Download - Tectum Active Frame

Transcript

SUMÁRIO

2 3 6

Telhas Cobert na Web Novas cores na gama Lógica Obra em Serpa

Revista Telhas CobertNº2 · Julho/Agosto 2011

TectumActive Frame®

A solução parauma Reabilitaçãode alta qualidade

a baixo custo. Pág. 4

editorial e notícias

EDITORIALCom o desenvolvimento do sector da Reabilitação, o tecidoempresarial deve procurar as melhores soluções técnicas,tendo em consideração o contexto económico que o Paísatravessa e não descurando as necessidades básicas parauma reconstrução de qualidade e durabilidade.

A solução apresentada pela TELHAS COBERT, o TectumActive Frame®, foi lançada na Tektónica no passado mêsde Maio e suscitou grande interesse entre os profissionaisdo sector da construção, como solução para a reabilitação.Clientes, Prescritores e demais profissionais, quepretendam um sistema global de construção de coberturasem telha cerâmica que lhes garanta um resultado dequalidade, estética e com menores custos, têm agora asolução. O Tectum Active Frame® é tudo isso e muito mais:é um sistema estrutural em aço galvanizado para suportede coberturas em telha, que pode assentar em laje deesteira, estrutura de madeira, betão ou mesmo quandoesta não existe.

Como poderão ler no artigo que publicamos acerca doTectum Active Frame®, este é composto por três tipos deestrado, de forma a criar um diafragma rígido no planodo telhado, onde o ripado é um elemento estrutural ecolaborante - daí o nome “Active Frame”.Pode ser complementado com a montagem decomponentes que permitem um perfeito isolamentotérmico e acústico, telas de barreira com vapor, bandasimpermeáveis de ventilação, entre outros.Com este sistema, obtém-se uma solução final ligeira -com um peso extremamente baixo - simples e rápida demontar, de grande qualidade e durabilidade, sem falar noresultado final de elevada estética e linearidade.

Ainda nesta edição, podem ler uma entrevista com ocoordenador da equipa que criou o Tectum Active Frame®,Eng. Rui Belchior, bem como conhecer os detalhes dasprimeiras obras realizadas com esta solução.

Esperamos que desfrutem desta edição da “COBERTURA”.Queremos apresentar uma revista cada vez melhor e avossa contribuição é fundamental. Enviem-nos a vossaopinião e sugestões para artigos futuros.

Boas Férias!

TELHAS COBERTMODERNIDADE E INOVAÇÃOTAMBÉM NA INTERNET

Coordenação Geral/Edição: Departamento MarketingFICHA TÉCNICA Periodicidade: QuadrimestralPaginação: Puramente Comunicação

02

ATRAVÉS DE UMA PRESENÇA DIGITAL MAIS ADEQUADA AO DIADE HOJE, O PRINCIPAL FABRICANTE DE TELHAS CERÂMICAS DAPENÍNSULA IBÉRICA PARTILHA A SUA EXPERIÊNCIA E SABERDIRECTAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET.Desta forma, a Cobert conta actualmente com uma BibliotecaCAD na sua página institucional, um Simulador de Telhados eum canal próprio no Flickr e no Youtube.

Ao consultar a Biblioteca Cad, terá acesso a desenhos e detalhesconstrutivos que pouparão tempo e trabalho aos seus projectos.Para isso, basta registar-se através de www.cobert-telhas.com.Também no site da Cobert encontra um Simulador de Telhados,que o ajudará a escolher a melhor opção para o seu projecto.Trata-se de uma ferramenta absolutamente intuitiva, fácil eprática. Após escolher entre “casa tradicional” ou “vanguardista”,o simulador dá-nos a possibilidade de integrar na imagem umadas gamas de telhas Cobert, com as suas variantes e diferentesacabamentos. Esta aplicação oferece ainda a oportunidade dever como fica a casa com diferentes tipos de fachadas.

O cana Telhas Cobert do Flickr é um desenvolvimento natural daincursão da empresa na internet. O principal obectivo passa porcolocar à disposição dos profissionais do sector a nossa experiênciaem reabilitação de telhados, através de imagens ilustrativas quedão a conhecer a ampla oferta de produtos Cobert.Para aceder basta ir a www.flickr.com/photos/cobert-telhas.com.

O canal Cobert no Youtube vem disponibilizar, de forma fácil erápida, filmes e informações sobre a empresa. Este canal estreou--se com três filmes técnicos referentes à montagem de produtosda gama de Componentes para Telhado.Para conhecer e navegar no canal:www.youtube.com/user/telhascobert, ou através do sitewww.cobert-telhas.com

03

clientes

GAMA LÓGICA ENRIQUECE PORTFÓLIO

De forma a ir ao encontro das necessidades do mercado, a Telhas Cobert lançou três novas cores na gama Lógica,desenvolvidas pelos técnicos de engobes da unidade do Outeiro da Cabeça.São elas:Lógica Lusa - Camel e Cobre (meio-brilho)Lógica Marselha - Camel e Cobre (meio-brilho)Lógica Plana - Cobre (meio-brilho) e Galena (mate)

Para mais informaçõe, consulte www.cobert-telhas.com

LÓGICA LUSACAMEL

LÓGICA LUSACOBRE

LÓGICA MARSELHACAMEL

LÓGICA MARSELHACOBRE

LÓGICA PLANACOBRE

LÓGICA PLANAGALENA

O Tectum Active Frame® é um sistema estrutural em aço perfilado galvanizado* para suporte de coberturas em telha,parcialmente pré-fabricado e modelado.Na sua concepção foram tidas em conta as novas imposições dos regulamentos RCCTE (térmica) e Ruído (RegulamentaçãoEuropeia). É constituído por uma estrutura de suporte que pode ser aplicada em laje de esteira, madeira ou betão.

* Perfis em chapa S250 + galvanização a zinco a 275 g/m2 (de acordo com EN 10326).Outra classe de material ou acabamento sob encomenda.

Este sistema permite a fixação de isolamentos térmicos, acústicos e telas para barreira de vapor, sendo complementadopor um conjunto de peças que potenciam a obtenção de excelentes resultados.

O sistema Tectum Active Frame® é composto por três tipos de estrado*, utilizados mediante a necessidade da estrutura:

ESTRADO V1 ESTRADO V2 ESTRADO V3

TECTUM ACTIVE FRAME® - A solução para uma Reabilitaçãode alta qualidade a baixo custo.

04

em foco

O Sistema Active Frame® forma um diafragma rígido no plano do telhado e apresenta as seguintes fases de montagem:

FASE 1 - MONTAGEM DE TRELIÇAS FASE 2 - COLOCAÇÃO DAS MADRES FASE 3 - FIXAÇÃO DAS LONGARINAS FASE 4 - APLICAÇÃO DOS ESTRADOS

DIVOROLL URSA XPSURSA AIR

De forma a garantir um perfeito Isolamento Térmico e Acústico, o sistema Tectum Active Frame® é enriquecido com amontagem de complementos na sua estrutura que, com características e objectivos específicos, são referenciados pelasua excelente qualidade:

Tela em tecido não tecido que temcomo característica criar umabarreira de vapor unidi-recional.

Isolamento Acústico e Térmicopermite ter tempos de atrasotérmico de 7 horas.

Isolamento Térmico comple-mentar permitindo o isolamentotérmico desejado.

Para mais informações sobre este inovador sistema, contacte-nos para [email protected]

De acordo com as necessidades e exigência de cada projecto, é apresentado um conjunto de peças que permite umaperfeita conjugação dos elementos de fixação, garantindo a obtenção de estruturas leves, mas extremamente resistentes:

05

em foco

ASA MADRES DCLONGARINASCOBERT

RIPA COBERT CLIP COBERT BARRA

MADRES C ÓMEGAS FECHO BELGALIGADORESCOBERT

CANTOS CHAPAS DE NÓCOBERT

LUVACOBERT

APOIO APOIODE CANTO

CONE

06

REABILITAÇÃO de cobertura em SERPA

obra

Localizada no Baixo Alentejo, Serpa é sede de um dos maiores municípios dePortugal. Esta simpática cidade já era povoada antes do domínio dos Romanos,contudo foram estes que fomentaram o desenvolvimento do concelho, emespecial a nível agrícola. Em 1166 foi conquistada aos Mouros por D. AfonsoHenriques, tendo sido perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista.Foi definitivamente construída como concelho por D. Dinis, que também mandoureconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas, em 1295.Em 1512 D. Manuel I deu a Serpa um novo foral.A sua localização, próxima da fronteira espanhola, acarretou graves problemaspara o desenvolvimento deste concelho. Com as guerras da Restauração, Serpaficou quase completamente destruída, nomeadamente a sua fortaleza.

Hoje em dia, Serpa é uma cidade muito bonita que conta com cerca de 5200habitantes, e que mantém a traça original de inúmeros edifícios. A reabilitaçãoem Serpa é, por isso, prioritária.Foi aqui, em Setembro e Outubro de 2010, que arrancaram as primeiras obrascom o sistema Tectum Active Frame: duas escolas primárias - Serpa e Vila Novade São Bento.Sob a responsabilidade da Câmara Municipal, os projectos destas escolas foramadaptados pelo departamento técnico da Cobert, recorrendo à equipa do ActiveFrame.Os projectos foram executados segundo o método da Cobert, tendo-se recorridoaos serviços de metalomecânica da Faustino & Ferreira (Leiria), cuja parceriaengloba o fabrico e teste desta nova solução para telhados.

ALGUNS DADOS DAS OBRAS:

- Área de telha: 1600m2; 36.300kg de aço- Telha: TelhaSol- Isolamento Ursa Air: 1200m2- Isolamento XPS: 400m2- Número de Treliças: 24- Estrados Cobert: 120 (V1); 140 (V2); 160 (V3)

07

entrevista RUI BELCHIOR SANTOS

> Qual é a sua ideia sobre a utilização de estruturasmetálicas em suporte de telhas?A utilização de estruturas metálicas é, de um modo geral,o futuro das estruturas e em particular nos telhados. Nascoberturas, a utilização de um esquema estrutural embetão armado é algo que se está a tornar impensáveldevido ao seu peso e também por criar limitações naestrutura principal. A utilização de estruturas metálicascom aço tradicional ou em aço enformado zincado é ométodo mais fácil de criar estruturas com adaptabilidadeem esquema estrutural e com um peso 10 a 15 vezes menorque o betão.As vantagens são enormes. Ao reduzir a massa dacobertura obtêm-se benefícios na resistência do edifícioaos sismos e melhoria do comportamento ao vento.

rui belchior é licenciado em engenharia civil pela fctuc, universidade

de coimbra desde 1990. sócio fundador da gipac, lda. e da zanet, lda.,

empresas dedicadas à produção de software de engenharia civil e

consultoria em projectos de engenharia.

programador de software para engenharia civil, co-autor de

softwares comerciais como repa betão®, hidrocad®, resicad®. trabalha

em tecnologias paralelas à engenharia civil como delphi, opengl e

programação em elementos finitos.

É o gestor da equipa contratada à empresa zanet software pelo grupo

Uralita, com o objectivo de introduzir e desenvolver tecnologias na

área da construção metálica para estruturas de telhados em telha

cerâmica, nomeadamente o tectum active frame®.

> Como é que alguém da área de programação e elementos finitos se dedica actualmente a telhas e telhados?Todas as actividades têm aspectos pouco lógicos para um observador desatento, mas de facto houve algumas coincidênciase factores sem os quais não era possível estar a trabalhar em telhas e telhados. Os telhados e estruturas de telhado são,ao contrário do senso comum, peças estruturais complexas, onde os elementos finitos e programação são elementosfundamentais e indispensáveis.

> Como tem sido realizado o trabalho com o grupo Uralita e como têm reagido as pessoas ao seu trabalho?O meu trabalho é o resultado de um grupo que inclui também pessoas do grupo Uralita. Existe um staff de pessoas daUralita fundamental desde o início para o processo criativo e para o desenvolvimento do sistema Tectum Active Frame®.Este sistema é a melhoria do sistema antigo Tectum®; nós só o melhorámos e adaptámos aos novos regulamentos detérmica, acústica, criando alguns procedimentos de forma a adaptar-se em termos de projecto de estrutura aos Eurocódigos1, 2 e 3.

> Quando se fala em coberturas, quer sejam telhados em telha ou cobertura em chapa, há ideia de que o novo regulamentode Térmica, o RCCTE, não considera estes elementos importantes. Qual é a sua opinião?No novo regulamento RCCTE (Dl 79, 78 80 de 2006), a importância das perdas e ganhos da envolvente exterior é pequenano cálculo da classe energética. Em estudos feitos em alguns países a energia gasta nas habitações, a importância dascoberturas poderá chegar a 14% da energia total, o que revela a sua real importância. Em climas quentes como o nosso,penso ser fundamental criar um sistema de cobertura que provoque um tempo de atraso de pelo menos 9 horas, sendopara mim evidente que as telhas cerâmicas são a melhor solução. Em termos de outros regulamentos, nomeadamenteruído, não me parece que a utilização de coberturas em chapa seja uma solução possível e credível. Os sons criados porpercussão nas chapas são, como sabemos, ampliados, o que em edifícios de habitação se torna um problema de difícilresolução.

> Qual vai ser o seu trabalho e relação com o SistemaTectum Active Frame® e Uralita no futuro?A Uralita e a ZAnet têm neste momento uma relação deparceria que tem como plano base o lançamento datecnologia Tectum Active Frame® em Portugal e Espanha.Neste momento, já estamos a planear trabalho para ospróximos anos e a montar uma equipa de formação eapoio em obra, que em breve será visível no terreno e coma qual pensamos criar uma relação sólida.

entrevista

A Telhas Cobert marcou presença em maisuma edição da Feira Internacional deConstrução e Obras Públicas, a Tektónica.Cerca de 58 mil visitantes marcarampresença neste importante certame,tendo-se verificado um crescimento nonúmero de visitantes internacionais.

de 3 a 7 de maio realizou-se na fil a

13ª edição da tektónica, a maior feira

portuguesa de construção e obras

públicas.

na área de exposição da telhas cobert

os visitantes encontraram um leque

de soluções inovadoras no segmento

das coberturas de telhado.

Estas novas tonalidades, além de enriquecerem o portfólio da gama Lógica, vieram oferecer mais possibilidades para ascoberturas e enquadramentos com os projectos de arquitectura e meio envolvente. A qualidade das telhas Lógica não éum acaso, mas sim o produto resultante de um processo de fabrico com a mais alta tecnologia. Esta apresentação reforçoua mostra de qualidade e acabamento que tem a telha Lógica. Foi lançada no mercado em 2009 e desde aí tem-se reveladoum sucesso, em grande parte devido à sua elevada qualidade, estética e desempenho.

Ao longo destes cinco dias, os visitantes tiveram oportunidade de conheceras mais recentes novidades do sector da construção, apresentadas por umconsiderável número de empresas expositoras presentes. Com uma área deexposição de 144m2, a Telhas Cobert apresentou ao mercado as mais recentesnovidades da gama Lógica, com o lançamento de três novas cores. (ver mais napágina 3)

breves

COBERT presentena TEKTÓNICA 2011

Também de grande importância foi a presença de alguns clientes internacionais, que confirmaram o grande interessepela qualidade dos nossos produtos e soluções.A Tektónica é, cada vez mais, uma feira de referência para os mercados internacionais, funcionando como uma importantemontra do melhor que se produz no sector dos materiais de construção.Apesar da situação que o sector atravessa, o balanço foi muito positivo e a presença da Telhas Cobert neste certame foiindispensável para manifestar a confiança nos seus clientes, reforçar a continuidade dos produtos e novas soluções econsolidar a presença no mercado.

TELHAS COBERT APRESENTA SISTEMA INOVADORDe destacar foi o lançamento do Tectum Active Frame®, um sistema estrutural em aço perfilado galvanizado para suportede coberturas em telha, parcialmente pré-fabricado e modelado.

Este sistema é uma nova solução posta à disposição dos Arquitectos e Construtores,que possibilita a construção de estruturas de suporte para coberturas com telha numsistema leve. Esta solução esteve também representada no Espaço Reabilitação e osvisitantes valorizaram essencialmente o conceito inovador e funcional deste novosistema, trazendo assim ao mercado da reabilitação novas soluções, mais eficazes ecom uma garantia de qualidade ímpar. (ver mais nas páginas 4 e 5)

www.cobert-telhas.com


Top Related