Download - Tribuna 1505

Transcript

Av, São Paulo, 2422, esquina c/ Rua Antônio de Paula Nunes, CentroCep: 78976-020 - Cacoal - RO

(69) 3441-6572Fabiana da Silva Andrade Venício -CRC 4046/O-1 (69) 8402-5553Marcos Fernandes Venício - CRC 6124/O-1 (69) 8402-5554

Rua Antônio de Paula Nunes, 1014 - Entre a 7 de Setembro e a Porto Velho

Rua General Osório, 1176 - CacoalFONES: 3441-5382 / 3441-1933

CRM-RO 1038

O senador Valdir Raupp(PMDB) e a deputada MarinhaRaupp (PMDB) cumprem, nestefinal de semana, extensa agendade visita a vários municípiosrondonienses. No sábado, a par-tir das 8h, Raupp e Marinha par-ticiparão da cavalgada da 30ªExpopib em Pimenta Bueno.

Na segunda-feira, 7 de setem-bro, o senador e a deputadaprestigiarão os desfiles cívicosdos municípios de Espigão doOeste e de Rolim de Moura. Ànoite, estarão na feiraagropecuária de Pimenta Bueno.

SÃO JOSÉ GÁS

3441-30303441-7777

CONFORTO, SEGURANÇAE QUALIDADE

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 - DIRETOR: ADAIR ANTONIO PERIN - RUA ANT. DE PAULA NUNES, 1412 - CACOAL - TELEFAX: 3441-7776 / 3443-4277 - 9951-7776 - ANO XXX - EDIÇÃO SEMANAL - Nº 1505 - PREÇO: R$ 1,50

O governador Ivo Cassol vi-sitou na tarde desta quarta-feira,2, as obras do Hospital Regionalde Cacoal (HRC), ocasião em queesteve acompanhado do secre-tário de Estado da Sesau, MiltonMoreira.

De acordo com o secretárioMilton Moreira, o governadorIvo Cassol espera ver as obrasdo Hospital Regional concluídasdentro do cronograma previsto,ou seja, até o final do ano. Paraisso, três construtoras estão tra-balhando no local, para garantira inauguração da obra até o mêsde fevereiro de 2010.

Durante a visita, a comitivaverificou que as obras seguemde acordo com o cronogramaprevisto e não há nenhum impe-dimento em seu andamento, es-tando inclusive no local as equi-pes de fiscalização do grupoSanto Antonio Energia. Asobras do Hospital Geral deCacoal foram retomadas a partir

Cassol confere andamentodas obras do Hospital Regional

da viabilização de verbas decompensação da usina hidrelé-trica de Santo Antonio, no valorde R$ 32 milhões, que vão ga-rantir o custo total do empreen-dimento.

Para a retomada das obras,de acordo com o secretário doDepartamento de Obras Públicas(DEOSP), Alceu Ferreira Dias, osprojetos foram todosreformulados e readaptados, umavez que a primeira obra haviasido iniciada ainda em meadosda década de 90.

O HRC vai atender aproxima-damente 56% da demanda dosetor em todo o Estado, agregan-do os serviços de saúde das re-giões de Ji-Paraná, Jaru, Cacoal,Rolim de Moura e Vilhena, favo-recendo a população dessesmunicípios e desafogando o aten-dimento na Capital.

O HRC será equipado paraatender especialidades como or-topedia, cardiologia, pediatria,

neurologia, cirurgia geral,vascular e psiquiatria. Além dis-so, contará com laboratório depatologia clínica, quatro salas

cirúrgicas e equipes de profissi-onais para o atendimento emmédia e alta complexidade.

Acompanharam ainda o go-

vernador em visita às obras, osdeputados estaduais Kaká Men-donça (PTB) e Miguel Sena (PV),além do secretário de Estado de

Obras e Serviços Públicos, Al-ceu Ferreira Dias e o secretárioregional Ademar de Oliveira Sil-va.

Cavalgada da Expopib terápresença de Raupp e Marinha

Av. Cuiabá, 1770 - Fone: 3443-3791

Sexta às 20:00 e 22:00 hs - A Era do Gelo 3Sábado e Domingo às 17:30 hs - A Era do Gelo 3

BREVE - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

HOJE

Divino Cardosoé o novo

presidente daFacimed

PÁGINA 03

30ª ExpopibA 30ª Expopib – Exposição

Agropecuária, Feira de Artes,Artesanato e Industria de Pi-menta Bueno, que acontece de05 a 13 de setembro, sortearáum Saveiro, dia 9, uma picapeStrada dia 11 e uma S 10 o dia13.

ShowsOs shows da Expopib são os

seguintes: dia 5, Gabriel Lener;dia 07, Edson e Hudson; dia 10,Zezé D Camargo e Luciano e dia12, Fábio & Fernando.

Cahulla leva CidadeLimpa a Costa Marques

PÁGINA 12

O Deputado ValdivinoTucura esteve na tarde destasegunda-feira na Linha Sete jun-tamente com o prefeito PadreFranco, para acompanhar os tra-balhos de recuperação de estra-das. O serviço teve início ontemcom recursos do Fundo de In-vestimentos de Transportes eHabitação (FITHA).

O serviço terá um investimen-to de 575 mil reais que serão apli-cados na recuperação das linhas6, 7, 8, 12 e 13. De acordo com oSecretário Municipal de Obras,Gervano Vincent, a prefeitura járecuperou as linhas 1, 2, 3, 9,10 e11, com recursos próprios. A pre-visão para conclusão é de 60dias. (Ormiza Soares).

Tucura acompanha aplicação de recursos do Fitha

www.tribunapopular.com.br - [email protected] - [email protected] Jornal Independente a Serviço do Povo desta Terra

TEL.: 3443.6771TEL.: 3443.6771TEL.: 3443.6771TEL.: 3443.6771TEL.: 3443.6771

CIRURGIÃO DENTISTCIRURGIÃO DENTISTCIRURGIÃO DENTISTCIRURGIÃO DENTISTCIRURGIÃO DENTISTAAAAAMestrado em Ortodontia, Especialista

Você merece um sorriso perfeitoClínica de OrtodontiaClínica de OrtodontiaClínica de OrtodontiaClínica de OrtodontiaClínica de Ortodontia

FONE: 3441-2779

Av. Castelo Branco, 20408, Cacoal

www.fernandoveiculos.com.br

PÁGINA 02CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

PROCONINFORMA:

Procon CacoalAv. Duque de Caxias,2761, Centro - Cacoal/RO

Fone/fax: (69)39074132 - 34436311e-mail: [email protected]

Editor-Diretor-Responsável: ADAIR ANTÔNIO PERIN-DRT/RO-301 Assessor Jurídico: DR. ANTÔNIO PAULO DOS SANTOS

Tiragem: 3.000 (Três Mil Exemplares)CIRCULAÇÃO:Cacoal, Ministro Andreazza, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, PimentaBueno, Presidente Médici, Porto Velho.

Representante em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre:RGD Comunicação S/C Ltda, Rua Duarte de Azevedo, 532, São Paulo. CEP.:02036022.. Empresa Jornalística Tribuna Popular Ltda - CNPJ/CNPF 03.718.553/0001-72. Email:[email protected] - Fone: 3443-4277 - Rua Antônio de PaulaNunes, 1412 - CEP: 78976-085. Filiado à ABRARJ - Associação Brasileira de Revis-tas e Jornais e a ADJORI - Associação dos Jornais do Interior de Rondônia.

NOTA: Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre representam opensamento do jornal. As fotos e os originais não serão devolvidos, mesmo os não publicados. FONE/FAX: 3441-4564 - CACOAL/RO

Para sugestões ou maiores informações sobre este eoutros temas relacionados à saúde envie-nos um: e-

mail: [email protected] visite nosso site: www.farmaciayassuda.kit.net

Yassuda – Saúde com Qualidade e Responsabilidade

Fone: 3441-6463 - Av. 2 de Junho, 2605 - Cacoal

A Ortodontia é uma dasespecialidades dentro da

Odontologia, onde opaciente busca melhorar a

estética de seu sorriso,proporcionando o

posicionamento ideal decada dente, obtendo dentes

nivelados e alinhados.

Ortodontia

Dr. RodolfoLuchtenberg

A cada dia que passa, a sociedade ficaainda mais exigente, por isso, dentes

alinhados e nivelados, influi muito na

aparência do indivíduo, interferindodiretamente em sua auto estima.

Invista em você. ORTODONTIA É AQUI

*Wellington Silva Jardim -Há quem acredite que as pes-soas bem-sucedidas detêm ogrande segredo do "êxito navida". O que alguns, inclusive,tentam ocultar é que qualquerpessoa pode chegar ao lugarmais alto, desde que se esforcepara obter o conhecimento ne-cessário, cultive uma inabalávelforça de vontade e muita confi-ança no próprio talento ou nodom que Deus lhe concedeu.

Amadores não chegam aotopo. Não tem jeito e não há porque negar. É imprescindível terum mínimo de preparo profissi-onal adequado. Diante de tama-nha evolução que se apresentaà nossa frente, não dá para ten-tar reproduzir a história de Davie Golias nos negócios de hojeem dia, ou seja, não dá para en-frentar os mais modernos ele-mentos de guerra com apenasuma espada. Um dos homensmais ricos do mundo atual nãotem nenhum curso superior,mas é certo que ele não enter-rou seu talento. O que isso querdizer? Que triunfa com facilida-de o homem que conhece aque-les com quem trata e aqueles aquem dirige. Conhecer bem aspessoas reduz ao mínimo os ris-cos de erro. Saber cercar-se dosmelhores colaboradores é estarem condições de guiar com efi-cácia aqueles que estão em suasfunções.

Escolher pessoas sadiasnas normas de Jesus Cristo éum dos pontos mais importan-tes. Existe uma regra de dez per-guntas que um administradordeve fazer a si mesmo, a fim deter a exata noção de seu desem-penho e do quanto está ou nãopróximo de atingir seus reaisobjetivos:

1. Eu vacilo ao tomar uma deci-são importante?2. Eu tenho medo de errar e de-pois ter de aguentar asconsequências?3. Eu assumo total responsabi-lidade pelas ordens que dou ameus subordinados?4. Eu hesito quando sou obri-gado a tomar atitudes que pos-sam ser mal interpretadas?5. Exponho meus argumentossempre com clareza?6. Para mim, mais vale realizarqualquer coisa com erros doque não fazer nada?7. Eu considero maior qualida-de a prudência do que a cora-gem?8. Autoridade e prestígio, paramim, têm o mesmo peso?9. Eu busco a opinião de meussubordinados?10. Eu tenho a fonte principaldas minhas soluções, o Espíri-to Santo de Deus?

É muito mais simples admi-nistrar qualquer iniciativa sobos cuidados de Deus.

Devemos ser prudentes ecorajosos ao mesmo tempo emnossa rotina, procurando ou-vir a Deus nos desafios que seapresentam. É fundamentalacreditar, rezar e lutar por umobjetivo, sem desanimar dian-te das dificuldades. Seguir emfrente com fé.

Todo administrador pode edeve contar com a ação do Es-pírito Santo se quiser ir maislonge e com mais eficácia, coma graça de Deus.

*Wellington Silva Jardim éadministrador da FundaçãoJoão Paulo II e da Comuni-dade Canção Nova (http://blog.cancaonova.com/eto)

L.E.R. (Lesões Por Esforços Repetitivos) ou

D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados Ao Trabalho)

Você sabe administrar sua vida?

FIDELIZAÇÃO NÃO IMPEDE CANCELAMENTODE SERVIÇO DE TELEFONIA SEM MULTA

Consumidores que tenhamproblemas com o cumprimen-to dos serviços contratadosjunto a suas operadoras de te-lefonia ou de Internet podemrescindir o contrato sem qual-quer ônus, sem validade deprazos de fidelização ainda emvigor.

De acordo com a Coordena-dora do PROCON CACOAL,Márcia Maria dos Santos, "odescumprimento das normasde contrato pelo prestador deserviço, dar direito ao consu-midor de cancelar o contratosem pagamento de multa. Ouseja, as condições de qualida-de pré-estabelecidas devem serseguidas para que o consumi-dor faça jus ao acordo e se aempresa rebater os motivos deseu cliente, cabe a ela o ônusda prova", completou a Coor-denadora. Portanto, o consu-midor deve estar atento a to-

Márcia Maria dos SantosCoordenadora

PROCON CACOAL

das as situações de dano, porexemplo, os casos de cobrançasindevidas, quando a operadorade telefonia celular cobra porserviço não pedido pelo consu-midor; e situações de pessoasque possuem celulares pré-pago,mas não encontram créditos comvalidade de até 180 dias, comodetermina a legislação.

Fonte: DPDC/Ministério daJustiça

MO EDSON PITWAK enviou a Notade esclarecimento do Casseta & Plane-ta aos Deputados... Primeiramente umamatéria sobre o assunto, publicada peloO Globo: Câmara se queixa do "Casseta& Planeta". Pressionada por deputados,a Procuradoria da Câmara vai reclamarjunto à Rede Globo pelas alusões feitasno programa "Casseta & Planeta" exibi-do terça-feira passada. Os parlamenta-res reclamaram especialmente do qua-dro em que foram chamados de "deputa-dos de programa". Nele, uma prostitutafica indignada quando lhe perguntam seela é deputada. O quadro em que sãovacinados contra a "febre afurtosa" tam-bém provocou constrangimento. Na noi-te de quarta-feira, um grupo de deputa-dos esteve na Procuradoria da Câmarapara assistir à fita do programa. Segun-do o procurador Ricardo Izar (PMDB-SP), duas parlamentares choraram - coi-tadinhas. Izar se encontrará segunda-feira com representantes da emissora,para tentar um acordo, antes de recorrerà Justiça. O presidente da Câmara tam-bém se disse indignado: - O programapassou dos limites. Eles têm talento su-ficiente para fazer graça sem desqualificara instituição (que instituição???), quegarante a liberdade para que façam gra-ça. O diretor da Central Globo de Co-municação, Luís Erlanger, disse que arede só se pronuncia sobre ações judici-ais, depois de serem efetivadas. Oshumoristas do Casseta & Planeta nãoquiseram falar sobre o assunto, dizendonão querer "dar importância à concor-rência". Eis a Nota de Esclarecimento:"Foi com surpresa que nós, integrantesdo Grupo Casseta & Planeta, tomamosconhecimento, através da imprensa, daintenção do presidente da Câmara dosDeputados de nos processar por causade uma piada veiculada em nosso pro-grama de televisão. Em vista disso, gos-taríamos de esclarecer alguns pontos: 1.Em nenhum momento tivemos a inten-ção de ofender as prostitutas. O objetivoda piada era somente de comparar duascategorias profissionais que aceitam di-nheiro para mudar de posição. 2. Nãovemos nenhum problema em ceder umespaço para o direito de Resposta dosdeputados. Pelo contrário, consideramoso quadro muito adequado e condizentecom a linha do programa. 3. Caso sedecidam pelo direito de resposta, infor-mamos que nossas gravações ocorremàs segundas-feiras, o que obrigará osdeputados a "interromper seu descan-so". Equipe do Casseta & Planeta?.MMAIS esta do Pitú. “O Parto daProstituta”. O cara está preso na delega-cia todo arrebentado... O advogado com-parece para libertá-lo, e pergunta o quehavia acontecido. O cliente começa aexplicar: - Bem, eu estava passando narua e de repente, vi um monte de gentecorrendo. Estavam socorrendo uma pros-tituta, que acabava de dar a luz a umlindo menino. Solidário, comprei um pa-cote de fraldas para presentear a prosti-tuta. Então, um PM, com 2 metros dealtura e 3 de largura, se aproximou evendo o pacote de fraldas nas minhasmãos, perguntou: - Pra onde vai isso? Eeu respondi: - Vai pra puta que pariu...Depois disso não me lembro de maisnada, mas já tô conseguindo abrir umolho.MA GILIANE, futura editora de TRI-BUNA POPULAR, ligava para o seuamor, o Tainá, em Vilhena e dizia: ?Es-tou indo com meu pai até a linha ondevai ser escolhida a musa do futebol Ru-ral?. O Tainá, um desconhecedor doassunto, perguntava: ?É uma vaca quevai ser escolhida ou uma garota?. Foium quá! quá! quá! daqueles.ME NUNCA um evento de futebol naárea rural levou tanta gente como a finaldo Campeonato Rural Feminino. Masjustifica: Além dos marmanjos querer veras mulheres em campo matando a bolano peito e rolando a gorduchinha na gra-ma, foram ver o concurso da Musa Ru-ral acontecido pela primeira vez. Não dápra afirmar que havia mais marmanjosdo que mulher. E o professor Adão, ape-sar das polêmicas que tem criado ulti-mamente, deve ser parabenizado pelaidéia. Como quase sempre acontece comorganizadores, foi xingado por torcedo-res do time perdedor por causa da atua-ção do árbitro e seus auxiliares.ME LÁ NA LINHA 11, no campo doBarreiros, onde aconteceu a festa, deum grupo de animados festeiros, surgiua conversa de que o amigo MiquéiasPagung, filho do João Pagung, moradorda Linha Eletrônica, resolveu dar umade mais esperto para que sua vaquinha,inscrita no concurso da IIª Expoac, con-quistasse o troféu de maior produtora deleite. A idéia era colocar o bezzerro paramamar bem pouquinho para sobrar maisleite e poder abocanhar o troféu de cam-peã, mas a vaca insatisfeita com o trata-mento que ele dispensou ao seu filhote,resolveu não soltar o precioso liquidobranco. Para seu desespero, Miquéiasdeu ordem para que o ?mamante? correrpara as tetas da mãe. Aconteceu quetinha que ser rápido pois o tempo corria epor causa do pouco tempo, o injustiçadobezzerrinho mamou pouco e a vaquinhado Miquéias alcançou só o terceiro lugar.Senhor Miquéas, não fique bravo comesse autor. Foram seus amigos que pas-saram essa sua engraçada façanha. Abra-ção, Miquéias Pagung! João Pagung!MTEM MUITA gente com saudadesdo Divino Cardoso Campos como pre-feito. Do Orlandino Ragnini, da SueliAragão. E podem ter certeza: Não é oFranco Vialetto o culpado disso tudo. Sãoos vários outros ?prefeitos? que existemlá por dentro do Palácio do Café e quequerem mandar mais do que o verdadei-ro mandatário. Tem que ter soco na mesa,diria o Gervano Vincent, esse sim, com-petente secretário de obras, mas que um

planejador queria que ele fizesse mila-gres com 100 mil reais.MNA ASSESSORIA de Imprensa, porexemplo, colocaram uma publicitária queveio de São Paulo, esposa de um médi-co, que segundo se ouviu, para ele vir,teria que ter emprego pra ela também.Colocaram ela como assessora de im-prensa, com um bom salário. Para jor-nal, por exemplo, ela, que não conhecea realidade local, quer dar tratamento iguala todos, até para aqueles que circulamsomente quando tem mídia oficial e porúltimo, no edital de Pregão Presencialpara divulgação de atos oficiais,direcionou o processo para um veículo,com o aval dos outros ?prefeitos? e comcerteza, sem o prefeito titular saber.ME A PROVA de que o Prefeito estámal assessorado, aconteceu na entre-vista ao vivo que concedeu à DeboraSoraya no ?A Hora do Povo?. Ele nãosabia quantas portarias tinha assinado!Secretário, leve para ele assinar, masvá informando quantas portarias já temassinadas. Tivesse feito isso, teria cala-do a boca daqueles que comentam por aique já tem mais de 600... Mais tarde oprefeito falava que eram menos de 300.MOLHA ELE AI! O informante I vol-tou com algumas pérolas da Escola doProfessor Katatal e da XI Expoac. Acom-panhe! Penha X Corazinho - Ao fazer ouso da palavra, a vereadora Penha Si-mão solicitou do executivo municipal queestendesse o beneficio de transporte gra-tuito para pessoas de 60 anos. A Consti-tuição Federal ampara os idosos de 65anos e o Estatuto do Idoso ampara àque-les com 60 anos. Muito bem vereadoralutando em prol dos nossos representan-tes da terceira idade de Cacoal. Penha édefensora dos oprimidos e trabalha es-pecificamente na área da saúde. Acon-tece que o vereador Corá, empresáriona área de transporte no município nãogostou da idéia. Durante o seu discurso,o parlamentar fez todo mundo dar garga-lhadas ao afirmar que caso o pedido davereadora Penha se torne Lei sua em-presa iria a falência. ?Vereadora Penha,sei que você é do PMDB, peça para ospoderosos do seu partido e do PT, Raupp,Fátima, Marinha, enfim toda essa PTzadae PMDBzada pagar as contas da em-presa Irmãos Corá. Pede para tirar di-nheiro do bolso deles para ver se elesnão passam um bom tempo sem vir aqui.Só virão na época de campanha pedir ovoto do cidadão cacoalense. Minha gen-te vamos prestar atenção em quem va-mos votar no próximo ano? disparouCorá.MO QUE É PISTRONCA? - Durantea Expoac, o governador Ivo Cassol foiapresentador do programa da KTV, a pe-dido do vereador e diretor da empresa,Luiz Carlos Katatal. Acontece que, emcerto momento, ao entrevistar o prefeitoPadre Franco, Cassol perguntou como oatual prefeito havia pegado o municípioda administração anterior. Franco respon-deu: Governador peguei a cidadepistroncada. Ivo Cassol: O que é umacidade pistroncada? Franco: O povosabe, governador. Analisemos: Se o pre-feito Franco disse que pegou uma cidadepistroncada e o chefe do executivo cha-ma todos de pistronco, o que ele quisdizer com essa afirmação? Você já seperguntou o que significa Pistronco? Napróxima edição falaremos mais sobre oassunto. Até lá!MSINDICATO comprova legalidadeda greve - Agora é pra valer! Foram ferira onça com vara curta. Deu no que deu.O Sindicato dos Servidores Públicos Mu-nicipais de Cacoal (SINSEMUC) reali-zou as providências cabíveis para quese tornasse sem efeito o pedido feito pelaProcuradoria do Município de Cacoal.Ao apresentar a Justiça o edital de con-vocação para assembléia extraordinária,solicitada pelo Juiz, tornou-se sem efeitoa decisão, legalizando o movimento gre-vista. O secretário geral do Sindicato,Paulo Silva Flor, enfatiza que, na denún-cia apresentada pela procuradoria domunicípio ao Poder Judiciário, o sindica-to não havia realizado a publicidade doedital de convocação, em nenhum meiode comunicação. ?Fizemos a publica-ção na edição do jornal Folha deRondônia, do dia 20 de agosto de 2009.Mais de 300 servidores assinaram a ataonde constava a data da assembléia ge-ral. Fizemos a publicidade formal comoevidencia a Lei? destacou o secretário.MCORRUPÇÃO? - O Prefeito PadreFranco Vialetto (PT) após tomar conhe-cimento das denúncias de vereadoresapurando possíveis fraudes na Secreta-ria Municipal de Ação Social e Trabalho- SEMAST mandou suspender essa se-mana, o processo global 025/09 que tratada licitação para o serviço de lavagemde veículos pela SEMAST. Na Semast,foram constatados indícios de irregulari-dades no uso de telefones, na conces-são de diárias, no controle de veículos,na realização de cursos, no controle defolhas de ponto e nos programas sociaisgerenciados pela secretaria, dentre ou-tras situações. A Comissão pede afasta-mento de secretária da pasta. É esperarpara ver o que vai dar!MCOMO ESQUECEMOS de enviara tempo para a coluna social, segue orecado na integra: “Bom dia! O meumarido Gianfranco acaba de desembar-car no Brasil... depois de prolongada fe-rias na Itália. Por favor, coloque no jor-nal e dê as boas vindas a ele!!! Há! e aminha filha (nossa ta?! é filha dele tam-bém) Stella Angelina Lanzani, completouno dia 26/08 idade nova 02 aninhos...Coloca um parabéns também para ela!!!(Márcinha - Prefeitura)?. ValeuGianfranco! Bom retorno! Quando vaiassar um coelho? Estamos aguardandoo convite para ajudar a degusta-lo! Para-béns Angelina Lanzani pelos dois aninhos!Quando vai acontecer a festa?

Assinaturas e anúncios no O Diário da Amazônia: 3441.1120

O ADRIANOALMEIDA,

diretor da equipede futebol daLinha 21,

que vai disputar oRuralzão-2009,promoção da

AMEC, também lê

TRIBUNAPOPULAR.

[email protected]@[email protected]. Telefax: 3443.4277

Assinaturas e anúncios: RuaAntonio de Paula Nunes, 1412

São patologias causadas pelouso excessivo e contínuo de al-guma articulação. Por exemplo:tendões ligados aos músculosflexores dos dedos da mão devi-do a muita digitação nos compu-tadores ou a bursite que ocorreno ombro devido ao fato de ele-var constantemente o braço, etc.

O uso constante e repetitivo deum grupo de músculos causa inflamação nos tendões levando auma tendinite do mesmo, com conseqüente dor e incapacidade emcontinuar a usar adequadamente os tendões envolvidos no movi-mento.

Essas lesões são: as tenossinovites (inflamação da bainha dostendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites(inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na facelateral da extremidade distal do úmero), síndromes compressivase outras doenças associadas ao uso repetitivo de uma articula-ção.

TENDINITE:Tendinite é a inflamação do ten-

dão e tenosinovite é a inflamaçãode um tendão e da estrutura que oenvolve. Tendão é a estrutura queliga o músculo ao osso, tempouquíssima capacidade de exten-são e muito resistentes a tração.São escassamentevascularizadas, originando assimsua cor esbranquiçada, devido aopouco sangue que recebe.

É muito comum ocorrertendinite em pessoas que realizam movimentos repetitivos, poisestes movimentos usam tendões. Para evitar esta inflamação dostendões seria útil que a pessoa que realiza constantemente movi-mentos repetitivos, executasse alongamentos específicos para osmúsculos e tendões envolvidos no movimento.

BURSITE:Bursite: palavra que deriva do la-

tim (bursa = bolsa) e do grego (ite =inflamação), designando a inflama-ção das bursas (bolsas serosas queexistem nas articulações do nossocorpo).

Nossas articulações possuembursas para diminuir o atrito causa-do no movimento. Porém, se usarmosinadequadamente, ou muito constan-temente, poderá ocorrer um proces-so inflamatório nas mesmas.

A mais comum é a inflamação doombro: bursite do ombro.

A bursite pode tornar-se mais do-lorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre nomesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição quea irrite.

TRIBUNA POPULAR

Fones:

3441-77763443-4277

9 de SetembroDia do Administrador

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 03

Drª Gladys CastedoGinecologia e Obstetrícia / Gravidez de Alto Risco

Controle de câncer da mulherDr. Edson Borges

Dermatologia e Cosmiatria / Cirurgia Dermatológica

Dr. Credival Silva CarvalhoCardiologia e Clínica Médica -

Eletrocardiografia / Mapa - Holtertitular da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Dr. Hudson G. ZortéaNeurocirurgia e neurologia

E. E. G. Digital e Map. Cerebral

Av. Cuiabá,1626 - Centro - Cacoal/RO

Fones: 3443-20013441-2936 / 3441-3888

Por José Carlos Pereira, daAIPMC - A quinta reunião doConselho Consultivo de Cacoal,criado pelo prefeito padre Fran-co Vialetto (PT), foi realizada ter-ça-feira, 01, no auditório daACIC/CDL e diversos temas deabrangência e definições do mu-nicípio foram discutidas, como:Perímetro Urbano, Plano Diretor,Área Comercial, Tipos de comér-cios, Regularização Fundiária,entre outros.

O Secretário Municipal dePlanejamento, Marcélio Viana daSilva, juntamente com a equipetécnica da SEMPLAN esteve ex-planando sobre a adequaçãonecessária que está sendo reali-zada através das reuniões do Pla-no Purianual e Plano Diretor, ou-vindo toda a comunidade parainvestimentos a serem aplicadosposteriormente em obras paramelhor infra-estrutura em geral.

Segundo Marcélio, o períme-tro urbano cresceu muito nosúltimos anos, e hoje é necessá-

CC apóia expansão urbanae regularização fundiária

Prefeito padre Franco Vialetto, disse que com as discussões a cidade se fortalece

Foto: Paulo Henrique

ria expansão para ter um planeja-mento e definição adequada dacidade, pensando principalmen-te em preservação dabiodiversidade, mananciais, áre-as institucionais, entre outros.

Na reunião foi definidas me-tas para realização estudos paraexpansão do perímetro urbanonos limites compreendendo daentrada da Linha 05 até a Linha09, proximidades do Riozinho e

do asfaltamento do trevo paraentrada do aeroporto na Rodo-via 383 até a entrada do CinturãoVerde, na Linha Sete.

O Conselho Consultivo é for-mado por cerca de 60 pessoas,representando os mais variadossegmentos sociais do município,e de acordo com Franco, o obje-tivo principal e avaliar as açõesda Prefeitura. Segundo o prefei-to, as reuniões do conselho for-

talecem com as discussões dosdiversos temas, sendo uma ini-ciativa formada no sentido deabrir espaço para que a popula-ção participe das decisões doGoverno Municipal. “A Prefeitu-ra não tem nenhum banco dedados e as discussões envolven-do esses assuntos são importan-tes para uma completa radiogra-fia do município”, concluiu Fran-co Vialetto.

Por Eliana Batista - O empresá-rio Divino Cardoso Campos assumiuontem, 03, a presidência da Faculda-de de Ciências Biomédicas de Cacoal(Facimed). A Instituição oferece atu-almente 17 cursos de graduação. Onovo presidente já foi prefeito deCacoal por duas vezes e é considera-do um dos maiores empresários doEstado.

Desde sua inauguração em 2002,a Facimed tem contribuindo com oensino, a pesquisa e a extensão, me-

Divino Cardoso é o novo presidente da Facimedlhorando a saúde e a qualidade devida dos moradores de Cacoal e devários outros municípios do Estado.

Em seus sete anos de história jálançou centenas de profissionais nomercado de trabalho. Divino Cardo-so afirmou que sua meta na presi-dência é fazer com que a Facimed con-tinue crescendo juntamente com omunicípio e o Estado de Rondônia.

"Todos os mantenedores estão unin-do forças para transformar a Facimedem Centro Universitário", enfatizou.

Divino Cardoso faz parte do gru-po de empreendedores que cresce-ram junto com o município. Ele che-gou a Cacoal em 1971, procedente dacidade de Conselheiro Pena (MG).Saiu de seu Estado de origem atraídopela publicidade do Governo Fede-

ral sobre a região amazônica, cujolema era "integrar para não entregar".

Sempre trabalhou para o desen-volvimento do município, galgandoo caminho do sucesso com empre-endimentos que o tornaram um dosmaiores empresários do Estado. Atu-almente atua em vários ramos comoos de confecções, cerâmica, pecuá-ria e educação.

Divino Cardoso atua emvários ramos empresariais

Greve em CacoalNo ano passado os servidores pú-

blicos de Cacoal entraram em grevecobrando basicamente as mesmas rei-vindicações que cobram hoje e lá esta-va o vereador do PT, Toninho Masioli, aapoiá-los. A pergunta que todos queremsaber agora é: de que lado estará overeador do PT nessas circunstâncias?A grande verdade é que o PT, quandofora do poder, agia com muito apegoaos ideais de solidariedade humana,justiça social, moradia aosdesabrigados, melhores condições detrabalho e salário digno. Agora que o PTestá no poder, tanto em nível nacional,quanto em nosso município, a perguntabastante pertinente é: "estarão os petistascom o mesmo entusiasmo e espíritodemocrático em favor do direito de gre-ve"? A julgar pelo comportamento dealguns integrantes da atual administra-ção a resposta parece ser negativa. Masdevemos lembrar que nem todos ossecretários municipais são do partido.Vamos esperar que a cúpula do PT re-conheça os seus valores históricos etratem os grevistas com respeito e este-jam atentos às suas justas reivindica-ções.

Hipocrisia burguesaVendo alguns blogs e murais na

internet vi algumas manifestações agres-sivas de burguesas que diziam: "essesgrevistas deveriam ter mais o que fazere parar de mentir. Dizem que ganham310 reais, mas na verdade, com o auxí-lio alimentação o ganho real fica entre600 e 700 reais". Só que quem faz es-ses comentários, em geral, sãoportariados que ganham R$ 4.500,00para passear pelos corredores da pre-feitura. Esses tais deveriam colocar amão na consciência. Afinal de conta,antes da chegada do PT ao poder emCacoal, esses mesmos petistas defen-diam que o salário mínimo capaz desatisfazer as necessidades mais elemen-tares de uma família de 04 pessoas de-veria ser de R$ 1.950,00 (ou seja, 4x ovalor do atual salário mínimo vigente nopaís). Dizem que eu sou meio radical,mas é difícil a gente ver tanta hipocrisiae se manter calado. A greve, na realida-de, incomoda a todos nós. Eu tambémestou com lixo acumulado em frente àminha casa mas nem por isso vou ficardizendo que os grevistas estão fazendocorpo mole. Eu sou pai de família e emminha casa são apenas três pessoas.Mesmo assim, para ter o mínimo, anossa despesa mensal é de aproxima-damente 2.000,00 reais só para custearalimentos e as contas de serviços bási-cos como energia, água e telefone. En-tão como é que eu vou por a culpa nes-se pessoal que, mesmo com a "genero-sidade" da Secretaria Municipal de Ad-ministração, recebem, salvo raras ex-ceções, menos de mil reais por mês?Gente, vamos parar de hipocrisia. Nãopodemos culpar os grevistas pelas ma-zelas de Cacoal. Eles estão apenas fa-zendo ecoar o seu grito, o seu pedidode socorro, face à covardia com queestão sendo tratados. Não apenas reti-raram seus direitos, como também acha-tam os seus salários e como recom-pensa ainda aumentaram a carga horá-ria para aqueles que durante vários anostrabalhavam no regime de horário corri-do. Os petistas de Cacoal apegam-se

ao radicalismo de alguns cidadãos quenão compreendem a necessidade dohorário corrido e envenenam ospopulistas com a famosa frase: "se nainiciativa privada todos trabalham 08horas diárias, por que deveria ser dife-rente no serviço público"? Por que seráque o ser humano, mesmo explorado,gosta de ser tão sádico? Não seria maisinteligente todos na iniciativa privadaexigir leis que os igualasse com os ser-vidores públicos na busca de melhorescondições? Por que em vez de exigir08 horas para todos não exigir horáriocorrido para todos? Infelizmente há muitagente mesquinha que em vez de bus-car o melhor querem sempre o pior des-de que todos estejam na pior.

Grito dos ExcluídosNos dois mandatos em que Sueli

Aragão esteve à frente da prefeitura deCacoal, membros do PT (alguns hojesecretários municipais) coordenaram aMarcha dos Excluídos. Militantes doPartido e até vereador petista encabe-çavam o movimento. Isto nos leva aficarmos curiosos em relação a este Setede Setembro. Qual será a postura des-ses valorosos e críticos petistas? Seráque a militância petista estará desta vezao lado dos excluídos, ajudando-los emseu brado contra as injustiças sociais?Vamos esperar e tirarmos as nossasconclusões.

Pastores públicosPastores públicosPastores públicosPastores públicosPastores públicosCom essa confusão toda no Sena-

do resolvi pesquisar a lista de genteque recebe do Senado. Entre a lista degente que recebe mensalmente depa-rei-me com uma situação que me dei-xou um tanto revoltado. São pastoresde algumas igrejas aqui de nossa re-gião (Cacoal, Pimenta Bueno, Rolimde Moura), entre elas a Assembléia deDeus, que recebem do tesouro nacio-nal. Eu sei que a Bíblia ensina que dig-no é o trabalhador de seu salário. Masé justamente por isso que eu apoio ofato dos pastores terem um salário men-sal. Então, se eles já recebem da Igre-ja, por que deveriam receber do Sena-do?. Eu não vou dizer o nome dos figu-rões que estão recebendo, mas possogarantir que é gente bem conhecida. Enão adianta pastor vir me ameaçar deexcomunhão como fizeram outras ve-zes porque essas ameaças não colammais. Foi-se o tempo que eu vivia cheiode medo de pastores. Não ameacemnão porque eu não estou blefando não.Tenho até o email de cada um dosfelizardos beneficiários. Bem que os ir-mãos da Assembléia de Deus cujospastores recebem altos salários do te-souro nacional deveriam se reunir ecancelar os salários que são pagos aeles. Afinal, se recebem do poder públi-co, porque sangrar os cofres da Igrejaainda mais?

Se se dizem tão desapegados aesse mundo terreno, por que tamanhoapego ao dinheiro? Obs: os pastoresestão recebendo dos cofres do própriosenado. Não estou me referindo ao querecebem dos próprios políticos não. Al-guns desses que recebem do Senado,ao que tudo indica, também recebem dogoverno do Estado e até da AssembléiaLegislativa. Pelo menos sei de um querecebe do Senado e cujo filho tambémrecebe dos cofres estaduais.

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 04

José Luiz AlvesO povo vai pagar!A Comissão Especial cria-

da na Câmara dos Deputadosem Brasília, para analisar aEmenda Constitucional dos“Vereadores” aprovou a cria-ção de mais 8.043 vagas paravereadores em todo o territó-rio Nacional, passando assim,de 51.748 para até 59.791 vere-adores. Eu, tu, nós, voz vamospagar o salário dos novosedis, dos parentes que nãovão perder essa nova teta, e,quem sabe lá, até das namora-das deles.

Unha encravadaNum país como o Brasil,

onde faltam médicos e profes-sores, vereador é tão impor-tante quanto unha encravada,a gente quer se livrar de am-bos, o mais rápido possível.Não chega os escândalos doSenado agora a Câmara dosDeputados, aprova essa bofe-tada, que ainda vai ter que seraprovada em plenária na carado contribuinte.

No ataqueO governador Ivo Cassol

(PP), partiu para o ataque cha-mando o prefeito Roberto So-brinho (PT), de incompetente ementiroso. A melhor defesa ain-da é o ataque.

PesquisasO que tem surgido de pes-

quisas, em Porto Velho, nos úl-timos dias revelando a tendên-cia do eleitorado para o próxi-mo ano, é pau para bater emdoído. Cada uma revela os in-teresses de quem pagou, o res-tante é conversa para inglêsouvir e tirar conclusões.

Jogo pesado!Na Assembléia Legislativa,

onde caciques como Neodi Oli-veira (PSDC), Jesualdo Pires(PSB) e Miguel Sena (PV), e ou-tros de menos brilho na cons-telação política do Estado, po-dem cantar de galo anuncian-do que voltam em 2010. A reno-vação vai ser grande com atédezenas de novos nomes sur-gindo no pedaço, diante de umeleitorado que anda decepcio-nado.

No trechoSe depender do senador Val-

dir Raupp (PMDB), que vemcorrendo o trecho direto, oPMDB, sairá no próximo anofortalecido no processo eleito-ral. A direção do partido quereleger o governador, aumentara bancada federal e melhorar onúmero de cadeiras na Assem-bléia Legislativa. A campanhajá está nas ruas e botecos.

Desolados!Os “companheiros” do prefei-

to de Cacoal, padre FrancoVialetto (PT), aqui em Porto Ve-lho, estão preocupados pela ma-neira que ele vem conduzindoadministração na capital do Café.Petistas emplumados confessamque em Cacoal a situação aindaestá fora de prumo, oito mesesdepois da posse.

Que saudades!Os “companheiros” lembram

que na campanha eleitoral, padreFranco Vialetto, centrou o seu dis-curso na valorização dos saláriosdos funcionários, e no prestigiodos profissionais locais. No en-tanto, contrariando suas promes-sas ele contratou uma publicitá-ria de São Paulo, que não conhe-ce a realidade local e que vem cau-sando descontentamentos gene-ralizados.

Semana curtaCom o feriado de segunda-fei-

ra (7), muita gente vai comemorara Independência esticando a par-tir de sexta-feira (4), sóretornando lá pela terça-feira (8).Outros por certo, emendam e sóretornam na segunda-feira (14). Épouco ou querem mais?

Cavalgadas e desfilesEm diversos municípios de

Rondônia, não haverá desfiles

escolares, mas os prefeitos e ascomunidades não vão dispensaras tradicionais cavalgadas. EmItapuã do Oeste o prefeito, JoãoTesta (PMDB), em parceria comfazendeiros e comerciantes, alémde uma cavalgada que começa às9:00 horas, ao meio-dia haverá umchurrasco daqueles de engraxaro bigode.

Audiências públicasCom objetivo de esclarecer a

nova lei agrária sancionada pelopresidente Luiz Inácio Lula daSilva (PT), o deputado EdsonMartins (PMDB), vem realizandoaudiências públicas, em UniãoBandeirantes, Nova Mamoré eBuritis.O parlamentar quer tirartodas as dúvidas dos pequenos,médios produtores rurais, bemcomo dos assentados pela refor-ma agrária.

Visita O deputado Edson Martins

(PMDB), ficou satisfeito ao rece-ber a visita do jornalista, AdairAntonio Perin, diretor do jornal“Tribuna Popular.” O jornalistatraçou um perfil do potencial eco-nômico e social da capital doCafé. O parlamentar prometeu re-tribuir a visita em breve.

FinalizandoVou ficando por aqui, desejan-

do a todos uma boa leitura, um bomferiado. Até a semana que vem.

VISITE NOSSO SITE: [email protected] / [email protected] / Telefone: (69) 30263747

VALCARAuto SocorroAuto SocorroAuto SocorroAuto SocorroAuto Socorro

Fone: 3441.4661 Av. Castelo Branco, 22.210 - Cacoal

Guincho e MunckGuincho e MunckGuincho e MunckGuincho e MunckGuincho e Munck 24 horas 24 horas 24 horas 24 horas 24 horas

COOPERATIVA DEAGRO-NEGÓCIOS DOS

PRODUTORES DA AMAZÔNIA

Edital de ConvocaçãoA Cooperativa de Agro-negócios

dos Produtores da Amazônia, portadorado CNPJ. sob número 06.864.667/0001-19, devidamente registrada Sob189/04, através de seu Presidente oSr. Edivaldo Basto de Souza, se faz aConvocação da Assembléia GeralExtraordinária, a realizar-se dia 06Setembro de 2009, no Auditório da Es-cola de Primeiro e Segundo Graus,Bernardo Guimarães, sito a Rua Anto-nio de Paulo Nunes, 737, nesta cidadeàs 9:00 horas convocações de numero31 a todos os cooperados ativos comdireitos de votos, para discussão e vo-tação de matérias de interesses de to-dos conforme a pauta a seguir:

01 - Projeto de Seqüestro de Car-bono/Conclusão de documentação;02 - Os cooperados aptos a rece-ber créditos;03 - Os cooperados inaptos;04 - Aprovação das contas Exercí-cio 2007 e 2008.Sem mais para o momento anteci-

pamos e agradecemos a presença detodos e também visitantes.

Cacoal, 04 Agosto de 2009.Edivaldo Basto de Souza -

Presidente

1ª VARA CÍVELEDITAL DE CITAÇÃO E

INTIMAÇÃOPRAZO: 20 dias

DE: RENILTON SCHNEIDER, Bra-sileiro, CPF 596.939.322-34, RG581.742 SSP/RO ultimo e conheci-do endereço Rua Bahia, S/N - B. NovaEsperança - Ministro Andreazza/RO,atualmente em lugar incerto e nãosabido.FINALIDADE: Citação do Execu-tado, acima mencionado, para, noprazo de 3 dias, o principal ecominações legais. Ciente ainda odevedor, de que no prazo de embar-gos, caso reconheça o crédito doexeqüente, deposite 30% do valorda dívida, mais custas processuais ehonorários advocatícios, poderá re-querer parcelamento do valor res-tante em até 06 (seis) parcelas men-sais, com correção monetária e ju-ros de 1% ao mês. O não pagamen-to de qualquer das prestações acar-retará o vencimento imediato dasdemais parcelas e prosseguimento daexecução, com aplicação da multade 10% sobre saldo remanescente.Em caso de integral pagamento noprazo de 3 dias, o valor dos honorá-rios será reduzido a metade.Valor da Dívida: R$ 1.325,18 (Ummil trezentos e vinte e cinco reais edezoito centavos) atualizados até12/09/2008.Processo: 007.2008.008480-3Classe: Execução de títuloextrajudicialExeqüente: RONDOBRÁS COMÉR-CIO DE PEÇAS E ACESSÓRIOSPARA VEÍCULO LTDAAdvogado: Cristiano Silveira PintoOAB/RO 1157Executado: RENILTONSCHINEIDERSede do Juízo: Fórum Min. JoséAmérico de Almeida, Rua dos Pio-neiros,2425 - Centro - Cacoal, Cep:78.976-902 - Fone/Fax: (69) 3441-4145/2297/3382.Cacoal-RO, 27 de março de 2009.(a) Euma Mendonça Tourinho

Juíza de Direito(1504 e 1505)

No Brasil, a Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária ?ANVISA e o Conselho Nacio-nal do Meio Ambiente -CONAMA têm o papel de ori-entar e regulamentar a condutados diferentes agentes, no quese refere à geração, manejo edestinação final dos resíduos deserviços de saúde, com o obje-tivo de preservar a saúde e omeio ambiente, garantindo a suasustentabilidade. Desde o inícioda década de 90, vêm sendoempregados esforços no senti-do da correta gestão,gerenciamento dos resíduos deserviços de saúde e daresponsabilização do gerador.Um marco deste esforço foi àpublicação da ResoluçãoCONAMA no 005/93, que defi-niu a obrigatoriedade dos ser-viços de saúde em elaborar oPlano de Gerenciamento de seusresíduos. Este esforço se refle-te, na atualidade, com as publi-cações da RDC ANVISA no306/04 e CONAMA no 358/05.

O Licenciamento Ambientalé um procedimento pelo qual oórgão ambiental competentepermite a localização, instala-ção, ampliação e operação deempreendimentos e atividadesutilizadoras de recursosambientais, e que possam serconsideradas efetiva ou poten-cialmente poluidoras ou daque-las que, sob qualquer forma,possam causar degradaçãoambiental.

Com este instrumento bus-ca-se garantir que as medidaspreventivas e de controleadotadas nos empreendimentossejam compatíveis com o desen-volvimento sustentável.

Enquanto instrumento decaráter preventivo, oLicenciamento é essencial paragarantir a preservação da quali-dade ambiental, conceito amploque abrange aspectos que vãodesde questões de saúde públi-ca até, a preservação dabiodiversidade, aliado ao de-senvolvimento econômico. Nes-te início de século, são cada vezmais importantes os debates e abusca por um desenvolvimentoque coexista harmoniosamentecom o meio ambiente - um de-

LICENCIAMENTO AMBIENTALHOSPITAIS, FARMÁCIAS E SIMILARES

senvolvimento sustentável,que se baseia em três princípi-os básicos: eficiência econômi-ca, eqüidade social e qualidadeambiental. Portanto, oLicenciamento atua numa pers-pectiva que pode contribuirpara uma melhor qualidade devida das gerações futuras.

Relatório de ControleAmbiental (RCA) é um instru-mento de Política Ambiental,descrito no item III do Art. 11,Capitulo III, que trata da Políti-ca de DesenvolvimentoAmbiental da Lei nº 547, de 30de dezembro de 1.993(Publicada no DOE em 30.12.93).

O Plano de ControleAmbiental (PCA) é um instru-mento de Política Ambiental,descrito no item III do Art. 11.Do Capitulo III que trata daPolitica de DesenvolvimentoAmbiental da Lei nº 547, de 30de dezembro de 1.993(Publicada no DOE em 30.12.93).

O licenciamento é, sim, pal-co de conflitos; pois é espaçode democracia. E como tal temsido objeto de opiniões, críti-cas, desacordos e estratégicasque visam desarticular emacular a credibilidade do ins-trumento. Mas, ao contrário,concentram-se os esforços nore-arranjo institucional, na cor-reção das deficiências, nacapacitação técnica, no melho-ramento contínuo e na persis-tente busca do desenvolvimen-to sócio-ambiental equiparadoao desenvolvimento econômi-co.

E Cacoal e região vêm sedestacando no atendimento asaúde, pois há grandes hospi-tais sendo implantado e comisto o setor necessita se ade-quar as normas ambientais.

Para informações adicionais:PABLO FACHINI

NASCIMENTO

Biólogo / Especialista em Solo eAmbiente - CRBIO: 52392-6D

M. Ambiental, Projetos eConsultoria Ltda

Av. Porto Velho nº 2909,Centro /Cacoal

Fone: 3443-1117 / 9224-4022 /8115-8809

1ª VARA CÍVELEDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

PRAZO: 20 diasRequerido: Wilson Granado, ultimo endereço Rua Aracaju, nº 2793, BairroNova Brasília, Ji-Paraná-RO, atualmente em lugar incerto e não sabido.FINALIDADE: Citação para PAGAR no prazo de 15 (quinze) dias, contadosda dilação do prazo do Edital a dívida a seguir identificada, ou no mesmoprazo opor embargos sob pena de ser convertido em título executivo.Valor da dívida: R$ 2.722,92 (dois mil setecentos e vinte e dois reais enoventa e dois centavos). Em 23.05.2008.Processo: 007.2008.005073-9Classe: Ação MonitóriaExeqüente: Tozzo Comércio de Peças e Serviços LtdaExecutado: Wilson GranadoSede do Juízo: Fórum Min. José Américo de Almeida, Rua dos Pioneiros,2425- Centro - Cacoal, Cep: 78.976-902 - Fone/Fax: (69) 3441-4145.Cacoal-RO, 17 de junho de 2009.

Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos Juiz de Direito Substituto (1502 e 1503)

Abandono de EmpregoA Empresa Confecções Mengatti Ltda - Americana Modas, CNPJnº 05.914.718/0001-07, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº2102, Centro, Cacoal-RO. Comunica o abandono de emprego porparte da Srª Patrícia de Freitas Bernardes Ferreira, CPF nº028.348.059-97 e RG nº 82035532-PR, residente na Avenida Cuiabá,nº 1904, Centro, Cacoal-RO.Cacoal-RO, 04 de Setembro de 2009. Edição: 1505

TRIBUNAPOPULAR

ANUNCIE NO JORNAL

TRIBUNA POPULAR29 ANOS ESCREVENDO

A NOSSA HISTÓRIAFones: 3441-7776 / 3443-4277

FONES: 3441-4710 e 3370E-mail: [email protected]

Av. Castelo Branco, 16532 - Cacoal/RO

Elcirone DeiróGerente

(69) 9982-1877

PÁGINA 05CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

VISITE NOSSO SITE:WW.FERNANDOVEICULOS.COM.BR

Av. Castelo Branco, 20408 - Cacoal/ROFone: 3441.2779

FERNANDO VEICULOS

CorCorCorCorCorollaollaollaollaollaseg 18Vseg 18Vseg 18Vseg 18Vseg 18V

2005/2005cor: AZUL (completo)

de 48.000,00por 45.000,00

Carro promocional da semana

O Sindicato dos ServidoresPúblicos Municipais de Cacoal(SINSEMUC), ao tomar ciênciada decisão, do pedido de tutelaantecipada, proferida pelo Juizde Direito da 2ª Vara Cível deCacoal, Áureo Virgílio Queiroz,na última quarta-feira, 02, reali-zou as providências cabíveispara que se tornasse sem efeitoo pedido feito pela Procurado-ria do Município de Cacoal. Aoapresentar a Justiça o edital deconvocação para assembléiaextraordinária, solicitada peloJuiz, tornou-se sem efeito a de-cisão, legalizando o movimentogrevista.

O secretário geral do Sindi-cato, Paulo Silva Flor(foto),enfatiza que, na denúncia apre-sentada pela procuradoria domunicípio ao Poder Judiciário,o sindicato não havia realizadoa publicidade do edital de con-vocação, em nenhum meio decomunicação.

“Fizemos a publicação naedição do jornal A Folha deRondônia, do dia 20 de agostode 2009. Mais de 300 servido-res assinaram a ata onde cons-tava a data da assembléia ge-ral. Fizemos a publicidade for-

SINSEMUC comprovalegalidade da greve

mal como evidencia a Lei” des-tacou o secretário.

ENTENDA O CASONo entendimento do magis-

trado foram salientadas asinobservâncias formais que pre-ceituam a Lei nº 7.783/89, quedispõe sobre o exercício do di-reito de greve, define as ativi-dades essenciais e regula oatendimento das necessidadesinadiáveis da comunidade. Adiscussão da ilegalidade da gre-ve baseava-se, apenas, na faltade publicidade para convocaçãoda nova assembléia.

A assessoria jurídica do sin-dicato, após receber a decisão dojuiz de 1º grau, sobre o processoordinário 007.2009.008220-0, sedeslocou a Porto Velho, paraimpetrar recurso no Tribunal deJustiça, para tutelar o direito degreve e buscar um entendimen-to sobre a Lei nº 7.783/89. Na re-ferida lei não está descrito que aeducação seria serviço essenci-al. A lei versa apenas sobre a saú-de e o meio ambiente. O juiz, emsua sentença, determinou multade R$ 10.000, 00 (dez mil reais pordia) e que o serviço educacionalretornasse aos postos de traba-

Os contribuintes que te-nham aderido ao parcelamentode débitos tributários previs-tos pela Medida Provisória449, antes da edição da lei11.941 — mais abrangente —,podem migrar para o chamadoRefis 4 até o dia 30 de novem-bro.

O reparcelamento das dívi-das tributárias passou porduas etapas: no início desteano, uma portaria conjunta daProcuradoria Geral da FazendaNacional e da Receita Federal,a de número 1, regulamentou oparcelamento previsto na MP449, editada em dezembro de2008. Dessa forma, a adesão aoprograma foi aberta.

Ocorre que logo na seqüên-cia, foi publicada a Lei 11.941,que ampliou os benefícios daMP — dando mais prazo e in-cluindo dívidas não citadas namedida provisória. Veio, emseguida, a portaria conjuntaentre PGNF e RFB, de número6, dando os procedimentospara participação.

Refis 4: saiba comomigrar o parcelamento

Por isso, a empresa que ade-riu ao parcelamento da Portarianº 1 e MP 449 (data até 31/03/09)pode migrar para o parcelamentoprevisto na Lei nº 11.941”, expli-cou o gerente de Tributos Dire-tos da FISCOSoft, FábioRodrigues.

A adesão à nova modalidadedeve ser feita por meio de preen-chimento de protocolo, disponí-vel no site de ambos os órgãosfederais. Além disso, conformeRodrigues, caso o contribuintetenha optado pelo parcelamentoprevisto na Portaria de número1 e não pretenda optar peloparcelamento previsto na Lei nº11.941, deverá manifestar-se, porescrito, na unidade da PGFN ouRFB de seu domicílio tributário,até 30 de novembro.

“Caso o contribuinte nãorealize a opção pelosparcelamentos ou pagamentoprevisto na Lei nº 11.941 nemmanifeste sua não pretensão deoptar pelas regras atuais, será au-tomaticamente migrado para asmodalidades compatíveis”, con-

tinuou Rodrigues.Essas modalidades compa-

tíveis são, em geral, osparcelamentos pedidos refe-rente a saldos remanescentesde Refis, Paes e também doImposto sobre Produtos In-dustrializados.

Outras informaçõesConforme o Editorial IOB,

até o programa de recuperaçãofiscal já conta com 50 mil ade-sões ao parcelamento especialdesde a primeira semana emque foi colocado à disposição,em 17 de agosto.

O valor da dívida poderá serparcelado em até 180 meses,inclusive o referente ao saldoremanescente dos débitosconsolidados no Refis, Paex(Parcelamento Excepcional) ouno parcelamento ordinário. Osdébitos já excluídos dessesparcelamentos também estãoabrangidos pela lei.

Parcialmente reproduzida.Fonte: http://www.contadores.cnt.br/

Prefeito suspende lavagensde veículos e abre sindicância

Por José Carlos Pereira, daAIPMC - O Prefeito Padre Fran-co Vialetto (PT) após tomar co-nhecimento das denuncias de ve-readores apurando possíveisfraudes na Secretaria Municipal

lhos, no percentual de 70%, ob-servando a proporcionalidadesetorial.

Foi apresentado também, nadecisão, que sanada a questãoda publicidade do edital de con-vocação da assembléia geral ex-traordinária, mantinha-se o di-reto de greve, advertindo aosgrevistas para não invadir pré-

dios públicos da prefeitura, sobpena de aplicação da multa, ob-servando a distância de 50metros, ressalvando o direito deemprego de meios pacíficos vol-tados a persuadir ou aliciar ser-vidores a aderirem à greve.

Paulo Henrique Silva -www.rondoniainfoco.com - A in-formação levada a sério!

de Ação Social e Trabalho –SEMAST mandou suspenderessa semana, o processo global025/09 que trata da licitação parao serviço de lavagem de veícu-los pela SEMAST.

No relatório divulgado nasessão legislativa da última se-gunda-feira, 30, verificou-se for-tes indícios de fraude parafavorecimento ilícito, enumeran-do adulteração de valores para

favorecer o licitante ganhador,com intenção de aumentar ospreços dos concorrentes.

De acordo com FrancoVialetto a suspensão é paramostrar clareza e transparên-cia nos atos públicos aberto atodos os participantes. O pre-feito também determinou aber-tura de sindicância para apu-rar se houve irregularidades,reforçando que se houverempessoas da administração mu-nicipal culpadas por atos erra-dos ou ilícitos todos serão pe-nalizados na forma com quedetermina a lei.

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 06

EQUIPAUTO * Escapamentos * Freios * Suspensão * Troca de Óleo

Colocação Rápida - GratuitaSílvio - Gerente

Av. Castelo Branco, 19.121 - Cacoal - Rondônia

FFFFFone:one:one:one:one: 3441-4342 3441-4342 3441-4342 3441-4342 3441-4342

MÁRMORES E GRANITOS

Serviços especializados em granitos.Mármores nacionais e importados.

Fones: 3441. 5602 /34414717

Vende-se uma farmácia, documentação todaem dia com o Conselho Regional de Farmáci-as, Av. 7 de Setembro 2565, Fone 3441-2604,

falar com seu Nelson.

VENDO UMA FARMÁCIA

VENDE-SE UMA CASAEm alvenaria, localizada na avenida Sete de Setembro, 3388, em frente aIgreja Luterana, tratar pelo fone: 9244-8978, falar com Cristina.

VENDO TERRENOCom casa em madeira, c/ 80 mts. Terreno 10x 30 na Rua Niterói, 891,Bairro Novo Cacoal. Inf.: 9911.6614 (Evandro).

VENDE-SENXR-BROS 150 ES, ótimo estado de conservação, documentação emdia, tratar no fone: 9231-9902 - Cleverson

VENDE- SE IMÓVEL COMERCIALEM CACOAL

Área de 500mts²/ escriturada/ averbada; a 300 mts do centro/ áreaconstruida: 300 mts²; 10 mts de frente - escritório c/ depósito em alvena-ria; piso: granilite/ ceramica, teto: em laje/ forro de PVC; pé direito máx:05mts/ energia trifásica/ 02 banheiros/ asfalto na frente- ótimo paraatacadista/ distri. de medica/ alimentos; bem conservado/estrutura paraandar - R$ 320.000,00. FONE: 9249.0126

IMÓVEIS À VENDAIMÓVEIS À VENDAIMÓVEIS À VENDAIMÓVEIS À VENDAIMÓVEIS À VENDA

NUNESNUNESNUNESNUNESNUNESEMPREENDIMENTOSIMOBILIÁRIOS LTDA

CRECI J 0344 24ª REGIÃO -Av. Sete de Setembro, 2.522 -

Cacoal. Fone: [email protected]

IMÓVEIS PARA ALUGAR

Chácara01) Uma chácara de meio alqueire,totalmente com plantio em Teka.Loc. Brizon a 1000metros dohospital Regional. REF 01/09

Jardim Clodoaldo sub esquinacom Dois de Junho.

02)10 kitnetes com quarto,cozinha, banheiro, área de serviçoindividual e uma área de serviçocomunitária com estacionamento.Loc: Rua Delmiro João da SilvaREF:02/09

Centro03)Um prédio edificado emalvenaria com 04 apartamentos com02 quartos, sala, cozinha, área deserviço, banheiro, 01 apartamentocom 01 quarto, sala, cozinha,banheiro, área de serviço, e 02 salascomerciais. Av. São Paulo. REF:03/09.

Parque Fortaleza04)Um lote de terras urbanasmedindo 12x30. Loc. Av A Lote19 Quadra 02.REF:04/09

Jardim EldoradoPRONTA PRA FINANCIAR

05) Uma casa construída emalvenaria com 3 quartos sendo uma

Centro01) Apartamento construído emalvenaria 02 quartos, banheiro, sala,cozinha e área de serviço. Loc. Av.Guaporé. REF: 01/09

Parque Fortaleza02) Uma casa construída emalvenaria com 02 quartos, sala,cozinha, banheiro social, varanda,garagem e área de serviço.Loc.Gonçalves Dias. REF:02/09

Jardim Clodoaldo03) Um apartamento construído emalvenaria com 01 quarto sendosuíte,sala, cozinha e área de serviço.Loc. Av. Cuiabá. REF:03/09

Liberdade04)Um salão comercial 8x12 combanheiro. Loc. Rua Florianópolis.REF:04/09

Jardim Clodoaldo05) Uma casa construída emalvenaria, térreo varanda, sala deestar, lavabo, sala de jantar,jardimde inverno, cozinha, despensa, suítecom acesso para área externa; edículacom suíte, cozinha, área de serviço,garagem, área de lazer com piscina,banheiro, 1° piso: suíte comhidromassagem, sacada, salaintima, banheiro social, quarto comsacada. Loc.Rua Presidente Médici.REF:05/09

Centro06) Um apartamento construído emalvenaria com um quarto e banheiro.Loc. Av. São Paulo. REF: 06/09

Jardim Clodoaldo07) Uma kitnet construída emalvenaria com 01 quarto sendo suíte,cozinha e lavanderia comunitária.Loc. Av. Amazonas. REF: 07/09

Liberdade08) Uma casa construída emmadeira, com 03 quartos, sala,cozinha, banheirosocial,varanda,garagem, área deserviço, edícula com quarto ebanheiro.Loc. Rua Princesa Isabel.REF: 08/09

Vista Alegre10) Uma casa construída emalvenaria com 02 quartos, sala,copa, cozinha, banheiro,despensa, varanda e área deserviço. Loc. Aluizio Azevedo .REF: 10/09

Princesa Isabel11)Um salão comercial 10x12 com02 banheiros.Loc.Rua Antonio dePaula Nunes.REF:11/09

Novo Cacoal12)Um salão comercial 7,5x 8,2 combanheiro.Loc.Rua Inderval JoseBrasil. REF:12/09

suíte, sala, copa, cozinha, banheirosocial, varanda e garagem. Loc.RuaGenésio Soares. REF: 05/09

Floresta06)Um terreno medindo 12x 40.Loc:Jose do Patrocínio sub-esquinaMonteiro Lobato. REF:06/09

Jardim Clodoaldo07) Uma casa tipo(edícula)construída em alvenaria , quarto,sala/cozinha, terreno medindo13x40. Loc. Rua Argentina. REF:07/09

Princesa Isabel08) Um terreno medindo 13 x 40com salão comercial em alvenariacom banheiro no 2º piso umapartamento com 02 quartos,banheiro, cozinha e varanda. Umacasa em alvenaria com sala, cozinha,banheiro, 04 quartos, sala visita,sala de jantar, cozinha e área delazer, área de serviço e garagem eno fundo uma edícula em alvenariasem repartição. Loc. Av. NaçõesUnidas. REF: 08/09

Novo Cacoal09) Um terreno urbano medindo12 x 40.Loc. av. Inderval JoseBrasil.REF:09/09

1ª VARA CÍVELEDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

PRAZO: 20 diasDE: CLAUDIO FREDERICO, Brasileiro,CPF 389.233.192-87, ultimo endereço RuaTristão de Ataíde, 1091 - Bairro Vista Ale-gre - Cacoal/RO, atualmente em lugar incer-to e não sabido.FINALIDADE: Citação do Executado, aci-ma mencionado, para, no prazo de 3 dias, oprincipal e cominações legais. Ciente aindao devedor, de que no prazo de embargos, casoreconheça o crédito do exeqüente, deposite30% do valor da dívida, mais custas proces-suais e honorários advocatícios, poderá re-querer parcelamento do valor restante em até06 (seis) parcelas mensais, com correçãomonetária e juros de 1% ao mês. O não paga-mento de qualquer das prestações acarretaráo vencimento imediato das demais parcelas eprosseguimento da execução, com aplicação

da multa de 10% sobre saldo remanescente.Em caso de integral pagamento no prazo de3 dias, o valor dos honorários será reduzi-do a metade.Valor da Dívida: R$ 1.281,25 (Um mil du-zentos e oitenta e um reais e vinte e cincocentavos) atualizados até 23/05/2008.Processo: 007.2008.005076-3Classe: Execução de título extrajudicialExeqüente: TOZZO COMÉRCIO DE PE-ÇAS E SERVIÇOS LTDAExecutado: CLAUDIO FREDERICOSede do Juízo: Fórum Min. José Américo deAlmeida, Rua dos Pioneiros,2425 - Centro- Cacoal, Cep: 78.976-902 - Fone/Fax: (69)3441-4145/2297/3382.Cacoal-RO, 27 de março de 2009.

(a) Euma Mendonça TourinhoJuíza de Direito

(1504 e 1505)

Por José Carlos Pereira –Os membros da ComissãoOrganizadora da festa do Sete deSetembro se reuniram ontemquinta-feira, 03, e acertaram osúltimos detalhes do desfile. Oevento será realizado com oapoio da Secretaria Municipal deEducação, Secretaria Municipalde Transportes e Trânsito,(SEMTTRAN) que em parceriacom a Semast, fará a coordena-ção do trânsito. A Secretaria deIndústria Comércio e Turismotambém participa com apoiologístico.

O evento cívico terá início às16 horas desta segunda-feira naAvenida Porto Velho. De acordocom a presidente da FundaçãoCultural, Maria Lindomar, diver-sas escolas participam do desfi-le, apresentando um tema dife-rente como, reflorestamento, pre-servação ambiental, questõesindígenas, entre outros. A Esco-la Daniel Berg abordará a matan-ça dos índios, desde o primeirocontato com o branco, há 40 anosem Cacoal.

O Prefeito Padre FrancoVialetto (PT) convida toda a co-munidade cacoalense para estarprestigiando o evento que bus-ca o civismo entre os cidadãos eprincipalmente a verdadeira in-dependência. “A Independên-cia do Brasil é um dos fatos his-

Prefeito pede para o povo prestigiaro desfile de Sete de Setembro

Por A. de Almeida - Na pró-xima terça-feira, dia 8 de setem-bro, a Assembléia Legislativa deRondônia realiza a partir das 15horas, audiência pública paradebater conceitos, legislações,modelos, a democratização e amelhoria da prestação dos ser-viços por parte dos meios de co-

Firigolo quer debate sobre os meios decomunicação na Assembléia Legislativa

municação social. A audiênciaé em acatamento a requerimen-to de autoria do deputado NeriFirigolo (PT), e segundo ele, sebuscará neste encontro fortale-cer a Comissão RondoniensePró-Conferência de Comunica-ção,

Para o deputado Néri

PRODUTOSDE LIMPEZA

LTDAPRODUTOS PARA LIMPEZA DOMÉSTICA,

COMERCIAL, INDUSTRIAL, HOSPITALAR,AUTOMOTIVA E ACESSÓRIOS PARA LIMPEZA

3441-9000Av. Belo Horizonte, 3748 - Fones: 3441-9000 / 3441-3193

Bairro Jardim Clodoaldo - Cacoal/[email protected]

Firigolo, o evento visa aindaoportunizar a sociedade a seposicionar com relação a estesetor, diante dos avanços recen-tes, com a introdução de novasmodalidades de informação,dentro de um contexto depluralidade do acesso por parteda população a todos os meiosde comunicação social.

A audiência iniciar-se-á compalestra seguida de debate so-bre a temática: "Meios de cons-truir direitos e cidadania na eradigital". Além deste tema, seráoportunizado outro enfoquescomo o pluralismo e da não con-centração nos meios de comu-nicação social e também refe-rente a necessidade ou não de

reestruturação da concessioná-ria do serviço público, por partedas emissoras de rádio e televi-são.

De acordo com o deputadoNeri Firigolo, esta audiência pú-blica irá proporcionar um mo-mento específico para a socie-dade se reunir e definir as dire-trizes e ações do poder público,tendo em vista a necessidade dese organizar a legislação para osetor, hoje regulamentada emleis e normas de diferentes épo-cas. "É um momento muito es-pecial de participação popularna definição das políticas públi-cas", argumentou odeputado,ao justificar a apre-sentação do requerimento.

tóricos mais importantes de nos-so país, pois marca o fim do do-mínio português e a conquistada autonomia política”, disse oprefeito.

Maria Lindomar informou

ainda que ao final do desfile ha-verá homenagens a personalida-des que participaram do desen-volvimento de Cacoal e fazem ahistória do município. Após ashomenagens será realizado o

passeio ciclístico. As comemo-rações terão encerramento como “Show da Independência” queterá a participação de cantoreslocais. Já está confirmada a pre-sença de vários artistas.

ESCRITÓRIO CONTÁBIL

Paulo Silas de Souza Lopes - Técnico ContábilC.R.C./SP.164425/T.RO

E-mail: [email protected] Anísio Serrão, 2505 - Centro - Cacoal

Constituição e Legalização de Empresas, Assessoria e Execução deServiços Contábeis, Fiscal e Trabalhista,IRPF, Contratos diversos.

Fone: (69)

3441-4320

CONTAGEM

PÁGINA 07CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

Av. 7 de Setembro,2485 - Cacoal

Disque entrega:

3441-5233Obs: Ofertas válidas enquanto durar o estoque - PREÇO A VISTA

ACIC - Associação Comercial e Industrial de CacoalAv. Guaporé, 2745, CEP.: 78.976-015, Fone: (69) 3441-5470.

e-mail: [email protected] site: www.aciccdl.com.br

Se há sombra há luzSe há sombra há luzSe há sombra há luzSe há sombra há luzSe há sombra há luz"Antigamente a questão era de ser ou não ser. Hoje é de ter ou não ter.Dinheiro principalmente." (Mário da Silva Brito)

1 -----Presidente da CNBB e as CanonizaçõesPresidente da CNBB e as CanonizaçõesPresidente da CNBB e as CanonizaçõesPresidente da CNBB e as CanonizaçõesPresidente da CNBB e as CanonizaçõesDom Jaime Chemello, presidente da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil, no início desta década falou sobrecanonizações de futuros santos brasileiros. O bispoafirmou que o primeiro santo brasileiro seria o Frei Galvão,franciscano morto no século XIX e beatificado em 1998pelo Papa João Paulo II, de saudosa memória. Faloutambém que o Padre Anchieta seria o próximo canonizado.Quanto à Madre Paulina, não seria a primeira brasileira avirar Santa porque ela era italiana e não se naturalizoubrasileira.OBS: Padre Anchieta, juntamente com o Padre Manuelda Nóbrega fundaram a cidade de São Paulo. É cognominadode Apóstolo do Brasil e patrono dos Educadores. Foibeatificado pelo papa João Paulo II e, com mais um milagre,será canonizado. Esse processo é antiqüíssimo.

2 - Lendo e AprendendoLendo e AprendendoLendo e AprendendoLendo e AprendendoLendo e Aprendendo1) EMISSÃO: Ação de emitir,de produzir, de transmitir, deentregar à circulação: emissãode luz, emissão de ações.Difusão pelo rádio ou pelatelevisão. Emissão de voz,produção de um somarticulado: cada vogalpronuncia-se em uma únicaemissão de voz.OBS: a) A emissão decheque sem provisão écrime. Quem emitir chequesem fundos éestelionatário, vai para a cadeia (ou deveria ir).b) Emissão de som pela emissora de rádio.2)IMISÇÃO: Intromissão, mistura, ingerência.OBS: Do verbo imiscuir. Quando a sogra começa a seimiscuir na vida do casal, o melhor é o casal adotar a idéiade mudança de rua ou da cidade. Se possível, de Estado.

3 - PitágorasPitágorasPitágorasPitágorasPitágoras"Os sete modos sagrados emanados das sete notas,correspondem às sete cores da luz, aos sete planetas, eaos sete modos da existência, reproduzida em todas asesferas da vida material e espiritual. Pois o número contémo segredo das coisas." (Pitágoras)

OBS 1: Como todo gênio, esse cidadão era "meio" maluco.Por falar sozinho, foi advertido pelo seu mestre,Anaximandro, que aquele costume era ridículo.OBS 2: É de sua autoria o Teorema do Quadrado daHipotenusa.

4-5 de Setembro, Dia da Amazônia5 de Setembro, Dia da Amazônia5 de Setembro, Dia da Amazônia5 de Setembro, Dia da Amazônia5 de Setembro, Dia da AmazôniaA extensão da floresta amazônica abrange, além dos estadosbrasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia,Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, outrospaíses da América do Sul, como: Venezuela, Guianas,Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. A área dafloresta representa dois quintos da América do Sul e ametade do território brasileiro. Além disso, concebe umquinto das águas doces do mundo, sendo a maior baciahidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões dequilômetros. Os principais rios que formam a bacia são,além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetase Japurá - à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus eJuruá à margem direita.OBS 1: Preservar a Amazônia é um direito e um dever dobrasileiro. Preservar racionalmente dentro da Lei. A extraçãode madeira deve ser compensada de imediato com opermanente reflorestamento. Ao se retirar uma árvore,deve-se plantar cinco ou mais, se legislação o exigir. O quenão pode é extrair e contrabandear "na cara" de todos nós.

OBS 2: Caça e pesca predatórias, provocando,também, a extinção de animais de toda espécie.OBS 3: O que esses pilantras precisam é de cadeia.

5- PalavrãoPalavrãoPalavrãoPalavrãoPalavrãoNa intenção de descrever uma rara doençapulmonar, Everett M. Smith, presidente daNat ional Puzzlers ' League, regis t rou aPneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, paradesignar a silicose ou pneumoconiose, doençaresultante da aspiração de cinzas vulcânicas, quetransforma a fibrosa do pulmão provocando sintomassemelhantes aos do edema pulmonar, da pneumoniaou da tuberculose. Com 45 letras é a "maior palavra"da língua inglesa. No entanto,Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico,que designa o portador da doença, é com 46 letras, a"maior palavra" da língua portuguesa e está inscrita nodicionário Houaiss, na página 2242, do ano de 2001, 1ªEdição.OBS 1: Antônio Houaiss, membro da AcademiaBrasileira de Letras. Para a glória dos beduínos édescendente de árabe.OBS 2: Como diria nosso amigo Salim: "Bença quenóis é besta?"

6- 7 de Setembro7 de Setembro7 de Setembro7 de Setembro7 de Setembro. . . . . . . . . . . . . . . . ."Já podeis, da Pátria filhos,Ver contente a mãe gentil;Já raiou a liberdadeNo horizonte do Brasil". . . . . . . . . . . . . . . . .

OBS 1: Em parte, somos libertos. Em parte, também,somos escravos da ignorância, não pela falta de escolas,mas pelo mau ensino. Preparar melhor os professores,sem esquecer de recompensá-los com salários maisdignos. Somos escravos da fome, somos escravos dopéssimo atendimento hospitalar, somos escravos daindústria automobilística mundial. O Brasil temcompetência para fabricar aviões, mas não fabrica umautomóvel.OBS 2: Desde moleque ouço falar que o Brasil é paisdo futuro. É preciso parar com esse "papo furado."OBS 3: Futuro já!

OS TROVÕES DEANTIGAMENTE

(Fragmento)RUBEM BRAGA

A tarde está quente. Deito-me um pouco para ler,mas deixo o livro, fico a olhar pela janela. Lá fora,uma galinha cacareja como antigamente. E essa tro-voada de verão é tão Cachoeiro, é tão minha casa emCachoeiro! Não, não é verdade que em toda parte domundo os trovões sejam iguais. Aqui os morros lhedão um eco especial, que prolonga seu rumor. A altu-ra e a posição das nuvens, do vento e dos morrosque ladeiam as curvas do rio criam essa ressonânciaem que reconheço menino, assustado e fascinadopela visão dos relâmpagos, esperando a chegada dostrovões e depois a chuva batendo grossa lá fora, naterra quente, invadindo a casa com seu cheiro.

- Páginas EsquecidasPáginas EsquecidasPáginas EsquecidasPáginas EsquecidasPáginas Esquecidas(Textos inesquecíveis que,

paradoxalmente, foram esquecidos).

ALE aprova projetoque aumenta efetivo

da Polícia Militar

Visando atender as neces-sidades operacionais da PolíciaMilitar, o Poder Executivo en-caminhou Mensagem para aAssembleia Legislativa e os de-putados aprovaram em primei-ra e segunda votação na tardede terça-feira (1°), o projeto delei n° 632/09 que altera disposi-tivos da Lei n° 509, de 8 de se-tembro de 1993, que fixa o efe-tivo da Polícia Militar do Esta-do de Rondônia, aumentandoo efetivo de 2° Tenente PM de82 para 104 e da Polícia Militar

de 8.615 para 8.637. A Lei en-trará em vigor na data de suapublicação.

De acordo com o governa-dor Ivo Cassol foram realizadosestudos com o fim de adequaro efetivo à demanda de policia-mento, o que evidenciou a ca-rência no posto de 2° TenentePM e devido à necessidade deinstalação de Pelotões de Polí-cia Militar Destacados em mu-nicípios e alguns distritos, semque se comprometa o efetivo deoficiais nas sedes dos Bata-

lhões e nas Companhias Des-tacadas, aumentando em 22 onúmero de oficiais a serem dis-tribuídos nesses Batalhões.

Conforme a justificativa doPoder Executivo, tal providên-cia fará com que se equilibre apirâmide organizacional daCorporação e com isso fortale-ça sua base com a ampliação donúmero de oficiais subalternose melhore a relação existenteentre os Poderes.

Fonte: ALE/RO – DECOM

Rua Antônio de Paula Nunes, 1412 - Cacoal - Ao lado do jornalTRIBUNA POPULAR

Curso Vip deInformática

Falar c/ Aline no Fone: 3441-9370

Empresários,Comerciantes e

Profissionais Liberaisaprenda informática em

apenas 1 mês.

Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia

PÁGINA 08CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

Para mais informações:

(69) 3345-2246ou José Luiz (69) [email protected]

O Guaporé Pesca Hotel oferece:

Faça sua reserva. Traga toda sua famíliapara um final de semana inesquecível!

* Cabanas com chuveiro quente e ar condicionado* Restaurante * Gelo * Iscas *Guias* Passeios Turísticos* Área para camping

Onde o seu lazer edivertimento é o nosso

principal objetivo

Onde o seu lazer edivertimento é o nosso

principal objetivo

Visite nosso site: www.pizzariasampa.com.brAv. Marechal Rondon,2646 - B. Princesa Isabel Cacoal/RO

(em frente ao Ginásio de Esportes)

RÚCULA C/ TOMATE SECO 19,90BARESA TRADICIONAL 19,90CALABRESA 18,90FRANGO C/ MILHO 18,90GENOVESA 18,90PORTUGUESA 19,90FRANGO 17,90ALHO E ÓLEO 18,90BAIANA 18,90MILHO VERDE 18,90MUSSARELA 16,90PRESUNTO 17,90NAPOLITANA 19,90(Todas as pizzas da promoção sem bordarecheada e tamanho grande)

Disk Entrega:3441-1179 / 9229-7846

RODÍZIOQUARTA E SEXTA

FRANGO AOMOLHO DE LARANJA

PIZZACREMOSA DEBACALHAU

PICANHA FILÉ DE PEIXE

NONONONONOVVVVVOS LANÇAMENTOS LANÇAMENTOS LANÇAMENTOS LANÇAMENTOS LANÇAMENTOSOSOSOSOS

CONTRA FILÉ, ALCATRA, COSTELA DE TAMBAQUI,CONTRA FILÉ, ALCATRA, COSTELA DE TAMBAQUI,CONTRA FILÉ, ALCATRA, COSTELA DE TAMBAQUI,CONTRA FILÉ, ALCATRA, COSTELA DE TAMBAQUI,CONTRA FILÉ, ALCATRA, COSTELA DE TAMBAQUI,FILÉ MINGNON E FILÉ DE FRANGOFILÉ MINGNON E FILÉ DE FRANGOFILÉ MINGNON E FILÉ DE FRANGOFILÉ MINGNON E FILÉ DE FRANGOFILÉ MINGNON E FILÉ DE FRANGO

PROMOÇÃO: VINHO CREVELIN GARRAFA 700 ML R$ 13,50

PROMOÇÃO DE PIZZA DOCEBANANA C/ CANELA

(sem borda) - P: 10,90 - M: 13,90 - G: 16,90

Rodíziode Pizzase Massas

Telhas

Brasilit

Fone:Fone:Fone:Fone:Fone: 3441 4315 3441 4315 3441 4315 3441 4315 3441 4315Av. 7 de Setembro,

2701 - Centro - Cacoal

Argamassas

Lavagem - Troca de óleo - Churrascaria - Posto TelefônicoAgência de Cargas – Transportadora

I – Avenida Castelo Branco, 18.945 / Fones: 3441.4021 – 3441.4025II– Av. São Paulo, esquina c/ Rua dos Pioneiros - Fone: 3441.3288.

Violato & Cia Ltda

PM realiza homenagem epromoções no Dia do Soldado

Por Ormiza Soares - O pre-feito Franco Vialetto participouna manhã desta sexta-feira (28)das comemorações ao Dia doSoldado, que transcorreu no dia25. A solenidade foi promovidapelo 4º Batalhão de Polícia Mili-tar e teve a participação de re-presentantes de vários segmen-tos sociais e autoridades políti-cas. De acordo com o comandan-te, Major Vanderlei Costa, o ob-jetivo foi prestar uma homena-gem aos policiais e ao patronodo exército brasileiro, MarechalRondon. Durante as comemora-ções, o Tenente Coronel PM Mé-dico Júlio César da Rocha foi ho-menageado e entrou para a re-serva remunerada. O médico des-tacou a satisfação em ter traba-lhado na PM. "Foram 20 anosde trabalho e sempre foi um pri-vilégio pertencer à corporação",disse. Para ele, a reserva repre-senta apenas um ato administra-tivo. "Temos um vínculo de ami-zade muito forte com os policiaise familiares por isso estarei sem-pre integrado à tropa", comple-

Major Anderson vira tenente coronel e o Tenente Coronel Julio vai para a reserva

tou. Foram realizadas homena-gens aos amigos da PM e váriaspromoções. O major PMAnderson Carvalho foi promo-

vido a Tenente Coronel. Ele dis-se que a promoção é sempre umanseio de todo Policial, mas asvagas são pouquíssimas. "Sei

Por Messias Pereira - Naúltima terça-feira estreou na Rá-dio Rondônia o quadro Atitude.O Atitude é um boletim informa-tivo ambiental veiculado no pro-grama Show da tarde. O progra-ma é apresentado diariamentepela radialista Adriana Raquel,das 13 às 16 horas. Na estréia doquadro, a Professora da Unir ecoordenadora do Centro de Es-tudos Socioambientais -CECISA, Drª Eleonice Dal Ma-gro, participou ao vivo comAdriana. Além dela, o vice-dire-tor do campus, Drº Silvério Oli-veira, o diretor da Emissora, Jhon

Rádio Rondônia e Unir estréiamquadro sobre meio ambiente

Câmara e o radialista MessiasPereira. O boletim vai ao ar emtrês edições: às 14:00h, às 14:45he às 15:30h.

O quadro foi criado pelo di-retor da emissora e os boletinssão elaborados e coordenadospela doutora Dal Magro. De acor-do com a pesquisadora, o desa-fio da humanidade é reduzir osimpactos ambientais causadospela ação do homem na nature-za. Com base nesta constatação,o CECISA, composto por umgrupo de pesquisadores docampus da Unir, em Cacoal, ecoordenado por ela, apresenta,

em parceria com a RádioRondônia, informações e curio-sidades sobre as questõesambientais envolvendo a conser-vação dos recursos naturais e ocombate à poluição, tendo comoenfoque a educação ambiental.

Para o diretor da emissora, oobjetivo do quadro é promoveruma reflexão sobre a situação eprovocar no cidadão uma toma-da de atitude quando ainda é pos-sível fazer algo para evitar catás-trofes. Para a Unir, além dessasrazões, também a de atender umaobrigação acadêmica científica deEnsino, Pesquisa e Extensão.

DETRAN inscrevedevedores em dívida ativaO Departamento Estadual de

Trânsito de Rondônia comunicaaos usuários em débito com oórgão, desde o ano de 2004, queestará incluindo o nome dosinadimplentes em dívida ativa doEstado.

As notificações já foram en-viadas e, a partir de seu recebi-mento, o inadimplente terá 30dias para efetuar o pagamento ouarticular sua defesa escrita. Pas-sado esse prazo, a dívida seráexecutada judicialmente. O usu-ário que mudar de endereço deveatualizar seu cadastro junto aoDETRAN/RO, pois o não rece-bimento da notificação não in-valida a penalidade, uma vez que,nestes casos, a notificação seráfeita por meio de edital.

Janete Marques, chefe daDivisão de Dívida Ativa, afirmaque: "para efetuar o pagamento,o usuário que estiver com seunome inscrito em dívida ativadeverá dirigir-se à SEFIN e nãoao DETRAN". Janete Marquesressalta também a importância dousuário realizar a transferênciado veículo imediatamente apósa venda do bem, arrazoando que:"Para transferir o bem, o usuáriodeverá apresentar a cópia dodocumento de transferência de-

que a promoção aumenta as res-ponsabilidades, mas sinto-mefeliz por ter sido promovido pormerecimento".

vidamente preenchido com firmareconhecida e autenticada, tan-to pelo vendedor, quanto pelocomprador. Assim, o usuário seresguarda de qualquer débitoposterior." O DETRAN comuni-ca que, o leilão do bem não isen-ta o antigo proprietário do débi-to remanescente, ou seja, caso ovalor arrecadado com o leilãonão cubra a dívida, o antigo pro-prietário deverá pagar o valorrestante. Entenda o que signifi-ca dívida ativa. A Dívida Ativa éo instrumento de cobrança judi-cial dos tributos, tarifas e multasque constituem a receita própriado DETRAN/RO e que não fo-ram pagas pelos proprietários de

veículos registrados no Estadodentro de todos os prazos legais.Não se trata de querer ou nãorealizar tal procedimento, uma vezque o DETRAN/RO é obrigadoa efetuar a cobrança judicial dostributos, tarifas e multas em atra-so, conforme determina a Lei deResponsabilidade Fiscal (nº 101/2000). O usuário que tiver seunome inscrito em dívida ativafica impossibilitado de realizarqualquer procedimento que exi-ja a emissão da Certidão Negati-va de Débito com o Estado, comotransferência de veículos, in-gresso no serviço público, entreoutros. (Gerência de Comunica-ção).

O grupo de tea-tro Risoterapia esta-rá apresentando nosdias 5 e 6 de setem-bro, o espetáculo"Show de Risos"com o grupo de tea-tro ABC de OuroPreto. A peça será re-alizada no teatroCacilda Becker. Nodia 5 haverá duassessões às 19:30 e21:00 e no dia 6 umaúnica apresentaçãoàs 19:30.

Maiores infor-mações com EdimarOliveira, do Grupode teatro Risoterapiapelo telefone 34413252.

Risoterapia apresenta sábadoe domingo o "Show de Risos"

PÁGINA 09CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

RODOVIÁRIA: FONE: 3441-2233 / PENINHA: FONE: FONE: FONE: FONE: FONE: 3441-0056

BAR ESPORTE: FONE: FONE: FONE: FONE: FONE: 3441-3680

Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo LtdaEUCATUR

VENDAS DE PASSAGENS:

Oficina de Leitura:O Prazer de Ler para Conhecer

A E.E.E.F.M. Celso Ferreira daCunha, realizou no dia 29/08/09, aOficina de Leitura, com apresen-tações teatrais, jograis, cantigase versos, sobre a temática do fol-clore Brasileiro, comemorado nes-ta mesma semana.

Educandos e Educadoresaproveitaram os espaços produ-zidos para leitura, com livros deliteratura, revistas, artigos, jor-nais, cartazes, murais, para co-nhecer a diversidade de textos einformações presentes em nosso

cotidiano.As gestoras ( Elisabeth e

Soraia), parabenizam toda a equi-pe escolar, pelo empenho, dedi-cação e desenvolvimento doprojeto, mostrando com qualida-de em momento agradável da lei-tura para o conhecimento.

"O MUNDO DA LEITURA ÉUMA CAÇA AO TESOURO, ECONHECIMENTO COM EX-CELÊNCIA DE TODAS ASCOISAS!"

José Carlos Pereira - O lí-der indígena Almir Surui, Coor-denador geral da AssociaçãoMetareilá explanou terça-feirasobre os temas: cultura, costu-mes e importância do meio ambi-ente para os alunos do 7º e 8ºAno do Ensino Fundamental daEscola Cláudio Manoel da Cos-ta. A palestra foi realizada naFundação Cultural de Cacoal,onde também está sendo realiza-da uma exposição fotográfica deabertura da Semana da Pátria.

O objetivo da exposição eatividades indígenas que é reali-zada pelo povo Paiter Suruí atra-vés das Associações Matareilá,Kanindé com parceria da Funda-ção Cultural é de celebrar os 40

Escola mostra aos alunosa história dos Índios Suruís

Projeto e Consultoria - Soluções em Meio Ambiente

t PCA - Projetos de Controle Ambientalt RCA - Relatório de Controle Ambientalt Licenciamento Ambiental de Empresast Licenciamento Ambiental de Propriedade Rural

Fones: (69) 9224-4022 / 8126-7075 / 8115-8809 /8479-8873 / 3443-1117

Av. Porto Velho, 2909 - Centro - Cacoal/RO

Pablo Fachini NascimentoBiólogo/CRBIO 52392-6D

Especialista em Solo e Ambientee-mail: [email protected]

Foto: José Carlos Pereira

Líder indígena Almir Suruí com sertanista Francisco de Assis daSilva, falando da cultura e vivência indígenas.

anos de contato do povo indí-gena Paiter com a sociedade nãoindígena.

Almir Surui disse que Cacoalé formado pela riqueza das vári-as culturas predominante,enfatizando que o ser humanotem cada vez mais de respeitar,conhecer e valorizar o meio am-biente e a cultura indígena."Cacoal deve servir de exemploe modelo para o Brasil nessasquestões abrangentes demelhoria para o desenvolvimen-to sustentável e qualidade devida das pessoas", disse.

O sertanista Francisco deAssis da Silva, falou de suas ex-periências trabalhando em diver-sas aldeias, destacando a impor-tância da preservação dos recur-sos naturais e cultura dos povosindígenas. Chico disse que opovo Paiter Suruí vive na TerraIndígena Sete de Setembro,numa área de 247.870 hectares,banhada pela bacia do Rio Bran-co em região fronteiriça, ao nor-

te do município de Cacoal (Esta-do de Rondônia) até o municípiode Aripuanã (Estado do MatoGrosso).

Em Cacoal, a programação cul-tural e de reflexão e exposição seestende até o dia 07 de setembro

no Teatro Cacilda Becker. De 09 a12 de setembro nas dependênciasda Faculdades Integradas deCacoal - UNESC. No lugar das co-memorações a comunidade Suruípromove uma reflexão itineranteaberto a toda comunidade.

José Carlos Pereira(AIPMC) - A Presidente da Fun-dação Cultural de Cacoal, MariaLindomar dos Santos, informouno inicio dessa semana que fo-ram liberados pelo Ministério daCultura recursos na ordem de R$100.000,00 (cem mil reais) para aaquisição de equipamentos parainstalação da orquestra munici-pal de Cacoal.

Lindomar destacou que a or-questra é uma valorização dacultura e dos músicos em geral,enfatizando a importância para seconstituir uma carreira sobre ba-ses sólidas e duradouras, lem-brando também que a aprendiza-gem no tocante a instrumentosmusicais diferentes são investi-mentos no próprio ser humano.

Para a presidente daFUNCCAL, a orquestra munici-pal deve estar em funcionamen-to no final deste ano, ressaltan-do que um bom músico deve terconsciência de que tocar é umatarefa de grande responsabilida-de, e que deve pensar principal-mente nos seus ouvintes e fãspara a devida valorização.

Lindomar disse que a Orquestra Municipal é uma valorização aoseventos culturais de Cacoal.

Foto: José Carlos Pereira

100 mil para criação daOrquestra Municipal de Cacoal

ASCOM/CMC - Na sessãoda última segunda-feira o verea-dor Euzébio Scherrer Brizon(PPS), fez várias indicaçõesdirecionadas para o Distrito doRiozinho. Zebin Brizon explicouque o Distrito do Riozinho estáesquecido, sendo necessáriopriorizar algumas ações para be-neficiar aquela comunidade. Overeador também enviou oficio

Zebin Brizon diz queRiozinho está abandonado

ao governo do Estado, pedindomáquinas para abertura decarreadores na área rural.

Entre as indicações do vere-ador para o Distrito do Riozinhoesta o cascalhamento de todasas vias e a reforma e manuten-ção da quadra da Escola CelsoFerreira da Cunha. Zebin tambémsolicitou ao DENIT abertura daRua Capitão Rui Luiz Teixeira

(marginal da BR), do Distrito doRioinho até a entrada da LinhaE. Enviou ainda oficio ao DREpedindo quebra molas na entra-da da Linha E. "A alta velocida-de dos veículos naquela via temprovocado inúmeros acidentes edeixado a comunidade preocu-pada", disse o vereador.

Em relação ao oficio enviadoao governo do Estado, o verea-dor disse que o período chuvo-so está se aproximando e se nãofor recuperado os carreadores osagricultores terão dificuldade emescoar seus produtos. "Sabemosdas dificuldades dos agriculto-res, por isso estamos pedindoesse apoio ao governo do Esta-do", disse o vereador, frisandoque duas máquinas Patrol resol-veriam o problema.

Finalizando o vereador pediuao Executivo Municipal, que in-clua o Distrito do Riozinho, noPrograma Cidade Limpa.

Rua Antônio de Paula Nunes, 1412 - Cacoal - Ao lado do jornal TRIBUNA POPULAR

Curso Vip de Informática

Falar c/ Aline no Fone: 3441-9370

Empresários, Comerciantes eProfissionais Liberais aprendainformática em apenas 1 mês.

PÁGINA 10CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

Canedo Suspensão

Rua Antonio de Paula Nunes, 1248 - Centro - CacoalRua Vilagran Cabrita - Fone (69) 3422-1922 - Ji-Paraná

Toda terça-feira, PICANHAcom 20% de desconto

AV. CASTELO BRANCO, 20.742 - B. NOVO HORIZONTE - CACOAL

PROMOÇÃOLimpeza de sistemade injeção eletrônica

Por Paulo Henrique Silva -Ao participar da solenidade deinauguração da Academia daTerceira Idade, no Bairro NovaEsperança, na última sexta-feira,28 de agosto, o vereador Toninhoda Emater (PTN), destacou o tra-balho feito pelo executivo eenalteceu as melhorias executa-das no Bairro BNH. "É bom vernossas solicitações serem aten-didas. Quem ganha com isso é apopulação" destacou.

O presidente do Bairro BNH,

Toninho da Ematerparabeniza moradores

Paulo Henrique Silva - Opovo indígena Paiter Suruí, porintermédio das AssociaçõesMatareyla, Kanindé, realiza, nasdependências da Unesc, entre osdias 09 a 12 de setembro, a II ex-posição fotográfica.

O objetivo da exposição éressaltar os 187 anos de indepen-dência do Brasil e ao mesmo tem-po celebrar os 40 anos de conta-to do povo indígena Paiter coma sociedade não indígena.

O diretor geral da Unesc, pro-fessor Ismael Cury, destaca aimportância do evento para acomunidade acadêmica e ao mes-mo tempo ao povo indígena."Nossa Instituição estará sem-pre de portas abertas para even-tos dessa magnitude.

Conhecer a realidade dopovo Suruí é o primeiro passorumo ao crescimento étnico ecultural" destacou.

Almir Suruí, líder do povo

Unesc participa de exposiçãofotográfica do povo Suruí

Paiter Suruí, destaca a importân-cia do povo de Cacoal se unirpara construir uma nova históriapara o município.

Almir falará sobre os avan-ços na discussão do projeto deseqüestro de carbono, onde ge-rará mais de nove mil empregossem interferir no meio ambiente.

O líder ressalta que a comu-nidade indígena está inserida empolíticas que possam manter afloresta em pé e fazer seu usocom base no manejo sustentá-vel e com planos para os próxi-mos 50 anos.

"Muitas pessoas pensamque nós, índios suruís, somentepedimos.

Ao contrário, queremosconstruir, a cada dia, uma socie-dade melhor para todos nós"destacou o líder.

É prevista a presença de li-deres da etnia, representantes daFUNAI e de diversos segmentos

sociais. No lugar das comemora-ções ou lamentações, típicas dedatas históricas, a comunidade

Suruí promove uma reflexãoitinerante, tanto na capital comono interior do Estado.

Roberto Alves de Souza, afirmouque a solicitação da academia foium pedido feito pelos morado-res, levado por ele mesmo aovereador para ser entregue aoprefeito Padre Franco. Além daAcademia da Terceira Idade, foireformado o parque infantil e foiexecutada a limpeza do parquesabiá de um modo em geral, paraproporcionar lazer à comunida-de. Outras reivindicações foramentregues ao vereador, que resi-de próximo ao Parque Sabiá. A

conclusão da recuperação dapista de Cooper (no parquesabiá), por exemplo, a recupera-ção da quadra de areia e ilumina-ção do parque para atividadesnoturnas. "Ter um representan-te na Câmara Municipal é de gran-de valia. Nosso Bairro está 100%iluminado, serviço executadonesta atual administração. O ve-reador Toninho luta em prol damelhoria de todos os bairros deCacoal" destacou o presidentedo Bairro Nova Esperança.

Amigos do jovem DIOGO ULISSES DA SILVA ,flamenguista, que é funcionário da Prefeitura de Cacoal,lotado na Secretaria do Meio Ambiente e técnico de

informática formado pela Unesc promoveram uma gran-de festa surpresa neste dia 02, para comemorar o seuaniversário.

O fotógrafo Henrick, da HD Formaturas clicou o ani-

mado grupo de amigos com o aniversariante (centro), naLanchonete Curimbatan, que atendeu os presentes como que há de melhor na casa, onde predominou os pratoscom peixe.

A turma gostou da idéia e quer promover novas come-

morações no local, em função do bom atendimento. ALanchonete Curimbatan fica ali na Marechal Rondon com

a Rua General Osório.

E X T R A !

SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURAwww.jusmarlustoza.com.br

FONE:3443-4286 - [email protected]

Ponto de Encontro

Ângela Mª D. Rondon GilOAB-RO 155-N

TEL.: (69) 3441-0791

“FLASHES”

Agora o bom profissional pode mostrar o seuconhecimento em Revista. Circulação estadual!!!

Reserve seu espaço. Ligue 3443-4286

3441 - 4354

PÁGINA 11CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

AV. SÃO PAULO, Nº 3070 - CENTRO

Fones: 3441-3666 ou 3441-61483441-3666 ou 3441-61483441-3666 ou 3441-61483441-3666 ou 3441-61483441-3666 ou 3441-6148Visite nosso site:

www.escoladanielberg.com.brwww.escoladanielberg.com.brwww.escoladanielberg.com.brwww.escoladanielberg.com.brwww.escoladanielberg.com.br

Atendimento Psicológico e Odontológico

- Educação Infantil- Ens. Fundamental- Ens. Médio

EducaçãoAlimentar

No primeiro ano de vida é defundamental importância umaalimentação equilibrada a fimde proporcionar ao seu filhoum crescimento e desenvolvi-mento adequado. É condiçãofundamental a adequação dadieta de acordo com o estágiode desenvolvimento do bebê.Do nascimento aos 4 a 6 me-ses de vida, o bebê é capaz desugar e deglutir somente líqui-dos, sendo o leite materno oalimento ideal, atendendo asnecessidades nutricionais eafetivas do lactente. Após os4 a 6 primeiros meses de vida,inicia-se a "fase de transição"ou "período de desmame", oqual novos alimentos, especi-almente preparados, são acres-

cidos à alimentação. Há neces-sidade de alimentos comple-mentares, pelo motivo que oleite materno já não é o bas-tante para suprir a exigênciasnutricionais do bebê. A intro-dução de novos alimentos éfacilitada, pois o lactente já temum bom controle neuro-mus-cular da cabeça e pescoço. Écapaz de sentar com apoio eestá desenvolvendo mecanis-mos necessários para que pos-sa iniciar a mastigação, deglu-tir preparações não líquidas eapreciar variação no sabor ecor dos alimentos. Após o pri-meiro ano de vida os mecanis-mos fisiológicos estão bemdesenvolvidos. Esta etapa ca-racteriza-se pela maior partedos nutrientes estarem veicu-lados por alimentos proveni-entes da mesa familiar. Esteperíodo é muito importante.Poderíamos defini-lo como afase onde a criança começaráa sua educação alimentar. Ori-entação importante: Evite quealimentos calóricos sejam ofe-recidos nos intervalos das re-feições (bolachas, biscoitos,chips, balas, etc). Além de nãoterem valor nutritivo, favore-cem a obesidade infantil. Dra.Maria Beatriz de Melo - pedi-atria e alergia respiratória -Hospital e Maternidade SãoPaulo - Fone: 3441-4611

Demora noatendimento bancário

Vamos abordar um tema semcomplexidade, porém, que atingeinteresse de parte considerável dapopulação. Enquanto os Bancoslucram bilhões de reais anualmen-te, seus clientes não recebem oatendimento adequado, pois mui-tas vezes ficam horas em filas paraserem atendidos. Reconhecemosque a culpa não é dos funcionári-os das Instituições Bancárias, eisque trabalham sempre em núme-ro reduzido. Trata-se de total des-caso por parte da própria Institui-

ção, que deveria contratar maisfuncionários, evitando assim, queos clientes amarguem tempo emdemasia para serem atendidos. Alegislação estadual (Lei n. 1252 de11/11/2003), preceitua que o tem-po limite para o cliente ser atendi-do é de até 30 minutos, em diasconsiderados normais, e de até 45minutos, nos dias de grande movi-mento, como nas vésperas de fe-riados, o que quase nunca é cum-prido pelas agências bancárias.Muitos municípios deste Estadotambém possuem legislação pró-pria, no mesmo sentido. Ocorreque os clientes de instituições fi-nanceiras estão ingressando comações judiciais, pleiteando por in-denizações, em razão do tempodespendido para serem atendidos,e, por sua vez, o Poder Judiciáriotem prontamente atendido o pleito.Precisamos melhorar esse país. Dr.Jack Douglas Gonçalves - ad-vogado - JDG Advocacia -Fone: 3461-3659 - Ouro Pretodo Oeste-RO

O futebol e omenisco

Para um jogador de futebolo joelho é a parte do seu cor-po que pode encerrar sua car-reira prematuramente. A con-dição que mais causa pavornos atletas é: "rompimento doligamento cruzado anterior dojoelho". Já ouviram esta frase:Raí, Edmílson, Nilmar, e mui-tos craques do futebol. Sãolesões que deixam o jogadorfora dos gramados por seismeses ou mais! Em certos ca-sos, definitivamente. Esse tipode lesão ocorre, em geral,quando o indivíduo está como pé apoiado e realiza o movi-mento de rotação ou força ojoelho no sentido interno. Oatleta não consegue continu-ar, pois a dor é muito intensa eo joelho fica sem firmeza.Como nos mostrou Ronaldo,numa angustiante imagem em2001, as principais causadorasdesse trauma são as mudan-ças bruscas de direção e asarrancadas ou freadas rápidas.São os ligamentos que estabi-lizam a articulação e evitammovimentos anormais da per-na. Para reduzir o risco de le-sões no joelho o ideal é prati-car esporte regularmente paramanter a forma, estirar e aque-cer sempre antes de começar aatividade esportiva, usarjoelheiras ou outras proteçõesajustáveis, adotar as técnicascorretas para cada atividadeesportiva, utilizar roupas es-

portivas adequadamente acol-choadas, e treinar em superfí-cies esportivas apropriadas acada esporte. Se há a suspei-ta de sofrer uma soltura ouruptura do menisco, vá aomédico o mais rápido possí-vel. Não force a perna paraesticá-la ou dobrá-la. Ponha aperna em uma posição cômo-da e apoiada. Aplique umabolsa de gelo para baixar a in-tensidade da dor e assim pre-venir a inflamação. Existemdiferentes testes para confir-mar a soltura do menisco. Deacordo com o diagnóstico seráindicado o tratamento. Dr.Marcus Vinícius de Ol.Moura - médico ortopedista -Hospital Geral e Ortopédicode Cacoal - HGO - Fone:3441-2483

Você transpira muito?O suor é um dos mecanismos

que nosso corpo utiliza pararegular a temperaturacorpórea. O controle dasudorese é involuntário e de-terminado pelo sistema nervo-so autônomo, o mesmo res-ponsável pelas batidas do co-ração e controle da respiração,ou seja, não controlamos suaexecução. A hiper-hidrose (ex-cesso de suor) é um estadopatológico presente em 1% dapopulação brasileira. É carac-terizado pelo suor excessivoem várias partes do corpo tra-zendo incômodo e constrangi-mento social. Na hiper-hidrosepalmar as mãos ficam molha-das trazendo constrangimen-to ao cumprimentar alguém oufazer um carinho, e dificuldadeno manuseio de papéis. Nahiper-hidrose axilar é comumobservar roupas com marca desuor debaixo dos braços tam-bém causando constrangi-mentos. A hiper-hidrose tam-bém pode afetar a região plan-tar e da face. Existem dois ti-pos de hiper-hidrose: a primá-ria e a secundária. A hiper-hidrose primária não tem cau-sa conhecida, estando relacio-nada mais a fatores genéticos.As pessoas nascem com a ten-dência a hiper-hidrose, quepode se manifestar logo nosprimeiros anos de vida, ou emqualquer fase posterior, e é oque mais comumente encon-tramos. Hiper-hidrose secun-dária é aquela associada a umacausa. Pode estar associada àobesidade, menopausa, uso de

drogas antidepressivas, alte-rações endócrinas e altera-ções neurológicas comdisfunção do sistema nervo-so. O tratamento pode sercom Botox® ou através dasimpatectomia. A aplicação deBotox® para controle dahiper-hidrose elimina comple-tamente o suor. O procedimen-to pode ser realizado seminternação e o pacienteretorna à suas atividades nomesmo dia. O tratamento comBotox® não é definitivo e énecessário realizarreaplicações a cada 6 a 12meses. Dr. Paulo César deAlmeida - especialista emMedicina Estética Avançada -Corpo & Imagem EstheticCenter - Fone: 3441-8394

Assista no cacoalro- Se você perdeu algum programa Ponto de Encontro nos últimosmeses, agora estão disponibilizados no site cacoalro para serem vis-tos a qualquer hora!

PONTO E - chega no final do mês!- Mais uma edição da revista PONTO E começa a circular em todo oEstado no final de setembro. Além de receber o apoio da SEDUC e daUNIMED na distribuição para os 52 municípios, a PONTO E rompefronteiras desde dezembro, voando pela TRIP Linhas Aéreas comorevista de bordo. O abastecimento é diário e permanece nos vôospor 30 dias a cada edição, partindo de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.Nesta edição, em destaque na capa estão as nutrólogas e médicasestetas Tatty e Tameke Berno (Clínica Berno - Cacoal e Ji-Paraná).Participe da edição especial de final de ano, prevista para início dedezembro. Ligue e reserve seu espaço. (69) 3443-4286 ou 9257-7850.

Curta Estadual- De 20 a 23 de outubro de 2009, em Ji-Paraná, estará acontecendo oFESTIVAL SÓ CURTA-ESTADUAL e curta metragem. Recebe o apoioda Fundação Cultural de Cacoal - Funccal, sob a batuta de sua presi-dente, a professora Maria Lindomar dos Santos.

Veja fotos dos melhores eventos- Confira a cobertura fotográfica completa dos últimos eventos emnosso site. Em especial esta semana, veja a homenagem a AntonioGuerra pelos seus 40 anos ininterruptos à Maçonaria, o baile daRainha Expopib 2009, a 9ª edição do Bebendo Cultura, e a inaugura-ção do templo da Loja Maçônica Palmares, em Pimenta Bueno. Acessejá!! www.jusmarlustoza.com.br . Não deixe seu evento de fora. Envieseu e-mail - [email protected]; ou nos avise através dostelefones (69) 3443-4286 ou 9257-7850.

TODA QUINTA E DOMINGO

Ponto de Encontro!

- Ontem, na KTV-RedeTV, canal 15, através das imagens da MegaVídeo Produções (3443-4333), você ficou de olho na nova coleçãoMissbella em making off apresentado pela Blitz Modas. O médicocardiologista José Rubens Gonçalves Jr. respondeu perguntas so-bre pressão alta. Em estúdio conversamos com a nutricionista TherezaPinheiro (Clinimagem), com a diretora do Sesi-Escola, profª. RosimeriFachetti, e com a fisioterapeuta Marina Lima. Nossos convidadossaborearam uma deliciosa torta de morango ao creme francês comvinho tinto, preparada pela Pães&Pães Panificadora e Confeitaria.Foram presenteados pelo médico ortopedista Alexandre Rezende, epela Farmácia Yassuda. Veja a reprise neste domingo às 10:00h. Osúltimos programas estão disponíveis no site cacoalro. Confira tam-bém nossa coluna social toda semana no jornal Folha de Rondônia.Fique de olho!!

PÁGINA 12CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

SOCIEDADE ESPÍRITACHICO XAVIER

Cacoal, 04 de Setembro de 2009.

CONVOCAÇÃOConvocamos todos os sócios-membros da SOCIEDADE ESPÍRI-TA CHICO XAVIER e demais interessados, a participarem da AS-SEMBLÉIA GERAL PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DASOCIEDADE E INVENTARIAR OS BENS E PATRIMÔNIO DASOCIEDADE.DATA: 11/09/09HORÁRIO: 19 HLOCAL: Quadra 120, Lote 45, Residencial São Jorge - Cacoal/RO

AGRADECEMOS A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO

MARCOS MENDES BORGES

PRESIDENTE

EXTRAVIO DE DOCUMENTOA Empresa I. A. Manfredinho CIA Ltda, CNPJ nº 05.711.668/0001-60, localizada na Avenida São Paulo, nº 2459, Centro, Cacoal-RO.Comunica que foi extraviado do Talão de Nota Fiscal, nº 0004501 a0004550. Edição: 1505

EXTRAVIO DE DOCUMENTOO Sr. PAULO JOSE DE SOUZA, brasileiro, solteiro, concentrador,portador da Cédula de Identidade RG nº M-9.157.929/SSP/MG einscrito no CPF/MF nº 204.077.772-53, residente e domiciliado àRua Pedro de Souza Lima, Distrito de Riozinho município deCacoal-RO. Comunica que foi extraviado a Certidão Narrativa doLote de terras urbano nº 59-2, Quadra 09, Setor 01, com medida de15,00x30,00 mts, localizado na Rua João Paulo I, Distrito de Riozinhomunicípio de Cacoal-RO. Edição: 1505

LICENÇA DE INSTALAÇÃOA EMPRESA CACOAL ADUBOS ORGÂNICOS LTDA, CNPJ nº08.986.385/0001-10. localizada na Avenida Nações Unidas, nº 2305,Bairro Princesa Izabel Cacoal-RO, torna público que solicitou jun-to ao NUCOF-SEDAM/RO a LICENÇA DE INSTALAÇÃO para aFabricação de adubos e fertilizantes orgânicos, localizada na Es-trada do Aeroporto, km 01, zona rural, lote 33-B1. Gleba 05, SetorProsperidade PIC GY PARANÁ, no município de Cacoal/RO.

Edição: 1505

Decom - As máquinas da Pa-trulha de Desenvolvimento Ur-bano, que executam os serviçosdo Cidade Limpa, chegaram à ci-dade de Costa Marques após re-alizarem os trabalhos em São Do-mingos, distrito do município.Duas patrolas, um esteira, duaspás-carregadeiras, dois cami-nhões-pipas, quatro caçambas,uma melosa e carro de apoio jáiniciam os serviços nesta sexta-feira (04), limpando ruas e aveni-das, encascalhando e retirandoentulhos, dando um novo visualà cidade localizada às margensdo rio Guaporé, na fronteira comBolívia.

Responsável por coordenaro programa no Estado, o vice-governador João Cahulla fez natarde desta quinta (03), em fren-te à prefeitura, o lançamento ofi-cial do Cidade Limpa em CostaMarques. “Assumimos o com-promisso com a população e li-deranças de trazermos as máqui-nas para a realização da limpezada cidade, e agora estamos cum-prindo essa meta. Costa Mar-ques vai receber um grande be-nefício e as ruas avenidas da ci-dade terão um novo visual”, dis-se Cahulla, que foi recebido pela

Cahulla leva CidadeLimpa a Costa Marques

prefeita Jacqueline Mesquita; ovice-prefeito Tião; o vereadorDinho Mesquita, entre outrasautoridades. Cahulla estavaacompanhado do senador Expe-dito Júnior e dos deputados es-taduais Tiziu Jidalias, LuizinhoGoebel e Lebrão.

“O trabalho executado emSão Domingos foi de excelentequalidade, recebendo total apro-vação popular, que tanto cobra-va a execução da limpeza no dis-trito. Aqui na cidade, os servi-ços vão ter a mesma eficiênciapara assegurar uma nova ‘cara’

para Costa Marques”, disse aprefeita Jacqueline.

Cahulla e as autoridades par-ticiparam do desfile das máqui-nas pelas ruas da cidade e emseguida foi realizada a solenida-de oficial de lançamento do Ci-dade Limpa, em frente à prefeitu-ra. “Estive aqui na posse daprefeita Jacqueline e me compro-meti a ser um parceiro de CostaMarques. O Cidade Limpa é maisuma prova do nosso apoio e danossa disposição em trabalhar-mos juntos com a prefeitura”,completou o vice-governador.

Lebrão, Cahulla, Jacqueline e Luizinho no lançamento do Cidade Limpa

1ª VARA CÍVELEDITAL DE CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

PRAZO: 20 diasDE: Rosani Salete Beber, ultimo endereçoRua Almirante Barroso, nº 2302, BairroNovo Horizonte, Cacoal-RO, atualmente emlugar incerto e não sabido.FINALIDADE: Citação da Executada, aci-ma mencionado, para, no prazo de 3 dias, oprincipal e cominações legais. Ciente aindao devedor, de que no prazo de embargos,caso reconheça o crédito do exeqüente, de-posite 30% do valor da dívida, mais custasprocessuais e honorários advocatícios,poderá requerer parcelamento do valor res-tante em até 06 (seis) parcelas mensais, comcorreção monetária e juros de 1% ao mês. Onão pagamento de qualquer das prestaçõesacarretará o vencimento imediato das demaisparcelas e prosseguimento da execução, comaplicação da multa de 10% sobre saldo re-manescente. Em caso de integral pagamentono prazo de 3 dias, o valor dos honoráriosserá reduzido a metade.Valor da Dívida: R$ 580,21 (quinhentos eoitenta reais e vinte e um centavos). Em30.04.2009.Processo: 007.2009.003915-0Classe: Execução de título extrajudicialExeqüente: Hospital e Maternidade SãoPauloExecutado: Rosani Salete BeberSede do Juízo: Fórum Min. José Américo deAlmeida, Rua dos Pioneiros, 2425 - Centro- Cacoal, Cep: 78.976-902 - Fone/Fax: (69)3441-4145.Cacoal-RO, 21 de agosto de 2009.

Euma Mendonça TourinhoJuíza de Direito

EDITAL DE CITAÇÃOPRAZO DE 30 DIAS

DE: VALDEIR ANTONIO DESOUZA, brasileiro, solteiro, CPF386.626.712-68, que encontra-seatualmente em lugar incerto e nãosabido.FINALIDADE: CITAÇÃO para ostermos da Ação monitória, abaixoidentificada, para pagar, dentro doprazo de quinze (15) dias, o princi-pal e cominações legais, e, queren-do, poderá oferecer embargos nomesmo prazo, caso EFETUE O PA-GAMENTO, ficará isento de cus-tas e honorários advocatícios.Obs. Não sendo apresentada defesapresumir-se-ão aceitos como ver-dadeiros os fatos articulados peloautor (CPC artigos 285 e 319).Valor da Causa: 4.529,03 (quatromil quinhentos e vinte e nove reaise três centavos).Vara: 2ª Vara CívelProcesso: 007.2009.003805-7Classe: MonitóriaProcedimento: Procedimentos Es-peciais de Jurisdição ContenciosaAutor: Associação Educacional deCacoalCacoal, 20 de agosto de 2009.

ÁUREO VIRGÍLIO QUEIROZJuiz(a) de Direito

Sede do Juízo: Fórum Min. JoséAmérico de Almeida, Rua dos Pio-neiros,2425 - Centro - Cacoal, Cep:78.976-902 - Fone/Fax: (69) 3441-4145 - Ramal: 211. (1505 e 1506) (1505 e 1506)

Centenas de crianças e ado-lescentes de Rolim de Mouraparticiparam nesta terça-feira (01/09) pela manhã da cerimônia deabertura da semana da pátria. Asolenidade foi em frente ao Tea-tro Municipal e também inaugu-rou o novo marco cívico oficialda cidade. Autoridades e repre-sentantes de entidades parceirasdo projeto estiveram presentes.Até o feriado de sete de setem-bro, atividades alusivas ao Diada Independência do Brasil es-tão programadas, com o tradici-onal desfile encerrando os fes-tejos.

A idéia de criar um marco cí-vico oficial para fixar as bandei-ras e de resgatar o civismo nomunicípio se tornou realidadeatravés de uma parceria entre aprefeitura rolimourense, a esco-la estadual Tancredo Neves e oLions Club. Havia pelo menosquatro anos que nenhuma ativi-dade oficial lembrava a passagemda data. Professores da escolaapresentaram o projeto para asecretaria de educação do muni-cípio e junto com a SEDUC inici-aram o trabalho para que a tradi-ção tivesse continuidade.

"Nós começamos devagaressa idéia e aos poucos ela foibrotando nas outras pessoastambém. Pedimos ao prefeito quenos apoiasse e que construísseo local dos mastros, das bandei-ras, para que se tornasse algo ofi-cial. Hoje estamos aqui concreti-zando esse sonho, algo que comcerteza vai ficar para sempre namemória dessas crianças e ado-lescentes, que poderão dizer umdia para seus filhos e netos quesaudaram a nossa querida ban-

Crianças de Rolimde Moura participam

de momento cívicodeira", lembrou ClaudenirFernandes, diretor da escola.

A cerimônia foi feita em fren-te ao Teatro Municipal e teve aparticipação do prefeito de Rolimde Moura, Tião Serraia, do se-cretário de educação do municí-pio, Paulo Feitosa, do represen-tante de ensino, Valdecir Sgarb eda presidente do Lions Club,Marta Dias Gatto. Para o chefedo executivo municipal, o retor-no das festividades alusivas aosete de setembro era um compro-misso de campanha. "Eu disseque iria fazer e aqui estamos, devolta com o desfile, que só vaimelhorar com o passar dosanos", explicou.

Quem ajudou Serraia e outrasautoridades no hasteamento dasbandeiras foi a estudante Patrí-cia Gomes da Silva, de 15 anos,da escola Tancredo. Escolhidaentre os mais de dois mil alunosda instituição, disse ser privile-giada pelo momento, que prome-te guardar para sempre. "Tremeuas pernas, deu frio na barriga,nossa foi incontrolável. Fiqueimuito feliz de poder hastear anossa bandeira, a bandeira domeu país, foi realmente incrível",relatou eufórica a adolescente.

O tradicional desfile de setede setembro em Rolim de Mouraestá marcado para as 16h da pró-xima segunda-feira, com concen-tração no espaço alternativo, emfrente à Caixa Econômica. Aomenos 35 escolas e entidades jáconfirmaram presença. Os alunosvão desfilar pela Av. 25 de agos-to até a pista de kart, onde estarámontado o palco com as autori-dades (Fonte: Denis Farias).

Av. Castelo Branco. 20562 - Bairro Novo Horizonte - Cacoal/RO

Fone/Fax:Fone/Fax:Fone/Fax:Fone/Fax:Fone/Fax: (14) (69) 3441-5006 - Celular (Nei)Celular (Nei)Celular (Nei)Celular (Nei)Celular (Nei) 9960-3634Bomba Injetora:Bomba Injetora:Bomba Injetora:Bomba Injetora:Bomba Injetora: 3443-3185

Retífica de Motores Diesel, Gasolina,Álcool, Estacionário e Camisa de Moto

Serviço de Bombas e Bicos de Injetores

* Etiquetas de Preços * Etiquetas Térmicas * Frizos para Gôndolas* Etiquetas Primárias * Garrão * Testeiras* Papéis Especiais * Tratamento Atóxico * Alimentícias* Etiquetas para presentes * Etiquetas de sinalização* Rótulos que acompanham o formato de seus produtos

ETIQUETAS E ADESIVOS ESPECIAIS

Telefax: (69) 3441-2343 Fone: (69) 3441-1674

Rua José do Patrocício, 1566 - Cep 78976-090-Cacoal/RO

EDITAL DE CITAÇÃOPRAZO DE 30 DIAS

Executado: VALCIRIA NERICORREA DOS SANTOS, CPF796.573.032-49.FINALIDADE: CITAÇÃO para quepague o débito no prazo de 03 (três)dias, a partir da citação. No caso deintegral pagamento, neste prazo, averba honorária será reduzida pelametade da inicialmente fixada pelojuiz.Prazo: 15 (quinze) dias para embar-gos, após o prazo deste edital.ADVERTÊNCIA: Decorrido tal pra-zo, e não havendo a satisfação daobrigação será expedido mandado de

penhora e avaliação.Vara: 2ª Vara CívelProcesso: 007.2009.005194-0Classe: Execução de TítuloExtrajudicialProcedimento: Processo de Execu-ção (Cível)Exeqüente: Associação Educacionalde CacoalAdvogado: Dr Diógenes Nunes deAlmeida, OAB RO 3831Valor da Causa: R$ 833,58 em 13/05/2009Cacoal, 20 de AGOSTO de 2008.ÁUREO VIRGÍLIO QUEIROZ

Juiz(a) de DireitoEdição: 1505 e 1506

O secretário da Sedam,Cletho Muniz de Brito, entregouna manhã desta segunda-feira(31) para o procurador daEletrogóes, Edmundo Macha-do, a Licença de Operação daUsina Hidrelétrica Rondon II. Ausina fornecerá aproximada-mente 100 mega watts para oEstado e a sua inauguração estáprevista para acontecer até ofinal do ano no município dePimenta Bueno.

De acordo com o secretárioCletho Muniz de Brito, depoisde muita luta a Eletrogóes está

Sedam concede licença de operaçãopara Usina em Pimenta Bueno

realizando o sonho do municípiode Pimenta Bueno. "Participei dolançamento da pedra fundamen-tal da hidrelétrica e acompanheitodas as fases do empreendimen-to que teve início há 15 anos.Estar entregando hoje a Licençade Operação significa mais umaconquista que vai beneficiarRondônia como um todo", expli-ca o secretário.

Edmundo Machado disseque a obra é uma realização doPrograma de Aceleração do Cres-cimento (PAC). Também ressal-tou que é uma das maiores hi-

drelétricas da região Norte.Para o representante da

Eletrogóes, houve uma grandeevolução ambiental no empreen-dimento. "Tivemos uma nítidamelhoria na qualidade ambiental,se comparado ao primeiro proje-to que estava prevista a inunda-ção do Canyon do Apertadinho,acabando com as Grutas do Bu-raco do Gás e Morcegos. O pri-meiro projeto não se desenvol-veu tendo em vista os inúmerosproblemas ambientais que pode-riam ocorrer", diz.

Preocupada com o meio am-

biente, a empresa demonstroucompromisso ambiental e elabo-rou o segundo projeto preser-vando toda a área do Canyon doApertadinho e o Igarapé Casa dePedra, havendo para esse segun-do projeto, uma pequena inun-dação relativa ao primeiro quenão se desenvolveu.

A usina hidrelétrica RondonII, está localizada nos lotes 57 e04, gleba Corumbiara, implanta-da no Rio Comemoração/Barãode Melgaço, no município de Pi-menta Bueno. (Fonte: Arnaldo B.T. Martins).

Mototaxi

GILSON GUDEGILSON GUDEGILSON GUDEGILSON GUDEGILSON GUDE3443.2695 / 9991.5050 / 9213.5882

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 13

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 14

Leia aBíblia!

QUEM FOI... Dom Pedro I

ØØØØØCorpo do Bombeiro................: 193ØØØØØPolicia Civil..................: 3441-2811ØØØØØPolicia Técnica ............. 3443-1020ØØØØØPolicia Militar ........: 190/3441-2819ØØØØØDelegacia da Mulher: 3441-2811/2812ØØØØØHospital dos Acidentados:...3441-5166ØØØØØHospital G. e Ortopédico...: 3441-6996ØØØØØHospital São Paulo: .......3441-4611ØØØØØMinistério do Trabalho....: 3443-2221ØØØØØPrefeitura Cacoal:......... 3441-4813ØØØØØSAAE.........................: 3441-2307ØØØØØTáxi 24 Horas.............: 3441-2473ØØØØØTribunal Reg. Eleitoral...: 3441-1964ØØØØØUnidade Mista.............: 3441-3003ØØØØØVigilância Sanitária........: 3441-3857ØØØØØAmazongás................: 3441-3737ØØØØØABIC - Ass.dos Idosos 3441-5566ØØØØØCâmara de Cacoal....: 3441-5454ØØØØØCeron...................: 0800-6470120ØØØØØCIRETRAN...............: 3441-4716ØØØØØClinica Stª. Helena......: 3441-1015ØØØØØConselho Tutelar..........: 3441-4213ØØØØØCorreios....................: 3441-3495ØØØØØFogás- São José Gás...: 3441.7777ØØØØØFórum......................: 3441-3382ØØØØØFSESP - Fundação Serviço deSaúde Pública...............: 3441-4611

Telefones Úteis

Neuza Maria Perin Lima - Igreja Batista Nova Esperança

Mande suas poesias para os seguintes emails:[email protected] /

[email protected] ANT. DE PAULA NUNES, 1412 - CACOAL

TELEFAX: 3441-7776/3443-4277

Cantinho da CriançaCANÇÃO NOVA

FRASES...

O VALOR DA PALAVRA DEDEUS EM NOSSA VIDA

Rotina; você gosta???Texto para reflexão: Marcos6, 1 - 13:

Quem de vocês gosta derotina? Eu gosto de rotinas;elas me ajudam, me dão segu-rança e me fazem errar menos.Seguindo uma rotina, a proba-bilidade de esquecer algo di-minui. Mas, rotinas tambémpodem escravizar. Se não seifazer nada que esteja fora darotina, se não consigo aceitarou incluir algo novo em minhavida, em meus valores, em meusjuízos e costumes, então ela setorna negativa e paralisante.Nestes casos, a rotina banalizae não serve mais aos seus pro-pósitos de facilitar, de agilizaros processos.

No texto de Marcos, Jesusse depara com um tipo de roti-na negativa que encontra nasua terra. Encontrando pesso-as que ele conhecia e que oconheciam ele identifica umcomportamento rotineiro con-tra o qual ele faz um apelo. Elepercebe que para seusconterrâneos não há espaçopara o novo, para uma mudan-ça. Tudo se dá por sentado, porevidente e por conhecido. Aí ébom lembrar uma frase famosade Martin Luther que certa vez

disse: "a existência de um cris-tão não se constitui num estarpronto, mas num vir a ser".

Antes de chegar à sua terranatal, onde ele andava, chamavagente, causava surpresa, admi-ração, adesão. Quando chegajunto aos que o conhecem, elesnão se deixam surpreender, pen-sam que já sabem tudo a respei-to dele, deixam escapar a opor-tunidade de mudar sua vida. Tal-vez a presença rotineira de Je-sus por 30 anos com eles os im-pede de perceber algo de dife-rente, de inovador nele… "se jásabemos tudo sobre ele, comopode que vá nos surpreender"?O surpreendente de Jesus é quenão desapropriava as pessoas daforça de sua imaginação, de suacriatividade, de seus desejos.Pelo contrário, Jesus junta-se àspessoas para ajudá-las a desco-brir suas próprias forças, capa-cidades e suas infinitas possibi-lidades de reconstruir a vida. Porisso, quando o texto diz que Je-sus não podia fazer milagres ali,significa que não conseguiumobilizar as potencialidades la-tentes nas pessoas, pois estavamfechadas em seu "conhecimen-to", paralisadas por suas rotinas.

Jesus não julga, nem conde-

na. Mas, também não se deixaparalisar pela rejeição. Apenascomenta e olha para frente e aoredor. Junta seu grupo e enviapara as outras vilas e aldeias.Numa situação de revés, destress, Jesus tira as energiaspara re-inventar sua missão eabranger mais pessoas. Nestehorizonte nos encontramoscomo Igreja de Jesus Cristo.Não nos deixamos paralisarnem banalizar pela rotina doconhecimento, da auto-sufici-ência, da arrogância. Rompe-mos a rotina da inércia com arotina da criatividade, da bus-ca, da abertura ao novo. QueDeus nos ajude nesta caminha-da. Amém.

P. Márcio Sedinei Frank

IECLB – Paróquia Ev. de Conf. Luterana dos Migrantes, Cacoal / Av. Jk, 574 - Cx. Postal 19 - Fone: (69) 3441-2464

O guarda manda o sujeito pa-rar o carro.

- Seus documentos, por favor.O senhor estava a 130km/h e avelocidade maxima nesta estradaé 100.

- Não, seu guarda, eu estava a100, com certeza. A sogra delecorrige:

- Ah, Chico, que é isso! Vocêestava a 130 ou mais! O sujeitoolha para a sogra com o rosto fer-

vendo.- E sua lanterna direita não está

funcionando...- Minha lanterna? Nem sabia dis-

so. Deve ter pifado na estrada... Asogra insiste:

- Ah, Chico, que mentira! Vocêvem falando há semanas que precisaconsertar a lanterna! O sujeito estáfulo e faz sinal à sogra para ficarquieta.

- E o senhor está sem o cinto de

segurança.- Mas eu estava com ele. Eu só

tirei para pegar os documentos!- Ah, Chico, deixa disso! Você

nunca usa o cinto! O sujeito nãose contém e grita para a sogra:

- CALA ESSA BOCA! O guar-da se inclina e pergunta à senhora:

- Ele sempre grita assim com asenhora? Ela responde:

- Não, seu guarda. Só quandoele bebe.

Áries Procure viver o presente.Muito favorável para a vida emfamília e com os amigos. Períodofavorece as reuniões de negócios.No trabalho, procure colaborar como grupo. Saúde estável.Touro Procure renovar as suasenergias. Favorecido para as via-gens de descanso. Harmonia com apessoa amada. Aproveite a vidacom moderação.Gêmeos Fase é excelente para cui-dar da saúde e de sua aparência. Operíodo favorece também o tratode assuntos financeiros. Bom paraas amizades e para o relacionamen-to a dois.Câncer Seja mais atuante se qui-ser alcançar seus objetivos. Noentanto, aja com prudência e inte-ligência. Não queira resultadosimediatos. Vá com calma.

Leão Não se preocupe demais comos outros, principalmente com aopinião alheia. Siga a sua intuição epersiga os seus objetivos. Bom paratratar de assuntos profissionais.Virgem O momento indica que asorte está do seu lado, mas afaste-sede pessoas pessimistas. Assuma aresponsabilidade sobre os seus su-cessos e fracassos.Libra Você está vivendo um grandeimpulso e entusiasmo para agir afavor de suas motivações e interes-ses pessoais. Mas fique de olho emseu orçamento.Escorpião É o momento de livrar-se da insegurança, agindo com maisforça. Seja ousado em seus planos eações práticas. Uma grande vitali-dade fará com que você ultrapasseos obstáculos.Sagitário Ótimo dia para o roman-

ce e a criatividade artística, assimcomo para as atividades ligadas aolazer e à diversão. Você estará maisexpansivo e confiante para expres-sar seus sentimentos.Capricórnio Acontecimentos ines-perados poderão ocasionar reaçõesemotivas que poderão causar efei-tos negativos mais tarde. Procurevalorizar mais a pessoa amada.Saúde boa.Aquário Excelente para reconcili-ações em geral. A pessoa amada vaiser mostrar mais aliada do que nun-ca. Não desperdice a chance dedemonstrar todos os seus senti-mentos.Peixes Cuide mais da saúde e devocê mesmo. Cautela com a alimen-tação. Procure relaxar mais e nãose preocupe tanto com o futuro.Paz no amor e na família.

QUEM É PIOR? "POLICIAL OU SOGRA"QUEM É PIOR? "POLICIAL OU SOGRA"QUEM É PIOR? "POLICIAL OU SOGRA"QUEM É PIOR? "POLICIAL OU SOGRA"QUEM É PIOR? "POLICIAL OU SOGRA"

• 4 de Setembro1842 - Casamento de Pedro II doBrasil com a princesa TeresaCristina Maria de Bourbon.1865 - Início do governo de JoaquimAntónio de Aguiar como Primeiro-Ministro de Portugal.1969 - Anos de chumbo: militantesdo MR-8 seqüestram embaixadoramericano no Brasil, Charles BurkeElbrick.• 5 de Setembro1494 - Ratificação do Tratado deTordesilhas por Portugal.1972 - A delegação israelense nosJogos Olímpicos de Munique sofreum atentado de autoria do grupoterrorista palestiniano SetembroNegro; morrem 11 atletas.1977 - Os EUA lançam a sondaespacial Voyager 1, queobservaria Júpiter e Saturno.• 6 de Setembro1522 - Juan Sebastián Elcanochega a Sanlúcar de Barrameda(Cádiz) com apenas um navio e 18homens, depois de dar a primeiravolta ao mundo.1990 - Entra em serviço o BoeingVC-25.1991 - A cidade de Leningrado voltaa se chamar São Petesburgo, e aUnião Soviética reconhece aindependência da Letônia, daEstônia e da Lituânia.

• 7 de Setembro: Dia daIndependência do Brasil

1159 - É eleito o Papa Alexandre III1949 - Fundação oficial daRepública Federal da Alemanha.1998 - Criado o site de pesquisasGoogle.com.• 8 de Setembro:1793 - Primeiro Círio de NossaSenhora de Nazaré, em Belém doPará.1944 - Primeiro ataque das bombasvoadoras alemãs V-2 contraLondres.1974 - Richard Nixon é perdoadopelo presidente Gerald Ford.• 9 de Setembro9 AD - Batalha da Floresta deTeutoburgo, uma aliança de tribosgermânicas chefiada por Armínioque emboscou e dizimou trêslegiões romanas.1973 - Criação em Portugal doMovimento das Forças Armadas.1975 - NASA lança sonda Viking 2em direção a Marte.• 10 de Setembro1837 - O líder farroupilha BentoGonçalves foge da prisão e volta acomandar a rebelião.1974 - Portugal reconhece aindependência da Guiné-Bissau.1977 - Última execução naguilhotina na França - HamidaDjandoubi.

Imperador do Brasil e Rei de Por-tugal, nasceu em Lisboa no dia 12de Outubro de 1798, e faleceu nodia 24 de setembro de 1834. Her-deiro da coroa portuguesa em1801, era filho de D. João VI e deD. Carlota Joaquina. Possuidor denotável inteligência e acentuadospendores artísticos, foi-lhe minis-trada, entretanto, uma educaçãomédia. Veio para o Brasil quandocontava apenas com 9 anos de ida-de. Em 1807 sucedeu a invasão dePortugal pelos franceses e a famí-lia real veio para o Rio de Janeiro.Pedro era um menino rebelde e fu-gia do castelo para brincar com osgarotos pobres do porto. Em mar-ço de 1816, com a elevação de seupai a rei de Portugal, recebeu o tí-tulo de príncipe real e herdeiro dotrono em virtude da morte do ir-mão mais velho, Antônio. No mes-mo ano casou-se com CarolinaJosefa Leopoldina, arquiduquesada Áustria. Com fama de aventu-reiro e boêmio, teve 13 filhos re-conhecidos. A família real retornouà Europa em 26 de abril de 1821,ficando D. Pedro como PríncipeRegente do Brasil. A corte de Lis-boa despachou então um decretoexigindo que o Príncipe retornassea Portugal. Essa decisão provocouum grande desagrado popular e D.Pedro resolveu permanecer noBrasil. Desagradou às Cortes Por-

tuguesas, que em vingança suspen-deram o pagamento de seus rendi-mentos, mas resistiu, criando o fa-moso Dia do Fico (09/01/1822).Com a popularidade cada vez maisem alta, quando ia de Santos paraa capital paulista, recebeu uma cor-respondência de Portugal, comu-nicando que fora rebaixado da con-dição de regente a mero delegadodas cortes de Lisboa. Revoltado,ali mesmo,em 7 de setembro de1822, junto ao riacho do Ipiranga,o herdeiro de D. João VI, resolveuromper definitivamente contra aautoridade paterna e declarou a in-dependência do Império do Bra-sil, proferindo o grito de indepen-dência ou morte, rompendo os úl-timos vínculos entre Brasil e Por-tugal. De volta ao Rio de Janeiro,foi proclamado, sagrado e coroadoimperador e defensor perpétuo doBrasil.

CulináriaPirão de banana verde

Ingredientes:"3 bananas nanicas bem verdes"1 colher (sopa) de azeite"2 dentes de alho"1 cebola picada"1 tomate sem pele e sem semen-tes, picado"2 tabletes de Caldo MAGGI deLegumes"1/2 xícara (chá) de farinha demandioca"1 colher (sopa) de salsa picada"1 colher (sopa) de cebolinhaverde picada

• Duas palavras abrem qualquer porta: puxe e empurre• Há males que vêm para pior.• O trabalho é sagrado, não o toque.• Escrever é transformar os seus piores momentos em dinheiro• Espelhos deveriam pensar duas vezes antes de refletir• No avião, o medo é passageiro.• A vida é maravilhosa, sem ela estaríamos mortos.• A prática leva à perfeição, exceto na roleta russa.• A esperança e a sogra são sempre as últimas a morrer.• A fé remove montanhas, mas ainda prefiro a dinamite.

Modo de Fazer:1.Lave bem as bananas e corte-asem 3 pedaços, sem tirar a casca2.Em uma panela, aqueça o azeitee doure o alho e a cebola3.Acrescente o tomate e as bana-nas e deixe refogar4.Junte o Caldo MAGGI e 4 xí-caras (chá) de água e cozinhe atéque a banana esteja macia

5.Retire as bananas, descasque eamasse-as bem com um garfo6.Retorne as bananas ao caldo,acrescente a farinha de mandiocaaos poucos e cozinhe até engros-sar7.Polvilhe a salsa e a cebolinha esirva acompanhando o peixe assa-do de sua preferência.

Turma, muitas vezes vocês vão ouvir outras pessoas chama-rem a Bíblia de “Palavra de Deus”, “Sagrada Escritura”, “LivroSagrado”... Não se preocupem, todos estes nomes se referem àBíblia e todos eles querem explicar melhor o que é e o valor quetem a Palavra de Deus.

A Bíblia é muito importante para nós cristãos. Todos os diasdevemos ler este Livro que é a própria voz de Deus que nos fala.Muitas pessoas lembram que há tempo não a lêem mais e final-mente a tiram da gaveta para colocá-la ao lado da cama ou numlugar onde todos da família possam lê-la e meditá-la.

Nós, crianças, temos uma responsabilidade muito séria: so-mos pequenos, mas grandes evangelizadores e a Palavra de Deusé a nossa principal ferramenta. A Palavra de Deus é como marteloque destrói o mal e reconstrói o bem... É como luz que orienta oscaminhantes... É como o ouro e a prata, cujo preço é inestimável.

Criança missionária sempre lê a Palavra de DeusVocês lembram daquele versículo da Bíblia que diz: “Nem só

de pão o homem viverá, mas de toda palavra que vêm da boca deDeus.”? Essa frase que Jesus repetiu no deserto quando estavasendo tentado, confirma que o mais importante na vida de umapessoa, não é o dinheiro, o computador, a internet, o video game,a bicicleta, a roupa ou qualquer outra coisa, mas sim tudo aquiloque vêm de Deus.

Por isso, amiguinhos, em nossas vidas, a Palavra de Deus temque ter um lugar especial. Ler e meditá-la diariamente com a ajudado papai, da mamãe ou mesmo de um irmão mais velho, é muitoimportante, pois nos orientará no caminho certo, longe da violên-cia e das drogas.

Deus, na Bíblia, nos ensina a sermos crianças de respeito,sinceras e amorosas. Ah, que tal, em nosso grupo, fazermos aexperiência da “Leitura Diária da Palavra de Deus”?

Façam isso crianças, e verão como Deus vai mudar sua vida,seu modo de pensar, seu modo de ver as pessoas e vão perceberque Jesus é a única solução.

Para quem só quer ser felizAconteceu no Rio, mais preci-

samente na Tijuca. O cenário, umaloja de roupa social feminina. Umajovem senhora entra e compra algu-mas peças boas e caras. Aparente-mente, tudo às mil maravilhas. Nodia seguinte ela volta. Está depri-mida. Insatisfeita. Quer desfazer onegócio. Não, não é dinheiro o mo-tivo! Chega a dizer que prefere umcâncer que a faça emagrecer do queconviver com um corpo além dasmedidas. Mas ela não é gorda! Seusolhos vêem no mínimo detalhe umprenúncio de desgraça corporal.Não está feliz...

Cenas como essa acontecemmais vezes do que se imagina! Quan-do não se está bem consigo mesmo,nada presta! E quando vem a de-pressão, a solidão, e os porquêsnunca são respondidos, então nosentregamos a sentimentos em tudoantagônicos à felicidade.

A autocomiseração é um deles.Somos sempre as vítimas, os dig-nos de pena. Há um adesivo de car-ro que diz: “Não tenho tudo o quequero, mas amo tudo o que tenho!”

Bom seria que nos comportásse-mos exatamente assim. Felicidadeé estar satisfeito, livre de ansieda-de.

A ansiedade é outro sentimen-to que pode ser destrutivo, masdeixe o próprio Cristo apresentaralgo por que vale a pena viver:“Buscai, pois, em primeiro lugar oReino de Deus e a sua justiça, etodas as demais coisas vos serãoacrescentadas” (Mateus 6.33).

Não será um casamento, umemprego ou um carro novo que ofarão feliz. Mas se você for feliz,poderá desfrutar dessas bênçãoscomo ninguém! Você não depende-rá delas para sua satisfação; serãoantes um conforto a mais.

Jesus é o instaurador do Reinode Deus entre os homens, e vocêprecisa adentrar essa nova dimen-são existencial.

Na Bíblia você descobrirá Je-sus e será posto em contato com asua mensagem, uma mensagem querevolucionou o mundo e pode mu-dar hoje, para melhor, a sua vida.

"A Maçonaria esteve em destaque no último final de semana em Cacoal e Pimenta Bueno" "A Maçonaria esteve em destaque no último final de semana em Cacoal e Pimenta Bueno" "A Maçonaria esteve em destaque no último final de semana em Cacoal e Pimenta Bueno" "A Maçonaria esteve em destaque no último final de semana em Cacoal e Pimenta Bueno" "A Maçonaria esteve em destaque no último final de semana em Cacoal e Pimenta Bueno"

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009 PÁGINA 15

COINCIDÊNCIAS DA VIDA- O fotógrafo Carlos Quirino e o publi-

citário Elias Martins; proprietário da MegaVídeo Produções; são amigos de longadata, companheiros de muitas pescariase festejam nova idade hoje, bem no fa-moso 11 de setembro. Parabéns!! Todosestão convidados para a festa.

30ª EXPOPIB - AMANHÃ!- A 30ª Expopib terá início amanhã.

Logo pela manhã acontece a cavalgada.A noite vem a abertura oficial. O primeiroshow é com o cantor Gabriel Lener. Osshows de maior destaque acontecem nasegunda-feira; 07 de setembro; Edson eHudson; e 10 de setembro; quinta-feira;Zezé di Camargo e Luciano. Para maio-res informações, ligue: 3451-4011.

FORMATURA DE DIREITO- Hoje, a partir das 19:30h no auditó-

rio da Unir-Cacoal, a instituição formamais uma turma do curso de Direito.

OURO PRETO EM CACOAL- O grupo de teatro Risoterapia tem o

prazer de comunicar que neste sábado edomingo o grupo de teatro ABC de OuroPreto estará se apresentando em Cacoalno teatro Cacilda Becker com o espetá-culo "Show de Risos". No sábado sãoduas sessões: 19:00h e 21:00h. No do-mingo, com única sessão. Início: 19:30h.Ingressos antecipados na Raed Modas.

PREFERÊNCIA CRIARE- Com a chegada em Cacoal da

Criare móveis planejados, a procuraestá grande pela qualidade dos móveise versatilidade na composição dos am-bientes que a Criare projeta. Para mai-ores informações, ligue 3441-8572 ou9974-6107 (Edivaldo Paes).

CAFÉ COLONIAL- Dia 12 de setembro no Espaço

Marcio's Decorações (antigo Cancun)a partir das 16:00h. Realização: Clubedas Domadoras - Lions Clube CacoalCentro. Convites individuais a R$ 20,00nas Óticas Precisão, Carrocerias Ban-deirantes, Farmácia Yassuda e Folhade Rondônia. Haverá desfile com aBella Bel Boutique.

BAILE DO HAWAI- Agendado para o dia 26 de setem-

bro no Cacoal Selva Park. Organiza-ção em parceria com o Rotary ClubeMarechal Rondon. Banda Savana, doParaná. Adquira sua mesa pelo telefo-ne 3441-1039.

SPA NO CACOAL SELVA PARK- O SPA Água Viva será realizado

de 29 de setembro a 08 de outubro noCacoal Selva Park. Para maiores in-formações ligue 3441-1039.

ORTODONTIAORTODONTIAORTODONTIAORTODONTIAORTODONTIAADULTOS E CRIANÇAS

Aparelhos Fixos e Ortopédico,Radiodiagnóstico Bucal, Documentação

Ortodôntica, Tratamento da ATM.

(Exclusivamente Tratamento Ortodôntico)RUA ANTONIO DE PAULA NUNES, 1379 - Tel/Fax.: 3443.6771

e-mail: [email protected]

DrDrDrDrDr. José Carlos Ferreira, C.D.. José Carlos Ferreira, C.D.. José Carlos Ferreira, C.D.. José Carlos Ferreira, C.D.. José Carlos Ferreira, C.D. CRO 447MESTRANDO EM ORTODONTIA, RADIOLOGIA E PATOLOGIA BUCAL

Um jantar festivo reuniu em Pimenta Bueno, no sábado, 113representantes de 22 Lojas Maçônicas do Estado para inaugurar onovo prédio da Loja M. Palmares. O templo foi sagrado pelo SER.G'.M'Juscelino M. do Amaral (centro). Na ocasião, Paulo Ferreira(esq.), passou a função de V'.M' para Edomênio D. Francisco.

Representantes da Loja Maçônica Fênix, de Cacoal, prestigiaram a inauguraçãodo novo templo da Palmares, em Pimenta Bueno. Esq. p/ dir.; Roberto Ribeiro,Vanderlei Santini, Bernardo Kowalsky; ex-V'.M' da Palmares; Salviano de Matos;V'.M' da Fênix; José Corrente e Antonio das Graças.

Na sexta-feira a Loja Caridade e Silêncio Oriente de Cacoal homenageouo Sr. Antonio Guerra com a comenda Cruz de Perfeição Maçônica pelosquarenta anos ininterruptos de dedicação à Maçonaria. Compondo a mesa,estava ao lado do G'.M.' estadual, Euclides Sampaio Fróis, do V'.M',Nelson Mangueira Souza, e do G'.M' adjunto, Nelson Rangel. Parabéns!

40 ANOS!!

A vendedora daBlitz Modas,JoseaneBezerra,

trocou de idadena última

terça-feira; 01de setembro; erecebe nossos

parabéns etambém da

família e de todasua equipe de

trabalho.Felicidades!

ANIVERSÁRIO

A última novidade da L'Acqua di Fiori é a linha Teen L'acqua di Fiori: "for her" e"for him". Na última sexta-feira a loja de Cacoal recebeu visita do gerente regional,André Molinari. Na foto está com; esq. p/ dir.; a consultora de vendas TalitaNaiara, a operadora de caixa Michelle Gossi, a proprietária, Rosana FerreiraPontes, e a consultora de vendas Katiane da Silva Miller.

NOVIDADE L'ACQUA

Dentro de alguns dias a Vanzin Ferro e Aço coloca suas novas máquinas(prensa e guilhotina) para funcionar, disponibilizando serviço de corte edobra até 3/8 de espessura. O gerente, Jaime Tavares, comemoracom a equipe, em especial com o filho, Fernando HenriqueVasconcelos, encarregado de depósito e expedição. Sucesso!

NA VANZIN

Este é o novo título do novo trabalho literário lançado pelo escritorJosé Valdir Pereira, presidente da Academia de Letras de Rondônia.A cerimônia de lançamento aconteceu durante o 9º Bebendo Culturaque aconteceu no último sábado no Teatro Cacilda Becker.

SEMEANDO EMOÇÕES

A equipe da Metalúrgica Brizon a cada dia encanta os cacoalensescom sua criatividade na fabricação de portões, grades, janelas, etc..Os "artistas" são: esq. p/ dir.; o proprietário, Elcimar Brizon, e seusfuncionários, Douglas Coelho, Guilherme Pedroso e Edmilson doNascimento.

FINO DESIGN

O médico cardiologista José Rubens Gonçalves Jr. (LEACC), alémde cuidar bem de seus pacientes, também se cuida! Após participar deCongresso em São Paulo, partiu para a Irlanda no intuito de aprimorarseu inglês. Na foto aparece recebendo seu certificado de conclusão.

CORAÇÃO A MIL!

Após alguns anos de convivência, Ivani e Valdeci Lopes; diretor daTV Allamanda; trocaram o "sim" no último dia 22, oficializando a felizunião. Parabéns!

CASAMENTO

O casal empresário Maristela e Cezar Mazzutti (Mazzutti Veículos) éleitor fiel deste semanário. Integra a equipe do Lions Clube Cacoal Centroque já está com os convites à venda para o Café Colonial que estaráacontecendo no próximo dia 12, no Espaço Márcio's Decorações.

TRIBUNEIROS

A equipe da AMEC parabeniza o professor Ailton Mota Ramos (centro)pela passagem do seu aniversário, bem como congratula todos osprofissionais de Educação Física pela passagem do seu dia comemorativo;01 de setembro. Na foto o aniversariante está com o professor AlbinoRagnini e com o diretor da AMEC, Romeu Moreira (Farmácia Yassuda).

EM FESTA

DEST

AQUE

NAC

IONA

L!

O aluno do Sesi Escola, César Augusto de OliveiraSantos, do 9º Ano-Séries Finais do Ensino Fundamental,

ficou classificado em 6º Lugar no Concurso Literário da RedePitágoras. O 1º do Estado! O tema foi "O Jovem e suas

Relações com a Tecnologia". Na foto está a profª. RosimeriFachetti, diretora do Sesi Escola, com o aluno César ao lado

da profª Rosa Mendes, sua orientadora. Parabéns!Quem mudou de idade na última terça-feira; 01 de setembro; foi a jovemRosana Lima Borges, funcionária da Prefeitura de Cacoal. Recebe osaplausos dos amigos, em especial o carinho do namorado, o chefe dosetor de informática da Prefeitura, Roger Fernandes. Felicidades!

NOVA IDADE

Promoção 5º aniversário

Curso básico de InglêsCurso básico de InglêsCurso básico de InglêsCurso básico de Inglês até 50% de desc. por 3 semestres

Crianças 5 anos – Grátis (1º sem.) Av. Marechal Rondon, 2735

Próximo ao Ginásio de esportes. [email protected]

3443 – 5003

O conhecido Bené (Lavador Fórmula 1) aniversariou dia 28 de agosto,e recebe os parabéns da equipe Tribuna Popular e amigos.

NOVA IDADE II

Agora, em NovoEndereço:

CACOAL, 04 DE SETEMBRO DE 2009

Campo Neutro

PÁGINA 16

Rua General Osório, 1027. Fone: 3443-4070

Atenção de ministros. Oorganizador do Campeonato Ru-ral Feminino, professor AdãoWenzel do Nascimento recebeu ofi-cio do Ministro dos Esportes e doMinistro do Meio Ambiente. Os doisministros justificavam que não po-diam estar presentes na final doRuralzão Feminino por culpa decompromissos assumidos anterior-mente, mas agradeceram e elogi-aram a iniciativa.

Projeto. Junto ao convite aosministros, Adão encaminhou cópiado projeto do Ruralzão futuro, quepropõe a plantação de árvores, porcada atleta rural, como forma decontribuir com o meio ambiente.

Perdeu mais uma. O nosso im-

Por Naoto Kaiser - A CopaRondônia de Futebol nas catego-rias Adulto e Master está em sua7ª edição e tem início neste domin-go, 30, e o São Vicente de Cacoalestará jogando em São Felipe pelacategoria Master contra o time dacasa as 16 horas. Na categoriaAdulto pode participar atletas de

São Vicente representa Cacoal na 7ª Copa Rondônia Master16 anos acima, não tendo limitemáximo e a categoria MASTER sãoatletas que tem idade acima de 35anos, com excessão que poderáinscrever 2 atletas com nascimen-to em 1975. A copa reúne equipesde todo o estado e na edição ante-rior reuniu mais de 100 equipes nasduas categorias e é divido em 8

regiões, onde os 2 melhores decada região disputará contra ou-tras classificadas. A região 7 estácomposta pelas equipes do SãoVicente (Cacoal), Pimenta Buenoe São Felipe. Segundo o técnicoda equipe, Marcos RobertoMoreira, o Marquinhos do SãoVicente: “A novidade para o SãoVicente para este ano é o goleiroValdeci, zagueiro Silvão e o atacan-te Cebolinha, todos atletas que jápassaram pelo União Cacoalensee somará com a equipe para a CopaRondônia de Futebol Master.”

Marquinhos agradece a Prefei-tura Municipal de Cacoal, atravésda Autarquia Municipal de Espor-

A equipe da MáquinaTrevizani jogou em Cerejeiras eperdeu de 2 a 1 no último sába-do, mas se classificou para a semifinal da Copa Eucatur por tervencido o mesmo adversário emcasa por 3 a 0. O atacante Deimesmarcou o gol da Trevizani.

Nesste sábado(5), no AglairToneli Nogueira, a Trevizani re-cebe a equipe de Novo Horizon-te, com jogo marcado para as17:00 horas. No sábado seguin-te, 12, o time que continua repre-sentando Cacoal, pois os outros

dois times, Corinthians da 13 eRodovia do Café, não passaramdas duas primeiras partidas de-volverá a partida jogando emNovo Horizonte.

Bruno Trevizani, técnico epresidente da equipe, disse quese a Trevizani alcançar a classifi-cação nesses dois confrontos,deverá disputar a final com o se-lecionado de Cacaulãndia ou deSão Francisco, no EstádioBiancão, em Ji-Paraná, por ser asede da organizadora da compe-tição, a Eucatur.

Trevizani recebe o Novo Horizonte pela Copa Eucatur

União perde de 1 a 0 em Ji-ParanáConsiderado um dos maiores

clássicos do futebolrondoniense, Ji-Paraná e UniãoCacoalense voltaram a se enfren-tar depois de 2 anos, só que des-

ta vez pela 2ª divisão do estadu-al. Estreando no Biancão diantede sua torcida, o Galo da BR ven-ceu na noite desta quinta-feira(03), o União por 1 a 0.

O gol foi marcado porWanderson de cabeça aos 27minutos do 2º tempo. O Ji-Paranáfoi superior na partida, porémencontrou dificuldades para su-

perar a zaga da Raposa que sou-be segurar o ataque do Jipa. Comesse resultado o Ji-Paraná ficacom a vice-liderança, perdendopara o líder Moto que tem o mai-

or numero de gols marcados.O próximo compromisso do

União será na próxima segunda-feira, dia 07, às 17:00 horas quan-do vai enfrentar o Moto Clube

no Aglair Toneli enquanto o Ji-Paraná jogará em Porto Velhocontra o Cruzeiro no estádioAluizio Ferreira. Fonte:www.ffer.com.br - (J. Lima)

São Paulo da L11 é o Campeão do I Campeonato Rural MásterNaoto Kaiser, da Amec -

Neste último sábado, 29, o timedo São Paulo da linha 11 rece-beu em seu campo o time do La-ranjeiras, da Linha 09 para o 2ºjogo da disputa final do RuralMáster 2009, onde durante 1ºjogo, em casa, o Laranjeiras per-deu por 1x0 e entrou em campopara a disputa final em desvan-tagem.

Mas o São Paulo confirmouo favoritismo e conquistou a vi-tória com 2 gols marcados peloatacante Mão e terminou a parti-da em 2x0, assim o São Paulo daLinha 11 é o novo Campeão doRural Máster.

A final foi prestigiada pormais de 250 pessoas. O Profes-sor Ailton Mota Ramos, Coorde-nador de Eventos da AMEC,agradece a presença de todos e

se diz satisfeito pelo sucesso docampeonato. Estavam presentestambém Rivanildo e o DiretorGeral da AMEC, Romeu Moreira

Rodrigues, que não mediu esfor-ços para que o campeonato serealizasse da melhor forma pos-sível.

O CampeonatoO evento está em sua 1ª edi-

ção e contou com 7 equipes par-ticipantes e 27 partidas realiza-das ao longo do campeonato.Durante este período os gols fo-ram saindo, totalizando 90 aotodo, uma média de 3,33 por par-tida. Os cartões amarelos tam-bém foram altos, 90 no total,além dos 13 vermelhos.

CLASSIFICAÇÃOFINAL FOI A SEGUINTE:

Campeão: São Paulo da Linha 11Vice-Campeão: Laranjeiras da Li-nha 93º Lugar: Democrata da Linha 104º Lugar: Cruzeiro da Linha 105º Lugar: Rodovia do Café6º Lugar: Brasilzinho da Linha 107º Lugar: Bandeirantes da Linha 7.

Barreiros conquista oCampeonato Rural Feminino

Da Assessoria - Na partida fi-nal realizada no último sábadono Campo do Barreiros, oBarreiros venceu o Laranjeiraspor 3 a 1 e sagrou-se campeãodo Campeonato Rural Feminino2009. Foram aplicados 8 cartõesamarelos e nenhum vermelho.Nos 11 jogos realizados forammarcados 37 gols, 13 cartõesamarelos e 3 vermelhos, aplica-dos pelos árbitros Bertílio Buss,dois cartões contra a equipe doBarreiros e José Miranda, umcontra a equipe do Laranjeiras.A média de cartões amarelos apli-cados foram 1,18 cartões porjogo. A média de gols foi de 3,36por jogo. A média de público foide 326 pessoas por jogo.

Classificação dos times até aúltima rodada

Barreiros (Campeão): 11 pon-tos. Jogou cinco vezes, ganhoutrês e empatou duas. Marcoudezoito (18) gols. Laranjeiras(Vice campeão): 08 pontos. Jo-gou cinco vezes, ganhou duaspartidas, empatou duas e perdeuuma. Marcou 10 gols. Goleiramais vazada da competição:Ordilene Venturim (18 gols), daequipe do Bandeirantes. Goleiramenos vazada da competição:Rosivânia Ramlow (02 gols), daequipe da Linha 21.

Artilheiras:Campeã (artilheira): Daielen

Ferreira Gude (Barreiros) – 07gols. Vice-artilheira: Adriana Cor-reia Traspadini (Laranjeiras) – 05gols. Miriam Ester Costa: 03 gols(Flamengo). Vanessa Fleger(Barreiros) – 03 gols.

Técnico Campeão: OsniFerreira Gude – Nininho(Barreiros). Campeão: WalterBecalli (Barreiros). Técnico Vice-campeão: José Roni Bispo dosSantos (Laranjeiras).

Atletas convocadas para in-tegrar a seleção de Cacoal noCampeonato Estadual de Fute-bol Feminino: Linha 21: CarlaPriscila Gude, Rosivânia Ranlow,Miriam Ratzke Gude, AdeniraZilzke, Valdicéia Pitelkow,Cleidiane Seibel, Miriam RatzkeGude, Carla Priscila Gude eAdenira Zilske Gomm. FlamengoLinha 10: Adriana Storari, MiriaEster Costa e Vanessa CostaAguiar. Barreiros Lh 11: Daielen

Ferreira Gude, Simone de Olivei-ra, Daiane de Oliveira e BrunaCequetto. Laranjeiras: IraniKester, Adriana CorreiaTraspadini, Vanilda Alves, Caro-lina Margoto Vanessa Alves.Bandeirantes: Greiciele ColomboLuiz

Musa RuralNo último sábado (29), com

um público excedendo 500 pes-soas, realizou-se o 1º Concursoda Musa, Miss e Miss SimpatiaRural do Município de Cacoal,momento em que a 1ª Musa doEsporte Rural de Cacoal, foi abela e graciosa Édina AmaralDias, da equipe do Laranjeirasda linha 09, o título de Miss fi-cou com a beleza de JéssicaPagung, da equipe da Linha 21 eo título de Miss Simpatia ficoucom a simpática Jéssica LopesBecário, da equipe do Barreiros,Lh 11.

AgradecimentoO organizador do evento, pro-

fessor Adão Venzel, na sua pala-vra final disse: “Aqueles quenão conseguiram alcançar o ob-jetivo (vencer), deixo aqui umabraço especial e espero que nosencontremos novamente no pró-ximo ano para um novo campeo-nato. Agradeço aos patrocinado-res (Dr. Elifas Paulo da Silva, Bru-no Trevisani, Vitor Esporte, Dro-garia Porto Velho, Posto 2000,Cervejaria Cristal, GlaucioneNeri, Julie Ane Confecções evereadora Penha Simão), aosapoiadores (Jornal Tribuna Po-pular, Rádio Clube Cidade 90,3,Rádio Comunitária SamaúmaFM, Copicenter, Tv Record e TvAllamanda), colaboradores, arbi-tragem, jogadoras, ao apoio dasfamílias das jogadoras, aos téc-nicos e a todos os que participa-ram direta e indiretamente do 5ºCampeonato e do concurso rea-lizado e um especial agradeci-mento a uma pessoa que me dis-se uma frase de estímulo com asseguintes palavras: ‘Toda árvo-re que é apedrejada, dá bom fru-to’, e ainda que, embora dentrecentenas de pessoas que elogi-am, exista um pequeno grupocontrário ao trabalho realizadono meio rural, através do espor-te, este não aparece, porque nãotem espírito cívico, nem esporti-vo, nem de companheirismo”.

A equipe Trevizani, para che-gar à semi-final, jogou 9 partidas,

venceu quatro, empatou 2 e per-deu três.

tes de Cacoal pelo apoio no trans-porte e alimentação de toda a equi-pe, que sem essa ajuda não teriacondições de disputar a competi-ção.

HistóricoA equipe do São Vicente parti-

cipa pela 4ª vez e em todas as ou-tras participações sempre chegouà final, sendo em 2006 como Vice-Campeão, 2007 consagrou-seCampeão e em 2008 Vice-Cam-peão e para 2009 a equipe vemcom mais motivação para repetira campanha de 2007 e tentar o Bi-Campeonato representando o fu-tebol cacoalense em todo o esta-do.

Barreiros, a equipe campeã

Por Naoto Kaiser - No ultimosábado dia 22 de agosto osjudocas do projeto da AutarquiaMunicipal de Esportes deCacoal- AMEC comandados pe-los monitores Jadir pereira eGéssica Aline Ebert e orientadopelo professor Antonio Nunestiveram em Vilhena participandoda 1ª Copa Interestadual de judôe nossos pequenosabrilhantaram com sua 1ª partici-pação em competição oficial dejudô e conquistando pra Cacoalna classificação geral 3º lugarna categoria Feminino e 4º lugarno masculino.

Nossos medalhistas do proje-to são: No feminino as atletas

Judô cacoalense conquista medalhas em VilhenaRairha Lino, Pamella Viviane eBruna Stefani foram Campeãs.Lorrâni Lino e Merelyn Nunesforam Vice Campeãs. No mascu-lino Alan Silva e Lucas Santanaforam Campeões e DhionatanBolsanello e Igor Souza fora ViceCampeões.

O Diretor Geral da AMEC,Romeu Moreira não está medin-do esforços pra ver as criançasdesse lindo projeto ir em buscade seus sonhos. Hoje o projetoda AMEC está atendendo 800crianças somente no judô e estásendo desenvolvidos na escolaLuis Lenzi e na escola José deAlmeida.

Por Naoto Kaiser - A AMEC,através da Professora Julia,monitora da modalidade de bas-quete e coordenadora do festi-val realizou no Ginásio de Espor-tes Capitão Rui Luiz Teixeira nodia 23, domingo, o 1º Festival deEscolinhas na modalidade deBasquetebol, onde reuniu umaquantidade surpreendente dealunos.

“Ao entrar no ginásio e medeparar com tantas crianças, paramim foi uma satisfação imensa”,disse Romeu Moreira, DiretorGeral da AMEC.

O festival contou com a parti-cipação de 146 crianças em di-versas categorias e no final to-dos foram premiados com meda-lhas de participação.

“Agradecemos a participaçãode todos, e em especial aos paispela confiança em deixar seus fi-lhos participarem das escolinhase dos festivais e para o ano quevem, vamos buscar a realizar o

1º Festival de Escolinhas da AMEC foi sucessoFestival de Basquete entreescolinhas de outros municípi-os.” Disse o Diretor de Esportesda AMEC e coordenador dasescolinhas da AMEC, WelitonNunes

JudôDurante o festival a delega-

ção de Judô do Professor Nuneschegou ao Ginásio junto com adelegação que foi competir noCampeonato em Vilhena e trouxevarias medalhas e 2 troféus.Nunes agradeceu o apoio daAMEC para que pudessem sedeslocar até Vilhena para com-petir.

PróximoPara o dia 13 de agosto será

realizado o 2º Festival deEscolinhas, desta vez a modali-dade será o Handebol. O jogosacontecerão no Ginásio Esporti-vo Capitão Rui Luiz Teixeira nobairro Princesa Izabel a partir das8 horas.

A 5ª edição dos Jogos Abertosde Cacoal terá sua abertura nestasexta-feira, 4 de setembro, as 19:30hno Ginásio Esportivo Capitão RuiLuiz Teixeira.

Todos os preparativos para acerimônia está em seus últimos de-talhes. Tudo sendo preparado commuita dedicação por toda a equipeda AMEC para fazer o início destacompetição marcante para os atle-tas e população e mantendo os Jo-gos Abertos de Cacoal como o mai-or do interior do Estado, enfatizouRomeu Moreira, Diretor Geral daAMEC.

Os Jogos conta este ano com 21modalidades que são: Atletismo,Basquetebol, Bocha, Cicliscmo, Fu-tebol, Futebol Society, Futsal,Handebol, Judô, Malha, Maratona,Natação, Peteca, Sinuca, Supino,Tênis, Truco, Voleibol, Vôlei deAreia e Xadrez.

Para a cerimônia terá o desfiledas delegações e algumas apresenta-ções culturais. E para o final aconte-ce um Amistoso de Handebol comojogo de abertura entre a Seleção deCacoal contra Seleção de Ji-Paraná.A convocação para a Seleção deCacoal é a seguinte: André, Vitório,Charles, Juninho, Leite, Alan,Luciano, Diego, Dheisson, Lúcio,Pedro, Eduardo, Danilo e Lucas.Lucas jogo como goleiro e é atletadas Escolinhas da AMEC e com

Tudo pronto para a Abertura dosJogos Abertos de Cacoal 2009

apenas 13 Anos está sendo convo-cado para este amistoso.

Em 2008 as equipes vencedorasna classificação geral são: Yassuda/Terremoto - Campeão, Tozzo -Vice- Campeã e Aliança - 3º Lugar. Eem homenagem a essas equipes elasterão uma representante para serporta bandeira na abertura deste ano.

"Nós aproveitamos para convi-dar a população para participar doevento com o formato da adminis-tração da AMEC "ESPORTE, RE-CREAÇÃO E LAZER - O CAMI-NHO PARA A CIDADANIA", poisserão 3 meses de competições dealto nível.", disse o ProfessorWeliton Nunes Soares, Diretor deEsportes da AMEC.

Para este ano os jogos não serestringirão apenas às atividades es-portivas, mas com a parceria da Fun-dação Cultural de Cacoal e tambémda Secretaria de Ação Social e Tra-balho, o evento se tornará tambémde cunho social, cultural e de lazer,com as atividades Extras que serãoexecutadas pelas equipes participan-tes, contando ponto para a classifi-cação geral dos jogos. Sendo elas aCorrida das Personalidades, Campa-nha de Doação de Sangue, Campa-nha de Arrecadação de Alimentos epara finalizar, a Festa do Atleta, queescolherá a Garota e Garoto JAC2009.

pressor, o Edson Artur da Silva,mais conhecido por Torrado, é fa-nático pelo Santos. Cada vez queo time enfrenta o Corinthians, de-safia o chefe para uma apostinha.Já deve três dúzias de loirosas.Disse que vai pagar uma nestesábado.

União. Antes de fechar esta co-luna, não havia acontecido o jogodo União em Ji-Paraná. Corra aowww.tribuna Popular.com.br que oplacar já deve estar lá.

Rindo à toa. O Zé da Pachuca ésó sorriso por causa do seu Internaci-onal de Porto Alegre que sagrou-secampeão do 1º Turno do Brasileirão.Acha que o time vai ultrapassar o Pal-meiras e até aposta nisso.

CAMPEONATO BRASILEIRO - Série BCLASSIFICAÇÃO

PRÓXIMA RODADA

CAMPEONATO BRASILEIRO - Série ACLASSIFICAÇÃO


Top Related