dp 24a103 planos de aula

114
Geo Sítios 8 Escola Aulas n.º Data Turma Professor 1 e 2 Sumário Apresentação. Considerações gerais sobre a disciplina. Leitura e interpretação dos critérios de avaliação da disciplina. Apresentação do programa a lecionar no oitavo ano Material necessário para a aula de Geografia. Apresentação do manual e dos seus componentes. Critérios de avaliação da disciplina As propostas pela escola Metas curriculares As Metas encontram-se organizadas, em cada ano de escolaridade, por Domínios (correspondentes aos Temas estabelecidos nas Orientações Curriculares de Geografia). Estes encontram-se divididos em Subdomínios, que se concretizam em objetivos gerais, os quais se especificam em descritores. Na elaboração das presentes Metas teve-se em consideração: 1. O tema central da Geografia do 3.º Ciclo – À descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo e os conteúdos fundamentais que o concretizam; 2. A organização hierárquica desses conteúdos, que ditou a sequencialização dos Domínios; 3. O estabelecimento de descritores rigorosos de desempenho cognitivo dos alunos, que permitam avaliar a consecução dos objetivos. Metas curriculares, Geografia, 2013, MEC Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a apresentação de alunos e professor(a). De seguida são apresentados os critérios de avaliação que são lidos e interpretados em conjunto. O programa do oitavo ano será o próximo passo, utilizando o manual de Geografia. Os alunos escrevem no caderno diário os principais temas a serem abordados e as respetivas unidades. É ditado o material necessário para a aula de Geografia que os alunos vão escrever no caderno diário. São posteriormente apresentados os outros componentes do manual escolar, realçando o Geo Praticar que permite aos alunos um praticar em aula e o Geo Essencial que Manual Geo Praticar Geo Essencial Caderno diário Teste diagnóstico PLANO DE AULA 1

Upload: marina-machado

Post on 27-Dec-2015

25 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

EscolaAulas n.º Data Turma Professor1 e 2

SumárioApresentação. Considerações gerais sobre a disciplina.Leitura e interpretação dos critérios de avaliação da disciplina.Apresentação do programa a lecionar no oitavo anoMaterial necessário para a aula de Geografia.Apresentação do manual e dos seus componentes.

Critérios de avaliação da disciplinaAs propostas pela escolaMetas curricularesAs Metas encontram-se organizadas, em cada ano de escolaridade, por Domínios (correspondentes aos Temas estabelecidos nas Orientações Curriculares de Geografia). Estes encontram-se divididos em Subdomínios, que se concretizam em objetivos gerais, os quais se especificam em descritores.Na elaboração das presentes Metas teve-se em consideração:1. O tema central da Geografia do 3.º Ciclo – À descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo e os conteúdos fundamentais que o concretizam;2. A organização hierárquica desses conteúdos, que ditou a sequencialização dos Domínios;3. O estabelecimento de descritores rigorosos de desempenho cognitivo dos alunos, que permitam avaliar a consecução dos objetivos.Metas curriculares, Geografia, 2013, MEC

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a apresentação de alunos e

professor(a). De seguida são apresentados os critérios de avaliação

que são lidos e interpretados em conjunto. O programa do oitavo ano será o próximo passo,

utilizando o manual de Geografia. Os alunos escrevem no caderno diário os principais

temas a serem abordados e as respetivas unidades. É ditado o material necessário para a aula de Geografia

que os alunos vão escrever no caderno diário. São posteriormente apresentados os outros

componentes do manual escolar, realçando o Geo Praticar que permite aos alunos um praticar em aula e o Geo Essencial que será utilizado para um estudo sistematizado por apresentar resumos e atividades diferenciadas, acompanhadas de soluções com vista a uma autocorreção.

Segue-se o sumário da aula sendo o teste diagnóstico aplicado na última parte da aula.

Manual

Geo Praticar

Geo Essencial

Caderno diário

Teste diagnóstico

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 1

Page 2: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

PLANO DE AULA 1

UNIDADE DIDÁTICA A1 – Evolução da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor3 e 4

SumárioIntrodução ao estudo da evolução da população mundial. Os indicadores demográficos.

Objetivos das metas curriculares1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos2. Aplicar o conhecimento de conceitos para determinar indicadores demográficos

Descritores das metas curriculares

A apresentação do manual poderá fazer-se partindo do índice que mostra de imediato os grandes temas:A – População e povoamento; B – Atividades económicas.A divisão por unidades é representada por números, sendo cinco unidades em cada tema.Será de referir as diferentes rubricas que aparecem no fundo das duas páginas e que servem de orientação ao trabalho com o manual.

Este caderno de fichas pretende que o aluno, ao longo das aulas vá trabalhando diferentes itens e aprendendo alguns procedimentos, sendo um auxiliar da aula, como forma de aprender fazendo.

Este caderno de atividades destina-se especialmente ao trabalho autónomo do aluno.É constituído por resumos e esquemas que ajudam o aluno a rever os conteúdos lecionados, a preparar-se para os diferentes momentos de avaliação e a realizar atividades de forma sistemática e autónoma. A existência de soluções permite uma autocorreção e descoberta do erro como forma de aprender fazendo e corrigindo.

PLANO DE AULA 2

Page 3: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

1. Explicar a importância dos recenseamentos gerais da população para a Geografia e o ordenamento do território.

2. Definir: demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento natural, índice sintético de fecundidade, índice de renovação de gerações, índice de envelhecimento, esperança de vida à nascença, migração, saldo migratório, crescimento real ou efetivo.

3. Calcular: crescimento natural, crescimento real ou efetivo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de mortalidade infantil, saldo migratório, índice de envelhecimento.

4. Explicar o significado dos resultados obtidos através do cálculo de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas implicações do ponto de vista demográfico.

Conceitos/Conteúdos Recenseamentos. Indicadores demográficos/ Cálculo de indicadores demográficos/ Interpretação de resultados dos cálculos

de indicadores demográficos.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a apresentação da unidade temática –

Evolução da população. Leitura das páginas 6 e 7 do manual e diálogo orientado como

forma de dar resposta a algumas das questões. Visualização da apresentação multimédia 1 sobre recenseamentos,

e INE, seguida de diálogo com os alunos. Leitura do documento 1 da página 9 e interpretação do mesmo com

a realização da atividade 1. Interpretação dos indicadores demográficos com a apresentação

multimédia 2. Os alunos acompanham a apresentação através do manual

(páginas 9 a 12) com o registo no caderno das respetivas fórmulas. Parte das questões da atividade 2 da página 12 serão para TPC,

incluindo o gráfico que será objeto de explicação prévia. No final da aula será elaborado o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “Os censos através dos tempos” e “Demografia”

Geo Praticar Ficha 1 – 1º exercício Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração6 7Motivação Exploração de conteúdosPropomos que o tema População e Povoamento se inicie com uma apresentação multimédia “Censos através dos tempos”. De seguida propomos a leitura e tentativa de resposta às questões da rubrica Para começar…apresentadas nesta página.

A rubrica Para começar… inicia-se com a frase “Planeta a fervilhar”.Fazer a leitura do texto e das questões propondo aos alunos uma reflexão sobre o título.

PLANO DE AULA 2

Page 4: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração8 9Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos a visualização da apresentação multimédia “Demografia” como introdução ao estudo da demografia. Iniciando pelos recenseamentos gerais da população e o papel dos registos civis e do INE e a importância que têm para o ordenamento do território.

Os indicadores demográficos aparecem nesta página e seguintes com atividades de cálculo e análise de resultados percorrendo o que está expresso nos descritores das metas curriculares.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração10 11Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos que os alunos anotem no caderno diário todos os indicadores e respetivas fórmulas apresentadas nesta página e nas seguintes como forma de consolidar conteúdos.

Os conceitos, os cálculos e a análise de: migração, saldo migratório, crescimento real ou efetivo serão tratados ao referir a estrutura etária e a mobilidade da população.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração12Exploração de conteúdosPropomos que algumas das atividades seguintes sejam realizadas em trabalho de casa, com a intenção de consolidar os conhecimentos adquiridos.A parte final da aula será utlizada para referir as atividades que farão parte do trabalho de casa e uma breve explicação de como deverá ser elaborado o gráfico pedido na questão 1.7 da atividade 2.

UNIDADE DIDÁTICA A1 – Evolução da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor5 e 6

SumárioEvolução demográfica mundial.A evolução demográfica nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento.

Objetivos das metas curriculares3. Compreender a evolução demográfica mundialDescritores das metas curriculares

PLANO DE AULA 3

Page 5: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

1. Descrever a evolução da população a nível mundial, a partir de leitura de gráficos.2. Distinguir regime demográfico primitivo de transição demográfica, explosão demográfica e regime demográfico moderno.3. Comparar a evolução da população em países com diferentes graus de desenvolvimento.4. Explicar a evolução das taxas de natalidade e mortalidade, e de outros indicadores demográficos, em países com diferentes graus de desenvolvimento.5. Problematizar as consequências da desigual evolução demográfica em países com diferentes graus de desenvolvimento.6. Explicar o impacte dos diferentes regimes demográficos no desenvolvimento sustentável mundial.Conceitos/Conteúdos Teoria da transição demográfica. Explosão demográfica. Países desenvolvidos/países em desenvolvimento.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a evolução demográfica mundial com a análise do gráfico e

da tabela existente no manual. Fazer a leitura do texto sobre o regime demográfico primitivo e

passando À revolução demográfica perceber quais as causas da grande descida da taxa de mortalidade, principalmente nos países que viram acontecer a 1ª Revolução Industrial no século XVIII.

A leitura do gráfico das fases do aumento populacional é o passo seguinte, tendo com ponto a explosão demográfica com uma projeção para 2050.

O Doc. 2 que apresenta o marco dos sete mil milhões, deve ser analisado para que os alunos percebam o aumento populacional contínuo.

A Teoria da transição demográfica é analisada partindo de uma apresentação multimédia e do gráfico que apresenta as quatro fases e as respetivas características.

A parte final da aula é destinada à grande diferença entre a evolução da população nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Assim os alunos vão diferenciar os países quanto ao grau de desenvolvimento, partindo da leitura do Doc. 3 e da observação do mapa desdobrável 1.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “Evolução da população mundial”

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração13MotivaçãoPropomos que se inicie a evolução demográfica mundial com a análise do gráfico existente na página. De seguida, partindo de uma leitura atenta e observação de gráficos e mapas os alunos poderão distinguir como evoluiu e quais as etapas do crescimento populacional mundial.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração14 15

PLANO DE AULA 3

Page 6: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA revolução demográfica é apresentada partindo da descida da taxa de mortalidade com as causas que lhe estão subjacentes.A elaboração da atividade 3 permite uma comparação entre os dois regimes.

A explosão demográfica é apresentada através de um gráfico com a projeção até 2050, que permite uma melhor compreensão dos dois momentos referidos anteriormente, da explosão demográfica e do regime demográfico moderno.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração16 17Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAs quatro fases da teoria da transição demográfica são apresentadas através de um gráfico que apresenta o comportamento da natalidade, mortalidade e crescimento natural. A atividade 4 permite um trabalho no gráfico e a perceção das diferentes fases.

Esta página deve ser trabalhada em conjunto com o mapa desdobrável 1, que apresenta os níveis de desenvolvimento dos países a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013.Propomos ainda a leitura do Aprende mais para os alunos perceberem as grandes diferenças.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração18Exploração de conteúdosAs disparidades do mundo atual são apresentadas nas duas tabelas que lado a lado apresentam características dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.Propomos a atividade 5 com trabalho a partir do mapa desdobrável, com vista a uma aprendizagem pela descoberta. A questão dos países emergentes remete o aluno para a página 173 (NPI).

UNIDADE DIDÁTICA A1 – Evolução da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor7 e 8

SumárioComportamento dos indicadores demográficos no mundo.Elaboração de atividades do manual e do Geo Praticar.

PLANO DE AULA 4

Page 7: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Objetivos das metas curriculares3. Compreender a evolução demográfica mundialDescritores das metas curriculares3. Comparar a evolução da população em países com diferentes graus de desenvolvimento.4. Explicar a evolução das taxas de natalidade e mortalidade, e de outros indicadores demográficos, em países com diferentes graus de desenvolvimento.5. Problematizar as consequências da desigual evolução demográfica em países com diferentes graus de desenvolvimento.6. Explicar o impacte dos diferentes regimes demográficos no desenvolvimento sustentável mundial.Conceitos/Conteúdos Indicadores demográficos/ Interpretação de indicadores demográficos a nível mundial. Regimes demográficos em países com diferentes graus de desenvolvimento.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com um feedback sobre os indicadores

demográficos. A etapa seguinte é analisar o mapa da taxa de natalidade,

realizando a atividade 6, lendo e interpretando o Doc 4. A atividade 7 será o próximo passo, fazendo, de seguida, a leitura

do texto sobre a fecundidade. Em relação à mortalidade e à mortalidade infantil, os alunos vão

realizar a atividade 8, analisando o mapa e o gráfico e tirando conclusões.

O mesmo procedimento será feito para a esperança de vida à nascença.

Em relação ao crescimento natural, os alunos iniciam a leitura e interpretação do gráfico da figura 14.

Transcrevem, de seguida, para o caderno as características do crescimento natural apresentadas nos dois quadros e realizam a atividade 10.

Na parte final da aula vão ler o Doc. 6 e a tabela que apresenta os principais desafios para a população mundial.

Passam finalmente à realização das atividades constantes do Geo Praticar (ficha 1).

A atividade 11 fica para trabalho de casa e poderá ser realizada em grupo.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 1) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração19Exploração de conteúdosA análise do mapa e a leitura do Doc. 4 permitem uma primeira abordagem ao comportamento dos indicadores demográficos.Propomos a leitura atenta dos fatores que explicam as diferenças nas taxas de natalidade a nível mundial.

PLANO DE AULA 4

Page 8: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração20 21Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAs figuras 9 e 10 podem ser exploradas a par do Doc. 5 como forma de mostrar as grandes disparidades mundiais ao nível da fecundidade.

A análise do mapa e do gráfico permite que os alunos se consciencializem das grandes disparidades mundiais, principalmente no que diz respeito à mortalidade infantil.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração22 23Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA análise do mapa e a elaboração da atividade propostas permitem uma visão global das grandes diferenças entre países no que diz respeito à esperança de vida à nascença, pelo que é importante utilizarem o mapa desdobrável 1 que é apresentado com as mesmas cores da tabela constante nesta página.

Explorar os diferentes documentos apresentados na página, através da realização da atividade 10.Os alunos devem transcrever, para o caderno, as características do crescimento natural apresentadas nos dois quadros, como forma de síntese.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração24Exploração de conteúdosEsta página propõe uma última reflexão sobre o futuro populacional.A atividade 11,proposta para TPC, poderá ser elaborada em grupo e ser apresentada à turma no final da unidade como forma de síntese da evolução da população.

UNIDADE DIDÁTICA A1 – Evolução da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor9 e 10

SumárioEstrutura etária da população.

PLANO DE AULA 5

Page 9: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

O planeamento familiar e as políticas demográficas natalista e antinatalista.A evolução da população em Portugal. Realização de atividades.

Objetivos das metas curriculares4. Representar a estrutura etária da população e compreender a adoção de diferentes políticas demográficas.6. Compreender a implementação de políticas demográficas tendo em consideração a realidade demográfica de um país.5. Compreender a diversidade demográfica em Portugal, através da análise de pirâmides etáriasDescritores das metas curriculares1. Caracterizar a estrutura etária da população, a partir da construção de pirâmides etárias de diferentes países.2. Identificar fatores que interferem na evolução da composição da população por grupos etários e sexo.3. Discutir as consequências da evolução da composição da população por grupos etários e sexo, assim como a necessidade de um ajustamento permanente entre os comportamentos demográficos e os recursos disponíveis.1. Distinguir políticas antinatalistas de políticas natalistas, enumerando medidas que promovam o aumento e a diminuição da natalidade.2. Referir exemplos de países onde são implementadas políticas natalistas e políticas antinatalistas.3. Discutir as políticas demográficas implementadas e a implementar em Portugal em função da sua realidade demográfica.1. Comparar, com recurso a pirâmides etárias, a evolução da estrutura etária da população em Portugal, nas últimas décadas.2. Comparar as realidades demográficas regionais em Portugal.Conceitos/Conteúdos Estrutura etária / pirâmide etária/ grupos etários / classes ocas/ índice de envelhecimento. Política demográfica/ política natalista/ política antinatalista. Evolução da população portuguesa.Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a apresentação multimédia (4 diapositivos) sobre as

pirâmides etárias e a sua análise. Segue-se a análise das pirâmides a nível mundial, utilizando o manual e a

apresentação multimédia. Sobre as políticas demográficas os alunos vão ler os documentos da

página 29 e realizar a atividade 15. Sobre a evolução da população portuguesa, os alunão vão ler e interpretar

os diferentes documentos (gráficos e Doc. 7) respondendo oralmente às atividades 16 e 17.

De seguida, e já com os conhecimentos adquiridos, os alunos vão realizar as fichas 2 e 3 do Geo Praticar, ficando para trabalho de casa o que não conseguiram fazer ao longo da aula.

O sumário será ditado no final da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do Professor Apresentação multimédia

“Estruturas e comportamentos demográficos”

Geo Praticar (Fichas 2 e 3) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração25MotivaçãoA apresentação multimédia será o mote para a aula juntamente com as características de uma pirâmide etária apresentadas na

PLANO DE AULA 5

Page 10: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

página.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração26 27Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos a observação e análise das diferentes pirâmides, existentes na página, com a divisão por grupos etários e a caracterização das mesmas.Esta análise é acompanhada da apresentação multimédia “Estruturas e comportamentos demográficos”.

O texto apresentado na rubrica Aprende mais poderá ser lido, interpretado e discutido com vista à apreensão do descritor das metas curriculares.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração28 29Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAs políticas natalista e antinatalista estão caracterizadas por tópicos, permitindo uma melhor comparação das mesmas.

Os textos devem ser lidos e interpretados, tendo como fim a realização da atividade em diálogo com os alunos e relembrando o já descrito na página anterior.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração

30 31Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA evolução da população em Portugal inicia-se com a leitura do texto do manual, seguindo-se a realização da atividade 14 com a interpretação dos dois gráficos.

Nesta página o Doc. 7 e as três pirâmides etárias mostram o passado o presente e o futuro da população portuguesa.Propomos que se comparem as pirâmides etárias portuguesas com as pirâmides etárias apresentadas na página 26. Os alunos poderão concluir que estamos perante um país desenvolvido, com um elevado envelhecimento e continua quebra de população jovem.Propomos a realização da atividade em diálogo com os alunos.

UNIDADE DIDÁTICA A1 – Evolução da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor11 e 12

PLANO DE AULA 6

Page 11: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 1.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 1 a 5).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

Para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 1.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Fichas 1,

a e 3) Avaliação: Teste de

etapa 1 e Teste de escolha múltipla 1

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração32 33Exploração de conteúdos Exploração de conteúdos

PLANO DE AULA 6

Page 12: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Propomos que a rubrica Estuda um caso… seja referida no início da aula e passe para um trabalho de casa, para depois ser apresentado à comunidade, numa exposição.

Utilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração34 e 35Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

UNIDADE DIDÁTICA A2 – Distribuição da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor

PLANO DE AULA 7

Page 13: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

13 e 14

SumárioDistribuição da população mundial.Fatores que influenciam a distribuição da população.As grandes concentrações populacionais.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a distribuição da população mundial2. Compreender a distribuição da população em PortugalDescritores das metas curriculares1. Distinguir população total de população relativa/densidade populacional.2. Descrever a distribuição da população mundial, a partir de mapas, através da localização dos principais vazios humanos e das grandes concentrações populacionais.3. Explicar os fatores naturais e humanos que influenciam a repartição mundial da população.1. Interpretar a distribuição da população em Portugal a partir da leitura de mapas, destacando a litoralização e a bipolarização da sua distribuição.2. Explicar os principais fatores que influenciam a distribuição da população em Portugal.Conteúdos População total, população relativa/densidade populacional, ecúmena, anecúmena, focos populacionais,

vazios humanos, Fatores que influenciam a distribuição da população mundial e portuguesa.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a rubrica Para começar…Os alunos vão tentar

responder às diferentes questões e descobrir quais são alguns dos sítios mais agradáveis ou mais repulsivos para viver.

Partindo de uma apresentação multimédia os alunos vão iniciar a temática pela observação de mapas e gráficos.

Em relação aos fatores que influenciam a distribuição da população, os alunos vão escrever no caderno diário os fatores atrativos e repulsivos, ficando assim com uma pequena síntese.

As atividades propostas serão realizadas (com exceção da questão 1 da atividade 4 que será para TPC).

Em relação às grandes concentrações populacionais os alunos poderão fazer uma contínua análise dos mapas apresentados que estão divididos pelos grandes focos populacionais.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “Quantos somos? Como nos distribuímos?”

Geo Praticar (Ficha 4 - questões 1 e 2)

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 14: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração36 37Motivação Exploração de conteúdosQuestionar os alunos “Qual o melhor sítio para viver?” poderá ser uma das formas de iniciar esta temática, lendo e tentando dar algumas respostas às questões apresentadas na página e tentando dar respostas às mesmas.

Esta página sugere uma outra faceta dos lugares mais inóspitos que não são tão favoráveis à permanência do ser humano.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração38 39Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos a utilização da apresentação multimédia “Quantos somos? Como nos distribuímos?” como forma de motivar os alunos para a temática, sendo apresentada em vários momentos da aula.

Propomos a escrita no quadro dos lugares que os alunos referem e a divisão entre fatores naturais e humanos, levando os alunos a fazerem uma listagem no caderno diário desses fatores.A leitura e interpretação do documento Aprende mais…será uma forma de perceber os fatores atrativos e repulsivos.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração40 41Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA atividade proposta permite aos alunos o adquirir de prática de leitura e interpretação de gráficos. Dessa análise, os alunos podem compreender as áreas atrativas e repulsivas.

Propomos a comparação entre os dois mapas (página 38 e página 41) como forma de trabalho final, após a realização da atividade 4. Os alunos ao comparar os mapas devem aperceber-se das diferentes formas cartográficas apresentadas.A elaboração do gráfico (atividade 4 – questão 1) poderá ser remetida para trabalho de casa.

(continua)

PLANO DE AULA 7

Page 15: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração42 e 43Exploração de conteúdosLeitura do mapa e realização da atividade 5.Relacionar a densidade populacional da Ásia com os fatores que explicam essa concentração.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração44 e 45Exploração de conteúdosLer e interpretar os mapas com o auxílio dos fatores que explicam as grandes concentrações.A atividade proposta remete os alunos para os fatores atrativos e repulsivos da concentração populacional.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração46Exploração de conteúdosLer e interpretar o mapa relacionando com os fatores atrativos e repulsivos da região.Voltar à apresentação 5 e passar o diapositivo 6 e 7.Se possível ligar a http://www.poodwaddle.com/Stats/Os alunos enquanto realizam a atividade 1 e 2 da ficha 4 do Geo Praticar podem ver como a população aumenta e em que sítios aumenta mais.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 7

PLANO DE AULA 8

Page 16: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A2 – Distribuição da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor15 e 16

SumárioOs vazios humanos.Distribuição da população em Portugal.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a distribuição da população mundial2. Compreender a distribuição da população em PortugalDescritores das metas curriculares2. Descrever a distribuição da população mundial, a partir de mapas, através da localização dos principais vazios humanos e das grandes concentrações populacionais.1. Interpretar a distribuição da população em Portugal a partir da leitura de mapas, destacando a litoralização e a bipolarização da sua distribuição.2. Explicar os principais fatores que influenciam a distribuição da população em Portugal.Conceitos/Conteúdos Vazios humanos, litoralização, despovoamento, bipolarização urbana. Fatores que influenciam a distribuição da população portuguesa

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a temática com um brainstorming a partir da frase “Quais os

piores sítios para viver? Usando a apresentação multimédia e as respostas dos alunos, os alunos vão ler a tabela que apresenta os principais fatores que explicam os vazios humanos, realizando posteriormente a atividade 7.

Iniciar a distribuição da população em Portugal pela análise do mapa da densidade populacional por concelho, localizando a área onde se situa a escola e fazendo a comparação com outros locais.

Realizar a atividade 8 que será corrigida oralmente. Escrever no caderno diário as características da distribuição da

população portuguesa, ficando assim, com um registo, a par da visualização dos últimos diapositivos da apresentação multimédia 5, referentes a Portugal.

Passando para o caderno de atividades Geo Praticar, os alunos vão responder às questões da página 10 que fazem parte da ficha 4.

A rubrica Estuda um caso… será objeto de leitura em espaço aula e passará para trabalho de casa.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Apresentação

multimédia “Quantos somos? Como nos distribuímos?”

Geo Praticar (Ficha 4 atividades 2.4, 3 e 4)

Dossiê do professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 17: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração47MotivaçãoIniciar esta temática com uma questão“Quais os piores sítios para viver?”As respostas poderão ser escritas no quadro e posteriormente escritas no caderno diário quando se fizer a comparação com o quadro existente nesta página.De seguida propomos a visualização do diapositivo 5 da apresentação multimédia.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração48 49Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosComeçar por localizar a área da escola no mapa da densidade populacional existente na página. De seguida fazer uma leitura do mapa e compreender em que municípios existem as maiores e menores densidades populacionais.

De seguida descobrir as razões das assimetrias existentes com a leitura do Doc. 1 e com a realização da atividade 8. Por fim elaborar uma síntese no caderno diário sobre a distribuição da densidade populacional em Portugal.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração50Exploração de conteúdosSerá feita a leitura do Doc. 2 com a intenção de referir um caso de elevada densidade populacional. As questões da atividade 9 serão para realizar em TPC.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 8

Page 18: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A2 – Distribuição da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor17 e 18

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 2.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 7 a 8).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 2.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 4) Livro do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Avaliação: Teste de etapa 2 (Grupo I) e Teste de escolha múltipla 2

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

PLANO DE AULA 9

Page 19: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração50 51Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos que a rubrica Estuda um caso… seja corrigida no início da aula.

Utilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração52 e 53Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 9

Page 20: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA A3 – Mobilidade da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor19 e 20

SumárioA mobilidade da população. As características das migrações.As causas e consequências das migrações.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender as causas e as consequências das migraçõesDescritores das metas curriculares1. Distinguir migração de emigração e de imigração.2. Caracterizar diferentes tipos de migração: permanente, temporária e sazonal; externa e interna; intracontinental e intercontinental; clandestina e legal; êxodo rural.3. Explicar as principais causas das migrações.4. Explicar as principais consequências das migrações nas áreas de partida e nas áreas de chegada.Conceitos/Conteúdos Mobilidade da população, migração, movimentos populacionais, emigração, imigração, emigrante,

imigrante, saldo migratório, crescimento efetivo, migração interna, migração externa ou internacional, pressão demográfica.

Tipos de migrações, políticas demográficas, causas e consequências das migrações.

Momentos didáticos Material/Recursos Sugere-se a utilização desta frase para iniciar esta unidade. “Nos países em desenvolvimento, a urbanização é um fenómeno

diretamente demográfico, resultante de população que o campo não consegue alimentar dentro das atuais condições técnicas e sociais.”

Pierre George

Utilizando a frase e as questões apresentadas na rubrica Para começar… assim como do conhecimento prévio dos alunos será iniciada a unidade sobre mobilidade da população.

Os alunos vão passar para o caderno cada um dos termos apresentados no Toma nota e vão dar exemplos, ao mesmo tempo que é vista a apresentação multimédia (diapositivos 1, 2 e 3). Continuando com a apresentação multimédia os alunos vão classificar os tipos de migrações a partir da leitura da tabela existente no manual.

Sobre as políticas migratórias, os alunos vão ler os Docs 1 e 2 respondendo à atividade 4.

Novamente com a visualização da apresentação multimédia 6 e com os textos apresentados no manual os alunos vão compreender as causas das migrações transcrevendo para o caderno o esquema e realizando a atividade 5.

Observando a tabela que apresenta as consequências nas áreas de partida e de chegada, os alunos realizam a atividade 6.

De seguida passam para a ficha 5 do Geo Praticar que será objeto de trabalho de casa, na parte final.

Por fim será elaborado o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “A mobilidade da população”

Geo Praticar (Ficha 5) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 10

Page 21: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração54 55Motivação Exploração de conteúdosUtilizando as questões apresentadas e o conhecimento dos alunos dá.se início à temática, relatando casos conhecidos de emigração e imigração.

Fazendo a leitura da página e tentando dar resposta às questões os alunos vão aperceber-se de como os cidadãos da União Europeia podem transitar nos Estados-membros sem necessitar de passaporte.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração56 57Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA unidade inicia-se com a distinção entre os termos principais que irão acompanhar todo o tema da mobilidade da população. Propomos a comparação entre os três textos e imagens apresentadas na página.

Os alunos vão passar as fórmulas para o caderno e realizar a atividade 2.A leitura e interpretação do texto final da página dá uma primeira perspetiva das consequências da mobilidade da população.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração58 59Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosOs tipos de migrações serão objeto de estudo partindo da tabela e da realização da atividade.

Optamos por incluir as políticas migratórias pois, além de estarem na ordem do dia, apresentam algumas características importantes para Portugal, já que fomos considerados o melhor país em políticas de integração de imigrantes, como os alunos podem compreender a partir da leitura do Docs. 1 e 2.

Página(s) do Manual60 61 62Exploração de conteúdos Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPoderá ser utilizado um brainstorming com o intuito de os alunos chegarem às causas através de exemplos. Assim propomos escrever no quadro Causas das migrações, pedindo aos alunos alguns exemplos de migrações. Posteriormente poderá ser feito o agrupamento por causas e assim chegar ao esquema que poderá ser realizado no caderno.

A leitura contínua dos textos que acompanham as imagens será uma forma de compreender as causas das migrações, a par da realização da atividade.

Sendo as consequências das migrações um dos pontos fundamentais da atualidade da população mundial, propomos a realização de um pequeno debate sobre este assunto, tendo sempre presente a tabela apresentada na página.Poderá ser pedido aos alunos que relatem casos de imigrantes ou emigrantes conhecidos e que consequências trouxeram para os países de origem e de acolhimento.

PLANO DE AULA 10

Page 22: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A3 – Mobilidade da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor21 e 22

SumárioOs grandes ciclos migratórios internacionais.As migrações em Portugal.

Objetivos das metas curriculares2. Compreender os grandes ciclos migratórios internacionais3. Compreender, no tempo e no espaço, as migrações em PortugalDescritores das metas curriculares1. Caracterizar os grandes ciclos migratórios internacionais, através da interpretação de mapas com os fluxos migratórios.2. Localizar as principais regiões/países de origem da população migrante e principais regiões/países de destino da população migrante.3. Caracterizar a população migrante.4. Referir os fatores atrativos/repulsivos que influenciam as migrações.5. Discutir a importância dos movimentos migratórios na redistribuição da população europeia e mundial.1. Caracterizar a evolução temporal da emigração em Portugal.2. Localizar os principais destinos da emigração portuguesa.3. Caracterizar a evolução da imigração em Portugal, referindo as principais origens dos imigrantes.4. Caracterizar a situação atual de Portugal no contexto das migrações internacionais.Conceitos/Conteúdos Ciclos migratórios internacionais, fluxos migratórios na Europa, migrações em Portugal.Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com um diálogo sobre os grandes fluxos migratórios

da História. Fazer a leitura do texto da página 63 e interpretar o mapa, realizando, de seguida, a atividade 7.

Passar aos fluxos migratórios europeus através da leitura do Doc 3, realizando a atividade 8.

Em relação às migrações em Portugal, iniciar com um diálogo sobre o conhecimento dos alunos, dos seus familiares, ou eles próprios que tenham casos de migrações no nosso país.

Fazer a leitura da página 65 e caracterizar as migrações internas e externas em Portugal, escrevendo uma síntese no caderno diário.

Sobre a emigração e imigração em Portugal, reforçar um diálogo em que se privilegie o conhecimento dos alunos, referindo casos de emigração e imigração.

O crescimento efetivo em Portugal caracterizado pela leitura e interpretação do gráfico da figura 9.

Antes de terminar a aula será feita a leitura e observação das imagens da rubrica Estuda um caso… que será objeto de trabalho de casa.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 11

Page 23: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração

63MotivaçãoEm diálogo, partindo do título da página, relatar alguns dos grandes ciclos migratórios ao longo da História – colonizadores europeus para o Novo Mundo; Fuga dos judeus, etc.Através da observação do mapa e da realização da atividade 7 compreender os grandes fluxos migratórios atuais.Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de

exploração64 65Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAtravés da leitura do Doc. 3 e da elaboração da atividade, os alunos vão compreender como se comportaram os fluxos migratórios na Europa até à atualidade.

Iniciar esta temática com o contributo dos alunos de casos conhecidos de emigração portuguesa.Partindo desses testemunhos identificar o tipo de migrações efetuadas e as consequências para Portugal da emigração.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração

66 67Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAnalisar os mapas que apresentam a emigração em duas épocas distintas do século XX, elaborando a atividade 10.Propomos um diálogo a partir da leitura da última frase sobre a emigração atual utilizando as seguintes questões:Quem emigra?Porque emigra?Para onde emigra?

A imigração é um fenómeno recente no nosso país. Propomos um diálogo com os alunos que sejam imigrantes. No caso de não existir, na turma, propomos que os alunos reflitam sobre o que na sua área de residência poderá mostrar a existência de imigrantes.Através do gráfico do crescimento efetivo compreender o fenómeno atual de nova emigração em Portugal e o decréscimo populacional.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração

68Exploração de conteúdosO trabalho proposto no Estudo um caso poderá ser iniciado na aula e terminado em casa e ser exposto para a comunidades escolar, por exemplo na biblioteca.O dia internacional dos refugiados é a 20 de junho. O trabalho poderá ser guardado para expor nessa época, apesar de ser no fim do ano letivo.

PLANO DE AULA 11

Page 24: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A3 – Mobilidade da população mundial

EscolaAulas n.º Data Turma Professor23 e 24

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 2.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 10 a 11).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa,

especialmente a ficha 5 do Geo Praticar. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 3.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 5) Livro do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial Avaliação: Teste de

etapa 2 e Teste de escolha múltipla 3

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 12

Page 25: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração69Exploração de conteúdosUtilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração70 e 71Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 12

Page 26: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A4 – Cidades, principais áreas de fixação humana

EscolaAulas n.º Data Turma Professor25 e 26

SumárioAs cidades – definição de cidade e critérios utilizados.Origem e crescimento das cidades.As megacidades.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a origem e o crescimento das cidadesDescritores das metas curriculares1. Referir critérios utilizados na definição de cidade.2. Referir fatores responsáveis pelo surgimento das cidades.3. Explicar os principais fatores de crescimento das cidades em países com diferentes graus de desenvolvimento.4. Explicar o processo de formação de uma área metropolitana e de uma megalópolis, localizando as principais megalópolis, a nível mundial.5. Discutir as consequências do forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento.Conceitos/Conteúdos Cidade, urbanização, taxa de urbanização, espaço rural, espaço urbano, subúrbio, metrópole, área

metropolitana, conurbação, megalópolis, megacidade. Definição de cidade – critérios de definição de cidade, Urbanização no mundo, crescimento das cidades,

megacidades no mundo.

Momentos didáticos Material/Recursos O conceito de cidade pode ser dado a partir da exploração das frases em

conjunto com a rubrica Para começar…“A urbanização modifica profundamente o meio onde se insere” Jacques

Véron“As cidades são concentrações de pessoas, edifícios e máquinas, com

determinadas funções económicas” James H. Johnson“A cidade corresponde a uma forte concentração da população numa área

restrita e edificada. Cidade é o principal foco de atração populacional e industrial de uma região” Max Derruau

Após a discussão sobre as frases poderá ser utilizada a técnica de brainstorming. Os alunos vão escrever ao quadro, palavras que sugerem cidade. No fim serão agrupadas para criar o conceito de cidade, segundo os critérios apresentados no manual.

A taxa de urbanização será compreendida através da atividade 1. Os alunos passam para o caderno a fórmula. A questão 1.2 e 1.3 da atividade ficam para trabalho de casa.

Sobre o surgimento das cidades os alunos vão ler os Documentos, tirando conclusões e passando às formas de aglomeração urbana. As megacidades serão apreendidas em conjunto tabela/ mapa desdobrável 2. A atividade 3 também seja objeto de trabalho de casa.

De seguida será realizada a ficha 6 do Geo Praticar (questões 1 e 2). O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das

atividades no Livro do professor

Geo Praticar (Ficha 6 - questões 1 e 2)

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 13

Page 27: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração72 73Motivação MotivaçãoIniciar pela leitura da página e, em diálogo, os alunos vão tentar dar resposta às questões, identificando grandes cidades como Tóquio, Cidade do México, Mombay, etc.

Em diálogo responder à primeira questão com casos conhecidos de problemas das cidades: trânsito, lixo, pobreza, poluição, etc.As questões seguintes podem ser motivo para pensarem na cidade onde os alunos vivem ou numa próxima e pensar como poderia ser a cidade “verde”.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração74 75Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPara a definição de cidade os alunos vão ler os três critérios, assim como a recomendação da ONU.Posteriormente vão passar para o caderno os critérios utilizados na definição de cidade.

A apresentação do artigo 13 da lei portuguesa nº 11/82 permite aos alunos compreender como uma vila pode ser elevada à categoria de cidade em Portugal, assim como comparar o valor quantitativo com os países acima referidos.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração76 77Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosO gráfico apresenta a taxa de urbanização no mundo. Propomos a elaboração da atividade 1 questão 1.1 com os alunos tirando conclusões.As questões 1.2 e 1.3 ficam para TPC.

Sobre o surgimento das cidades são apresentados os Documentos e imagens elucidativas que permitem aos alunos uma viagem pelas cidades, como cresceram e se espalharam pelo Mundo.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração78 79Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA expansão das cidades é referida partindo das características do espaço urbano. Após a leitura dos diferentes espaços, os alunos vão ler o documento que apresentam as definições das novas formas de aglomerações urbanas: metrópole, área metropolitana, conurbação e magalópoles.

Em relação às megacidades poderá ser feita uma localização no mapa desdobrável 2 percebendo como algumas cidades deixam de ter tanta importância, conforme vão dominando megacidades de países em desenvolvimento.A atividade 2 será para TPC.

PLANO DE AULA 13

Page 28: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA A4 – Cidades, principais áreas de fixação humana

EscolaAulas n.º Data Turma Professor27 e 28

SumárioSoluções para os problemas das cidadesAs cidades sustentáveis.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a origem e o crescimento das cidadesDescritores das metas curriculares6. Mencionar possíveis soluções para os problemas das cidades.7. Discutir a importância das cidades sustentáveis.Conceitos/Conteúdos Impactes e soluções do crescimento das cidades. As cidades sustentáveis. A importância das cidades de pequeno e média dimensão.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula pela observação das figuras 11, 12 e 13 realizando um

brainstorming sobre os problemas nas cidades. Os alunos escrevem no caderno as palavras que também consideram problemas.

Passar à leitura dos quadros existentes na página. Os alunos acrescentam aquilo que estava em falta. De seguida será pedido aos alunos as soluções que eles conhecem para reduzir os impactes.

Partindo para a leitura do quadro da página 81 os alunos vão, desseguida, continuar a escrever no caderno as soluções usando as frases apresentadas no espaço verde dos quadros.

Para o estudo das cidades sustentáveis, os alunos vão ler os três documentos e realizar a atividade 3 do manual.

Poderão ser apresentados outros casos conhecidos de intervenção nas cidades, como o caso do programa POLIS.

De seguida vão realizar a ficha de trabalho 7 do Geo Praticar e fazer a respetiva correção.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 7) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

PLANO DE AULA 14

Page 29: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração80 81Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosBrainstorming sobre os impactes do crescimento urbano.Segue-se a leitura e interpretação das figuras e dos quadros.

Iniciar com a leitura e interpretação do texto existente na rubrica Geo Sítio…Passar à leitura das soluções para os problemas urbanos, referindo ainda as figuras 14, 15 e 16 que mostram algumas das soluções para as cidades, como os parques, as áreas pedonais e a reabilitação de edifícios.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração82 83Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar a temática com a leitura e interpretação do texto existente na rubrica Geo Sítio… e a análise das figuras no antes e depois da intervenção.Ler o Toma nota que refere o conceito de sustentabilidade e encontrar no texto aquilo que se revela como sustentabilidade nesse espaço da cidade do Porto.

Ler os documentos 4 e 5 e responder à atividade 3.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 14

Page 30: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A4 – Cidades, principais áreas de fixação humana

EscolaAulas n.º Data Turma Professor29 e 30

SumárioA organização morfofuncional das cidades: funções e áreas funcionais.A inter-relação entre espaço rural e urbano.As cidades em Portugal.

Objetivos das metas curriculares2. Compreender a organização morfofuncional das cidades3. Compreender a inter-relação entre o espaço rural e o urbanoDescritores das metas curriculares1. Distinguir função urbana de área funcional.2. Caracterizar as funções das cidades: residencial, comercial, industrial, político-administrativa, cultural, religiosa (…).3. Caracterizar as principais áreas funcionais das cidades.4. Relacionar o aparecimento de novas centralidades com o crescimento das cidades e a revitalização dos centros das cidades.5. Comparar planta irregular, planta radioconcêntrica e planta ortogonal.6. Relacionar as diferentes plantas com a evolução ou o planeamento das cidades.1. Descrever as diferenças entre modo de vida rural e modo de vida urbano.2. Explicar as relações de interdependência e complementaridade que se estabelecem entre o espaço rural e o espaço urbano.3. Discutir as potencialidades ambientais, sociais e económicas do espaço rural.Conceitos/Conteúdos Função urbana, Área funcional, planta da cidade, fenómenos centrífugo e centrípeto, área metropolitana Funções da cidade, áreas funcionais: centro, centro de negócios, áreas residenciais, industriais e

comerciais, tipos de plantas urbanas: ortogonal, radioconcêntrica e irregular, revitalização e planeamento das cidades, cidades e áreas metropolitanas em Portugal

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a temática com a visualização da apresentação multimédia. Os

alunos escrevem no caderno as diferentes funções e áreas funcionais. Realizam as atividades 4 e 5, passando à observação dos tipos de plantas

urbanas, realizando a atividade 6. Sobre a revitalização, evolução e planeamento da cidade, os alunos leem o

Doc. 3 e realizam a atividade 7, referindo centros urbanos que tenham sofrido o fenómeno centrífugo ou centrípeto.

Relacionando os espaços rural e urbano através dos quadros e textos apresentados nas páginas 88 e 89, os alunos vão compreender a inter-relação entre os mesmo.

As cidades portuguesas são apresentadas através da visualização do mapa da distribuição das cidades portuguesas e da realização da atividade 10 e 11.

De seguida os alunos vão realizar a ficha 6 (questão 3 e 4) do caderno Geo Praticar. Se não restar tempo será objeto de TPC.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do Professor Apresentação multimédia

“Estrutura e morfologia urbana”

Geo Praticar (Ficha 6 - questões 3 e 4)

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 15

Page 31: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração84 85Motivação Exploração de conteúdosPartindo da apresentação multimédia fazer a leitura do quadro da página respondendo à atividade 4.

Continuando com a apresentação multimédia diferenciar e caracterizar as áreas funcionais, realizando a atividade 5.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração86 87Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar a morfologia urbana pelo significado de morfologia, chegando assim aos tipos de plantas urbanas.Ler o quadro apresentado e descobrir nas figuras as grandes diferenças.Realizar a atividade 6.

Ler o Doc. 3 e realizar a atividade 7 para chegar aos conceitos de fenómenos centrífugo e centrípeto nos centros urbanos para compreender o necessário planeamento das cidades relacionando com as plantas que aparecem na página anterior.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração88 89Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosFazer uma leitura e interpretação dos modos de vida rural e urbano a partir do quadro, realizando a atividade 8.

Comparar o espaço rural e o espaço urbano começando por ler e sublinhar os principais traços de cada espaço, apresentados nos textos.Realizar a atividade proposta.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração90 91Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosObservar o mapa da figura 28 e realizar a atividade 10.Compreender a maior distribuição das cidades junto ao litoral e o fenómeno de bipolarização dado pelas GAMP e GAML.

Reconhecer a constituição das grandes áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, realizando a atividade 11.Compreender que, retirando essas áreas, na generalidade, as cidades portuguesas são de média e pequena dimensão como é o caso das cidades das Regiões Autónomas.

PLANO DE AULA 15

Page 32: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A4 – Cidades, principais áreas de fixação humana

EscolaAulas n.º Data Turma Professor31 e 32

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 3.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 13 a 15).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

Para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 3. Se existir tempo poderá ser aplicada a ficha de escolha múltipla 4.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Fichas 6 e

7) Livro do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Avaliação: Teste de etapa 3 (Grupo I) e Teste de escolha múltipla 4

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 16

Page 33: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração93Exploração de conteúdosUtilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração94 e 95Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 16

PLANO DE AULA 17

Page 34: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA A5 – Diversidade cultural

EscolaAulas n.º Data Turma Professor33 e 34

SumárioDiversidade cultural – A importância dos fatores de identidade das populações.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a importância dos fatores de identidade das populações no mundo contemporâneoDescritores das metas curriculares1. Discutir os conceitos de identidade territorial, cultura, etnia, língua, religião; técnicas, usos e costumes, aculturação, globalização, racismo, xenofobia e multiculturalismo.2. Explicar de que forma a língua, a religião, a arte, os costumes, a organização social (…) são fatores de identidade cultural.3. Relacionar o respeito dos direitos humanos com a construção de sociedades inclusivas.4. Problematizar as consequências da globalização, tanto na unidade cultural como na afirmação da diversidade cultural mundial.5. Refletir sobre a importância da construção de comunidades multiculturais inclusivas mas também culturalmente heterogéneas, em diferentes territórios (país, cidade, escola).Conceitos/Conteúdos Património, património mundial e nacional, grupo étnico, cultura, difusão cultural, aculturação,

multiculturalismo, racismo, xenofobia, globalização, sociedade, comunidade, tradição. Identidade de um povo, a cultura e os fatores de identidade cultural, a língua e a religião como fatores de

identidade, as diferentes culturas num mundo global, Direitos Humanos e multiculturalismo, a diversidade cultural em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a leitura e tresposta às questões formuladas no início

do tema. Uma apresentação multimédia sobre a diversidade cultural no mundo, será

o passo seguinte, realçando a identidade cultural dos povos e o património. Os alunos vão diferenciem a cultura e o ser culto, que muitas vezes é

confundido e compreender a existência de uma imensa variedade de culturas.

Propomos um diálogo sobre as diferentes manifestações existentes na área escolar que mostrem diferentes culturas, línguas e religiões, entre muitos outros traços de identidade cultural.

Propomos um diálogo sobre o que os alunos têm em sala de aula que mostra globalização como sapatilhas, mochilas, formas de vestir, telemóveis, etc. Também será interessante referir os gostos que predominam.

A apresentação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Declaração da UNESCO sobre raça e preconceitos raciais tem como ponto fundamental os alunos aperceberem-se da noção de partilha, respeito pelas diferenças e direitos entre todos os indivíduos.

A diversidade em Portugal é apresentada com diferentes imagens que serão exploradas e a atividade 8 desta página será objeto de TPC.

Por fim os alunos vão realizar a ficha 8, que poderá passar para TPC, no caso de não existir tempo em aula.

O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do Professor Apresentação multimédia

“Diversidade cultural” Geo Praticar (Ficha 8) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 35: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração96 97Motivação Exploração de conteúdosIniciar a temática com as questões da página sobre Património Mundial, observando as imagens e lendo o texto que refere os 15 locais classificados.

Ler as questões da página e promovendo um diálogo, descobrir o que nos identifica culturalmente, em relação a outros povos.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração98 99Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar com a apresentação multimédia, relacionando-a com os fatores de identidade e o património natural, cultural e cultural imaterial.Realizar a atividade 1

Partindo da leitura do Doc. 1 perceber o papel da UNESCO na preservação do património mundial.Relacionar a rubrica Geo Sítio com as candidaturas a Património Mundial e realizar a atividade 2 – a questão 1.3 será para TPC.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração100 101Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar a temática com a leitura do texto, chegando à noção de cultura e às disciplinas que se debruçam sobre o seu estudo.Realizar a atividade 3.

Fazer a leitura do texto e do gráfico realizando a atividade 4.Observar a imagem e perceber que a língua é um traço cultural muito importante, pois é a forma de comunicação entre grupos humanos distintos.Reconhecer o Inglês como língua universal é um fator importante para os alunos perceberem porque estudam inglês.

(continua)

PLANO DE AULA 17

Page 36: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração102 103Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA religião é abordada como uma diferenciação cultural entre os povos. Partindo da realização da atividade 5 descobrir as grandes áreas religiosas mundiais.Compreender que a religião é tão importante que na maior parte dos casos é considerada com religião oficial do Estado – Portugal – religião cristã católica.

As culturas têm tendência a difundir-se com a mobilidade populacional o que leva a diferentes transformações culturais.Iniciar com a frase acima e compreender os diferentes termos e conceitos expressos na página.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração104 105Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA globalização é aqui referida como um ponto fundamental da atualidade.Ler o texto e realizar a atividade 7, para de seguida em diálogo chegar à forma como a globalização nos modifica e altera os nossos hábitos e gostos.

Relacionar a noção de sociedade e comunidade com o reconhecimento de diferentes identidades culturais e dos Direitos Humanos, através da leitura do Doc. 2.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração106 107Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosContinuar com a leitura do Doc. 3 e relacionar com as noções de comunidade, sociedade, racismo, xenofobia e multiculturalismo.Iniciar a temática da diversidade cultural em Portugal pela observação das figuras da página e comparar com o tipo de casas existente na área onde vivem.

Partindo do conceito de tradição compreender o que é o legado do património português.A atividade 8 será objeto de trabalho de casa.

PLANO DE AULA 17

Page 37: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA A5 – Diversidade cultural

EscolaAulas n.º Data Turma Professor35 e 36

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 3.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (plano de aula 17).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

Para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 3 – parte final e

a ficha de escolha múltipla 5.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 8) Livro do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Avaliação: Teste de etapa 3 (Grupo II) e Teste de escolha múltipla 5

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 18

Page 38: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração109Exploração de conteúdosUtilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração110 e 111Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 18

Page 39: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B1 – Recursos naturais

EscolaAulas n.º Data Turma Professor37 e 38

SumárioIntrodução ao estudo das Atividades Económicas. Teste diagnóstico-Recursos naturais renováveis e não-renováveis.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a desigual distribuição dos recursosDescritores das metas curriculares1. Distinguir recursos renováveis de recursos não renováveis, recorrendo a exemplos.2. Explicar a importância dos diferentes tipos de recursos.3. Interpretar a distribuição mundial dos recursos naturais.Conceitos/Conteúdos Recursos naturais, recursos renováveis, recursos não-renováveis, reserva natural, recursos minerais,

recursos biológicos, recursos energéticos, recursos hídricos. Recursos naturais renováveis e não-renováveis/ importância dos diferentes recursos/ distribuição dos

diferentes tipos de recursos naturais.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a aplicação do teste diagnóstico. Através da rubrica Para começar iniciar a temática, Com apoio na apresentação multimédia 9, diferenciar os recursos

naturais renováveis e não-renováveis. Os alunos registam no caderno o que está referido nos diferentes diapositivos. Passando ao diapositivo 4, os alunos vão realizar a atividade 1 do manual.

Continuando com a apresentação serão referidos os recursos biológicos, energéticos, e hídricos.

A par da apresentação os alunos vão realizando as atividades 2,3,e 4 do manual.

De seguida os alunos vão elaborar a ficha 9 atividade 1. Caso não exista tempo será objeto de trabalho de casa.

Por fim será elaborado o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “Os recursos naturais”

Geo Praticar (Fichas 9 – questão 1)

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 19

Page 40: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração114 115Motivação Exploração de conteúdosAs questões apresentadas na rubrica Para começar poderão ser o mote para o início da aula. Iniciando pelo significado da primeira frase “A Terra é para usar com moderação”.

Esta página introduz as questões relacionadas com o trabalho e as profissões. Em diálogo responder às questões partindo da leitura do texto do manual e da observação das imagens.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração116 117Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar pela observação e leitura das frases que acompanham as quatro imagens, diferenciando os recursos naturais.Os alunos vão escrever no caderno as diferentes definições.

A exploração dos quadros e a realização da atividade 1 será mais uma forma de interpretar a distribuição mundial dos principais produtores de minerais, chegando-se à conclusão que são quase sempre os mesmos países.Os últimos exercícios chamam a atenção dos alunos para a utilização de recursos no dia a dia.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração118 119Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosSobre os recursos biológicos é apresentado um quadro que mostra como uma grande parte dos recursos são utilizados pelo ser humano.Referimos os recursos energéticos renováveis e não renováveis em conjunto para que os alunos compreendam a grande dependência, que ainda existe, dos combustíveis fósseis, quer através da atividade proposta, assim como da sua importância.

Propomos que os alunos leiam e comentam o texto sobre o petróleo e que encontrem outras aplicações deste produto para além de combustível, como por exemplo o asfalto, a cola, diferentes plásticos, silicones, medicamentos, etc.A atividade 3 permite uma localização dos grandes produtores de petróleo, assim como dos grandes consumidores.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração120Exploração de conteúdosIniciar os recursos hídricos pela leitura e comentário do Doc. 1 retirado do INAG, como forma de os alunos compreenderem a elevada importância deste recurso, a sua escassez e as diferentes condições de acesso.Realizar a atividade 4, como forma de trabalhar os diferentes documentos da página.

PLANO DE AULA 19

Page 41: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B1 – Recursos naturais

EscolaAulas n.º Data Turma Professor39 e 40

SumárioA distribuição e o consumo dos diferentes tipos de recursos.

Objetivos das metas curriculares2. Compreender as relações entre a distribuição e o consumo dos diferentes tipos de recursosDescritores das metas curriculares1. Interpretar a relação entre a evolução da população e o consumo de recursos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.2. Explicar as causas do aumento do consumo dos recursos.3. Discutir a relação entre áreas produtoras e consumidoras de recursos e o grau de desenvolvimento das mesmas.4. Explicar os impactes decorrentes da exploração dos recursos naturais.Conceitos/Conteúdos Desenvolvimento sustentável. As áreas produtoras e consumidoras de recursos naturais, o desenvolvimento sustentável, os impactes

ambientais, sociais e económicos decorrentes da exploração de recursos, os recursos naturais em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a leitura dos documentos da página 121 e a

realização da atividade 5. Segue-se a observação da figura 9 e a respetiva análise através da atividade 6.

Sobre o desenvolvimento sustentável os alunos vão fazer uma leitura dos textos apresentados no manual e distinguir os países desenvolvidos e em desenvolvimento quanto à relação entre o consumo de recursos e a população. Partindo da observação e análise do esquema da figura 11 e da realização da atividade 10, os alunos vão chegar à noção de desenvolvimento sustentável e às três dimensões apresentadas.

A apresentação multimédia apresenta os impactes decorrentes da exploração dos recursos. Os alunos vão seguir a apresentação escrevendo no caderno o que é apresentado nos diapositivos. Ainda, em relação a esta temática, vão fazer a leitura do manual e realizar a atividade 9.

Sobre os recursos naturais em Portugal, os alunos vão ler os documentos e realizar a atividade que será corrigida oralmente.

No caso de existir algum tempo os alunos vão realizar a atividade 2 e 3 da ficha 9 do Geo Praticar.

O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Apresentação

multimédia “Impactes decorrentes da exploração dos recursos naturais”

Geo Praticar (Ficha 9 – questões 2 e 3)

Dossiê do Professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

PLANO DE AULA 20

Page 42: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração121Exploração de conteúdosIniciar com a leitura e discussão do documento do PNUMA sobre o consumo de recursos energéticos.Realizar a atividade 5, fazendo a leitura do mapa e do texto da página.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração

122 123Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA exploração dos gráficos e a realização da atividade permite ao aluno uma clarificação dos maiores produtores e consumidores de alguns recursos fundamentais (alimentares e energéticos) que são a base da maior parte das economias mundiais.É de salientar o peso da China e dos EUA tanto em consumo como produção, considerando que o primeiro deve-se ao excesso populacional e o segundo ao elevado nível de desenvolvimento.

A rubrica sobre o desenvolvimento sustentável, apresenta a oposição entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, nas diferentes vertentes relacionando a população e os recursos naturais.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração124 125Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar pelo esquema da figura 11, seguido da leitura dos Docs. 5 e 6 realizando a atividade 8.Os esquemas e os textos apresentados permitem que o aluno fique sensibilizado para o elevado consumo dos países desenvolvidos e para as grandes diferenças entre países.

A exploração de recursos naturais tem provocado impactes, alguns de forma irreversível como é o caso das pedreiras e exploração de minas a céu aberto.São salientados em quadros com imagens três dos grandes problemas – a desflorestação, os poluentes químicos e a extinção das espécies.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração126 127Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA atividade 9 poderá funcionar como trabalho de casa, sendo apresentado à turma na última aula desta unidade.O dossiê temático sobre o tema dos impactes ambientais, sociais e económicos da exploração de recursos naturais permite que o aluno tome consciência sobre a necessidade de preservar e não desperdiçar os recursos.

Os recursos naturais em Portugal não são apresentados nos descritores das metas curriculares. Achamos pertinente abrir uma página sobre o assunto, mostrando a grande dependência, especialmente energética que Portugal tem. A realização da atividade 10 consciencializa os alunos para esses problemas e para a dependência energética.

PLANO DE AULA 20

Page 43: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B1 – Recursos naturais

EscolaAulas n.º Data Turma Professor41 e 42

Sumário Atividades económicas e a população ativa e inativa. Os setores de atividade – primário,

secundário e terciário.Setores de atividade em Portugal.

Objetivos das metas curriculares3. Compreender a repartição das atividades económicas em setoresDescritores das metas curriculares1. Diferenciar os setores primário, secundário e terciário.2. Distinguir população ativa de população inativa.3. Relacionar a evolução da distribuição da população ativa por setores de atividade em países com diferentes graus de desenvolvimento.

Conceitos/Conteúdos Atividade económica, população ativa, população inativa, taxa de atividade, setores de atividade. População ativa e inativa, setores de atividade, distribuição dos setores de atividade em países com

diferentes graus de desenvolvimento, setores de atividade em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com um diálogo para que os alunos identifiquem as

diferentes profissões de familiares, segundo os setores de atividades a que pertencem.

Após essa atividade poderão, também, pensando na profissão que gostariam de ter um dia, enquadrar a mesma no setor de atividade respetivo.

Diferenciar os setores de atividades e partindo daí diferenciar a população ativa e inativa.

Realizando a atividade 12, os alunos vão relacionar a distribuição da população por setores de atividade com os diferentes graus de desenvolvimento.

Sobre os setores de atividade em Portugal, os alunos vão realizar a atividade 13, depois de lerem o texto introdutório da temática.

A atividade 14 será objeto de trabalho de casa. Os alunos, de seguida, vão realizar a atividade 4 da ficha 9 do Geo

Praticar. O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 9 –

questão 4) Dossiê do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 21

Page 44: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração128 129Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar com a definição de atividades económicas, passando à diferença entre população ativa e inativa.Realizar a atividade 11 que permite uma melhor compreensão do conceito de taxa de atividade.

Os setores de atividade são apresentados com diferentes imagens e textos elucidativos. Os alunos leem os textos, podendo encontrar diferentes profissões. Os alunos fazem uma tabela de profissões por setores de atividade.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração130 e 131Exploração de conteúdosA dupla página apresenta vários diagramas de países com graus de desenvolvimento diferente.Para a realização da atividade 12 apresentada na dupla página, os alunos podem utilizar o mapa desdobrável 2.Posteriormente poderão tirar conclusões sobre a população empregue em cada país referido.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração132 e 133Exploração de conteúdos Os setores de atividade em Portugal não foram comtemplados nos descritores das metas curriculares. Considerando pertinente o seu estudo incluímos, na dupla página, uma breve apresentação do comportamento da população ativa em Portugal.A atividade 13 será elaborada e corrigida oralmente e a atividade 14 será para TPC.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração134Exploração de conteúdosEsta página será objeto de leitura e ficará como TPC para apresentar na aula seguinte. O trabalho de pares ou de grupo poderá ser um complemento ao trabalho anteriormente pedido ou uma outra forma de trabalhar a exploração de recursos, o desenvolvimento sustentável e os impactes ambientais. Seria interessante que os alunos escolhessem países diferentes para poderem ter uma visão mais global da ligação entre pobreza e ambiente.

PLANO DE AULA 21

Page 45: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B1 – Recursos naturais

EscolaAulas n.º Data Turma Professor43 e 44

SumárioCorreção do trabalho de casa.Realização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 4.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (plano de aula 19 a 21).

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com as correções orais dos trabalhos de casa. Num segundo momento passa-se para a rubrica Para recordar…

Para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 4.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 9) Livro do Professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Avaliação: Teste de etapa 4 (Grupo I) e Teste de escolha múltipla 6

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 22

Page 46: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração135Exploração de conteúdosUtilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração136 e 137Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 22

Page 47: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor45 e 46

Sumário Introdução ao estudo da agricultura e pescas.

Os fatores condicionantes da atividade agrícola. As características do espaço rural.Objetivos das metas curriculares1. Conhecer e compreender os fatores que interferem na atividade agrícolaDescritores das metas curriculares1. Referir os fatores físicos e humanos que condicionam a atividade agrícola.2. Explicar a influência de cada um dos fatores condicionantes da atividade agrícola.3. Distinguir: policultura de monocultura, rendimento de produtividade e agricultura extensiva de agricultura intensiva.Conceitos/Conteúdos Exploração agrícola, propriedade da terra, povoamento rural: concentrado e disperso e misto, parcelas,

latifúndios, minifúndios e microfúndios, campos irregulares e regulares, campos abertos e fechados, sistemas de cultura, monocultura e policultura, regadio e sequeiro, rotação de culturas e cultivo contínuo, agricultura de subsistência e de mercado, sistema extensivo e intensivo, rendimento e produtividade agrícola.

Fatores físicos e humanos condicionantes da atividade agrícola, Características do espaço rural quanto À propriedade da terra, povoamento rural e tamanho, forma e limite das parcelas, Sistemas de cultura quanto à variedade de cultura, irrigação, modo de exploração do solo, destino de produção e aproveitamento da terra.

Momentos didáticos Material/Recursos Leitura e debate do seguinte texto como introdução à temática antes

da leitura da rubrica Para começar…“Cerca de 11% da área total dos terrenos do Mundo estão dedicados à produção de culturas de cereais, outros 26% permanecem em pastagens e terrenos protegidos, onde se criam ovelhas e gado vacum, No geral, 38% da área total do Mundo estão a ser exploradas para alimentar a população humana. Limpar a vegetação natural e lavrar a terra para produzir culturas e criar gado é, de longe, a maior alteração que os humanos têm provocado no ambiente natural.”

Planeta Terra, Enciclopédia visual Identificar os fatores condicionantes das atividades agrícolas lendo

a tabela apresentada. Os alunos devem escrever no caderno as principais características do espaço rural apoiados pela apresentação multimédia, diapositivos 1 a 9.

As atividades propostas constituem uma forma de trabalhar a temática construindo um dossiê temático, que será objeto de avaliação final.

Serão dadas as principais formas de elaboração do dossiê temático através de uma ficha existente nos instrumentos de avaliação – Livro do Professor.

O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Apresentação

multimédia “Agricultura tradicional e agricultura moderna”

Dossiê do professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 23

Page 48: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração138 139Motivação MotivaçãoIniciar a temática com a leitura do texto e em diálogo tentar dar respostas às questões formuladas.A hidroponia e a agricultura biológica são dois casos de agricultura atual, já implementados em Portugal.

Ler e tentar dar resposta às questões relacionadas com a aquacultura.Esta página poderá ser retomada quando chegar à temática das pescas.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração140 141Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA opção de utilizar uma tabela para os fatores condicionantes das atividades agrícolas foi para permitir uma maior visualização e compreensão imediata desses fatores a que se juntaram imagens.Os fatores clima e pressão demográfica não apresentam imagens já que são mais conhecidos dos alunos.

Considerando fundamental para os alunos conhecer alguns dos aspetos da atividade agrícola iniciamos a temática com as noções de propriedade da terra, povoamento rural e tamanho, forma e limites das parcelas, apesar de não estarem especificados nos descritores das metas curriculares.A atividade 1 prende-se com uma forma de organizar o caderno diário e utilizar o método da Geografia.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração142 143Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosOptámos por apresentar o sistema de cultura em dupla página e em forma de tabelas com o intuito de os alunos visualizarem facilmente as formas de associação de espécies vegetais e o modo como são cultivadas. Estes conteúdos poderão ser explorados através do comentário a cada uma das imagens apresentadas e o contraste existente entre elas.

A atividade proposta nesta página poderá ser utilizada desde a primeira aula como forma de avaliação desta unidade.Os alunos vão realizar este dossiê temático, encontrando fotografias ou mesmo desenhando outras criando páginas com cada um dos exemplos dos sistemas de cultura, tipos de agricultura tradicional e moderna, etc.

PLANO DE AULA 23

Page 49: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor47 e 48

Sumário A agricultura tradicional e moderna.

Produção agrícola sustentável – agricultura biológica, agricultura natural, permacultura e agricultura biodinâmica.

Objetivos das metas curriculares2. Compreender as diferenças entre a agricultura tradicional e a agricultura moderna3. Compreender a existência de formas de produção agrícola sustentáveis Descritores das metas curriculares2. Distinguir agricultura tradicional/subsistência de agricultura moderna/mercado, exemplificando com diferentes tipos.3. Localizar regiões onde predomine a agricultura tradicional e a agricultura moderna, à escala mundial.4. Relacionar o rendimento e a produtividade agrícola com o grau de desenvolvimento científico e tecnológico.5. Justificar as diferentes percentagens de população ativa agrícola em países com diferentes graus de desenvolvimento.6. Explicar as principais consequências da agricultura tradicional e da agricultura moderna.1. Caracterizar a agricultura biológica, identificando vantagens e desvantagens da sua utilização.2. Identificar outras formas de produção agrícola ambientalmente sustentáveis (biodinâmica, natural, permacultura…).Conceitos/Conteúdos Agricultura tradicional, agricultura moderna, agricultura biológica, hidroponia, agricultura natural,

permacultura, agricultura biodinâmica. Agricultura tradicional versus agricultura moderna, produção agrícola sustentável.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a apresentação multimédia, diapositivo 10, relacionando-

o com o manual e descrevendo as características da agricultura tradicional. Passar ao último diapositivo comparando-o com o anterior. Ao mesmo tempo, os alunos vão seguindo as características da agricultura tradicional e moderna pelo manual, lendo as formas de agricultura apresentadas nas páginas. As atividades 3 e 4 serão elaboradas de seguida.

Com a apresentação multimédia “Produção agrícola sustentável” iniciar a temática da agricultura sustentável. Fazer a leitura dos Docs. 1 e 2 e realizar a atividade 5.

Com apoio na apresentação multimédia, os alunos vão confrontar-se com outros tipos de agricultura sustentável – agricultura natural, permacultura, agricultura biodinâmica.

Passando ao Geo Praticar, os alunos vão realizar as atividades 1,2 e 3 da ficha 10.

O sumário será escrito no fim da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Apresentação multimédia

“Agricultura tradicional e agricultura moderna” diapositivos 10 e 11

Apresentação multimédia Produção agrícola sustentável”

Geo Praticar (Ficha 10 – questões 1,2 e 3)

Dossiê do professor – Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 24

Page 50: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração144 e 145MotivaçãoDescrever e caracterizar a agricultura tradicional em dupla página, apresentando um esquema global final.Ler e visualizar as imagens dos três grandes tipos de agricultura tradicional, apesar de, muitas vezes se considerar a agricultura mediterrânea também uma agricultura tradicional.Não foi incluída pois consideramos que, na generalidade, já apresenta muitas modificações numa conjugação entre a agricultura tradicional e a agricultura moderna.A atividade proposta poderá ser incluída no dossiê temático.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração146 147Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosSão apresentados três tipos de agricultura moderna como os mais característicos. Cada vez mais o mundo rural está em transformação, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, o que implica muitas formas de agricultura, de que são exemplos a utilização cada vez maior de adubos químicos, de pequenas estufas que funcionam quase como pequenos viveiros, de tratores, de irrigação gota a gota, etc.

A atividade 4 poderá ser mais uma forma de avaliação desta unidade.Os alunos poderão realizar esta atividade ou, da mesma forma que para a agricultura tradicional, redigir um texto a partir do esquema apresentado nesta página.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração148 149Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosLer os Docs. 2 e 3, relacionando-os com a produção agrícola sustentável e a agricultura biológica. Os alunos devem escrever no caderno as principais características desta forma de agricultura.

Realizar a atividade 5.Considerando que a agricultura biológica é mais conhecida e recomendada pela União Europeia, achamos conveniente só fazer uma pequena referência às outras formas de agricultura sustentável que se integram mais numa filosofia de vida do que numa ligação exclusiva de produção agrícola.

PLANO DE AULA 24

Page 51: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor49 e 50

SumárioPecuária tradicional e moderna. A silvicultura.

Objetivos das metas curriculares5. Compreender a importância da pecuária no mundo atualDescritores das metas curriculares1. Distinguir criação de gado em regime extensivo e intensivo, identificando as principais vantagens e inconvenientes de cada um dos regimes de criação.2. Localizar as principais áreas de criação de gado em regime extensivo e intensivo, à escala mundial e nacional.3. Explicar a complementaridade da criação de gado em relação à agricultura e à indústria.Conceitos/Conteúdos Pecuária, pecuária tradicional, pecuária moderna, nomadismo pastoril, transumância, pecuária extensiva,

pecuária intensiva. Pecuária tradicional e moderna, atividades ligadas à criação de animais, formas de agricultura tradicional e

moderna.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a noção de pecuária. Identificar a partir do quadro apresentado as atividades ligadas à

criação de animais. Diferenciar a pecuária tradicional e moderna fazendo uma tabela, no

caderno diário, com as diferentes formas de pecuária. Realizar a atividade 6. Utilizando o Geo Praticar realizar a ficha 10 – exercício 4. Corrigir a ficha 10, na sua totalidade. Iniciar a temática da silvicultura pela rubrica Aprende mais… Relacionar a silvicultura com a conservação florestal e constatar a

importância das florestas para as atividades económicas e para a preservação ambiental.

Por fim escrever o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 10 –

questão 4) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 25

Page 52: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração150 e 151MotivaçãoA opção da dupla página permite uma comparação entre os diferentes tipos de pecuária através das figuras e dos textos.O quadro permite ao aluno um maior conhecimento sobre as atividades ligadas à criação de animais.Realizar a atividade 6 como forma de comparar as diferentes formas de criação de gado.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração152Exploração de conteúdosA silvicultura, apesar de não constar nos descritores das metas curriculares é uma atividade que existe em Portugal, com impacto económico – recolha de resina, pinhões, cortiça, madeira, etc.A realização da atividade 7 será para reforçar a importância das florestas para o país e para o mundo.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 25

Page 53: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor51 e 52

Sumário A importância do oceano. Os diferentes tipos de pesca. A aquacultura – vantagens e desvantagens. Os impactes da pesca e a sustentabilidade das

pescas.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a importância do oceano como fonte de recursos e património natural2. Compreender as áreas oceânicas com maior potencial piscatório3. Compreender os diferentes tipos de pesca4. Conhecer as vantagens e desvantagens da aquaculturaDescritores das metas curriculares1. Explicar a importância do oceano como fonte de recursos, enfatizando os alimentares.2. Problematizar a importância da preservação ambiental dos oceanos.1. Referir os principais fatores físicos que condicionam a atividade piscatória.2. Caracterizar o relevo marinho: plataforma continental, talude, zona abissal.3. Localizar a plataforma continental e as correntes marítimas, relacionando-as com os recursos piscatórios.4. Relacionar a temperatura das águas com a quantidade e variedade de espécies.5. Localizar as principais áreas de pesca no mundo, enumerando as espécies capturadas com maior relevância.1. Distinguir os diferentes tipos de pesca em função da localização, da permanência e dimensão das embarcações e tripulação.2. Discutir os impactes da atividade piscatória industrial.3. Discutir as soluções para os problemas de sustentabilidade das pescas.1. Definir aquacultura.2. Localizar as principais áreas produtoras de aquacultura.3. Referir as vantagens e as desvantagens da aquacultura.Conceitos/Conteúdos Plataforma continental, talude continental, correntes marítimas, upwelling, pesca artesanal e costeira, pesca de alto-

mar ou longínqua, aquacultura, sobrepesca. Os fatores físicos condicionantes da atividade piscatória, as áreas de pesca, os tipos de pesca, a aquacultura,

vantagens e desvantagens da aquacultura, os impactes da pesca industrial e a sustentabilidade das pescas.

Momentos didáticos Material/Recursos A aula inicia-se com a leitura do primeiro parágrafo do texto da página 153.

Em diálogo será explorada a tabela ilustrativa dos fatores físicos que condicionam a pesca.

Responder oralmente à atividade 8 como forma de compreender as principais áreas de pesca.

Comparar a pesca artesanal e costeira com a pesca de alto mar e longínqua através da tabela e da figura 22, realizando a atividade 9.

Através da apresentação multimédia 13, os alunos vão apreender as características da aquacultura e a necessidade de investir nesta forma de obtenção de pescado, com vista À sustentabilidade do pescado e ao abastecimento dos mercados.

Sobre os impactes da pesca industrial e da sustentabilidade das pescas, os alunos, vão realizar a atividade 10, tirando conclusões sobre o setor das pescas.

Por fim realizam a ficha 11 do Geo Praticar, atividade 1,2 e 3. No caso de não existir tempo será para trabalho de casa.

O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Apresentação multimédia

“Aquacultura” Geo Praticar (Ficha 11

atividade 1, 2 e 3 Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 26

Page 54: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração153MotivaçãoA apresentação dos fatores físicos que condicionam a atividade piscatória em tabela ilustrativa permite aos alunos uma melhor visualização dos fenómenos pela exploração das respetivas figuras. Ao mesmo tempo poderão caracterizar o relevo marinho e relacionar o aparecimento de maior quantidade de espécies junto à plataforma continental.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração154 155Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosAs duas figuras apresentam as grandes diferenças entre os tipos de pesca em países em desenvolvimento e em países desenvolvidos.Sugerimos a leitura do texto final e o possível reconhecimento do que acontece em Portugal em relação às comunidades piscatórias que existem ao longo de toda a costa portuguesa e as grandes embarcações que aparecem em alguns dos nossos principais portos (Viana do Castelo, Matosinhos, Aveiro, Figueira do Foz, Peniche, Sesimbra, Setúbal, Sines Lagos, Portimão e Vila Real de Santo António).

O desenho apresentado junto com a tabela permite uma compreensão dos tipos de pesca e respetivas formas, assim com a distância à costa.Propomos uma análise detalhada da figura a par da leitura da tabela.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração156 157Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosÉ apresentada uma tabela com os maiores produtores mundiais de aquacultura com a intenção de, os alunos,As vantagens e desvantagens da aquacultura são apresentadas em tabela, com o intuito de uma melhor compreensão. Os alunos poderão transcrever para o caderno esta tabela como forma de sistematização de conteúdos.

Discutir os impactes da pesca industrial pela leitura e interpretação do Doc. 3 e das figuras 25,26 e 27.Fazer uma listagem, no caderno, sobre os principais impactes da pesca industrial.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração158Exploração de conteúdosOs alunos poderão comparar o mapa da página que apresenta os países segundo as maiores capturas de pescado com a tabela apresentada na página 156 para compreenderem que a maior área de produção de pescado (captura e aquacultura) é a China.Realizar a atividade 10 tirando conclusões sobre o setor das pescas.

PLANO DE AULA 26

Page 55: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor53 e 54

SumárioSetor primário em Portugal. O possível alargamento da ZEE.

Objetivos das metas curriculares4. Compreender a complexidade da agricultura em Portugal5. Compreender a pesca em PortugalDescritores das metas curriculares1. Caracterizar os principais tipos de agricultura praticados em Portugal.2. Explicar os fatores físicos e humanos que condicionam a agricultura em Portugal.3. Discutir as potencialidades do espaço agrícola em Portugal.1. Caracterizar os principais tipos de pesca praticados em Portugal.2. Identificar fatores que condicionam a atividade piscatória em Portugal.3. Refletir sobre a criação e ampliação da ZEE portuguesa e o seu potencial em termos piscatórios.Conceitos/Conteúdos Agricultura e pecuária em Portugal, a pesca e a aquacultura. A ZEE (Zona Económica Exclusiva) e

possível alargamento.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com um diálogo sobre o conhecimento prévio dos

alunos em relação ao setor primário em Portugal. Caracterizar a agricultura em Portugal de acordo com o texto, as

figuras e o Doc.5. Os alunos vão elaborar no caderno diário uma caracterização do

setor agrícola em Portugal. Caracterizar a pecuária, a silvicultura e a pesca em Portugal,

partindo da observação das figuras, interpretação dos gráficos e leitura dos textos.

De seguida, os alunos devem observar a figura 39 que apresenta a ZEE, e ler o texto respetivo, relacionando a ZEE com o possível aproveitamento dos recursos dessa zona.

Elaborar a atividade 11, como forma de caracterizar todo o setor primário em Portugal.

Elaborar a atividade 4 da ficha 11 do Geo Praticar e fazer a correção do TPC.

Por fim será elaborado o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do Professor Geo Praticar (Ficha 1 –

questão 4) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 27

Page 56: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração159Exploração de conteúdosOptamos por apresentar o setor primário em Portugal no final da unidade, unindo os descritores apresentados nas metas curriculares sobre agricultura e pesca.Os alunos deverão ler e elaborar, no caderno diário, uma descrição das características do setor agrícola em PortugalO doc. 5 deverá ser analisado como forma de perceber a aposta, de muito jovens portugueses, na agricultura.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração160 161Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosNa página será feita uma breve passagem pelas características atuais da pecuária, silvicultura e pesca em Portugal, que serão exploradas através da leitura dos textos e da interpretação das figuras.

Comparar os gráficos apresentados nas figuras 37 e 38, para caracterizar o setor das pescas em Portugal. Fazer uma leitura e interpretação da figura 39, relacionando-a com o texto apresentado na página.Completar esta temática com a elaboração da atividade 11 para os alunos poderem ficar com um pequeno resumo que poderá caracterizar este setor.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 27

PLANO DE AULA 28

Page 57: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B2 – A agricultura e a pesca

EscolaAulas n.º Data Turma Professor55 e 56

SumárioRealização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 4.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 23 a 27).

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a rubrica Estuda um caso…para alertar os alunos

para a realização do dossiê temático sobre as hortas urbanas, que será de TPC e posterior avaliação.

Ler a rubrica Para recordar… Para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 4, grupo II.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial Teste de etapa 4 (Grupo

II) e Teste de escolha múltipla 7

(…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 58: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração162 163Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosEvidenciar a rubrica Estuda um caso…sobre as hortas urbanas e a atividade que é a realização de um dossiê temático que será objeto de TPC.

Utilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração164 e 165Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 28

Page 59: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B3 – A indústria

EscolaAulas n.º Data Turma Professor57 e 58

Sumário O aparecimento e o desenvolvimento da indústria. Os fatores de localização industrial e

os tipos de indústrias. Trabalho de grupo “Criação de uma indústria”.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender o aparecimento e a evolução da indústriaDescritores das metas curriculares1. Distinguir cada uma das fases do desenvolvimento industrial no que se refere: as fontes de energia utilizadas, principais potências industriais, principais inovações na produção.2. Descrever a evolução dos fatores de localização industrial ao longo do tempo.3. Explicar as consequências, económicas, sociais e ambientais da atividade industrial a nível mundial.4. Mencionar soluções para os problemas económicos, sociais e ambientais da atividade industrial.Conceitos/Conteúdos Indústria, fatores de localização industrial: capital, mão de obra, transportes e vias de comunicação,

energia, preço do solo, decisão política, centros de investigação científica, maquinaria, matérias «-primas, mercado e proximidade industrial.

A evolução da indústria – três fases, a influência de fatores na localização industrial, os tipos de indústrias.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a unidade com a técnica de brainstorming. Colocando a

palavra Indústria no quadro, pedir aos alunos palavras que possam estar relacionadas com essa. Assim poderão chegar à definição de indústria.

Após responder às questões formuladas na rubrica Para começar…comparar as diferentes fases da evolução industrial e relacionar essas fases com os fatores de localização industrial.

Para além da atividade 1, os alunos vão realizar um pequeno trabalho de grupo ao longo de 30 minutos. Os alunos escolhem uma atividade industrial e, com os fatores de localização, tentam encontrar o sítio ideal em Portugal para a instalar, criando um nome para a sua empresa, local, mão-de obra necessária, etc. Poderá ser avaliada a criatividade a par dos conhecimentos de outras temáticas e dos conteúdos até aí trabalhados.

No fim da aula, cada grupo apresenta a indústria que criou à turma. A ficha 12 do Geo Praticar ficará para trabalho de casa. O sumário será realizado no fim da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 12) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 29

PLANO DE AULA 29

Page 60: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração166 167Motivação Exploração de conteúdosIniciar com a leitura das questões e do texto, tentando dar resposta às mesmas, relacionando a cadeia de valor com as novas indústrias.

Iniciar com a leitura das questões tentando dar resposta às mesmas, a partir do conhecimento dos alunos sobre a área onde se insere a escola, fazendo uma listagem das indústrias existentes nos arredores e se estão ou não inseridas em parque industrial.Fazer de seguida a leitura do texto e tirar conclusões.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração168 169Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA apresentação de um quadro síntese como forma de, mais facilmente, os alunos, compreenderem as respetivas fases de evolução industrial e as principais potências mundiais.

Observar a figura 2 e concluir sobre os fatores de localização industrial, referenciando a importância de cada um em relação à tabela da página anterior e às fases da revolução industrial.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração170 171Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosLer o texto da página e fazer um pequeno resumo da importância de diferentes fatores de localização industrial ao longo dos tempos.Realizar a atividade 1.

Os conteúdos constantes desta página não se encontram nos descritores das metas curriculares. Achamos importante que os alunos tenham conhecimento das diferentes indústrias, pelo que apresentamos uma tabela com as classificações das indústrias e alguns exemplos, acrescentando algumas figuras de indústrias por todo o mundo.Propomos que os alunos identifiquem algumas indústrias da região e as classifiquem segundo a tabela apresentada.

Page 61: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B3 – A indústria

EscolaAulas n.º Data Turma Professor59 e 60

Sumário As áreas industriais mundiais. Os Novos Países Industrializados (NPI). Os Impactes da atividade industrial. A indústria em Portugal.

Objetivos das metas curriculares2. Compreender a distribuição espacial da indústria3. Compreender a dinâmica da indústria em PortugalDescritores das metas curriculares1. Localizar as áreas mais industrializadas a nível mundial.2. Explicar os contrastes na distribuição da indústria a nível mundial.3. Localizar os Novos Países Industrializados (NPI).4. Mencionar os principais fatores que explicam a localização das indústrias nos NPI.5. Explicar o processo de deslocalização industrial em alguns países na atualidade.6. Explicar a importância da globalização no fenómeno de segmentação da produção.1. Explicar a evolução da indústria em Portugal.2. Localizar as principais áreas industriais em Portugal.3. Identificar os principais problemas da indústria em Portugal.Conceitos/Conteúdos Áreas industriais, Novos Países Industrializados, multinacionais, mundialização e globalização. As áreas industriais mundiais, os Novos Países Industrializados (NPI), a mundialização e a globalização,

os impactes da atividade industrial e as estratégias para minimizar os problemas, a indústria em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar as áreas industriais mundiais pela figura 8. A exploração do

mapa e a realização da atividade 3, permite aos alunos o conhecimento das grandes áreas industriais no mundo.

Os Novos Países Industrializados são, também, apresentados num mapa que os localiza. A leitura do texto da página permite uma apreensão sobre a mundialização e globalização e os motivos principais que levam à deslocalização.

Em relação aos impactes da atividade industrial, iniciar pela observação das figuras da página 174, lendo, de seguida, os textos do manual.

As estratégias encontradas para minimizar os impactes da atividade industrial são apresentados de seguida. Os alunos vão realizar uma tabela, no caderno diário, colocando os principais impactes e as respetivas soluções.

Sobre a indústria em Portugal, os alunos devem ler os documentos apresentados e analisar o gráfico da figura 16.

De seguida devem realizar a atividade 5. O sumário será o último momento da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 30

Page 62: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração172 173Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPara localizar as principais áreas industriais, o planisfério apresenta caixas e setas que permitem, aos alunos uma compreensão do fenómeno apresentado. Propomos uma exploração do mapa através da leitura e exemplificação de países que também são pedidos na atividade.

Apresentamos um mapa com os novos países industrializados para que os alunos possam localizá-los e perceber que alguns são os países mais referidos na globalização e mesmo na deslocalização das empresas portuguesas, constituindo novos mercados.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração174 175Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos um diálogo que leve os alunos a perceberem as diferentes consequências da atividade industrial, utilizando casos concretos que conheçam, como a deslocalização das empresas, o desemprego, os resíduos industriais e mesmo o trabalho infantil que também existe em Portugal.

São apresentadas algumas possíveis soluções para minimizar os impactes industriais referidos na página anterior.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração176 177Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos que a Indústria em Portugal se inicie com a leitura do documento desta página e análise do gráfico. De seguida, numa perspetiva temporal, ler a primeira parte do texto e tirar conclusões sobre o comportamento do setor até aos nossos dias.

Recorrendo ao conhecimento dos alunos, identificar parques industriais que existam ou que sejam conhecidos, tentando descrever as suas características. Ler o Doc. 3, tirando conclusões sobre a importância dos parques industriais para o ordenamento do território e libertação de terrenos nas cidades.Por fim, tirar conclusões sobre o estado da atividade industrial em Portugal realizando a atividade 5.

PLANO DE AULA 30

Page 63: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA B3 – A indústria

EscolaAulas n.º Data Turma Professor61 e 62

SumárioRealização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 5.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 29 a 30).

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a rubrica Estuda um caso…para alertar os alunos

para a realização de uma apresentação multimédia sobre o mundo da automação e da robótica que será objeto de trabalho de casa.

Ler a rubrica Para recordar…para sintetizar, relembrando os conceitos e os principais conteúdos da unidade.

Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 5, grupo I.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 12) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial Teste de etapa 5 (Grupo

I) e Teste de escolha múltipla 8

(…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

PLANO DE AULA 31

Page 64: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração178 179Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosLeitura de toda a página e análise dos gráficos, com vista à realização da atividade proposta sobre a automação e a robótica.

Utilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração1680 e 181Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 31

Page 65: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA B4 – Os serviços e o turismo

EscolaAulas n.º Data Turma Professor63 e 64

SumárioOs serviços. Tipos de serviços. A importância dos serviços na atualidade.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a importância crescente dos serviços à escala mundialDescritores das metas curriculares1. Mencionar os principais tipos de serviços.2. Distinguir serviços vulgares de serviços raros.3. Explicar as causas do aumento da percentagem de ativos no setor dos serviços.4. Localizar as principais áreas de desenvolvimento dos serviços, tanto à escala internacional como nacional.5. Discutir a importância dos serviços na atualidade.Conceitos/Conteúdos Serviços, tipos de serviços: serviços privados ou mercantis e serviços públicos ou não mercantis, serviços

raros e vulgares. O setor dos serviços, tipos de serviços, a importância dos serviços na atualidade.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a temática pela rubrica Para Começar… questionando os

alunos sobre os serviços utilizados ao longo de um dia. Da mesma forma relacionar as questões formuladas sobre o turismo

com as últimas férias dos alunos. Partindo da tabela apresentada, identificar os diferentes tipos de

serviços e realizar a atividade 1 do manual. Relacionar os setores de atividade com o grau de desenvolvimento

dos países, analisando o gráfico da figura 1 que apresenta a evolução da população ativa por setores de atividade nos países desenvolvidos. Levar os alunos à compreensão da importância dos serviços no mundo atual realizando a atividade 2.

Concluir quanto à situação portuguesa do domínio da população empregue no setor terciário.

Passar à realização da atividade 1 da ficha 13 do Geo Praticar e respetiva correção.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 13 –

questão 1) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra * Adaptações/modificações do plano/notas

relevantes

PLANO DE AULA 32

Page 66: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração182 183Motivação Exploração de conteúdosA rubrica Para começar faz a entrada para a unidade colocando questões que poderão ser discutidas fazendo assim a primeira abordagem à temática dos serviços.Será interessante relacionar com os serviços que conhecem públicos ou privados.

O título poderá ser aproveitado para os alunos referirem o que fizeram nas últimas férias.As questões também poderão ser utilizadas para dialogar com os alunos sobre a entrada da temática.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração184 185Motivação Exploração de conteúdosPropomos um diálogo inicial sobre os serviços que os alunos desde que se levantaram utilizaram. Partindo do quadro, poderão identificar os serviços segundo os diferentes tipos.De seguida propomos a realização da atividade 1.

Propomos a leitura e a realização da atividade 2.Por fim referir a terciarização em Portugal, a importância dos serviços nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e o aumento dos centros comerciais e dos hipermercados e a diminuição do comércio tradicional.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 32

Page 67: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B4 – Os serviços e o turismo

EscolaAulas n.º Data Turma Professor65 e 66

Sumário O turismo. As causas do desenvolvimento turístico. As principais formas de turismo. Os impactes do turismo e o desenvolvimento sustentável do turismo.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a crescente importância da atividade turística à escala mundialDescritores das metas curriculares1. Distinguir turismo de lazer.2. Interpretar a evolução do turismo à escala mundial, com base em dados estatísticos.3. Explicar o aumento da atividade turística.4. Relacionar os diferentes fatores físicos e humanos com a prática de diferentes formas de turismo.5. Caracterizar as principais formas de turismo: balnear/ de montanha/ cultural/ religioso/termal/negócios/em espaço rural/de aventura/radical/ turismo de natureza (…).6. Explicar os principais destinos turísticos mundiais e as áreas de proveniência dos turistas.7. Discutir os principais impactes do turismo.8. Refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável do turismo.Conceitos/Conteúdos Turismo, lazer, formas de turismo: balnear, de montanha, religioso, termal, de negócios, em espaço rural,

de aventura radical, de natureza, urbano, desportivo, cinegético e de repouso, impactes do turismo, turismo sustentável.

O turismo no mundo atual, causas do desenvolvimento turístico, fatores físicos e humanos que influenciam o turismo, formas de turismo, destinos turísticos, impactes do turismo e o turismo sustentável, o turismo em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a rubrica Para Começar…dialogando com os alunos

sobre os serviços que são usados no dia a dia e com o recordar das últimas férias.

Distinguir turismo de lazer e realçar o desenvolvimento do turismo no século XX, realizando as atividades 3 e 4.

Partindo da apresentação multimédia, identificar os fatores físicos e humanos que influenciam o turismo, seguindo para as diferentes formas de turismo.

Identificar os destinos turísticos realizando a atividade 10 oralmente. Diferenciar os impactes positivos e negativos do turismo partindo da

análise da tabela levando os alunos ao reconhecimento da necessidade de um turismo sustentável.

Sobre o turismo de Portugal, os alunos podem recordar alguns dos sítios considerados Património Mundial pela Unesco, como alguns dos mais visitados. Partindo desses lugares e com a leitura do Doc.1, realçar a atribuição de prémios a Portugal, em diversas áreas turísticas.

Realizar a ficha 13 atividades 2,3,4 e 5, que poderão ser para trabalho de casa, juntamente com a atividade 8 do manual.

Por fim será escrito o sumário da aula.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Apresentação multimédia

“Turismo” Geo Praticar (Ficha 13 -

questões 2, 3, 4, e 5) Livro do professor – Grelha

de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 33

Page 68: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração186 187Motivação Exploração de conteúdosA OMT e a ONU retificaram conceitos associados ao turismo entre 1993 e 1994 criando três termos diferentes – visitante (que se desloca a um local fora do seu ambiente habitual durante um período inferior a 12 meses), turista (definição no TOMA NOTA) e o visitante do dia, em substituição do termo excursionista que é todo o visitante que não passa a noite no local visitado (termo a ser usado nas visitas de estudo que não ultrapassem um dia).

Iniciar com a leitura dos números apresentados, realçando o facto de, em 2012, existirem mais de mil milhões de turistas no mundo.Identificar os diferentes períodos da evolução do turismo e realizar as atividades propostas.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração188 189Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosOptamos por colocar os fatores físicos e humanos num quadro pela facilidade de leitura e relação com as figuras. Propomos a realização da atividade como forma de, os alunos, lerem o quadro. Propomos a correção da atividade na aula para que os alunos possam discutir os locais preferidos e os fatores que os atraem a esses lugares.

Esta classificação pode ser diferente conforme os autores. Em muitos casos são referidos por grandes grupos: turismo de recreio, de repouso, cultural, étnico, de natureza, de negócios e desportivo, englobando todos os aqui descritos.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração190 191Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosOptamos por apresentar um mapa com as chegadas de turistas internacionais e as receitas do turismo internacional, pois é a forma que a OMT utiliza para considerar os maiores fluxos turísticos. A tabela apresenta os dez maiores destinos mundiais. Propomos a realização das atividades como forma de consolidar os conhecimentos e explicar este fenómeno mundial.

Optamos por apresentar um quadro resumo dos impactes positivos e negativos a nível económico, demográfico, social e ambiental, que poderá ser discutido com os alunos.Em relação à importância do desenvolvimento sustentável no turismo, demos menor relevo porque os alunos já conhecem os termos e poderão rapidamente relembrando o significado e perceber como é importante o turismo sustentável.

(continua)

PLANO DE AULA 33

Page 69: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração192 193Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosPropomos a leitura e interpretação do gráfico que resume a atualidade do turismo em Portugal, tirando as conclusões que são pedidas na atividade 7.

O texto e as figuras apresentadas explicam o potencial turístico de Portugal.Explorando as diferentes figuras apresentadas na dupla página os alunos ficam com uma ideia da grande variedade de oferta turística portuguesa, que permite a nossa posição de 6º lugar no indicador de receitas internacionais da Bacia do Mediterrâneo.

Outro(s) registo(s) de exploração

Page 70: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

UNIDADE DIDÁTICA B4 – Os serviços e o turismo

EscolaAulas n.º Data Turma Professor67 e 68

SumárioRealização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 5.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 32 a 33).

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a correção do trabalho de casa. Ler a rubrica Para recordar…Para sintetizar, relembrando os

conceitos e os principais conteúdos da unidade. Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica

Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 5, grupo II.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 13) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial Teste de etapa 5 (Grupo

II) e Teste de escolha múltipla 9

(…)Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 34

Page 71: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração194 195Estudo de caso Exploração de conteúdosO turismo europeu é o que mais deslocações tem no espaço geográfico.Este Estuda um caso…reflete a principal zona de turismo mundial e dá a conhecer os destinos preferidos pelos turistas.A proposta de realizar um trabalho individual, em trabalho de casa, sobre o turismo em Portugal é uma forma de os alunos pesquisarem e ficarem a conhecer virtualmente novos sítios em Portugal, assim como de utilizar o método da Geografia.

Utilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração196 e 197Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço. A correção far-se-á oralmente.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 34

PLANO DE AULA 35

Page 72: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B5 – As redes e os modos de transporte e telecomunicações

EscolaAulas n.º Data Turma Professor69 e 70

Sumário A importância dos transportes nas dinâmicas dos territórios. A distância-tempo e

distância-custo, a acessibilidade e a intermodalidade.

Objetivos das metas curriculares1. Compreender a importância dos transportes nas dinâmicas dos territórios2. Espacializar distâncias absolutas e relativasDescritores das metas curriculares1. Descrever os contrastes na distribuição das redes de transporte a nível mundial.2. Relacionar as redes de transporte com as características físicas dos territórios, a concentração da população e das principais atividades económicas.3. Relacionar o desenvolvimento dos transportes com as transformações dos territórios.1. Definir acessibilidade.2. Distinguir distância absoluta de distância relativa, a partir dos conceitos de distância-tempo e distância-custo.3. Explicar a importância da intermodalidade na atualidade.Conceitos/ Conteúdos Transporte, fluxo, rede de transporte, distância-tempo, distância-custo, acessibilidade, transporte

intermodal, intermodalidade, plataforma logística. Tipos de transporte e redes de transporte, acessibilidade e distância, transporte intermodal e plataformas

logísticas.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a temática com a rubrica Para Começar… colocando as questões

formuladas à turma, numa tentativa de compreender o conhecimento dos alunos sobre os transportes e telecomunicações.

Identificar tipos de transporte e redes de transporte através do esquema e do mapa respetivamente, realizando a atividade 1.

Relacionar a densidade das redes de transporte com o grau de desenvolvimento dos países, comparando a figura 1 com o mapa desdobrável 1.

Diferenciar a distância-tempo da distância-custo, através da análise do mapa e da realização da atividade. Compreender o conceito de acessibilidade através de exemplos conhecidos e relacionar esse conceito com os anteriores. Os alunos vão realizar a atividade 2.

Observar a figura 3 que exemplifica o transporte intermodal e caracterizar o mesmo, identificando as plataformas logísticas.

Realizar a atividade 3, como forma de compreender o transporte intermodal e as plataformas logísticas, observando o exemplo da figura 4.

Por fim será elaborado o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 73: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração198 199Motivação Exploração de conteúdosIniciar com a rubrica Para Começar… partindo da leitura do texto para introduzir a temática.Nesta página os alunos poderão responder às questões partindo dos conhecimentos prévios que têm destes conteúdos.

As questões formuladas permitem um diálogo sobre as novas tecnologias e sobre as características atuais das telecomunicações.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração200 201Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosComeçar a temática pelos esquemas, levando os alunos a uma pequena definição de cada tipo de transporte.Compreender como a evolução dos transportes permitiu uma melhoria significativa da qualidade de vida da população através da leitura e interpretação dos pontos apresentados.

Começar por definir redes de transporte, passando, de seguida, à leitura e interpretação da figura1, comparando-o com o mapa desdobrável 1.Realizar a atividade 1.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração202 203Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIniciar a temática da acessibilidade e distância partindo da análise da figura 2 e realizando a atividade 2.Comparar as distâncias absoluta e relativa numa perspetiva de distância tempo e distância custo, através de exemplos de diferentes tipos de transportes.

O transporte intermodal poderá ser compreendido através da observação e interpretação da figura 3.De seguida perceber como as plataformas logísticas são importantes e observar o caso da plataforma intermodal de Leixões.Encontrar outros exemplos de plataformas logísticas e realizar a atividade 3.

PLANO DE AULA 35

PLANO DE AULA 36

Page 74: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B5 – As redes e os modos de transporte e telecomunicações

EscolaAulas n.º Data Turma Professor71 e 72

SumárioOs transportes terrestres, aéreos tubulares e aquáticos. Vantagens e inconvenientes dos

diferentes tipos de transporte. Os impactes económicos, sociais e ambientais dos transportes.

Objetivos das metas curriculares3. Compreender a importância dos transportes terrestres e aéreos nas dinâmicas dos territórios4. Compreender a importância dos transportes aquáticos nas dinâmicas dos territóriosDescritores das metas curriculares1. Descrever os contrastes na distribuição da rede rodoviária e ferroviária a nível mundial.2. Explicar a recente especialização do transporte ferroviário.3. Descrever os principais contrastes na distribuição da rede aérea a nível mundial.4. Comparar as vantagens e inconvenientes dos transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. 5. Referir os impactes económicos, sociais e ambientais dos transportes terrestres e aéreos.6. Explicar a importância dos oleodutos e dos gasodutos no transporte de energia, salientando as principais áreas de proveniência.1. Descrever os contrastes na densidade das rotas marítimas a nível mundial.2. Localizar os principais portos marítimos.3. Explicar vantagens e inconvenientes do transporte marítimo, dando ênfase à sua crescente especialização.4. Explicar os contrastes na utilização do transporte fluvial em países com diferentes graus de desenvolvimento.5. Referir os impactes económicos, sociais e ambientais dos transportes aquáticos.Conceitos/Conteúdos A importância dos transportes terrestres, aéreos, tubulares e aquáticos nas dinâmicas dos territórios,

vantagens e desvantagens dos transportes, impactes positivos e negativos da utilização dos transportes.

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula recordando o esquema dos tipos de transporte. Começar por

ler o texto sobre os transportes rodoviários, seguindo-se a leitura do mapa da figura 5 e realização da respetiva atividade.

Fazer o mesmo exercício para o transporte ferroviário, analisando o mapa e lendo os docs 1 e 2, tirando conclusões sobre a densidade das linhas ferroviárias e as características deste tipo de transporte.

Em relação ao transporte aéreo passar à observação da figura 8 e à realização da atividade 5.

Caracterizar o transporte tubular pela leitura do texto. Sobre o transporte marítimo, os alunos vão ler os textos e realizar as

atividades propostas na dupla página. Os alunos vão compreender as vantagens e desvantagens da utilização

dos diferentes transportes através da leitura e interpretação de uma tabela. Através da utilização da apresentação multimédia e ligando aos pontos

apresentados no manual, os alunos vão compreender os diferentes impactes da utilização dos transportes.

De seguida vão realizar a ficha 14 do Geo Praticar – atividades 1 a 5. Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Apresentação multimédia

“Transportes” Geo Praticar (Ficha 14 -

questões 1 a 5) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação“Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 75: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração204 205Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosComparar o mapa da figura 5 com o mapa desdobrável 1, realizando a atividade 4. Por fim ler os dois últimos parágrafos e identificar as grandes desigualdades existentes na densidade das redes rodoviárias.

Iniciar o transporte ferroviário pela caracterização dos mesmos. Evidenciar na figura 6 o domínio das linhas ferroviárias a nível mundial, percebendo as grandes disparidades.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração206 207Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosLer os docs 1 e 2 referentes ao transporte ferroviário e aperceber-se da grande modernização e do caráter de intermodalidade existente neste transporte.Ler o texto e caracterizar o transporte aéreo.

Realizar a atividade 5 referente ao mapa que apresenta o fluxo aéreo mundial. Compreender o aumento significativo da utilização deste transporte pelas suas vantagens de rapidez e segurança.Ler o texto referente ao transporte tubular e compreender a sua importância global.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração208 209Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosLeitura do texto e caracterização do transporte aquático.Compreender a importância dos transportes marítimos, quanto à especialização das mercadorias e ao seu transporte geral.Leitura e interpretação do mapa com a realização da atividade 6.

A tabela apresentada mostra os dez maiores portos marítimos mundiais que são essencialmente na China. A realização da atividade 7 permitirá a constatação dos grandes fluxos marítimos entre os grandes portos mundiais.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração210 211Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosA apresentação em tabela das vantagens e desvantagens dos transportes permite uma apreensão mais rápida das características de cada transporte.A atividade 8 permite uma ligação entre os vários conteúdos já lecionados.

Os impactes positivos e negativos dos transportes são apresentados em pontos segundo os diferentes tipos de impactes.A atividade 9 permite aos alunos identificarem os impactes da utilização dos transportes. Propomos que os alunos ainda refiram outros que poderão ter sentido nos últimos tempos.

PLANO DE AULA 36

PLANO DE AULA 37

Page 76: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B5 – As redes e os modos de transporte e telecomunicações

EscolaAulas n.º Data Turma Professor73 e 74

Sumário As telecomunicações – importância no mundo global. Os transportes e telecomunicações em Portugal.

Objetivos das metas curriculares5. Compreender a importância das telecomunicações no mundo global6. Compreender a importância dos transportes e telecomunicações nas dinâmicas do território nacionalDescritores das metas curriculares1. Distinguir telecomunicações de redes de telecomunicações.2. Caracterizar os meios de comunicação tradicionais e modernos.3. Explicar a importância dos satélites e dos cabos de fibra ótica na revolução das telecomunicações.4. Explicar os contrastes espaciais na distribuição dos meios de comunicação e redes de telecomunicação.5. Discutir o papel das telecomunicações na dinamização da economia e das sociedades no mundo atual global.1. Explicar a distribuição das principais redes de transporte e das telecomunicações em Portugal.2. Explicar as assimetrias na distribuição da rede de transportes e telecomunicações em Portugal.Conceitos/ Conteúdos Banda larga. A importância das telecomunicações no mundo atual, a evolução das comunicações e das

telecomunicações, a dinâmica das telecomunicações no mundo atual. A distribuição das redes de transporte em Portugal.

As telecomunicações em Portugal.

Momentos didáticos Material/Recursos Partindo de um brainstorming com as palavras comunicação e

telecomunicação, chegar às definições das mesmas. Em diálogo, caracterizar os diferentes meios de comunicação tradicionais e

modernos. Através da apresentação multimédia discutir o papel das telecomunicações

no mundo atual e a modernização das telecomunicações. Realizar a atividade 10 como forma de exploração dos gráficos e mapa

existentes na página 213. Em relação às redes de transporte em Portugal ler os textos da dupla

página e comparar os mapas das figuras 18 e 19 sobre as redes rodoviária e ferroviária, realizando posteriormente a atividade 11.

Realizar a atividade 12 que evidencia os transportes marítimos e aéreos em Portugal.

Sobre as telecomunicações em Portugal, os alunos leem o doc3 e observam o mapa realizando a atividade 13, concluindo que nós somos um dos países com maior rede de cobertura de internet, apresentando elevada tecnologia ao nível das telecomunicações.

Realização da ficha 14 do Geo Praticar – atividades 6 e 7. A rubrica Estuda um caso será para trabalho de casa.

Por fim será escrito o sumário.

Manual Caderno diário Soluções das atividades no

Livro do professor Apresentação multimédia

“Telecomunicações” Geo Praticar (Ficha 14 –

questões 6 e 7) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação“Educação para a cidadania”

Geo Essencial (…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

Page 77: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração212 213Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosDiferenciar comunicações de telecomunicações e caracterizar os meios de comunicação tradicionais e modernos partindo da observação das imagens da página.Ler a página para apreender as características da “revolução informática”.

Diferenciar o desenvolvimento das telecomunicações a partir da realização da atividade 10.Relacionar os gráficos da figura 14 com o grau de desenvolvimento dos países utilizando o mapa desdobrável 1.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração214 215Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosOs alunos vão identificar a rede rodoviária nacional, sabendo a sua constituição, ajudados pela observação da figura 18.Realizar a atividade 12, relacionando a densidade da rede rodoviária com a distribuição da mesma rede, no país.

Reconhecer pela observação do mapa que a rede ferroviária é mais extensa no litoral e que ao nível do transporte de passageiros a rede é mais densa e mais utilizada entre as cidades e os subúrbios. Esta constatação poderá ser feita através de um diálogo sobre a situação da linha ferroviária na localidade da escola ou nas localidades próximas.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração216 217Exploração de conteúdos Exploração de conteúdosIdentificar as características do transporte marítimo e aéreo em Portugal, pela leitura do texto do manual e pela realização da atividade 12.Realçar a maior entrada de navios de cruzeiro pela preparação dos terminais próprios em Lisboa, Leixões, Ponta Delgada e Funchal.

Considerando que Portugal acompanhou a evolução e inovação tecnológica ao nível das telecomunicações, realçar a rede de cobertura de banda larga, lendo o Doc. 3 e observando o mapa, realizando, de seguida, a atividade 13.Terminar com um diálogo sobre a última frase do texto “ Porém, as assimetrias… telecomunicações”.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração218Exploração de conteúdosEvidenciar a rubrica Estuda um caso…sobre a sustentabilidade.A atividade será objeto de trabalho de casa.

PLANO DE AULA 37

Page 78: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8UNIDADE DIDÁTICA B5 – As redes e os modos de transporte e telecomunicações

EscolaAulas n.º Data Turma Professor75 e 76

SumárioRealização da rubrica Comprova o teu avanço.Teste de etapa 6.

Todos os objetivos, descritores das metas curriculares, conceitos e conteúdos constantes nos planos de aula anteriores (planos de aula 35 a 37).

Momentos didáticos Material/Recursos Iniciar a aula com a correção do trabalho de casa. Iniciar a aula com a rubrica Estuda um caso…sobre o turismo na

Europa. Alertar os alunos para a realização do trabalho proposto que será

objeto de trabalho de casa. Ler a rubrica Para recordar…Para sintetizar, relembrando os

conceitos e os principais conteúdos da unidade. Segue-se a elaboração do teste global apresentado na rubrica

Comprova o teu avanço, que poderá ser corrigido oralmente, como forma de preparação para o teste.

Os alunos escrevem o sumário. De seguida os alunos vão elaborar o teste de etapa 6.

Manual Caderno diário Soluções das atividades

no Livro do professor Geo Praticar (Ficha 14) Dossiê do professor –

Grelha de avaliação “Educação para a cidadania”

Geo Essencial Teste de etapa 6 e

Teste de escolha múltipla 10

(…)

Turmas com níveis diferentes* Notas*

* Estratégias/atividades utilizadas/trabalho de remediação/trabalho extra

* Adaptações/modificações do plano/notas relevantes

PLANO DE AULA 38

Page 79: DP 24a103 Planos de Aula

Geo Sítios 8

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração219Exploração de conteúdosUtilizar o Para recordar… e Para sintetizar… como uma forma de preparação para o teste de etapa.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração220 e 221Exploração de conteúdosOs alunos vão realizar o teste apresentado na rubrica Comprova o teu avanço… A correção far-se-á oralmente.

Página(s) do Manual Outro(s) registo(s) de exploração222 e 223Exploração de conteúdosA atividade global apresentada poderá ser realizada ao longo de diferentes aulas com a realização de um dossiê temático sobre a União Europeia.Em todas as unidades referentes ao 8º ano os alunos podem sempre encontrar algo que possa ser utilizado para enriquecer este dossiê.

Outro(s) registo(s) de exploração

PLANO DE AULA 38