É tempo de semear jesus -...

16

Upload: trinhxuyen

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É tempo de semear Jesus

Letra e música: Gustavo Lima

Jesus, hoje é tempo de semearAlegria e vida que só ele dáQue Jesus é o SenhorNa Bahia vamos propagar

Jesus, hoje é tempo de semearAlegria e vida que só ele dáFalar do evangelho a todos;Vamos trabalhar!

Vem servir na ceara do SenhorVem cantar da Sua paz e o Seu amorDividir as boas novas de Cristo Que nos ama e se deu por todos nós Trabalhar para a glória do SenhorSe alegrar em Jesus, o RedentorÉ Ele quem transforma e sustenta,Salva o pecador.

EXPEDIENTE ......................................... Pr. Erivaldo Barros de OliveiraSecretário Geral da CBBA

Pr. Riedson FilhoGerente de Expansão Missionária da CBBACoordenação da Revista

Lidiane FerreiraGerência de Comunicação e Marketing da CBBARevisão Ortográfica

Place Digital MarketingProdução Editorial

Jader PereiraDiagramação e Capa

Gráfica Santa BárbaraImpressão

Convenção Batista BaianaRua Felix Mendes, 12, Garcia.Salvador – Bahia 40.100-02071 3014-8813 / 0800 284 [email protected] | batista.org.br

3. Palavra do Pr. Riedson Filho Gerente de Expansão Missionária da CBBA 4. Palavra do Pr. Erivaldo Barros Secretário Geral da CBBA 5. Palavra do Pr. Adelson Santa Cruz Presidente da CBBA

6. Planejamento missionário Pr. Marcelo Caldas

8. Mapa Missionário Onde estamos

9. Testemunho missionário Pr. Gilberto Ferreira (In memoriam)

10. Testemunho missionário Rosalina Andrade,

11. Testemunho missionário Manoel Vitorino,

12. Ordem do Culto de Abertura de Missões MM Claúdio Cerquira

13. Ordem do Culto de Encerramento de Missões Rosa Eugênia 14. Apresentando Jesus, a verdadeira Alegria Juliana Cunha de Castro Gimenez

15. Material da campanha de missões 2018

S U M Á R I O

2

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

Querido Promotor,

Este ano estaremos trabalhando em nossa Campanha de Missões Estaduais com o tema “Jesus, a Verdadeira Alegria!” Baseado

no texto de Isaías 9: 3 (Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos), quando se diz da alegria na qual aquele povo se encontrou e em seu crescimento numérico e espiritual na certeza da presença do Messias esperado.

Jesus Cristo, nossa promessa de Salvação e vida Eterna, está conosco, Ele já veio a este mundo, realizou sua obra salvífica, mas infelizmente muitas pessoas ainda estão presas nas densas trevas da perdição sem o conhecimento das boas novas de salvação em Cristo Jesus nosso Senhor.

Em nossa sociedade, muito se fala sobre alegria, as pessoas buscam desesperadamente achá-la.Em contraste, encontramos campanhas contra a depressão e suicídio, visto o assustador aumento de suicidas no Brasil.

Lendo a Bíblia, neste capítulo que fala da promessa da vinda do messias e sua capacidade de mudar a realidade do povo, há uma maravilhosa promessa de que junto com o messias (Jesus Cristo) Deus nos daria renovada alegria, motivo real para viver.

Diante do claro ensino bíblico sobre a salvação, a restauração e alegria de vivermos nova e abundante vida no Senhor, considerando o fato de infelizmente alguns não compreenderem que o evangelho não é algo que nos entristece ou gera pessoas reprimidas, ao contrário traz verdadeira razão para sermos alegres, para vivermos numa alegria que é verdadeira e perene, não baseada em vãs ilusões, meditando na oportunidade e na necessidade de, como missionários que todos nós somos, transmitir-se a este mundo que em Jesus há alegria e vida, estaremos abordando neste ano o tema escolhido.

Pr. Riedson FilhoGerente de Expansão Missionária da CBBA

Foto de arquivo pessoal

S U M Á R I O

Lendo a Bíblia, neste capítulo que fala da promessa da vinda do messias e sua capacidade de mudar a realidade do povo, há uma maravilhosa promessa de que junto com o messias (Jesus Cristo) Deus nos daria renovada alegria, motivo real para viver.

“”

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 3

2018

Pr. Erivaldo Barros de OliveiraSecretário Geral da CBBA

JESUS, A VERDADEIRA ALEGRIA!

Promotores de Missões Batistas Baianos, apresentamos mais uma Campanha Missionária para nossa Bahia Batista. Nesta

ocasião, estamos desenvolvendo o tema sobre a verdadeira alegria. A alegria no sentido estrito do termo consiste em conhecer a Jesus Cristo e fazer a Sua vontade. Alegria é andar e viver com Cristo. Alegria, mais do que um sentimento, é um estado, uma condição, uma situação extraordinária, de quem tem o Espírito Santo do SENHOR!

Paulo nos conclama em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; mais uma vez vos digo: alegrai-vos!”. Essa alegria verdadeira, não passageira, constante e permanente, está fundamentada na fé na ressurreição de Jesus Cristo. É claro que existe uma diferença gritante entre as alegrias do mundo e a alegria de alguém que crê em Jesus Cristo.

O discípulo de Cristo é essencialmente alegre. Mas a sua alegria não é uma alegria qualquer, é a alegria de Cristo, que traz a justiça e a paz, e que só Ele pode dar e conservar. A alegria do mundo é pobre e passageira. A alegria do cristão é profunda e capaz de subsistir no meio das dificuldades. Está além da dor, da doença, do fracasso e das adversidades. “Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar” (João 16.22), prometeu o Senhor. Nada nem ninguém nos arrebatará essa perene felicidade.

A alegria é o brilho da vida. Ela procede da certeza que o SENHOR está presente e agindo em nossas vidas, como escreveu o salmista: “Grandes coisas fez o Senhor por nós. Por isso estamos alegres.” (Salmo 126.3). Aquilo que nos alegra revela o nosso caráter, de modo que o salmista Davi disse: “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor.” (Salmo 122.1). A percepção e a consciência de que

nosso SENHOR e SALVADOR conduz nossas vidas, nos transmite ânimo para a caminhada, conforme afirmou o líder Neemias ao povo: “(...) a alegria do Senhor é a nossa força.” (Neemias 8.10).

A nossa alegria tem um fundamento sólido. Não se apóia em coisas passageiras: notícias agradáveis, saúde, tranquilidade, situação econômica favorável, etc., coisas que em si são boas, mas que se estiverem desligadas de Cristo, serão insuficientes para nos proporcionar a verdadeira alegria. Ela funciona como um termômetro, um fator de avaliação das nossas decisões, conquistas e realizações. Nossa alegria alicerça-se em glorificar a Cristo pelo que Ele é e pelo que Ele significa para as nossas vidas.

Proclamemos aos baianos que não conhecem esta mensagem que Jesus é a verdadeira alegria. A mensagem anunciada pelo profeta Isaías quanto a chegada do Messias no capítulo 9 implicaria em um Novo Tempo: Tempo de libertação. Tempo de resplandecente luz e Tempo de muita alegria, pois o Messias chegou trazendo exultação, regozijo e plena felicidade!

Anunciemos esta mensagem através da oração, ação, contribuição e promoção, dizendo aos baianos que Jesus é a verdadeira alegria!

Fraternalmente, Pr. Erivaldo Barros

“Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.” (Isaías 9:3)

Foto de arquivo pessoal

A alegria é o brilho da vida. Ela procede da certeza que o SENHOR está presente e agindo em nossas vidas...

”“

4

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

Pr. Adelson Santa Cruz Presidente da CBBA

Foto de arquivo pessoal

JESUS, A VERDADEIRA ALEGRIA!

Batistas Baianos, com o tema acima, anunciamos a chegada de mais uma Campanha de Missões Estaduais! Jesus é, de fato, a verdadeira

alegria! Em meio a esse nosso mundo de tristezas e enganos, devemos tomar posse dessa mensagem e a anunciá-la a todas as pessoas, em todos os lugares e cidades da Bahia.

O cristão é uma pessoa essencialmente alegre. Pela fé no sacrifício de Cristo fomos reconciliados com Deus e, na sua presença, há plenitude de alegria (Salmo 16:11). Lemos em Efésios 1:13 e 14, que, quando ouvimos e cremos na palavra da verdade, o evangelho que nos salvou, fomos selados com o Espírito Santo da promessa. E o fruto do Espírito é a alegria, o gozo. (Gál. 5:22). Temos grande e genuína alegria! A alegria de ser perdoado. A alegria da Salvação. Sim, há alegria em nós! Aleluia!

Num verdadeiro contraste, no mundo ao nosso redor, convivemos com gente imersa em profunda tristeza e grande engano. E quando experimentam alguma alegria, ela é pobre e passageira. Já a alegria do cristão é profunda e capaz de subsistir em meio às dificuldades. Ela não vai embora com a dor, com o sofrimento, com a doença, com o fracasso e os infortúnios da caminhada. Cristo prometeu: “Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar” (João 16, 22).

Nada nem ninguém nos arrebatará essa alegria maravilhosa. Podemos até viver circunstâncias entristecedoras, mas poderemos dizer como Paulo: “Entristecidos, mas sempre alegres.” (2 Cor. 6:10). As pessoas precisam conhecer a Jesus e experimentar dessa alegria que nós desfrutamos.

Por amor aos milhões de baianos que ainda não conhecem a Jesus e as bênçãos do sacrifício que Ele realizou na cruz, entre elas a verdadeira alegria, e em obediência à grande Comissão, nessa campanha de

Missões Estaduais, chegamos a todos os Batistas Baianos conclamando-os a proclamarem, em alto e bom som, a mensagem do Evangelho. Todos os baianos precisam saber que Jesus é a verdadeira alegria.

Quando o profeta anunciou a vinda do Messias em Isaías 9, informou que a chegada do Salvador importaria em profundas transformações na vida das pessoas. As trevas cederiam espaço para a luz. A escravidão seria substituída pela liberdade. A tristeza seria removida e grande alegria seria concedida.

E, ao falar da alegria, o profeta falou de muita alegria mesmo. Veja, literalmente o que disse o profeta, no texto que é a nossa divisa para a Campanha de Missões Estaduais 2018: “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.” Isaías 9:3

Avante cristãos baianos, de Cristo a testemunhar!

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 5

2018

Já a alegria do cristão é profunda e capaz de subsistir em meio às dificuldades. Ela não vai embora com a dor, com o sofrimento, com a doença, com o fracasso e os infortúnios da caminhada.

”“

PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO

JESUS A VERDADEIRA ALEGRIA

Pr. Marcelo CaldasIB Metropolitana – Extensão Orla

Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os

que exultam quando dividem os bens tomados na batalha. Isaías 9:3.

O capítulo 9 de Isaías é chamado de “Capítulo Messiânico”; nele o profeta prediz a vinda do messias e onde ele haveria de nascer. Durante sua leitura, percebemos no verso 3 a promessa de uma grande colheita, também de uma vitória certa onde se reparte os despojos aos vencedores. É interessante notar as duas figuras de linguagem do profeta neste verso; ambas são ações que necessitam planejamento; sem ele é impossível colher uma boa safra ou vencer uma batalha.

Oswald Smith em seu livro “O clamor do mundo” (2009) afirma: “A tarefa suprema da igreja é a evangelização do mundo”. Para nós não há outra possibilidade de ser igreja! No seu DNA está a adoração a Deus e a proclamação do Evangelho. Para isso, devemos nos lembrar da aflição do apóstolo Paulo quando descreve passos necessários para que este alvo seja alcançado:

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” Romanos 10:14,15

Vemos nestes versos o desafio e o caminho que a igreja deve trilhar para alcançar a meta da evangelização:

• Há muitas pessoas sem Cristo (não ouviram falar);

• Não há recursos disponíveis (se não houver quem pregue);

• Sem envio não se alcança o objetivo (como

pregarão se não forem enviados);• Alegria do Senhor para realizar a obra

missionária (Como são belos os pés);Posto a necessidade imperiosa de investimento

na obra missionária, vamos coloca-la em prática: Começar do começo, planejar antes de fazer, executar e depois avaliar.

1. Começar do começo!Parece redundante, mas não se pode iniciar ou

avançar uma obra missionária sem antes “envisionar” as pessoas; é impossível a um pastor ou líder começar qualquer movimento em sua igreja sem antes arregimentar a congregação para caminhar na mesma direção. Infelizmente vivemos um momento da história no qual o ardor missionário - tão característico entre os batistas – tem diminuído. Acredito ser um movimento reversível se conseguirmos seguir os passos corretos e voltar ao âmago das Sagradas Escrituras.

Fale apaixonadamente da necessidade de se alcançar vidas. Saia das quatro paredes e desenvolva algo novo ou oxigene um trabalho que esteja precisando de “ajuda,” revitalize igrejas e congregações (talvez até

6

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

onde você esteja). Faça seu olho brilhar novamente. A Convenção Batista Baiana possui dezenas de frentes missionárias que necessitam de apoio logístico, equipes em campo, recursos para o avanço... Não invente a roda, faça girar melhor e mais rápida...

2. Planejar antes de fazer“Qual de vocês, se quiser construir uma torre,

primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28

Em todo processo é mister que se planeje os passos para que logremos êxito. Na obra missionária não é diferente. Convivo com equipes que visitam o campo há dez anos; recebíamos irmãos de diversas partes do mundo e de todo o Brasil. Antes que chegassem, todo o planejamento, programações, orçamentos e metas eram estabelecidos.

Se você e sua igreja desejam apoiar um trabalho missionário, estabeleça o prazo, o investimento e as ações. Não faça de qualquer jeito e/ou “chegando lá a gente vê o que precisa”, isso mostra falta de compromisso e zelo pela obra missionária. Vai visitar o campo? Seguem algumas dicas de um bom planejamento:

a) Faça um contato e tire todas as dúvidas possíveis com o obreiro em campo, reúna várias vezes sua equipe e estabeleça as ações de cada um; a tecnologia está aí e pode ajudar;

b) Planeje toda a programação antecipadamente – Chegar ao campo sem saber quais serão suas ações pode “queimar” o filme do campo e do obreiro junto à sua equipe, faça tudo (juntamente com o obreiro local) parecer perfeito.

c) Seu orçamento deve ter uma folga de pelo menos 20%, não vá com o dinheiro “contado”, imprevistos acontecem e podem prejudicar o trabalho. Se houver sobra de recursos, abençoe o obreiro ou o campo com uma oferta generosa.

Se o seu objetivo é dar suporte a um projeto ou campo missionário, nosso desafio é que o faça em longo prazo. A obra missionária precisa de tempo e atenção, muitos campos são duros e demoram a florescer. Se está começando um projeto em sua comunidade, estas premissas devem estar bem claras para a igreja e principalmente a diretoria, pois recursos serão necessários para o avanço do trabalho.

3. ExecutarEsteja sempre perto de todas as ações. Você

pode delegar, mas obter feedbacks da equipe é algo necessário, avalie cada ação e, se necessário for, corrija o rumo. Não estejam presos às tradições, elas são importantes e necessárias, mas não devem ser empecilhos no avanço missionário. Jesus subverteu toda ordem religiosa quando se assentou com a mulher samaritana, ou colheu milho e curou um enfermo no sábado, mas seu principal objetivo foi alcançado: O Reino de Deus foi pregado!

Aqui vai um alerta! Não espere que toda a igreja caminhe com você! Infelizmente nem todos possuem a visão missional (talvez você precise pregar mais sobre isso). Lidere o grupo que entende a visão e, outros virão! Aos poucos, mais pessoas estarão envolvidas. Jesus começa seu ministério com 4, vai pra 12, sobe pra 70... não seria diferente com você, caro colega.

4. AvaliarPor último nossas ações, planejamentos e

execução devem ser avaliados. Nosso objetivo é que mais ações aconteçam! Devemos sempre perseverar e melhorar nossos processos a fim de alcançarmos eficiência, redução de energia em tempo e recursos. Não tenha receio de reunir o grupo e ouvir críticas, elas nos fazem avançar e melhorar quem somos, dê feedback a sua equipe, elogie em público, mas repreenda no privado.

Com isso “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Filipenses 3:14.

Marcelo Caldas é pastor da Igreja Batista Metropolitana – Extensão Orla e Diretor da Christian Skaters Brasil atuando com Missões Urbanas. Mestrando pelo South Eastern Baptist Seminary – EUA, pós graduado em Missiologia pela Universidade Candido Mendes – RJ, Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Nordeste e professor na mesma instituição. Autor dos Livros “Missões e Tecnologia” e “Manual de Missões Urbanas – Alcançando os skatistas”. Casado com Jane e pai de Marcelo Junior, Matheus e Lucas.

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 7

2018

ONDE ESTAMOS 8

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

ONDE ESTAMOS TESTEMUNHO MISSIONÁRIO

Inicialmente gostaria de agradecer a Deus pelas bênçãos derramadas sobre nossas vidas e ministério. Digo isso porque mesmo em circunstâncias desfavoráveis, é a

presença graciosa d’Ele que alimenta nossa dedicação ao reino, assim. Abaixo descrevo com palavras destas ovelhas, dois gloriosos testemunhos dos irmãos que pertencem ao povoado Lagoa Preta, que fica a mais ou menos oito quilômetros do centro da cidade. Lá temos um grupo de irmãos e é feito um trabalho missionário nas quartas-feiras com estudos da palavra e sábados à tarde (Pr. Gilberto Ferreira dos Santos e Missionária Tânia Maria Ferreira dos Santos).

Assim, cada vez mais temos alegria de ver essas pessoas tomando a decisão de seguir a Jesus Cristo, pois creram que foram perdoadas pelo Senhor, que seus nomes estão escritos no Livro da Vida e que viverão para sempre na casa do Pai.

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando, assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. (At. 20:35).

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 9

2018

Pr. Gilberto Ferreira (In memoriam)Em 2017 o pastor Gilberto nos deixou para se apresentar na casa do Pai.

TESTEMUNHO MISSIONÁRIO

Eu sou Rosalina Andrade de Souza. Depois que aceitei a Jesus como Senhor e Salvador, aconteceram muitas coisas boas, porque, no

dia do batismo, pra mim estava no céu. Muitos foram comemorar ali o dia de ano, e eu fui pra igreja. Pra mim foi a festa mais linda do mundo, foi o dia mais feliz da minha vida, e daquele tempo pra cá tudo de bom, na igreja, na minha casa quando tem um culto, na casa dos meus filhos, tudo é bom, graças a Deus. Aconteceram muitos milagres. Pra que milagre maior do que esse daqui, que eu quase perdia meu braço, que o senhor viu o tamanho, e eu ser curada. Pra que outra coisa maior do que essa daqui (pega na perna) da circulação, eu fui para o hospital e hoje, graças a Deus, estou andando. E tem a benção do meu irmão Justino, com 87 anos, que estava quase morto, aceitou a Jesus e Ele o levantou e hoje ele e a esposa estão servindo a Jesus.

10

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

TESTEMUNHO MISSIONÁRIO

Eu sou Manoel Vitorino Dias, tenho 73 anos. Por muitos anos, procurei respostas para diversos questionamentos que eu tinha. “Quem eu era?

Um homem que vivia bebendo, sem paz e alegria, busquei-as em muitos caminhos diferentes, por muito tempo indaguei pelo motivo de viver. Talvez a formação que tive não tenha me ajudado, pois perdi meu pai muito cedo, com duas irmãs, tive que ajudar a pagar as despesas de casa. Mais tarde, perdi minha mãe, nem gosto de lembrar, porque essa situação toda me magoa muito, aí fiquei sabendo que o pastor Gilberto estava fazendo culto na casa de Francisco, um amigo nosso, daí minha esposa me chamou pra ir lá.

Quando ele terminou de falar, eu pedi para ser apresentado. Conversando comigo, aquele homem disse: “Deus tem um plano para a sua vida”, falou com tanta certeza! Minha vida estava realmente toda destruída, minha esposa com depressão, eu já tinha gastado todo o nosso dinheiro e nada. Eu muito doente, sem poder andar e outros problemas. Eu entreguei minha vida a Deus, a Jesus Cristo. Quer saber o que aconteceu comigo?

Eu nunca mais bebi. Deus restaurou a minha vida, parei de beber, parei de sofrer e encontrei o caminho do verdadeiro sucesso, Jesus Cristo, Ele é a minha salvação. Hoje eu e minha esposa, filho, nora e netos, estamos juntos na igreja, servindo a Jesus. Preciso lhe dizer ainda que muitas vezes passamos pela vida fazendo tudo errado, e quando constatamos isso é muito doloroso. Parece não haver solução. Mas Deus tem poder para nos libertar e nos colocar em um novo caminho, acredite nisso. Deus restaurou a minha vida e sou um homem muito feliz!

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 11

2018

ORDEM DO CULTO DE ABERTURA DE MISSÕES

12

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

MM CLÁUDIO CERQUEIRA

Processional Instrumental .........................................................................“Cristo, Alegria das Nações” (Ximenes)

“Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”. (Ap 15.4)

Entrada das bandeiras............................................................Brasil, Bahia, Cidades alcançadas, EvangelizaçãoPrelúdio Instrumental...............................................................“Jesus, Alegria dos Homens”(J.S.Bach)Cântico Congregacional..........................................................“No arraial do Povo de Deus há louvor”Oração InvocatóriaInspiração Musical (Coro Misto) “Com Asas D’Águia” (Hayes)

Tema: Jesus, a verdadeira alegria!Divisa: “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste, alegram-se ele diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos” (Is.9.3)Hino Oficial:Mostra de Vídeo MissionárioIntercedendo pelos Desafios Missionários em 2018É tempo de Celebrar a verdadeira Alegria:

• Na Família• Na Comunidade• No Estado

Hino..............................................................................“Canto o Novo Canto da Terra”– 549 HCC (Simei Monteiro)Leitura Bíblica Participativa – Isaias 2:2-3Dirigente: Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.Congregação: Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas;Todos: porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.Dedicação de dízimos e ofertas Cântico: “Sou Feliz” – 398 CCOração de Gratidão Mensagem musical (Solo)..........................................“ Direi ao Mundo que sou Crente”Proclamação da MensagemConsagração de Vidas para MissõesOração de Dedicação e Consagração das Vidas ao SenhorOração Final e BênçãoSaída das Bandeiras - Instrumental.........................“Avante, Cristãos Baianos” (S.C.Dubois)Poslúdio -Instrumental................................................ Idem ao tema anterior.

Na Campanha de Missões Estaduais 2018

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 13

2018

ORDEM DO CULTO DE ENCERRAMENTO DE MISSÕES

Preparando-nos para o Culto ............................................................................................Vídeo de MissõesAvisos................................................................................................................................... DirigenteMotivo do Culto .................................................................................................................. Promotor de Missões

VINDE, CELEBREMOS A JESUS CRISTO A VERDADEIRA ALEGRIA!Convite ao Culto............................. “Vem, esta é hora de adoração”............................. Ministério de Louvor Oração de LouvorCântico ............................................”Cantarei ao meu Salvador” ....................................66 HCCSaudação e Boas Vindas .................................................................................................. Ministério de Louvor

VINDE, ATENDAMOS AO SEU CHAMADO......aceitando o desafio!

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6.8)

Resultados da Campanha de Missões Estaduais 2018Leitura em Uníssono....................................................................................Tema e Divisa da Campanha 2018Louvor Congregacional.............”Hino de Missões 2018” ........................Ministério de LouvorOração de Consagração da campanha ...................................................Oração em gruposMedley de Missões (partitura em anexo) .................................................Ministério de Louvor

...Dedicando as nossas vidas e bens!“Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos”. (1 Crônicas 29:13,14)

Dedicação de Vidas e Bens....................................”Alegre” ......................403 CCOração de Dedicação

...Intercedendo por Missões!“Me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei”. (Jeremias 29.12)Leitura da Bíblia: “Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais.” (Salmos 39.12).Oração intercessória*Cântico .................................. “Cobre-me” ..................................................Ministério de Louvor

VINDE, OUÇAMOS A SUA VOZ!Mensagem MissionáriaMomento de Consagração .... “Senhor do Universo”.................................Ministério de LouvorOração FinalBênção PastoralCântico Final...........................................................................................

* Cartões com as cores da bandeira da Bahia deverão ser confeccionados com vários motivos de oração (alvo da igreja, campanha, missionários, liderança denominacional, etc.). Antes do culto, os introdutores/recepcionistas deverão distribuir os cartões para todos, sendo que, no momento de intercessão os grupos serão agrupados pelas cores destes cartões.

ROSA EUGÊNIA

14

Junta de Missões Estaduais 2018 | missoesestaduais.org

APRESENTANDO JESUS, A VERDADEIRA ALEGRIA

Quando falamos sobre a vida cristã, é comum a relacionarmos a fé, piedade, oração, testemunho... raramente a associamos com a alegria. Deste modo, pouca referência

fazemos a ela. Para ser sincera, nós cristãos a enxergamos com pouca clareza e certa desconfiança. Ora como uma emoção efêmera, ora como um grande desafio em tempos de guerra. Porque alegrar-se quando tudo vai bem é fato, mas e quando o dia mal nos sobrevêm? Aceitar o convite do apóstolo Paulo então, um desafio: Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos (Filipenses 4.4).

Contudo, nas Escrituras, a alegria é coisa séria. Propositalmente o Mestre discursou pouco antes do Getsêmani: “Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11). Como resultado de uma profunda experiência com Deus, a alegria é fruto do Espírito. Não é resultado de uma vida livre de intempéries, mas consequência da nossa confiança e fé em Cristo Jesus.

O cristão guiado pelo Espírito Santo experimenta uma alegria real e não teme o amanhã, porque crê que o seu Deus está lá. Assim como Paulo e Silas, que mesmo encarcerados e em meio a dor cantaram louvores ao Senhor. E o resultado foi a conversão do carcereiro e de sua família. Foi num dia mal que que Paulo e Silas, com alegria, cantaram louvores. Foi num dia mal que as cadeias materiais e espirituais foram quebradas e a salvação do Senhor alcançou mais uma família.

Querido(a) irmão(ã), promotor(a), o tema desta campanha é preciso, simples e oportuno. Trata-se de um resgate dos valores mais essenciais do Reino de Deus: “justiça, paz e alegria no Espírito” (grifo nosso) (Rm 14.17) e você possui um papel de fundamental importância. O privilégio de promover Missões Estaduais em sua igreja local, fazendo Jesus e os valores do reino conhecidos até os confins da terra.

Que o Senhor renove tuas forças e te acrescente fé, para que possas bendizê-lo sempre por seus feitos maravilhosos e juntos avançarmos anunciando Jesus Cristo – a nossa verdadeira alegria!

Juliana Cunha de Castro Gimenez

JUNTA DE MISSÕES ESTADUAIS 2018 15

2018

MATERIAL DA CAMPANHA DE MISSÕES 2018

*Disponível para download no site www.missoesestaduais.org

CONVENÇÃO BATISTA BAIANARua Felix Mendes, 12, Garcia.Salvador – Bahia 40.100-020

71 3014-8808 / 8810 / 8813 / 0800 284 [email protected] | www.batista.org.br