Download - Trabalho Academico

Transcript
Page 1: Trabalho Academico

Lixo doméstico – é aquele produzido pelas residências e em pequenos comér-cios.Lixo industrial – este tipo de resíduo, vem das industrias e empresas de serviço. O descarte deste lixo é de responsabilidade da empresa.Lixo hospitalar – são os resíduos de farmácias, hospitais e centros cirúrgicos. É perigoso, pois possui materiais como agulhas e lâminas contaminadas por sangue e secreções.Lixo eletrônico – os materiais como pilhas e baterias devem ter uma elimi-nação cuidadosa, pois os componentes desses materiais são metais pesados que podem contaminar o meio ambiente e o homem. O correto é que estes materi-ais sejam devolvidos aos fabricantes.Lixo verde – este lixo é produzido por podas e cortes de árvores, limpeza de praças, bosques e capinação de terrenos. Ele pode ser usado para composta-gem.Entulhos – são os resíduos de obras, demolições e construções, como tijolos restos de cimento, areia, estruturas metálicas e outros materiais.

O importante do lixo é: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS TIPOS DE LIXOS EXISTENTES?

28 DE JUNHO-PARQUE VITÓRIA RÉGIA-BAURU

Page 2: Trabalho Academico

O Instituto Ambiental Vidágua, fundado no ano de 1994 na cidade de Bauru, é uma organização não governa-mental que tem o objetivo principal de articular a sociedade civil em defesa do meio ambiente, com Ações de despertar da consciência, mobilização popular e educação ambiental. O Instituto tem por missão incentivar o respeito ao Planeta Terra, conscientizando os cidadãos sobre as questões ambientais, promovendo a recuperação, proteção e conservações dos recursos hídricos e da biodiversidade. Para completar a compreensão dos temas ambientais, o Vidágua traça um panorama das principais problemáticas relacionadas ao meio ambiente. Através de programa de educação ambiental, o Instituto repassa essas informações para a população, bus-cando maior conscientização da mesma. O Vidágua participa do “Acorde Para o Meio Ambiente” assumindo o Espaço Ver de Criança, no qual crianças brincam enquanto aprendem sobre meio ambiente.

O lixo é um problema de todos nós. Antes de descartar os resíduos temos que pensar no seu impacto no meio ambiente. Muito lixo é produzido diariamente. No Brasil, são mais de 200 mil toneladas por dia, produzidos principalmente pelas casa, indústrias, hospitais e construções. São vários os

O lixo tem inúmeras rotas. Aquele que não é separado para reciclagem é depositado, principalmente em lixões ou aterros, mas também tem outros destinos, como a inciner-ação e a compostagem.Os lixões são espaços abertos onde o lixo 5 ca apodrecendo ou é queimado, causando grande poluição. Além de contaminar o solo e a água, atraem animais que transmitem doenças como ratos e insetos.Aterros sanitários são áreas impermeabilizadas com piche, cimento ou asfalto, reser-vada para enterrar o lixo de forma que limite a contaminação do subsolo. Outro destino do lixo é o incinerador, local para queima dos resíduos. Este processo é oneroso e é mais utilizado e indicado para o lixo hospitalar.Há também a compostagem. Na usina de compostagem o lixo orgânico é separado, trit-urado, peneirado e após processo de compostagem é transformado em adubo orgânico. Quase 30% da produção de alimentos que vai para o lixo pode ser transformada em composto.Para diminuir o montante do lixo é preciso separar restos e material contaminado e embalar separadamente vidros, latas, papel e plástico para que possam ser reciclados. Os materiais recicláveis representam até 40% do lixo domestico.O chiclet também deve ser descartado apropriadamente no lixo.

VIDÁGUA

MEIO AMBIENTE E O LIXO

Page 3: Trabalho Academico

Oras bolas(Paulo Tatit/Edith DerdyK)

Pomar(Paulo Tatit/Edith DerdyK)

Sopa(Sandra Perez)

Pindorama(Sandra Perez/Luiz Tatit)

Criança não trabalha(Paulo Tatit/Arnaldo Antunes)

Trilhares(Paulo Tatit/Edith DerdyK)

Ciranda(Sandra Perez/Zé Tatit)

Água e Sal(Sandra Perez/Paulo Tatit)

Sai preguiça(Maria Celeste da Silva)

Fome Come(Sandra Perez/Paulo Tatit/Luiz Tatit)

Pé de Nabo(Sandra Perez/Zé Tatit)

Aniversário(Paulo Tatit/Luiz Tatit)

Rato(Paulo Tatit/Edith DerdyK)

Irmãozinho(Luiz Pescetti – versão Zé Tatit)

Pé com Pé(Sandra Perez/Paulo Tatit)

PROGRAMA

O Acorde Para o Meio Ambiente foi criado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, está em sua 16ª edição e faz seu terceiro concerto do ano, desta vez, em Bauru. Desen-volvido em parceria com a Secre-taria de Estado do Meio Ambiente, iniciativa privada e ONGs, tem por objetivo incentivar a cultura e conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente.

Com o objetivo de levar a população aos parques do Estado de São Paulo, despertar a consciência ambiental e incentivar a musica erudita, contou desde o princípio com o total apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que se tornou grande parceira e incentivadora deste programa. O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Professor José Goldemberg, tem um importante papel como alavancador deste projeto.

Cada edição é um encontro de boa musica com belos cenários. Uma vez por mes, o Acorde chega a um diferente parque do Estado, desta vez em Bauru.

O Acorde Para o Meio Ambiente é o resultado de uma boa parceria entre a iniciativa privada, ONGs, Governo e população. As apresentações, que ante-cedem os concertos e que apresentam os repertórios populares de crianças, adolescentes e pessoas especiais, são um exemplo de inclusão social e de cidadania.

Agradecemos a todos os nossos parceiros, apoiadores e entusiastas, em espe-cial à Cadbury Adams, AES Tietê, Comgás, Centrovias, TV Record, Jornal da Cidade, 96FM, Jornal da Tarde, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Bauru.

Jussara GontowPresidente Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos

ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE

Page 4: Trabalho Academico

AES TieteAlto desempenho, estabilidade operacional e con5 abilidade de planejamento

Uma das mais e5 cientes geradoras de energia elétrica do Brasil, a AES Tietê possui um parque gerador composto por 10 usinas hisdrelétricas, nas regiões Cental e Nordeste do Estado de São Paulo, com capacidade instalada de 2.651 MW o que corresponde a 19% da energia gerada em território paulista. As usinas hidrelétricas envolvem os rios Tietê, Pardo, Mogi Guaçu e Rio Grande.

O contrato de concessão da empresa tem duração de 30 anos, a partir de 20 de dezembro de 1999. A AES Tietê está autorizada a operar como concessionária de uso do bem público na produção e comercialização de energia elétrica, na condição de Produtor Independente de Energia.

Em 2003, a AES cumpriu todas as metas de desempenho operacional compromissadas com os órgãos reguladores, com índices de falhas abaixo da meta máxima projetada para o ano (2,30% atingidos contra meta de 3,38%)

Toda energia gerada pela empresa 12 milhoes de MVh em 2003 é contratada por distribuidoras do Estado de São Paulo, o que garante estabilidade operacional e maior con5 abilidade do sistema elétrico de São Paulo.

Como parte dos compromissos assumidos no ato da privatização, a AES Tietê opera seis eclusas em sua área de con-cessão, nas quais investiu R$ 30 milhoes de 2002 a 2003.

As eclusas são de extrema importância para o transporte \ uvial, principalmente de cagas.

Em 2003, cerca de 5,7 milhões de toneladas de carga foram transportadas pela Hidrovia Tietê – Paraná (1,100 km de extensão)

AES Corporatio, a maior empresa de energia elétrica do mundo.

A AES Corporation é um dos maiores grupos de energia do mundo. Fundado em 1981, com cede em Arlington (EUA), dedica-se às atividades de geração e distribuição de energia elétrica. A AES atua em 27 países e opera usinas a gás, hidroelétricas e usinas de combustível sólido, empregando mais de 32 mil pessoas em todos os continentes. Possui capacidade de geração de 46.000 MW e controla 17 distribuidoras. No total vende 108.000 gigawatts – hora por ano para mais de 11 milhões de clientes.

O grupo está representado em praticamente todo o mundo. Possui negócios na Argentina, México, El Salvador, Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Hungria, Cazaquistão, Austrália, Polônia, Uganda e China, alem de participar em ativi-dades de desenvolvimento empresarial em mais de 35 países. Opera usinas a gás, hidroelétricas e usinas de combustível sólido, empregando mais de 32.000 pessoas em todos os continentes.

Instalada no Brasil desde 1996, a AES possui participação acionária nas distribuidoras AES Eletropaulo (que atende a capital paulista e 23 municípios da região metropolitana) e AES Sul; alem da Cemig.

Na área de geração, a AES atua no Brasil desde o 5 nal de 2000, data do início das operações da AES Uruguaiana (RS), usina termoelétrica capaz de gerar 600 MW. Por meio da AES Tietê (SP) é responsável pela produção de mais de 2,65 mil MW, alem de ter participação de 21% nas usinas de Fonte Nova, Ilha dos Pombos, Nilo Peçanha e Pereira Passos, que juntas produzem 788 MW.

www.aestiete.com.br

O Parque Vitória Régia é um dos mais destacados cartões-postais da cidade. Possui um an5 tea-tro com concha acústica, palco e capacidade para 2mil pessoas. Com 50 mil m2 constituídos por um lago formado por nascente próxima, esculturas, equipamentos de lazer e muita área verde, é palco de feiras de artesanato e shows musicais que chamam a atenção pela diversidade de opções nos 5 nais de semana. É utilizado para caminhadas e recreação no espaço de areia onde estão instalados brinquedos como balanço, gangorra e gira-gira. O Acorde Para o Meio Ambiente doou recursos para revitalizar parte deste parque. O Selo Palavra Cantada existe desde 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit se juntaram com a proposta de criar novas canções para as crianças brasileiras. O principal compromisso era com a qualidade: das músicas e letras, dos arranjos instru-mentais e com o produto 5 nal.

A Palavra Cantada, que hoje conta com 20 títulos em seu catálogo, vem sendo aclam-ada pelo público e pela crítica do país como um trabalho diferenciado dentro da nossa cultura musical. Objeto de inúmeras matérias elogiosas, o Selo recebeu vários prêmios que incentivaram-no a cumprir a difícil missão de unir sucesso com qualidade.

Quatro dos oito trabalhos já lançados pela dupla ganharam o prémio Sharp de melhor álbum infantil. O primeiro foi “Canções de Ninar”, em 1994 que revolucionou o Gênero com canções inéditas. Em seguida, veio “Canções de Brincar, com composições da dupla em parceria com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Edith Derdyk. Entre elas, os sucessos Sopa e Ora Bolas, ouvidas em pré-escolas de todo o país. Em 96, foi lançado o CD “Cantigas de Roda”, que colocou uma roupagem atual nas cantigas tradicionais da música brasileira. Em 98, foi a vez de “Canções Curiosas”, também premiado com o prêmio Sharp. Um trabalho requintado de música, poesia e humor, com o qual a Pala-vra Cantada ganhou de5 nitivamente o respeito do público, da critica, e diversas ONGs que hoje difundem o trabalho da dupla por escolas públicas e privadas de todo o pais.

Discogra5 a: “Canções de Ninar” (1994), “Canções de Brincar”(1996), “Cantigas de Roda”(1996), “Canções Curiosas”(1998), “Mil Pássaros”(1999), “Noite Feliz” (1999), “Canções do Brasil” (2001), “Meu Neném” (2003), “Palavra Cantada 10 anos” (2004) e “Pé com Pé” (2005).

O PARQUE VITÓRIA RÉGIA

PALAVRA CANTADA


Top Related