Download - Top Varejo 16

Transcript
Page 1: Top Varejo 16

1

Page 2: Top Varejo 16
Page 3: Top Varejo 16

3

Page 4: Top Varejo 16

4

É com muita alegria e entusiasmo que entramos no segundo semestre de 2013. Sabemos que as oportunidades de empreendermos chegarão até aqueles que trabalham arduamente e grandes conquistas serão os frutos.Nossa missão enquanto entidade é respaldar o comércio de Campo Grande com sabedoria, colocando em prática aquilo que aprendemos, seja nas faculdades ou no dia a dia de trabalho. Cada varejista, cada empresário tem a vontade de crescer, claro. E existem aqueles que com a visão de futuro, já fazem hoje como se o sucesso estivesse à porta. Em meio às dificuldades é onde tiramos força e destreza para fazer diferente, para alçar nossos voos, rumo a horizontes onde os valores e éticos são postos a prova e aprovados.O comerciante que passa por adversidades e sai dela entra em um novo momento da vida profissional, amadurecendo suas ações e antecedendo o que há de vir. Por isso não devemos nos abalar pelas crises, mas sim ter a criatividade para fazer mais e melhor. Acredito no cenário atual e em um presente promissor. Para isso eu o convido a se preparar para esse futuro, próximo, que lhe trará surpresas inesperadas. Não pare. Não descanse e, sobretudo, não desanime. O crescimento é fruto do trabalho mútuo e de profissionais que caminham juntos. Vamos à luta, hoje e sempre!

Ricardo KuninariPresidente da CDL CG

PresidentePalavra do

Page 5: Top Varejo 16

5

Page 6: Top Varejo 16

6

No Topo

MulheresEmpreendedoras

Comer Bem em Campo Grande

A Vida de QuemChegou Lá

Índice14

58 18

62

Page 7: Top Varejo 16

7

Page 8: Top Varejo 16

Alexandre MorallesDiretor de arte.Diretor de marketing daCDL Campo Grande.Responsável pela Top Varejo.

Roberta BarbetaSuperintendente.

Aline MachadoAdministrativo.

Thiago ChaiaDiretor de Criação.

Paulo AmorimDesigner Gráfico.

Alex MouraDiretor de Arte.

José Tadeu FerreiraConsultor Comercial.

Top Varejo é uma publicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande - MS

Rua Antônio Corrêa, 417Monte Líbano - (67) 3320.4000Presidente da CDL

Projeto de Execução MV Agência

Ricardo Kuninari

(67) 3348. 6700

Kelly FernandesJornalista.

Ederson SilveiraGestor Comercial.

Danielle MolinoAdministrativo.

Gabriel NogueiraConsultor Comercial.

India FleischfresserPublicitária.

Larissa CavalieriPublicitária.

Edição 16 - Setembro 2013

COLABORADORES

Professora Elisa Silva, 31Chácara CachoeiraCampo Grande-MS67 3348 6700

Page 9: Top Varejo 16

9

“É gratificante ver que o comércio local já está tendo vantagens com a vinda do Shopping Bosque dos Ipês e que outros já estão sendo pensados e construídos

na região. É exatamente essa a ideia, fazer parte do desenvolvimento

econômico daquela região e da cidade.” Murilo Loureiro

Superintendente Shopping Bosque dos Ipês

“O nosso prato principal é fazer o melhor para nossos clientes.”

Eder MatozoSushi Ya

“Temos percebido que os compradores estão mais conscientes

acerca de seu poder de compra. Sendo assim, quem está adquirindo, está fazendo de maneira sensata.”

Elaine TrinoImobiliária Casa X

“Tudo valeu a pena, cada dia trabalhado, cada esforço feito. Quando me lembro dos rostos que passaram por aqui, fico imensamente grata a todos os envolvidos nesse projeto de ensino, e nada pode ser maior que ver os

resultados vivos disso.” Adelina Spengler

Instituto Educacional Paulo Freire

“Acredito na força do trabalho, na marca que criamos e na

capacidade de nossa equipe. Sem dúvidas, estamos na nossa

melhor fase.” Maristela Sordi Morena Mulher

TOP LINE

Page 10: Top Varejo 16

10

PALAVRA DA VEZ

A força domovimento lojista

Roque Pellizzaro Jr.Presidente da Confederação Nacional de

Dirigentes Lojistas

Page 11: Top Varejo 16

11

PALAVRA DA VEZ

Foram feitas pesquisas recentes sobre o perfil do varejista e do consumidor no Brasil. Qual o resultado?Nosso objetivo foi conhecer o comércio brasileiro e o levantamento mostrou que 80% do setor são de micro e pequenas empresas e que esses empresários não estão preparados para a gestão das empresas. Levamos esse resultado ao Sebrae Nacional e estamos estudando uma parceria para qualificar os gestores das empresas comerciais desse porte. O mundo está passando por um processo de concentração. Se não nos atentarmos, vamos transformar o Brasil no que é o México hoje, onde não há mais espaço para micro e pequenas empresas de varejo. Já a pesquisa sobre o consumidor apontou que 41% dos brasileiros já foram ou estão impossibilitados de fazer compras a prazo por estarem com o “nome sujo”. Essa situação envolve principalmente as classes C e D. Os motivos principais são a falta de planejamento financeiro e a dificuldade de avaliar quanto efetivamente pagam quando fazem compras parceladas.

Defina o “Movimento Lojista”?Certamente está em expansão, já que fundamos hoje uma média de dez entidades por mês em todo o país, estando presentes em todos os estados brasileiros. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) é a única entidade com essa capacidade plural, visto que não recebemos recursos públicos e mesmo assim temos lutado para manter o nível de serviços oferecidos para nossos colegas lojistas associados. Como por exemplo, o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC e o Cadastro Positivo.

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas visita Campo Grande e conversa com a Top Varejo.

Page 12: Top Varejo 16

12

E por falar nisso, como funcionao Cadastro Positivo?Quando o comerciante utilizava o cadastro de clientes para fazer uso como ferramenta de pesquisa, geralmente via somente quem estava em dívida no mercado e por isso não ocorria a venda ou as condições não eram facilitadas. Com o Cadastro Positivo é possível verificar, com autorização prévia do cliente feita na CDL de sua cidade, quão bom comprador ele é, e com isso quais serão as taxas de juros, por exemplo, que ele terá na hora de comprar um veículo.

Seria uma espécie de nivelamento?Esse tipo de nivelamento já existe, pois o brasileiro é visto na média, ou seja, os bons compradores pagam pelos ruins, já que não há benefícios para aqueles que

Texto Kelly FernandesFoto Mazão Ramires

Ricardo Kuninari (Presidente da CDL CG) e Roque Pellizzari Jr. em vista à CDL CG

são compradores positivos. Já o CP vem personalizar, deixando que o relatório individual de cada comprador fale por si só.

O senhor acredita que então o brasileiro está aprendendo a lidar em ambiente de segurança econômica?Sim está. Está aprendendo a consumir, seja a prazo, seja à vista. Começa a exigir mais qualidade e a compreender que esse processo de consumo precisa ser pensado. Havia uma demanda reprimida que fluiu quando as pessoas começaram a conviver com mais estabilidade no emprego, com renda melhor e com elevação do patamar social. A ânsia do primeiro momento passou, a mola perdeu força. As pessoas já compraram o que mais precisavam.

PALAVRA DA VEZ

Page 13: Top Varejo 16

13

Page 14: Top Varejo 16

14

Murilo Loureiro - Superintendente Shopping

Bosque dos IpêsTexto Kelly FernandesFoto Neopix

Page 15: Top Varejo 16

15

Um dos empreendimentos mais esperados dos últimos anos pelos campo-grandenses, o Shopping Bosque dos Ipês inaugurou. E chegou superando as expectativas. Com espaços amplos e aconchegantes, o Shopping tem arquitetura exclusiva e direcionada a cidade Morena. E à frente deste marco está o superintendente Murilo Loureiro. Jovem, mas com uma bagagem profissional invejável, Murilo é focado no que faz. Com o tom de voz baixo, mas incansável, mostra no vocabulário e na desenvoltura da fala sua capacidade de inovar. Líder nato, ele faz questão de enfatizar sim, que se considera um workholic, mas que já esta “desacelerando com a ajuda da meditação e retorno às atividades físicas”. Formado em Engenharia Elétrica, concluiu os últimos semestres na Alemanha. De volta ao Brasil, fez carreira como consultor em grandes empresas e multinacionais. Atuou em outros países da Europa, México e Estados Unidos. O convite para fazer parte da equipe do grupo Jereissati veio e hoje Murilo está aqui, na cidade dos Ipês, para continuar sua brilhante carreira, desta vez como superintendente.

de SucessoEmpreendimento

NO TOPO

Page 16: Top Varejo 16

16

A ideia“A estratégia do grupo Jereissati Centros Comerciais foi projetar uma estrutura com conceito regional, que houvesse identificação com a cidade de Campo Grande, já que os demais Shoppings do grupo são referenciais nas cidades onde atuam, como o Shopping Iguatemi, em Fortaleza no Ceará. Por isso ter um nome que só fosse legal do ponto de vista do marketing, mas não falasse nada ao coração das pessoas, o efeito não seria o mesmo. O cidadão de Campo Grande faz parte da estrutura do Bosque dos Ipês, já que estamos em uma área onde há potencial de expansão”. Murilo não está se referindo somente a área de 144.500 metros quadrados do terreno onde está construído o Shopping. Ele vê além, já que outros empreendimentos estão tomando forma, como o condomínio Alphaville e o Parque Municipal Cônsul Assaf Trad. “É gratificante ver que o comércio local já está tendo vantagens com a vinda do Shopping e que outros já estão sendo pensados e construídos na região. É exatamente essa a ideia, fazer parte do desenvolvimento econômico daquela região e da cidade”.

Diferencial arquitetônico“Abrir mão de um nome reconhecido internacionalmente (Iguatemi) para agregar valor à cidade foi uma das situações optadas. Mas há outros fatores tangíveis que fazem do Shopping Bosque dos Ipês diferente”, conta Murilo. Elaborado pela empresa RTKL, um dos maiores escritórios de arquitetura comercial do mundo, o projeto concilia o uso de tecnologias e materiais de alta qualidade, com toques regionais que estão presentes na ambientação e no paisagismo. No aspecto

da preservação do meio ambiente, todo o projeto foi pensado focando o uso racional de energia, água e dos demais recursos naturais, através de tecnologias autossustentáveis. “Poderíamos ter empregado menos recursos na concretização do Shopping? Sim. Mas nosso desejo desde o início foi que todas as pessoas tivessem acesso a um local realmente diferente e exclusivo. Quem estiver passeando por lá, poderá ver que o piso foi feito com diferentes modalidades de granito, que as colunas em forma de Ipês dentro e fora do Shopping são revestidas com a pedra limestone, visualmente mais aconchegante, e que os vidros usados são os mesmos do hotel Burj Al Arab, cartão postal de Dubai. Todo investimento para alcançarmos a excelência”.

Inspiração, atitude e resultadoAos 39 anos, Murilo carrega a destreza da experiência e a capacidade criativa de quem quer ainda mais. Mora em Campo Grande, mas passa boas horas na ponte aérea Campo Grande - São Paulo para ver as filhas e para Fortaleza, onde está administração do Grupo Jereissati. A escolha por Campo Grande foi uma consequência profissional, mas não menos feliz. “Quando eu morava no Sul e ouvia dizer que Campo Grande era linda não fazia ideia que era realmente tudo isso. Ruas amplas, arborizadas, e com potencial de investimento enorme, a cidade tem tudo para ser como o nome mesmo diz, grande. Não tive problema nenhum de adaptação, tudo aqui é propício tanto para descansar quanto para trabalhar”. O conceito do Shopping Bosque dos Ipês já é considerado o mais moderno e mais bem equipado do Estado. Com 38 mil metros quadrados de área locável, têm mais de duas mil vagas de estacionamento, conta com 167 lojas, dentre elas oito grandes âncoras, seis salas de cinema 3D com equipamentos de alta tecnologia e praça de alimentação. Mas não para por aí. “Vamos trazer uma rede de hotel internacional, temos também em vias de construção salas comerciais e a vinda da grande Leroy Merlin à cidade”.

NO TOPO

Page 17: Top Varejo 16

17

Page 18: Top Varejo 16

18

MulheresEmpreendedorasCom perfis diferentes, mas com senso comum do

empreendedorismo, reunimos oito empresárias que

investem alto nos negócios, em Campo Grande.

São mulheres que, em diferentes fases da vida,

resolveram cuidar do próprio sonho e não medem

esforços para que tudo saia conforme o planejado.

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil pela

Global Entrepreneurship Monitor (GEM), quase

metade das empresas nascentes já é administrada

por mulheres, e os números continuam aumentando.

A presença do sexo feminino evoluiu de 29,6% para

33,5% em menos de uma década, e muito disso está

ligado às características natas de administração que

toda mulher tem, afinal, precisam cuidar da casa,

do emprego, dos filhos, do marido e de tudo que

lhes é incumbido. Se elas vão dominar o mundo,

não sabemos. Mas os primeiros passos já foram

dados em direção a essa conquista, cada vez mais

feminina. Conheça essas mulheres e inspire-se na

ousadia delas.

...quase metade das empresas nascentes já é

administrada por mulheres.

Page 19: Top Varejo 16

19

Texto Kelly FernandesFoto Neopix

Page 20: Top Varejo 16

20

Não tínhamos, inicialmente, a intenção de chegar onde estamos, mas a necessidade falou mais alto, e, como empresária, não pude deixar de abraçá-la”.

Page 21: Top Varejo 16

21

Lima OliveiraIvana Monte

Uma das maneiras de medir o sucesso de uma empresa é quando o

nome, ou seja, a marca, fala por si só. Em Campo Grande, uma das marcas

mais conhecidas é a Pão & Tal Conveniências. O reconhecimento, que

chega a níveis nacionais, é fruto do trabalho de anos e pode ser visto

diariamente no atendimento e nos produtos. Em números, a padaria

já superou a si própria. Nos seus 23 anos de história, a Pão & Tal é

sinônimo de bom gosto e qualidade.

Page 22: Top Varejo 16

22

Para a proprietária Ivana Monte Lima Oliveira, que acaba de inaugurar a sua primeira filial, o sucesso é consequência de resultados produtivos. “Acabamos de abrir a Pão & Tal Express e não esperávamos uma aceitação tão boa quanto está sendo. A região (Chácara Cachoeira) também ajudou bastante, pois percebi que havia uma carência desse tipo de comércio ali. De fato, a união da marca com a estrutura da região favoreceu a aceitação de todos”, explica.Além da famosa coxinha, uma das curiosidades da Pão & Tal são as receitas elaboradas por especialistas, colaboradores e, até mesmo, pelos clientes. Ivana avalia a troca de experiências como um dos segredos para o sucesso. “Há uma cumplicidade com todos os envolvidos, principalmente com os clientes. Os

frequentadores da casa trazem receitas que caem no gosto de todos e acabam fazendo parte do cardápio”.A Pão & Tal oferece grande variedade de produtos que vão além das comidas de padaria. Os almoços são o chamariz para reuniões de negócios. O encontro com os amigos no fim da tarde para “tomar um lanche” já pode ser emendado com o jantar, servido diariamente com opções de massas, caldos e sushis. Para quem precisa comprar frutas e legumes, a Pão & Tal também tem essa opção; além disso, revistas, frios e bebidas estão inclusas no menu. “Na verdade, não tínhamos, inicialmente, a intenção de chegar onde estamos, mas a necessidade falou mais alto, e, como empresária, não pude deixar de abraçá-la. O que só nos trouxe ótimos resultados”. Quem frequenta o local, deve lembrar

Page 23: Top Varejo 16

23

dos festivais semanais, em que os colaboradores se fantasiavam com roupas e chapéus temáticos. Tudo para agradar ao público. “Foi uma época em que a Pão & Tal explodiu no cenário campo-grandense. Todos queriam estar no local para ver as pessoas fantasiadas e curtir esse clima de descontração. Hoje os festivais ainda acontecem, mas com uma frequência menor”, enfatiza. O sucesso está materializado nas premiações recebidas, inclusive com reconhecimento nacional, na premiação “Baker Top”. Por três vezes consecutivas, a Pão & Tal recebeu o prêmio de qualidade no atendimento pelo Propan do Sebrae, um programa direcionado às panificadoras, da qual fazem parte mais de quatrocentos estabelecimentos de todo o país.

Pão & Tal(67) 3382-5344Rua Euclides da Cunha, 595Campo Grande-MS

Pão & Tal Express(67) 3305-9947Rua Coronel Cacildo Arantes, 476 Chácara Cachoeira - Campo Grande-MS

Onde encontrar

Page 24: Top Varejo 16

24

O respeito e a busca por atender as necessidades individuais de cada aluno que frequenta a nossa escola representam meus objetivos profissionais”.

Page 25: Top Varejo 16

25

Karla Ferreirada Costa

Com 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol,

o CNA é uma das maiores redes de escolas de idiomas do

território nacional. Atualmente com 527 unidades, opera por

meio do sistema de franchising (franquias), em todo o território

nacional. Uma dessas unidades de sucesso encontra-se sob a

administração da empresária Karla Ferreira da Costa.

Page 26: Top Varejo 16

26

Inaugurada em 2005, o CNA São Francisco é uma das escolas que mais se destaca no país. Para Karla, um sucesso que tem razão de ser. “Acredito que o mercado de ensino de línguas está muito aquecido em Campo Grande, e mesmo que os eventos internacionais não ocorram na cidade, como a Jornada Mundial da Juventude, várias pessoas daqui participam, o que estimula ainda mais os alunos”, diz Karla, enfatizando, ainda, que a oportunidade de ter mais estrangeiros em nosso estado para a Copa e as Olimpíadas faz com que as pessoas queiram exercitar o inglês.Para ela, as oportunidades abertas aos alunos para estudarem em outros países, com o financiamento do governo federal, estimulam o aprendizado de línguas estrangeiras. “Além disso, hoje em dia, com a internet, temos uma aproximação maior com informações de outros países, tornando-se necessário ter habilidade para, através desse acesso, ampliar o conhecimento de mundo. As pessoas estão viajando mais e percebendo o quão importante é saber se comunicar em outra língua, para estabelecer diálogos que permitam uma comunicação de sucesso”, diz Karla. O CNA São Francisco é o único centro aplicador, no estado de Mato Grosso do Sul, do Exame Internacional TOEFL – pré-requisito para os alunos que participam do Programa Ciência sem Fronteiras.

O nosso desafio é estar sempre atualizados, proporcionando o acesso às novidades, tanto aos alunos como à nossa equipe.

Page 27: Top Varejo 16

27

Karla e seu sócio, o empresário e também marido Pedro Henrique Seraphim, investem em equipe especializada para suprir as necessidades da escola. A tecnologia é outro fator predominante, que, aliada ao ensino da língua, torna a aprendizagem mais qualificada e eficaz. “O nosso desafio é estar sempre atualizados, proporcionando o acesso às novidades, tanto aos alunos como à nossa equipe”, explica a empresária. As aulas em língua inglesa e espanhola têm abordagem atualizada, para apresentar aos alunos as novidades do mercado. “Os alunos têm idade a partir de cinco anos. São crianças, adolescentes e adultos que aprendem a ortografia de maneira dinâmica e operam na prática outros idiomas”, explica Karla. Seu desejo é manter a ascensão da escola e buscar o que há de novo no ramo, sempre de olho nas necessidades dos alunos. “Gosto muito da regra de

ouro: ‘não faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você’. O respeito e a busca por atender as necessidades individuais de cada aluno que frequenta a nossa escola representam meus objetivos profissionais. Não conseguiria isso sem a excelente relação que tenho com meus colaboradores – os que já trabalharam e os que trabalham conosco –, os quais fazem do CNA São Francisco um grande sucesso em Campo Grande”.

CNA São Francisco(67) 3382.9009Rua Pernambuco, 873 – Campo Grande-MS

Onde encontrar

Page 28: Top Varejo 16

28

O sucesso demora e dá trabalho”.

Page 29: Top Varejo 16

29

Adelina MariaAvesani Spengler

Se uma única palavra pudesse definir o que a empresária e

diretora pedagógica do Instituto Educacional Paulo Freire é, seria

“determinação”. No decorrer da conversa que tivemos, outros

adjetivos surgiram para fundamentar tal palavra. Há 30 anos,

Adelina Maria Avesani Spengler fundou a escola, baseada em sonhos

e projetos que não poderiam ser imaginados naquele início.

Page 30: Top Varejo 16

30

Se uma única palavra pudesse definir o que a empresária e diretora pedagógica do Instituto Educacional Paulo Freire é, seria “determinação”. No decorrer da conversa que tivemos, outros adjetivos surgiram para fundamentar tal palavra. Há 30 anos, Adelina Maria Avesani Spengler fundou a escola, baseada em sonhos e projetos que não poderiam ser imaginados naquele início. Da casa alugada para a sede própria, o projeto de ensino tomou forma e foi consolidado com dedicação e disciplina. Ela completa dizendo: “O sucesso demora e dá trabalho”. Adelina reconhece que os primeiros passos não se comparam com os voos feitos atualmente, mas alegra-se ao lembrar-se daquela época. “Digo que o Paulo Freire foi uma semente lançada em terra fértil e que teve e tem ótimos frutos. É uma honra ver que alunos do passado hoje são profissionais excelentes, que trazem seus filhos para estudar aqui”, diz.

Reconhecida entre as cinco melhores instituições de ensino do Estado pelo Enem, o Instituto Paulo Freire oferece ensino de qualidade desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. Os cursos técnicos e profissionalizantes também estão entre os mais procurados da cidade. Entre eles: Segurança do Trabalho, Enfermagem, Transações Imobiliárias, Açúcar e Álcool, Radiologia, Óptica e outros. Resultado da união entre teoria e prática. “Começamos a implantação desses cursos numa época em que a busca pela mão de obra especializada era feita fora do estado de Mato Grosso do Sul, visto que as empresas estavam crescendo cada vez mais. Por isso, foi muito importante investir neste modelo de ensino para sustentar o mercado local”, explica Adelina.Como educadora, Adelina conta que, dos tempos

Page 31: Top Varejo 16

31

difíceis, só restou a experiência, e que o maior reconhecimento é ver que alunos estão trabalhando naquilo que um dia se dispuseram a aprender. Com a voz embargada, ela detalha situações e sentimentos guardados com carinho, dos anos dedicados ao ensino em Campo Grande. “Tudo valeu a pena, cada dia trabalhado, cada esforço feito. Quando me lembro dos rostos que passaram por aqui, fico imensamente grata a todos os envolvidos nesse projeto de ensino que tem como missão formar crianças, adolescentes e adultos felizes, que dominem não só conhecimentos teóricos, mas que sejam preparados para vivenciar qualquer situação de vida, que sejam pessoas íntegras e bem-sucedidas, cultivando valores como cidadania, ética, disciplina, honestidade, solidariedade e fidelidade a compromissos assumidos. Pensando assim, promovemos várias atividades sadias para que eles possam tornar-se cidadãos empreendedores e preparados para o futuro”.Preocupada com a formação e a capacitação dos educadores e o seu compromisso com a Educação, o Instituto Paulo Freire já realizou oito Congressos Educacionais no Centro de Convenções Rubens Gil

de Camillo, com a participação de mais de 7 mil educadores, vindos de toda parte do Brasil, e renomados palestrantes como Gilberto Dimenstein, Roberto Shinyashiki, Augusto Cury, Moacyr Gadoti, entre outros. Realizou, também, onze seminários na área de Saúde, com a participação de, aproximadamente, 4 mil alunos entre acadêmicos da universidade, alunos de cursos técnicos do Paulo Freire e de outras instituições, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde e Instituições de Educação Profissional desta capital.A professora Adelina encerra dizendo: “A Escola Paulo Freire é fruto do trabalho de todos nós, corpo docente, coordenação pedagógica e direção. Dedicamos nossas vidas a esta paixão e é para vocês, pais e alunos, que este sonho existe.”

(67) 3345.5151Rua Jeribá, 653 – Campo Grande-MS

Onde encontrar

Page 32: Top Varejo 16

32

Acredito na força do trabalho, na marca que criamos e na capacidade de nossa equipe”.

Page 33: Top Varejo 16

33

Maristela

No início das atividades, o Centro de Beleza Morena Mulher oferecia

somente o bronzeamento artificial, mas com o passar do tempo

e o aumento da procura, outros serviços foram agregados. Com

quatro lojas e um espaço dedicado exclusivamente aos homens

(Espaço M), a matriz, localizada na rua Antônio Maria Coelho, é

a mais movimentada. A empresária e idealizadora Maristela Sordi

conta atualmente com mais de 120 profissionais da área da beleza

e dos setores administrativos.

Sordi

Page 34: Top Varejo 16

34

Ela, que é formada em Administração de Empresas e ainda trabalha neste setor em uma indústria local, divide sua agenda com uma sócia e acredita que ainda pode fazer mais. “Trabalhar no setor é uma satisfação e ao mesmo tempo um desafio. Realizar o desejo feminino de estar sempre bela para todas as ocasiões é gratificante; porém, buscar profissionais que, além de serem os melhores, também sejam comprometidos com o que fazem, ainda é um desgaste, mas que estamos contornando no dia a dia”, diz Maristela, completando, ainda, que sua equipe atual é a mais

capacitada. “Acredito na força do trabalho, na marca que criamos e na capacidade de nossa equipe. Sem dúvidas, estamos na nossa melhor fase”. Pensando na gestão de qualidade e no aperfeiçoamento dos profissionais da casa, o Morena Mulher lançou, há dois anos, o Centro Técnico de Treinamento e Qualificação em Beleza, com o objetivo de capacitar os seus colaboradores. “O objetivo é promover reciclagem constante dos profissionais, elevando a autoestima, preparando-os para prestarem atendimento de excelência”, enfatiza Maristela.

Page 35: Top Varejo 16

35

Unidade Antônio Maria Coelho(67) 3025-3202

Unidade Pátio Central Shopping(67) 3028-3201

Unidade Shopping Norte Sul(67) 3045-1244

Unidade Brilhante(67) 3043-4100

Espaço M(67) 3026-4038

Com foco no atendimento, na qualidade dos produtos e no bom preço, o Morena Mulher vem ganhando cada vez mais a confiança de seus clientes. Com o mercado da beleza e do bem-estar em expansão, a empresária aposta nas novidades para Campo Grande, com um espaço exclusivo para homens. “Nosso maior público ainda são as mulheres, mas estão dividindo o espaço com seus maridos, amigos e namorados. A necessidade de estar mais bem apresentado despertou neles a vontade de buscar tratamentos exclusivos e de resultados”, explica. Além dos tratamentos básicos para cabelo, maquiagem, pés e mãos, os tratamentos corporais também são bastante procurados. Entre eles, endermologia, heccus, ultrasson, drenagem linfática, manthus e peelings são oferecidos. “Quando se trata de novidades estéticas, as mulheres investem. Pensando nesses investimentos, é que temos as promoções que englobam tratamentos capilares, faciais e corporais. Todos os dias, você vai encontrar uma promoção atrativa para aquilo que deseja fazer”, explica.

Onde encontrar

Page 36: Top Varejo 16

36

Nos preocupamos com o bem-estar dos colaboradores. Aquele que trabalha satisfeito produz muito mais”.

Page 37: Top Varejo 16

37

Anita Muniz de Souza

Com tradição no mercado, a D’Itália PVC Indústria e Comércio

de Forros é uma das mais significativas no ramo de embalagens

e forros de PVC. Administrada pelos proprietários Anita Muniz

de Souza e Zigomar Burille, a empresa tem 26 anos em Mato

Grosso do Sul (16 em Campo Grande) e duas filiais: uma em

Cuiabá, Mato Grosso, e a outra em Bauru, São Paulo. Anita,

que é graduada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em

Metodologia Científica, nasceu no Rio Grande do Sul e mudou-

se para Campo Grande nos anos 80.

Page 38: Top Varejo 16

38

Nos primeiros anos, a empresa produzia outros elementos, os químicos. “Produzíamos, além das embalagens de PVC, produtos químicos como detergente, água sanitária e outros derivados de limpeza”, explica a empresária. Posteriormente, a D’Itália PVC passou a fabricar somente as embalagens para os produtos químicos e agregou embalagens para produtos alimentícios, acrescentando também o principal produto da marca, os forros de PVC. “O valor agregado desse tipo de produção tem mais retorno e vimos que, com a demanda aumentando, tínhamos que expandir o negócio”, explica Anita. O empreendedorismo da empresária alcança até mesmo as “concorrentes”, já que adquiriram outra empresa com a mesma função de produzir tubos de esgoto e forros de PVC. “Vimos a oportunidade de comprar a Luplast e decidimos fazer. Hoje trabalhamos com duas empresas na cidade, fabricando os mesmos produtos. Somos nossa maior concorrente”, brinca. Anita é uma administradora eficiente e acredita que a organização de uma empresa é a base para o

sucesso. “Quando há um organograma com todos os papéis definidos daqueles que trabalham ou prestam serviços, o resultado deixa de ser substancial e passa a ser qualitativo. Organização e dedicação, sempre”. Os principais clientes são os lojistas de Campo Grande e do interior do Estado, grandes lojas de material de construção e os chamados “colocadores”. “Recebemos encomendas de todos os tipos e de clientes físicos, inclusive, mas não instalamos. Então chamamos nossos colaboradores, os colocadores especializados para irem até a casa ou a empresa do cliente”, explica. Os forros e os tubos de PVC têm a vantagem de serem antichamas e resistentes, com durabilidade elevada. A D’Itália PVC foi escolhida pelo Sebrae MS como fábrica modelo, ganhando o reconhecimento de “Agente Local de Inovação” (consultoria por dois anos, 2013 e 2014). Ganhou também uma premiação em nível Centro-Oeste, como a melhor empresa para se trabalhar. “Nos preocupamos com o bem-estar dos colaboradores. Aquele que trabalha satisfeito produz muito mais”.

Page 39: Top Varejo 16

39

A escolha pela Cidade Morena foi pelas oportunidades na indústria e no campo, já que seu marido tem propriedades nas cidades de Jaraguari e Água Clara. Ela também tem um trabalho paralelo à empresa: é governadora assistente do Rotary Club Internacional de Campo Grande. “Nosso trabalho é o voluntariado focado em resultados no dia a dia das pessoas que ajudamos. Temos metas e agendas a serem cumpridas. Mas, de fato, é algo tão satisfatório, que é impossível não fazer. Sinto-me realizada, em todos os sentidos”, diz Anita.

Rua Antonio Mendes Canale, 123Campo Grande-MS.(67) 3387.1100

Onde encontrar

Page 40: Top Varejo 16

A felicidade do cliente oportunizada pelo resultado do trabalho é o que faz seu empreendimento ter sucesso.”

Page 41: Top Varejo 16

41

Elisabete Ferreirada Silva

Há mais de 18 anos no mercado sul-mato-grossense, a Estofatto Interiores

é um caso de sucesso. A proprietária Elisabete Ferreira da Silva transformou

seu desejo de estar entre as primeiras lojas-conceito de Campo Grande em

realidade. Do primeiro local até a loja atual, com 600 m2, muita coisa mudou.

Ou melhor, transformou-se. A variedade de produtos aumentou e, junto com

ela, os clientes. “Desde o início, as pessoas vinham por indicação. E hoje não é

tão diferente, porém, com as mudanças do tempo, o investimento vai além do

boca a boca”, diz Elisabete.

Page 42: Top Varejo 16

42

Independentemente do valor investido, cliente bom é aquele que fica satisfeito com o serviço.

Page 43: Top Varejo 16

43

Os sofás, feitos sob medida, são os mais procurados. O formato artesanal e exclusivo é o chamariz da Estofatto, que está sempre investindo na qualidade das peças, por meio da montagem e da colocação de tecidos específicos e importados. Para isso, o trabalho começa bem antes da estrutura do sofá; é na casa do cliente que a empresária identifica as necessidades. “Depois da conversa prévia, a ida ao local onde se deseja instalar o novo móvel é imprescindível. Geralmente as dicas ajudam na decisão final, pois o que vejo são espaços, muitas vezes, pequenos e estruturados, em que só um desenho exclusivo deixaria o espaço esteticamente agradável”, explica a empresária.A sala dos sonhos é completada com os detalhes de tapetes, persianas e papéis de parede, e mesmo que o cliente não tenha decorador ou arquiteto, a loja oferece o projeto do local gratuitamente. Elisabete conta com oito colaboradores, entre atendimento, venda e produção. Para ela, manter um bom profissional é a chave para manter a qualidade dos produtos. “A mão de obra é escassa, principalmente no ramo de

(67) 3384-3879

Rua 13 de Maio, 1.459 – Campo Grande - MS

estofados. Os jovens hoje não almejam desempenhar essa profissão, as faculdades são outras. Mas quem aprende esse ofício e o desempenha bem nunca ficará sem trabalho”, enfatiza, dizendo, ainda, que é na produção das peças que ela mais gosta de ficar e trabalhar. “Quando posso, ajudo na montagem de um sofá. Sou perfeccionista e acredito que o acabamento é a cereja do bolo nesse caso. Desde o assentamento até a costura, tudo tem que ficar perfeito tecnicamente para que, na prática, o cliente fique feliz”. “Independentemente do valor investido, cliente bom é aquele que fica satisfeito com o serviço. A felicidade oportunizada pelo resultado do trabalho é o que faz seu empreendimento ter sucesso. Investir nisso é necessário, mas mantê-lo é imprescindível”.

Onde encontrar

Page 44: Top Varejo 16

44

Inovação e qualidade são nossas referências, e, com elas, avançamos para melhor atender, sempre”.

Page 45: Top Varejo 16

45

Stella Maris

O que as irmãs Stella Maris e Larissa Correa Ribeiro têm em

comum vai além do parentesco, elas têm vontade de empreender.

Quando crianças, ambas passavam a maior parte do tempo nas

dependências do Posto Trokar, empresa inaugurada na década de

1980, pelos seus pais, José Laureano Ribeiro e Márcia Jesus Corrêa.

Como não poderia deixar de ser, elas tomaram gosto pelo projeto

e, aos 18 anos, decidiram trabalhar na empresa da família.

Page 46: Top Varejo 16

46

O primeiro posto, localizado na rua José Antônio com a avenida Fernando Correa da Costa, começou como lava a jato e garagem para venda de veículos, até que uma conhecida marca de combustíveis lançou a proposta para expansão do espaço e conversão para posto de gasolina, o Trokar. “Meus pais contam que, na época, ficaram receosos em apostar tudo que tinham nesse projeto. Mas, enfim, e ainda bem, toparam o desafio. Eles nem imaginavam aonde iriam chegar”, conta Stella.

Ela, que é formada em Administração de Empresas, conta com sua irmã mais nova, Larissa, graduada em Turismo com ênfase em Hotelaria, para tocar e inovar a empresa. “Temos pensamentos distintos e estilos de vida diferentes. Talvez, por isso mesmo, dê tão certo nossa parceria como empresárias. Temos o instinto empreendedor, e nosso foco é elevar a marca Trokar ao patamar de excelência no Estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, novos projetos estão saindo do papel”, conta Larissa.

Queremos oferecer um mix de produtos alimentícios para que quem entrar no SmartFood

fique satisfeito, ou melhor, satisfeitíssimo.

Page 47: Top Varejo 16

47

Projetos que têm dias contados para acontecer. O primeiro SmartFood do Posto Trokar já nasceu diferente, pois traz a Campo Grande um novo conceito em gastronomia, e o local para a sua realização é no próprio posto. “As obras na nossa matriz estão terminando e, até o final de outubro, estaremos inaugurando”, conta Stella. O espaço trará a junção de padaria, conveniência e restaurante, onde o cliente poderá comprar algo ou fazer refeições completas. No menu, pratos para todos os gostos, desde massas, caldos, sushis, pizzas, lanches até sobremesas.“Queremos oferecer um mix de produtos alimentícios para que quem entrar no SmartFood fique satisfeito, ou melhor, satisfeitíssimo”, enfatiza Larissa. Outro diferencial são os fornecedores, altamente qualificados

para atender a demanda. Para isso, as pesquisas se intensificaram e as viagens também. “Temos ido a feiras nacionais e internacionais, visitado padarias conceituadas e conversado com especialistas. Acredito que, quanto maior for nosso conhecimento, mais nossos clientes têm a ganhar”, diz Stella, que enfatiza, ainda, o perfil do novo empreendimento. “Quem frequenta os Postos Trokar já sabe o que vai encontrar, pois trabalhamos com variedade e qualidade de produtos e bom atendimento, desde os serviços referentes aos automóveis (lavagem, polimento cristalizado, limpeza de banco de couro, troca de óleo/filtro de ar e combustível) até a conveniência Trokar. Inovação e qualidade são nossas referências, e, com elas, avançamos para melhor atender, sempre”.

Trokar IRua José Antônio, 260 - Campo Grande-MS(67) 3383-5756

Trokar IIAvenida Coronel Antonino, 1.846 - Campo Grande-MS(67) 3351-2692

Trokar IIIAvenida Bandeirantes, 1.004 - Campo Grande-MS(67) 3029-5555

Onde encontrar

Page 48: Top Varejo 16

48

Nos reinventamos a cada dia com o foco na realização das pessoas, e os louros são colhidos depois, como consequência”.

Page 49: Top Varejo 16

49

Elaine MaraTrino

Formada em Administração de Empresas, Elaine Mara Trino é uma das

empresárias que mais cresce no setor imobiliário em Campo Grande. A

empresa Imobiliária Casa X abriu as portas há oito anos e, desde então,

tem multiplicado suas ações.

Com matriz em Campo Grande, há um ano inaugurou filial em Dourados,

visando a ampliação dos negócios no Estado. “Estamos otimistas para os

próximos anos, em face dos resultados e das últimas notícias do IBGE,

que apontaram o crescimento do mercado imobiliário de 15,9% na média

nacional e de 22,7% em Mato Grosso do Sul”.

Page 50: Top Varejo 16

50

A prova disso é a quantidade de empreendimentos de várias construtoras sólidas atuantes no Estado, além do elevado número de construções autônomas que fomentam todo o mercado, elevando as vendas nas lojas de materiais de construção e gerando emprego e renda. Para a empresária, o mercado continua aquecido. Se comparado ao mesmo período do ano passado, essa demanda de compradores é ainda maior. “Temos percebido que os compradores estão mais conscientes acerca de seu poder de compra, e os vendedores estão praticando valores mais condizentes com o mercado, ou seja, as transações estão mais equilibradas”, diz a empresária.

Outros fatores primordiais para a manutenção da ciranda positiva no mercado imobiliário são as linhas de crédito aos financiamentos habitacionais, que, para Elaine, poderiam ser mais ágeis. “Os bancos podem e devem acelerar a liberação das operações, pois a demora faz com que um negócio positivo se torne estressante para as partes envolvidas. Há uma promessa de aprimoramento dos sistemas e da automatização desses processos, e queremos acreditar que sejam breves, para que nossos clientes contem com maior agilidade nas negociações”, explica.

Page 51: Top Varejo 16

51

(67) 3324.4848Rua Cel. Sebastião Lima, 1388Campo Grande-MS

O empreendedorismo e o dinamismo de Elaine Trino são mesmo visíveis. Mesmo frente às dificuldades iniciais, a empresária traçou seu destino como profissional do ramo imobiliário e ainda trabalha para deixar um legado. “É verdade que tivemos várias dificuldades, mas, graças a Deus e ao apoio da família, em especial o do meu marido, Izaias Gomes Ferro Junior, e o da minha mãe, Floripes de Oliveira, que é corretora há 30 anos em Campo Grande, vencemos. Sem falar do apoio permanente da equipe, aliado à garra e à vontade

Temos vários perfis de clientes, mas todos são muito bem atendidos, sem distinção.

de crescer, que permitiu chegarmos aqui”, diz Elaine, que sabe o quanto são fundamentais, no dia a dia, manter a agilidade, o conhecimento e a transparência nas negociações. O atendimento é personalizado e pronto para a conquista da sonhada moradia ou para a concretização de sólidos investimentos. “Temos vários perfis de clientes, mas todos são muito bem atendidos, sem distinção. Nos reinventamos a cada dia com o foco na realização das pessoas, e os louros são colhidos depois, como consequência”.

Onde encontrar

Page 52: Top Varejo 16

52

Page 53: Top Varejo 16

53

Page 54: Top Varejo 16

54

Page 55: Top Varejo 16

55

O lucro em uma empresa começa com a contratação certa de vendedores, portanto, se você contratar errado ou de forma amadora, será penalizado duas vezes. A primeira, porque o vendedor contratado não dará os resultados esperados e, pouco tempo depois, deverá ser substituído; e a segunda, porque você terá de contratar de novo, perdendo, assim, tempo e dinheiro. O dinheiro, você pode até recuperar rapidamente, mas o tempo perdido e as informações sobre suas mal-sucedidas estratégias de mercado que poderão chegar à concorrência são irrecuperáveis.

Escolher pessoas certas é uma etapa importante na formação de uma equipe de vendas, e as empresas cometem muitos erros quando julgam os candidatos utilizando requisitos que não condizem com profissionais “top de linha” desta área, como formação acadêmica, por exemplo. Conheço alguns campeões de vendas que mal terminaram o ensino fundamental, no entanto, possuem um excelente nível cultural. Exigir experiência anterior e, principalmente, eliminar candidatos por causa da idade são outros enganos cometidos repetidamente. Vendedores de sucesso são pessoas que, independentemente desses fatores, possuem talento e gostam de atividades que envolvem relacionamento com pessoas e desafios de vendas. É imprescindível que você deixe de lado preconceitos sobre raça, cor, religião e, principalmente, sobre a idade na hora de selecionar seus futuros campeões de vendas.

Outro detalhe importante é comissionar bem e oferecer garantias, pois bons vendedores não trabalham por pouco

dinheiro, porque sabem o quanto vale o seu serviço. Um bom vendedor vende, em média, quatro vezes mais que um ruim, mas não custa quatro vezes mais para a empresa.

Algumas características podem nortear a empresa na escolha de bons profissionais de vendas, e a primeira a ser considerada é a alta empatia, uma característica que permite ao vendedor identificar as reações do cliente. Isso facilita a escolha do melhor argumento a ser usado para satisfazer as necessidades do cliente durante uma negociação. Disciplina para alcançar metas, ritmo de trabalho e motivação para convencer são ferramentas utilizadas por profissionais que sabem como persuadir as pessoas, por meio de forte argumentação.

Um elemento indispensável e que pode ser desenvolvido nos seus campeões é a força do ego. Com essa característica, o vendedor estará sempre pronto para se recuperar dos insucessos. Mesmo diante dos “nãos”, estará preparado para recomeçar outro processo de venda, sem se deixar abater pelo desânimo.

Para facilitar na contratação, identifique qual é o perfil ideal de vendedor para sua empresa, por meio de uma análise do campeão de vendas da sua equipe. Analise quais as características que o transformam no melhor. Depois, faça o mesmo com o vendedor cujo desempenho é o pior da equipe. Desta forma, você terá um mapa das características que um vendedor deve ter para vender muito bem seu produto ou serviço.

de vendedoresRecrutamento e seleção

A maioria dos gerentes quer uma resposta precisa para a mesma questão: como recrutar, selecionar, treinar campeões de vendas e mantê-los na equipe? Em recrutamento e seleção de vendedores, não existe mágica,

e a tarefa não é simples, porém, trata-se de algo possível e que deve ser prioridade na rotina do gerente de vendas.

GESTÃO

Page 56: Top Varejo 16

56

É possível encontrar bons vendedores em sites de recolocação (inclusive os gratuitos), agências de emprego, campanhas internas de indicação, mercado informal e, até mesmo, na concorrência. Procure também em universidades e escolas, divulgue a vaga por meio de anúncios de jornal ou placas na porta da empresa. Faça isso constantemente. É possível que, neste exato momento, algum ótimo vendedor esteja pensando em trocar de trabalho. Se ele souber que você está contratando, poderá se candidatar ao cargo.

Se optar por um anúncio em sessões de empregos, invista um pouco mais e publique um anúncio grande e de melhor qualidade, que chamará a atenção de bons vendedores (os quais dificilmente respondem a anúncios pequenos), pois acreditarão mais na empresa. Apesar de mais caro, o retorno será mais satisfatório, com um número de currículos muito maior. Anúncios medíocres atraem candidatos de igual categoria.

Após o recrutamento, selecione criteriosamente os currículos que possuem o perfil desejado. Uma leitura detalhada eliminará os inaptos. Em seguida, faça uma ligação telefônica para uma conversa rápida, a qual lhe dará uma noção do nível do candidato, a forma de se expressar, o timbre de voz, etc.

Se você tem conhecimento suficiente do assunto, a próxima etapa poderá ser a aplicação de algum teste psicológico simples, para dar mais detalhes sobre a personalidade do candidato. Atenção, porém, se você for leigo: um teste do gênero, copiado de sites, não terá nenhum efeito. Será melhor você contar com a ajuda de um especialista nessa etapa.

Se o número de candidatos for grande, marque uma entrevista coletiva, organizando em uma sala cerca de 10 vendedores. Faça uma explanação sobre a empresa e o propósito da vaga, as condições de trabalho e os ganhos. Faça perguntas abertas e genéricas para conhecer um pouco os candidatos e eliminar os que estão claramente fora do perfil já definido por você, com base no seu campeão de vendas.

Marque uma entrevista individual com cada um dos que foram aprovados. Escolha um ambiente informal para uma conversa tranquila com o candidato, a fim de descobrir suas reais pretensões e habilidades. Entre outras, faça estas perguntas básicas:

Por que você decidiu se candidatar à vaga?Quais são os dois adjetivos que você usaria para se descrever?Você poderia falar um pouco sobre seu emprego mais recente?O que mais gosta na profissão de vendedor?Qual o seu ponto forte e seu ponto fraco?Por que devo contratar você?O que você fará pela empresa que os outros não farão?Como você se vê daqui a cinco anos?Procure referências em empregos anteriores. Pergunte às empresas por que o candidato saiu de lá, e se o contratariam novamente.

Tome cuidado com a sua linguagem corporal. Por exemplo, não expresse demasiada surpresa ou felicidade quando o candidato demonstrar vários conhecimentos na área. Também tente não perder o interesse pela entrevista quando perceber que aquela pessoa não é a mais indicada para a vaga.

Peça que ele escreva a resposta de alguma pergunta que você fizer. O importante é que você possa avaliar como ele monta frases, desenvolve lógicas de pensamento e usa a língua portuguesa. Hoje, é comum um vendedor se comunicar por e-mail, e será horrível se o seu cliente receber algo cheio de erros ou completamente sem sentido.

Por fim, peça para o candidato vender-lhe algo que esteja próximo a você, na hora da entrevista. Pode ser a pasta, a caneta dele ou outro objeto qualquer. Deixe-o usar a criatividade – uma característica indispensável – e preste atenção em como ele trata você na condição de cliente.

Explique as regras não negociáveis, aquilo que é importante para a empresa e do que você não abre mão. Pontualidade, boa aparência, honestidade, trabalho aos sábados e outros itens devem ser listados logo no início desse relacionamento.,

A próxima etapa é treinar, treinar, treinar. Em vendas, não existem milagres. Existem os que treinam e são bem-sucedidos e os que não treinam e seguem pela vida reclamando da profissão. Vendedor treinado é vendedor de sucesso!

Texto Kelly Fernandes

Page 57: Top Varejo 16

57

EMPRESÁRIA TELMA CRISTINA É HOMENAGEADA

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA/MS) homenageou a empresária Telma Cristina Fernandes Henriques, proprietária da empresa Guatós Limpeza e Conservação, com o título de “Administrador Emérito 2013”. A votação para o homenageado deste ano foi unânime em escolher a empresária, considerando que o referido título visa destacar e valorizar o profissional administrador pelos relevantes serviços prestados à profissão e à sociedade.

A entrega aconteceu em sessão solene, no dia 10 de setembro, no plenário da Assembleia Legislativa, para comemorar o Dia do Administrador, por proposição do deputado Felipe Orro (3º secretário), em conjunto com o Conselho Regional de Administração. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado André Puccinelli, também homenageado.

Na ocasião, Telma afirmou que receber essa homenagem é uma honra para ela e para todos que fazem parte da história da empresa. “Esse título significa o reconhecimento do nosso trabalho à frente da Guatós e da luta pelo bem-estar social. Sempre me pautei pela ética, com planejamento e ordem. Nesta noite me sinto realizada pelo reconhecimento dos meus colegas de profissão”.

Formada em Administração de Empresas, Telma Cristina está à frente da Guatós há 13 anos. A empresa oferece serviços de mão de obra especializada em limpeza, conservação e jardinagem, bem como cozinheira, secretária, recepcionista, porteiro, motorista, auxiliar administrativo entre outros. Para ela, são os frutos de um trabalho que vem sendo feito a fim

de contribuir com todos. “A Guatós tem sido reconhecida pelo trabalho desenvolvido durante todos esses anos. Acredito que fazer parte do desenvolvimento do Estado, principalmente da nossa cidade, é um privilégio. Existe muito a se fazer, mas que a nossa contribuição seja para fazer diferença às gerações futuras”, disse Telma.

67 3356-7389 · www.guatos.com.brRua José Alberto Pereira, 47 | Monte Castelo | Campo Grande | MS

Page 58: Top Varejo 16

58

A empresária Fabiola Deiss Alves, proprietária das lojas Toca Baby – vestuário infantil – e Toca Brasil – cama, mesa e banho –, é mesmo uma mulher empreendedora. Não bastasse estar à frente das duas lojas, ainda tem sociedade com a mãe – “minha inspiração”, na loja de decoração Arte Cano. De origem sulista, Fabiola é ousada e visionária. Desde muito cedo, tomou a administração das empresas e hoje vem colhendo os frutos do trabalho. Resultado disso é a terceira loja que irá inaugurar até final deste ano, a Brasil Kids.

Fabiola Deiss Alves

Page 59: Top Varejo 16

59

Onde mora

Campo Grande (MS)

Outras atividades paralelas à empresa

Sou mãe, esposa, diretora da CDL Campo Grande e membro do Grupo RBB (Rede Brasil Bebê).

Onde ir para comer Cantina Romana.

Melhor lugar para compras

Ah, Toca Brasil e Toca Baby!

Objeto de desejo

Meus sonhos materiais estão mais vinculados à expansão da Toca. Empreender é a resposta.

Melhor viagem

Qualquer uma em que minha família me acompanhe.

Você gosta de ganhar?

Sempre! Quem não gosta?

Para assistir

Pat Adams

Para ouvir

MPB e gospel

Na cidade em que você reside, é bom...

Ver meus filhos crescerem.

Texto Kelly FernandesFoto Neopix

Page 60: Top Varejo 16

60

Se por acaso você teve o azar de aprender na prática, a Nasa Tec cuida disso pra você.

baterias de seu celular

cabos flex

substituição de displays

touch screens

O Reparo Express é válido para substituições de displays, touchs creens, cabos flex e baterias de seu celular.

Seu cachorro também pode gostar do seu celular

Seu celular nãoprecisa ser lavado...

Elas sempretem razão...

Cuidado ao despertar...

Reparo ExpressO paradigma do banheiro...

CENTRO15 DE NOVEMBRO - 822

67 3028 6369

SHOPPING CAMPO GRANDE2º PISO

67 3326 7276

Page 61: Top Varejo 16

61

Se por acaso você teve o azar de aprender na prática, a Nasa Tec cuida disso pra você.

baterias de seu celular

cabos flex

substituição de displays

touch screens

O Reparo Express é válido para substituições de displays, touchs creens, cabos flex e baterias de seu celular.

Seu cachorro também pode gostar do seu celular

Seu celular nãoprecisa ser lavado...

Elas sempretem razão...

Cuidado ao despertar...

Reparo ExpressO paradigma do banheiro...

CENTRO15 DE NOVEMBRO - 822

67 3028 6369

SHOPPING CAMPO GRANDE2º PISO

67 3326 7276

Page 62: Top Varejo 16

62

CampoGrande

Comer bem em

ESPECIAL

Page 63: Top Varejo 16

63

Comer bem realmente é uma arte. Experimentar os mais diferentes sabores e iguarias é uma viagem gastronômica aos sentidos e paladar. Mas você não precisa ir longe para ser agraciado com as comidas de seus sonhos. A boa notícia é que aqui, em Campo Grande, há uma variedade de locais onde temos a chance de apreciar deliciosos pratos. São restaurantes reconhecidos por clientes e especialistas. Já deu vontade? Então leia a matéria e escolha já o seu preferido!

Texto Kelly FernandesFoto Neopix

Page 64: Top Varejo 16

64

Letícia Claro Heisler e Ademir Francescon, os sócios proprietários da Casa Colonial, têm muito a comemorar. Inaugurado há mais de 20 anos, o restaurante é um ponto de encontro com o bom gosto gastronômico. O prazer de comer bem é o principal requisito da Casa Colonial, onde é possível encontrar uma grande variedade de pratos da região sul, com destaque para o Galeto Primo Canto. “Temos orgulho de servir bem e sabemos que manter a qualidade é um trabalho constante, mas gratificante”, diz Ademir. Quem vai ao restaurante pode encontrá-lo visitando as mesas, uma a uma, com a simpatia de um excelente anfitrião e o olhar clínico para averiguação. “Busco falar com meus convidados e com as pessoas que estão escolhendo pratos e vinhos. Ter um ótimo atendimento é padrão da casa e disso não abrimos mão”, diz. Aberto de segunda a sábado para o jantar e de terça a domingo para o almoço, a Casa Colonial conta com uma adega de vinhos com mais de 350 rótulos. A escolha fica por conta do cliente. “Temos uma variedade que supre as expectativas dos degustadores de vinho e para quem gosta também. Seja em qualquer clima, verão ou inverno, a dois ou entre amigos, a Casa Colonial é perfeita para comemorações ou apenas para apreciação dos melhores vinhos encontrados na cidade”.

Casa Colonial Onde encontrarAv. Afonso Pena, 3.997 | (67) 3383-3207

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 65: Top Varejo 16

65

A paixão pela degustação de vinhos, considerada a bebida mais elegante do mundo, tem nome e endereço fixos em Campo Grande. A Enoteca Decanter, situada ao lado da famosa Casa Colonial, une uma encantadora loja de produtos importados - onde é possível encontrar itens como massas, geléias, queijos, vinhos e espumantes, com um belíssimo restaurante de Enogastronomia: são pratos desenvolvidos para harmonizar perfeitamente com os vinhos da casa. No cardápio, o cliente tem à sua disposição deliciosas massas, carnes vermelhas, brancas e peixes. A dedicação para manter tais diferenciais está nas mãos dos sócios Letícia Heisler e Ademir Francescon. Inaugurada há 13 anos, a Enoteca Decanter - antiga Adega Colonial - reúne mais de 350 rótulos de 18 países. “Temos sommeliers que dão dicas de vinhos e ao menos duas vezes por ano realizamos jantares com a presença de enólogos internacionais”, diz o empresário. Apreciar um prato sofisticado acompanhado de um bom vinho na Enoteca Decanter é uma verdadeira experiência gustativa.

Enoteca Decanter Onde encontrarRua Paraíba, 214 | (67) 3383-1633

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 66: Top Varejo 16

66

Sushi YaO mais novo restaurante japonês da cidade é também um dos mais movimentados. Desde a estreia, no último dia 5 de abril, o Sushi Ya já é o novo ponto de encontro dos amantes da cozinha oriental. Para um dos proprietários, Eder Matozo de Oliveira, foi um sucesso que o pegou de surpresa. “Não sabia que ia ter tanta repercussão assim, mas sei que é fruto do bom atendimento e da variedade que encontramos no menu. Estamos gratos por isso, e sabemos que fazer sempre o melhor é nosso prato principal”, diz. Ele mantém sociedade com sua esposa e mais outro casal: sua cunhada Gean Ishikaoa e o marido Arnaldo Taira, que já tinham experiência de trabalhar em um restaurante japonês, e preocupam-se em fazer tudo com perfeição. Todos trabalhavam juntos em outro restaurante quando a ideia de abrir o próprio negócio começou a tomar forma. Em dois meses, o Sushi Ya já estava com as portas abertas e com o diferencial que chama a atenção dos clientes. “Temos muitas variações de sushis no cardápio. Todos querem experimentar o Filadélfia Pantaneiro ou o Neguire com Maracujá. E já que não estamos no Japão, podemos ousar nos pratos, tudo ao gosto do freguês”, sinaliza Eder. Com atendimento de segunda a segunda, inclusive no almoço (exceto aos domingos), o restaurante já caiu no gosto da população campo-grandense, especialmente no dos jovens, que veem uma ótima oportunidade para encontrar os amigos em um ambiente descontraído, sem sair da rotina da tradição japonesa.

Onde encontrarRua José Antônio Pereira, 770 | (67) 3305-6418

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 67: Top Varejo 16

67

A comida tipicamente caseira, com gosto de quero mais, é a especialidade da cozinha do Brasil. Sabores que lembram a infância, misturados com temperos únicos, chamam a atenção do mundo todo para dentro da grande cozinha brasileira. Tradição no bem servir, em Campo Grande existe o Restaurante Fogão Caipira, que encanta pelos pratos ricos em sabores e cheios de histórias. Fundado em 2003, o restaurante é administrado pelos proprietários Sergio Luiz e Cleci Maria Pessatto. O primeiro contato com o universo gastronômico veio por meio da cozinha italiana, no interior do Estado, na cidade de São Gabriel do Oeste, há mais de 20 anos. A comida, bem brasileira, é baseada em produtos simples, porém, quando combinados, não há quem resista. “São bem temperadas, aromatizadas e com cores que encantam o visual. A panela de barro também ajuda no condicionamento do sabor. Irresistível!”, explica Sergio, dizendo, ainda, que o estabelecimento é um excelente local para encontros de negócios e lazer com os amigos. “Qualidade em produtos e serviços, ambiente climatizado e respeito ao consumidor. A nossa diversidade de pratos – 18 pratos quentes, 12 variedades de saladas e 4 sobremesas –, combinados com um preço acessível, são nossos diferenciais”. De segunda a sábado, das 10h30 às 14h, o Fogão Caipira abre as portas para que possamos nos sentir em casa.

Restaurante Fogão Caipira Onde encontrarRua Treze de Maio, 1.170 | (67) 3383-8391

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 68: Top Varejo 16

68

Churrascaria Rio Grande do SulOnde encontrarAv. Calógeras, 207 | (67) 3324-3868

Reunir a família e os amigos em volta da mesa e comer aquele prato preparado com amor e carinho é bom demais. Melhor ainda se esta reunião vier acompanhada por alcatra, cupim e picanha. O churrasco já faz parte das comidas mais pedidas no país e, em Campo Grande, não podia ser diferente. Há estabelecimentos especializados nesta cozinha, e um dos mais procurados é a Churrascaria Rio Grande do Sul, que completa 11 anos em dezembro, com motivos para celebrar. Aberta todos os dias, das 10h30 às 14h30, o restaurante garante ao consumidor ótimos cortes e atendimento de excelência. Sua especialidade é o rodízio de carnes, que agrada o gosto dos mais exigentes churrasqueiros. “Sabemos que a arte de fazer churrasco é algo que precisa ser adquirido, por isso, prezo pela qualidade dos sabores, dos cortes e das variedades que a casa oferece”, diz o proprietário Mario Pinzetta. A experiência vem dos anos em que trabalhou em outro restaurante, na cidade de Ponta Porã, antes de abrir seu próprio negócio em Campo Grande. A escolha pelo churrasco está no sangue. Gaúcho, Mario entende de churrasco e, até hoje, cuida pessoalmente do tempero das carnes. “Gosto de saber como está o andamento, fico na churrasqueira sempre que possível. Porque churrasco bom é aquele que o churrasqueiro fica em cima”. Com sua esposa, Regiane Fonseca, Mario é dedicado e exigente, sempre para mais: mais serviços, mais rapidez e mais opções. Quem frequenta o estabelecimento pode contar com atendimento impecável, agilidade do serviço e o verdadeiro churrasco gaúcho.

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 69: Top Varejo 16

69

Muitas vezes, a expressão “tudo acaba em pizza” não está associada a resultados positivos, mas, neste caso sim, positivo e saboroso. A pizzaria L’acqua in Bocca é uma das mais tradicionais da cidade, e seus sabores encantam quem a visita. Fundada por Amaury Martins Ribeiro em 1989, a pizzaria hoje é gerenciada pelos empresários Paulo Libânio Neto, Margareth Ribeiro e Amaury Ribeiro Jr. Para quem é fã da cozinha italiana, uma sugestão é o cardápio variado da casa. “Atendemos de quarta a segunda-feira, e aos domingos abrimos no almoço, com pratos típicos da Itália”, diz Paulo. Seu avô, o fundador da pizzaria, era um “excelente cozinheiro e um ótimo anfitrião”, comenta. “Nada mais justo que unir os dois predicados do nosso nonno e seguir com as tradições”. As especialidades são as pizzas gourmet, as massas e, claro, as pizzas exóticas, como a de carne de jacaré. Já no quesito a la carte, o prato campeão de pedidos é o Filé Campo Grande, prato vencedor de uma das edições do Festival Brasil Sabor, um dos maiores festivais gastronômicos do país. O sucesso, segundo Paulo, está na mistura de temperos e de culturas. “Toda essa variedade inspira o nosso restaurante a criar maravilhas do paladar. Costumamos dizer que somos um restaurante ‘Italo-pantaneiro’, já que as receitas são tradicionais, mas temperadas com jeito pantaneiro, o que agrada os campo-grandenses e encanta os turistas”, afirma. Com amplo estacionamento, espaço kids e atendimento feito por uma equipe afiada pelos anos de experiências, a pizzaria L’acqua in Bocca faz parte do cenário gastronômico da cidade. Paulo Libânio dá a dica: “para as noites quentes, Tortelli Cambotian, e para festejar entre amigos, uma rodada de chopp absurdamente gelado e pizzas tradicionais em forno à lenha”.

L’Acqua in Bocca Onde encontrarAv. Mato Grosso, 2.521 | (67) 3316-0500

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 70: Top Varejo 16

70

Multiplus RestauranteLocalizado na rua Cândido Mariano, o Multiplus Restaurante foi pensado para atender empresários do centro da cidade, famílias e amigos que querem experimentar uma cozinha tradicional e cheia de sabores mais que especiais. Há 21 anos, o empresário Paulo Roberto Hans e sua esposa, Neidy Maria, inauguraram o estabelecimento e, com dedicação ao trabalho, são conhecidos em toda a cidade pela qualidade de atendimento e pelo cardápio, que, segundo Paulo, é um dos grandes atrativos do restaurante. “A comida que servimos é natural, pouco condimentada e tratada para restaurar o organismo. Nosso lema é ‘a saúde começa pela boca’, por isso, o que você come e bebe reflete no seu corpo”, explica. Além de carnes magras, peixe e frango, o restaurante tem opções vegetarianas, como arroz integral, soja e comidas sem glúten. Eles, que já administraram um espaço totalmente natural e sem carnes de origem animal, sabem da importância de manter a alimentação saudável. “Saber comer bem é um presente para nosso organismo. Alegrar-se nas refeições e entender que são momentos em que estamos agradando nosso corpo com alimentos mais saudáveis, preparados do modo mais natural possível, é importante. Por isso, o Multiplus tem essa cara que agrada a todos os paladares”, confessa o empresário. Aberto de domingo a sexta-feira, das 10h30 às 14h30.

Onde encontrarRua Cândido Mariano, 2.512 | (67) 3384-6060

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 71: Top Varejo 16

71

Onde encontrarRua Cândido Mariano, 2.512 | (67) 3384-6060

Quem vem a Mato Grosso do Sul para visitar as belezas do Pantanal fica deslumbrado. A região pantaneira é considerada uma das mais bonitas do mundo e seus encantos não se restringem à paisagem, mas também estão nos sabores da culinária típica. Quem não está viajando ao Pantanal não precisa se preocupar. Em Campo Grande existe um lugar onde os aromas e os temperos da comida pantaneira podem ser saboreados todos os dias. O Restaurante e Peixaria Pantanal está em plena atividade há 40 anos. O proprietário, José Donizete de Abreu, que assumiu o estabelecimento há 23 anos, tem seus segredos do bom negócio. “Fico o tempo todo aqui, percebendo as falhas para arrumá-las, mas também comemorando os acertos. Sempre dá para melhorar, seja no atendimento, seja na cozinha. E o cliente é quem mais ganha com isso”. O prato mais pedido é a Piraputanga na Brasa sem Espinhas e o Pintado ao Urucum. O jantar, servido de segunda a sexta-feira, conta com um horário extenso para que o cliente fique à vontade, das 18 a 00h. O almoço é servido aos fins de semana e feriados. “Temos excelente rotatividade de turistas e, até mesmo, os campo-grandenses estão sempre aqui. A cidade, por ser um corredor para os turistas que vão ao Pantanal, faz do restaurante ponto de encontro”, diz José Donizete. Para quem aprecia um bom pescado, uma dica: todos eles são servidos sem espinhas.

Restaurante e Peixaria Pantanal

COMER BEM EM CAMPO GRANDE

Page 72: Top Varejo 16

72

TV ON é uma empresa de comunicação digital especializada em Out Of Home (fora de casa) que interage com milhares de pessoas diariamente, impactando um público segmentado com

PRODUTOS/SERVIÇOS:

TV ON Veicular - Quem anuncia acelera resultados!Presente em mais de 55 ônibus do transporte público da capital, com monitores de LCD 21” de alta definição, estrategicamente posicionados, interagindo com mais de 800.000 usuários por mês. Diversidade de assuntos e temas que atraem e prendem a atenção do passageiro. São 18 horas de programação diária, com efeito zapping nulo.

TV ON Alto Impacto - Sua audiência aumentando ponto a ponto!Painéis de LED de alta definição, instalados em pontos estratégicos de alta circulação de veículos e pessoas. 20 horas de veiculação diária, com 10.000 inserções mensais garantidas. Também disponibilizamos profissionais especializados para a produção de VT’s.

QUER SE COMUNICAR COM OS SEUS CLIENTES?NÓS ESTAMOS ONDE ELES ESTÃO.

programação de entretenimento e informação, com conteúdo exclusivo, atualizado diariamente e produzido por profissionais especializados em MDOOH.

Page 73: Top Varejo 16

73

NOSSO OBJETIVO É GARANTIR O SUCESSO DA SUA EMPRESA

A estratégia traçada pela Y&R para promover a oferta Vivo Sempre, destinada a clientes pré-pagos da operadora em Campo Grande, contemplou as telas digitais da Tv On Mídia, o que intensificou o contato direto com o público alvo da ação. Como avaliamos positivamente os resultados no primeiro mês de campanha, demos continuidade por mais dois meses, reiterando assim sua relevância.”

Alberto Torres, Mídia - Young & Rubicam.

A TVON é uma ótima opção para as empresas que querem dialogar com o público que utiliza transporte coletivo. O Pátio Central usa essa mídia para passar dicas úteis nas telas das linhas de ônibus que levam à região central de Campo Grande”.

Daniele Carvalho, Marketing - Pátio Central Shopping.

Escolhemos a TVON como parceira de mídia, pois ela gera impacto diretamente em nossos clientes e reforça a comunicação, além de ser dinâmica e abrangente, o que atende perfeitamente nossas campanhas.

Daniela Godoy, Gerente de Marketing - Rede Econômica de Supermercados. Anunciar no Transporte Coletivo Urbano

é uma excelente alternativa para o SENAC MS, há um bom custo x benefício para atingimos nosso público-alvo.”

Rosana Cambuí, Marketing - SENAC/MS.

A mídia TVON veio como uma solução muito específica e focada no resultado, com um custo x benefício que superou nossa expectativa.

Leandro Rachel Arguello. Gerente Comercial / Pós-Graduação - Faculdades Estácio.

(67) 3027-7691Rua Torquatto de Camilo, 448, casa 2,

Carandá Bosque III – Campo Grande-MS. www.tvonmidia.com.br

tvonmidia@tvonmidia

Page 74: Top Varejo 16

74

Ponto de Vista-Cautelas com a Arbitragem

Quando surge um conflito, normalmente o primeiro pensamento que se tem é o de buscar a Justiça para resolvê-lo. Pelo menos era assim até a edição da Lei da Arbitragem, em 1996, que surgiu como um meio alternativo para solução rápida de conflitos, uma vez que o Poder Judiciário está assoberbado de processos.

As vantagens da arbitragem realmente são muitas e incontestáveis, dentre as quais, a que considero mais importante é a possibilidade de, em um tempo razoavelmente curto, ter uma decisão definitiva que encerra a discussão.

Ocorre, no entanto, que a opção pela arbitragem como competente para solucionar conflitos, infelizmente, vem se tornando um mecanismo premeditado contratualmente para a prática de injustiças, posto algumas peculiaridades que dificilmente são de conhecimento daqueles que a aceitam como cláusula em seus contratos.

Poucos conhecem quais são, efetivamente, os custos de uma arbitragem. Ao longo de minha experiência profissional, testemunhei não uma ou duas vezes, mas pelo menos uma dúzia de vezes, injustiças serem praticadas porque a parte lesada no contrato com cláusula arbitral não tinha condições financeiras de instaurar a arbitragem, cujos custos podem chegar a centenas de vezes mais altos do que o custo da ação judicial; e isso, ninguém informa previamente.

Esse custo inicial, se não for pago, simplesmente impossibilita a instauração do procedimento arbitral, fazendo com que a parte prejudicada no contrato, e que não raro está com dificuldade econômica, acabe

ficando definitivamente num possível injusto prejuízo, pela falta de alternativa para resolver seu conflito.

Outra situação que também não é devidamente comunicada às partes é a dificuldade de se obter uma tutela de urgência, ou seja, uma decisão urgente para resolver alguma questão que não pode esperar.

Na Justiça, basta a parte ingressar com a ação e pedir ao juiz uma tutela antecipada ou uma liminar. Isso se dá num curto espaço de tempo, podendo ser realizado, às vezes, até em um único dia.

Quando se opta contratualmente pela arbitragem, é simplesmente impossível obter essa tutela de urgência com a mesma agilidade, pois primeiro deve-se instaurar o procedimento arbitral, escolher o árbitro ou os árbitros, etc. Esse processo pode levar meses.

É fato que existem decisões na Justiça que admitem, excepcionalmente, o requerimento da tutela de urgência, mas também é fato que há decisões que não admitem essa participação do Poder Judiciário em questões que possuam cláusula arbitral.

A cláusula arbitral inserida nos contratos tem-se mostrado um compromisso arriscado, pois não se conhece o que o futuro reserva aos contratantes. Nosso ponto de vista é que deve-se evitar a cláusula arbitral, até porque, sendo do desejo das partes, eventual conflito pode ser submetido à arbitragem em qualquer momento, mesmo até após já existir uma demanda judicial.

Dijalma MazaliDiretor Jurídico da CDL/CG

ARTIGO

Page 75: Top Varejo 16

75

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 76: Top Varejo 16

76

Escolher o ponto de venda da sua empresa ou empreendimento é algo primordial. Começa com o planejamento e, de acordo com a sua escolha, este ponto irá afetar o desempenho de seus negócios, positiva ou negativamente. Vender algo em uma avenida movimentada, no centro de uma cidade ou em um shopping é totalmente diferente do que se instalar em uma avenida comercial, em um bairro afastado do centro.

Acesso fácilAlgo importante para se considerar ao escolher um ponto de venda é o acesso que os clientes terão ao local. O lugar escolhido também pode facilitar a logística da sua empresa, fazendo com que as mercadorias e os produtos circulem melhor.Uma pesquisa de mercado antes de escolher o local irá abrir-lhe os olhos para detalhes que antes não eram tão nítidos. Entender os clientes atuais e/ou potenciais, e, regularmente, colocar-se no lugar deles, muda a perspectiva de atendimento e outras questões relacionadas.Há locais que são considerados “ponto de encontro” de possíveis consumidores. Se a sua empresa for da área de comércio, o centro da cidade oferece espaços onde sempre há pessoas procurando por produtos e serviços que atendam as suas necessidades, consequentemente, a presença de possíveis clientes é grande. Para indústria, existem lugares mais apropriados, os quais dão suporte para todas as necessidades do empreendedor, desde o tipo de instalação até a facilidade na parte de logística.

Texto Kelly Fernandes

escolherpontoComo

venda?o melhor

de

GESTÃO

Page 77: Top Varejo 16

77

Design do ponto Como se trata de um ambiente de visitas constantes, o design, a decoração, a pintura e outros traços visuais do seu ponto de venda podem influenciar na decisão de compra do consumidor. Em qualquer segmento, geralmente a fachada é desenhada de modo a estimular a vontade de entrar e consumir os produtos ou serviços ali oferecidos.Depois que o cliente é atraído para dentro do seu ponto de venda, o atendimento, a qualidade dos produtos, a necessidade do consumidor e outros fatores podem incentivar a fidelização dele à sua loja.O design do ponto de venda já é um tema estudado pelos administradores; o assunto chama atenção a cada dia, e mais empreendedores se interessam pelo assunto.

A concorrênciaAntes de movimentar o seu empreendimento para determinado ponto, algo muito importante a se considerar e estudar é a concorrência local. Suponhamos que sua empresa seja um supermercado que se instale em um local sem analisar previamente a concorrência. É possível que os consumidores do arredor já tenham opinião formada sobre os supermercados mais próximos, e se não houver análise dessa opinião, corre-se o risco de não oferecer nada além do que as pessoas já estejam acostumadas. Assim, será necessário avaliar de que maneira o seu supermercado se diferenciará dos já existentes, de modo que os clientes escolham o seu estabelecimento e não os demais. Pode ser no quesito “preço”, “qualidade”, “atendimento” ou algum outro que desperte o interesse dos consumidores. Se não houver o diferencial que motive as pessoas daquela região a mudarem o lugar habitual de compras, provavelmente isso não acontecerá, e os resultados serão desastrosos para a sua empresa.

Mão de obra e profissionaisHá locais em que, embora haja baixo custo de manutenção, a mão de obra é escassa, fator que

demandará a busca por profissionais residentes a uma distância maior, elevando os custos da empresa. De acordo com a quantidade de profissionais e a mão de obra necessária para manter o seu empreendimento, os custos podem se elevar tanto que, com o tempo, eles tornam-se inviáveis.

Pequenos detalhes, grandes diferençasA escolha de um ponto de venda parece simples à primeira vista. Contudo, há detalhes que não devem ser ignorados. Confira, a seguir, uma lista do que deve ser considerado ao escolher o seu:• Estude e defina o perfil do consumidor, isso lhe trará ótimos frutos.• Estude e defina o produto a ser investido.• Questões como aluguel, contrato do local, custos e outros influenciarão no seu orçamento e afetarão o desempenho de sua empresa em médio e longo prazo.• Verifique a acessibilidade ao seu ponto de venda e o fluxo de circulação de bens, mercadorias e clientes.• Questões como higiene e segurança do local não devem ser menosprezadas.• Avalie todas as questões legais possíveis relativas ao local, evite problemas.• Sempre compare diferentes locais e avalie a diferença entre eles para melhor visualizar os seus objetivos.• Em diferentes dias, datas e horários, faça uma análise do movimento na região e veja se atende as suas necessidades.• Procure a infraestrutura que atenda os seus objetivos.• Verifique possíveis locais para estacionamentos e dê preferência àqueles em que há mais vagas para estacionar.• Considere fatores ambientais e climáticos, como chuvas, incidências de luz, alagamentos e outros.• Dê preferência a locais planos e onde a visibilidade não é afetada pelo terreno em volta.• Locais com sensação de insegurança não são ideais para o seu negócio.• Não se intimide com a concorrência, encontre um diferencial que destaque o seu negócio.

GESTÃO

Page 78: Top Varejo 16

78

Page 79: Top Varejo 16

79

Page 80: Top Varejo 16

80

Grandes Encontros e PalestrasMarcam as ações da CDL Campo Grande

Rodrigo Stocco – MyGloss, Roberta Barbeta - CDL CG, Roberto Rech – FCDL/MS, Ricardo Kuninari – CDL CG e Pedro Henrique – CNA.

Os dois últimos Encontros Empresariais CDL, eventos de negócios que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande oferece aos empresários e comerciantes, marcaram o calendário da entidade. A 21ª edição do Encontro contou com a presença de profissionais envolvidos com varejo, como o empresário Rodrigo Stocco, proprietário da loja de acessórios femininos MyGloss, que falou sobre o sucesso e a estratégia da marca no Facebook, onde já conquistou mais de 1.5 milhão de fãs. A noite também teve a presença da consultora do Sebrae, Eloi Trindade, a qual discursou sobre o tema

Como se Destacar e Alavancar as Vendas em Liquidações. A publicitária Giovanna Simiolli da MV Agência apresentou a palestra Mídias Sociais – Potencializando Negócios. O evento também foi dedicado à apresentação da campanha do Liquida Campo Grande aos lojistas. Já a 22ª edição do Encontro Empresarial CDL foi marcada pelo anúncio das empresas finalistas do Prêmio Mérito Lojista 2013, que acontecerá no dia 9 de novembro, no buffet Ondara, em Campo Grande. Empresas interessadas em adquirir convites, devem entrar em contato com a CDL: (67) 3320-4000.

Texto Kelly FernandesFoto Neopix

Page 81: Top Varejo 16

81

CDL Melhor IdadeHá 16 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande inaugurou o Clube da Melhor Idade CDL, um clube totalmente voltado para os lojistas locais mais experientes. A nova presidente da CDL Melhor Idade, Maria Antônia Rodrigues, assumiu o cargo no último dia 6 de setembro, para o triênio 2013/2016. As atividades oferecidas pelo clube são muitas: viagens, almoços, jantares dançantes, palestras, cursos e reuniões. Com cerca de 300 membros, a CDL Melhor Idade está crescendo e quer chegar cada vez mais longe.

Palestra com Nelma Penteado

Blitz com mascote do Liquida Campo Grande.

A CDL trouxe também à capital a palestra Consultor de Boas Compras – Um Novo Conceito em Vendas, com Nelma Penteado, no último dia 17 de setembro. Ela, que já encantou apresentadores como Jô Soares, Marília Gabriela e Faustão, levantou o público

Liquida Campo GrandeA 12ª edição do Liquida Campo Grande, evento anual realizado pela CDL CG que movimenta as vendas do comércio de toda a cidade, aconteceu entre os dias 2 e 7 de setembro. Os consumidores da capital ganharam a oportunidade de irem às compras com descontos de até 70%.

presente. Nelma associou o sucesso nas vendas com atitude, bons relacionamentos pessoais e autoestima. “Devemos encarar nossos problemas como desafios. Todos temos dificuldades, mas nós escolhemos como queremos passar por elas”, reforçou Nelma.

Viagem para resort em Presidente Prudente, em comemoração ao 16° aniversário do clube.

EVENTOS

Page 82: Top Varejo 16

82

Page 83: Top Varejo 16

83

CDL Jovem e a Semana Estadualdo Jovem Empreendedor

À direita, Sullivan Vareiro, presidente da CDL Jovem, e o deputado Marcio Fernandes.

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens de Campo Grande (CDL Jovem), a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul (AJE-MS) e várias outras entidades e órgãos realizaram, durante os dias 19 a 22 de agosto, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Semana Estadual do Jovem Empreendedor.Instituída em 2010, pela Lei Estadual nº 3.974/2010, de proposição dos deputados Marcio Fernandes e Carlos Marum, este ano, pela primeira vez, a semana integrou o calendário oficial da Casa de Leis, que, de forma gratuita, disseminou e fomentou a cultura empreendedora para a população sul-mato-grossense. A programação da semana foi construída para que atingisse o maior número possível de pessoas, com grande diversidade e qualidade nos assuntos abordados, destacando-se temas como mulher empreendedora,

Agrojovem, empreendedorismo nos três setores, marketing pessoal, cases de sucesso e outros. Em três dias de evento aberto ao público, passaram pelo plenário da Assembleia mais de mil pessoas, as quais puderam se capacitar ou se inspirar para o mundo do empreendedorismo. Para o presidente da CDL Jovem, Sullivan Vareiro, “o evento superou as expectativas, foram três dias de casa cheia, sendo necessário colocar cadeiras no plenário para acomodar o público extra, ressaltando que os participantes permaneceram atentos do início ao fim das palestras”. Sullivan fez questão de frisar, ainda, um comentário que ouviu de um segurança da casa legislativa, “foi a primeira vez que eu vi o plenário lotado, tanto o pavimento superior quanto o inferior, sem que tivesse relação com alguma votação polêmica ou manifestação”.

EVENTOS

Page 84: Top Varejo 16

84

Da esquerda para direita: Eduardo Riedel (Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MS), Senador Ruben Figueiró, Carlos Marum (Secretário de Estado de Habitação e das Cidades e Deputado Estadual licenciado), Deputado Estadual Marcio Fernandes, Senador Waldemir Moka, Deputado Federal Akira Otsubo e Dendry Rios (Presidente do Conselho Consultivo da AJE-MS).

Texto: Dendry Rios (Diretor de Comunicação da CDL Jovem)Fotos: Marco Miatelo

Além dos ciclos de palestras, foram realizadas diversas homenagens a personalidades ligadas ao tema jovem empreendedor e juventude. Um dos homenageados com o recebimento do troféu foi o presidente da CDL Jovem, Sullivan Vareiro, que ficou duplamente feliz com o prêmio, pois foi reconhecido não só como liderança empresarial, mas também pelo sucesso da empresa recém-criada, Boutique de Aromas, que atua na distribuição de produtos, tais como difusor para ambiente, perfume para roupa, sabonete líquido e loção corporal.

Para o ex-presidente da AJE-MS, Dendry Rios, o sucesso do evento lhe transmitiu a sensação de dever cumprido, pois “a AJE-MS, em menos de um ano de fundação, contando apenas com o apoio e a confiança de pouquíssimos parceiros, conseguiu realizar grandes eventos em prol do empreendedorismo sul-mato-grossense, como a Semana Global do Empreendedorismo, o Dia Livre sem Imposto e a Semana Estadual do Jovem Empreendedor. Acredito, ainda, que a AJE-MS está em boas mãos. Os novos diretores são jovens, estão empolgados e entenderam o propósito da entidade”. Já o novo presidente da AJE-MS, Danilo Félix, fez questão de falar da importância dos parceiros, “deve-se enaltecer os apoiadores e os patrocinadores do evento, pois, sem o apoio e a confiança deles, este grandioso evento não teria se concretizado, e teríamos perdido uma grande oportunidade de inspirar e capacitar jovens empreendedores”.

Os novos diretores são jovens, estão empolgados e entenderam o propósito

da entidade.

EVENTOS

Page 85: Top Varejo 16

85

Page 86: Top Varejo 16

86


Top Related