Download - Sentidos 5

Transcript
Page 1: Sentidos 5

sentidos

fadiga!Livre-se da

Diana Pereira beleza saudável

Prepare-se parao Verão

As alteraçõesclimáticas

Nº05.2007 PRIMAVERA

sentidosé uma ediçãoceleiro-dieta

GRÁTIS PVP €0,95

revista de saúde e bem-estar - Primavera 2007

Vales descontono interior

Page 2: Sentidos 5

Parcerias Cartão ClienteCeleiro-Dieta 33Naturalmente consigo

Mundo EcológicoAs alterações climáticas 34

Lojas Celeiro-DietaAlmada• Forum Almada, loja 1.119, tel. 21 250 82 20Amadora• Hipermercado Continente, loja 33, tel. 21 425 45 48Cascais• Cascaishopping, r/c, loja 69, tel. 21 460 73 04Coimbra• C. C. Dolce Vita, loja 006, tel. 23 978 06 17Lisboa• Rua 1º de Dezembro, 65, tel. 21 030 60 30• Rua Coelho Rocha, 102-A, tel. 21 397 16 48• Avenida da República, 83-C, tel. 21 795 28 23• Avenida João XXI, 22-C, tel. 21 848 69 08• Rua Morais Soares, 83-A, tel. 21 814 19 13• Av. António Augusto de Aguiar, 130, tel. 21 355 81 64• Olivais Shopping Center, piso 0, loja 3, tel. 21 851 50 63• C. C. Vasco da Gama, loja 0.21, tel. 21 895 12 27• C. C. Colombo, piso 0, loja 51, tel. 21 711 10 05Loures• Loures Shopping, loja 0017, tel. 21 982 53 53Oeiras• Oeiras Parque Shopping, lojas 1.018/1.019, tel. 21 446 07 86Porto• C. C. Dolce Vita, loja 009, tel. 22 502 58 84Seixal• Rio Sul Shopping, loja 10, tel. 21 227 07 49Vila Nova de Gaia• Gaia Shopping, loja 13, tel. 22 370 65 00Guimarães• Guimarães Shopping – Brevemente

NOVA LOJA

Caro(a) Leitor(a),

Foi precisamente há um ano que publicámos a primeira edição da Re-vista Sentidos e o balanço, após as 4 edições que foram realizadas ao longo do ano de 2006, é muito positivo.Tentámos proporcionar uma revista interessante e actual, edição após edição, em que o conteúdo da mesma fosse o mais completo possí-vel. Para tal, têm sido muito úteis as opiniões construtivas que fomos recebendo dos nossos leitores.

Na última edição, mais concretamente no artigo sobre o coração, de-mos-lhe as nossas sugestões para conseguir uma saúde cardiovascu-lar saudável. Em simultâneo, nos meses de Janeiro e Fevereiro, tivemos em todas as lojas Celeiro Dieta técnicos de saúde a fazer a avaliação do quadro cardiovascular dos nossos clientes. Nesta publicação Senti-dos Primavera, fazemos um balanço deste rastreio cardiovascular que contou com a participação de centenas de clientes em todo o país. Depois de um Inverno marcado pela chuva e frio, aguardamos que a Primavera nos traga dias mais compridos e amenos. É também nes-ta altura que surgem alergias e, principalmente, fadiga causada pelos inúmeros esforços realizados durante o Inverno. Deste modo, o artigo central aborda este tema dando-lhe mais uma vez sugestões e conse-lhos. A preparação para o Verão é outro dos temas centrais da revista, especialmente porque partilhamos a opinião de que esta preparação, nomeadamente a nível de redução de peso corporal, deve ser feita antecipadamente e de forma equilibrada. Por último, além de outros temas como é o caso da obstipação, en-contrará ainda muitos conselhos para desfrutar da estação do ano que se aproxima.Mais uma vez, sempre que tiver uma sugestão pedimos que nos envie para [email protected]ão deixe que a Primavera lhe passe ao lado! Aproveite-a!Boa leitura.

Foi há um ano...

Editorial 02 Índice

Tiago Lôbo do Vale, Director Sentidos

SaúdeAprenda a combater a fadiga naturalmente

06

Novidades e DestaquesOs melhores produtos 03

LegislaçãoA sua opinião é importante. Actue urgentemente.

10

Alimentação e Bem-EstarObstipação 12

Fora de CasaAproveite a sua Primavera 19

ViagensMarraquexeSerra da Estrela

20

ConsultórioAs respostas às suas dúvidas 26

PerfilEntrevista a Diana Pereira 27

Terapia AlternativaO Chi kung 28

Coma BemAs suas receitas saudáveis 31

Plantas MedicinaisOs múltiplos benefíciosdo Chá Verde

22

Alimentação e Bem-EstarEstá com excesso de peso? 16

EstatísticaO seu coração estava a 100%? 24

Page 3: Sentidos 5

Seitan e Tofu BioNATURSOY. Especialidades vegetarianas à base de seitan e de tofu.Pré-preparados e saudáveis, os produtos Natursoy têm na sua gama: espetadas, barritas e hambúrgueres.

Ricos em fibras e minerais e óptimos substitutos da car-ne, o Seitan e o Tofu são ideais para as refeições. Todos os produtos Natursoy são biológicos.

Novidades e Destaques 03

Alimentação

Cosmética

Cuide do seu CoraçãoSYTRINOLTM é uma fórmula natural e antioxidante composta por flavonas po-limetoxiladas extraídas de citrinos e tocotrienóis de óleo de palma (alfa, delta e gama), com benefícios comprovados a nível cardiovascular. Estes compos-tos actuam sinergicamente contribuindo para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total (- 30 %); colesterol LDL (- 27 %) e triglicéridos (- 34 %), como comprovam estudos clínicos, sem diminuírem o teor de CoQ10 ou provocarem outros efeitos secundáriosA dose considerada eficaz é de 150 a 300mg de SytrinolTM por dia, contudo os testes acima mencionados foram realizados com doses diárias de 300mg.

Bebida de Aloé VeraBEBIDA DE ALOÉ VERA DA LIFESTREAM. E se fosse possível tomar um suplemento alimentar sob a forma de uma bebida?Isso já é possível! A bebida de aloé vera da Lifestream contém as propriedades tradicionais do Aloé barbadensis acabado de colher. Processado o mínimo possível, os seus ingredientes contêm muitos nutrientes e outros componen-tes activos como polissacáridos mucilagenosos (MPS). Ideal para misturar em sumos de fruta.

Suplementos Alimentares

MÁSCARAS FACIAIS MONTAGNE JEUNESSE.Máscara Facial Lama do Mar Morto (com algas marinhas) 20mlRica em lama do Mar Morto, limpa em profundidade os poros da pele do rosto, tendo uma acção revitalizante. A pele fica macia e tonificada.

Máscara Facial Gel Morango e Natas 20mlA máscara facial em gel da Montagne Jeunesse, rica em ácidos de frutos, limpa em profundidade os poros da pele, deixando a sua pele fresca e visivelmente mais renovada.

Máscara Facial Acção Térmica (com argila vermelha) 20mlA máscara facial de acção térmica da Montagne Jeunesse contém argila vermelha, que, em contacto com a pele, aquece e remove em profundi-dade todas as impurezas e a oleosidade em excesso, deixando a pele do rosto limpa, macia e radiante.

Pele Macia e Tonificada

Plantas Medicinais

-30%de colesterol

Page 4: Sentidos 5

Novidades e Destaques 04

Escolha do Mês

Para poupar na conta de electrici-dade basta seguir alguns conse-lhos: optar por electrodomésticos de classe de eficiência energética A; não deixar luzes acesas numa divisão quando não é necessário; substituir as lâmpadas incandes-centes por lâmpadas fluorescentes compactas; portas e janelas bem calafetadas para evitar o uso de aquecimento desnecessário.Se todos usarmos estes truques o ambiente agradece e a conta dimi-nui.

Sentido VerdePoupe electricidade

Relaxe...VÁRIOS CDS DE MÚSICA RELAXANTE. Existem momentos em que o próprio som pode funcionar como uma excelente ‘arma’ con-tra o stresse. Deixe-se levar por estas melodias criadas com o único objectivo de lhe transmitir paz. Música para todos os momentos de partilha com os amigos e família.

Produto Biológico

Sobremesa 100% BioPURÉS DE FRUTA BIOLÓGICOS – CLEARSPRINGEsta sobremesa constituída por 100% de puré de frutas de origem biológica é perfeita para finalizar qualquer refeição ou para um snack.Uma forma saborosa e 100% natural de consumir fruta.Os purés de fruta biológicos da Clearspring estão disponíveis nos seguintes sabores: pêra e banana, maçã e morango, maçã e alper-ce, maçã e ameixa, maçã e ananás, maçã e mirtilo e pêra. Ideal para todos os elementos da família, especialmente, para as crianças levarem para a escola.

Celeiro-Dieta Vasco da Gama

A remodelação da loja Celeiro-Dieta no Centro Comercial Vasco da Gama já está concluída. Agora já pode en-contrar mais espaço para produtos frios e uma grande variedade de legu-mes biológicos.

Guimarães com nova loja Celeiro-Dieta

No final do mês de Março, a bela ci-dade de Guimarães passa a ser mais uma das anfitriãs de uma loja Celei-ro-Dieta. Visite-nos no Guimarães Shopping, Piso 0, em frente ao Con-tinente.

Sopa Celeiro-DietaApetitosas, naturais e caseiras. As novas sopas Celeiro-Dieta chegaram, finalmente, para tornar as refeições saudáveis e ainda mais apetitosas.

Água Celeiro-DietaCom a garantia da qualidade de água de nascente, esta vai ser a sua com-panheira para a Primavera e para o Verão. Refresque-se naturalmente com a leveza desta água.

Breves

Page 5: Sentidos 5
Page 6: Sentidos 5

Aprenda a combater a

fadiga naturalmente

Em grande parte dos casos, a fadiga surge como fruto de um estilo de vida moderno, caracterizado por uma fraca qualidade de vida que inclui excesso de trabalho, stresse, maus hábitos ali-mentares, escassa actividade física, poucas horas de sono, etc..

De uma forma simples, poder-se-ia descrever a fadiga como uma sensação de cansaço que surge habitualmente após a realização de um esforço, sendo por isso normal sentirmo-nos cansados após um dia de trabalho ou depois de uma actividade desportiva. E, regra geral, ao fim de um dia de trabalho, uma noite de sono deveria “carregar as nossas baterias”, deixando-nos preparados para enfrentar um novo dia. Mas assim sendo, por que razão é cada vez mais comum ouvirmos as pessoas queixarem-se de que estão constantemente cansadas?

Com a chegada da Primavera e de temperaturas mais amenas tentamos aproveitar ao máximo os dias que são cada vez maiores. No entanto, os casos de fadiga nesta altura do ano são bastante usuais devido aos inúmeros es-forços realizados durante a estação fria que acabou. Para além das constipações e gripes mais características du-rante o Inverno, nos últimos meses do ano são também maiores as exigências profissionais, factores que poderão desencadear cansaço e falta de energia.

A fadiga por si só não constitui uma verdadeira doença, tratando-se normalmente de um sintoma de outro proble-ma. Em grande parte dos casos, a fadiga surge como fruto de um estilo de vida moderno, caracterizado por uma fraca qualidade de vida que inclui excesso de trabalho, stresse, maus hábitos alimentares, escassa actividade física, pou-cas horas de sono, etc..

Por outro lado, pode ser causada por situações mais es-pecíficas, como perturbações do sono, doenças cardio-vasculares, problemas respiratórios, doenças do fígado ou dos rins, obesidade, desequilíbrios hormonais da tiróide ou das supra-renais, diabetes, depressão, imunidade reduzi-da, infecções, dietas rigorosas das quais resultem carên-cias de vitaminas e minerais, convalescença, etc.. Aliás, a fadiga surge como consequência de grande parte das doenças. Por exemplo, ainda ao longo da vida da mulher, a fadiga pode surgir em determinadas fases, como a gravi-dez, a menopausa ou menstruações abundantes (que po-dem originar anemia). Até a toma de alguns medicamentos poderá ocasionar fadiga. Outras causas podem relacionar-se com problemas socio-económicos e familiares (proble-mas financeiros, desemprego, morte de um ente querido, divórcio, etc.).

A fadiga traduz-se por um cansaço persistente e duradou-ro, intermitente ou contínuo (que não desaparece após as horas de repouso) e que se pode prolongar por mais de duas semanas. Salientam-se outros sintomas como falta de concentração, dificuldade em executar tarefas habitu-ais, diminuição da capacidade de desempenho, diminui-ção de libido, irritabilidade, alterações de humor, ansieda-de, impaciência, falta de interesse e de motivação e mes-mo depressão.Assim, quando a fadiga se manifesta através destes sin-tomas e é difícil de ultrapassar, a opinião médica torna-se

Saúde 06

Page 7: Sentidos 5

imperativa, para que este averigúe a sua verdadeira causa. Como já foi referido, a fadiga pode dever-se a uma doença específica que necessitará de tratamento adequado. No entanto, por vezes, a fadiga é inexplicável e a sua causa não é devidamente identificada. Nestes casos, é muitas vezes apelidada de astenia. Na síndrome da fadiga cróni-ca, a fadiga persiste pelo menos por seis meses e é difícil de tratar.

São muitas as medidas que estão ao nosso alcance para ajudar a fornecer mais energia ao nosso organismo, de forma a combater a fadiga (que seja não devida a uma doença específica). Em primeiro lugar, deverá efectuar uma auto-avaliação so-bre o estilo de vida, com o objectivo de minorar os maus hábitos e fomentar os bons. Um dos aspectos mais importantes prende-se com a acti-vidade profissional, que quase sempre ocupa a maior parte do nosso dia e é, por vezes, uma grande fonte geradora de stresse. Certamente que o stresse pode ser motivante, pois caso contrário o tédio poderia ocupar a nossa vida. Porém, é do conhecimento geral que o stresse intenso e prolongado é prejudicial, sendo portanto necessário apren-der a lidar com as tensões diárias. Tente, por exemplo, ser mais organizado e metódico, para melhor rentabilizar as horas de trabalho, aprenda a trabalhar em equipa e a de-legar tarefas. É ainda essencial aprender a distinguir a vida profissional da familiar, não levar os problemas do trabalho para casa e vice-versa. Tanto ao nível profissional como pessoal é imperativo tomar uma atitude positiva e afastar o pessimismo.Descubra, por exemplo, um hobbie que lhe dê prazer, mas lembre-se de que demasiadas ocupações significarão me-nos tempo para descansar. Por vezes, é necessário co-nhecer os próprios limites e saber dizer não.

A forma mais saudável de relaxar e ao mesmo tempo repôr energia é sem dúvida a prática de uma actividade física re-gular e adequada, cujos benefícios se repercutem a vários níveis. E com a chegada da Primavera, terá razões mais do que suficientes para praticá-la ao ar livre: passeios por jardins, pela praia, andar de bicicleta, etc.. E por que não o yoga, o Tai chi, o Chi kung ou até a meditação?

Outro aspecto a considerar é o aumento da qualidade do repouso, pois nem sempre dormir mais horas significa efec-tivamente mais descanso. Normalmente, recomendam-se 8 horas de sono, mas é fundamental que este seja repara-dor, caso contrário poderá surgir fadiga intelectual e física, que afectará funções como a memória, a concentração e o raciocínio, originando uma diminuição do rendimento.Muitas pessoas recorrem ao tabaco e ao álcool como esti-mulantes mas, na verdade, estas substâncias acabam por surtir o efeito contrário, sendo bastante prejudiciais e cau-sadoras de doenças, nomeadamente quando utilizadas em excesso.

Tal como acontece em grande parte das afecções, tam-bém no que respeita ao combate à fadiga, a alimentação desempenha um papel primordial. Os hidratos de carbo-no complexos como os cereais (de preferência integrais), o pão, a batata, entre outros, englobam-se no grupo de alimentos que mais fornecem energia. Os frutos e os legu-mes (de preferência de origem biológica) são fornecedores

de vitaminas e minerais, nutrientes essenciais no combate à fadiga. São exemplo de alguns alimentos altamente nutri-tivos o gérmen de trigo, outros germinados, a levedura de cerveja ou as algas. Em suma, tente fazer uma alimenta-ção saudável, variada e equilibrada para evitar deficiências nutritivas e beba bastante água ao longo do dia. Para não perturbar o sono, à noite evite refeições pesadas, alimen-tos gordos, bebidas alcoólicas e excitantes. Não se esque-ça, ainda, de que não é certamente à toa que se diz que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Sabemos, contudo, que na prática é uma refeição negli-genciada por muitos. Segundo um estudo realizado por uma publicação portuguesa, entre os adolescentes, cerca de 20% dos rapazes e 30% das raparigas não têm por hábito tomar o pequeno-almoço regularmente e cerca de 1% dos jovens ignora-o simplesmente.Esta é uma refeição essencial que deve cumprir dois ob-jectivos: aliviar o período nocturno de jejum e proporcionar a energia necessária para as actividades a realizar durante a manhã.

Alguns suplementos alimentares poderão ser muito úteis para ajudar a combater a fadiga e para fornecer ener-gia ao organismo. De uma forma geral, um suplemento multivitamínico, mineral e antioxidante poderá ajudar a colmatar uma eventual carência, a proteger o organismo e a estimular a energia.

Neste âmbito, são muitos os nutrientes que poderão ajudar. No que respeita às vitaminas, salientam-se as vitaminas do grupo B, necessárias ao sistema nervoso e imunitário, au-mentam a eficácia dos glóbulos brancos, que combatem bactérias e vírus e são também indispensáveis à renova-ção normal dos glóbulos vermelhos. Destaca-se a vitamina B12, cujas propriedades ajudam a reforçar a memória, a promover a concentração e a aumentar a energia e a sua deficiência provoca fadiga. O papel da vitamina C é tam-bém aqui importante pois estimula a imunidade, ajuda a re-generar os tecidos e apoia as supra-renais que controlam a produção das hormonas do stresse no organismo.No caso dos minerais, o magnésio assume um pa-pel primordial, pois ac-tiva grande parte das enzimas do nosso organismo e tem influência na pro-dução de energia, ajudando a aliviar os sintomas de fadiga. O ferro é essencial na pre-venção e tratamen-to de anemias (por falta de ferro). A de-ficiência deste mineral pode levar a dificuldades de aprendizagem, alterações da função imunitária, decréscimo dos níveis de energia e capacidades físicas.Outros suplementos que ajudam a fomentar a energia e a combater a fadiga são a co-enzima Q-10: responsável pela produção de energia nas células, auxilia as enzimas nos seus processos catalisadores, imprescindíveis ao funcio-

Saúde 07

Page 8: Sentidos 5

namento do organismo; o ácido alfa-lipóico: antioxidante potente, co-factor essencial na produção de energia dentro das células, aumenta os níveis de energia especialmente no cérebro e nos músculos durante o exercício; a carnitina responsável pelo transporte dos ácidos gordos para a mi-tocôndria celular, local onde são convertidos em energia; a lecitina de soja fonte natural de fosfatídeos, nomeadamen-te fosfatidilcolina que fornece colina, aumenta a capacida-de mental de alerta e a memória, sendo assim uma ajuda útil na fadiga intelectual; o 5-HTP (5-hidroxitriptofano) actua sobre os níveis de serotonina, poderá ajudar em casos em que a fadiga se encontre ligada a depressões, a alterações do humor, ansiedade ou insónias; a geleia real – substância produzida pelas abelhas obreiras para alimentar a rainha e é tradicionalmente usada como reconstituinte durante pe-ríodos de convalescença devido à sua riqueza nutricional. Contém os 8 aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais, acetilcolina (uma substância particularmente importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e da me-mória); algumas espécies de cogumelos, como o Cordy-ceps sinensis, têm apresentado bons resultados no reforço das defesas do organismo, a melhorar a performance física e a combater a fadiga.

No âmbito da fitoterapia, podem ser úteis plantas com propriedades adaptogénicas, ou seja, ajudam a aumentar

a tolerância aos diversos tipos de stresse. Destaca-se o ginseng (Panax ginseng), uma das plantas mais utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa. Esta planta pode ser útil em casos de fadiga (física, sexual ou mental) e em perí-odos de excesso de trabalho (físico ou intelectual), pois permite induzir uma melhor produção e/ou utilização de energia com diminuição dos sintomas de exaustão. No desporto, ajuda a melhorar as capacidades motoras, optimiza o consumo de oxigénio e as capacidades respi-ratórias e favorece a recuperação após o esforço. De um modo geral, permite aumentar o rendimento físico sem ter efeitos dopantes, razão pela qual o ginseng é utilizado por várias equipas olímpicas. Com características semelhan-tes, evidencia-se também a rodiola (Rodiola rosea) usada tradicionalmente pela população russa como bebida para dar saúde e longevidade, que tem um efeito protector dos neurotransmissores (serotonina e dopamina), aumentando a sua actividade por inibição da sua destruição enzimática e prevenindo a sua diminuição causada pela excessiva li-bertação de hormonas do stresse.O guaraná (Paullinia cupana), devido ao seu teor de guarani-na (substância semelhante à cafeína), é utilizado essencial-mente como estimulante. Assim, é constituinte de grande variedade de bebidas energéticas, pois ajuda a manter e a aumentar a concentração, ao mesmo tempo que contribui para combater a fadiga e reforçar a resistência física. A cola (Cola nítida) é uma planta que ajuda a combater a fadiga, a melancolia, a fraqueza muscular generalizada através da acção sinérgica dos seus constituintes: derivados xanticos (cafeína, teobromina) e derivados catéquicos.O ginkgo (Ginkgo biloba) tem sido utilizado maioritariamente em problemas relacionados com patologias venosas mas, nos últimos tempos, esta planta tem despertado interesse em novos domínios, como a insuficiência circulatória cere-bral e problemas neuro-sensoriais. Assim, tem sido verifi-cado em estudos clínicos que, entre muitas outras acções, o ginkgo ajuda a melhorar a memória e a concentração.O hipericão ou erva-de-São-João (Hipericum perforatum) é outra planta que poderá revelar-se útil, pois possui a capacidade de estimular o sistema nervoso, o ânimo e o psiquismo. Inúmeros estudos clínicos têm comprovado a sua eficácia como planta antidepressiva, sendo particu-larmente recomendada em casos de ansiedade, estados depressivos devido a fadiga nervosa e a estados psicológi-cos particulares (menopausa, luto, mudanças de estação, etc.). Esta planta ajuda a atenuar sintomas como perda de interesse e falta de motivação, dificuldades de concentra-ção, diminuição da qualidade do sono, entre outros.Mais uma vez, relembramos, que em caso de fadiga, a opinião do seu médico ou técnico de saúde é importante, pois poderá estar inerente uma doença específica, como aliás foi referido anteriormente.

Resumindo, levar uma vida calma e descontraída, dormir um sono reparador, praticar desporto, fazer uma alimentação equilibrada e recor-rer à ajuda de alguns suplementos alimentares são os nossos con-selhos e sugestões naturais para conseguir livrar-se da fadiga e poder aproveitar ao máximo a Primavera com vitalidade e energia!

Saúde 08

AS NOSSAS SUGESTÕES

Page 9: Sentidos 5

FERRO VITALSatisfaz as necessidades de ferro

Fornece ao organismo 100% da DDR:• de Ferro (gluconato de ferro)• de Vitaminas B2, B6, B9, B12 e C* * apenas nos comprimidos

100% da Dose Diária Recomendada de Ferro Disponível em embalagens de 24 comprimidos e 250ml.

RED ENERGYEnergia imediata para cansaço repentino

• Guaraná: 30mg de guaranina por dia• Não provoca excitabilidade nervosa ou habituação• Efeito imediato Disponível em embalagens de 18 comprimidos e 150ml.

ENERGY PLUSRecuperação de energia rápida e duradoura• Efeito adaptogénico: Ginseng C.A. Meyer em pó, Extracto Seco de Rodiola e Ginkgo• Efeito estimulante: Coenzima Q10 e extracto Seco de Cola nítida• Efeito antioxidante: Coenzima Q10 e levedura de selénioUm estudo de eficácia (*) demonstrou que ENERGY PLUS diminui rapidamente a fadiga física e actua em profundidade na fadiga psíquica. (*) Estudo de eficácia, duplamente cego, placebo controlado, realizado no Hospital Americano de Varsóvia, Polónia, orientado pelo Dr. Ewa Matyska (médico, reumatologista, nutricionista), 2004.

Disponível em embalagens de 36 comprimidos.

HAPPY PLUSPara recuperar o ânimo (Hipericão e Magnésio)• O Hipericão exerce um efeito favorável* na ajuda para reencontrar a alegria de viver.• Teor de hipericina: 700µg (dose diária)• O Magnésio actua em situações de pressão.*demonstrado por numerosos estudos clínicos

Disponível em embalagens de 60 comprimidos.

FORCE PURERevitaliza o organismo especialmente durante a convalescença

• Dose elevada de Geleia Real pura: 2000 mg/dia• Geleia Real de grande pureza controlada pelos Laboratórios Ortis100% Qualidade Garantida Disponível em embalagens de 250ml.

MEMOFORMEstimula a memória e a concentração (4 Estimulantes)

• O Ginkgo actua na oxigenação das células cinzentas• A Lecitina de Soja estimula a nutrição celular• O Magnésio e o Guaraná ajudam a reduzir a fadiga e as dificuldades de concentraçãoDisponível em embalagens de 60 comprimidos.

Saúde - Sugestões 09

AS NOSSAS SUGESTÕES

Page 10: Sentidos 5

A sua opinião é importante.

Actue Urgentemente.

Legislação 10

A União Europeia está no momento a reavaliar as dosa-gens máximas permitidas para as vitaminas e os minerais presentes nos suplementos alimentares, de forma a fixar valores uniformes, nos seus vários estados membros, o que deverá acontecer na Primavera de 2007. Dependendo das dosagens definidas, os consumidores europeus po-derão perder o acesso a suplementos, contudo seguros, que actualmente consomem. O contrário poderá também ocorrer, isto é os limites estabelecidos poderão ser tão abrangentes a ponto de permitir aos consumidores opta-rem por um produto de potência superior, cuja segurança foi cientificamente testada. Esta seria, sem dúvida, a opção mais correcta e justa para todos aqueles cuja saúde está relacionada com a toma de suplementos alimentares. Neste momento, temos todo o interesse e dever em infor-mar a Comissão Europeia realçando a importância de 3 princípios básicos: •No caso de vitaminas e minerais para os quais não existem evidências de doses não seguras, a Comissão não deveria fixar nenhum valor.

•Para os produtos em que existem evidências quan-to aos limites de segurança, a Comissão deveria es-tabelecer os limites máximos possíveis de utilização, de acordo com dados científicos.

•Deveria sempre ser dada a oportunidade de esco-lha ao consumidor nas questões de Suplementação Alimentar.

Por forma a ilustrar uma potencial situação deixamos aqui um exemplo prático: Como é do conhecimento geral, a dose diária de vitamina C, vulgarmente utilizada como reforço da imunidade geral, na prevenção de estados gripais, no combate a diversas infecções e como antioxidante, é de cerca de 1000 mg. Dose que, actualmente, poderá encontrar ao seu dispor em qualquer loja de produtos naturais, farmácia ou mesmo no hipermercado. Dose que sabemos ser perfeitamente segura do ponto de vista de utilização e sem quaisquer efeitos secundários associados.Se, porventura, a dose desta vitamina for fixada pela Direc-tiva num valor inferior, digamos 500 mg, 250 mg ou mesmo no valor da sua DDR (Dose Diária Recomendada), os 60 mg, o suplemento passará a ter o mesmo efeito que a in-gestão de uma laranja diária, ou seja, deixará de ser eficaz! Neste caso, o consumidor deixará de poder prevenir, por exemplo, o aparecimento de uma gripe através da utiliza-ção do suplemento alimentar. Deste modo, pedimos a todos os consumidores deste tipo de produtos que expressem a sua opinião e influenciem a decisão que será tomada pela Comissão Europeia. Para tal, são necessários apenas 3 passos: 1-Escreva uma carta endereçada ao Comissário Eu-ropeu responsável por esta questão, explicando o seu ponto de vista

Mr. Markos KyprianouThe CommissionerDirectorate General Health and Consumer ProtectionThe European CommissionB-1049 BRUSSELSBELGIUM

[email protected]

Fax:+3222988473 2-Envie uma cópia dessa carta à autoridade nacional competente para o assunto ASAE Sr Dr António NunesAv. Conde Valbom, 98Apartado 142701064-824 Lisboa 3-Encoraje os seus familiares, amigos, colegas e co-nhecidos a fazer o mesmo! No site www.celeiro-dieta.pt encontrará um exemplo tipo desta carta para o ajudar a formalizar o processo.A sua ajuda é fundamental. Actue.

Page 11: Sentidos 5
Page 12: Sentidos 5

A obstipação não é certamente um assunto novo contudo, o tema não deixa de provocar algum embaraço quando abordado, para além de muitas vezes ser uma situação que passa “despercebida”.Imagine que vai a uma consulta de rotina e o médico per-gunta-lhe: “Vai todos os dias à casa de banho?” A resposta a esta questão tão geral pode ser bastante diversa tam-bém, mas, normalmente, a mesma é entendida da forma que se pretende. Existe, no entanto, alguma hesitação por parte do paciente. Porquê? Provavelmente, porque nunca tinha pensado no assunto em causa! Trata-se de um acto natural do quotidiano e, por isso, não lhe damos muita im-portância. Noutras situações a resposta é automaticamen-te sim, sem sequer se pensar no conteúdo da pergunta. ”E quantas vezes?”, é bombardeado logo a seguir… sente que estão a mexer com a sua intimidade, correcto? Outra pergunta delicada e não sabe bem se o que está a pensar é a resposta correcta. Não estamos num concurso, mas podemos ter muito a perder se não fornecermos todas as informações correctas sobre o nosso funcionamento intes-tinal.A definição de obstipação pode ser muito variável, tendo

em conta que o ritmo do trânsito intestinal varia de indiví-duo para indivíduo… mas entende-se por obstipação a di-minuição da quantidade e do número de vezes que ocorre expulsão de fezes. É frequente a ideia de que é necessário evacuar uma vez por dia contudo, tal ideia deve ser des-mistificada pois a frequência pode variar individualmente, desde 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, sendo qual-quer uma delas considerada normal.A obstipação ou prisão de ventre é bem mais comum do que possamos pensar. Sabia que, aproximadamente, uma em cada dez pessoas, no ocidente, tem os intestinos “pre-sos”?Em Portugal, este problema afecta 2 milhões de pessoas, maioritariamente do sexo feminino.

De salientar que estamos a abordar a obstipação funcio-nal, a mais vulgar, excluindo a hipótese de esta ser conse-quente de qualquer doença.

Causas da obstipaçãoA defecação é um acto voluntário e natural existindo, no entanto, situações que podem complicar o funcionamento

Alimentação e Bem-Estar 12 Alimentação e Bem-Estar 13

Está de mau-humor? A sua barriga está inchada? Tem problemas de pele?...Talvez tenha um “intestino preguiçoso”. Leia este artigo e ponha-o a trabalhar!

Page 13: Sentidos 5

Alimentação e Bem-Estar 12 Alimentação e Bem-Estar 13

normal do seu “relógio intestinal”. O abuso de laxantes, a toma de alguns medicamentos, o stresse, uma alimenta-ção pobre em fibras e em água, preguiça em defecar, gra-videz e alterações do ritmo de vida como consequência de viagens são alguns exemplos. Além destes, de mencionar também as intervenções cirúrgicas, hemorróidas e algu-mas doenças como o síndrome do intestino irritável, diabe-tes, doenças neurológicas ou psiquiátricas, entre outras.

O sexo a que pertence e a sua idade são também factores condicionantes.Se é do sexo feminino, tenha ainda mais atenção! Para além do factor hormonal, progesterona, que actua na mus-culatura lisa provocando um abrandamento da função in-testinal, com a idade a mulher tende a produzir cada vez menos bílis e, como consequência, o bolo alimentar fica no intestino durante mais tempo, levando a um maior risco de obstipação.O envelhecimento do intestino associado ao avançar da idade, a alimentação pobre em fibras e em água e até a falta de mobilidade, causam muitas vezes paragens intes-tinais e volvos ou torção do intestino, para além da obsti-pação.

Os laxantesOs laxantes químicos, procurados muitas vezes como uma solução para o problema da obstipação, deverão ser evi-tados, pois na maioria dos casos são desnecessários e perturbam o equilíbrio hidroelectrolítico. Podem, inclusiva-mente, agravar a obstipação, causando habituação, aca-bando o organismo por cair num ciclo em que depende dos laxantes para a eliminação das fezes.Para além do abuso de laxantes também determinadas drogas e medicamentos poderão causar obstipação, des-tacando-se: os opiáceos (codeína, usada em xaropes para a tosse; morfina e heroína); os moduladores dos canais de cálcio, usados no tratamento da hipertensão arterial e ou-tras doenças cardiovasculares; os diuréticos, que por pro-vocarem perda de água através da urina tornam as fezes mais duras; os medicamentos psiquiátricos (calmantes, ansiolíticos e antidepressivos); e os antiácidos.

SintomasNecessidade de grande esforço para evacuar; sensação de mal-estar; fezes secas e duras; menos de 3 evacua-ções por semana são alguns dos sintomas. Cefaleias, vó-mitos, falta de apetite, perda de peso e febre surgem mais raramente e apenas em casos mais graves. Trata-se de uma situação incomodativa não só a nível físico, acabando por ter repercussões na sua qualidade de vida.Grande parte das substâncias tóxicas ou residuais do nos-so organismo são eliminadas através das fezes, tais como: sais biliares, ácidos gordos voláteis, metais pesados, corantes e conservantes. Se estas substâncias permane-cerem no intestino, acabam por ser absorvidas e entram no processo de purificação, sobrecarregando-o. Quanto mais tempo o bolo fecal ficar retido no cólon, menor será a quantidade de água presente nas fezes tornando-se as mesmas mais duras. Consequentemente, o trânsito intes-

tinal e a evacuação são dificultados, contribuindo para o aparecimento e agravamento de hemorróidas, divertículos e apendicites.Além disso, o contacto prolongado das fezes com a mucosa intestinal irrita a mucosa e aumenta o risco de can-cro. Pode agravar situações de gases intestinais, inchaço abdominal e sensação de estômago cheio, falta de apetite, celulite e incontinência urinária.

A prevençãoCom o intuito de prevenir ou ajudar a reduzir a obstipação, são várias as medidas que se devem considerar: educar o intestino, cuidar da alimentação, praticar exercício físico e conhecer o efeito dos medicamentos que toma.Poderá também recorrer à ajuda de suplementos naturais no caso de necessidade, desde que estes sejam associa-dos às medidas acima referidas.

AlimentaçãoNo que diz respeito à alimentação, destacamos o papel das fibras e da água. As fibras têm a capacidade de absor-ver água e, ao serem ingeridas, aumentam de volume, au-mentam o peso do bolo fecal e estimulam os movimentos peristálticos dos intestinos, influenciando positivamente o ritmo do trânsito intestinal. Absorvem ainda toxinas e al-guns metais pesados, para além de promoverem a forma-ção de uma flora intestinal benéfica, inibindo a proliferação de microrganismos patogénicos. Dos alimentos ricos em fibras, destacam-se os cereais inte-grais (farelos, sementes de linhaça, psílio), as leguminosas (lentilhas, soja, grão, feijão, ervilhas, etc.), as hortaliças (feijão verde, espinafres, brócolos, couve-flor, espargos, grelos, etc.) e as frutas com casca (ananás, ameixas, kiwi, tâmaras e figos secos, entre outros). Prefira os cereais integrais aos refinados. Consuma arroz, massas, flocos, pão, farinhas, escolhendo sempre que possível os integrais, já que as fibras encontram-se na pe-lícula que a refinação elimina.Dos farelos, o mais conhecido é o de trigo. Composto por fibras insolúveis é contra-indicado a intestinos sensíveis. Deverá ser cozinhado ou torna-se demasiado agressivo para os intestinos. Poderá, por exemplo, ser adicionado à sopa, no final da fervura. Actualmente, existe já farelo de trigo pré-cozinhado à venda no mercado que pode ser di-rectamente adicionado

Page 14: Sentidos 5

a leite, iogurtes, sumos ou sala-

das. O

f a r e l o de aveia, contém fibras solúveis, sendo mais sua-

ve para o intestino e podendo revelar-se uma melhor

escolha que o farelo de trigo!2 0 a 40g diários de fibra (ex.: 3 colheres de sopa bem cheias de farelo de trigo), poderão ser sufi- cientes. A ingestão de fibras, tal como o farelo, deve ser acompa-nhada de água, para não agravar a obstipação.Se for necessário, também pode recorrer a preparados com alto teor fibroso (mucilagens, gomas, pectinas), sob a forma de farelos, granulados, pós, cápsulas ou cubos. Especialmente nestes casos, beba bastante água.Ter em atenção que as fibras podem impedir a absorção de alguns medicamentos, convém, assim, administrá-los fora do horário das refeições.Deverá beber 1,5 a 2L de água por dia, evitando bebidas gasosas, pois estas levam à acumulação de gases, que são mal absorvidos pelo organismo. Tomar um copo de água morna em jejum, pode ser uma boa dica que surta efeito!Tendo em conta que em algumas pessoas a ingestão de leite de vaca pode dificultar o trânsito intestinal, nestes ca-sos, optar por bebidas de soja, pode ser uma boa ajuda. Grávidas e bebés também deverão consumir fibras, sendo as sementes de psílio e flocos integrais uma boa opção para incluir na alimentação. No caso dos bebés, estes de-verão ser adicionados a papas e a sopas.

Educar o intestinoE, se anteriormente falámos de educação alimentar, a edu-cação do intestino não é menos importante, sendo, con-tudo, a menos divulgada! Deverá tentar educar o intestino, evacuando todos os dias à mesma hora, de preferência depois do pequeno-almoço e sem pressa – indicação váli-da tanto para crianças como adultos.Para isso, mesmo sem vontade, terá de se sentar na sanita e esperar… É uma questão de hábito e o intestino também tem os seus. Evite conter a vontade de defecar. Esta, de-pendendo das ocasiões, poderá ser uma medida difícil de cumprir, mas sempre que possível deverá fazê-lo.O exercício físico pode não parecer, mas é também ele essencial para o bom funcionamento intestinal. A maior parte dos doentes acamados depara-se com o problema da obstipação por falta de mobilidade. Andar a pé, fazer ginástica ou correr são algumas das opções.Massajar o abdómen no sentido dos ponteiros do relógio, também poderá ajudar.

Suplementação AlimentarDevido à cronicidade da obstipação, pode ser necessário recorrer a outros meios como, por exemplo, a suplemen-tação alimentar com probióticos e prebióticos ou produtos à base de plantas.Os probióticos ajudam a combater a prisão de ventre e até a reduzir os riscos de cancro do cólon. São microrganismos vivos que podem ser ingeridos nos iogurtes, em cápsulas ou em pó. Devem ser tomados antes das refeições, com o estômago vazio. Entre os mais importantes destacam-se os Lactobacillus acidophillus, Bifidobacterium bifidus, Lac-tobacillus casei e Termophilus.É também necessário referir a importância dos prebióticos como a inulina e os fruto-oligossacáridos (FOS) que, tal como os probióticos, ajudam a manter a microflora intes-tinal equilibrada.Das plantas, o sene é sem dúvida a mais conhecida. Con-tudo, por estar tão associada à obstipação, acaba mui-tas vezes por ser utilizada errada e indiscriminadamente, acabando por agravar a situação. Deve ser usada apenas pontualmente, para não provocar cólicas e em casos de situações temporárias.Existem outras plantas que possuem uma acção laxativa mais ou menos forte que a do sene, destacando-se o aloé vera, a frangula, a cascara sagrada, o funcho e o ruibar-bo.Apenas por curiosidade e se pretender testar o tempo do seu trânsito intestinal, pode fazê-lo ingerindo alimentos que provoquem alteração da cor das suas fezes (como por exemplo beterraba, chocos com tinta, comprimidos de car-vão vegetal), ou ainda tomar 2 colheres de sopa de clorofila líquida. Saiba também que, em situação ideal, o intervalo de tempo que medeia entre a ingestão dos alimentos e a sua expulsão deverá ser inferior a 36 horas. Este intervalo pode, no entanto, variar de indivíduo para indivíduo e é, geralmente, mais longo nas mulheres que nos homens.

A PRISÃO DE VENTRE NÃO

MATA, MAS MÓI,

CERTAMENTE!

Alimentação e Bem-Estar 14

Page 15: Sentidos 5

Alimentação e Bem-Estar 15

FIBRA DE PSÍLIO Com fibras de psílio, ricas em mucilagens que pelo seu efeito laxativo actuam beneficamente na função intestinal.Como suplemento alimentar, tomar 2 cápsulas vegetais por dia, com um copo cheio de água. Adequado a vegans.

GRANOSSON (Cereais crocantes com farelo de trigo pré-cozinhado) Com farelo de trigo (84,2%). Sem adição de açúcar. Naturalmente rico em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do sistema digestivo e para um sensação de saciedade. Rico em proteínas essenciais ao organismo. Ideal para um pequeno-al-moço crocante! Pode ser adicionado a leite, bebida de soja, misturado com muesli ou outros cereais, iogurte, queijo fresco ou fruta da época. Ao longo do dia, pode ser também adicionado a sopas, saladas, doces ou salgados.

FRUTOS E FIBRASCom figos, sene e tamarindo. Com gosto agradável a frutos. Eficaz e de origem natural. Indispensável em viagem.Como suplemento alimentar, mastigar 1 cubo ao deitar e de seguida um copo cheio de água.Contra-indicado em casos de obstrução intestinal, dor abdominal, hemorróidas e em algumas doenças inflamatórias intesti-nais.

ORTISAN CUBOSCom figos, sene e tamarindo. Com gosto agradável a frutos. Eficaz e de origem natural. Indispensável em viagem.Como suplemento alimentar, mastigar ½ cubo à noite, bebendo de seguida um copo cheio de água.Contra-indicado em casos de obstrução intestinal, dor abdominal, hemorróidas e em algumas doenças inflamatórias intesti-nais.

ORTILAXCom sene e amieiro. Acção forte e rápida.Como suplemento alimentar, tomar 1-2 comprimidos com água, à noite.Contra-indicado em casos de obstrução intestinal, dor abdominal, hemorróidas e em algumas doenças inflamatórias intesti-nais.

As sugestões seguintes não se destinam a ajudar em situações em que tenha sido medicamente diagnosticada alguma doença grave. Para melhores resultados, os suplementos referidos deverão ser associados às medidas de prevenção mencionadas no artigo.É considerada obstipação recente, aquela que se deve a alterações a nível do horário das defecações, do local de habitação (mu-dança de país ou de região, viagens de férias…), alterações alimentares (trabalhadores ou estudantes que passam a almoçar em cantinas), medicação recente (sedativos, anti-ácidos, antidepressivos…), alterações do sistema nervoso, gravidez….Se a obstipação surgir com paragem de gases e fezes, distensão abdominal e dores, poderá tratar-se de volvos intestinais e neste caso deverá recorrer a apoio médico. No caso de vómitos, febre, perda de sangue nas fezes, fezes escuras e com muco ou dores abdominais, deverá consultar o seu médico de imediato. Eis as nossas sugestões:

OBSTIPAÇÃO, AS NOSSAS SUGESTÕES

* Suplementos alimentares não aconselhados a diabéticos.

BEBÉS

GRÁVIDAS

OBSTIPAÇÃO RECENTE

OBSTIPAÇÃO CRÓNICA

FIBRA DE PSÍLIO

GRANOSSON FRUTOS E FIBRAS*

1

1

ORTISAN CUBOS*

2

2

ORTILAX

3

3

Na tabela em baixo encontra as diversas alternativas conforme a situação em causa.Por exemplo, no caso de grávidas o consumo de Fibra de Psílio e Granosson é aconselhado para ajudar a resolver o problema.No caso de obstipação recente como deve ser lida a tabela? Sugerimos o consumo de Fibra de Psílio e Granosson. Para comple-mentar deve tomar Frutos e Fibras. Caso não seja suficiente, alterar o Frutos e Fibras por Ortisan Cubos e se o problema persistir al-terar por Ortilax. Esta sugestão tem por base começar com um produto mais suave, sem sene, como é o caso do Frutos e Fibras.

Page 16: Sentidos 5

Os dias estão a ficar cada vez mais longos, as temperatu-ras começam a subir e começamos a preocuparmo-nos com a aparência para o Verão.São muitos os que anseiam por esta altura do ano, desde os amantes de sol e mar aos que preferem o verde do campo e da montanha.

No entanto, é do conhecimento geral que a tendência é adiar o mais possível o dia em que se começa uma dieta. Já no Verão, surgem nas capas de revistas imagens apela-tivas de corpos tão perfeitos que imaginamos que, se não foram traçados a bisturi ou com um toque de remodelação informática, são certamente irreais. É esta a altura em que se toma consciência da necessidade de perder peso defi-nitivamente. É tarde demais! O resultado desta tendência é optar por uma solução, desequilibrada e radical, para per-der peso em poucos dias. Não há dietas milagrosas, ape-sar de nos depararmos, perto do Verão, com propostas para reduzir o peso em poucos dias. Por exemplo, a dieta da sopa, da cenoura, da maçã, do iogurte, do abacaxi, do chocolate, da lua e dos pontos! Só na Internet estão publi-cadas mais de 1200 dietas. O peso perdido neste tipo de solução é essencialmente água e massa muscular. Há uma adaptação do nosso organismo à escassez de alimentos, passando o mesmo a economizar energia, sobrevivendo à ausência de hidratos de carbono e excesso proteico que, normalmente, caracterizam este tipo de dietas de rápido emagrecimento. Além disto, as consequências podem ser diversas: fraqueza, anemia, desidratação, aumento das crises de voracidade alimentar, distúrbios alimentares, o corpo passa a reter mais gordura quando volta a comer, o metabolismo torna-se mais lento e é mais difícil perder peso… entramos num ciclo! Fez dieta, passou fome, per-deu algum peso…volta a comer e eis que recupera o peso perdido e mais algum de bónus! A frustração é maior do que anteriormente, volta às dietas e temos o efeito Yo-yo. Não é, certamente, necessário explicar o quão pouco sau-dáveis são estas dietas.

Além da proximidade da época balnear, existem muitas si-tuações que levam a maioria de nós a pensar em realizar uma dieta. Enumeramos algumas: problemas de saúde, casamento, problemas conjugais, carência afectiva, insa-tisfação sexual, falhanço profissional, entre tantos outros e na sua maioria relacionados com questões de auto-es-tima.Se lhe dissermos que o Verão bate qualquer um dos mo-tivos acima referidos, não se surpreenderá certamente! As nossas sugestões são válidas para qualquer uma das ra-zões para as quais pretende perder peso.

Por muito que nos possa custar admitir, com excepção de algumas doenças, os vulgares e inestéticos pneus, ex-cesso de peso ou obesidade devem-se mesmo ao nosso estilo de vida. Se chegou até a esta fase, então sabe que para mudar esta situação tem de alterar este mesmo estilo de vida. Estamo-nos a referir aos seus hábitos alimentares e da prática de exercício físico. Estes são a chave princi-pal para o seu sucesso e para manter o peso e a saúde a longo prazo. Resultados rápidos e eficazes, mais uma vez, não existem! Se não se preocupou o ano todo com esta situação, não espere até ao dia 21 de Junho para se preocupar. Comece já! O objectivo deste artigo é abordar a necessidade de se começar uma dieta atempadamente, de forma a perdemos o peso desejado, progressivamen-te e de forma saudável. Caso pretenda optar pela nossa proposta, deverá consultar um nutricionista ou dietista. Vai depender do seu estado de espírito e da sua força de von-tade alinhar nesta saudável proposta, verificando que com pequenas alterações notará a diferença. E, brevemente, já não passará sem elas. Estipular metas, dependerá exclusi-vamente de si. Falamos em termos de alteração dos seus hábitos e não em termos de peso perdido.Se aceitar o desafio, veja o que podemos fazer por si, se-guem-se os conselhos.Variedade, qualidade e quantidade terão de se encontrar em equilíbrio. Para uma alimentação saudável deverá fazer cerca de 6-7 refeições diárias, evitando saltá-las, pois ao aumentar o tempo de jejum, o que normalmente aconte-ce é comer mais tarde exageradamente (exemplo: se não lanchar não ingere 50kcal, no entanto, mais tarde poderá ingerir 500kcal em excesso). O pequeno-almoço é de ex-trema importância e deverá ser a primeira refeição do dia. Evite passar mais de 3 horas sem comer, a meio da ma-nhã e da tarde poderá lanchar um iogurte natural/iogurte de soja ou 1 peça de fruta com uma tosta integral ou 1 bolacha.Diminua o consumo de gorduras retirando a gordura e pele às carnes, evitando também manteigas e óleos. Sempre que possível, deve optar por utilizar o azeite ou uma alter-nativa vegetal para temperar e cozinhar, diminuir o con-sumo de sal e utilizar especiarias e ervas aromáticas para temperar.As refeições devem ser alternadas entre peixe, carne e soja, preferindo o peixe, soja às carnes, especialmente as vermelhas, acompanhando sempre que possível as suas refeições com legumes e/ou vegetais. Em termos de con-fecção culinária prefira cozidos e grelhados, evitando os fritos.Diariamente, deverá comer cerca de 2 a 3 peças de fruta. O consumo de fruta com casca, de legumes, de pão e de

Alimentação e Bem-Estar 16

ESTÁ COM EXCESSO DE PESO?ESTÁ PREOCUPADA COM O VERÃO?A SUA PREPARAÇÃO PARA O VERÃO TEM DE COMEÇAR AGORA!

Page 17: Sentidos 5

Alimentação e Bem-Estar 17

cereais integrais, ajudam a aumentar a ingestão de fibras, que, para além de saciarem, favorecem a regularização do trânsito intestinal, entre outras acções benéficas para o nosso organismo.Evite os produtos industrializados, pois na sua maioria têm alto teor de açúcares e de gorduras.A hidratação do organismo é essencial, devendo ingerir ao longo do dia pelo menos 1,5L de água evitando, contudo, o consumo de refrigerantes ou bebidas adocicadas e o excesso de álcool.Comer bem, não está apenas relacionado com a escolha e preparação dos alimentos em si. É essencial comer deva-gar e mastigar bem os alimentos. Desta forma, para além de obtermos um efeito saciante, a digestão é também fa-cilitada.Segue-se outra questão essencial: a prática regular de exercício físico. Mexa-se! Uma simples caminhada de 30 minutos por dia, 3 vezes por semana será já um bom co-meço! Andar de bicicleta, nadar, correr…

A ajuda de suplementos alimentares pode ser preciosa. Fa-lámos de fibras e, para além da fibra naturalmente presente na sua alimentação, poderá recorrer à suplementação com Konjac ou Guar que, em presença de água e ingeridos 15 a 20 minutos antes da refeição, têm um efeito saciante. O chá verde, o gengibre e a Garcinia cambogia ajudam no metabolismo das gorduras e o dente-de-leão e a alca-

chofra actuam no fígado, ajudando a eliminar e a evitar a deposição de gorduras presentes na circulação. Caso não sofra de alterações na glândula tiróide, poderá incluir algas marinhas na sua alimentação, ricas em iodo, com proprie-dades desintoxicantes e bastante utilizadas em regimes de emagrecimento. O crómio pode ainda ajudar a reduzir a sensação de fome repentina. Encontrará ainda, disponíveis no mercado, substitutos de refeição para controlo de peso, pelos quais poderá optar quando não tiver oportunidade de efectuar uma refeição de acordo com as sugestões acima mencionadas.Estas são apenas algumas dicas simples e saudáveis que poderá seguir para alterar os seus hábitos alimentares. Mais uma vez, salientamos que para uma dieta personali-zada e adaptada às suas necessidades, deverá procurar o acompanhamento de um nutricionista ou dietista.

Lembre-se que o processo de reeducação alimentar deve começar muito antes da época balnear e o emagrecimento deve ser lento para resultar a longo prazo. Mais que um corpo perfeito, a sua primeira preocupação deverá ser a sua saúde e por isso mesmo, mais que uma fase, a dieta ou uma alimentação saudável, como preferir, deverá ser uma forma de estar na vida. Pode parecer fácil, mas nem todos o conseguem! Se não tentar, nunca saberá …

METHODDRAINEELEGÂNCIA Ajuda a definir a silhueta, limitando a assimilação dos açúcares e pro-movendo a eliminação das gordu-ras em excesso.• Limita a assimilação dos açúcares• Queima gorduras• Efeito drenante

METHODDRAINECONTROLA APETITEAjuda a dimunuir a sensação de fome, a limitar a aborção dos açúcares e das gorduras ao nível digestivo e a favorecer o trânsito intestinal, sem aumentar o aporte calórico. Uma ajuda no seu pro-grama de emagrecimento.• Modera o apetite• Acção ventre liso

MULTABEN Batidos, Barras, Cremes e Sopas substitutos de refeiçãoRefeições deliciosas, rápidas e pobres em calorias?É exactamente isso que são os Batidos, Barras, Cremes e Sopas Figur. Ideais para quem pretende perder peso.Saboreie os Batidos de diversos sabores: Ananás, Baunilha, Cho-colate e Cereja-Banana. As Barras de Choco-Cappuccino, Frutos Silvestres e Baunilha e Iogurte. Os Cremes disponíveis em Baunilha, Chocolate e Stracciatella. E, em relação às Sopas varie entre: Legu-mes, Tomate, Batata, Ervilha e Massa Chinesa.

SLANKUFIT Reduz o apetite antes das refei-ções. Sendo um produto natural, a Farinha de Guar, em presença com a água, vai expandir várias vezes o seu volume tendo um certo efei-to saciante ao nível do estômago, resultando numa perda natural do peso em excesso.

NÃO ESQUECER•Alimentação variada e equilibrada•6 a 7 refeições por dia•Não estar mais de 3 horas sem comer•Evite gorduras preferindo alternativas vegetais•Beba 1,5L água por dia•Pratique exercício físico•Os suplementos alimentares são uma ajuda•Consulte um nutricionista ou dietista

TONALIN CLATonalin® CLA para além de ajudar a reduzir a massa gorda, ajuda também a aumentar a massa e força muscular. Promove o fun-cionamento das enzimas responsáveis pela oxidação e mobilização de ácidos gordos. Tonalin® CLA actua a diversos níveis:• Controle de peso;• Promove o desenvolvimento de mas-sa muscular;• Acelera o metabolismo.

AS NOSSAS SUGESTÕES

Page 18: Sentidos 5

Mesmo às portas de Lisboa encontra-mos a bela vila de Sintra, à qual os ro-manos chamavam Monte da Lua. A sua vegetação única e a sua geografia faz desta vila o cenário ideal para os aman-tes da natureza.Um simples passeio pelos exuberantes jardins, um lanche no Parque das Me-rendas, uma caminhada nos trilhos da serra, uma caça ao tesouro no Parque da Pena ou para os mais audazes uma manhã de Rappel. Qualquer momento pode-se tornar único nesta vila mágica com tantos recantos para descobrir.

Todo o anoinformações por exemplo em:in www.parquesdesintra.pt/

Onde é que pode fazer circuitos BTT, passeios de bicicleta, passeios pedes-tres, manobras de cordas, slide, pas-seios a cavalo, jogos tradicionais, arco e flecha, escalada, rappel e paintball? Numa das regiões mais bonitas do país: no Alentejo. Parta à aventura nesta re-gião com tanto para oferecer e venha encontrar uma zona em que o tradicio-nal e o moderno andam de mãos da-das. Com complexos de turismo rural que lhe oferecem as melhores comodi-dades aliadas a actividades de contacto com a natureza.

Todo o anoinformações por exemplo em:in www.alentejoadventures.com

REGIÃOACTIVA

Alentejo

EXPOSIÇÃOSTAR WARS

Exponor

Reino da Dinamarca. O tio de Hamlet, Cláudio, assassina o rei seu irmão e, dois meses depois, desposa a rainha viúva, tornando-se ele próprio rei, no lugar do jovem Hamlet, que deveria suceder ao pai. Inconformado, Hamlet é confrontado com o espectro do pai, que lhe revela o crime e lhe exige vingança. O comportamento que Hamlet adopta daí em diante é semelhante a um estado de loucura. Sabendo-se espiado por Cláudio e Polónio, maltrata a filha deste, Ofélia, por quem manifestara sentimentos amorosos. Com a ajuda

de um grupo de actores, e para se certificar da culpa de Cláudio, faz representar diante dele uma cena idêntica ao crime que este praticou. Pálido e incrédulo, Cláudio manda parar a representação. A prova está feita.

HamletTEATRO DA TRINDADE22 Março a 29 Abril4ª-feira a sábado às 21h00 e domingo às 16h00

MONTEDA LUA

Sintra

HAMLETSer ou não ser? Eis a questão.

Para quem perdeu Yoda, Luke Skywalker, Princesa Leia, Padmé, Obi-Wan Kenobi, R2-D2, C-3PO e Darth Vader, entre tantos outros personagens da Guerra das Estre-las, quando estes visitaram Lisboa podem agora encontrá-los no Porto.Desde 2 de Fevereiro que pode visitar a exposição Star Wars no Porto.

Aproveite para rever as suas persona-gens favoritas e entrar no mundo mágico do cinema

Onde: ExponorDesde 2 de Fevereiroinformações em:inwww.cm-porto.pt

Fora de Casa 18

Page 19: Sentidos 5
Page 20: Sentidos 5

Tão eterna como as neves dos mais altos cumes, tão impo-nente como as montanhas do Atlas, tão enraizada na história como as palmeiras na terra, Marraquexe traz o toque final a um quadro de uma beleza imutável.Muitos bateram-se por ela, as dinastias aí se sucederam, sá-bios, artesãos, arquitectos, pintores, escultores de todas as épocas aí erigiram sumptuosos palácios, mesquitas, jardins, medersas…Nesta cidade, os Berberes e os Árabes encontraram-se, os nómadas e os montanheses convergem, as mercadorias abundam, o artesanato floresce, bem como os palácios, ho-téis e restaurantes.Ao entrar nos Souks, designação dada aos mercados típicos, organizados pelos tipos de produtos comercializados, está noutro mundo. Um lugar onde os aromas do açafrão, do co-minho, da pimenta preta, do gengibre, da verbena, do cravi-nho da Índia, das flores de laranjeira nos invadem os sentidos. Onde se amontoam sacos de amêndoas, amendoins, cestos de tâmaras, vasilhas de azeitonas e, nas prateleiras dos bo-ticários, se alinham potes de hena, de ghassoul, pequenos frascos de extracto de rosas, jasmim, menta… Onde encon-trará artigos de joalharia diversa, roupas e calçado marroqui-no, artigos decorativos, entre tantos outros produtos… tudo isto a um ritmo absolutamente frenético.Charretes cheias de laranjas e de sementes grelhadas, mulhe-res vindas do Anti-Atlas para vender os seus cestos, contado-res, músicos, dançarinos, escrivães públicos à frente dos seus guarda-chuvas, adivinhos, vendedores de poções, curandei-ros, boticários, todos contribuem para o espectáculo diário vivido na Praça Jemma El Fna, património da Humanidade.Mais tarde, os saltimbancos cedem lugar aos taberneiros. Os candeeiros das ruas acendem-se, sucessivamente, tornando este cenário deslumbrante.Perto de Bab Doukkala, encontra-se o jardim Majorelle onde abundam bambus gigantes, yuccas, papiros, palmeiras, ba-naneiras, ciprestes, buganvílias, cactos espantosos, cujas cores naturais contrastam pictoricamente com a fachada do azul-ferrete da “villa”.A mesquita da Koutoubia é a construção mais alta da cidade e um exemplar belíssimo da arquitectura Hispano Mourisca. Com o seu minarete de 77 metros, domina toda a cidade. Os seus belos jardins e o exterior do edifício merecem uma visita.Fora das muralhas ocres, ruptura de ritmo, mudança de co-res. Sussurro do vento nas folhas, chilreios dos pássaros, aro-mas embriagantes de jasmim e madressilva, perfume tenaz das célebres roseiras de Marraquexe . Aqui a natureza é um oásis de paz, beleza e recolhimento.

Viagens 20

DICAS SENTIDOS

•A Primavera é a melhor estação para visitar Mar-raqueche. As temperaturas máximas situam-se per-to dos 25º-30ºC.•Os Riads são uma excelente opção para ficar alo-jado.•Ao fazer compras nos Souks lembre-se que rega-tear é uma arte!•Se tiver tempo, não perca a oportunidade de visi-tar o Alto Atlas.

Agradecimento: Delegação Oficial do Turismo de Marrocos

MARRAQUEXE, A CIDADE IMPERIAL QUE OUTRORA EMPRESTOU O SEU NOME A MARROCOS

Page 21: Sentidos 5

10% DESCONTOem Alojamento e noHotel Eurosol Seia-Camelo eHotel Eurosol Gouveiacom a apresentação do cartão cliente Celeiro-DietaPromoção Válida de 1 de Abril de 2007 a 30 de Setembro de 2007não acumulável com outras promoções e sujeito à disponibilidadeContacto Seia: 238 494 010 [email protected] Gouveia: 238 310 100 [email protected]

Para além do litoral e dos vastos quilómetros de praia, há muito mais para conhecer em Portugal. Propomos-lhe a Serra da Estrela onde encontrará a calma dos vales e mon-tanhas. Com os seus 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela vem coroar toda a beleza do território nacional.

Em termos de fauna e flora esta zona montanhosa apresen-ta uma variedade interminável. As campainhas, sargaços, zimbros, castanheiros e teixos são algumas das espécies que poderá admirar. Quanto à fauna, embora mais difícil de observar, as águias, javalis, lobos, mochos e raposas são alguns dos animais característicos da Serra da Estrela.

Nesta região, que foi o local de nascimento de Viriato, do Infante D. Henrique, de Pedro Álvares Cabral e de Pêro da Covilhã, a cultura respira-se por todo o lado. O Museu da Guarda, a Sé Catedral na Praça Luís de Camões, nove al-deias históricas em redor de Covilhã, o Museu Etnográfico

e o Museu da Arte Sacra em Gouveia, são apenas alguns dos muitos locais de interesse.A gastronomia típica inclui uma grande variedade de igua-rias, sendo de salientar as Trutas à Moda de Manteigas.Para os adeptos de caminhadas ao ar livre sugerimos, de-finitivamente, a rota das 25 lagoas.Estes espelhos de água no ponto mais alto do país, de ori-gem glaciária, oferecem a possibilidade de deslumbrantes passeios ao longo de diversos trilhos. As nossas escolhas recaem sobre três percursos entre 7 e 12km: o percurso das Lagoas da Torre, o percurso das Grandes Lagoas e o Trilho de Viriato.Devido à instabilidade climática que vivemos, é difícil afir-mar se vai ou não ter a possibilidade de assistir ao espec-táculo proporcionado pela neve na paisagem. De qualquer forma, a Serra da Estrela é um local de férias de eleição em qualquer altura do ano, pelo que actividades não lhe vão com certeza faltar.

ESCAPADINHA EM SEIA E GOUVEIANaturalmente consigo

Viagens 21

SERRA DA ESTRELAA CALMA DOS VALES E MONTANHAS

Page 22: Sentidos 5

Plantas Medicinais 22

Com a chegada da Primavera surgem as tradicionais aler-gias, os episódios pontuais de cansaço e as quebras de energia, resultantes de um excesso de actividade meta-bólica, física e mental e, também, da natural sucessão das estações. É ainda frequente a necessidade de desintoxicar o corpo, de cuidar e adelgaçar a sua forma.Nesta edição de Primavera da revista Sentidos, escolhe-mos o chá verde oriundo do continente Asiático e particu-larmente interessante nesta época do ano.

De benefícios múltiplos para a saúde, a toma regular do chá verde permite tonificar o organismo, recuperar e man-ter a energia de forma estável, estimular a atenção, reforçar os sistemas cardiovasculares e imunitário, retardar o enve-lhecimento celular e, ainda, contribuir para a eliminação de gorduras de reserva, tornando-o útil em regimes de ema-grecimento, muitas vezes iniciados nesta estação do ano.O chá verde é feito a partir das folhas secas de Camellia Sinensis, um arbusto perene que atinge entre 0,3 e 2,5 me-tros de altura, essencialmente cultivado no Oriente, mais propriamente na Índia, Sri Lanka, China e Japão. Podendo suportar temperaturas muito baixas, esta planta é capaz de produzir continuamente as folhas com características revitalizantes por um período que pode atingir os cem anos.

Historicamente, esta bebida tem sido utilizada há mais de 4 mil anos pelos povos asiáticos chegando a ser utiliza-da como presente aos imperadores e deuses, em eventos cerimoniais, como moeda de troca, para manter o estado de alerta durante longos períodos de meditação e como bebida digestiva. É tão prestigiada a sua utilização, que é comum ouvir os Chineses afirmarem que “antes três dias sem comer do que um só dia sem beber chá verde”.De acordo com as Lendas, o chá foi descoberto pelo im-perador Shen Nung, um erudito herbalista, que por ques-tões de higiene só bebia água fervida. Foi no ano de 2737

A. C., quando Sheng estava sentado à sombra de uma árvore selvagem de chá, que uma aragem agitou os ramos e fez cair algumas folhas na água a ferver que o imperador preparava, resultando uma infusão deliciosamente refres-cante e purificadora.Não sendo oficialmente reconhecido com uma planta medicinal, é empregue pela Medicina Tradicional Chinesa como diurético, no tratamento de diarreias, flatulência e distúrbios estomacais, e como tónico revitalizante útil em casos de fadiga psicológica ou física, melhorando visivel-mente a disposição e a energia do paciente.Na Europa e nos Estados Unidos é essencialmente utiliza-do como antioxidante, estimulante em caso de fadiga, e como auxiliar nos tratamentos de perda de peso. Actual-mente, está a ser investigada a sua potencialidade relativa-mente ao tratamento do cancro.

As folhas de Camelia Sinensis sofrem vários processamentos para originarem as diferentes variedades de chá, nomea-damente o chá verde, oblongo e preto. No caso do chá verde as folhas são apenas secas, primeiro ao sol e de-pois em fornos, para interromper qualquer possibilidade de fermentação ou oxidação. Assim tratadas, as folhas conservam, ao contrário do que acontece com as outras variedades de chá, a maioria dos compostos bioquímicos naturalmente presentes na planta. De entre os mesmos, destacam-se os polifenóis, responsáveis pelas proprieda-des antioxidantes do chá, e que incluem as catequinas, em especial o EGCG (galhato de epigalocatequina), o ácido clorogénico e a cafeína.

A acção fitoterapêutica do chá verde baseia-se sobretudo na forte capacidade antioxidante dos seus polifenóis. Mui-tos investigadores acreditam que o chá verde tem um po-der antioxidante superior ao das vitaminas C e E e dos mi-nerais selénio e zinco, e que é particularmente importante na prevenção do crescimento de tumores e no combate ao

OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DO

CHÁ VERDE

Page 23: Sentidos 5

cancro no tubo digestivo. Os polifenóis, contribuem ain-da para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, uma vez que previnem a oxidação das moléculas de gor-dura, impedindo a absorção intestinal e facilitando a sua eliminação, o que poderá retardar a formação de placas de aterosclerose e assim, contribuir para a manutenção da saúde cardiovascular. Outra acção protectora verifica-se ao nível da pele e dos tecidos, cujo envelhecimento precoce é evitado devido à neutralização dos efeitos dos radicais livres.

O elevado teor de EGCG, associado à cafeína, é eficaz a promover a oxidação de gorduras corporais, contribuindo para a sua eliminação. Estas substâncias parecem actuar inibindo a formação das células gordas, os adipócitos, e induzindo a sua destruição por apoptose (morte celular programada). Facilitam, ainda, a termogénese, processo que envolve o aceleramento do metabolismo basal, no qual a gordura acumulada no organismo é transformada em calor e, consequentemente, em energia. O ácido clo-rogénico, por seu turno, limita a absorção das moléculas de açúcar e impede a sua acumulação sob a forma de gordura, ajudando também a eliminar os ácidos gordos já existentes nos adipócitos. São estas propriedades que justificam a utilização do extracto de chá verde em muitos suplementos alimentares que visam o emagrecimento.

As catequinas parecem desenvolver uma acção protecto-ra da função hepática, protegendo as células do efeito tó-xico de algumas substâncias químicas, entre elas o álcool, e facilitando a digestão. A cafeína, para além de estimular o sistema nervoso central, aumenta a actividade dos su-cos digestivos e os taninos combatem a diarreia.Apesar de não estar provado cientificamente que os ex-tractos de chá verde possuem propriedades anticance-rígenas, sabemos que as taxas de ocorrência de cancro em populações asiáticas, consumidoras por excelência da bebida, são inferiores às ocidentais, onde não existe a tradição de beber o chá. Estudos recentes indicam que o chá verde inibe a replicação dos vírus, a proliferação de células cancerígenas e reforça o sistema imunitário.

De salientar que o chá verde contém cafeína e, quando ingerido em excesso, ou no caso de hipersensibilidade pessoal, pode causar insónias, ansiedade ou irritabilida-de, náuseas e diarreias. A toma é contra-indicada a mu-lheres grávidas e a amamentar, pessoas que sofram de hipertensão, taquicardia, insónias, gastrites e úlceras, ou a tomar anticoagulantes. Para preparar um chá deve jun-tar 1 a 2 colheres de chá de folhas secas por chávena de água quente e deixar o chá “abrir”, durante 3 a 15 minutos, podendo tomar entre 3 a 4 chávenas por dia. No caso de suplementos alimentares sob a forma de compri-midos ou cápsulas a dose diária recomendada situa-se entre os 500 e os 2000 mg de extracto por dia. Existem ainda no mercado variedades de chá verde sem cafeína, sendo uma opção para quem pretende usufruir dos bene-fícios desta bebida sem os inconvenientes associados à sua estimulação.

Page 24: Sentidos 5

Plantas Medicinais 24

Dedicámos o artigo principal da última edição Sentidos ao co-ração. No seguimento do mesmo, nos meses de Janeiro e Fe-vereiro, decorreram nas lojas Celeiro-Dieta acções de rastreio cardiovascular.Realizadas por enfermeiros, tiveram por objectivo avaliar a globalidade do panorama cardiovascular, identificando os factores de risco e realizando sugestões para a adopção de um estilo de vida mais saudável.A adesão foi muito significativa, tendo-se deslocado às lojas para efectuar o rastreio mais de 1.000 pessoas. Em baixo está um quadro com os resultados médios dos di-versos parâmetros:Idade - 51 anosFumadores - 14%Colesterol Total - 194 mg/dlIMC - 27,3Tensão Arterial - 131/72 mg Hg Na globalidade, os resultados são muito positivos o que está relacionado com o facto de 75% dos clientes Celeiro-Dieta adoptarem um estilo de vida saudável.Alimentação equilibrada, pobre em gorduras, rica em fibras e a suplementação alimentar foram identificados como facto-res adjuvantes durante este rastreio.Nos casos em que foram detectadas situações de algum ris-co, percebemos que havia um interesse em adoptar as suges-tões da equipa técnica para melhorar o panorama global!

Parabéns aos nossos clientes!

O seu coraçãoestava a 100%?

Merche Romero efectuou teste cardiovascular na loja Celeiro-Dieta no GaiaShopping

Page 25: Sentidos 5

O seu coraçãoestava a 100%?

Page 26: Sentidos 5

Dr. Pedro Lôbo do Vale - Médico

ConsultórioNa adolescência sofri de acne, e o meu dermatologista aconselhou-me a utilização tópica de loções antibacte-rianas e cremes à base de enxofre. Durante meses segui este tratamento, e uma ou duas vezes cheguei mesmo a tomar antibióticos, posteriormente a acne desapareceu com a idade. Actualmente com 27 anos, noto o apareci-mento frequente de borbulhas vermelhas, que facilmente ficam inflamadas, no queixo e na testa, o que me causa dor e embaraço. O que me aconselham? Filipa Santos

Cara leitora,A acne ocorre, como sabe, quando as glândulas sebáce-as, na base dos folículos pilosos da pele, produzem sebo em excesso. Esta substância é natural e normalmente pro-duzida com a finalidade de manter a pele lubrificada e sau-dável. Contudo, quando o sebo não é libertado pelo poro, origina a formação de comedões, uma espécie de “rolhas” que o bloqueiam resultando no aparecimento de nódulos à superfície da pele. Quando um destes comedões se rom-pe, debaixo da superfície da pele, cria-se uma infecção bacteriana localizada, que está na origem da dor por si mencionada.Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, a acne não é uma condição exclusiva da adolescência e da puberdade, uma vez que pode ocorrer em qualquer idade, nomeadamente devido a alterações hormonais, a situa-ções recorrentes de stresse, à utilização de determinadas substâncias medicamentosas (contraceptivos orais e cor-ticosteróides), de produtos de cosmética inadequados, ou à ingestão de determinados alimentos.No caso da acne se agravar durante os ciclos menstruais, sugerimos que inclua a toma de vitamina B 6, na sua rotina alimentar diária. Particularmente eficaz, no tratamento de casos de acne, é a suplementação vitamínica combinada com a adminstra-ção de zinco e aminoácidos sulfurados. Os antioxidantes, com acções reconhecidas em situações inflamatórias da pele, como a vitamina C, a vitamina E e o selénio, ao estimularem o sistema imunitário, auxiliam a combater as bactérias que causam a acne e a ultrapas-sar as condições inflamatórias. O zinco e os aminoácidos sulfurados, ambos necessários à síntese de colagénio são, por seu turno, essenciais à cicatrização e regeneração da pele.Salientamos contudo, que a ingestão continuada de zinco inibe a absorção de cobre por parte do organismo, pelo que deve optar por um suplemento que contenha estes dois metais de forma a manter os teores deste metal.Existem também, casos de acne que melhoraram visivel-mente após a ingestão de ácidos gordos ómega-3, o que sugere a existência de um défice interno desta gordura.

Normalmente os sintomas da acne são também agravados pela ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas. Chocolate, queijo, açúcar, azeitonas e enchidos são alguns exemplos, sendo então sugerido que os exclua da sua die-ta e opte por um regime alimentar equilibrado, rico em le-gumes, frutas e cereais.Outros procedimentos a adoptar, incluem a utilização de produtos cosméticos não-comedogénicos (ou seja sem óleo), de preferência com propriedades calmantes, desin-fectantes e anti-inflamatórias, que incluam extractos de plantas como a camomila, calêndula, hamamélia, rosma-ninho e salva. Resista à tentação de espremer os nódulos inflamados, o que só irá causar mais irritação e contribuir para a proliferação das bactérias, deixando provavelmente cicatrizes. A extracção mecânica dos comedões só deve ser realizada por um técnico de saúde especializado. Para finalizar não se esqueça de beber 1 litro e meio de água por dia, de forma a que a pele possa desempenhar melhor a sua função de eliminar as toxinas que o nosso organismo produz continuamente.

Todos os anos, na altura da Primavera, tenho sempre aquilo a que os médicos chamam de rinite alérgica. Gostaria de saber se existem alter-nativas naturais ao tratamento com anti-histamínicos. Pedro Almeida

Caro leitor,Pessoas que desenvolvem rinite alér-gica em tempo quente e em condi-ções ventosas, como é o seu caso, possuem um sistema imunitário, que por estar debilitado, reage muito facilmen-te à presença de corpos estranhos, contudo inofensivos, como os grãos de polén libertados pelas gramíneas, árvo-res e flores nesta época do ano. Numa situação ideal, es-tas partículas ao serem incorporadas no nosso organismo, por via do sistema respiratório, seriam ignoradas pelo sis-tema imunitário, só activado pela presença de substâncias poluentes infecciosas, como por exemplo são as viroses.Assim, pensamos que a melhor forma de evitar estas re-acções, a toma de anti-histamínicos e o aparecimento de efeitos secundários, será começar a fortalecer o seu siste-ma imunitário, algum tempo antes do ínicio da Primavera. Para tal poderá optar pela quercetina sob a forma de su-plemento alimentar. Trata-se de um flavonóide com carac-terísticas anti-histamínicas, presente nas maçãs, cebolas, no chá e no vinho tinto, e que actua inibindo a síntese de susbtâncias inflamatórias, e tornando as células menos re-activas aos alergénios. A quercetina trava a libertação das histaminas, substâncias responsáveis pelo desenvolvimen-to dos sintomas de corrimento nasal forte, olhos húmidos,

Page 27: Sentidos 5

Perfil 27

Com apenas 14 anos venceu a final mundial do concurso Supermodel of the World. Hoje com 23 anos a sua paixão, além da moda, são os automóveis.

Há quanto tempo é cliente das Lojas Celeiro-Dieta?Sou cliente Celeiro-Dieta quase desde sempre, pois a minha família já comprava lá alguns produtos.

Que produtos adquire habitualmente?Normalmente pão ou cereais que não há noutros sítios, mas gosto muito de variar, e sempre que aparece um produto que acho interessante, experimento.

Que principais cuidados tem com a sua alimentação?Felizmente tive uma óptima educação alimentar, a minha família tem algum cuidado com isso. E quando se começa de pequenino, depois quando se é mais velho não custa nada, pois não temos que estar a educar o nosso paladar, o que por vezes é o mais difícil. Mas, tenho os cuidados normais, uma alimentação variada, muitos vegetais e fruta, poucas gorduras, água, mas isso não quer dizer que por vezes não como a chamada comida de plástico.

Qual a sua loja Celeiro-Dieta preferida?Não tenho uma preferida, é mesmo a que estiver mais à mão.

Tem, com certeza, uma vida agitada. Isso leva-a a ter alguns cuidados especiais com a sua saúde?Os cuidados que tenho com a saúde passam sem dúvida pela alimentação e pelo desporto, o que pratico com alguma regularidade.

Projectos para o futuro?Eu vivo um dia de cada vez e normalmente não faço projectos a longo prazo, mas de momento o continuar a trabalhar na moda e fazer algumas corridas de automóvel que é a minha paixão.

Qual o momento mais importante a sua carreira?Sem dúvida o concurso em L.A.

Um conselho para uma vida saudável...As pessoas andam muito nervosas, compreende-se, pois algumas têm problemas, e bem graves, mas também conheço quem fique stressado sem motivo. Sem dúvida que isso não contribui para uma vida saudável: cabeça, tronco e membros é o que eu aconselho.

DIANAPEREIRAConsultório

Envie as suas dúvidas e perguntas para

[email protected]

Consultório

vermelhos e com comichão, espirros, garganta irritada e a sensação de fadiga física, associados às alergias.Salientamos também duas plantas que têm sido utilizadas com sucesso na minimização dos referidos sintomas, co-existindo normalmente em preparados fitoterapêuticos. São elas a eufrásia (Euphrasia officinalis), tradicionalmente utilizada para combater a conjuntivite, que ajudará a reduzir a inflamação ocular, e a urtiga (Urtica dioica) que inibe a libertação de prostaglandinas, reduzindo o processo infla-matório.

Tenho a pele muito branca, cabelo e olhos claros, e nun-ca fico bronzeada por mais tempo de praia que faça. Uma amiga disse-me que existia um pigmento natural, chamado betacaroteno, que poderia ajudar a minha pele a adquirir uma tonalidade mais saudável. Poderiam aconselhar-me nesta questão?Ana Maria Esteves

Cara leitora,De facto existe um carotenóide, nor-malmente presente em legumes e frutos de coloração avermelhada ou alaranjada (melancia, mamão, man-ga, abóbora, cenoura, beterrabata, tomate, etc.), que por estimular a produção de melanina prepara a pele para o sol e ajuda a manter o bronzeado. Também conhecido por provitamina A, por ser um precursor da mesma, é um antioxidante essencial para o crescimento e diferenciação de tecidos. Poderá obter facilmente quantidades significa-tivas de betacaroteno se beber 1 copo de sumo de cenou-ra por dia. Aconselhamos ainda, a toma de selénio e das vitaminas E e C que ajudam a prevenir a destruição das fibras de colagénio e a retardar o envelhecimento da pele, favorecendo o bronzeado. Facilmente poderá encontrar à venda complexos com todos estes elementos. Para a ob-tenção de melhores resultados não se esqueça de respeitar a dosagem indicada no rótulo do produto. Será também importante proteger a pele antes da exposição solar, com um filtro de índice solar adequado, e realizar a posterior hi-dratação.

Page 28: Sentidos 5

Actualmente, levamos um estilo de vida caracterizado pela azá-fama e pelo stresse. É necessário abrandar, restabelecer uma ligação entre o corpo e a mente, tomar consciência de nós pró-prios e de tudo o que nos rodeia. O Chi kung permite alcançar esse objectivo, de forma suave e progressiva, ao mesmo tempo que promove a manutenção do bem-estar físico e mental.Chi kung (ou Qigong) significa a arte de cultivar a energia para promover a saúde e a vitalidade. Trata-se de uma arte milenar oriunda do Oriente, nomeadamente da China, e trazida para os países ocidentais em meados do século passado. Esta prática consiste na combinação de exercícios, técnicas de respiração e meditação realizados em conjunto para despertar os sentidos e a libertar o corpo e a mente.

Chi = energiaO chi é a energia da vida e o Chi kung funciona no sentido de aumentar e manter as reservas corporais de energia, garantindo a sua livre circulação por todo o corpo. Por vezes, o fluxo do chi é impedido de circular devido a factores como: o desco-nhecimento, a inactividade, o stresse, a fadiga, os maus hábitos alimentares, a poluição, etc.. A prática do Chi kung ajudará a contrariar os efeitos nocivos destes factores. Existem inúmeras variações ou estilos desta prática e não ape-nas uma maneira correcta de praticá-la. Porém, todos partilham a busca do equilíbrio entre o corpo e a mente e começam com exercícios de dois tipos. O primeiro consiste em exercícios em que o corpo parece não se mover, pelo que são chamados de “estáticos”. Estes funcionam através da postura e possibilitam o alinhamento de algumas partes do corpo para facilitar o fluxo do chi. Este tipo de exercício estático implica ainda a meditação. O segundo tipo de exercício consiste em movimentos propriamen-te ditos, pelo que é apelidado de “dinâmico”. A execução deste tipo de movimentos permitirá mobilizar as articulações, disten-der os tendões, fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e a coordenação, promovendo ainda a circulação. Estes exercícios são harmoniosos, lentos mas firmes, obrigando a grande contro-lo muscular mas sem esforços excessivos. Este conjunto de mo-vimentos dinâmicos liberta o chi armazenado no corpo, expele o chi usado e absorve a energia que circula no mundo exterior para reabastecer as reservas do corpo. É aconselhável que seja praticado num local calmo, natural, envolvente, de preferência ao ar livre, de forma a poder-se tirar energia do meio ambiente.

O corpo e a menteO Chi kung é um sistema holístico que envolve a mente e o corpo. Os exercícios que incluem meditações destinam-se a de-senvolver a consciência do papel do chi no nosso corpo e em redor dele. A meditação ajuda a controlar o fluxo de energia e a orientá-la para qualquer parte do corpo que dela necessite. Ali-ás, este é o principal objectivo do Chi kung. Aprender a controlar a mente ajuda ainda a expulsar os pensamentos negativos e a projectar imagens positivas, revigorando o cérebro, melhorando, consequentemente, a capacidade de concentração.

Um pouco de históriaJulga-se que esta prática tenha surgido na época pré-históri-ca, na China. Pensa-se que tenha aparecido juntamente com sistemas medicinais primitivos. Alguns historiadores atribuem as origens do Chi kung às danças de povos antigos que acredita-vam que os movimentos rítmicos podiam fazer desaparecer os bloqueamentos do organismo. No entanto, alguns dos princí-pios essenciais do Chi kung foram determinados pelos taoistas, cujas ideias datam de há cerca de 2500 anos e deram origem a uma das principais escolas do pensamento chinês. A longevida-de era o seu lema e a execução destes exercícios ajudava-os a preservar a vida.

O Chi kung e o Tai chiO Chi kung está relacionado com a manutenção da energia e da saúde. Porém, pensa-se que tenha evoluído numa época de prolongada agitação na China, quando ao mesmo tempo se desenvolveram artes marciais, cujos movimentos seriam seme-lhantes aos do Chi kung. O Tai chi tem as mesmas origens taois-tas que o Chi kung e nos países ocidentais é conhecido como um conjunto de exercícios para a manutenção da saúde e longe-vidade. No entanto, o Tai chi evoluiu para uma arte marcial, pois os seus movimentos podem ser adaptados para a luta, podem requerer um parceiro e utensílios como um bastão e espada. É considerada uma arte marcial interna pois concentra-se em melhorar a energia em vez de recorrer à força.Hoje em dia o Chi kung é praticado em todo o mundo quer ao ar livre quer em ginásios ou outros locais. Apesar de existir muita informação disponível (livros, Internet, etc.) é essencial que se aprenda com um profissional credenciado. Normalmente, pode ser praticado por pessoas de todas as idades, excepto em caso de gravidez. Os praticantes escolhem-no para manter o bem-estar físico e psíquico e como prevenção de algumas afecções, principalmente relacionadas com o stresse, pois a combinação entre os exercícios lentos, a respiração profunda e a concentra-ção surte efeitos benéficos.

Eis alguns dos benefícios quando a prática do Chi kung é fre-quente:

Terapia Alternativa 28

O Chi kung

Aventure-se nesta prática milenar e comece a Primavera com o máximo de energia.

Naturalmente consigo

desconto comcartão Celeiro

10%

Consultas: Clínica Geral, Psicologia Clínica Acupunctura, Reiki, Yogoterapia;

Massagens: Tui-Na, Ayurvedica, Geo -Termal, Relaxamento, Tailandesa;

Aulas: Personal Trainer, Yoga, Chi Kung;

Cursos: Cozinha Vegetariana, Macrobiótica, Japonesa; Reiki; Massagem Relaxamento,

Desportiva e de Recuperação;

Workshops: Psicologia, Meditação, Dança Oriental

Contactos para marcação:

91 6970587 / 93 8455409 / 96 4530443

•Relaxamento (ajuda a reduzir o stresse, a ansiedade, etc.)

•Promove a capacidade de concentração e memorização

•Promove a circulação sanguínea

•Melhora a respiração

•Contribui para o fortalecimento e flexibilidade das articulações

•Ajuda a corrigir a postura

•Ajuda a obter mais energia

OFERTA DE UMA MASSAGEM DE RELAXAMENTO ÀS PRIMEIRAS 20 CHAMADAS

Page 29: Sentidos 5

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

MuesliEspecial de Fruta 750gW. Jordans

0,75€vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

Vitamina E 1000IU50 e 100 softgels.Solgar

1,20€vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

Skineo Sun60 capsOrtis 1,00€

vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

1,50€vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

Vinagre de Maçã750mlDietimport

0,20€vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

Paella VegetarianaUltracongelada700grBioene 0,50€

vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

Champô Logona 250mlLogona 0,50€

vale de desconto

Válido até: 30.06.2007 Desconto válido apenas nas lojas Celeiro-Dieta. Oferta limitada a um vale por embalagem.

1,40€vale de desconto

Isabel VidalVitrinista

COQ-1060mg - 120mg - 200mg

30 vegicaps.Solgar

Creme Royale50mlOrtis

Há quantos anos colabora com as lojas Celeiro-Dieta?Há cerca de 13 anos.Como foi a evolução das montras (vitrinismo) ao longo destes anos?Quando comecei utilizava-se mais adereços nas montras, mas no fundo as montras evoluíram como as decorações de interiores, ou seja, uma tendên-cia para uma decoração mais “clean” do espaço.O que pensa quando idealiza uma montra?A quem se destina o produto e para que serve, mas é muito subjectivo. O produto a expôr pode variar desde os suplemen-tos, refeições congeladas (biológicas) até aos pro-dutos de cosmética.Que cuidados tem com a sua alimentação?Poucos, porque considero que já faz parte do meu dia a dia, uma alimentação equilibrada. Procuro consumir alimentos de origem biológica, já que são claramente benéficos e mais saudáveis, para além de ajudarem os pequenos produtores nacionais e a preservação do Meio AmbienteDou preferência ao consumo de legumes e vege-tais, prefiro comer peixe e praticamente não como carne.Consome produtos das lojas?Eu já era uma cliente habitual das lojas Celeiro-Die-ta, mesmo antes de começar a colaborar com as lojas. Recordo-me que na altura, só existiam as lo-jas da 1º de Dezembro e da João XXI, e só mais tarde surgiu a loja do CascaisShopping. Hoje em dia existem 18 lojas !!!Há pouco tempo descobri a gama da “Logona”, que me surpreendeu pela sua óptima qualida-de, sendo produtos cosméticos biológicos (sem conservantes e parabenos), com uma excelente gama para adultos e crianças.

•Relaxamento (ajuda a reduzir o stresse, a ansiedade, etc.)

•Promove a capacidade de concentração e memorização

•Promove a circulação sanguínea

•Melhora a respiração

•Contribui para o fortalecimento e flexibilidade das articulações

•Ajuda a corrigir a postura

•Ajuda a obter mais energia

Page 30: Sentidos 5

Cha

mp

ô L

og

ona

25

0ml

Logo

na

Mue

sli

Esp

ecia

l de

Frut

a75

0g -

W. J

orda

ns

Vit

amin

a E

10

00IU

50 e

100

sof

tgel

s.S

olga

r

Ski

neo

Sun

60 c

aps

Ort

is

Cre

me

Ro

yale

50m

lO

rtis

CO

Q-1

060

mg

- 12

0mg

- 20

0mg

30 v

egic

aps.

Sol

gar

Vin

agre

de

Maç

ã75

0ml

Die

timpo

rt

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Util

izaç

ão:

Rec

orte

pel

o pi

cota

do

e ap

rese

nte

o ta

lão

ao e

fect

uar

o pa

gam

ento

do

resp

ectiv

o pr

odut

o.

Ficha técnicaSentidosRevista de Saúde e Bem-Estaruma edição de Celeiro-Dieta

Nº5- PrimaveraDirectorTiago Lôbo do Vale

Director EditorialTiago Lôbo do Vale

Departamento Técnico-CientíficoCélia Tavares – TradutoraFilipa Rodrigues – NutricionistaPedro Lôbo do Vale - MédicoSandra Carvalho – Bióloga

RedacçãoSónia São Mamede, Tiago Lôbo do Vale

Design e PaginaçãoToranja - Agência de publicidade

Departamento de PublicidadeCatarina Teixeira – 21 854 31 25Sónia São Mamede - 218 543 116

Edições AnterioresSónia São Mamede

ImpressãoSocTip, S.A.

PropriedadeSupermercado Rocha S.A

PeriodicidadeTrimestral

Tiragem50.000 Exemplares

Registo no ERC nº 124974

Informações e sugestõ[email protected]

Pae

lla V

eget

aria

na

Ult

raco

ngel

ada

700g

rB

ioen

e

Departamento de MarketingRua Dr. Costa Sacadura Lote 42 - AZ 1800-176 Lisboa

Page 31: Sentidos 5

Creme de Alface

Coma Bem 31

Sushi

Queijadinhas de cenouracom doce de laranja

A sua família adora aquele pratoque faz aos Domingos?Os seus amigos deliram comaquela sobremesa original?

Se sim. Nós queremos saber!

Se a sua receita for a escolhidaganha um presente Celeiro-Dieta.Envie-nos a sua receita para:[email protected]

Salada deTofu

Receita enviada por Vanessa Palma

RECEITA

PREMIADA

Na última edição da revista Sentidos, o nome da receita enviada por Helena Sobral Marinho, encontrava-se errado.O nome correcto é “Feijoada Rica”.Pelo sucedido, apresentamos as nossas desculpas.

Page 32: Sentidos 5

Coma Bem 32

Tempo de preparação:50 minutos

Porções:12 unidades

Ingredientes Massa:400g de arroz5 colheres de sopa de vinagre de arroz Clearspring2 colheres de sopa de açúcar1 colher de café de sal fino Lo Salt½ pepino, cortado em tiras quadradas de 1cm½ abacate cortado em tiras quadradas de 1cm½ manga cortada em tiras quadradas de 1 cm6 folhas de algas nori Clearspring1 colher de café wasabi Clearspringmolho de soja q.b.Clearspringpelícula aderente

Preparação:

1. Leve ao lume um tacho com 2 litros de água, deixe ferver e junte o arroz; mexa-o e deixe-o cozer, destapado, durante 20 minutos. Depois, escorra-o e deixe-o repousar 5 minutos.

2. À parte, misture o vinagre com o açúcar e o sal, adicione ao arroz e mexa bem. 3. Sobre um pedaço de película aderente, coloque uma folha de alga e, em cima desta, espalhe uma camada fina de arroz. Disponha no centro tiras de pepino. 4. Enrole com a ajuda da película aderente. 5. Recheie e enrole da mesma forma as restantes folhas com a manga e o abacate.

6. Corte em pequenos pedaços.

7. Sirva com o molho de soja e o wasabi à parte.

Tempo de preparação:3 horas

Ingredientes:500 grs cenoura de agricultura biológica300 grs de açúcar mascavado Billington’s4 ovos de agricultura biológicasumo de 1 limão de agricultura biológica10 colheres de sopa de farinha integral Celeiro-Dieta1 fermento Vitam para pão e bolosdoce de laranja Lihn q.b.

Preparação:

1. Descasque as cenouras e coza-as, em água sem sal, até ficarem bem moles.

2. Escorra e passe pelo passe-vite.

3. Bata os ovos com o açúcar, junte as cenouras passadas, a farinha, o fermento e o sumo de limão e envolva tudo.

4. Distribua em forminhas e leve a forno médio, 220º C, durante cerca de 30 minutos (até que a massa esteja praticamente cozida).

5. Retire o tabuleiro e decore cada queijadinha com 1 colher de chá de doce de laranja. Volte a levar ao forno durante 10 a 15 minutos, até a massa acabar de cozer.

6. Desenforme com cuidado para não danificar o “topping” de doce.

Creme de AlfaceSushi

Tempo de preparação:35 Minutos

Porções:4 Pessoas

Ingredientes:1 alface450ml de água2 colheres de sopa de margarina de soja biológica para cozinhar Provamel1 colher de chá de flor de sal½ colher de chá de açúcar1 cebola cortada às rodelas450ml de bebida de soja biológica com cálcio Provamel1 colher de sopa de maizena2 colheres de sopa de água friaCreme de cozinha de soja biológico Provamel q.b.

Preparação:

1. Lave a alface e corte-a em juliana. Coloque numa panela com a água.

2. Junte a margarina de soja biológica, o sal, o açúcar e a cebola.

3. Deixe cozinhar durante 20 minutos.

4. Aqueça a bebida de soja biológica e junte a maizena dissolvida nas 2 colheres de água fria. Deixe engrossar.

5. Junte a alface ao molho de leite e tempere com especiarias a gosto.

6. Sirva logo com quadradinhos de pão torrado e com um pouco de creme de cozinha Provamel.

Queijadinhas de cenouracom doce de laranja

Tempo de preparação:45 minutos

Porções:2 pessoas

Ingredientes:350 g de tofu grelhado2 maçãs vermelhas3 talos de aipo1 cebola1 alface1 tomate150g milho(cozido)

Para o tempero:1 colher de chá de sementes de funcho1 colher de chá de molho de soja4 colheres de sopa de óleo1 colher de sopa de vinagre1 colher de sopa de melSal q.b.

Preparação:

1. Depois de grelhado, corte o tofu aos cubos.

2. Limpe e corte o aipo em rodelas. Descaroce a maçã e corte-a em pedaços, assim como a cebola e o tomate. 3. Num prato, disponha as folhas de alface muito bem lavadas e o milho cozido e, por cima, coloque os ingredientes anteriores, todos misturados.

4. Junte todos os ingredientes do tempero e misture-os muito bem. 5. Regue a salada com este molho, apenas na altura de servir.

Salada de TofuReceita enviada por Vanessa Palma

RECEITA

PREMIADA

Page 33: Sentidos 5

Naturalmente consigo

Os parceiros do seu cartão cliente

Instituto do Corpo10% desconto mediante a apresentação do cartão clien-te Celeiro-DietaAv. Marquês de Tomar5º B, 1050-152 LisboaTlf.21 316 28 76/8 [email protected]ício Oceanus,Av. da Boavista, 3211, Salas 4.1 e 4.2, 4100-137 PortoT. [email protected]

Espaço EssentiaeAvª Engº Arantes de Oliveira,nº 27, 2740-054 Porto SalvoT. 91 697 05 87, 93 845 54 09,96 453 04 43

Livraria BarataOs portadores do cartão cliente Celeiro-Dieta têm acesso imediato ao cartão Barata (sem obrigatorie-dade de atingir os €200 de compras para obtenção do mesmo), beneficiando de 10% desconto em li-vros, 5% desconto em música, 10% desconto em papelaria, de promoções especiais e de todas as parcerias inerentes ao cartão Barata.

Spatitude10% desconto mediante a apresentação do cartão clien-te Celeiro-Dieta, em todos os serviços de valor igual ou su-perior a € 50.Av. 5 de Outubro, nº 36 A1050-081 LisboaT. 21 314 43 10www.spatitude.com

Ortopedia da BaixaGrande variedade de produtos ortopédicos e sanitários na Bai-xa de Lisboa.7% desconto mediante a apresentação do cartão clien-te Celeiro-DietaRua 1º de Dezembro, nº 41-431200-357 LisboaT. 21 030 60 28

Page 34: Sentidos 5

Mundo Ecológico 34

O clima terrestre tem sofrido alterações climáticas ao longo do tempo. Há cerca de 20.000 anos, grande parte do Nor-te da Europa ainda se encontrava coberta por um enorme glaciar com mais de 3 km de espessura. Durante milhares de anos, a órbita da Terra em torno do Sol sofreu alte-rações progressivas, originando Verões mais quentes, le-vando, consequentemente, os gelos a derreter. Terminava assim a Idade do Gelo há sensivelmente 10.000 anos… Desde essa época que o clima do Hemisfério Norte se tor-nou gradualmente mais quente e estável, dando lugar ao aparecimento da agricultura e das primeiras civilizações. Existirá sempre o risco de estarmos expostos a inespera-das alterações climáticas naturais, no entanto, actual-mente, a situação é bastante diferente. Sabemos que são as acções do Homem que têm o impacto mais significativo nos riscos de alterações climáticas súbitas. Desde sem-pre os humanos afectaram o ambiente que os rodeava. Mas, em tempos antigos, os efeitos da caça e das activi-dades agrícolas eram principalmente locais. Este panora-ma alterou-se radicalmente com a Revolução Industrial em meados do século XVIII e intensificou-se nos séculos seguintes, mudando profundamente a sociedade. Esta re-volução caracterizou-se pela produção em massa de bens de consumo em grandes unidades industriais, recorrendo a máquinas a carvão e, posteriormente, a petróleo, gás natural e electricidade. Sabemos agora, que quanto mais se produz mais se afecta o meio ambiente e, ultimamente, temos testemunhado sinais evidentes dessa influência hu-mana. Hoje em dia, os problemas ambientais deixaram de

ser locais para assumirem uma importância global, sendo o aquecimento global um exemplo representativo desta situação.

O efeito de estufaAs alterações climáticas influenciadas pelo Homem resul-tam, principalmente, da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera.Mas o que é afinal o efeito de estufa? O efeito de estufa é um processo natural, responsável pela elevação da tem-peratura no nosso planeta. Se não existisse efeito de estu-fa, a Terra seria desabitada devido às baixas temperaturas que a dominariam. Assim sendo, os gases com este efeito, presentes na atmosfera, criam uma espécie de estufa, per-mitindo a entrada de radiação solar mas absorvendo parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela superfície terrestre. Para que a temperatura média global seja relati-vamente estável, é necessário que haja um equilíbrio entre estas funções.A emissão de gases com efeito de estufa, em grandes quantidades, origina um aumento da sua concentração na atmosfera o que leva a um efeito de estufa adicional, sendo retido mais calor. Este efeito acrescido provoca um aumen-to da temperatura do ar e alterações ao nível do clima no nosso planeta. Os gases com efeito de estufa mais impor-tantes são o CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), N2O (óxido nitroso), HFCs (hidrofluorcarbonetos), PFCs (perflu-orcarbonetos), SF6 (hexafluoreto de enxofre) e ozono.A emissão dos mesmos é resultante da actividade huma-na, devendo-se principalmente à queima de combustíveis

AS ALTERAÇÕES

CLIMÁTICAS

Page 35: Sentidos 5

fósseis (carvão e petróleo) (que representa cerca de 75% das emissões de CO2 para a atmosfera pelo Homem), fo-gos florestais, alterações no uso do solo, transportes e até aterros sanitários.Não esqueçamos que o clima também é influenciado por processos naturais que ocorrem na atmosfera, oceanos, vegetação, neves e gelos. A estes factores associa-se a influência humana.

Consequências do aumento da temperaturaO aumento da temperatura poderá alterar o planeta de vá-rias formas. Uma das quais é a subida do nível do mar, que afectará os países costeiros, nos quais se inclui ob-viamente Portugal. Aliás, tivemos, infelizmente, a oportu-nidade de testemunhar esses efeitos em vários locais da costa portuguesa, em particular na Costa de Caparica. Tal sucede, porque as temperaturas mais elevadas dos ocea-nos levam à expansão da água do mar, passando estes a ocupar um volume maior. Para além disto, um clima mais quente origina a fusão de muito glaciares que, consequen-temente, se dirigirão para os oceanos, aumentando a sua massa. Espécies animais, como os ursos polares sofrem já as repercussões deste efeito ao verem alterado o seu habitat.A subida das temperaturas motivará uma maior evapo-ração de água, agravando as secas em alguns locais e aumentando a precipitação noutros. Temperaturas mais quentes poderão também modificar as direcções domi-nantes do vento e as correntes oceânicas. O aquecimento não será ainda uniforme: algumas áreas ficarão mais quen-tes enquanto que outras arrefecerão. Diminuir o impacto Humano no climaÉ possível diminuir o ritmo das alterações climáticas ainda que de forma lenta. De salientar que continuaremos a ser afectados pela emissão de gases já libertados há algum tempo.Toda esta problemática tem sido de tal forma importante, que é um dos grandes temas da actualidade, um pouco por todo o mundo. Apesar de existir, ainda, um longo caminho a percorrer, a comunidade política e económica tem final-

mente firmado alguns compromissos nesta área de forma a acordar a redução de emissões. A redução da queima de combustíveis fósseis, com menores emissões de CO2 será a medida mais importante a ser tomada. Interessa neste sentido, continuar a pressionar os países que mais emitem gases com efeito de estufa, como é o caso dos Estados Unidos. É necessário estarmos ainda atentos aos países com economias emergentes, como a Índia, a China ou o Brasil que se afiguram como futuros grandes poluidores.No caso específico de Portugal, o Governo anunciou o in-cremento das energias renováveis (eólica, solar e hidríca), utilização de biocombustíveis em transportes públicos, al-terações ao nível do imposto automóvel (componente am-biental terá um peso de 60%), penalização das lâmpadas incandescentes para incentivar o uso de lâmpadas de bai-xo consumo… Restará apenas saber se todas estas medidas passarão da teoria para a prática.O desenvolvimento e a inovação tecnológica, bem como as mudanças no estilo de vida podem, também, ajudar a reduzir as quantidades de energia que utilizamos. Não se esqueça que está ao alcance de todos ajudar a minorar o efeito humano nas alterações climáticas.

1º EUA 5,762,050

2º China 3,473,600

3º Rússia 1,540,360

4º Japão 1,224,740

5º Índia 1,007,980

Pos. País CO2

Total de emissões (industriais) em milhares de toneladas de dióxido de carbonoWorld Resources Institute. 2003.

TOTAL DE EMISSÕES DE CO2 - RANKING

Page 36: Sentidos 5

Top Related