eco curitiba 122

16
MÚSICA: Maria Rita sobe ao palco do Guairão com show “Coração a Batucar” QUINTA 03/07 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 04/07 SÁBADO 05/07 DOMINGO 06/07 TERÇA 01/07 QUARTA 02/07 Mín.: 10 Máx.: 15 Mín.: 11 Máx.: 16 Mín.: 10 Máx.: 17 Mín.: 11 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 21 Mín.: 12 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014 | Ano ii | edição 122 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Pág. 15 Pág. 10 oNG utiliza tecnologia para favorecer meditação Quase 90% dos professores se sentem desvalorizados Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Pág. 13 fiscAlizAção Funerárias são notificadas por venda irregular Pág. 02 sAúde Preço dos remédios tarjas pretas e vermelhas pode cair 11% Pág. 15

Upload: eco-central

Post on 31-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias da região de Curitiba.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 122

música: maria Rita sobe ao palco do Guairão com show “coração a Batucar”

QUINTA03/07

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA04/07

SÁBADo05/07

DoMINGo06/07

TeRÇA01/07

QUARTA02/07

Mín.: 10Máx.: 15

Mín.: 11Máx.: 16

Mín.: 10Máx.: 17

Mín.: 11Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 21

Mín.: 12Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 01 a 03 de julho de 2014 | Ano ii | edição 122 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Pág. 15

Pág. 10

oNG utiliza tecnologia

para favorecer meditação

Quase 90% dos professores se sentem desvalorizados

Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Pág. 13

fiscAlizAçãoFunerárias são notificadas por venda irregular

Pág. 02

sAúdePreço dos remédios tarjas pretas e vermelhas pode cair 11%

Pág. 15

Page 2: ECO Curitiba 122

curitiba02 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Cesar Alberto Teixeira de Oliveira - Litoral do ParanáFone 41 8511-5336 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

planos funerário

Serra Abaixo [email protected] Teixeira

O mercado de sof-tware está invadindo o campo de maneira ágil e repentina. Da-dos da ABES revelam que, cada vez mais, a tecnologia se consolida no setor de agronegó-cios como alternativa para enfrentar os de-safios e as incertezas do ramo, como variação climática e controle de pragas e insetos, além de aumento da produ-tividade das lavouras.

Um exemplo disso é a inovadora plataforma lançada pela empresa brasileira Olearys, que já foi instalada em di-versas lavouras e vem demonstrando excelen-tes resultados, com a redução de até 60% na aplicação de defensivos agrícolas e contribuição para minimizar a polui-ção da água doce, já que reduz 52% das opera-ções de pulverizações nas lavouras.

O serviço de banda larga fixa está presente em 35,3% dos domicí-lios do país, segundo a Agência Nacional de Te-lecomunicações (Ana-tel). De abril a maio, foram acrescentadas 182,7 mil conexões, e o serviço passou a ser utilizado por 23,1 milhões de assinantes em todo o Brasil.

A maior penetra-ção do serviço está no Distrito Federal, com 64,1% dos domicílios que contam com a ban-da larga fixa. O estado onde o serviço chega a menos pessoas é o

Maranhão, com 8,5% de presença nos do-micílios.

O grupo Telmex (Claro, Embratel e Net) lidera o mercado com 6,9 milhões de assi-nantes. Em seguida, aparecem a Oi, com 6,5 milhões, a Telefônica/Vivo, com 4,3 milhões e a GVT, com 2,7 mi-lhões de usuários.

A Anatel divulgou também na sexta-feira o balanço de TV por assinatura no país. Segundo a agência, o Brasil fechou maio com 18,7 milhões de assi-nantes de TV paga.

Fiscais do Departamento de Servi-ços Especiais da Secretaria Muni-cipal do Meio Ambiente realizaram

nesta semana uma operação para verificar a venda de planos funerários. Nesta primeira etapa, 19 empresas foram notificadas. As notificações se-rão encaminhadas para as secretarias municipais de Urbanismo e Finanças, que podem emitir multas.

As empresas que vendem planos de luto estavam trabalhando de

forma irregular, pois possuem al-vará para exercer outra atividade comercial.

A venda de planos funerários não é permitida no Município de Curiti-ba. O artigo 10º da Lei Municipal 10.595/2002 estabelece que é ex-pressamente proibido no território do município acobertar, remunerar ou agenciar funerais. A lei ainda veda o exercício de qualquer espécie de ajuste que vise promessa de presta-

ção de serviços funerários futuros.A diretora do Departamento de Ser-

viços Especais da Secretaria do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro, informa que a Prefeitura não se responsa-biliza pelos contratos firmados com empresas que comercializavam planos de luto. “Trata-se de uma relação de consumo e cabe às pessoas lesadas procurarem os órgãos de defesa do consumidor para requererem seus direitos”, orienta.

A cidade de Rosário, na Argentina, colocou em operação neste mês uma central de atendimento à população inspirada na experiência do serviço 156 da Prefeitura de Curitiba. O pro-jeto faz parte do programa “Cidades Espertas na América Latina: Desen-volvimento Integrado de Serviços de Atendimento ao Cidadão” e foi realizado através de uma cooperação técnica entre as duas cidades. A ação teve o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Rela-ções Exteriores.

O convênio entre Curitiba e Rosário foi iniciado em maio de 2013 e contou com visitas técnicas de servidores ar-gentinos à capital paranaense e a ida de servidores curitibanos à cidade da Província de Santa Fé.

O Serviço de Atenção ao Cidadão para a Mobilidade, de Rosário, é feito

pelo número telefônico 147 e é des-tinado a consultas de informações e registros de reclamações sobre transporte público urbano, transporte escolar e trânsito. O serviço unificou e integrou todos os meios de solicitação de informações do governo munici-pal. O atendimento está disponível 24 horas por dia, como acontece em Curitiba.

“Foi muito positivo este intercâmbio com a cidade de Rosário. Desejamos sucesso ao serviço 147”, diz o secretá-rio do Governo Municipal de Curitiba, Ricardo Mac Donald Ghisi. Ele conta que a capital paranaense está apri-morando ainda mais o serviço 156. “Estamos investindo cada vez mais no atendimento com novas tecnologias para internet e celular, para atingir um público ainda maior na cidade”, confirma.

Tecnologia invade os campos agrícolas

Banda larga fixa chega a 35,3% dos domicílios

19 empresas são notificadas por venda irregular

Cidade argentina instala seu ‘156’ com base em programa de Curitiba

Já passou da hora de se tomar uma medida mais enérgica com os “esperti-nhos” motoristas que insistem em uti-lizar o calçadão do centro de Matinhos como estacionamento de baladas.

Num sábado à noite, quem resolve passear com a família por ali, tem que ter muito cuidado para não ser atropelado, já que é maior o trânsito de automóveis do que de pedestres, que se sentem intimidados e coagidos a não usar o espaço, que acredita-se, destinado aos transeuntes, mas na prática é pista de acesso aos bares por parte dos “bad boys” locais.

Ah! As vagas são da Câmara Munici-pal? Pois bem, se são onze vereadores, onze vagas de estacionamento já bas-tariam. Não há necessidade daquela procissão de carros com placas de vários outros municípios, servindo de péssimo exemplo de civilidade e orga-

nização a quem visita nossa cidade. Outra coisa:se durante os dias da

semana os nobres edis matinhenses podem utilizar parte do calçadão como estacionamento, por que isso continua acontecendo nos finais de semana e no período noturno? Por farra, por licen-ciosidade, por desrespeito de quem deveria ser exemplo, mas não é.

Voltando aos motoristas invasores do calçadão, tem ainda a “sonzeira”. Até parece que aquela coisa de 60, 70 decibéis, só é válida para a temporada. Não! Ela só é respeitada quando existe fiscalização, isso sim. Com tolerância zero, álcool zero e tudo por demais, se assoprar no canudão, não fica um, meu irmão. Por fim, alguém, assim por acaso, já pensou que se tirar a Câmara de Vereadores dali do calçadão, não vai fazer a menor falta. Pelo contrário, desopilaria. Fica a dica.

EXEMPLO A NÃO SER SEGUIDO

Page 3: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

avaliação setor industrial

O Governo do Estado lan-çou uma campanha para incentivar os empresários

paranaenses a adequarem ou renovarem seu maquinário in-dustrial, tornando os ambientes de trabalho mais seguros. O pri-meiro anúncio publicitário está sendo veiculado em jornais de todo o Estado e apresenta linhas de crédito da Fomento Paraná para auxiliar os empresários no financiamento desta melhoria estrutural.

Além disso, o Estado produ-zirá materiais educativos para orientar operários e emprega-dores sobre medidas simples para prevenir acidentes de tra-balho. A mobilização envolve representantes do seguimento governamental, patronal e dos trabalhadores.

A campanha é uma das ações do governo para diminuir o nú-mero de acidentes com máquinas e equipamentos industriais no Paraná. “Nosso foco é proteger a

saúde dos trabalhadores, atuando na prevenção de acidentes, so-bretudo aqueles que causam am-putações de membros”, destacou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Os setores que apresentam maior risco de acidentes são o industrial madeireiro e moveleiro, metal mecânico e construção civil. Segundo o diretor do Centro Es-tadual de Saúde do Trabalhador, José Lúcio dos Santos, isso ocorre porque muitas empresas utilizam maquinário fora dos padrões de segurança.

CRÉDITOEmpresários de micro, peque-

no e médio porte, da indústria, do comércio ou do setor de serviços têm acesso às linhas de crédito do programa Banco do Empreendedor, que oferece as menores taxas de juros e prazos de carência e de pagamento adequados à capacidade de cada empreendedor.

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Governo incentiva arenovação de maquinário

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse que os investimentos em infraestrurura têm efeito multiplicador de renda no país e reduz os custos para outros setores da economia. “Temos grandes desafios como aumento de produti-vidade, atender à demanda da sociedade com serviço de melhor qualidade, melhorar custos de produção e de vida”, acrescentou.

Para o secretário, os inves-timentos “são forças motoras internas que tem efeito mul-tiplicar da economia brasilei-ra”, mesmo em meio à crise econômica internacional.

Holland enfatizou ainda os investimentos no país têm crescido mais do que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Ele argumentou ainda que a inflação no país está sob controle, com quadro

de acomodação dos preços a cada mês, e os resultados primários (economia para pa-gamento de juros da dívida) são suficientes para manter a trajetória declinante da dívida líquida brasileira.

Sobre a economia interna-cional, o secretário disse que há sinais de que 2014 será melhor do que o ano passado, principalmente devido à re-cuperação da economia ame-ricana. “A economia europeia também vem mostrando algum sinal de recuperação. Áreas do euro apresentaram dois anos de resultado nega-tivo. Qualquer coisa acima de zero é sinal de que está em algum processo de recupera-ção, mas o quadro ainda é de dificuldade”, acrescentou. So-bre a China, Holland destacou que a taxa de crescimento do país está em processo de acomodação, com expansão em torno de 7%, sendo que já havia apresentado resultados maiores.

Investimentos têm efeito multiplicador na economia brasileira, diz secretário

Page 4: ECO Curitiba 122

04 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba curitiba

Programa ajuda no atendimento a gestantes e portadores de doenças crônicas

Mais Médicos

Prestes a completar um ano de funcionamento, o Programa Mais Médicos mostra os pri-

meiros resultados com o reforço dos profissionais vinculados ao programa na rede pública brasi-leira. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em Curitiba ontem para o Seminário Mais Médicos Paraná e apresentou um balanço da primeira etapa após a implan-tação do programa no Brasil.

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, apenas em Curitiba e cidades próximas, o número de atendimentos pré-natal a gestantes teve um aumento de 98,2%. Na área de saúde mental, o crescimento foi de 82,7% e, para pacientes com diabetes, houve um acréscimo de 66,8% de aten-dimentos. Em contrapartida, os encaminhamentos para hospitais

registraram uma queda de 57,6% desde o ano passado. “Esses núme-ros são a prova de que a atenção primária em saúde pode e deve ser resolutiva”, ressaltou Chioro.

Os números na região de Curi-tiba refletem os resultados verifi-cados no restante do Paraná e do Brasil. Em todo o país, são 14.462 médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, presentes em 3.819 municípios, beneficiando mais de 50 milhões de pessoas. No Para-ná, são 868 profissionais, traba-lhando em 308 municípios e em um distrito indígena, beneficiando 2,9 milhões de pessoas.

O secretário de Saúde de Curiti-ba, Adriano Massuda, disse que na capital paranaense, os 42 médicos estão presentes em 29 unidades básicas de saúde e representam uma produtividade mensal de

aproximadamente 14 mil consul-tas médicas. São profissionais de sete nacionalidades diferentes, a maioria deles cubanos. “O trabalho dos médicos do programa equivale ao total de atendimentos de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em um mês, com a vantagem de estarem atendendo os usuários nas unidades básicas desenvolven-do ações preventivas, de atenção domiciliar, cuidados a portadores de doenças crônicas, gestantes e crianças, que recebem um acompa-nhamento contínuo”, comentou.

Massuda destacou que o pro-grama veio complementar o re-forço que a Prefeitura de Curitiba está fazendo, desde o início de 2013, na atenção primária, com reformas das unidades de saúde e ampliação do horário de atendi-mento em algumas unidades.

Jaelson Lucas/SMCS

Dr Almauris, médico cubano do programa Mais Médicos, na Capital

Page 5: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

curitiba

Latas de sardinha são confusas. Pensam que são lixo orgânico, mas são recicláveis.

Quando o assunto é lixo, o Dr. Sigmundo explica. Veja as dicas dele para ajudar você a separar o lixo:• Limpe o interior das latas e embalagens plásticas antes de colocá-las no lixo reciclável.

Sempre com bom senso, sem desperdiçar água.

• Guardanapos usados não são recicláveis.

• Para o lixo reciclável, utilize o saco azul; para o lixo orgânico, o saco preto.

facebook.com/PrefeituraMunicipaldeCuritiba

Acesse

Page 6: ECO Curitiba 122

brasil06 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

segurança

O serviço Disque-De-núncia, por meio do Portal dos Procurados aumentou a recompensa oferecida pelo resgate do traficante Fer-nando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico de drogas do Com-plexo do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense.

Quem der a informa-ção, por meio do telefone (021) 2253-1177 receberá recompensa de R$ 10 mil. Antes o valor oferecido era R$ 2 mil.

Com as informações pas-sadas pelo Disque-Denúncia, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope) fez na quinta-feira (26), uma operação na comunidade, onde foram apreendidos quatro fuzis,

11 escopetas, quatro sub-metralhadoras, uma pistola automática, carregadores para fuzil, além de 20 quilos de maconha.

De acordo com as in-vestigações da polícia, o quartel-general de Fernan-dinho Guarabu fica no Com-plexo do Dendê. Vaidoso, adora circular com carros de luxo, joias e roupas de grife e anda sempre com sua arma favorita, o fuzil AK-47. Contra ele, há 14 mandados de prisão expedidos pela Justiça por tráfico de dro-gas, homicídio, associação para o tráfico de drogas, formação de quadrilha ou bando e porte ilegal de arma de uso restrito, entre outros crimes. Constam também 20 anotações criminais e 25 ocorrências policiais.

O Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC 2) executou, até 30 de abril, 95,5% das ações previstas para o período entre 2011 e 2014 e 84,6% do orçamento destinado. Os números fo-ram apresentados na sexta-feira (27) e fazem parte do décimo Balanço do PAC 2.

Os empreendimentos tota-lizaram R$ 675,8 bilhões em obras concluídas, e o valor executado é 15,9% superior ao do último balanço, quando haviam sido gastos R$ 583 bilhões em obras concluídas. O Ministério do Planejamen-to informou que a execução global do programa atingiu R$ 871,4 bilhões.

No eixo transportes, fo-ram concluídos R$ 58,9 bilhões em empreendi-mentos no país. Em 2014, ficaram prontos 3,003 mil

quilômetros de obras de ro-dovias, dos quais 1,413 mil quilômetros foram conces-sões. No caso das ferrovias, foram concluídos 1,053 mil quilômetros.

No eixo energia, foram aplicados R$ 233,1 bilhões em obras de geração, com entrada de 12.860 mega-watts no parque gerador brasileiro. Da execução global, R$ 285,3 bilhões correspondem ao finan-ciamento habitacional, R$ 231,4 bilhões foram exe-cutados por empresas esta-tais e R$ 168,5 bilhões pelo setor privado. De acordo com os dados divulgados, a execução do PAC 2, so-mente nos quatro primeiros meses de 2014, alcançou R$ 98 bilhões. O valor é 15% maior que o do mesmo período de 2013.

O número de paranaenses en-dividados aumentou no mês de junho, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplên-cia do Consumidor (PEIC), elabo-rada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Fecomércio. Neste mês, 88,7% das famílias afirmam possuir algum tipo de dívida, en-quanto em maio esse percentual era de 84,5%. Em junho de 2013, o percentual de consumidores com dívidas era de 87,8%. O endivida-mento dos paranaenses continua bem acima da média nacional, que contabiliza 62,7% das famílias com dívidas.

Junho também registra um vo-

lume maior de famílias com contas em atraso, que passou de 26,8% em maio para 27,6%. A diferença é ainda mais expressiva ante ju-nho de 2013, quando 18,7% dos entrevistados estavam com os pa-gamentos em aberto. O percentual dos consumidores que não terão condições de quitar suas dívidas se manteve estável. Era de 9,9% no mês passado e está em 10,2% em junho. No mesmo mês do ano anterior, 6,2% das famílias revela-ram que não conseguiriam pagar as contas atrasadas.

O cartão de crédito continua sendo o principal motivo das dí-vidas para 64,4% dos paranaen-ses, seguido pelo financiamento

de veículos (13,6%) e pelo finan-ciamento imobiliário (10,6%). No entanto, verifica-se uma queda no uso do cartão pelas classes A e B. Em junho, o percentual de pessoas com renda superior a dez salários mínimos com compras parceladas no cartão de crédito é de 63,2%, mas era de 70,6% no mês passado. Nas classes C, D e E houve pouca variação, passando de 66,1% em maio para 64,6% em junho.

Do total de entrevistados, 23,3% afirmam estar muito en-dividados; 45,7% se consideram mais ou menos endividados; 19,7% pouco endividados e ape-nas 11,3% não têm dívidas.

A partir de agora, os consu-midores brasileiros contam com um novo site para

tentar resolver impasses criados pela má prestação de serviços. Criado para permitir que recla-mantes e empresas reclamadas cheguem a um acordo sem a intervenção do Poder Judiciá-rio, o portal consumidor.gov.br é diferente de outros sites de reclamações existentes na inter-net porque permite que o Poder Público elabore e implemente po-líticas de defesa do consumidor a partir das principais informações disponibilizadas pelos usuários do serviço.

A plataforma foi desenvolvida e será administrada pela Secre-taria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. O ser-

viço já pode ser consultado por consumidores de doze unidades da federação: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pa-raná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A secretária nacional do con-sumidor, Juliana Pereira, fala na cerimônia de lançamento do consumidor.gov.br, portal que vai oferecer um novo modelo de atendimento ao consumidor (An-tonio Cruz/Agência Brasil)

A secretária nacional do Con-sumidor, Juliana Pereira, durante cerimônia de lançamento do consumidor.gov.br, portal que vai oferecer um novo modelo de atendimento ao consumidor An-tonio Cruz/ Agência Brasil

“A soma da população desses 12 estados representa quase 60% da população brasileira”, disse a secretária nacional do Consumi-dor, Juliana Pereira. A expectativa do governo é que o serviço esteja disponível aos consumidores de todo o país a partir de 1º de setembro deste ano, quando, segundo Juliana, as equipes dos Procons estaduais que ainda não contam com o serviço já terão sido treinadas.

Ao apresentar o site, junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária disse que a nova ferramente vai estender o alcance do Sistema Nacional de Defesa do Consu-midor, já que, das 5.570 cidades brasileiras, apenas 800 contam com um escritório do Procon.

Governo lança site para estimular acordo entre consumidores e empresas

Endividamento e contas atrasadas sobem no Paraná

Disque-Denúncia aumenta recompensa por prisão

PAC 2 executou 95,5% das ações previstas para período 2011-2014

Page 7: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

negócios

As crianças estão cada vez mais exigentes e cobram dos pais festas personali-

zadas e com brinquedos, o que tem feito a procura por buffets infantis aumentar a cada ano. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor tem um crescimento anual de aproximadamente 30% no País.

Com o mercado aquecido, a concorrência também é grande. Em 2011, segundo dados da As-sociação das Empresas de Buffets Infantis (Assebi), somente na ci-dade de São Paulo existiam cerca de 900 empreendimentos do tipo. Porém, se o setor está bem com-petitivo, os estabelecimentos que investem em brinquedos diferen-tes, atendimento personalizado e outras novidades, tendem a se destacar.

Foi analisando essa situação que o Buffet Boomerang, em São Paulo, resolveu buscar novas es-tratégias para conquistar novos clientes. “Encaramos uma longa e árdua reforma no início deste ano, que durou até os primeiros dias de março. Reformamos a fachada,

Cláudio Shimoyama

Estamos em clima de eleições. Assim, o assunto é pesquisa político-eleitoral, ferramenta fundamental para os pro-fissionais da área do marketing político. A pesquisa eleitoral possui um papel fundamental na sociedade atual. É muito importante que atores como o público, os políticos, os meios de comunicação e demais grupos interessados, tenham acesso aos dados exatos e sem distorções a respeito do pensamento e intenções da população. A pesquisa eleitoral mostra, por exemplo, o grau de satisfação da po-pulação com o desempenho da adminis-tração pública federal, governamental ou municipal, ou ainda o grau de aceitação ou rejeição por uma determinada ação do governo. Também ajuda o “marketeiro” a definir o posicionamento do candidato. Como exemplo, o Duda Mendonça, que em seu livro Casos e Coisas (2001) fala muito sobre a utilização da pesquisa qua-litativa para a elaboração das estratégias da Campanha do Lula.

Existem algumas preocupações sobre as possíveis influências ou efeitos que certas formas de pesquisa poderiam exercer sobre a votação em eleições. Os institutos de pesquisas têm uma respon-sabilidade fundamental no âmbito dos estudos de opinião pública, devendo

buscar assegurar que o cliente e o pú-blico compreendam bem os desafios e as limitações envolvidas na medição de atitudes e crenças como coisas distintas de comportamento.

Em toda eleição surgem discussões sobre os resultados das pesquisas elei-torais e sua influência sobre a decisão do voto do eleitor; os erros e acertos das pesquisas; o destaque que a mídia dá para os resultados das pesquisas e a forma como elas são divulgadas.

O resultado da pesquisa pode influen-ciar parte dos eleitores indecisos que deixa para decidir seu voto no dia, e para não perder, vota no candidato que está em primeiro lugar na intenção do voto. Um estudo realizado pela ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, mostra que as pesquisas reali-zadas no Brasil são tão eficientes quanto as americanas, com acertos próximos e resultados efetivos.

As pesquisas tratam freqüentemente de assuntos complexos, nos quais os entrevis-tados possuem graus variados de conheci-mento e interesse. As metodologias mais utilizadas são as pesquisas qualitativas e quantitativas. As qualitativas permitem ex-plorar temas que não são muito racionali-zados, atingindo motivações não explícitas, permitindo visualizar reações a estímulos imediatos, sendo que os resultados podem

ser imediatos logo após as discussões dos grupos. Esta técnica de abordagem é feita por meio de discussão em grupo, utilizando sala de espelho one-way.

A pesquisa quantitativa, mais utilizada pelos institutos, é aplicada por meio de questionário e de amostragem permitin-do a projeção dos resultados, podendo testar de forma precisa e estatística. Nas pesquisas eleitorais quantitativas, a amostra deve ter representatividade, onde todos os indivíduos da população devem ter a chance de serem selecio-nados na amostra e a probabilidade de seleção de cada elemento da amostra deve ser conhecida.

A seleção da amostra deve garantir que todos os sub-grupos do eleitorado (geodemográficos e socioeconômicos) entrem na amostra em proporções praticamente idênticas às do universo pesquisado. A amostra é a parte repre-sentativa de um universo que conserva as características ou atributos relevantes deste (sexo, faixa etária, estilo de vida, classe social, estado civil, grau de esco-laridade, etc.)

É importante ressaltar que os resul-tados de uma pesquisa não são números exatos, mas sim estimativas e devem ser interpretados dentro de um intervalo que estabelece limites em torno da estimativa obtida. Quanto maior for a amostragem e

mais homogênea for a população em es-tudo, mais seguras serão as informações da pesquisa eleitoral.

Cláudio Shimoyama é doutor em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia de Informação e Inovações Tecnológicas pela Universidade Federal de Santa Ca-tarina (UFSC), com pós-graduação em En-genharia Econômica, Marketing e Propa-ganda, com especialização em Estatística Aplicada e Desenvolvimento Executivo em Marketing pelo Baldwin Wallace Uni-versity (Ohio-EUA). Economista formado pela Faculdade Católica de Administração e Economia - FAE. Professor de Pós-Graduação da MBA FGV MANAGEMENT e FGV ONLINE, das disciplinas Marketing e Pesquisa de Mercado.

Opinião: Pesquisas retratam a ‘verdade provisória’

Mercado de buffet infantil cresce quase 30% ao ano

a área interna e alguns brinque-dos, buscando um ambiente mais ‘clean’. Mudei toda a equipe e contratei novos serviços de ma-rketing, consultoria financeira e assessoria de imprensa,” conta a empresária Lucinda Costa, dona do tradicional espaço localizado no bairro Cidade Jardim, Zona Oeste da capital paulista.

Além disso, o buffet passou a oferecer novos cardápios de

‘finger foods’ (petiscos para comer com as mãos), junto com as tradicionais guloseimas de festas infantis já conhecidas pelo público. As mudanças realizadas foram positivas e a empresária está satisfeita com os resulta-dos. “Hoje contamos com um buffet moderno e bonito, que oferece sempre o melhor nos serviços prestados, com muito carinho humano e atendimento

personalizado para cada cliente e parceiro”, diz Lucinda.

E para quem está apostando forte nesse mercado, a expec-tativa é grande. Com a ascensão da classe C, o setor de buffet infantil é ainda mais promissor, isso levando em consideração que quase um quarto da população brasileira (24,08%) tem de 0-14 anos, segundo o último Censo do IBGE (2010).

Arrecadação chega a R$ 87 bi e tem primeira queda do ano

A arrecadação de impos-tos e contribuições federais chegou a R$ 87,897 bilhões em maio, em termos no-minais. O valor representa queda de 5,95% em com-paração ao mesmo período do ano passado, já corrigida pelo IPCA. É o valor mais baixo desde 2011 para meses de maio e a primeira baixa do ano.

Os números foram divulgados na sexta-feira em Brasília. Nos primeiros cinco meses do ano, a arre-cadação ficou em R$ 487, 207 bilhões, crescimento real de 0,31%.

Segundo a Receita Fede-ral, o resultado foi influen-ciado pela arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contri-buição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) nos meses de janeiro e fevereiro.

Houve também, em maio do ano passado, arrecada-ção extraordinária de R$ 4 bilhões – o que não ocorreu no mês passado.

O resultado de uma pesquisa eleitoral reflete o pensamento

do momento, pois as pessoas podem mudar de idéia em

relação a um pensamento atual e futuro. Portanto, podemos

afirmar que a pesquisa sendo estática, da hora, ela apresenta

uma verdade provisória.

finanças

Page 8: ECO Curitiba 122

moda08 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

Com a chegada do Inverno, a rotina de maquiagem sofre mu-danças devido às novas tendên-cias e também às necessidades de cuidados da pele impostas pelo clima. Com o frio, as produções se tornam mais sóbrias, as texturas opacas entram em evidência em oposição aos brilhos do verão e a atenção com a rotina de preparar e hidratar a pele se torna essen-cial para evitar o ressecamento e o surgimento da acne.

Para essa estação, informa a profissional Dulce Lutke, do Expert Beauty Center Barigui, dois produtos são os principais recursos da maquiagem: o primer e os cílios postiços. O primer é fundamental para o processo de preparação da pele, oferecendo fixação da maquiagem e hidrata-ção. “Para quem precisa de uma fixação infalível, o primer pode ser repetido na área dos olhos, e as opções com cor auxiliam na uniformização do tom de pele já antes da aplicação da base”, afir-ma Dulce. A segunda tendência principal é o uso dos cílios pos-tiços em versões mais abertas e em estilo boneca, ao contrário do verão. É possível, ainda, utilizar até dois tipos de cílios diferentes para festas e produções mais glamourosas, complementando a

Inverno: foco nos cílios e na preparação da pele

versão boneca com tufos indivi-duais para criar volume em áreas específicas.

A beleza de inverno também regula o brilho e pede pelo aca-bamento matte: o brilho deve ser mínimo, para criar a sensação de uma luminosidade saudável da pele, e as texturas matte são uti-lizadas na pele, boca e olhos. Os batons mais escuros entram em

evidência, junto com a boca bem definida, e o lápis de boca em tom chocolate pode servir de base para a aplicação dos mesmos: “A dica ajuda a fixar o batom e a reforçar o acabamento”, explica Dulce. Na pele, além da utilização do primer e das bases opacas, o blush muda do efeito bronzeado para uma ver-são mais pontual e avermelhada, focada nas maçãs do rosto.

Toda mãe dedica cuidados extras nos preparativos da chegada de seu filho desde a gravidez. A compra do en-xoval, com roupas de cama e todos os tipos de vestuário exigidos nessa fase - maca-cão, body, meias, casaquinho, pijama, cobertores, mantas – é uma etapa inesquecível, principalmente para as ma-mães de primeira viagem. Devido à delicadeza de um bebê, é necessária aten-ção redobrada em relação à higiene e limpeza, o que também envolve a lavagem de seus itens.

Pensando nisso, a La-vasecco desenvolveu um serviço específico para esse público, que envolve desde o recebimento das peças até os produtos utiliza-dos na lavagem. De acordo com Birgit e Driano Marsili, franqueados da lavanderia premium em Curitiba (PR), é um trabalho artesanal e manual, com uma dedicação específica. “As peças são tra-tadas separadamente, sem contato com outras roupas, utilizando produtos neutros, sem cheiro e antialérgicos”, explica Birgit.

Roupas de bebê merecem cuidado especial

Pedrarias e peças maxi são destaques

O inverno é época de usar mais roupas, cobrir o corpo e fugir do frio. Peças como casacos, cachecóis, luvas e gorros se tornam mais presentes e podem tomar o lugar ou esconder outros acessórios, como colares, brincos e anéis.

É possível, porém, combi-nar joias e bijouterias com os looks de inverno e criar des-taque para essas peças. Para isso, é recomendado apostar em maxicolares e joias com pedraria, que trazem um to-que de cor e iluminação aos visuais de frio.

A Drömm Joias Contem-porâneas traz peças espe-cialmente pensadas para manter o glamour e elegância na estação do frio. Entre os destaques da loja, a utiliza-ção de peças com pedraria é uma ótima pedida para a época do ano.

A importância da esfoliação para a pele

Para quem deseja ter uma pele lisinha e uniforme é essencial fazer a esfoliação. Mesmo que haja a renovação constante da epiderme, fazer uma esfoliação com um cos-mético confiável de 15 em 15 dias ajuda o corpo a eliminar as células mortas de uma ma-neira mais regular, igualando toda a epiderme. O gel esfo-liante facial da Lomme Cosmé-tique facilita a penetração dos princípios ativos, ajudando a potencializar a hidratação, melhora à circulação e acelera o processo de renovação da pele. Uma pele linda em ape-nas alguns minutos.

A melhor hora para fazer esfoliação é durante o banho morno, aplicando o esfoliante em movimentos circulares. Vale lembrar que deve dar um intervalo de 10 a 15 dias, para não gerar ressecamento e uma pele sem brilho.

Page 9: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba09

BRUNO [email protected]

Museu da Imagem e do Som promove mostra de filmes sobre paixão e poesia

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 1º a 03 de ju-lho (terça a quinta-feira), às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Cinema, Paixão e Poesia”. Os três filmes que serão apre-sentados foram dirigidos por mulheres e abordam aspectos da vida amorosa de alguns dos maiores poetas da lite-ratura universal.

O conturbado relaciona-mento entre os poetas simbo-listas franceses Arthur Rim-

baud e Paul Verlaine é tema de “Eclipse de Uma Paixão”, da diretora Agniezka Holland. Já o romance entre o poeta romântico inglês John Keats e sua musa, Fanny Brawne, é o assunto de “Brilho de Uma Paixão”, de Jane Campion. Em “Sylvia - Paixão Além das Pa-lavras”, Christine Jeffs aborda o envolvimento amoroso com final trágico entre os poetas Sylvia Plath e Ted Hugues, dois dos maiores nomes da poesia de língua inglesa do século 20. Todas as sessões têm entrada franca.

Lançado em muitos países como “O Ministro Francês”, a comédia “O Palácio Francês” é a novidade dessa semana nas telas do Cineplex, no Shopping Novo Batel. O título brasileiro vai diretamente ao ponto. O original chama-se Quai d’Orsay, como o palácio que abriga o ministério fran-cês das Relações Exteriores. Quai d’Orsay é também como se chama a graphic-novel que serviu de inspiração para Tavernier. Grande sucesso na França, vendeu 80 mil exemplares somente no país, consagrando a parceria entre Abel Lanzac, autor do texto, e o designer Christopher Blain.

Apesar do cuidado em se esconder, mantendo a iden-tidade oculta, todo mundo

sempre soube que Lanzac, na verdade, era o ‘nom de plume’ (pseudônimo) do diplomata Antonin Baudry, que se inspi-rou em sua experiência como redator de discursos do ex-ministro Dominique de Ville-pin, cujo momento de glória foi o discurso que pronunciou perante as Nações Unidas, condenando a intervenção dos EUA no Iraque, em 2003. Na trama de O Palácio Fran-cês, o ministro chama-se Taillard e é interpretado por Thierry Lhermitte. O próprio Baudry, ou Lanzac, projeta-se no jovem Vlaminck que, logo na abertura, está chegando completamente cru ao Quai d’Orsay, contratado - por bai-xo do pano - para ser assessor de linguagem do ministro.

Comédia: “O Palácio Francês” até 2 de julho, no Novo Batel

O empresário Paulo Ribas e a médica Daniele Martins Lopes, casaram-se no último dia 14. A cerimônia aconteceu no restaurante Velho Madalosso.

A atriz Fernanda Paes Leme mandou para a COLUNA ECO diversas fotos enquanto tirava selfies e torcia pelo Brasil, durante a partida da Copa do Mundo contra o Chile, neste sábado, 28, no estádio do Mineirão. A atriz registrou diversos momentos da vitória da seleção e da torcida brasileira através de seu smartphone.

O Espaço Vida e Música, projeto sem fins lucrativos está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto para crianças e adolescentes que pretendem fazer aulas de música. São oferecidas mais de 150 vagas para diversos instrumentos musicais, de forma gratuita. Entre eles estão: percussão, trompete, trombone, trompa, flauta transversal, clarinete, saxofone, violão, viola clássica, cello e contrabaixo acústico. As aulas acontecem no núcleo “Senhorinha”, localizado nas dependências do Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento, na Rua Catulo da Paixão Cearense, 1000, no Centenário. Mais informações pelos telefones (41)3328-8678 ou (41)3328-7952, pelo e-mail [email protected] ou ainda através do site www.espacovidaemusica.com..br.

AulAs de músicA grAtuitAs no centenário

cAsAmento noVelho mAdAlosso

celebridAde

Roberta Viana

Page 10: ECO Curitiba 122

showbizz10 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

horóscopo

Não acabou bem o relacio-namento de clara e Vanessa. o casal que se formou dentro do BBB 14 trocou farpas nas redes sociais. No twitter Vanessa desa-bafou sobre o término da relação e disse que clara pode ficar com quem quiser. “Tudo que tinha pra conversar com a clara eu conversei faz semanas. As pes-soas erram. Eu erro, você erra, ela erra. Quando pedem perdão é porque querem perdão e assim vai! Eu com meus projetos e ela com os dela, preciso focar no hopet e de resto segue a vida! palhaçada do ca*** . Estou indo ali morrer, parem de dar mais pano pra manga. pelo amor de Deus. É a única coisa que eu peço. Foquem no presente”.

No desabafo, acompanhado por milhares de fãs de ‘clanessa’ a campeã do BB 14 jus-

tificou a versão de clara, que disse que a ex vivia faltando aos encontros das duas. “A clara pode ficar com quem ela quer, não julguem! realmente somos solteiras. podem falar o quiser! Estou aguardando maiores informações também. porque as vezes que eu furei com ela tenho ate como provar, como no dia que minha mãe ficou no hospital. Fácil, vou lá no convê-nio e pego a ficha dela. sobre namoro: Vocês sabem como

sempre me f** em namoro, sou como um bichinho e tava conhecendo a clara aqui fora também, e vendo que somos diferentes - ela é baladeira e eu sou velha (tenho o sonho de ser atleta) -, entao tava colocando nossas semelhanças e diferenças na balança antes de assumir qualquer coisa.

Thor Batista posa com a namorada: ‘Casal 1,72m de altura’

Thor Batista usou seu Instagram, neste sábado, 28, para mostrar uma

foto com a namorada, a modelo gaúcha Lunara campos. “Baby no

sul. Meu amor e eu. casal 1,72m de altura”, escreveu ele, em sua rede

social. o milionário carioca assumiu há pouco tempo o relacionamento

com a nova namorada. “Estou namorando sim. Estamos juntos há

duas semanas. Nos conhecemos em porto Alegre, ela mora lá. Estou

encantado! Ela veio de Mônaco direto para o rio Grande do sul e

como se não bastasse, é linda!”, afirmou Thor recentemente.

Após término, Ex-BBBs Clara e Vanessa trocam farpas em rede social

só amor

Page 11: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Sete anos depois do sucesso de Samba Meu, Maria Rita sobe aos palcos para cantar

um novo disco. Batizado de “Co-ração a Batucar”, seu sexto álbum totalmente dedicado ao samba, a cantora está em turnê pelo país para divulgação de seu mais re-cente trabalho. Com realização da Prime, Maria Rita vem a Curitiba no próximo dia 02 de agosto e faz única apresentação no palco do Teatro Guaira às 21h15.

Animada com o novo trabalho, a cantora conta que não pretende fa-zer deste show uma réplica do novo CD, mas o foco é o samba. “O samba

permeia minha carreira desde o início. Por isso, além das novidades de Coração a Batucar, trago canções do Samba Meu e outras desses 12 anos de estrada. Sou madrinha de bloco, desfilo em escola de samba no Rio e em São Paulo. Já avisei no Facebook que esse disco é para se acabar de dançar, sair com bolha no pé”, brinca.

Maria Rita quer reproduzir no palco o clima que norteou a pro-dução de Coração a Batucar, que foi gravado praticamente ao vivo, em uma autêntica roda de samba. “A nossa disposição no palco se dará de uma forma que a plateia

poderá ver a minha interação com os músicos, sem que para isso eu precise estar de costas para o público”, antecipa. Liderada por Davi Moraes (guitarra), a banda que a acompanhou em estúdio também vai para o palco, e conta ainda com Alberto Continentino (baixo), Rannieri de Oliveira (pia-no) e Wallace Santos (bateria).

O repertório vai passear pelo novo disco — entre elas “Meu sam-ba”, “Sim senhor”, “No meio do sa-lão”, “Mainha me ensinou”, “Rumo ao infinito” e “No mistério do samba” — além de outras do disco Samba meu, além de hits da carreira.

Maria Rita dia 02, no Teatro Guaíra No ano em que o Brasil

recebe atletas e turistas do mundo inteiro para a Copa do Mundo, o Festival Folcló-rico e de Etnias do Paraná, na sua 53ª edição, leva ao palco do Teatro Guaíra um retrato cultural desse mun-do que nos visita.

De 1º a 12 de julho, o Grande Auditório do Teatro Guaíra recebe 15 grupos folclóricos de 10 etnias, que apresentam a riqueza da tradição dos povos que se estabeleceram no Para-ná e fizeram dessa terra sua nova casa, sem nunca esquecer dos países de

origem. São quase mil fol-cloristas que se apresentam anualmente para mais de 20 mil espectadores.

Realizado pela Associa-ção Inter-Étnica do Paraná desde 1961, o festival é uma oportunidade para conferir e prestigiar o tra-balho das comunidades de imigrantes, por meio da dança, canto e outras expressões folclóricas. E para conhecer os ritmos, o colorido dos trajes, a alegria contagiante de tan-tos povos que ajudaram a construir a identidade do nosso povo.

Festival de Etnias chega à 53ª edição

O Shopping Mueller prepa-rou uma série de atrações para celebrar a Copa do Mundo, em Curitiba, e as crianças não estão no banco de reservas. Até 6 de julho, o futebol e os clássicos bo-necos Playmobil oferecem muita diversão à garotada na “Arena Playmobil”. Em uma atração repleta de atividades, crianças se misturam aos bonecos e vi-venciam os principais lances de uma partida de futebol, além de aprenderem sobre as seleções participantes da Copa. O evento acontece diariamente, das 14h às 20h, no Piso Cinemas do mall. A participação é gratuita.

Podem participar das ativida-des crianças de 4 a 12 anos, que devem estar sempre acompa-nhadas por um responsável. Os pequenos visitantes do mall se divertem em cinco áreas: check-in, inscrição, área de exposição, atividades de futebol e foto.

“Arena Playmobil” para as férias das criançasno Muller

A Fox Film do Brasil divulga o trailer e o pôster de lançamento de “Planeta dos Macacos: O Con-fronto”, que estreia em 24 de julho. No novo filme, o diretor Matt Reeves traz a esperada sequ-ência de “Planeta dos Macacos - A Origem” à vida com os escritores Rick Jaffa,

Amanda Silver, Scott Z. Burns e Mark Bomback. Planeta dos Ma-cacos - O Confronto é estrelado por Andy Serkis, Gary Oldman, Jason Clarke, Kodi Smit-McPhee,

Keri Russell e Judy Greer que seguem a crescente comunida-de de primatas geneticamente evoluídos, liderados por Cesar, quando os primatas entram em contato com humanos sobrevi-ventes pela primeira vez, em uma década, desde que a gripe símia dizimou a raça humana. O contato entre eles leva a um conflito e uma série de eventos que ameaça levar as duas raças à guerra que determinará qual espécie irá dominar a Terra.

“Planeta dos Macacos: O Confronto” estreia em julho

Page 12: ECO Curitiba 122

gastronomia12 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Panela Louca Por Aton [email protected]

Larica!

A Oven Pizza, recém inaugurada na cida-de, lançou duas op-ções para os amantes de pizzas doces, a de doce de leite e doce de leite com banana e canela. Fora pizzas tradicionais, montadas pelo cliente, deguste no local também brus-chettas e saladas. Visite www.oven.com.br.

Combinação perfeita

O Fi lé à Parmegiana é um prato u n i v e r s a l , com grande a c e i t a ç ã o . Não seria di-ferente com a versão ser-vida no pali-to, elaborada com bife de alcatra à mi-lanesa cober-to com queijo mussarela ao molho sugo.

A novidade é servida no Bar Brahma por R$ 29,60 e com-bina 100% com o delicioso chope “tirado” no local, eleito pelo último guia gastronômico da revista Veja como o melhor da cidade. Reserve pelo 41 3026 0700. Só pra lembrar, durante a Copa do Mundo tem Arena Brahma na casa.

Cachorro campeão

Se não for o melhor, com certeza o cachorro-quente Tio Dog, servido em uma barraca de ambulante na esqui-na da Rua México com a rápida sentido bairro, é um dos melhores da cidade.

Sai na frente já pelo pão, sempre fresquinho, recheado na ordem com maionese, duas “vinas”, mostarda, ketchup e batata palha. O valor do investimento é de oito reais e vale muito.

Franklin Freitas

Começou na última sexta-feira e vai até dia 13 de julho a 4ª Festa Nacional da Tainha, que

contempla também 37ª Festa do Pescador, a 29ª Festa da Tainha e a 6ª Feira Regional da Tainha. Quem for a Paranaguá visitar o evento, além de degustar a tradi-cional tainha assada na hora, vai poder desfrutar de shows, brin-quedos temáticos e até baile de fandango. De acordo com a Fun-dação Municipal de Turismo de Paranaguá, participam do evento 19 comunidades pesqueiras de todo o litoral paranaense.

O preço da iguaria mais co-mentada da festa é justo. Por R$ 40 é possível degustar uma tainha recheada acompanhada com maionese, farofa e arroz, que serve bem duas pessoas. A cerve-ja de 600ml, bem gelada, também apresenta preço convidativo, somente seis reais. A tenda onde

foi montado o local para a refei-ção também é bem agradável, está maior que no ano passado, podendo atender cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo.

Para quem for curtir o encontro mas não for comer a tainha as op-ções gastronômicas são muitas na feirinha que acontece simultanea-mente com o evento. É só escolher nas barraquinhas entre espetinhos de carne, frango, calabresa, sandu-íche de pernil, crepes, doces dos mais variados, entre outros.

Para as famílias que forem con-ferir o agito, uma boa dica é che-gar cedo para conhecer também o Aquário de Paranaguá, localizado na mesma praça que acontece a festa. Para registrar, a curiosidade no evento fica por conta de uma Sex Shop que divide espaço com várias barracas, localizada bem no meio da festa. Local dos mais concorridos!

A rainha é a tainhaTEm na ILha do mEL Também

E a partir do dia quatro de julho, até dia 20, a tai-nha passa a ser celebrada também na Ilha do Mel, com a XX Festa da Tainha, que acontece no Trapiche de Nova Brasília e é orga-nizada pela Associação de Nativos do local. Durante dois finais de semana, a ilha vai apresentar sua especialidade, tainha pre-parada e servida de diver-sas maneiras: frita, assada e na folha de bananeira. Durante o evento o en-tretenimento vai ficar por conta de bingos, eleição da rainha da festa, forró caiçara e apresentação de fandango.

Page 13: ECO Curitiba 122

13Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Quase 90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão não é valoriza-

da na sociedade. Mesmo assim, a maioria está satisfeita com o emprego. O resultado foi apre-sentado semana passada pela Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que ouviu 100 mil pro-fessores e diretores escolares em 34 países.

De acordo com o levantamen-to, somente 12,6% dos profes-sores brasileiros consideram-se valorizados. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. No entanto, 87% dos professores brasileiros conside-ram-se realizados no emprego, próximo da média global de 91,1%.

Apesar de não se sentirem valorizados, os professores bra-sileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensi-no por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Em relação ao tempo em sala de aula, os professores brasileiros ficam atrás apenas da província de Alberta, no Canadá, com 26,4 horas trabalhadas por semana, e do Chile, com 26,7 horas.

Mesmo trabalhando mais que a média, os professores brasi-leiros gastam mais tempo para

manter a ordem em sala de aula. Segundo o levantamento, 20% do tempo em sala é usado para controlar o comportamento dos alunos, contra 13% na média internacional.

Todos os entrevistados na pesquisa dão aula para a faixa etária de 11 a 16 anos. A publi-cação também mostra que nos países em que os professores se sentem valorizados, os resulta-dos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) tendem a ser melhores.

Quanto à formação, mais de 90% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fun-damental concluíram o ensino superior, mas cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores. Segundo a falta de especialização reflete-se no ensino. Professores com co-nhecimento de pedagogia e de práticas das disciplinas que le-cionam relataram se sentir mais preparados do que aqueles cuja educação formal não continha esses elementos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-cionais Anísio Teixeira (Inep), os dados serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, para que se possam criar descrições ain-da mais detalhadas da situação educacional brasileira.

Quase 90% dos professores se sentem desvalorizados, no BrasilGLOBAL - Pesquisa ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países

educação

Page 14: ECO Curitiba 122

tecnologia14 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

A Apple vai descontinuar duas aplicações de fotos populares: Aperture, voltada para profissionais de foto-grafia, e iPhoto, focada nos consumidores. Segundo o Business Insider, os progra-mas serão substituídos por um novo aplicativo chamado Photos.

O novo aplicativo vai per-mitir que os usuários editem e busquem fotos em galerias na nuvem e em qualquer dispositivo da Apple. O atual

iPhoto, app gratuito para usuários de iOS e Mac, será eventualmente transforma-do no Photos.

A Apple confirmou que o Aperture é o único progra-ma “profissional” que será descontinuado. Atualmente ele está disponível para Mac por US$ 79,99. Outros aplicativos do mesmo tipo, como o editor de vídeos Final Cut Pro e o Logic Pro, para produção de músicas, vão continuar a existir.

O Facebook realizou um estu-do para entender as emo-ções de 600 mil usuários

sem o conhecimento deles, segun-do informa neste sábado o jornal britânico The Telegraph. A rede social mudou propositalmente o tom das notícias do feed, res-saltando posts positivos em um momento e negativos em outro.

O estudo apontou que as no-

tícias que aparecem no feed afetam o nosso modo de agir. Por exemplo, quando o número de postagens positivos foi reduzido, os usuários passaram a ter mais atitudes negativas, e o contrário também ocorreu.

“Há um espécie de contágio emocional”, disse o grupo de cientistas. “O resultado indica que, as emoções demonstradas por

outras pessoas podem influenciar nossas próprias emoções. Há um contágio via rede social”, diz o estudo.

A rede de Mark Zuckerberg pode fazer este tipo de pesquisa, pois, quando a pessoa faz seu cadastro na rede social ela aceita “seus termos e condições”, que in-cluem pesquisa, análise de dados e melhorias de serviços.

Facebook faz estudo “secreto” com 600 mil usuários

Twitter registra 300 milhões de tuítes sobre a Copa do Mundo

Desde o início da Copa do Mundo 2014, mais de 300 mi-lhões de tuítes relacionados ao Mundial foram publicados na rede social.

Segundo o Twitter, o campe-onato é um dos eventos mais falados na história da empresa. Em comparação, as Olimpíadas de Londres registraram 150 milhões de tuítes em um período similar de 16 dias.

A partida que mais gerou publicações no Twitter foi a da abertura do evento, entre Brasil e Croácia, somando 12,2 milhões de tuítes. O jogo entre Brasil e Mé-xico ficou em segundo lugar, com 8,95 milhões de postagens.

Em relação ao momento mais falado da Copa no microblog, o gol contra feito pelo brasileiro Marcelo no jogo com a Croácia liderou a lista com 378.985 tuítes por minuto. Em seguida, foi o gol de Clint Dempsey pelos Estados Unidos contra Portugal (304.603 tuítes por minuto), e o primeiro gol do Neymar também no primei-ro jogo contra a Croácia (280.265 tuítes por minuto).

Apple vai descontinuar aplicativo de foto iPhoto

Tecnologia em favor da meditação

Usar a tecnologia para disseminar o exercício da meditação. Esse foi o cami-nho encontrado pela ONG internacional Mãos sem Fronteiras disponibiliza um aplicativo para smartphones (disponível para as plata-formas IOS e Android) para difundir a simplicidade da meditação e os benefícios que o exercício provoca em quem o pratica.

O nome do aplicativo é “5 minutos, eu medito” e a ideia é despertar o usuário, lembrando que apenas 5 minutos de exercício são suficientes para promover a saúde e o equilíbrio ne-cessários para enfrentar a correria e o estresse do dia-a-dia.

Com uma imagem de um balão, símbolo da campanha “5 minutos, eu medito” para difundir os benefícios da prática, o aplicativo mostra passo a passo para iniciar o exercício 3-5-3 – três respi-rações longas e profundas, cinco minutos de meditação, seguido de outras três res-pirações longas. Após essa etapa, o aplicativo convida a iniciar a meditação: um cronômetro marca o tempo e uma trilha musical ajuda no esvaziamento da mente.

Cada 5 minutos medi-tados são inseridos num contador chamado de “medi-tômetro”, disponível no site eumedito.org.br – até agora o site já contabiliza mais de 1,2 milhão de minutos dedicados em todo o mundo a meditação. O meditômetro foi lançado junto com a cam-panha 5 minutos, eu medito e os mais de 1 milhão de minutos meditados foram comemorados num evento que reuniu mais de 11 mil pessoas, no centro de Curi-tiba – sede nacional da ONG Mãos sem Fronteiras.

“Queremos mostrar as pessoas que meditação é uma atitude positiva e simples, de forma a trazer benefícios para quem as pratica“, assegura a coor-denadora nacional da ONG Mãos sem Fronteiras, Lilian Miranda. Entre os benefícios da meditação estão melhor capacidade de raciocínio, oxigenação cerebral, sono com mais qualidade, tran-quilidade para tomada de decisões e a promoção do equilíbrio e bem-estar in-dividual e da coletividade. Segundo Lilian, a intenção é disseminar o exercício nos hospitais, escolas, presídios, entre outras comunidades.

Samsung Galaxy S5 é uma atualização de luxo do Galaxy

A Samsung colocou no mercado em abril deste ano o seu mais novo smartphone premium, o Samsung Galaxy S5 a partir de R$ 2.599, o modelor com 16 GB. Com a promessa de ser um celular inovador, o gadget da empresa sul-coreana mostrou-se na verda-de uma atualização de luxo de seu antecessor, o Samsung Galaxy S4. Poucas são as mudanças visuais. Nem seu design alterou muito. Por mais que tenha a traseira com a nova proteção, continua sendo o mesmo aparelho neste quesito, sem mais ou menos. Mas a diferença pode ser percebida no hardware e sistema. A equipe da Samsung Mobile fez alterações pontuais em suas especificações, começando pelo sistema Android 4.4.2 (Kit Kat).

Nasa testa nova tecnologia para pousar em Marte

Depois de vários adiamentos pelo mau tempo, a Nasa enviou um disco voador para a alta camada da atmosfera terrestre, neste sábado, para testar uma tecnologia que poderá ser usada para aterrissar em Marte.

O enorme balão inflado com hélio foi lançado às 17h40 (ho-rário de Brasília), da base militar da ilha havaiana de Kauai, 25 minutos após a abertura da janela de lançamento - como mostraram imagens transmitidas ao vivo pela televisão americana. Quando esti-ver totalmente cheio na atmosfe-ra, o balão terá o tamanho de um campo de futebol.

Page 15: ECO Curitiba 122

Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

PESQUISA

O governo publicou a atualiza-ção da lista de substâncias usadas na produção de

remédios de tarjas preta e ver-melha, e que têm isenção de PIS/Cofins. Com a isenção, a expecta-tiva da indústria farmacêutica é uma queda de até 11% nos preços desses medicamentos. A última vez que o governo atualizou a lista, que hoje tem 1.643 itens, foi em 2007.

A estimativa de redução é da Associação da Indústria Farma-cêutica de Pesquisa (Interfarma). Entre os produtos, estão os remé-dios para tratamento de câncer, de uso crônico, como para hiper-tensão, diabetes e asma. Ao todo, a lista, publicada no Diário Oficial da União traz 174 itens que terão a isenção. As substâncias fazem

parte da composição de medica-mentos de tarja preta, vermelha e de alguns produtos para hemo-diálise e para alimentação por sonda. Com a atualização, 75,4% dos medicamentos vendidos no país ficarão isentos de PIS/Cofins, segundo o Ministério da Saúde.

Fernando Sampaio, diretor da Interfarma, explica que a Lei 10.147/00 prevê que todos os produtos com as tarjas podem ter a isenção, mas o incentivo fiscal ocorre somente quando o remédio tem os princípios ativos listados em decreto.

“Hoje, mais de 65% do fatura-mento do setor farmacêutico já estão isentos. São os produtos para as doenças mais graves, doenças crônicas, doenças con-tagiosas. Os que não estão são os

sem prescrição, e os para doenças menos graves, exemplo disfunção erétil, obesidade”, disse Sampaio, acrescentando que “o ideal é que o beneficio fosse para todos os produtos com tarja ou que todo ano o governo publicasse uma lista”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a seleção das substâncias isentas leva em consideração se o remédio é para patologias crôni-cas e degenerativas; se atende aos programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e se o produto é essencial para a população. Para terem o incentivo, os medicamentos de-vem estar sujeitos à prescrição médica, ser identificados por tarja vermelha ou preta e destinados à venda no mercado interno.

Preço de remédios pode cair 11%

tArjA PrEtA E vErmElhA

Os adultos que assistem televisão durante três horas ou mais por dia podem ter o dobro de risco de morte pre-matura, em comparação com aqueles que passam menos tempo diante do aparelho, aponta um estudo realizado pelo professor da Universi-dade de Navarra (Espanha) Miguel Martínez-González e sua equipe.

“Ver televisão é um há-bito sedentário e há uma tendência crescente rumo a todo tipo de comportamen-tos sedentários”, explica Martínez-González, o pes-quisador principal do estudo publicado nesta quinta-feira na revista da Associação Americana do Coração.

O doutor Martínez-Gon-zález, do departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade

de Navarra (Pamplona, Espa-nha), assegura que suas des-cobertas são coerentes com uma série de estudos prévios que relacionaram o tempo dedicado a ver a televisão com a mortalidade.

O estudo analisou os há-bitos de 13.284 espanhóis sãos, de 37 anos de média (60% mulheres), que parti-ciparam voluntariamente para determinar a associação entre três tipos de comporta-mentos sedentários e o risco de morte: horas vendo tele-visão, tempo empregado no computador e conduzindo.

Os hábitos dos participan-tes foram seguidos durante 8,2 anos de média. Os pes-quisadores informaram que houve 97 mortes, com 19 por causas cardiovasculares, 46 de câncer e 32 por outras causas.

Cerca de 99% dos pacientes com sobrepeso possuem algum tipo de problema postural ou de coluna e quase todos podem ser curados com a perda de peso. Pesquisas apontam que a cada dez quilos a mais do que o reco-mendado para o peso da pessoa, as chances de dor nas costas e problemas na coluna aumentam em 20%. O professor e cirurgião Caetano Marchesini explica que a obesidade é uma porta de entrada para inúmeras doenças que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.“O excesso de

peso sobrecarrega a coluna ver-tebral, por isso é muito comum encontrar pessoas obesas e com problemas na coluna”, explica o médico. Segundo ele, as pes-soas que estão acima do peso e possuem dores nas costas e articulações, devem procurar um especialista.

“Essa orientação é fun-damental para que não haja sobrecarga na coluna vertebral e em outras partes do corpo”, completa Marchesini que é – membro titular da Federação Internacional de Cirurgia para

Obesidade (IFSO) -.A fisioterapeuta, Raphaela

Stephanie Pontes Macchi, espe-cialista em medicina intensiva e medicina cardiorrespiratória, em acumputura, aromatologia e medicina chinesa, na China, conta que a normalmente são diagnosticados em pacientes obesos dores nas articulações, nos joelhos e quadril, problemas cervicais relacionados ao so-brepeso, aumento da curvatura lombar, lordose, formigamento nas pernas, dores no ciático, dor de cabeça e dores nos ombros.

Ver muita televisão pode aumentar o risco de morte precoce em adultos

99% das pessoas com sobrepeso possuem problemas posturais

Os cuidados com os olhos devem ser mantidos na es-tação mais fria do ano, pois é no inverno que surgem problemas como a Síndrome do Olho Seco. Mesmo não sendo exclusividades deste período do ano, é justamente com o frio que esta doença ganha força, já que ficamos suscetíveis aos fatores que desencadeiam esta enfer-midade.

O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmo-lógico Foz do Iguaçu (IMOF), Renato Tolazzi, enumera quais são estes fatores. “A queda de temperatura, alia-da com a baixa umidade e com o resfriamento do ar principalmente. Quem sofre com alergias precisa tomar ainda mais cuidado”.

A Síndrome do Olho Seco é uma deficiência na produ-

ção de lágrimas pelos olhos. Seja pela quantidade ou pela qualidade do que é produzi-do pelo organismo, a sensa-ção é de que existe um pouco de areia dentro dos olhos, além de outros sintomas que Dr. Tolazzi acrescenta. “É comum sentir as pálpebras pesarem, os olhos ficarem vermelhos e a visão ficar um pouco embaçada quando se faz algum tipo de esforço para enxergar algo. Muita luz também pode irritar a vista nestes casos.”

O médico oftalmologista do IMOF explica que muitos confundem esses sintomas com outras enfermidades, justamente pelo grande nú-mero de fatores envolvidos. Não é raro as pessoas con-fundirem com algum outro tipo de infecção ou mesmo alergia.

Síndrome do Olho Seco: entenda porque ela ataca mais durante o inverno

Page 16: ECO Curitiba 122

especial16 Curitiba, 01 a 03 de julho de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba