Download - Violência Urbana

Transcript
Page 1: Violência Urbana

Violência Urbana

• Desregrados e ilimitados pelos pais• Crise Familiar• Desemprego• Tráfico em geral• Falta de influencia política• DISCRIMINAÇÃO EM GERAL

“ A violência urbana é o mal que assola as comunidades que vivem no centros urbanos ”

Page 2: Violência Urbana

“... Testemunhos e as informações que recebemos, notadamente pela mídia, mas também pelas empresas de segurança quem têm também grande interesse a acentuar nossa percepção da violência, já que a segurança representa um mercado consequente. Assim cria-se essa situação paradoxal nas quais poucas pessoas afirmando sentir a insegurança foram elas mesmas atacadas. É o que se chama “sentimentos de insegurança”

Yves Michaud

Page 3: Violência Urbana

Walter Benjamin (1892-1940) parte de uma determinada interpretação de Marx para apresentar sua tese fundamental. Atentasse que quando Marx empreendeu a análise do modo de produção capitalista, esse modo de produção ainda estava em seus primórdios. Marx orientou suas investigações de forma a dar-lhes valor prognóstico. O cinema tem como função social das mais importantes promover o equilíbrio entre o homem e o aparelho. As imagens provocam efeitos na percepção dos atos cotidianos. Muitas das deformações e estereotipias, transformações e catástrofes que o mundo visual pode sofrer no filme afetam realmente esse mundo nas psicoses. A enorme quantidade de episódios grotescos atualmente consumidos no cinema constituiem um índice impressionante dos perigos que ameaçam a humanidade.

http://www.espacoacademico.com.br/066/66viana.htm

Page 4: Violência Urbana

Para Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno , a postura otimista de Walter Benjamin (1892-1940) no que diz respeito à função possivelmente revolucionária do cinema desconsidera certos elementos fundamentais, que desviam sua argumentação para conclusões ingênuas. Embora devendo a maior parte de suas reflexões a Benjamin, Adorno procura mostrar a falta de sustentação de suas teses, na medida em que elas não trazem à luz o antagonismo que reside no próprio interior do conceito de “técnica”. Segundo Adorno, passou despercebido a Benjamin que a técnica se define em dois níveis: primeiro “enquanto qualquer coisa determinada intra-esteticamente” e, segundo, “enquanto desenvolvimento exterior às obras de arte”. Se a técnica passa a exercer imenso poder sobre a sociedade, tal ocorre, segundo Adorno, graças, em grande parte, ao fato de que as circunstâncias que favorecem tal poder são arquitetadas pelo poder dos economicamente mais fortes sobre a própria sociedade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_W._Adorno

Page 5: Violência Urbana

Max Horkheimer: A "razão polêmica" de Horkheimer, ao se opor à razão instrumental e subjetiva dos positivistas, não evidencia somente uma divergência de ordem teórica. Ao tentar superar a razão formal positivista, Horkheimer não visa suprimir a discórdia entre razão subjetiva e objetiva através de um processo puramente teórico. Essa dissociação somente desaparecerá quando as relações entre os seres humanos, e destes com a natureza, vierem á configurar-se de maneira diversa da que se instaura na dominação. A união das duas razões exige o trabalho da totalidade social, ou seja, a práxis histórica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Horkheimer

Page 6: Violência Urbana

Consumo O coração do sistema Pouco depois da segunda guerra, governo e corporações estudavam a forma de impulsionar a economia. O analista de vendas Walter LeBolt articulou a solução que se tornaria a norma de todo o sistema. Ele disse: A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bens, rituais. Que procuremos a nossa satisfação espiritual, à satisfação de ego no consumo. Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior.

Page 7: Violência Urbana

Como eles conseguem nos fazer investir nesse sistema?Por meio da mídia;existem duas formas:- Obsolescência Planejada: As coisas são criadas para irem para o lixo, fazem de uma forma que se inutilizem rápido.-Obsolescência Perceptiva: Fazem você crer que precisa comprar algo novo por meio de novos designs e algumas mínimas modificações, mesmo que seu aparelho ou sapato ou o produto que for ainda seja funcional. Nos Estados Unidos dos produtos que são fabricados 99% vão para o lixo em torno de seis meses. A publicidade e a mídia em geral teem um papel importante nisso. Temos mais coisas, porém menos tempo livre para as coisas que realmente interessam, (família, amigos e tempo livre). Analistas dizem que não temos tão pouco tempo desde a sociedade feudal. Sabe qual a atividade que mais fazem as pessoas em seu tempo livre? -Ver TV e ir às compras. Passamos trabalhando e quando chegamos em casa a TV nos convence o que devemos comprar.

Fonte:A história das coisas com Annie Leonard

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

Page 8: Violência Urbana

Analogias da Disney a nossa sociedade FormiguinhaZZ é um membro de uma comunidade de formigas, manipuladas por um por um tirano, que tem em mente um plano de controle o qual esta encaminhando grande parte da comunidade para a destruição. Z é um dos poucos que não se encontram sob controle e por caminhos bem ocasionais, gera uma revolução influenciando imparcialmente por meio de seu carisma e energia. Z é um individuo inquieto e questionador não satisfeito com a realidade imposta e com isso contraria todas as regras. Vida de insetoFlik, é também membro de uma sociedade onde os membros teem comportamento condicionado e ordenado por tiranos, que impõem uma realidade limitada ao que os expõem.Flik é um gênio um inventor e é excluído e descriminado pelos membros de sua comunidade e também curiosamente acaba sendo ele que encontra a saída para os problemas de seu povo.

Page 9: Violência Urbana
Page 10: Violência Urbana

Você realmente acha que escolhe o que quer?

Page 11: Violência Urbana

Ele também...

Page 12: Violência Urbana

As pessoas nos dias atuais não são mais amigas, conversam sobre o supérfluo,trocam comprimentos formais e convivem de forma insípida¹, ou seja, não ocorre a troca de sentimentos, a troca de saberes e sim acorre na relação alienado a terça² de fofocas, de falsidade e de mentiras não existe amor ou solidariedade entra as pessoas. Hoje em dia, é normal que uma pessoa seja morta na luz do dia e ninguém faça nada, isso é errado, pois ninguém intervém para ajudar ou salvar uma vida atingindo o processo de alienação do ser humano perde o contato com seu "eu"..

Insípida¹: sem-graça, enfadonho, monótono.A terça²: parte de um todo.

Page 13: Violência Urbana

á TV tem um poder tão grande de alienação que hoje em dia se você for no GOOGLE e escrever: ALIENAÇÃO ela é uma das primeiras imagens que aparece.

Page 14: Violência Urbana

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo. (Nietzsche)

Page 15: Violência Urbana

O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele. (Nietzsche)

Page 16: Violência Urbana
Page 17: Violência Urbana

O ciclo da ignorância se divide em 3 etapas:- Irracional: Não sabe nada.- Racional: Pensa que sabe.- Alienado: Nem pensa mais.

Page 18: Violência Urbana

“Chegamos a um ponto que assistimos TV para não pensar”.

Page 19: Violência Urbana

“O Brasil é uma nação de espertos que reunidos, formam uma multidão de idiotas”. (Gilberto Dimenstein)

Page 20: Violência Urbana

Um povo ignorante é um instrumento cego de sua própria destruição.

Page 21: Violência Urbana

Por fim, pode-se concluir que, hoje em dia o mundo já não é mais o mesmo, como um dia já foi. Vivemos em um mundo onde a alienação é evidente, pessoas comprando o que acham ser importante deixando os valores principais de lado, tais como, educação , caráter, honestidade etc.“Sendo caro e estando na moda, nós queremos”.

Page 22: Violência Urbana

Crianças já não brincam mais com seus amigos, e quando brincam, não são mais brincadeiras ingênuas, no entanto, brincam de polícia e ladrão, de perseguição, de bandidos etc. Quando não estão “brincando” estão sendo “alienadas”, assistindo TV, ou então jogando algum tipo de jogo que esteja na moda e que expressão violência brutal e insensata, mas que dão muitos lucros em vendas.

Page 23: Violência Urbana

O que me entristece é a dura realidade, ver que tudo isso realmente acontece. Sendo assim posso citar o documentário Tiros em Columbine, dirigido por Micheal Moore, que aborda a fascinação americana por armas. Em certo momento do documentário, a um fato que me deixou extremamente chocado, quando uma mãe em depoimento, responde por um processo de homicídio, que seu filho de aproximadamente 6 ANOS de idade, tenha cometido. O crime ocorreu quando seu filho foi ao colégio, e dentro de sua mochila estava a arma que seu tio, tinha em casa, o menino como uma forma brincadeira, sem “saber” o que estava fazendo pega a arma e dispara contra uma amiguinha, que infelizmente morre no hospital.

Page 24: Violência Urbana

As Mídias, já não estão nem ai para ética ou censura, elas apenas querem lucros exorbitantes e o IBOPE lá em cima. “Se for antiético e der lucro, é publicado”

Caso ELOA

Page 25: Violência Urbana

Com nossa ignorante e irracional ajuda, eles fazem o que querem, tendo em mão o poder da massa para expor e impor o que julgarem “certo”

Page 26: Violência Urbana

Não feche seus olhos, e não deixe que ninguém os feche.

Page 27: Violência Urbana

Pontos Positivos

Podemos destacar como um dos pontos positivos, as transmissões de diversas noticias sobre tudo o que ocorre no mundo, tanto nas divulgações de acidentes, crimes, política, esportes e muitos outros temas.

Nesse ponto devemos concordar que a mídia é uma fonte indispensável de informações sobre temas importantíssimos que nos cercam a partir do momento que tomamos o conhecimento do que está acontecendo no mundo e principalmente na região em que vivemos.

Você também concorda que a mídia pode ser vista como um ponto positivo que nos ajuda a ficarmos mais ligados e cientes dos problemas que vêm se agravando ao nosso redor ???

Page 28: Violência Urbana

A mídia tem um papel importantíssimo na nossa formação , cultural, social , política, entre outras. Devemos filtrar coisas boas e positivas para nossa vida, de nossas crianças e adolescentes , coisas sadias.

O fato de estar atualizado é importante ... apesar de ultimamente temos tido a impressão que os tele jornais são comprados, por interesses de políticos, empresários ... mas esse seria um dos fatores positivos importantes, não só pelo lado econômico e político , mas pelas noticias sobre doenças , vacinas,curas, pesquisas, leis, direitos, deveres, tecnologia,bem estar e saúde.

A mídia em geral, radio ..TV ...internet .. revistas etc... tem efeitos positivos ... temos apenas que saber filtrar as coisas boas. Nos dias de hoje estar bem informado é quase uma obrigação,e a mídia é fonte ilimitada de informação,sem falar que ela também é uma fonte de lazer.

Através da mídia podemos tomar contato com diferentes realidades, ampliando nossa visão de mundo nos tornando mais críticos e tolerantes. Tem seu lado positivo quando visa melhorar a qualidade de vida da população em geral.

Page 29: Violência Urbana

Quando se fala de influência da mídia, a primeira coisa que vem a cabeça da maioria das pessoas são os casos negativos.

O poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal.

Campanhas de doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado.

As novelas são um dos meios mais populares para atingir a população. E percebe-se que os autores buscam cada vez mais usar as histórias de ficção para tratar de dramas reais. Como a novela Caminho das Índias, que fala da esquizofrenia. Essa abordagem, mesmo que misturada à ficção, é muito importante para quem conhece ou convive com alguém que tem a doença, pois desmistifica a esquizofrenia. Assim como a novela Páginas da Vida que falou da Síndrome de Down e acabou com os preconceitos de muita gente.

Page 30: Violência Urbana

Por fim, querendo ou não, o lado positivo da mídia também possui um

lado negativo, pois cada matéria, antes de ir ao ar é editada , ou seja, há uma manipulação de informações,

usando a matéria coletada eles fazem cortes para que pareça ser o que eles

querem que seja.


Top Related