dropes - manual de identidade visual

22

Upload: mateus-coutinho

Post on 24-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Manual de Identidade Visual (MIV) para a camiseteria Dropes.

TRANSCRIPT

Page 1: Dropes - Manual de Identidade Visual
Page 2: Dropes - Manual de Identidade Visual
Page 3: Dropes - Manual de Identidade Visual

3

A Dropes é uma camiseteria do universo geek voltada para o público jovem, portanto ela deve possuir personalidade de comunicação com a de seu público, que utiliza como principal orien-tador a linguagem descontraída. A fim de cola-borar com a padronização na comunicação da empresa, o Manual de Identidade Visual (MIV) foi elaborado para conter as diretrizes de uso dos elementos gráficos integrantes da marca, com o propósito de garantir uniformidade nas peças visuais da empresa, o que promove sua credibilidade e memorabilidade.

SumárioVersão original .................................04Versão em negativo .........................05Margem de integridade ...................06Redução máxima .............................07Aplicação sobre outros fundos .......08Uso do símbolo ................................09Intervenções proibidas ....................10Tipografia de apoio ..........................11Material institucional .......................12

Manual de Identidade Visual

Page 4: Dropes - Manual de Identidade Visual

04

Versão original

Esta é apresentação original da marca, nas cores que identificam a loja (as quais não devem ser alteradas), portanto, ela é a ver-são preferível, devendo ser usada sempre que possível e aplicada sempre sobre fundo preto. As suas especificações cromática nos sistemas RGB, CMYK e Pantone apresentam-se a seguir:

Na elaboração das peças visual da empresa, suas colorações devem se orientar pela proporção de cores desta logo, onde o preto é usado como preenchimento, o amarelo mais claro funciona como cor dos elementos principais, e seu tom mais escuro serve como complemento.

C: 0 / M: 0/ Y: 0 / K: 100R: 0 / G: 0 / B: 0 (#000000)PANTONE Black 6 C

C: 0 / M: 25 / Y: 100 / K: 0R: 255 / G: 194 / B: 14 (#FEC10D)PANTONE 810 C

C: 0 / M: 40 / Y: 100 / K: 30R: 185 / G: 124 / B: 15 (#B97B0E)PANTONE 145 C

Page 5: Dropes - Manual de Identidade Visual

05

Versão em negativo

Apenas para casos em que a peça onde a logo é aplicada está coagida pela limitação no uso de cores, uma versão monocromática (sempre em branco) e vazada foi elaborada para ser aplicada sobre fundos de qualquer cor, deste que esta disponham de pouco ruído e contras-te suficiente para permitir legibilidade da marca.

Uma versão em preto não foi elaborada pois não foi encontrada solução que mantivesse uma relação coerente entre os componentes da logo.

C: 0 / M: 0/ Y: 0 / K: 0R: 255 / G: 255 / B: 255 (#FFFFFF)PANTONE Trans. White

Page 6: Dropes - Manual de Identidade Visual

06

Margem de integridade

A fim de garantir a integridade do logo, per-mitindo sua boa viabilização, é definida uma área de não-intervenção que serve como orientação para que elementos sejam inseri-dos apenas fora dela. Sua medida é definida proporcionalmente ao tamanho da logo, cuja região se define pela largura da letra “r” pre-sente no logotipo.

A marca, em seus arquivos originais (.EPS), já possui seus limites (extremidades) com esta zona incorporada para simplificar este processo ;)

Page 7: Dropes - Manual de Identidade Visual

07

Redução máxima

Para garantir a legibilidade do logotipo mesmo nos menores formatos, é ne-cessário não limitar a diminuição em uma determinada medida. Após teste e avaliação, foi definido que esta seria de 2,5cm, referente ao seu compri-mento em sua menor escala.

2,5 cm

Page 8: Dropes - Manual de Identidade Visual

08

Aplicação sobre outros fundos

Tendo em vista em que as aplicações das logos até então elaboradas se restringem a determinados fundos, há uma solução para quando não for possível alterá-lo conforme as dadas especificações. Nesses casos, é ne-cessário inserir a logo dentro de uma forma preta, podendo ser um círculo, quadrado ou retângulo (box), respeitando sua margem de segurança.

No caso da aplicação da logo em box re-tangular como assinatura, é proposto seu posicionamento para esta ocasião encoste a uma extremidade da peça, em referência à etiqueta externa utilizada nas camisetas

Page 9: Dropes - Manual de Identidade Visual

09

Uso do símbolo

Como elemento associativo temático, é interessante a utilização da moeda pre-sente na logo dissociada de seu texto inte-grante. Entretanto, como apenas ela não é o suficiente para identificar a marca (prin-cipalmente para quem não a conhece), esse uso deve ser condicionado apenas a aplicação como ícone ou elemento de preenchimento, quando a logo completa se encontra, em algum momento, na peça ou veículo utilizado.

Page 10: Dropes - Manual de Identidade Visual

10

Intervenções proibidas

Apesar de as diretrizes até então citadas orientarem a aplicação da logo, é preciso reforçar e deixar plenamente esclarecido o que não deve ser feito com ela para que não prejudique o reconhecimento da marca - a se-guir, alguns desses casos serão visualmente exemplificados.

Distorcer proporções Rotacionar fora de eixos (a cada 45°)

Aplicar em fundos ruidosos ouinvadir a margem de segurança

Alterar suas cores

Aplicar efeitos como borda ou sombra

Alterar a configuração da logo de alguma forma

Page 11: Dropes - Manual de Identidade Visual

11

Tipografia de apoio

A favor do caráter de preservar a exclusivi-dade identitária da logo e promover o seu destaque, a fonte Roboto, escolhida para ser utilizada quando referente a Dropes, serve como complemento, categorizando-se, também, como asserifada geométrica, mas que garante legibilidade mesmo em textos longos. Ela foi selecionada também levando em consideração sua versatilida-de (dispondo de 12 variações) e facilidade de acesso e integração, podendo ser obtida gratuitamente através do serviço Google Fonts.

Roboto ThinRoboto Thin ItalicRoboto LightRoboto Light ItalicRoboto RegularRoboto ItalicRoboto MediumRoboto Medium ItalicRoboto BoldRoboto Bold ItalicRoboto BlackRoboto Black Italic

Page 12: Dropes - Manual de Identidade Visual

12

Material institucionalPor fim, esta seção apresentará os produtos até então desenvolvidos à Dropes para orien-tar a produção de futuras peças, bem como suas especificações gráficas para impressão.

Cartão de visitas: 85x45mm, papel couché 250g/m², frente com laminação brilhosa, verso com laminação fosca.Papel timbrado: tamanho A4, papel sulfite 90g/m.Pasta de documentos: faces de tamanho B4, papel couche 250g/m², laminação brilhosa.Envelopes: faces de tamanho C4/C5, papel sulfite 115g/m².Embalagem: 26x20x15cm (largura, com-primento e altura quando montada), papel cartão 300g/m², laminação brilhosa.MIV: faces de tamanho A5, papel couché 115g/m², laminação brilhosa, lombada canoa.

Page 13: Dropes - Manual de Identidade Visual

13

Cartão de visitas

Camisetas geekswww.dropes.com.br

[email protected]

Frente Verso

Page 14: Dropes - Manual de Identidade Visual

14

Papel timbrado (A4)

http://www.dropes.com.br | [email protected]

Page 15: Dropes - Manual de Identidade Visual

15

Pasta de documentos (B4)

Lado exterior Lado interior

Page 16: Dropes - Manual de Identidade Visual

16

Envelope (C4)

Frente Verso

Page 17: Dropes - Manual de Identidade Visual

17

Envelope (C5)

Frente Verso

Page 18: Dropes - Manual de Identidade Visual

18

Embalagem

Page 19: Dropes - Manual de Identidade Visual

19

Estampa

Page 20: Dropes - Manual de Identidade Visual

2015

Page 21: Dropes - Manual de Identidade Visual
Page 22: Dropes - Manual de Identidade Visual