ea eossseas resumo -...

1
Resumo TEMA 2 – ECOSSISTEMAS 2. Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas 33 Ciência & Vida 8 – Caderno de Atividades, ASA A principal fonte de energia dos ecossistemas é o Sol. Na pre- sença da radiação solar, os produtores realizam a fotossíntese, produzindo matéria orgânica. Esta entra nas cadeias tróficas e circula nos ecossistemas. Ao contrário da matéria, a energia não é reciclada, pois a que não é gasta pelos seres vivos é perdida sob a forma de calor. Assim, o fluxo de energia ao longo da cadeia trófica é unidirecional . Energia solar Perda de calor 10 000 kcal 10 kcal Consumidores terciários Produtores Consumidores primários Consumidores secundários 100 kcal 1000 kcal Energia solar Calor Calor Calor Calor Calor Calor Calor 2.° nível trófico Consumidores primários (ex.: herbívoros) 3.° nível trófico Consumidores secundários (ex.: carnívoros) Detritívoros e decompositores 4.° nível trófico Consumidores terciários (ex.: carnívoros) 1.° nível trófico Produtores (ex.: plantas) Dióxido de carbono atmosférico Fotossíntese e respiração nos oceanos Petróleo Gás natural Carvão Fotossíntese Libertação de carbono pela queima de combustíveis fósseis Respiração Desflorestação e incêndios florestais Carbono fixado por plantas terrestres Seres vivos marinhos depositam-se Seres vivos marinhos depositam-se Carbono fóssil Carbono depositado na matéria orgânica CICLOS DA MATÉRIA – Por exemplo, dióxido de carbono A matéria é reciclada de forma contínua nos ecossistemas sob a forma de ciclos (dióxido de carbono, água, oxigénio e azoto, por exemplo). O consumo excessivo de água, a poluição, a pesca e a caça excessivas alteram a dinâmica dos ecossistemas, interferindo nos fluxos de matéria e energia. Os fluxos de matéria e energia nas cadeias tróficas são representados por pirâmides ecológicas (energia, biomassa e números). As cadeias tróficas relacionam-se entre si, originando teias alimentares. Fotossíntese Digestão, absorção e crescimento Produtos de excreção e organismos mortos Respiração celular (produção de energia nas células) Produtores (organismos fotossintéticos) Herbívoros (consumidores primários) Carnívoros (consumidores secundários) Consumidores terciários Detritívoros e Decompositores Respiração celular Perdas de calor

Upload: vuduong

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EA EOSSSEAS Resumo - nlstore.leya.comnlstore.leya.com/asa/2014/ciencias_vida_8/imagens/Ponto_4/Resumo.pdf · Resumo EA EOSSSEAS. luxos de energia e de matéria nos ecossistemas 33

ResumoTEMA 2 – ECOSSISTEMAS

2. Fluxos de energia e de matéria nos ecossistemas

33

Ciê

ncia

& V

ida

8 –

Cad

erno

de

Ativ

idad

es, A

SA

A principal fonte de energia dos ecossistemas é o Sol. Na pre-sença da radiação solar, os produtores realizam a fotossíntese, produzindo matéria orgânica. Esta entra nas cadeias tróficas e circula nos ecossistemas.

Ao contrário da matéria, a energia não é reciclada, pois a que não é gasta pelos seres vivos é perdida sob a forma de calor. Assim, o fluxo de energia ao longo da cadeia trófica é unidirecional.

Energia solar

Perda de calor

10 000 kcal

10 kcal

Consumidores terciários

Produtores

Consumidores primários

Consumidores secundários

100 kcal

1000 kcal

Energiasolar

Calor Calor Calor Calor

CalorCalor

Calor

2.° nível trófico Consumidores

primários

(ex.: herbívoros)

3.° nível trófico Consumidores

secundários

(ex.: carnívoros)

Detritívoros e decompositores

4.° nível tróficoConsumidores

terciários

(ex.: carnívoros)

1.° nível tróficoProdutores

(ex.: plantas)

Dióxido de carbonoatmosférico

Fotossíntese e respiraçãonos oceanos

Petróleo

Gás natural

Carvão

Fotossíntese

Libertação de carbono pela queima

de combustíveis

fósseis

Respiração Desflorestação e incêndios florestais

Carbono fixado por plantas terrestres

Seres vivosmarinhos

depositam-se

Seres vivosmarinhos

depositam-se

Carbono fóssil

Carbono depositadona matéria orgânica

CICLOS DA MATÉRIA – Por exemplo, dióxido de carbono

A matéria é reciclada de forma contínua nos ecossistemas sob a forma de ciclos (dióxido de carbono, água, oxigénio e azoto, por exemplo).

O consumo excessivo de água, a poluição, a pesca e a caça excessivas alteram a dinâmica dos ecossistemas, interferindo nos fluxos de matéria e energia.

Os fluxos de matéria e energia nas cadeias tróficas são

representados por pirâmides ecológicas (energia, biomassa

e números).

As cadeias tróficas relacionam-se entre si, originando teias

alimentares.

FotossínteseDigestão, absorção e crescimento

Produtos de excreção e organismos mortos

Respiração celular (produção de energia nas células)

Produtores (organismos

fotossintéticos)

Herbívoros (consumidores

primários)

Carnívoros (consumidores

secundários)Consumidores

terciários

Det

rití

voro

s e

Dec

omp

osit

ores

Res

pir

ação

ce

lula

rPerdas de

calor