plano de financiamento BMW Select, modalidade que

permite a aquisição de motoci-cletas BMW zero quilômetro com excelentes condições: entrada e parcelas reduzidas e a garantia de recompra pelo concessionário após dois anos, conforme regula-mento do plano.

Page 13: ECO Curitiba 295

13Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

turismo

PACOTE POR DO SOLNeste passeio, você terá a incrível experiência de estar nos trilhos durante o pôr do sol, apreciando a bela paisagem da Serra do Mar Paranaense. A saída da Estação Ferroviária de Curitiba acontece em vans, ônibus ou micro-ônibus. Conheça a cidade, suas lojas de artesanato e restaurantes e depois embarque no trem que o trará de volta a Curitiba numa viagem inesquecível.

41 3888.3488serraverdeexpress.com.br

POR DO SOL DE TREMÉ MUITO MELHOR!

POR DO SOL DE TREMÉ MUITO MELHOR!

POR DO SOL DE TREMÉ MUITO MELHOR!

POR DO SOL DE TREM

6X de R$20,84

CURTA O POR DO SOL A BORDO DO TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE.

Uma hotelaria com o padrão internacional, focada no pra-zer em servir e que promete

surpreender os hóspedes. Assim é o Ramada Plaza Curitiba Rayon, inaugurado ontem, na capital curitibana. O coquetel de inaugu-ração, produzido por Silvia Lopes, contou com a presença da CEO da Vert Hotéis, administradora hote-leira responsável pelo empreendi-mento; da vice-governadora Cida Borgethi; do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do proprietário da Incorporadora Borcath e dono do empreendimento, Douglas Borca-th, familiares e convidados.

A Vert Hotéis é uma empresa que acredita na retomada do crescimento econômico do Brasil e, por isso, se destaca como uma das empresas nacionais que mais cresce no segmento hoteleiro. Há seis anos no mercado, a Vert Ho-téis possui 12 empreendimentos em operação nas cidades de Belo Horizonte e Lagoa Santa (MG), São Paulo e Americana (SP), Linhares (ES), Recife (PE), Natal (RN) e Campos dos Goytacazes (RJ). Nos próximos 60 dias, outros quatro novos empreendimentos serão inaugurados no Brasil nas cidades do Rio de Janeiro e Macaé (RJ), Brasília (DF) e em São Paulo (SP), um residencial com serviços. Até o final desse ano a expectativa é que a Vert Hotéis salte de 12 para 25 empreendimentos em opera-ção e a previsão de faturamento é superior a R$160 milhões, o dobro em relação a 2015.

Érica Drumond, CEO da Vert Hotéis, destacou que o Ramada Plaza Curitiba Rayon é exem-plo do inicio da retomada do crescimento econômico tanto de Curitiba como do país, o que também contribui para renovar a hotelaria na cidade, priorizando o conforto, a segurança e a qua-lidade dos serviços prestados. “Somos uma empresa que faz questão de reforçar sua crença no Brasil e de acreditar que dias melhores virão. Curitiba rece-be hoje um presente do maior grupo hoteleiro do mundo, que é o Wyndham Hotel Group, e também dos investidores locais. Esperamos que o Ramada Plaza Curitiba Rayon faça parte desse processo, ao atender às necessi-dades da cidade e colaborar para o fortalecimento da economia local”, destaca Drumond.

Segundo o proprietário da Incorporadora Borcath, Douglas Borcath, a escolha pela marca Ramada Plaza foi devido à visi-bilidade e a força de vendas do maior grupo hoteleiro do mundo, representado no Brasil pela Vert Hotéis e que tem como líder uma mulher de extrema relevância para o segmento do turismo no Brasil. “Um hotel independente não tem a mesma visibilidade e força comercial que uma rede internacional, além disso, pre-cisamos inserir cada vez mais Curitiba como destino no cenário internacional. Hoje, estamos em festa com essa inauguração e

Ramada Plaza Rayon irá inovar o conceito da hotelaria curitibanaVert Hotéis acredita na retomada do desenvolvimento do país e inaugura seu primeiro hotel no sul

agradecemos a cidade de Curiti-ba pela receptividade, certo que voltaremos a ser o melhor hotel da cidade”, destacou Douglas.

O Rayon, que já foi um grande ícone da cidade de Curitiba, rea-bre suas portas com o objetivo de resgatar toda a sua tradição histó-rica, mas de olho na modernidade. Para isso, investimentos estão sendo realizados a fim de ofe-recer o melhor padrão da marca Ramada Plaza. Com investimentos estimados em R$ 7 milhões, para a continuidade do retrofit já ini-ciado, o empreendimento também

contribui para a economia local ao gerar cerca de 200 empregos, com a contratação de aproximadamen-te 70 colaboradores diretos.

Entre as novidades merecem destaques as suítes no 17º andar que foram totalmente renovadas, em parceria com o arquiteto Edu-ardo Mourão. São suítes com 60, 75 e 103 m2 com uma decoração clean, que vai ao encontro do con-ceito da hotelaria essencial um dos pilares da Vert Hotéis, ou seja, uma excelente noite de sono, um banho revigorante, conectividade, café da manhã de qualidade, prazer

em servir e sustentabilidade. Além de uma equipe de colaboradores sempre a postos para proporcionar aos hóspedes a melhor experiência em hospedagem.

Assim como nas suítes, todos os apartamentos estão sendo atu-alizados para o padrão da marca. São 136 acomodações, sendo luxo, super luxo, suíte júnior, suíte máster, premium e presi-dencial, todas equipadas dentro do conceito Business – TV de LCD, bancada de trabalho, cofre digital, além de duas adaptadas para acessibilidade.

Page 14: ECO Curitiba 295

turismo14 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Distante a 79 km de Florianópolis, 270 km de Curitiba, a Costa Esmeralda exibe nesse época do ano praias

quase desertas e um mar perfeito para os amantes dos esportes náuticos ou para quem deseja apenas descansar e curtir a natureza.

Porto Belo guarda a cultura e a história dos primeiros açorianos que aqui chegaram e encanta por sua baia iluminada pelo sol. Praias, ilhas e ainda oferece uma excelen-te estrutura em hoteis de luxo, pousadas, marinas e deliciosos restaurantes. Atu-almente, Porto Belo é um dos principais pontos a receber navios turísticos em rotas pelo Oceano Atlântico. Ao lado, as bonitas Perequê e Araçá, típicas de pescadores da região e onde estão as badaladas Praia do Caixa D’Aço e Estaleirinho. Ultrapassando o morro, o município de Bombinhas é a nova vedete dos mares do sul há muito conhecida de nossos “hermanos” argen-tinos. Esse pequeno município foi criado em 30 de março de 1992 após ter sido desmembrado do município de Porto Belo. A história de sua colonização indica que os açorianos para cá vieram e fundaram em 1817, a Vila de Nova Eriçeira, hoje chamada de Porto Belo.

Bombas é a primeira praia. Leva este nome devido ao barulho provocado pelo quebrar das ondas na praia. Normalmente tem águas transparentes com ondas varia-das e é ideal para banhos, praticar jet-ski e windsurf. O canto esquerdo permite um bom mergulho e a prática do surf nos dias de ondas fortes.

Na avenida de Bombas é possível encon-trar um bom comércio com ótimos restau-rantes especializados em frutos do mar.

Entre as praias de Bombas e o balneário de Bombinhas – que leva o nome do muni-cípio - está a praia do Ribeira, com acesso somente pelas pedras ou de barco. Um

encanto que vale a pena conferir.A praia de Bombinhas é praticamente

a vedete, foi aqui que tudo começou. Por ser uma praia de águas calmas e claras, sempre foi badalada e a preferida pelos turistas. Com um pouco mais de um qui-lômetro de extensão, lota na alta estação onde a música e a paquera rolam soltas. Bombinhas é ideal para relaxar, velejar ou até ficar sem fazer nada observando o movimento do mar e da bonita galera sulista que ali frequenta. O local também conta com uma excelente infra-estrutura comercial: butiques, joalherias, galerias de arte, restaurantes e uma disputa intensa nos padrões e na arquitetura hoteleira. A cada dia uma charmosa pousada nasce em Bombinhas. Os estilos vão desde uma vila grega ao estilo balinésio.

No final de Bombinhas ficam as char-mosas Prainha, Embrulho, Lagoinha e Sepultura (conta a lenda que a última era antigamente um cemitério indígena, daí a razão do nome). São praias de rara beleza e de águas extremamente claras e calmas. Espaço preferido dos mergulhadores, que desfrutam da exuberante fauna marinha que mora na região.

Do outro lado da península, um braço de terra com pouco mais de dois quilômetros de largura. A praia de 4 Ilhas é uma das mais bonitas da região, tranquila no canto esquerdo e com boas ondas no canto direi-topara a pratica do surf. Ali também uma trilha suave oferece um visual estupendo da praia e do outro lado da península. E é deste lado que está um braço de terra que abriga as praias de Mariscal e da Con-ceição, uma das mais extensas da região. Do outro lado, completamente abrigada em uma baía estão as praias de Zimbros e Canto Grande. Esta última com uma grande colônia de pescadores e cultivo de ostras e mariscos

A praia da Tainha é praticamente a última praia do limite desse pitoresco mu-nicípio. Com apenas 200 metros é de um charme especial. Durante o seu acesso, é imprescindível uma parada no mirante do parque ambiental Morro do Macaco ou no mirante 360. Trata de um conjunto de obras da natureza que tiram o fôlego de qualquer mortal. Ali o viajante tem uma visão estupenda do formato geográfico de toda a península.

HospEdagEm Em porto BElo

O Refúgio do Estaleiro, localizado em meio a mata Atlântica e com vista para o mar. Apresenta uma concepção de turismo e hotelaria inovadora, aliando conforto e sofisticação e uma das mais deslumbrantes paisagens de Porto Belo. É o lugar ideal para entrar em contato com a natureza e viver momentos únicos e inesquecíveis ou realizar eventos como casamentos ou encontros de amigos. Telefone 47 3369 8282 / 47 3369.9345 ou www.refugio-doestaleiro.com.br

HospEdagEm Em BomBinHas

A Vila do Farol foi construída ao estilo de uma vila grega e oferece uma estrutura completa de um resort, mas com muito charme, romantismo e qualidade em ser-viços. Está localizada em frente à praia de Bombinhas. Seus belíssimos apartamentos dão vista para o mar.

A Vila do Farol está localizado bem no centro de Bombinhas e próximo de bares, restaurantes, lojas e galerias de arte, tam-bém oferece uma excelente estrutura para eventos empresariais.

Telefone 47 3393.9000 ou www.vila-dofarol.com.br.

A Pousada Vila do Coral esta localizada

em frente ao mar de Bombinhas, possui

uma ótima estrutura de lazer e é conside-rada uma das pousadas que possui um dos melhores serviços aos hospedes na região. Telefone 47 3393. 9393.

A Pousada Georges Village é comple-tamente integrada com a natureza e está localizada a poucos metros da praia de Bombinhas. Charmosa e dona de uma gran-de área verde próxima as suas piscinas, que dão um toque bem tropical ao lugar. Telefone 47 3369.2177 ouwww.georges-village.com.br.

A Pousada Pequeno Paraíso Azul está localizada na praia de Bombas, com aces-so direto a praia. Possui pequenas casas, chalés e apartamentos muito bem deco-rados. Seu café da manhã é excelente e servido quase em frente ao mar. Telefone 47 33691082 / 47 92304743 ouwww.pousadapequenoparaisoazul.com.br.

O Bombinhas Tourist Apart Hotel é tam-

bém uma opção perfeita para suas férias ou momentos românticos inesquecíveis. Possui 32 flats completos com cozinhas para até quatro pessoas. Tem seis piscinas, sendo uma aquecida, ficam elevadas sobre o costão em um deck com vista para o mar de Bombinhas e também oferece um delicioso café da manhã.

Telefone 47 3369.2141 ou www.bom-binhastourist.com.br

rEstaurantEs

Em Porto Belo, confira o Petit Le Deck e a Pizzaria Refúgio do Estaleiro.

Em Bombinhas o Restaurante Berro D’ Agua em Zimbros, Restaurante Delícias do Mar em Bombas, Cesar Restaurante em Bombas, Restaurante Olímpio em Bombas, Sushi Ganesh – Japanese Cuisine em Bom-binhas, Restaurante e Bar Tatuíra em Canto Grande e em Porto Belo.

Costa esmeralda, uma das penínsulas mais bonitas do planetaNa baixa temporada local torna-se um destino atraente e tranquilo. Com ótimas promoções oferecidas pelos hotéis, pousadas e restaurantes.

Page 15: ECO Curitiba 295

15Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

moda

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Os mocassins mais pesa-dos, com cara de sapatos masculinos mesmo, podem

ser uma boa alternativa às sa-patilhas de sempre sem perder em nada nos quesitos conforto e elegância.

Outro item que emprestamos do guarda-roupa masculino, o mo-cassim é o tipo de peça que pode transformar um look básico. Os modelos de bico fino, metalizados ou de verniz têm este poder. E

opções não faltam para escolher! Com ou sem salto; de couro, ca-murça, verniz ou pelo; cores neu-tras ou vibrantes; básicos ou com detalhes como franjas, correntes, fivelas e bordados.

Por ser o mocassim um sapato mais “pesado”, é legal equilibrar a produção com peças femininas e delicadas como saias, vestidos, calças sequinhas, rendas e estam-pas florais para compor um visual mais leve.

Saiba Como prEparar oS CabEloS para EnfrEntar o outono E o invErno

Dias mais frios chega-rão e os cabelos precisam de um cuidado intenso para continuarem brilhan-tes, sedosos e saudáveis. O cabeleireiro consul-tor da Natura, Guilherme Cassolari, fala sobre os cuidados essenciais no outono e no inverno.

“No tempo seco, é im-portante investir em uma boa máscara de hidrata-ção, pois ela recupera a umidade natural do cabe-lo, deixando-o mais brilhante. Para os fios mais danificados, a sugestão é a Natura Plant Máscara Hidratação Reparadora”, diz Cassolari

Nos dias de temperatura mais baixa, é possível acrescentar acessórios na cabeça, como gorros e chapéu, mas vale lembrar que após o uso, o cabelo merece limpeza e hidratação. “O uso de gorro e chapéu acaba deixando o coro cabeludo abafado e isso não é nada saudável”, explica Cassolari. Para continuar apostando nos acessórios da estação, a dica é aplicar o Natura Plant Shampoo Limpeza Profunda após o uso. O Pré-shampoo Esfoliante da mesma linha também é uma boa opção para ajudar na eliminação de resíduos e deve ser aplicado uma vez por semana. Saiba mais no rede.natura.net.

prESEntES amEy para várioS EStiloS dE mãES

O Dia das Mães se aproxima e para quem ainda não esco-lheu o presente, a Amey, marca de vestuário feminino, sugere opções para agradar as mães de diferentes estilos e perfis. Os modelos casuais, básicos, modernos, despojados e clássicos são assinados pelo estilista Claudionor Cavalcanti, que aposta em peças versáteis e atemporais, com primor dos aviamentos e precisão nas simetrias e estampas que passeiam pelas flores, tons pastel, branco, preto e o off-white.

Para comprar e ver mais detalhes acesse o site www.ameyoficial.com.br. É possível conferir o tamanho na tabela de medidas. Um chat online auxilia o cliente na hora de fechar a compra e ainda soluciona dúvidas.

Shopping Curitiba traz JorgE bEn Jor para ComEmorar o dia daS mãES

Jorge Ben Jor foi o escolhido para celebrar o Dia das Mães do Shopping Curitiba. O cantor e com-positor vai reunir os hits de sua carreira, em show exclusivo, dia 10 de maio, no Teatro Positivo. A Campanha de Dia das Mães começa dia 20 de abril, vai até 08 de maio e funciona da seguinte forma: a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha

1 ingresso para o show de Ben Jor. A promoção vale enquanto durarem os ingressos. Mais informações e regulamento estão disponíveis no www.shoppingcuritiba.com.br.

MOCASSINSDica: os modelos de bico fino dão a impressão de que as pernas são mais finas

A consultora de imagem e es-tilo Moara Gomes Neves dá dicas de como combinar esses cortes sem erro. Símbolos absolutos da sensualidade feminina, eles se tornaram grandes aliados na hora de compor um look no estilo “mu-lher fatal”. Porém, quando usados de maneira equivocada, também são fatais para acabar com a sua produção! Estamos falando dos decotes e das fendas, esses dois cortes que geralmente são alvos de polêmicas e críticas.

De acordo com a consultora de imagem e estilo Moara Gomes Neves, o segredo para acertar no look é não exagerar e saber qual é o melhor tipo de decote e a fenda correta pra o seu tipo físico e para a ocasião. Quanto aos decotes, Moara explica quais são os modelos:

decote v: este tipo valoriza

todos os biótipos. É ideal para mu-lheres com seios grandes e também para seios pequenos. Tem efeito de

alongar a silhueta, porém devemos ter cuidado com a profundidade do corte, para saber se está adequado à idade e à ocasião.

decote quadrado: é mais in-dicado para mulheres com seios grandes, já que ajuda a disfarçar o volume. Para as mulheres com seios pequenos ele não é reco-mendado, pois causa o efeito de seios achatados.

decote u: ótimo para mulhe-res com seios pequenos, porque o tipo de corte dá a impressão de que são maiores. Nesse caso, as mulheres com mais seios não devem usar.

decote canoa: este modelo aumenta os ombros, então quem já tem essa parte do corpo maior deve optar por outros formatos. Esse tipo também é indicado para as mulheres com quadril largo e seios pequenos porque equilibra a silhueta.

tomara que caia: é um modelo que valoriza o colo e os braços, mas não é bom para todos os tipos de corpos. É ideal para mulheres com seios pequenos ou médios e também dá impressão de ombros mais largos.

Diferente dos decotes que são vistos em praticamente todas as blusas ou vestidos, as fendas não são unanimidade nas peças. Até pouco tempo atrás, costumáva-mos ver este tipo de corte apenas em vestidos de festas mais for-mais. Hoje as fendas ganharam as ruas e aparecem, principalmente, nos looks do dia a dia. Aí vem a dúvida: como usar e combinar com decote? Para Moara, o segre-do é o equilíbrio. “Quando colocar um decote muito grande em cima, diminua o tamanho da fenda em-baixo e vice-versa”. Ou seja, se quiser um decote mais profundo, a fenda deve ser menor, agora se quiser uma fenda mais longa, é só diminuir o decote.

Decotes e fendas: como usar?

Page 16: ECO Curitiba 295

especial16 Curitiba, 29 de abril a 02 de maio de 2016

www.leiaeco.com.brEco Curitiba