e o que fazemos pra ajudar? · ajuda de amigos, que também são sensíveis à causa animal,...

6
Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013 -- 1 -- O Grupo Irmão Animal Jornal 3 - Informativo para pais, professores e colaboradores. Dicas, sugestões e contatos com o grupo Irmão Animal através do email: [email protected] Quer colaborar? [email protected] Quer adotar? [email protected] Disque Denúncia Petrópolis: 2246-9140 - 0300 253 11 77 Núcleo de Bem estar Animal Com recursos próprios e com as doações e ajuda de amigos, que também são sensíveis à causa animal, conseguimos pagar as despesas veterinárias, medicamentos, ração, hospedagem e as castrações dos animais assistidos pelo Irmão Animal. Do enorme amor que temos pelos animais, e da vontade de dar a todos eles uma vida mais digna, sem sofrimento e livre do abandono, surgiu o grupo Irmão Animal! Tem uma frase muito bacana que resume bem no que acreditamos: “Nunca faça tudo, mas faça tudo que pode!” Desta forma, conseguimos conciliar nossas profissões, os cuidados com a nossa casa, a convivência com a nossa família e os cuidados com nossos próprios animais de estimação, com a ajuda aos animais necessitados. E o que fazemos pra ajudar? Divulgamos emails e mensagens recebidas de amigos pelos sites, lista de contatos e facebook; Resgatamos alguns animais de rua e providenciamos o restabelecimento de sua saúde, pois na maioria dos casos estão doentes; Colocamos para adoção os animais já saudáveis; Ajudamos animais de algumas comunidades carentes, com a doação mensal de ração e levando cuidados veterinários aos que necessitam e não tem condições financeiras para pagar; Em 2012 iniciamos um projeto de educação infantil que visa levar às crianças o conceito de posse responsável e de como cuidar e respeitar um animal; Mantemos alguns sites, com a atuação do grupo em Petrópolis: http://irmaoanimal.com https://www.facebook.com/irmaoanimal http://procuramospet.wordpress.com http://caespetropolis.wordpress.com https://www.facebook.com/irmaoanimal Mantemos um site, com casos do Rio: http://adocaocaes.wordpress.com https://www.facebook.com/irmaoanimalrj Mantemos um site, com casos de São Paulo: http://spadocaocaes.wordpress.com https://www.facebook.com/pages/ Irm%C3%A3o-Animal-Casos-de-SP-BA-e- outros/293409170693849 Grupo recebendo doações na praça leia neste informativo

Upload: lamkhuong

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 1 --

O Grupo Irmão Animal

Jornal 3 - Informativo para pais, professores e colaboradores.

Dicas, sugestões e contatos com o grupo Irmão Animal através do email: [email protected]

Quer [email protected]

Quer [email protected]

Disque Denúncia Petrópolis:2246-9140 - 0300 253 11 77 Núcleo de Bem estar Animal

Com recursos próprios e com as doações e ajuda de amigos, que também são sensíveis

à causa animal, conseguimos pagar as despesas veterinárias, medicamentos, ração,

hospedagem e as castrações dos animais assistidos pelo Irmão Animal.

Do enorme amor que temos pelos animais, e da vontade de dar a todos eles uma vida mais digna, sem sofrimento e livre do abandono, surgiu o grupo Irmão Animal!

Tem uma frase muito bacana que resume bem no que acreditamos: “Nunca faça tudo, mas faça tudo que pode!”

Desta forma, conseguimos conciliar nossas profi ssões, os cuidados com a nossa casa, a convivência com a nossa família e os cuidados com nossos próprios animais de estimação, com a ajuda aos animais necessitados.

E o que fazemos pra ajudar?

• Divulgamos emails e mensagens recebidas de amigos pelos sites, lista de contatos e facebook;• Resgatamos alguns animais de rua e providenciamos o restabelecimento de sua saúde, pois na maioria dos casos estão doentes;• Colocamos para adoção os animais já saudáveis;• Ajudamos animais de algumas comunidades carentes, com a doação mensal de ração e levando cuidados veterinários aos que necessitam e não tem condições fi nanceiras para pagar;• Em 2012 iniciamos um projeto de educação infantil que visa levar às crianças o conceito de posse responsável e de como cuidar e respeitar um animal;• Mantemos alguns sites, com a atuação do grupo em Petrópolis:

http://irmaoanimal.comhttps://www.facebook.com/irmaoanimalhttp://procuramospet.wordpress.comhttp://caespetropolis.wordpress.comhttps://www.facebook.com/irmaoanimal

• Mantemos um site, com casos do Rio: http://adocaocaes.wordpress.com https://www.facebook.com/irmaoanimalrj

• Mantemos um site, com casos de São Paulo: http://spadocaocaes.wordpress.com

https://www.facebook.com/pages/Irm%C3%A3o-Animal-Casos-de-SP-BA-e-outros/293409170693849

Grupo recebendo doações na praça leia neste informativo

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 2 --

Você quer nos ajudar?Sempre precisamos de:

Ração seca e úmida (latinhas ou saches) para cães e gatos, adultos e fi lhotes;

Panos (cobertores, lençóis, toalhas). Com eles fazemos caminhas para proteger nossos peludos do frio petropolitano;

Caminhas, comedouros, potes de sorvete usados, coleiras e guias;

Medicamentos de uso veterinário e humano (dipirona, buscopan).

Antipulgas (CAPSTAR, sabonete, shampoo, pepitas);

Vermífugos (cães e gatos) para adultos e fi lhotes.

Contatos: [email protected]

Agradecemos sua colaboração!

Ajuda Recebida:Num fi m de semana ensolarado, recebemos com enorme prazer e satisfação os amigos da empresa Turbomeca, que reuniram al-guns funcionários da empresa e nos trouxe-ram doações de ração para os nossos pelu-dos resgatados!

Foi uma bela e agradável manhã, onde tive-mos um gostoso bate papo com amigos e co-laboradores que estiverem presentes.Contamos também com visitas de alguns peludos resgatados pelo grupo já adotados e também para adoção.

E que mais empresas como a deles tomem esta iniciativa de fazer uma caridade.

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 3 --

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo; de fato, sempre foi somente assim que o mundo mudou."

Fritjof Capra

Miíases (bicheiras) As moscas são insetos que, embora pareçam inofensivos, podem causar transtornos aos animais domésticos.Além da veiculação de agentes causadores de doenças, como cistos de protozoários e ovos de vermes, as moscas podem ocasionar patologias importantes na pele dos animais.

Há larvas de moscas que infestam tecidos mortos (cadáveres) e outras que se multiplicam em tecidos vivos. A proliferação de larvas de mosca em tecidos vivos é chamada de miíase ou bicheira. As moscas causadoras da “bicheira” são conhecidas como “varejeiras” (Co-chliomyia hominivorax).

Quando o animal sofre um ferimento ou corte mais profundo, devemos tratar a ferida com antissépticos e, algumas vezes, antibióticos tópicos. Mas é imprescindível proteger o local contra as moscas. Ao pousarem sobre a ferida, as moscas depositam dezenas de ovos que irão eclodir, transformando-se em inúmeras larvas que se alimentarão de tecido vivo (miíase cutânea). As larvas cavam verdadeiras galerias sob a pele, causando lesões e um incômodo muito grande ao animal. As lesões podem ser tão profundas que conseguem atravessar a musculatura do animal, indo atingir órgãos vizinhos (miíase cavitária).

As larvas de moscas podem se proliferar também em tecidos não lesados. Quando a pele apresenta dermatites exsudativas (produzem líquido) que mantenham o local sempre úmido, ou naqueles animais sem condições de higiene, cujos pêlos estejam sempre molhados por urina, a “bicheira” pode aparecer.

O local acometido deve ser lavado com soluções antissépticas, e o veterinário deve examinar o local à procura de larvas em tecidos mais profundos. Produtos repelentes devem ser aplicados em todos os ferimen-tos abertos, em regiões onde é freqüente a ocorrência de moscas varejeiras (“moscas verdes”).

Existem medicamentos por via oral que, ao mesmo tempo em que controlam a infestação de pulgas, im-pedem o desenvolvimento de larvas de moscas sob a pele do animal. Informe-se com o seu veterinário.

Fonte: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?-menu=miiase.htm

Fotos ao lado de dois animais resgatados pelo Irmão Animal em estágio avançado de míiase.

Maguila

Magaiver

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 4 --

Estão para adoção:Contatos: [email protected]

"Se você não consegue se decidir entre um Pastor, um Terrier ou um Poodle, leve

todos ... adote um vira-lata!" ASPCA

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 5 --

COMO CUIDAR BEM DE UM ANIMAL GASTANDO POUCO

O alimento ideal para um cão ou gato é a ração. Ela deve ser pouco “colorida”, pois quanto mais cores tiver, mais corantes tem, e isso pode fazer mal para o animal a longo prazo.

A ração deve ser fornecida 3 vezes ao dia, se for para um fi lhote e 2 vezes ao dia, se for para um animal já adulto.

Forneça sempre água fresca, em um pote limpo. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia.

Alguns alimentos podem ser misturados à ração, para fazer render. Veja abaixo o que um animal pode comer e o que não pode comer de jeito algum!

Alimentos permitidos: Arroz cozido, batata cozida, casca de batata cozida, mandioquinha cozida, vagem, abóbora, abobrinha, cenoura, casca de cenoura cozida, couve, escarola, beterraba, casca de beterraba cozida, salsinha fresca, coentro, batata doce cozida, casca de batata doce cozida, chuchu, inhame cozido, fubá cozido (angú), banana, maçã, mamão, carne cozida, frango sem osso cozido, pescoço de frango cozido, bofe cozido, miúdos de frango cozidos. Tudo que for cozido deve ser sem sal e sem tempero.

Alimentos proibidos: Ossos cozidos (com exceção do pescoço de frango), chocolate (é altamente venenoso), açúcar, frituras, alho em excesso, cebola, chá preto, café, abacate, bebidas alcoólicas, pimenta, uva e uva passa, adoçantes, refrigerantes, folhas e caules de tomate, folhas de abacate, folhas e caules de batata, ruibarbo, folha de berinjela, folha de beterraba, sementes de frutas e frutas cítricas (laranja, limão).

Alimentos a serem evitados, mas podem ser dados raramente: Feijão, pão, leite, ovo cozido (pode dar um ovo por semana).

Receita para misturar com a ração: Faça uma panela de angú, sem tempero, misture cascas de legumes picadas (lave apenas com água antes de colocar na panela) e bofe picadinho. Cozinhe tudo muito bem. Pode fazer um panelão, que dê pra uma semana. Coloque na geladeira e misture na ração do seu animal. É um alimento muito nutritivo e faz a ração render bastante.

Colaboradores:

Rações Pasteur - 2237-2169.

https://www.facebook.com/petamado?fref=ts

Sua empresa quer entrar lutar pelo bem estar animal?Entre em contato conosco!

Informativo Irmão Animal Edição 3 - Março, 2013

-- 6 --

Campanha de conscientização do Grupo Irmão Animal

Na Páscoa, muitos animais são comprados, como se fosse produtos, brinquedos. Animais frágeis, que posteriormente acabam sendo cruelmente abandonados.

Seja Consciente!