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Lessons Learned Energia de Portugal
www.fabricadestartups.com
BOOTCAMP N. 5
Ideia de Negócio
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Ideia de Negócio
SABE BEM GANHAR!! SABE BEM GANHAR!!
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O nosso video foi
muito apreciado!
Hipóteses Testadas
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Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética pagarão mais pela experiência da co-criação.
Revenue Streams Acredito que as pessoas preferem um sistema que faz a mistura do cosmético de forma automática do que fazerem elas próprias e estão dispostas a pagar por isso.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto.
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer.
Hipóteses Testadas
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Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€;
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos.
Hipóteses Testadas
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Componente Hipótese
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
Revenue Streams Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
Value Proposition Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra.
Testes Realizados
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Hipótese Teste Taxa de concordância
RS01 Entrevista/Sondagem > 50% de concordância
RS02 Entrevista/Sondagem > 30% de concordância
RS03 Sondagem > 75% de concordância
RS04 Sondagem > 50% de concordância
RS05 Sondagem > 50% de concordância
RS06 Sondagem > 40% de concordância
RS07 Sondagem > 70% de concordância
Testes Realizados
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Hipótese Teste Taxa de concordância
RS08 Sondagem > 90% de concordância
RS09 Sondagem > 70% de concordância
RS10 Sondagem > 90% de concordância
RS11 Sondagem > 70% de concordância
RS12 Sondagem > 50% de concordância
VP03 Entrevista/Sondagem > 75% de concordância
Resultados Obtidos
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Hipótese Resultado
RS01 Validada (86% concordância)
RS02 Validada (72% concordância)
RS03 Validada (92% concordância)
RS04 Não Validada (17% concordância)
RS05 Validada (72% concordância)
RS06 Validada (81% concordância)
RS07 Não Validada (18% concordância)
Resultados Obtidos
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Hipótese Resultado
RS08 Validada (95% concordância)
RS09 Validada (84% concordância)
RS10 Não Validada (68% concordância)
RS11 Validada (74% concordância)
RS12 Validada (53% concordância)
VP03 Validada (83% concordância)
Lições da Semana
SABE BEM GANHAR!! SABE BEM GANHAR!!
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Voltámos ao 1º lugar no Top 10
Global!!
Lições da Semana
SABE BEM GANHAR!! SABE BEM GANHAR!!
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E ganhámos a Medalha de Prata
com a nossa Landing Page!!
Lições da Semana
Qual
FONTES DE RECEITAS & MODELOS DE PRICING
Depois de sabermos que os nossos clientes querem os nossos produtos precisamos de saber quais serão as
nossas fontes de receitas e modelos de pricing…..
Quanto é que os nossos clientes estão dispostos a pagar pelos produtos MySpakos?
Qual o contributo de cada fluxo para o rendimento total?
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Lições da Semana
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SONDAGENS MY.SPAKOS • Mais uma semana… mais uma sondagem! • Utilizámos este método para saber juntos dos nossos clientes quais serão as nossas fontes de receitas e quanto é que os nossos produtos devem custar!
Lições da Semana
com um
1. Transacção através da venda de cremes e embalagens
2. Subscrição através da utilização de cartões com um valor fixo que pode ser gasto em produtos e que oferece algum tipo de vantagem
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FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING
Testámos as seguintes fontes de receita:
Lições da Semana
1. Preço baseado no valor quanto é que os clientes está disposto a pagar por um produto MySpakos?
2. Portfolio Será que os clientes estariam interessados em comprar packs de produtos My.Spakos com vantagens associadas?
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FONTES DE RECEITAS E MODELOS DE PRICING
Testámos os seguintes modelos de pricing:
Lições da Semana
DETERMINÁMOS O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES (CAC) E
O CUSTO DE CICLO DE VIDA DE UM CLIENTE (CLV)
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CLV= 41*(1/0.2) = 205€ CAC= 208311/14040= 15€ por cliente
Lições da Semana
barata e simples que conseguimos criar e colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
O QUE É?
É a solução mais barata e simples que conseguimos criar e colocar nas mãos dos clientes de forma a observar e medir os resultados e tornar o produto em algo que os clientes
realmente querem.
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Lições da Semana
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PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
MY.SPAKOS
Lições da Semana
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
Uma Fotografia fica sempre bem
mas será que chega? Bem…o bom mesmo seria….
UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP
DO ENERGIA DE PORTUGAL!!
MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!!
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL
Uma Fotografia fica sempre bem
mas será que chega? Bem…o bom mesmo seria….
UM LANÇAMENTO DO NOSSO MVP DURANTE O PRÓXIMO BOOTCAMP
DO ENERGIA DE PORTUGAL!!
MAS SERÁ POSSÍVEL? SIM, COM A MY.SPAKOS TUDO É POSSÍVEL!!
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Lições da Semana
confirmar que
O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR
BLOG CONTINUA A CRIAR TRACÇÃO E ESTA SEMANA O DESAFIO É O MELHOR BLOG!
Por isso dedicámos tempo a “arrumar a casa” e a confirmar que estava lá representado todo o trabalho que
temos feito!!
O NOSSO BLOG PODE NÃO SER O MELHOR MAS MELHOR DO QUE O NOSSO BLOG NÃO EXISTE!
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Lições da Semana
A PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁ
A PÁGINA DE FACEBOOK DA MYSPAKOS TAMBÉM JÁ ESTÁ NO AR E A SER UTILIZADA!!
UM MUITO OBRIGADO AOS
NOSSOS + 200 FÃS!!
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Painel de Controlo Semanal - BLOG
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Painel de Controlo Semanal – Landing Page
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Painel de Controlo Semanal – AdWords
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Painel de Controlo Semanal – Facebook
Lições da Semana
MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é
MARKETING DE MASSAS vs MARKETING DE GUERRILHA?
GUERRILHA!!!
A Landing page é uma excelente ferramenta, mas para a MY.SPAKOS não é o ideal: ADWORDS para COSMÉTICOS é muito caro e com o nosso budget não compensa agora.
FACEBOOK e FB Adds parecem ser a melhor aposta!
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ANEXO
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2.0
Modelo de Negócio Equipa 27 Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco
Hipóteses em Teste Hipóteses Validadas
SG01 16 O nosso produto é um produto de nicho
SG02 10 O nosso produto é de mass market
CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja
KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro
CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja
VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação/customização do seu cosmético
RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co-criar o seu cosmético
RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produto SG03 10
As mulheres com 29-70 anos são os principais clientes do nosso produto
SG04 10 Os homens com 29-70 são clientes do nosso produto
CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas)
SG02 10 O nosso produto é de mass market
SG03 10 As mulheres com 29-70 anos são os principais clientes do nosso produto
SG04 10 Os homens com 29-70 são clientes do nosso produto
CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas)
VP01 10 As pessoas tem necessidades diferentes na escolha de cosméticos
VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação /customização do seu cosmético
VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação / customização do seu cosmético
KA02 20 Acredito que é rentável subcontratar uma empresa externa para o marketing da My.Spakos
KA01 12 Existem fornecedores dos diferentes componentes do nosso produto.
CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos.
CH02 10 As pessoas esperam relacionar-se com a marca nos social media
CH01 25 As pessoas comprarão o nosso produto ao ver anúncios nos mass media (TV, revistas)
CH02 10 As pessoas esperam relacionar-se com a marca nos social media
RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co-criar o seu cosmético.
Hipóteses Invalidadas
CR01 20 As pessoas valorizam a existência/participação de um clube que lhes permita participar na co-criação dos produtos?
CH03 25 As pessoas vão querer viver a experiência de criar o seu cosmético na loja
RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produto.
KA03 20 Acredito que é rentável ter um departamento interno para criação e desenvolvimento de formulações próprias e exclusivas
SG01 16 O nosso produto é um produto de nicho.
CH07 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto por influência de publicidade via web.
CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície.
Versão 5.0
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Modelo de Negócio Equipa 27 Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco
Hipóteses em Teste
Hipóteses Validadas
RS01 25 As pessoas vão querer pagar mais para co-criar o seu cosmético.
RS02 25 As pessoas estão dispostas a pagar por um sistema portátil especializado para misturar os componentes do produto
VP02 20 As pessoas querem resolver esta necessidade através da co-criação/customização do seu produto cosmético
KA04 20 Acredito que é rentável ter um departamento de marketing interno na My.Spakos
CR01 20 As pessoas valorizam a existência /participação de um clube que lhes permita participar na co-criação dos produtos?
CH04 15 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer viver a experiência de co-criação em casa comprando os seus produtos on-line
CH05 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto ao ser recomendado por conhecidos /amigos
CR02 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a recepção de informação sobre descontos /promoções sobre a My.Spakos
KA01 12 Existem fornecedores dos diferentes componentes do nosso produto.
KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro
CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos.
KA05 20 Acredito que o prazo de entrega do fornecedor da 1ª encomenda é inferior a 6 meses
CR03 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a interacção com a familia My.Spakos através de redes sociais
CS01 20 Este negócio é viável: o valor da estrutura de gastos é inferior ao de rendimentos.
CH04 15 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer viver a experiência de co-criação em casa comprando os seus produtos on-line
KP01 16 Existem vantagens em ter um fabricante de cosméticos como parceiro
Hipóteses Invalidadas
CH05 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto ao ser recomendado por conhecidos /amigos
CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície.
CH06 16 Acredito que os utilizadores de produtos de cosmética vão querer comprar os produtos MY.SPAKOS noutra superfície.
KA06 20 Acredito que as encomendas de stock correntes serão entregues em menos de 3 meses
CH07 15 Acredito que as pessoas comprarão o nosso produto por influência de publicidade via web
CR02 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a recepção de informação sobre descontos /promoções sobre a MY.SPAKOS
Versão 5.0
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Modelo de Negócio Equipa 27 Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco
Hipóteses em Teste
Hipóteses Validadas
CR03 12 Acredito que as pessoas querem ou valorizam a interacção com a familia MY.SPAKOS através de redes sociais
VP03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra.
KA07 20 Acredito que é viável armazenar o stock em cada loja
VP03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados num atendimento especializado que o acompanhasse no processo de compra.
RS03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas.
RS05 20 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer.
RS06 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas.
RS03 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em comprar packs dos nossos produtos com vantagens associadas
RS04 15 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto
RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€;
RS08 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos.
RS09 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€; RS05 20
Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar o seu produto através de um recipiente com função de mixer.
RS06 10 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em subscrever cartões de valor fixo mensal a utilizar na compra de produtos com vantagens associadas.
Hipóteses Invalidadas
RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€;
RS08 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 100€ por um produto de rosto My.Spakos.
RS04 15 Acredito que os clientes My.Spakos estariam interessados em criar manualmente o seu produto .
RS07 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de rosto My.Spakos se este custasse menos de 30€;
RS10 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos.
RS09 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não acreditariam na qualidade de um produto de corpo My.Spakos se este custasse menos de 10€;
RS10 16 Acredito que os clientes de produtos cosméticos não estariam dispostos a pagar mais de 50€ por um produto de corpo My.Spakos.
Versão 5.0
Copyright Fábrica de Startups S.A. www.fabricadestartups.com
Modelo de Negócio Equipa 27 Quadro de Validação de Hipóteses
Hipóteses por Validar Hipóteses com Maior Risco
Hipóteses em Teste
Hipóteses Validadas
RS11 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
RS12 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
RS11 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
RS12 15 Acredito que os clientes de produtos cosméticos estariam dispostos a pagar mais de 20€ por uma embalagem coleccionável e de design exclusivo e reutilizável.
Hipóteses Invalidadas
Versão 5.0
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