dp fisiologia aplicada À atividade motorafiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/dp...

6
DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORA Questões de apoio Questões (NP1) 1- A glicose é um substrato energético que apresenta algumas características e que são de grande importância para a produção de energia durante o exercício. Nesse sentido, explique qual via energética esse é o principal combustível para geração de energia. Em seguida, exemplifique em qual característica do exercício físico em relação a intensidade, volume e pausa, é utilizado de forma predominante a glicose. 2- Um dos problemas do treinamento físico, seja com atletas ou não-atletas, é a composição dos treinos combinando diferentes componentes da aptidão física. Assim, frequentemente, muitos sujeitos vêm desempenhando exercícios de força e endurance simultaneamente, embora estes esforços exijam adaptações específicas. Explique fisiologicamente porque essas atividades realizadas sequenciadas podem gerar adaptações específicas e qual seria uma possível desvantagem em treinar exercícios de força em conjunto com o treino de endurance. 3- Os sistemas energéticos dizem respeito à produção de energia através do ATP, a partir de diferentes substratos energéticos e estão relacionados com a intensidade e duração do exercício. Cada um dos processos metabólicos que serve de fonte energética para o trabalho muscular dispõe de características cinéticas próprias e diferencia-se pela especificidade peculiar da velocidade das correntes metabólicas e da reserva dos substratos utilizados (POORTMANS, 1988, apud VOLKOV, 2002). Considerando essas informações e observando a figura abaixo, explique quando cada via energética é utilizada e cite exemplos de modalidades esportivas que utilizariam cada uma dessas vias energéticas. 4-Usain St. Leo Bolt (nascido em Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um atleta jamaicano, considerado por muitos jornalistas e analistas esportivos, como o maior velocista de todos os tempos. Campeão olímpico e mundial, além de ser o detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, bem como no revezamento 4 x 100 metros. Ele, durante uma prova de 100 m rasos, realiza a prova em 9,58 segundos. Baseado no que foi exposto, explique todo o processo que representa a transferência de energia utilizada na prova supracitada pelo atleta Usain L. Bolt. 5- Explique fisiologicamente porque uma molécula de gordura fornece maior quantidade de ATP do que uma molécula de glicose. Para isso, descreva o papel da cadeia transportadora de elétrons.

Upload: vuongtuyen

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORA

Questões de apoio

Questões (NP1) 1- A glicose é um substrato energético que apresenta algumas características e que são de grande importância para a produção de energia durante o exercício. Nesse sentido, explique qual via energética esse é o principal combustível para geração de energia. Em seguida, exemplifique em qual característica do exercício físico em relação a intensidade, volume e pausa, é utilizado de forma predominante a glicose. 2- Um dos problemas do treinamento físico, seja com atletas ou não-atletas, é a composição dos treinos combinando diferentes componentes da aptidão física. Assim, frequentemente, muitos sujeitos vêm desempenhando exercícios de força e endurance simultaneamente, embora estes esforços exijam adaptações específicas. Explique fisiologicamente porque essas atividades realizadas sequenciadas podem gerar adaptações específicas e qual seria uma possível desvantagem em treinar exercícios de força em conjunto com o treino de endurance. 3- Os sistemas energéticos dizem respeito à produção de energia através do ATP, a partir de diferentes substratos energéticos e estão relacionados com a intensidade e duração do exercício. Cada um dos processos metabólicos que serve de fonte energética para o trabalho muscular dispõe de características cinéticas próprias e diferencia-se pela especificidade peculiar da velocidade das correntes metabólicas e da reserva dos substratos utilizados (POORTMANS, 1988, apud VOLKOV, 2002). Considerando essas informações e observando a figura abaixo, explique quando cada via energética é utilizada e cite exemplos de modalidades esportivas que utilizariam cada uma dessas vias energéticas.

4-Usain St. Leo Bolt (nascido em Trelawny, 21 de agosto de 1986) é um atleta jamaicano, considerado por muitos jornalistas e analistas esportivos, como o maior velocista de todos os tempos. Campeão olímpico e mundial, além de ser o detentor dos recordes mundiais nos 100 e 200 metros rasos, bem como no revezamento 4 x 100 metros. Ele, durante uma prova de 100 m rasos, realiza a prova em 9,58 segundos. Baseado no que foi exposto, explique todo o processo que representa a transferência de energia utilizada na prova supracitada pelo atleta Usain L. Bolt.

5- Explique fisiologicamente porque uma molécula de gordura fornece maior quantidade de ATP do que uma molécula de glicose. Para isso, descreva o papel da cadeia transportadora de elétrons.

Page 2: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

6- Os sistemas energéticos aeróbio, anaeróbio lático e alático, possuem características especificas inerentes às inúmeras reações químicas responsáveis pelo fornecimento de energia e pela manutenção da vida (MCARDLE, KATCH e KATCH, 2011). Na (figura abaixo) temos imagens de diferentes modalidades como, natação 50 metros; corrida de 100 metros no atletismo, e um treino de força máxima no supino. Explique qual via energética predominante em cada modalidade e cite que tipo de pausa (longa ou curta) você faria em um treinamento para esse individuo. Justifique fisiologicamente sua resposta.

7- O gráfico a seguir ilustra a dinâmica do consumo de fosfagênios durante um exercício máximo contínuo com duração aproximada de 15 segundos. De acordo com o ilustrado, o consumo é modificado ao longo do exercício. Nesse contexto, explique porque com o passar dos segundos ocorre a diminuição de creatina fosfato (CP), embora o ATP só diminua após 8 segundos de exercício.

8- Analise a imagem a seguir e explique qual via energética está sendo representado, citando o papel da creatina quinase (creatine kinase), fosfocreatina (PCr), fosfato inorgânico (Pi), adenosina difosfato (ADP) e adenosina trifosfato (ATP).

Page 3: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

9- Após um programa de treinamento de RESISTÊNCIA, nota-se na musculatura esquelética um maior fornecimento de oxigênio fazendo com que o piruvato entre no ciclo de Krebs e se decompõe progressivamente em CO2 e H2O. Diante destas adaptações bioquímicas há um aumento da utilização de gorduras e uma economia de carboidratos. Explique fisiologicamente porque essa adaptação ocorre. 10- O metabolismo energético envolve uma complexidade de mecanismos de ativação e inibição de vias responsáveis pela produção de energia (WILMORE e COSTILL, 2001). A gordura armazenada no corpo humano representa a mais abundante fonte de energia potencial, sendo oxidada pelo consumo adequado de macronutrientes e características do exercício físico. Explique fisiologicamente porque a falta de consumo de carboidratos diminui a oxidação de gorduras. 11- A velocidade é uma das capacidades físicas mais importantes a serem desenvolvidas no treinamento esportivo, sendo que sua importância varia de acordo com a modalidade (IDE, LOPES e SARRAIPA, 2010). No treinamento dessa capacidade física a pausa adequada é essencial para a melhora da performance. Explique fisiologicamente que tipo de pausa deve ser utilizado (ativa ou passiva) no treinamento da velocidade e qual a via energética predominante nesse tipo de treino. 12- A manipulação das variáveis do treinamento, volume e intensidade, provocam distintos efeitos fisiológicos nas vias de produção de energia (PRESTES et al., 2010). Essas diferenças são evidenciadas quando são aplicados os treinamentos de força máxima e de resistência de força, que provocam a liberação de prótons de H+ pela quebra de adenosina trifosfato. Explique fisiologicamente como estariam as concentrações de H+ após o treinamento de força máxima e de resistência de força. Qual seria a via energética predominante em cada um dos treinos? 13- A resistência é uma das capacidades físicas a ser desenvolvida no treinamento esportivo, em especial para a melhora do desempenho em atletas de corridas de longa duração (IDE, LOPES e SARRAIPA, 2010). No treinamento dessa capacidade física a pausa adequada é essencial para a melhora da performance. Explique fisiologicamente que tipo de pausa deve ser utilizado (ativa ou passiva) no treinamento da resistência e qual a via energética predominante nesse tipo de treino. 14- Explique fisiologicamente porque a via ATP-CP é predominantemente utilizada em treinamento de alta intensidade e curta duração ao invés da via glicolítica. 15- Explique fisiologicamente o que ocorreria com o piruvato durante um treinamento composto de tiros de corrida de 200 metros utilizando uma pausa ativa e um treinamento utilizando uma pausa passiva.

Page 4: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

Questões (NP2) 1- Uma pessoa se queixa por não estar conseguindo aumentar a massa muscular eficientemente. Em conversa com esta agonizante criatura, você descobre que ela frequenta a academia há um ano, mas devido ao trabalho, ela precisa faltar muitas vezes, não conseguindo ter regularidade. A pessoa comenta ainda com você que a força dela esta mais alta do que quando ela começou, mas o aumento de força estacionou. Considerando que o ganho de força ocorre pela associação de duas adaptações crônicas: a adaptação neural e a hipertrofia (gráfico), explique o que ocorreu com o aluno em relação a esse processo.

2- Os órgãos sensoriais proprioceptivos são muito importantes para a eficiência do movimento e para a proteção das estruturas do aparelho locomotor. Explique qual a função do órgão tendinoso de Golgi e do fuso muscular e dê um exemplo da atuação desses proprioceptores no exercício. 3- Quando uma pessoa encosta a mão em um ferro quente, ela reage imediatamente por meio de um reflexo que gera a retirada da mão do local sem a atuação imediata do sistema nervoso central. Esse mecanismo é denominado de arco reflexo. Explique resumidamente a sequência dos eventos fisiológicos responsáveis pela retirada da mão de um objeto quente e porque o sistema nervoso central não atua de forma imediata nesse processo. Justifique sua resposta. 4- No início de um programa de treinamento físico o aluno JRP, 26 anos, apresentou um rápido aumento de força muscular. Entretanto, após alguns meses de treinamento esses ganhos foram sendo reduzidos, ficando cada vez mais difícil a progressão do peso levantado. Conhecendo o sistema neuromuscular e as adaptações induzidas pelo treinamento físico sobre ele, explique porque ocorreu esse platô nos ganhos de força muscular ao longo do tempo. 5- Na academia um indivíduo sedentário colocou uma carga muito alta no exercício. Quando ele iniciou a execução houve uma perda abrupta de capacidade de produzir a contração muscular. Por outro lado, um sujeito treinado por vários anos executou o exercício com uma carga muito alta também e não obteve a mesma resposta fisiológica. Em ambos os casos está envolvido a ação de órgãos proprioceptores (OTG e Fuso muscular) que são responsáveis por essas respostas. Cite a função desses proprioceptores e porque a ação desses proprioceptores foi diferente entre o sujeito sedentário e o treinado. Justifique sua resposta.

Page 5: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

6-Em um experimento no qual se mediu a velocidade de condução do impulso nervoso, foram observados diferentes resultados para as fibras nervosas mielinizadas e para as não mielinizadas. Cite o tipo de fibra nervosa na qual a velocidade de condução é maior e explique o fator que explica a diferença de transmissão do impulso nervoso nos dois tipos de fibras. 7-Os músculos esqueléticos contraem-se quando são estimuladas, gerando encurtamento da fibra muscular. Esse processo envolve inúmeros mecanismos. Explique RESUMIDAMENTE como ocorre o processo de contração muscular, desde a chegada do impulso elétrico ao músculo até o relaxamento muscular. 8-Os músculos possuem características funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Esses aspectos definem os tipos de fibra muscular. Cite os principais tipos de fibra muscular, em relação a sua capacidade de produção de força, caráter metabólico predominante, e resistência à fadiga. 9-O que você entende por arco reflexo? Dê um exemplo e explique a importância desse processo. 10- O reflexo cruzado duplo representado na (imagem abaixo) é um importante mecanismo de defesa acionado por receptores sensoriais. Está relacionado a alguns mecanismos que ocorrem na medula espinhal e no músculo esquelético. Baseado na imagem, cite o que ocorre com os músculos extensores e flexores da perna após o sujeito pisar no prego e explique quais os mecanismos envolvidos nesse processo.

Fox (2007)

11- Ao realizar o exercício físico sobre condições de calor intenso, é possível notar um aumento na sudorese e na frequência respiratória. Explique porque ocorrem essas alterações e quais os cuidados que devem existir na prescrição de exercícios em condições de calor intenso. 12- É possível verificar que após a aclimatação ao calor, ocorre diminuição da frequência cardíaca do individuo. Explique fisiologicamente porque ocorre esse efeito.

Page 6: DP FISIOLOGIA APLICADA À ATIVIDADE MOTORAfiles.unipeftatuape.webnode.com/200000193-d849ad9430/DP FISIOLOGIA... · 2- Um dos problemas do treinamento físico, ... o consumo é modificado

13- A vasodilatação é um mecanismo importante no controle da temperatura corporal e ocorre pela inibição dos mecanismos vasoconstritores do hipotálamo. Nesse sentido, o que ocorreria com a temperatura corporal em condições de vasodilatação e vasoconstrição? Justifique sua resposta. 14- A perda de calor pode ocorrer por quatro diferentes processos: radiação, condução, convecção e/ou evaporação. Escolha um mecanismo e explique fisiologicamente como este é capaz de controlar a temperatura corporal. 15- Analisando o gráfico a seguir, foram verificadas diferentes respostas da frequência cardíaca nas temperaturas de 20º e 40º no exercício contínuo a 50% da frequência cardíaca máxima. Explique quais alterações ocorreram e quais mecanismos responsáveis por tais diferenças.

REFERÊNCIAS Wilmore, J.H. e Costill, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Editora Manole, 1 ed,

São Paulo, 2001 Foss, M.L. e Keteyian, S.J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. Editora

Guanabara Koogan, 6 ed, Rio de Janeiro, 2000. McArdle, W., Katch, F.I., Katch, V.L. Fundamentos de Fisiologia do Exercício. Editora

Guanabara Koogan, 2 ed, Rio de Janeiro, 2002..