eco curitiba 205

16
ELIANA: Aos 41, namora diretor mais novo e diz que se sente melhor: ‘Me aceito sem querer corrigir imperfeições DOMINGO 10/05 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 11/05 TERÇA 12/05 QUARTA 13/05 SEXTA 08/05 SÁBADO 09/05 Mín.: 15 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015 | Ano iii | edição 205 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pessoas com insônia são mais sensíveis à dor, diz estudo Pág. 07 Pág. 14 Montadoras ainda teriam excesso de pessoal, aponta Anfavea Crise Nós fizemos um ajuste de pessoal, basicamente utilizando o Pdv [Programa de demissão voluntária]. mas, reconheço que mesmo com essa redução ainda estamos com excedente de pessoal. Basta ver o nível de produção e [comparar] com o nível de pessoal.Luiz moan, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

Upload: eco-central

Post on 22-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Confira as notícias desta sexta-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 205

ELIANA: Aos 41, namora diretor mais novo e diz que se sente melhor: ‘Me aceito sem querer corrigir imperfeições

domingo10/05

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA11/05

teRÇA12/05

QUARtA13/05

SextA08/05

SábAdo09/05

mín.: 15máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 08 a 11 de maio de 2015 | Ano iii | edição 205 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pessoas com insônia são mais

sensíveis à dor, diz estudo

Pág. 07

Pág. 14

Montadoras ainda teriam excesso de pessoal, aponta Anfavea

Crise“Nós fizemos um ajuste de pessoal, basicamente utilizando o Pdv [Programa de demissão voluntária]. mas, reconheço que mesmo com essa redução ainda estamos com excedente de pessoal. Basta ver o nível de produção e [comparar] com o nível de pessoal.”

Luiz moan, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

Page 2: ECO Curitiba 205

curitiba02 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

Instalação da Feira da São Francisco agrada consumidores e comerciantes

Desde a semana passada, a Rua São Francisco ganhou um ponto de venda de produtos orgânicos, na Praça de Bolso do Ci-clista, com uma barraca de legumes e verduras. E mesmo em pouco tempo, vem atraindo pessoas que moram ou trabalham na região.

Ela está instalada em fase experimental para avaliar o melhor dia e horário. Montada nas primeiras duas se-manas na quarta-feira pela manhã, a partir da próxima será instala-da temporariamente às quintas-feiras, também pela manhã, até a esco-lha definitiva de horário. E agora terá uma nova barraca de frutas.

A primeira barraca de orgânicos instalada no local comercializa os produtos cultivados pelo produtor familiar Fernando Damrat, de

Campo Magro, região metropolitana de Curi-tiba. Ele e o filho, Eder, vendem exclusivamen-te produtos orgânicos, como alface, vagem, to-mate, tangerina e bata-ta, entre outros. “Somos certificados pela Rede Eco Vida, que tem sede no Rio Grande do Sul”, conta Damrat. “Faze-mos o cultivo em uma área de, mais ou menos, 1,5 alqueire”, comple-tou o filho. Pai e filho também comentaram sobre a boa procura dos clientes, que têm elogiado a iniciativa e os produtos.

“Excelente a inicia-tiva. Sou adepta dos orgânicos. Os produtos são bons e baratos, o que me chamou a aten-ção porque são exce-lentes”, diz a educadora física Maria Silveira, que trabalha na acade-mia localizada quase em frente da barraca.

O feirante Fernando Danmrat atenda à Sra. Maria Silveira, na Feira orgânica que ocorre na praça de Bolso, na rua São Francisco

Cesar Brustolin/SMCSMontadoras ainda teriam excesso de pessoal

AnfAveA:

Apesar de terem reduzido o qua-dro de funcionários em 9,5%, em um ano, as montadoras ainda

têm excesso de mão de obra, segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. “Nós fizemos um ajuste de pessoal, basicamente utili-zando o PDV [Programa de Demissão Voluntária]. Mas, reconheço que mes-mo com essa redução ainda estamos com excedente de pessoal. Basta ver o nível de produção e [comparar] com o nível de pessoal”, disse ontem ao apresentar o balanço do setor.

De janeiro a abril, as fabricantes de veículos demitiram 4,6 mil fun-cionários. No início do ano, 144,2 mil trabalhadores atuavam no setor. Em abril, o número caiu para 139,6 mil. Em relação a abril de 2014, foram cortados 14,6 mil postos de trabalho. A produção de veículos também caiu em abril, quando foram fabricados 14,5 % menos que no mês anterior. Em relação a abril do ano passado, a queda corresponde a 21,7%.

Moan disse, no entanto, que as montadoras têm tentado preservar os empregos, adotando medidas como férias coletivas e licenças remunera-das. De acordo com ele, “as empresas, de forma geral, buscam preservar ao máximo o nível de emprego. A prova disso, ressaltou, são as férias coleti-vas, licenças remuneradas e o layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho, em que o empregado conti-nua recebendo seu salário, pago em partes, pela empresa e pelo governo federal). “Isso busca preservar o nosso funcionário, que é altamente qualifica-do”, enfatizou.

Nesta semana, a Volkswagen, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, colocou 8 mil funcionários em férias coletivas, e a unidade da General Motors, de São Caetano do Sul, também na região metropolitana da capital, concedeu licença remunerada, por tempo indeterminado, a 467 metalúr-gicos. Com essa medida, mais de 1,3 mil trabalhadores estão afastados na GM, pois 854 trabalhadores já estavam

sob regime de layoff.Como forma de contornar as que-

das nas vendas – no mercado interno e para parceiros tradicionais como Argentina –, algumas empresas estão apostando nas exportações de má-quinas agrícolas para a África e Cuba. “No continente africano, já atendemos a vários países. Exportamos para Mo-çambique, Senegal, Gana e Zimbabwe”, enumerou Moan, mas lembrou que as vendas para esses mercados ainda são pequenas. Não dão para contornar a queda significativa nas vendas para o exterior.

Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2014, as ex-portações de máquinas agrícolas e rodoviárias caíram 20,1%. Foram 1,16 mil unidades em abril do ano passado, ante 932 no mês passado. No acumu-lado dos quatro primeiros meses de 2015, a retração é de 15,9%. As ex-portações cairam de 3,9 mil unidades para 3,3 mil.

Page 3: ECO Curitiba 205

Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

estadual

IAP vai transformar uma tonelada de pinhão em mudas de araucáriaA

época de pinhão na mesa dos paranaenses é para o IAP o período de coletar

as sementes da araucária e de preparar as mudas que ajudarão a garantir o futuro da espécie.

Este ano, mais de uma tonelada de pinhão vai virar 110 mil araucá-rias, uma das mais de 80 espécies de mudas nativas produzidas em viveiros pelo Governo que são distribuídas gratuitamente à popu-lação. Parte dos pinhões que viram mudas nas mãos dos viveiristas do IAP vem da coleta própria, e o restante é adquirido de produto-res. São colhidos apenas pinhões de pinhas com características de maturação, quando começa a ocor-rer naturalmente a liberação da semente. As regiões fornecedoras de sementes para essa produção são: Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta

Mauro Scharnik / IAP

Grossa, Pato Branco, Cascavel e União da Vitória. Nestas mesmas partes do estado estão 10 dos 20 viveiros do IAP onde se produz e são entregues as mudas de arau-cária para a população.

“Como estratégia de conser-vação da diversidade biológica, cada viveiro tem como foco a produção de espécies de suas re-giões. A araucária tem suas áreas de ocorrência natural, e são nelas que devem ser plantadas”, explica a bióloga Maria Cecília de Oliveira Bastos, coordenadora dos viveiros do IAP. Para virar muda de qua-lidade, após coleta do pinhão, as sementes são enviadas para o la-boratório para serem beneficiadas, analisadas a pureza e germinação. Só depois são distribuídas para produção nos viveiros.

Nos viveiros os pinhões são co-locados em substrato com aduba-ção em tubetes. Da germinação até pouco antes de ficar pronta para o plantio, a produção das araucárias é feita dentro de estufa, e aos poucos elas vão sendo adaptadas para irem para o campo.

Governo conclui medidas de ajuste para enfrentar a crise

arrocho fiscal

O Governo do Estado con-cluiu, na semana passada, a implantação dos projetos de ajuste fiscal com a aprovação da lei que altera o plano de custeio do regime previden-ciário do servidor público estadual. A medida faz parte de uma série de ações que está sendo colocada em prá-tica para cortar despesas e ampliar a receita em função da queda da atividade eco-nômica no País, que reduz a perspectiva de arrecadação. Outras medidas administra-tivas ainda serão implemen-tadas com vistas a reduzir despesas de custeio.

O Paraná foi o primeiro Estado a propor medidas de ajuste fiscal, já no final de 2014, com a alteração da alíquota do IPVA e a equaliza-ção de alíquotas do ICMS. No começo deste ano, o governa-dor Beto Richa assinou 18 de-cretos para impor maior rigor na execução do orçamento do Poder Executivo com o propósito de economizar R$

1 bilhão nos gastos de custeio da máquina pública.

O governador fixou nor-mas para a execução orça-mentária e financeira, impon-do medidas de austeridade, eficiência e aperfeiçoamento da gestão pública. Em segui-da, foi anunciado contingen-ciamento de R$ 11 bilhões do orçamento do Estado para este ano. O valor representa quase 25% da previsão de gastos para o exercício.

Os decretos também cria-ram normas para a melhoria nos processos administrati-vos. Richa determinou ainda a reavaliação e renegociação dos contratos e licitações em curso e criou grupos de traba-lho para fazer o levantamen-to dos créditos e dívidas do Governo do Estado.

A reestruturação na previ-dência, que não traz qualquer prejuízo aos servidores, re-duz em R$ 125 milhões a des-pesa mensal do Tesouro do Estado com o pagamento de aposentadorias e pensões.

Page 4: ECO Curitiba 205

esporte04 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

DE CANELAMarco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.

VEM AI O BRASILEIRÃO 2015Encerrados os Campeonatos Regionais as atenções se

voltam para o mais disputado torneio de pontos corridos do futebol mundial. Digo isso porque é impossível cravar hoje três ou quatro candidatos, pois o equilíbrio de forças entre Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional é muito grande, sem contar que Grêmio, Flamengo e Vasco podem crescer no decorrer do campeonato.

Notem que não mencionei Coritiba e Atlético Paranaense. Isso se deve ao fato de que as duas equipes tiveram um início de temporada bem aquém de suas tradições. Com absoluta falta de planejamento, planteis frágeis e nenhum padrão de jogo, a dupla estreia no certame preocupada em não cair à Série B, sim, este é o objetivo inicial, não cair.

Após a eliminação da Copa do Brasil pelo Tupi de Minas Gerais e disputa do “Torneio da Morte”, o Furacão estreia no domingo contra a equipe reserva do Internacional – que irá poupar jogadores para o jogo de volta das oitavas de finais da Libertadores – com muitas mudanças em relação à equipe que iniciou a temporada. No último jogo já pode ser percebido o “dedo” do técnico Milton Mendes, onde o chutão passou a ser a última opção e a posse de bola a prioridade. Jogadores como Kadu, Jadson e Walter deram mais qualidade e experiência à equipe. Com mais entrosamento e algumas peças definidas, a equipe tende a crescer.

O Coritiba que perdeu a final do regional e foi derrotado em Fortaleza pela equipe do mesmo nome, irá a Chapecó no sábado enfrentar a Chapecoense, uma das quatro represen-tantes do estado vizinho, Santa Catarina. Ainda sem defini-ção de seu esquema, 352, 442, 4141, o técnico Marquinhos Santos tem encontrado muitas dificuldades para definir os 11 titulares. Com excesso de volantes no plantel e em campo, a tônica do Coxa tem sido o jogo feio e brigado. Falta à equipe um verdadeiro camisa 10.

Na sexta é o Tricolor de Vila Capanema que iniciará a luta para voltar à elite do futebol nacional. Ainda com plantel totalmente indefinido, muitos atletas ainda estão por chegar, e estreia de novo técnico, Nedo Xavier, o Paraná enfrentará o campeão da Copa do Nordeste, Ceará, que é uma das equipes que brigará pelo acesso, jogo que vale “seis pontos”.

Independente dos momentos que vivem, as equipes da capital precisarão se encontrar e organizar durante os campeonatos, pois a realidade de hoje não os credenciam para campanhas que deixem satisfeitos os seus torcedores. Entrar apenas para cumprir tabela é muito pouco para suas tradições.

))) Rodrigo Chiamulera

Vivendo uma das piores crises dos últimos anos, o Atlético inicia a dura ba-

talha do Campeonato Brasileiro neste domingo, dia das mães, tentando fazer a torcida esque-cer um pouco das decepções recentes. Disputa do Torneio da Morte no estadual, eliminação para o Tupi na Copa do Brasil e falta de contratações são alguns dos motivos da falta de confian-ça e credibilidade que o clube passa no momento diante do seu torcedor. E a partir de domin-go, com um nível de exigência

muito maior, o Furacão tentará se reconciliar aos poucos com a torcida para trazê-la novamente para o seu lado. A estreia atle-ticana acontece neste domingo, as 16 horas, na Arena, contra o Internacional, atual campeão gaúcho e que disputa ainda a Taça Libertadores.

Milton Mendes promoveu diversas mudanças na partida contra o Tupi e, pela melhora no rendimento da equipe, tudo leva a crer que manterá a formação. Por falta de opções no elenco, o lateral Natanael deve se manter no time. Já na frente, Walter, que fez seu primeiro gol com a

camisa rubro-negra na última quarta, será a grande esperança técnica e de gols do torcedor atleticano.

Apesar da baixa expectativa em fazer uma grande campanha, o time do Atlético pode se ape-gar às duas últimas temporadas, quando também iniciou desacre-ditado a competição e acabou realizando grandes campanhas, com um terceiro lugar em 2013 e uma digna oitava colocação. Resta saber, a partir deste final de semana, se novamente o time consegue surpreender com uma boa campanha no principal campeonato do país.

Em meio à crise, Atlético inicia o Brasileirão

retomada

Page 5: ECO Curitiba 205

Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

PLANETA BOLAFelipe Borges

Vai começarCom o término dos arrastados e sonolentos campeonatos esta-

duais, enfim começará o Brasileirão. A perspectiva para os times paranaenses não é das mais animadoras. Em situação mais preo-cupante está o Atlético. Já com o terceiro técnico na temporada, o Furacão traz no currículo de 2015 uma participação no torneio da morte do Paranaense e a eliminação diante do Tupi na Copa do Brasil. O futebol é condizente com os resultados apresentados até o momento, pobre e sem sinais de melhora. O fio de esperança está em Walter, que embora muito talentoso, tem um temperamento instável. Para tentar passar longe da zona de rebaixamento, é preciso que o fator casa esteja mais presente do que nunca.

No Coritiba, a tranquilidade que rondou o Alto da Glória em grande parte do estadual foi embora rapidamente após as derrotas para Operário e Fortaleza. Além da perda do título, os jogos finais contra o Fantasma evidenciaram os problemas alviverdes, que eram conhecidos, porém estavam debaixo do tapete. Vaná perdeu a posição por suas falhas e pela insegurança que mostrou. No meio de campo, um vazio de talento assustador domina o setor. No momento em que Pedro Ken é utilizado para resolver a questão, é porque algo está muito errado. Nas contratações de Ruy e Thiago Galhardo residem as expectativas do Coxa para consertar a cria-ção. O elenco conta com zagueiros, laterais, volantes e atacantes razoáveis e bons, o suficiente para um campeonato tranquilo, mas se a bola não chegar nos avantes, cada gol será um suplício.

))) Felipe Borges

Assim como em 2014, o Co-ritiba iniciará o Brasileirão viajando até Chapecó para

enfrentar o time da casa. No ano passado, os comandados de Celso Roth trouxeram um empate em 0 a 0 para Curitiba. Agora com Marquinhos Santos como técnico, a missão é mudar o péssimo re-trospecto alviverde fora do Couto Pereira nas últimas temporadas e se recuperar da sequência de derrotas contra Operário e For-taleza.

A principal novidade do time em relação ao que perdeu para

Coritiba estreia fora contra a Chapecoense

Novamente Coxa e Chapecoense se enfrentam na abertura do Brasileirão

os cearenses na quarta-feira é o zagueiro Luccas Claro. Com más atuações recentes, a equipe que entrará em campo na Arena Condá é uma incógnita. Ainda sem saber se poderá contar com os contratados Thiago Galhardo, Ruy, Leandro Silva e Paulinho, o treina-dor não definiu os onze titulares.

Caso volte ao esquema 3-5-2, uma possível formação teria Bruno; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Norberto, Hélder, João Paulo, Pedro Ken (Negueba) e Carlinhos; Wellington Paulista e Rafhael Lucas. Chapecoense e Coritiba se enfrentam amanhã, às 18h30.

Page 6: ECO Curitiba 205

paraná06 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

inovação

Os Foods Trucks invadiram o Brasil e, claro, estarão no maior evento sertanejo do

Brasil, o Country Festival, dia 23 de maio, na Pedreira Paulo Le-minski. O público poderá conferir cinco opções: o Eat Burger Food Truck e JPL Food Truck, ambos de hambúrguer artesanal; o Portugalo Food Truck que oferece culinária portuguesa; o #partiutemaki, uma temakeria e o La Polenteria que serve culinária italiana. É sabor para todos os gostos. Todos os cin-co estarão posicionados logo após os portões de entrada do evento que terá mais de cinco horas ininterruptas de show com apre-sentações de Bruno e Marrone, Henrique e Juliano, Pedro Paulo e Alex, Loubet e Luan Santana.

Os ingressos para os três es-paços, Camarote Wood´s, Área Vip Victória Villa e o concorrido Basckstage. estão à venda pelo Disk Ingressos (quiosques e tele vendas), Master Hall e Loja Ga-rage Vintage, e variam entre R$ 130 e R$ 650 a meia entrada que é válida para estudantes com carteirinha, pessoas acima de 60 anos, professores e doado-res de sangue. Outros pontos de

Culinária de primeira no Country Festival

venda em www.facebook.com/countryfestival. A realização é da CWB Brasil.

SobrE oS FoodS TruCkS:

La Polenteria: Truck inspirado na culinária italiana. Oferece ao pú-blico opções de polenta cremosa e massas, que podem ser mistura-das aos molhos bolonhesa, sugo, 04 queijos ou funghi.

JPJ Food Truck: O cardápio traz uma seleção de quatro dos mais festejados hambúrgueres que fa-zem sucesso no menu fixo da casa:

Road Master, Super Series, Park Avenue e Rocketeer. Todos contam com o hambúrguer artesanal com receita própria do JPL Burgers.

Eat burger Food Truck: hambur-gers feitos artesanalmente com carnes Angus, molhos frescos, saladas e um delicioso pão preto com origem Australiana, além das bebidas e sobremesas.

Portugalo: o melhor da culinária portuguesa

#partiutemaki: os mais variados sabores de temakis

Regionais da Prefeitura programam atividades especiais

Dia Das Mães

Caminhadas, bailes, pique-niques e aulões de ginástica são algumas das atividades programadas pela Prefeitura de Curitiba para celebrar o Dia das Mães, que será come-morado neste domingo (10). A programação, organizada pela Secretaria Municipal do Espor-te, Lazer e Juventude, começou ontem e se prolonga até a pró-xima segunda-feira (11).

Nesta quinta será realiza-do o Baile do Dias das Mães, que acontece a partir das 14 horas, no Centro de Esporte e Lazer Xaxim, para o qual são esperadas 250 pessoas. Estão convidados os frequentado-res dos Centros do Esporte e Lazer da Administração Regional do Boqueirão.

As comemorações prosse-guem em toda a cidade hoje e no amanhã. Nesta sexta está programada uma caminhada de 5 quilômetros reunindo mães que praticam ginástica na regional e no Portal do Futuro da CIC. A atividade começa às 7h30 com saída da

Capela São Leopoldo e che-gada no Lago Azul, no bairro Ganchinho, onde haverá um piquenique.

Os Portais do Futuro tam-bém preparam ações em homenagens às mães, neste sábado. Estão marcadas ati-vidades físicas e piqueniques nos portais CIC, Boqueirão, Bairro Novo e Tatuquara.

No Portal CIC as ativida-des começam às 14 horas, com um aulão especial de hidroginástica e terminam com um grande piquenique programado para começar às 16h15. São esperadas mais de 100 pessoas, que devem levar e compartilhar seu lan-che e bebida.

Um aulão de aquazumba especial para as mães inicia, às 14 horas, a comemoração no Portal Boqueirão. Às 15 horas começa o piquenique, que deve reunir em torno de 100 pessoas no gramado do portal, se o tempo estiver bom. Caso contrário, a festa será realizada no ginásio.

Doe Calor recebe doação única de mais de 7 mil peças de roupas

A Doe Calor, campanha do agasalho da Prefeitura de Curitiba realizada por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania, inicia oficialmente no dia 13 maio. No entanto, um repasse significativo de doações já foi recebido na noite des-ta segunda-feira (4). João Maria Machado, funcionário da Electrolux e morador do Tatuquara, repassou à campa-nha 7,2 mil peças de roupas que arrecadou com apoio da comunidade.

“A ideia começou por meio uma gincana interna que acontece anualmente na em-presa. Daí para frente a co-munidade do bairro participa. Aqui, quem tem algo para doar me procura e vou arma-zenando. Quem sai ganhando é a cidade. Não queremos que ninguém passe por dificulda-

des no inverno”, conta João.

Como aJudarQuem pode doar roupas (de

todos os tamanhos), calçados e cobertores – sempre em bom estado de uso - pode procurar pelos pontos de coleta da campanha, espalhados em lo-jas, supermercados e agências bancárias por toda a cidade. O site www.doecalor.com.br traz a relação atualizada dos endereços. Interessados em doar móveis e utensílios do-mésticos podem solicitar pela Central 156 o atendimento do Disque Solidariedade, serviço da FAS que recolhe esse tipo de donativos.

Empresas podem contribuir através da compra de cotas corporativas, que posterior-mente serão revertidas em cobertores novos, ou vale-co-bertores, no valor de R$ 10.

Daniel Caron/FAS

Page 7: ECO Curitiba 205

07Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

Açúcar das frutas pode aumentar vontade de comer

O açúcar das frutas, a fru-tose, pode deixar as pessoas com mais fome e desenca-dear desejo por alimentos mais saborosos. Essa é a conclusão de uma pesqui-sa da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

O levantamento analisou 24 homens e mulheres. Em uma ocasião, todos consu-miram uma bebida adoçada com frutose, enquanto, no outro dia, beberam algo adoçado com glicose, açúcar encontrado em quase todos os carboidratos, incluindo o pão. Por meio de exames de sangue e cerebrais, os volun-tários foram monitorados ao ver imagens de alimentos, como pizza, e de objetos, como lâmpada.

A ingestão da frutose resultou em uma maior ati-vidade nas áreas de recom-pensa do cérebro, maiores classificações de fome e mais desejo por comida.

E nem uma recompensa financeira fez com que os voluntários desistissem de comer depois. “Nós demos a escolha entre ser servido com comida saborosa ime-diatamente após o estudo ou receber dinheiro que seria enviado um mês depois.

Em 2011, a revista médi-ca The Lancet, publicou um manifesto sobre a dissemi-nação das superbactérias no mundo, chamando atenção para o uso indiscriminado de antibióticos, o que pode levar a um quadro em que os medicamentos tornam-se ineficazes. Quatro anos depois, o cenário continua preocupante. Na quarta-feira, dia 29 de abril, a Or-ganização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que apenas 34 países têm planos nacio-nais para combater a ameaça mundial da resistência aos antibióticos.

Em uma pesquisa sobre os planos dos governos para resolver a situação, a OMS descobriu que poucos - ape-nas um quarto dos 133 pa-íses que participaram do estudo - estão preparados para enfrentar infecções cau-sadas pelas superbactérias. E, segundo o bioquímico e especialista em bacteriologia Marcos Kozlowski, responsá-vel técnico do LANAC-Labo-ratório de Análises Clínicas, os mecanismos de resistên-cia destas bactérias estão

cada vez mais rápidos. “Elas podem se ‘adaptar’ a novos medicamentos em questão de seis meses a um ano”, revela. Segundo Kozlowski, a resistência das bactérias ocorre porque elas, diferen-temente de outras doenças, são micro-organismos vivos capazes de transmitir o gene de resistência. Por isso, é fundamental que os pacien-tes façam uso do remédio no período e na dosagem prescrita pelo médico e não comprem antibióticos sem prescrição.

Infecções por superbac-térias já matam centenas de milhares de pessoas por ano, e a tendência é que esses números só cresçam. “Man-ter comissões de controle de infecção hospitalar em todos os hospitais e conti-nuar controlando a venda de medicamentos são as medi-das básicas para contermos o avanço destas bactérias”, explica o bioquímico. Incen-tivar a indústria a fabricar novos fármacos deve ser, na opinião de Kozlowski, uma alternativa a longo prazo em função do custo elevado.

Se você tem problemas para adormecer, também pode ser mais sensível à dor. Essa

é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Norueguês de Saúde Pública, publicada pela Associa-ção Internacional para o Estudo da Dor.

Mais de 10 mil adultos foram submetidos a um teste padrão de sensibilidade à dor, man-tendo as suas mãos submersas em água fria durante o maior tempo possível. Apenas 32% dos participantes foram capazes de aguentar os 106 segundos

propostos.Constatou-se que, em compa-

ração com as pessoas que não têm problema para cair no sono, as taxas de baixa tolerância à dor eram 52% mais elevadas nas que sofrem de insônia mais de uma vez por semana e 24% quando se tem o problema uma vez por mês, levando-as a tirar as mãos da água antes.

A sensibilidade estava ligada a quanto tempo se leva para ador-mecer, não à duração do sono. Ainda não se sabe a explicação para o fato. Os resultados tam-

bém sugerem que fatores psico-lógicos podem contribuir para a relação entre problemas do sono e dor, embora mais pesquisas são necessárias para explorar o papel de neurotransmissores, substâncias químicas cerebrais que comunicam informações em todo o cérebro e corpo.

Para quem tem insônia, acon-selha-se ficar longe de cafeína e refeições pesadas no fim do dia e à noite. Tomar um banho quente e ouvir música relaxante são atitudes que podem facilitar o adormecer.

Cientistas da Universidade de Me-dicina de Iowa, nos Estados Unidos, estão perto de descobrir uma maneira medicinal de se prevenir a anorexia. Em pesquisa ainda em processo de evolução, a equipe de doutores, lidera-da pelo Dr Michael Lutterat, conseguiu encontrar o gene responsável pelo desenvolvimento da doença.

De acordo com o estudo, en-tre 50% e 70% da deficiência são causados por questões genéticas, somando-se fraquezas psicológicas incentivadas pela obsessão ocidental por um padrão de beleza idealizado ao longo dos anos. Realizado em ratos, o experimento provocou a mu-tação de um gene em comum entre humanos e os animais, que tiveram uma reação semelhante a de uma

pessoa com anorexia nervosa.A equipe de Lutterat observou que

alterações no estrogénio receptor podem ser passados do membro de uma família para outro. A deficiência é responsável por causar o distúrbio ali-mentar. “Este trabalho identificou que o estrogénio receptor é um dos genes que podem contribuir para um risco maior em contrair anorexia nervosa ou bulimia nervosa”, afirmou Lutte-rat, com uma ressalva: “claramente, fatores sociais, particularmente na cultura ocidental, contribuem para o risco não-genético da doença.”

Agora, os cientistas pretendem analisar a atuação do gene alterado no cérebro das cobaias para, assim, descobrir uma maneira possível de se criar um antídoto para a doença.

Pessoas com insônia são mais sensíveis à dor, diz estudo

Superbactérias preocupam Organização Mundial da Saúde

Cientistas descobrem gene causador da anorexia

Lugares fechados podem colaborar para a conjuntivite

Com a chegada das baixas temperaturas e a possibilida-de de ter ambientes pouco ventilados, cresce a incidên-cia de algumas doenças como a conjuntivite. Trata-se de uma inflamação da conjunti-va – membrana transparente e fina que reveste o olho e a parte interna das pálpebras. “No frio é mais comum ficar-mos em ambientes fechados e aglomerados. Isso aumenta o contato com outras pes-soas, nos deixando mais vulneráveis para contrairmos a conjuntivite”, explica a of-talmologista da Clínica Canto, Dra. Ana Paula Canto.

A médica esclarece que a doença afeta os dois olhos e pode ser causada por micro-organismos, como bactérias e vírus, ter origem alérgica ou por produtos irritantes, a exemplo poluição e pro-dutos químicos. “Apesar de se desenvolver por variadas questões, são contagiosas apenas as conjuntivites ad-quiridas por bactérias ou ví-rus”, conta. Os primeiros sin-tomas são olhos vermelhos, coceira, secreção nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e sensação de ‘corpo estranho’ dentro dos olhos, segundo a médica “uma areia nos olhos”.

Page 8: ECO Curitiba 205

turismo08 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Caminhada durante a manhã pela orla marítima do bairro de Miraflores e depois almo-

ço com direito a ceviche e pisco sour em algum dos restaurantes da Costa Verde. À tarde, bater perna no centro histórico e, à noite, ouvir música pelos bares boêmios das ruas de Barranco. Esse é um roteiro clássico de um dia em Lima. A capital, com o seu charme costeiro, seu passado pré-colombino e seu ritmo de metrópole, intima o turista que se engana acreditando que conhecer o Peru é somente visitar as ruínas de Machu Picchu.

Fundada em 1535 sobre o vale do rio Rímac e nomeada como Cidade dos Reis pelo colonizador espanhol Francisco Pizarro, Lima logo se transformou no mais importante centro da América do Sul, concentrando o intercâmbio comercial das colônias da Espa-nha até o reinado.

Hoje, a capital é um caldeirão de influências com um pouco de

tudo que há no Peru e no mundo. Entre seus mais de 8 milhões de habitantes, praticamente um ter-ço da população nacional, estão peruanos das distintas regiões do país -costa, serra e selva- e imigrantes de todas as partes do planeta, convertendo-se em uma cidade mestiça por excelência.

Lima é o centro intelectual, político e econômico do Peru. Apesar do seu trânsito caótico, da poluição e da alta criminalidade, a cidade é a grande oportunida-de de o turista conhecer o Peru de verdade, dos dias de hoje. O povo peruano conseguiu superar os traumas do passado do grupo Sendero Luminoso para expressar sua força e mostrar ao mundo que é uma nação com uma rica diver-sidade cultural e que luta todos os dias para baixar seus níveis de pobreza e subdesenvolvimento. O verdadeiro retrato da América Latina.

O verão é ideal para desfrutar da Costa Verde, zona de praias

que une cinco bairros, e é perfeita para a prática de esportes como o surfe, o parapente e a asa delta.

Conhecer o centro histórico e seus antigos palácios e casa-rões com sacadas talhadas em madeira, além dos imponentes conventos e igrejas, deve estar entre as prioridades do roteiro do viajante. Declarado Patri-mônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o centro tem ruas repletas de amostras da arqui-tetura do período colonial. Para ir mais longe na linha do tempo do milenar passado peruano e limenho, a visita aos monumentos arqueológicos, situados no meio da cidade e aos seus arredores, torna-se imperdível.

Para se construir uma imagem um pouco mais complexa das milenares culturas que habitaram o território peruano, Lima apre-senta uma enorme variedade de museus que guardam tesouros incas e pré-incas de valores in-calculáveis.

Charmosa união do passado pré-colombiano e a metrópole atualLima

Única capital latino-americana banhada pelo Pacífico, Lima tem o clima descontraído e

alegre da maioria das cidades litorâneas, apesar de moderna e acinzentada. A melhor época para visitá-la é entre os meses

de dezembro e março.

Page 9: ECO Curitiba 205

carros&motosL200 Triton Savana está ainda mais aventureira

off!

Suzuki lança nova geração de crossover S-Cross Pág. 11

VW up! chega a 100 mil unidades produzidas no País Pág. 11

Euro Import apresenta modelos no Graciosa Pág. 10

Page 10: ECO Curitiba 205

Euro Import apresenta modelos no Graciosa

Neste fim de semana (9 e 10/4), a Euro Import apresentará os últimos lançamentos da BMW aos sócios do Graciosa Country Club. A exposição dos carros será realizada durante o BMW Tennis Cup, torneio de tênis promovido pela concessionária que acontece até o dia 15 de maio. No fim de semana, estarão expostos os modelos esportivos BMW X1 e BMW 225i Active Tourer e os elétricos BMW i3 e BMW i8. Além disso, haverá um BMW 225i Active Tourer e um BMW i3 disponíveis para que os participantes realizem test drive.

A mostra dos carros será realizada das 9h às 17h. No domin-go, em comemoração ao Dia das Mães, a Euro Import oferecerá um mimo especial para aquelas que estiverem presentes.

Toyota Hilux é líder das picapes médiasA Toyota Hilux fechou o mês de abril como a picape média

mais vendida do Brasil, considerando as linhas flex e diesel. Foram 3.030 unidades vendidas e participação de 29,56% neste mercado. Sua linha flex teve crescimento de 32,7%, se comparado com o mesmo mês de 2014. No total de vendas, a fabricante japonesa teve, em abril, desempenho de 15.737 unidades negociadas com participação de 7,17%, o que a fez subir uma posição no ranking geral de emplacamentos. Além da picape Hilux, o sedã médio Corolla e o utilitário esportivo médio SW4 também estão no topo de seus segmentos com 5.760 e 1.000 unidades vendidas, respectivamente. O com-pacto Etios, nas carrocerias hatchback e sedã, contribuiu com 5.447 unidades negociadas, e o SUV RAV4 com 475 veículos vendidos no mês.

Polaris Anuncia o Novo Utilitário Ranger 570A Polaris,

líder mundial no segmento de ATV (qua-d r i c i c l o ) e side-by-side (UTV) , t raz inovação e modernidade ao mercado de utilitários off-road com o lançamen-to do novo Ranger 570. O m o d e l o 2015 chega para substituir o Ranger 500 EFI e conta com alterações significativas, como design totalmente repaginado, nova mo-torização, novidades na suspensão, mais espaço no interior da cabine, além do aumento de conforto para motorista e passageiros. “A chegada do Ranger 570 traz versatilidade, tecnologia e conforto aliado a um bom custo benefício. Além da sua função básica de transportar pessoas e cargas, por ser compacto permite acesso fácil e rápido a todo tipo de localidade na área a ser trabalhada, mesmo as de acessos mais difíceis. Quando adaptado com implementos, leva ain-da a capacidade de trabalho para essas regiões, dificilmente acessadas por um veículo comum”, afirma Rodrigo Lourenço, diretor da Polaris na América do Sul.

10 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Aventura é item de série na versão especial da L200 Triton Savana Off, que fará

os proprietários sonharem, ex-plorarem e descobrirem novos horizontes onde as conquistas se transformam em grandes histórias.

Inspirada nas aventuras ou-tdoor apresentadas pelo Canal OFF, o que tem mais modalidades radicais na TV por assinatura, esta versão especial é limitada a apenas 200 unidades e traz a exclusiva cor Orange Sunshine, rodas em liga leve na cor grafite, capas de neoprene bordadas para os bancos, grafismo “Savana Off” na tampa traseira, laterais e capô, além da plaqueta de identificação de 1 a 200, na tampa do porta-luvas (abaixo toda a especificação da picape).

Para deixar o veículo ainda mais aventureiro, a L200 Triton Savana Off é equipada com um cooler customizado da Ogio, para manter as bebidas geladas em qualquer aventura, além do cha-

veiro em formato de mosquetão, ideal para afixar na mochila ou no cinto, e uma garrafa de aço inoxidável personalizada.

“A L200 Triton Savana Off car-rega em seu DNA toda a vocação off-road da Mitsubishi Motors, alinhada com a filosofia do Canal OFF, que traz programas de ação e aventura em meio à natureza. O modelo tem todas as característi-cas para superar desafios, encarar os mais difíceis trechos off-road e levar os proprietários aos mais belos lugares para praticar es-portes ou mesmo se aventurar com a família e amigos”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Com força e resistência carac-terísticas da família L200 Triton, o veículo vem equipado com motor diesel de 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica dire-ta Common-Rail, corrente de co-mando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além

de menor emissão de poluentes. A potência é de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm, e câmbio manual de cinco marchas.

“Fechamos com a Mitsubishi Motors o primeiro projeto de licenciamento do Canal Off, com o lançamento da L200 Triton Sa-vana Off. Estendemos a parceria para além da TV e, com isso, dar a oportunidade para que as pessoas vivam suas próprias aventuras. Afinal, nossa intenção é que as pessoas sonhem, explorem e descubram novos horizontes”, afirma Guilherme Zattar, diretor do Canal OFF.

Agressiva por fora e confor-tável por dentro, a L200 Triton Savana Off transporta até cinco passageiros e vem equipada com kit multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas. Os bancos recebem capa em neopre-ne e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

L200 Triton Savana Off está ainda mais aventureira

Page 11: ECO Curitiba 205

11Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

A Suzuki apresentou no dia 24 de abril, o novo S-Cross, que é uma nova geração de crossover que foi desenvolvida com foco em eficiência, em segurança e que privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário. Ele tem traços fortes, identidade única e é “easy to drive”.

O design seduz, mas será com o passar do tempo que os usuários vão construir seu relacionamento com o novo S-Cross. A cada dia vivemos mais tempo dentro de nossos carros e a cada dia torna-se mais importante a facilidade de interação e afinidade entre ho-mem e máquina. O novo S-Cross é acima de tudo um carro desenvol-vido com foco nas pessoas.

A tecnologia TECT (Total Effec-tive Control Technology) do novo

S-Cross o tornou mais leve. E carros mais leves se movimentam com mais facilidade, consomem menos combustível, aceleram, freiam e respondem melhor aos comandos do motorista.

Todo relacionamento requer confiança, e o novo S-Cross es-tabelece uma forte relação de segurança com seus usuários. O S-Cross possui extensa lista de tecnologias que ajuda a evitar acidentes: Alta Capacidade de resposta aos comandos do mo-torista; Tecnologia All Grip que modula a distribuição de torque nas quatro rodas; Sistema VGR de direção elétrica com passo variá-vel; Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip; Retrovisor eletrocrômico; Sensor crepuscular inteligente; Sensor de chuva; Am-

plo campo de visibilidade; Faróis bi-xenon; Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9°geração; Sistema de controle de estabilidade (ESP); Sistema TCS de controle de tração; e Isofix com dupla posição.

E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tec-nologias: TECT - Estrutura leve e resistente; Estrutura deformável; Célula de sobrevivência; Barras de proteção lateral; 6 Air Bags; Cintos de segurança com detonador pré-tensionador; Coluna de direção deformável; Pedal de freio de-sarmável; e Estrutura deformável em caso de atropelamento. Preço público: R$ 74.900,00 - GL (MT); R$ 88.900,00 - GLX (CVT); R$ 95.900,00 - GLX 4WD (CVT); e R$ 105.900,00 - GLS 4WD (CVT).

Suzuki lança nova geração de crossover S-Cross

A Ford iniciou a venda do New Fiesta Sport, versão equipada com uma série de itens exclusivos desenvolvi-dos para valorizar o visual esportivo do hatch. Apre-sentado no último Salão do Automóvel, o modelo já está disponível nos distribuidores da marca com três opções de cores: as sólidas vermelho Arizona e branco Ártico e a perolizada preto Bristol.

Como itens personaliza-dos, o New Fiesta Sport traz para-choque dianteiro com spoiler integrado, grade dian-teira e retrovisores em preto alto brilho, faróis com másca-ra negra, saias laterais, para-choque traseiro com aplique

especial e aerofólio traseiro. Vem também com rodas de liga leve de 16 polegadas com pintura exclusiva e o emblema Sport na traseira e na soleira das portas, pelo preço de R$ 58.99,00.

“A versão Sport amplia a linha New Fiesta e destaca o seu estilo arrojado com acessórios desenvolvidos especialmente pela área de Design. Ele é feito para os consumidores que apreciam um carro de visual original e exclusivo, combinado com a qualidade dinâmica e o desempenho já conhecidos do nosso hatch global”, diz Oswaldo Ramos, gerente ge-ral de Marketing da Ford.

Ford inicia a venda do New Fiesta Sport

A linha 2016 dos modelos nacionais da Volkswa-gen começa a chegar às mais de 600 concessionárias da marca no País. Com incrementos em suas listas de equipamentos de série, Gol, Voyage, Saveiro e up! oferecem completas gamas de versões e estão mais competitivos. Entre as novidades estão mudanças no acabamento e adoção de detalhes cromados nas versões Comfortline e Highline de Voyage e Gol, conferindo mais requinte e sofisticação aos modelos, e novos tapetes e chaves para o up!.

TrEndlinEVersão de entrada para Voyage e Gol – que está

disponível nas carrocerias duas e quatro portas –, tem opções de motores 1.0l Total Flex de até 76 cv ou 1.6l MSI de até 104 cv. Traz de série vidros dianteiros com acionamento elétrico, desembaçador traseiro (para o Gol estão incluídos limpador e lavador). O Voyage pas-sa a oferecer, como opcional, pneus 185/65 R14, que acompanham a direção hidráulica, também opcional.

Em sua opção intermediária, Gol Comfortline (ofere-cido exclusivamente com carroceria de quatro portas) e

Gol e Voyage 2016 chegam às lojas

Voyage Comfortline passam a trazer de série detalhes cromados na cabine, rodas de 15 polegadas, com pneus 195/55 R15 e calotas “Kalahari”, faróis e lanterna de neblina e alterações no visual: a grade dianteira é agora em preto brilhante com inserto cromado. Essa versão traz, adicionalmente à configuração Trendline, direção hidráulica, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System, ar quente, abertura elétrica do porta-malas e itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores, maçanetas das portas e frisos laterais.

O Volkswagen up! lançado no Brasil em fevereiro de 2014, atingiu no dia 27 de abril o marco de 100 mil veí-culos produzidos na fábrica de Taubaté (SP). A marca está re-presentada pelo red up!, com motor 1.0l de três cilindros total flex, da família EA211, na cor vermelha. O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, executivos e colabo-radores da unidade. “O up! é o carro mais inovador, mais seguro, altamente econômico e de menor custo de repara-bilidade de seu segmento no mercado brasileiro. É um auto-

móvel com muitos diferenciais e a chegada à marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil reforça a ótima aceita-ção do up! no País”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Apare-cido Ruza, a produção do up! na unidade abriu uma nova fase de inovações tec-nológicas, sustentabilidade e desafios. “O processo de globalização tecnológica que a fábrica recebeu a equiparou às unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo. Esse marco reforça a importância da fábrica nas estratégias mundiais da em-presa”, explica.

VW up! chega a 100 milunidades produzidas no País

Page 12: ECO Curitiba 205

12 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

PALIO FIRE 1.0 FLEX 2015

1

NOVO PALIO ATTRACTIVE

1.0 FLEX 2015 COMPLETO

2

ESTA É A HORA DE

COMPRAR COM SEGURANÇA.

É A HORA DE INVESTIR NUM FIAT.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO: 0800 707 1000 I 0800 282 100.

Pedestre, use sua faixa.

ENTRADA DE R$ 15.501+ 48X DE R$ 299/MÊS

POR R$ 35.990

POR R$ 43.690

GRAND SIENA ATTRACTIVE

1.4 FLEX 2015 COMPLETO

3

CONCESSIONÁRIASDE CURITIBA

41- 3087 4800

41- 3213 151541- 3303 101041- 3097-4000

41- 3017 700041- 3017 750041- 3021-542141- 3032-9200

Super

41- 3221 900041- 3151 7373

USE O BÔNUS ACUMULADO EM SEU CARTÃO FIAT ITAUCARD NA COMPRA DE SEU FIAT 0 KM.

LIGUE E PEÇA JÁ O SEU: 4001-4476OU 0800-784476.

Page 13: ECO Curitiba 205

13Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

RUA AMAZONAS DE SOUZA AZEVEDO - 294 - BACACHERI - CURITIBA - PR

Som de primeira qualidade com toda classe da Ilha da Magia!

Page 14: ECO Curitiba 205

entretenimento14 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

horóscopo

Deborah secco, a mamãe do ano deu uma entrevista sobre a novidade que pegou os fãs de surpresa na última semana. “Acho que eu já mudei um pou-quinho, mas vou ter que mudar muito ainda”, disse a atriz, que está na sexta semana de gravi-dez do seu primeiro filho, fruto do relacionamento com o modelo e ator hugo Moura.

Transparente toda a vida, Deborah confessa que está se controlando, ainda mais, depois que revelou que está grávida. “Eu tento mudar esse meu jeito, mas não consigo não falar a verdade e não ser como sou. Às vezes, pago alto por isso. Estou aprendendo a ficar de boca fechada, né lindo?”, explicou a gata, que ao lado do amado

ainda completou: “Agora tenho que pedir autorização para um terceiro, que ainda está para chegar”.

radiante com o bebê que espera, Deborah secco nunca es-condeu que sonhava em formar uma família: “Fui surpreendida pelo inesperado, mas ter filhos e um amor era o que eu mais queria na vida”. por conta da notícia, a atriz precisou se afas-tar da novela Verdades secretas, onde já tinha gravado muitas cenas. “Fiquei receosa no início, mas eu tinha que dar a opção de poderem trocar de atriz. Isso me fez tomar coragem de tornar a gravidez pública antes. Foi difí-cil, mas corajoso. passei alguns dias de tensão, mas foi por uma causa nobre”, finalizou.

Aos 41, Eliana namora diretor mais novo e diz que

se sente melhor hoje: ‘Me aceito sem querer corrigir as

imperfeições’

Aos 41 anos, Eliana mostra que o tempo pode ser um aliado e tanto. Longe dos figu-rinos quase juvenis da época dos dedinhos, a apresentadora mostra que está em paz com a vida e com o espelho. Dona de uma barriga chapada, a loira exibe o corpo sem problemas e fala da nova fase, com o namorado Adriano ricco, quatro anos mais novo que ela. “Gosto mais de mim hoje, me aceito sem querer cor-rigir as imperfeições”, diz ela.

Quanto à nova rotina fitness, Eliana valo-riza: “o exercício me ajuda a ficar melhor, me sentir bem. A gente precisa ser equilibrista para dar conta de tudo, assim como todas as mulheres que são mães”.

Grávida, Deborah Secco confessa: ‘Acho que já mudei um pouquinho’

Page 15: ECO Curitiba 205

15Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

Com mais de 20 milhões de álbuns vendidos, turnês inter-nacionais e grandes sucessos, o cantor e compositor romântico José Augusto desembarca em Curitiba, neste sábado, dia 09 de maio, na véspera do Dia das Mães. O artista, que tem um ca-rinho especial pelo público para-naense, promete uma noite ines-

quecível com o show da turnê “40 anos”, que compila sucessos das quatro décadas de carreira, incluindo no repertório algumas faixas do seu novo álbum Quan-tas Luas, lançado recentemente pela Som Livre. Com realização da Prime, a apresentação inédi-ta acontece no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório às

21h15. O novo disco que faz parte do

projeto “40 anos”, traz 11 das 12 faixas assinadas pelo cantor. “Busquei uma forma diferencia-da de falar de amor, e como as canções são autorais, eu tive tranquilidade para realizar o tra-balho da forma que eu queria”, explica José Augusto.

Uma das principais referên-cias do pop rock brasileiro, a banda Skank, desembarca

em Curitiba hoje, com o show Velocia, no Teatro Positivo, com início às 21 horas. A turnê que tem como base o repertório do disco homônimo, que é o primei-ro de inéditas em seis anos, vai apresentar as músicas novas, e ainda agitar os fãs com algumas canções de grande sucesso de car-reira. O novo álbum melhor traduz os anos de história dos músicos, por passear pela carreira toda do grupo, soa deliciosamente con-

temporâneo e familiar à primeira audição, sendo concebido dentro do estúdio, de modo orgânico, sem conceitos pré-determinados, sendo o disco do Skank de todas as fases. Este evento é assinado pela Multi Eventos Promoções.

O álbum que foi lançado em junho de 2014, já é considerado como um dos melhores do Skank. Ele já recebeu o prêmio de Melhor Álbum Pop Rock da terceira edi-ção do Prêmio Contigo MPB FM de Música e também é um dos indica-dos e concorre ao Prêmio Quem, em sua oitava edição, na categoria

Melhor Banda ou Dupla.Todo o conceito do trabalho

se resume no título e Samuel Rosa, vocalista da banda, filoso-fa o lançamento do novo disco. “Fico considerando a diferença de lançar um disco em 2014 e em 98, por exemplo”, diz. “E esse conceito de tempo e espaço, e o quão as coisas estão mais rápidas, quanto as informações são mais velozes, quanto entramos numa era de velocidade.” Por sorte, ou melhor, por talento, a qualidade não muda com isso. “Velocia” é o atestado.

Axl Rose, Dizzy Reed, Matt Sorum, Slash, Gilby Clare e Duff McKagan, aterrissam nesta sexta, dia 08 de maio, em Curitiba. Pelo menos essa é a sensação que Nel Loki, Flavio Negri, Beto Muniz, Babão, Mib Fall´s e Dinei Fat Head, do grupo Guns N´ Roses Cover Brazil, querem passar ao público com o maior tributo ao Guns N´ Roses no país, que será apresentado no Phoenix American Mex, a partir das 22 horas. Logo após a apresentação, a banda Double Deck encerra a noite.

O sexteto chega para prestar sua homenagem em grande estilo com um show especial regado a muito hard rock. Para isso, aposta em um repertório amplo e na fidelidade de vozes, figurinos e trejeitos para proporcionar aos espectadores a sen-sação mais próxima de estar diante do grupo norte-americano que marcou os anos 90.

Uma das cantoras jovens mais expressivas e reconhe-cidas do rock nacional na atualidade, Pitty lança em Curitiba no dia 16 de maio o seu novo CD “SeteVidas”. Depois de cinco anos envol-vida em outros projetos, a cantora reafirma sua faceta como compositora e multi-instrumentista neste projeto que assina todas as dez faixas (algumas com parceiros), que refletem as mudanças e a ex-ploração dos caminhos musi-cas, consolidando ainda mais Pitty, como uma das maiores artistas da sua geração. O evento que é assinado pela Multi Eventos Promoções acontece no Curitiba Master Hall.

No repertório os fãs po-derão ouvir músicas inéditas como “SeteVidas”, single que deu nome ao álbum, “Serpen-te”, “Pouco”, “Deixa Ela En-trar” , entre outros sucessos que consagraram a cantora. O álbum foi considerado o melhor disco de rock nacional de 2014 pelos eleitores do UOL, e o site especializado Cabine Cultural o define como o melhor álbum da carreira da cantora.

Gravado ao vivo, com to-dos os instrumentos tocados simultaneamente, no Estúdio Madeira (SP), SeteVidas foi

produzido por Rafael Ramos e mixado pelo inglês Tim Pal-mer, que já trabalhou com U2, mixou o clássico “Ten”, do Pe-arl Jam, além de David Bowie, Robert Plant, Ozzy Osbourne e outros. E Ted Jensen, que tem no currículo Muse, Arca-de Fire, Norah Jones e Paul MacCartney, foi o responsá-vel pela masterização.

Se a linguagem é Rock, como não seria diferente, há sem dúvida espaço para novidades no som. Amplian-do as experimentações, Pitty e banda incorporaram su-tilmente ritmos africanos, especialmente uma herança rítmica do candomblé, que foi trabalhada com a preocupa-ção de não soar caricata, mas orgânica, utilizando elemen-tos típicos desse universo (instrumentos como agogô e caxixi) de uma forma dife-rente, que complementasse o som da banda. O trabalho de voz, assim como coros e aberturas vocais, impressio-nam e vão além do que foi apresentado em “Chiaroscu-ro”, mesmo quando o som está ainda mais pesado.

Esse é o quarto álbum de carreira, depois “Chiaroscuro” (2009), o álbum de estúdio anterior de Pitty, e, com ele, o hit “Me Adora”, que conquis-tou todo o país.

Está em cartaz no Teatro Cleon Jacques em Curitiba a temporada de apresentações do Espetáculo “Vovó Florentine e Seus Encan-tamentos”, novo espetáculo de bonecos do Grupo Merengue, com Olga Romero. O Espetáculo é adaptação do livro “Strega Nona” publicado pela Editora Global e trata do tema das tomadas de decisão e escolhas que as crian-ças devem fazer sobre as tarefas dadas em casa e da construção da responsabilidade infantil na execução das mesmas, sempre com muita brincadeira. A peça fica em cartaz até dia 24 de maio,

com apresentações quintas, sex-tas, sábados e domingos em dois horários.

“Quero compartilhar neste espetáculo as descobertas gosto-sas das brincadeiras da infância. Vamos brincar com a memória da-quilo que a gente guarda daquela época, com carinho e que nos faz bem, seja um objeto ou uma fanta-sia, gerada por imagens, músicas e leituras. A mensagem é que temos que criar, criar sempre recriar... e nunca, nunca deixar de brincar. Vamos todos... sempre... brincar, sorrir, amar e sonhar”, revela a diretora e autora do espetáculo,

Olga Romero. Além da interpretação, autoria

e direção de Olga Romero, este espetáculo contou também com a composição musical e criação de trilha original de Celso Piratta, e a criação dos bonecos, cenário e iluminação de Bernardo Grillo. “Eu estou muito feliz em fazer parte desta equipe. Criar a trilha musical para os ricos personagens da Olga Romero é um privilégio e a mais pura diversão. Envolvido nesta magia do Teatro, volto a ser criança... E estou aproveitando cada momento...”, completa o di-retor musical, Celso Piratta.

É HOJE: Skank faz show no Teatro Positivo

Pitty lança novo Cd “Sete Vidas” em Curitiba

rock

Véspera do Dia das Mães tem show de José Augusto

Novo espetáculo de teatro de bonecos do Grupo Merengue estreia no Teatro Cleon Jacques no Parque São Lourenço

Guns N’ Roses Cover Brazil hoje, no Phoenix American Mex

Page 16: ECO Curitiba 205

especial16 Curitiba, 08 a 11 de maio de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba