dst para c.n

14
Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buisel Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buisel Trabalho realizado por: Trabalho realizado por: Bruno Serra n.º5 Bruno Serra n.º5 Bruno Barroca n.º6 Bruno Barroca n.º6 Caio Igarashi n.º7 Caio Igarashi n.º7 9.ºC 9.ºC Disciplina: Ciências Naturais Disciplina: Ciências Naturais Novembro 2010 Novembro 2010

Upload: claudia-bonifacio

Post on 11-Jul-2015

494 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dst para c.n

Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José BuiselAgrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buisel

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por: Bruno Serra n.º5Bruno Serra n.º5 Bruno Barroca n.º6Bruno Barroca n.º6 Caio Igarashi n.º7Caio Igarashi n.º7 9.ºC9.ºC

Disciplina: Ciências NaturaisDisciplina: Ciências Naturais Novembro 2010 Novembro 2010

Page 2: Dst para c.n

IntroduçãoIntrodução Com este trabalho, pretendemos Com este trabalho, pretendemos

transmitir algum conhecimento sobre transmitir algum conhecimento sobre as Doenças Sexualmente as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Transmissíveis (DST).

Esperemos que seja do vosso agrado Esperemos que seja do vosso agrado a apresentação sobre este tema... a apresentação sobre este tema...

Page 3: Dst para c.n
Page 4: Dst para c.n

DSTDST Doenças sexualmente transmissíveis (DST) é a Doenças sexualmente transmissíveis (DST) é a

designação pela qual é conhecida uma categoria designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como de patologias antigamente conhecidas como doenças sexuais. São doenças infecciosas que se doenças sexuais. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente, mas não só, pelo transmitem essencialmente, mas não só, pelo contacto sexual. contacto sexual.

O uso do preservativo tem sido considerado como O uso do preservativo tem sido considerado como a medida mais eficaz de prevenir a contaminação a medida mais eficaz de prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.e impedir sua disseminação.

Existem vários tipos de agentes infecciosos, entre Existem vários tipos de agentes infecciosos, entre eles estão os vírus, os fungos, as bactérias e os eles estão os vírus, os fungos, as bactérias e os parasitas, podendo gerar diferentes parasitas, podendo gerar diferentes manifestações, como feridas, bolhas ou verrugas.manifestações, como feridas, bolhas ou verrugas.

Page 5: Dst para c.n

DSTDST Algumas doenças sexualmente transmissíveis são Algumas doenças sexualmente transmissíveis são

de fácil tratamento e de rápida resolução, quando de fácil tratamento e de rápida resolução, quando tratadas correctamente. tratadas correctamente.

Outras doenças são de difícil tratamento ou Outras doenças são de difícil tratamento ou permanecem “adormecidas”. Apesar da falsa permanecem “adormecidas”. Apesar da falsa sensação de melhoria. As mulheres representam sensação de melhoria. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reacções perceptíveis ou confundem-se com as reacções orgânicas comuns do seu organismo. Isso exige orgânicas comuns do seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual da mulher, em especial aquelas com vida sexual activa, independente da idade, consultas activa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.periódicas ao serviço de saúde.

Page 6: Dst para c.n
Page 7: Dst para c.n

DSTDST Certas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a Certas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a

tempo, podem evoluir para complicações graves como tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, infecções neonatais, malformações infertilidade, infecções neonatais, malformações congénitas, e aborto (no caso de gestantes), cancro e até a congénitas, e aborto (no caso de gestantes), cancro e até a morte.morte.

Alguns grupos, especialmente religiosos, afirmam que a Alguns grupos, especialmente religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças.bastar para evitar a disseminação de tais doenças.

Existem pesquisas que afirmam que a contaminação de Existem pesquisas que afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não fiéis portadoras de DST tem pessoas monogâmicas e não fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doença em relações companheiro(a), que pode contrair a doença em relações sexuais extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso sexuais extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.incidência de doenças sexualmente transmissíveis.

No passado, o ramo da medicina que estudava as DST era No passado, o ramo da medicina que estudava as DST era denominada de venereologia, termo que caiu em desuso, denominada de venereologia, termo que caiu em desuso, pois traz muitos preconceitos, uma vez que no passado era pois traz muitos preconceitos, uma vez que no passado era sinónimo de actividade sexual com prostitutas.sinónimo de actividade sexual com prostitutas.

Page 8: Dst para c.n

DSTDST Vamos agora mostrar-vos alguns exemplos de doenças Vamos agora mostrar-vos alguns exemplos de doenças

sexualmente transmissíveis.sexualmente transmissíveis.

Page 9: Dst para c.n

SÍFILIS A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST),

causada por um agente infeccioso denominado causada por um agente infeccioso denominado Treponema Treponema PallidumPallidum. As origens da sífilis não são conhecidas. . As origens da sífilis não são conhecidas. Actualmente observa-se um aumento do número de casos Actualmente observa-se um aumento do número de casos em diversos países Europeus. em diversos países Europeus. Se não for tratada adequadamente, a sífilis pode causar Se não for tratada adequadamente, a sífilis pode causar sérios danos no sistema nervoso e no sistema sérios danos no sistema nervoso e no sistema cardiovascular. A sífilis sem tratamento pode ser fatal. cardiovascular. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.

Page 10: Dst para c.n

SIDA O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no

organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada mais debilitada e sensível a outras a pessoa infectada mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. cujo sistema imunológico funciona convenientemente.

Também podem surgir alguns tipos de tumores.Também podem surgir alguns tipos de tumores.Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a

pneumonia porpneumonia por Pneumocystis carinii, entre muitas outras. Pneumocystis carinii, entre muitas outras.

Page 11: Dst para c.n

CANCRO MOLECANCRO MOLE

O cancro mole é uma úlcera dolorosa, de O cancro mole é uma úlcera dolorosa, de entre 3 a 50 milímetros, normalmente entre 3 a 50 milímetros, normalmente localizada na glande, escroto ou lados do localizada na glande, escroto ou lados do pénis no homem, ou nos grandes ou pénis no homem, ou nos grandes ou pequenos lábios na mulher. Sangra pequenos lábios na mulher. Sangra facilmente. As suas bordas são irregulares facilmente. As suas bordas são irregulares mas bem definidas. A base apresenta um mas bem definidas. A base apresenta um material cinzento ou amarelo acinzentado.material cinzento ou amarelo acinzentado.

Page 12: Dst para c.n

HERPES GENITALHERPES GENITAL Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes. É uma Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes. É uma

doença que não tem cura e é causada pelo vírus doença que não tem cura e é causada pelo vírus Herpes Herpes SimplexSimplex. Apenas existem medicamentos que aliviam as . Apenas existem medicamentos que aliviam as dores. dores.

O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, que aparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por que aparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso. por um ardor intenso.

Page 13: Dst para c.n

ConclusãoConclusão Gostámos de realizar este trabalho Gostámos de realizar este trabalho

não só por ficarmos a conhecer não só por ficarmos a conhecer melhor as DST e os seus perigos mas melhor as DST e os seus perigos mas também por mostrá-lo às outras também por mostrá-lo às outras pessoas.pessoas.

Page 14: Dst para c.n