Transcript
Page 1: Seleção de bolsista IC - CNPq

CBEE

CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS EM ECOLOGIA DE ESTRADAS

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

02/2015

Page 2: Seleção de bolsista IC - CNPq

O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) está sediado na Universidade Federal de Lavras, MG, tendo sido criado em 24 de fevereiro de 2012.

O CBEE tem como meta ser um Centro de Excelência em pesquisa, capacitação, desenvolv imento de tecnologia e estabelecimento de políticas públicas em temas que relacionem empreendimentos viários (rodovias e ferrovias) e biodiversidade.

Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas - CBEE

Apresentação

Page 3: Seleção de bolsista IC - CNPq

MACROECOLOGIA DE ESTRADAS

Coordenação Profa. Dr. Clara Bentes Grilo

Está aberta a seleção de bolsista de iniciação científica no âmbito do projeto - MACROECOLOGIA DE ESTRADAS: INSTRUMENTOS DE ANÁLISE DE ALTERAÇÕES NA BIODIVERSIDADE E ESTRUTURA DA PAISAGEM financiado pelo CNPq. Este projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas que permitam prever os efeitos da ampliação da rede viária na biodiversidade em todo território brasileiro através da análise dos dados de atropelamentos no Brasil.

1. Requisitos de admissão: São admitidos alunos dos cursos de Biologia e áreas afins regularmente matriculados na Universidade Federal de Lavra. Os candidatos deverão demonstrar conhecimentos de inglês, pesquisa de dados e de informação técnica na internet que corresponda aos critérios do plano de trabalho do projeto (ver abaixo). Para além da competência técnica, o bolsista deverá ter uma apurada capacidade de organização e de comunicação, demonstrar autonomia e iniciativa, e dominar o inglês (escrito e falado). Disponibilidade imediata e flexibilidade de horário.

2. Atividades - O bolsista terá a responsabilidade realizar a pesquisa via internet dos trabalhos de monitorização de estradas no Brasil e ainda das características biológicas e ecológicas das espécies mais atropeladas. Essa informação servirá de base para modelar as características das espécies que as tornam particularmente vulneráveis ao tráfego de automóvel.

3. Plano de trabalho: o bolsista terá a responsabilidade de: 1) organizar os dados de atropelamentos do Sistema URUBU; 2) compilar as taxas de atropelamento observadas das espécies brasileiras de vertebrados terrestres nos estudos realizados no Brasil; e 3) construir uma base de dados com as características biológicas e ecológicas das 200 espécies mais atropeladas no Brasil. Espera-se que o bolsista escolhido revele uma elevada capacidade de trabalho e dedicação ao projeto.

4. Local e tempo de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas - UFLA, sob a orientação da Profa. Dr. Clara Grilo e durante 20 por semana.

5. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto a 1 de Março de 2015, podendo ser prorrogada conforme avaliação da orientadora.

6. Valor da bolsa: O bolsista receberá uma bolsa de iniciação científica do CNPq, sendo seu valor regulado por essa agência.

7. Documentos: enviar um email com assunto “bolsista de Iniciação em Macroecologia de estradas” contendo uma carta de motivação (máx. 1 página), endereço do currículo Lattes, cópia do histórico escolar com a listagem e notas de todas as disciplinas cursadas até o momento. O email deve ser envia para Clara Grilo ([email protected]). No processo de seleção poderá haver uma entrevista por Skype.

8. Recepção de candidaturas: 1 de Fevereiro a 15 de Fevereiro de 2015;

Comunicação dos resultados: até 27 de Fevereiro de 2015 (o resultado do processo de seriação será comunicado por email).

ESTAMOS AMPLIANDO NOSSA EQUIPE !!!


Top Related