Transcript
Page 1: Sao Camilo Saude - 161

Página 1Informativo Semanal dos Hospitais da Regional Centro Sudeste

Sexta-feira15-02-13 Ano 5 Nº 161

11 de Fevereiro: Dia Mundial do EnfermoHospitais lembram a data com ações de incentivo e apoio

A data foi instituída a 11 de Feverei-ro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mun-dial do Doente, Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo diri-gido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a San-ta Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, ope-rou a salvação da humanidade”.A efeméride, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (Fran-ça), é celebrada todos os anos pela Igreja Católica. Nos Hospitais Camilianos, a menção ao Dia Mun-dial do Enfermo vai além da asso-ciação litúrgica e todos lembram a data com orações a São Camilo de Lellis, santo canonizado por dedicar a vida em servir aos en-fermos por espírito de caridade.Lellis cuidava dos doentes consi-derando suas necessidades físi-cas, psíquicas, sociais e espirituais. Para o santo, a alma bem cuidada

dispõe de melhor corpo para so-brepor-se a doença. Sua frase mais marcante no tratamento ao enfer-mo sugere mais humanização e co-ração no tratamento e assistência: “Mais coração nas mãos, irmão”.

Mensagem do Papa Bento XVI

Em 8 de janeiro de 2013, Bento XVI anunciou sua mensagem para o

21º Dia Mundial do Enfermo, que é celebrado em 11 de fevereiro, me-mória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. “Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doen-tes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de prova-ção por causa da doença e do so-frimento”, escreveu o Pontífice.

Page 2: Sao Camilo Saude - 161

Página 2

As comemorações nos Hospitais Camilianos

A data sempre é lembrada pelos Hospitais Camilianos com muita fé, emoção e incentivo aos enfermos que se tra-tam nas Unidades da São Camilo em todo o país. Na Regional Centro Sudeste não foi diferente. As comemorações envolveram mensagens, visitas especiais aos leitos e lembranças para elevar a autoestima do paciente internado.

O dia do enfermo no Hospital São Camilo de Itu foi lembrado de uma forma muito especial. A pastoral da saúde em conjunto com o pro-jeto “Músicos dos Elos” visitaram os pacientes internados ou que passavam em consulta além de vi-sitante e colaboradores, alegran-do com belas cantigas e entrega-ram um folder com mensagens de conforto para os enfermos.O projeto oferece um elo musical entre pacientes, familiares e cola-

boradores da unidade com a lin-guagem musical como forma de comunicação que cria momentos de alegria, distração e emoção. Eles resgatam sentimentos a fim de di-minuir o desconforto das pacientes e colaboradores, proporcionan-do uma melhor qualidade de vida. Muitos pacientes e colaboradores se emocionaram e a maioria inte-ragiu com as visitas. Com a música é possível expressar sentimentos e nos comunicar com o próximo.

Itu (SP)

Salto(SP)Integrantes da Pastoral da Saúde, colaboradores, dire-toria e voluntários religiosos que atuam diretamente no Hospital São Camilo de Salto organizaram uma missa es-pecial em menção à data. Celebrada pelo novo capelão, Pe. Alexandre, a missa emocionou e pediu por interces-são a São Camilo de Lellis, santo patrono dos enfermos, a todos os pacientes do São Camilo e internados em qualquer Unidade ou que se recuperam em casa. Men-sagens foram distribuídas nos leitos e durante a missa.

Page 3: Sao Camilo Saude - 161

Página 3

O dia do Enfermo foi lembrado de forma muito especial no Hos-pital São Marcos. A equipe de En-fermagem e Pastoral da Saúde realizou uma visita de reflexão e espiritualidade levando paz e es-perança aos enfermos e distribuiu a oração dos enfermos para todos.

É com muito carinho que todo o Hos-pital lembra este dia tão importante sabendo que é a continuação do tra-balho de Jesus Cristo, de sua ação li-bertadora, no mundo da saúde. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo,10-10).

Nova Venécia (ES)

Cel. Fabriciano (MG) A equipe do Grupo de Trabalho Hu-manizado do Hospital São Camilo realizou homenagens a todos os pacientes internados. Uma visita especial marcou a comemoração da data quando foram entregues mensagens de incentivo: “Cum-primentamos pela passagem des-

ta data! Fazemos voto para que sua internação seja breve, sua re-cuperação seja rápida e que você logo retorne ao convívio de sua família e às atividades normais. Desejamos que o motivo de sua esta-da no hospital seja uma oportunida-de de reflexão para planos futuros”.

Caxambu (MG) No dia do enfermo a equipe da Pastoral da Saúde do Hospital São Camilo de Caxambu visitou todos os doentes internados entregan-do mensagens de otimismo e ora-ção. Na ocasião a Irmã Terezilia da Costa, coordenadora do grupo realizou orações para os doentes dentro dos quartos para incen-tivar a recuperação e promover mais humanização no ambiente.

A equipe de Pastoral da Saúde do Hospital Monsenhor Horta promo-veu nos dias 08 e 11 de fevereiro uma missa em celebração ao Dia Mundial do Enfermo. Na ocasião, todos os colaboradores e pacien-tes e internados puderam participar de um momento de reflexão sobre a condição do enfermo e sobre

pequenas atitudes desejáveis no comportamento com os mesmos. Ao final da missa os presentes rece-beram uma mensagem que orienta-va, por exemplo, sobre respeito, ca-rinho e atenção com os pacientes.No dia 11, aconteceu ainda, um mo-mento de adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após a celebração.

Mariana (MG)

Page 4: Sao Camilo Saude - 161

Página 4

No dia do enfermo foram realiza-das visitas hospitalares a todos os pacientes pelos membros da Pas-toral da Saúde e colaboradores do Hospital São Camilo. Foram feitas reflexões com todos os colabora-dores sobre a importância do cui-dado com os pacientes, que devem receber além da assistência técnica, cuidado, atenção e carinho baseado nos princípios camilianos. Foi rea-lizada uma Santa Missa celebrada pelo Pe. Dilmo Franco, com a par-ticipação dos colaboradores e com a benção aos enfermos. Em sua ho-milia, o Pe. falou do amor, da ora-ção, do cuidado especial que cada um deve proporcionar ao próximo.

Formosa (GO)

O Hospital Nossa Senhora do Car-mo, por meio da Pastoral da Saúde e Grupo de Trabalho Humanizado, realizou visitas em cada leito dos pacientes internados. Muita ale-gria, emoção e humanização du-rante a iniciativa que contemplou os pacientes com mensagens de conforto e incentivo e lembrança

Resplendor (MG)

O Hospital São Vicente de Paulo orga-nizou uma Missa em Ação de Graças pelo dia do enfermo. Na oportunida-de, colaboradores, integrantes da Pas-toral da Saúde e a comunidade refle-tiram sobre a importância do cuidado

e atenção às pessoas que necessitam de tratamento. A integrante da Pasto-ral, Vanda Lúcia, leu uma mensagem oficial em menção ao XXI Dia Mun-dial do Enfermo para que todos pu-dessem pensar a data e sua essência.

Itabirito (MG)

Page 5: Sao Camilo Saude - 161

Página 5

A equipe de Humanização e de vo-luntariado do Hospital e Materni-dade Vital Brazil organizou o Dia Mundial do Enfermo com uma visita especial nos leitos de internação. Na oportunidade foram distribuídas mensagens com alusão à data a fim de valorizar o paciente internado e motivar a recuperação. Vários inte-grantes do GTH e Pastoral estiveram nas enfermarias e apartamentos.

Timóteo (MG)

Com o objetivo de homenagear os clientes enfermos, o Grupo de Tra-balho da Humanização do Hospital São José e São Camilo considerou oportuna um reflexão sobre a vida, uma forma positiva de encarar o sofrimento, como uma situação que pode ser fecunda e libertadora.O GTH, representado pelas colabo-radoras Marla, Luanna, Danielle, Sinéia, Camila, Gabrielli, Alessandra e Nadir, entregou a cada enfermo

uma flor que representa a vida e uma mensagem de reflexão. Essa é mais uma dentre várias ações do GTH que tem desenvolvido no Hos-pital ações para melhoria dos aten-dimentos, para que seja ainda mais humanizado. “Lembrar de nossos enfermos nesta data foi uma for-ma que encontramos de promo-ver o bem estar, incentivo à vida a cada cliente”, afirmou a coorde-nadora do GTH, Enfermeira Marla.

Aimorés (MG)

Rondonópolis (MT)

A equipe da Pastoral da Saúde e in-tegrantes do Grupo de Trabalho Hu-manizado organizaram uma missa em ação de graças pelo Dia Mundial do Enfermo nas dependências do Hospital Regional de Rondonópolis “Irmã Elza Giovanella”. Colaborado-res, diretoria, voluntários e pesso-as da comunidade acompanharam a celebração que foi uma oportu-nidade de reflexão sobre a data.


Top Related